Projeto em ação

A internet como meio de mobilização social

Bate-papo inicial

  1. O que você entende por mudanças sociais? Como elas podem ocorrer?
  2. Em sua opinião, o Brasil precisa passar por mudanças sociais? Quais seriam e por quê?
  3. Você conhece casos de pessoas que, individual ou coletivamente, empreenderam ações em busca de mudanças sociais?

Ao longo de toda a história do Brasil, foram constantes as lutas protagonizadas por diferentes grupos sociais para conquistar e garantir seus direitos. Atualmente, a sociedade convive com diversos problemas, como grandes desigualdades, injustiças e violência. A luta e a mobilização social com o objetivo de combater e solucionar problemas como esses têm sido cada vez mais significativas.

Um dos meios amplamente utilizados para promover e divulgar lutas sociais na atualidade é a internet. Com ela, diversas ferramentas de comunicação, em especial as redes sociais, têm permitido a denúncia de problemas sociais, bem como a sensibilização e a mobilização de um grande número de pessoas.

Analise o diálogo da personagem Armandinho com o pai dele na tirinha a seguir.

Tirinha. Em três quadrinhos. Q1. À esquerda, uma pessoa adulta, destacada pelas pernas usando calça azul. Ao lado, Armandinho, um menino com cabelos azuis, camiseta e short vermelho. Ele está de pé, segurando uma muda de planta nas mãos. A pessoa pergunta: ENTÃO VOCÊ QUER MUDAR O MUNDO SOZINHO? Q2. Armandinho responde: NÃO ESTOU SOZINHO, SÓ ESTAMOS ESPALHADOS... Q3. Armandinho caminhando para a direita se afasta da pessoa e diz: ... MAS JÁ COMEÇAMOS A NOS REUNIR!

béc, Alexandre. Armandinho Três. Florianópolis: A. C. béc, 2014. página 55.

Agora, converse com os colegas sôbre as questões a seguir.

Ícone ‘Atividade oral’.

1. Você leu na tirinha que Armandinho quer mudar o mundo. Em sua opinião, de que maneira êle pretende fazer isso?

Ícone ‘Atividade oral’.

2. O que você acha que êle quis dizer com “já começamos a nos reunir!”?

Ícone ‘Atividade oral’.

3. Você considera importante que as pessoas se mobilizem entre si para promover mudanças na sociedade? Por quê? Junto aos colegas, pensem em fórmas possíveis e coletivas de efetivar transformações sociais.

Respostas e comentários

Questões a a c. Respostas nas orientações ao professor.

1. Resposta pessoal. Os alunos podem apontar diversos meios, mas, como a personagem está segurando uma muda de planta, podemos presumir que um dêsses meios é plantar árvores e cuidar do meio ambiente.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos entendam que a personagem não se encontra sozinha em seu desejo por mudanças. Um dos meios de promover a comunicação de pessoas com os mesmos propósitos nos últimos anos é a internet, por meio de grupos on-line e de redes sociais, por exemplo.

3. Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletir sôbre a importância da participação das pessoas em ações por mudanças sociais no Brasil e também no mundo.

Objetivos

  • Refletir sôbre temas da realidade próxima, buscando problematizar e pensar em soluções.
  • Pesquisar e conhecer veículos de informação que funcionam como ferramenta para a transformação social.
  • Elaborar uma fórma de mobilização social, em prol de determinado problema social, por meio de recursos virtuais.

  • Tempo estimado: 4 semanas.
  • Momentos para começar: unidade 7 (O Brasil e o mundo contemporâneo); unidade 8 (Os desafios do mundo contemporâneo); ao final do volume, como fórma de encerrar o ano letivo.
  • As atividades desta seção permitem uma articulação com o componente curricular de Língua Portuguesa. Durante o andamento do projeto, sempre que julgar conveniente e necessário, convide o professor dêsse componente curricular para realizar um trabalho em conjunto.
  • As questões do Bate-papo inicial objetivam o levantamento de hipóteses, a exploração do conhecimento prévio e a verificação da opinião dos alunos a respeito do tema tratado.
  • Solicite aos alunos que anotem as respostas para depois comparar seus conhecimentos e as opiniões iniciais com o que compreenderam ao final dêsse trabalho.
  • Antes de iniciar o trabalho com os alunos, apresente a êles os objetivos anteriores e as principais atividades que compõem esta seção: pesquisa, montagem do blog, manutenção da página e autoavaliação.

Respostas

Bate-papo inicial

a ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos apontem as concepções deles sôbre mudanças sociais. Em maior ou em menor escala, elas podem acontecer em decorrência de inovações tecnológicas, de lutas de grupos sociais, de práticas políticas ou jurídicas, entre outras ações.

b ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos apontem que existem no Brasil muitos problemas sociais a serem solucionados, como a violência urbana, os baixos salários de muitos trabalhadores do campo e da cidade, as desigualdades sociais, a vulnerabilidade social da população jovem e afrodescendente. Instigue-os a refletir sôbre por que essas mudanças são importantes na sociedade brasileira atual.

c ) Resposta pessoal. Espera-se que os alunos relacionem a resposta a esta pergunta com os conteúdos estudados ao longo do volume. êles podem citar, por exemplo, as manifestações e as mobilizações populares.

Mão na massa

Nas últimas décadas, muitas pessoas têm utilizado blogsglossário para se comunicar. Essa ferramenta pode ser aproveitada para expressar opiniões, ideias, críticas etcétera Agora, você vai montar um blog com os colegas de sala. Nele, vocês poderão divulgar ideias e propor ações que tenham como objetivo solucionar problemas sociais. Visando promover o respeito e a empatia, proponham ideias para melhorar o cotidiano das pessoas na sua escola, no bairro, no município onde moram, em nosso país ou mesmo no mundo.

Observe as etapas a seguir.

1º passo

Pesquisa de temas para o blog

Com a ajuda do professor, organizem grupos de três a cinco alunos. Cada grupo será responsável pêla montagem de um blog. Antes de criá-lo, verifiquem na escola se há computadores conectados à internet ou se serão utilizados outros computadores.

Escolham o tema da pesquisa (o problema social que o grupo acredita que deve ser enfrentado) e procurem aprofundar o conhecimento sôbre êle. Busquem informações em sites, vídeos, podcasts, livros e outros recursos. Veja a seguir algumas dicas que podem orientar a pesquisa.

  • Procurem identificar problemas que atingem as pessoas e que precisam ser solucionados.
  • Verifiquem quais pessoas são afetadas por esses problemas, se já existem grupos que têm atuado em busca de soluções, se essas ações são importantes e por que elas são importantes.

Levanta Favela é um exemplo de coletivo que tem o objetivo de promover mudanças sociais. êle tem como meio de expressão o teatro de rua. Ao acessar o blog dêsse coletivo, você terá acesso a diversos arquivos do grupo, como fotos, textos e vídeos.

Página de internet. Na parte superior, cartaz com o texto: LEVANTA FAVELA... TEATRO POPULAR É O QUE LUTA! Abaixo, texto. Seguido, barra de menu.

LEVANTA Favela. Disponível em: https://oeds.link/5ml6Yp. Acesso em: 21 março 2022.

Respostas e comentários

Metodologias ativas

A questão 3 possibilita o trabalho com a metodologia ativa brainstorming, que consiste na exposição espontânea das ideias de um grupo sôbre determinado tema ou problema. Veja orientações sôbre essa metodologia no tópico Metodologias e estratégias ativas nas orientações gerais dêste manual. Oriente os alunos a falar o que lhes vier à mente, sem julgamentos ou críticas, de modo que compartilhem suas ideias. Nessa estratégia, os alunos podem chegar juntos a conclusões satisfatórias acêrca das transformações sociais coletivas, citando exemplos, como protestos, greves e criação de entidades civis organizadas. Após a “tempestade de ideias”, o grupo deve analisar, selecionar e associar as ideias, organizando um panorama geral do assunto.


  • A seguir, são indicadas algumas sugestões de sites que os alunos podem utilizar como fontes de pesquisa. > Agência Envolverde Jornalismo. Disponível em: https://oeds.link/NDVF8B. Acesso em: 17 maio 2022. > apiútcha. Disponível em: https://oeds.link/Rc7Fvt. Acesso em: 17 maio 2022. > Daniel Munduruku. Disponível em: https://oeds.link/Z5sj8N. Acesso em: 17 maio 2022.
  • Na etapa de Pesquisa de temas para o blog, se julgar necessário, peça à turma que faça um levantamento de possíveis problemas da realidade próxima. Para isso, sugira algumas questões para reflexão, como as condições de vida dos moradores de rua; a acessibilidade para pessoas com deficiências físicas ou mentais; a corrupção política; o preconceito em relação aos jovens de comunidades periféricas, principalmente em relação à juventude afrodescendente; o combate à transfobia e à homofobia; o combate à gordofobia; a igualdade de direito entre homens e mulheres; o respeito ao idoso.

Documentários são outro exemplo de como a arte pode ser usada para trabalhar questões sociais. O documentário Nunca me sonharam reflete sôbre o valor da educação ao pensar nos desafios, nas expectativas e nos sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio no Brasil. O projeto passou por diversas cidades do país e entrevistou diversos alunos, professores, gestores e especialistas.

Capa de documentário. Centralizado, o nome do documentário: Nunca me sonharam. No fundo fotografia do rosto de uma menina negra com cabelos cacheados na altura do ombro. Ela está sorrindo. Abaixo, fotografia de uma sala com pouca iluminação.

Nunca me sonharam. Direção de Cacau rródan. Brasil, 2017 (90 minutos). Videocamp. Disponível em: https://oeds.link/aUSW1R. Acesso em: 22 março 2022.

2º passo

Execução

Montagem do blog

Alguns sites possibilitam a criação e a publicação de blogs gratuitamente, e de fórma simplificada, realizem uma pesquisa e conversem com os colegas para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Com base nas orientações do site escolhido, vocês deverão produzir os elementos que vão compor a estrutura do blog, como título, layout, texto de perfil, sugestões de outros sites etcétera

Definam o login e a senha para fazer as alterações no blog. Qualquer integrante do grupo poderá inserir textos, fotos e vídeos.

Publicação e manutenção do blog

No blog, apresentem informações sôbre o problema social identificado, divulguem suas ideias e opiniões e promovam discussões sôbre possíveis soluções para êsse problema. Selecionem pessoas para checar com frequência os comentários do blog e respondê-los.

Atenção à linguagem utilizada nos textos, tomando cuidado com a gramática e a ortografia. Procurem sempre reler os textos antes de publicá-los. Verifiquem também se os links levam às páginas certas e se os vídeos funcionam corretamente.

Todos os materiais citados no blog devem apresentar a devida referência ou fonte, ou seja, livro, jornal, site etcétera, de onde foram retirados. Também é importante verificar se alguns dêsses materiais necessitam de autorização dos autores antes de ser reproduzidos no blog.

Agora é só liberar o acesso ao blog do grupo e divulgá-lo para o público.

Respostas e comentários
  • Durante a Execução, oriente os alunos a fazer no máximo duas postagens por semana para que os integrantes dos outros grupos também interajam e evitando o excesso de postagens, o que pode dificultar o acompanhamento e as discussões entre os participantes. sôbre as postagens que serão feitas, ressalte a importância de analisar criticamente o conteúdo que será postado, assim como de verificar a veracidade de informações reproduzidas sempre que necessário. êsse exercício favorece o desenvolvimento da Competência geral 5 da Bê êne cê cê.
  • O sáite indicado na página 309 (Levanta Favela) e o documentário indicado na página 310 (Nunca me sonharam) podem auxiliar os alunos no trabalho de planejamento e execução do blog. êles poderão analisá-los como exemplos de iniciativas de mobilização, nas quais pessoas de determinada realidade social se unem em um engajamento comum.
  • A articulação interdisciplinar com o componente curricular de Língua Portuguesa pode ser feita quando os alunos estiverem analisando outros blogs e produzindo os materiais para própria página. Nessa ocasião, auxilie-os a compor os textos conforme a linguagem característica dos blogs. Além disso, ajude-os a observar a maneira como esses veículos de comunicação se dirigem ao público, os formatos dos textos, como se estrutura a abordagem dêsses canais de informação, entre outros aspectos.
  • Por fim, na etapa de Divulgação, sugira aos alunos que divulguem a página do blog na comunidade escolar e às suas famílias, para ser acessada pêlo maior número possível de internautas. Durante a divulgação, oriente os alunos a incentivar as pessoas a comentar e a interagir com as publicações dessa mídia digital chamada blog.
  • Após a Divulgação, proponha aos alunos uma introdução à prática de pesquisa de Análise de mídias sociais. êsse tipo de pesquisa permite verificar algumas noções de comportamento social; dêsse modo, êles podem identificar posicionamentos e opiniões do público dos blogs. Oriente-os a verificar quais tipos de interação são possíveis nos blogs deles, como comentários, compartilhamentos e reações rápidas. Depois, os alunos devem fazer o acompanhamento de cada postagem, contar e registrar quantas interações de cada tipo a postagem gerou. êles podem construir gráficos para mostrar esses números. Por fim, peça-lhes que organizem uma roda de conversa para trocarem experiências sôbre quais temas postados geraram mais reações e como foram elas, se algum assunto gerou polêmica, por exemplo, e como êles lidaram com êsse tipo de situação. Caso julgue necessário, intervenha na conversa reforçando sempre a importância de agir de modo respeitoso com o próximo.

3º passo

Divulgação

Apresentação do blog à comunidade escolar

Para divulgar o blog à comunidade escolar, vocês podem produzir cartazes e fixá-los nos murais da escola. Com a autorização dos professores, passem de sala em sala avisando os colegas sôbre a iniciativa. Vocês também podem criar uma página em alguma rede social a fim de divulgar novas publicações, entre outras ações.

Preparação de relatório

Após o período de atividade do blog, os integrantes de cada grupo deverão registrar em um relatório quais foram os conteúdos que mais se destacaram nas discussões e nos comentários dos leitores.

Em outra parte do relatório, deverão registrar as etapas desenvolvidas no projeto, desde a pesquisa até a finalização da atividade do blog.

Por fim, cada grupo apresentará os resultados em sala de aula. Para a apresentação, poderão ser utilizados computadores, projetores, cartazes, painéis, vídeos, entre outros materiais.

Avaliação

Depois de finalizadas todas as etapas do projeto, avalie sua participação. Procure refletir sôbre as principais dificuldades e as tarefas que mais despertaram seu interêsse. Para isso, responda às questões a seguir.

  1. Como você avalia sua participação durante a criação do blog, a pesquisa de materiais e o acompanhamento da página criada pêlo grupo? Considera que poderia melhorar sua participação? Por quê?
  2. Você acompanhou os trabalhos dos outros grupos? Visitou os outros blogs e contribuiu com críticas e sugestões?
  3. Soube dialogar respeitosamente com pessoas que tinham opiniões diferentes das suas? Cumpriu todos os compromissos que assumiu com o grupo?
  4. Você mudou seu modo de pensar sôbre a atuação das pessoas na sociedade? Os textos lidos, os vídeos vistos e outras atividades realizadas trouxeram a você algum tipo de inspiração?
  5. Você considera que o aprendizado que obteve com a realização do projeto pode ser aplicado em seu dia a dia? De que maneira?
Respostas e comentários
  • O propósito da Avaliação é levar os alunos a analisar as práticas que desenvolveram ao longo do trabalho. Oriente-os a expor os pontos positivos e os negativos de todo o trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas durante o processo. Incentive-os a pensar em suas opiniões antes e depois da realização do trabalho.
  • Após finalizar a atividade, sugira aos alunos que continuem disponibilizando conteúdos no blog a fim de dar prosseguimento às suas atividades de engajamento e mobilização, uma vez que, para o bom funcionamento e destaque da plataforma, é interessante manter essa prática constantemente.
  • A estrutura desta atividade possibilita aos alunos atuar de fórma autônoma, incentivando-os a criar as próprias maneiras de resolver situações-problema e divulgar conhecimento social, científico e cultural por meio de tecnologias digitais, aspectos que fazem parte das culturas juvenis.
  • Ademais, esta atividade, que envolve a pesquisa, a execução e a divulgação de um blog, possibilita desenvolver com os alunos o pensamento computacional. Para isso, oriente-os na elaboração das etapas. Inicialmente, converse com êles a respeito do uso dos fundamentos da computação por meio das capacidades criativa, crítica e estratégica. Após a conversa, solicite aos alunos que dividam os problemas que foram levantados em partes menores, facilitando a resolução, com atenção aos detalhes importantes que devem ser considerados durante a atividade. Em seguida, oriente-os a identificar similaridades em diferentes processos que auxiliarão na solução mais rápida e eficiente, além de favorecer a réplica das etapas e soluções em outras situações.
  • Caso não seja possível elaborar um blog com a turma, pêla carência de tecnologias digitais ou problemas de conexão na escola, por exemplo, oriente os alunos a produzir cartazes sôbre a temática social escolhida. Explique-lhes que esses recursos devem ser elaborados considerando os mesmos cuidados que teriam na construção dos blogs e que devem usar, além de textos informativos, fotos, tabelas, gráficos e recortes de reportagens que tratem sôbre o tema em questão. A divulgação dos cartazes pode ser feita em algum espaço da escola onde outras turmas possam ver. Verifique previamente, também, a possibilidade de expô-los em algum espaço público do município, como em algum museu ou biblioteca.

Glossário

Blog
: tipo de sáite no qual podem ser publicados diferentes tipos de conteúdos (conhecidos como “posts”, do inglês, “postagens”), como vídeos, áudios, fotografias e textos.
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