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Projeto em ação

Horta comunitária

Uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento e desenvolvimento do corpo e da mente. Assim, quando escolhemos os alimentos que vamos consumir, devemos estar atentos à sua procedência e qualidade.

Bate-papo inicial

  • Você considera a sua alimentação balanceada? Por quê?
  • Você conhece a procedência dos alimentos que consome, especialmente daqueles in natura (em estado natural), como frutas, legumes e verduras?
  • Você já cultivou algum alimento que consumiu? Se sim, conte a seus colegas como foi essa experiência.

Analise e compare as duas cenas a seguir.

Charge de uma mulher com chapéu e um regador nas mãos, colocando água em verduras em uma horta que está no chão. Ao fundo, há uma casa, árvores e montanhas.

Arionauro, Horta. Arionauro Cartuns, 27 set. 2018. Disponível em: https://oeds.link/ORAQ9H. Acesso em: 11 mar. 2022.

Charge de uma mulher com um regador nas mãos, colocando água em uma pequena horta, feita em caixas. Ao fundo, há casas e prédios ao redor.

Arionauro, Horta Cidade. Arionauro Cartuns, 27 set. 2018. Disponível em: https://oeds.link/ZSua4v. Acesso em: 11 mar. 2022.

Converse com os colegas sobre as questões a seguir e, em seguida, responda-as.

1. A cena da esquerda acontece no campo ou na cidade? E a cena da direita?

2. Você concorda que é possível cultivar temperos, legumes, verduras ou mesmo frutas em pequenos canteiros na cidade ou acha que isso é uma exclusividade de quem mora no campo? Justifique sua resposta.

3. Explique com suas palavras as principais diferenças entre as duas cenas, comparando o espaço disponível para plantio, o local, a maneira de regar as plantas etc.

4. Existe alguma horta comunitária no bairro em que sua escola está localizada? Converse com os colegas e o professor.

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Mão na massa

Neste momento, é hora de produzir alimentos que possam ser consumidos por vocês ou pelos moradores do entorno da escola. Pensando nisso, a proposta é produzir uma horta na escola e cultivar diversas hortaliças. Vocês vão pesquisar se há algum responsável, professor ou funcionário que tenha conhecimento prático desse tipo de cultivo e que possa ajudá-los. Depois, vocês precisarão determinar uma escala de tarefas para o cuidado dos canteiros. Todo esse trabalho será recompensado com a colheita das hortaliças cultivadas.

1º passo Planejamento

Buscar ajuda

O ponto inicial dessa empreitada é procurar alguém que tenha conhecimento do cultivo de hortaliças. Perguntem aos seus responsáveis e a outras pessoas próximas, como vizinhos e familiares, se eles têm conhecimento técnico em preparo do solo e plantio a fim de ajudá-los. Um ou mais especialistas podem ir, antecipadamente e em dias combinados, para explicar como se faz uma horta, sugerir os materiais necessários e participar do restante do processo.

Definindo o local e o mapa de plantio

Um ponto importante a ser considerado é a localização da horta, que deve ser em um terreno plano, com terra revolvida ("fofa"), ter boa luminosidade (receber sol), ter água para irrigação e ser isolado, com pouco trânsito de pessoas.

Elaborem em uma folha ou cartolina a representação matemática da vista aérea da região da horta, descrevendo alguns pontos de referência, como a entrada, a direção do nascer e pôr do Sol, as dimensões da horta, as medidas da área e do perímetro de cultivo. O registro dessas e de outras informações é importante para o planejamento, pois a quantidade de hortaliças e de adubo é geralmente estipulada pela medida da área do cultivo ( m 2 ), além de outros cálculos que podem ser necessários, como a quantidade de material para uma possível cerca, caso seja necessário.

Utilizem esse esquema para definir o mapa de plantio, de acordo com as hortaliças que serão plantadas. Para isso, antecipem uma pesquisa acerca do espaço necessário para o crescimento saudável de cada espécie. Pesquisem também informações sobre a colheita, o espaçamento e a profundidade das covas e a melhor época de plantio de cada hortaliça, conforme exemplificado no próximo passo.

Ferramentas

Também são importantes as ferramentas usadas no preparo do canteiro, como enxada, enxadão, rastelo, regador e carrinho de mão que podem ser emprestadas de pessoas vizinhas da escola ou até mesmo da prefeitura com o pedido antecipado de gestores da escola.

Atenção!

Utilize essas ferramentas sob a orientação do professor.

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Adubo natural

Para a manutenção da horta a adubação é essencial, pois mantém o estoque de nutrientes a ser absorvido pelas raízes das hortaliças. Assim, uma possibilidade que pode ser desenvolvida antes da construção da horta é o adubo natural, por meio de composteiras. O professor de Ciências poderá explicar esse processo e ajudá-los no preparo e na confecção das composteiras.

1. Caixa digestora com minhocas, onde são despejados restos de alimentos.

2. Húmus: produto resultante do processo digestório das minhocas.

3. Caixa coletora: última caixa da composteira que receberá um líquido cheio de nutrientes, que servirá como adubo e pesticida para as plantas.

Ilustração de três caixas transparentes empilhadas e numeradas de 1 até 3, de cima para baixo. Caixa 1: há terra até metade da caixa, minhocas e restos de alimentos na superfície. Há uma tampa aberta. Caixa 2: a caixa está completamente cheia de terra e minhoca. Caixa 3: parte da caixa está com terra, até um pouco menos de sua metade, e há uma torneira na lateral da caixa.

Atenção!

Utilize essas ferramentas sob a orientação do professor.

2º passo Execução

Preparo do solo e plantio das mudas

Nesse momento, limpem o terreno com o auxílio das ferramentas adequadas. Retirem as pedras e outros objetos e façam a demarcação dos canteiros de acordo com o mapa de plantio. Ao adubar os canteiros, a terra deve ser revirada a uns 15   cm de medida de profundidade, desmanchando os torrões. Isso pode ser feito com a ajuda de um adulto.

Antes do plantio das mudas, é preciso fazer as covas com alguns dias de antecedência. A medida da distância entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada, assim como a época de plantio e a medida de tempo para a colheita. No quadro a seguir está representado um exemplo.

Produção de uma hortaProdução de uma horta

Hortaliça

Repolho

Medidas do comprimento e da largura da cova

20   cm × 20   cm ou 30   cm × 30   cm

Medida da profundidade da cova

Entre 20   cm e 30   cm

Medida da distância entre as covas

60   cm × 60   cm

Melhor época de plantio

março a julho

Medida de tempo para colheita

4 meses

Fonte de pesquisa: IRALA, Clarissa Hoffman; FERNANDEZ, Patrícia Martins. Horta. Brasília, Universidade de Brasília: FUNSAUDE, 2001. Disponível em: https://oeds.link/Acn0if. Acesso em: 11 mar. 2022.

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Manutenção e colheita

Para a manutenção da horta, é preciso cuidar dela com regagem e adubação regular (é possível usar o adubo natural das composteiras e biofertilizantes). É interessante estabelecer um cronograma para acompanhamento: limpar, regar e fertilizar o solo.

Depois desse trabalho e de algum tempo, é chegada a hora da colheita! Os alimentos podem ser distribuídos para as famílias dos estudantes ou complementar a merenda escolar.

Biofertilizante:
adubo orgânico líquido, obtido por meio da decomposição de matéria orgânica (vegetal ou animal).

3º passo Divulgação

Exposição dos resultados e ação na comunidade

Combinem com o professor e a direção da escola a melhor data e a melhor maneira de divulgar a horta para os moradores do bairro. Os convites podem ser formais ou pelas mídias sociais da escola.

No dia escolhido, expliquem o objetivo da horta, como ela foi planejada e executada, e também a destinação da colheita. Aproveitem esse momento para incentivar a atividade de horta comunitária no bairro, como proposta para a economia de despesas com a alimentação familiar e a melhoria da alimentação das pessoas.

Avaliação

Com os colegas, discuta os pontos de que você mais gostou e o que faria de diferente. As questões a seguir e outros questionamentos podem orientar essa conversa.

1. Qual é a sensação de cultivar um alimento? Você já comeu uma hortaliça diretamente de horta caseira?

2. Você está satisfeito com a sua participação nas atividades em grupo? Seus colegas respeitaram a sua opinião e você respeitou a opinião deles? Foi responsável com os prazos e a organização do trabalho? Teve dificuldade em algum momento? Em quê?

3. Como você percebeu a receptividade da comunidade escolar em relação à iniciativa do grupo na horta comunitária? As pessoas se mostraram interessadas?

4. O que mudou na sua maneira de pensar sobre o cultivo de alimentos? Reflita e converse com o professor e os colegas a respeito dos demais processos pelos quais as frutas, os legumes e as verduras passam até chegar à nossa mesa, além da preparação do solo, do plantio e da colheita.