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Projeto em ação
Horta comunitária
Uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento e desenvolvimento do corpo e da mente. Assim, quando escolhemos os alimentos que vamos consumir, devemos estar atentos à sua procedência e qualidade.
Bate-papo inicial
- Você considera a sua alimentação balanceada? Por quê?
- Você conhece a procedência dos alimentos que consome, especialmente daqueles in natura (em estado natural), como frutas, legumes e verduras?
- Você já cultivou algum alimento que consumiu? Se sim, conte a seus colegas como foi essa experiência.
Analise e compare as duas cenas a seguir.
Arionauro, Horta. Arionauro Cartuns, 27 set. 2018. Disponível em: https://oeds.link/ORAQ9H. Acesso em: 11 mar. 2022.
Arionauro, Horta Cidade. Arionauro Cartuns, 27 set. 2018. Disponível em: https://oeds.link/ZSua4v. Acesso em: 11 mar. 2022.
Converse com os colegas sobre as questões a seguir e, em seguida, responda-as.
1. A cena da esquerda acontece no campo ou na cidade? E a cena da direita?
2. Você concorda que é possível cultivar temperos, legumes, verduras ou mesmo frutas em pequenos canteiros na cidade ou acha que isso é uma exclusividade de quem mora no campo? Justifique sua resposta.
3. Explique com suas palavras as principais diferenças entre as duas cenas, comparando o espaço disponível para plantio, o local, a maneira de regar as plantas etc.
4. Existe alguma horta comunitária no bairro em que sua escola está localizada? Converse com os colegas e o professor.
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Mão na massa
Neste momento, é hora de produzir alimentos que possam ser consumidos por vocês ou pelos moradores do entorno da escola. Pensando nisso, a proposta é produzir uma horta na escola e cultivar diversas hortaliças. Vocês vão pesquisar se há algum responsável, professor ou funcionário que tenha conhecimento prático desse tipo de cultivo e que possa ajudá-los. Depois, vocês precisarão determinar uma escala de tarefas para o cuidado dos canteiros. Todo esse trabalho será recompensado com a colheita das hortaliças cultivadas.
1º passo Planejamento
Buscar ajuda
O ponto inicial dessa empreitada é procurar alguém que tenha conhecimento do cultivo de hortaliças. Perguntem aos seus responsáveis e a outras pessoas próximas, como vizinhos e familiares, se eles têm conhecimento técnico em preparo do solo e plantio a fim de ajudá-los. Um ou mais especialistas podem ir, antecipadamente e em dias combinados, para explicar como se faz uma horta, sugerir os materiais necessários e participar do restante do processo.
Definindo o local e o mapa de plantio
Um ponto importante a ser considerado é a localização da horta, que deve ser em um terreno plano, com terra revolvida ("fofa"), ter boa luminosidade (receber sol), ter água para irrigação e ser isolado, com pouco trânsito de pessoas.
Elaborem em uma folha ou cartolina a representação matemática da vista aérea da região da horta, descrevendo alguns pontos de referência, como a entrada, a direção do nascer e pôr do Sol, as dimensões da horta, as medidas da área e do perímetro de cultivo. O registro dessas e de outras informações é importante para o planejamento, pois a quantidade de hortaliças e de adubo é geralmente estipulada pela medida da área do cultivo (), além de outros cálculos que podem ser necessários, como a quantidade de material para uma possível cerca, caso seja necessário.
Utilizem esse esquema para definir o mapa de plantio, de acordo com as hortaliças que serão plantadas. Para isso, antecipem uma pesquisa acerca do espaço necessário para o crescimento saudável de cada espécie. Pesquisem também informações sobre a colheita, o espaçamento e a profundidade das covas e a melhor época de plantio de cada hortaliça, conforme exemplificado no próximo passo.
Ferramentas
Também são importantes as ferramentas usadas no preparo do canteiro, como enxada, enxadão, rastelo, regador e carrinho de mão que podem ser emprestadas de pessoas vizinhas da escola ou até mesmo da prefeitura com o pedido antecipado de gestores da escola.
Atenção!
Utilize essas ferramentas sob a orientação do professor.
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Adubo natural
Para a manutenção da horta a adubação é essencial, pois mantém o estoque de nutrientes a ser absorvido pelas raízes das hortaliças. Assim, uma possibilidade que pode ser desenvolvida antes da construção da horta é o adubo natural, por meio de composteiras. O professor de Ciências poderá explicar esse processo e ajudá-los no preparo e na confecção das composteiras.
1. Caixa digestora com minhocas, onde são despejados restos de alimentos.
2. Húmus: produto resultante do processo digestório das minhocas.
3. Caixa coletora: última caixa da composteira que receberá um líquido cheio de nutrientes, que servirá como adubo e pesticida para as plantas.
Atenção!
Utilize essas ferramentas sob a orientação do professor.
2º passo Execução
Preparo do solo e plantio das mudas
Nesse momento, limpem o terreno com o auxílio das ferramentas adequadas. Retirem as pedras e outros objetos e façam a demarcação dos canteiros de acordo com o mapa de plantio. Ao adubar os canteiros, a terra deve ser revirada a uns de medida de profundidade, desmanchando os torrões. Isso pode ser feito com a ajuda de um adulto.
Antes do plantio das mudas, é preciso fazer as covas com alguns dias de antecedência. A medida da distância entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada, assim como a época de plantio e a medida de tempo para a colheita. No quadro a seguir está representado um exemplo.
Hortaliça |
Repolho |
---|---|
Medidas do comprimento e da largura da cova |
ou |
Medida da profundidade da cova |
Entre e |
Medida da distância entre as covas |
|
Melhor época de plantio |
março a julho |
Medida de tempo para colheita |
4 meses |
Fonte de pesquisa: IRALA, Clarissa Hoffman; FERNANDEZ, Patrícia Martins. Horta. Brasília, Universidade de Brasília: FUNSAUDE, 2001. Disponível em: https://oeds.link/Acn0if. Acesso em: 11 mar. 2022.
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Manutenção e colheita
Para a manutenção da horta, é preciso cuidar dela com regagem e adubação regular (é possível usar o adubo natural das composteiras e biofertilizantes✚). É interessante estabelecer um cronograma para acompanhamento: limpar, regar e fertilizar o solo.
Depois desse trabalho e de algum tempo, é chegada a hora da colheita! Os alimentos podem ser distribuídos para as famílias dos estudantes ou complementar a merenda escolar.
- Biofertilizante:
- adubo orgânico líquido, obtido por meio da decomposição de matéria orgânica (vegetal ou animal). ↰
3º passo Divulgação
Exposição dos resultados e ação na comunidade
Combinem com o professor e a direção da escola a melhor data e a melhor maneira de divulgar a horta para os moradores do bairro. Os convites podem ser formais ou pelas mídias sociais da escola.
No dia escolhido, expliquem o objetivo da horta, como ela foi planejada e executada, e também a destinação da colheita. Aproveitem esse momento para incentivar a atividade de horta comunitária no bairro, como proposta para a economia de despesas com a alimentação familiar e a melhoria da alimentação das pessoas.
Avaliação
Com os colegas, discuta os pontos de que você mais gostou e o que faria de diferente. As questões a seguir e outros questionamentos podem orientar essa conversa.
1. Qual é a sensação de cultivar um alimento? Você já comeu uma hortaliça diretamente de horta caseira?
2. Você está satisfeito com a sua participação nas atividades em grupo? Seus colegas respeitaram a sua opinião e você respeitou a opinião deles? Foi responsável com os prazos e a organização do trabalho? Teve dificuldade em algum momento? Em quê?
3. Como você percebeu a receptividade da comunidade escolar em relação à iniciativa do grupo na horta comunitária? As pessoas se mostraram interessadas?
4. O que mudou na sua maneira de pensar sobre o cultivo de alimentos? Reflita e converse com o professor e os colegas a respeito dos demais processos pelos quais as frutas, os legumes e as verduras passam até chegar à nossa mesa, além da preparação do solo, do plantio e da colheita.