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UNIDADE
11
Estatística e probabilidade
Agora vamos estudar...
- tabelas;
- gráficos;
- probabilidade.
Página 244
Tabelas e gráficos
Vivemos em um mundo conectado, em que as informações, sobretudo aquelas de fontes confiáveis, são cada vez mais acessíveis. Desse modo, precisamos compreender e interpretar corretamente essas informações e chegarmos às próprias conclusões.
Para obter informações, geralmente realizamos pesquisas. Cada um dos elementos investigados em uma pesquisa é chamado variável. Para visualizar essas informações de maneira detalhada e organizada, utilizamos tabelas e gráficos, que devem apresentar título – que evidencia o assunto – e fonte de pesquisa – que indica a origem dos dados.
Leia na tabela de dupla entrada os dados sobre a quantidade de atletas brasileiros, tanto homens como mulheres, que participaram de cinco edições dos Jogos Olímpicos de verão.
Edição |
Quantidade de atletas |
|
---|---|---|
Homens |
Mulheres |
|
Atenas, Grécia (2004) |
125 |
122 |
Pequim, China (2008) |
144 |
133 |
Londres, Reino Unido (2012) |
136 |
123 |
Rio de Janeiro, Brasil (2016) |
256 |
209 |
Tóquio, Japão (2020) |
162 |
140 |
Fontes de pesquisa: RESULTADOS. COB. Disponível em: https://oeds.link/NIDlFL. INFOGRÁFICO Time Brasil Tóquio 2020. COB. Disponível em: https://oeds.link/2fLqW5. Acessos em: 3 mar. 2022.
Atenção!
A edição de Tóquio, Japão (2020), foi realizada em 2021 em razão da pandemia de COVID-19.
Nessa tabela, a variável investigada é o ano em que ocorreram as edições dos jogos, e a quantidade de atletas representa a frequência dessa variável.
Agora, analise o gráfico de colunas com os dados sobre a quantidade total de atletas que participaram dessas edições dos jogos olímpicos. Esse tipo de gráfico é utilizado, em geral, quando queremos comparar informações.
Quantidade de atletas em cinco edições dos jogos olímpicos de verão
Fonte de pesquisa: PARTICIPAÇÕES. COB. Disponível em: https://oeds.link/9MIx9z. Acesso em: 19 fev. 2022.
Atenção!
No gráfico, a variável é a quantidade de atletas que participaram de cada edição dos jogos olímpicos. A medida da altura de cada barra é proporcional à frequência de cada dado apresentado.
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Questão 1. Qual é o título e a fonte de pesquisa do gráfico apresentado na página anterior?
No gráfico apresentado na página 244, o eixo horizontal, intitulado "Edição", indica as edições dos jogos olímpicos. Já o eixo vertical, intitulado "Quantidade de atletas", indica quantos atletas participaram em cada edição dos jogos.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. A tabela a seguir mostra a medida das temperaturas máxima e mínima previstas para certa cidade em 5 dias da última semana de março de 2023.
Medida de temperatura |
Dia da semana |
||||
---|---|---|---|---|---|
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
|
Máxima |
28 |
26 |
29 |
30 |
25 |
Mínima |
16 |
12 |
18 |
21 |
13 |
Fonte de pesquisa: departamento de meteorologia.
a) Para qual dia está prevista a maior medida de temperatura? Ela é de quantos graus?
b) Para quais dias estão previstas medidas de temperatura abaixo de ?
2. O gerente de uma livraria fez um levantamento da quantidade de livros vendidos durante uma semana.
Tipo |
Dia da semana |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Sábado |
|
Dicionário |
11 |
14 |
17 |
17 |
22 |
15 |
Infantil |
7 |
11 |
14 |
15 |
18 |
13 |
Literatura |
6 |
13 |
11 |
13 |
15 |
8 |
Culinária |
10 |
14 |
16 |
15 |
21 |
14 |
Técnico |
8 |
12 |
13 |
14 |
11 |
8 |
Outros |
9 |
12 |
15 |
16 |
20 |
12 |
Fonte de pesquisa: gerente da livraria.
a) Calcule quantos livros de cada tipo foram vendidos ao todo durante essa semana.
b) Em média, quantos livros foram vendidos por dia de segunda-feira a sábado?
c) Analise a tabela e, em seu caderno, elabore um texto com suas conclusões.
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3. Leia o texto.
No Brasil, o primeiro registro da Covid-19 foi feito em 26 de fevereiro de 2020 e após quase dois anos, em 21 de fevereiro de 2022, haviam sido registrados 28.245.551 casos e 644.604 óbitos por consequência dessa doença. Nessa data, a região brasileira com maior número de casos registrados foi o Sudeste, com 11.019.303 casos, enquanto a região Norte, com 2.359.747 casos, foi a que apresentou o menor número. As regiões Sul e Nordeste também apresentaram números expressivos até essa data, com 5.962.950 e 5.910.617, respectivamente. Já o Centro-Oeste, com 2.992.934 casos, foi a região com o segundo menor número de contaminados.
Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/mH7eJZ. Acesso em: 21 fev. 2022.
a) Qual é o tema abordado no texto?
b) Qual é a quantidade de casos registrados na Região Centro-Oeste até 21 de fevereiro de 2022?
c) Em uma tabela, organize em seu caderno a quantidade de casos de COVID-19 registrados por região até 21 de fevereiro de 2022. Não se esqueça do título e da fonte de pesquisa.
4. A quantidade de casos mensais de dengue registrados durante 2023 em certo posto de saúde está representada no gráfico a seguir.
Quantidade de casos mensais de dengue – 2023
Fonte de pesquisa: direção do posto de saúde.
a) Qual é o título e a fonte de pesquisa do gráfico?
b) Qual é a variável pesquisada? Qual é a frequência dela para o mês de agosto?
c) Em qual mês foi registrada a maior quantidade de casos de dengue? E a menor?
d) Em quantos meses foram registrados mais de 10 casos de dengue?
e) Reflita sobre os impactos que a dengue causa na sociedade. Depois, converse com os colegas e o professor e elabore um texto com suas conclusões.
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5. As tabelas a seguir mostram algumas informações sobre o gasto calórico durante a realização de algumas atividades físicas e a quantidade de quilocalorias (kcal) obtidas no consumo de alguns alimentos.
Atividade física |
Gasto calórico (em kcal por ) |
---|---|
Ver TV |
41 |
Caminhar acelerado |
276 |
Andar de bicicleta |
126 |
Natação |
225 |
Hidroginástica |
250 |
Tocar violão |
75 |
Dançar |
200 |
Fonte de pesquisa: VIDA light: uma vida saudável começa pela boca! Prodesp. Disponível em: https://oeds.link/9m4Dam. Acesso em: 21 fev. 2022.
Fruta |
Quantidade (kcal) |
---|---|
Abacate |
96 |
Caju |
43 |
Morango |
30 |
Manga palmer |
72 |
Banana-prata |
98 |
Maçã fuji |
56 |
Melancia |
33 |
Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Saúde. Tabela brasileira de composição de alimentos (Taco). 2011. Disponível em: https://oeds.link/E3x0qE. Acesso em: 25 fev. 2022.
a) Qual das atividades físicas apresentadas tem maior gasto calórico em ?
b) Aproximadamente quantas quilocalorias uma pessoa de gasta ao nadar por ?
c) Qual fruta é mais calórica: abacate ou banana-prata?
6. Em algumas cidades brasileiras, o lixo é depositado a céu aberto, causando a poluição do ar, do solo e das águas, além de provocar a proliferação de doenças. A reciclagem de alguns dos materiais descartados, como papelão, plástico, alumínio, vidro e aço, ajuda a minimizar esse problema e reduzir a quantidade de lixo. Esses materiais podem ser transformados e reutilizados como matéria-prima para outros produtos, embalagens etc. O gráfico de colunas a seguir mostra a porcentagem de alguns materiais reciclados no país em 2019.
Porcentagem de lixo reciclado no Brasil – 2019
Fontes de pesquisa: TAXAS de reciclagem. Cempre. Disponível em: https://oeds.link/1PQDnk. ESTUDO aponta que 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2020 no Brasil. Abiplast, 26 nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/NDMl63. Acessos em: 16 mar. 2022.
a) Dos materiais apresentados, qual foi, em porcentagem, o 2º mais reciclado em 2019 no Brasil? Que porcentagem desse material foi reciclada nesse ano?
b) Qual desses materiais foi, em porcentagem, o menos reciclado em 2019 no Brasil?
c) Há coleta seletiva de lixo na cidade ou no bairro onde você mora?
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7. Um dos problemas sociais que atingem o Brasil é o analfabetismo. O gráfico de colunas agrupadas a seguir mostra a quantidade de pessoas alfabetizadas e não alfabetizadas em 2015, com 5 anos ou mais de idade, nas 5 regiões brasileiras.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade alfabetizadas e não alfabetizadas no Brasil – 2015
Fonte de pesquisa: ALFABETIZAÇÃO e instrução. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/8RRsMV. Acesso em: 20 fev. 2022.
a) Qual é o título, a fonte de pesquisa e a data em que as informações do gráfico foram obtidas?
b) Quais são as variáveis pesquisadas?
c) Que informação está indicada no eixo horizontal?
d) Qual das regiões tinha a maior quantidade de pessoas não alfabetizadas em 2015? Quantas pessoas eram?
e) Qual das regiões tinha a maior quantidade de pessoas alfabetizadas em 2015? E qual tinha a menor quantidade?
f) Utilizando uma calculadora, determine a quantidade total de pessoas com 5 anos ou mais de idade:
- alfabetizadas no Brasil em 2015.
- não alfabetizadas no Brasil em 2015.
g) Reflita sobre os problemas sociais decorrentes do analfabetismo. Em seguida, converse com um colega sobre esse assunto.
h) Analise o gráfico e elabore, em seu caderno, um texto apresentando suas principais conclusões.
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8. O gráfico de setores é utilizado para representar partes de um todo. Nesse tipo de gráfico, a medida da área de cada setor é proporcional ao valor representado por ele. A atividade a seguir usa esse tipo de gráfico para apresentar informações. Leia e resolva esta atividade.
Uma escola realizou uma pesquisa entre seus 820 estudantes sobre o meio de transporte que eles utilizam com mais frequência para irem à escola, incluindo o deslocamento a pé. O resultado dessa pesquisa está representado no gráfico de setores.
Meio de transporte utilizado pelos estudantes para irem à escola – março de 2023
Fonte de pesquisa: direção da escola.
Atenção!
O gráfico inteiro representa o total de estudantes dessa escola (820), ou seja, 100% dos estudantes. Cada setor desse gráfico representa um dos meios de transporte, isto é, representa a parte dos estudantes da escola que utiliza esse meio de transporte.
a) Qual é o título e a fonte de pesquisa do gráfico?
b) Qual é a variável da pesquisa?
c) Qual é a frequência de estudantes que utilizam bicicleta para irem à escola?
9. A tabela apresenta os dados obtidos em uma pesquisa sobre os esportes preferidos pelos estudantes de uma escola. Após a tabela está parte do gráfico que também representa esses dados.
Esporte |
Quantidade de estudantes (%) |
---|---|
Basquetebol |
17 |
Handebol |
7 |
Voleibol |
29 |
Futebol |
38 |
Outros |
9 |
Fonte de pesquisa: direção da escola.
Esportes preferidos dos estudantes da escola – abril de 2023
Fonte de pesquisa: direção da escola.
Qual é a legenda mais adequada para esse gráfico?
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10. O planejamento financeiro familiar permite organizar as receitas e despesas mensais de casa. Dessa maneira, as famílias sabem em que o dinheiro está sendo gasto e com isso conseguem administrar seus recursos financeiros de maneira mais eficiente. A família de Bernardo é composta de 5 pessoas e sua renda familiar mensal é de R$ 3.600,00. Verifique o gráfico gerado com base no planejamento financeiro da família de Bernardo para o mês de outubro de 2023.
Despesas da família de Bernardo – outubro de 2023
Fonte de pesquisa: registros da família de Bernardo.
a) Qual é o título e a fonte de pesquisa do gráfico?
b) Qual é a variável da pesquisa?
c) Entre as despesas apresentadas, qual representa o maior gasto nesse mês?
d) Qual foi a porcentagem da renda familiar mensal gasta com saúde nesse mês?
e) A quantia gasta nesse mês com moradia é maior, menor ou igual à quantia gasta com saúde e transporte juntos?
f) Nesse mês, quantos reais a família de Bernardo gastou com:
- moradia?
- alimentação?
g) Em sua opinião, quais são as despesas que podem ser incluídas em "Outras despesas"?
h) Você considera importante um planejamento financeiro? Justifique sua resposta.
i) Analise o gráfico e elabore um texto expondo suas conclusões.
11. Em uma feira de adoção realizada por uma Organização Não Governamental (ONG), foram adotados 40 animais de estimação. O gráfico apresenta a porcentagem de cada grupo de animal adotado.
Percentual de animais adotados na feira de adoção – 21/03/2023
Fonte de pesquisa: direção da ONG.
a) Qual é o título e a fonte de pesquisa do gráfico?
b) Qual é a variável da pesquisa?
c) Qual foi o percentual de gatos adotados?
d) Quantos peixes foram adotados?
e) Qual é a diferença entre a quantidade de cachorros e a de pássaros adotados?
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12. Pessoas de vários lugares do mundo visitam o Brasil para conhecer pontos turísticos, comidas típicas, cultura local, entre outros. Em 2020, a Região Sul recebeu 937.926 turistas estrangeiros. Os dados a seguir apresentam a porcentagem de turistas estrangeiros que visitou cada estado dessa região em 2020.
Porcentagem de turistas estrangeiros que visitou cada estado da Região Sul do Brasil – 2020
Fontes de pesquisa: ATLAS geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
BRASIL. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo, nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/ZnRgnF. Acesso em: 25 fev. 2022.
Entre os gráficos a seguir, qual pode representar as informações indicadas no mapa?
A. Porcentagem de turistas estrangeiros que visitou cada estado da Região Sul do Brasil – 2020
B. Porcentagem de turistas estrangeiros que visitou cada estado da Região Sul do Brasil – 2020
C. Porcentagem de turistas estrangeiros que visitou cada estado da Região Sul do Brasil – 2020
Fonte dos gráficos: BRASIL. Ministério do Turismo. Anuário Estatístico de Turismo, nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/ZnRgnF. Acesso em: 25 fev. 2022.
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13. O gráfico a seguir é chamado gráfico de linha ou gráfico de segmentos. Esse tipo de gráfico é útil para visualizar a evolução dos valores no decorrer do tempo, por exemplo. Nesse gráfico está representada a produção aproximada de feijão no Brasil nos anos de 2014 a 2020.
Produção aproximada de feijão no Brasil – 2014 a 2020
Fonte de pesquisa: PRODUÇÃO agrícola municipal. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/qSUNRD. Acesso em: 20 fev. 2022.
Atenção!
Nesse gráfico, a produção aproximada de feijão em cada ano foi representada por um ponto. Depois, esses pontos foram ligados para auxiliar na visualização da evolução dessa produção no período considerado.
a) Qual é o título do gráfico?
b) Que informação é expressa no eixo vertical? E no eixo horizontal?
c) Aproximadamente, quantas toneladas de feijão foram produzidas em 2020?
d) Aproximadamente, quantas toneladas de feijão foram produzidas ao todo nos anos representados no gráfico?
e) Qual é a diferença, em toneladas, na produção de feijão em 2016 e 2017?
f) Analise o gráfico e, em seu caderno, elabore um texto apresentando suas principais conclusões.
14. No gráfico, estão representadas as medidas das temperaturas máxima e mínima registradas em Campina Grande (PB) nos últimos 7 dias do mês de janeiro de 2022. Verifique que foram registradas duas informações (medida da temperatura máxima e medida da temperatura mínima) no mesmo gráfico, obtendo 2 linhas.
Medidas das temperaturas diárias (máxima e mínima) registradas em Campina Grande nos últimos 7 dias de janeiro de 2022
Fonte de pesquisa: TEMPO. Inmet. Disponível em: https://oeds.link/I7FmC7. Acesso em: 21 fev. 2022.
a) Qual é o título do gráfico e a fonte de consulta?
b) Quais foram as variáveis pesquisadas?
c) Quais informações são expressas nos eixos vertical e horizontal?
d) Qual foi a medida da temperatura máxima registrada no dia 25?
e) Em qual desses dias a medida da temperatura mínima registrada foi menor do que ?
f) Qual é a variação de temperatura, ou seja, a diferença entre as medidas das temperaturas máxima e mínima registradas no dia 30? E no dia 26?
g) Em qual desses dias a medida da temperatura máxima foi ?
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15. Armando pretende comprar um computador. Para isso, ele está acompanhando a variação de preço desse produto em uma loja. O gráfico a seguir apresenta a variação do preço do computador que Armando pretende comprar no período entre 15 de outubro de 2021 e 12 de dezembro de 2021.
Evolução do preço do computador – 15/10/2021 a 12/12/2021
Fonte de pesquisa: registros de Armando.
a) Calcule qual era o preço do computador em:
- 30/10/2021.
- 12/12/2021.
b) Supondo que o preço desse computador hoje seja R$ 3.510,00, qual é a diferença em reais entre o preço de hoje e o do dia 29/11/2021?
c) O maior aumento do preço do computador ocorreu no intervalo de 15/10/2021 a 29/11/2021 ou de 29/11/2021 a 12/12/2021?
d) Você acha importante pesquisar e acompanhar o preço de produtos antes de comprá-los? Converse com os colegas e o professor sobre o assunto.
e) Analise o gráfico e, em seu caderno, elabore um texto com suas conclusões.
16. O gráfico a seguir apresenta a produção aproximada de automóveis bicombustíveis no Brasil, de 2014 a 2019.
Produção aproximada de automóveis bicombustíveis no Brasil – 2014 a 2019
Fonte de pesquisa: ANUÁRIO da Indústria Automobilística Brasileira. Anfavea, jan. 2020. Disponível em: https://oeds.link/55UUTz. Acesso em: 20 fev. 2022.
a) Aproximadamente quantos automóveis bicombustíveis foram produzidos no Brasil em:
- 2014?
- 2019?
b) O que você concluiu a respeito da produção de automóveis entre os anos de 2014 e 2016? Faça uma pesquisa sobre os possíveis fatores que contribuíram para esse fato.
c) Em que ano houve o maior aumento na produção de automóveis bicombustíveis no Brasil em relação ao ano anterior?
d) Analise o gráfico e, em seu caderno, elabore um texto apresentando suas principais conclusões.
Atenção!
Não se esqueça de utilizar as informações que você obteve na pesquisa realizada no item b.
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17. Analise a tabela e os gráficos a seguir.
Estado |
Quantidade (t) |
---|---|
São Paulo |
354.288.400 |
Goiás |
74.039.900 |
Alagoas |
17.003.000 |
Minas Gerais |
70.565.800 |
Fonte de pesquisa: ACOMPANHAMENTO da safra brasileira de cana-de-açúcar, Conab, Brasília, DF, v. 7, n. 4, maio 2021. p. 16.
Produção brasileira de soja de 2017 a 2020
Produção brasileira de laranja e mandioca de 2018 a 2020
Fonte dos gráficos: PRODUÇÃO Agrícola Municipal. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/qSUNRD. Acesso em: 21 fev. 2022.
a) Qual dos estados apresentados produziu a maior quantidade de cana-de-açúcar na safra 2020/2021? Foram quantas toneladas?
b) Quantas toneladas de soja o Brasil produziu em 2017? E em 2020? Calcule a diferença entre as quantidades produzidas em 2020 e em 2017.
c) Em qual dos anos apresentados houve a maior produção de mandioca? Quantas toneladas foram produzidas?
18. A fatura a seguir apresenta o consumo mensal de energia elétrica de uma residência nos últimos meses.
O gráfico de linha a seguir foi elaborado com base nas informações obtidas nessa fatura de energia elétrica.
Consumo de energia elétrica nos últimos 8 meses – 2021/2022
Fonte de pesquisa: fatura de energia elétrica levada pela professora.
a) De acordo com as informações, em que mês houve o maior consumo de energia elétrica? Quantos quilowatts-hora (kWh) foram consumidos nesse mês?
b) Sabendo que custava R$ 0,82, quantos reais foram gastos com o consumo de energia elétrica no mês de julho? E no mês de agosto?
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19. Na atmosfera ocorre um fenômeno natural chamado efeito estufa. Nesse fenômeno, que é essencial para a manutenção da vida no planeta, alguns dos gases existentes na atmosfera retêm parte do calor do Sol, aquecendo a superfície terrestre. Contudo, algumas atividades realizadas pelo ser humano – como as queimadas e a queima de combustíveis, entre eles a gasolina e o óleo diesel – estão provocando um aumento na concentração de certos gases na atmosfera e tornando o efeito estufa mais intenso. Com isso, tem-se um aumento da medida da temperatura média do planeta, conhecido como aquecimento global.
Alguns dos problemas que o aquecimento global pode causar ao meio ambiente são:
- o derretimento das geleiras, que provoca a elevação do nível dos oceanos;
- a maior ocorrência de tempestades;
- as mudanças no regime de chuvas e ventos.
Medida da temperatura média aproximada da superfície do planeta nas últimas décadas
Fontes de pesquisa: OMM: última década foi a mais quente desde 1850. PBMC. Disponível em: https://oeds.link/U5kXIZ.
CLIMATE at a glance. Noaa. Disponível em: https://oeds.link/ttrF3f.
OMM confirma 2021 entre os sete anos mais quentes da história. Nações Unidas, 19 jan. 2022. Disponível em: https://oeds.link/lCQmVK. Acessos em: 25 fev. 2022.
Atenção!
No gráfico, podemos verificar que a medida da temperatura média da superfície do planeta subiu mais de desde a era pré-industrial. De acordo com algumas pesquisas, foram registradas, de 2010 a 2020, as medidas de temperatura mais altas desde a década de 1880.
a) Como ocorre o efeito estufa?
b) Por que atividades realizadas pelo ser humano, como as queimadas e a queima de combustíveis, contribuem para o aquecimento global?
c) Quais problemas o aquecimento global pode causar ao meio ambiente?
d) Qual era a medida da temperatura média aproximada da superfície do planeta entre os anos 1911 e 1920? E entre os anos 2011 e 2020?
e) Junte-se a um colega e realizem uma pesquisa sobre iniciativas que podem ser tomadas para diminuir o aquecimento global causado pelo ser humano, anotando as informações que acharem mais interessantes. Depois, em seus cadernos, elaborem um texto sobre o tema e apresentem para a turma.
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Coleta e organização de informações
Júlia, a professora de Educação Física da escola Educar, realizou uma pesquisa com os estudantes do 6º ano. Para isso, ela seguiu algumas etapas.
- Definição do tema: nessa etapa, deve-se definir o assunto que será pesquisado. Com o assunto definido, uma pergunta é elaborada.
- Coleta de dados: é nessa etapa que os dados são obtidos.
- Organização dos dados: após a coleta, devemos organizar as informações em tabelas e gráficos, por exemplo.
- Apresentação dos dados: nessa etapa, os resultados da pesquisa podem ser expostos aos colegas, ao restante da escola ou mesmo à comunidade. Na apresentação, busca-se responder a alguns questionamentos e sintetizar as conclusões.
Após decidir que pesquisaria sobre o esporte preferido dos estudantes, Júlia solicitou a eles que respondessem ao seguinte questionário.
Nome:
Qual é o seu esporte preferido?
( ) Atletismo
( ) Futebol
( ) Natação
( ) Voleibol
( ) Skate
( ) Basquetebol
( ) Judô
( ) Tênis
( ) Surfe
( ) Ginástica artística
Caso seu esporte preferido não esteja apresentado nas opções anteriores, escreva o nome dele na linha a seguir.
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Após coletar os dados, ela fez as contagens dos votos e os registrou da seguinte maneira.
Na sequência, ela organizou em uma tabela e em um gráfico de colunas os dados obtidos.
Esporte |
Quantidade de estudantes |
---|---|
Atletismo |
4 |
Basquetebol |
7 |
Futebol |
15 |
Judô |
3 |
Voleibol |
10 |
Skate |
5 |
Ginástica artística |
6 |
Outros |
6 |
Fonte de pesquisa: estudantes do 6º ano da escola Educar.
Atenção!
Na opção "Outros" a professora agrupou os esportes que receberam menos votos.
Esportes preferidos dos estudantes do 6º ano da escola Educar – agosto de 2023
Fonte de pesquisa: estudantes do 6º ano da escola Educar.
Analisando os dados obtidos, Júlia concluiu que o esporte preferido dos estudantes é o futebol. Por fim, expôs a tabela, o gráfico e suas conclusões em um mural da escola.
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Instrumentos e softwares
Construindo gráficos no Calc
Existem algumas planilhas eletrônicas, como o Calc – do pacote gratuito LibreOffice –, que podem nos auxiliar nas construções de tabelas e gráficos de diferentes tipos. As planilhas são divididas em linhas (indicadas por números) e colunas (indicadas por letras). O cruzamento entre uma linha e uma coluna é chamado célula. Por exemplo, a célula B4 corresponde ao cruzamento da coluna B com a linha 4.
Siga as orientações do professor e os próximos passos para construir um gráfico de colunas.
1º. Registre os dados da tabela correspondente ao gráfico. No exemplo, vamos usar as informações do gráfico do tópico Tabelas e gráficos da página 244. Selecione as células com os dados. Para isso, clique na célula A1 e, mantendo-a pressionada, arraste até a célula B6.
2º. Em seguida, clique no menu Inserir e selecione a opção Gráfico ou clique diretamente em Inserir Gráfico. Na janela Assistente de gráficos, selecione Tipo de gráfico e escolha Coluna.
3º. Ainda na janela Assistente de gráficos, selecione Elementos do gráfico e preencha os campos Título, Eixo X e Eixo Y. Nesse caso, deixe a opção Exibir legenda desabilitada e clique em Finalizar.
4º. Como não há um campo para inserir a fonte de pesquisa, digite a informação em uma célula abaixo do gráfico. É possível alterar algumas configurações do gráfico, como inserir os valores numéricos sobre as colunas, ajustar as escalas e os títulos dos eixos, ampliar, reduzir ou posicionar os textos e alterar as cores das colunas. Para isso, basta dar um duplo clique sobre o gráfico e, depois, clicar com o botão direito do mouse sobre o elemento.
Na página seguinte, é apresentado esse gráfico após alguns ajustes.
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Para construir um gráfico de linhas ou de setores, siga os mesmos passos anteriores, exceto pelo passo 2: em Tipo de gráfico, escolha Pizza ou Linha, respectivamente. A seguir são apresentados os gráficos de setor e de linhas das atividades 12 e 13 no Calc.
Faça o teste: altere os valores de algumas células com dados do gráfico e note que as colunas, os setores e as linhas do gráfico se ajustam automaticamente.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
20. Leia o texto.
A taxa de incidência da Covid-19 é um índice que indica o número de casos notificados por 100 mil habitantes. Essa taxa permite realizar uma melhor comparação entre o número de casos notificados de cidades, estados ou países, pois leva em consideração o número de habitantes daquela localidade. Até 22 de fevereiro de 2022, a taxa de incidência da Covid-19 para os estados da região Sudeste eram as seguintes: Espírito Santo – 25.109,2; São Paulo – 10.754,2; Rio de Janeiro – 11.370,1; e Minas Gerais – 14.686,6.
Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Disponível em: https://oeds.link/mH7eJZ. Acesso em: 22 fev. 2022.
a) Qual foi a taxa de incidência de COVID-19 para o estado de São Paulo? E do Espírito Santo?
b) A taxa de incidência de COVID-19 no estado do Rio de Janeiro, até 22/2/2022, foi 11.370,1. O que essa taxa indica?
c) Que estado apresentou o menor número de casos notificados por 100 mil habitantes? Qual foi essa taxa?
d) Utilizando o Calc, organize as informações mostradas no texto em uma tabela e em um gráfico.
e) Qual tipo de gráfico você utilizou no item anterior? Por quê?
f) Analise as informações apresentadas na atividade, elabore em seu caderno um texto expondo suas principais conclusões sobre o assunto.
g) Na pandemia da COVID-19, os cientistas tiveram um papel fundamental ao produzir vacinas em tempo recorde. Junte-se a um colega e façam uma pesquisa sobre a importância das vacinas no enfrentamento de doenças. Depois, compartilhe as informações obtidas com os colegas e o professor.
Atenção!
A pesquisa proposta no item g pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.
h) Osvaldo estuda sobre vacinas e leu a seguinte mensagem em uma rede social.
Vacinas são desnecessárias pois produzimos anticorpos naturalmente ao contrair um vírus ou bactéria.
Você acha que Osvaldo concorda com essa mensagem? E você, concorda? Justifique sua resposta.
21. Junte-se a um colega e realizem uma pesquisa referente a uma prática social da escolha de vocês, como a quantidade de horas que seus colegas estudam em casa ou a quantidade de vezes na semana que eles praticam atividades físicas. Utilizem o Calc para representar os dados por meio de tabelas e gráficos.
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Calculando probabilidade
Neste tópico, vamos calcular a probabilidade de ocorrência de um evento aleatório, ou seja, de um fenômeno em que, mesmo sendo repetido várias vezes de maneira semelhante, não é possível prever seu resultado. Para isso, considere a situação apresentada a seguir.
Uma professora de Matemática do 6º ano entregou a planificação de um cubo a cada um de seus estudantes e pediu a eles que o montassem.
Ao lançar esse cubo, qual é a probabilidade de um estudante obter a letra C na face voltada para cima?
Para responder a esta pergunta, verificamos inicialmente quantas vezes a letra C aparece nas faces do cubo.
Nesse cubo, a letra C aparece vez. Como o cubo tem faces, há chance em de a letra C estar na face voltada para cima, ou seja, .
Dizemos, então, que a probabilidade de aparecer a letra C na face voltada para cima nesse lançamento é de:
em ou
Analise outra maneira de representar essa probabilidade.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
22. Em pedaços de papel iguais, Flávio e Amanda escreveram os seguintes números.
-
192
-
205
-
180
-
152
-
136
-
117
-
72
-
241
-
51
-
190
-
30
-
85
-
147
-
67
-
108
Em seguida, eles misturaram esses pedaços de papel e os colocaram com os números voltados para baixo. Ao sortear um desses pedaços de papel aleatoriamente, qual é a probabilidade de o número:
a) terminar em zero?
b) ser par?
c) ser maior do que 100?
d) ser menor do que 125?
e) ser ímpar?
f) ser maior do que 77 e menor do que 151?
23. Em uma confecção foi verificado que, a cada 120 calças fabricadas, 5 apresentavam defeito na costura.
a) Ao retirar uma calça ao acaso de um lote de 120 calças, qual é a probabilidade de ela apresentar defeito na costura?
b) A probabilidade de retirar ao acaso uma calça de um lote de 240 calças e ela ter algum defeito é maior, menor ou igual à de ser retirada de um lote de 120 calças? Por quê?
24. Ana lançou uma moeda várias vezes e registrou os resultados obtidos em cada um dos lançamentos.
Resultado |
Frequência |
---|---|
Cara |
13 |
Coroa |
17 |
Fonte de pesquisa: registros de Ana em 21/3/2023.
a) Quantos lançamentos, ao todo, foram realizados?
b) Em quantos lançamentos o resultado foi cara? E coroa?
c) Qual é a razão entre o número de lançamentos cujo resultado foi cara e o total de lançamentos? Em seu caderno, escreva esse número na forma fracionária e percentual.
d) No lançamento aleatório de uma moeda, qual é a probabilidade de sair cara na face voltada para cima?
e) Compare a probabilidade obtida no item anterior com a razão obtida no item c. O que você concluiu?
f) Junte-se a um colega e lancem uma moeda 50 vezes, registrando o resultado obtido em cada lançamento. Depois, calcule a razão entre o número de lançamentos em que apareceram cara e o total de lançamentos. Por fim, compare essa razão com a probabilidade obtida no item d. O que você concluiu?
Atenção!
Nos itens d e f, se necessário, utilize uma calculadora.
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25. O baralho é um jogo constituído de 52 cartas, sendo 13 de cada naipe: ouros, copas, paus e espadas.
Agora, vamos realizar um experimento utilizando um jogo de baralho. Para isso, junte-se a quatro colegas e sigam as etapas apresentadas.
- Façam um "monte" com as cartas do baralho.
- Um dos integrantes do grupo sorteia uma das cartas, registra no caderno o naipe dela e a devolve ao "monte".
- Esse processo deve ser repetido até que todos os integrantes do grupo tenham sorteado 4 cartas cada um.
Agora, com os registros em mãos, respondam às seguintes questões.
a) Considerando todos os integrantes do grupo:
- houve quantas retiradas?
- quantas vezes foram retiradas cartas de copas?
b) Qual é a razão entre o número de vezes em que saiu uma carta de copas e o número total de retiradas, considerando todos os integrantes do grupo? Em seus cadernos, escrevam esse número na forma decimal e percentual.
Atenção!
No item b, se necessário, utilizem uma calculadora.
c) Ao retirar ao acaso uma carta desse baralho, qual é a probabilidade de sair uma carta de copas?
d) Comparem a probabilidade obtida no item anterior com a razão obtida no item b. O que vocês concluíram?
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Analise o gráfico.
Quantidade de municípios brasileiros por região – 2021
Fonte de pesquisa: DIVISÃO territorial. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/jOb0BD. Acesso em: 22 fev. 2022.
Em uma folha de papel avulsa, elabore um texto com as conclusões a que você chegou ao analisar o gráfico.
2. No Brasil, uma família gasta, em média, de água por dia com o consumo doméstico. O gráfico de setores a seguir mostra os dados referentes a esse consumo.
Consumo médio diário de água por família
Fonte de pesquisa: 22 DE MARÇO: Dia Mundial da Água. Portoweb. Disponível em: https://oeds.link/qdnTOm. Acesso em: 22 fev. 2022.
a) De acordo com o gráfico, em qual modalidade há o maior consumo de água? Qual porcentagem esse consumo representa do total?
b) Em média, quantos litros de água são consumidos por dia em cada modalidade indicada no gráfico?
3. A seguir estão representadas todas as peças de um jogo de dominó.
Considerando que, ao retirar uma peça ao acaso, o número obtido corresponda à soma dos pontos da peça, responda às questões.
a) Qual é a probabilidade de obter o número 6?
b) Qual é a probabilidade de sortear um número:
- par?
- maior do que 7?
4. Cíntia e Vinícius estão brincando com dois dados comuns, com 6 faces e numerados de 1 a 6. Ao lançá-los, eles verificam os pontos das faces voltadas para cima.
a) Qual é a probabilidade de Cíntia obter quantidades iguais de pontos em ambos os dados?
b) Calcule a probabilidade de, ao lançar os dois dados aleatoriamente, a soma dos pontos obtidos por Vinícius ser:
- 2.
- 7.
- 5.
- 11.