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UNIDADE

12

Coordenadas, ampliação e redução de figuras

Fotografia de dentro de um avião. Em destaque, aparece uma mão segurando duas passagens aéreas e ao fundo, várias poltronas. Na passagem, há informações como: 'Portão D 12', horário do embarque 12 horas e 5 minutos e 'poltrona: 8A'.
Pessoa segurando bilhete de avião com indicação da poltrona 8A, correspondente ao assento localizado na fileira 8 da coluna A, adquirido para uso em voo na respectiva aeronave.

Agora vamos estudar...

  • plano cartesiano;
  • pares ordenados;
  • ampliação e redução.

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Coordenadas

Em um supermercado, as vagas do estacionamento foram marcadas com letras e números para facilitar a localização dos veículos. A seguir, está representada a vista superior desse local.

Ilustração de um estacionamento visto de cima organizado em linhas de 1 a 6 e colunas de A a G. Todas as linhas têm 7 vagas. Na linha 6 os carros estão nas vagas A, B, C, D, E nas respectivas cores: verde, amarelo, branco, cinza e azul. Na linha 5 os carros estão nas vagas A, C, E, G nas respectivas cores: azul, laranja, roxo e cinza. Na linha 4 os carros estão nas vagas C, D, E, G nas respectivas cores: azul, laranja, verde e amarelo. Na linha 3 estão nas vagas A, B, C, F nas cores: amarelo, cinza, verde e branco. Na linha 2 os carros estão nas vagas A, B, E, F nas cores: cinza, branco, verde e azul. Na linha 1 os carros estão nas vagas A, C, D, G nas cores: laranja, verde, azul e verde.

Nele, as colunas são identificadas por letras, de A a G, e as linhas são numeradas de 1 a 6.

Uma das vagas desocupadas localiza-se na coluna A e na linha 4. Podemos indicar essa vaga de maneira simplificada, dizendo que ela está na posição ( A ,   4 ) .

De maneira semelhante, podemos dizer, por exemplo, que o carro roxo está na posição ( E ,   5 ) e que as vagas ( B ,   2 ) , ( C ,   6 ) e ( F ,   3 ) estão ocupadas por carros brancos.

Questão 1. Ícone atividade oral. Quais são as posições das vagas ocupadas pelos carros:

a) azuis?

b) amarelos?

c) verdes?

Questão 2. Ícone atividade oral. Quais são as posições das vagas desocupadas?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Letras do alfabeto estão indicadas no quadro a seguir, cada uma delas ocupando uma posição. A letra J, por exemplo, ocupa a posição ( 4 ,   3 )

Ilustração de letras do alfabeto organizados em 4 linhas, enumeradas de 1 a 4 e 6 colunas, enumeradas de 1 a 6. Linha 4: A, B, C, D, E, F. Linha 3: G, H, I, J, K, L. Linha 2: , M, N, O, P, Q, R Linha 1: S, T, U, V, W, X.

Nos itens a seguir, troque cada posição pela respectiva letra indicada no quadro e descubra o que está escrito.

a) ( 5 ,   2 ) ( 3 ,   1 ) ( 1 ,   4 ) ( 4 ,   4 ) ( 6 ,   2 ) ( 1 ,   4 ) ( 4 ,   4 ) ( 3 ,   2 )

b) ( 4 ,   2 ) ( 5 ,   4 ) ( 2 ,   2 ) ( 2 ,   1 ) ( 1 ,   4 ) ( 1 ,   3 ) ( 3 ,   2 ) ( 2 ,   2 ) ( 3 ,   2 )

c) ( 2 ,   3 ) ( 5 ,   4 ) ( 6 ,   1 ) ( 1 ,   4 ) ( 1 ,   3 ) ( 3 ,   2 ) ( 2 ,   2 ) ( 3 ,   2 )

d) ( 2 ,   1 ) ( 6 ,   2 ) ( 3 ,   3 ) ( 1 ,   4 ) ( 2 ,   2 ) ( 1 ,   3 ) ( 3 ,   1 ) ( 6 ,   3 ) ( 3 ,   2 )

2. De acordo com o quadro da atividade anterior, escreva no caderno as coordenadas das seguintes letras.

a) B

b) F

c) J

d) M

e) S

f) C

g) V

h) K

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3. Uma das peças do jogo de xadrez é o cavalo, a qual se movimenta da seguinte maneira: avançam-se duas casas na direção vertical (para cima ou para baixo) e uma na direção horizontal (para a esquerda ou para a direita); ou avançam-se duas casas na direção horizontal e uma na direção vertical.

Na imagem estão indicadas duas casas para as quais o cavalo pode se deslocar, saindo da posição em que está.

Ilustração de um tabuleiro de xadrez com as linhas numeradas de 1 a 8 e as colunas de A a H. Há um cavalo no tabuleiro nas coordenadas: D e 5 e a indicação de duas possíveis casas que ele pode avançar de coordenadas: B4 e E7.

Escreva no caderno as posições das outras casas para as quais o cavalo pode ser deslocado.

4. A imagem a seguir mostra dois polígonos desenhados em uma malha quadriculada.

Ilustração de uma malha quadriculada com linhas de 1 a 6 e colunas de A a M. Nela há dois polígonos: Figura 1, com 4 lados: vértices A1, F1, A6, F6.Os 4 lados dessa figura ocupam 5 quadradinhos da malha. Figura 2, com 8 lados: vértices: H2, I2, I1, M1, M5, K5, K6, H6. Dos 8 lados, 3 ocupam 4 quadradinhos da malha; outros 3 ocupam 1 quadradinho; 1 lado ocupa 3 quadradinhos; e 1 lado ocupa 2 quadradinhos.

a) Quais são as coordenadas dos vértices da Figura 1? E da Figura 2?

b) Sabendo que o comprimento do lado de cada quadradinho da malha mede 0 , 5   cm , determine a medida do perímetro de cada uma das figuras.

5. Camila e Daniela estão lançando dardos. Se o dardo atingir a região vermelha, então o jogador ganha 100 pontos; se atingir a região amarela, ganha 50 pontos; e se atingir a região verde, 25 pontos.

Ilustração de um alvo com um eixo vertical de 1 a 9 e outro horizontal de A a I. O centro do alvo, que é vermelho, tem coordenadas E e 5. A parte amarela, que fica em volta da vermelha, é limitada pelo quadrado de coordenadas D e 4, F e 4, F e 6, D e 6.. Na parte verde, que fica em volta da amarela, é limitada pelo quadrado de coordenadas B e 2, H e 2, H e 8, B e 8.

Cada jogador lançou 3 dardos e adicionou os pontos marcados.

a) Camila acertou os dardos em ( E ,   5 ) , ( I ,   1 ) e ( C ,   7 ) . Qual foi sua pontuação?

b) Qual foi a pontuação de Daniela, sabendo que seus dardos acertaram ( F ,   4 ) , ( D ,   6 ) e ( F ,   6 ) ?

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Pares ordenados

Robson indicou alguns pontos em um diagrama composto de dois eixos perpendiculares numerados, um vertical e outro horizontal.

Ilustração de uma malha quadriculada com dois eixos perpendiculares entre si: 'Eixo vertical' e 'Eixo horizontal', numerados de 0 a 7. Há 8 pontos: A até H. Ponto A: referente ao número 6 do eixo horizontal e 7 do vertical. Ponto B: referente ao número 1 do eixo horizontal e 2 do vertical. Ponto C: referente ao número 2 do eixo horizontal e 4 do vertical. Ponto D: referente ao número 5 do eixo horizontal e 3 do vertical. Ponto E: referente ao número 4 do eixo horizontal e 1 do vertical. Ponto F: referente ao número 0 do eixo horizontal e 3 do vertical. Ponto G: referente ao número 5 do eixo horizontal e 0 do vertical. Ponto H: referente ao número 3 do eixo horizontal e 5 do vertical.
Pintura a óleo de um homem (René Descartes) visto da cintura pra cima. Ele tem cabelo até os ombros, pele branca, bigode fino e sobrancelhas marcadas. Está sentado com as mãos sobre a perna.
René Descartes, de Frans Hals. Óleo sobre tela. 77 , 5   c m × 68 , 5   c m , 1649.

Questão 3. Faça uma pesquisa a respeito de René Descartes e algumas de suas contribuições para a Matemática. Depois, compartilhe as informações obtidas com os colegas.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 3 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Esse diagrama recebe o nome de plano cartesiano.

A localização dos pontos no plano cartesiano é indicada por um par ordenado de números, no qual o primeiro número refere-se ao eixo horizontal e o segundo, ao eixo vertical. O par ordenado ( 6 ,   7 ) , por exemplo, indica o ponto A.

Esquema com um ponto 'A' e suas coordenadas 6 e 7. Uma seta com a indicação 'eixo horizontal' aponta para o 6 e uma seta com a indicação 'eixo vertical' aponta de 7.

Atenção!

A ordem dos números em um par ordenado é muito importante. Ao invertermos essa ordem, obtemos a localização de pontos diferentes.

Questão 4. Ícone atividade oral. Quais são as coordenadas dos outros pontos representados no plano cartesiano?

Questão 5. Ícone atividade oral. Os pares ordenados ( 5 ,   3 ) e ( 3 ,   5 ) indicam a localização de um mesmo ponto? Em caso negativo, quais pontos esses pares ordenados indicam?

Atividades

Faça as atividades no caderno.

6. Construa um plano cartesiano em uma malha quadriculada. Em seguida, represente os polígonos cujas coordenadas dos vértices estão indicadas em cada item.

a) Triângulo com vértices em A ( 0 ,   0 ) , B ( 0 ,   4 ) e C ( 3 ,   0 ) .

b) Losango com vértices em D ( 4 ,   1 ) , E ( 3 ,   3 ) , F ( 4 ,   5 ) e G ( 5 ,   3 ) .

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7. Considere o pentágono representado no plano cartesiano a seguir.

Ilustração de uma malha quadriculada, com dois eixos perpendiculares entre si e numerados: 'Eixo vertical' e 'Eixo horizontal'. Há um pentágono retratado, com seu vértice B referente ao número 0 do eixo horizontal e 3 do vertical, vértice C referente ao número 1 do eixo horizontal e 0 do vertical, vértice A referente ao número 3 do eixo horizontal e 4 do vertical, vértice D referente ao número 4 do eixo horizontal e 0 do vertical e vértice E referente ao número 5 do eixo horizontal e 2 do vertical.

Em seu caderno, escreva as coordenadas dos vértices desse pentágono.

8. Para fazer o deslocamento do ponto A para o ponto B no plano cartesiano 1 a seguir, Lucas se orientou pelos seguintes comandos:

  • avançar 3 unidades para baixo;
  • avançar 2 unidades para a direita;
  • avançar 4 unidades para baixo;
  • avançar 6 unidades para a direita;
  • avançar 5 unidades para cima;
  • avançar 3 unidades para a esquerda.
1.  Ilustração de uma malha quadriculada, com dois eixos perpendiculares entre si, numerados e um caminho traçado entre os pontos A e B retratados. O 'Eixo vertical' está numerado de 0 a 9 e o 'Eixo horizontal', de 0 a 11. Ponto A: referente ao número 2 do eixo horizontal e 8 do vertical. Ponto B: referente ao número 7 do eixo horizontal e 6 do vertical.
2. Ilustração de uma malha quadriculada, com dois eixos perpendiculares entre si, 'Eixo vertical', numerado de 0 a 9 e 'Eixo horizontal' de 0 a 8 e um caminho traçado entre os pontos C e D retratados. O eixo vertical está numerado de 0 a 9 e o eixo horizontal, de 0 a 8. Ponto C: referente ao número 1 do eixo horizontal e 2 do vertical. Ponto D: referente ao número 4 do eixo horizontal e 3 do vertical. O trajeto, saindo de C, segue até a coordenada 1 e 8, indo até 3 e 8, passando por 3 e 6, depois passando pelas coordenadas 6 e 6, 6 e 9, 8 e 9, 8 e 1, indo até as coordenadas 4 e 1 e por fim, chegando ao ponto D.

a) Quais são as coordenadas do ponto A e do ponto B no plano cartesiano 1?

b) Agora, escreva no caderno os comandos que Lucas seguiu para fazer o deslocamento do ponto C ao ponto D no plano cartesiano 2.

c) Quais são as coordenadas do ponto C e do ponto D no plano cartesiano 2?

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9. Ícone desafio. Em cada item, determine a coordenada do ponto que completa os pontos que indicam os vértices de um quadrado.

a) ( 6 ,   2 ) , ( 7 ,   2 ) e ( 7 ,   3 )

b) ( 0 ,   0 ) , ( 0 ,   9 ) e ( 9 ,   0 )

c) ( 11 ,   12 ) , ( 11 ,   5 ) e ( 4 ,   12 )

10. A seguir estão indicadas as coordenadas de alguns pontos.

  • A ( 1 ,   5 )

  • B ( 0 ,   2 )

  • C ( 4 ,   1 )

  • D ( 12 ,   4 )

  • E ( 2 ,   2 )

  • F ( 6 ,   3 )

  • G ( 10 ,   2 )

  • H ( 7 ,   5 )

  • I ( 9 ,   3 )

  • J ( 11 ,   3 )

  • K ( 8 ,   4 )

  • L ( 5 ,   5 )

Se representarmos esses pontos no plano cartesiano a seguir, alguns deles estarão localizados na região da mancha. Quais são esses pontos?

Ilustração de uma malha quadriculada, com dois eixos perpendiculares entre si, numerados e uma mancha desenhada sobre a malha. O eixo vertical está numerado de 0 a 7 e o eixo horizontal, de 0 a 15. A mancha atinge uma região semelhante a um retângulo de coordenadas: 1 e 1; 12 e 1; 12 e 5; 1 e 5.

11. Ícone desafio. O triângulo a seguir está representado em um plano cartesiano no qual não estão indicados os eixos horizontal e vertical.

Ilustração de uma malha quadriculada, com um triângulo A B C e 5 pontos retratados ao redor do triângulo: D até H. Ponto A: com coordenadas 1 e 0. Ponto B: com coordenadas 3 e 3. Ponto C: com coordenadas 11 e 1. Ponto H: está a 1 unidade à esquerda e 1 unidade  acima de A. Ponto D: localizado 2 unidades à esquerda do ponto B. Ponto G: 3 unidades à esquerda e 1 unidade abaixo de C. Ponto E: 2 unidades à esquerda e 1 unidade acima de C. Ponto F: 1 unidade à direita e 2 unidades acima de C.

Sabendo que as coordenadas dos vértices desse triângulo são A ( 1 ,   0 ) , B ( 3 ,   3 ) e C ( 11 ,   1 ) , escreva no caderno as coordenadas dos pontos D, E, F, G e H.

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Ampliação, redução e reprodução de figuras planas

Na malha quadriculada a seguir é apresentada uma ampliação (figura B), uma redução (figura C) e uma reprodução (figura D) da figura A.

Ilustração de uma malha quadriculada com 4 figuras: A, B, C, D. Figura A: retângulo 4 unidades de comprimento, 2 unidades de altura. Figura B: retângulo 8 unidades de comprimento, 4 unidades de altura. Figura C: retângulo 2 unidades de comprimento, 1 de altura. Figura D: retângulo 4 unidades de comprimento, 2 unidades de altura. Figura 5: retângulo 4 unidades de comprimento e 8 unidades de altura.

Atenção!

Nesses retângulos, os lados indicados com a mesma cor são chamados correspondentes, bem como os ângulos internos indicados com a mesma cor.

Ao serem comparadas com a figura original (figura A), a ampliação, a redução e a reprodução apresentam o mesmo formato, e as medidas dos ângulos internos são iguais às medidas dos ângulos correspondentes da figura original.

Analisando as figuras, note que:

  • para obter a medida do comprimento de cada lado da ampliação (figura B), multiplicamos a medida do comprimento de cada lado da figura A por 2.
  • para obter a medida do comprimento de cada lado da redução (figura C), dividimos a medida do comprimento de cada lado da figura A por 2.
  • a medida do comprimento de cada lado da reprodução é igual à medida do comprimento de cada lado da figura A.

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Também podemos ampliar ou reduzir figuras em uma malha quadriculada aumentando ou diminuindo as medidas dos comprimentos dos lados dos quadradinhos.

A. Ilustração de uma malha quadriculada, com um triângulo retângulo com 3 quadradinhos de medida de base e 3 de medida da altura. Há uma indicação no quadradinho da malha: '1 centímetro'.
Original.
B. Ilustração de uma malha quadriculada, com um triângulo retângulo com 3 quadradinhos de medida de base e 3 de medida da altura. Há uma indicação no quadradinho da malha: '2 centímetros'.
Ampliação.
C. Ilustração de uma malha quadriculada, com um triângulo retângulo com 3 quadradinhos de medida de base e 3 de medida da altura. Há uma indicação no quadradinho da malha: '0,5 centímetro'.
Redução.

A medida de cada lado dos quadradinhos na figura ampliada (figura B) tem o dobro da medida de cada lado dos quadradinhos da figura original (figura A). Assim, as medidas dos comprimentos dos lados da figura A também foram dobradas na figura B.

Nesse caso, dizemos que a figura foi ampliada em relação à figura original na razão 2 : 1 .

2 : 1 = 2 1

Atenção!

Note que 2   cm na figura ampliada corresponde a 1   cm na figura original.

Ilustração uma fração: numerador: 2, denominador: 1. Uma seta com a indicação 'medida ampliada' aponta para o 2 e uma seta com a indicação 'medida original' aponta de 1.

A medida de cada lado dos quadradinhos na figura reduzida (figura C) corresponde à metade da medida de cada lado dos quadradinhos da figura original (figura A). Assim, as medidas dos comprimentos dos lados da figura A também foram reduzidas à metade na figura C.

Nesse caso, dizemos que a figura foi reduzida em relação à figura original na razão 1 : 2 .

1 : 2 = 1 2

Atenção!

Note que 1   cm na figura reduzida corresponde a 2   cm na figura original.

Esquema com uma fração de numerador: 1 e denominador: 2. Uma seta com a indicação 'medida reduzida' aponta para o 1 e uma seta com a indicação 'medida original' aponta de 2.

Se uma figura for a ampliação, redução ou reprodução de outra, essas figuras serão semelhantes.

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Instrumentos e softwares

Ampliando e reduzindo figuras planas com o GeoGebra

Siga as orientações do professor e os passos a seguir para construir figuras planas semelhantes.

1º. Clique com o botão direito do mouse em um ponto da Janela de visualização e, em Exibir Malha, habilite a opção Malha quadriculada principal. Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer clicando sobre os nós da malha.

Ilustração de uma malha quadriculada na tela de um computador com diversos ícones de ferramentas e o ícone de polígono, selecionado. Há um pentágono com vértices A, B, C, D, E.

2º. Selecione a ferramenta Homotetia, clique no polígono e, depois, em um local qualquer da malha. Uma janela vai abrir solicitando o fator de multiplicação a ser aplicado nas medidas dos comprimentos dos lados da figura original.

Ilustração de uma janela de um computador. Nela está escrito: 'Homotetia'. Abaixo o campo 'Fator' com o número 2 digitado. E abaixo, dois botões: 'cancelar' e 'OK'.

Na imagem a seguir:

  • foi digitado 2 para obter o polígono A B C D E , cujas medidas dos comprimentos dos lados são o dobro das medidas de comprimento dos lados do polígono A B C D E .
  • foi digitado 0.5 para obter o polígono A B C D E , cujas medidas dos comprimentos dos lados são a metade das medidas de comprimento dos lados do polígono A B C D E .
Ilustração de uma malha quadriculada na tela de um computador com diversos ícones de ferramentas e o ícone de 'Homotetia', selecionado. Há 3 pentágonos: com vértices A linha, B linha, C linha, D linha, E linha e lados com 1 unidade; com vértices A, B, C, D, E e lados com 2 unidades; com vértices A duas linhas, B duas linhas, C duas linhas, D duas linhas, E duas linhas e lados com 4 unidades.

Faça o teste: com a ferramenta Mover, clique e arraste um dos vértices do polígono A B C D E e verifique que os polígonos semelhantes se ajustam automaticamente.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

12. Analise os polígonos na malha quadriculada a seguir.

Ilustração de uma malha quadriculada com 5 figuras. Figura 1: retângulo com 4 unidades de comprimento e 2 unidades de altura. Figura 2: retângulo 5 unidades de comprimento e 3 unidades de altura. Figura 3: retângulo 6 unidades de comprimento e 3 unidades de altura. Figura 4: retângulo 2 unidades de comprimento e 1 unidade de altura. Figura 5: retângulo 4 unidades de comprimento e 8 unidades de altura.

Agora, classifique as informações a seguir em verdadeiras ou falsas.

a) O polígono 2 é uma ampliação do polígono 1.

b) O polígono 4 é uma ampliação do polígono 1.

c) O polígono 4 é uma redução do polígono 5.

d) O polígono 3 é uma ampliação do polígono 4.

e) Os polígonos 3, 4 e 5 são semelhantes.

13. Em uma malha quadriculada, construa um polígono de sua escolha. Em seguida, resolva o que se pede.

a) Nessa mesma malha quadriculada, construa uma ampliação desse polígono na razão 3 : 1 .

b) Ainda na mesma malha quadriculada, construa uma redução desse polígono na razão 1 : 2 .

14. Ícone uso de instrumentos As figuras A e B a seguir são semelhantes.

Atenção!

Os triângulos A e B são equiláteros.

Ilustração de uma malha quadriculada, com dois triângulos equiláteros: A e B. Triângulo A: base com 4 quadradinhos. Triângulo B: base com 2 quadradinhos.

a) A figura B é uma redução ou uma ampliação da figura A?

b) Considerando o triângulo A como a figura original, utilize uma régua e determine a razão de redução utilizada para obter o triângulo B.

c) Se considerarmos o triângulo B como a figura original, qual seria a razão de ampliação para obter o triângulo A?

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15. Em uma malha quadriculada, construa um plano cartesiano. Em seguida, construa o quadrilátero com as seguintes coordenadas dos vértices: ( 3 ,   3 ) , ( 11 ,   3 ) , ( 3 ,   9 ) e ( 11 ,   9 ) .

a) Construa uma redução desse quadrilátero de maneira que um dos vértices dessa redução tenha coordenadas ( 3 ,   6 ) .

b) Construa uma ampliação desse quadrilátero de maneira que um dos vértices dessa redução tenha coordenadas ( 3 ,   12 ) .

16. Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como "Vik Muniz", é um dos artistas plásticos brasileiros mais reconhecidos nacional e internacionalmente. Nascido em São Paulo (SP) em 1961, filho de uma telefonista e de um garçom, Muniz dá forma às suas criações utilizando materiais não convencionais, como lixo, sucata, poeira, terra, açúcar e chocolate. Ele compõe as imagens com esses materiais sobre uma superfície e depois as fotografa.

A imagem a seguir é uma redução de uma de suas obras.

Fotografia de uma obra com uma mulher negra com um manto na cabeça, abraçada com duas crianças, também negras, que estão envolvidas em um pano. Todos apresentam uma roupa com coloração marrom, com lixos sobrepostos.  Há muitos objetos descartados ao redor dessas pessoas, dentre eles há tampas, papéis, latas, plásticos, fios e tecidos.
Mãe e filhos (Suellen), de Vik Muniz, 2008.

A medida do comprimento de cada uma das dimensões da redução aplicada na página do livro corresponde a 1 29 da obra original.

a) Quais são as medidas das dimensões aproximadas, em metros, da obra original?

b) Escreva no caderno suposições de quais foram os materiais que o artista utilizou para compor essa obra.

c) Junte-se a um colega e façam uma pesquisa a respeito dos materiais que esse artista utilizou nessa obra e também em outras. Depois, compartilhe as informações obtidas com o restante da turma.

17. Ícone uso de instrumentos Construa o polígono A B C D E no GeoGebra com a ferramenta Polígono. Depois, faça o que se pede.

Ilustração de uma malha quadriculada na tela de um computador com diversos ícones de ferramentas e o ícone de polígono, selecionado. Há um pentágono com vértices A, B, C, D, E.

a) Ainda com a ferramenta Polígono, construa uma ampliação ( F G H I J ) desse polígono com o dobro das medidas dos comprimentos dos lados correspondentes.

b) Com a ferramenta Homotetia, construa uma redução ( A B C D E ) desse polígono, reduzindo pela metade as medidas dos comprimentos dos lados correspondentes.

c) Com a ferramenta Mover, clique e arraste um dos vértices do polígono A B C D E . Qual polígono ainda continua semelhante? Por quê?

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. No quadro, a figura localizada na posição   (A, 4) se encaixa na figura localizada na posição   (E, 2) e forma um quadrado.

Ilustração de malha quadriculada numerada na vertical de 1 a 4 e na horizontal de A até E. Dentro dos 10 quadradinhos da malha, estão partes de 5 quadrados, como se fosse um quebra-cabeça de duas partes. Todas as partes se encaixam usando a parte interna do quadrado (centro). As figuras da posição A e 4, E e 2, já estão relacionadas com o quebra-cabeça. Parte A e 1, o quebra-cabeça tem uma ponta grande para fora. Posição B e 2, tem uma ponta pequena e para dentro, no centro. Posição B e 4, tem duas pontas grandes para fora. Posição C e 1: duas pontas para dentro: uma pequena e uma grande. Posição C e 3: uma ponta grande para dentro. Posição D e 4: duas pontas para fora: uma pequena e uma grande.  Posição E e 1, tem uma ponta pequena e para fora, no centro. Posição E e 3, tem duas pontas grandes para dentro.

a) Escreva a posição dos outros pares de figuras que se encaixam e formam quadrados.

b) Suponham que 2 novas figuras fossem colocadas no quadro de modo que, ao encaixá-las, formassem um quadrado. Quais poderiam ser as posições dessas figuras no quadro?

2. Analise o plano cartesiano.

Ilustração de malha quadriculada, com 'Eixo vertical' numerados de 0 a 4 e 'Eixo horizontal' de 0 a 6. Os eixos estão perpendiculares entre si. Há 6 pontos: A até F. Ponto A: referente ao número 2 do eixo horizontal e 3 do vertical, Ponto B: referente ao número 3 do eixo horizontal e 2 do vertical. Ponto C: referente ao número 0 do eixo horizontal e 0 do vertical, Ponto D: referente ao número 0 do eixo horizontal e 4 do vertical. Ponto E: referente ao número 4 do eixo horizontal e 0 do vertical, Ponto F: referente ao número 6 do eixo horizontal e 1 do vertical.

a) Qual ponto está na coordenada:

( 2 ,   3 ) ?

( 0 ,   4 ) ?

( 6 ,   1 ) ?

b) Quais são as coordenadas dos pontos:

B?

C?

E?

3. Analise o seguinte polígono no plano cartesiano.

Ilustração de uma malha quadriculada, com dois eixos perpendiculares entre si e numerados: 'Eixo vertical' e 'Eixo horizontal'. Há um heptágono retratado, com seus vértices localizados. Dois vértices estão sob o eixo vertical: nos números 1 e 3. Um vértice está no eixo horizontal: no número 3. Dois outros pontos estão na horizontal (linha) referente ao número 4, localizados em 2 e 4 unidades a direita. Os outros dois pontos estão na vertical (coluna) referente ao número 6, localizados em 1 e 3 unidades para cima.

Quais são as coordenadas dos vértices desse polígono?

4. Ícone uso de instrumentos Maria desenhou um quadrado em um plano cartesiano. Sabendo que 3 dos vértices desse quadrado têm coordenadas em ( 3 ,   10 ) , ( 3 ,   18 ) e ( 11 ,   10 ) , determine a coordenada do vértice que falta.