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[Locutor(a)]
Ângulos por toda parte
[Professora]
Na aula de hoje, vamos estudar algumas situações-problema que envolvem ângulos.
[Joaquim]
Ângulo é a abertura entre duas retas que partem do mesmo ponto, não é, professora Amanda?
[Professora]
Isso mesmo, Joaquim!
[Luana]
Eu me lembro de quando nós estudamos os ângulos formados pelos polígonos! Que são as figuras geométricas planas, como o triângulo, o quadrado, o retângulo, o trapézio...
[Joaquim]
Eu me lembro disso também! O triângulo, por exemplo, tem três ângulos internos, porque, como ele tem três lados, cada par de lados forma um ângulo.
[Luana]
Mas, professora, para que servem os ângulos no nosso dia a dia?
[Professora]
Boa pergunta, Luana!
[Professora]
Os ângulos estão presentes em várias situações. Pensando na casa de vocês, vista por fora, em que parte dela é possível observar a presença de ângulos? Vocês sabem dar um exemplo?
[Luana]
O telhado, professora! O telhado lá de casa é formado por duas partes inclinadas. No ponto onde essas partes se juntam, forma-se um ângulo.
[Professora]
Perfeito, Luana!
[Joaquim]
E o telhado deve ser inclinado para facilitar o escoamento da água da chuva, certo, professora?
[Professora]
Ótimo, Joaquim!
[Joaquim]
Eu já vi, nos filmes, que os telhados na Europa são bem mais inclinados… Formam um ângulo menor, mais fechado.
[Luana]
Nesse caso, Joaquim, acho que isso acontece porque lá cai bastante neve. Os telhados têm de ser mais inclinados para que a neve não se acumule em cima da casa.
[Joaquim]
Tem tudo a ver, Luana! Não é, professora?
[Professora]
É isso mesmo!
[Professora]
Ainda pensando na casa de vocês, que outro exemplo de presença de ângulos vocês podem dar?
[Joaquim]
A minha mãe disse que a água fica empoçada no chão do banheiro lá de casa porque o piso foi colocado errado. Isso tem a ver com ângulo, professora?
[Professora]
Tem, sim, Joaquim. Uma pequena inclinação é necessária no chão do banheiro para que a água escoe para o ralo; alguns poucos graus já são o bastante para que o escoamento seja eficiente.
Já nas escadas e nas rampas de acesso, o ângulo de inclinação é bem maior, mas não pode ser muito exagerado, pois quanto maior for a medida do ângulo com o chão, mais difícil será a subida.
[Luana]
Um dia, para conseguir subir com o carrinho cheio de compras a rampa do estacionamento do mercado, precisei dar um impulso e subir correndo!
[Joaquim]
É que o ângulo da rampa devia ser muito grande!
[Luana]
Tenho certeza que sim, hahaha!
[Joaquim]
E por falar em carrinho… Nos carros, os ângulos também são importantes, professora?
[Professora]
Claro! Por exemplo, os ângulos dos espelhos retrovisores do carro têm de estar perfeitamente ajustados, nem muito abertos nem muito fechados, para que o motorista possa ter um bom ângulo de visão dos veículos que vêm atrás dele.
[Luana]
No caso do banco dianteiro do carro, o assento e o encosto também formam um ângulo que a gente pode deixar mais aberto ou mais fechado, do jeito que preferir, não é, professora?
[Professora]
Exatamente, Luana!
[Luana]
Eu prefiro um ângulo maior, com o encosto mais reclinado, porque fica mais confortável para tirar uma soneca.
[Professora] [Joaquim]
Hahaha!
[Luana]
Professora, você tem algum exemplo de esporte em que é preciso usar ângulos?
[Professora]
Nos arremessos de dardos, por exemplo, para que eles sejam lançados o mais longe possível, o atleta precisa usar o ângulo a seu favor.
[Joaquim]
Ah! Quer dizer que, se ele lançar com um ângulo de inclinação muito grande, o dardo vai bem para cima, mas não vai muito para a frente.
[Luana]
Mas se ele lançar com um ângulo de inclinação muito pequeno, o dardo pode ir muito próximo do chão e cair bem mais perto do que ele queria.
[Professora]
Poxa, vocês até já podem praticar esse esporte!
[Luana]
Professora, você falou em ângulo de visão quando estava explicando sobre os retrovisores dos carros. O ângulo de visão também tem a ver com esportes?
[Professora]
Sim, Luana, tem muito a ver com alguns esportes.
Cada um dos nossos olhos tem um campo de visão de cerca de 150°. Quando usamos os dois olhos, nosso cérebro transforma as duas imagens captadas em uma só, aumentando o campo de visão para quase 180° na horizontal.
[Luana]
Isso que é a visão binocular, não é?
[Professora]
Sim!
Essa visão, que é chamada de periférica, nos permite perceber se uma pessoa está se aproximando do nosso lado sem estarmos olhando diretamente para ela. Isso é muito importante em jogos como o futebol, de que vocês gostam tanto.
[Joaquim]
É verdade! No futebol, é importante o jogador perceber o que está acontecendo à sua volta, para resolver rapidamente o que fazer com a bola. Se vem um adversário do seu lado, ele tem que perceber esse adversário e dar um drible ou passar a bola para um companheiro mais próximo.
[Luana]
Já se ele percebe um companheiro livre do seu lado, lá na outra lateral do campo, é o caso de lançar a bola para ele. Dizem que Pelé tinha uma visão periférica privilegiada, e que isso o ajudava a jogar tão bem.
[Joaquim]
E são só as pessoas que têm essa visão periférica, professora? Os animais também têm esse tipo de visão?
[Professora]
Nem todos. Em alguns animais predadores, os olhos estão mais no centro da cabeça para enxergar distâncias maiores, e, em alguns animais que são presas, os olhos estão mais afastados, para perceber melhor o perigo ao redor.
[Luana]
É mesmo! Eu sempre notei que as corujas têm os olhos mais juntinhos, e os coelhos têm os olhos bem mais separados, mas não sabia por quê. Agora está explicado!
[Joaquim]
Tudo isso é muito interessante!
[Professora]
Como vocês puderam perceber, os ângulos estão no dia a dia e até em situações que nem imaginamos.
[Luana]
Eu não fazia ideia de como os ângulos são importantes!
[Joaquim]
Os ângulos estão por toda parte!
[Professora]
Com certeza!
[Locutor(a)]
Estúdio: Texto e Forma Conteúdo Educacional Eireli