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Referências bibliográficas comentadas

  • BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

    O autor apresenta, nesse livro, momentos históricos e pensadores que contribuíram para a construção da Matemática como a conhecemos atualmente. Além disso, denota a utilização de diferentes sistemas de numeração ao longo da História e problemas cotidianos que influenciaram o desenvolvimento da Matemática.

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/pKEA59. Acesso em: 2 fev. 2022.

    Esse é um documento norteador dos currículos nacionais, que indica competências e habilidades comuns a serem desenvolvidas pelos estudantes em cada uma das etapas da Educação Básica.

  • CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais didáticos para as quatro operações. 3. ed. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1996. v. 2.

    A autora trabalha diferentes maneiras para o professor conduzir o processo de ensino e de aprendizagem das quatro operações básicas da Matemática, por meio da utilização de recursos didáticos diferenciados e materiais manipuláveis.

  • DIAS, Marisa da Silva; MORETTI, Vanessa Dias. Números e operações: elementos lógico--históricos para atividade de ensino. Curitiba: Ibpex, 2011. (Matemática em sala de aula).

    As autoras apresentam, nessa obra, uma retomada histórica a respeito do desenvolvimento de operações matemáticas e dos sistemas de numeração.

  • DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar, 9: geometria plana: exercícios resolvidos, exercícios propostos com resposta, testes de vestibular com resposta. 7. ed. São Paulo: Atual, 2013.

    Essa obra aborda conceitos teóricos de Geometria Plana e contém exercícios de aplicação e aprofundamento teórico, selecionados de acordo com níveis diferenciados de dificuldade, indicando também sugestões para a condução das aulas de Matemática que abordam esses conceitos.

  • DU SAUTOY, Marcus. A música dos números primos: a história de um problema não resolvido na matemática. Tradução: Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

    O autor aborda o conceito do que é considerado um dos maiores mistérios da matemática: os números primos. Relacionando esses números com música, o autor parte da hipótese de que é possível haver harmonia entre os números primos, de modo semelhante à harmonia musical.

  • DU SAUTOY, Marcus. Os mistérios dos números: uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver). Tradução: George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

    Mistérios numéricos são abordados nesse livro, que explora como a Matemática nos auxilia na tomada de decisões em análise de fenômenos naturais.

  • EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004.

    O livro trata de conceitos históricos das principais áreas da matemática, abordando a contribuição de diferentes civilizações, a história de grandes matemáticos e filósofos que colaboraram para o desenvolvimento matemático.

  • IFRAH, Georges. História universal dos algarismos, volume 1: a inteligência dos homens contada pelos números e pelos cálculos. Tradução: Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

    O autor aborda o desenvolvimento dos algarismos e a importância da contribuição de diferentes civilizações para que hoje o nosso sistema de numeração fosse tão desenvolvido como é, evidenciando que esse processo foi longo e que foi mudando de acordo com as diferentes percepções históricas.

  • LIMA, Elon Lages. Meu professor de matemática e outras histórias. 5. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. (Coleção do Professor de Matemática).

    O autor apresenta, nessa obra, reflexões e questionamentos a respeito de conceitos de Matemática elementar, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico do professor que trabalha na Educação Básica, bem como propondo a História da Matemática como um caminho para o processo eficaz de ensino e de aprendizagem dos conceitos abordados.

Siglas

  • OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

  • Enem: Exame Nacional do Ensino Médio