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UNIDADE

5

Frações

Fotografia de uma mão de uma pessoa segurando um anel de ouro, semelhante a uma aliança. Há uma lima encostada no anel, como se estivesse dando acabamento a ele.
Ourives dando acabamento em um anel de ouro, metal cuja pureza é dada pela escala quilate, que pode ser expressa por uma fração.

Agora vamos estudar...

  • as ideias de frações;
  • frações próprias e frações impróprias;
  • frações equivalentes;
  • simplificação de frações;
  • comparação de frações;
  • frações decimais e porcentagens;
  • adição e subtração de frações.

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Estudando frações

Fração como parte de um inteiro

A figura a seguir está dividida em 9 partes iguais, das quais João pintou 5 de verde. Considerando essa figura como o inteiro, podemos representar as partes pintadas de verde pela fração 5 9 .

Ilustração de um retângulo dividido em 9 partes iguais com 5 delas coloridas de verde.
Esquema com a fração cinco nonos. Duas setas apontam para o número 5: 'numerador' e 'quantidade de partes pintadas de verde'. Duas setas apontam para o número 9: 'denominador' e 'quantidade de partes iguais em  que a figura foi dividida'.

Nesse exemplo, a fração 5 9 indica parte de um inteiro.

Questão 1. Escreva no caderno a fração da figura que indica as partes não pintadas de verde.

Resposta: 4 9 .

Questão 2. Ícone atividade oral. Se toda a figura fosse pintada de verde, que fração da figura poderia corresponder à parte pintada?

Resposta: 9 9 .

Leitura de fração

Na leitura de uma fração, lemos o numerador seguido do denominador. De acordo com o denominador, as frações recebem nomes específicos. Considere alguns exemplos.

Denominador menor do que 10

  • 1 2 : um meio
  • 3 4 : três quartos
  • 4 7 : quatro sétimos
  • 2 3 : dois terços
  • 2 9 : dois nonos
  • 4 5 : quatro quintos

Denominador igual a 10, 100, 1.000, ...

  • 1 10 : um décimo
  • 87 100 : oitenta e sete centésimos
  • 517 1 . 000 : quinhentos e dezessete milésimos

Atenção!

As frações com denominador igual a 10, 100, 1.000, ... são chamadas frações decimais.

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Denominador maior do que 10 e diferente de 100, 1.000, 10.000, ...

  • 4 12 : quatro doze avos
  • 15 71 : quinze setenta e um avos
  • 10 20 : dez vinte avos
  • 49 300 : quarenta e nove trezentos avos

Atenção!

O termo "avos" tem origem na palavra octavus (em latim, "oitavo"), que passou a ser escrito "oit'avos" para representar uma fração. Assim, a terminação "avo" passou a ser usada.

Fração como quociente de uma divisão

A fração também pode ser relacionada ao quociente de uma divisão. Vamos analisar um exemplo.

A figura apresentada a seguir está dividida em quatro partes iguais. Se pintarmos 4 dessas partes, então pintaremos a figura toda, ou seja, 4 4 = 1 . Como 4 : 4 = 1 , temos:

4 4 = 4 : 4 = 1

Ilustração de um retângulo dividido em 4 partes iguais.

Atenção!

O traço da fração indica divisão.

Fração como razão

Em um curso de informática há 12 estudantes, dos quais 7 são mulheres.

Ilustração de ícones representando 12 estudantes enfileirados: 7 meninas e 5 meninos.

Nesse caso, podemos dizer que 7 em 12 estudantes são mulheres ou que 7 12 (sete doze avos) dos estudantes são mulheres.

Esquema com a fração sete doze avos. Uma seta sai do 7 e aponta para 'quantidade de mulheres'. Outra seta com a indicação 'total de estudantes', aponta para o 12.

Nesse caso, a fração representa uma razão.

Questão 3. Escreva no caderno uma fração que represente a razão entre a quantidade de homens e o total de estudantes desse curso de informática.

Resposta: 5 12 .

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Fração de uma quantidade

Rosana tem 24 mangás e vai organizar 5 6 deles em uma estante. O restante será lido durante uma viagem. Para saber quantos mangás serão organizados na estante, precisamos calcular 5 6 de 24. A seguir é apresentado como efetuar esse cálculo.

Mangá:
nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa, em que a leitura é feita da direita para a esquerda.

Inicialmente, separamos os 24 mangás em 6 grupos, cada um com a mesma quantidade, pois o denominador da fração 5 6 é 6.

Ilustração de 24 mangás separados em 6 grupos com o primeiro deles destacado e abaixo está a fração: 'um sexto'.

Em cada grupo há 4 mangás. Assim, 1 6 de 24 é igual a 4.

Em seguida, para obter 5 6 do total de mangás, consideramos 5 desses grupos.

Ilustração de 24 mangás separados em 6 grupos. 5 desses grupos estão contornados, formando um grande grupo e logo abaixo está a fração: 'cinco sextos'.

5 6 de 24 é igual a 20.

Portanto, Rosana vai organizar 20 mangás na estante.

De maneira simplificada, podemos resolver esse problema de acordo com o procedimento apresentado a seguir.

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1º. Dividimos a quantidade de mangás (24) pelo denominador da fração (6).

24 : 6 = 4

2º. Multiplicamos o resultado obtido pelo numerador da fração (5).

4 5 = 2 0

Portanto, Rosana vai organizar na estante 20 dos 24 mangás.

Questão 4. Ícone atividade oral. Quantos mangás Rosana vai ler durante a viagem?

Resposta: 4 mangás.

Questão 5. Algumas civilizações antigas, como a egípcia, aplicam a ideia de fração em seu sistema de numeração. Baseado nessas civilizações, pesquise a respeito dos tipos de fração e de seus respectivos símbolos. Por fim, escreva no caderno algumas frações com esses símbolos.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 5 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

Questão 5. Algumas civilizações antigas, como a egípcia, aplicam a ideia de fração em seu sistema de numeração. Com base nessas civilizações, junte-se a um colega e pesquisem os tipos de frações e seus respectivos símbolos. Por fim, escrevam algumas frações com esses símbolos.

Resposta nas orientações ao professor.

Instrumentos e softwares

Frações de uma quantidade na calculadora

Verifique como podemos calcular 2 9 de 585, utilizando uma calculadora.

1º. Registre o número 585 digitando as teclas 5, 8 e 5, nessa ordem.

2º. Em seguida, divida 585 pelo denominador da fração (9). Para isso, digite as teclas Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de divisão. Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 9. Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de igual., nessa ordem.

3º. Na sequência, multiplique o resultado obtido pelo numerador da fração (2). Para isso, digite as teclas Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de multiplicação. Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 2., nessa ordem.

4º. Por fim, digite a tecla Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de igual..

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando 130 e um ponto ao final.
Visor da calculadora exibindo 2 9 de 585.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Cada figura foi dividida em partes iguais. Que fração de cada figura corresponde às partes pintadas de roxo?

A. Ilustração de figura dividida em 5 partes iguais. 4 partes estão coloridas de roxo.
B. Ilustração de figura dividida em 8 partes iguais. 5 partes estão coloridas de roxo.
C. Ilustração de figura dividida em 8 partes iguais. 6 partes estão coloridas de roxo.
D. Ilustração de figura dividida em 7 partes iguais. 4 partes estão coloridas de roxo.

Respostas: A. 4 5 ; B. 5 8 ; C. 6 8 ; D. 4 7 .

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2. O quadrado a seguir foi dividido em triângulos iguais. Qual das regiões tem maior medida de área: a branca ou a cinza? Que fração do quadrado representa a região cinza? E a região branca?

Ilustração de um quadrado dividido em 32 triângulos iguais. 17 partes estão coloridas de cinza e as partes restantes estão em branco.

Respostas: Cinza; região cinza: 17 32 ; região branca: 15 32 .

3. Cada figura a seguir foi dividida em partes iguais.

A. Ilustração de um quadrado dividido em 10 partes iguais. 4 partes estão coloridas de roxo, 2 partes coloridas de laranja, e 1 parte colorida de verde.
B. Ilustração de um quadrado dividido em 100 partes iguais. 25 partes estão coloridas de roxo, 18 partes coloridas de laranja, e 31 partes coloridas de verde.

a) Em quantas partes iguais foi dividida a figura A? E a figura B?

Respostas: A: 10 partes iguais; B: 100 partes iguais.

b) Que fração da figura A representa as partes pintadas:

  • de roxo?
  • de verde?
  • de laranja?

Respostas: Roxo: 4 10 ; Verde: 1 10 ; Laranja: 2 10 .

c) Que fração da figura B representa as partes pintadas:

  • de roxo?
  • de verde?
  • de laranja?

Respostas: Roxo: 25 100 ; Verde: 31 100 ; Laranja: 18 100 .

4. O retângulo foi dividido em partes iguais.

Ilustração de um quadrado dividido em 28 partes iguais. 11 partes estão coloridas de azul.

Que fração do retângulo representa as partes pintadas de azul?

Resposta: 11 28 .

5. No caderno, escreva com algarismos cada uma das frações.

a) Quatro quintos.

b) Sete nonos.

c) Oito treze avos.

d) Quatorze centésimos.

e) Trinta e três milésimos.

Respostas: a) 4 5 ; b) 7 9 ; c) 8 13 ; d) 14 100 ; e) 33 1 . 000 .

6. Escreva no caderno como se lê cada fração a seguir.

a) 3 9

b) 86 100

c) 19 401

d) 35 36

e) 623 1 . 000

f) 22 10 0

g) 49 10

h) 47 100

Respostas nas orientações ao professor.

7. Em uma prova de concurso com 60 questões, havia 20 questões de Ciências, 30 de Matemática e o restante, de Língua Portuguesa.

a) Quantas eram as questões de Língua Portuguesa?

Resposta: 10 questões.

b) Escreva uma razão que represente a quantidade de questões de Língua Portuguesa em relação ao total de questões da prova.

Sugestão de resposta: 10 60 .

c) Escreva uma razão que represente a quantidade de questões de Ciências em relação à quantidade de questões de Matemática.

Sugestão de resposta: 2 0 3 0 .

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8. Ícone desafio. Em uma turma de 6º ano há 36 estudantes. Nessa turma, a quantidade de meninas é igual ao dobro da quantidade de meninos. Escreva uma razão que represente a quantidade de:

a) meninas em relação à quantidade total de estudantes;

b) meninos em relação à quantidade total de estudantes.

Respostas: a) 24 36 ; b) 12 36 .

9. Ícone desafio. Certa pesquisa realizada em uma escola mostrou que, para cada 5 estudantes de inglês, há 2 de francês.

a) Escreva a razão entre a quantidade de estudantes de francês e a quantidade de estudantes de inglês.

Resposta: 2 5 .

b) Nessa escola, é possível que haja 20 estudantes de francês a cada 100 estudantes de inglês? Justifique sua resposta.

Resposta: Não, pois, separando os 100 estudantes em 5 partes iguais, cada parte terá 20 estudantes. Assim, tomando duas dessas partes, obtém-se 40, o que não se refere à quantidade dos que estudam francês.

10. A Região Nordeste do Brasil tem cerca de 1.800 municípios. Tendo quase 7 30 deles, a Bahia é o estado com mais municípios dessa região. Quantos municípios aproximadamente tem o estado da Bahia?

Resposta: Aproximadamente 420 municípios.

11. Érica tem uma loja de roupas. Ela comprou um lote com 60 blusas, das quais 2 3 eram vermelhas. Quantas blusas eram vermelhas? E quantas não eram vermelhas?

Respostas: 40 blusas; 20 blusas.

12. Quantos minutos há em:

a) 1 3 de 1   h ?

b) 1 4 de 2   h ?

c) 3 4 de 3   h ?

d) 2 6 de 4   h ?

Atenção!

Lembre-se de que 1   h equivale a 60 min .

Respostas: a) 20   min ; b) 30   min ; c) 135   min ; d) 80   min .

13. Ícone uso de instrumentos Com uma calculadora, calcule os seguintes valores.

a) 2 5 de 2 . 500   L

b) 3 7 de 210   m L

c) 1 4 de 1 . 200   m

d) 3 8 de 600   min

e) 2 3 de 525   cm

f) 5 6 de 498   h

g) 4 9 de 1 . 665   km

h) 6 7 de 1 . 407   mm

Respostas: a) 1 . 000   L ; b) 90   m L ; c) 300   m ; d) 225   min ; e) 350   c m ; f) 415   h ; g) 740   k m ; h) 1 . 206   m m .

14. Marcela repartiu em partes desiguais 36 figurinhas entre os seus netos Hugo, Igor e Júlio. Nessa partilha, Hugo recebeu 1 2 da quantidade total de figurinhas, Igor recebeu 1 3 e Júlio, 1 6 . Quantas figurinhas cada um dos netos de Marcela recebeu?

Resposta: Hugo: 18 figurinhas; Igor: 12 figurinhas; Júlio: 6 figurinhas.

15. Uma pessoa adulta dorme cerca de 1 3 das horas de 1 dia. Quantos dias são necessários para dormir o equivalente às horas de 2 dias inteiros?

Resposta: 6 dias.

16. Ícone desafio. Anderson tem uma coleção de gibis. Sabendo que 2 5 de sua coleção correspondem a 40 gibis, calcule quantos ele tem.

Atenção!

Determine inicialmente a quantidade de gibis que representa 1 5 da coleção.

Resposta: 100 gibis.

17. André tem 140 figurinhas e vai distribuir 4 7 delas entre seus 4 colegas.

De acordo com essa informação, elabore em seu caderno duas ou mais perguntas em relação à quantidade de figurinhas de André envolvendo a partilha delas em duas partes desiguais e a ideia de razão. Depois, dê as perguntas que elaborou para um colega resolver e, por fim, verifique se as respostas dele estão corretas.

Resposta pessoal.

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Frações próprias e frações impróprias

Até agora, estudamos frações que representam parte de uma unidade, de um inteiro ou de uma quantidade, ou seja, aquelas em que o numerador é menor do que o denominador, como 3 8 . Frações com essa característica são chamadas frações próprias.

Ilustração de uma figura dividida em 8 partes iguais. 3 partes desta figura estão coloridas de roxo.
Esquema com a fração três oitavos. Duas setas apontam para o número 3: 'numerador' e 'quantidade de partes pintadas de roxo'. Duas setas apontam para o número 8: 'denominador' e 'quantidade de partes iguais em que a figura foi dividida'.

Uma fração própria representa parte de um inteiro, ou seja, uma quantidade maior do que zero e menor do que 1. Em frações com essa característica o numerador é menor do que o denominador.

Quanto às frações em que o numerador é maior do que o denominador ou igual a ele, como a chamamos? Por exemplo, a fração 8 3 . Frações com essa característica são chamadas frações impróprias. Nesse caso, o numerador representa a quantidade de partes que estão sendo consideradas e o denominador indica em quantas partes iguais cada unidade foi dividida.

Ilustração de 3 figuras iguais, e divididas em 3 partes iguais. As duas primeiras estão completamente coloridas. A terceira figura, está colorida em duas partes.
Esquema com a fração oito terços. Duas setas apontam para o número 8: 'numerador' e 'quantidade de partes pintadas de roxo'. Duas setas apontam para o número 3: 'denominador' e 'quantidade de partes iguais de cada figura dividida'.

Uma fração imprópria representa uma quantidade igual ou maior do que 1 unidade. Em frações com essa característica, o numerador é maior ou igual ao denominador.

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Uma fração imprópria também pode ser escrita como um número na forma mista. Verifique, por exemplo, como representar a fração 8 3 .

Ilustração de 3 figuras iguais, e divididas em 3 partes também iguais. As duas primeiras estão completamente coloridas. Abaixo, dessas, há uma demarcação escrito '2 unidades'. A terceira figura, está colorida em apenas duas partes, abaixo está a demarcação: '2 terços'. Abaixo das três figuras, há uma demarcação de um número e uma fração: '2 inteiros e 2 terços'. Seta aponta para 2 inteiros: parte inteira. Seta aponta para fração: 'parte fracionária'.

Portanto, as partes pintadas de roxo correspondem a 8 3 ou 2 2 3 .

O número 2 2 3 é chamado número na forma mista. Lê-se: dois inteiros e dois terços.

Frações aparentes

A figura a seguir foi dividida em 6 partes iguais e todas foram pintadas.

Ilustração de uma figura dividida em 6 partes iguais. Todas as partes estão coloridas de laranja.

A fração 6 6 corresponde às partes dessa figura pintadas de laranja, o que representa 1 unidade.

6 6 = 6 : 6 = 1

Frações impróprias que representam números naturais, e cujo numerador é múltiplo do denominador, são chamadas frações aparentes.

A fração aparente é um caso particular de fração imprópria.

Portanto, a fração 6 6 é uma fração aparente.

Considere outros exemplos.

Ilustração de uma figura dividida em 4 partes iguais. Todas as partes estão coloridas de verde.

4 4 = 4 : 4 = 1

Ilustração de 2 figuras iguais divididas em 8 partes iguais. Nas duas figuras, todas as partes estão coloridas.

16 8 = 16 : 8 = 2

Ilustração de 3 figuras iguais divididas em 6 partes iguais. Nas três figuras, todas as partes estão coloridas.

18 6 = 18 : 6 = 3

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

18. Escreva no caderno a divisão e o número natural correspondentes a cada fração.

a) 4 4

b) 12 3

c) 8 4

d) 9 3

e) 16 4

f) 25 5

Respostas: a) 4 : 4 = 1 ; b) 12 : 3 = 4 ; c) 8 : 4 = 2 ; d) 9 : 3 = 3 ; e) 16 : 4 = 4 ; f) 25 : 5 = 5 .

19. Considere as seguintes frações.

  • 1 2

  • 3 3

  • 4 3

  • 3 4

  • 7 6

  • 5 5

  • 6 2

a) Indique as frações menores do que 1.

b) Indique aquelas que correspondem ao número 1.

c) Indique as frações maiores do que 1.

Respostas: a) 1 2 e 3 4 ; b) 3 3 e 5 5 ; c) 4 3 , 7 6 e 6 2 .

20. Classifique cada fração em própria, imprópria ou aparente.

a) 3 4

b) 7 5

c) 6 3

d) 2 5

e) 12 5

f) 15 5

Respostas: a) Própria; b) Imprópria; c) Imprópria e aparente; d) Própria; e) Imprópria; f) Imprópria e aparente.

21. No caderno, represente com figuras as frações impróprias a seguir. Depois, escreva o número na forma mista correspondente e como se lê cada um deles.

a) 5 2

b) 4 3

c) 6 4

d) 7 5

e) 9 6

f) 12 8

Respostas na seção Respostas e na seção Resoluções.

22. Ícone desafio. Escreva três frações aparentes que representa o número 9, de modo que o numerador seja maior do que 10 e menor do que 100.

Sugestões de resposta: 18 2 , 27 3 , 36 4 , 45 5 , 54 6 , 63 7 , 72 8 e 81 9 .

23. Em cada item, considere 1 figura como unidade e dividida em partes iguais. Represente no caderno as partes coloridas de laranja com uma fração e com um número na forma mista.

A. Ilustração de 2 figuras iguais, e divididas em 4 partes iguais. Primeira figura: completamente colorida de laranja. Segunda figura: colorida de laranja em uma parte.
B. Ilustração de 2 figuras iguais, e divididas em 4 partes iguais. Primeira figura: completamente colorida de laranja. Segunda figura: colorida de laranja em três partes.
C. Ilustração de 5 figuras iguais, e divididas em 2 partes iguais. Quatro figuras estão completamente coloridas de laranja e uma figura com apenas uma metade colorida de laranja.
D. Ilustração de 6 figuras iguais, e divididas em 5 partes iguais. Cinco figuras estão completamente coloridas de laranja e uma figura com duas de suas partes coloridas de laranja.

Respostas: A. 5 4 , 1 1 4 ; B. 7 4 , 1 3 4 ; C. 9 2 , 4 1 2 ; D. 27 5 , 5 2 5 .

24. No caderno, represente os números na forma mista a seguir utilizando figuras. Depois escreva a fração correspondente.

a) 3 1 5

b) 2 5 7

c) 6 1 2

d) 7 4 5

Respostas na seção Respostas e na seção Resoluções.

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Frações equivalentes

De maneiras diferentes, Danilo dividiu em partes iguais 3 tiras de papel com dimensões de mesmas medidas. Em seguida, ele as pintou de verde conforme as frações indicadas.

Ilustração de 3 retângulos com tamanhos iguais, um abaixo do outro. Todos têm a mesma região colorida e cada região tem uma divisão diferente. Retângulo 1: dividido em 5 partes iguais, com 3 partes coloridas de verde e demarcação da fração: 3 quintos. Retângulo 2: dividido em 10 partes iguais, com 6 coloridas de verde e demarcação da fração: 6 décimos. Retângulo 3: dividido em 20 partes iguais, com 12 coloridas de verde e demarcação da fração: 12 vinte avos.

Em cada tira, as partes coloridas de verde representam a mesma parte da tira, ou seja, do todo. A parte pintada referente a 3 5 corresponde a 6 10 , que também se refere a 12 20 . Então dizemos que as frações 3 5 , 6 10 e 12 20 são equivalentes, isto é, 3 5 = 6 10 = 12 20 .

Duas ou mais frações que representam a mesma parte de uma unidade, quantidade ou de um inteiro recebem o nome de frações equivalentes.

Agora, verifique como Soraia obteve duas frações equivalentes a 3 6 .

Ilustração de parte de um caderno com duas igualdades entre frações. A primeira é início de fração, numerador: 3, denominador: 6, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 6, denominador: 12, fim de fração. Uma seta indica vezes 2 e sai do número 3 e aponta para o número 6. Outra seta indica vezes 2 e sai do número 6 e aponta para o número 12. A segunda igualdade é: início de fração, numerador: 3, denominador: 6, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 1 denominador: 2, fim de fração. Uma seta indica dividido por 2 e sai do número 3 e aponta para o número 1. Outra seta indica dividido por 2 e sai do número 6 e aponta para o número o 2.

Para verificar se as frações que obteve eram equivalentes, Soraia desenhou 3 figuras iguais. Depois dividiu cada uma delas em partes iguais e as pintou de laranja, conforme as frações obtidas.

Ilustração de 3 retângulos com tamanhos iguais, um abaixo do outro. Todos têm a mesma região colorida e cada região tem uma divisão diferente. Retângulo 1: dividido em 6 partes iguais, com 3 partes coloridas de amarelo e demarcação da fração: 3 sextos. Retângulo 2: dividido em 12 partes iguais, com 6 coloridas de amarelo e demarcação da fração: 6 doze avos. Retângulo 3: dividido em 2 partes iguais, com 1 colorida de amarelo e demarcação da fração: 1 meio.

As partes coloridas de laranja de cada figura representam a mesma parte do todo. Portanto, as frações 3 6 , 6 12 e 1 2 são equivalentes.

Ao multiplicar ou dividir o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma fração equivalente à inicial.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

25. Cada figura a seguir foi dividida em partes iguais. Escreva duas frações equivalentes para representar as respectivas partes pintadas de roxo.

A. Ilustração de figura dividida em 6 partes iguais. 1 parte está colorida de roxo.
B. Ilustração de figura dividida em 16 partes iguais. 12 partes estão coloridas de roxo.
C. Ilustração de figura dividida em 32 partes iguais. 6 partes estão coloridas de roxo.

Sugestão de respostas: A. 1 6 e 2 12 ; B. 12 16 e 3 4 ; C. 6 16 e 3 8 .

26. Determine nos itens o número que substitui cada adequadamente.

A. Esquema com 4 frações com igualdade entre elas. Apenas a primeira fração tem números, as outras são formadas por lacunas para respostas. Início de fração, numerador: 12, denominador: 16, fim de fração. Há uma seta do numerador 12 a lacuna para resposta do numerador da primeira fração, indicando vezes 3, uma seta do denominador 16 a lacuna para resposta do denominador da primeira fração, indicando vezes 3. Sinal de igual e uma seta do numerador 12 da primeira fração, a lacuna para resposta do numerador da segunda fração, indicando a operação dividido por 4, uma seta do denominador 16 a lacuna para resposta do denominador da segunda fração, indicando a operação dividido por 4. Sinal de igual e uma seta do numerador 12 da primeira fração, a lacuna para resposta do numerador da terceira fração, indicando a operação vezes 5, uma seta do denominador 16 a lacuna para resposta do denominador da terceira fração, indicando a operação vezes 5.

Resposta: 12 16 = 36 48 = 3 4 = 60 80 .

B. Esquema com 4 frações com igualdade entre elas. Apenas a primeira fração tem números, as outras são formadas por lacuna para resposta. Início de fração, numerador: 60, denominador: 90, fim de fração. Há uma seta do numerador 60 a lacuna para resposta do numerador da primeira fração, indicando dividido por 3, uma seta do denominador 90 a lacuna para resposta do denominador da primeira fração, indicando dividido por 3. Sinal de igual e uma seta do numerador 60 da primeira fração, a lacuna para resposta do numerador da segunda fração, indicando a operação dividido por 5, uma seta do denominador 90 a lacuna para resposta do denominador da segunda fração, indicando a operação dividido por 5. Sinal de igual e uma seta do numerador 60 da primeira fração, a lacuna para resposta do numerador da terceira fração, indicando a operação vezes 6, uma seta do denominador 90 a lacuna para resposta do denominador da terceira fração, indicando a operação vezes 6.

Resposta: 60 90 = 20 30 = 12 18 = 360 540 .

Analisando as frações que você escreveu nos itens anteriores, as do item A são equivalentes? E as do item B?

Respostas: Sim; Sim.

27. Efetue os cálculos e escreva no caderno frações equivalentes à fração de cada item.

a) 10 15

b) 6 8

c) 4 16

d) 2 7

e) 20 30

f) 36 24

Sugestão de respostas: a) 2 3 ; b) 24 32 ; c) 1 4 ; d) 14 49 ; e) 80 120 ; f) 72 48 .

28. Em cada item qual fração não é equivalente às demais?

a)
  • 1 2

  • 5 7

  • 2 4

  • 3 6

b)
  • 5 3

  • 6 11

  • 48 88

  • 12 22

c)
  • 4 5

  • 28 35

  • 27 35

  • 36 45

Respostas: a) 5 7 ; b) 5 3 ; c) 27 35 .

29. Nas frações a seguir, substitua cada letra por um dos números apresentados, de modo que as frações sejam equivalentes.

  • 12

  • 36

  • 8

  • 3

2 A = B 12 = C 18 = 24 D

Resposta: A = 3 ; B = 8 ; C = 1 2 ; D = 3 6 .

30. Copie os itens no caderno substituindo cada pelo número adequado, de maneira que as frações sejam equivalentes.

a) 3 8 = 24

b) 3 5 = 15 = 27

c) 10 = 10 50 = 1

d) 60 = 16 = 8 15

Respostas: a) 3 8 = 9 24 ; b) 3 5 = 9 15 = 27 45 ; c) 2 10 = 10 50 = 1 5 ; d) 32 60 = 16 30 = 8 15 .

Página 113

31. Associe as frações equivalentes. Para isso, escreva a letra e o número correspondentes.

a) 2 9

b) 240 300

c) 1 5

d) 72 81

1) 8 9

2) 10 45

3) 13 65

4) 4 5

Resposta: a-2; b-4; c-3; d-1.

32. Calcule quantos quilogramas há em:

Atenção!

Lembre-se de que 1   t equivale a 1 000   k g .

a) 3 8 de 2   t .

b) 2 5 de 2   t .

c) 1 20 de 2   t .

d) 10 25 de 2   t .

e) 6 16 de 2   t .

f) 2 40 de 2   t .

Respostas: a) 750   kg ; b) 800   kg ; c) 100   kg ; d) 800   kg ; e) 750   kg ; f) 100   k g ;

Quais são os pares de frações equivalentes?

Questão: 3 8 e 6 16 ; 2 5 e 10 25 ; 1 20 e 2 40 .

33. Evandro, Cláudio e Ulisses colecionam cartas de jogo de tabuleiro.

Cláudio tem 96 cartas de jogo em sua coleção.

Evandro tem 2 16 da quantidade de cartas de Cláudio.

Ulisses tem 6 48 da quantidade de cartas de Cláudio.

a) Quantas cartas de jogo têm Evandro e Ulisses, respectivamente?

I) 12 e 36

II) 4 e 12

III) 12 e 4

IV) 36 e 12

V) 12 e 12

Resposta: Alternativa V.

b) As frações 2 16 e 6 48 são equivalentes? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, pois elas representam a mesma quantidade do total de cartas.

34. Em um cinema há 280 poltronas. Em certa sessão, 210 poltronas ficaram ocupadas. Entre as frações a seguir, qual representa a quantidade de poltronas ocupadas nessa sessão?

  • 4 5

  • 4 7

  • 6 7

  • 3 4

  • 2 3

Resposta: 3 4 .

35. Sandro, Bernardo e Hugo estão colecionando, cada um, figurinhas de um mesmo álbum. Verifique a fração das figurinhas já coladas no álbum de cada um.

Sandro: 5 12 das figurinhas do álbum.

Bernardo: 3 8 das figurinhas do álbum.

Hugo: 15 36 das figurinhas do álbum.

Determine quais deles colaram a mesma quantidade de figurinhas no álbum.

Resposta: Sandro e Hugo.

36. Para obter 1   L de tinta de certa tonalidade, são misturados 2 5   L de tinta azul, 3 10   L de tinta verde e 6 20   L de tinta vermelha.

a) Sabendo que 1   L = 1 . 000   mL , quantos mililitros de tinta azul são usados nessa mistura? E de tinta verde? E vermelha?

Respostas: Azul: 400   mL ; verde: 300   mL ; vermelha: 3 00   mL .

b) Quais das frações apresentadas no enunciado são equivalentes?

Resposta: 3 10 e 6 20 .

37. Quais das frações a seguir são equivalentes a 9 7 ?

  • 9 14

  • 35 45

  • 81 63

  • 36 28

  • 45 28

Resposta: 36 28 e 81 63 .

Página 114

Simplificação de frações

Diogo obteve algumas frações equivalentes à fração 60 90 .

Ilustração de uma lousa e 4 frações com igualdade entre elas. Início de fração, numerador: 60, denominador: 90, fim de fração, igual a. Início de fração, numerador: 30, denominador: 45, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 10, denominador: 15, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 2, denominador: 3, fim de fração. Há uma seta do numerador 60 ao 30, indicando a operação dividido por 2, uma seta do numerador 30 ao 10, indicando a operação dividido por 3, uma seta do numerador 10 ao 2, indicando a operação dividido por 5. Também há  uma seta do denominador 90 ao 45, indicando a operação dividido por 2, uma seta do numerador 45 ao 15, indicando a operação dividido por 3, e uma seta do numerador 15 ao 3, indicando a operação dividido por 5.

Atenção!

No dicionário, a palavra irredutível significa "aquilo que não pode ser reduzido ou simplificado".

O numerador e o denominador da fração 2 3 não podem ser divididos por um mesmo número, pois não existe nenhum número natural que seja divisor de 2 e 3 simultaneamente. Nesse caso, dizemos que a fração 2 3 é uma fração irredutível.

Para simplificar uma fração, dividimos o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de 0 e de 1. Quando não é mais possível simplificar uma fração, torna-se uma fração irredutível.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

38. Cada figura a seguir foi dividida em partes iguais. Escreva no caderno a fração correspondente às partes coloridas de roxo de cada figura. Em seguida, simplifique-as até obter frações irredutíveis.

A. Ilustração de figura dividida em 16 partes iguais. 4 partes estão coloridas de roxo.
B. Ilustração de figura dividida em 10 partes iguais. 6 partes estão coloridas de roxo.
C. Ilustração de figura dividida em 15 partes iguais. 10 partes estão coloridas de roxo.
D. Ilustração de figura dividida em 12 partes iguais. 6 partes estão coloridas de roxo.

Respostas: A. 4 16 , 1 4 ; B. 6 10 , 3 5 ; C. 10 15 , 2 3 ; D. 6 12 , 1 2 .

39. Simplifique as frações a seguir até obter frações irredutíveis.

a) 26 140

b) 74 362

c) 23 138

d) 35 595

Respostas: a) 13 70 ; b) 37 181 ; c) 1 6 ; d) 1 17 .

40. Determine nos esquemas o número adequado que substitui cada uma das figuras.

A. Esquema com 3 frações com igualdade entre elas. Algumas das frações apresentam símbolos. Início de fração, numerador: 7, denominador: 8, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 35, denominador: 40, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 105, denominador: losango (símbolo), fim de fração. Há uma seta do numerador 35 ao 7, indicando a operação: dividido por: quadradinho (símbolo), uma seta do numerador 35 ao 105, indicando a operação: vezes triângulo (símbolo). Também há  uma seta do denominador 40 ao 8 indicando a operação: dividido por: quadradinho (símbolo), e uma seta do numerador 40 ao losango (símbolo), indicando a operação: vezes triângulo (símbolo).

Resposta: = 5 , = 3 e = 12 0 .

B. Esquema com 3 frações com igualdade entre elas. Algumas das frações apresentam símbolos. Início de fração, numerador: quadradinho, denominador: 16, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 80, denominador: 64, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 700, denominador: 320, fim de fração. Há uma seta do numerador 100 ao 80, indicando a operação: dividido por: bolinha (símbolo), uma seta do numerador 80 ao quadradinho, indicando a operação: dividido por triângulo (símbolo). Também há  uma seta do denominador 320 ao 64 indicando a operação: dividido por: bolinha (símbolo), e uma seta do numerador 64 ao 16, indicando a operação: dividido por triângulo (símbolo).

Resposta: = 20 , = 4 e = 5 .

Página 115

Comparação de frações

Comparação de frações com denominadores iguais

Natália e Rúbia participaram de uma maratona. Após 1 hora da largada, Natália havia percorrido 3 10 do percurso e Rúbia, 5 10 .

Qual das duas percorreu uma parte maior nessa 1 hora?

Para responder a esta questão, precisamos comparar as frações 3 10 e 5 10 , além de verificar qual das duas é maior.

Podemos representar, com um esquema, a parte do percurso que Natália e Rúbia haviam percorrido 1 hora após a largada.

Ilustração de um retângulo dividido em 10 partes iguais. Início da figura: 'Largada', final da figura: 'Chegada'. 3 dessas partes estão coloridas de azul com a indicação: 'Natália: 3 décimos'.
Ilustração de um retângulo dividido em 10 partes iguais. Início da figura: 'Largada', final da figura: 'Chegada'. 5 dessas partes estão coloridas de azul com a indicação: 'Rúbia: 5 décimos'.

Podemos notar que a parte em azul, representando a fração 5 10 , é maior do que a parte em azul representando a fração 3 10 . Então, concluímos que 5 10 > 3 10 .

Portanto, após 1 hora da largada, Rúbia havia percorrido uma parte maior do que Natália.

Ao compararmos frações com denominadores iguais, a maior fração é a que tiver o maior numerador.

Questão 6. Sabendo que o percurso de uma maratona tem cerca de 40   km , calcule no caderno aproximadamente quantos quilômetros Natália e Rúbia haviam percorrido após 1 hora.

Representando as frações 3 10 e 5 10 na reta numérica, temos:

Reta numérica com 10 marcações entre 0 e 1, espaçadas igualmente. Na terceira marcação está indicado início de fração, numerador: 3, denominador: 10, fim de fração; na quinta marcação está indicado início de fração, numerador: 5, denominador: 10.

Resposta: Natália: aproximadamente 12   km ; Rúbia: aproximadamente 20   km .

Página 116

Verifique que 5 10 está à direita de 3 10 , pois 5 10 > 3 10 .

Na reta numérica, ao comparar duas frações, a maior sempre estará à direita da menor.

Comparação de frações com denominadores diferentes

Luciano e Igor foram os candidatos a prefeito mais votados em uma eleição. Luciano recebeu 3 10 dos votos válidos e Igor, 2 3 . Qual dos dois candidatos recebeu mais votos?

Para responder a esta questão precisamos comparar as frações 3 10 e 2 3 , verificando qual das duas é maior. Note que essas frações têm denominadores diferentes.

Portanto, para comparar as frações 3 10 e 2 3 , devemos obter frações equivalentes a elas que tenham denominadores iguais.

Esquema com a igualdade entre duas frações com a identificação de 'Luciano'. Início de fração, numerador: 3, denominador: 10, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 9, denominador: 30, fim de fração. Há uma seta do numerador 3 ao 9, indicando a operação vezes 3 e outra seta do denominador 10 ao 30, indicando a operação vezes 3.
Esquema com a igualdade entre duas frações com a identificação de 'Igor'. Início de fração, numerador: 2, denominador: 3, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 20, denominador: 30, fim de fração. Há uma seta do numerador 2 ao 20, indicando a operação vezes 10 e outra seta do denominador 3 ao 30, indicando a operação vezes 10.

Atenção!

Como o número 30 é um múltiplo comum de 10 e 3, escrevemos as frações equivalentes às frações 3 10 e 2 3 com denominador 30.

Comparando as frações 9 30 e 20 30 , verificamos que 20 30 > 9 30 . Então 2 3 > 3 10 , portanto, Igor recebeu mais votos.

Na comparação de frações com denominadores diferentes, inicialmente obtemos frações equivalentes a elas com o mesmo denominador. Em seguida, comparamos as frações equivalentes.

Questão 7. Junte-se a um colega e, de maneira semelhante, compare cada par de frações, de um mesmo todo, e identifique a maior delas registrando em seu caderno.

a) 2 5 e 6 7

b) 3 4 e 4 6

c) 5 3 e 7 8

Respostas: a) 6 7 ; b) 3 4 ; c) 5 3 .

Página 117

Atividades

Faça as atividades no caderno.

41. Compare cada par de frações, de um mesmo todo, e copie no caderno a maior delas.

a) 3 7 e 6 7

b) 2 8 e 5 8

c) 2 13 e 3 13

d) 4 21 e 10 21

e) 16 50 e 40 50

f) 1 90 e 99 90

Respostas: a) 6 7 ; b) 5 8 ; c) 3 13 ; d) 10 21 ; e) 40 50 ; f) 99 90 .

42. O mosaico a seguir é formado por quadradinhos iguais.

Ilustração de um mosaico composto por 140 quadrinhos, separados em 4 cores: amarelo, vermelho, rosa e azul. Há 14 quadradinhos amarelos, 42 azuis, 56 rosas e 28 vermelhos.

a) Escreva no caderno a fração do mosaico que corresponde às partes pintadas de:

  • amarelo;
  • azul;
  • rosa;
  • vermelho.

Respostas: Amarelo: 14 140 ; azul: 42 140 ; rosa: 56 140 ; vermelho: 28 140 .

b) Em ordem crescente, escreva no caderno as frações referentes às cores que formam o mosaico, colocando o símbolo < entre elas.

Resposta: 14 140 < 28 140 < 42 140 < 56 140 ou 1 10 < 1 5 < 3 10 < 2 5 .

43. Escreva no caderno, em ordem decrescente, as frações apresentadas nas fichas. Para isso, utilize o símbolo > entre elas.

  • 2 5

  • 9 5

  • 12 5

  • 4 5

  • 6 5

  • 14 5

Agora, associe cada fração à letra adequada na reta numérica a seguir.

Reta numérica de 0 a 3. Há 15 marcações entre 0 e 1, espaçadas igualmente. Na marcação entre 0 e 1 há quatro marcações: A, B, C, D. 1. Na marcação entre 1 e 2, há quatro marcações: E, F, G, H. Na marcação entre 2 e 3 há quatro marcações: I, J, K, L.

Respostas: 14 5 > 12 5 > 9 5 > 6 5 > 4 5 > 2 5 . B: 2 5 ; D: 4 5 ; E: 6 5 ; H: 9 5 ; J: 12 5 ; L: 14 5 .

44. Uma escola organizou uma gincana com os estudantes. A fração do total de pontos de cada equipe em uma das provas está indicada a seguir.

  • Equipe amarela: 16 20
  • Equipe azul: 12 20
  • Equipa branca: 15 20
  • Equipe laranja: 18 20

a) Sabendo que a pontuação máxima nessa gincana foi 20 pontos, qual das equipes pontuou mais?

Resposta: Equipe laranja.

b) Escreva no caderno, em ordem crescente, as frações que representam os pontos obtidos pelas equipes.

Resposta: 12 20 , 15 20 , 16 20 , 18 20 .

Página 118

45. Ronaldo e Mário são caminhoneiros e saíram, cada um com seu caminhão, do município de Maceió, em Alagoas, com destino ao município de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Ronaldo percorreu 2 7 do trajeto e parou para abastecer. Mário parou para abastecer após ter percorrido 1 4 do mesmo trajeto. Ao abastecer os caminhões, qual dos dois estava mais próximo de Juiz de Fora?

Resposta: Ronaldo.

46. Em ordem crescente, escreva no caderno as frações de cada item.

a) 3 6 , 2 6 e 1 6 .

b) 4 12 , 4 3 e 4 8 .

c) 1 2 , 2 5 e 7 4 .

d) 4 6 , 3 7 e 1.

Respostas: a) 1 6 , 2 6 , 3 6 ; b) 4 12 , 4 8 , 4 3 ; c) 2 5 , 1 2 , 7 4 ; d) 3 7 , 4 6 , 1 .

47. Copie os itens em seu caderno substituindo cada pelos símbolos < , > ou = .

a) 2 6   5 6

b) 3 4   1 4

c) 7 2   7 3

d) 1 2   3 6

e) 6 18   3 9

f) 8 9   4 3

g) 5 2   3 4

h) 3 4   3 5

Respostas: a) 2 6 < 5 6 ; b) 3 4 > 1 4 ; c) 7 2 > 7 3 ; d) 1 2 = 3 6 ; e) 6 18 = 3 9 ; f) 8 9 < 4 3 ; g) 5 2 > 3 4 ; h) 3 4 > 3 5 .

48. Entre seus 3 netos, Antônio dividiu certa quantia em reais da maneira indicada a seguir.

Fotografia de um homem idoso. Um balão de fala com o texto: 'Ana ficará com 3 nonos dessa quantia; Cláudio ficará com 5 quinze avos; e Pedro, com um terço.'.

Essa quantia foi dividida igualmente entre os netos? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, pois as frações 3 9 , 5 15 e 1 3 são equivalentes.

49. Sílvio e Isadora estão lendo o mesmo livro. Sílvio já leu 7 15 das páginas do livro e Isadora, 4 10 .

a) Quem já leu a maior quantidade de páginas desse livro?

Resposta: Sílvio.

b) Sabendo que o livro tem 90 páginas, quantas páginas cada um deles já leu?

Resposta: Sílvio: 42 páginas; Isadora: 36 páginas.

50. Uma festa de aniversário foi decorada com balões de diversas cores, dos quais 1 6 eram azuis, 8 15 eram vermelhos e 3 10 eram amarelos.

a) Qual era a cor da maior parte dos balões?

b) Qual era a cor da menor parte dos balões?

Respostas: a) Vermelha. b) Azul.

51. Em uma prova de Matemática, Adriana acertou 3 4 das questões, e Michele acertou 8 10 .

a) Quem acertou mais questões na prova?

Resposta: Michele.

b) Sabendo que a prova tinha 20 questões, quantas Adriana acertou? E quantas Michele acertou?

Respostas: 15 questões; 16 questões.

52. Considere os números apresentados a seguir.

  • 1

  • 3

  • 4

  • 6

  • 7

Usando uma única vez os números apresentados, escreva no caderno uma fração que representa:

a) a menor quantidade.

b) a maior quantidade.

Respostas: a) 1 7 ; b) 7 1 .

Página 119

Frações decimais e porcentagens

Na escola em que Priscila estuda, houve uma pesquisa com 100 estudantes sobre o gênero de livro preferido deles. No gráfico estão apresentados os dados coletados.

Ícone Objeto digital

Gênero de livro preferido dos estudantes do 6º ano - 24/03/2023

Gráfico de barras. No eixo horizontal: Gênero; e no eixo vertical, a quantidade de estudantes, indo de zero a 40. Os dados são: Aventura, 38; Policial, 14; Romance, 19; Suspense, 16; Outros, 13.

Fonte de pesquisa: registro dos estudantes do 6º ano.

De acordo com o gráfico, 38 estudantes preferem ler livros de aventura. Como 100 deles foram pesquisados, a fração 38 100 corresponde a esses estudantes.

Para representar essa fração, podemos usar a porcentagem, que se refere a uma parte do total de 100 partes, representada pelo símbolo % (lê-se: "por cento").

No caso comentado, 38 dos 100 estudantes preferem ler livro de aventura, ou seja, 38 partes de um total de 100 partes. Assim, a fração decimal 38 100 pode ser representada por 38%, lê-se: trinta e oito por cento.

A porcentagem, indicada pelo símbolo %, corresponde a uma fração com denominador 100. Se indicarmos 20%, por exemplo, significa que consideramos a fração 20 100 .

Questão 8. Escreva no caderno a fração decimal e a porcentagem dos estudantes que preferem ler livros do gênero:

a) policial;

b) romance;

c) suspense;

d) outros.

Respostas: a) 14 100 ; 14%. b) 19 100 ; 19%. c) 16 100 ; 16%. d) 13 100 ; 13%.

Questão 9. Ícone atividade oral. Em sua opinião, quais outros gêneros de livros poderiam ser incluídos na opção "outros"?

Resposta pessoal.

Página 120

Verifique o preço de uma bicicleta.

Ilustração de um cartaz de promoção de uma bicicleta. Texto: 'Promoção: 400 reais', 15 por cento de desconto no preço da etiqueta.'.

Para obter o valor, em reais, do desconto para essa bicicleta, precisamos calcular 15% de R$ 400,00.

Sabemos que 100% corresponde ao total.

100% corresponde a R$ 400,00

Calculamos 1% dividindo o total (R$ 400,00) por 100.

400 : 100 = 4

Multiplicamos o resultado obtido (R$ 4,00) por 15, pois queremos calcular 15%.

15 4 = 6 0

Logo, 15% de 400 é igual a 60. Portanto, o valor do desconto é R$ 60,00.

Como calcular 15% de R$ 400,00 corresponde a calcular 15 100 de 400, podemos esquematizar esse cálculo da seguinte maneira:

Esquema com duas igualdades: '400 dividido por 100 igual a 4 e 15 vezes 4 igual a 60'. Está indicado que o 100 é 'o denominador da fração 15 centésimos', e 15 é o 'numerador da fração 15 centésimos'. Há uma seta indicando o número 4 da primeira igualdade e o número 4 da segunda igualdade.

Questão 10. Junte-se a um colega e respondam às perguntas registrando no caderno.

a) Qual será o valor da bicicleta com o desconto?

b) Qual seria o valor da bicicleta se o desconto fosse de 10% no preço da etiqueta?

Respostas: a) R$ 340,00; b) R$ 360,00.

Instrumentos e softwares

Calculando porcentagens

Observe como podemos calcular 18% de 450.

1º. Registre o número 450 e digite a tecla Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de multiplicação. .

2º. Em seguida, registre o número 18, pois queremos calcular 18% do número.

3º. Digite a tecla Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de porcentagem. e obtenha o resultado.

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando 81 e um ponto ao final.
Visor de uma calculadora com o resultado de 18% de 450.

Página 121

Atividades

Faça as atividades no caderno.

53. Escreva cada fração na forma de porcentagem.

a) 3 100

b) 28 100

c) 35 100

d) 99 100

e) 1 100

f) 10 100

Respostas: a) 3%; b) 28%; c) 35%; d) 99%; e) 1%; f) 10%.

54. As figuras a seguir foram divididas em partes iguais. Escreva no caderno a fração decimal e a porcentagem que representam as partes coloridas de verde em cada figura.

A. Ilustração de um quadrado dividido em 100 partes iguais. 22 partes estão coloridas de verde.
B. Ilustração de um quadrado dividido em 100 partes iguais. 82 partes estão coloridas de verde.

Respostas: A. 22 100 ; 22%; B. 82 100 ; 82%.

55. Ícone uso de instrumentos Com uma calculadora, calcule as porcentagens a seguir.

a) 20% de 530.

b) 35% de 2.420.

c) 8% de 250.

d) 15% de 1.200.

e) 50% de 3.600.

f) 65% de 800.

Respostas: a) 106; b) 847; c) 20; d) 180; e) 1.800; f) 520.

56. Verifique como podemos escrever a fração 1 4 na forma de porcentagem.

Escrevemos uma fração equivalente a 1 4 que tenha denominador 100.

Esquema com 3 frações com igualdade entre elas. Início de fração, numerador: 1, denominador: 4, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 5, denominador: 20, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 25, denominador: 100, fim de fração. Há uma seta do numerador 1 ao 5, indicando a operação vezes 5, uma seta do numerador 5 ao 25, indicando a operação vezes 5. Também há  uma seta do denominador 4 ao 20, indicando a operação vezes 5 e uma seta do numerador 20 ao 100, indicando a operação vezes 5.

Como 1 4 = 25 100 e 25 100 = 25 % , concluímos que 1 4 = 25 % .

Agora, escreva no caderno as frações na forma de porcentagem.

a) 7 10

b) 3 5

c) 1 5

d) 16 25

e) 7 50

f) 2 5

Respostas: a) 70%; b) 60%; c) 20%; d) 64%; e) 14%; f) 40%.

57. Paulo coleciona figurinhas, das quais 2 5 são de animais, 3 10 são de plantas, 1 4 é de carros e o restante é de modalidades esportivas.

a) Das figurinhas que Paulo tem, quantos por cento são de:

  • animais?
  • plantas?
  • carros?

Respostas: Animais: 40%; plantas: 30%; carros: 25%.

b) Escreva a fração decimal e a porcentagem das figurinhas de Paulo correspondentes a modalidades esportivas.

Resposta: 5 100 ; 5%.

58. César está economizando dinheiro para comprar um violão que custa R$ 500,00. Ele já economizou uma quantia correspondente a 1 4 do preço do violão.

a) Qual porcentagem corresponde à quantia que César já economizou?

b) Quantos reais César já economizou?

Respostas: a) 25%; b) R$ 125,00.

Página 122

59. Renato calculou mentalmente 30% de R$ 400,00.

Ilustração de um menino, com um balão de pensamento, no qual há o seguinte texto: 'Como 10 por cento de 400 é igual a 40, temos que 20 por cento é igual a 40 mais 40, igual a 80, e 30 por cento é igual a 40 mais 40 mais 40 igual a 120.'.

Note que Renato calculou inicialmente 10% de 400. Mas como queria calcular 30% de 400, ele adicionou 3 vezes o resultado dos 10%. De maneira semelhante, calcule mentalmente:

a) 20% de R$ 300,00.

b) 30% de R$ 500,00.

c) 40% de R$ 200,00.

d) 50% de R$ 700,00.

e) 60% de R$ 600,00.

f) 70% de R$ 100,00.

Respostas: a) R$ 60,00; b) R$ 150,00; c) R$ 80,00; d) R$ 350,00; e) R$ 360,00; f) R$ 70,00.

60. Pedro comprou uma bicicleta no valor de R$ 580,00 com a seguinte condição de pagamento: entrada de 20% e o restante em 4 parcelas iguais.

Com essas informações, elabore duas ou mais questões para um colega resolver. Depois, verifique se as respostas dele estão corretas.

Resposta pessoal.

61. Certa empresa tem 1.200 funcionários, dos quais 55% são mulheres.

a) Quantas mulheres trabalham nessa empresa?

Resposta: 660 mulheres.

b) Qual é a porcentagem de homens que trabalha nessa empresa? Quantos homens trabalham nela?

Respostas: 45%; 540 homens.

c) Escreva as frações decimais que representam as porcentagens de homens e a de mulheres que trabalham nessa empresa.

Resposta: Homens: 45 100 ; mulheres: 55 100 .

62. Na tabela está indicada a porcentagem aproximada de energia elétrica consumida por alguns aparelhos, em relação ao valor da fatura, no mês de março na casa de Paula.

Energia elétrica consumida na casa de Paula (em %) - março de 2023

Aparelho elétrico

Porcentagem de consumo

Chuveiro elétrico

30%

Geladeira

30%

Lâmpadas

15%

Lavadora

10%

Outros

15%

Fonte de pesquisa: Anotações de Paula.

Sabendo que o valor da fatura desse mês foi R$ 200,00, calcule quantos reais, aproximadamente, foram gastos com:

a) chuveiro elétrico;

b) geladeira;

c) lâmpadas;

d) lavadora;

e) outros.

Respostas: a) R$ 60,00; b) R$ 60,00; c) R$ 30,00; d) R$ 20,00; e) R$ 30,00.

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Adição e subtração de frações

Frações com denominadores iguais

Gilberto fez uma viagem de carro com sua família. Ele partiu de Caxias do Sul (RS) em direção a Florianópolis (SC), parando duas vezes. Ao percorrer 5 9 do trajeto, parou para abastecer. Depois, percorreu mais 2 9 do trajeto e parou para almoçar.

Que fração representa o trajeto percorrido até a parada para o almoço?

Podemos responder a esta questão efetuando uma adição de frações.

Esquema com uma adição de frações. Início de fração, numerador: 5, denominador: 9, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 2, denominador: 9, fim de fração. Está indicado que a primeira fração corresponde a: 'Trajeto percorrido até a parada para abastecer.' e a segunda fração corresponde a fração: 'Trajeto percorrido entre as paradas para abastecer e para o almoço.'. A adição resulta em início de fração, numerador: 5 mais 2, denominador: 9, fim de fração. Igual a início de fração, numerador: 7, denominador: 9, fim de fração. Essa última fração corresponde a fração: 'Trajeto percorrido até a parada para o almoço.'.

Representando essa situação por meio de uma figura dividida em partes iguais, temos:

Ilustração de um retângulo dividido em 9 partes iguais. Início da figura: 'Caxias do Sul', final da figura: 'Florianópolis'. 5 partes coloridas de roxo. Está indicado que essa parte corresponde a fração: 'cinco nonos'. 2 partes coloridas de verde. Está indicado que essa parte corresponde a fração: 'dois nonos'. Acima da figura, há uma indicação entre o início da parte roxa e o final da parte verde, com a fração: '7 nonos'.

Portanto, até a parada para o almoço Gilberto percorreu 7 9 do trajeto.

Em uma adição de frações com denominadores iguais, adicionamos os numeradores e mantemos o denominador.

Que fração representa o trajeto a ser percorrido após a parada para o almoço?

Para responder a esta questão, escrevemos uma fração que represente o trajeto todo, ou seja, 9 9 , e subtraímos 7 9 , referente ao trajeto percorrido até parada para o almoço.

Esquema com uma subtração de frações. Início de fração, numerador: 9, denominador: 9, fim de fração, menos, início de fração, numerador: 7, denominador: 9, fim de fração. Está indicado que a primeira fração corresponde a: 'Trajeto todo.' e a segunda fração corresponde a fração: 'Trajeto percorrido até a parada para o almoço.'. A subtração resulta em início de fração, numerador: 9 menos 7, denominador: 9, fim de fração. Igual a início de fração, numerador: 2, denominador: 9, fim de fração. Essa última fração corresponde a fração: 'Trajeto a ser percorrido após a parada para o almoço.'.

Portanto, após o almoço ainda faltava percorrer 2 9 do trajeto.

Em uma subtração de frações com denominadores iguais, subtraímos os numeradores e mantemos o denominador.

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Frações com denominadores diferentes

Valquíria e Gabriela compraram um bolo e o dividiram em 12 partes iguais. Valquíria comeu 1 4 do bolo e Gabriela, 1 3 .

Ilustração de um prato com marcações para 12 divisões iguais. Sobre ele há 5 fatias iguais de um bolo. Cada fatia tem o mesmo tamanho da divisão do prato.

Para calcular a fração referente à parte do bolo que elas comeram juntas, precisamos calcular 1 4 + 1 3 . Note que essas frações têm denominadores diferentes.

Para adicioná-las, podemos obter frações equivalentes com denominadores iguais.

Esquema com a igualdade entre duas frações com a identificação de 'Valquíria'. Início de fração, numerador: 1, denominador: 4, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 3, denominador: 12, fim de fração. Há uma seta do numerador 1 ao 3, indicando a operação vezes 3 e outra seta do denominador 4 ao 12, indicando a operação vezes 3.
Esquema com a igualdade entre duas frações com a identificação de 'Gabriela'. Início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 4, denominador: 12, fim de fração. Há uma seta do numerador 1 ao 4, indicando a operação vezes 4 e outra seta do denominador 3 ao 12, indicando a operação vezes 4.

Em seguida, adicionamos as frações equivalentes.

1 4 + 1 3 = 3 12 + 4 12 = 7 12

Portanto, Valquíria e Gabriela comeram juntas 7 12 do bolo.

Após as duas comerem, que fração representa o que sobrou do bolo todo?

Para responder a esta pergunta, precisamos calcular 1 7 12 . Como 1 inteiro é equivalente a 12 12 , temos:

1 7 12 = 12 12 7 12 = 5 12

Portanto, sobrou 5 12 do bolo.

Atenção!

Nessa situação, 1 inteiro representa todo o bolo.

Em uma adição ou subtração de frações com denominadores diferentes, inicialmente fazemos a substituição por frações equivalentes com o mesmo denominador. Em seguida, adicionamos ou subtraímos as frações equivalentes.

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Instrumentos e softwares

Operações com frações em uma calculadora científica

As calculadoras científicas têm teclas que facilitam a obtenção de certos resultados. Entre essas teclas, algumas possibilitam efetuar operações com frações.

Verifique como calcular o valor de 1 3 + 1 4 em uma calculadora científica.

Fotografia de uma calculadora científica. Nessa calculadora, além dos botões com os números, há outros botões, para outras operações, como por exemplo, o cálculo de frações.
Calculadora científica.

1º passo

Para registrar a fração 1 3 , digite as teclas Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 1. Ilustração de uma tecla de calculadora com a elevado a, início de fração, numerador: b, denominador: c, fim de fração. Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 3..

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando 0 no visor e um ponto ao final. Na parte superior do visor, há o número 1, um símbolo semelhante a letra L espelhada e o número 3 ao lado. Está indicado que o símbolo entre o 1 e o 3 representa o traço da fração.

2º passo

Para adicionar a fração registrada no passo anterior e a fração 1 4 , digite as teclas Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de adição. Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 1. Ilustração de uma tecla de calculadora com a elevado a, início de fração, numerador: b, denominador: c, fim de fração. Ilustração de uma tecla de calculadora com o número 4. .

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando 0 no visor e um ponto ao final. Na parte superior do visor,  1, símbolo do traço da fração, 3 mais 1, símbolo do traço da fração, 4.

3º passo

Por fim, digite a tecla Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de igual. para obter o resultado.

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando no visor o 7, símbolo do traço da fração, 12 e um ponto ao final. Na parte superior do visor, há a indicação de 1 símbolo do traço da fração, 3 mais 1 símbolo do traço da fração 4.

Em alguns casos, visualizamos no visor da calculadora o resultado de uma operação com frações em números na forma mista. Verifique, por exemplo, o cálculo de 1 3 + 3 4 .

Seguindo os mesmos procedimentos apresentados anteriormente, obtemos o número na forma mista 1 1 12 .

Ilustração do visor de uma calculadora apresentando no visor o 1 símbolo do traço da fração 1 símbolo do traço da fração 12 e um ponto ao final. Na parte superior do visor, há a indicação de 1 símbolo do traço da fração 3 mais 3 símbolo do traço da fração 4.

Para efetuar uma subtração, usamos os mesmos procedimentos apresentados, porém digitamos a tecla Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de menos. em vez da Ilustração de uma tecla de calculadora com o símbolo de adição..

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

63. Efetue os cálculos.

a) 3 2 + 4 2

b) 12 27 + 1 27

c) 1 8 + 5 8 + 2 8

d) 4 9 2 9

e) 8 15 7 15

f) 15 23 12 23

Respostas: a) 7 2 ; b) 13 27 ; c) 8 8 ou 1; d) 2 9 ; e) 1 15 ; f) 3 23 .

64. Rafael está assentando azulejos na parede de uma cozinha.

Na parte da manhã, ele concluiu 6 14 da parede.

Na parte da tarde, ele concluiu 5 14 da parede.

a) Que fração da parede Rafael azulejou nesse dia?

b) Que fração da parede ainda falta azulejar?

Respostas: a) 11 14 ; b) 3 14 .

65. Copie as frações no caderno e substitua cada pelo número que falta.

a) 13 + 13 = 13

b) 8 + 8 = 1

c) 15 = 9

d) 9 9 > 1

e) 9 + 9 < 2

f) 5 19 = 6 19

Sugestão de respostas: a) 1 13 + 1 13 = 2 13 ; b) 7 8 + 1 8 = 1 ; c) 13 15 4 15 = 9 15 ; d) 20 9 10 9 > 1 ; e) 1 9 + 1 9 < 2 ; f) 12 19 5 19 1 19 = 6 19 .

66. Em seu caderno, escreva duas frações cuja:

a) soma seja igual a 6 8 .

b) diferença seja igual a 2 12 .

c) soma esteja entre 0 e 1 2 .

d) diferença seja maior do que 1 4 .

Sugestão de respostas: a) 5 8 ; 1 8 . b) 6 12 ; 4 12 . c) 3 9 ; 1 9 . d) 3 5 ; 1 5 .

67. Os recipientes a seguir são iguais e as marcações indicadas são igualmente espaçadas, porém cada um deles está com uma quantidade diferente de líquido.

A. Ilustração de um recipiente graduado com 4 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a terceira graduação.
B. Ilustração de um recipiente graduado com 6 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a primeira graduação.
C. Ilustração de um recipiente graduado com 5 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a segunda graduação.
D. Ilustração de um recipiente graduado com 7 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a quarta graduação.

a) Que fração representa a quantidade de líquido de cada recipiente?

Resposta: A: 3 4 ; B: 1 6 ; C: 2 5 ; D: 4 7 .

b) Em cada recipiente, qual fração representa a quantidade de líquido que falta para encher?

Resposta: A: 1 4 ; B: 5 6 ; C: 3 5 ; D: 3 7 .

68. Leia o texto a seguir.

Um terreno terá 3 15 de sua medida de área ocupada por um jardim, 6 15 , por uma praça e o restante, por um estacionamento.

De acordo com o texto elabore questões envolvendo adição ou subtração de frações para um colega resolver. Em seguida, verifique se ele resolveu corretamente.

Resposta pessoal.

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69. Efetue os cálculos no caderno simplificando o resultado quando possível.

a) 1 7 + 2 5

b) 3 8 + 5 6

c) 1 6 + 7 12

d) 1 7 + 2 4

e) 5 6 7 12

f) 4 5 2 3

g) 5 6 4 8

h) 12 5 1 2

Respostas: a) 19 35 ; b) 29 24 ; c) 3 4 ; d) 9 14 ; e) 1 4 ; f) 2 15 ; g) 1 3 ; h) 19 10 .

70. Ícone uso de instrumentos Efetue as operações em uma calculadora. Depois, desenhe em seu caderno uma reta numérica, organizando nela os resultados obtidos.

a) 2 3 + 1 4

b) 3 12 + 1 2

c) 3 4 5 12

d) 3 4 2 3

Respostas nas orientações ao professor.

71. O tanque de combustível de um veículo flex estava vazio quando foi abastecido. Da capacidade total, 1 3 foi abastecido com etanol e 2 5 , com gasolina.

a) Considerando a capacidade total do tanque, que fração representa a parte abastecida?

b) Que fração da medida de capacidade total do tanque faltou abastecer?

Respostas: a) 11 1 5 ; b) 4 15 .

72. Joana faz salgados para vender. Ela recebeu uma encomenda de 450 salgados, dos quais 1 3 são quibes, 2 9 são coxinhas e o restante são empadas.

a) Sabendo que ela já fez os quibes e as coxinhas, que fração representa a parte da encomenda que já está pronta?

b) Que fração da encomenda representa a quantidade de empadas?

c) Essa encomenda deve ter quantas empadas?

Respostas: a) 5 9 ; b) 4 9 ; c) 200 empadas.

73. Três amigos, Júlio, Mateus e Ricardo, compraram uma pizza de 12 pedaços.

  • Júlio comeu 1 6 dela.
  • Mateus comeu 1 4 dela.
  • Ricardo, 1 3 dela.

Que fração representa os pedaços que sobraram da pizza?

Resposta: 3 12 .

74. Ícone desafio. Em um aquário despejaram certa quantidade de água, equivalente a 4 5 de sua medida de capacidade. Em seguida, desse mesmo aquário, retirou-se o equivalente a 1 2 de sua medida de capacidade. Que fração da medida de capacidade do recipiente encontra-se:

a) com água?

b) sem água?

Respostas: a) 3 10 ; b) 7 10 .

75. Para cada situação, elabore algumas questões envolvendo adição ou subtração de frações para um colega resolver. Em seguida, verifique se ele resolveu corretamente.

Há 420 lugares em uma sala de cinema. Certo dia, todos os assentos foram ocupados em uma das sessões. Dos ingressos vendidos, 3 5 eram inteiros e 7 20 eram meias-entradas.

Na turma de Gustavo há 28 estudantes. Para participar de uma gincana eles devem eleger, por meio de uma votação, o presidente e o vice-presidente, entre os candidatos A, B e C. Entre os estudantes, 2 3 votaram no candidato A e 1 7 , no candidato B.

Resposta pessoal.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. O mosaico a seguir é composto de triângulos iguais.

Ilustração de um mosaico composto por 66 triângulos. 18 coloridos de roxo, 32 de verde e 16 de amarelo.

Que fração desse mosaico corresponde às partes pintadas de:

a) roxo?

b) verde?

c) amarelo?

Respostas: a) 18 66 ou 3 11 ; b) 32 66 ou 16 33 ; c) 16 66 ou 8 33 .

2. Dos 32 estudantes de uma turma de 6º ano, 28 jogaram futebol na aula de Educação Física. Que fração representa a quantidade desses estudantes em relação à quantidade total da turma?

Resposta: 7 8 .

3. O veículo de Paulo iniciou uma viagem com o tanque cheio e consumiu 3 5 do combustível em todo o trajeto. Sabendo que a medida de capacidade desse tanque é 45   L , calcule quantos litros o veículo consumiu nessa viagem.

Resposta: 27   L .

4. Quantos quilogramas há em:

a) 3 8 de 1   t ?

b) 2 5 de 3   t ?

c) 3 16 de 4   t ?

d) 5 25 de 2   t ?

Professor, professora: Lembre os estudantes de que t é a abreviatura de tonelada e de que 1   t = 1 . 000   kg .

Respostas: a) 375   kg ; b) 1 . 200   kg ; c) 750   kg ; d) 400   kg .

5. Em uma folha de papel avulsa, copie as igualdades substituindo cada pelo número adequado.

a) 5 = 3 4 5

b) 10 6 = 6

c) 25 = 6 4

d) 3 1 12 = 7

Respostas: a) 19 5 = 3 4 5 ; b) 10 6 = 1 4 6 ; c) 25 4 = 6 1 4 ; d) 3 1 12 = 2 7 12 .

6. Para ser aprovado na 1ª fase de um concurso, o candidato deve acertar 3 5 das questões de uma prova. Paulo acertou 5 9 delas e Laís, 7 10 .

a) Quem acertou mais questões?

Resposta: Laís.

b) Paulo foi aprovado na 1ª fase do concurso? Justifique sua resposta.

Resposta: Não, pois 5 9 < 3 5 .

c) Laís foi aprovada no concurso? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, pois 7 10 > 3 5 .

d) Sabendo que a prova tinha 90 questões, quantas questões a mais Paulo deveria acertar para ser aprovado na 1ª fase do concurso?

Resposta: 4 questões.

7. José, Ricardo e Renata colecionam selos.

  • Renata tem 500 selos.
  • José tem 30% da quantidade de selos de Ricardo.
  • Ricardo tem 60% da quantidade de selos de Renata.

Quantos selos cada um tem?

Resposta: Renata: 500 selos; Ricardo: 300 selos; José: 90 selos.

8. Em uma folha de papel avulsa, efetue os cálculos escrevendo os resultados com uma fração irredutível e com um número na forma mista.

a) 10 7 + 12 7

b) 1 2 + 5 6 + 7 6

c) 8 5 + 4 3

d) 10 7 1 3

e) 5 3 + 7 6 + 11 3

f) 12 5 1 3

g) 1 8 3 2 6

Respostas: a) 22 7 ; 3 1 7 . b) 5 2 ; 2 1 2 . c) 44 15 ; 2 14 15 . d) 23 21 ; 1 2 21 . e) 13 2 ; 6 1 2 . f) 31 15 ; 2 1 15 . g) 17 3 ; 5 2 3 .