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UNIDADE

6

Números decimais

Fotografia. Banca de uma quitanda com várias cestas contendo frutas. Dentre elas, banana, caju, abóbora, limão e figo. Há plaquinhas com indicação do preço por quilograma, em números decimais. Há preços como: 48,90; 45,90; 25,50; 19,00; 10,00; e 15,00.
Banca de frutas expostas à venda cujos preços foram indicados com números decimais.

Agora vamos estudar...

  • os décimos, centésimos e milésimos;
  • as transformações de números decimais em números fracionários;
  • as transformações de números fracionários em números decimais;
  • os números decimais na reta numérica;
  • a comparação de números decimais.

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Décimo, centésimo e milésimo

Considere o cubo como unidade. Cada parte obtida ao dividi-lo em 10, 100 ou 1.000 partes iguais corresponde, respectivamente, às frações decimais 1 10 (um décimo), 1 100 (um centésimo) e 1 1 . 000 (um milésimo).

Todas as frações decimais podem ser representadas por um número na forma decimal ou, simplesmente, número decimal.

Ilustração de um cubo.
Unidade.

Unidade dividida em 10 partes iguais.

Ilustração de um cubo formado por 10 placas empilhadas: 9 amarelas e uma roxa. Ao lado, em destaque, está uma placa amarela, indicando que foi retirada da pilha.
Um décimo: 1 10 ou 0,1.

Unidade dividida em 100 partes iguais.

Ilustração de um cubo formado por 100 barrinhas: 99 amarelas e uma roxa. Ao lado, em destaque, está uma barrinha amarela, indicando que foi retirada da pilha.
Um centésimo: 1 100 ou 0,01.

Unidade dividida em 1.000 partes iguais.

Ilustração de um cubo formado por 1000 cubinhos: 999 amarelos e um roxo. Ao lado, em destaque, está um cubinho amarelo, indicando que foi retirado da pilha.
Um milésimo: 1 1 . 000 ou 0,001.

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Relação entre números decimais e frações decimais

Utilizando os conhecimentos apresentados no tópico anterior, podemos representar frações decimais na forma de números decimais. Vamos escrever as frações decimais 6 10 , 23 100 e 301 1 . 000 na forma de números decimais.

Ilustração de um cubo dividido em 10 partes iguais, com 6 partes coloridas de amarelo.
Igualdade: início de fração, numerador: 6; denominador: 10, fim de fração. Está indicado 'fração decimal'. Igual a 0,6 está indicado 'número decimal'.
Ilustração de um cubo dividido em 100 partes iguais, com 23 partes coloridas.
Igualdade: início de fração, numerador: 23; denominador: 100, fim de fração. Está indicado 'fração decimal'. Igual a 0,23 está indicado 'número decimal'.
Ilustração de um cubo dividido em 1000 partes iguais, com 31 partes coloridas.
Igualdade: início de fração, numerador: 301; denominador: 1000, fim de fração. Está indicado 'fração decimal'. Igual a 0,301 está indicado 'número decimal'.

Uma estratégia prática para transformar frações decimais em números decimais é escrever o numerador da fração e usar vírgula para separar a parte inteira da parte decimal, de modo que a quantidade de algarismos da parte decimal seja igual à quantidade de zeros do denominador da fração. Considere alguns exemplos.

Igualdade: início de fração, numerador: 32; denominador: 10, fim de fração. Está indicado no algarismo 0 do número 10 '1 zero'. Igual a 3,2 está indicado no número 2, 'um algarismo depois da vírgula'.
Igualdade: início de fração, numerador: 128; denominador: 100, fim de fração. Está indicado no 0 0 do número 100 '2 zeros'. Igual a 1,28 está indicado no número 28 '2 algarismos depois da vírgula'.
Igualdade: início de fração, numerador: 36; denominador: 1000, fim de fração. Está indicado no 0 0 0 do número 1000 '3 zeros'. Igual a 0 vírgula 0 36 está indicado no número 0 36, '3 algarismos depois da vírgula'.

A seguir, verifique como é possível representar o número decimal 2,3 (lê-se 2 inteiros e 3 décimos) usando figuras. Nesse caso, vamos construir inicialmente 3 figuras com as mesmas dimensões. Cada uma delas corresponde a um inteiro, sendo uma delas dividida em 10 partes iguais. Em seguida, pintamos duas de verde e uma delas pintamos de verde apenas 3 partes.

Ilustração de 3 figuras de com o mesmo tamanho. Duas delas estão completamente coloridas de verde, e está escrito '2 inteiros'. A outra está dividida em 10 partes iguais, 3 estão coloridas de verde; está escrito '3 décimos'.

Também podemos representar o número 2,3 pela fração decimal 23 10 ou pelo número na forma mista 2 3 10 .

Questão 1. Em seu caderno, escreva as frações decimais apresentadas a seguir na forma de número decimal.

a) 95 10

b) 423 100

c) 4 . 738 1 . 000

d) 75 100

e) 131 10

Respostas: a) 9,5; b) 4,23; c) 4,738; d) 0,75; e) 13,1.

Questão 2. Em seu caderno, represente o número 3,6 utilizando figuras. Depois, escreva a fração decimal e o número na forma mista correspondente a esse número.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

Questão 2. Descreva a um colega como você representaria o número 3,6 com figuras. Depois, escreva a fração decimal e o número na forma mista correspondente a esse número.

Resposta: inicialmente, represento três figuras com as mesmas dimensões (cada uma delas corresponde a um inteiro) e pinto elas completamente. Em seguida, represento uma quarta figura, com a mesma dimensão das figuras anteriores, e a divido em dez partes iguais. Por fim, pinto seis dessas partes; Fração decimal: 3610 ; número na forma mista: 3610 .

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Números decimais no quadro de ordens

Podemos representar números decimais em um quadro de ordens. Verifique, por exemplo, como representamos nesse quadro os números 8,9 (oito inteiros e nove décimos); 4,68 (quatro inteiros e sessenta e oito centésimos); 17,851 (dezessete inteiros e oitocentos e cinquenta e um milésimos).

Quadro de ordens

Parte inteira

Parte decimal

D

Dezena

U

Unidade

,

d

Décimo

c

Centésimo

m

Milésimo

8

,

9

4

,

6

8

1

7

,

8

5

1

Atenção!

No número 6,305, por exemplo, o algarismo:

  • 6 tem valor posicional 6;
  • 3 tem valor posicional 0,3;
  • 0 tem valor posicional 0;
  • 5 tem valor posicional 0,005.

A seguir, escrevemos uma possível decomposição dos números representados no quadro de ordens.

  • 8 , 9 = 8 + 0 , 9
  • 4 , 68 = 4 + 0 , 6 + 0 , 0 8
  • 17 , 851 = 10 + 7 + 0 , 8 + 0 , 05 + 0 , 00 1

Questão 3. Ícone atividade oral. Qual é o valor posicional do algarismo 8 em cada um dos números representados no quadro de ordens?

Resposta: 8,9: o algarismo 8 tem valor posicional 8; 4,68: o algarismo 8 tem valor posicional 0,08; 17,851: o algarismo 8 tem valor posicional 0,8.

Questão 4. Decomponha em seu caderno os números apresentados a seguir.

a) 72,08

Sugestão de resposta: 70 + 2 + 0 , 0 8 .

b) 5,115

Sugestão de resposta: 5 + 0 , 1 + 0 , 01 + 0 , 005 .

Transformação de números decimais em números fracionários

Agora, aprenderemos como transformar números decimais em números fracionários. Considere alguns exemplos.

Atenção!

Sempre que possível, simplifique as frações até sua forma irredutível.

a) Expressão numérica: 61,8 igual a 60 mais 1 mais 0,8 igual a. Início de fração, numerador: 600, denominador: 10, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 10, denominador: 10, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 8, denominador: 10, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 618, denominador: 10, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 309, denominador: 5, fim de fração. Uma seta indica dividido por 2 e sai do número 618 e aponta para o número 309. Outra seta indica dividido por 2 e sai do número 10 e aponta para o número 5.
b) Expressão numérica. 7,35 igual a 7 mais 0,3 mais 0 vírgula 0 5 igual a. Início de fração, numerador: 700, denominador: 100, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 30, denominador: 100, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 5, denominador: 100, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 735, denominador: 100, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 147, denominador: 20, fim de fração. Uma seta indica dividido por 5 e sai do número 735 e aponta para o número 147. Outra seta indica dividido por 5 e sai do número 100 e aponta para o número 20.
c) Expressão numérica: 5,796 igual a 5 mais 0,7 mais 0 vírgula 0 9 mais 0 vírgula 0 0 6 igual a. Início de fração, numerador: 5000, denominador: 1000, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 700, denominador: 1000, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 90, denominador: 1000, fim de fração, mais, início de fração, numerador: 6, denominador: 1000, igual a início de fração, numerador: 5796, denominador: 1000, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 1449, denominador: 250, fim de fração. Uma seta indica dividido por 4 e sai do número 5796 e aponta para o número 1449. Outra seta indica dividido por 4 e sai do número 1000 e aponta para o número 250.

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Transformação de números fracionários em números decimais

Vimos anteriormente que podemos transformar frações decimais em números decimais relacionando a quantidade de zeros do denominador com a quantidade de algarismos depois da vírgula. Agora, vamos analisar situações em que o denominador da fração, embora não seja 10, 100 ou 1.000, é múltiplo ou divisor desses números. Nessa situação, usamos frações equivalentes. Considere alguns exemplos.

a) Esquema com duas frações e sua forma decimal. A primeira é início de fração, numerador: 3, denominador: 2, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 15, denominador: 10, fim de fração, igual a 1,5. Uma seta indica vezes 5 e sai do número 3 e aponta para o número 15. Outra seta indica vezes 5 e sai do número 2 e aponta para o número 10.
b) Esquema com duas frações e sua forma decimal. A primeira é início de fração, numerador: 66, denominador: 25, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 264, denominador: 100, fim de fração, igual a 2,64. Uma seta indica vezes 4 e sai do número 66 e aponta para o número 264. Outra seta indica vezes 4 e sai do número 25 e aponta para o número 100.
c) Esquema com duas frações e sua forma decimal. A primeira é início de fração, numerador: 186, denominador: 6000, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 31, denominador: 1000, fim de fração, igual a 0 vírgula 0 31. Uma seta indica dividido por 6 e sai do número 186 e aponta para o número 31. Outra seta indica dividido por 6 e sai do número 6000 e aponta para o número 1000.
d) Esquema com três frações e sua forma decimal. A primeira é início de fração, numerador: 24, denominador: 15, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 8, denominador: 5, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 16, denominador: 10, fim de fração, igual a 1,6. Uma seta indica dividido por 3 e sai do número 24 e aponta para o número 8. Outra seta indica dividido por 3 e sai do número 15 e aponta para o número 5. Uma seta indica vezes 2 e sai do número 8 e aponta para o número 16. Outra seta indica vezes 2 e sai do número 5 e aponta para o número 10.
e) Esquema com três frações e sua forma decimal. Início de fração, numerador: 2457, denominador: 60, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 819, denominador: 20, fim de fração, início de fração, numerador: 4095, denominador: 100, fim de fração, igual a 40,95. Uma seta indica dividido por 3 e sai do número 2457 e aponta para o número 819. Outra seta indica dividido por 3 e sai do número 60 e aponta para o número 20. Uma seta indica vezes 5 e sai do número 819 e aponta para o número 4095. Outra seta indica vezes 5 e sai do número 20 e aponta para o número 100.
f) Esquema com três frações e sua forma decimal. Início de fração, numerador: 7235, denominador: 2500, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 1447, denominador: 500, fim de fração, início de fração, numerador: 2894, denominador: 1000, fim de fração, igual a 2,894. Uma seta indica dividido por 5 e sai do número 7235 e aponta para o número 1447. Outra seta indica dividido por 5 e sai do número 2500 e aponta para o número 500. Uma seta indica vezes 2 e sai do número 1447 e aponta para o número 2894. Outra seta indica vezes 2 e sai do número 500 e aponta para o número 1000.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Em cada item, os cubos estão divididos em partes iguais. Represente no caderno as partes amarelas da figura com uma fração decimal e com um número decimal.

A. Ilustração de um cubo dividido em 10 partes iguais, com 9 partes pintadas de amarelo.
B. Ilustração de um cubo dividido em 100 partes iguais, com 83 partes pintadas de amarelo.
C. Ilustração de um cubo dividido em 1000 partes iguais, com 81 partes pintadas de amarelo.

Respostas: A. 9 10 ; 0,9. B. 83 100 ; 0,83. C. 81 1 . 000 ; 0,081.

2. Copie o quadro em seu caderno. Em seguida, complete-o com a fração decimal ou o número decimal que falta.

Números na forma decimal e fracionária

Fração decimal

Número decimal

176 100

58,221

47 . 108 10

1,008

Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.

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3. É importante ingerir água no decorrer do dia, seja ela obtida diretamente da ingestão de líquidos, seja pela ingestão de alimentos ricos em água, como frutas e verduras. A seguir está indicada a quantidade aproximada de água que algumas frutas têm em relação à medida de suas massas.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de um morango.
Morango: 90 100
Fotografia da fruta banana.
Banana: 72 100
Fotografia da fruta pera.
Pera: 85 100
Fotografia da fruta melancia. Ela está aberta, com uma fatia ao lado.
Melancia: 94 100

No caderno, escreva as frações na forma de número decimal. Depois, escreva esses números por extenso.

Resposta: Morango: 0,90, noventa centésimos; Pera: 0,85, oitenta e cinco centésimos; Banana: 0,72, setenta e dois centésimos; Melancia: 0,94, noventa e quatro centésimos.

4. A capacidade de cada recipiente representado a seguir mede 1   L .

A. Ilustração de um recipiente graduado com 10 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a sexta graduação.
B. Ilustração de um recipiente graduado com 10 graduações indicadas por traços. Ele está preenchido por líquido até a quarta graduação.

Atenção!

As marcações indicam a divisão de cada recipiente em partes iguais.

Escreva no caderno a quantidade de água de cada recipiente, em litro, com uma fração decimal e com um número decimal.

Respostas: A. 6 10   L , 0 , 6   L ; B. 4 10   L , 0 , 4   L .

5. Considerando cada retângulo a seguir como 1 unidade, escreva no caderno a fração e o número misto que representa as partes em verde. Depois, escreva o número decimal correspondente a essa fração.

Ilustração de duas figuras iguais. Uma figura está completamente colorida de verde e a outra está dividida em 4 partes iguais com 3 delas coloridas de verde.

Resposta: 7 4 = 1 3 4 ; 1,75.

6. Ícone uso de instrumentos A régua representada a seguir tem divisões em centímetros e milímetros. Cada centímetro está dividido em 10 partes iguais, que correspondem a 10   mm . Então cada uma dessas partes corresponde a 1   mm .

Ilustração de uma parte de uma régua, com dois segmentos de reta: indo de 0 a 1 milímetro indicando '1 milímetro'; indo de 2 centímetros a 3 centímetros, indicando '1 centímetro'.

Como 1   cm = 10   mm , temos:

1   mm = 1 10   cm = 0 , 1   cm

Verifique o segmento de reta A B que Mariana traçou utilizando uma régua.

Ilustração de uma parte de uma régua, com um segmento indo de A, em 0, até B, em 4 vírgula 7.

O comprimento desse segmento de reta mede 4   cm   7   mm . Podemos também representar essa medida da seguinte maneira:

4   cm   7   mm = 4   cm + 0 , 7   cm = 4 , 7   cm

Utilizando uma régua, determine a medida do comprimento de cada segmento de reta a seguir, em centímetros, e escreva-a no caderno.

Ilustração de um segmento C D com 3,8 centímetros de medida de comprimento.
Ilustração de um segmento E F com 5,2 centímetros de medida de comprimento.
Ilustração de um segmento G H com 3,1 centímetros de medida de comprimento.
Ilustração de um segmento I J com 4,6 centímetros de medida de comprimento.

Respostas: CD: 3 , 8   c m ; EF: 5 , 2   c m ; GH: 3 , 1   c m ; IJ: 4 , 6   c m .

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7. A medida de temperatura normal do corpo humano varia entre 36 , 5   ° C e 37 , 2   ° C . Raul mediu sua temperatura com o termômetro a seguir e confirmou que está com febre, ou seja, a medida da sua temperatura está maior do que a normal.

Ilustração de um termômetro indicando 38,3 graus.

a) Qual medida de temperatura o termômetro está marcando?

Resposta: 38 , 3   ° C .

b) Decomponha o número decimal que expressa a medida que você escreveu no item a.

Sugestão de resposta: 30 + 8 + 0 , 3 .

8. Na imagem a seguir está representada parte de uma fita métrica de 1   m .

Ilustração de parte de uma fita métrica de 1 a 6 centímetros. Há uma indicação do início da fita até a marcação de número 1: '1 centímetro'.

Nela, o metro está dividido em 100 partes iguais. Cada uma dessas partes corresponde a 1   cm , então:

1   cm = 1 100   m = 0 , 01   m

Copie no caderno os itens a seguir substituindo cada pelo número adequado.

a) 5   cm = 5 100   m = m

Resposta: 5   cm = 5 100   m = 0 , 05   m .

b) 20   cm =   m = m

Resposta: 20   cm = 20 100   m = 0 , 20   m .

c) 65   cm =   m = m

Resposta: 65   cm = 65 100   m = 0 , 65   m .

9. A tamburutaca é um animal marinho que consegue golpear suas presas em aproximadamente 3 milésimos de segundo.

Fotografia de uma tamburutaca, uma espécie de crustáceo. Tem o corpo longo e várias patas e algumas presas.
Tamburutaca.

Atenção!

Ao dividirmos um segundo em 1.000 partes iguais, cada uma delas corresponde a 1 milésimo de segundo (ms), ou seja:

1   ms = 1 1 . 000   s .

Determine qual dos cronômetros representados a seguir está indicando corretamente a medida do tempo do golpe da tamburutaca.

A. Ilustração de um cronômetro marcando '0 minuto', '3 segundos' e '0 milésimos de segundo'.
B. Ilustração de um cronômetro marcando '0 minuto', '0 segundo' e '300 milésimos de segundo'.
C. Ilustração de um cronômetro marcando '3 minutos', '0 segundo' e '0 milésimo de segundo'.
D. Ilustração de um cronômetro marcando '0 minuto', '0 segundo' e '30 milésimos de segundo'.
E. Ilustração de um cronômetro marcando '0 minuto', '0 segundo' e '3 milésimos de segundo'.

Resposta: Alternativa E.

Atenção!

Nos cronômetros apresentados, a indicação da medida do tempo decorrido está organizada da seguinte forma.

Ilustração de um cronômetro marcando '0 minutos', '0 segundos' e '0 milésimos de segundo'. A indicação para os minutos está à esquerda. Seguido de dois pontos está a indicação para segundos. E por último, ao lado e um pouco acima a indicação para milésimos de segundos.

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10. A unidade monetária no Brasil é o Real. Um real equivale a 100 centavos, logo 1 centavo equivale a 1 centésimo de real.

Fotografia de uma moeda de 1 real na face coroa. Ao lado, há uma placa com a indicação: '1 real; R$ 1 vírgula 0 0'.
Fotografia de uma moeda de 1 centavo na face coroa. Ao lado, há uma placa com a indicação: '1 centavo; R$ 0 vírgula 0 1'.

Atenção!

1 centavo é igual a 1 100 de real ou 0,01 de 1 real.

Escreva no caderno a fração decimal e o número decimal que as moedas a seguir representam em relação a R$ 1,00.

A. Fotografia de uma moeda de 5 centavos.
B. Fotografia de uma moeda de 10 centavos.
C. Fotografia de uma moeda de 25 centavos.
D. Fotografia de uma moeda de 50 centavos.

Respostas: A. 5 100 e 0,05; B. 10 100 e 0,10; C. 25 100 e 0,25; D. 50 100 e 0,50.

11. Construa no caderno um quadro de ordens e escreva nele os números indicados no visor de cada balança representada a seguir. Depois escreva esses números por extenso.

A. Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com tomates dentro. No visor de quilograma: 1,486.
B. Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com maçãs dentro. No visor de quilograma: 0,674.
C. Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com cenouras dentro. No visor de quilograma: 2,508.
D. Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com alho dentro. No visor de quilograma 0,995.

Respostas nas orientações ao professor.

12. Em cada item, transforme o número decimal em uma fração. Por fim, escreva a fração em sua forma irredutível.

a) 2,8

b) 10,15

c) 7,109

d) 1,205

e) 25,1

f) 3,82

Respostas: a) 14 5 ; b) 203 20 ; c) 7 . 109 1 . 000 ; d) 241 200 ; e) 251 10 ; f) 191 50 .

13. Estudamos anteriormente uma possível decomposição do número 17,851. Agora, considere outra maneira de decompor esse número.

17 , 851 = 1 10 + 7 1 + 8 0 , 1 + 5 0 , 01 + 1 0 , 00 1

Usando esse procedimento, decomponha os números apresentados de duas maneiras diferentes.

a) 18,9

b) 5,47

c) 93,858

d) 16,905

Sugestão de respostas: a) 18 , 9 = 1 10 + 8 1 + 9 0 , 1 , 18 , 9 = 10 + 8 + 0 , 9 ; b) 5 , 47 = 5 1 + 4 0 , 1 + 7 0 , 01 , 5 , 47 = 5 + 0 , 4 + 0 , 07 ; c) 93 , 858 = 9 10 + 3 1 + 8 0 , 1 + 5 0 , 01 + 8 0 , 001 , 93 , 858 = 90 + 3 + 0 , 8 + 0 , 05 + 0 , 008 ; d) 16 , 905 = 1 10 + 6 1 + 9 0 , 1 + 0 0 , 01 + 5 0 , 001 ; 16 , 905 = 10 + 6 + 0 , 9 + 0 + 0 , 005 .

14. Efetue os cálculos necessários e componha os números.

a) 30 + 6 + 0 , 1 + 0 , 09 + 0 , 00 7

b) 60 + 4 + 0 , 8 + 0 + 0 , 00 2

c) 7 10 + 9 1 + 0 0 , 1 + 6 0 , 01 + 7 0 , 00 1

d) 1 1 + 5 0 , 1 + 1 0 , 01 + 4 0 , 00 1

Respostas: a) 36,197; b) 64,802; c) 79,067; d) 1,514.

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15. Em cada item, transforme a fração em um número decimal. Depois, escreva como se lê esse número.

a) 4 5

Respostas: 0,8; oito décimos.

b) 43 20

Respostas: 2,15; dois inteiros e quinze centésimos.

c) 12 . 008 2 . 000

Respostas: 6,004; seis inteiros e 4 milésimos.

d) 316 80

Respostas: 3,95; três inteiros e noventa e cinco centésimos.

e) 63 45

Respostas: 1,4; um inteiro e 4 décimos.

f) 1 . 981 350

Respostas: 5,66; cinco inteiros e sessenta e seis centésimos.

16. Ícone uso de instrumentos O dinheiro que Josemar economizou para comprar uma guitarra está representado a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de dois grupos de 5 cédulas e 8 moedas. Grupos de cédulas: duas de 200 reais e 3 de 100 reais; 4 de 20 reais e uma de 5 reais, moedas: 3 de 1 real; uma de 50 centavos, duas de 10 centavos e duas de 5 centavos.

Usando uma calculadora, determine o valor que Josemar economizou.

Resposta: R$ 788,80.

17. Com as cédulas e moedas apresentadas a seguir, elabore um problema envolvendo números decimais e dê a um colega para resolver. Por fim, verifique se a resposta dele está correta.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de uma cédula de 20 reais, e de 6 de moedas. Elas são: 4 de 1 real, uma de 50 centavos e uma de 5 centavos.

Resposta pessoal.

Representando números decimais na reta numérica

Neste tópico, vamos estudar os números decimais na reta numérica. Inicialmente, representaremos o número 2,4 na reta. Para isso, acompanhe as explicações do professor Pedro.

Ilustração de uma lousa com um professor ao lado. Na lousa há uma reta numérica, com o número 2 indicado à esquerda e o 3 à direita. O professor diz: 'Sabemos que o número 2,4 está entre 2 e 3. Nesse caso, consideramos, na reta numérica, o intervalo apresentado.'.

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Ilustração de uma lousa com um professor ao lado. Na lousa há uma reta numérica, com o número 2 e 3 divididos em 10 partes iguais. O professor diz: 'Dividimos esse intervalo em 10 partes iguais.'.
Ilustração de uma lousa com um professor ao lado. Na lousa há uma reta numérica, com o número 2 e 3 divididos em 10 partes iguais. Entre a quarta e a quinta parte está marcado o  número '2,4'. O professor diz: 'Partindo de 2, consideramos 4 das 10 partes, pois cada marcação feita no intervalo equivale a 0,1 (1 décimo).'.

Agora, vamos representar o número 2,75 na reta numérica. Nesse caso, podemos usar a decomposição de números para facilitar a representação. O número 2,75 é maior do que 2 e menor do que 3 e, apesar de sua parte decimal estar na ordem dos centésimos, não é necessário dividir o intervalo em 100 partes iguais.

Inicialmente, realizamos a decomposição do número 2,75 ( 2 + 0 , 7 5 ). Em seguida, transformamos 0,75 em uma fração e, por fim, obtemos sua forma irredutível.

Sendo assim, 2,75 é igual a 2 inteiros mais 3 4 . Logo, podemos dividir o intervalo entre 2 e 3 em 4 partes iguais. Partindo do 2, contamos 3 dessas partes, da esquerda para a direita, e marcamos o número 2,75.

Igualdades: um número decimal e duas frações. 0,75 igual a, início de fração, numerador: 75, denominador: 100, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 3, denominador: 4. Uma seta indica dividido por 25 e sai do número 75 e aponta para o número 3. Outra seta indica dividido por 25 e sai do número 100 e aponta para o número 4.
Reta numérica de 2 a 3. Há 4 partes entre 2 e 3. Na terceira parte está a indicação: 2,75.

Atenção!

Nesse caso, cada parte equivale a 1 4 ou 0,25.

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Verifique a seguir alguns números decimais representados na reta numérica.

Reta numérica com 12 pontos demarcados. O primeiro ponto, da esquerda para a direita, corresponde ao valor 0, o segundo ponto corresponde à 1, o sexto ponto corresponde à 2, o oitavo ponto corresponde à 3, o décimo ponto corresponde à 4, o décimo segundo ponto corresponde à 5. Além disso, o segundo ponto corresponde à letra 0,40 ou 0,4, o quarto ponto corresponde a 1,5; o quinto ponto corresponde a 1,80, o sétimo ponto corresponde a 2,75; o nono ponto corresponde a 3,2 e o décimo primeiro ponto corresponde a 4,5.

Os números que ocupam a mesma posição na reta numérica são equivalentes. Por exemplo, ao analisar essa reta, concluímos que 0,4 e 0,40 ocupam a mesma posição, logo 0 , 4 = 0 , 4 0 .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

18. Na reta numérica, quanto mais à direita um número estiver, maior ele será. Sabendo disso, analise a reta numérica a seguir e escreva no caderno qual termo substitui corretamente o em cada sentença: maior ou menor.

Reta numérica de 0 a 10. Entre 0 e 1 está: início de fração, numerador: 8, denominador: 10, fim de fração. Entre 3 e 4, está o ponto 3,3. Entre 5 e 6 está o ponto 5,55. Entre 8 e 9 está início de fração, numerador: 163, denominador: 20, fim de fração. Entre 9 e 10, está o ponto 9,9.

a) O número 3,3 é do que 3 e do que 4.

b) 5,55 é do que 4 e do que 5.

c) A fração 8 10 é do que 1 e do que 2.

d) 163 20 é do que 8 e do que 9.

Respostas: a) Maior, menor; b) Maior, maior; c) Menor, menor; d) Maior, menor.

19. Relacione os números apresentados a seguir com as letras indicadas na reta numérica.

  • 2,50

  • 1,8

  • 3,7

  • 40 10

  • 1,375

  • 4,75

Reta numérica de 0 a 5 com a indicação de 6 pontos: de A até F. Entre 1 e 2 estão os pontos A e B nessa ordem. Entre 2 e 3, está o ponto C. Entre 3 e 4 está o ponto D. O ponto E está bem acima do número 4. E, entre 4 e 5 está o ponto F.

Resposta: A: 1 , 375 ; B: 1,8; C: 2 , 50 ; D: 3 , 7 ; E: 40 10 ; F: 4 , 75 .

20. Ícone desafio. O intervalo apresentado em cada uma das retas numéricas está dividido em partes iguais. Identifique o número que está na posição incorreta e, em seu caderno, reconstrua a reta com os números corretos.

A. Reta numérica com 11 pontos demarcados. Os valores marcados correspondem, da esquerda para a direita, a: 16,6; 16,61; 16,62; 16,63; 16,64; 16,65; 16,66; 16,67; 16,68; 16,69; 16,7.
B. Reta numérica com 11 pontos demarcados. Os valores marcados correspondem, da esquerda para a direita, a: 62,64; 62,641; 62,642; 62,643; 62,644; 62,645; 62,646; 62,647; 62,648; 62,649; 62,65.

Respostas nas orientações ao professor.

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Comparação de números decimais

Vimos anteriormente que 0,4 é igual a 0,40. De fato, quando acrescentamos ou retiramos zeros à direita da parte decimal, o valor não se altera, logo 0 , 4 = 0 , 40 = 0 , 40 0 .

Verifique como podemos comparar cubos de dimensão de mesma medida que evidenciem essa igualdade. Os cubos a seguir estão divididos em 10, 100 e 1.000 partes iguais.

Ilustração de um cubo dividido em 10 partes iguais, com 4 partes pintadas de amarelo.

0 , 4 = 4 10

Ilustração de um cubo dividido em 100 partes iguais, com 40 partes pintadas de amarelo.

0 , 40 = 40 100

Ilustração de um cubo dividido em 1000 partes iguais, com 400 partes pintadas de amarelo.

0 , 400 = 400 1 . 000

Note que as partes pintadas de amarelo em cada cubo representam a mesma parte do todo.

Agora, considere alguns exemplos de como podemos comparar dois números decimais.

  • Inicialmente, comparamos a parte inteira.

    8,15 e 5,945

    Como a parte inteira de 8,15 é maior do que a parte inteira de 5,945, segue que 8 > 5 . Portanto, 8 , 15 > 5 , 94 5 .

  • Se as partes inteiras forem iguais, comparamos os décimos.

    2,45 e 2,61

    Como as partes inteiras são iguais, comparamos os décimos: 0 , 4 < 0 , 6 . Portanto, 2 , 45 < 2 , 6 1 .

  • Se a parte inteira e os décimos forem iguais, comparamos os centésimos.

    3,86 e 3,83

    Como a parte inteira e os décimos são iguais, comparamos os centésimos: 0 , 06 > 0 , 0 3 . Portanto, 3 , 86 > 3 , 8 3 .

  • Se a parte inteira, os décimos e os centésimos forem iguais, comparamos os milésimos.

    7,426 e 7,421

    Como a parte inteira, os décimos e os centésimos são iguais, comparamos os milésimos: 0 , 006 > 0 , 00 1 . Portanto, 7 , 426 > 7 , 42 1 .

Atenção!

Lembre-se de que, na reta numérica, quanto mais à direita o número estiver, maior ele será.

Se a quantidade de casas depois da vírgula não for igual, podemos acrescentar ou retirar zeros à direita para igualar a quantidade de algarismos nas casas decimais. Vamos comparar 4,9 e 4,952, por exemplo. Nesse caso, temos que 4 , 9 = 4 , 900 e, dessa forma, podemos comparar 4,900 e 4,952. Portanto, 4 , 900 < 4 , 95 2 .

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

21. Para cada quadro, copie em seu caderno os pares de números decimais que têm o mesmo valor.

a)
  • 7,00
  • 7
  • 0,07
  • 0,007
  • 0,700
  • 7,777
b)
  • 0,1
  • 0,01
  • 0,001
  • 0,010
  • 1,00
  • 10,000
c)
  • 503
  • 5,30
  • 5,003
  • 5,030
  • 5,03
  • 53,03
d)
  • 0,310
  • 3,010
  • 3,100
  • 31,0
  • 3,001
  • 3,10

Respostas: a) 7,00 e 7; b) 0,01 e 0,010; c) 5,03 e 5,030; d) 3,100 e 3,10.

22. Ana vai pintar sua casa e, para isso, precisa comprar 1 lata de tinta e um rolo para pintura. Ela fez uma pesquisa de preço dos mesmos produtos em 3 lojas diferentes. Verifique os preços que ela encontrou.

Preço em reais de produtos para pintura em 3 lojas em janeiro de 2023

Loja

Lata de tinta

Rolo para pintura

A

339,90

12,94

B

340,00

15,50

C

335,99

18,81

Fonte de pesquisa: registros de Ana.

a) Em qual das lojas o preço da lata de tinta é maior? E em qual o preço é menor?

b) Em qual das lojas o rolo para pintura tem o maior preço? E em qual tem o menor preço?

c) Ana vai comprar os produtos nas lojas com o menor preço. Em quais lojas ela vai comprar a lata de tinta e o rolo para pintura?

Respostas: a) Loja B; Loja C. b) Loja C; Loja A. c) A lata de tinta na loja C e o rolo para pintura na loja A.

23. As medidas de altura, em metro, de algumas jogadoras de um time de basquetebol estão indicadas a seguir.

  • Paula

    1 , 71  m

  • Maria

    1 , 82  m

  • Mariana

    1 , 69  m

  • Adriana

    1 , 7  m

  • Júlia

    1 , 8  m

  • Paola

    1 , 72  m

  • Giovana

    1 , 75  m

  • Nicole

    1 , 6  m

  • Manuela

    1 , 84  m

  • Ana Paula

    1 , 68  m

  • Antônia

    1 , 65  m

  • Patrícia

    1 , 74  m

a) Qual é a jogadora mais alta do time? Qual é a mais baixa?

Respostas: Manuela; Nicole.

b) Em seu caderno, escreva as medidas de altura das jogadoras em ordem crescente colocando o símbolo < entre elas.

Resposta: 1 , 6   m < 1 , 65   m < 1 , 68   m < 1 , 69   m < 1 , 7   m < 1 , 71   m < 1 , 72   m < 1 , 74   m < 1 , 75   m < 1 , 8   m < 1 , 82   m < 1 , 84   m .

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24. Nas balanças estão indicadas as medidas de massa, em quilogramas, das batatas compradas por Marina, Renata e Paulo.

Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com batatas dentro. No visor de quilograma 1,596.
Marina.
Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com batatas dentro. No visor de quilograma 1,672.
Renata.
Ilustração de uma balança digital com um saco transparente sobre ela, com batatas dentro. No visor de quilograma 1,645.
Paulo.

Quem comprou mais quilogramas de batatas? Quem comprou menos?

Respostas: Renata; Marina.

25. Determine, em cada item, qual símbolo substitui o corretamente: < (menor), > (maior) ou = (igual).

a) 0,23 0,32

b) 0,8 0,80

c) 2,00 20,0

d) 0,8 0,78

e) 14,500 14,5

f) 9,001 9,0001

g) 80,2 80,199

h) 5 0,500

i) 3,06 3,060

Respostas: a) < ; b) = ; c) < ; d) > ; e) = ; f) > ; g) > ; h) > ; i) = .

26. Na área da saúde são utilizados alguns índices internacionais para avaliar a obesidade de uma pessoa. Dois índices muito comuns são: o Índice de Massa Corporal (IMC), que relaciona a medida da massa em quilogramas e a medida da altura em metro da pessoa; e o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), que relaciona medidas do quadril e da altura, ambas em metro.

No quadro estão indicadas as categorias de avaliação consideradas pelo IMC. Dependendo da categoria em que o paciente se encontra, o profissional da saúde pode solicitar outros testes e exames.

Categorias de avaliação consideradas pelo IMC

Categoria

Valor do IMC

Abaixo do peso

Abaixo de 18,5

Peso normal

de 18,5 a 24,9

Sobrepeso

de 25 a 29,9

Obesidade grau I

de 30 a 34,9

Obesidade grau II

de 35 a 39,9

Obesidade grau III

acima de 40

Para verificar o IMC dos funcionários, uma empresa realizou uma pesquisa, obtendo os resultados a seguir. Conforme o quadro do IMC, determine em qual categoria as respectivas pessoas podem ser classificadas.

a) Maria: 36,3

Resposta: Obesidade grau II.

b) Laís: 24,4

Resposta: Peso normal.

c) Raul: 38,9

Resposta: Obesidade grau II.

d) Felipe: 42,5

Resposta: Obesidade grau III.

e) Thaís: 27,5

Resposta: Sobrepeso.

f) João: 43,2

Resposta: Obesidade grau III.

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27. Na reta numérica a seguir, cada letra representa um número decimal em sua posição correta.

Reta numérica de 0 a 10 com a indicação de 6 pontos: W, X, U, Z, Y e K. Entre 1 e 2 estão os pontos W e X nessa ordem. Entre 4 e 5, está o ponto U. Entre 6 e 7 estão os pontos Z e Y, nessa ordem. E, entre 9 e 10 está o ponto K.

A seguir, identifique as afirmações verdadeiras.

a) W é maior do que X.

b) U é maior do que 4 e menor do que 5.

c) Y é maior do que K.

d) X é maior do que Z.

e) Z é menor do que Y.

f) K é menor do que 9.

Resposta: Alternativas b e e.

28. Considere os algarismos e a vírgula a seguir.

  • 5

  • 1

  • ,

  • 0

  • 8

Utilizando uma única vez cada algarismo e a vírgula, escreva no caderno:

a) o menor número possível.

Resposta: 0,158.

b) o número entre 1,55 e 1,8.

Resposta: 1,580.

c) todos os números possíveis em que o 5 tenha valor posicional 0,005, em ordem crescente.

Resposta: 0 , 185 < 0 , 815 < 1 , 085 < 1 , 805 < 8 , 015 < 8 , 105 .

29. O fluxograma a seguir pode ser usado para comparar dois números decimais até a ordem dos milésimos. Relacione o fluxograma e as informações indicadas nas fichas, escrevendo a letra e o número correspondentes.

Fluxograma

Fluxograma com as seguintes informações: Início, dentro de uma forma oval. Seta aponta para: 'A', que está dentro de um losango. Duas setas. Se sim, seta aponta para: 'B', dentro de um losango. Se não, seta aponta para: 'C', dentro de um retângulo, com seta que aponta resposta para Fim, dentro de uma forma oval. Após losango com 'B', Duas setas. Se sim, seta aponta para: 'D', dentro de um losango. Se não, seta aponta para: 'E', dentro de um retângulo, com seta que aponta resposta para Fim, dentro de uma forma oval. Após losango com 'D', Duas setas. Se sim, seta aponta para: 'F', se não, seta aponta para: 'G', ambas dentro de um retângulo e setas que apontam para a resposta para Fim, dentro de uma forma oval.

Informações

1. Os centésimos são iguais?

2. Os décimos são iguais?

3. As partes inteiras são iguais?

4. O número com o maior algarismo na casa dos milésimos é o maior.

5. O número com o maior algarismo na casa dos centésimos é o maior.

6. O número com o maior algarismo na casa dos décimos é o maior.

7. O número com a maior parte inteira é o maior.

Agora, escreva alguns pares de números decimais diferentes até a ordem dos milésimos e dê a um colega para compará-los usando esse fluxograma. Em seguida, verifique se as comparações estão corretas.

Resposta: A-3, B-2, C-7, D-1, E-6, F-4, G-5; Resposta pessoal.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Os termômetros a seguir apresentam as medidas de temperaturas máximas, em graus Celsius ( ° C ), registradas em certa cidade em 3 dias.

1º dia
Ilustração de um termômetro indicando 25,1 graus Celsius.
2º dia
Ilustração de um termômetro indicando 27,7 graus Celsius.
3º dia
Ilustração de um termômetro indicando 34,8 graus Celsius.

Em uma folha de papel avulsa, escreva em número decimal a medida da temperatura registrada a cada dia.

Respostas: 1º dia: 25 , 1   ° C ; 2º dia: 27 , 7   ° C ; 3º dia: 34 , 8   ° C .

2. Sabendo que 1   mL = 1 1 . 000   L = 0 , 001   L , determine nos itens o número que substitui cada corretamente.

a) 7   mL = 7 1 . 000   L =   L

b) 35   mL =   L =   L

c) mL = 280 1 . 000   L =   L

d) mL =   L = 1 , 37   L

e) 2 . 355   mL =   L = L

Respostas: a) 0,007; b) 35 1 . 000 , 0,035; c) 280, 0,28; d) 1.370, 1 . 370 1 . 000 ; e) 2 . 355 1 . 000 , 2,355.

3. Escreva a fração decimal e o número decimal correspondentes a cada fração a seguir.

a) 3 5

b) 22 25

c) 9 125

d) 5 2

e) 37 50

f) 353 200

Respostas: a) 6 10 , 0,6; b) 88 100 , 0,88; c) 72 1 . 000 , 0,072; d) 25 10 , 2,5; e) 74 100 , 0,74; f) 1765 1 . 000 , 1,765.

4. Na primeira reta numérica, os intervalos entre os números 7 e 8 estão divididos em 10 partes iguais e na segunda, em 5 partes iguais.

Ilustração de duas retas numéricas alinhadas paralelamente uma acima da outra. Reta de cima: 8 pontos e 5 pontos indicados. primeiro ponto: 7; terceiro ponto: A; sexto ponto: C; nono ponto E; décimo primeiro ponto: 8. Reta debaixo: 6 pontos e 5 pontos indicados: primeiro ponto: 7; segundo ponto: B; quarto ponto: D; quinto ponto: F; sexto ponto: 8. Seis traços pontilhados na vertical, ligam os pontos entre as duas retas: os pontos 7, A e B, o quinto ponto da primeira reta com o terceiro da segunda reta; o sétimo ponto da primeira reta e o ponto D; E e F; e os pontos 8.

Sabendo que as letras representam números, identifique a afirmação verdadeira.

a) A = B

b) C = D

c) E < F

d) A > B

e) D < C

Resposta: Alternativa a.

5. Jorge poupou R$ 118,75. Analise as quantias em reais que seus 3 amigos pouparam.

Imagens não proporcionais entre si.

Gabriela
Fotografia de 4 cédulas e 3 moedas. Cédulas: duas de 50 reais e duas de 10 reais. Moedas: uma de 1 real, uma de 50 centavos e uma de 5 centavos.
Rose
Fotografia de 2 cédulas e 6 moedas. Cédulas: uma de 100 reais e uma de 20 reais. Moedas: 5 de 1 real e uma de 50 centavos.
Bárbara
Fotografia de 6 cédulas e 8 moedas. Cédulas: 5 de 20 reais e uma de 5 reais. Moedas: 7 de 1 real e uma de 25 centavos.

Escreva, em ordem decrescente, as quantias em reais que os 3 amigos pouparam, colocando o símbolo > entre elas.

Resposta: R $ 125 , 50 > R $ 121 , 55 > R $ 112 , 25 .