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UNIDADE

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Grandezas e medidas

Fotografia de uma mulher e uma menina diante de uma mesa, cozinhando. A mulher está segurando um pequeno pote com um ingrediente e a menina está coma mãos dentro de um recipiente. Sobre a mesa há uma tábua, um rolo de massa e outros potes.
Mãe e filha retratadas ao preparar uma receita, seguindo as orientações sobre as medidas necessárias dos ingredientes.

Agora vamos estudar...

  • medidas de comprimento;
  • medidas de massa;
  • medidas de tempo;
  • medidas de temperatura;
  • medidas de área;
  • medidas de capacidade;
  • medidas de volume.

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Medidas de comprimento

Para medir, por exemplo, o comprimento de terrenos, a altura de pessoas ou a largura de construções, tem-se o metro como unidade de medida padronizada. Mas nem sempre foi assim! Antigamente, as unidades de medida eram baseadas em partes do corpo do rei, como o pé, o palmo, o passo e a jarda. Para um melhor entendimento, analise nas imagens as indicações dessas unidades no corpo de Henrique.

 Fotografia de uma mão fechada e a indicação diante do dedo polegar: polegada.
Fotografia de um pé no chão e a indicação 'pé'.
Fotografia de uma mão aberta e a indicação entre o polegar e o dedo mínimo: 'palmo'.
Fotografia das pernas e pé do movimento uma pessoa andando. Entre os pés há a indicação 'passo'.
Fotografia de um menino com os braços abertos. Há a indicação que da ponta do dedo de uma mão até a ponta do dedo da outra se chama braça e da mão até metade do corpo se chama jarda.

Imagens não proporcionais entre si.

Atenção!

Por volta do ano 1100, o rei Henrique determinou que a jarda correspondia à medida da distância que ia do seu nariz até a extremidade do seu polegar, com o braço estendido.

Porém, sem um padrão que fosse adotado por todos ou pela maioria dos países, havia confusão nas transações comerciais – imagine um país usando como referência as partes do corpo do rei rival. Por isso, atualmente existem unidades de medida padronizadas.

Além do metro, têm-se os submúltiplos, como o centímetro ( cm ) e o milímetro ( mm ), e os múltiplos, como o quilômetro ( km ).

  • 1   m = 100   cm

  • 1   cm = 10   mm

  • 1   km = 1 . 000   m

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Conversão de unidades de medida de comprimento

O metro e suas unidades derivadas constituem o sistema métrico, com os quais medimos os comprimentos. No quadro estão representados os múltiplos e submúltiplos do metro.

Esquema de um quadro com 7 colunas. Em cada coluna há um número em uma unidade de medida, da esquerda para a direita: Quilômetro (k m): 0 vírgula 0 0 1. Hectômetro (h m): 0 vírgula 0 1. Decâmetro (d a m): 0,1. Metro (m): 1. Decímetro (d m): 10. Centímetro (c m): 100. Milímetro (m m): 1000. Há uma seta indo de cada coluna para a próxima da direita, indicando a operação vezes 10 e há uma seta indo de cada coluna para a próxima da esquerda, indicando a operação dividido por 10.

Esse quadro nos diz que 1   m = 0 , 001   k m , 1   m = 0 , 1   d a m , 1   m = 10   d m , e assim por diante. Com base nessas informações, podemos converter uma unidade de medida em outra.

Converter 12   dam em decímetro.

Esquema com a igualdade 12 decâmetros igual a 1200 decímetros. Há uma seta do 12 ao 1200, indicando a operação vezes 100.

Converter 25   mm em metro.

Esquema com a igualdade 25 milímetros igual a 0 vírgula 0 25 metros. Há uma seta do 25 ao 0 vírgula 0 25, indicando a operação dividido por 1000.

A escolha da unidade de medida mais adequada é feita de acordo com o comprimento a ser medido.

Questão 1. Ícone atividade oral. Qual unidade você usaria para expressar a medida do comprimento de uma caneta? E para expressar a medida do comprimento de um campo de futebol?

Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Centímetro. Metro.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Escreva no caderno a unidade de medida de comprimento mais adequada para expressar a medida da:

a) altura de uma árvore;

b) distância entre duas cidades;

c) espessura de uma grafite de lapiseira;

d) altura de uma pessoa;

e) altura de um prédio.

Sugestão de respostas: a) m ; b) km ; c) mm ; d) cm ou m ; e) m .

2. Em uma folha de papel sulfite ou no caderno, desenhe o contorno de uma de suas mãos aberta ao máximo. Em seguida, com uma régua, determine, em centímetro, a medida do comprimento de seu palmo.

Junte-se a um colega e comparem as medidas obtidas. O que puderam concluir?

Resposta pessoal.

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3. Entre os segmentos de reta a seguir, estime qual deles tem 8   c m de comprimento.

Ilustração de um segmento de reta que vai do ponto A ao B com 6 centímetros de comprimento.
Ilustração de um segmento de reta que vai do ponto C ao D com 8 centímetros de comprimento.
Ilustração de um segmento de reta que vai do ponto E ao F com 5 centímetros de comprimento.
Ilustração de um segmento de reta que vai do ponto G ao H com 10 centímetros de comprimento.

Ícone uso de instrumentos Agora, use uma régua para conferir se sua estimativa está correta.

Sugestão de resposta: Segmento de reta C D ; Resposta pessoal.

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: para que os estudantes realizem as estimativas na atividade 3, auxilie-os de maneira semelhante à sugerida para a atividade 3 da página 177 deste volume.

4. Copie e complete os itens substituindo cada pelo número adequado.

a) 426   c m = m

b) 250   m = d a m

c) 15   m m = d m

d) d a m = 25   c m

e) h m = 52   m

f) 42   k m = d a m

Respostas: a) 426   c m = 4 , 26   m ; b) 250   m = 25   d a m ; c) 15   m m = 0 , 15   d m ; d) 0 , 025   d a m = 25   c m ; e) 0 , 52   h m = 52   m ; f) 42   k m = 4 . 200   d a m .

5. A seguir estão representados alguns instrumentos utilizados para medir comprimentos.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de uma fita métrica, enrolada.
Fita métrica.
Fotografia de uma trena.
Trena.
Fotografia de um micrômetro.
Micrômetro.
Fotografia de um metro articulado, semi-aberto.
Metro articulado.
Fotografia de uma régua.
Régua.
Fotografia de um paquímetro.
Paquímetro.

Atenção!

O paquímetro e o micrômetro são instrumentos utilizados para medir pequenos comprimentos que exigem precisão, com margens de erro menores do que 1   m m .

Considerando os instrumentos apresentados, escreva no caderno qual é o mais adequado para medir:

a) o comprimento de uma sala;

b) a cintura de uma pessoa;

c) a espessura de um parafuso;

d) o comprimento de um segmento de reta;

e) a altura de uma porta;

f) a espessura de um vidro.

Sugestão de respostas: a) Trena ou metro articulado; b) Fita métrica; c) Micrômetro ou paquímetro; d) Régua; e) Trena ou metro articulado; f) Micrômetro ou paquímetro.

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6. Clarice é atleta e corre diariamente. Em um dia de treino ela correu uma distância cuja medida foi 8   k m e 250   m de comprimento. Qual é a medida do comprimento dessa distância em metros?

Resposta: 8 . 250   m .

7. Patrícia vai usar as contas representadas a seguir para confeccionar dois colares cujos comprimentos medem, cada qual, 40   c m .

Ilustração de uma conta azul e outra vermelha, lado a lado. Está indicado que a conta azul possui 5 milímetros de diâmetro e a vermelha possui 8 milímetros de diâmetro.

Um dos colares terá apenas contas azuis, uma ao lado da outra, e o outro terá apenas contas vermelhas. Quantas contas azuis serão usadas na confecção de um dos colares? E quantas contas vermelhas são necessárias na confecção do outro colar?

Respostas: 80 contas azuis; 50 contas vermelhas.

8. Para determinado trabalho, um encanador precisa emendar 4 pedaços de cano, como o representado a seguir.

Ilustração de um cano. Há a indicação que a peça de emenda mede 20 centímetros e o cano total junto com a peça mede 140 centímetros.

Atenção!

Ao resolver esta atividade, não se esqueça de descontar a medida do comprimento das emendas do cano, que nesse caso é 20   c m .

Qual é a medida aproximada do comprimento dos 4 pedaços de cano emendados?

Resposta: Aproximadamente 500   c m .

9. A corrida internacional de São Silvestre acontece todos os anos na cidade de São Paulo, desde 1925. Sabendo que a distância do percurso da prova mede 15   k m e que um corredor já percorreu 3 . 850   m da prova, qual é a medida da distância, em quilômetros, que falta para ele cumprir a corrida?

Resposta: 11 , 1 5   k m .

10. Felipe comprou um rolo de papel kraft cuja embalagem indica a medida de 12   m de comprimento. Se ele pretende cortar tiras medindo 6 0   c m de comprimento, quantas tiras ele vai cortar?

Resposta: 20 tiras.

11. Considere as informações do gráfico a seguir.

Pontos mais altos do Brasil – 2022

Gráfico de barras. No eixo horizontal: Nome; e no eixo vertical: medida de altitude, em metros, indo de zero a 3500. Os dados são: Pico da Neblina, 2994; Pedra da Mina, 2798; Pico da Bandeira, 2892; Pico do Cristal, 2770; Pico das Agulhas Negras, 2792; Pico 31 de Março, 2973.

Fonte de consulta: BRASIL. Ministério do planejamento, orçamento e gestão. Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2013, v. 73. Disponível em: https://oeds.link/saTQlN. Acesso em: 11 jan. 2022.

Atenção!

A altitude é a medida da altura em relação ao nível do mar.

a) Qual é o ponto mais alto do Brasil?

b) Qual é a medida da altitude do Pico da Bandeira?

c) Qual é a medida da altitude do Pico das Agulhas Negras? E a da Pedra da Mina?

d) Entre os picos, qual deles apresenta a medida de altitude mais próxima de 3   k m ?

e) De acordo com as informações do gráfico, elabore um problema. Depois, dê o problema que você fez para um colega resolver e, ao final, verifiquem se a resposta está correta.

Respostas: a) Pico da Neblina; b) 2 . 892   m ; c) 2 . 792   m ; 2 . 798   m ; d) Pico da Neblina; e) Resposta pessoal.

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12. A imagem representa a vista superior da casa de Cíntia, sem o telhado. Essa representação é conhecida como planta baixa.

Planta baixa:
vista superior de um corte horizontal de uma construção (considerando geralmente a medida de altura de 1 , 5   m do solo) com informações das respectivas dimensões.

Imagens não proporcionais entre si.

Ilustração da planta baixa de uma casa com algumas medidas e mobílias de cada ambiente: sala de estar, sala de jantar, cozinha, dormitório 1, dormitório 2, banheiro 1, banheiro 2, dormitório 3. Dentre as mobílias, há camas, sofá, mesa, fogão, guarda-roupas. Há duas portas na cozinha, uma na sala de estar, uma em cada um dos 3 dormitórios e 1 em cada um dos 2 banheiros. No dormitório 1 há a demarcação da medida da largura de 3,5 metros e o comprimento de 4,5 metros.
Fotografia de uma mulher dizendo: Geralmente a planta baixa é um recurso para engenheiros, arquitetos e construtores representarem informações importantes sobre uma construção. Essa planta baixa está representada na escala 1 para 100, ou seja, cada 1 centímetro do desenho corresponde a 100 centímetros da construção em tamanho real.

a) Junte-se a um colega para escreverem no caderno alguns dos elementos que vocês identificaram nessa planta baixa.

Sugestões de resposta: Sofá, camas, mesa de jantar, fogão etc.

b) De acordo com a planta baixa, há quantas portas na residência de Cíntia?

Resposta: 8 portas.

c) Quais são as medidas reais do comprimento e da largura do dormitório 1?

Respostas: 4 , 50   m ; 3 , 50   m .

d) Desenhe no caderno um esboço da planta baixa que representa a casa onde você mora.

Resposta pessoal.

Versão adaptada acessível

d) Descreva para um colega a planta baixa que representa a casa onde você mora.

Resposta pessoal.

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13. A imagem representa a planta baixa do apartamento de Abner.

Ilustração da planta baixa de um apartamento, composto por: cozinha, sala, lavabo, banheiro e dormitório. Há a indicação de que, incluindo as paredes, o comprimento do dormitório, cozinha e sala mede 6,45 metros e a largura interna do dormitório mede 3,40 metros. Há outra indicação de que o comprimento de um lado total do apartamento mede 11,95 metros, por onde passam 5 paredes, 2,40 metros interno da cozinha, 3,50 metros interno da sala, banheiro e 3,4 metros interno do dormitório.

Sabendo que a espessura da parede mede 15   c m , determine a medida:

a) das dimensões do dormitório;

b) da largura do banheiro.

Respostas: a) 6 , 15   m e 3 , 40   m ; b) 1 , 90   m .

14. Ícone uso de instrumentos Usando o instrumento de medida adequado, meça o comprimento e a largura da sua sala de aula. Em seguida, desenhe a respectiva planta baixa em seu caderno, apresentando a disposição dos armários, carteiras, mesas, lousa, porta e janelas. Considere 1   c m do desenho para cada 50   c m que você mediu. Depois, compare seu desenho com o de um colega.

Resposta pessoal.

Professor, professora: Para auxiliar os estudantes a medir a sala de aula, providencie uma trena ou fita métrica e verifique como eles manuseiam essas ferramentas.

Versão adaptada acessível

14. Ícone uso de instrumentos Junte-se a quatro colegas e, usando o instrumento de medida adequado, meçam o comprimento e a largura da sala de aula de vocês. Em seguida, desenhem a respectiva planta baixa, apresentando a disposição de armários, carteiras, mesas, lousa, porta e janelas. Considerem 1 cm do desenho para cada 50 cm que vocês mediram. Depois, comparem seus desenhos com os de outros colegas.

Resposta pessoal.

15. Junte-se a um colega para imaginarem como é a vista aérea da escola. Em seguida, representem-na em um desenho, indicando todos os ambientes.

Resposta pessoal.

16. No esquema, as letras A, B, C e D representam quatro cidades.

Esquema. Há a representação de uma rua e 4 representações de cidades, nomeadas, da esquerda para a direita, como A, B, C, D.  Há a indicação que a distância entre A e C mede 100 quilômetros, a indicação que entre C e D mede 80 quilômetros e entre B e D mede 120 quilômetros.

Calcule a medida da distância entre:

a) as cidades A e D;

b) as cidades B e C.

Respostas: a) 180   k m ; b) 40   k m .

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Perímetro

Jéssica desenhou o retângulo a seguir.

Ilustração de um retângulo que possui 8 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura.

Questão 2. Com uma régua, determine as medidas das dimensões desse retângulo e anote-as em seu caderno.

Resposta: 8   c m e 4   c m .

Questão 3. Em seu caderno, adicione as medidas do comprimento dos lados desse retângulo e calcule a soma delas.

Resposta: 24   c m .

O comprimento do contorno de uma figura geométrica plana é chamado perímetro. No caso de um polígono, a medida do perímetro é dada pela soma das medidas do comprimento de seus lados.

Questão 4. Ícone uso de instrumentos Com o auxílio de uma régua, desenhe um triângulo e um quadrilátero no caderno. Depois, calcule a medida do perímetro de cada uma dessas figuras.

Resposta pessoal.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

17. Ícone uso de instrumentos Determine a medida do perímetro das figuras. Para isso, meça os comprimentos dos lados de cada uma delas usando uma régua.

A. Ilustração de um triângulo que cada lado mede 2 centímetros.
B. Ilustração de um retângulo que possui 3 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura.
C. Ilustração de um quadrado que cada lado mede 3 centímetros.

Respostas: A. 6   c m ; B. 10   c m ; C. 12   c m .

18. Leia a afirmação de Rodolfo.

Ilustração do busto de um menino dizendo: A figura a seguir pode ser decomposta nos polígonos A, B e C da atividade anterior. Para obter a medida do perímetro dessa figura, basta adicionar as medidas dos perímetros desses polígonos.
Ilustração de uma figura plana formada pela junção das figuras encostadas, da esquerda para a direita: triângulo, retângulo, quadrado.

a) A afirmação de Rodolfo está correta? Justifique sua resposta.

Resposta: Não, pois um lado do retângulo coincide com um lado do triângulo, e o outro lado do retângulo também coincide com parte do lado do quadrado, assim as medidas desses comprimentos não são consideradas.

b) Se a resposta anterior for negativa, calcule no caderno a medida do perímetro da figura dada.

Resposta: 20   c m .

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19. A obra de arte a seguir é de autoria de Andries Both (1612-1642), um pintor holandês que retratava cenas da vida cotidiana das classes mais baixas em Roma, no século XVII.

Nesta imagem, cada medida de 1   cm da largura e do comprimento corresponde a 10   cm das medidas da tela original.

Gravura, em preto e branco, que retrata dois peregrinos. Eles usam chapéu, vestes longas, acessórios na cintura e seguram um cajado. Ao redor e ao fundo há representações de poucas árvores.

Twee pelgrims op de weg, de Andries Both. Gravura, 1642.

a) Quais são as medidas das dimensões reais dessa obra?

Resposta: 80   cm × 60   cm .

b) Qual é, em centímetros, a medida do perímetro real dessa obra de arte?

Resposta: 280   cm .

20. A medida do perímetro do polígono A é 16   m e a do polígono B, 17   m . Calcule as medidas x e y indicadas nos lados desses polígonos.

A. Ilustração de um pentágono irregular com as indicações dos seus lados medindo: 3 metros, 4 metros, 3 metros, 2 metros e x.
B. Ilustração de um heptágono irregular com as indicações dos seus lados medindo: 3 metros, 2 metros, 4 metros, 1 metro, 2 metros, y, 2 metros.

Respostas: A. 4   m ; B. 3   m .

21. A imagem representa um campo de futebol. Nela está indicada a medida do comprimento real do campo.

Ilustração de um campo de futebol, visto de cima. Há a indicação que o comprimento dele mede 110 metros.

a) Sabendo que a largura desse campo mede 35   m a menos que o comprimento, determine a medida da largura do campo.

b) Qual é a medida do perímetro desse campo de futebol?

Respostas: a) 75   m ; b) 370   m .

22. As figuras A e B a seguir podem ser decompostas nos polígonos 1, 2 e 3.

A. Ilustração de uma figura plana. Há a indicação de que ela é formada por um retângulo, um triângulo retângulo e outro triângulo. Os lados que formam o contorno da figura medem: 6 centímetros, 2 centímetros, 4 centímetros, 4 centímetros, 3 centímetros, 2 centímetros e 2 centímetros.
B. Ilustração de uma figura plana. Há a indicação de que ela é formada por um retângulo, um triângulo retângulo e outro triângulo. Os lados que formam o contorno da figura medem: 2 centímetros, 1 centímetros, 4 centímetros, 4 centímetros, 2 centímetros, 3 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros.
1. Ilustração de um triângulo retângulo com as seguintes medidas de comprimento:  base 3 centímetros, altura 4 centímetros e o terceiro lado 5 centímetros.
2. Ilustração de um triângulo com a indicação de que os lados medem 4 centímetros, 4 centímetros e 5 centímetros.
3. Ilustração de um retângulo com a indicação que seu comprimento mede 6 centímetros e a largura mede 2 centímetros.

Qual é a medida do perímetro da:

a) figura A?

b) figura B?

22. Respostas: a) 23   c m ; b) 25   c m .

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Medidas de massa

Vimos que foi preciso criar uma unidade de medida padronizada para medir comprimentos. O mesmo ocorreu para medir a massa de um corpo. A unidade padrão de medida de massa é o quilograma ( kg ) .

O quilograma e seu submúltiplo grama ( g ) são as unidades de medida de massa mais indicadas nas embalagens de produtos.

1   kg = 1 . 000   g

Imagens não proporcionais entre si.

Exemplos:

Ilustração de uma lata de polpa de tomate. A informação textual é: 'Polpa de tomate'. Há destaque para a informação: '500 gramas'.
Polpa de tomate.
Ilustração de um pacote de biscoito. A informação textual é: 'biscoito água e sal'. Há destaque para a informação: '150 gramas'.
Biscoito.
Ilustração de uma caixa de sabão em pó. A informação textual é: 'sabão em pó'. Há destaque para a informação: '1 quilograma'.
Sabão em pó.

Além do grama e do quilograma, outras unidades de medida de massa muito utilizadas são o miligrama ( mg ) e a tonelada ( t ) .

  • 1   t = 1 000   k g

  • 1   g = 1 000   mg

Atividades

Faça as atividades no caderno.

23. Escreva no caderno a unidade mais adequada para expressar a medida da massa de:

a) uma pessoa;

b) um caminhão;

c) um cachorro adulto;

d) uma bicicleta;

e) um comprimido;

f) um elefante adulto.

Sugestão de respostas: a) kg ; b) t ; c) kg ; d) kg ; e) g ou mg ; f) t .

24. Amanda escreveu 3 , 4   k g em gramas.

Ilustração de uma página de caderno com a escrita: Sei que 3,4 quilogramas equivalem a 3 quilogramas e 400 gramas. Como 1 quilograma é igual a 1000 gramas, 3 quilogramas e 400 gramas é igual a 3 quilogramas mais 400 gramas igual a 3000 gramas mais 400 gramas, igual a 3400 gramas. Há um esquema relacionando o 3 e o 3000, com a operação vezes 1000 indicada. Ainda abaixo há a continuação da escrita: Ou, simplesmente, 3,4 quilogramas igual a 3400 gramas, com um esquema relacionando o 3,4 com o 3400 e a operação de vezes 1000 em cima. No final há a escrita: Assim, 3,4 quilogramas equivalem a 3400 gramas.

Agora, escreva em gramas as medidas a seguir.

a) 8 , 2   k g

b) 12 , 5   k g

c) 21 , 74   k g

d) 35 , 684   k g

Respostas: a) 8 . 200   g ; b) 12 . 500   g ; c) 21 . 740   g ; d) 35 . 684   g .

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25. Para escrever 2 . 600   g em quilogramas, Tobias procedeu da seguinte maneira.

Ilustração de um pedaço de papel com a escrita a mão, começando com as igualdades: 2600 gramas, igual a 2000 gramas mais 600 gramas, igual a 2 quilogramas mais 0,6 gramas, igual a 2,6 quilogramas. Há um esquema relacionando o 2000 e o 2, com a operação de dividido por 1000, e outro esquema relacionando o 600 e 0,6, também com a operação de dividido por 1000. A escrita ainda continua: Ou, simplesmente: 2600 gramas igual a 2,6 quilogramas. Assim 2600 gramas equivalem a 2,6 quilogramas. Na igualdade citada também há um esquema relacionando 2600 e 2,6, com a operação de dividido por 1000.

De maneira semelhante, escreva em quilograma as medidas a seguir.

a) 9 . 600   g

b) 17 . 400   g

c) 22 . 900   g

d) 18 . 750   g

Respostas: a) 9 , 6   k g ; b) 17 , 4   k g ; c) 22 , 9   k g ; d) 18 , 75   k g .

26. Copie no caderno os itens substituindo cada pelo número adequado.

a) 580   g = k g

b) g = 9 , 4   k g

c) 3 , 7   k g = g

d) k g = 7 . 630   g

Respostas: a) 580   g = 0 , 58   k g ; b) 9 . 400   g = 9 , 4   k g ; c) 3 , 7   kg = 3 . 700   g ; d) 7 , 63   k g = 7 . 630   g .

27. Marta preparou 8   k g de geleia de morango e precisa guardá-la em potes com 500   g de geleia em cada um. Quantos potes serão necessários para guardar toda a geleia?

Resposta: 16 potes.

28. Além das conversões de medidas das atividades 24 e 25, podemos converter uma medida em gramas em uma medida em miligramas. Por exemplo, vamos converter 8   g em miligramas. Como 1   g = 1 . 000   mg , segue que:

Esquema com a igualdade 8 gramas igual a 8000 miligramas. Há uma seta do 8 ao 8000, indicando a operação vezes 1000.

Escreva em miligramas as medidas a seguir.

a) 7   g

b) 12   g

c) 3 , 8   g

d) 23 , 45   g

Respostas: a) 7 . 000   mg ; b) 12 . 000   mg ; c) 3 . 800   mg ; d) 23 . 450   mg

29. Também podemos converter uma medida em miligramas em uma medida em gramas. Para isso, dividimos a quantidade de miligramas por 1.000.

Esquema com a igualdade 4900 miligramas igual a 4,9 gramas. Há uma seta do 4900 ao 4,9, indicando a operação dividido por 1000.

De maneira semelhante, escreva as medidas a seguir em gramas.

a) 5 . 500   mg

b) 920   mg

c) 37 . 400   mg

d) 540 , 7   mg

e) 85   m g

f) 730 , 2   m g

g) 2 . 710 , 6   m g

h) 12 . 452 , 9   m g

Respostas: a) 5 , 5   g ; b) 0 , 92   g ; c) 37 , 4   g ; d) 0 , 5 407   g ; e) 0 , 085   g ; f) 0 , 7 302   g ; g) 2 , 7 106   g ; h) 12 , 4 529   g .

30. O morcego-nariz-de-porco (Craseonycteris thonglongyai) é o menor mamífero voador do mundo, com massa medindo aproximadamente 1 , 5   g . Encontrado na Tailândia, esse mamífero pode viver em torno de 15 anos. Escreva a medida de massa aproximada desse morcego em miligramas.

Resposta: Aproximadamente 1 . 500   mg .

31. O miligrama costuma ser uma unidade de medida de massa indicada nas embalagens de medicamentos. De acordo com a embalagem, a indicação 500   m g informa a quantidade, em miligramas, de vitamina C em cada comprimido.

Ilustração de uma caixa com desenho de uma laranja. A informação textual é: 'vitamina C. 500 miligramas. Contém 10 comprimidos.'.

Com base nas informações apresentadas, elabore uma ou mais questões para um colega resolver. Depois, verifique se a resolução dele está correta.

Resposta pessoal.

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32. Cada balança a seguir está em equilíbrio, isto é, a medida da massa em cada prato é a mesma.

Ilustração de uma balança em equilíbrio. No prato da esquerda, há uma caixa A. No prato a direita, há 2 pesos de 250 gramas cada.
Ilustração de uma balança em equilíbrio. No prato da esquerda, há uma caixa B e um peso de 120 gramas. No prato a direita, há 2 pesos de 250 gramas cada

De acordo com essas balanças, qual é a medida da massa da caixa A? E a da caixa B?

Respostas: A: 500   g ; B: 380   g .

33. A seguir estão representados os dois recipientes e suas respectivas medidas de massas.

Ilustração do recipiente de letra A.
459   g
Ilustração do recipiente de letra B.
841   g

Flávia vai distribuir 1 , 2   k g de açúcar nesses recipientes de modo que não sobre açúcar e os recipientes fiquem com a mesma medida de massa total. Determine a medida de massa de açúcar, em gramas, que Flávia vai colocar em cada recipiente.

Respostas: Recipiente A: 791   g ; Recipiente B: 409   g .

34. Com o crescimento da população e da urbanização, a produção de lixo no mundo vem aumentando a cada ano e, como a maioria do lixo produzido é depositada em lixões, os países estão enfrentando a contaminação do solo. Segundo estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelp), em 2020, os municípios brasileiros produziram aproximadamente 82 , 5 milhões de toneladas de lixo, o que corresponde a aproximadamente 390   k g de lixo produzido por habitante durante esse ano.

a) Qual é a medida da massa aproximada de lixo, em quilogramas, produzida diariamente por brasileiro em 2020?

Resposta: Aproximadamente 1 , 0 7   k g .

b) Qual é a medida da massa aproximada de lixo, em quilogramas, produzida por uma família brasileira com 6 pessoas durante uma semana de 2020? E qual é a medida da massa de lixo, em toneladas, produzida por essa família durante um ano?

Respostas: Aproximadamente 44 , 94   k g ; Aproximadamente 2 , 3 4   t .

35. Márcio tem um sítio de 25 hectares, no qual produziu, na última safra, 2 , 7   t de soja por hectare. Sabendo que a soja será comercializada em sacas com 60   k g de medida da massa, determine o total de sacas de soja produzidas no sítio de Márcio nessa safra.

Resposta: 1.125 sacas.

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Medidas de tempo

O calendário

Tente imaginar como seria difícil realizar algumas atividades do dia a dia no momento correto ou registrar alguns fatos da história se o ser humano não tivesse desenvolvido maneiras de medir o tempo.

Antes de serem criadas as unidades de medida de tempo, como ano, semestre, bimestre, mês, dia, hora, minuto e segundo, antigas civilizações se baseavam em acontecimentos da natureza para identificar a melhor época para plantar, colher e caçar. Em resumo, o tempo era medido pela observação da natureza.

O calendário consiste em um instrumento de medida de tempo, no qual registramos e organizamos os dias, as semanas e os meses de um ano. Analise o calendário do ano de 2025.

Ilustração de um calendário formado por todos dias, semanas e meses do ano. Há a demarcação de que cada número indica o dia, cada linha de números do mês indica a semana e cada quadradinho indica o mês.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

36. Um ano corresponde à medida do tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol (translação). Esse período de tempo mede aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, ou seja, cerca de 365 dias e 6 horas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de um sol e a terra em 4 posições diferentes em volta dele. Há a representação de rotação entre essas posições da terra.

Considera-se o ano com 365 dias. A medida de tempo que excede esses 365 dias, ao final de 4 anos, corresponde a 1 dia quase completo. Assim, a cada 4 anos adiciona-se 1 dia ao ano, que passa a ter 366 dias. Esse ano é conhecido como ano bissexto, e o dia acrescentado é 29 de fevereiro. Além disso, para compensar a diferença entre 6 horas e 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, estabeleceu-se que os anos terminados em 00 serão bissextos apenas se forem divisíveis por 400.

Portanto, podemos verificar se um ano é ou não bissexto da seguinte maneira.

Se o número referente ao ano não terminar em 00 e for divisível por 4, então o ano é bissexto.

Se o número referente ao ano terminar em 00, ele deve ser divisível por 400 para que seja bissexto.

a) O ano em que estamos é bissexto?

Resposta pessoal. A resposta depende do ano vigente.

b) A que mês de um ano bissexto é adicionado 1 dia? Que dia é esse?

Respostas: Fevereiro; dia 29.

c) Quais dos anos apresentados a seguir são bissextos?

  • 2400
  • 2300
  • 2008
  • 2009
  • 2800

Respostas: 2400, 2008 e 2800.

37. Responda às seguintes perguntas.

a) Quantos dias tem 1 semana?

b) Quantos meses tem 1 ano?

c) Os meses do ano podem ser divididos igualmente em 6 bimestres ou em 2 semestres. Sendo assim, quantos meses tem 1 bimestre? E quantos meses tem 1 semestre?

d) Quantos dias tem 1 ano?

Respostas: a) 7 dias; b) 12 meses; c) 2 meses; 6 meses; d) 365 dias ou 366 dias em anos bissextos.

38. O 1º domingo de novembro de determinado ano é dia 6. Que dia será o último domingo desse mês?

Ilustração de uma parte de um calendário com também, apenas uma parte do mês de novembro representado. Nele estão as datas dos dias 1 ao dia 8, em que o dia 1 está em uma terça.

Resposta: Dia 27.

39. Descubra a qual dia da semana se refere cada item.

a) Suponha que daqui a 5 dias seja quinta-feira. Que dia foi anteontem?

b) Se sábado foi há 8 dias, então que dia foi ontem?

c) Supondo que quarta-feira foi há 4 dias, que dia será depois de amanhã?

Respostas: a) Quinta-feira; b) Sábado; c) Terça-feira.

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O relógio

Algumas civilizações antigas baseavam-se na posição do Sol para se orientar quanto ao horário durante o dia. Para isso, era verificada, por exemplo, a medida da distância entre o Sol e a linha do horizonte.

Atualmente, para conferirmos o horário, durante o dia ou à noite, consultamos um relógio. Tanto nos relógios de ponteiros quanto nos digitais podemos identificar as horas ( h ) , os minutos ( min ) e os segundos ( s ) .

  • 1   dia = 24   h

  • 1   h = 60   min

  • 1   min = 60   s

Questão 5. Quantos segundos há em:

a) 1 hora?

Resposta: 3 . 600   s .

b) 37   min ?

Resposta: 2 . 220   s .

c) 1 dia?

Resposta: 86 . 400   s .

d) 7 horas?

Resposta: 25 . 200   s .

Analise os horários indicados nos relógios.

Ilustração de um relógio digital, que apresenta em sua tela: 20, dois pontos, 35, e o número 45 em tamanho menor, em cima. Abaixo, há a indicação do horário: 20 h, 35 min, 45 s.
Ilustração de um relógio de ponteiro, onde o ponteiro das horas está entre o 10 e o 11, o ponteiro dos minutos está no 7 e o ponteiro dos segundos está no 3. Abaixo, há a indicação do horário: 10 h, 35 min, 15 s, ou 22 h, 35 min, 15 s.

Atenção!

O relógio de ponteiros pode indicar dois horários, ou seja, 10 h 35 min 15 s , se for antes das 12 h do dia (meio-dia), ou 22 h 35 min 15 s , se for após as 12 h do dia.

Ao escrevermos horários, não podemos usar a notação 4 , 40 h para representar 4 h 40 min , por exemplo, pois o sistema de medida de tempo não é decimal. Verifique o horário correspondente a 4 , 40 h .

4 , 40 h = 4 h + 0 , 40 h 0 , 40 60 min = 4 h + 24 min = 4 h 24 min

Assim, 4 , 40 h correspondem a 4 h 24 min .

Questão 6. Ícone atividade oral. Em qual horário você costuma dormir?

Resposta pessoal.

Questão 7. Junte-se a um colega e pesquisem sobre instrumentos de medição de tempo que já foram utilizados no passado. Depois, compartilhe as informações obtidas com os demais colegas.

Resposta: Espera-se que os estudantes obtenham informações sobre o relógio do sol, a clepsidra, o relógio de vela, a ampulheta, o relógio de pêndulo etc.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 7 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

40. Copie no caderno os itens substituindo cada pelo número adequado. Para isso, realize as conversões necessárias.

a) 2   h = min

b) 3   h   15   min =   min     s

c) 135   min =   h     min

d) 6 , 3   h = 6   h     min

e) 7 . 200   s =   min =   h

f) 2 , 8   h =   h     min

Respostas: a) 2   h = 120   min ; b) 3   h   15   min = 180   min   900   s ; c) 135   min = 2   h   15   min ; d) 6 , 3   h = 6   h   18   min ; e) 7 . 200   s = 120   min = 2   h ; f) 2 , 8   h = 2   h   48   min .

41. Associe os relógios que apresentam o mesmo horário. Para isso, escreva os pares de letras correspondentes.

A. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas entre os números 2 e 3, e o ponteiro dos minutos no número 8.
B. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas no número 4, e o ponteiro dos minutos no número 2.
C. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas no número 8 e o ponteiro dos minutos no número 12.
D. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas entre os números 11 e 12, e o ponteiro dos minutos no número 5.
E. Ilustração de um relógio digital indicando 16 horas e 10 minutos.
F. Ilustração de um relógio digital indicando 23 horas e 25 minutos.
G. Ilustração de um relógio digital indicando 8 horas.
H. Ilustração de um relógio digital indicando 2 horas e 40 minutos.

Resposta: AH; BE; CG; DF.

42. Analise um relógio indicando dois horários diferentes de uma mesma tarde.

A. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas entre os números 3 e 4, e o ponteiro dos minutos no número 8.
B. Ilustração de um relógio de ponteiros com o ponteiro das horas entre os números 5 e 6, e o ponteiro dos minutos no número 4.

a) No momento A, que horário está indicado nesse relógio? E no momento B?

Respostas: A: 15 h 40 min ; B: 17 h 20 min .

b) Expresse no caderno a medida de tempo decorrido do momento A até o B em minutos e em segundos.

Respostas: 100   min ; 6 . 000   s

c) Que horário estará indicado nesse relógio quando, a partir do momento B, passarem 45   min ? Esboce um relógio no caderno e represente esse horário.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

c) Que horário estará indicado nesse relógio quando, a partir do momento B, se passarem 45 min? Represente em um relógio esse horário.

Resposta nas orientações ao professor.

43. Certa máquina produz 18 garrafas em 1 hora. Quantos minutos serão necessários para a produção de 126 garrafas?

Resposta: 420   min

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44. A corrida de São Silvestre é uma tradicional prova de atletismo realizada na cidade de São Paulo, todos os anos no dia 31 de dezembro. Essa prova reúne atletas de diversas partes do mundo, que percorrem uma distância que mede 15   km por algumas ruas da cidade.

A tabela apresenta as medidas do tempo que os 4 primeiros colocados da categoria masculina levaram para completar o trajeto da corrida em 2021.

Os 4 primeiros colocados na corrida de São Silvestre na categoria masculina – 2021

Colocação

Atleta

País de origem

Medida do tempo

1ª

Belay Tilahun Bezabh

Etiópia

44   min   54   s

2ª

Daniel Ferreira do Nascimento

Brasil

45   min   09   s

3ª

Hector Garibay Flores

Bolívia

45   min   15   s

4ª

Elisha Kipchirchir Rotich

Quênia

46   min   26   s

Fonte de pesquisa: CORRIDA INTERNACIONAL DE SÃO SILVESTRE – Fundação Cásper Líbero. Gazeta esportiva. Disponível em: https://oeds.link/X8ugfN. Acesso em: 24 fev. 2022.

a) Escreva no caderno a medida do tempo em segundos que o 1º colocado da categoria masculina levou para concluir a corrida.

b) O atleta brasileiro Daniel Ferreira do Nascimento cruzou a linha de chegada quantos segundos após a chegada do 1º colocado?

c) De acordo com as informações apresentadas na tabela, elabore um problema envolvendo medidas de tempo. Depois, peça a um colega que o resolva.

Respostas: a) 2 . 694   s ; b) 15   s ; c) Resposta pessoal.

45. Os relógios a seguir apresentam uma sequência de horários nos quais os ônibus de certa linha partem de um terminal rodoviário.

Ilustração de um relógio digital indicando 7 horas e 15 minutos.
Ilustração de um relógio digital indicando 7 horas e 40 minutos.
Ilustração de um relógio digital indicando 8 horas e 5 minutos.

a) Após quantos minutos, em média, os ônibus dessa linha partem do terminal rodoviário?

b) Considerando que os ônibus dessa linha sempre partem do terminal rodoviário com essa diferença entre os horários, escreva no caderno os próximos 3 horários em que os ônibus partem.

Respostas: a) 25   min ; b) 8 h 30 min ; 8 h 55 min ; 9 h 20 min .

46. Ícone desafio. Um relógio está atrasando 5 segundos a cada hora. Considere o momento em que esse relógio está marcando o horário correto. Após 7 dias, quantos minutos será preciso adiantá-lo para ajustar o horário correto?

Resposta: 14   min

47. Roberto e sua esposa fizeram uma viagem de férias para Belém, no estado do Pará.

O voo saiu de São Paulo no dia 28 de junho às 8 h 45 min da manhã e chegou a Belém às 12 h 15 min . Eles chegaram ao hotel às 14 h e ficaram hospedados nele por 7 noites.

a) Quantas horas e minutos durou o voo de São Paulo a Belém?

b) Em que dia e mês Roberto e sua esposa saíram do hotel?

Respostas: a) 3   h   30   min ; b) 5 de julho.

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Medidas de temperatura

Outra grandeza a ser medida diariamente é a temperatura. Em certas situações, é preciso medir a temperatura corporal de uma pessoa, de um animal, do ambiente ou da água.

No Brasil, a referência para medir temperatura é a escala Celsius. Ela recebe esse nome porque foi desenvolvida em 1742 pelo sueco Anders Celsius. Para medir a temperatura, o instrumento utilizado é o termômetro, encontrado em diferentes modelos.

Analise as medidas de temperatura registradas nos termômetros a álcool a seguir.

Ilustração de um termômetro a álcool. Há o símbolo de graus celsius em cima dele e o destaque para a demarcação em 35.

A medida da temperatura indicada no termômetro é 35   ° C acima de zero.

35   ° C : trinta e cinco graus Celsius ou trinta e cinco graus positivos.

Ilustração de um termômetro a álcool. Há o símbolo de graus celsius em cima dele e o destaque para a demarcação no número em menos 5.

O termômetro está indicando a temperatura 5   ° C abaixo de zero.

5   ° C : menos cinco graus Celsius ou cinco graus negativos.

Termômetros como esses são de álcool colorido, comumente utilizados para medir a temperatura de ambientes, a qual é indicada pelo número que o líquido alcança no marcador. Conforme a medida da temperatura aumenta, o líquido do termômetro expande, subindo pelo tubo.

Outros modelos de termômetros também usados para medir a temperatura de ambientes ou a temperatura do corpo humano são o termômetro digital e o infravermelho.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de um termômetro digital medindo a temperatura de 36 ponto 4 graus celsius.
Termômetro digital para medir a temperatura corporal.
Fotografia de um termômetro infravermelho. A tela está em cor verde marcando 37 ponto 0 graus Celsius.
Termômetro infravermelho para medir, sem contato, a temperatura de um corpo.
Infravermelho:
radiação eletromagnética invisível ao olho humano.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

48. Leia as informações a seguir.

  • Em 10 de julho de 1913 foi registrada a maior medida de temperatura ambiente no mundo com 56   ° C em Death Valley, na Califórnia.

  • Nos dias 4 e 5 de novembro de 2020 foi registrada a maior medida de temperatura ambiente no Brasil com 44 , 8   ° C no município de Nova Maringá, no Mato Grosso.

Qual é a diferença entre a maior medida de temperatura ambiente registrada no mundo e a maior registrada no Brasil?

Resposta: 11 , 2   ° C .

49. O mapa a seguir mostra a previsão das medidas de temperaturas máxima e mínima para alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul em um mesmo dia.

Previsão das medidas de temperaturas máxima e mínima em alguns municípios do estado do Rio Grande do Sul

Mapa do estado Rio Grande do Sul. Há a indicação da temperatura máxima e temperatura mínima para algumas cidades. Itaqui: máxima de 32 graus celsius e mínima de 25 graus celsius; Bagé: máxima de 32 graus celsius e mínima de 21 graus celsius; Caçapava do sul: máxima de 34 graus celsius e mínima de 22 graus celsius; Cachoeira do Sul: máxima de 32 graus celsius e mínima de 22 graus celsius; Porto Alegre: máxima de 32 graus celsius e mínima de 25 graus celsius; Gramado: máxima de 30 graus celsius e mínima de 21 graus celsius; Gravataí: máxima de 28 graus celsius e mínima de 21 graus celsius; Torres: máxima de 29 graus celsius e mínima de 22 graus celsius.

Fonte de pesquisa: PREVISÃO do tempo. Inmet.

Disponível em: https://oeds.link/fJlu3e. Acesso em: 25 fev. 2022.

ATLAS geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Subtraindo a medida de temperatura mínima da temperatura máxima prevista, obtém-se a variação de temperatura prevista para o dia.

a) Qual desses municípios teve a maior medida de temperatura máxima prevista?

b) Para qual desses municípios a variação de temperatura prevista:

foi menor?

foi maior?

Respostas: a) Caçapava do Sul; b) Menor: Itaqui, Porto Alegre, Gravataí e Torres; Maior: Caçapava do Sul.

50. No início da manhã, Sandra olhou o termômetro e verificou que ele marcava 20   ° C Ao meio-dia, ela olhou novamente o termômetro e verificou que a temperatura havia aumentado 75%.

a) De quantos graus foi o aumento na medida de temperatura entre os horários verificados?

b) Qual medida de temperatura o termômetro estava marcando ao meio-dia?

Respostas: a) 15   ° C ; b) 35   ° C

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51. Leia a tirinha.

Tirinha composta por dois quadrinhos, com Penadinho, personagem da Turma da Mônica.  Q1: Penadinho tremendo de frio, dizendo 'brrr' e, enquanto anda, joga uma pedra em um poço com a placa 'poço dos desejos'. Q2: Penadinho sentado no sol, com a expressão de estar com calor e dizendo: 'exagerado!'.

MAURICIO DE SOUSA. Turma da Mônica. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 23 maio 2002.

a) Em sua opinião, qual é a medida de temperatura em cada uma das cenas?

b) Na primeira cena, suponha que a medida de temperatura seja 0   ° C e, na segunda cena, 42   ° C . Nesse caso, qual é a variação de temperatura?

Respostas: a) Resposta pessoal; b) 42   ° C

52. Analise o gráfico e resolva os itens.

Medidas das temperaturas máxima e mínima registradas no município de São Joaquim (SC) – 10/01/2022 a 31/01/2022

Gráfico de linhas. No eixo vertical estão as 'medidas de temperatura', indo de 0 a 30 graus Celsius. No eixo horizontal está a 'data', indo do dia 10 de a 31 de janeiro. Os dados são: dia 10, máxima 19 graus, mínima 15 graus; dia 11, máxima 19 graus, mínima 17 graus; dia 12, máxima 18 graus, mínima 16 graus; dia 13, máxima 23 graus, mínima 20 graus; dia 14, máxima 20 graus, mínima 19 graus; dia 15, máxima 22 graus, mínima 20 graus; dia 16, máxima 21 graus, mínima 19 graus; dia 17, máxima 22 graus, mínima 20 graus; dia 18, máxima 20 graus, mínima 18 graus; dia 19, máxima 20 graus, mínima 19 graus; dia 20, máxima 21 graus, mínima 19 graus; dia 21, máxima 21 graus, mínima 19 graus; dia 22, máxima 22 graus, mínima 20 graus; dia 23, máxima 23 graus, mínima 20 graus; dia 24, máxima 24 graus, mínima 22 graus; dia 25, máxima 24 graus, mínima 19 graus; dia 26, máxima 21 graus, mínima 18 graus; dia 27, máxima 20 graus, mínima 18 graus; dia 28, máxima 12 graus, mínima 10 graus; dia 29, máxima 13 graus, mínima 11 graus; dia 30, máxima 16 graus, mínima 13 graus; e dia 31, máxima 17 graus, mínima 15 graus.

Fonte de pesquisa: DADOS Históricos Anuais. Inmet. Disponível em: https://oeds.link/fJlu3e. Acesso em: 25 fev. 2022.

a) Em que dia ocorreu a maior variação de temperatura? De quantos graus foi essa variação?

b) Em quais dias ocorreu a menor variação de temperatura? De quantos graus foi essa variação?

c) De acordo com as informações do gráfico, elabore duas ou mais questões para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta dele está correta.

Respostas: a) Dia 25; 5   ° C ; b) Dias 14/01 e 19/01; 1   ° C ; c) Resposta pessoal.

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Medidas de área

Assim como podemos medir o comprimento ou a largura de uma sala, podemos também medir sua área. Vamos medir, por exemplo, a área das figuras representadas na malha.

Ilustração de uma malha quadriculada com 4 figuras planas irregulares, formadas por quadradinhos pintados. A figura A possui 6 quadradinhos pintados, a figura B possui 10 quadradinhos pintados, a figura C possui 14 quadradinhos pintados e a figura D possui 10 quadradinhos pintados.

Para isso, inicialmente, escolhemos uma unidade de medida. Considerando o Ilustração de um quadradinho.como unidade de medida de área, podemos construir o quadro a seguir, que indica a medida da área de cada uma das figuras representadas na malha.

Medida da área das figuras representadas na malha

Figura

A

B

C

D

Medida da área

6 Ilustração de um quadradinho.

10 Ilustração de um quadradinho.

14 Ilustração de um quadradinho.

10 Ilustração de um quadradinho.

Atenção!

Para medir a área das figuras, considerando o Ilustração de um quadradinho. como unidade de medida de área, verificamos a quantidade de Ilustração de um quadradinho. necessária para cobrir cada figura.

Agora, se considerarmos Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro. como unidade de medida de área, obtemos as seguintes medidas.

Medida da área das figuras representadas na malha

Figura

A

B

C

D

Medida da área

3 Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro.

5 Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro.

7 Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro.

5 Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro.

Note que, ao medirmos a mesma área utilizando diferentes unidades de medida, nesse caso Ilustração de um quadradinho. e Ilustração de dois quadradinhos, um ao lado do outro., obtemos resultados diferentes.

Questão 8. Ícone atividade oral. Quais das figuras representadas na malha têm áreas com a mesma medida?

Resposta: Figuras B e D.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

53. Utilizando o Ilustração de um quadrado. como unidade de medida, determine a medida de área de cada figura.

Ilustração de uma malha quadriculada com 6 figuras planas irregulares, formadas por quadradinhos pintados. A figura A possui 32 quadradinhos pintados, a figura B possui 32 quadradinhos pintados, a figura C possui 33 quadradinhos pintados, a figura D possui 38 quadradinhos pintados, a figura E possui 44 quadradinhos pintados e a figura F possui 24 quadradinhos pintados.

a) Quais figuras têm medida de área maior do que 32 Ilustração de um quadrado.?

b) Qual figura tem medida de área igual à da figura A?

c) Quais figuras têm medida de área menor do que a da figura F?

Respostas: Figura A: 32 unidades de área; Figura B: 32 unidades de área; Figura C: 33 unidades de área; Figura D: 38 unidades de área; Figura E: 44 unidades de área; Figura F: 24 unidades de área; a) Figuras C, D e E; b) Figura B; c) Nenhuma.

54. Usando o Ilustração de dois quadrados, um ao lado do outro. como unidade de medida, determine a medida de área de cada figura da atividade anterior.

Respostas: A. 16 unidades de área; B. 16 unidades de área; C. 16,5 unidades de área; D. 19 unidades de área; E. 22 unidades de área; F. 12 unidades de área.

55. Para medir a área de uma figura, Edson considerou as seguintes unidades de medida de área.

A. Ilustração de um triângulo.
B. Ilustração de um quadrilátero formado por 2 triângulos.
C. Ilustração de um triângulo formado por 4 triângulos equiláteros iguais.

Se ele cobriu essa figura com 10 unidades do tipo C, então quantas unidades do tipo A ele utilizou? E quantas do tipo B?

Respostas: 40 unidades; 20 unidades.

56. Considerando a figura verde como unidade de medida, qual é a medida de área da figura laranja?

Ilustração de uma malha triangular com 2 figuras. A figura verde é composta por 2 triângulos, lado a lado e a figura laranja é composta por 50 triângulos.

Resposta: 25 unidades.

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57. Junte-se a um colega para analisarem como Paula obteve a medida de área aproximada de um círculo.

Primeiro, com o auxílio de um compasso, ela traçou duas circunferências iguais, uma em cada malha quadriculada. Em seguida, ela pintou alguns quadradinhos da maneira apresentada a seguir.

Ilustração de duas folhas quadriculadas em cima de uma mesa, uma com uma circunferência desenhada e outra uma mão segurando um compasso e terminando o desenho de outra uma circunferência.

Nesta malha quadriculada, Paula coloriu a maior quantidade de quadradinhos limitada pela circunferência.

A. Ilustração de uma malha quadriculada e uma circunferência desenhada. Estão pintados de rosa todos os 97 quadradinhos que estão inteiros dentro da circunferência.

Nesta outra malha quadriculada, Paula coloriu a maior quantidade de quadradinhos suficiente para cobrir totalmente a área do círculo.

B. Ilustração de uma malha quadriculada e uma circunferência desenhada. Estão pintados de azul todos os 137 quadradinhos que estão com, pelo menos uma parte, dentro da circunferência.

a) Quantos quadradinhos foram coloridos na malha A?

b) Quantos quadradinhos foram coloridos na malha B?

c) Determine o número que substitui as letras A, B e C no texto a seguir adequadamente. Depois faça os cálculos.

Com esse procedimento, Paula concluiu que a medida de área do círculo é maior do que A quadradinhos e menor do que B quadradinhos. Então, ela calculou a média desses números para obter a medida de área aproximada do círculo. Portanto, a área do círculo mede aproximadamente C quadradinhos.

Respostas: a) 97 quadradinhos; b) 137 quadradinhos; c) A: 97; B: 137; C: 117.

58. Junte-se a um colega para calcularem a medida de área aproximada do círculo representado na malha quadriculada. Para isso, usem o quadradinho da malha como unidade de medida de área.

Ilustração de um círculo desenhado em uma malha quadriculada. O círculo ocupada, aproximadamente, 79 quadradinhos.

Atenção!

Para determinar a medida da área aproximada do círculo, apliquem uma estratégia semelhante à apresentada na atividade 57.

Resposta: Aproximadamente 79 quadradinhos.

Página 228

Unidades de medidas de área

Estudamos nas páginas anteriores que, se utilizarmos unidades de medida diferentes para medir a área de uma mesma figura, os resultados também serão diferentes. Por isso, foi criada uma unidade de medida padronizada para medir superfícies, o metro quadrado ( m 2 ) , que corresponde à medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1   m .

Usando folhas de jornal, André e Milena construíram um quadrado cuja área mede 1   m 2 .

Ilustração de um menino e uma menina ajoelhados no chão diante de um quadrado feito com folhas de jornal. Com uma fita métrica, o menino está medindo um lado desse quadrado.

Atenção!

O metro quadrado é usado para expressar a medida da área de terrenos, de quadras esportivas, do piso de uma casa etc.

Dependendo da área a ser medida, também podemos usar submúltiplos e múltiplos do metro quadrado, como o centímetro quadrado ( cm 2 ) e o quilômetro quadrado ( km 2 ) .

Um centímetro quadrado corresponde à medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1   cm . Em geral, o centímetro quadrado é usado para medir áreas menores. Na malha a seguir, estão representadas duas figuras e as medidas de suas áreas em centímetro quadrado.

Ilustração de uma malha quadriculada com um retângulo azul, indicado que tem 12 centímetros quadrados de área e composto por 3 quadradinhos de largura e 4 de comprimento. Há também outro retângulo, laranja, indicado que tem 18 centímetros quadrados de área e composto por 6 quadradinhos de comprimento e 3 de largura.

Já o quilômetro quadrado corresponde à medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1   km . Em geral, o quilômetro quadrado é usado para medir áreas maiores, como a extensão territorial de um município ou de uma floresta.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

59. Sabendo que a área de cada Ilustração de um quadradinho. mede 1   cm 2 e de cada Ilustração com a metade de um quadradinho. mede 0 , 5   cm 2 , determine as medidas de área das figuras representadas na malha quadriculada.

Ilustração de uma malha quadriculada com 4 figuras planas irregulares, formadas por quadradinhos pintados. A figura A possui 7 quadradinhos pintados, a figura B possui 3 quadradinhos e 3 metades pintadas, a figura C possui 8 quadradinhos e 2 metades pintadas, a figura D possui 7 quadradinhos e 3 metades pintadas.

Respostas: A. 7   cm 2 ; B. 4 , 5   cm 2 ; C. 9   cm 2 ; D. 7 , 5   cm 2 .

60. Os lados dos quadradinhos da malha a seguir medem 1   c m de comprimento. Sabendo disso, determine a medida da área e do perímetro da figura representada.

Ilustração de uma malha quadriculada uma figura irregular, formada por quadradinhos pintados. Há 38 quadradinhos pintados e o contorno dessa figura segue por 44 lados de quadradinhos.

Resposta: A área mede 38   cm 2 e o perímetro, 44   c m .

61. Para estimar a quantidade de espectadores em alguns eventos, estima-se que a cada metro quadrado estejam, em média, 4 pessoas. Com base nesse conhecimento, certo show foi realizado em uma região cuja área mede 324 metros quadrados. Sabendo que a área ocupada pelo palco mede 50   m 2 e que o restante da região estava lotado, determine a quantidade aproximada de pessoas nesse show.

Resposta: Aproximadamente 1.096 pessoas.

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62. O gráfico apresenta as informações sobre a medida da área desmatada na Amazônia de 2010 a 2021.

Desmatamento da Amazônia – 2010 a 2021

Gráfico de barras. No eixo horizontal: Ano; e no eixo vertical: medidas da área em quilômetro quadrado, indo de zero a 14000. Os dados são: 2010, 7000 quilômetros; 2011, 6400 quilômetros; 2012, 4600 quilômetros; 2013, 5900 quilômetros; 2014, 5000 quilômetros; 2015, 6200 quilômetros; 2016, 7900 quilômetros; 2017, 6900 quilômetros; 2018, 7500 quilômetros; 2019, 10100 quilômetros; 2020, 10900 quilômetros; 2021, 13200 quilômetros.

Fonte de pesquisa: TAXAS de desmatamento - Amazônia Legal. Terra Brasilis. Disponível em: https://oeds.link/2dtowM. Acesso em: 7 mar. 2022.

a) Em qual desses anos houve o maior desmatamento na Amazônia? Quanto mede a área desmatada?

b) Quanto mede a área desmatada em 2010?

c) Ao todo, quantos quilômetros quadrados foram desmatados na Amazônia em 2019 e 2020?

d) Em qual desses anos houve o menor desmatamento na Amazônia?

Respostas: a) 2021; 13 . 200   km 2 ; b) 7 . 000   km 2 ; c) 21 . 000   km 2 ; d) 2012.

63. Outra unidade de medida muito usada para medir grandes áreas é o hectare ( ha ) . Comumente usada para expressar a medida da área de chácaras, florestas e fazendas, por exemplo, o hectare é uma unidade de medida agrária.

1   ha = 10 . 000   m 2

Qual é a medida da área, em metros quadrados, de uma propriedade de 30 hectares?

Resposta: 300 . 000   m 2 .

64. Quantos metros quadrados tem um terreno de 125   ha ?

Resposta: 1 . 250 . 000   m 2 .

65. Além do hectare, no Brasil usa-se o alqueire como unidade de medida agrária não padronizada, que varia conforme a região do país.

1 alqueire paulista equivale a 24 . 200   m 2 ;

1 alqueire mineiro equivale a 48 . 400   m 2 ;

1 alqueire da Região Norte equivale a 27 . 225   m 2 .

Metade de uma propriedade de 20 alqueires mineiros foi reservada para o plantio de café. Da parte restante, metade foi destinada à criação de gado.

a) Qual é a medida da área, em metro quadrado:

dessa propriedade?

destinada ao plantio de café?

destinada à criação de gado?

b) A medida da área destinada à criação de gado corresponde a quantos hectares?

Respostas: a) 968 . 000   m 2 ; 484 . 000   m 2 ; 242 . 000   m 2 ; b) 24 , 2     ha .

66. Um fazendeiro comprou um terreno com 50 alqueires paulistas. Quantos hectares tem esse terreno?

Resposta: 121   ha .

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Medida da área do retângulo e do quadrado

Uma professora de Matemática do 6º ano pediu a seus estudantes que calculassem a medida de área de um retângulo cujo comprimento mede 5   c m e a largura, 3   c m .

Ilustração de um retângulo composto de 15 quadrados, 3 de largura e 5 de comprimento. Há a demarcação de 3 centímetros de largura e 5 centímetros de comprimento.

Atenção!

A área de cada Ilustração de um quadrado. que compõe esse retângulo mede 1   cm 2 .

Mateus e Flávia calcularam a medida da área desse retângulo.

Fotografia de um menino dizendo: esse retângulo é formado por 3 linhas com 5 quadradinhos em cada uma. 5 mais 5 mais 5, igual a 3 vezes 5, igual a 15. A área desse retângulo mede 15 centímetros quadrados.
Fotografia de uma menina dizendo: Esse retângulo é formado por 5 colunas com 3 quadradinhos em cada uma. 3 mais 3 mais 3 mais 3 mais 3, igual a 5 vezes 3, igual a 15. A área desse retângulo mede 15 centímetros quadrados.

De acordo com os cálculos de Mateus e Flávia, em um retângulo cujas dimensões medem 5   c m e 3   c m cabem 15 quadradinhos, cada um medindo 1   cm 2 . Portanto, a área do retângulo mede 15   cm 2 .

Para calcular a medida da área de um retângulo, multiplicamos a medida de seu comprimento pela medida de sua largura.

Como no quadrado as medidas dos lados são iguais, podemos calcular a medida da área multiplicando a medida do comprimento de seu lado por ela mesma.

Atenção!

O comprimento e a largura do retângulo (ou do quadrado) devem ser expressos na mesma unidade de medida. Se as medidas estão em mm , a medida da área será indicada em mm 2 ; se estão em cm , a medida da área será indicada em cm 2 ; e assim por diante.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

67. Ícone uso de instrumentos Determine a medida da área e do perímetro do quadrado A e do retângulo B. Para isso, meça o comprimento dos lados com uma régua.

A. Ilustração de um quadrado com 3 centímetros de lado.

Resposta: O perímetro mede 12 cm e a área, 9   cm 2 .

B. Ilustração de um retângulo com 3,5 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura.

Resposta: O perímetro mede 11 cm e a área, 7   cm 2 .

68. Analise a planificação de uma figura geométrica espacial.

Ilustração de uma figura plana composta por 4 quadrados, um ao lado do outro e, no terceiro, da esquerda para a direita, há outro quadrado em cima e outro embaixo. Há a demarcação de que cada lado dos quadrados mede 2 centímetros.

a) Qual é a medida da área dessa planificação?

b) Essa planificação é de qual figura geométrica espacial?

Respostas: a) 2 4   cm 2 ; b) Cubo.

69. Considerando as informações apresentadas, determine a medida da largura de cada retângulo.

a) Retângulo cujo comprimento mede 6   c m e a área, 84   cm 2 .

b) Retângulo cujo comprimento mede 13   c m e a área, 117   cm 2 .

Respostas: a) 14   c m ; b) 9   c m .

70. Qual é a medida do comprimento do lado de um quadrado cuja área mede 36   cm 2 ?

Resposta: 6   c m .

71. Leia os seguintes anúncios e depois calcule a medida da área de cada terreno. Considere que esses terrenos tenham formato retangular.

A.

Vende-se terreno no Jardim Alvorada cujas dimensões medem 10   m e 25   m

B.

Terreno 12   m × 30   m
Localizado na Rua das Hortênsias, Jardim Felicidade.

Respostas: A. 250   m 2 ; B. 360   m 2 .

72. Ícone desafio. (OBMEP-2010) Com seis retângulos idênticos formamos um retângulo maior, com um dos lados medindo 21   c m , como na figura.

Ilustração de um retângulo formado por 6 retângulos menores, 4 na vertical e 2 na horizontal. Há a indicação de que o lado do retângulo maior mede 21 centímetros, composto por um lado maior e um lado menor dos retângulos menores.

Qual é a área do retângulo maior, em cm 2 ?

a) 210

b) 280

c) 430

d) 504

e) 588

Resposta: Alternativa e.

73. Elabore um problema envolvendo a medida da área de retângulos. Em seguida, peça a um colega que o resolva. Por fim, verifique se a resposta dele está correta.

Resposta pessoal.

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74. Ícone uso de instrumentos Analise os quadrados que Beto desenhou.

Ilustração de um quadrado com 4 centímetros de medida do comprimento do lado.
Quadrado A.
Ilustração de um quadrado com 8 centímetros de medida do comprimento do lado.
Quadrado B.

Inicialmente, Beto desenhou o quadrado A cujo comprimento do lado mede 4   c m . Em seguida, ele desenhou o quadrado B. Para isso, ele ampliou a medida do lado do quadrado A.

a) Classifique as afirmações em verdadeira ou falsa.

A medida do comprimento do lado do quadrado B é igual ao dobro da medida do lado do quadrado A.

A medida do perímetro do quadrado A é igual ao dobro da medida do perímetro do quadrado B.

A medida da área do quadrado B é igual ao dobro da medida da área do quadrado A.

A medida do perímetro do quadrado B é igual ao dobro da medida do perímetro do quadrado A.

Respostas: Verdadeira; Falsa; Falsa; Verdadeira.

b) De maneira semelhante à de Beto, construa dois quadrados: quadrado 1, com 3   c m de comprimento no lado, e quadrado 2, com 9   c m de comprimento no lado.

Resposta na seção Resoluções.

c) De acordo com o item b, responda às seguintes questões.

Quanto aos quadrados que você construiu, qual é a relação entre as medidas dos comprimentos dos lados?

Quando comparado com a medida do perímetro do quadrado 1, quais mudanças você percebe na medida do perímetro do quadrado 2?

Quando comparada com a medida da área do quadrado 1, quais mudanças você percebe na medida da área do quadrado 2?

Respostas na seção Resoluções.

75. Duas grandezas são diretamente proporcionais se, ao dobrarmos a medida de uma, a da outra também dobra; se, ao triplicarmos a medida de uma, a da outra também triplica; e assim por diante. Com essas informações, responda às questões.

a) A medida do perímetro do quadrado é diretamente proporcional à medida do comprimento de seu lado? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, pois ao dobrarmos a medida do comprimento do lado, a medida do perímetro também dobra; ao triplicarmos a medida do comprimento do lado, a medida do perímetro também triplica; e assim por diante.

b) A medida da área do quadrado é diretamente proporcional à medida do comprimento de seu lado? Justifique sua resposta.

Resposta: Não, pois, ao dobrarmos a medida do comprimento do lado, a medida da área quadruplica, por exemplo.

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Medida da área do triângulo retângulo

Em um trabalho escolar, Joaquim precisou medir a área de um triângulo retângulo desenhado em uma malha quadriculada. Nessa malha, o lado de cada quadradinho mede 1   c m . Como não é possível determinar a medida da área desse triângulo contando os quadradinhos um a um, Joaquim desenhou outro triângulo igual, formando assim um retângulo cuja medida da área é igual ao dobro da medida da área do triângulo.

1º. Ilustração de uma malha quadriculada com 12 quadradinhos, 3 fileiras horizontais e 4 verticais. Há uma um triângulo formado com quadradinhos pintados de roxo, dois lados correspondentes a lados da malha e o terceiro lado sendo a diagonal dela.
2º. Ilustração de uma malha quadriculada com 12 quadradinhos, 3 fileiras horizontais e 4 verticais. Há uma um triângulo formado com quadradinhos pintados de roxo, dois lados correspondentes a lados da malha e o terceiro lado sendo a diagonal dela. A outra metade da malha também está pintada com um roxo mais claro.

Desse modo, Joaquim concluiu que a medida da área desse triângulo é igual à metade da medida da área do retângulo, ou seja:

Esquema com as igualdades: início de fração, numerador: 4 vezes 3, denominador: 2, fim de fração, igual a início de fração, numerador: 12, denominador: 2, fim de fração, igual a 6. Está indicado que 4 vezes 3 corresponde a medida da área do retângulo e o 6 é a medida da área do triângulo.

Portanto, a área desse triângulo mede 6   cm 2 .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

76. Determine a medida da área de cada um dos triângulos retângulos a seguir.

Ilustração de uma malha quadriculada com triângulos formados por quadradinhos pintados. Está indicado que cada quadradinho da malha tem o lado com 1 centímetro de medida de comprimento. O triângulo A corresponde a metade de um quadrado com 4 quadradinhos de lado, o triângulo B corresponde a metade de um retângulo de 5 quadradinhos de comprimento e 4 de largura, o triângulo C corresponde a metade de um retângulo de 6 quadradinhos de comprimento e 3 de largura, o triângulo D corresponde a metade de um quadrado com 3 quadradinhos de lado; e o triângulo E corresponde a metade de um retângulo com 5 quadradinhos de comprimento e 3 de largura.

Respostas: A. 8   cm 2 ; B. 1 0   cm 2 ; C. 9   cm 2 ; D. 4 , 5   cm 2 ; E. 7 , 5   cm 2 .

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77. O retângulo a seguir foi dividido em 4 triângulos. Calcule a medida da área dos triângulos retângulos A, B e C.

Ilustração de um retângulo formado por 4 triângulos. Está indicado que o retângulo tem 10 decímetros de comprimento e 8 decímetros de largura, os quais também são as medidas de dois lados, do triângulo A. Os triângulos B e C são iguais e têm um lado com 5 decímetros, que é comum com a metade do comprimento do retângulo. E tem outro lado com 4 decímetros, sendo comum a metade da largura do retângulo.

Respostas: A: 40   d m 2 ; B: 10   d m 2 ; C: 10   d m 2 .

78. Calcule a medida da área de cada figura.

A. Ilustração de um trapézio formado por um retângulo e um triângulo retângulo. Há a demarcação de que medida do comprimento do retângulo é 12 centímetros e a medida da largura é 9 centímetros. A medida do lado triângulo que segue o lado de 12 centímetros é igual a 3 centímetros.
B. Ilustração de um trapézio formado por um retângulo e dois triângulos retângulo. Há a demarcação de que medida do comprimento do retângulo é 8 centímetros e a medida da altura do retângulo e triângulo é igual, 8 centímetros. A medida do lado do triângulo da esquerda, que segue o lado de 8 centímetros, é igual a 5 centímetros, e a medida do lado do triângulo da direita é 6 centímetros.
C. Ilustração de um trapézio formado por um quadrado e um triângulo. Há a indicação de que o lado do quadrado mede 6 centímetros, e o triângulo tem um lado em comum ao quadrado, com 6 centímetros e tem o lado que faz parte da base maior do trapézio com 12 centímetros.

Respostas: A. 121 , 5   cm 2 ; B. 1 08   cm 2 ; C. 72   cm 2 .

79. O esquema representa um jardim com o formato de um triângulo retângulo.

Ilustração de um jardim, visto de cima, em formato de um triângulo retângulo com vértices A B C. O ângulo reto está no vértice A. Está representado que a distância do lado entre os vértices A e C mede 12 metros e a distância do lado entre os vértices C e B mede 14 vírgula 7 metros.

a) Sabendo que o perímetro desse jardim mede aproximadamente 35 , 20   m , determine a medida do comprimento do lado AB dele.

b) Qual é a medida da área desse jardim?

Respostas: a) 8 , 5   m ; b) 51   m 2 .

80. Determine a medida da área do triângulo retângulo a seguir, sabendo que seu perímetro mede 36   c m .

Ilustração de um triângulo retângulo, com a indicação de que um lado mede 12 centímetros e o lado oposto ao ângulo reto mede 15 centímetros.

Resposta: 54   cm 2 .

81. De acordo com a imagem, elabore o enunciado de um problema envolvendo área de triângulos retângulos e, em seguida, dê para um colega resolver. Por fim, verifique se a resolução dele está correta.

Ilustração de uma figura plana no formato de um triângulo, composta por dois triângulos retângulos que possuem um lado em comum, a altura. Há a indicação de que a altura deles mede 35 centímetros, um lado do primeiro mede 20 centímetros e um lado do segundo mede 40 centímetros.

Resposta pessoal.

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Medidas de volume

Tadeu trabalha em uma loja de calçados e organizou certa quantidade de caixas em uma pilha, conforme apresentado a seguir.

Ilustração de uma pilha de caixas. A pilha possui as seguintes dimensões demarcadas: 4 caixas de comprimento, 2 caixas de largura e 4 caixas de altura.

Qual é a medida do volume dessa pilha de caixas de calçados? Para responder a esta pergunta, vamos considerar cada caixa como unidade de medida de volume e determinar a quantidade delas nessa pilha.

1º. Calculamos a quantidade de caixas em cada camada.

4 2 = 8

2º. Como a pilha é composta de 4 camadas, temos:

8 4 = 3 2

Portanto, nessa pilha há 32 caixas de calçados. Assim, o volume dessa pilha mede 32 caixas.

Questão 9. Tadeu acrescentou mais duas camadas com 8 caixas cada uma. Considerando cada caixa como unidade de medida de volume, determine, em seu caderno, a medida do volume que essa pilha passou a ter.

Resposta: 48 caixas.

Para medir o volume de um objeto, foi criada uma unidade de medida padronizada, o metro cúbico ( m 3 ) . Um metro cúbico corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento da aresta mede 1   m .

Além do metro cúbico, temos os seus múltiplos e submúltiplos para expressar a medida do volume de um objeto. Os submúltiplos mais utilizados são:

  • o centímetro cúbico ( cm 3 ) , que corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento da aresta mede 1   c m ;
  • o decímetro cúbico ( dm 3 ) , que corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento da aresta mede 1   dm , ou seja, 10   c m .
Ilustração de um cubo, com a demarcação de 1 centímetro de medida da aresta .

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Medida do volume do paralelepípedo reto retângulo e do cubo

O paralelepípedo reto retângulo representado a seguir foi construído com cubos com medida de volume de 1   cm 3 cada.

Ilustração de um empilhamento de cubos, formando um paralelepípedo reto retângulo com 5 centímetros de comprimento, 4 centímetros de largura e 3 centímetros de altura.

A medida do volume do paralelepípedo reto retângulo é igual à soma das medidas dos volumes dos cubos. Porém, podemos obter a medida do volume desse paralelepípedo reto retângulo sem precisar contar os cubos um a um e, para isso, procedemos da seguinte maneira:

1º. Calculamos a quantidade de cubos em uma camada.

5 4 = 2 0

2º. Esse paralelepípedo reto retângulo é formado por 3 camadas de 20 cubos cada uma. Assim, para calcular a quantidade total de cubos, basta multiplicar o valor obtido anteriormente por 3.

3 20 = 6 0

Desse modo, um paralelepípedo reto retângulo, cujas medidas de comprimento, largura e altura são 5   c m , 4   c m e 3   c m , respectivamente, tem a medida do volume igual a 60 cubos de 1   cm 3 de volume.

Portanto, o volume desse paralelepípedo reto retângulo mede 60   cm 3 .

Para obtermos a medida do volume de um paralelepípedo reto retângulo, multiplicamos a medida do comprimento, da largura e da altura dele.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo com a demarcação de c de comprimento, i de largura e h de altura.
  • c: medida do comprimento;
  • l: medida da largura;
  • h: medida da altura.

O cubo é um caso particular de paralelepípedo reto retângulo, em que o comprimento, a largura e a altura têm a mesma medida.

Para calcular a medida do volume de um cubo, basta calcular a medida do comprimento da aresta elevada ao cubo.

Atenção!

O comprimento, a largura e a altura do paralelepípedo reto retângulo (ou do cubo) devem ser expressos na mesma unidade de medida. Se as medidas estão em m m , a medida da área será indicada em m m 2 ; se estão em c m , a medida da área será indicada em c m 2 ; e assim por diante.

Página 238

Atividades

Faça as atividades no caderno.

Atenção!

Nas atividades 82 e 83, não há cubos atrás das pilhas.

82. Determine a medida do volume de cada pilha usando o Ilustração de um cubo. como unidade de medida.

A. Ilustração de uma pilha irregular, formada por 45 cubos.
B. Ilustração de uma pilha irregular, formada por 31 cubos.

Respostas: A. 45 cubos; B. 31 cubos.

83. A medida do comprimento da aresta de cada cubo da pilha a seguir é 1   c m .

Ilustração de uma pilha irregular, formada por 7 cubos.

Quantos cubos iguais a esses faltam para que o volume total da pilha meça 15   cm 3 ?

Resposta: 8 cubos.

84. Determine a medida do volume dos paralelepípedos retos retângulos.

A. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo com a demarcação de 11 centímetros de comprimento, 12 centímetros de largura e 15 centímetros de altura.
B. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo com a demarcação de 7 centímetros de comprimento, 10 centímetros de largura e 12 centímetros de altura.

Respostas: A. 1 . 980   cm 3 ; B. 840   cm 3 .

85. Ícone desafio. A figura é composta de paralelepípedos retos retângulos. Calcule, em metros cúbicos, a medida de seu volume.

Ilustração de dois paralelepípedos retos retângulos, um acima do outro. O de baixo possui a demarcação de 16 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura, enquanto o de cima possui as medidas de 2 metros de comprimento e 2 metros de altura. O paralelepípedo de cima possui a mesma largura que o de baixo.

Resposta: 72   m 3 .

86. As medidas indicadas na caixa azul correspondem às suas dimensões internas. No máximo, quantos cubos vermelhos cabem nessa caixa?

Ilustração de um cubo vermelho, com a demarcação de 2 metros de aresta.
Ilustração de uma caixa azul com um cubo vermelho dentro dela. A caixa possui as dimensões de 4 metros de largura, 6 metros de comprimento e 4 metros de altura.

Resposta: 12 cubos.

87. Elabore o enunciado de um problema envolvendo volume e a figura apresentada a seguir, composta de paralelepípedos retos retângulos. Depois, dê para um colega resolver. Por fim, verifique se a resposta está correta.

Ilustração de dois paralelepípedos retos retângulos, um acima do outro. O de baixo possui a demarcação de 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 4 metros de altura, enquanto o de cima possui as medidas de 2 metros de comprimento e 2 metros de largura. Os dois paralelepípedos estão alinhados por uma de suas arestas, totalizando a altura de 6 metros.

Resposta pessoal.

Página 239

Medidas de capacidade

Geralmente, as medidas de capacidade são usadas para indicar a quantidade de líquido ou gás que pode ser depositado em um recipiente, ou seja, a capacidade de um recipiente é igual a seu volume interno. As unidades de medida de capacidade mais utilizadas são o litro ( L ) e o mililitro ( mL ) , o qual é um submúltiplo do litro.

1   L = 1 000   mL

A seguir estão representados alguns exemplos de produtos comercializados em litro e em mililitro.

Imagens não proporcionais entre si.

Ilustração de uma caixa de leite. A informação textual é: 'Leite'. Há destaque para a informação: '1 litro'.
Embalagem de leite.
Ilustração de uma lata. A informação textual é: 'Suco natural, manga'. Há destaque para a informação: '350 mililitros'.
Embalagem de suco.
Ilustração de uma garrafa. A informação textual é: 'Água mineral'. Há destaque para a informação: '5 litros'.
Galão de água mineral.
Ilustração de uma garrafa de óleo. A informação textual é: 'Óleo de soja'. Há destaque para a informação: '900 mililitros'.
Embalagem de óleo de soja.

Podemos relacionar as unidades de medida de capacidade e de volume. Um recipiente cujo volume interno mede 1   dm 3 , por exemplo, tem capacidade de 1   L . Nesse caso, temos:

1   dm 3 = 1   L

Conversão de unidades de medida de capacidade

Para escrever 2 , 5   L em mililitros, fazemos:

2 , 5   L = 2 , 5 1   L 1 . 000   mL = 2 , 5 1 . 000   mL = 2 . 500   mL

Portanto, 2 , 5   L = 2 . 500   mL

Podemos também converter uma medida em mililitros em uma medida em litros. Para isso, fazemos:

3 . 400   mL = 3 , 4 1 . 000   mL 1   L = 3 , 4 1   L = 3 , 4   L

Portanto, 3 . 400   mL = 3 , 4   L

Também podemos expressar uma medida de capacidade em litros expressa com número decimal em uma medida em litros e mililitros, por exemplo:

3 , 4   L = 3   L + 0 , 4   L = 3   L + 400   mL = 3   L   400   mL

Portanto, 3 , 4   L = 3   L   400   mL

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

88. Escreva no caderno a unidade mais adequada, litro ou mililitro, para expressar a medida de capacidade de:

a) um copo de água;

b) um balde;

c) uma piscina;

d) um frasco de perfume;

e) uma caixa-d'água;

f) uma xícara de café.

Respostas: a) Mililitro; b) Litro; c) Litro; d) Mililitro; e) Litro; f) Mililitro.

89. Escreva as medidas indicadas em mililitros.

a) 2   L 400   m L

b) 4   L 750   m L

c) 7   L 370   m L

d) 8   L 125   m L

e) 9   L 100   m L

f) 11   L 980   m L

g) 3   dm 3

h) 5 , 7   dm 3

Respostas: a) 2 . 400   mL ; b) 4 . 750   mL ; c) 7 . 370   mL ; d) 8 . 125   mL ; e) 9 . 100   mL ; f) 11 . 980   mL ; g) 3 . 000   mL ; h) 5 . 700   mL

90. Escreva as medidas indicadas em litros e mililitros.

a) 1 . 250   m L

b) 3 . 525   m L

c) 5 . 840   m L

d) 7 . 250   m L

e) 6 . 430   m L

f) 9 . 180   m L

g) 12 . 700   m L

h) 15 . 765   m L

Respostas: a) 1   L 250   mL ; b) 3   L 525   mL ; c) 5   L 840   mL ; d) 7   L 250   mL ; e) 6   L 430   mL ; f) 9   L 180   mL ; g) 12   L 700   mL ; h) 15   L 765   mL .

91. Considere as medidas de capacidade apresentadas a seguir.

0 , 075   L

250   m L

1 . 250   m L

0 , 150   L

1 , 05   L

2   L   340   mL

Agora, copie a sequência em seu caderno substituindo cada por uma das medidas apresentadas, de maneira que a sequência fique em ordem crescente.

< 120   m L < < < 1   L < < < 1 , 5   L <

Resposta: 0 , 075   L < 120   m L < 0 , 150   L < 250   mL < 1   L < 1 , 05   L < 1 . 250   mL < 1 , 5   L < 2   L   340   mL

92. Raul e sua família foram acampar em um camping, localizado na cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul. Ele levou, entre outros materiais, 3 recipientes com 5   L de água mineral cada um e 2 recipientes de 3   L cada um.

Sabendo que no final do acampamento sobrou 1 recipiente com 5   L , quantos litros de água foram consumidos? Escreva a medida que você obteve em mililitros.

Resposta: 16   L ; 16 . 000   mL .

93. Uma casa de suco natural produziu 25   L de suco de laranja. Esse suco foi colocado em garrafas cuja capacidade mede 500   mL

a) Quantas garrafas de suco de laranja foram produzidas?

b) Sabendo que a casa de suco vendeu todas as garrafas por R$ 9,00 cada uma, determine o valor arrecadado com essa venda.

c) Se o suco produzido fosse colocado em garrafas com capacidade de 250   mL cada, quantas garrafas seriam necessárias?

d) Elabore um problema envolvendo os dados desse problema e dê para um colega resolver. Depois, verifique se ele resolveu corretamente.

Respostas: a) 50 garrafas; b) R$ 450,00; c) 100 garrafas; d) Resposta pessoal.

94. Renato começou a encher uma piscina de plástico cuja capacidade mede 1 . 000   L . A torneira da casa dele despeja 5   L de água por minuto.

a) Se ele deixar a torneira aberta por 150 minutos, a piscina vai ficar totalmente cheia? Caso contrário, quantos litros de água a piscina terá?

b) Quantas horas de torneira aberta é preciso para encher a piscina?

Respostas: a) Não; 750   L ; b) 3   h   20   m in .

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. O comprimento da fila de carros de certo congestionamento mede 2 , 5   km . Nessa fila, cada veículo ocupa uma medida de comprimento (considerando o distanciamento entre eles) de 3 , 5   m , em média. Quantos carros, aproximadamente, há nessa fila?

Resposta: Aproximadamente 714 carros.

2. As baleias são os maiores animais do planeta. Analise a medida do comprimento aproximada que algumas espécies de baleia atingem na fase adulta.

Medida do comprimento aproximada das baleias na fase adulta – 2022

Espécies

Medida do comprimento ( m )

Baleia-azul

33

Baleia-corcunda (jubarte)

18

Baleia-cinzenta

15

Baleia-branca (beluga)

5

Fonte de pesquisa: NOAA Fisheries. Disponível em: https://oeds.link/gYHwL4. Acesso em: 10 mar. 2022.

a) Quantos metros a baleia-azul pode atingir a mais do que a baleia-branca?

b) Entre essas espécies de baleia, qual pode atingir a medida de comprimento mais próxima de 13   m ?

c) A medida de comprimento que a baleia-azul pode atingir é, aproximadamente, quantas vezes maior do que a da baleia-cinzenta?

d) Quais das espécies atingem medida de comprimento com 3   m de diferença uma da outra?

2. Respostas: a) 28   m ; b) Baleia-cinzenta; c) Aproximadamente 2 vezes; d) Baleia-corcunda e baleia-cinzenta.

3. As medidas das dimensões de um campo oficial de futebol podem variar da seguinte maneira:

comprimento: de 90   m a 120   m ;

largura: de 45   m a 90   m .

De acordo com essas informações, qual é a maior e a menor medida do perímetro que um campo de futebol pode ter?

Resposta: 420   m e 270   m .

4. Consulte um calendário do ano vigente e responda às questões.

a) Este ano tem o dia 29 de fevereiro?

b) Qual dia da semana corresponde ao 1º dia deste ano?

c) Qual dia da semana corresponde ao último dia deste ano?

d) Quantos dias há no 1º semestre deste ano?

Resposta: As respostas dependem do ano vigente.

5. Escreva em uma folha de papel avulsa dois anos bissextos:

a) entre os anos de 2017 e 2027;

b) terminados em 00 e anteriores ao ano 2500.

Respostas: a) 2020 e 2024; b) 2400 e 2000.

6. Renato comprou um sítio de 60 hectares no qual vai plantar frutas, arroz e milho.

a) Qual é a medida da área, em metro quadrado, do sítio de Renato?

b) Nesse sítio, o plantio de frutas vai ocupar 30% da área, o plantio de arroz, 20%, e o plantio de milho, 50%. Calcule, em hectares e em metros quadrados, a medida da área para cada tipo de plantio.

c) Quantos alqueires paulistas, aproximadamente, são destinados ao plantio de frutas?

Respostas: a) 600 . 000   m 2 ; b) Fruta: 18   ha ou 180 . 000   m 2 ; arroz: 12   ha ou 120 . 000   m 2 ; milho: 30   ha ou 300 . 000   m 2 ; c) 7,4 alqueires paulistas.

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7. (OBMEP-2006) A figura é formada por três quadrados, um deles com área de 25   cm 2 e o outro com 9   cm 2 . Qual é o perímetro da figura?

Ilustração de uma figura plana composta por 3 quadrados. Na esquerda há o maior quadrado e na sua direita está um quadrado menor, alinhados pela parte inferior. Há um terceiro quadrado menor do que os anteriores, que está encostado no maior e alinhado superiormente, assim como também encosta no de baixo. Há a indicação de que o maior quadrado possui área de 25 centímetros quadrados e o médio possui área de 9 centímetros quadrados.

a) 20   cm

b) 22   cm

c) 24   cm

d) 26   cm

e) 38   cm

Resposta: Alternativa d.

8. (OBMEP-2007) Nanci tem seis quadrados de cartolina iguais, como na figura I. Com essas cartolinas ela montou a figura II. Qual é a área dessa figura?

Ilustração de um quadrado feito de cartolina, indicado como figura 1 e com seu lado medindo 10 centímetros. Ao lado, há a figura 2, que é a união de 6 desses quadrados, um na diagonal do outro, com o vértice superior esquerdo do quadrado de baixo ligado ao centro do quadrado de cima.

a) 450   cm 2

b) 475   cm 2

c) 525   cm 2

d) 540   cm 2

e) 600   cm 2

Resposta: Alternativa b.

9. Em cada comprimido de certo medicamento a medida da massa do componente principal é 600   mg . Qual é a medida da massa, em gramas, do componente principal desse medicamento em uma embalagem com 30 comprimidos?

Atenção!

Lembre-se: 1   g = 1 . 000   mg

Resposta: 18   g

10. Quando nasceu, a medida da massa de Flávia era 3 , 250   kg . Com um mês de idade, sua massa media 4 . 100   g . Em seu primeiro mês de vida, quantos gramas a medida da massa de Flávia aumentou?

Resposta: 850   g .

Atenção!

Nas atividades 11 e 12, não há cubos atrás das pilhas.

11. Calcule a medida do volume do empilhamento a seguir usando Ilustração de dois cubos, um ao lado do outro. como unidade de medida.

Ilustração de um empilhamento irregular, composto por 22 cubos.

Resposta: 11 unidades.

12. Qual é a medida do volume, em centímetros cúbicos, do empilhamento de cubos a seguir?

Ilustração de um empilhamento de cubos com 8 cubos de comprimento, 6 de altura e 7 cubos de largura. O comprimento do empilhamento mede 4 centímetros.

Resposta: 42   cm 3 .

13. Paulo comprou 5 garrafas com 4 , 5   L de suco de uva cada. Ele deseja armazenar esse suco em garrafas com medida de capacidade de 900   mL . Quantas garrafas serão necessárias para armazenar esse suco?

Resposta: 25 garrafas.

14. Ângela vai fazer gelatina de sobremesa para sua família. De acordo com o modo de preparo, para fazer cada envelope de gelatina, é necessário dissolver o conteúdo em 500   mL de água.

Quantos litros de água serão necessários para Ângela dissolver o conteúdo de 3 envelopes de gelatina?

Resposta: 1 , 5   L .