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UNIDADE

4

Os números racionais

Fotografia de um atleta em pleno salto com vara. Ele está no ar, com o corpo na horizontal, barriga para baixo e  está acima de uma barra horizontal.
Atleta Thiago Braz durante a prova de salto com vara nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, em que conquistou a medalha de bronze ao atingir a marca de 5 , 87   m .

Agora vamos estudar...

  • os números racionais;
  • os números racionais na reta numérica;
  • o módulo de um número racional;
  • o oposto ou simétrico de um número racional;
  • a comparação de números racionais.

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Números racionais

A professora Roberta escreveu alguns números na lousa.

Ilustração de uma mulher apontando para uma lousa, onde estão escritos os números:   início de fração, numerador: 5, denominador: 2, fim de fração; menos 1,4; 4; 0; início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração; menos 2; e 2,5.

Eles são números racionais e podem ser escritos tanto na forma fracionária quanto na decimal.

Em seguida, a professora organizou esses números em uma reta numérica.

Ilustração de uma reta numérica de menos 4 a 5. Acima da marcação de menos 2 está marcado 'menos 2'. Entre a marcação de menos 2 e menos 1, está marcado o ponto correspondente ao número menos 1,4.  Acima da marcação do número 0, há outro 0 marcado. Entre as marcações 1 e 2, próximo ao 1 está marcado início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração. Entre as marcações 2 e 3 há uma marcação para dois números, 2,5 e início de fração, numerador: 5, denominador: 2, fim de fração. Acima da marcação do número 4, há outro 4 marcado.  x\

Atenção!

Todo número inteiro é racional.

Analise como ela localizou, por exemplo, a fração 1 3 nessa reta.

Ilustração de uma mulher apontando para uma lousa. Nela está desenhada uma reta numérica de 0 a 1, com duas marcações entre eles. A segunda marcação corresponde a início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração. A mulher está dizendo: Sabemos que a fração um terço está entre 0 e 1. Nesse caso, consideramos o intervalo apresentado. Em seguida, devemos dividi-lo em três partes iguais, pois o denominador da fração é 3. Por fim, partindo de 0, consideramos uma das partes, pois o numerador da fração é 1.

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Podemos transformar um número racional representado na forma decimal em fracionário. A seguir apresentamos alguns exemplos.

  • 0 , 5 = 5 10 = 1 2
  • 0 , 22 = 22 100 = 11 50
  • 1 , 1 = 1 + 0 , 1 = 1 + 1 10 = 10 10 + 1 10 = 11 10
  • 5 , 03 = 5 + 0 , 03 = 5 + 3 100 = 500 100 + 3 100 = 503 100

Também podemos fazer o inverso, como apresentado nos exemplos a seguir.

  • 1 2 = 1 : 2 = 0 , 5
  • 22 25 = 22 : 25 = 0 , 88
  • 8 5 = ( 8 : 5 ) = 1 , 6
  • 49 40 = 49 : 40 = 1 , 225

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Analise o que Fernando está dizendo.

Fotografia de um menino dizendo: 3,5 está entre os números inteiros consecutivos 3 e 4.

Entre quais números inteiros consecutivos estão os números indicados em cada item?

a) 1,4

b) 5,87

c) 0,3

d) 0 , 99

e) 8 , 7

f) 3,75

2. Associe cada um dos números a uma letra na reta numérica.

  • 1 , 5

  • 4

  • 0,2

  • 2,6

  • 4 3

  • 1 2

  • 7 2

Ilustração de uma reta numérica de menos 4 a 4. No ponto correspondente ao menos 4 está marcado o ponto A. Entre menos 2 e menos 1 está marcado o ponto B. Entre menos 1 e 0 está marcado o ponto C. Próximo de 0, entre 0 e 1 está marcado o ponto D. Próximo de 1, entre 1 e 2 está marcado o ponto E. Entre 2 e 3 está marcado o ponto F.  E entre 3 e 4 está marcado o ponto G.

3. Em cada item, escreva um número decimal que esteja entre os números:

a) 0 e 1.

b) 3 e 2 .

c) 5 e 6.

d) 2 e 3.

4. Analise a reta numérica a seguir.

Ilustração de uma reta numérica de menos 4 a 4. Entre menos 3 e menos 2 está marcado a letra A. Entre menos 1 e 0 está marcado a letra B. No ponto correspondente ao número 1 está marcado a letra C. Entre 2 e 3 está marcado a letra D. E entre 3 e 4 está marcado a letra E.

Determine a letra que corresponde ao número racional 2,4.

5. Em seu caderno, escreva os números fracionários na forma decimal.

a) 1 10

b) 1 4

c) 5 8

d) 7 4

e) 9 16

f) 7 8

6. Em seu caderno, escreva os números decimais na forma fracionária.

a) 0,2

b) 0,75

c) 1,5

d) 2 , 5

e) 0 , 125

f) 4,8

7. Ícone desafio. Em qual item é apresentado o número 0,8 na forma fracionária? Resolva a atividade mentalmente e justifique sua resposta.

a) 3 2

b) 5 4

c) 4 5

d) 7 4

8. Utilizando os números 0,2; 1 5 ; 3,5 e 7 9 , elabore uma questão envolvendo transformações entre números na forma decimal e na forma fracionária. Depois, troque com um colega e peça a ele que a responda.

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Módulo de um número racional

Já estudamos que a medida da distância entre um ponto da reta numérica e a origem (0) é chamada módulo ou valor absoluto do número associado a esse ponto. Na unidade 2, vimos alguns exemplos envolvendo números inteiros e, agora, vamos determinar o módulo dos números racionais. A seguir, apresentamos alguns exemplos.

| 2 , 6 | = 2 , 6 , pois a distância entre o ponto correspondente ao número 2,6 e a origem da reta numérica mede 2,6 unidades.

Ilustração de uma reta numérica de 0 a 5. A um ponto demarcado entre 2 e 3 para o número 2,6. Abaixo há um segmento de reta, com sua extremidade esquerda alinhada com zero e sua extremidade direita alinhada ao ponto que representa 2,6. Está escrito: 2,6 de unidades.

| 5 , 1 | = 5 , 1 , pois a distância entre o ponto correspondente ao número 5 , 1 e a origem da reta numérica mede 5,1 unidades.

Ilustração de uma reta numérica de menos 6 a 0. A um ponto demarcado entre menos 6 e menos 5, bem próximo a menos 5, para o número 5,1. Abaixo há um segmento de reta, com sua extremidade esquerda alinhada ao ponto que representa 5,1 e sua extremidade direita alinhada com 0. Está escrito: 5,1 de unidades.

| 1 3 | = 1 3 , pois a distância entre o ponto correspondente ao número 1 3 e a origem da reta numérica mede 1 3 de unidade.

Ilustração de uma reta numérica de menos 5 a 0. A um ponto demarcado entre menos 1 e 0, para início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração. Abaixo há um segmento de reta, com sua extremidade esquerda alinhada ao ponto que representa a fração e sua extremidade direita alinhada com 0. Está escrito: início de fração, numerador: 1, denominador: 3, fim de fração de unidade.

Questão 1. Em seu caderno, calcule.

a) | 3 , 7 |

b) | 2 8 |

c) | 7 , 8 |

d) | 135 36 |

e) | 325 , 6 |

f) | 458 , 2 |

Quando dois números racionais estão a uma mesma medida de distância da origem na reta numérica (ou seja, têm módulos iguais), mas estão localizados em sentidos contrários, são chamados números opostos ou números simétricos.

  • O número 2,3 é o oposto de 2 , 3 , pois | 2 , 3 | = | 2 , 3 | e eles estão localizados em sentidos contrários da reta numérica.
  • O número 5 7 é o oposto de 5 7 , pois | 5 7 | = | 5 7 | e eles estão localizados em sentidos contrários da reta numérica.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

9. Indique, entre os números apresentados, os que têm módulos iguais.

  • 1

  • 7

  • 2 , 8

  • 1 , 2

  • 2 , 8

  • 7 , 1

  • 1,2

  • 2

  • 0

  • 7

  • 4 , 5

  • 1 , 8

10. Em cada item, determine o oposto do número.

a) 1

b) 8

c) 3,4

d) 7 , 8

e) 3 4

f) 5 2

11. Determine os números cujo módulo é:

a) 0,5.

b) 2,1.

c) 5,9.

d) 7,3.

12. Analise os números indicados na reta numérica a seguir.

Ilustração de uma reta numérica com 15 pontos demarcados, com a mesma distância entre eles. Da esquerda para direita, entre o primeiro e segundo ponto está demarcado o número menos 6,8. O quarto ponto corresponde ao número menos 4.  Entre o oitavo e nono ponto está demarcado o número 0,7. O décimo terceiro ponto corresponde ao número 5. E entre o décimo quarto e décimo quinto ponto está demarcado o número 6,5.

a) Entre os números destacados, qual apresenta a maior medida de distância até a origem?

b) Explique para um colega como você obteve a resposta do item a.

13. Armando e seus amigos estão brincando de adivinhar números. Verifique o que eles estão dizendo.

Fotografia de um menino dizendo: O número que eu estou pensando é o oposto de menos 2.
Armando.
Fotografia de uma menina dizendo: Já eu estou pensando em um número positivo que tem módulo igual a 5.
Maria.
Fotografia de um menino dizendo: Eu estou pensando em um número negativo cujo módulo é igual a 25.
Pedro.

Determine o número que Armando e seus amigos estão pensando.

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Comparação de números racionais

Leonardo pesquisou na internet as medidas das temperaturas mínimas em algumas cidades em certo dia e as registrou em seu caderno.

Ilustração de um caderno pautado.  Nele escrito as temperaturas das cidades A, B, C, D, E, F, formando duas colunas. A coluna da esquerda com as informações: Cidade A 21 graus Celsius, Cidade B 23,5 graus Celsius, Cidade C menos 1,3 graus Celsius. A coluna da direita com as informações: Cidade D 14 graus Celsius, Cidade E menos 4 graus Celsius, Cidade F 19 graus Celsius.

Em seguida, ele organizou os valores obtidos em uma reta numérica.

Ilustração de uma reta numérica com 28 pontos demarcados, com a mesma distância entre eles. Da esquerda para direita, o primeiro ponto é o ponto E que corresponde a menos 4. Entre o terceiro e quarto ponto há um ponto C correspondente a menos 1,3. O quinto ponto corresponde a 0. O décimo nono é o ponto D, que corresponde a 14. O vigésimo quarto é o ponto F que corresponde a 19. O vigésimo sexto é o ponto A que corresponde a 21. E logo após o vigésimo oitavo ponto, há o ponto B, que corresponde a 23,5.

Com o auxílio dela, podemos comparar as medidas de temperatura. Para isso, basta analisar a posição de um número em relação a outro. A seguir, apresentamos alguns exemplos.

  • O número 23,5 está à direita de 4 . Nesse caso, 23 , 5 > 4 (lê-se: vinte e três vírgula cinco é maior do que menos quatro). Portanto, 23 , 5   ° C > 4   ° C .
  • O número 19 está à esquerda de 21. Nesse caso, 19 < 21 (lê-se: dezenove é menor do que vinte e um). Portanto, 19   ° C < 21   ° C .
  • O número 1 , 3 está à direita de 4 . Nesse caso, 1 , 3 > 4 (lê-se: menos um vírgula três é maior do que menos quatro). Portanto, 1 , 3   ° C > 4   ° C .
  • O número 1 , 3 está à esquerda de 21. Nesse caso, 1 , 3 < 21 (lê-se: menos um vírgula três é menor do que vinte e um). Portanto, 1 , 3   ° C < 21   ° C .

Os números que estão à esquerda de um número qualquer na reta numérica são menores do que esse número. De maneira análoga, os números que estão à direita de um número qualquer na reta numérica são maiores do que esse número.

Questão 2. Ícone atividade oral. Qual número é maior: 2,3 ou 3 2 ? Justifique sua resposta.

Questão 3. Em seu caderno, escreva alguns números racionais, tanto positivos quanto negativos, nas formas fracionária e decimal. Em seguida, organize-os em ordem crescente.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

14. Copie os itens no caderno, substituindo cada pelo símbolo > ou < .

a) 6 , 7 6

b) 5 , 4 5 , 4

c) 9 , 8 0

d) 1 3 0

e) 4 , 4 12 7

f) 0 12 , 5

15. Escreva os números apresentados a seguir em ordem crescente.

  • 2

  • 1

  • 0

  • 4,5

  • 2,5

  • 4 , 5

  • 2

  • 3 , 5

16. Márcia comparou os números 3 2 e 0,8 da seguinte maneira.

Fotografia de uma jovem dizendo: Inicialmente, transformei três meios em um número decimal, ou seja, três meios igual 1,5. Em seguida, representei os números 1,5 e 0,8 na reta numérica. Como, na reta numérica, 1,5 está à direita de 0,8, concluo que 1,5 é maior do que 0,8.

Atenção!

Você pode utilizar uma reta numérica para ajudar na comparação dos números.

Utilize o mesmo procedimento de Márcia e compare os números indicados em cada item.

a) 3 2 e 0,8

b) 1 2 e 0 , 7

c) 2 , 5 e 7 2

d) 1 , 6 e 4 5

17. Em seu caderno, associe cada um dos números a uma letra da reta numérica.

  • 12 5

  • 5,9

  • 5 , 7

  • 5 2

  • 0 , 6

Ilustração de uma reta numérica com 13 pontos demarcados, com a mesma distância entre eles. Da esquerda para direita, entre o primeiro e segundo ponto está marcada a letra A. O quarto ponto corresponde ao número menos 3.  Entre o quarto e quinto ponto está marcada a letra B. O sétimo ponto corresponde ao número 0. Entre o sexto e sétimo ponto está marcada a letra C. Entre o nono e décimo ponto está marcada a letra D. O décimo primeiro ponto corresponde ao número 4. E entre o décimo segundo e décimo terceiro ponto está marcado a letra E.

Agora, escreva dois números racionais que estão entre B e D.

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18. Rodrigo, Guilherme e Tobias estão disputando um jogo de corrida em um videogame. A medida do tempo gasto por eles para completar a última volta em uma das partidas está indicada a seguir.

  • Rodrigo

    85   s

  • Guilherme

    81 , 9   s

  • Tobias

    89 , 2   s

Qual dos amigos fez a volta mais rápida?

19. O quadro apresenta a quantia poupada por Marcela mensalmente durante o ano de 2023.

Quantia poupada por Marcela em 2023

Mês

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Maio

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov.

Dez.

Quantia

(R$)

135,50

237,00

78,90

148,00

148,90

378,10

58,00

49,00

364,30

100,00

269,00

405,50

a) Em qual mês ela poupou a maior quantia? E em qual economizou a menor quantia?

b) A quantia poupada no mês de março foi maior, menor ou igual àquela economizada em dezembro?

c) Escreva as quantias poupadas por Marcela em ordem decrescente.

20. Duas equipes estão competindo em uma gincana escolar. A equipe A venceu 18 45 das provas e a equipe B, venceu 3 5 . Qual delas ganhou mais provas?

21. Marcelo é vendedor em uma concessionária. Em certo dia, ele vendeu dois carros. O cliente 1 pagou 2 5 do valor total do automóvel como entrada; já o cliente 2 pagou 3 8 do valor. Sabendo que os dois veículos vendidos têm o mesmo valor, qual dos clientes pagou a maior quantia de entrada?

22. Para um trabalho escolar, Marcos vai usar dois pedaços de barbantes: um vermelho e um azul. Analise o que Marcos está dizendo.

Fotografia de um menino dizendo: O comprimento do pedaço de barbante vermelho vai medir 2,75 metros.  O comprimento do pedaço de barbante azul vai medir cinco centésimos da medida do comprimento total dele.

Sabendo que o comprimento total do barbante azul mede 82   m , qual dos pedaços terá a maior medida de comprimento?

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie os quadros e complete-os com os números que faltam.

Números nas formas decimal e fracionária

Número decimal

7,3

4,9

2,3

10,1

Número fracionário

5 2

7 4

Números nas formas decimal e fracionária

Número decimal

7,9

123,05

0,9

Número fracionário

5 25

8 20

12 100

Agora, escreva esses números em ordem decrescente.

2. Entre os números apresentados a seguir, identifique e anote aqueles que são iguais.

  • 5 2

  • 0 , 75

  • 3 4

  • 2,5

  • 0,75

  • 0,875

  • 1 2

  • 0 , 5

  • 7 8

  • 3 4

3. Escreva o oposto do número apresentado em cada item.

a) 2

b) 8 , 7

c) 7,56

d) 3 8

e) 9 2

f) 2,7

4. Calcule os módulos.

a) | 2 , 4 |

b) | 3 , 83 |

c) | 8 , 9 |

d) | 7 2 |

e) | 2 5 |

f) | 12 , 7 |

g) Qual dos números tem o maior módulo? E o menor?

h) Organize em ordem decrescente os resultados obtidos.

5. Copie os itens substituindo cada pelo símbolo > , < ou = .

a) 0 , 5 0 , 5

b) 1 , 8 1 , 8

c) 0 8 , 5

d) 8 , 4 7 , 9

e) 2 , 65 265 100

f) 4 , 3 3 , 5

6. Escreva os números a seguir em ordem crescente.

  • 5 , 7

  • 1,582

  • 8 , 995

  • 11 , 4

  • 0

  • 7 10

  • 11,45

  • 11 , 59

  • 4,8

  • 2 , 75

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7. Classifique as sentenças em verdadeiras ou falsas. Em seguida, copie as falsas em uma folha de papel avulsa, corrigindo-as.

a) O número 10 é maior do que 2,5, pois, na reta numérica, 10 está à esquerda de 2,5.

b) O oposto de 10 é 10.

c) O módulo de 3 2 é 1, pois, na reta numérica, a distância entre 3 e 2 mede 1 unidade.

8. Copie a reta numérica apresentada.

Ilustração de uma reta numérica. Estão demarcados os seguintes números, da esquerda para direita: menos 5; menos 4; menos 3; menos 2; menos 1; 0; 1; 2; 3; 4; 5 e 6.

Depois, represente nela os números a seguir.

  • 2,1

  • 2 , 4

  • 7 2

  • 4,9

  • 12 6

  • 9 5

  • 1 , 5

9. Mariana e seus amigos vão construir 4 telefones de latas.

Confira a medida do comprimento dos quatro barbantes utilizados por eles.

Barbante 1: 2 , 3   m .

Barbante 2: 1 , 8   m .

Barbante 3: 4 , 7   m .

Barbante 4: 1 , 1   m .

Fotografia. Duas latas de alumínio ligadas por um barbante, com suas pontas fixadas no centro da base das latas.

Brinquedo telefone de latas.

a) Qual barbante tem a menor medida de comprimento?

b) Escreva as medidas dos comprimentos dos barbantes em ordem decrescente.

10. Leia as dicas apresentadas a seguir.

O algarismo dos décimos é 3.

O número é maior do que 10 e menor do que 16.

O valor correspondente ao algarismo das unidades é um divisor de 36.

O algarismo das unidades é um número primo e ímpar.

Qual é o número desconhecido?

11. Tales vai comprar um computador. Em fevereiro, ele poupou 3 5 do valor do equipamento e em março, poupou 7 8 . Em qual mês Tales economizou a maior quantia?