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UNIDADE

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Grandezas e medidas

Fotografia de uma barragem hidroelétrica em um rio, vista de cima.
Usina hidrelétrica de Itaipu, empreendimento binacional desenvolvido por Brasil e Paraguai. Instalada no rio Paraná na década de 1980, comporta 29 bilhões de metros cúbicos de medida do volume de água em seu nível máximo normal.

Agora vamos estudar...

  • algumas grandezas e suas respectivas medidas;
  • o Sistema Internacional de Unidades (SI);
  • medidas de área;
  • medidas de volume.

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Grandezas

Não é de hoje que situações envolvendo medidas de grandezas são essenciais no cotidiano das pessoas. A seguir são apresentadas algumas medidas necessárias em atividades diárias.

Medida de comprimento

Fotografia das mãos de uma pessoa, com uma trena, medindo um pedaço de madeira.
Marceneiro medindo o comprimento de uma tábua.

Medida de capacidade

Fotografia das mãos de uma pessoa medindo a quantidade de leite diante de um preparo de alimento.
Cozinheira medindo a quantidade de leite necessária para o preparo de uma receita.

Medida de massa

Fotografia das mãos de um médico pesando um bebê em uma balança;
Pediatra medindo a massa de um bebê.

Medida de temperatura

Fotografia de um médico medindo a temperatura de uma pessoa  com um termômetro de infravermelho.
Médico medindo a temperatura de um paciente.

Questão 1. Escreva em seu caderno outras atividades cotidianas em que são usadas medidas.

Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como comprimento, capacidade, massa, temperatura e velocidade.

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Questão 2. Escreva em seu caderno outros exemplos de grandezas.

Uma grandeza pode ser classificada em discreta ou contínua. A grandeza discreta é aquela cuja medida é sempre um número inteiro, como a quantidade de carros em um estacionamento e a quantidade de jogadores de um time de futebol.

A grandeza contínua é aquela que admite como medida um número qualquer, como a altura de uma pessoa e a duração de intervalo de tempo de uma corrida de atletismo.

Para representar a medida de uma grandeza, podemos usar um número seguido de uma unidade de medida. Nesse caso, esse número é resultante do processo de medição, ou seja, a medida da grandeza. Exemplos:

  • 300   m

    medida de comprimento

  • 4 , 5   kg

    medida de massa

  • 250   mL

    medida de capacidade

  • 24   h

    medida de tempo

Os números 300; 4,5; 250 e 24 são as medidas das grandezas, enquanto m , kg , mL e h são as unidades de medida utilizadas para expressar a medida dessas grandezas.

Entende-se por medir a ação de comparar uma grandeza com outra de mesma espécie, em que uma delas é escolhida como unidade de medida, como dois comprimentos ou duas massas.

Atenção!

Também é possível comparar duas grandezas de mesma espécie sem efetuar a medição delas. Por exemplo, para comparar a altura de duas pessoas sem realizar medições, podemos colocar uma de costas para a outra e analisar qual delas é a mais alta.

Lucas mediu o comprimento de um lápis, como representado na imagem.

Ilustração de um lápis ao lado de uma régua e a demarcação de que a ponta dele está no 0 e o final do lápis está no número 15 da régua.

Lucas escolheu o centímetro ( c m ) como unidade de medida e comparou o comprimento do lápis com o da medida de 1   cm . Nessa comparação, o comprimento cuja medida é 1   cm cabe 15 vezes no comprimento do lápis. Portanto, o comprimento do lápis de Lucas mede 15   cm .

Em medições empíricas, a medida obtida é sempre um valor aproximado, em que a precisão do resultado depende do instrumento de medida utilizado.

Questão 3. Ícone atividade oral. Ícone uso de instrumentos Determine, com uma régua em centímetro, a medida do comprimento da linha apresentada a seguir.

Ilustração de uma linha com 12 centímetros.

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Sistema Internacional de Unidades (SI)

Ícone Objeto digital

Em determinadas épocas, cada grupo social tinha o próprio sistema de unidades de medida, sendo algumas delas baseadas em partes do corpo do rei. Para compreender melhor, estão representadas nas imagens as indicações de algumas delas com base no corpo de Henrique.

Fotografia de uma mão aberta e a indicação entre o polegar e o dedo mínimo: 'palmo'.
Fotografia de um pé no chão e a indicação 'pé'.
Fotografia das pernas e pé do movimento uma pessoa andando. Entre os pés há a indicação 'passo'.
Fotografia de um menino com os braços abertos. Há a indicação que da ponta do dedo de uma mão até a ponta do dedo da outra, se chama braça, e da mão até metade do corpo, próximo ao nariz, se chama jarda.

Imagens não proporcionais entre si.

Com a integração entre pessoas de diferentes regiões e países e por causa do avanço da ciência e do comércio, essas unidades acabaram tornando as relações de bases econômicas e científicas muito complexas, além da dificuldade pela imprecisão dos critérios.

Para resolver a situação, a França aprovou em 1790 a unificação dos pesos e das medidas, sendo o metro a unidade de base para comprimento e o quilograma, para a massa. Com o passar dos anos, esse sistema passou a ser adotado por outros países e novas unidades de base para outras grandezas foram acrescentadas, formando o atual Sistema Internacional de Unidades (SI). No quadro a seguir estão apresentadas unidades de medida de base utilizadas no SI.

Unidades de base do Sistema Internacional de Unidades

Grandeza

Unidades de base

Nome

Símbolo

Comprimento

metro

m

Massa

quilograma

kg

Tempo

segundo

s

Intensidade de corrente elétrica

ampère

A

Temperatura termodinâmica

kelvin

K

Quantidade de matéria

mol

mol

Intensidade luminosa

candela

cd

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Questão 4. Algumas unidades de medidas já tiveram sua definição modificada. Junte-se a um colega e faça uma pesquisa a respeito da necessidade da última mudança da definição do quilograma, ocorrida em 2019.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 4 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

Além das unidades apresentadas, há as unidades derivadas, que são formadas pelas relações entre as unidades de base. Existem também as unidades de medidas suplementares, que têm unidades especiais.

Por exemplo, a unidade de medida da grandeza velocidade "metro por segundo" é derivada, pois é formada pela relação entre as unidades de base metro e segundo. Por esse motivo, o símbolo utilizado é m / s . Já a unidade de medida de capacidade "mililitro", cujo símbolo é mL , é uma unidade suplementar, pois não é derivada das unidades de base.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Relacione uma grandeza (comprimento, massa, capacidade, temperatura, tempo e velocidade) com uma situação cotidiana indicada nos itens.

A. Fotografia de uma mão mudando a temperatura de um forno de cozinha.
B. Fotografia de um redutor de velocidade ao lado de uma estrada.
C. Fotografia de um copo medidor.
D. Fotografia de um funcionário de uma feira pesando bananas de uma cliente na balança.
E. Fotografia de uma mão apertando um cronômetro.
F. Fotografia de uma mesa com vários itens de costura e duas mãos medindo o tecido com uma fita métrica.

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2. Classifique as grandezas a seguir em discreta ou contínua.

a) Tempo de duração de uma partida de futebol.

b) Quantidade de convidados para uma festa.

c) Quantidade de animais de uma fazenda.

d) Salário mensal recebido por um trabalhador.

e) Quantidade de suco em uma jarra.

f) Massa de uma embalagem com café.

g) Capacidade de um copo.

h) Comprimento de uma mesa.

i) Quantidade de computadores em uma empresa.

3. Escreva em seu caderno o nome de um instrumento de medida utilizado para medir a grandeza:

a) tempo.

b) capacidade.

c) temperatura.

d) massa.

e) comprimento.

4. Analise a imagem a seguir e indique qual é a fruta com massa de maior medida: a melancia ou o melhão.

Ilustração de uma balança de pratos que não está em equilíbrio. No prato que está mais abaixo, há uma melancia e no prato que está mais acima há um melão.

5. As informações a seguir mostram o resultado obtido por Ana, Fred e Lucas ao medir o comprimento da lousa com o palmo.

Resultados obtidos por três estudantes ao medir o comprimento de uma lousa

Estudante

Resultado

Ana

7 palmos

Fred

8 palmos

Lucas

6 palmos

Qual deles tem o palmo com maior medida de comprimento? Escreva uma justificativa em seu caderno.

6. Copie a ficha técnica a seguir em seu caderno. Depois, com os números apresentados e por meio de estimativas, complete-a.

  • 25

  • 60

  • 350

  • 1,7

Ficha técnica de um cavalo adulto

Grandeza

Medida

Unidade de medida

Altura

m

Massa

kg

Tempo médio de vida

anos

Velocidade média de corrida

km / h

7. Escreva em seu caderno as medidas apresentadas utilizando uma unidade de base do SI.

a) 2 min

b) 2   h

c) 500   g

d) 7 , 02   t

e) 180   c m

f) 13 , 5   k m

Atenção!

1   min = 60   s

1 . 000   g = 1   kg

1   t = 1 . 000   k g

1   h = 60 min

100   cm = 1   m

1   k m = 1 . 000   m

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Medidas de área

Em algumas situações cotidianas, é necessário medir áreas. Por exemplo, para determinar a quantidade de lajotas necessárias em um revestimento de piso, é preciso obter a medida da área desse piso.

Para medir áreas, devemos estabelecer uma unidade de medida de área.

Analise alguns exemplos.

Ilustração de um homem dizendo: Tomando o quadrado como unidade de medida, a área dessa figura mede 34 quadrados.
Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura formada por 34 quadrados pintados.
Ilustração de um homem dizendo: Tomando o triângulo como unidade de medida, a área dessa figura mede 34 triângulos.
Ilustração de uma malha triangular com uma figura formada por 12 triângulos pintados.
Ilustração de um homem dizendo: Tomando os 3 quadrados que formam um L como unidade de medida, a área dessa figura mede 3 de 3 quadrados com formato de L.
Ilustração de uma malha quadriculada com 3 conjuntos de 3 quadrados que forma um L juntos.

Para medir as áreas dessas figuras, foram usados Ilustração de um quadrado., Ilustração de um triângulo. e Ilustração de 3 quadrados juntos, formando um L., que são unidades de medidas não padronizadas. No entanto, existe uma unidade de medida padronizada para expressar medidas de área: o metro quadrado ( m 2 ) .

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Um metro quadrado ( 1   m 2 ) corresponde à medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede 1   m .

Ilustração de um quadrado com seus 4 ângulos internos retos demarcados. Há a indicação de que o comprimento e a largura desse quadrado medem 1 metro e a área dele mede 1 metro quadrado.

Há ainda os múltiplos do metro quadrado, geralmente usados para expressar medidas de grandes áreas, como a de uma fazenda, e os submúltiplos do metro quadrado, que geralmente são utilizados para medir pequenas áreas, como a da superfície de um lenço de tecido.

O esquema apresenta a relação entre o metro quadrado e seus múltiplos: decâmetro quadrado ( dam 2 ) , hectômetro quadrado ( hm 2 ) e quilômetro quadrado ( km 2 ) – e submúltiplos – decímetro quadrado ( dm 2 ) , centímetro quadrado ( cm 2 ) e milímetro quadrado ( mm 2 ) .

Esquema com algumas unidades de medidas de comprimento padronizadas uma ao lado da outra, da esquerda para a direita: quilômetro ao quadrado, hectômetro ao quadrado, decâmetro ao quadrado, metro quadrado, decímetro ao quadrado, centímetro ao quadrado, milímetro ao quadrado. A cada unidade de medida há uma seta para a próxima a direita com a operação 'vezes 100' representada e uma seta para o próximo a esquerda com a operação 'dividido por 100' representada.

Vamos usar duas maneiras de transformar a medida da área do quadrado apresentado no início desta página para centímetros quadrados.

Utilizando a relação 1   m = 100   cm .

1   m 2 = ( 1   m ) 2 = ( 100   cm ) 2 = 10 0 2   cm 2 = 10 . 000   cm 2

Utilizando o esquema.

1º. Transformando metros quadrados em decímetros quadrados. Para isso, efetuamos uma multiplicação por 100.

2º. Transformando decímetros quadrados em centímetros quadrados. Para isso, efetuamos uma multiplicação por 100.

Atenção!

Para transformar metros quadrados em centímetros quadrados, basta multiplicar por 100 duas vezes, ou seja, 100 100 = 10 . 000 .

Portanto:

Esquema com as igualdades: 1 metro quadrado, igual a 100 decímetros quadrados, igual a 10000 centímetros quadrados. Há uma seta do 1 ao 100, indicando a operação vezes 100 e outra seta do 100 ao 10000, indicando a operação vezes 100.

ou

Esquema com a igualdade 1 metro quadrado, igual a 10000 centímetros quadrados. Há uma seta do 1 ao 10000, indicando a operação vezes 10000.

Questão 5. Escreva em seu caderno 1   m 2 em decâmetro quadrado.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

8. Considerando o quadradinho da malha como unidade, determine a medida de área de cada uma das figuras.

A. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura formada por 5 quadradinhos pintados.
B. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura formada por 5 quadradinhos pintados.
C. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura formada por 3 vírgula 5 quadradinhos pintados.
D. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura formada por 4 quadradinhos pintados.

9. Algumas figuras foram representadas na malha triangular.

Ilustração de uma malha triangular com 4 figuras planas irregulares, formadas por triângulos pintados. A figura A possui 14 triângulos pintados, a figura B possui 14 triângulos pintados, a figura C possui 13,5 triângulos pintados e a figura D possui 22 triângulos pintados.

a) Considerando o triângulo da malha como unidade de medida, meça a área de cada uma das figuras.

b) Qual figura tem a menor medida de área? E qual tem a maior?

c) Quais figuras têm áreas de mesma medida?

10. Quantos decímetros quadrados cabem em um metro quadrado?

11. O hectare é uma unidade de medida de área utilizada para medir superfícies agrárias e equivale a 10 . 000   m 2 . Qual é a medida em hectare da área de um sítio de 185 . 000   m 2 ?

12. Qual múltiplo do metro quadrado apresentado no esquema da página anterior equivale a um hectare?

13. Indique qual unidade de medida de área é mais adequada para expressar a medida:

a) da área de um terreno residencial.

b) da extensão territorial de um país.

c) da área da tela de um smartphone.

d) da área da superfície de um botão de roupa.

e) da área de um campo de futebol profissional.

f) da área construída de um apartamento.

14. Em uma malha quadriculada, escreva uma medida de área utilizando o quadradinho da malha como unidade de medida. Em seguida, troque a malha com um colega e peça a ele que construa duas figuras geométricas planas diferentes cuja área tenha a medida indicada por você. Depois, verifique se as figuras desenhadas estão de acordo com o que você solicitou.

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Medida da área do retângulo

Roberto decidiu revestir o piso da sala de sua casa, que tem formato retangular, cujas medidas das dimensões são 6   m por 3   m , com lajotas de 1   m por 1   m . Como é possível determinar a quantidade necessária de lajotas? Uma das maneiras é representar o formato da sala em uma malha quadriculada e, em seguida, efetuar uma multiplicação.

Ilustração de uma malha quadriculada, com um retângulo formado por quadradinhos pintados. Há a indicação de que há 3 linhas e 6 colunas. Há a representação que cada quadradinho mede 1 metro de lado.
Esquema com a igualdade 6 vezes 3 igual a 18. Há a indicação que o 6 é a 'quantidade de lajotas por coluna', o 3 é a 'quantidade de linhas' e o 18 é o 'total de lajotas'.

ou

Esquema com a igualdade 3 vezes 6 igual a 18. Há a indicação que o 3 é a 'quantidade de lajotas por coluna', o 6 é a 'quantidade de colunas' e o 18 é o 'total de lajotas'.

De acordo com esses cálculos, serão necessárias 18 lajotas. Sabendo disso, podemos determinar a medida da área da sala da casa de Roberto. Como a área de cada lajota mede 1   m 2 , concluímos que a área da sala mede 18   m 2 .

Para calcular a medida da área A de um retângulo, basta multiplicar a medida de seu comprimento pela medida de sua largura.

Esquema com a igualdade A maiúsculo, igual a, a minúsculo vezes b minúsculo. Há a indicação que o a minúsculo é a 'medida do comprimento', o b minúsculo é a 'medida da largura'.
Ilustração de um retângulo com seus 4 ângulos internos retos demarcados. Há a indicação de que o comprimento dele mede a e a largura mede b.

Como o quadrado é um caso particular do retângulo, em que os lados têm comprimentos de mesma medida, obtemos:

A = a a = a 2

Ilustração de um retângulo com seus 4 ângulos internos retos demarcados. Há a indicação de que o lado dele mede a.

Nesse caso, A e a indicam, respectivamente, a medida da área e do comprimento do lado do quadrado.

Equivalência entre medidas de área

Existem figuras que podem ser decompostas em retângulos. Para calcular a medida da área de uma dessas figuras, podemos determinar a medida da área de cada um dos retângulos que a compõe e, em seguida, adicionar as medidas obtidas. Para compreender melhor, vamos mostrar como é possível calcular a medida da área da figura apresentada na próxima página.

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Figura inicial

Ilustração de uma figura de vértices, em sentido horário, H, A, B, C, D, E, F, G. Há indicações de suas medidas, o segmento de reta AB mede 12 decímetros, o segmento de reta BC mede 6 decímetros, o segmento de reta CD mede 2 decímetros, o segmento de reta FG mede 1 decímetro e o segmento de reta GH mede 2 decímetros.

Figura decomposta em retângulos

Ilustração de uma figura composta por 3 retângulos, A, B e C. O retângulo A possui 6 decímetros de comprimento e 2 decímetros de largura, o retângulo B possui 8 decímetros de comprimento e 5 decímetros de largura e o retângulo C possui 6 decímetros de comprimento e 2 decímetros de largura.
  • Inicialmente, foi realizada a decomposição dessa figura em retângulos.
  • Os retângulos A e C têm dimensões medindo 2 dm e 6 dm . Nesse caso, a medida da área de cada um deles é:

A retângulo   A = 2   dm 6   dm = 12   dm 2

A retângulo   C = 2   dm 6   dm = 12   dm 2

Já o retângulo B tem dimensões medindo 8 dm ( 12 2 2 ) e 5 dm ( 6 1 ) . Nesse caso, sua área mede:

A retângulo   B = 8   dm 5   dm = 40   dm 2

Por fim, foram adicionadas as medidas obtidas.

A figura = A retângulo   A + A retângulo   C + A retângulo   B

A figura = 12   dm 2 + 12   dm 2 + 40   dm 2 = 64   dm 2

Portanto, a área da figura mede 64   d m 2 .

Medida da área do paralelogramo

Vamos calcular a medida da área do paralelogramo A B C D , cujo comprimento da base mede b e cuja altura mede h. Para isso, inicialmente, realizamos a decomposição do paralelogramo para obter um triângulo retângulo. Em seguida, fazemos uma recomposição, sem perda e sobreposição, formando um retângulo.

Ilustração de um paralelogramo de vértices, em sentido horário, A, D, C, B. Está demarcada, externamente, sua altura e a medida b do lado entre os vértices A e B.
Ilustração de um paralelogramo de vértices, em sentido horário, A, D, C, B. Está demarcada, externamente, sua altura e a medida b do lado entre os vértices A e B. Há uma linha entre o vértice D e o ponto H na base AB, formando um triângulo, o qual possui uma seta levando ligando ele ao outro lado do paralelogramo.
Decomposição do paralelogramo.
Ilustração do retângulo com vértices, em sentido horário, H, D, C, H linha. Há a demarcação que a medida entre os vértices C e H linha mede h minúsculo e a distância entre H e H linha mede b minúsculo. Há um ponto B entre H e H linha, formando o triângulo B C H linha.
Recomposição do paralelogramo para obter o retângulo H H C D .

Assim, a medida da área do paralelogramo A B C D obtida é igual à medida da área do retângulo H H C D .

Para calcular a medida da área A de um paralelogramo em que o comprimento da base mede b e a altura mede h, fazemos:

A = b h

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Vamos calcular, por exemplo, a medida da área de um paralelogramo cujo comprimento da base mede   9 cm e cuja altura mede   4 cm .

A = b h = 9   cm 4   cm = 36   cm 2

Portanto, a área desse paralelogramo mede 36   cm 2 .

Medida da área do triângulo

Considere o triângulo A B C .

Ilustração de um triângulo com vértices A, B, C, com AB sendo a base, nomeado como b minúsculo. Há um segmento de reta indo do vértice C até o ponto H maiúsculo na base, com 90 graus, nomeado como h minúsculo.

Atenção!

A altura de um triângulo é um segmento de reta que liga um vértice ao lado oposto (ou ao seu prolongamento), formando, assim, um ângulo reto. Nesse caso, esse lado oposto é chamado base do triângulo. Um triângulo tem três alturas, cada uma relativa a determinado lado.

Ao considerar que a base desse triângulo seja o lado A B , o comprimento da base do triângulo A B C nesse caso mede b e o comprimento da altura mede h. Com isso, vamos determinar a medida da área desse triângulo.

Para isso, inicialmente, consideramos um novo triângulo igual ao A B C e, consequentemente, com mesma medida de área. Em seguida, utilizando esses triângulos, sem perda e sobreposição, realizamos uma composição para obter o paralelogramo A B A C .

Ilustração de um paralelogramo com os vértices, em sentido horário, A, C, A linha, B. Há um segmento de reta indo do vértice C ao B e o lado que vai de A à B é chamado de b minúsculo. Externamente há a representação da altura, nomeada de h.

Atenção!

No paralelogramo A B A C , b é a medida do comprimento da base e h é a medida da altura.

Assim, a medida da área do triângulo A B C é igual à metade da medida da área do paralelogramo A B A C .

Para calcular a medida da área A de um triângulo, em que o comprimento da base mede b e o comprimento da altura mede h , basta fazer:

A = b h 2

Vamos calcular, por exemplo, a medida da área de um triângulo cujo comprimento da base mede 5 cm e cuja altura mede 2 cm .

A = b h 2 = 5   cm 2   cm 2 = 5   cm 2

Portanto, a área desse triângulo mede 5   cm 2 .

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Medida da área do trapézio

Considere o trapézio E F G H .

Ilustração de um trapézio com os vértices, em sentido horário, E, H, G, F. A base maior, entre E e F, é nomeada de B maiúsculo e a base menor, entre H e G, é nomeada de b minúsculo. Externamente há a representação da altura, nomeada de h minúsculo.

Atenção!

Os lados paralelos do trapézio são chamados bases, sendo um deles a base maior e o outro, a base menor.

Nesse trapézio, h é a medida da altura, B é a medida do comprimento da base maior e b é a medida do comprimento da base menor. Com isso, vamos determinar a medida da área dessa figura.

Para isso, inicialmente, consideramos um novo trapézio igual ao E F G H e, consequentemente, de mesma medida de área. Em seguida, utilizando essas figuras, sem perda e sobreposição, realizamos uma composição para obter o paralelogramo E G F H .

Ilustração de um paralelogramo com os vértices, em sentido horário, E, H, F linha, G linha. Há a demarcação que entre os vértices E e G linha, a base, mede B maiúsculo mais b. Externamente há a representação da altura, nomeada de h minúsculo.

Atenção!

No paralelogramo E G F H , ( B + b ) é a medida do comprimento da base e h é a medida da altura.

Assim, a medida da área do trapézio E F G H é igual à metade da medida da área do paralelogramo E G F H .

Para calcular a medida da área A de um trapézio cuja altura mede h, o comprimento da base maior mede B e o da base menor mede b, efetuamos:

A = ( B + b ) h 2

Vamos calcular, agora, a medida da área do trapézio representado a seguir.

Ilustração de um trapézio ABCD com as medidas: base menor, 13 centímetros; base maior, 22 centímetros; altura, 10 centímetros.

Atenção!

Nesse trapézio, a altura mede 10 cm , a base menor, 13 cm e a base maior, 22 cm .

A = ( 22   cm + 13   cm ) 10   cm 2 = 35   cm 10   cm 2 = 350   cm 2 2 = 175   cm 2

Portanto, a área desse trapézio mede 175   cm 2 .

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

15. Calcule a medida da área de cada um dos retângulos representados a seguir.

A. Ilustração de um retângulo com medida de comprimento 39 centímetros e medida de largura 39 centímetros.
B. Ilustração de um retângulo com medida de comprimento 9,4 centímetros e medida de largura 5,5 centímetros.
C. Ilustração de um retângulo com medida de comprimento 18,2 centímetros e medida de largura 18,2 centímetros.

16. O piso de uma piscina olímpica tem formato retangular cuja largura e comprimento medem, respectivamente, 25   m e 50   m . Quantos metros quadrados de azulejos serão necessários para revestir o piso dessa piscina?

17. Em uma malha quadriculada, construa um retângulo cuja área meça:

a) 17   cm 2 .

b) 25   cm 2 .

c) 72   cm 2 , em que o comprimento mede 8   cm .

d) mais do que 64   cm 2 .

Versão adaptada acessível

17. Em um Geoplano, represente um retângulo cuja área meça:

a) 17   cm 2 .

b) 25   cm 2 .

c) 72   cm 2 , em que o comprimento mede 8   cm .

d) mais do que 64   cm 2 .

18. Os polígonos representados a seguir podem ser decompostos em retângulos. Calcule a medida da área de cada um desses polígonos.

A. Ilustração de um polígono composto por 2 retângulos. Um retângulo possui 7 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura e o outro retângulo possui 15 centímetros de comprimento e 3 centímetros de largura.
B. Ilustração de um polígono composto por 2 retângulos. Um retângulo possui 8 centímetros de comprimento e 4,5 centímetros de largura e o outro retângulo possui 12,5 centímetros de comprimento e 4,5 centímetros de largura.
C. Ilustração de um polígono composto por 2 retângulos. Um retângulo possui 10 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura e o outro retângulo possui 7,5 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura.
D. Ilustração de um polígono composto por 3 retângulos. Um retângulo possui 5 centímetros de comprimento e 4 centímetros de largura, outro retângulo possui 9 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura e o outro retângulo possui 5 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de largura.

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19. Para a construção de uma área de lazer em um terreno retangular, Marcela planejou uma divisão do terreno como representado a seguir.

Ilustração de um retângulo, 1, de 16,9 metros de comprimento e 12 metros de largura. Dentro desse retângulo, em um canto, há o quadrado, 2, de lado 8 metros.

Qual é a medida da área da região 1? E da região 2?

20. Antônio vai revestir uma parede com lajotas, como a representada a seguir.

Ilustração de uma figura plana formada por: 3 quadrados de lado 1 centímetro, 1 retângulo de comprimento 5 centímetros e largura 2 centímetros, 1 quadrado de lado 2 centímetros, 1 retângulo de comprimento 4 centímetros e largura 2 centímetros.
Representação da lajota que será utilizada por Antônio.

De acordo com as medidas em centímetros indicadas na imagem, determine a medida da área da figura presente em cada uma das lajotas.

21. Qual figura tem a maior medida de área: um retângulo cujas dimensões medem 2   cm e 5   cm ou um quadrado cujo comprimento do lado mede 48   mm ?

22. Determine a medida do comprimento da base de um paralelogramo cuja área mede 84   dm 2 e cuja altura mede 7   dm .

23. Ícone desafio. Na figura a seguir, A B C D é um paralelogramo, A B D E é um retângulo e D é um ponto de C E . Determine a medida da área da figura A B C E , sabendo que a área do retângulo A B D E mede 96   cm 2 .

Ilustração de uma figura formada por um retângulo de vértices, em sentido horário, E, A, B, D e um triângulo D, B, C. No retângulo, há uma linha que liga os vértices A e D.

Na figura, D C = A B .

24. Calcule a medida da área de cada paralelogramo.

A. Ilustração de um paralelogramo com medida de comprimento da base de 24 centímetros e altura de 9 centímetros.
B. Ilustração de um paralelogramo com medida de comprimento da base de 36 centímetros e altura de 11 centímetros.
C. Ilustração de um paralelogramo com medida de comprimento da base de 62,5 centímetros e altura de 10 centímetros.
D. Ilustração de um paralelogramo com 19 decímetros de altura e a base com 5,5 decímetros.

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25. O paralelogramo e o retângulo representados a seguir têm alturas de mesma medida. Além disso, tem-se D C = H G . O que é possível afirmar em relação às medidas das áreas dessas figuras? Justifique sua resposta.

Ilustração de um paralelogramo ao lado de um retângulo. O paralelogramo possui, em sentido horário, os vértices D, A, B, C e o retângulo possui, em sentido horário, os vértices H, E, F, G.

26. Marta e Gilberto pretendem comprar um terreno cuja área mede no mínimo 400   m 2 . A seguir estão representados dois terrenos em formato de paralelogramo que um corretor apresentou para eles.

Terreno A
Ilustração de um retângulo com a demarcação de 22 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Terreno B
Ilustração de um paralelogramo com a demarcação de 27 metros de comprimento e 16,5 metros de largura, externo.

Entre os terrenos apresentados, qual Marta e Gilberto devem escolher? Justifique sua resposta.

27. Elabore um problema envolvendo a medida da área de um paralelogramo e o entregue para um colega resolver. Depois, verifique se o problema foi resolvido corretamente.

28. Calcule a medida da área de cada triângulo.

A. Ilustração de um triângulo retângulo, com a base medindo 4 centímetros e a altura medindo 3 centímetros.
B. Ilustração de um triângulo, com a base medindo 6,5 decímetros e a altura medindo 8 decímetros.
C. Ilustração de um triângulo, com a base medindo 9 centímetros e a altura medindo 13,7 centímetros.
D. Ilustração de um triângulo, com a base medindo 39 centímetros e a altura, externa, medindo 13 centímetros.
E. Ilustração de um triângulo retângulo, com a base medindo 98,5 milímetros e a altura medindo 125,3 milímetros.

29. Elabore um problema envolvendo a medida da área de uma figura que pode ser decomposta em retângulos e triângulos. Em seguida, dê para um colega resolver e verifique se a resposta obtida está correta.

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30. A placa de sinalização representada a seguir é utilizada em edificações para indicar saídas de emergência.

Ilustração de uma placa de saída de emergência, verde, composta por uma silhueta representando uma pessoa diante de uma porta e uma seta ao lado. Está indicado que a largura do retângulo central da seta é 10 centímetros e o comprimento total dela é 40 centímetros.

Com base nas medidas indicadas, é possível determinar a medida da área da seta? Justifique sua resposta.

31. Faça o cálculo da medida da área de cada trapézio.

A. Ilustração de um trapézio, com a base maior medindo 36 centímetros, base menor medindo 28 centímetros e a altura medindo 9 centímetros.
B. Ilustração de um trapézio, com a base maior medindo 38 centímetros, base menor medindo 10 centímetros e a altura medindo 12 centímetros.
C. Ilustração de um trapézio, com a base maior medindo 32 centímetros, base menor medindo 18 centímetros e a altura medindo 20,5 centímetros.

Compare os resultados que você obteve nos cálculos e responda aos itens.

a) Qual deles tem maior medida de área?

b) Quais deles têm medidas de áreas iguais?

32. Elabore um problema envolvendo a medida da área de um trapézio e peça a um colega que o resolva. Depois, verifique se ele foi resolvido corretamente.

33. (Enem–2015) O esquema I mostra a configuração de uma quadra de basquete. Os trapézios em cinza, chamados de garrafões, correspondem a áreas restritivas.

Ilustração de uma quadra de basquete, vista de cima, com os garrafões em formato de trapézios. Há as indicações que esses trapézios medem: 600 centímetros de base maior, 360 centímetros de base menor e 580 centímetros de altura.
Esquema I: área restritiva antes de 2010.

Visando atender às orientações do Comitê Central da Federação Internacional de Basquete (Fiba) em 2010, que unificou as marcações das diversas ligas, foi prevista uma modificação nos garrafões das quadras, que passaram a ser retângulos, como mostra o esquema II.

Ilustração de uma quadra de basquete, vista de cima, com os garrafões em formato de retângulos. Há as indicações que esses retângulos medem: 580 centímetros de comprimento e 490 centímetros de largura.
Esquema II: área restritiva a partir de 2010.

Após executadas as modificações previstas, houve uma alteração na área ocupada por cada garrafão, que corresponde a um(a):

a) aumento de 5 . 800   cm 2 .

b) aumento de 75 . 400   cm 2 .

c) aumento de 214 . 600   cm 2 .

d) diminuição de 63 . 800   cm 2 .

e) diminuição de 272 . 600   cm 2 .

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Noções de volume

Um tijolo, uma bola de futebol, um monte de areia e um livro são objetos tridimensionais que ocupam uma porção do espaço.

Fotografia de tijolos.
Tijolos.
Fotografia de uma bola em um campo de futebol.
Bola de futebol.
Fotografia de um monte de areia.
Monte de areia.
Fotografia de uma pilha de livros em cima de uma mesa, com uma estante de livros ao fundo.
Pilha de livros.

Aos objetos tridimensionais e às figuras geométricas espaciais, podemos associar o volume, que é uma grandeza, assim como comprimento, área, massa ou temperatura.

Logo, o volume de um objeto pode ser medido, o que depende de suas dimensões, e não da massa. Para medir a grandeza volume, é necessário estabelecer uma unidade de medida.

Considere as pilhas de cubo a seguir.

A. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 12 cubos.
B. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 15 cubos.
C. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 21 cubos.

Questão 6. Sabendo que não há cubos ocultos atrás da pilha, escreva em seu caderno a quantidade de cubos que há em cada uma delas.

Considerando o cubo como unidade de medida, a quantidade de cubos que compõe cada pilha corresponde à medida de seu volume. Nesse caso, a unidade de medida adotada é não padronizada.

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Questão 7 Sabendo que não há cubos ocultos atrás da pilha, escreva em seu caderno a medida do volume da pilha a seguir, considerando o cubo como unidade de medida.

Ilustração de uma pilha irregular, composta por 17 cubos.

Também é possível usar unidades de medidas padronizadas para medir volumes, como o metro cúbico ( m 3 ) , o decímetro cúbico ( dm 3 ) e o centímetro cúbico ( cm 3 ) .

  • Um metro cúbico ( 1   m 3 ) corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   m .
  • Um decímetro cúbico ( 1   dm 3 ) corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   dm .
  • Um centímetro cúbico ( 1   cm 3 ) corresponde à medida do volume de um cubo cujo comprimento das arestas mede 1   c m .
Ilustração de um cubo amarelo cuja medida das arestas medem 1 metro. Há o destaque para outro pequeno cubo azul dentro desse cubo, com medidas das arestas de 1 decímetro e outro cubo verde dentro do azul, com medidas das arestas de 1 centímetro.

Questão 8. Responda às questões em seu caderno.

a) Imagine um recipiente cúbico cujas dimensões internas medem 1   m . Quantos cubos de 1   dm 3 cabem nesse recipiente?

b) Imagine um recipiente cúbico cujas dimensões internas medem 1   dm . Quantos cubos de 1   cm 3 cabem nesse recipiente?

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

34. Sabendo que não há cubos ocultos atrás da pilha, determine a medida de volume de cada uma delas considerando o cubo como unidade de medida.

A. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 14 cubos.
B. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 16 cubos.
C. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 55 cubos.
D. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 18 cubos.

35. Sabendo que o volume do Ilustração de um cubo. mede 1   cm 3 e o do Ilustração de uma metade diagonal de um cubo. mede 0 , 5   cm 3 , determine a medida do volume de cada um dos empilhamentos.

A. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 14 cubos.
B. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 6 cubos e 5 metades diagonais de cubos.
C. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 20 cubos.
D. Ilustração de uma pilha irregular, composta por 48 cubos.

36. Bia organizou os pequenos cubos representados na imagem 1 e obteve o empilhamento apresentado na imagem 2.

Imagem 1
Ilustração de um monte de pequenos cubos.
Imagem 2
Ilustração de um empilhamento de pequenos cubos, com 5 de altura, 4 de comprimento e 3 de largura.

a) Quantos são os pequenos cubos organizados por Bia?

b) Bia reorganizou os cubos. Porém, dessa vez, ela os empilhou em camadas contendo 4 pequenos cubos. Quantas camadas há nesse novo empilhamento?

c) Os empilhamentos feitos por Bia têm a mesma medida de volume? Justifique sua resposta.

d) De acordo com os pequenos cubos usados por Bia, elabore uma questão e dê para um colega resolver. Depois, verifique se a resposta obtida por ele está correta.

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Medida do volume do paralelepípedo reto retângulo

O paralelepípedo reto retângulo a seguir foi representado com peças iguais de madeira.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo formado pelo empilhamento de cubos. O paralelepípedo possui as dimensões: 3 decímetros de altura, 5 decímetros de comprimento e 4 decímetros de largura.

Atenção!

As peças de madeira têm formato de cubo cujo comprimento da aresta mede 1   dm .

Questão 9. Ícone atividade oral. Qual é a medida do volume de madeira em decímetro cúbico utilizado na construção desse paralelepípedo?

Para calcular a medida do volume desse paralelepípedo, podemos adicionar as medidas dos volumes das peças de madeira em formato cúbico. Para isso, inicialmente, determinamos a quantidade de peças usadas.

Ilustração de 3 paralelepípedos reto retângulos, um acima do outro, com distância entre eles. Cada um é composto por 5 fileiras de 4 cubos e há a demarcação que medem 5 decímetros de comprimento, 4 decímetros de largura e 1 decímetro de altura.

Em cada camada que compõe o paralelepípedo há 5 fileiras com 4 peças em cada uma. Como são 3 camadas, devemos fazer:

Esquema com a igualdade: 5 vezes 4 vezes 3, igual a 60. Está indicado que o 5 é a quantidade de fileiras, o 4 é a quantidade de peças por fileira, o 3 é a quantidade de camadas e o 60 é o total de peças.

Como o volume de cada peça de madeira mede 1   dm 3 , para calcular a medida do volume do paralelepípedo, efetuamos:

60 1   dm 3 = 60   dm 3

Portanto, o volume desse paralelepípedo mede 60   dm 3 .

Para calcular a medida do volume V de um paralelepípedo reto retângulo em que as dimensões medem a, b e c, efetuamos:

V = a b c

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: altura c, comprimento a e largura b.

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Nos casos apresentados, mostramos que a fórmula do volume do paralelepípedo reto retângulo é verdadeira quando a, b e c são números inteiros. Entretanto, essa fórmula também é válida quando as medidas são números racionais. Por exemplo, se as dimensões do paralelepípedo medem 1 2   cm , 1 5   cm e 1 5   cm , temos:

V = 1 2   cm 1 3   cm 1 5   cm = 1 30   cm 3

O cubo é um caso particular de um paralelepípedo reto retângulo em que a medida do comprimento das arestas mede a.

Ilustração de um cubo, com as dimensões: altura a, comprimento a e largura a.

Assim, para calcular a medida do volume V de um cubo, efetuamos:

V = a a a = a 3

Atividades

Faça as atividades no caderno.

37. Calcule a medida de volume de cada paralelepípedo reto retângulo representado.

A. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 7 decímetros de altura, 7 decímetros de comprimento e 7 decímetros de largura.
B. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 28 centímetros de altura, 13 centímetros de comprimento e 9 centímetros de largura.
C. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 4 metros de altura, 14,5 metros de comprimento e 8 metros de largura.
D. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 8 centímetros de altura, 32,2 centímetros de comprimento e 12,5 centímetros de largura.
E. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 8,3 decímetros de altura, 8,3 decímetros de comprimento e 8,3 decímetros de largura.
F. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 9,2 centímetros de altura, 15,5 centímetros de comprimento e 8,7 centímetros de largura.

Imagens não proporcionais entre si.

38. O leite longa vida (UHT) é processado em temperatura ultra-alta para eliminar todos os microrganismos, a fim de que ele dure mais tempo após ser envasado em certo tipo de embalagem.

Ilustração de uma embalagem no formato de paralelepípedo reto retângulo com a informação literal 'leite' e as demarcações: 16,5 centímetros de altura, 9,5 centímetros de comprimento e 6,3 centímetros de largura.

Analise um modelo de embalagem do leite longa vida cujo formato é de um paralelepípedo reto retângulo.

Qual é a medida do volume dessa embalagem?

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39. Faça uma estimativa de qual paralelepípedo reto retângulo tem a maior medida de volume. Depois, calcule a medida do volume de cada um e verifique se sua estimativa está correta.

A. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 20 centímetros de altura, 38 centímetros de comprimento e 26 centímetros de largura.
B. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 42 centímetros de altura, 24 centímetros de comprimento e 19 centímetros de largura.
C. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 16 centímetros de altura, 56 centímetros de comprimento e 16 centímetros de largura.
D. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 19 centímetros de altura, 19 centímetros de comprimento e 19 centímetros de largura.

40. Para calcular o volume de areia em algumas regiões, é usado um recipiente de lata com formato de paralelepípedo reto retângulo, conforme representado a seguir.

Ilustração de um recipiente no formato de um paralelepípedo retângulo com a informação literal 'tinta' e as demarcações: 348 milímetros de altura, 232 milímetros de largura e 232 milímetros de comprimento.

Qual é a medida do volume desse recipiente?

41. Uma piscina olímpica tem formato de paralelepípedo reto retângulo cujas dimensões internas medem 25   m , 50   m e 2   m . Quantos litros de água serão necessários para encher completamente essa piscina?

Atenção!

1   m 3 = 1 . 000   L

42. Antônio e Jairo desenharam cubos usando um programa de computador. A medida do comprimento das arestas do cubo desenhado por Jairo é igual ao dobro da medida do comprimento das arestas do cubo desenhado por Antônio, que é 5   cm . A medida do volume do cubo desenhado por Jairo é quantas vezes maior do que o do cubo desenhado por Antônio?

43. Ao multiplicar as medidas das três dimensões de um tijolo maciço com formato de paralelepípedo reto retângulo, obtém-se a medida:

a) do comprimento do tijolo.

b) da área do tijolo.

c) da massa do tijolo.

d) do volume do tijolo.

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44. Considere os paralelepípedos reto retângulos.

A. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 20 centímetros de altura, 9,5 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura.
B. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 12 centímetros de altura, 12 centímetros de comprimento e 12 centímetros de largura.
C. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 16 centímetros de altura, 18 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura.
D. Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 3,6 centímetros de altura, 22 centímetros de comprimento e 22 centímetros de largura.

Efetue no caderno o cálculo da medida do volume de cada um desses paralelepípedos e, em seguida, responda às questões.

a) Qual deles tem a maior medida de volume? Qual tem a menor medida de volume?

b) Quais deles têm a mesma medida de volume?

45. (Enem–2017) Um casal realiza sua mudança de domicílio e necessita colocar numa caixa de papelão um objeto cúbico, de 80   cm de aresta, que não pode ser desmontado. Eles têm à disposição cinco caixas, com diferentes dimensões, conforme descrito:

  • Caixa 1: 86   cm × 86   cm × 86   cm .
  • Caixa 2: 75   cm × 82   cm × 90   cm .
  • Caixa 3: 85   cm × 82   cm × 90   cm .
  • Caixa 4: 82   cm × 95   cm × 82   cm .
  • Caixa 5: 80   cm × 95   cm × 85   cm .

O casal precisa escolher uma caixa na qual o objeto caiba, de modo que sobre o menor espaço livre em seu interior.

A caixa escolhida pelo casal deve ser a de número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

46. Qual figura geométrica espacial tem volume de maior medida: um paralelepípedo reto retângulo cujas dimensões medem 1 , 2   dm , 2 , 5   dm e 8 , 3   dm ou um cubo cujo comprimento das arestas mede 25 , 2   cm ?

47. Elabore em seu caderno um problema envolvendo o volume do paralelepípedo reto retângulo representado a seguir.

Ilustração de um paralelepípedo reto retângulo, com as dimensões: 4 decímetros de altura, 7,5 decímetros de comprimento e 5,2 decímetros de largura.

Depois, troque o problema que você elaborou com o de um colega. Você resolverá o dele, e ele, o seu. Por fim, verifique se o seu problema foi resolvido corretamente.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Escreva o nome da grandeza que pode ser medida por:

a) um recipiente de um litro graduado.

b) um cronômetro.

c) uma fita métrica.

d) uma balança digital.

e) um metro articulado.

f) uma balança de dois pratos.

g) uma trena.

2. Copie as sentenças a seguir substituindo cada pelo número adequado.

a) 2 , 5   m 2 =   dm 2 .

b) 110 . 000   mm 2 =   m 2 .

c) 105 . 000   m 2 =   hm 2 .

d) 0 , 000 048   km 2 =   m 2 .

e) 40 . 250   cm 2 =   m 2 .

f) 40 . 250   cm 2 =   mm 2 .

3. Durante a manhã de certo dia, o termômetro de uma cidade registrou uma medida de temperatura de 3 , 2   ° C . À tarde, nesse mesmo dia, esse termômetro registrou a medida de temperatura de 1   ° C .

a) Durante esse intervalo de tempo, a medida de temperatura aumentou ou diminuiu?

b) Qual é a unidade de medida de temperatura no SI? Ela foi utilizada para expressar as medidas de temperatura nesta atividade?

4. Calcule a medida da área de cada figura a seguir utilizando o quadrado da malha como unidade de medida.

A. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura plana irregular, formada por 20 quadradinhos pintados.
B. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura plana irregular, no formato de uma flecha, formada por, no total, 13 quadradinhos inteiros pintados.
C. Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura plana irregular, formada por, no total, 8 quadradinhos inteiros pintados.

5. A figura geométrica plana a seguir foi construída em uma malha quadriculada cujo comprimento do lado de cada quadradinho mede 1   cm . Em uma folha de papel avulsa, calcule a medida da área dessa figura em centímetros quadrados.

Ilustração de uma malha quadriculada com uma figura plana irregular, no formato de um barquinho, formada por, no total, 18 quadradinhos inteiros pintados.

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6. Calcule a medida da área das figuras representadas a seguir.

Atenção!

A figura C representa um paralelogramo.

A. Ilustração de um retângulo com a demarcação de 16 centímetros de comprimento e 4,5 centímetros de largura.
B. Ilustração de uma figura plana que é formada por um retângulo de 41 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura com uma abertura retangular  de 17 centímetros de comprimento e 12 centímetros de largura.
C. Ilustração de um paralelogramo com a demarcação de 27 centímetros de base e 31 centímetros de altura.

7. Juliana confeccionou uma caixa em formato de prisma de base triangular. Analise o molde utilizado por ela.

Ilustração de uma figura plana composta por 3 retângulos lado a lado, com seus maiores lados em comum e medidas: 16 centímetros de largura e 40 centímetros de comprimento. O retângulo do meio possui um triângulo alinhado acima e outro abaixo, ambos com 16 centímetros de base e 13,8 centímetros de altura.

Quantos centímetros quadrados de cartolina ela utilizou?

8. A imagem a seguir representa um terreno em formato de trapézio.

Ilustração de um trapézio, com a base maior medindo 16 metros, base menor medindo 9,5 metros e a altura, que é um dos lados, medindo 32 metros.

Qual é a medida da área desse terreno?

9. Pedro está empilhando pequenos cubos do material dourado. A seguir, estão representados os cubos que ele já empilhou.

Ilustração de uma pilha de cubos, formando uma quina, com 4 cubos de altura, 4 cubos de comprimento e 4 cubos de largura.

Pedro pretende obter um empilhamento em formato cúbico. No mínimo, quantos cubos ele ainda precisa colocar nesse empilhamento?

10. Determine a medida do volume do cubo a seguir.

Ilustração de um cubo com a demarcação de que sua altura, comprimento e largura medem 3,5 decímetros.

11. Antônio planeja construir um reservatório de água com formato de paralelepípedo reto retângulo cujas dimensões internas medem 3   m , 2   m e 1 , 5   m . Qual é a medida do volume desse reservatório?