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UNIDADE
12
Transformações de figuras
Agora vamos estudar...
- simetria axial;
- transformação de reflexão;
- transformação de rotação;
- simetria de rotação;
- transformação de translação;
- plano cartesiano;
- transformações no plano cartesiano.
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Simetria axial
Você já estudou simetria? Para você, quando uma figura tem simetria? Neste tópico, vamos estudar a simetria axial. Considere as figuras a seguir.
Imagine uma reta vertical passando sobre cada uma das figuras consideradas.
Entre as figuras apresentadas, algumas delas – figuras A e B – apresentam o mesmo conjunto de pontos apenas refletidos em ambos os lados da reta, ou seja, as duas partes se sobrepõem se as "dobrarmos" ao longo da reta.
Dizemos que as figuras A e B têm simetria axial em relação à reta vertical que, nesse caso, recebe o nome de eixo de simetria.
Outros exemplos de figuras que têm simetria axial em relação ao eixo traçado aparecem nas imagens a seguir.
Questão 1. Quais das figuras a seguir têm simetria axial em relação ao eixo ?
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Transformação de reflexão
Com um programa de computador, Bernardo construiu a figura A e a reta . Em seguida, utilizando uma das ferramentas, ele construiu a figura B, refletindo a figura A em relação à reta .
Para construir a figura B, Bernardo aplicou na figura A uma transformação de reflexão em relação à reta (eixo). Nesse caso, dizemos que as figuras A e B são simétricas por reflexão em relação ao eixo .
Atenção!
A figura obtida ao aplicarmos uma transformação em dada figura chama-se imagem da figura inicial.
Analise outros exemplos.
A figura W é a imagem da figura E pela transformação de reflexão em relação ao eixo .
A figura R é a imagem da figura P pela transformação de reflexão em relação ao eixo .
Atenção!
A imagem de uma figura pela transformação de reflexão é idêntica à figura original.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Em quais das figuras a linha e representa um eixo de simetria?
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2. Junte-se a um colega, desenhem as figuras planas a seguir em uma malha quadriculada e tracem todos os eixos de simetria de cada uma delas.
3. Considere as seguintes representações dos algarismos.
a) Quais têm eixo de simetria?
b) Quais têm mais de um eixo de simetria?
4. Analise a representação de parte de um mosaico. Em quais das alternativas a seguir, a imagem completa-o de modo que ele seja simétrico em relação ao eixo e?
5. Em quais alternativas a seguir há figuras simétricas por reflexão em relação ao eixo e?
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6. A arte das mulheres do povo Sotho, em Lesoto e regiões vizinhas na África do Sul, pode ser vista em pinturas nas paredes de suas casas. Cada desenho usado como padrão tem, frequentemente, formatos geométricos, como o quadrado da figura 1. Os desenhos obtidos com esses padrões apresentam características de simetria axial. Com a figura simétrica a esse padrão em relação a um eixo vertical (figura 2) e depois a um eixo horizontal (figura 3), obtém-se um tema. Reproduzindo esse desenho, compõe-se o chamado litema, que formará a composição da pintura.
a) Quantos eixos de simetria há no padrão representado na figura 1? E no padrão da figura 3?
b) Junte-se a um colega e criem o desenho de um litema com um padrão geométrico.
7. Verifique como Rui desenhou figuras simétricas em relação a um eixo em uma malha quadriculada.
1º. Na malha, ele desenhou uma figura e traçou um eixo e. Para cada vértice, ele obteve os pontos simétricos em relação a esse eixo.
2º. Por fim, Rui uniu os pontos e pintou a figura obtida.
Utilizando o mesmo processo de Rui, Rogério desenhou figuras em duas malhas quadriculadas. Em qual delas ele cometeu algum erro ao tentar desenhar figuras simétricas por reflexão em relação ao eixo e?
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Transformação de rotação
Você se lembra do programa utilizado por Bernardo no tópico Transformação de reflexão? Usando-o novamente, ele construiu a figura E. Em seguida, com uma das ferramentas do programa, produziu as figuras F e G rotacionando a figura E.
Atenção!
A imagem de uma figura pela transformação de rotação é idêntica à figura original.
Para construir a figura F, Bernardo aplicou na figura E uma transformação de rotação de , no sentido horário, em torno do ponto . Na construção da figura G, ele também aplicou uma transformação de rotação na figura E, porém de no sentido anti-horário, em torno do ponto .
Nesse caso, dizemos que as figuras:
- E e F são simétricas por rotação em torno do ponto .
- E e G são simétricas por rotação em torno do ponto .
Simetria de rotação
Dizemos que uma figura tem simetria de rotação se ela permanecer a mesma após ser rotacionada em determinado ângulo e sentido em relação a um ponto.
A figura H, por exemplo, tem simetria de rotação, pois, ao ser rotacionada em , no sentido anti-horário, em relação ao ponto , permanece a mesma.
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Instrumentos e softwares
Transformação de reflexão e de rotação no GeoGebra
Com o GeoGebra, é possível construir figuras utilizando transformações de reflexão ou de rotação. Execute o passo a passo a seguir.
1º. Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer. Depois, com a ferramenta Reta, clique em dois pontos distintos para traçar uma reta.
2º. Com a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta, clique no polígono e, depois, na reta.
Faça o teste: com a ferramenta Mover, mude a posição dos vértices do polígono e dos pontos da reta e verifique que a transformação é mantida.
Podemos obter uma figura simétrica por rotação em torno de um ponto com base nas seguintes instruções.
1º. Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer. Depois, com a ferramenta Ponto, clique e marque um ponto aleatório.
2º. Com a ferramenta Rotação em Torno de um Ponto, clique no polígono e, depois, no ponto. No campo Ângulo da janela que será exibida, digite a medida do ângulo, em graus, e escolha o sentido – por exemplo, no sentido anti-horário – e clique em OK.
Faça o teste: com a ferramenta Mover, mude a posição do ponto O, feito no passo 1 da construção, e verifique que a transformação é mantida.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
8. Em qual das malhas quadriculadas a figura 2 é simétrica à figura 1 por rotação em torno do ponto O?
9. Com o auxílio de um transferidor, meça em cada item o ângulo de rotação que a figura 1 sofreu em relação ao ponto O, no sentido anti-horário.
10. Analise a figura apresentada.
Qual das figuras a seguir é simétrica por rotação a essa dada figura, após uma rotação de , no sentido horário, em torno do ponto O?
11. Utilizando o GeoGebra, construa um polígono qualquer, trace uma reta e marque um ponto exterior a ele. Depois, construa um polígono simétrico ao inicial por reflexão em relação à reta. Em seguida, obtenha um polígono simétrico ao inicial por rotação em torno do ponto marcado. Nesse caso, a rotação deve ser de no sentido horário.
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12. Além de verificar a presença de simetria em fotos da natureza ou de lugares e objetos do dia a dia, podemos identificar também sua influência nas obras de arte de alguns artistas, como o caso do holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972).
Em uma viagem para a Espanha, ele visitou o Palácio de Alhambra, na cidade de Granada. Essa construção, de origem árabe, tem paredes cobertas por mosaicos geométricos, o que despertou o interesse de Escher pela arte das figuras geométricas que se repetem e se refletem.
Analise uma das criações do artista e verifique a presença de simetria nela.
a) O que despertou o interesse de Escher pela arte das figuras geométricas que se repetem e se refletem?
b) Que tipo de simetria está presente na criação de Escher apresentada?
c) Junte-se a um colega e pesquisem outras obras de Escher, anotando as informações que acharem mais interessantes e as que estiverem relacionadas à simetria. Com base nas informações coletadas, escrevam no caderno um texto a respeito do assunto, dando exemplos de suas obras.
d) No mínimo, em quantos graus em torno do centro a obra Serpentes pode ser rotacionada de modo que ela permaneça a mesma?
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Transformação de translação
Com o mesmo programa utilizado nos tópicos anteriores, Bernardo construiu, inicialmente, a figura P e, em seguida, a figura Q, transladando a primeira.
Para construir a figura Q, Bernardo aplicou na figura P uma transformação de translação na direção horizontal, 6 unidades para a direita. Nesse caso, dizemos que as figuras P e Q são simétricas por translação.
Atenção!
Na tela do programa que Bernardo está usando, a seta indica a direção, o sentido e a medida da distância em que a figura foi transladada.
Analise outros exemplos.
A figura K é a imagem da figura L pela transformação de translação na direção vertical, 2 unidades para baixo.
A figura R é a imagem da figura A pela transformação de translação na direção horizontal, 3 unidades para a esquerda.
Atenção!
A imagem de uma figura pela transformação de translação é idêntica à figura original.
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Instrumentos e softwares
Transformação de translação no GeoGebra
Podemos construir figuras utilizando transformações de translação com o GeoGebra. Para isso, execute o passo a passo a seguir.
1º. Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer.
2º. Com a ferramenta Vetor, clique em dois pontos distintos para delimitar as extremidades da seta, que será a referência para a medida da distância, a direção e o sentido da translação, no exemplo, 5 unidades da malha, na horizontal e para a direita.
3º. Com a ferramenta Translação por um Vetor, clique no polígono e, depois, na seta.
Faça o teste: com a ferramenta Mover, mude a posição dos vértices do polígono ou das extremidades da seta construídos nos passos 1 e 2 para verificar que a transformação é mantida.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
13. Identifique em qual item a figura 2 é a imagem da figura 1 por translação.
14. As figuras 2, 3 e 4 na malha quadriculada são imagens da figura 1 por translação. Associe cada uma delas à seta que indica a direção, o sentido e a medida da distância de cada figura transladada. Para isso, escreva o número e a letra correspondentes.
15. Em uma malha quadriculada, copie a figura apresentada. Em seguida, obtenha as simétricas a ela por translação de acordo com as setas A e B, respectivamente.
Versão adaptada acessível
15. Junte-se a um colega e, em uma malha quadriculada, copiem a figura apresentada. Em seguida, obtenham as simétricas a ela por translação, de acordo com as setas A e B, respectivamente.
16. Utilizando o GeoGebra, construa um polígono qualquer e seu simétrico por translação na direção, no sentido e na medida da distância que desejar.
17. No GeoGebra, construa um pentágono qualquer. Depois, obtenha uma figura simétrica a ele transladando-o 6 unidades da malha horizontalmente para a direita.
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Plano cartesiano
Neste tópico, vamos estudar o plano cartesiano, que recebe esse nome em homenagem ao matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650).
O plano cartesiano é formado de duas retas numeradas e perpendiculares. A reta horizontal é o eixo das abscissas, e a vertical é o eixo das ordenadas. O ponto de interseção entre os eixos é denominado origem do plano cartesiano.
Podemos representar cada um dos pontos do plano como um par ordenado de números . O primeiro valor indica a posição do ponto em relação ao eixo das abscissas, e o segundo indica a posição em relação ao eixo das ordenadas. Juntos, os valores e são chamados coordenadas do ponto .
No plano cartesiano representado na imagem, temos, por exemplo:
- .
- .
- .
Questão 2. Escreva no caderno as coordenadas dos pontos , e .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
18. Patrícia construiu um plano cartesiano em uma malha quadriculada e explicou seu procedimento.
Em uma malha quadriculada, construa também um plano cartesiano e indique nele os pontos a seguir.
19. Na imagem, aparecem alguns pontos representados no plano cartesiano.
a) Determine as coordenadas dos pontos indicados.
b) Quais pontos são simétricos por reflexão em relação ao eixo x? E em relação ao eixo y?
20. Leia as informações a seguir e determine as coordenadas dos pontos A, B, C e D.
O ponto A tem ordenada e abscissa .
A abscissa do ponto B é igual à metade da abscissa de A, e a ordenada é igual a .
O ponto C é simétrico ao ponto B por reflexão em relação ao eixo y.
O ponto D é simétrico ao ponto C por translação na direção vertical, unidades para cima.
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21. Analise o plano cartesiano com a representação do pentágono .
a) Escreva as coordenadas dos vértices do pentágono.
b) Quais são as coordenadas dos vértices do pentágono simétrico ao pentágono por reflexão em relação ao eixo x?
22. Alguns polígonos estão representados no plano cartesiano a seguir.
Quais polígonos são simétricos por reflexão em relação ao eixo x? E em relação ao eixo y?
23. Com base nas imagens a seguir, elabore um problema. Depois, entregue-o a um colega para que ele o resolva. Por fim, verifique se o colega resolveu o problema corretamente.
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Transformações no plano cartesiano
Considere o polígono no plano cartesiano.
Questão 3. Escreva no caderno as coordenadas dos vértices do polígono .
Ao multiplicarmos as coordenadas de cada um dos vértices desse polígono por , obtemos os seguintes pontos.
Representando os polígonos e em um mesmo plano cartesiano, obtemos:
O polígono é a imagem do polígono pela transformação de rotação de em relação à origem do plano cartesiano. Nesse caso, dizemos que os polígonos e são simétricos em relação à origem do plano cartesiano.
Para obter o simétrico de um polígono A em relação à origem do plano cartesiano, basta multiplicar as coordenadas dos vértices desse polígono por .
Questão 4. Em um plano cartesiano, construa um pentágono A. Em seguida, construa o simétrico dele em relação à origem do plano cartesiano.
Questão 5. Quais são as coordenadas dos vértices do pentágono A que você construiu na questão 4? E do simétrico dele em relação à origem do plano cartesiano?
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Considere o retângulo , cujas coordenadas dos vértices são , , e . Ao multiplicarmos as coordenadas dos vértices desse retângulo por 2, obtemos os seguintes pontos.
Os retângulos e foram construídos em um mesmo plano cartesiano.
Note que os retângulos e apresentam o mesmo formato, ângulos cor- respondentes congruentes e lados correspondentes proporcionais – a medida do comprimento de cada lado do retângulo é igual ao dobro da medida do comprimento do lado correspondente no retângulo . Nesse caso, o retângulo é uma ampliação do retângulo .
Questão 6. Em um plano cartesiano, construa o polígono , cujas coordenadas dos vértices são , , , e . Em seguida, multiplique cada coordenada por , obtendo os pontos , , , e . Por fim, construa o polígono . O polígono construído é uma ampliação ou uma redução do polígono ? Justifique sua resposta em seu caderno.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
24. Analise os polígonos no plano cartesiano a seguir.
a) Qual polígono pode ser obtido multiplicando as coordenadas dos vértices do polígono 1 por ?
b) Multiplicando por as coordenadas dos vértices do polígono 4, podemos obter o polígono 2? Por quê?
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25. Em uma malha quadriculada, construa um plano cartesiano e represente o quadrilátero .
Na sequência, multiplique as coordenadas dos vértices de por , obtendo os pontos , , e . Por fim, construa o polígono . O polígono é uma ampliação ou uma redução do polígono ? Justifique sua resposta.
26. Em um plano cartesiano, Fátima representou um retângulo cujas coordenadas dos vértices são , , e .
a) Se as coordenadas dos pontos desse retângulo fossem multiplicadas por , quais seriam as coordenadas dos vértices do novo retângulo? Ele seria uma ampliação ou uma redução da figura desenhada por Fátima?
b) Determine as coordenadas dos vértices do retângulo simétrico ao retângulo representado por Fátima em relação à origem do plano cartesiano.
27. Por qual número as coordenadas dos vértices do triângulo foram multiplicadas para obter o triângulo ?
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Gabriela dobrou uma folha de papel ao meio, marcando bem o vinco. Com a folha ainda dobrada, ela fez o desenho apresentado a seguir.
Com uma tesoura, Gabriela recortou sobre as linhas do desenho. Qual figura foi obtida ao desdobrar a folha de papel com o desenho?
2. Em quais desenhos o eixo e não é eixo de simetria?
Imagens não proporcionais entre si.
3. Quais letras a seguir não têm simetria axial?
4. Reproduza a figura a seguir em uma malha quadriculada. Depois, obtenha a simétrica a ela por reflexão em relação ao:
eixo i.
eixo e.
Versão adaptada acessível
4. Junte-se a um colega e reproduzam a figura apresentada em uma malha quadriculada. Depois, obtenham a simétrica a ela por reflexão em relação ao:
eixo i.
eixo e.
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5. Algumas figuras foram representadas na malha quadriculada.
Quais pares de polígonos são simétricos por translação?
6. Em um programa de computador, Francisco construiu o pentágono . Depois, ele multiplicou as coordenadas dos vértices da figura por um número inteiro e obteve as coordenadas dos vértices do pentágono .
a) Por qual número Francisco multiplicou as coordenadas dos vértices do pentágono para obter as coordenadas dos vértices do pentágono ?
b) O pentágono é uma redução ou ampliação do pentágono ?
c) Quais seriam as coordenadas dos vértices do novo pentágono se Francisco tivesse feito a multiplicação dos vértices do pentágono por 2?
7. Analise o polígono desenhado em um plano cartesiano.
a) Quais são as coordenadas dos vértices desse polígono?
b) Ao fazer uma rotação desse polígono de em torno da origem do plano cartesiano, quais são as coordenadas dos vértices do polígono obtido?
8. As figuras representadas no plano cartesiano a seguir são simétricas por rotação em torno do ponto O, que não está indicado na imagem. Quais são as coordenadas do ponto O?