Página 279

Projeto em ação

Mulheres incríveis

Ao longo da história, áreas relacionadas às ciências exatas, como a Matemática, não eram destinadas ao universo feminino. Por isso, em comparação aos homens, há poucos registros históricos de mulheres que apresentaram contribuições a essas áreas.

Ainda hoje, dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em tradução para o português) apontam que cerca de 30% dos cientistas do mundo são mulheres, indicando baixa quantidade de jovens meninas que ingressam em carreiras de desenvolvimento de pesquisas científicas.

Bate-papo inicial

  • Em sua opinião, o que justifica a quantidade reduzida de mulheres nessas áreas?
  • Qual seria uma possível solução para a mudança desse cenário?

Respostas nas orientações ao professor.

Analise a tirinha a seguir.

Tirinha com 5 quadrinhos. Q1. Uma mulher branca com cabelos brancos e curto (Marie Curie 1867-1934). Ao lado dela tubos de laboratório: Está escrito: 'A primeira pessoa da história a receber dois prêmios Nobel (e a única até hoje a receber o prêmio em duas disciplinas diferentes: física e química)?'. Q2. Uma mulher negra com cabelos até o ombro (Ruby Bridges 1954). Está escrito: 'A primeira criança negra americana a frequentar uma escola exclusiva para brancos, desafiando a segregação racial e enfrentando multidões que a insultavam?'. Q3. Uma mulher branca com cabelos brancos (Jane Goodall 1934). Ela está com um macaco no colo: Está escrito: 'O primeiro único ser humano a ser aceito por chimpanzés como um membro do grupo, contribuindo de maneira inédita para a compreensão e preservação da espécie?'. Q4. Uma mulher usando um lenço na cabeça que também cobre parte do busto.  (Malala Yousafzay 1997). Ela está com um lápis e caderno nas mãos: Está escrito: 'Alguém com coragem para desafiar o Taliban, lutar pelo acesso à educação das meninas paquistanesas e com isso conquistar o prêmio Nobel da paz?'. Q5: Texto decorado com a frase: 'Tinha que ser mulher!', por Melin.

MERLIN, Marco. Cientirinhas #9. Dragões de garagem, 14 mar. 2016. Disponível em: https://oeds.link/bXfcWU. Acesso em: 4 jun. 2022.

Página 280

1. Você já tinha ouvido falar sobre alguma das mulheres citadas na tirinha?

2. De acordo com as informações apresentadas na tirinha, o que Malala Yousafzay fez de importante?

3. Converse com os colegas sobre a importância das ações dessas mulheres para a sociedade.

Respostas das questões 1 a 3 nas orientações ao professor.

Mão na massa

Muitas mulheres contribuíram de maneira significativa para a evolução da Matemática, mas seus nomes raramente são citados nos livros de História. Pensando nisso, a proposta deste projeto é dar visibilidade às realizações de algumas mulheres que desempenharam – e desempenham – papéis importantes no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Assim, mais pessoas podem conhecer os feitos de diferentes mulheres pesquisadoras e, com isso, valorizar a presença feminina no desenvolvimento da Matemática.

Vocês vão fazer pesquisas em duplas sobre o protagonismo de mulheres na Matemática e em áreas correlatadas, buscando identificar suas ações no desenvolvimento de estudos, teorias e aplicações. As informações coletadas devem ser apresentadas em um álbum sanfonado.

As pesquisas devem incluir tanto as contribuições de mulheres ao longo da história quanto as contribuições de mulheres cientistas, matemáticas ou engenheiras na atualidade.

A divulgação desse trabalho se dará por meio de uma exposição, disponibilizada para a comunidade escolar e aberta para a comunidade em geral.

1º passo Planejamento

Organização das duplas e direcionamento das pesquisas

Organizem-se em duplas e decidam que tipos de recursos serão usados para a pesquisa, que pode ter como tema alguma dessas sugestões: "Meninas e mulheres na Ciência", "Mulheres que fizeram e fazem história na Matemática" e "As mulheres que desempenharam e desempenham um importante papel na Ciência e na Tecnologia".

Em seguida, decidam e padronizem o tipo e as medidas das dimensões do papel que receberá os registros de pesquisa, pois esses papéis formarão as páginas do álbum no decorrer da atividade. A ideia é apresentar em cada página do álbum as informações obtidas sobre uma mulher pesquisada. Sendo assim, é importante definir nomes de diferentes mulheres para cada dupla investigar.

Definam entre vocês se cada dupla ficará responsável pela produção de uma ou mais páginas do álbum, levando em conta a quantidade de duplas formadas e a quantidade de mulheres que são objeto das pesquisas. Vale lembrar que, quanto mais páginas o álbum tiver, mais informações serão transmitidas ao público que vai apreciar o trabalho finalizado.

Página 281

Por fim, estabeleçam as tarefas de cada membro da dupla, indicando o responsável pela escrita, pesquisa de fotos e ilustrações, por exemplo.

2º passo Execução

Realização das pesquisas e montagem das páginas

Vocês farão algumas anotações no decorrer de suas investigações para, em seguida, compor um pequeno texto com as informações obtidas mais relevantes. Descrevam brevemente a mulher pesquisada e destaquem a sua importância, como no desenvolvimento de teorias e aplicações. Incluam no texto referências a alguns trabalhos dela que propiciaram avanços na Matemática. A seguir, apresentamos um texto de referência.

"Hertha Marks Ayrton foi matemática, engenheira e inventora. Nasceu em 1854, em uma família muito pobre. Ela deu visibilidade à presença de mulheres na ciência ao ministrar palestras e publicar artigos seus sobre a eletricidade. Hertha inventou uma haste que irradiava uma luz limpa, brilhante e silenciosa, na época em que eram usados, na iluminação pública, arcos elétricos, que piscavam e sibilavam. Em suas demonstrações, as pessoas ficaram surpresas ao ver uma mulher manejando um equipamento que parecia ser tão perigoso. Com isso, Hertha desmistificou a ideia de que as mulheres fossem incapazes de lidar com máquinas perigosas e de inventar coisas".

Fotografia em preto e branco de busto de uma mulher, Hertha Marks . Ela está olhando para o lado, está com o cabelo preso. Veste uma roupa com babados.

Retrato de Hertha Marks Ayrton (1854-1923).

Vocês podem enriquecer o trabalho incluindo nele a foto da mulher pesquisada e informações extras, como curiosidades, ilustrações, entre outros recursos visuais.

Montagem do álbum

Com as páginas prontas, é hora de confeccionar o álbum. Utilizem um papel mais "firme", como o papel-cartão ou o papelão, para colar as páginas. A montagem do álbum deve ocorrer conforme o modelo representado na imagem da página seguinte.

Página 282

Ilustração de um álbum aberto. Ele é composto por várias folhas, colocadas uma seguida da outra de maneira sanfonada. Na primeira folha, em letras grandes a frase: 'Mulheres incríveis'. E em cada uma das folhas seguintes há uma ilustração de uma mulher..

Por fim, definam um título para o álbum e decidam como será a capa dele.

3º passo Divulgação

Exposição do álbum

É hora de divulgar o trabalho de vocês! Ele será apresentado aos estudantes, professores e funcionários da escola, incluindo seus colegas e familiares, com o intuito de informá-los e trazer curiosidades sobre mulheres que merecem destaque na história da Matemática e de áreas afins, porque lutaram para estudar e dar continuidade à carreira como pesquisadoras, mesmo com todos os preconceitos e imposições da sociedade.

Definam, com o professor e com a direção da escola, a melhor data e a melhor maneira de divulgar o álbum produzido pela turma. Os convites podem ser formais ou feitos pelas mídias sociais da escola. Para a exposição, prefiram um local amplo e acessível, no qual seja possível colocar o álbum aberto em mesas. É importante que os visitantes possam circular em torno dele.

No dia escolhido, expliquem o objetivo da atividade e digam como o trabalho foi planejado e executado. Aproveitem esse momento para incentivar as pessoas a se aproximar da ciência, que se faz presente em todos os aspectos das nossas vidas.

Avaliação

Conversem sobre o que acharam das práticas desenvolvidas ao longo do projeto, desde a apresentação e o planejamento até a divulgação do álbum. Conversem sobre os pontos de que mais gostaram e indiquem o que fariam de modo diferente. A seguir estão algumas questões para orientar essa conversa.

1. Como foi seu desempenho no trabalho em dupla? Você se dedicou à pesquisa proposta? Participou efetivamente das atividades?

2. Você respeitou os seus colegas de turma? Ajudou quando alguém apresentou dificuldades?

3. Do que você mais gostou durante a sua participação no projeto? O que mudaria ou faria de outro modo?

4. Reflita e converse com o professor e os colegas sobre a importância do que aprendeu com a atividade executada.

Respostas das questões 1 a 4 nas orientações ao professor.