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Unidade 11

Estatística e probabilidade

Atividades

1. a) Sabendo que a tabela e o gráfico representam a mesma informação, verificamos que:

A: 18,7; B: 52,7; C: 13,3; D: 13.

b) A maior quantia em dólares foi gasta em Pequim no ano 2008. A menor quantia em dólares foi gasta no Rio de Janeiro no ano 2016.

c) Calculando a diferença entre estes valores obtemos 52 , 7 18 , 7 = 3 4 , isto é, 34 bilhões de dólares.

2. a) A menor medida de temperatura ocorreu no dia 1º de julho. Essa medida foi 1   ° C .

b) Os dias 1 e 3 apresentaram a mesma medida de temperatura máxima, que é 17   ° C .

c) No dia 1, houve a maior diferença entre as medidas de temperatura máxima ( 17   ° C ) e mínima ( 1   ° C ) registradas. A diferença foi 16   ° C .

3. a) Para determinar a quantidade de medalhas conquistadas pelo Brasil, devemos adicionar a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas:

55 + 45 + 71 = 17 1

Portanto, o Brasil conquistou 171 medalhas.

b) De acordo com o gráfico, verificamos que os Estados Unidos conquistaram mais medalhas. Calculando a quantidade de medalhas, obtemos 293 medalhas, ou seja, 120 + 88 + 85 = 29 3 .

c) México e Canadá conquistaram entre 100 e 160 medalhas.

d) Como Canadá conquistou 35 medalhas de ouro e Cuba conquistou 33 medalhas de ouro, calculamos a diferença entre essas quantidades, que é dada por 35 33 = 2 . Portanto, o Canadá conquistou 2 medalhas de ouro a mais do que Cuba.

e) Como os Estados Unidos conquistaram 85 medalhas de bronze e o México conquistou 63 medalhas de bronze, a diferença de medalhas de bronze é dada por 85 63 = 2 2 . Portanto, o México conquistou 22 medalhas de bronze a menos do que os Estados Unidos.

4. a) No mês de fevereiro, houve o maior consumo de água. Essa quantidade foi 23   m 3 .

b) Adicionando os valores desses 5 meses consecutivos, obtemos:

23 + 20 + 22 + 19 + 17 = 10 1

Portanto, foram consumidos 101   m 3 .

c) O mês de menor consumo foi junho, com medida de 17   m 3 , e o mês de maior consumo foi fevereiro, com medida de 23   m 3 . Calculando a diferença entre esses meses, obtemos 23 17 = 6 , isto é, foram registrados 6   m 3 a menos no mês de menor consumo em relação ao mês de maior consumo.

5. a) De acordo com o gráfico, em 2017 houve a maior produção de maçãs. Como as informações estão apresentadas em 1.000 toneladas, calculamos 1 . 308 1 . 000 = 1 . 308 . 000 .

Portanto, em 2007 houve uma produção de aproximadamente 1 . 308 . 000   t de maçãs.

b) A produção diminuiu. Calculando essa diferença, temos 1 . 223 983 = 24 0 , que em toneladas representa 240 1 . 000 = 240 . 000 , ou seja, aproximadamente 240 . 000   t .

c) Entre os anos de 2016 e 2017, houve o maior aumento de produção ocorrido de um ano para outro. Calculando a diferença entre essa produção, temos 1 . 308 1 . 055 = 25 3 , que em toneladas representa uma diferença de 253 . 000   t , pois 253 1 . 000 = 253 . 000 .

d) Entre os anos de 2018 e 2019, houve o menor aumento na produção ocorrido de um ano para outro.

e) A produção foi superior a de 2018 nos anos de 2015, 2017 e 2019.

6. a) De acordo com as informações do gráfico, podemos observar que a maior porcentagem está relacionada ao consumo de petróleo e derivados.

b) O consumo de carvão mineral foi a fonte de energia para 27% da população mundial e o consumo de gás natural foi a fonte de energia para 23%. Calculando a diferença entre essas porcentagens, obtemos 27 23 = 4 . Portanto, foram consumidos, aproximadamente, 4% a mais de carvão mineral do que de gás natural.

c) A porcentagem aproximada foi 19%, pois 14 + 5 = 1 9 .

d) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes exercitem o senso crítico e a capacidade de argumentação para responderem e justificarem suas opiniões.

e) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes citem ações como apagar as luzes quando não houver pessoas nos ambientes, reduzir o tempo no banho, fazer uso da bicicleta como meio de transporte e preferir fontes de energia renováveis.

7. a) O carvão foi a fonte de energia que gerou a maior produção de CO 2 .

b) A diferença entre as fontes de emissão de CO 2 citadas é aproximadamente 13% ( 34 21 = 13 ) .

c) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Qual foi, ao todo, a porcentagem aproximada de CO 2 liberada por petróleo e gás natural? Resposta: 55%.

d) Ao construir a tabela no Calc, devemos lembrar de inserir um título, as informações correspondentes da tabela e a fonte das informações.

Ilustração de uma planilha. A linha 1 ocupa as colunas A e B e está escrito: 'Emissão aproximada de CO dois no mundo por fonte de energia - 2019.' Linha 2: Combustível; Emissão em porcentagem. Linha 3: Carvão; 44. Linha 4: Gás natural; 21. Linha 5: Petróleo; 34. Linha 6: Outros; 1. Linha 7: 'Fonte de pesquisa: IEA. Disponível em: https://www.iea.org/da ta-and-statistics/data-brows er?coun try=WORLD&fuel=CO2%20emissio ns&indicator=CO2BySource. Acesso em: 21 março 2022.'

Para construir o gráfico, podemos proceder da seguinte maneira.

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1º. Insira os dados no Calc, conforme apresentado a seguir. Selecione as células com os dados clicando em A1 e mantendo o botão pressionado para arrastar até a célula B5.

Ilustração de uma planilha com 5 linhas e duas colunas: A e B. Linha 1: Coluna A: 'Combustível'; Coluna B: 'Emissão em porcentagem'.  Linha 2: Carvão; 44. Linha 3: Gás natural; 21. Linha 4: Petróleo; 34. Linha 5: Outros; 1.

2º. Clique no menu Inserir e selecione a opção Gráfico ou, então, clique diretamente no botão Inserir gráfico. Na janela Assistente de gráficos, selecione Tipo de gráfico e escolha Pizza. Ainda nessa janela, selecione Elementos do gráfico, preencha o título "Emissão aproximada de CO 2 no mundo por fonte de energia – 2019", deixe a opção Exibir legenda habilitada e clique em Finalizar.

3º. Para exibir os valores dos setores, dê um clique duplo no gráfico. Em seguida, clique com o botão direito sobre um setor e escolha Inserir rótulo de dados. Depois, clique com o botão direito, escolha Formatar rótulo de dados e altere os atributos de texto para Valor como porcentagem. Como não há um campo para inserir a fonte de pesquisa, digite a informação em uma célula abaixo do gráfico.

Gráfico de setores com título: Emissão aproximada de CO2 no mundo por fonte de energia - 2019. Os dados são: Carvão: 44%. Gás natural: 21%. Petróleo: 34%. Outros: 1%. Fonte de pesquisa: IEA. Disponível em: https://www.iea.org/data-and-statistics/data-browser?country=WORLD&fuel=CO2%20emissions&indicator=CO2By Source. Acesso em: 21 março 2022.

e) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: É importante reduzirmos a emissão de CO 2 , pois o excesso de dióxido de carbono na atmosfera é tóxico para os seres humanos, prejudicando a saúde e a qualidade de vida, principalmente de idosos e crianças.

f) Espera-se que os estudantes encontrem em sua pesquisa algumas consequências da emissão de gás carbônico em excesso na atmosfera, tais como o agravamento de doenças cardiopulmonares; o desequilíbrio climático; as médias de temperaturas máxima e mínimas mais extremas; o aumento da acidez na água do mar. Algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir a emissão de CO 2 são: uso de energia renovável; redução de desmatamento e queimadas; uso de meios de transporte menos poluentes ou alternativos; incentivo ao reflorestamento; incentivo à agricultura sustentável.

8. a) Adicionando as quantidades informadas de acordo com o tipo de combustível, temos:

237 . 394 + 1 . 336 . 702 + 33 . 239 = 1 . 607 . 335

Portanto, em 2020 foram produzidos 1.607.335 automóveis.

b) De acordo com o item a, sabemos que, em 2020, foram produzidos 1.607.335 automóveis. Deste modo, organizamos as informações no seguinte quadro.

Automóveis movidos a diesel de acordo com a produção de 2020

Quantidade de automóveis

Porcentagem

1.607.335

100

33.239

x

Utilizando regra de três, podemos obter o valor de x.

1 . 607 . 335 33 . 239 = 100 x

1 . 607 . 335 x = 33 . 239 10 0

x = 3 . 323 . 900 1 . 607 . 335

x 2

Portanto, aproximadamente 2% da produção de 2020 correspondem a automóveis movidos a diesel.

c) Para resolver esse item, efetuamos uma subtração entre as duas quantidades informadas.

1 . 336 . 702 237 . 394 = 1 . 099 . 308

Logo, a diferença é 1.099.308 automóveis.

Para obter a porcentagem referente a essa quantidade, novamente usamos a regra de três como estratégia.

Diferença entre a produção de automóveis flex fuel e movidos a gasolina

Quantidade de automóveis

Porcentagem

1.607.335

100

1.099.308

x

1 . 607 . 335 1 . 099 . 308 = 100 x

1 . 607 . 335 x = 1 . 099 . 308 10 0

x = 109 . 930 . 800 1 . 607 . 335

x 6 8

Portanto, aproximadamente 68% da produção de 2020 correspondem à diferença entre a produção de automóveis flex fuel e a de automóveis movidos a gasolina.

d) Para construirmos um gráfico de setores no Calc, fazemos:

1º. Insira os dados no Calc, conforme apresentado a seguir. Selecione as células com os dados clicando em A1 e mantendo o botão pressionado para arrastar até a célula B4.

Ilustração de uma planilha com 4 linhas e duas colunas: A e B. Linha 1: Coluna A: 'Combustível'; Coluna B: 'Quantidade'. Linha 2: Gasolina: 237 mil 394. Linha 3: Flex Fuel: 1 milhão 336 mil 702. Linha 4: Diesel: 33 mil 239.

2º. Clique no menu Inserir e selecione a opção Gráfico ou, então, clique diretamente no botão Inserir gráfico. Na janela Assistente de gráficos, selecione Tipo de gráfico e escolha Pizza. Ainda nessa janela, selecione Elementos do gráfico, preencha o título "Produção de automóveis por tipo de combustível – 2020", deixe a opção Exibir legenda habilitada e clique em Finalizar.

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3º. Para exibir os valores dos setores, dê um clique duplo no gráfico. Em seguida, clique com o botão direito sobre um setor e escolha Inserir rótulo de dados. Como não há um campo para inserir a fonte de pesquisa, digite a informação em uma célula abaixo do gráfico. Como não há campo para inserir a fonte de pesquisa, digite a informação em uma célula abaixo do gráfico.

Gráfico de setores com título: 'Produção de automóveis por tipo de combustível - 2020'. Os dados são: Gasolina: 237 mil 394. Flex Fuel: 1 milhão 336 mil 702. Diesel: 33 mil 239. 'Fonte de pesquisa: ANFAVEA. Anuário. Disponível em: https://anfavea.com.br/anuario2021/anuario.pdf. Acesso em: 21 março 2022.'

Questão 1. Calculando a nova média, obtemos:

9 + 8 + 7 , 5 + 8 , 5 + 8 + 9 + 6 7 = 56 7 = 8

Portanto, a média permaneceria igual.

A amplitude mudaria, pois, como a maior nota é 9 e a menor nota é 6, a diferença passa a ser 9 6 = 3 , isto é, a amplitude seria maior.

Questão 2. Sabemos que o peso da avaliação curricular é 4 e o peso da entrevista é 6. Assim, calculando a média ponderada, temos:

10 4 + 7 6 4 + 6 = 82 10 = 8 , 2

Portanto, a nota média de Ana foi 8,2.

Atividades

9. a) O mês de outubro apresentou o maior IPCA. O mês de dezembro apresentou o menor IPCA.

b) A média aritmética é dada por:

1 , 16 + 1 , 25 + 0 , 95 + 0 , 73 4 = 4 , 09 4 = 1 , 022 5

Portanto, a média aritmética mensal aproximada nesse quadrimestre foi 1,02%.

10. a) Inicialmente, vamos calcular a média e a amplitude das receitas da loja A.

Média: 95 + 100 + 130 + 105 + 170 + 180 6 = 780 6 = 13 0 , ou seja, R$ 130,00.

Amplitude: 180 95 = 8 5 , ou seja, R$ 85,00.

Calculando a média e a amplitude das receitas da loja B, temos:

média: 130 + 124 + 110 + 98 + 170 + 156 6 = 788 6 131 , 0 0 , ou seja, aproximadamente, R$ 131,00.

Amplitude: 170 98 = 7 2 , ou seja, R$ 72,00.

b) A loja B teve a receita mais homogênea nessa semana, pois as receitas dela têm uma menor amplitude quando comparada à das receitas da loja A.

11. a) Como 5 + 7 + 8 + 7 4 = 27 4 = 6 , 7 5 , a média aritmética das notas de Rui foi 6,75.

b) Como 5 1 + 7 2 + 8 3 + 7 4 1 + 2 + 3 + 4 = 71 10 = 7 , 1 , a média ponderada das notas de Rui foi 7,1.

c) Rui não seria aprovado com a média obtida no cálculo da média aritmética, pois obteve nota igual a 6,5. Rui seria aprovado se o resultado fosse obtido no cálculo da média ponderada, pois alcançou nota igual a 7,1.

12. a) A nota 4 recebeu mais indicações. A nota 1 recebeu menos indicações.

b) Para calcularmos a média no Calc, procedemos da seguinte maneira.

1º. Copie as informações do quadro correspondentes à satisfação dos entrevistados com relação à empresa no intervalo A1:B6.

2º. Na célula A7, digite o texto "Média ponderada". Em seguida, na célula B7, digite a fórmula = SOMARPRODUTO ( A2:A6;B2:B6 ) /SOMA ( B2:B6 ) e pressione Enter.

Ilustração de uma planilha. Colunas A e B. Na linha 1: 'Nota'; 'Quantidade de entrevistados'. Linha 2: 1; 32. Linha 3: 2; 81. Linha 4: 3; 100. Linha 5: 4; 195. Linha 6: 5; 192. Linha 7: Média ponderada: 3,723333333333333.

13. a) Sugestão de resposta: Uma pesquisa censitária é realizada com toda a população, enquanto uma pesquisa amostral é feita com uma parte da população.

b) Censitária, pois era possível entrevistar todos os colegas da turma.

c) Adilson utilizou gráfico e texto com dados estatísticos.

d) A banana foi a fruta que recebeu a menor quantidade de votos ( 3 ) . Usando regra de três, calculamos a porcentagem correspondente a essa quantidade.

Fruta menos votada pela turma

Porcentagem

Quantidade de votos

100

32

x

3

100 3 = 32 x

300 32 = 32 x 32

x = 9 , 37 5

Portanto, a banana recebeu, aproximadamente, 9,38% dos votos.

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e) Para construir um gráfico de setores no Calc, realizamos os procedimentos indicados a seguir.

1º. Copie os valores da atividade no Calc e selecione todas as informações.

2º. Clique no menu Inserir e selecione a opção Gráfico ou, então, clique diretamente no botão Inserir gráfico. Na janela Assistente de gráficos, selecione Tipo de gráfico e escolha Pizza. Ainda nessa janela, selecione Elementos do gráfico, preencha o título "Fruta preferida pelos colegas da turma de Adilson – novembro de 2023", deixe a opção Exibir legenda habilitada e clique em Finalizar.

3º. Para exibir os valores dos setores, dê um clique duplo no gráfico. Em seguida, clique com o botão direito sobre um setor e escolha Inserir rótulo de dados. Como não há um campo para inserir a fonte de pesquisa, digite a informação em uma célula abaixo do gráfico.

Gráfico de setores com título: 'Fruta preferida pelos colegas da turma de Adilson - novembro de 2023'. Os dados são: Melancia: 4. Banana: 3. Maçã: 7. Uva: 8. Laranja: 10. 'Fonte de pesquisa: Registros de Adilson.'

14. a) A população desse tema de pesquisa são todos os eleitores desse estado, ou seja, 345.500 eleitores de um estado e a amostra, os 35.225 eleitores entrevistados.

b) A população desse tema de pesquisa são todos os estudantes da escola e a amostra, os 450 estudantes entrevistados.

c) A população desse tema de pesquisa são os ocupantes das poltronas e a amostra, os 85 ocupantes entrevistados.

15. a) Para os domicílios com acesso à internet, o tipo de pesquisa mais adequado é o censitário.

b) Para a preferência dos consumidores por determinada marca de produto, o tipo de pesquisa mais adequado é o amostral.

c) Para a população rural e urbana de um município, o tipo de pesquisa mais adequado é o censitário.

d) Para a aprovação do presidente de um país, o tipo de pesquisa mais adequado é o amostral.

16. Não, pois a população pesquisada são os funcionários da empresa que é dona da marca.

17. Tema: Satisfação dos moradores com o serviço de coleta de lixo no município.

Questionário: Já foi definido pela prefeitura.

Público-alvo: Adultos, moradores do município estudado.

a) Não, pois os adultos têm uma melhor percepção referente à qualidade do serviço de coleta de lixo.

b) Sugestão de resposta: Nas residências, por se tratar de um serviço público oferecido no bairro.

c) Não, pois pode demandar muito tempo entrevistar todos os moradores.

d) A pesquisa é amostral.

e) Resposta pessoal.

Questão 4. Adicionando a quantidade de lançamentos, obtemos 12 + 12 + 11 + 12 + 12 + 11 = 7 0 . Portanto, Sara fez nesse experimento 70 lançamentos.

Atividades

18. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes compartilhem o resultado de suas pesquisas com os colegas, agregando conhecimento e validando as informações.

19. a) São 2 resultados possíveis: cara ou coroa.

b) A probabilidade é 1 em 2 ou, ainda, 1 2 = 0 , 5 = 50 100 = 50 % .

20. a) Como o espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis, temos:

Ω = { 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10 , 11 , 12 , 13 , 14 , 15 , 16 , 17 , 18 , 19 , 20 }

b) A probabilidade de sair o número 12 é 1 em 20, ou seja, 1 20 = 0 , 05 = 5 100 = 5 % .

c) A probabilidade de um número sorteado ser ímpar é 10 em 20, ou seja, 10 20 = 0 , 5 = 50 100 = 50 % .

d) Como existem 11 números com dois algarismos, a probabilidade é 11 em 20, ou seja, 11 20 = 0 , 55 = 55 100 = 55 % .

e) Nesse espaço amostral, há 8 números primos, que são 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19.

Nesse caso, a probabilidade de um número sorteado ser primo é 8 em 20, ou seja, 8 20 = 0 , 4 = 40 100 = 40 % .

21. a) Cada estudante fará 10 lançamentos e o grupo será formado por 4 estudantes. Então, a quantidade de lançamentos do grupo deve ser igual a 40.

b) A resposta depende do resultado do experimento.

c) Cada um dos resultados tem a mesma chance de ocorrer e a probabilidade de aparecer determinada face é representada pela fração 1 6 . Sendo assim, em 1.200 lançamentos, espera-se obter 200 pontos para determinada pontuação, pois 1 . 200 1 6 = 1 . 200 6 = 20 0 .

Portanto, espera-se obter aproximadamente 200 resultados com pontuação 3 e 200 resultados com pontuação 5.

22. Inicialmente, vamos determinar o espaço amostral desse evento.

1 + 1 = 2

1 + 2 = 3

1 + 3 = 4

2 + 1 = 3

2 + 2 = 4

2 + 3 = 5

3 + 1 = 4

3 + 2 = 5

3 + 3 = 6

Desta maneira, verificamos que existem 9 possibilidades de somas e, dessas, 5 são resultados pares. Portanto, a alternativa correta é a b.

23. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Para realizar 20 sorteios com números de 0 até 50, procedemos da seguinte maneira.

Na célula A1, digite = ALEATÓRIOENTRE ( 1 ; 50 ) e pressione Enter.

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Clique na Alça de preenchimento automático, mantendo o botão pressionado, e arraste, por exemplo, até a célula A20. Os demais números sorteados serão exibidos.

Para descobrir a porcentagem de vezes que o número 7 foi sorteado, executamos os seguintes procedimentos.

Em uma célula vazia, digite a fórmula = CONT.SE ( A 1 : A 20 ; 7 ) e pressione Enter.

Divida o resultado por 20, represente em forma de fração com denominador igual a 100 e anote a porcentagem.

O que eu estudei?

1. A menor porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Matemática ocorreu em 2013. A menor porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa ocorreu em 2011.

2. Calculando a média anterior, obtemos:

18 + 16 + 17 + 13 + 14 + 1 + 19 + 14 + 16 + 12 10 = 140 10 = 1 4 , ou seja, 14 pontos.

Para calcular a nova média, devemos descartar a maior e a menor nota atribuída.

18 + 16 + 17 + 13 + 14 + 14 + 16 + 12 8 = 120 8 = 1 5 , ou seja, 15 pontos.

Portanto, a nova média é 1 ponto maior em relação à media anterior. Logo, a alternativa correta é a b.

3. a) Calculando a porcentagem com relação à quantidade de votos, temos:

11 . 900 36 100 = 428 . 400 100 = 4 . 284

Portanto, a candidata eleita teve 4.284 votos.

b) A diferença em porcentagem na quantidade de votos obtida por esses dois candidatos foi 30 % 26 % = 4 % .

Assim:

11 . 900 4 100 = 47 . 600 100 = 47 6 , ou seja, 476 votos.

c) Calculando a porcentagem, temos:

11 . 900 8 100 = 95 . 200 100 = 95 2 , ou seja, 952 votos foram brancos ou nulos.

4. a) O cargo é o de diretor de marketing. O cargo de maior salário na empresa A é o de diretor executivo.

b) Calculando a média salarial dos diretores da empresa A, obtemos:

8 . 500 + 10 . 200 + 9 . 600 3 = 28 . 300 3 9 . 433 , 3 3 , ou seja, aproximadamente R$ 9.433,33.

Calculando a média salarial dos diretores da empresa B, obtemos:

9 . 200 + 9 . 900 + 9 . 500 3 = 28 . 600 3 9 . 533 , 3 3 , ou seja, aproximadamente R$ 9.533,33.

Logo, a empresa B apresenta a maior média salarial.

c) Amplitude do salário na empresa A: 10 . 200 8 . 500 = 1 . 700 , ou seja, R$ 1.700,00.

Amplitude do salário na empresa B: 9 . 900 9 . 200 = 70 0 , ou seja, R$ 700,00.

5. a) A quantidade de resultados possíveis é 6 6 = 3 6 , ou seja, são 36 os resultados possíveis.

b) Cada um dos resultados tem a mesma chance de acontecer e existem 3 chances de obter um número par e a letra C em um lançamento. Desse modo, calculamos:

3 36 = 1 12 0 , 08 = 8 100 = 8 %

Portanto, a probabilidade é, aproximadamente, 8%.

c) Cada um dos resultados tem a mesma chance de acontecer e existem 6 chances de obter um número ímpar e a letra ser uma vogal em um lançamento. Desse modo, calculamos:

6 1 36 = 6 36 0 , 17 = 17 100 = 17 % . Portanto, a probabilidade é de, aproximadamente, 17%.

d) Contando inicialmente cada uma das quantidades, verificamos que 3 números são primos: 2, 3 e 5. Além disso, temos 4 consoantes: B, C, D e F. Logo, temos 12 em 36 chances, ou seja, 12 36 = 1 3 0 , 33 = 33 100 = 33 % . Portanto, a probabilidade é, aproximadamente, 33%.

Unidade 12

Transformações de figuras

Questão 1. As figuras A e C têm simetria axial, pois são as únicas que apresentam duas partes que se sobrepõem se as "dobrarmos" ao longo da reta formada pelo eixo e.

Atividades

1. A linha e representa um eixo de simetria nas figuras A, B, D e F, pois elas apresentam duas partes opostas iguais, separadas pelo eixo e.

2. Traçando todos os eixos de simetria em cada uma das figuras, temos:

a)

Ilustração de um polígono semelhante a uma estrela com 8 pontas. Há 4 eixos de simetria indicados por e, passando todos pelo centro do polígono: dois na horizontal e vertical e dois nas diagonais.

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b)

Ilustração de um octógono regular com 8 eixos de simetria, indicados pela letra e, em que 4 eixos passa por um vértice e pelo ponto médio do lado oposto a esse vértice. Outro eixo passa por dois vértices opostos, dividindo o octógono em duas partes iguais horizontalmente. E o outro eixo é vertical, dividindo o hexágono em duas partes iguais verticalmente. E todos os eixos se cruzam em um mesmo ponto no centro desse octógono.

3. a) De acordo com os traçados apresentados, os algarismos que têm eixo de simetria são 0, 3 e 8. Esboçando a representação desses eixos, temos:

Ilustração do número zero com dois eixos de simetria nomeados como e, um na horizontal e outro na vertical.
Ilustração do número 3, com um eixo de simetria na horizontal, no meio da letra, separando-a em duas partes iguais. O eixo está nomeado como e.
Ilustração do número 8, com dois eixos de simetria nomeados como e, uma na horizontal e outro na vertical. Os eixos estão separando a letra em 4 partes.

b) Os algarismos que têm mais de um eixo de simetria são 0 e 8, com dois eixos de simetria cada um.

4. A imagem que completa o mosaico adequadamente está representada na alternativa B.

Ilustração de uma figura simétrica, formada, da esquerda para a direita, por 8 quadrados e 3 triângulos retângulos, um eixo de simetria ao centro e nomeado por e, e 3 triângulos seguidos de 8 quadrados.

5. As alternativas são B e D, pois apresentam figuras iguais de modo espelhado. Na alternativa A, não há simetria por reflexão entre as figuras dos dois lados do eixo e, e sim por rotação. Já na alternativa C, as figuras não são simétricas.

6. a) No padrão representado na figura 1, há 1 eixo de simetria.

Ilustração de um ladrilho quadrado com um eixo de simetria: e, na diagonal, tornando o figura simétrica, em relação ao eixo e.

No padrão representado na figura 3, há 4 eixos de simetria.

Ilustração de 4 ladrilhos iguais aos do item anterior, todos colocados de maneira a formar um quadrado grande. Há 4 eixos de simetria: dois nas diagonais, um horizontal e outro vertical, todos nomeados por e.

b) Resposta pessoal. O item a depende do desenho dos estudantes. Certifique-se de que eles utilizem padrões geométricos em suas criações.

7. Rogério cometeu um erro na figura A, pois, além de os pontos correspondentes aos vértices das duas figuras – uma de cada lado do eixo e – não terem a mesma distância até o eixo, eles não são simétricos por reflexão.

8. A figura 2 é simétrica à figura 1 por rotação na alternativa A, pois nessa alternativa a figura permanece a mesma após ser rotacionada em determinado ângulo em relação ao ponto O.

9. A. A figura 1 rotacionou 90 ° em relação ao ponto O.

B. A figura 1 rotacionou 100 ° em relação ao ponto O.

10. A figura apresentada na alternativa E é simétrica por rotação à figura dada, conforme as condições do enunciado.

Ilustração de uma figura com um de seus lados em um dos segmentos de reta que forma o ângulo de 90 graus no ponto O, com outro segmento de reta, contendo outra figura, e elas estão iguais em relação a cada segmento que a acompanha.

11. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Para realizar a construção no GeoGebra, executamos os procedimentos a seguir.

1º) Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer. Depois, com a ferramenta Reta, clique em dois pontos distintos para traçar uma reta e, com a ferramenta Ponto, clique e marque um ponto aleatório.

2º) Com a ferramenta Reflexão em Relação a uma Reta, clique no polígono e, depois, na reta.

3º) Com a ferramenta Rotação em Torno de um Ponto, clique no polígono inicial e, depois, no ponto. No campo Ângulo da janela que será exibida, digite a medida do ângulo, ou seja, 85 ° , escolha o sentido horário e clique em OK.

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Ilustração de um software de geometria com três polígonos desenhados, iguais mas rotacionados de maneiras distintas em torno do ponto O, e uma reta entre eles, com dois pontos distintos sobre ela. Há ícones de seleção e o ícone de rotação está selecionado.

12. a) Sugestão de resposta: As paredes cobertas por mosaicos geométricos do Palácio na Alhambra, na cidade de Granada, na Espanha, foi o que despertou o interesse de Escher.

b) Nessa criação de Escher, está presente a simetria de rotação, pois ela apresenta três imagens idênticas e rotacionadas em torno de um ponto central.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apresentem um texto enriquecido com o resultado de suas pesquisas, usando sua capacidade de comunicação e desenvolvendo o senso estético, crítico e argumentativo em suas produções.

d) Para permanecer a mesma, a obra Serpentes deve ser rotacionada em 120 ° .

13. No item A, pois a figura 2 está transladada na direção horizontal, em 7 unidades para a direita.

14. A figura 2 está transladada na direção horizontal, 4 unidades à direita da figura 1, representada pela seta H.

A figura 3 está transladada 5 unidades para cima da figura 1, representada pela seta B.

A figura 4 está transladada na direção horizontal, 5 unidades à esquerda da figura 1, representada pela seta F.

15. As figuras que representam as imagens simétricas por translação, com sentido, direção e distância, de acordo com as setas A e B são:

Ilustração de uma malha quadriculada com 3 figuras iguais, e dois vetores A e B. A segunda figura é a translação da primeira 7 quadrados da malha para a direita e a outra figura é a translação da primeira figura 7 quadrados da manha para baixo. O vetor A indica a translação de 7 quadradinhos para baixo e o vetor B indica a translação 7 quadradinhos para a direita.

16. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Para realizar a construção no GeoGebra, executamos os seguintes procedimentos.

1º) Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer.

2º) Com a ferramenta Vetor, clique em dois pontos distintos para delimitar as extremidades da seta, que será a referência para a medida da distância, a direção e o sentido da translação.

Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Ilustração da tela de um software de geometria, com malha quadriculada, com triângulos iguais, lado a lado, desenhados e um vetor abaixo, na horizontal com 5 unidades.

17. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Para realizar a construção no GeoGebra, procedemos da seguinte maneira.

1º) Com a ferramenta Polígono, construa um polígono qualquer.

2º) Com a ferramenta Vetor, clique em dois pontos distintos para delimitar as extremidades da seta, que será a referência para a medida da distância, a direção e o sentido da translação.

Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Ilustração com a representação de um software de geometria, com malha quadriculada, com duas figuras iguais, uma transladada da outra por 6 quadrados da malha, e um vetor abaixo, na horizontal com 6 unidades.

Questão 2. As coordenadas dos pontos são H ( 3 ,   0 ) , O ( 0 ,   0 ) e W ( 0 ,   1 ) .

Página CXV

Atividades

18. Indicando os pontos A, B, C e D no plano cartesiano construído na malha quadriculada, temos:

Malha quadriculada, com 'Eixo vertical' numerados de menos 2 até 2 e 'Eixo horizontal' de menos 3 até 3. Os eixos estão perpendiculares entre si. Há 4 pontos: A até D. Ponto A: referente ao número 1 do eixo horizontal e 1 do vertical, Ponto B: referente ao número 2 do eixo horizontal e 0 do vertical. Ponto C: referente ao número 0 do eixo horizontal e menos 1 do vertical. Ponto D: referente ao número menos 2 do eixo horizontal e 2 do vertical.

19. a) As coordenadas dos pontos indicados no plano cartesiano são:

A ( 0 ,   3 ) , B ( 4 ,   0 ) , C ( 3 ,   1 ) , D ( 1 ,   1 ) , E ( 3 ,   2 ) , F ( 3 ,   2 ) , G ( 3 ,   4 ) , H ( 3 ,   4 ) , I ( 3 ,   2 ) , J ( 2 ,   4 ) , K ( 1 ,   2 ) .

b) Os pares de pontos G e H, E e F são simétricos por reflexão em relação ao eixo x. Os pares de pontos I e F são simétricos por reflexão em relação ao eixo y. Esses pontos são simétricos por reflexão, pois estão a uma mesma distância de cada um dos eixos mencionados, porém em lados opostos.

20. De acordo com as informações, as coordenadas dos pontos são:

A ( 6 ,   8 ) , B ( 3 6 2 , 1 ) , C ( 3 ,   1 ) , D ( 3 , 6 1 + 7 ) .

21. a) De acordo com o plano cartesiano apresentado, temos:

A ( 5 ,   1 ) , B ( 4 ,   3 ) , C ( 5 ,   4 ) , D ( 5 ,   1 ) , E ( 0 ,   2 ) .

b) As coordenadas dos vértices do pentágono simétrico ao pentágono A B C D E serão:

A ( 5 ,   1 ) , B ( 4 ,   3 ) , C ( 5 ,   4 ) , D ( 5 ,   1 ) , E ( 0 ,   2 ) .

22. Em relação ao eixo x, são simétricos por reflexão os polígonos 5 e 7, pois os vértices do polígono 5 são ( 3 ,   1 ) , ( 3 ,   3 ) , ( 1 ,   3 ) , ( 2 ,   1 ) e os vértices do polígono 7 são ( 3 ,   1 ) , ( 3 ,   3 ) , ( 1 ,   3 ) , ( 2 ,   1 ) , respectivamente.

Em relação ao eixo y, são simétricos por reflexão os polígonos 3 e 1, pois os vértices do polígonos 3 são ( 2 ,   4 ) , ( 2 ,   6 ) , ( 4 ,   4 ) e os vértices do polígono 1 são ( 2 ,   4 ) , ( 2 ,   6 ) , ( 4 ,   4 ) , assim como os polígonos 6 e 9, pois o polígono 6 tem vértices ( 7 ,   2 ) , ( 7 ,   4 ) , ( 5 ,   4 ) , ( 5 ,   2 ) e os vértices do polígono 9 são ( 7 ,   2 ) , ( 7 ,   4 ) , ( 5 ,   4 ) , ( 5 ,   2 ) .

23. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Quais são os vértices do polígono simétrico por reflexão ao eixo x do polígono cujos vértices são ( 2 ,   2 ) , ( 2 ,   5 ) , ( 5 ,   5 ) e ( 5 ,   2 ) ?

Resposta: Os vértices são ( 2 ,   2 ) , ( 2 ,   5 ) , ( 5 ,   5 ) e ( 5 ,   2 ) .

Questão 3. As coordenadas dos vértices do polígono apresentado são A ( 1 ,   2 ) , B ( 3 ,   2 ) , C ( 5 ,   4 ) , D ( 4 ,   5 ) e E ( 2 ,   5 ) .

Questão 4. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Ilustração de um plano cartesiano em uma malha quadriculada com dois pentágonos. A figura A com coordenadas de seus vértices: menos 5 e 4; menos 3 e 5; menos 1 e 4, menos 1 e 1 e menos 4 e 1. O outro pentágono é igual ao primeiro com uma rotação de 180 graus, estando abaixo do eixo x e à direita do eixo y, com vértices: 1 e menos 1; 4 e menos 1; 5 e menos 3; 4 e menos 5 e 1 e menos 4.

Questão 5. A resposta depende do polígono construído na questão anterior. De acordo com a sugestão apresentada, os vértices do pentágono A são ( 1 ,   1 ) , ( 1 ,   4 ) , ( 4 ,   5 ) , ( 5 ,   3 ) e ( 4 ,   1 ) . As coordenadas dos vértices do simétrico dele em relação à origem do plano cartesiano são ( 1 ,   1 ) , ( 1 ,   4 ) , ( 4 ,   5 ) , ( 5 ,   3 ) e ( 4 ,   1 ) .

Questão 6. Multiplicando as coordenadas do polígono E F G H I por 2 , obtemos E ( 2 ,   4 ) , F ( 6 ,   8 ) , G ( 8 ,   6 ) , H ( 8 ,   2 ) e I ( 2 ,   2 ) .

Ilustração de um plano cartesiano em uma malha quadriculada com dois pentágonos. Coordenadas de seus vértices: E: 1 e 2; F: 3 e 4; G: 4 e 3; H: 4 e 1; I: 1 e 1. O outro pentágono é o dobro do primeiro com uma rotação de 180 graus, estando abaixo do eixo x e à esquerda do eixo y, com vértices: E linha: menos 2 e menos 4; F linha: menos 6 e menos 8; G linha: menos 8 e menos 6; H linha: menos 8 e menos 2 e I linha: menos 2 e menos 2.

Portanto, o polígono E F G H I é uma ampliação do polígono original E F G H I .

Atividades

24. a) As coordenadas dos vértices do polígono 1 são:

( 1 ,   1 ) , ( 1 ,   4 ) , ( 2 ,   3 ) , ( 3 ,   4 ) , ( 4 ,   3 ) , ( 3 ,   2 ) , ( 4 ,   1 ) .

Página CXVI

Multiplicando por 1 essas coordenadas, obtemos o polígono cujas coordenadas do vértice são:

( 1 ,   1 ) , ( 1 ,   4 ) , ( 2 ,   3 ) , ( 3 ,   4 ) , ( 4 ,   3 ) , ( 3 ,   2 ) , ( 4 ,   1 ) .

Portanto, com essa operação, podemos obter o polígono 3.

b) Não, pois, ao multiplicarmos as coordenadas dos vértices de um polígono por 1 , obtemos seu simétrico em relação à origem do plano cartesiano e os polígonos 2 e 4 não têm essa característica.

25. Resposta no final da seção Resoluções.

26. a) Multiplicando por 3 cada uma das coordenadas do vértice, obtemos:

( 15 ,   15 ) , ( 15 ,   24 ) , ( 39 ,   24 ) e ( 39 ,   15 ) .

Essas coordenadas são referentes a uma ampliação da figura desenhada por Fátima.

b) Resposta no final da seção Resoluções.

27. As coordenadas dos vértices do triângulo A B C são ( 6 ,   6 ) , ( 2 ,   4 ) e ( 6 ,   2 ) e as coordenadas do vértice do triângulo D E F são ( 12 ,   12 ) , ( 4 ,   8 ) e ( 12 ,   4 ) , ou seja, as coordenadas do vértice foram multiplicadas por 2.

O que eu estudei?

1. A linha tracejada representa o eixo de simetria da figura, fazendo os desenhos ficarem simétricos após recortados. Analisando as duas partes da figura em relação a esse eixo, concluímos que a figura D representa a figura após o recorte e tendo o papel desdobrado. Portanto, a alternativa correta é a D.

2. Nos itens C e D, o eixo e não representa um eixo de simetria por reflexão, já que os dois lados do eixo não são iguais.

3. As letras F e L não têm simetria axial, pois não é possível traçar qualquer eixo que resulte em uma simetria axial.

4. Resposta no final da seção Resoluções.

5. Os pares de polígonos que são simétricos por translação são A e G; C e I; B e E; D e F, pois representam figuras iguais que foram apenas deslocadas.

6. a) As coordenadas dos vértices do pentágono A B C D E são ( 0 ,   3 ) , ( 2 ,   1 ) , ( 4 ,   1 ) , ( 3 ,   3 ) e ( 3 ,   4 ) e as coordenadas do vértices do pentágono F G H I J são ( 0 ,   6 ) , ( 4 ,   2 ) , ( 8 ,   2 ) , ( 6 ,   6 ) e ( 6 ,   8 ) , ou seja, as coordenadas foram multiplicadas por 2 .

b) O pentágono F G H I J é uma ampliação do pentágono A B C D E .

c) As coordenadas dos vértices do novo pentágono seriam:

( 0 ,   6 ) , ( 4 ,   2 ) , ( 8 ,   2 ) , ( 6 ,   6 ) e ( 6 ,   8 ) .

7. a) As coordenadas do vértice desse polígono são:

A ( 2 ,   0 ) , B ( 1 ,   1 ) , C ( 1 ,   3 ) , D ( 3 ,   3 ) , E ( 2 ,   2 ) .

b) Fazendo uma rotação da figura apresentada de 180 ° em torno da origem do plano cartesiano, as novas coordenadas serão:

A ( 2 ,   0 ) , B ( 1 ,   1 ) , C ( 1 ,   3 ) , D ( 3 ,   3 ) e E ( 2 ,   2 ) .

8. Ao traçarmos retas ligando os vértices comuns das figuras, podemos verificar que todas elas passam pelo ponto cujas coordenadas são ( 4 ,   6 ) . Portanto, as coordenadas do ponto O são ( 4 ,   6 ) .

Ilustração de uma malha quadriculada em um plano cartesiano, com duas figuras iguais, uma acima da outra. Entre elas há um ponto em comum que destacam traços que partem de alguns dos vértices das figuras corresponde a um polígono de 13 lados. A figura que está é igual a de baixo, mas está rotacionada em 180 graus com relação ao ponto de encontro dos traços da figura. Coordenadas da primeira figura: 0 e 5; 0 e 6; 1 e 6; 1 e 9; 2 e 10; 2 e 9; 3 e 8; 2 e 8; 2 e 6; 3 e 5; 2 e 4. As coordenadas da segunda figura são: 8 e 7; 8 e 6; 7 e 6; 7 e 3; 6 e 2; 6 e 3; 5 e 4; 6 e 4; 6 e 6; 5 e 7; 6 e 8.

O que eu aprendi?

1. A. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 ° , podemos escrever e resolver a seguinte equação.

30 ° + 90 ° + x = 180 °

120 ° + x = 180 °

x = 180 ° 120 °

x = 60 °

Portanto, o ângulo x mede 60 ° . Esse triângulo é retângulo.

B. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 ° , podemos escrever e resolver a seguinte equação.

62 ° + x + x = 180 °

62 ° + 2 x = 180 °

62 ° + 2 x 62 ° = 180 ° 62 °

2 x = 118 °

2 x 2 = 118 ° 2

x = 59 °

Portanto, os ângulos x medem 59 ° . Esse triângulo é acutângulo.

2. O ponto que representa a metade da medida de distância entre os pontos B e D é a origem, ou seja, o ponto C é a origem e o associamos ao 0. Com isso, temos:

D = 0 + 10 = 1 0

E = 10 + 5 = 1 5

Portanto, A = 2 0 , B = 1 0 , C = 0 , D = 1 0 e E = 1 5 .

3. a) Para determinar a quantidade da torta que foi comida, adicionamos as frações. Como os denominadores são diferentes, é necessário calcular mmc ( 6 ,   5 ,   3 ) = 3 0 . Assim, temos:

1 6 + 1 5 + 1 3 = 5 30 + 6 30 + 10 30 = 5 + 6 + 10 30 = 21 30

Portanto, 21 30 é a fração que representa a quantidade de torta que foi comida.

Página CXVII

b) Para resolver esse problema, subtraímos a quantidade que Natália comeu da quantidade que Miguel comeu.

1 5 1 6 = 6 30 5 30 = 6 5 30 = 1 30

Portanto, a fração 1 30 representa quanto Miguel comeu a mais do que Natália.

c) Para calcular quanto sobrou, realizamos a seguinte subtração: 1 21 30 = 30 30 21 30 = 30 21 30 = 9 30 = 3 10

Portanto sobrou 3 10 da torta.

4. A. A medida do volume da figura geométrica espacial é a soma das medidas dos volumes de dois paralelepípedos reto retângulos. A medida do volume de cada um é dada por:

7 6 5 = 21 0

4 4 5 = 8 0

Adicionando os dois resultados, verificamos que o volume da figura geométrica espacial representado mede 29 0   cm 3 , pois 80 + 210 = 29 0 .

B. A medida do volume da figura geométrica espacial é a soma das medidas dos volumes de dois paralelepípedos reto retângulos. Calculando a medida do volume de cada um deles, temos:

10 12 3 = 36 0

5 12 3 = 18 0

Adicionando os dois resultados, verificamos que o volume da figura geométrica espacial representado mede 54 0   cm 3 , pois 360 + 180 = 54 0 .

C. A medida do volume do sólido geométrico espacial é a soma da medida dos volumes de três paralelepípedos reto retângulos. Calculando o volume de cada um deles, temos:

9 4 5 = 18 0

5 5 5 = 12 5

6 7 5 = 21 0

Adicionando os resultados, verificamos que o volume da figura geométrica espacial representado mede 51 5   cm 3 , pois 180 + 125 + 210 = 51 5 .

5. Para determinar a medida da área da figura, vamos separá-la em dois retângulos e um triângulo.

Um retângulo tem dimensões 5   cm e 2   cm . Como 5 2 = 1 0 , sua área mede 1 0   cm 2 .

O outro retângulo tem dimensões 6   cm e 4   cm . Como 6 4 = 2 4 , sua área mede 2 4   cm 2 .

A base do triângulo mede 4   cm e a altura mede 2   cm . Como 4 2 2 = 4 , sua área mede 4   cm 2 .

Desse modo, a medida da área dessa figura é 3 8   cm 2 , pois 10 + 24 + 4 = 3 8 .

6. a) Calculando os primeiros termos da sequência, temos:

a 1 = 1 + 3 = 4

a 2 = 2 + 3 = 5

a 3 = 3 + 3 = 6

a 4 = 4 + 3 = 7

a 5 = 5 + 3 = 8

Portanto, temos a sequência ( 4 ,   5 ,   6 ,   7 ,   8 ,   ) .

b) Calculando os primeiros termos da sequência, temos:

a 1 = 2 ( 1 1 ) + 7 = 7

a 2 = 2 ( 2 1 ) + 7 = 9

a 3 = 2 ( 3 1 ) + 7 = 1 1

a 4 = 2 ( 4 1 ) + 7 = 1 3

a 5 = 2 ( 5 1 ) + 7 = 1 5

Portanto, temos a sequência ( 7 ,   9 ,   11 ,   13 ,   15 ,   ) .

c) Calculando os primeiros termos da sequência, temos:

a 1 = 5 1 = 5

a 2 = 5 2 = 1 0

a 3 = 5 3 = 1 5

a 4 = 5 4 = 2 0

a 5 = 5 5 = 2 5

Portanto, temos a sequência ( 5 ,   10 ,   15 ,   20 ,   25 ,   ) .

7. a) A sequência foi definida por recorrência, pois, utilizando essa expressão, podemos calcular um termo da sequência com base nos termos anteriores.

b) Sendo a 1 = 1 2 , calculando os próximos termos da sequência, obtemos:

a 2 = 2 a 2 1 + 10 = 2 a 1 + 10 = 2 12 + 10 = 3 4

a 3 = 2 a 3 1 + 10 = 2 a 2 + 10 = 2 34 + 10 = 7 8

a 4 = 2 a 4 1 + 10 = 2 a 3 + 10 = 2 78 + 10 = 16 6

a 5 = 2 a 5 1 + 10 = 2 a 4 + 10 = 2 166 + 10 = 34 2

a 6 = 2 a 6 1 + 10 = 2 a 5 + 10 = 2 342 + 10 = 69 4

a 7 = 2 a 7 1 + 10 = 2 a 6 + 10 = 2 694 + 10 = 1 . 398

8. a) Contando os círculos da sequência, obtemos 3, 5 e 7 círculos.

b) Sugestão de resposta:

Ilustração de 9 círculos: um círculo ao meio e 8 ao redor.

c) Como os termos da sequência são números ímpares, podemos expressá-la por a n = 2 n + 1 , com n > 0 , em que n indica a posição do termo na sequência.

d) • 9ª posição: n = 9 . Assim, a 9 = 2 9 + 1 = 1 9 .

15ª posição: n = 1 5 . Assim, a 1 5 = 2 15 + 1 = 3 1 .

17ª posição: n = 1 7 . Assim, a 1 7 = 2 17 + 1 = 3 5 .

20ª posição: n = 2 0 . Assim, a 2 0 = 2 20 + 1 = 4 1 .

9. De acordo com as informações, verificamos que as grandezas quantidade de convites comprados e convites sorteados são grandezas diretamente proporcionais. Considerando x a quantidade de convites sorteados quando 140 são comprados, temos:

Convite comprados

20

140

Convites sorteados

3

x

Página CXVIII

Com isso, efetuamos os cálculos.

20 140 = 3 x

20 x = 42 0

20 x 20 = 420 20

x = 2 1

Portanto, foram sorteados 21 convites.

10. Considere x o preço do guarda-roupa sem o acréscimo correspondendo a 100% do preço. Então R$ 649,60 corresponde a 112 % 100 % + 12 % do preço. Desse modo, temos a seguinte proporção.

x 649 , 60 = 100 112

112 x = 64 . 960

112 x 112 = 64 . 960 112

x = 58 0

Portanto, o guarda-roupa, antes do acréscimo, custava R$ 580,00.

11. a) Calculando a média referente a cada colaborador, obtemos:

Matheus: 300 + 1 . 500 + 750 3 = 2 . 550 3 = 85 0 , ou seja, R$   850 , 0 0 .

Talita: 400 + 2 . 000 + 100 3 = 2 . 500 3 = 833 , 3 3 , ou seja, R$   833 , 3 3 .

Felipe: 290 + 1 . 950 + 830 3 = 3 . 070 3 = 1 . 023 , 3 3 , ou seja, R$   1 . 023 , 3 3 .

Portanto, Felipe apresentou a maior média de venda.

b) O colaborador que apresentou a maior média vendeu, aproximadamente, R$ 1.023,33.

12. a) A probabilidade de retirar um botão:

preto é dada por: 5 40 = 0 , 12 5 , ou seja, 12,5%.

colorido é dada por: 35 40 = 0 , 87 5 , ou seja, 87,5%.

b) Retirando 2 botões pretos, sobram 3 botões pretos. Retirando 8 botões coloridos, sobram 27 botões coloridos. Nesse caso, verificamos que a caixa terá 30 botões, sendo 3 pretos e 27 coloridos. Assim, a probabilidade de retirar um botão colorido nessa situação é dada por 27 30 = 0 , 9 , ou 90%.

Resolução referente à unidade 1.

Questão 5.

Divisibilidade por 4

Número natural

Número formado pelos dois últimos algarismos da direita

É divisível por 4?

732

32

Sim, pois 32 é um número divisível por 4.

500

00

Sim, pois os dois últimos algarismos da direita são simultaneamente 0.

1.286

86

Não, pois 86 não é um número divisível por 4.

756

56

Sim, pois 56 é um número divisível por 4.

Espera-se que os estudantes digam que os dois últimos algarismos dos números que são divisíveis por 4 formam, na ordem em que aparecem, um número divisível por 4.

8.

Divisores de determinados números

Número

Divisor

2

3

5

10

8.492

X (pois é um número par)

3.750

X (pois é um número par)

X (pois a soma dos algarismos é divisível por 3)

X (pois é um número terminado em 0)

X (pois é um número terminado em 0)

1.899

X (pois a soma dos algarismos é divisível por 3)

Resolução referente à unidade 2.

Questão 3.

Ilustração de uma reta com a marcação dos 15 números inteiros, indo de menos 7 a 7, da esquerda para a direita.

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8. a) Como a medida da distância entre dois pontos consecutivos é sempre igual a 50, temos:

A: 200; B: 300; C: 350; D: 10 0 ; E: 15 0 ; F: 25 0 e G: 35 0

Reescrevendo a reta numérica, obtemos:

Reta numérica com 15 pontos demarcados. O primeiro ponto, da esquerda para a direita, corresponde a menos 350, segundo ponto sem marcação; terceiro: menos 250; quarto: sem marcação; seguido de 6 pontos indicados por menos 150, menos 100, menos 50, zero, 50, 100; décimo primeiro ponto: sem marcação; décimo segundo: 200, décimo terceiro: sem marcação; seguidos pelos pontos: 300 e 350.

9. Como a letra A representa o maior número na reta numérica, A corresponde a 65. A letra B representa um número entre 10 e 20, ou seja, B corresponde a 18. As letras C, D e E são menores do que 2 0 , de modo que C > D > E . Assim, C: 3 4 ; D: 4 6 e E: 8 0 . Substituindo as letras na reta numérica, obtemos:

Reta numérica com 21 pontos demarcados. O primeiro ponto, da esquerda para a direita, corresponde a menos 80, segundo, terceiro e quarto ponto sem marcação; quinto: menos 46; sexto ponto: sem marcação; sétimo: menos 34; oitavo: sem marcação; seguidos por menos 20, menos 10, zero, 10, 18, 20; quatro pontos sem marcação, décimo nono ponto: 65 e dois últimos pontos, sem marcação.

10. a) Como a medida da distância entre dois pontos consecutivos é sempre igual a uma unidade, temos:

D: 3; E: 6; F: 10; C: 3 ; B: 7 e A: 9 .

Reta numérica com 21 pontos demarcados. O primeiro ponto, da esquerda para a direita, está sem marcação, segundo ponto: menos 9, terceiro ponto sem marcação; quarto ponto: menos 7; quinto sexto e sétimo ponto: sem marcação; oitavo: menos 3; nono ponto: sem marcação; seguidos por menos 1, zero, 1; décimo quarto ponto: 3; décimo quinto e décimo sexto: sem marcação; décimo sétimo: 6; três ponto sem marcação e o último ponto, indicado por 10.

13. a)

Reta numérica com 24 pontos. Nove pontos estão indicados, da esquerda para a direita. Primeiro ponto: menos 12; terceiro ponto: menos 10; quinto: menos 8; sétimo ponto: menos 6; décimo terceiro ponto: zero; décimo sétimo: 4; vigésimo: 7; vigésimo segundo: 9; vigésimo quarto: 11.

d) Números simétricos são dois números que estão à mesma distância da origem na reta numérica, mas localizados em sentidos contrários dela. Os números simétricos aos números da atividade são: 10, 4 , 7 , 12, 1 1 , 6, 8 e 9 . Localizando esses pontos na reta numérica, temos:

Reta numérica com 25 pontos. 17 pontos estão indicados, da esquerda para a direita: menos 12, menos 11 (destacado de vermelho), menos 10, menos 9 (destacado de vermelho), menos 8, menos 7 (destacado de vermelho), menos 6, um traço sem marcação, menos 4 (destacado de vermelho); seguido por 7 traços sem marcação; décimo sétimo ponto: 4; um traço sem marcação; décimo nono ponto: 6, (destacado de vermelho), seguido por 7, 8 (destacado de vermelho), 9, 10 (destacado de vermelho), 11 e 12 (destacado de vermelho).

24. a)

Reta numérica com 19 pontos. 7 pontos estão indicados, da esquerda para a direita. Quarto ponto: menos 6; décimo ponto: zero, está indicada a letra O; décimo primeiro ponto: 1, está indicado a letra P; décimo segundo ponto: 2; décimo quinto ponto: 5, está indicada a letra Q; décimo sétimo ponto: 7, está indicada a letra R; décimo nono ponto: 9, está indicada a letra S.

b)

Reta numérica com 19 pontos. 10 pontos estão indicados, da esquerda para a direita. Primeiro ponto: S1: menos 9; terceiro ponto: R1, menos 7, Quarto ponto: menos 6; quinto ponto: Q1, menos 5; nono ponto: P1, menos 1; décimo ponto: O, zero; décimo primeiro ponto: P: 1; décimo segundo ponto: 2; décimo quinto ponto: Q, 5, décimo sétimo ponto: R, 7, décimo nono ponto: S, 9.

32. c) Escrevendo as quantias em ordem crescente, temos:

R$   31 , 00 < R$   15 , 00 < R$   8 , 00 < R$   1 , 00 < R$   16 , 00 < R$   46 , 00 < R$   101 , 0 0

Questão 4. Como a rede de supermercados teve prejuízo de 5 milhões de reais ao final do mês de abril e lucro de 6 milhões de reais no mês de maio, ao final desse mês a empresa terá lucro de 1 milhão de reais.

Reta numérica de menos 6 a 12. Há uma seta indicando menos 5 até 1, marcando '6 unidades' e uma seta de zero a menos 5, indicando '5 unidades'.

42. Calculando a soma das faces visíveis de cada pilha, temos:

Pilha A: ( + 6 ) + ( + 2 ) + ( 7 ) + ( 1 ) + ( 7 ) + ( + 4 ) + ( 2 ) = 5

Pilha B: ( + 6 ) + ( + 3 ) + ( 6 ) + ( + 5 ) + ( 3 ) + ( + 2 ) + ( 4 ) + ( 7 ) + ( + 8 ) = 4

Pilha C: ( 5 ) + ( + 1 ) + ( + 9 ) + ( 9 ) + ( + 6 ) + ( + 3 ) + ( 4 ) = 1

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Resolução referente à seção O que eu estudei? da unidade 4.

1. Realizando as transformações necessárias, temos:

7 , 3 = 73 10 ; 5 2 = 2 , 5 ; 4 , 9 = 49 10 ; 2 , 3 = 23 10 ; 10 , 1 = 101 10 ; 7 4 = 1 , 7 5 ;

5 25 = 0 , 2 ; 8 20 = 0 , 4 ; 7 , 9 = 79 10 ; 123 , 05 = 12 . 305 100 ; 12 100 = 0 , 1 2 ; 0 , 9 = 9 10 .

Completando o primeiro quadro:

Números nas formas decimal e fracionária

Número decimal

Número fracionário

7,3

73 10

2,5

5 2

4,9

49 10

2,3

23 10

10,1

101 10

1,75

7 4

Completando o segundo quadro:

Números nas formas decimal e fracionária

Número decimal

Número fracionário

0,2

5 25

0,4

8 20

7,9

79 10

123,05

12 . 305 100

0,12

12 100

0,9

9 10

Escrevendo-os em ordem decrescente, obtemos:

123 , 0 5 ; 10 , 1 ; 7 , 9 ; 7 , 3 ; 4 , 9 ; 2 , 5 ; 2 , 3 ; 1 , 7 5 ; 0 , 9 ; 0 , 4 ; 0 , 2 ; 0 , 1 2 .

6. Como 7 10 = 0 , 7 , escrevendo os números em ordem crescente, temos:

11 , 59 < 11 , 4 < 8 , 995 < 5 , 7 < 2 , 75 < 0 < 0 , 7 < 1 , 582 < 4 , 8 < 11 , 4 5 .

8. Realizando as transformações das frações em números decimais, temos:

12 6 = 2 ; 9 5 = 1 , 8 ; 7 2 = 3 , 5 .

Em seguida, escrevemos os números na reta numérica.

Reta numérica com 18 pontos, indo de menos 5 até 6 e alguns outros pontos estão indicados, da esquerda para a direita. Entre menos 3 e menos 1,  estão indicados os pontos: menos 2,4, menos 12 sextos e menos 1 quinto. Entre 1 e 2 está o número 9 quintos. entre 2 e 3, o 2 vírgula 1, entre 3 e 4, está o 7 sobre 2 e entre 4 e 5, está o 4 vírgula 9.

Resolução referente à unidade 7.

17.

Ângulo complementar e ângulo suplementar

Ângulo a ˆ

Complemento de a ˆ

Suplemento de a ˆ

6 °

A = 84 °

B = 174 °

31 °

C = 59 °

D = 149 °

E = 72 °

18 °

F = 108 °

G = 89 °

H = 1 °

91 °

136 °

I = 44 °

Resolução referente à unidade 8.

17. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

Malha quadriculada com 4 quadriláteros indicado por letras: quadrilátero a: 17 quadradinhos de comprimento e 1 de altura. quadrilátero b: 5 quadradinhos de comprimento e 5 de altura.; quadrilátero c: 8 quadradinhos de comprimento e 9 de altura; quadrilátero d: 14 quadradinhos de comprimento e 5 de altura.

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Resolução referente à unidade 12.

25. As coordenadas do vértice do polígono A B C D são A ( 4 ,   0 ) , B ( 0 ,   4 ) , C ( 4 ,   11 ) e D ( 8 ,   4 ) . Multiplicando por 2 , obtemos os pontos A ( 8 ,   0 ) , B ( 0 ,   8 ) , C ( 8 ,   22 ) e D ( 16 ,   8 ) , que são coordenadas dos vértices do polígono A B C D .

Portanto, o polígono A B C D é uma ampliação do polígono original A B C D .

Ilustração de um plano cartesiano em uma malha quadriculada com dois quadriláteros. Coordenadas de seus vértices: A: menos 4 e zero; B: 0 e 4; C: menos 4 e 11; D: menos 8 e 4. O outro pentágono é o dobro do primeiro com uma rotação de 180 graus, estando abaixo do eixo x e à direita do eixo y, com vértices: A linha: 8 e 0; B linha: 0 e menos 8; C linha: 8 e menos 22; D linha: 16 e menos 8.

26. b) As coordenadas dos vértices do retângulo simétrico em relação à origem são ( 5 ,   5 ) , ( 5 ,   8 ) , ( 13 ,   8 ) e ( 13 ,   5 ) .

Ilustração de um plano cartesiano em uma malha quadriculada com dois retângulos. Com coordenadas de seus vértices: menos 13 e 5; menos 13 e 8; menos 5 e 8, menos 5 e 5. O outro retângulo é igual ao primeiro com uma rotação de 180 graus, estando abaixo do eixo x e à direita do eixo y, com vértices: 13 e menos 5; 13 e menos 8; 5 e menos 8, 5 e menos 5.

Resolução referente à seção O que eu estudei? da unidade 12.

4. As figuras simétricas por reflexão em relação aos eixos i e e são:

Ilustração de uma malha quadriculada com  3 figuras iguais de 8 lados. Um deles está desenhado simétrico em relação a um eixo vertical nomeado por i, com a distância de 2 quadrinhos do eixo e o outro é simétrico em relação ao eixo horizontal nomeado por e, e com distância de um quadradinho entre eles.