Página 283
Sugestões complementares
Livros
Álgebra e geometria: um livro nada quadrado!
Esse livro traz conhecimentos de álgebra e geometria de maneira simples e resumida, a fim de desvendar a matemática existente no dia a dia.
Álgebra e geometria: um livro nada quadrado!, de Dan Green. São Paulo: Girassol, 2011.
Contos e Contas
Esse livro contém vinte e quatro contos interligados com a Matemática. A maior parte termina com uma questão matemática que propõe ao leitor refletir sobre cada um deles, possibilitando o desenvolvimento do seu próprio conhecimento matemático.
Contos e contas, de Ledo Vaccaro Machado. São Paulo: Dialética Literária, 2022.
91 truques matemáticos legais para fazer você suspirar!
Nesse livro, você encontrará fatos surpreendentes, atividades fabulosas e truques extraordinários na abordagem de assuntos como Geometria, Estatística e Medição, tudo sob uma ótica totalmente nova. Descubra o quanto a matemática pode ser fascinante!
91 truques matemáticos legais para fazer você suspirar!, de Anna Claybourne. São Paulo: Pé da Letra, 2021.
Página 284
O grande livro de enigmas de Sherlock Holmes: uma coleção de enigmas para confundir até mesmo o maior detetive de todos
Nesse livro, você entrará no emocionante e divertido mundo de Sherlock Holmes, sendo desafiado a passar pelos engenhosos desafios colocados nessa coleção. Nele, há mais de 130 mistérios únicos e fascinantes, alguns deles envolvendo enigmas e abrangendo jogos com as palavras e princípios matemáticos.
O grande livro de enigmas de Sherlock Holmes: uma coleção de enigmas para confundir até mesmo o maior detetive de todos, de Dr. Gareth Moore. São Paulo: Pé da Letra, 2021.
Pense em um número: uma viagem fascinante ao mundo dos números
Nesse livro, são apresentados jogos e curiosidades que envolvem o sistema de numeração decimal, potências, raízes e expressões numéricas, bem como assuntos relacionados à Geometria.
Pense em um número: uma viagem fascinante ao mundo dos números, de Johnny Ball. São Paulo: Caramelo, 2009.
Uma senhora toma chá...: como a estatística revolucionou a ciência no século XX
Esse livro revela como a Estatística transformou e deu credibilidade aos métodos de pesquisa e investigação científica nos diversos campos do saber.
Uma senhora toma chá...: como a estatística revolucionou a ciência no século XX, de David Salsburg. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
Página 285
Filmes
Está tudo [nos] números
Nesse documentário, é explorada a credibilidade de estatísticas e algoritmos, além de apontar como eles interferem em nossas vidas.
Está tudo [nos] números. Direção de Daniel McCabe (I). EUA, Reino Unido e Irlanda do Norte, 2019 (52 min).
O homem que viu o infinito
Esse filme conta a história de um gênio que cresceu numa região pobre da Índia e que não tinha formação acadêmica, mas descobriu conceitos impressionantes nas áreas de análise matemática, teoria dos números e séries infinitas. No ano de 1913, um grande matemático inglês recebeu seus trabalhos e ficou impressionado com a inteligência do indiano, assim o convidou para se instalar na Universidade de Cambridge.
O homem que viu o infinito. Direção de Matt Brown. EUA e Reino Unido: Edward R. Pressman Film; Xeitgeist Entertainment Group; Animus Films, 2016 (109 min).
Nesse filme, podemos conhecer a história de um menino que tem dificuldades para se aproximar das pessoas ao seu redor, mas tem facilidade com números. Durante as aulas, um professor descobre seu talento para a Matemática e o leva para a Olimpíada Internacional de Matemática da Grã-Bretanha. Lá, Nathan constrói relacionamentos complexos enquanto é confrontado pela irracional natureza do amor.
, Direção de Morgan Matthews. Reino Unido e Irlanda do Norte: Compton Ross e Laura Hastings-Smith, 2014 (111 min).
Página 286
Locais de visita
Museu da Matemática UFMG. Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Pampulha. Av. Antônio Carlos, 6627. Belo Horizonte, MG. Contato: museudamatematicaufmg@gmail.com.
O Museu da Matemática UFMG oferece um espaço para explorar elementos da matemática recreativa, como quebra-cabeças geométricos, jogos de tabuleiro, mágicas, enigmas aritméticos, dobradura de papel, paradoxos, desafios, ou simplesmente a matemática com um toque de curiosidade. Assim, o espaço proporciona uma experiência divertida e de descontração aos visitantes, além de oferecer uma exposição sobre Matemática e Arte e diversas oficinas.
Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Rio de Janeiro, RJ. Contato: contato@museudoamanha.org.br.
O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Ele mostra como poderemos viver e criar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis baseada em grandes perguntas que a humanidade sempre fez: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? É um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir. Orientado por valores éticos de sustentabilidade e convivência, essenciais para a nossa civilização, o museu busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta.
Sites
IBGE. Disponível em: https://oeds.link/SLNoT3. Acesso em: 6 jul. 2022.
Esse site contém diversas informações estatísticas sobre o Brasil, incluindo dados a respeito da população, da economia, dos estados, dos municípios e outros.
Portal do Professor. Disponível em: https://oeds.link/L2GX72. Acesso em: 12 mar. 2022.
Nesse site, são apresentadas atividades que envolvem figuras geométricas espaciais fazendo uma conexão entre as formas geométricas e as construções arquitetônicas das cidades.
Simetria. Disponível em: https://oeds.link/tqDlxF. Acesso em: 14 mar. 2022.
Esse site apresenta uma feira de ciências que expõe figuras planas simétricas. Além disso, mostra o conceito e as propriedades de simetria e como são intensamente usados pela Física, a Química e a Biologia. As seções do site informam utilidades técnicas da simetria. Depois de lê-las, você passará a ver as simetrias que nos rodeiam com outros olhos, descobrindo detalhes e conexões que antes passavam despercebidas.
Podcasts
MULHERES na Matemática: Hipátia de Alexandria. Spotify, nov. 2020. Disponível em: https://oeds.link/gI1JWu. Acesso em: 12 mar. 2022.
O podcast Mulheres na Matemática é um projeto de pesquisa do GESTEC que conta com a participação de pesquisadoras e alunas da instituição, além de colaboradores externos. Nesse episódio, você conhecerá a primeira mulher a ser considerada matemática reconhecida pela história. Hipátia de Alexandria nasceu em 370 d.C. e uma de suas grandes contribuições foi a invenção do hidrômetro. Ela estudou em Atenas, na Grécia, e foi professora na cidade egípcia onde nasceu. Era conhecida por tratar todos os seus alunos igualmente. Escreveu manuscritos e comentários a respeito de trabalhos de matemáticos muito importantes.