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UNIDADE
7
Figuras geométricas planas e ângulos
Agora vamos estudar...
- ângulos;
- algumas propriedades das retas paralelas cortadas por uma transversal;
- polígonos;
- triângulos;
- circunferência.
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Ângulos
Utilizando duas tiras de papel, um pedaço de borracha e uma tachinha, uma professora de Matemática do 7º ano construiu um objeto e o levou para a sala de aula. Com esse objeto, ela realizou alguns movimentos e representou-os na lousa.
Cena 1
Cena 2
Cena 3
Cena 4
Nessas cenas, cada registro que a professora fez na lousa para representar os movimentos corresponde a um ângulo.
Na cena 1, o ângulo que a professora representou corresponde a um giro de um quarto de volta para a esquerda.
Ângulo é a figura geométrica formada por duas semirretas com a mesma origem. Como as semirretas formam dois ângulos e precisamos definir a qual ângulo estamos nos referindo, destacamos com um pequeno arco apenas uma das regiões.
Um ângulo pode ser representado da seguinte maneira.
- Os lados desse ângulo são as semirretas e .
- O vértice é o ponto O.
- Esse ângulo pode ser nomeado por , ou .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Volte à página 144 e identifique em qual cena a professora desenhou um ângulo que representa os seguintes giros para a esquerda.
a) Meia-volta.
b) Três quartos de volta.
c) Uma volta completa.
Respostas: a) Cena 4; b) Cena 3; c) Cena 2.
2. Os ângulos podem ser identificados em diversas situações do dia a dia. Analise na imagem apresentada dois ângulos indicados.
Escreva no caderno quatro lugares ou objetos nos quais você pode identificar ângulos.
Resposta pessoal.
3. Um dos parafusos da placa que indica a localização do evento de Matemática da escola se soltou. Para que todos encontrem o local correto, Jessé colocou o parafuso novamente e ajustou a posição da placa.
a) Para ajustar a posição da placa, Jessé realizou o menor giro possível. A que fração de uma volta corresponde esse giro?
Resposta: de volta.
b) Desenhe em seu caderno uma placa com uma seta semelhante à da cena apresentada, mas que esteja apontando para algum outro lado que não tenha aparecido nas cenas.
Resposta pessoal.
c) Considerando a posição da placa na 1ª cena como a posição inicial, o giro que a placa com a seta vai realizar, com base na placa que você desenhou, corresponde a que fração de uma volta?
Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
b) Imagine a posição de uma placa com uma seta semelhante à da cena, mas que esteja apontando para algum outro lado que não tenha aparecido nas cenas.
Resposta pessoal.
c) Considerando a posição da placa na 1ª cena como a posição inicial, o giro que a placa com a seta vai realizar, com base na placa que você imaginou, corresponde a que fração de uma volta?
Resposta pessoal.
4. Escreva no caderno o nome, o vértice e os lados de cada ângulo.
Resposta: Nome: , ou ; vértice: ; lados: e .
Resposta: Nome: , ou ; vértice: ; lados: e .
Resposta: Nome: , ou ; vértice: ; lados: e .
5. Desenhe no caderno um ângulo e um .
Resposta pessoal.
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Medindo ângulos
Para medirmos ângulos, utilizamos uma unidade de medida chamada grau, que indicamos pelo símbolo .
A ideia de medir ângulos surgiu na Mesopotâmia, região onde hoje se situa o Iraque, com base na divisão de um círculo em 360 partes iguais. Cada parte é associada ao ângulo de 1 grau ().
Um dos instrumentos utilizados para medir a abertura de um ângulo, isto é, determinar sua medida, é o transferidor.
A seguir estão representados dois modelos diferentes de transferidor.
Na imagem está apresentado o procedimento de medição de um ângulo usando um transferidor.
Atenção!
Para determinar qual medida do ângulo estamos considerando em cada situação, fazemos um pequeno "arco" na abertura correspondente.
Exemplos:
O ângulo mede (lê-se: setenta e cinco graus). Essa medida pode ser indicada como ou .
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Classificação dos ângulos
Podemos classificar os ângulos de acordo com sua medida.
- Reto: ângulo cuja medida é .
- Agudo: ângulo cuja medida é maior do que e menor do que .
- Raso: ângulo cuja medida é .
- Obtuso: ângulo cuja medida é maior do que e menor do que .
Analise alguns exemplos e suas classificações.
é reto.
é agudo.
é raso.
é obtuso.
Questão 1. No caderno, com o auxílio de um transferidor, construa os ângulos , , e citados anteriormente.
Respostas na seção Resoluções.
Ângulos congruentes
Ângulos com medidas iguais são chamados ângulos congruentes. Usamos o símbolo para indicar a congruência dos ângulos, conforme está representado nas imagens.
Nesse caso, , ou seja, os ângulos são congruentes. Assim, indicamos .
Ângulos adjacentes
Quando dois ângulos têm um lado em comum e as regiões determinadas por eles não têm pontos em comum, dizemos que eles são adjacentes.
Na imagem apresentada, verificamos que é comum aos ângulos e , e nenhum ponto da região de é comum à região . Sendo assim, esses ângulos são adjacentes.
Nesse mesmo exemplo, é comum aos ângulos e , mas existe pelo menos um ponto na região determinada pelo ângulo que também faz parte da região determinada pelo ângulo . Portanto, eles não são adjacentes.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
6. De acordo com os transferidores, determine qual é a medida da abertura de cada um dos ângulos a seguir.
Resposta: A: ; B: ; C: ; D: ; E: ; F: .
7. Classifique cada ângulo representado na atividade 6 em reto, agudo ou obtuso.
Respostas: A. Agudo; B. Obtuso; C. Reto; D. Obtuso; E. Agudo; F. Agudo.
8. Uma equipe de tecnologia projetou um robô e registrou seus movimentos com as representações a seguir, indicando a vista superior, em malha quadriculada, de alguns caminhos percorridos por ele.
Atenção!
As setas indicam o movimento inicial feito pelo robô.
Qual dos caminhos representados mostra que o robô mudou de direção apenas em ângulo reto?
Resposta: Caminho 3.
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9. Com o auxílio de um transferidor, meça os ângulos indicados na imagem.
Resposta: , , , , e .
10. Considerando os ângulos indicados na atividade anterior, responda às questões.
a) Qual ângulo é reto?
b) Quais são agudos?
c) Qual é obtuso?
d) Qual é raso?
Respostas: a) ; b) , e ; c) ; d) .
11. Utilizando um transferidor, construa no caderno um ângulo:
a) de .
b) de .
c) reto.
d) raso.
Respostas na seção Resoluções.
12. Surfistas californianos, cansados de passar os dias esperando por boas ondas, colocaram rodinhas de patins em uma madeira que lembrava uma prancha. Foi aí que surgiu o skate, no final de 1950, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Desde então, o esporte evoluiu, assim como as manobras que fazem parte dele, incluindo o Frontside Flip. Nessa manobra, tanto o skatista quanto o skate dão um giro de .
a) O giro realizado pelo skatista na manobra Frontside Flip corresponde a que fração de uma volta? E o giro realizado pelo skate?
Resposta: Meia-volta; meia-volta.
b) Junte-se a um colega e realizem uma pesquisa sobre outras manobras realizadas por skatistas, anotando as informações que acharem mais interessantes e aquelas relacionadas a ângulos.
Resposta pessoal.
13. Gabriel construiu o ângulo a seguir em seu caderno.
Com um transferidor, identifique qual dos ângulos a seguir é congruente ao que Gabriel construiu.
Resposta: .
14. Analise os três ângulos destacados a seguir.
Agora, determine os pares de ângulos adjacentes.
Resposta: e ; e ; e ; e .
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Ângulos complementares e ângulos suplementares
Na imagem está representado o ângulo . Com base na semirreta , construímos um ângulo medindo .
Como a soma das medidas de e é , dizemos que e são ângulos complementares. Dizemos também que é o complemento de ou que é o complementar de , e vice-versa.
Nesta outra imagem está representado o ângulo . Partindo da semirreta , construímos um ângulo medindo .
Como a soma das medidas de e é , dizemos que e são ângulos suplementares. Dizemos também que é o suplemento de ou que é o suplementar de , e vice-versa.
Podemos obter as medidas dos ângulos e realizando os cálculos a seguir.
Dois ângulos são:
- complementares quando a soma de suas medidas é ;
- suplementares quando a soma de suas medidas é .
Questão 2. Calcule mentalmente e registre no caderno a medida do ângulo:
a) complementar de .
Resposta: .
b) suplementar de .
Resposta: .
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Ângulos opostos pelo vértice
As retas r e t a seguir são concorrentes. Ao se cruzarem, elas formam quatro ângulos.
Atenção!
Daqui em diante, indicaremos a medida de um ângulo com uma letra minúscula com circunflexo.
Podemos obter a medida sem utilizar transferidor com os seguintes procedimentos.
Os ângulos de medidas e , nesse caso, são suplementares.
Os ângulos de medidas e também são suplementares.
Dessas duas igualdades, temos que é igual a , então:
Portanto, .
Questão 3. Converse com seus colegas a fim de obter uma maneira de determinar a medida sem utilizar o transferidor.
Resposta pessoal.
Nesta imagem, os pares de ângulos de medidas e , e são chamados opostos pelo vértice.
Dois ângulos opostos pelo vértice têm medidas iguais. Assim, nesta imagem, temos e .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
15. Utilizando um transferidor, meça os ângulos apresentados. Depois, para cada um deles, escreva a medida de seu complemento e a medida de seu suplemento.
Resposta: ; medida do complemento: ; medida do suplemento: .
Resposta: ; medida do complemento: ; medida do suplemento: .
Resposta: ; medida do complemento: ; medida do suplemento: .
Resposta: ; medida do complemento: ; medida do suplemento: .
Resposta: ; medida do complemento: ; medida do suplemento: .
16. Carolina dobrou um pedaço de cartolina em formato de retângulo, conforme a imagem.
a) Determine a medida do ângulo indicado.
Resposta: .
b) Qual é a medida do complemento e a do suplemento do ângulo de medida ?
Resposta: Medida do complemento: ; medida do suplemento: .
17. Copie o quadro no caderno substituindo as letras pelas medidas adequadas.
ângulo |
|
|
E |
G |
|
---|---|---|---|---|---|
complemento |
A |
C |
H |
||
suplemento |
B |
D |
F |
|
I |
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
18. Junte-se a um colega e resolvam esta atividade no caderno. Sabendo que os ângulos de medidas e são complementares e que , obtenha a medida de cada um deles.
Resposta: e .
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19. Sem utilizar transferidor ou outro instrumento, determine as medidas indicadas nas imagens a seguir.
Resposta: , e .
Resposta: , , , e .
20. Na imagem apresentada, a soma das medidas e é . Qual é a medida ?
Resposta: .
21. Efetue os cálculos e determine o valor de x e as medidas dos ângulos.
Respostas: A. ; medidas dos ângulos: ; B. ; medidas dos ângulos: .
22. Utilizando dois palitos de sorvete e uma tachinha, Marcela construiu o seguinte instrumento.
a) Na imagem, podemos identificar dois pares de ângulos opostos pelo vértice. Considerando esses pares, copie as afirmações a seguir no caderno substituindo o pela medida adequada.
O ângulo de medida é oposto pelo vértice do ângulo de medida .
O ângulo de medida é oposto pelo vértice do ângulo de medida .
Resposta: ; .
b) De acordo com a abertura dos palitos, a soma das medidas e sofre variação? Converse com os colegas a respeito do motivo dessa ocorrência.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que não, pois os ângulos de medidas e são suplementares, ou seja, a soma dessas medidas é sempre .
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Retas paralelas cortadas por uma transversal
Na imagem a seguir, as retas r e s são paralelas e são cruzadas por uma reta transversal, formando vários ângulos.
Atenção!
A notação indica que as retas r e s são paralelas.
Os pares de ângulos indicados com a mesma cor nessa imagem são denominados ângulos correspondentes.
Questão 4. Utilizando um transferidor, faça as medições dos ângulos e escreva no caderno os seguintes pares de medidas.
a) e
b) e
c) e
d) e
Os pares de medidas que você obteve são iguais ou diferentes?
Respostas: a) ; b) ; c) ; d) ; Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que os pares de medidas obtidos são iguais.
Na imagem anterior, os ângulos são formados por uma reta transversal que cruza retas paralelas. Nela, os pares de ângulos de medidas e , e , e , e são ângulos correspondentes.
Dois ângulos correspondentes têm medidas iguais quando são formados por retas paralelas e uma transversal. Assim, na imagem anterior, temos:
Quando as retas não são paralelas, não podemos estabelecer ângulos correspondentes com medidas iguais.
Atenção!
Na imagem por exemplo, as retas r e s não são paralelas. Assim:
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Utilizando um transferidor, podemos verificar que a medida na imagem a seguir é .
Também podemos determinar a medida sem fazer medições. Para isso, vamos indicar na imagem o ângulo de medida . Temos , pois e são medidas de ângulos opostos pelo vértice. Como os ângulos de medidas e são correspondentes, temos .
Na imagem a seguir, os ângulos são formados por uma reta transversal que cruza retas paralelas. Nela, os pares de ângulos de medidas e , e são chamados ângulos alternos internos, e os ângulos de medidas e , e , ângulos alternos externos.
Atenção!
Os pares de ângulos alternos internos ou alternos externos têm medidas iguais quando são formados por retas paralelas e uma transversal. Assim, na imagem a seguir, temos:
• medida dos ângulos alternos internos:
• medida dos ângulos alternos externos:
Quando as retas não são paralelas, não podemos estabelecer ângulos alternos com medidas iguais.
Atenção!
Nesta imagem, por exemplo, as retas r e s não são paralelas. Assim:
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Na imagem, os ângulos são formados por uma reta transversal que cruza as retas paralelas. Nela, os pares de ângulos de medidas e , por exemplo, são chamados ângulos colaterais externos, e os ângulos de medidas e , por exemplo, são chamados ângulos colaterais internos.
A seguir, vamos verificar a relação entre esses pares de ângulos.
- Os ângulos de medidas e são correspondentes assim . Além disso, os ângulos de medidas e são suplementares, ou seja, . Portanto, concluímos que .
- Os ângulos de medidas e são correspondentes assim . Além disso, os ângulos de medidas e são suplementares, ou seja, . Portanto, concluímos que .
Assim, demonstramos que o par de ângulos colaterais externos de medidas e e o par de ângulos colaterais internos de medidas e são suplementares.
Questão 5. Em seu caderno, use procedimento semelhante ao apresentado para os demais pares de ângulos colaterais indicados na imagem e conclua que eles também são suplementares.
Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes usem procedimentos semelhantes para concluir que os pares de ângulos colaterais são suplementares.
Os pares de ângulos colaterais internos ou colaterais externos são suplementares quando são formados por retas paralelas e uma transversal. Assim, na imagem anterior temos:
medidas dos ângulos colaterais internos:
medidas dos ângulos colaterais externos:
Quando as retas não são paralelas, não podemos estabelecer ângulos colaterais suplementares.
Atenção!
Nesta imagem, por exemplo, as retas r e s não são paralelas. Assim:
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Instrumentos e softwares
Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal com o GeoGebra
Com as orientações do professor e o passo a passo a seguir, vamos verificar algumas relações entre as medidas dos ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal.
1º. Com a ferramenta Reta, marque dois pontos A e B para traçar a reta r. Depois, usando a ferramenta Reta Paralela, marque um ponto C não pertencente à reta r. Em seguida, clique na reta r para traçar a reta s. Por fim, novamente com a ferramenta Reta, clique em B e C para traçar uma reta t transversal à r e s.
2º. Com a ferramenta Ponto, clique sobre as retas e marque os pontos D, E, F, G e H, como na imagem.
3º. Com a ferramenta Ângulo, clique em , e , nessa ordem, para medir o ângulo . De maneira semelhante, meça os demais ângulos, como na imagem. Deixe ângulos correspondentes com mesma cor clicando com o botão direito, escolhendo a opção Configurações e selecionando a aba Cor.
Faça o teste: com a ferramenta Mover, clique e arraste os pontos A, B ou C e verifique se os ângulos correspondentes permanecem congruentes.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
23. De acordo com a figura geométrica a seguir, escreva no caderno as letras que indicam as medidas de dois pares de ângulos:
a) correspondentes.
Sugestões de respostas: e ; e ; e ; e .
b) opostos pelo vértice.
Sugestões de resposta: e ; e ; e ; e .
c) alternos internos.
Sugestões de resposta: e ; e .
d) alternos externos.
Sugestões de resposta: e ; e .
24. Em relação à figura geométrica a seguir, apenas uma das afirmações é falsa. Identifique-a e reescreva-a corrigida no caderno.
a) A medida é .
b) Os ângulos de medidas e são suplementares.
c) Os ângulos de medidas e são correspondentes.
d) A medida é .
e) Os ângulos de medidas e juntos formam um ângulo de .
Resposta: Alternativa d; Sugestão de correção: A medida é .
25. Utilizando esquadros e um transferidor, Flávia construiu a figura geométrica a seguir.
Determine as medidas , , , e , sabendo que as retas m, n e o são paralelas.
Resposta: , , , e .
26. Efetue os cálculos em seu caderno e obtenha o valor de x e as medidas dos ângulos indicados.
Resposta: , e os ângulos indicados medem .
Resposta: , o ângulo agudo mede e o ângulo obtuso mede .
Resposta: , os ângulos agudos medem e os ângulos obtusos .
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27. Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam um par de ângulos alternos internos cujas medidas são e .
a) Qual é o valor de x?
b) Determine as medidas de cada ângulo.
Respostas: a) ; b) .
28. Na imagem, o triângulo é equilátero, e o segmento é paralelo ao segmento .
Qual é a medida ?
a)
b)
c)
d)
e)
Resposta: Alternativa e.
29. Na imagem, as retas r e s são paralelas.
Podemos calcular a medida sem usar o transferidor. Para isso, traçamos arbitrariamente uma reta v paralela à reta r e à reta s passando pelo vértice do ângulo. Assim, .
Atenção!
A reta v é tracejada, pois representa uma reta imaginária.
Agora, determine, no caderno, a medida para cada item.
Respostas: A. ; B. .
30. Amanda vai construir um portão de madeira semelhante à representação a seguir.
Todas as madeiras horizontais do portão são paralelas. Sabendo que mede , determine a medida de .
Resposta: mede .
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31. A figura geométrica a seguir é formada por uma reta transversal que corta duas retas paralelas. Cada par de ângulos colaterais internos e de ângulos colaterais externos estão destacados com a mesma cor. Com base nessas informações, resolva o que se pede nos itens.
a) Calcule e .
b) Qual é a soma das medidas de cada par de ângulos colaterais internos?
c) Calcule e .
d) Qual é a soma das medidas de cada par de ângulos colaterais externos?
e) Os ângulos colaterais internos e colaterais externos são complementares ou suplementares?
Respostas: a) ; ; b) ; c) ; ; d) ; e) Suplementares.
32. Na imagem, as retas r e s são paralelas.
Quais são as medidas e ?
Resposta: e .
33. As retas r e s na figura geométrica a seguir podem ser paralelas? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, pois os ângulos indicados não são suplementares.
34. A seguir, as retas j e k são paralelas cortadas pela transversal i.
Determine a afirmação verdadeira.
a) os ângulos de medidas e são complementares.
b) os ângulos de medidas e são suplementares.
c) os ângulos de medidas e são iguais.
d) os ângulos de medidas e são adjacentes.
Resposta: Alternativa c.
35. Na figura geométrica a seguir, as retas r e s são paralelas cortadas pelas transversais t e u.
Podemos afirmar que:
a)
b)
c)
d)
Resposta: Alternativa a.
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Polígonos
Você provavelmente já estudou polígonos, seus elementos e algumas de suas características. Neste momento, vamos estudar também os seus ângulos internos.
Considere algumas linhas em um plano. Tais linhas podem ser abertas ou fechadas, cruzando-se ou não.
Linhas |
Que se cruzam (não simples) |
Que não se cruzam (simples) |
---|---|---|
Abertas |
||
Fechadas |
Uma linha do plano fechada, formada apenas por segmentos de reta que não se cruzam, de maneira que dois segmentos consecutivos não são parte de uma mesma reta, é chamada polígono. Cada segmento de reta é um lado do polígono.
A região interna a um polígono é a região plana delimitada por ele. Um polígono e sua região interna determinam uma região poligonal. No entanto, exceto quando dito o contrário, também vamos usar a palavra polígono para nos referir à região poligonal correspondente, ou seja, à figura geométrica plana formada por seus lados (contorno) e sua região interna.
A seguir, alguns elementos de um polígono foram destacados.
- Vértices: A, B, C e D.
- Lados: e .
- Ângulos internos: e .
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Podemos nomear um polígono conforme a quantidade de lados que ele tem. Exemplos:
Quantidade de lados do polígono |
Nome do polígono |
---|---|
3 |
triângulo |
4 |
quadrilátero |
5 |
pentágono |
6 |
hexágono |
7 |
heptágono |
8 |
octógono |
9 |
eneágono |
10 |
decágono |
11 |
undecágono |
12 |
dodecágono |
Os polígonos que têm todos os lados com a mesma medida de comprimento e todos os ângulos internos com a mesma medida são denominados polígonos regulares.
Os polígonos também podem ser classificados em convexos ou não convexos.
Um polígono é convexo quando qualquer reta que passa por seu interior corta seus lados em somente dois pontos. Analise dois exemplos.
Um polígono é não convexo quando existe pelo menos uma reta que passa por seu interior cortando seus lados em mais de dois pontos. Analise dois exemplos.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
36. Classifique os polígonos a seguir conforme a quantidade de lados.
Respostas: A. Pentágono; B. Heptágono; C. Quadrilátero; D. Octógono; E. Triângulo; F. Hexágono.
37. Muitos artistas utilizam figuras geométricas planas como fonte de inspiração para compor suas obras. Entre eles, podemos citar o holandês Piet Mondrian (1872-1944) e o brasileiro Luiz Sacilotto (1924-2003), um dos principais artistas do abstracionismo✚ no Brasil.
Analise a seguir duas obras desses artistas. Depois, identifique polígonos em cada uma delas e classifique-os conforme a quantidade de lados.
- Abstracionismo:
- ou arte abstrata, é conhecido por não se preocupar em representar seres ou objetos com formatos reais. No abstracionismo geométrico, comumente usam-se figuras geométricas, linhas e cores para compor a obra.↰
Respostas: A. Triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos; B. Quadriláteros.
38. No caderno, nomeie os lados, vértices e ângulos internos dos polígonos a seguir.
Resposta: Lados: e ; vértices: , , , e ; ângulos internos: e .
Resposta: Lados: e ; vértices: , , , , e ; ângulos internos: e .
Resposta: Lados: e ; vértices: , , , e ; ângulos internos: e .
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39. Classifique os polígonos em convexos ou não convexos.
Resposta: Convexos: polígonos A e D; Não convexos: polígonos B e C.
40. Qual é a menor quantidade de lados de um polígono?
Resposta: 3 lados.
41. O polígono a seguir foi dividido em outros dois.
Polígono original
Polígono dividido
a) Classifique o polígono original, antes de ser dividido, de acordo com a quantidade de lados.
b) Agora, classifique os polígonos obtidos após a divisão de acordo com a quantidade de lados.
Respostas: a) Heptágono; b) Pentágonos.
42. Alguns polígonos foram desenhados em uma malha formada por triângulos regulares.
Quais desses polígonos são regulares?
Resposta: Polígonos C e E.
43. Quais polígonos formam as faces de:
a) um prisma de base triangular?
b) uma pirâmide de base quadrada?
Respostas: a) Triângulos e quadriláteros; b) Triângulos e quadrilátero.
44. Classifique, em relação à quantidade de lados, os polígonos que formam os mosaicos a seguir.
Respostas: A. Hexágonos e triângulos; B. Quadriláteros e pentágonos.
45. Analise o prisma A e a pirâmide B.
Com base nas figuras que você analisou, indique a afirmação verdadeira.
a) As faces laterais do prisma A são pentágonos, e as bases, triângulos.
b) As duas figuras geométricas espaciais têm faces que são pentágonos.
c) Nenhuma das figuras geométricas espaciais tem faces hexagonais.
d) Podemos nomear os polígonos que formam as faces e a base da pirâmide B de triângulos e hexágono, respectivamente.
e) As faces e as bases do prisma A são polígonos com a mesma quantidade de lados.
Resposta: Alternativa d.
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Triângulos
Você já deve ter estudado anteriormente que o triângulo é o polígono com a menor quantidade de lados. Agora, vamos conhecer outros elementos e propriedades a respeito dele.
Triângulo é um polígono que tem 3 lados e, consequentemente, 3 vértices, 3 ângulos internos e 3 ângulos externos.
Na imagem, está representado um triângulo e alguns de seus elementos.
- Nome: triângulo ou .
- Lados: , e .
- Vértices: , e .
- Medidas dos ângulos internos: , e .
- Medidas dos ângulos externos: , e .
Nesse triângulo, o lado é chamado lado oposto ao ângulo de medida e, do mesmo modo, o ângulo de medida é chamado ângulo oposto ao lado .
Os triângulos podem ser classificados conforme as medidas dos comprimentos dos lados e a medida dos seus ângulos internos.
Classificação de triângulos de acordo com as medidas dos lados.
Equilátero
Triângulo que tem todos os lados com medidas de comprimento iguais.
.
Isósceles
Triângulo que tem pelo menos 2 lados com medidas de comprimento iguais.
.
Escaleno
Triângulo que tem os 3 lados com medidas de comprimento diferentes.
, e .
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Classificação de triângulos conforme as medidas dos ângulos internos.
Acutângulo
Triângulo que tem os 3 ângulos internos agudos.
, e
Retângulo
Triângulo que tem 1 ângulo interno reto.
Obtusângulo
Triângulo que tem 1 ângulo interno obtuso.
Analise, agora, algumas construções com palitos de sorvete e tachinhas.
A construção com formato triangular é a única que não permite ser deformada. Essa característica é conhecida como rigidez do triângulo.
Com os demais formatos, é possível obter outras construções mantendo a quantidade e as medidas do comprimento dos lados e variando as medidas dos ângulos internos.
Atenção!
A característica de rigidez do triângulo é motivo pelo qual as estruturas triangulares são usadas, por exemplo, em objetos do dia a dia e em construções.
Imagens não proporcionais entre si.
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Imagine três segmentos de reta com as suas respectivas medidas de comprimento. Será que podemos construir um triângulo usando as medidas de comprimento desses segmentos como medidas dos lados? A seguir, estudaremos a condição de existência dos triângulos para descobrir a resposta a essa pergunta.
Nas imagens, estão apresentados dois exemplos de construções impossíveis.
Agora, a imagem mostra o exemplo de uma construção possível de triângulo.
Para a construção de um triângulo ser possível, a medida do comprimento de cada lado dele precisa ser menor do que a soma das medidas do comprimento dos outros dois. Assim, se considerarmos três segmentos de reta tais que um tem medida de comprimento maior do que a soma da medida do comprimento dos outros dois, não podemos formar um triângulo com essas medidas de comprimento de segmentos de reta.
Em termos gerais, para ser possível a construção de um triângulo com seus lados medindo a, b e c de comprimento, a condição de existência precisa ser satisfeita.
Ou seja, se essas sentenças são verdadeiras, o triângulo pode ser construído com essas medidas.
Questão 6. Escreva no seu caderno um número representando uma medida de comprimento em centímetros. Depois, junte-se a dois colegas, reúnam a medida de cada um formando três medidas e, com uma calculadora, verifique se é possível construir um triângulo com elas.
Resposta pessoal.
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Instrumentos e softwares
Construindo triângulo com régua e compasso
Com as orientações do professor e o passo a passo a seguir, construa um triângulo cujas medidas dos comprimentos dos lados são , e .
1º. Trace um segmento de reta com uma das medidas de comprimento, nesse caso, .
2º. Com a ponta-seca do compasso em e abertura de , trace um arco de circunferência.
3º. Com a ponta-seca do compasso em e abertura de , trace um arco de circunferência. O ponto em que os arcos se cruzam é o vértice do triângulo.
4º. Com a régua, trace os segmentos e e obtenha o triângulo . Por fim, apague as marcas dos arcos.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
46. Nomeie os vértices, as medidas dos ângulos internos e as dos ângulos externos de cada triângulo.
Respostas: A. Vértices: C, D, F; medida dos ângulos internos: , , ; medida dos ângulos externos: , , . B. Vértices: M, N, O; medida dos ângulos internos: , , . medida dos ângulos externos: , , .
47. Copie no caderno cada item substituindo o pela palavra adequada.
a) Em um triângulo, o ponto comum de cada 2 lados é chamado .
b) O triângulo é um polígono formado por segmentos de reta.
c) Qualquer polígono de 3 lados é chamado .
d) Um triângulo tem vértices.
Respostas: a) vértice; b) três; c) triângulo; d) três.
48. Junte-se a um colega e respondam às seguintes questões.
a) Quando um triângulo é chamado isósceles?
Resposta: Quando tem pelo menos dois lados com medidas iguais.
b) Quais são as medidas de comprimento dos outros dois lados de um triângulo equilátero, sabendo que um deles mede de comprimento?
Resposta: .
c) A soma das medidas dos comprimentos dos lados de um triângulo escaleno é . Quais são as possíveis medidas de comprimento inteiras para os lados dele?
Sugestão de resposta: , e .
d) Como é classificado, quanto às medidas dos lados, um triângulo com os lados medindo , e de comprimento?
Resposta: Isósceles.
49. Classifique os triângulos representados a seguir conforme a medida do comprimento dos seus lados.
Respostas: A. Isósceles; B. Isósceles; C. Equilátero; D. Escaleno.
50. Classifique cada triângulo a seguir em acutângulo, retângulo ou obtusângulo.
Respostas: A. Acutângulo; B. Obtusângulo; C. Retângulo; D. Acutângulo.
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51. Em seu caderno, escreva um algoritmo apresentando o passo a passo da construção de um triângulo qualquer, dada a medida de comprimento dos três lados, usando os mesmos procedimentos indicados na seção Instrumentos e softwares da página 168. Por último, represente-o por meio de um fluxograma.
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
52. Usando os mesmos passos da seção Instrumentos e softwares da página 168, construa um triângulo cujos comprimentos dos lados medem , e . Em seguida, organize em um fluxograma os procedimentos que você realizou para fazer essa construção.
Agora, meça com um transferidor os ângulos internos do triângulo construído e verifique se ele é acutângulo, retângulo ou obtusângulo.
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
52. Junte-se a um colega e, usando os mesmos passos da seção Instrumentos e softwares da página 168, construam um triângulo cujos comprimentos dos lados meçam 7 cm, 6 cm e 5 cm. Em seguida, organizem em um fluxograma os procedimentos que vocês realizaram para fazer essa construção.
Agora, meçam com um transferidor os ângulos internos do triângulo construído e verifiquem se ele é acutângulo, retângulo ou obtusângulo.
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: aproveite esta atividade para que os estudantes troquem ideias a respeito dos procedimentos de construção do triângulo, bem como dos necessários para realizar as medições com um transferidor. Além disso, se julgar oportuno, oriente-os a escrever um algoritmo (passo a passo) antes de organizar os procedimentos realizados em um fluxograma.
53. Igor fortaleceu o portão de sua horta colocando uma madeira na transversal, como a representação a seguir.
Por que a madeira colocada por Igor fortaleceu o portão?
Sugestão de resposta: A madeira colocada no portão formou alguns triângulos, que são figuras rígidas.
54. Considere um serralheiro que dispõe de várias barras de ferro cujas medidas são , e de comprimento. Cite algumas combinações de três dessas barras que tornam possível construir um triângulo.
Sugestões de resposta: , , ; , , ; , , ; , , .
55. Para confeccionar uma maquete, Paula pretende montar a estrutura do telhado de uma casa em formato de triângulo. Para isso, ela dispõe de 3 palitos cujas medidas de comprimento são , e , respectivamente. É possível usá-los para construir essa figura geométrica? Por quê?
Resposta: Não, pois a medida de um dos lados do triângulo é igual à soma das medidas dos outros dois .
56. Quais dos quadros a seguir apresentam 3 medidas de comprimento com as quais é possível construir um triângulo?
A., e .
B., e .
C., e .
D., e .
E., e .
Resposta: Alternativas C, D e E.
57. Escreva no caderno a menor e a maior medida de comprimento inteira possíveis para x em cada um dos triângulos a seguir.
Respostas: A. e ; B. e ; C. e ; D. e .
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Ângulos internos em polígonos convexos
Daniela desenhou um triângulo, marcou seus ângulos internos com cores diferentes e mediu cada um deles.
Em seguida, Daniela adicionou as medidas obtidas nesse triângulo.
:
Note que, ao adicionarmos as medidas dos ângulos internos do triângulo apresentado, obtemos . Isso ocorre em qualquer triângulo.
Agora, vamos realizar a atividade a seguir.
Portanto, concluímos na prática que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é .
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Agora, vamos demonstrar que essa propriedade é válida para todos os triângulos.
Considere o triângulo a seguir e a medida de cada ângulo interno sendo , e .
Traçando uma reta paralela ao lado que passa pelo vértice , obtemos os ângulos de medida e , indicados a seguir.
Nesse caso, e , pois são as medidas dos ângulos alternos internos. Assim:
Esse procedimento pode ser feito para qualquer triângulo e chegaremos à mesma conclusão. Assim, a propriedade vale sempre. Com isso, concluímos que a soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo é .
Para obtermos a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono convexo, podemos dividi-lo em triângulos não sobrepostos, ligando alguns de seus vértices não consecutivos. Depois, multiplicamos por a quantidade de triângulos obtidos. Como exemplo, vamos aplicar esse procedimento no pentágono convexo a seguir.
Atenção!
Ao decompor um polígono convexo em triângulos, os vértices dos triângulos devem coincidir com os do polígono.
3 triângulos.
Portanto, a soma das medidas dos ângulos internos de um pentágono é .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
58. Calcule mentalmente e indique em quais dos triângulos a seguir o ângulo x mede .
Resposta: Alternativas B e D.
59. Os polígonos a seguir estão divididos em triângulos. Calcule a soma das medidas dos ângulos internos de cada um deles.
Respostas: A. ; B. ; C. ; D. .
60. Determine as medidas de e no triângulo a seguir, sabendo que é o dobro de .
Resposta: e .
61. Douglas desenhou um polígono de acordo com os seguintes comandos.
Trace um segmento de reta:
- de ;
- de formando um ângulo de ;
- de até .
Realize as medições necessárias e verifique qual dos polígonos a seguir Douglas desenhou.
Resposta: Polígono C.
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62. De acordo com as medidas indicadas em cada polígono, determine quais são os polígonos regulares.
Resposta: Alternativas B e C.
63. Existem elementos que lembram polígonos tanto nas construções como na natureza. Na natureza, um exemplo são os alvéolos construídos pelas abelhas.
a) A vista de cima de cada alvéolo lembra um polígono regular. Qual é o nome dele?
b) Qual é a soma das medidas dos ângulos internos do polígono que você citou no item a?
c) Qual é a medida de cada ângulo interno dele?
Respostas: a) Hexágono; b) ; c) .
64. Junte-se a um colega e analisem as figuras a seguir.
Quais das afirmações a seguir são verdadeiras?
a) Os polígonos e são regulares.
b) A soma das medidas dos ângulos internos do polígono é igual à do .
c) A soma das medidas dos ângulos internos do polígono é quatro vezes a soma das medidas dos ângulos internos do polígono .
d) A soma das medidas dos ângulos internos do polígono é .
Resposta: Alternativas b e d.
65. Considerando as afirmações da atividade 64, reescrevam no caderno as falsas, corrigindo-as.
Sugestão de respostas: a) Os polígonos e não são regulares; c) A soma das medidas dos ângulos internos do polígono é três vezes a soma das medidas dos ângulos internos do polígono .
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Ângulos externos em polígonos convexos
Analise experimentalmente a soma das medidas dos ângulos externos de um polígono convexo, conforme os procedimentos a seguir.
Nas imagens, estão representados os ângulos externos de cada polígono sendo recortados e, em seguida, encaixados.
Questão 7. De acordo com as imagens, o que podemos notar em relação à soma das medidas dos ângulos externos de um polígono convexo?
Sugestão de resposta: A soma é .
A soma das medidas dos ângulos externos de um polígono convexo é sempre .
Agora, vamos estudar outra propriedade envolvendo os ângulos internos e externos em um triângulo. Para isso, considere um triângulo qualquer. Prolongando o lado , determinamos um ângulo externo cuja medida será indicada por .
Os ângulos de medida e são adjacentes, pois têm apenas o lado comum. Pela construção feita, esses ângulos são suplementares. Então, ou, ainda, .
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Além disso, como a soma das medidas dos ângulos internos do triângulo é , então . Substituindo por nessa igualdade, obtemos:
Esse procedimento pode ser feito com qualquer vértice do triângulo e chegaremos à mesma relação entre as medidas dos ângulos. Assim, mostramos a validade da propriedade a seguir.
Em um triângulo, a medida de um ângulo externo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não adjacentes a ele.
Ângulos internos e ângulos externos em polígonos regulares
Como visto anteriormente, polígonos regulares têm lados com medidas iguais e ângulos internos congruentes. Como consequência, os ângulos externos de um polígono regular também são todos congruentes. Exemplos:
Atenção!
Cada ângulo interno e seu ângulo externo adjacente são suplementares.
Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono, dividimos pela quantidade de lados dele.
Para calcular a medida do ângulo interno, subtraímos a medida do ângulo externo de .
Exemplos:
Cálculo da medida do ângulo externo do octógono regular.
Portanto, cada ângulo externo do octógono regular mede .
Cálculo da medida do ângulo interno do decágono regular.
Portanto, cada ângulo interno do decágono regular mede .
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Instrumentos e softwares
Construindo polígono regular com régua e transferidor
Com as orientações do professor e o passo a passo a seguir, podemos construir um pentágono regular cujos lados medem de comprimento.
1º. Calcule a medida do ângulo interno do pentágono regular, nesse caso, .
2º. Com a régua, trace o lado com .
3º. Posicione o centro do transferidor em e a linha de fé com e marque .
4º. Com a régua alinhada nessa marca, trace o lado com partindo de .
5º. Repita os dois passos anteriores mais duas vezes: a primeira posicionando o transferidor em para traçar o lado e a segunda em para compor o lado . Por fim, trace o lado .
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
66. Determine a medida desconhecida de cada ângulo em destaque nos triângulos.
Respostas: A. , , , ; B. , , , .
67. Em cada triângulo, determine as medidas dos ângulos indicados por letras.
Respostas: A. ; ; B. , ; C. , , , ; D. , .
68. Determine as medidas e , conforme as informações da imagem.
Resposta: e .
69. No mosaico a seguir, os hexágonos e quadriláteros são regulares. Usando uma calculadora, determine as medidas e .
Resposta: e .
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70. Usando os mesmos procedimentos apresentados na seção Instrumentos e softwares da página 177 construa um quadrado com comprimento dos lados medindo e um pentágono regular com comprimento dos lados medindo . Depois, descreva por escrito e por meio de um fluxograma, em seu caderno, os procedimentos que você utilizou nessa construção.
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
Versão adaptada acessível
70. Junte-se a um colega e, usando os mesmos procedimentos apresentados na seção Instrumentos e softwares da página 177, construam um quadrado ABCD com compimento dos lados medindo 4 cm e um pentágono regular EFGHI com comprimento dos lados medindo 3 cm. Depois, descrevam por escrito e por meio de um fluxograma os procedimentos que vocês utilizaram nessas construções.
Resposta na seção Respostas e na seção Resoluções.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: aproveite esta atividade para que os estudantes troquem ideias a respeitos dos procedimentos utilizados na construção do quadrado e do pentágono. Além disso, oriente-os a conversar sobre o posicionamento da régua e do transferidor em cada um dos passos que serão executados.
71. A soma das medidas dos ângulos internos de um polígono regular é . Determine a medida de cada um desses ângulos.
Resposta: .
72. Determine a medida de cada ângulo interno e de cada ângulo externo do triângulo.
Resposta: , , , , e .
73. Na figura, , , e a medida do ângulo é .
Atenção!
Em um triângulo isósceles, os ângulos da base são congruentes.
O ângulo mede:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Resposta: Alternativa c.
74. Calcule, em seu caderno, as medidas dos ângulos indicados por letras no paralelogramo.
Resposta: e .
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75. Um mosaico pode ser caracterizado como uma superfície composta de ladrilhos ou pequenas peças de diversas cores e formatos, colocadas lado a lado sem sobreposição. Eles podem ser encontrados em objetos artesanais, como bandejas, jarras, porta-retratos e espelhos, e em decorações de paredes e pisos.
Existem apenas três tipos de mosaicos regulares e uniformes, ou seja, tendo apenas peças com formato de polígonos regulares idênticos, combinados a cada vértice. As peças deles têm formato de triângulos equiláteros, quadrados ou hexágonos regulares. Nesses casos, as medidas dos ângulos internos compõem .
Outro padrão de mosaico que pode ser criado são os chamados semirregulares, pois apresentam peças com formato de polígonos regulares, mas não necessariamente idênticas. A seguir são apresentados alguns mosaicos semirregulares.
Agora, em seu caderno, determine a medida nos próximos quatro tipos de mosaicos semirregulares apresentados.
Respostas: A. ; B. ; C. ; D. .
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Circunferência
O aspecto visual e as características das formas circulares foram e ainda são fontes de inspiração para várias áreas, como Engenharia, Artes e Arquitetura.
Uma linha fechada, em um plano, formada por pontos equidistantes✚ de um ponto fixo (centro) é chamada circunferência.
Atenção!
A circunferência é o lugar geométrico – conjunto de pontos do plano que têm uma mesma propriedade – de todos os pontos de um plano que estão localizados a uma mesma medida de distância de um ponto fixo.
- Equidistante:
- que apresenta a mesma distância.↰
Na circunferência a seguir, podemos identificar:
- o centro ;
- os raios e ;
- as cordas e ;
- o diâmetro .
- O raio da circunferência é qualquer segmento de reta que une o centro da circunferência a um de seus pontos.
- A corda da circunferência é qualquer segmento de reta que une dois pontos distintos dela.
- O diâmetro da circunferência é qualquer corda que passa pelo centro da circunferência.
- A medida do comprimento do diâmetro é o dobro da medida do comprimento do raio.
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Comprimento da circunferência
A medida do comprimento de uma circunferência é a mesma de seu contorno. Assim, para medir o comprimento da borda de um objeto com formato circular, como uma lata em forma de cilindro, podemos usar uma fita métrica e obter a medida aproximada do comprimento da circunferência desse objeto.
Existe uma relação entre a medida do comprimento da circunferência e a medida do comprimento de seu diâmetro. A razão entre eles é um número próximo de 3,14, que é uma aproximação do número (lê-se pi).
Essa razão é a mesma para todas as circunferências. No quadro, estão apresentadas medidas aproximadas obtidas de alguns objetos.
Imagens não proporcionais entre si.
Objeto |
|||
---|---|---|---|
Medida aproximada do comprimento da circunferência () |
|
||
Medida aproximada do comprimento do diâmetro () |
|
|
|
Razão aproximada |
Questão 8. Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.) foi um matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. Em seus estudos, ele concluiu que o número estava entre e . Considerando a conclusão de Arquimedes, determine uma aproximação para com duas casas decimais.
Resposta: 3,14.
Temos que , porém utilizaremos apenas duas casas decimais e vamos considerar .
Sendo , em que d é o diâmetro e r é o raio, podemos ter:
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Instrumentos e softwares
Construindo circunferência com régua e compasso
Com as orientações do professor e o passo a passo a seguir, vamos construir uma circunferência com de medida de raio.
1º. Com o auxílio da régua, marque a abertura do compasso igual à medida do raio, nesse caso, .
2º. Fixe a ponta-seca do compasso em um ponto O qualquer e, mantendo a abertura, gire-o uma volta completa.
Atividades
Faça as atividades no caderno.
76. Em cada item, estão traçados alguns segmentos de reta nas circunferências. Sabendo que em cada circunferência o ponto O é seu centro, identifique em seu caderno os raios, as cordas e os diâmetros traçados nelas.
Respostas. A. raios: , e ; cordas: e ; diâmetro: . B. raios: , , , e ; cordas: , e ; diâmetros: e . C. raios: , , , e ; cordas: , e ; diâmetro: .
77. Analise a circunferência de centro O.
a) Com o auxílio de uma régua, determine a medida do comprimento do raio e a medida do comprimento do diâmetro dessa circunferência.
Resposta: Medida do comprimento do raio: , medida do comprimento do diâmetro: .
b) Qual é a relação entre essas medidas?
Resposta: A medida do diâmetro é o dobro da medida do raio.
c) Essa relação ocorre em qualquer circunferência? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, pois em qualquer circunferência o diâmetro é uma corda que passa pelo centro. Como o raio é qualquer segmento de reta que une o centro da circunferência a um de seus pontos, a medida do diâmetro é o dobro da medida do raio.
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78. Construa no caderno uma circunferência com:
a) raio medindo .
b) raio medindo .
c) diâmetro medindo .
d) diâmetro medindo .
Resposta na seção Resoluções.
79. Construa uma circunferência com diâmetro medindo . Em seguida, usando o mesmo centro, construa outra circunferência com raio medindo .
Resposta na seção Resoluções.
80. Considere o quadrado cujo comprimento do lado mede e o ponto P em seu interior, ambos representados na malha quadriculada.
Quantos pontos que estão sobre os lados desse quadrado estão a exatamente do ponto P?
Resposta: 4 pontos.
81. Escolha 3 objetos circulares, meça o comprimento da circunferência e do diâmetro deles. Depois, com uma calculadora, determine a razão entre as medidas. Para realizar os registros, copie e complete o quadro a seguir no caderno, substituindo cada pelas informações que você coletou.
Objeto |
Medida do comprimento da circunferência () |
Medida do diâmetro () |
Razão |
---|---|---|---|
As razões calculadas estão próximas do valor do número ?
Respostas pessoais.
82. O comprimento de uma circunferência mede . Podemos afirmar que o raio da circunferência mede aproximadamente:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
Resposta: Alternativa b.
83. Utilizando um programa de computador, Rômulo fez uma composição artística utilizando circunferências.
Agora é sua vez! Com o auxílio de um compasso, faça uma composição artística utilizando circunferências. Por fim, pinte-a.
Resposta pessoal.
Versão adaptada acessível
Agora, junte-se a um colega e conversem a respeito de como vocês fariam uma composição artística com circunferências. Depois, façam essa composição artística.
Resposta pessoal.
Orientação para acessibilidade
Professor, professora: se julgar conveniente, durante a conversa, oriente os estudantes a trocar ideias sobre a posição das circunferências e a medida do comprimento de seus diâmetros.
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Desenhe em uma folha de papel avulsa um ângulo .
a) Qual é o vértice do ângulo ?
b) Quais são os seus lados?
c) O ângulo é agudo, reto, obtuso ou raso?
Respostas: a) ; b) Semirretas e ; c) Resposta pessoal.
2. Considerando os ângulos representados na figura, indique quais afirmações a seguir são verdadeiras.
a) A medida do ângulo é maior do que o ângulo .
b) A medida do ângulo é menor do que o ângulo .
c) O ângulo é agudo.
d) A medida do ângulo é maior do que .
e) A medida do ângulo é menor do que .
Resposta: Alternativas b, c e e.
3. Junte-se a um colega e resolvam os itens a seguir.
a) Se o ângulo mede x, e seu suplementar mede o triplo, qual é a medida de e a de seu complementar?
b) O ângulo é suplementar de . Sabendo que e , qual é a medida dos ângulos e ?
c) Os ângulos e são complementares. A medida de é cinco vezes a medida de . Qual é a medida do ângulo suplementar de ?
Respostas: a) e ; b) e ; c) .
4. Pedro fez o desenho representado a seguir.
Sabendo que e que , qual é a medida do ângulo ?
Resposta: .
5. Na imagem apresentada, as retas i e e são paralelas, assim como f e p.
a) Indique quais são os ângulos da imagem com mesma medida.
b) Calcule as medidas dos ângulos , , e , sabendo que o maior ângulo entre as retas e e p mede .
Respostas: a) e , e ; b) , , , .
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6. Sem realizar medições, determine em cada polígono a medida do ângulo destacados em rosa.
Respostas: A. ; B. ; C. .
7. Considere o eneágono regular.
a) Qual é a soma das medidas dos ângulos internos desse eneágono?
Resposta: .
b) Qual é a medida de cada ângulo interno desse eneágono?
Resposta: .
c) Escreva em uma folha de papel avulsa as estratégias que você utilizou para responder aos itens a e b.
Resposta pessoal. Sugestão de resposta: No item a, decompus o eneágono em 7 triângulos não sobrepostos e multipliquei por essa quantidade. No item b, dividi a medida obtida no item a por 9, pois o eneágono é regular.
8. Na figura a seguir, os pontos A, B e C estão na mesma reta.
Determine a soma das medidas dos ângulos destacados.
Resposta: .
9. Sem realizar medições, determine a medida do ângulo externo de cada polígono regular.
Respostas: A. ; B. ; C. ; D. .
10. Considere a circunferência de centro O apresentada a seguir.
Agora, classifique em raio, corda ou diâmetro o:
a) .
b) .
c) .
Respostas: a) Raio; b) Corda; c) Diâmetro.