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UNIDADE

9

Proporção

Fotografia. Várias miniaturas da Torre Eiffel de diferentes tamanhos. Estão sobre uma mesa e em tons de cobre e marrom.
Exemplares de souvenir em miniatura da Torre Eiffel, as quais são lembranças turísticas referentes à cidade de Paris, na França.

Agora vamos estudar...

  • grandezas diretamente e inversamente proporcionais;
  • regra de três e grandezas diretamente proporcionais;
  • regra de três e grandezas inversamente proporcionais.

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Grandezas diretamente proporcionais

Jorge foi almoçar em um restaurante que cobra R$ 4,80 a cada 100 g de alimento vendido. Sabendo que ele colocou em seu prato exatamente 500 g de alimento, quantos reais ele pagou por essa quantidade?

Ilustração de uma pessoa em um restaurante de comida vendida por quilopesando seu prato em uma balança digital.  Há uma atendente a sua frente atraz de um balcão.

Para obter o preço que Jorge pagou, podemos organizar as informações da seguinte maneira:

Quantidade de alimento (em g )

Esquema. Número 100 sai uma seta que vai para o número 500. Na seta está indicado 'vezes 5'.

Preço (em R$)

Esquema. Número 4,80 e sai uma seta que vai para ponto de interrogação. Na seta está indicado 'vezes 5'.

Como o preço está relacionado diretamente à quantidade de alimento, e 500   g de alimento correspondem a 5 vezes 100   g , o valor a ser pago também deve ser multiplicado por 5 , ou seja:

Multiplicação. 4 vírgula 80 vezes 5, que está em destaque. igual a 24.

Assim, Jorge pagou R$ 24,00 por essa quantidade de alimento.

Nessa situação, podemos observar que o preço a ser pago varia de acordo com a quantidade de alimento: se a quantidade aumentar 5 vezes, então o preço a ser pago também aumentará 5 vezes; se diminuir pela metade, então o preço a ser pago também vai diminuir pela metade; e assim por diante. Assim, podemos dizer que a quantidade de alimento e o preço a ser pago são grandezas diretamente proporcionais.

Atenção!

Na situação apresentada, as grandezas envolvidas são quantidade de alimento (em g ) e preço (em R$).

Existem casos, porém, em que duas grandezas não são proporcionais entre si.

Por exemplo, as grandezas idade e altura de uma pessoa não são proporcionais entre si: uma pessoa cuja medida da altura é 1 , 30   m com 9 anos de idade não terá altura medindo 2 , 60   m quando tiver 18 anos de idade.

Questão 1. Ícone atividade oral. Cite oralmente, com a ajuda dos colegas, outros exemplos de duas grandezas que são diretamente proporcionais entre si.

Sugestão de resposta: A quantidade de pães comprados em uma padaria e o valor, em reais, a ser pago; a quantidade de calças produzidas em uma fábrica e a quantidade de funcionários para confeccioná-las, entre outras.

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Grandezas inversamente proporcionais

Mateus contratou 4 operários para construir sua casa. Esses operários levarão 210 dias para terminar a construção.

Mantendo o mesmo ritmo de trabalho, quantos dias 8 operários levariam para construir a mesma casa?

Para responder a essa pergunta, podemos organizar os dados da seguinte maneira:

Quantidade de operários

Esquema. Número 4 e sai uma seta que vai para o número 8. Na seta está indicado 'vezes 2'.

Medida de tempo (em dias)

Esquema. Número 210 sai uma seta que vai para ponto de interrogação. Na seta está indicado 'dividido por 2'.

A quantidade de operários dobrou, ou seja, foi multiplicada por 2. Nesse caso, se eles mantiverem o mesmo ritmo de trabalho, a medida de tempo gasta para terminar a construção será reduzida pela metade, ou seja, será dividida por 2.

Divisão. 210 dividido por 2, que está em destaque. igual a 105.

Assim, 8 operários levarão 105 dias para terminar essa construção.

Nessa situação, podemos observar que a medida do tempo gasta para terminar a construção depende da quantidade de operários: se a quantidade de operários triplicar, a medida de tempo gasta para a construção diminuirá pela terça parte; se a quantidade de operários diminuir pela metade, a medida de tempo gasta para a construção será o dobro; e assim por diante. Portanto, podemos dizer que a quantidade de operários e a medida de tempo gasta para construir a casa são grandezas inversamente proporcionais.

Questão 2. Ícone atividade oral. Cite oralmente, com a ajuda dos colegas, outros exemplos de duas grandezas que são inversamente proporcionais entre si.

Sugestão de resposta: A medida da velocidade média de um automóvel ( km ) e a medida do tempo ( h ) para chegar ao destino desejado; a quantidade de costureiros para confeccionar determinada quantidade de roupas e a medida do tempo ( h ) necessária para concluir a encomenda, entre outras.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. O dono de uma lanchonete organizou o preço de venda de 1 a 5 salgados.

Preços de salgados em uma lanchonete

Quantidade de salgados

Preço (em R$)

1

4,30

2

8,60

3

12,90

4

17,20

5

21,50

a) Calcule o preço de:

  • 15 salgados.
  • 28 salgados.

Resposta: a) R$ 64,50; R$ 120,40.

b) O preço e a quantidade de salgados são grandezas diretamente proporcionais? Por quê?

Resposta: Sim. Sugestão de resposta: Duplicando a quantidade de salgados, o preço também duplicará; triplicando a quantidade de salgados, o preço também triplicará; reduzindo a quantidade de salgados à metade, o preço também será reduzido à metade; e assim por diante.

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2. Em uma indústria, certa máquina produz 250 peças por hora. Em quantas horas essa mesma máquina vai produzir 1.500 peças?

Resposta: 6 horas.

3. A seguir está indicada a medida da massa corporal de Isabel em algumas idades.

Medida da massa corporal de Isabel em diferentes idades

Idade (em anos)

Medida da massa corporal (em kg )

2

13

10

30

12

40

14

52

a) Com base nas informações, é possível saber a medida da massa corporal que Isabel terá aos 16 anos?

b) As grandezas idade e medida da massa corporal são proporcionais?

Respostas: a) Não; b) Não.

4. Para colher o trigo que plantou, Juliano alugou 3 colheitadeiras que, juntas, vão concluir toda a colheita em 8 dias. Quantas colheitadeiras Juliano precisaria alugar para realizar a mesma colheita em 4 dias, mantendo o mesmo ritmo de trabalho?

Resposta: 6 colheitadeiras.

5. Para obter 1   kg de carne de marisco, é necessário recolher cerca de 15   kg de mariscos. De acordo com essa informação, temos:

Quilogramas de carne obtida de acordo com a quantidade de mariscos em quilogramas

Carne (em kg )

Mariscos (em kg )

1

15

2

30

3

45

4

60

5

75

6

90

7

105

8

120

Nessa situação, a medida de massa de carne obtida varia de acordo com a medida da massa de mariscos recolhida: obtém-se 1   kg de carne a cada 15   kg de mariscos, 2   kg de carne a cada 30   kg de mariscos, e assim por diante.

Com base nas informações, podemos escrever as seguintes frações e simplificá-las.

  • 2 30 : 2 : 2 = 1 15
  • 3 45 : 3 : 3 = 1 15
  • 4 60 : 4 : 4 = 1 15

Note que a fração irredutível obtida nas simplificações é a mesma em todos os casos.

Dizemos que 1 15 ou 1 : 1 5 é a razão entre as duas grandezas apresentadas. Uma das maneiras de ler essa razão é 1 está para 15.

Leia as informações a seguir e obtenha a razão entre as grandezas apresentadas em cada item.

a) Em um vestibular, 350 candidatos fizeram inscrição para o curso de Matemática, que oferece 50 vagas. Obtenha a razão entre a quantidade de candidatos e a quantidade de vagas.

b) Na turma de Cristina, a cada 10 estudantes, 5 são meninas. Obtenha a razão entre a quantidade de meninas e a quantidade de estudantes dessa turma.

c) Em uma padaria, a cada 10 pães vendidos, 8 são pães de leite. Obtenha a razão entre a quantidade de pães de leite e a quantidade de pães vendidos.

Sugestões de respostas: a) 350 50 ou 7 1 ou 350 : 5 0 ou 7 : 1 ; b) 5 10 ou 1 2 ou 5 : 1 0 ou 1 : 2 ; c) 8 10 ou 4 5 ou 8 : 1 0 ou 4 : 5 .

6. Certa torneira pingando desperdiça 46   L de água por dia. Em 30 dias, quantos litros de água serão desperdiçados por essa torneira?

Resposta: 1 . 380   L .

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Regra de três e grandezas diretamente proporcionais

A regra de três é outra maneira de resolver situações-problema que envolvem grandezas proporcionais. A seguir, vamos apresentar uma situação e como resolvê-la usando a regra de três.

O carro de Joana percorre, em média, 100   km com 7   L de combustível. Para percorrer 400   km , esse mesmo carro gasta, em média, 28   L de combustível.

De acordo com essas informações, temos:

Medida da distância (em km )

Esquema. Número 100 e sai uma seta que vai para o número 400. Na seta está indicado 'vezes 4'.

Quantidade de combustível (em L )

Esquema. Número 7 e sai uma seta que vai para o número 28. Na seta está indicado 'vezes 4'.

Nessa situação, quadruplicando a medida da distância percorrida, a quantidade de combustível também quadruplicará; triplicando a medida da distância percorrida, a quantidade de combustível também triplicará; reduzindo a medida da distância percorrida à metade, a quantidade de combustível também será reduzida à metade; e assim por diante. Dessa maneira, a medida da distância percorrida e a quantidade de combustível gasta são grandezas diretamente proporcionais.

Como são grandezas diretamente proporcionais, temos:

100 400 = 1 4 e 7 28 = 1 4

A fração irredutível obtida nas simplificações é a mesma, então as frações são equivalentes e, assim, podemos escrever a seguinte proporção:

100 400 = 7 28

Proporção é uma igualdade entre duas razões.

Uma das maneiras de ler essa proporção é: 100 está para 400 assim como 7 está para 28.

Podemos multiplicar os dois membros da proporção inicialmente por 28 e, em seguida, por 400, sem ela se alterar.

1º. 100 400 28 = 7 2 8 2 8

2º. 100 40 0 28 40 0 = 7 40 0

3º. 100 28 2 . 800 = 7 400 2 . 800

De maneira prática, essas multiplicações equivalem a multiplicar o numerador de uma fração pelo denominador da outra.

Esquema com a seguinte igualdade: início de fração, numerador: 100, denominador: 400, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 7, denominador: 28, fim de fração. Há um sinal de multiplicação sobre o símbolo de igual. Uma seta sai do numerador 100 passa pelo denominador 28 da outra fração e aponta para 100 vezes 28 igual a 2800. Outra saindo do numerador 7 aponta para o denominador 400 e aponta para 7 vezes 400 igual a 2800.

Assim, 7 400 = 100 2 8 .

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Podemos calcular quantos quilômetros o carro de Joana percorre, em média, com 42   L de combustível. Para isso, vamos denominar x a medida da distância que o carro percorre com 42   L de combustível. Assim, temos:

Medida da distância (em km )

100

x

Quantidade de combustível (em L )

7

42

Como a distância percorrida e a quantidade de combustível gasta são grandezas diretamente proporcionais, podemos escrever a seguinte proporção:

100 x = 7 42

Resolvemos essa proporção e obtemos o valor de x.

Atenção!

Na proporção a seguir, o produto de x e 7 é igual ao produto de 100 e 42.

Esquema com a seguinte igualdade: início de fração, numerador: 100, denominador: x, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 7 denominador: 42, fim de fração. Há um sinal de multiplicação sobre o símbolo de igual. Na segunda linha: 7 vezes x igual a 100 vezes 42. Terceira linha: início de fração, numerador: 7x, denominador: 7, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 4200, denominador: 7, fim de fração. E quarta linha: x igual a 600. Há uma seta indicando a operação da terceira linha, está escrito: 'Os dois membros da equação foram divididos pelo mesmo número, nesse caso, por 7, para que em um dos membros ficasse apenas x.'.

Assim, o carro de Joana percorre, em média, 600   km com 42 L de combustível.

Agora, analise outra situação.

Um pai dividiu uma herança de R$ 64.900,00 entre seus dois filhos de 35 e 24 anos de idade. A herança foi dividida em partes diretamente proporcionais às suas idades. Sabendo disso, quantos reais cada filho recebeu?

Como a herança foi dividida em partes diretamente proporcionais às idades, adicionamos as idades dos filhos ( 35 + 24 = 59 ) , que corresponde ao total da herança, em reais. Depois, organizamos as informações para calcular quantos reais o filho mais velho recebeu.

Filho mais velho

Idade (em anos)

59

35

Herança (em R$)

64.900

x

59 35 = 64 . 900 x

59 x = 64 . 900 3 5

59 x 59 = 2 . 271 . 500 59

x = 38 . 500

Portanto, o filho mais velho recebeu R$ 38.500,00 de herança.

Questão 3. Agora, em seu caderno, de maneira semelhante, calcule quantos reais o filho mais novo recebeu.

Resposta: R$ 26.400,00.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

7. Determine o valor de x de modo que os números da coluna A sejam diretamente proporcionais aos números da coluna B.

a)

Proporção entre grandezas

A

B

3

2

x

8

b)

Proporção entre grandezas

A

B

5

x

3

6

Respostas: a) x = 1 2 ; b) x = 1 0

8. Efetue os cálculos e determine o valor de x nas proporções a seguir.

a) 2 3 = 6 x

b) 4 5 = x 15

c) x 12 = 4 8

d) 7 x = 1 2

e) x 9 = 14 18

f) 8 x = 24 12

g) 64 32 = 16 x

h) 25 215 = x 43

Respostas: a) x = 9 ; b) x = 1 2 ; c) x = 6 ; d) x = 1 4 ; e) x = 7 ; f) x = 4 ; g) x = 8 ; h) x = 5 .

9. Misturando 5   L de tinta branca com 4   L de tinta azul, Renato obteve determinada tonalidade de tinta. Quantos litros de tinta azul ele deve misturar a 30   L de tinta branca para obter a mesma tonalidade da primeira mistura?

Atenção!

Tinta branca (em L )

5

30

Tinta azul (em L )

4

x

Resposta: 24   L .

10. Com 3 latas de leite condensado, Camila prepara 130 docinhos. Quantas latas de leite condensado ela vai precisar para fazer uma encomenda de 650 docinhos iguais a esse?

Atenção!

Quantidade de latas de leite condensado

3

x

Quantidade de docinhos

130

650

Resposta: 15 latas de leite condensado.

11. Uma bomba puxa 30   L de água a cada 15   s . Quantos litros de água essa mesma bomba puxa em 1   min ?

Resposta: 120   L .

12. Fábio comprou um pedaço de queijo com 300   g e pagou R$ 6,50. Quantos gramas desse mesmo queijo ele poderá comprar com R$ 26,00?

Resposta: 1 . 200   g .

13. Dois amigos, de 10 e 12 anos de idade, repartirão entre si 121 figurinhas em partes diretamente proporcionais a suas idades. Quantas figurinhas o amigo mais novo vai receber?

Resposta: 55 figurinhas.

14. O café é uma fruta originária da Etiópia, na África. Porém foram os árabes que propagaram a cultura do café pelo mundo. A palavra "café" originou-se do termo árabe qahwa, que significa vinho, por isso, na Europa, o café era conhecido como "vinho da Arábia".

Sabendo que 30   kg de café cru em grãos rendem 26   kg de café torrado, quantos quilogramas de café cru serão necessários para obter 208   kg de café torrado?

Resposta: 240   kg .

15. Carla, Sílvia e Gustavo compraram uma empresa em sociedade. Cada um participou, respectivamente, com as seguintes quantias em dinheiro: R$ 10.000,00, R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00. No balanço do final do ano, foi verificado que a empresa teve lucro de R$ 12.000,00, o qual foi repartido entre os sócios em partes diretamente proporcionais às quantias investidas. Quantos reais cada sócio recebeu?

Resposta: Carla: R$ 2.000,00; Silvia: R$ 4.000,00; Gustavo: R$ 6.000,00.

16. Leia a frase a seguir.

Uma máquina produz 10 . 000 peças em 4   h .

De acordo com essa frase, elabore uma pergunta em que seja possível resolver uma situação-problema por meio de grandezas diretamente proporcionais. Depois, apresente sua pergunta a um colega e verifique se ele a responde corretamente.

Resposta pessoal.

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Regra de três e grandezas inversamente proporcionais

Para fazer determinado serviço, 2 pintores levam 12 dias. Trabalhando no mesmo ritmo, 4 pintores levam 6 dias para fazer o mesmo serviço. Assim, temos:

Quantidade de pintores

Esquema. Número 2 sai uma seta que vai para o número 4. Na seta está indicado 'vezes 2'.

Medida de tempo (em dias)

Esquema. Número 12 e sai uma seta que vai para o número 6. Na seta está indicado 'dividido por 2'.

Essas grandezas são inversamente proporcionais, pois, quando dobramos a quantidade de pintores (de 2 para 4), a quantidade de dias reduz-se pela metade (de 12 para 6). Nessa situação, temos:

2 4 = 1 2 e 12 6 = 2 1

Como a fração irredutível obtida nas simplificações não é a mesma, concluímos que as frações não são equivalentes. De fato, essas frações não poderiam ser equivalentes, pois, se fossem, as grandezas seriam diretamente proporcionais.

Contudo, se invertemos uma das frações, obtemos uma proporção.

2 4 = 6 12 , pois 2 4 = 1 2 e 6 12 = 1 2 ou 4 2 = 12 6 , pois 4 2 = 2 e 12 6 = 2

Desse modo, obtemos uma proporção tal que, multiplicando o numerador de uma fração pelo denominador da outra, obtemos o mesmo resultado.

Esquema com a seguinte igualdade: início de fração, numerador: 2, denominador: 4, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 6, denominador: 12, fim de fração. Há um sinal de multiplicação sobre o símbolo de igual. Uma seta sai do numerador 2 passa pelo denominador 12 da outra fração e aponta para 2 vezes 12 igual a 24. Outra saindo do numerador 6 e aponta para o denominador 4 e aponta para 6 vezes 4 igual a 24.

ou

Esquema com a seguinte igualdade: início de fração, numerador: 4, denominador: 2, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 12, denominador: 6, fim de fração. Há um sinal de multiplicação sobre o símbolo de igual. Uma seta sai do numerador 4 e passa pelo denominador 6 da outra fração e aponta para 4 vezes 6 igual a 24. Outra aponta do numerador 12 e passa pelo denominador 2 da outra fração e aponta para 12 vezes 2 igual a 24.

É possível calcular quantos pintores deveriam ser contratados para realizar o mesmo serviço em 3 dias, mantendo o mesmo ritmo de trabalho, usando procedimento semelhante.

Para resolvermos essa situação, vamos chamar de x a quantidade de pintores que deveria ser contratada.

Quantidade de pintores

2

x

Medida de tempo (em dias)

12

3

Como a quantidade de pintores e a medida de tempo gasto para fazer o serviço são grandezas inversamente proporcionais, invertemos uma das frações e escrevemos a proporção.

2 x = 3 12

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Resolvemos, então, usando a regra de três e obtemos o valor de x.

Esquema com a seguinte igualdade: início de fração, numerador: 2, denominador: x, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 3 denominador: 12, fim de fração. Há um sinal de multiplicação sobre o símbolo de igual. Na segunda linha: 3 vezes x igual a 2 vezes 12. Terceira linha: início de fração, numerador: 3x, denominador: 3, fim de fração, igual a, início de fração, numerador: 24, denominador: 3, fim de fração. E quarta linha: x igual a 8. Há uma seta indicando a operação da terceira linha, está escrito: 'Os dois membros da equação foram divididos pelo mesmo número, nesse caso, por 3, para que em um dos membros ficasse apenas x.'.

Assim, deveriam ser contratados 8 pintores para realizar o mesmo serviço em 3 dias.

Atividades

Faça as atividades no caderno.

17. Determine o valor de x de modo que os números da coluna A sejam inversamente proporcionais aos números da coluna B.

a)

Proporção entre grandezas

A

B

x

12

6

8

b)

Proporção entre grandezas

A

B

9

8

24

x

Respostas: a) x = 4 ; b) x = 3 .

18. Lendo 12 páginas por dia, Regina conseguiu terminar de ler um livro em 28 dias.

a) Mantendo o mesmo ritmo de leitura, quantas páginas Regina deveria ter lido por dia, para que tivesse concluído a leitura do livro em 16 dias?

b) Quantas páginas esse livro tem?

Atenção!

Quantidade de páginas lidas por dia

12

x

Medida de tempo (em dias)

28

16

Respostas: a) 21 páginas; b) 336 páginas.

19. Com certa quantidade de ração, Joaquim alimenta 40 cabeças de gado durante 7 dias. Durante quantos dias essa mesma quantidade de ração será suficiente para alimentar 70 cabeças de gado?

Atenção!

Quantidade de cabeças de gado

40

70

Quantidade de dias

7

x

Resposta: 4 dias.

20. Cléber fez o percurso entre duas cidades em 6   h , com medida de velocidade média de 75   km/h . Que medida da velocidade média ele deveria manter para fazer o mesmo percurso em 5   h ?

Resposta: 90   km/h .

21. Para retirar o entulho de uma construção, um caminhão com medida de capacidade de 500   L fez 24 viagens. Se fosse utilizado um caminhão com medida de capacidade de 600   L , quantas viagens seriam necessárias?

Resposta: 20 viagens.

22. A água potável levada a um acampamento com 45 pessoas é suficiente para 7 dias. Caso fossem 18 pessoas a mais no acampamento, essa mesma quantidade de água seria suficiente para quantos dias?

Resposta: 5 dias.

23. Elabore uma atividade cujas grandezas estejam no quadro a seguir. Em seguida, dê para um colega resolver. Por fim, verifique se a resposta está correta.

Atenção!

Quantidade de máquinas

4

10

Quantidade de dias

25

x

Resposta pessoal.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Débora abasteceu seu carro bicombustível com 39   L de gasolina a R$ 7,26 o litro. O litro do etanol custava R$ 5,14.

Com o mesmo valor gasto para abastecer o carro com gasolina, Débora abasteceria seu carro com aproximadamente quantos litros de etanol?

Resposta: Aproximadamente 55   L .

2. Densidade demográfica é a quantidade média de habitantes de um lugar por quilômetro quadrado. Se dissermos, por exemplo, que a densidade demográfica de um lugar é 2 3   hab./km 2 , queremos dizer que nesse local há, em média, 23 habitantes para cada quilômetro quadrado.

A tabela a seguir registra dados sobre a população e a densidade demográfica dos estados da Região Sul do Brasil, de acordo com a projeção estimada pelo IBGE em 2021.

População e densidade demográfica dos estados da Região Sul (em 2021)

Estado

População

Densidade demográfica (em hab./km 2 )

Paraná

11.597.484

58,19

Santa Catarina

7.338.473

76,66

Rio Grande do Sul

11.466.630

40,7

Fonte de pesquisa: IBGE. Cidades e Estados. Disponível em: https://oeds.link/2Q3MtT. Acesso em: 17 mar. 2022.

De acordo com essas informações, determine a medida da área total aproximada dos estados da Região Sul, em 2021.

Resposta: Paraná: 19 9 . 304   km 2 , Santa Catarina: 9 5 . 728   km 2 ; Rio Grande do Sul: 281 . 735   km 2 .

3. Determine um valor para x de modo que os números da coluna A sejam, em relação aos números da coluna B:

a) diretamente proporcionais.

b) inversamente proporcionais.

Proporção entre grandezas

A

B

6

10

x

12

Respostas: a) x = 7 , 2 ; b) x = 5 .

4. Seja para passeio, exercícios físicos ou locomoção, andar de bicicleta pode ser um modo muito prazeroso de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar, a qualidade de vida e ainda preservar o meio ambiente.

Pensando nesses benefícios, Bruna anda frequentemente de bicicleta. Certo dia, ela fez um percurso em   3 h com uma medida de velocidade média de 12   km/h . Para fazer o mesmo percurso em 2   h , Bruna deve andar com qual velocidade média?

Resposta: 18   km/h .

5. Para comprar 1.800 dólares em certo dia, Guilherme gastou R$ 9.072,00. Considerando o mesmo dia, quantos:

a) reais ele gastará para comprar 2.500 dólares?

b) dólares ele compraria com R$ 14.112,00?

Respostas: a) R$ 12.600,00; b) 2.800 dólares.

6. Ícone desafio. Com uma peça de tecido Jaqueline faz 28 camisetas P longa ou 35 de tamanho M de modelo baby look.

Sabendo que Jaqueline já fez 25 das camisetas de tamanho M, determine a quantidade de camisetas de tamanho P que é possível produzir com o que sobrou da peça de tecido.

Resposta: Jaqueline conseguirá fazer 8 camisetas de tamanho P.