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Projeto em ação

Prevenir é o melhor remédio

Para preservar a saúde, é preciso cuidar dela diariamente. Alimentar-se com qualidade, beber bastante água, praticar exercícios físicos e ter bom sono são alguns hábitos de autocuidado que proporcionam muitos benefícios à saúde individual.

Outras atitudes simples, como manter as mãos sempre limpas, deixar os ambientes arejados e evitar aglomerações são medidas que propiciam benefícios à saúde coletiva e auxiliam na prevenção de infecções que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, chamadas doenças transmissíveis.

Bate-papo inicial

  • Você tem adotado hábitos saudáveis ultimamente?
  • Em sua opinião, por que prevenir é o melhor remédio?
  • Converse com os colegas e o professor sobre as doenças que podem ser evitadas tomando medidas simples, como as citadas no texto.

Respostas nas orientações ao professor.

A COVID-19 é uma doença transmissível que assolou o mundo a partir do ano de 2020. Foram mais de 30,2 milhões de casos e aproximadamente 670 mil mortes registradas no Brasil até o mês abril de 2022. Várias medidas preventivas foram tomadas para que esses números não fossem ainda maiores. Confira na tirinha a seguir algumas dessas medidas de prevenção adotadas para evitar a proliferação do coronavírus.

Tirinha com 8 quadrinhos e o título: cuidados básicos para se prevenir do coronavírus. Q1. Há um rapaz tossindo de frente para uma mulher, com a frase: 'evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas da doença. Q2. Há uma mulher lavando as mãos e a frase: lave e higienize bem as mãos e os pulsos regularmente e após tossir e espirrar. Q3. Uma mulher limpando o nariz com um papel e a frase: utilize lenços descartáveis para a higiene nasal. Q4. Uma mulher com um papel na região do nariz e boca com a onomatopeia cof cof cof e a frase: cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Q5. Uma mulher com os braços esticados para a frente, levando a mão longe do corpo e a frase: evite contato da mão com olhos, nariz e boca. Q6. Uma mulher fazendo o sinal de 'não' com o dedo para uma garrafa na mão de outra pessoa e a frase: não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e garrafas.  Q7. Um médico examinando um paciente e a frase: se apresentar algum sinal da doença, procure uma unidade de saúde. Q8. Uma mulher fazendo sinal de positivo com a mão e a frase: saúde pública é coisa séria! Todos precisam fazer a sua parte para ajudar a controlar esta doença!

CUIDADOS básicos para se prevenir do coronavírus. Mulher de Trinta, 16 mar. 2020. Disponível em: https://oeds.link/24q4nO. Acesso em: 25 maio 2022.

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1. Quais cuidados, além dos citados na tirinha, contribuem para evitar o contágio da doença?

2. O coronavírus é uma doença altamente transmissível. Em sua opinião, os cuidados citados na tirinha contribuem realmente para evitar o contágio da doença? Justifique sua resposta.

3. Converse com os colegas a respeito da importância de colocar em prática as informações apresentadas no texto, e não apenas conhecê-las.

Respostas das questões 1 a 3 nas orientações ao professor.

Mão na massa

O bem-estar refere-se à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Pessoas bem informadas quanto a isso tendem a fazer escolhas mais saudáveis em suas vidas, o que contribui para reduzir o desenvolvimento e a gravidade das enfermidades.

As doenças transmissíveis, por exemplo, ainda constituem um dos principais problemas de saúde pública no mundo, e algumas que estavam erradicadas voltam a preocupar. Em 2018, foram registrados mais de 10 mil casos de sarampo no Brasil. O número acendeu o alerta para outras doenças graves, como poliomielite e difteria. Vários fatores influenciam negativamente esses índices, como a falta de imunização e de informação, além das fake news.

Nessa proposta, vocês vão confeccionar cartazes e cartilhas com dicas e informações a respeito desses assuntos. A proposta é disseminar conteúdo informativo sobre hábitos saudáveis, visando conscientizar outras pessoas da importância de mudar comportamentos de risco, obtendo, assim, resultados positivos à saúde, com informações sobre diferentes doenças transmissíveis, formas de contágio, sintomas, complicações e maneiras de preveni-las.

A divulgação desse trabalho será por meio de exposição dos cartazes e distribuição das cartilhas, disponibilizadas para a comunidade escolar.

1º passo Planejamento

Organização dos grupos e direcionamento das pesquisas

Inicialmente, organizem-se em grupos de quatro a cinco integrantes.

No grupo, conversem entre si e decidam quais recursos serão utilizados para fazer a pesquisa, como revistas, jornais, sites, folhetos, livros e internet. Combinem entre vocês as tarefas destinadas a cada membro do grupo em cada uma das etapas da proposta.

Cada grupo vai pesquisar os dois assuntos indicados a seguir.

A promoção da saúde

Vocês podem ter como tema da pesquisa essa sugestão: "A importância de inserir hábitos saudáveis na rotina diária". Todos os grupos vão pesquisar o mesmo tema e fazer algumas anotações contemplando os aspectos mais relevantes do assunto. Para apresentar as informações coletadas, vocês vão confeccionar cartazes.

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A prevenção de doenças

Outra possibilidade é apresentar, em uma cartilha, informações relevantes a respeito de algumas doenças transmissíveis. O professor vai auxiliá-los, assim cada grupo poderá pesquisar de maneira mais aprofundada determinada doença.

Combinem entre vocês se cada grupo ficará responsável por pesquisar por uma ou mais doenças, pois isso pode variar de acordo com a quantidade de grupos formados. Vocês podem utilizar este roteiro como sugestão de títulos e subtítulos para a produção dos textos.

  • Qual é o nome da doença?
  • O que é?
  • Como se pega?
  • Quais são os sintomas?
  • Quais são as complicações da doença?
  • Qual é a quantidade de casos dessa doença nos últimos 5 anos no Brasil?
  • Como prevenir?

É importante que todos os grupos sigam o mesmo roteiro.

Definição dos cartazes e cartilhas

Decidam o tamanho e o tipo de papel que será utilizado para a confecção dos cartazes, que devem ter características específicas e conteúdo breve, objetivo e claro. O tamanho das letras precisa estar grande, para que os cartazes sejam lidos a certa distância e chamem a atenção das pessoas. Vocês podem torná-los mais atrativos enriquecendo-os com imagens, recortes e ilustrações.

Quanto às cartilhas, para que as páginas tenham um padrão visual, é importante especificar antecipadamente alguns detalhes. Com isso, recomenda-se que os textos sejam digitados, o que facilita a reprodução das páginas em quantidades maiores. Escolham fonte, cores e tamanhos das letras dos títulos e do texto, entre outras informações técnicas que favoreçam a composição do material final. Além disso, pensem na capa e no sumário e determinem a ordem das páginas, pois isso os ajudará no momento de montar as cartilhas. Por fim, decidam a quantidade de exemplares que pretendem distribuir.

2º passo Execução

Confecção dos cartazes

Para produzir o conteúdo dos cartazes, vocês devem pensar nas informações mais relevantes para o público.

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Uma sugestão é escrever um breve texto sobre a importância de cuidar da saúde diariamente e elencar entre 5 e 10 principais hábitos saudáveis para incentivar as pessoas a inseri-los em sua rotina. Utilizem a criatividade para desenhar, recortar ou colar imagens de modo que elas atraiam a atenção do público.

Confecção das cartilhas

Revisem os textos elaborados para compor as páginas da cartilha antes de realizar a reprodução delas. Reúnam os textos produzidos por todos os grupos e, no momento da montagem das cartilhas, coloquem as páginas de acordo com a ordem descrita no sumário. Esse momento requer bastante atenção para que o material final seja satisfatório. Finalizem cada cartilha com uma capa bem caprichada!

Lembre-se de revisar as cartilhas antes de divulgá-las para a comunidade escolar.

3º passo Divulgação

Chegou a hora de divulgar o trabalho de vocês! Ele será apresentado aos estudantes, professores e funcionários da escola, com o objetivo de informar sobre hábitos saudáveis, atitudes simples que contribuem para uma qualidade de vida melhor, autocuidado, doenças transmissíveis e prevenção de doenças.

Definam, com o professor e com a direção da escola, a melhor data e a maneira de divulgarem o álbum produzido pela turma. Os convites podem ser formais ou feitos pelas mídias sociais da escola.

No dia escolhido, expliquem o objetivo da atividade e digam como o trabalho foi planejado e executado.

Avaliação

Conversem sobre o que acharam das práticas desenvolvidas ao longo do projeto, desde a apresentação e o planejamento até a divulgação dos cartazes e das cartilhas. Discutam os pontos de que mais gostaram e indiquem o que fariam de modo diferente. Algumas questões a seguir podem orientar essa conversa.

1. Como foi seu desempenho no trabalho em grupo? Você se dedicou à pesquisa e às tarefas destinadas a você? Foi responsável com os prazos e com a organização do trabalho?

2. Os colegas respeitaram a sua opinião e você respeitou a deles? Teve dificuldades em algum momento? Ajudou quando alguém teve dificuldades?

3. Do que mais você gostou durante a sua participação nesse projeto? O que mudaria ou faria de outra maneira?

4. Qual foi sua impressão sobre a receptividade da comunidade escolar com relação à divulgação dos cartazes e à distribuição das cartilhas? As pessoas se mostraram interessadas?

Respostas das questões 1 a 4 nas orientações ao professor.