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O que eu aprendi?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Quais dos números do quadro correspondem às letras apresentadas na reta numérica?

2. Sabendo que a velocidade da luz mede aproximadamente e que a distância média entre o Sol e a Terra mede aproximadamente , determine quantos minutos a luz do Sol demora para chegar até a Terra.
3. A distância real em linha reta entre duas cidades mede . Ao analisar um mapa, Armando verificou que a distância em linha reta entre essas duas cidades mede . Nesse caso, a escala do mapa que Armando está analisando é:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
4. Qual é a medida do perímetro do quadrilátero ?

5. Ao simplificar a expressão , obtém-se:
a) 1.
b) 3.
c) 6.
d) 9.
e) 12.
6. Determine a medida da área do triângulo , retângulo em .

7. Considere o retângulo representado no plano cartesiano.

Determine:
a) as coordenadas dos vértices desse retângulo.
b) a medida do comprimento da diagonal desse retângulo.
8. Sabendo que as retas p e q são paralelas, determine o valor de .

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9. Na festa junina da escola, os estudantes têm a oportunidade de sortear um número de 1 a 50 de uma urna e, com isso, receber um cupom de desconto para realizar compras na festa. Após um número ser sorteado, ele não é reposto na urna.
No quadro está indicado o desconto de acordo com o número sorteado.
Característica |
Desconto |
---|---|
Ímpar menor ou igual a 40 |
5% |
Par maior ou igual a 30 |
10% |
Primo |
15% |
Primo maior do que 40 |
20% |
Primo par |
50% |
a) Qual é a probabilidade de o primeiro estudante a participar desse sorteio obter 5% de desconto? Caso ele consiga os 5% de desconto, quanto ele pagará em uma compra de R$ 23,00?
b) Qual é a probabilidade de o quinto estudante a participar desse sorteio obter 50% de desconto, sabendo que nos quatro primeiros sorteios saíram os números 5, 7, 12 e 25? Caso ele consiga os 50% de desconto, quanto ele pagará em uma compra de R$ 37,50?
10. Analise os gráficos a seguir, que representam a mesma produção de certa mercadoria nos 6 primeiros meses de 2023.
Resumo da produção de certa mercadoria de janeiro a junho de 2023

Fonte de pesquisa: registros da empresa.
Resumo da produção de certa mercadoria de janeiro a junho de 2023

Fonte de pesquisa: registros da empresa.
Em sua opinião, em qual dos gráficos apresentados podemos verificar, de maneira mais clara, a variação da produção dessa mercadoria de um mês para o outro? Justifique sua resposta.
11. Determine o zero da função afim definida por:
a) .
b) .
c) .