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Projeto em ação
Como está a infraestrutura do seu bairro?
A infraestrutura consiste no conjunto de serviços básicos que contribui para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas de um país. Devido à sua importância, atualmente ainda se trata de um enfrentamento global.
No Brasil, a infraestrutura apresenta déficits expressivos. Para a mudança desse cenário, é necessário haver uma expansão de serviços básicos nos bairros, como a distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, pavimentação, transporte, telecomunicação, entre outros, indispensáveis ao bem-estar e à qualidade de vida da população.
Bate-papo inicial
- Além dos serviços básicos citados no texto, que outros você considera essenciais para a qualidade de vida dos moradores de um bairro?
- Você já notou algum problema de infraestrutura no bairro onde mora? Em caso afirmativo, cite alguns deles.
- Converse com os colegas e o professor a respeito de atitudes que podem contribuir para melhorar a infraestrutura dos bairros de sua cidade.
A tirinha a seguir mostra alguns estudantes conversando a respeito do bairro onde moram.
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1. Conforme a tirinha mostra, cada bairro é de um jeito. Como é o bairro onde você mora? Quais são os serviços básicos dele?
2. Do que você mais gosta em seu bairro? O que mudaria?
3. Copie da tirinha a fala da personagem que evidencia um problema de infraestrutura no bairro relacionado à falta de bueiros. O seu bairro apresenta esse problema?
Mão na massa
Conforme foi apresentado, a infraestrutura serve de base para o desenvolvimento de um local em todos os aspectos. Alguns serviços básicos são fundamentais para prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Pensando nisso, a proposta é investigar e identificar possíveis problemas de infraestrutura na região da escola a fim de buscar ações que possam amenizá-los ou solucioná-los.
Portanto, com base no que for identificado, vocês vão confeccionar fotos-denúncia acompanhadas de um relatório. Esse material deverá ser entregue à direção da escola para que ela encaminhe a alguma autoridade superior do município, solicitando as respectivas melhorias dessa região. Além disso, haverá cartazes expostos na escola para destacar os problemas do bairro.
Para identificar os locais com problemas no bairro, vocês devem utilizar o Street View, um dos recursos do Google Maps (GMaps) e do Google Earth (GEarth), disponíveis gratuitamente na web. Com esse instrumento vocês podem explorar o bairro escolar sem sair da sala de aula!
1º passo Planejamento
Organização dos grupos e conhecimento das ferramentas
Primeiramente, vocês vão formar os grupos para desenvolver o projeto. Em seguida, vão pesquisar as funcionalidades do Street View. Se desejarem, acessem também uma série de tutoriais on-line com dicas de como utilizar esse recurso. A seguir, é apresentada uma breve descrição dessas ferramentas.
O Google Earth apresenta um modelo tridimensional da Terra, no qual é possível estudar todo o mapa-múndi. O Google Maps apresenta trajetos e mapas interativos de cidades do mundo inteiro. Com essas ferramentas, é possível ler mapas, latitude e longitude, mensurar distâncias, perímetro, áreas e até mesmo entender o trânsito e o transporte público. Quanto ao Street View, trata-se de uma ferramenta com um aplicativo próprio que permite explorar, por meio de fotos, quase todos os lugares do planeta, pois ele disponibiliza a vista panorâmica de 360° na horizontal e 290° na vertical. Assim, podemos visualizar algumas regiões do mundo virtualmente, como se estivéssemos transitando no próprio local. Esse recurso chamado tour virtual consiste em uma maneira inovadora de passear por diversos locais sem estar fisicamente neles. O tour ocorre graças à junção de várias fotos registradas em 360°, posteriormente interligadas, o que possibilita visualizar o local em todos os ângulos com a sensação de que o espaço é fisicamente real.
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Fazendo um tour virtual e presencial pelo bairro escolar
Vocês podem acessar as ferramentas no próprio navegador do seu computador ou baixar os aplicativos no smartphone.
Para isso, façam previamente um levantamento dos nomes das ruas do bairro escolar e das suas proximidades. Depois, iniciem o tour virtual por essas ruas com o objetivo de identificar problemas relacionados à falta de infraestrutura ou a outras irregularidades.
De acordo com a quantidade de grupos que vocês formaram, definam se cada equipe deve ficar responsável pelo tour virtual de um ou de mais endereços.
Durante a investigação, fiquem atentos aos possíveis problemas que podem ser encontrados, como falta de sinalização de trânsito, falta de limpeza de vias públicas, descarte irregular de lixo em terrenos baldios, bueiros entupidos, buracos nas ruas, ausência de rampas de acesso, entre outros, além de verificar se há serviços públicos essenciais à população do bairro.
Lembrem-se de fazer a captura da tela com as devidas imagens que denunciam as irregularidades. Em seguida, faça a impressão delas.
Além disso, ao caminhar pelo bairro onde a escola está situada, é possível confirmar os problemas identificados no tour virtual e identificar ainda outros problemas de infraestrutura que não foram exibidos no Street View.
2º passo Execução
Produção da foto-denúncia
Nesse momento vocês vão produzir as fotos-denúncia.
Para isso, é importante saber que esse tipo de foto está baseada em uma imagem que denuncia determinada situação. Trata-se de uma prova visual geralmente acompanhada de um breve texto que expõe um problema social. Sendo assim, ela retrata a realidade e provoca a reflexão com o intuito de mobilizar a sociedade.
Vocês vão escolher as imagens que mais se adequam a esses pontos e fazer algumas anotações a respeito delas. Na sequência, vão compor uma legenda, contemplando os aspectos mais importantes da denúncia. Nesse caso, as informações e sugestões dos moradores do bairro podem contribuir para elaborar o texto.
Acompanhe na imagem um exemplo de referência.
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Após a conclusão do trabalho, vocês vão reunir todas as fotos-denúncia produzidas e revisar tanto as imagens quanto os textos. As imagens devem compor o relatório a ser entregue à direção escolar, pois esse material será encaminhado a alguma autoridade superior do município.
Produção dos cartazes
As mesmas fotos-denúncia devem ser reproduzidas em cartazes que serão divulgados a toda comunidade escolar. Cada cartaz pode conter mais de uma foto.
Não se esqueçam de que esse tipo de cartaz apresenta características específicas. As imagens e as letras devem ser grandes a fim de ficarem legíveis a certa distância e chamar a atenção das pessoas.
3º passo Divulgação
Definam, com o professor e com a direção da escola, a melhor data e a maneira de divulgar esses cartazes. Os convites podem ser formalmente enviados ou ser divulgados pelas mídias sociais da escola.
No dia agendado, informem ao público o objetivo do trabalho desenvolvido e como ele foi planejado e executado. Apresente à comunidade escolar o relatório que será encaminhado à direção da escola, de modo que todos acompanhem e reivindiquem, caso as melhorias não sejam feitas. Aproveitem esse momento para incentivar as pessoas a cuidar do seu bairro por meio de atitudes simples, como manter os terrenos limpos e fazer o descarte de lixos em locais adequado. Procure convencer as pessoas explicando que as ações mais simples podem proporcionar bem-estar e qualidade de vida a toda comunidade.
Avaliação
Conversem sobre o que acharam das práticas desenvolvidas ao longo do projeto, desde a apresentação e o planejamento até a divulgação dos cartazes. Discutam os pontos de que mais gostaram e indiquem o que fariam de modo diferente. Algumas questões a seguir podem orientar essa conversa.
1. Como foi seu desempenho no trabalho desenvolvido? Você participou efetivamente das atividades propostas?
2. Durante o trabalho em grupo, você respeitou seus colegas? Ajudou quando alguém precisou de auxílio?
3. Ao usar o Street View, você percebeu algum ponto positivo ou negativo que ainda não havia notado no bairro da escola?
4. Converse com o professor e os colegas sobre a importância do que aprendeu com esse projeto e sobre como isso repercutiu na comunidade.