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UNIDADE
8
Algumas representações no plano cartesiano
Agora vamos estudar...
- medida da distância entre dois pontos no plano cartesiano;
- ponto médio de um segmento de reta;
- medida do perímetro e da área de figuras planas construídas no plano cartesiano.
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Medida da distância entre dois pontos no plano cartesiano
Imagine um plano cartesiano construído em uma malha quadriculada na qual estão indicados os pontos A e B, cujas coordenadas são diferentes. Considerando como unidade de medida o comprimento de cada lado dos quadradinhos da malha, traçamos um segmento AB que une os pontos A e B. A medida do comprimento desse segmento é igual à medida da distância entre os pontos A e B.
A seguir, vamos calcular a medida da distância entre dois pontos no plano cartesiano. Para isso, analisaremos inicialmente dois casos.
Abscissas iguais
Atenção!
Nos planos cartesianos apresentados, considere como unidade de medida o comprimento de cada lado dos quadradinhos da malha.
Os pontos A e B têm abscissas iguais. Nesse caso, a medida da distância entre esses pontos é dada por , ou seja, 6 unidades de comprimento ().
Ordenadas iguais
Os pontos C e D têm ordenadas iguais. Nesse caso, a medida da distância entre esses pontos é dada por , ou seja,
E como fazer para determinar a medida da distância entre dois pontos que têm abscissas e ordenadas respectivamente diferentes?
Nesses casos, podemos utilizar o teorema de Pitágoras, assunto que você estudou na unidade 6 deste volume.
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Como exemplo, vamos calcular a medida da distância entre os pontos e no plano cartesiano. Para isso, vamos construir inicialmente um plano cartesiano na malha quadriculada, indicar esses pontos e traçar o segmento EF, cuja medida do comprimento é igual à medida da distância entre os pontos E e F.
Note que não é possível contar quantas unidades de comprimento há entre E e F, mas podemos determinar quantas unidades têm a projeção de no eixo x e no eixo y.
Indicando no plano cartesiano o ponto G, de forma que seja paralelo ao eixo x e que seja paralelo ao eixo y, obtemos o triângulo retângulo EFG, cujos catetos medem 4 e 3 unidades de comprimento.
Assim, para determinar a medida da distância entre E e F, calculamos a medida do comprimento da hipotenusa do triângulo retângulo EFG usando o teorema de Pitágoras.
Portanto, a medida da distância entre os pontos E e F é 5 u.c.
Questão 1. Apresentamos, anteriormente, um caso em que foi necessário utilizar o teorema de Pitágoras para determinar a medida da distância entre dois pontos no plano cartesiano e casos em que o teorema não foi necessário. Explique a um colega por que isso ocorreu.
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Medida da área e do perímetro de figuras planas construídas no plano cartesiano
De acordo com o que foi estudado até agora, vamos determinar a medida do perímetro e a medida da área de polígonos no plano cartesiano.
A seguir, apresentamos um retângulo e um triângulo retângulo no plano cartesiano.
Atenção!
Note que as coordenadas dos vértices do retângulo são , , e e as coordenadas dos vértices do triângulo são , e .
Para calcular a medida do perímetro do triângulo, por exemplo, vamos determinar inicialmente a medida do comprimento de todos os lados.
Agora, calculamos a medida do perímetro P.
Conhecendo a medida do comprimento dos lados EF e EG, podemos calcular a medida da área A do triângulo retângulo da seguinte maneira:
Portanto, a medida do perímetro e a medida da área do triângulo são u.c. e 12 u.a. (unidades de área), respectivamente.
Questão 2. Utilizando os mesmos procedimentos apresentados, determine em seu caderno a medida da área e a medida do perímetro do retângulo representado no plano cartesiano.
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Ponto médio de um segmento de reta
Analise o que Fábio está falando.
No plano cartesiano a seguir, está representado o segmento AB e seu ponto médio M.
Quais são as coordenadas do ponto médio M do segmento AB?
Para responder a essa pergunta, vamos considerar as projeções do segmento AB nos eixos x e y e fazer a seguinte análise.
- Em relação ao eixo x, o valor 2 divide a projeção de em dois segmentos congruentes.
- Em relação ao eixo y, o valor 2,5 divide a projeção de em dois segmentos congruentes.
Portanto, as coordenadas do ponto médio do segmento AB são .
Questão 3. No caderno, determine as coordenadas do ponto médio do segmento CD indicado no plano cartesiano a seguir.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. No plano cartesiano a seguir, foram dispostos alguns pontos.
a) Determine as coordenadas desses pontos.
b) Calcule a medida da distância entre a origem e cada um desses pontos.
2. Calcule a medida do perímetro de cada polígono a seguir.
3. Sabendo que são as coordenadas do ponto médio de e , determine a medida do comprimento do segmento .
4. A seguir, estão representados dois polígonos no plano cartesiano.
Calcule:
a) a medida do perímetro de cada polígono.
b) a medida da área de cada polígono.
5. Analise o polígono a seguir.
Agora, pense em uma estratégia para calcular a medida da área desse polígono e calcule essa medida.
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6. Considere o triângulo a seguir.
a) O triângulo é isósceles?
b) Determine as coordenadas dos pontos , e sabendo que:
- é o ponto médio do lado .
- é o ponto médio do lado .
- é o ponto médio do lado .
c) O triângulo é isósceles?
d) Calcule a medida da área e do perímetro dos triângulos e .
7. Os pontos , e são vértices de um triângulo em um plano cartesiano. Sabendo que esse triângulo é retângulo em B, responda às questões.
a) Esse triângulo é isósceles?
b) Calcule as medidas do perímetro e da área desse triângulo.
8. Se é a mediana relativa ao lado , calcule a medida do comprimento de .
Atenção!
Lembre-se de que a mediana é o segmento de reta em que uma das extremidades é um vértice do triângulo e a outra é o ponto médio do lado oposto a esse vértice. Sendo assim, para resolver esse problema, é necessário determinar inicialmente as coordenadas do ponto médio M do lado e, depois, calcular a medida da distância entre o vértice A do triângulo e o ponto médio do lado obtido.
9. As localizações das casas de Alice e Bianca foram representadas pelos pontos A e B, respectivamente, no plano cartesiano a seguir.
Se a escola em que elas estudam fica no ponto médio entre suas casas, calcule as coordenadas do ponto que representa a localização da escola nesse plano cartesiano.
10. Construa um plano cartesiano em uma malha quadriculada e elabore o enunciado de um problema que envolva o ponto médio de um segmento. Depois, troque com um colega para que ele o resolva. Por último, juntos, verifiquem se as respostas dos problemas estão corretas.
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Alguns pontos foram marcados no plano cartesiano a seguir.
Calcule a medida da distância entre:
a) os pontos A e B.
b) os pontos A e C.
2. Determine as coordenadas do ponto médio de cada segmento de reta representado no plano cartesiano a seguir.
3. Analise o paralelogramo a seguir.
a) Calcule a medida do comprimento das diagonais desse paralelogramo.
b) Calcule a medida da área desse paralelogramo.
4. Determine a medida da distância do ponto até o ponto:
a) .
b) .
c) .
5. Considerando os pontos A, B, C e D da atividade anterior, determine as coordenadas do ponto médio de , , e .