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Resoluções - parte 3
Unidade 5
Produtos notáveis, fatoração de polinômios e equações do 2º grau
Atividades
1. a ) Considerando um quadrado com o comprimento do lado medindo , temos:
Logo, representa a medida da área desse quadrado, que, pela figura geométrica, é igual a .
Portanto, .
b) Considerando um quadrado com o comprimento do lado medindo , temos:
Portanto, representa a medida da área desse quadrado, que, pela figura geométrica, é igual a:
Portanto, .
c) Considerando um quadrado com o comprimento do lado medindo , temos:
Logo, representa a medida da área desse quadrado, que, pela figura geométrica, é igual a .
Portanto, .
2. Calculando o trinômio que representa a medida da área de cada um dos quadrados, temos:
A.
Portanto, a medida da área desse quadrado é igual a .
B.
Portanto, a medida da área desse quadrado é igual a .
3. Considerando um quadrado com o comprimento do lado medindo , temos:
Logo, representa a medida da área desse quadrado, que, pela figura geométrica, é igual a .
Portanto, .
4. Desenvolvendo os produtos notáveis e substituindo cada pelo valor adequado, temos:
a) , pois .
b) , pois .
c) , pois .
d) , pois .
e) , pois .
f) , pois .
5. Escrevendo os produtos notáveis na forma de trinômio quadrado perfeito, temos:
a) .
b) .
c) .
d) .
e) .
6. Desenvolvendo os produtos notáveis e substituindo cada pelo valor adequado, temos:
a) , pois .
b) e , pois .
c) , e , pois .
7. Desenvolvendo os produtos notáveis e utilizando a regra do quadrado da diferença de dois termos, temos:
a) .
b) .
c) .
d) .
8. Simplificando cada uma das expressões, temos:
a)
Logo, .
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b)
Logo,
.
9. a ) A medida do comprimento do lado do quadrado amarelo é igual a .
Assim, a medida da área desse quadrado é igual a .
Portanto, é um trinômio quadrado perfeito.
b) Para e , a medida da área:
de cada retângulo roxo , ou seja, ;
do quadrado verde , ou seja, ;
do quadrado amarelo , ou seja, .
c) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Qual é a medida da área do quadrado verde? Resposta: .
10. Desenvolvendo os produtos notáveis e substituindo cada pelo valor adequado, temos:
a) , pois .
b) , pois .
c) , pois .
11. Escrevendo a diferença de quadrados utilizando a regra do produto da soma pela diferença de dois termos, temos:
a)
b)
c)
12. Simplificando as expressões algébricas, temos:
a)
b)
13. a ) Inicialmente, a figura geométrica era um quadrado de lado a com medida de área igual .
Como Jorge recortou um quadrado de lado b, a medida da área recortada é igual a .
Portanto, o polinômio que representa a medida da área da cartolina que sobrou é igual a .
b) A medida da área do pedaço de cartolina que sobrou é igual a .
Sabendo que e , temos:
Logo, a medida da área do pedaço de cartolina que sobrou é igual a .
14. Resolvendo cada um dos itens da segunda coluna, temos:
1. , logo B–1;
2. , logo D–2;
3. , logo A–3;
4. , logo C–4.
Assim, A–3; B–1; C–4; D–2.
15. Colocando cada um dos fatores comuns em evidência, temos:
a)
b)
c)
d)
16. Fatorando os polinômios e substituindo cada pelo valor adequado, temos:
a) , pois .
b) , pois .
c) , pois .
17. Fatorando os polinômios por agrupamento, temos:
a)
b)
c)
18. Fatorando os trinômios quadrados perfeitos em cada um dos itens, temos:
a)
b)
c)
d)
19. Fatorando as diferenças de quadrados, temos:
a)
b)
c)
d)
20. a ) Não. A quarta expressão foi fatorada de maneira incorreta.
b) Copiando a expressão e fatorando corretamente, temos:
21. Desenvolvendo os produtos notáveis ou fatorando polinômios, e substituindo cada pelo valor adequado, temos:
a) , pois .
b) , pois .
c) ; , pois .
d) ; ; , pois .
e) ; ; ; , pois .
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22. Os três trinômios quadrados perfeitos podem ser escritos e fatorados da seguinte forma:
;
;
.
23. Para responder a essa atividade, devemos fatorar os polinômios mais de uma vez, assim:
a)
b)
c)
d)
Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que o estudante explique para o colega que, em uma equação do 1º grau, o maior expoente da incógnita é o 1, enquanto na equação do 2º grau, o maior expoente da incógnita é o 2.
Questão 2. No quadro 1, as equações do 2º grau são completas do tipo , em que , e .
No quadro 2, as equações do 2º grau são incompletas do tipo , em que , e .
No quadro 3, as equações do 2º grau são incompletas do tipo , em que , e .
No quadro 4, as equações do 2º grau são incompletas do tipo , em que , e .
Atividades
24. São equações do 1º grau: ; ; ; .
São equações do 2º grau: ; ; ; .
25. No quadrado A, a medida do comprimento do lado é e a medida da área é .
Substituindo esse valor na fórmula do cálculo da medida de área de um quadrado, temos , ou seja, .
Assim, , logo a medida do comprimento é igual a .
No quadrado B, a medida do comprimento do lado é e a medida da área é .
Substituindo esse valor na fórmula do cálculo da medida de área de um quadrado, temos , ou seja, .
Assim, , ou seja, , logo a medida do comprimento é igual a .
26. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
a) e
b) e
c) e
27. As respostas dependem das equações escritas pelos estudantes na atividade anterior.
Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
a) ; ; e ; ;
b) ; ; e ; ;
c) ; ; e ; ;
28. No quadro A, a equação é . No quadro B, a equação é .
29. a ) A medida do perímetro dessa sala é dada pelo polinômio .
Assim, . Portanto, a equação é .
b) A equação é incompleta, pois o coeficiente é igual a zero, ou seja, não tem o termo com x.
c) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Considerando a figura que representa a planta baixa dessa sala e sabendo que a medida de sua área é , determine o valor de . Resposta: .
30. a ) ; e
b) ; e
c) ; e
d) ; e
e) ; e
f) ; e
31. a ) A medida da área do triângulo é dada por:
A medida da área do quadrado é dada por:
A medida da área do retângulo é dada por:
Como a medida da área do triângulo é igual à medida da área do quadrado mais a medida da área do retângulo, temos:
Escrevendo-a na forma reduzida, obtemos .
b) A equação é completa. Seus coeficientes são: ; ; .
32. Escrevendo cada uma das equações, temos:
a) e, em sua forma reduzida: .
b) e, em sua forma reduzida: .
c) e, na forma reduzida: .
d) e, na forma reduzida: .
Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
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a) O quadrado de um número mais seu dobro é igual a 8. Resposta:
b) A medida da área de um quadrado cujo comprimento do lado mede é 40. Resposta:
c) A diferença entre o quadrado de um número e o seu triplo é igual a 70. Resposta:
33. Como , e , então: ; ; . Assim, a equação é .
34. a ) Para que a equação seja do 2º grau, o coeficiente de deve ser diferente de zero.
Assim, , isto é, .
b) Para que a equação seja do 2º grau completa, o coeficiente de deve ser diferente de zero. Assim, , isto é, .
c) Para que a equação seja do 2º grau incompleta, o coeficiente do termo independente de deve ser igual a zero. Assim, , isto é, .
Questão 3. Resposta: Espera-se que os estudantes verifiquem que Luca Pacioli teve várias contribuições para a Matemática, entre elas, Contabilidade, Aritmética e equações do 2º grau.
Atividades
35. Escrevendo as equações no tipo e reorganizando-as, quando necessário, para , ao fazer os cálculos, temos:
a) , logo e ;
b) , assim , logo e ;
c) , assim , logo e ;
d) , assim , logo e ;
e) , assim , logo e ;
f) , assim , logo e .
36. a ) Se , então . Assim, ou .
b) Se , então . Assim, ou .
c) Se , logo , então . Assim, ou .
37. Escrevendo uma equação para cada um dos itens, temos:
a) , logo esse número é ou .
b) , logo e, como a quantia não pode ser um número negativo, . Portanto, essa quantia é igual a R$ 21,00.
38. Calculando, primeiro, a medida da área do retângulo, temos .
Assim, , ou seja, , logo .
Portanto, as medidas das dimensões desse retângulo são de largura e de comprimento.
39. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Uma piscina é coberta por uma lona retangular com de medida de área. A medida do comprimento da lona é o dobro da medida da largura. Quais são as medidas das dimensões da lona? Resposta: As medidas das dimensões da lona são de largura e de comprimento.
40. As equações que não tem raízes reais são:
A, pois resulta em ;
D, pois resulta em ;
E, pois resulta em .
41. Espera-se que os estudantes concluam que as equações desse tipo podem ter uma (caso em que as duas raízes são iguais), duas ou nenhuma raiz. Quanto à relação entre as raízes, quando existir, espera-se que eles concluam que elas podem ser iguais ou opostas.
42. A medida da área de cada quadrado é igual a . Assim, , ou seja, .
Como a medida do comprimento do lado não deve ser um valor negativo, a medida do comprimento do lado de cada quadrado é igual a .
43. Como o quadrado e o triângulo equilátero têm um lado comum, a medida do comprimento do lado do quadrado é igual a . Dessa maneira, , isto é, .
Logo, .
Calculando a medida do perímetro da figura, temos .
Portanto, a medida do perímetro da figura é igual a .
44. Cada uma das equações a seguir é do tipo , nesse caso, o x é o fator comum aos dois termos. Logo, vamos reescrever a equação colocando o x em evidência para, em seguida, determinar suas raízes.
a) , as raízes são e .
b) , as raízes são e .
c) , as raízes são e .
d) , as raízes são e .
e) , as raízes são e .
f) , as raízes são e .
g) , as raízes são e .
h) , as raízes são e .
45. Espera-se que os estudantes percebam que as equações do 2º grau desse tipo têm duas raízes reais: uma igual a zero e outra diferente de zero.
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46. Como a equação é incompleta do tipo , ela tem uma raiz igual a zero e outra diferente de zero, ou seja, . Logo, as raízes são 0 e , sendo uma raiz nula e uma negativa. Portanto, a alternativa correta é a b.
47. a ) As medidas dos volumes dos sólidos apresentados, são:
medida do volume do cubo: ;
medida do volume do paralelepípedo:
.
Como as medidas dos volumes são iguais, então:
, ou seja, .
Resolvendo essa equação, temos:
Assim, ou .
Portanto, as medidas dos comprimentos das arestas do cubo são iguais a e as medidas dos comprimentos das arestas do paralelepípedo são iguais a , e .
b) Como as figuras têm a mesma medida de volume, o volume de ambas as figuras mede .
48. Utilizando o teorema de Tales em ambos os itens da atividade, temos:
A. , ou seja, . Assim, , isto é, .
B. , logo , ou seja, . Assim, e, portanto, .
49. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: O retângulo e o triângulo representados na atividade têm a mesma medida de área. Determine o valor de . Resposta: .
Questão 4. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Espera-se que os estudantes verifiquem que Al-Khwarizmi teve várias contribuições para a Matemática e para a Física, entre elas, a escrita de tabelas astronômicas, tratados sobre o relógio de Sol e o desenvolvimento da Álgebra e da Aritmética.
Atividades
50. Fatorando o 1º membro de cada equação para em seguida resolvê-la, temos:
a)
Resolvendo a equação fatorada , obtemos:
b)
Resolvendo a equação fatorada , obtemos:
c)
Resolvendo a equação fatorada , obtemos:
d)
Resolvendo a equação fatorada , obtemos:
e)
Resolvendo a equação fatorada , obtemos:
51. a ) Isolando o termo independente na equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
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Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
b) Isolando o termo independente da equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
c) Isolando o termo independente da equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
d) Isolando o termo independente da equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
e) Isolando o termo independente da equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
f) Isolando o termo independente da equação, temos . Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , assim as raízes da equação são:
, ou seja,
, ou seja, .
52. De acordo com a representação do primeiro e do segundo membro da equação, temos:
Resolvendo-a pelo método de completar quadrado:
, ou seja,
, ou seja, .
Como o valor de y representa uma das medidas dos lados do quadrado, então .
53. Substituindo os coeficientes na fórmula resolutiva, temos:
a) , ou seja, e .
b) , assim , ou seja, e .
c) , assim , ou seja, e .
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d) , ou seja,
e .
e) , assim , ou seja, e .
f) , assim , ou seja, e .
54. Resolvendo a equação pela fórmula resolutiva, temos:
, assim , ou seja, e .
Assim, Paula tem 15 anos, pois é a mais velha, e Henrique tem 11 anos.
55. a ) Realizando os cálculos:
Escrevendo na forma reduzida, obtemos . Resolvendo a equação, obtemos:
Portanto, as raízes da equação são e .
b) Realizando os cálculos:
Escrevendo na forma reduzida, obtemos .
Resolvendo a equação, obtemos:
Portanto, as raízes da equação são e .
c) Realizando os cálculos:
Escrevendo na forma reduzida, obtemos .
Resolvendo a equação, obtemos:
Portanto, as raízes da equação são e .
d) Realizando os cálculos:
Escrevendo na forma reduzida, obtemos .
Resolvendo a equação, obtemos:
Portanto, as raízes da equação são e .
56. A. A medida da área do retângulo é dada por .
Assim, temos , resolvendo-a:
As raízes da equação são e .
Como x representa a medida do lado de um retângulo, segue que . Desse modo, os lados desse retângulo medem respectivamente e , pois e .
Portanto, o perímetro dessa figura mede , ou seja, .
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B. A medida da área do triângulo é dada por
.
Assim, temos:
Resolvendo a equação:
As raízes da equação são e .
Como x representa a medida do lado de um triângulo, segue que . Desse modo, o comprimento dos lados desse triângulo medem respectivamente , e , pois , e .
Portanto, o perímetro dessa figura mede , ou seja, .
57. a ) Calculando a medida do perímetro do triângulo, temos .
Assim, uma equação que possibilite calcular o valor de x é , ou seja, .
b) A medida da área do triângulo é dada por
.
Assim, , ou seja, .
c) A equação obtida no item b é do 2º grau.
d) Resolvendo a equação:
As raízes da equação são e .
Como x representa a medida do lado de um triângulo, segue que .
Assim, as medidas dos comprimentos dos lados do triângulo são: , e .
58. Resolvendo a equação , temos:
As raízes da equação são e .
Como , a alternativa correta é a c.
59. Considerando os dois números consecutivos como e , temos:
Assim, ou .
Portanto, os números procurados são e ou e .
60. Pelo teorema de Tales, temos , ou seja, ou, ainda, . Resolvendo essa equação, temos:
ou , isto é, ou
Portanto, .
61. Ao resolver a equação , temos:
Assim, as raízes da equação são e .
Como representa a quantidade de lados do polígono, concluímos que .
Logo, esse polígono tem 7 lados.
62. A medida da área da planificação desse paralelepípedo é dada por , ou seja, .
Assim, .
Portanto, a medida do volume desse paralelepípedo é igual a , isto é, .
63. a ) A equação é , ou seja, .
Resolvendo-a:
Assim, temos e .
b) A equação é , ou seja, .
Resolvendo-a:
Assim, temos e .
64. A medida da área depois do aumento passará a ser .
Assim, , ou seja, .
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Resolvendo essa equação:
Assim e .
Consideramos , pois representa uma medida de comprimento, em metros.
Portanto, .
65. Utilizando a fórmula, temos:
a) , logo , encontramos ou .
Portanto, esse polígono tem 8 lados.
b) , logo , encontramos ou .
Portanto, esse polígono tem 10 lados.
c) , logo , encontramos ou .
Portanto, esse polígono tem 13 lados.
d) , logo , encontramos ou .
Portanto, esse polígono tem 15 lados.
66. Indicando os dois números consecutivos como sendo e , verificamos que , ou seja, .
Assim, ou .
Portanto, os números procurados são e ou e .
67. a ) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são e .
b) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são e .
c) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são e .
d) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são , com , e , com .
e) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são e .
f) Resolvendo a equação :
Assim, as raízes da equação são
e .
68. a ) Calculando o mmc entre os denominadores da equação: . Assim:
Resolvendo a equação, obtemos e .
Como os valores obtidos são diferentes de 0, as raízes da equação são e .
b) Calculando o mmc entre os denominadores da equação, obtemos x. Assim:
Essa equação não tem raízes reais.
c) Calculando o mmc entre os denominadores da equação: . Assim:
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Resolvendo essa equação, obtemos .
Como os valores obtidos são diferentes de , as raízes da equação são .
d) Calculando o mm entre os denominadores da equação: . Assim:
Resolvendo essa equação, obtemos e .
Como os valores obtidos são diferentes de 0 e de 2, as raízes da equação são e .
e) Calculando o mmc entre os denominadores da equação: . Assim:
Essa equação não tem raízes reais.
f) Resposta no final da seção Resoluções.
g) Resposta no final da seção Resoluções.
69. a ) Como 2 é uma raiz, temos , ou seja, .
Assim, a equação é , logo a outra raiz é .
B. Substituindo por , temos , ou seja, .
Assim, a equação é e a outra raiz é .
70. Resolvendo a equação , temos:
Assim, ou .
71. a ) Resolvendo a equação, temos:
Resolvendo essa equação, obtemos e .
Como x representa a quantidade de pessoas, consideramos .
Portanto, 4 pessoas distribuíram os panfletos.
b) A quantidade de panfletos distribuídos por cada pessoa é dada por , isto é, cada pessoa distribuiu 21 panfletos.
72. a ) Temos .
A equação tem duas raízes reais diferentes. Resolvendo a equação:
, assim e .
b) Temos . A equação não tem raízes reais.
c) Temos .
A equação tem duas raízes reais diferentes. Resolvendo a equação:
, assim e .
d) Temos .
A equação tem duas raízes reais iguais. Resolvendo a equação:
, assim .
73. Utilizando as relações de soma e produto, temos:
a) e .
b) e .
c) e .
d) e .
74. a ) Como , a equação terá duas raízes reais iguais quando , isto é, .
b) A equação não terá raízes reais se , isto é, quando .
75. a ) Como e , as raízes são e .
b) Como e , as raízes são e .
c) Como e , as raízes são e .
76. De acordo com as raízes apresentadas, temos:
a) e , assim a equação é .
b) e , assim a equação é .
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c) e , assim a equação é .
d) e , assim a equação é .
77. Como e , a forma fatorada da equação é .
Assim, temos e . Logo, .
Portanto, a raiz da equação é igual a 5.
78. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
a) Uma das raízes da equação é . Utilizando a forma fatorada, determine a outra raiz. Resposta: .
b) Uma das raízes da equação é . Utilizando a forma fatorada, determine a outra raiz. Resposta: .
79. a ) Como e , temos .
b) Como e , temos .
c) Como e , temos .
O que eu estudei?
1. Escrevendo a medida da área do quadrado roxo, temos .
Desenvolvendo esse produto notável, temos .
Portanto, a medida da área do quadrado roxo é igual a .
2. Escrevendo a forma fatorada dos polinômios da primeira coluna, temos:
A. , logo A–3;
B. , logo B–2;
C. , logo C–1.
3. a ) , pois .
b) ; , pois .
c) ; , pois .
4. Indicando por x a idade de João, a idade de José será .
Assim, temos , ou seja, .
5. a ) A medida da área do paralelogramo é .
A medida de seu perímetro é
.
Como essas medidas são iguais, temos
, isto é, .
b) A equação é incompleta. Seus coeficientes são:
, e .
6. Como o cubo tem 6 faces quadradas e, nesse caso, as medidas de suas arestas têm comprimento igual a x, a equação que representa a situação é .
Resolvendo essa equação, encontramos e .
Portanto, a medida do comprimento de cada aresta do cubo é igual a .
7. Indicando a quantia que Guilherme tinha de , de acordo com a dica, temos . Escrevendo essa equação em sua forma reduzida: .
Resolvendo-a:
ou , assim ou
Portanto, , isto é, Guilherme tinha R$ 14,00 na carteira.
8. Considerando os três números naturais consecutivos como , e , temos:
, isto é, .
Fatorando essa equação, temos .
Resolvendo a equação, encontramos as raízes , e , mas apenas o resultado de torna os três números naturais (1; 2; 3).
Assim, a soma dos seus quadrados será .
Portanto, a alternativa correta é a a.
9. a ) Representando a medida da largura do terreno por , a medida do comprimento será .
Assim, , ou seja, .
b) Isolando o termo independente na equação, temos .
Como , obtemos:
Para que a expressão seja um trinômio quadrado perfeito, acrescentamos aos dois membros da equação, assim:
Fatorando o 1º membro da equação: , as raízes dela são:
, ou seja, e , logo .
Como x representa a medida da largura de um terreno, .
Portanto, a medida da largura do terreno é igual a e a medida do comprimento é .
10. A medida da área do jardim é dada por .
Assim, temos , ou seja, .
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Nessa equação, temos ; ; .
Assim, .
Desse modo, as raízes da equação são:
e .
Como é uma medida de comprimento, logo .
Portanto, .
A medida do comprimento da cerca é igual a , isto é, .
11. De acordo com o enunciado da atividade, podemos escrever:
, ou seja, .
Logo, .
Dividindo a equação por 2, obtemos .
Resolvendo essa equação, temos:
; ;
Assim,
Portanto, as raízes da equação são e .
Como é uma medida de comprimento, logo .
Portanto, .
12. Pelo enunciado, temos , isto é, .
Resolvendo essa equação, temos:
; ;
Assim,
Portanto, as raízes da equação são e .
Logo, , ou seja, o avô de Júlia nasceu no ano de 1936 e em 1980 ele completou 44 anos.
Em 2006, ele completou 70 anos.
Portanto, a alternativa correta é a d.
13. Como as raízes da equação são iguais a e , temos:
Como e , então .
.
Como e , então:
Portanto, a alternativa correta é a b.
14. a ) De acordo com a atividade, podemos escrever a seguinte equação:
, com .
b) Escrevendo a equação do item a na forma reduzida, temos:
Resolvendo a equação:
Assim, . Portanto, Eduardo pensou no número 8.
15. Representando a quantidade de táxis por , temos:
Escrevendo-a na forma reduzida:
Resolvendo essa equação, obtemos:
As raízes dessa equação são e .
Assim, temos , ou seja, na frota, há 16 táxis.
16. O produto das raízes da equação é . Portanto, a alternativa correta é a c.
Unidade 6
Triângulo retângulo
Questão 1. Considerando os triângulos e , temos:
Consequentemente, .
Atividades
1. a ) Os triângulos que apresentam um de seus ângulos medindo , ou seja, os triângulos retângulos são , , e .
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b) No , temos:
Como é isósceles, , logo .
No , temos:
Logo, no , .
No , , assim:
Portanto, no , , e .
c) Nos triângulos, temos:
, , e
Logo, os triângulos apresentam um ângulo reto e um ângulo em comum, com isso, os triângulos , , e são semelhantes.
2. A. Para determinar o valor de b, calculamos:
Logo, .
Para determinar o valor de h, calculamos:
Logo, .
B. Para determinar os valores de a e h, calculamos:
Logo, .
Logo, .
C. Primeiro, calculamos os valores de m e n:
Logo, .
Como , temos:
Logo, .
E, para determinar o valor de h, calculamos:
Logo, .
D. Para determinar o valor de h, calculamos:
Logo, .
Para determinar o valor de m, fazemos:
Logo, .
3. Temos e . Substituindo b e c em e , temos os seguintes resultados:
e
Além disso, . Desse modo:
Logo, .
4. A. Como e , para determinar o valor de h, fazemos:
Logo, .
Página LXXXVI
Calculando a medida da área do triângulo, temos:
Logo, .
B. Como e , então:
Logo, .
Assim, . Calculando o valor de h, obtemos:
Logo, .
Calculando a medida da área do triângulo, temos:
Logo, .
C. Para determinar o valor de h, fazemos:
Como , calculando a medida da área, temos:
Logo, a área mede, aproximadamente, .
D. Como e , calculando o valor de a, temos:
Logo, .
Desse modo, , ou seja, .
Calculando o valor de h, obtemos:
, ou seja,
Calculando a medida da área:
Logo, a área mede aproximadamente .
E. Temos , e . Calculando o valor de m e n, obtemos:
, ou seja,
Assim, , isto é, .
Calculando o valor de h, temos:
, ou seja,
Calculando a medida da área, temos:
Logo, a área mede aproximadamente .
Questão 2. Temos e . Adicionando essas duas relações métricas, temos:
Como , fazemos:
Portanto, , o que demonstra esse teorema.
Questão 3. Utilizando o teorema de Pitágoras, temos:
Portanto, o triângulo indicado é um triângulo retângulo.
Atividades
5. Utilizando o teorema de Pitágoras, temos:
A.
Logo, .
B.
Logo, .
Página LXXXVII
C.
Logo, .
D.
Logo, .
E.
Logo, .
6. Para inserir os valores no Calc, fazemos:
1º. Nas células A1, B1 e C1, escreva "Cateto menor", "Cateto maior" e "Hipotenusa", respectivamente. Nessas colunas, serão exibidas as medidas dos comprimentos desses segmentos.
2º. Na célula C2, digite . Essa fórmula permite calcular a medida do comprimento da hipotenusa, dadas as medidas dos comprimentos dos catetos, informadas nas células A2 e B2.
Portanto, as medidas apresentadas nas alternativas a, b e e representam as medidas dos comprimentos dos lados de triângulos retângulos.
7. Em todos os itens, a diagonal do polígono representa a hipotenusa do triângulo retângulo e o:
polígono A é um quadrado cujo lado mede , assim:
Logo, o comprimento da diagonal mede .
polígono B é um quadrado cujo lado mede , assim:
Logo, o comprimento da diagonal mede .
polígono C é um retângulo cujos comprimento e a largura medem, respectivamente, e . Desse modo:
Logo, o comprimento da diagonal mede .
8. A. Como m representa a medida de um dos catetos, temos:
Logo, .
B. Como h representa a medida de um dos catetos, calculamos:
Logo, .
Calculando o valor de m, temos:
Logo, .
Assim, o valor de b é dado por:
Portanto, .
C. Para determinar o valor de n, calculamos:
Logo, .
Página LXXXVIII
E para determinar o valor de m, fazemos:
Logo, .
D. Para determinar o valor de h, calculamos:
Logo, .
Calculando o valor de m, temos:
Logo, .
Calculando o valor de b:
Portanto, .
9. Indicando a medida do outro cateto por x e realizando os cálculos, temos:
Logo, .
Calculando a medida da área:
Portanto, a área desse triângulo mede .
10. Como o triângulo é equilátero e o perímetro mede , o comprimento de cada um dos lados mede . A altura de um triângulo equilátero é a mediana relativa ao lado , assim:
Calculando a medida da altura , temos:
Portanto, o comprimento da altura desse triângulo mede, aproximadamente, .
11. Utilizando o teorema de Pitágoras para determinar a medida da largura do outro lado do terreno, indicando essa medida por x, temos:
Logo, .
Assim, fazemos:
Portanto, o perímetro desse terreno mede .
12. Podemos decompor o trapézio isósceles da seguinte maneira:
Calculando a medida do comprimento da base de cada triângulo retângulo, temos:
, ou seja,
Utilizando o teorema de Pitágoras para determinar a medida do comprimento do lado e indicando essa medida por x, temos:
Logo, o comprimento do lado mede .
Adicionando as medidas do comprimento dos lados, calculamos a medida do perímetro desse trapézio:
Portanto, o perímetro desse trapézio mede .
13. A face do cubo é um quadrado, ou seja, todos os lados têm a mesma medida. Como a diagonal mede , indicando a medida de comprimento de sua aresta por x, temos:
Página LXXXIX
Logo, o comprimento da aresta desse cubo mede .
Calculando a medida do volume do cubo:
Portanto, o volume desse cubo mede .
14. A. Calculando a medida do comprimento da altura:
Logo, o comprimento da altura mede .
Para determinar o valor de b, fazemos:
Ou seja, .
Temos , calculando o valor de c:
Ou seja, .
Assim, calculando a medida do perímetro, temos:
Portanto, o perímetro mede .
B. Calculando a medida de b:
Ou seja, .
Calculando a medida de m:
Ou seja, .
Desse modo, temos:
Logo, .
Calculando a medida de c:
, ou seja, .
Desse modo, calculando a medida do perímetro, temos:
Portanto, o perímetro mede .
15. a ) Como as diagonais do quadrado se cruzam no ponto médio de cada segmento, temos:
Logo, o comprimento de cada diagonal mede .
Indicando a medida do comprimento do lado do quadrado por x, como a medida da hipotenusa do triângulo mede , temos:
Portanto, o comprimento do lado desse quadrado mede .
b) Calculando a medida do perímetro desse quadrado, temos:
Logo, o perímetro mede .
c) Calculando a medida da área, temos:
Portanto, a área do triângulo mede .
16. A diagonal do retângulo representa a hipotenusa do triângulo retângulo formado por ela. Em cada item, usando as medidas dos catetos e indicando a medida da hipotenusa por x, temos:
a)
Portanto, o comprimento da diagonal desse retângulo mede .
b)
Página XC
Portanto, o comprimento da diagonal desse retângulo mede .
c)
Portanto, o comprimento da diagonal desse retângulo mede .
d)
Portanto, o comprimento da diagonal desse retângulo mede .
17. A. Para determinar a medida da altura, calculamos:
Logo, a altura mede .
Como a base desse triângulo mede, a medida da área é dada por:
Logo, a área mede .
Para determinar a medida do perímetro, precisamos calcular a medida dos outros lados. Assim, indicando-os por a e b e usando o teorema de Pitágoras, temos:
, ou seja,
, ou seja,
Assim, , ou seja, .
Portanto, o perímetro mede , a área mede e o comprimento da altura mede .
B. Para calcular a medida da base, precisamos determinar a medida de n. Assim:
, ou seja, .
Como , a medida da área é dada por:
Logo, a área mede .
Calculando a medida do comprimento do lado :
Ou seja, .
Logo, o perímetro mede:
Ou seja, .
Portanto, o perímetro mede , a área mede e o comprimento da altura do triângulo mede .
18. a ) Calculando a medida do comprimento da parte da escada que está apoiada até a sua base e indicando essa medida por x, temos:
Ou seja, x mede aproximadamente .
Portanto, o comprimento aproximado da escada mede.
b) Para que o topo da escada coincida com o topo do muro, a medida do comprimento total da escada representará a hipotenusa. Indicando a medida da distância entre a base da escada e o muro por x, temos:
Portanto, para que o topo da escada coincida com o topo do muro, a base da escada deve estar a, aproximadamente, de distância do muro.
19. Indicando a medida do comprimento do cabo de aço por x e calculando a medida de seu comprimento, temos:
Ou seja, x mede .
Página XCI
Como foram utilizados 4 cabos de aço com mesma medida de comprimento, temos:
Portanto, foram utilizados de cabo de aço para sustentar essa torre.
20. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
Determine a medida do comprimento do segmento .
Resposta: .
21. De acordo com a imagem, é um triângulo retângulo. Calculando, inicialmente, a medida do comprimento do lado , temos:
Ou seja, .
Calculando a medida do comprimento do lado , temos:
, ou seja, .
Assim, calculando a medida do perímetro desse quadrilátero, temos:
Portanto, o perímetro mede .
22. Determinando, inicialmente, as raízes da equação , temos:
Assim, e .
Logo, as raízes da equação são e .
Como as raízes da equação correspondem às medidas dos catetos de um triângulo retângulo, em centímetros, temos e .
Calculando a medida da hipotenusa:
Ou seja, a mede .
Calculando a medida do perímetro desse triângulo, temos:
Portanto, o perímetro mede .
23. De acordo com a figura desenhada por Aroldo, temos: . Assim:
(I)
Além disso, podemos escrever (II)
Substituindo I em II, temos:
Como o lado do quadrado maior mede a, a sua área mede.
Portanto, a alternativa c está correta.
24. A medida do segmento representa a hipotenusa do triângulo retângulo . Nesse triângulo, o cateto mede , pois representa a medida da aresta do cubo. O outro cateto é a metade da diagonal do quadrado . Realizando os cálculos, temos:
Logo, a metade da diagonal desse quadrado mede .
Agora, vamos usar o teorema de Pitágoras para determinar a medida do segmento :
, ou seja, .
Portanto, a alternativa correta é a c.
O que eu estudei?
1. A. Inicialmente, calculamos a medida da projeção ortogonal do cateto . Assim:
Ou seja, m mede .
Calculando a medida de x, temos:
Ou seja, .
Página XCII
B. Determinando a medida de c:
Ou seja, .
Para obter o valor de a, fazemos:
Ou seja, m mede .
Assim:
Ou seja, .
O valor de b é dado por:
Ou seja, .
C. Calculando a medida de y, temos:
Ou seja, .
Calculando o valor de x:
Ou seja, .
D. Para determinar a medida da altura, fazemos:
Ou seja, .
Calculando o valor da medida de b, temos:
Ou seja, .
Calculando o valor de c, temos:
Ou seja, .
2. Calculando a medida de h, temos:
Portanto, o comprimento da altura mede .
3. Realizando os cálculos, temos:
:
Assim,
Ou seja, .
:
Assim:
Ou seja, .
: . Assim:
Ou seja, .
Completando o quadro, temos:
Triângulo |
Medida do comprimento |
||
---|---|---|---|
cateto |
cateto |
hipotenusa |
|
4. O quadrado ABCD pode ser decomposto em seis triângulos retângulos. Considerando, incialmente, a medida dos catetos e indicando por x a medida do cateto , o quadrado contém o lado do triângulo , cuja medida de comprimento é igual a . Assim:
Calculando a medida da área do triângulo , temos:
, ou seja,
Como a medida do triângulo corresponde ao dobro da medida da área do triângulo , sua medida de área é igual a .