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Resoluções - parte 4
Unidade 7
Estatística e probabilidade
Atividades
1. a ) O grupo que apresenta a maior quantidade de espécies em extinção é o dos peixes, com 409 espécies ameaçadas. O grupo que apresenta a menor quantidade de espécies em extinção é o dos anfíbios, com 41 espécies ameaçadas.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que sim, pois a preservação de animais é importante para manter o equilíbrio da natureza.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam, após pesquisar, quais animais, dentro dos grupos, estão correndo risco de extinção e entendam que isso ocorre em razão da destruição dos hábitats naturais, das mudanças climáticas, da poluição e da caça predatória. Além disso, espera-se que reconheçam a importância de preservar os animais em risco pois, assim, mantém-se o equilíbrio de ecossistemas. Quanto às atitudes que podem ser tomadas, espera-se que eles compreendam que é possível proteger animais ameaçados respeitando locais de proteção, conscientizando as pessoas sobre a importância da preservação, evitando a poluição e o desmatamento, entre outras ações.
d) Resposta pessoal. Com essa questão, espera-se que os estudantes se conscientizem da importância de preservar os animais em extinção.
e) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apresentem fotos do animal escolhido e comentem sobre a importância de preservá-lo.
2. a ) Do total de entrevistados, 62,6% sempre reciclam e 23% reciclam de vez em quando.
b) I.
Portanto, 313 pessoas sempre reciclam.
II.
Portanto, 72 pessoas não reciclam.
III.
Portanto, 115 pessoas reciclam de vez em quando.
3. a ) A ação teve o maior preço no dia 5/5 e o menor preço ocorreu no dia 7/5.
b) De 2/5 a 4/5, o preço da ação aumentou. Para determinar em quantos reais o preço aumentou, fazemos:
Portanto, de 2/5 a 4/5, o preço da ação aumentou R$ 0,63.
c) Para calcular a variação de preço entre os dias 4/5 e 7/5, fazemos:
Portanto, a variação de preço foi de .
4. a ) Sugestão de resposta: o gráfico de linhas, pois ele apresenta a evolução no consumo no período desejado por Amanda.
b) I. O consumo de energia na casa de Amanda aumentou
de novembro para dezembro de 2023.
II. O maior consumo de energia elétrica ocorreu no mês de julho.
5. Sugestões de resposta: Situação A: gráfico de setores, pois permite a comparação dos dados com o todo; Situação B: gráfico de linhas, pois possibilita o acompanhamento da evolução do preço do produto; Situação C: gráfico de colunas, pois propicia a comparação dos dados entre si.
Questão 1. Para calcular a medida da massa média dos jogadores do time B, fazemos:
Portanto, a massa média dos jogadores do time B mede .
Questão 2. A mediana das medidas de massa dos jogadores do time B é dada por:
Portanto, a mediana das medidas de massa dos jogadores do time B é .
Atividades
6. a ) Para calcular a média de visitas por dia no período, fazemos:
Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 625 visitas diárias nesse período.
b) Para calcular a média de visitas por mês no período, inicialmente, convertemos 2.922 dias em meses. Para isso, fazemos:
Agora, calculamos a média de visitas por mês, ou seja:
Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 18.739 visitas mensais nesse período.
c) Para calcular a média de visitas por ano no período, inicialmente, convertemos 2.922 dias em anos. Para isso, fazemos:
Agora, calculamos a média de visitas por ano, ou seja:
Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 227.987 anuais nesse período.
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7. a ) A maior quantidade exportada foi em maio e a menor, em dezembro.
b) No mês de janeiro, a exportação foi menor do que a de fevereiro. Para calcular a diferença entre as quantidades exportadas, fazemos:
Portanto, a diferença entre as quantidades de mel exportadas entre os meses de janeiro e fevereiro é de .
c) Para calcular a média anual de exportação de mel, devemos adicionar os valores de todos os meses e dividir a soma obtida por 12, que é a quantidade de meses considerada. Assim:
Portanto, em média, foram exportados mensalmente de mel no Brasil.
d) A quantidade de mel exportada ficou abaixo da quantidade média exportada nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
e) Para calcular a mediana dos valores apresentados no gráfico, inicialmente, devemos organizá-los em rol. Nesse caso, obtemos:
6.235.436 (dezembro), 7.225.850 (novembro), 10.422.177 (outubro), 10.432.560 (agosto), 10.436.472 (julho), 10.753.433 (setembro), 13.662.850 (janeiro), 15.488.310 (fevereiro), 16.362.998 (março), 20.038.413 (junho), 20.710.951 (abril) e 21.481.635 (maio).
Os valores centrais são aqueles correspondentes aos meses de janeiro e setembro. Desse modo:
Portanto, a mediana dos valores apresentados é .
f) A exportação de mel entre os meses de setembro e dezembro de 2021 diminuiu. A exportação de mel entre os meses de março a maio de 2021 aumentou.
8. a ) Para calcular a quantidade média de pessoas morando em cada casa, fazemos:
Portanto, moram, em média, 4 pessoas por residência.
b) Sim, a moda é 6 pessoas. Esse número representa a quantidade de pessoas por residência que apresenta maior frequência no conjunto de dados, ou seja, a maioria das casas tem 6 moradores.
c) A mediana dos valores é 5 pessoas, pois, colocando os valores em ordem crescente, o valor 5 aparece nas duas posições centrais dos dados.
9. a ) A nota média dos estudantes do 9º ano A pode ser calculada adicionando todas as notas e dividindo a soma obtida pelo total de notas, ou seja:
Analogamente, a nota média dos estudantes do 9º ano B é dada por:
Portanto, a nota média dos estudantes do 9º ano A foi 7,1 e a dos estudantes do 9º B foi 5,6.
b) Os valores que mais aparecem em ambos os conjuntos de dados é 10. Portanto, a moda das notas dos estudantes do 9º ano A é 10 e a dos estudantes do 9º B também é 10.
c) Para determinarmos qual turma apresentou a menor dispersão entre as notas, calculamos a amplitude de cada um dos conjuntos de dados.
9º ano A:
9º ano B:
Como a amplitude das notas dos estudantes do 9º ano A é menor, concluímos que essa turma apresentou menor dispersão entre as notas.
10. a ) O piloto A.
b) Indicando por , , , e , respectivamente, a média da medida de tempo por volta dos pilotos A, B, C, D e E, temos:
, ou seja, .
, ou seja, .
, ou seja, .
, ou seja, .
, ou seja, .
c) O piloto A largará na 1ª posição, pois teve a menor média entre as voltas. O piloto E largará na 4ª posição, pois teve a 4ª menor média entre as voltas.
d) Para determinarmos qual piloto apresentou a menor dispersão entre as medidas de tempo em cada volta, calculamos a amplitude do conjunto de dados correspondente a cada piloto.
Piloto A: , ou seja, .
Piloto B: , ou seja, .
Piloto C: , ou seja, .
Piloto D: , ou seja, .
Piloto E: , ou seja, .
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Como a amplitude das medidas de tempo correspondente ao piloto C é a menor, concluímos que ele apresentou menor dispersão entre as medidas de tempo de cada volta.
11. a ) I. A moda dessa pesquisa para as mulheres é "Própria residência".
II. A moda dessa pesquisa para os homens é "Via pública ou outro local público".
III. Resposta pessoal. Com essa questão, espera-se que os estudantes se conscientizem da importância do combate à violência contra a mulher.
b) I. Resposta pessoal. Nessa questão, espera-se que os estudantes optem pelo gráfico de setores, pois ele facilita a comparação das partes com o todo.
II. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes optem pelo gráfico de colunas duplas.
Questão 3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que a intenção do gráfico é fazer a marca que publicou o gráfico parecer muito mais popular entre os consumidores.
Atividades
12. A. Fonte de pesquisa.
B. Legenda.
C. Ano da pesquisa.
D. Fonte de pesquisa.
E. Data.
13. a ) A escala do eixo vertical não está em proporção.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que o gráfico foi manipulado para parecer que a cidade recebe uma quantidade de turistas que falam inglês ou espanhol próxima à quantidade de turistas brasileiros.
14. a ) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que a fonte de pesquisa é importante na análise dos resultados expostos na tabela.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes compreendam que o proprietário da loja não divulgou a fonte de pesquisa, pois tinha a intenção de manipular os consumidores.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que as respostas foram dadas por pessoas que podem ser parciais e, nesse caso, seria necessário coletar informações com um grupo mais diverso.
15. a ) Pesquisa amostral, pois apenas uma parte da população em estudo foi entrevistada.
b) Pesquisa censitária, pois toda a população em estudo foi entrevistada.
c) Pesquisa amostral, pois apenas uma parte da população em estudo foi entrevistada.
16. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes optem pelo método de amostragem que julgarem mais pertinente, com base nas próprias experiências.
17. Amostragem probabilística, pois os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente.
18. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes sigam as etapas propostas na realização da pesquisa amostral.
19. Na resolução dessa atividade, considere o evento A "obter cara no primeiro lançamento" e o evento B "obter coroa no segundo lançamento".
a) .
b) .
c) Como os eventos A e B são independentes, temos .
Portanto, a probabilidade de obter cara no primeiro lançamento e coroa no segundo é .
20. Considere o evento G "obter a letra G no primeiro sorteio", o evento O "obter a letra O no segundo sorteio" e o evento L "obter a letra L no terceiro sorteio".
A probabilidade de ocorrer O, dado que ocorreu G, é .
A probabilidade de ocorrer L, dado que O e G ocorreram, é .
Portanto, a probabilidade de formar a palavra GOL, sorteando as letras nessa ordem, é dada por:
21. Considere o evento A "obter 5 ou 6 pontos no primeiro giro" e o evento B "obter 1 ou 2 pontos no segundo giro". Como os eventos A e B são independentes, segue que a probabilidade de o jogador sortear os números que ele precisa é:
22.
Portanto, a probabilidade de Márcia responder corretamente a essas três questões é .
23.
Portanto, a probabilidade de Amanda sortear 4 cartas do mesmo naipe é .
24.
O que eu estudei?
1. a ) Semana 1:
Semana 2:
Semana 3:
Semana 4:
Portanto, houve mais pagantes na semana 1, totalizando 1.825 pagantes.
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b) Filme 1:
Filme 2:
Portanto, o filme que teve mais pagantes foi o filme 1.
2. Inicialmente, organizamos os dados apresentados em um quadro.
Quantidade de irmãos |
Frequência |
---|---|
0 |
4 |
1 |
9 |
2 |
11 |
3 |
7 |
4 |
2 |
5 |
2 |
a) De acordo com o quadro, a quantidade de irmãos com maior frequência nessa turma é 2.
b) Há 31 estudantes com menos de 4 irmãos, pois: .
c)
Portanto, a média, a moda e a mediana são todas iguais a 2.
3. a )
As notas de Bia não têm moda, pois todas aparecem na mesma quantidade.
b) Para determinar qual das irmãs apresentou notas com menor dispersão, calculamos a amplitude de cada um dos conjuntos de dados.
Natália:
Bia:
Portanto, as notas de Natália apresentaram menor dispersão.
4. Inicialmente, determinaremos a quantidade de bolinhas de cada cor.
Branca: sabendo que no 1º sorteio a probabilidade de tirar uma bolinha branca é , concluímos que há ao todo na urna 5 bolinhas brancas, pois de 25 é igual a 5.
Preta: como a probabilidade de tirar uma bolinha preta no 2º sorteio, sabendo que no 1º sorteio saiu branca, é e não há reposição de bolinhas, concluímos que há ao todo 8 bolinhas pretas na urna, pois de é igual a 8.
Vermelha: há 12 bolinhas vermelhas na urna, pois:
a) Nas condições expostas, como não há reposição, ao realizar o 3º sorteio, há 12 bolinhas vermelhas de um total de 23. Assim, a probabilidade de retirar uma bolinha vermelha no 3º sorteio, sabendo que no 1º e no 2º foram retiradas uma bolinha branca e uma preta, respectivamente, é .
b) A probabilidade de obter 3 bolinhas pretas é:
Unidade 8
Algumas representações no plano cartesiano
Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes digam que, nos casos em que as abscissas ou as ordenadas dos pontos são iguais, é possível contar quantas unidades de comprimento há entre os pontos, bastando realizar a projeção nos eixos e efetuar uma subtração. Já no caso em que as abscissas ou as ordenadas dos pontos são respectivamente diferentes, é necessário utilizar o teorema de Pitágoras, pois não é possível contar quantas unidades de comprimento há entre os pontos.
Questão 2. Inicialmente determinamos a medida do comprimento dos lados do retângulo.
Agora, calculamos a medida da área A e do perímetro P.
Portanto, a área mede 21 unidades de área o perímetro, 20 unidades de comprimento.
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Questão 3. Ao considerarmos as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que o valor 0,5 divide a projeção no eixo x em dois segmentos congruentes e o valor 3 divide a projeção no eixo y em dois segmentos congruentes.
Portanto, as coordenadas do ponto médio do segmento são .
Atividades
1. a ) As coordenadas dos pontos são , , , e .
b) Seja O a origem do plano cartesiano.
Medida da distância entre O e A.
Portanto, a distância entre O e A mede
Medida da distância entre O e B.
Portanto, a distância entre O e B mede
Medida da distância entre O e C.
Portanto, a distância entre O e C mede
Medida da distância entre O e D.
Portanto, a distância entre O e D mede
Medida da distância entre O e E.
Portanto, a distância entre O e E mede
2. Para cada um dos polígonos, inicialmente, determinamos a medida do comprimento de cada um de seus lados e, em seguida, a medida de seu perímetro.
Triângulo .
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do perímetro :
Portanto, o perímetro do triângulo mede
Triângulo .
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
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Medida do perímetro :
Portanto, o perímetro do triângulo mede
Quadrilátero
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do perímetro :
Portanto, o perímetro do quadrilátero mede
3. Seja M o ponto médio de . Nesse caso, temos:
Como , segue que: .
Portanto, o comprimento do segmento mede
4. a ) Para cada um dos polígonos, inicialmente, determinamos a medida do comprimento de cada um de seus lados e, em seguida, a medida de seu perímetro.
Paralelogramo
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado : os lados e são congruentes. Logo, .
Medida do comprimento do lado : os lados e são congruentes. Logo, .
Medida do perímetro :
Portanto, o perímetro do paralelogramo mede
Triângulo
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do perímetro :
Portanto, o perímetro do triângulo mede
b) • Medida da área do paralelogramo : inicialmente, determinamos a medida da altura h do paralelogramo.
Agora, calculamos a medida da área do polígono.
Portanto, a área do paralelogramo mede
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Medida da área do triângulo : a medida da área do triângulo é dada por:
Logo, a área do triângulo mede
5. Uma possibilidade para o cálculo da medida da área desse polígono é decompô-lo em dois polígonos: quadrado e triângulo . Em seguida, calcular a medida da área de cada um deles e, por fim, adicionar as medidas obtidas.
Medida da área do quadrado :
Medida da área do triângulo : essa medida é dada por , em que h indica a medida do comprimento da altura relativa ao lado . Assim:
Adicionando as medidas obtidas, temos:
Portanto, a área do polígono mede
6. a ) Para saber se o triângulo ABC é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Como , segue que o triângulo é isósceles.
b) • Ponto médio do lado : ao considerar as projeções do segmento BC nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 3 divide a projeção de em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 4 divide a projeção de em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto D são .
Ponto médio do lado : para determinar a abscissa do ponto médio desse segmento, basta dividir a medida de seu comprimento por 2, ou seja:
A ordenada do ponto é 1. Nesse caso, as coordenadas do ponto E são .
Ponto médio do lado : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 divide a projeção de em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 4 divide a projeção de em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto F são .
c) Para saber se o triângulo DEF é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.
Medida do comprimento de :
Medida do comprimento de :
Medida do comprimento de :
Como , segue que o triângulo é isósceles.
d) Inicialmente, calculamos a medida do perímetro de ambos os triângulos.
Agora, calculamos a medida de suas áreas.
Portanto, , , e
7. a ) Para saber se o triângulo ABC é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.
Página C
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Medida do comprimento do lado :
Como , segue que o triângulo é isósceles.
b) Considere e a medida do perímetro e da área do triângulo ABC, respectivamente.
Como o triângulo é retângulo em B, temos:
Portanto, o perímetro desse triângulo mede e a área,
8. Para calcular a medida do comprimento da mediana relativa ao lado , inicialmente, vamos determinar as coordenadas do ponto médio M de . Ao projetarmos o segmento sobre o eixo x, o valor 1 divide esta projeção em dois segmentos congruentes. Ao projetarmos o segmento sobre o eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto M são . Assim:
Portanto, a medida do comprimento de é igual a
9. Projetando o segmento sobre o eixo x, o valor 4 divide esta projeção em dois segmentos congruentes e projetando o segmento sobre o eixo y, o valor 3 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto que representa a localização da escola nesse plano cartesiano são .
10. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
A escola em que Mariana estuda fica no ponto médio de A e B. Quais são as coordenadas do ponto que representa a localização da escola nesse plano cartesiano?
Resposta: .
O que eu estudei?
1. a ) A medida da distância entre os pontos A e B é igual à medida do comprimento do segmento . Efetuando os cálculos, temos:
Portanto, a medida da distância entre os pontos A e B é igual a
b) A medida da distância entre os pontos A e C é igual à medida do comprimento do segmento . Efetuando os cálculos, temos:
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Portanto, a medida da distância entre os pontos A e C é igual a
2. • Ponto médio de : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 2 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 3 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 3 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : para determinar a ordenada do ponto médio desse segmento, basta dividir a medida de seu comprimento por 2.
A abscissa do ponto é 4. Nesse caso, as coordenadas do ponto médio de são .
3. a ) Inicialmente, calculamos a medida do comprimento da diagonal .
Agora, calculamos a medida do comprimento da diagonal .
Portanto, o comprimento da diagonal mede e o da diagonal ,
b) A medida da área desse paralelogramo é dada por , em que h indica a medida da altura.
Portanto, a medida da área do paralelogramo é igual a
4. a ) Calculando a medida do comprimento do segmento , temos:
Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto B é igual a
b) Calculando a medida do comprimento do segmento , temos:
Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto C é igual a
c) Calculando a medida do comprimento do segmento , temos:
Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto D é igual a
5. • Ponto médio de : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Portanto, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : ao considerar a projeção do segmento no eixo x, segue que o valor divide esta projeção em dois segmentos congruentes. Os pontos e têm ordenada igual a 3, assim, o ponto médio do segmento também terá ordenada igual a . Logo, as coordenadas do ponto médio de são .
Ponto médio de : ao considerar a projeção do segmento CD no eixo y, segue que o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Os ponto e têm abscissa igual a , assim, o ponto médio do segmento também terá abscissa igual a . Portanto, as coordenadas do ponto médio de são .