Página XCIII

Resoluções - parte 4

Unidade 7

Estatística e probabilidade

Atividades

1. a ) O grupo que apresenta a maior quantidade de espécies em extinção é o dos peixes, com 409 espécies ameaçadas. O grupo que apresenta a menor quantidade de espécies em extinção é o dos anfíbios, com 41 espécies ameaçadas.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que sim, pois a preservação de animais é importante para manter o equilíbrio da natureza.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam, após pesquisar, quais animais, dentro dos grupos, estão correndo risco de extinção e entendam que isso ocorre em razão da destruição dos hábitats naturais, das mudanças climáticas, da poluição e da caça predatória. Além disso, espera-se que reconheçam a importância de preservar os animais em risco pois, assim, mantém-se o equilíbrio de ecossistemas. Quanto às atitudes que podem ser tomadas, espera-se que eles compreendam que é possível proteger animais ameaçados respeitando locais de proteção, conscientizando as pessoas sobre a importância da preservação, evitando a poluição e o desmatamento, entre outras ações.

d) Resposta pessoal. Com essa questão, espera-se que os estudantes se conscientizem da importância de preservar os animais em extinção.

e) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes apresentem fotos do animal escolhido e comentem sobre a importância de preservá-lo.

2. a ) Do total de entrevistados, 62,6% sempre reciclam e 23% reciclam de vez em quando.

b) I. 500 0 , 626 = 31 3

Portanto, 313 pessoas sempre reciclam.

II. 500 0 , 144 = 7 2

Portanto, 72 pessoas não reciclam.

III. 500 0 , 23 = 11 5

Portanto, 115 pessoas reciclam de vez em quando.

3. a ) A ação teve o maior preço no dia 5/5 e o menor preço ocorreu no dia 7/5.

b) De 2/5 a 4/5, o preço da ação aumentou. Para determinar em quantos reais o preço aumentou, fazemos: 12 , 93 12 , 3 = 0 , 6 3

Portanto, de 2/5 a 4/5, o preço da ação aumentou R$ 0,63.

c) Para calcular a variação de preço entre os dias 4/5 e 7/5, fazemos: 11 , 14 12 , 93 = 1 , 7 9

Portanto, a variação de preço foi de R$   1 , 7 9 .

4. a ) Sugestão de resposta: o gráfico de linhas, pois ele apresenta a evolução no consumo no período desejado por Amanda.

b) I. O consumo de energia na casa de Amanda aumentou

de novembro para dezembro de 2023.

II. O maior consumo de energia elétrica ocorreu no mês de julho.

5. Sugestões de resposta: Situação A: gráfico de setores, pois permite a comparação dos dados com o todo; Situação B: gráfico de linhas, pois possibilita o acompanhamento da evolução do preço do produto; Situação C: gráfico de colunas, pois propicia a comparação dos dados entre si.

Questão 1. Para calcular a medida da massa média dos jogadores do time B, fazemos:

M a = 42 , 9 + 45 , 1 + 48 , 4 14 +

+ 60 , 5 + 43 , 1 + 45 , 3 + 49 , 4 14 +

+ 61 , 4 + 44 , 3 + 46 , 1 + 49 , 4 14 +

+ 44 , 3 + 48 , 3 + 60 , 3 14 = 49 , 2

Portanto, a massa média dos jogadores do time B mede 49 , 2   kg .

Questão 2. A mediana das medidas de massa dos jogadores do time B é dada por:

M d = 46 , 1 + 48 , 3 2 = 47 , 2

Portanto, a mediana das medidas de massa dos jogadores do time B é 47 , 2   kg .

Atividades

6. a ) Para calcular a média de visitas por dia no período, fazemos:

1 . 825 . 145 2 . 922 62 5

Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 625 visitas diárias nesse período.

b) Para calcular a média de visitas por mês no período, inicialmente, convertemos 2.922 dias em meses. Para isso, fazemos:

2 . 922 30 97 , 4

Agora, calculamos a média de visitas por mês, ou seja:

1 . 825 . 145 97 , 4 18 . 739

Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 18.739 visitas mensais nesse período.

c) Para calcular a média de visitas por ano no período, inicialmente, convertemos 2.922 dias em anos. Para isso, fazemos:

2 . 922 365 8

Agora, calculamos a média de visitas por ano, ou seja:

1 . 825 . 145 8 227 . 987

Portanto, esse site recebeu, em média, aproximadamente 227.987 anuais nesse período.

Página XCIV

7. a ) A maior quantidade exportada foi em maio e a menor, em dezembro.

b) No mês de janeiro, a exportação foi menor do que a de fevereiro. Para calcular a diferença entre as quantidades exportadas, fazemos:

15 . 488 . 310 13 . 662 . 850 = 1 . 825 . 460

Portanto, a diferença entre as quantidades de mel exportadas entre os meses de janeiro e fevereiro é de 1 . 825 . 460   kg .

c) Para calcular a média anual de exportação de mel, devemos adicionar os valores de todos os meses e dividir a soma obtida por 12, que é a quantidade de meses considerada. Assim:

M a a n o = 13 . 662 . 850 + ... + 6 . 325 . 436 12

M a a n o = 13 . 611 . 757 , 8 3

Portanto, em média, foram exportados mensalmente 13 . 611 . 757 ,83 kg de mel no Brasil.

d) A quantidade de mel exportada ficou abaixo da quantidade média exportada nos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

e) Para calcular a mediana dos valores apresentados no gráfico, inicialmente, devemos organizá-los em rol. Nesse caso, obtemos:

6.235.436 (dezembro), 7.225.850 (novembro), 10.422.177 (outubro), 10.432.560 (agosto), 10.436.472 (julho), 10.753.433 (setembro), 13.662.850 (janeiro), 15.488.310 (fevereiro), 16.362.998 (março), 20.038.413 (junho), 20.710.951 (abril) e 21.481.635 (maio).

Os valores centrais são aqueles correspondentes aos meses de janeiro e setembro. Desse modo:

M d = 13 . 662 . 850 + 10 . 753 . 433 2 = 1 2 . 208 . 141 , 5

Portanto, a mediana dos valores apresentados é 12 . 208 . 141,5   kg .

f) A exportação de mel entre os meses de setembro e dezembro de 2021 diminuiu. A exportação de mel entre os meses de março a maio de 2021 aumentou.

8. a ) Para calcular a quantidade média de pessoas morando em cada casa, fazemos:

M a = 3 + 7 + 2 + 4 + 6 + ... + 2 + 6 + 3 + 2 + 5 40 = 4 , 4 5

Portanto, moram, em média, 4 pessoas por residência.

b) Sim, a moda é 6 pessoas. Esse número representa a quantidade de pessoas por residência que apresenta maior frequência no conjunto de dados, ou seja, a maioria das casas tem 6 moradores.

c) A mediana dos valores é 5 pessoas, pois, colocando os valores em ordem crescente, o valor 5 aparece nas duas posições centrais dos dados.

9. a ) A nota média dos estudantes do 9º ano A pode ser calculada adicionando todas as notas e dividindo a soma obtida pelo total de notas, ou seja:

M a = 10 + 9 + 8 + 5 + ... + 10 + 9 + 8 + 7 27 7 , 1

Analogamente, a nota média dos estudantes do 9º ano B é dada por:

M a = 5 + 9 + 10 + 10 + ... + 5 + 5 + 4 + 3 27 5 , 6

Portanto, a nota média dos estudantes do 9º ano A foi 7,1 e a dos estudantes do 9º B foi 5,6.

b) Os valores que mais aparecem em ambos os conjuntos de dados é 10. Portanto, a moda das notas dos estudantes do 9º ano A é 10 e a dos estudantes do 9º B também é 10.

c) Para determinarmos qual turma apresentou a menor dispersão entre as notas, calculamos a amplitude de cada um dos conjuntos de dados.

9º ano A: 10 2 = 8

9º ano B: 10 1 = 9

Como a amplitude das notas dos estudantes do 9º ano A é menor, concluímos que essa turma apresentou menor dispersão entre as notas.

10. a ) O piloto A.

b) Indicando por M a A , M a B , M a C , M a D e M a E , respectivamente, a média da medida de tempo por volta dos pilotos A, B, C, D e E, temos:

M a A = 65 + 84 + 65 + 85 4 = 74 , 7 5 , ou seja, 74 , 75   s .

M a B = 84 + 79 + 81 + 72 4 = 7 9 , ou seja, 79   s .

M a C = 79 + 75 + 75 + 72 4 = 75 , 2 5 , ou seja, 75 , 25   s .

M a D = 70 + 79 + 72 + 86 4 = 76 , 7 5 , ou seja, 76 , 75   s .

M a E = 75 + 76 + 77 + 87 4 = 78 , 7 5 , ou seja, 78 , 75   s .

c) O piloto A largará na 1ª posição, pois teve a menor média entre as voltas. O piloto E largará na 4ª posição, pois teve a 4ª menor média entre as voltas.

d) Para determinarmos qual piloto apresentou a menor dispersão entre as medidas de tempo em cada volta, calculamos a amplitude do conjunto de dados correspondente a cada piloto.

Piloto A: 85 65 = 2 0 , ou seja, 20   s .

Piloto B: 84 72 = 1 2 , ou seja, 12   s .

Piloto C: 79 72 = 7 , ou seja, 7   s .

Piloto D: 86 70 = 1 6 , ou seja, 16   s .

Piloto E: 87 75 = 1 2 , ou seja, 12   s .

Página XCV

Como a amplitude das medidas de tempo correspondente ao piloto C é a menor, concluímos que ele apresentou menor dispersão entre as medidas de tempo de cada volta.

11. a ) I. A moda dessa pesquisa para as mulheres é "Própria residência".

II. A moda dessa pesquisa para os homens é "Via pública ou outro local público".

III. Resposta pessoal. Com essa questão, espera-se que os estudantes se conscientizem da importância do combate à violência contra a mulher.

b) I. Resposta pessoal. Nessa questão, espera-se que os estudantes optem pelo gráfico de setores, pois ele facilita a comparação das partes com o todo.

II. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes optem pelo gráfico de colunas duplas.

Questão 3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que a intenção do gráfico é fazer a marca que publicou o gráfico parecer muito mais popular entre os consumidores.

Atividades

12. A. Fonte de pesquisa.

B. Legenda.

C. Ano da pesquisa.

D. Fonte de pesquisa.

E. Data.

13. a ) A escala do eixo vertical não está em proporção.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que o gráfico foi manipulado para parecer que a cidade recebe uma quantidade de turistas que falam inglês ou espanhol próxima à quantidade de turistas brasileiros.

14. a ) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes cheguem à conclusão de que a fonte de pesquisa é importante na análise dos resultados expostos na tabela.

b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes compreendam que o proprietário da loja não divulgou a fonte de pesquisa, pois tinha a intenção de manipular os consumidores.

c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que as respostas foram dadas por pessoas que podem ser parciais e, nesse caso, seria necessário coletar informações com um grupo mais diverso.

15. a ) Pesquisa amostral, pois apenas uma parte da população em estudo foi entrevistada.

b) Pesquisa censitária, pois toda a população em estudo foi entrevistada.

c) Pesquisa amostral, pois apenas uma parte da população em estudo foi entrevistada.

16. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes optem pelo método de amostragem que julgarem mais pertinente, com base nas próprias experiências.

17. Amostragem probabilística, pois os entrevistados foram escolhidos aleatoriamente.

18. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes sigam as etapas propostas na realização da pesquisa amostral.

19. Na resolução dessa atividade, considere o evento A "obter cara no primeiro lançamento" e o evento B "obter coroa no segundo lançamento".

a) P ( A ) = 1 2 .

b) P ( B ) = 1 2 .

c) Como os eventos A e B são independentes, temos P ( A ) P ( B ) = 1 2 1 2 = 1 4 .

Portanto, a probabilidade de obter cara no primeiro lançamento e coroa no segundo é 1 4 .

20. Considere o evento G "obter a letra G no primeiro sorteio", o evento O "obter a letra O no segundo sorteio" e o evento L "obter a letra L no terceiro sorteio".

P ( G ) = 1 6

A probabilidade de ocorrer O, dado que ocorreu G, é 2 5 .

A probabilidade de ocorrer L, dado que O e G ocorreram, é 1 4 .

Portanto, a probabilidade de formar a palavra GOL, sorteando as letras nessa ordem, é dada por:

1 6 2 5 1 4 = 2 120 = 1 60

21. Considere o evento A "obter 5 ou 6 pontos no primeiro giro" e o evento B "obter 1 ou 2 pontos no segundo giro". Como os eventos A e B são independentes, segue que a probabilidade de o jogador sortear os números que ele precisa é:

2 8 4 8 = 8 64 = 1 8

22. P = 1 5 1 5 1 5 = 1 125

Portanto, a probabilidade de Márcia responder corretamente a essas três questões é 1 125 .

23. P = 13 52 13 52 13 52 13 52 = 28 . 561 7 . 311 . 616

Portanto, a probabilidade de Amanda sortear 4 cartas do mesmo naipe é 28 . 561 7 . 311 . 616 .

24. P = 24 75 23 74 22 73 21 72 = 255 . 024 29 . 170 . 800 = 1 . 771 202 . 575

O que eu estudei?

1. a ) Semana 1: 984 + 841 = 1 . 825

Semana 2: 975 + 826 = 1 . 801

Semana 3: 899 + 715 = 1 . 614

Semana 4: 953 + 787 = 1 . 740

Portanto, houve mais pagantes na semana 1, totalizando 1.825 pagantes.

Página XCVI

b) Filme 1: 984 + 826 + 899 + 787 = 3 . 496

Filme 2: 841 + 975 + 715 + 953 = 3 . 484

Portanto, o filme que teve mais pagantes foi o filme 1.

2. Inicialmente, organizamos os dados apresentados em um quadro.

Frequência da quantidade de irmãos dos estudantes de uma turma

Quantidade de irmãos

Frequência

0

4

1

9

2

11

3

7

4

2

5

2

a) De acordo com o quadro, a quantidade de irmãos com maior frequência nessa turma é 2.

b) Há 31 estudantes com menos de 4 irmãos, pois: 7 + 11 + 9 + 4 = 3 1 .

c) M a = 0 4 + 1 9 + 2 11 + 3 7 + 4 2 + 5 2 35 = 2

M o = 2

M d = 2

Portanto, a média, a moda e a mediana são todas iguais a 2.

3. a ) M a Natália = 7 , 8 + 8 , 4 + 8 , 6 + 8 , 4 + 7 , 9 + 9 , 5 + 8 , 1 + 8 , 0 8

M a Natália 8 , 3 4

M o Natália = 8 , 4

M d Natália = 8 , 1 + 8 , 4 2 = 8 , 2 5

M a Bia = 6 , 2 + 7 , 9 + 7 , 4 + 10 , 0 + 8 , 6 + 9 , 2 + 7 , 6 + 7 , 0 8

M a Bia 7 , 9 9

As notas de Bia não têm moda, pois todas aparecem na mesma quantidade.

M d Bia = 7 , 6 + 7 , 9 2 = 7 , 7 5

b) Para determinar qual das irmãs apresentou notas com menor dispersão, calculamos a amplitude de cada um dos conjuntos de dados.

Natália: 9 , 5 7 , 8 = 1 , 7

Bia: 10 7 = 3

Portanto, as notas de Natália apresentaram menor dispersão.

4. Inicialmente, determinaremos a quantidade de bolinhas de cada cor.

Branca: sabendo que no 1º sorteio a probabilidade de tirar uma bolinha branca é 1 5 , concluímos que há ao todo na urna 5 bolinhas brancas, pois 1 5 de 25 é igual a 5.

Preta: como a probabilidade de tirar uma bolinha preta no 2º sorteio, sabendo que no 1º sorteio saiu branca, é 1 3 e não há reposição de bolinhas, concluímos que há ao todo 8 bolinhas pretas na urna, pois 1 3 de 24 25 1 é igual a 8.

Vermelha: há 12 bolinhas vermelhas na urna, pois:

Esquema com operação numérica: 25 menos 8 menos 5 é igual a 12. Está indicado que 25 é o 'total de bolinhas', 8 é a 'quantidade de bolinhas pretas' e 5 é a 'quantidade de bolinhas vermelhas'.

a) Nas condições expostas, como não há reposição, ao realizar o 3º sorteio, há 12 bolinhas vermelhas de um total de 23. Assim, a probabilidade de retirar uma bolinha vermelha no 3º sorteio, sabendo que no 1º e no 2º foram retiradas uma bolinha branca e uma preta, respectivamente, é 12 23 .

b) A probabilidade de obter 3 bolinhas pretas é:

8 25 7 24 6 23 = 14 575

Unidade 8

Algumas representações no plano cartesiano

Questão 1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes digam que, nos casos em que as abscissas ou as ordenadas dos pontos são iguais, é possível contar quantas unidades de comprimento há entre os pontos, bastando realizar a projeção nos eixos e efetuar uma subtração. Já no caso em que as abscissas ou as ordenadas dos pontos são respectivamente diferentes, é necessário utilizar o teorema de Pitágoras, pois não é possível contar quantas unidades de comprimento há entre os pontos.

Questão 2. Inicialmente determinamos a medida do comprimento dos lados do retângulo.

A B = | 1 ( 4 ) | = | 1 + 4 | = | 3 | = 3

B C = | 8 1 | = | 7 | = 7

C D = | 4 ( 1 ) | = | 4 + 1 | = | 3 | = 3

A D = | 8 1 | = | 7 | = 7

Agora, calculamos a medida da área A e do perímetro P.

A = 3 7 = 2 1

P = 3 + 7 + 3 + 7 = 2 0

Portanto, a área mede 21 unidades de área o perímetro, 20 unidades de comprimento.

Página XCVII

Questão 3. Ao considerarmos as projeções do segmento C D nos eixos x e y, segue que o valor 0,5 divide a projeção no eixo x em dois segmentos congruentes e o valor 3 divide a projeção no eixo y em dois segmentos congruentes.

Plano cartesiano em uma malha quadriculada. Nele está traçado uma reta passando pelos pontos C, M e D. Ponto C: coordenadas menos 5 e 6; Ponto M: coordenadas 0,5 e 3; Ponto D: coordenadas 6 e 0. Na vertical, paralelo ao eixo y, há 3 segmentos que indicam medidas: de C até M está indicado 3; de M até D está indicado 3 e estes dois segmentos estão indicados por 6. Na horizontal, paralelo ao eixo x, há 3 segmentos que indicam medidas: de C até M está indicado 5,5; de M até D está indicado 5,5 e estes dois segmentos estão indicados por 11.

Portanto, as coordenadas do ponto médio do segmento C D são ( 0 , 5 ; 3 ) .

Atividades

1. a ) As coordenadas dos pontos são A ( 4 , 0 ) , B ( 3 , 3 ) , C ( 3 , 2 ) , D ( 4 , 4 ) e E ( 2 , 3 ) .

b) Seja O a origem do plano cartesiano.

Medida da distância entre O e A.

O A = | 4 0 | = | 4 | = 4

Portanto, a distância entre O e A mede 4   u.c.

Medida da distância entre O e B.

( O B ) 2 = 3 2 + 3 2

( O B ) 2 = 9 + 9

( O B ) 2 = 1 8

O B = 1 8

O B = 3 2

Portanto, a distância entre O e B mede 3 2   u.c.

Medida da distância entre O e C.

( O C ) 2 = 3 2 + 2 2

( O C ) 2 = 9 + 4

( O C ) 2 = 1 3

O C = 1 3

Portanto, a distância entre O e C mede 1 3   u.c.

Medida da distância entre O e D.

( O D ) 2 = 4 2 + 4 2

( O D ) 2 = 16 + 1 6

( O D ) 2 = 3 2

O D = 3 2

O D = 4 2

Portanto, a distância entre O e D mede 4 2   u.c.

Medida da distância entre O e E.

( O E ) 2 = 2 2 + 3 2

( O E ) 2 = 4 + 9

( O E ) 2 = 1 3

O E = 1 3

Portanto, a distância entre O e E mede 1 3   u.c.

2. Para cada um dos polígonos, inicialmente, determinamos a medida do comprimento de cada um de seus lados e, em seguida, a medida de seu perímetro.

Triângulo A B C .

Medida do comprimento do lado A B : A B = | 4 1 | = | 3 | = 3

Medida do comprimento do lado B C : B C = | 0 4 | = | 4 | = 4

Medida do comprimento do lado A C :

( A C ) 2 = 3 2 + 4 2

( A C ) 2 = 9 + 1 6

( A C ) 2 = 2 5

A C = 2 5

A C = 5

Medida do perímetro ( P A B C ) :

P A B C = A B + B C + A C = 3 + 4 + 5 = 1 2

Portanto, o perímetro do triângulo A B C mede 12   u.c.

Triângulo D E F .

Medida do comprimento do lado D E : D E = | 2 4 | = | 6 | = 6

Medida do comprimento do lado E F :

( E F ) 2 = 3 2 + 3 2

( E F ) 2 = 9 + 9

( E F ) 2 = 1 8

E F = 1 8

E F = 3 2

Medida do comprimento do lado D F :

( D F ) 2 = 3 2 + 3 2

( D F ) 2 = 9 + 9

( D F ) 2 = 1 8

D F = 1 8

D F = 3 2

Página XCVIII

Medida do perímetro ( P D E F ) : P D E F = D E + E F + D F = 6 + 3 2 + 3 2 = 6 + 6 2

Portanto, o perímetro do triângulo D E F mede ( 6 + 6 2 )   u.c.

Quadrilátero G H I J

Medida do comprimento do lado G H :

( G H ) 2 = 3 2 + 2 2

( G H ) 2 = 9 + 4

( G H ) 2 = 1 3

G H = 1 3

Medida do comprimento do lado H I :

( H I ) 2 = 2 2 + 3 2

( H I ) 2 = 4 + 9

( H I ) 2 = 1 3

H I = 1 3

Medida do comprimento do lado I J :

( I J ) 2 = 3 2 + 2 2

( I J ) 2 = 9 + 4

( I J ) 2 = 1 3

I J = 1 3

Medida do comprimento do lado G J :

( G J ) 2 = 2 2 + 3 2

( G J ) 2 = 4 + 9

( G J ) 2 = 1 3

G J = 1 3

Medida do perímetro ( P G H I J ) :

P G H I J = G H + H I + I J + G J =

= 1 3 + 1 3 + 1 3 + 1 3 = 4 1 3

Portanto, o perímetro do quadrilátero G H I J mede 4 1 3   u.c.

3. Seja M o ponto médio de A B . Nesse caso, temos:

( M B ) 2 = ( 6 2 ) 2 + ( 5 2 ) 2

( M B ) 2 = 4 2 + 3 2

( M B ) 2 = 16 + 9

( M B ) 2 = 2 5

M B = 2 5

M B = 5

Como A B = 2 M B , segue que: A B = 2 5 = 1 0 .

Portanto, o comprimento do segmento A B mede 10   u.c.

4. a ) Para cada um dos polígonos, inicialmente, determinamos a medida do comprimento de cada um de seus lados e, em seguida, a medida de seu perímetro.

Paralelogramo A B C D

Medida do comprimento do lado A B : A B = | 0 ( 4 ) | = | 4 | = 4

Medida do comprimento do lado B C :

( B C ) 2 = 2 2 + 3 2

( B C ) 2 = 4 + 9

( B C ) 2 = 1 3

B C = 1 3

Medida do comprimento do lado C D : os lados C D e A B são congruentes. Logo, C D = 4 .

Medida do comprimento do lado A D : os lados A D e B C são congruentes. Logo, A D = 1 3 .

Medida do perímetro ( P A B C D ) : P A B C D = 4 + 1 3 + 4 + 1 3 = 8 + 2 1 3

Portanto, o perímetro do paralelogramo A B C D mede ( 8 + 2 1 3 )   u.c.

Triângulo E F G

Medida do comprimento do lado E F : E F = | 2 2 | = | 4 | = 4

Medida do comprimento do lado F G : F G = | 4 ( 1 ) | = | 4 + 1 | = | 5 | = 5

Medida do comprimento do lado E G :

( E G ) 2 = 5 2 + 4 2

( E G ) 2 = 25 + 1 6

( E G ) 2 = 4 1

E G = 4 1

Medida do perímetro ( P E F G ) : P E F G = 4 + 5 + 4 1 = 9 + 4 1

Portanto, o perímetro do triângulo E F G mede ( 9 + 4 1 )   u.c.

b) • Medida da área do paralelogramo A B C D : inicialmente, determinamos a medida da altura h do paralelogramo.

h = | 4 1 | = | 3 | = 3

Agora, calculamos a medida da área A A B C D do polígono.

A A B C D = A B h = 4 3 = 1 2

Portanto, a área do paralelogramo mede 12   u.a.

Página XCIX

Medida da área do triângulo E F G : a medida da área do triângulo é dada por:

A E F G = F G E F 2 = 5 4 2 = 20 2 = 1 0

Logo, a área do triângulo mede 10   u.a.

5. Uma possibilidade para o cálculo da medida da área desse polígono é decompô-lo em dois polígonos: quadrado A B D E e triângulo B C D . Em seguida, calcular a medida da área de cada um deles e, por fim, adicionar as medidas obtidas.

Medida da área do quadrado A B D E :

A E E D = | 3 ( 2 ) | | 2 ( 3 ) | = 5 5 = 2 5

Medida da área do triângulo B C D : essa medida é dada por B D h 2 , em que h indica a medida do comprimento da altura relativa ao lado B D . Assim:

B D h 2 = A E | 4 2 | 2 = 5 2 2 = 5

Adicionando as medidas obtidas, temos:

25 + 5 = 3 0

Portanto, a área do polígono A B C D E mede 30   u.a.

6. a ) Para saber se o triângulo ABC é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.

Medida do comprimento do lado A B :

( A B ) 2 = 2 2 + 6 2

( A B ) 2 = 4 + 3 6

( A B ) 2 = 4 0

A B = 4 0

A B = 2 1 0

Medida do comprimento do lado B C :

( B C ) 2 = 2 2 + 6 2

( B C ) 2 = 4 + 3 6

( B C ) 2 = 4 0

B C = 4 0

B C = 2 1 0

Medida do comprimento do lado A C :

A C = | 4 0 | = | 4 | = 4

Como A B = B C = 2 1 0   u.c. , segue que o triângulo A B C é isósceles.

b) • Ponto médio do lado B C : ao considerar as projeções do segmento BC nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 3 divide a projeção de B C em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 4 divide a projeção de B C em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto D são ( 3 , 4 ) .

Ponto médio do lado A C : para determinar a abscissa do ponto médio desse segmento, basta dividir a medida de seu comprimento por 2, ou seja:

| 4 0 | 2 = 2

A ordenada do ponto é 1. Nesse caso, as coordenadas do ponto E são ( 2 , 1 ) .

Ponto médio do lado A B : ao considerar as projeções do segmento A B nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 divide a projeção de A B em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 4 divide a projeção de A B em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto F são ( 1 , 4 ) .

c) Para saber se o triângulo DEF é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.

Medida do comprimento de D E :

( D E ) 2 = 1 2 + 3 2

( D E ) 2 = 1 + 9

( D E ) 2 = 1 0

D E = 1 0

Medida do comprimento de E F :

( E F ) 2 = 1 2 + 3 2

( E F ) 2 = 1 + 9

( E F ) 2 = 1 0

E F = 1 0

Medida do comprimento de D F :

D F = | 1 3 | = | 2 | = 2

Como D E = E F = 1 0   u.c , segue que o triângulo D E F é isósceles.

d) Inicialmente, calculamos a medida do perímetro de ambos os triângulos.

P A B C = 2 1 0 + 2 1 0 + 4 = 4 1 0 + 4

P D E F = 1 0 + 1 0 + 2 = 2 1 0 + 2

Agora, calculamos a medida de suas áreas.

A A B C = 4 ( 7 1 ) 2 = 1 2

A D E F = 2 ( 4 1 ) 2 = 3

Portanto, P A B C = ( 4 1 0 + 4 )   u.c. , A A B C = 12   u.a. , P D E F = ( 2 1 0 + 2 )   u.c. e A D E F = 3   u.a.

7. a ) Para saber se o triângulo ABC é isósceles, precisamos calcular a medida do comprimento de cada um de seus lados.

Página C

Medida do comprimento do lado A B :

( A B ) 2 = 2 2 + 4 2

( A B ) 2 = 4 + 1 6

( A B ) 2 = 2 0

A B = 2 0

A B = 2 5

Medida do comprimento do lado B C :

( B C ) 2 = 4 2 + 2 2

( B C ) 2 = 16 + 4

( B C ) 2 = 2 0

B C = 2 0

B C = 2 5

Medida do comprimento do lado A C :

( A C ) 2 = 2 2 + 6 2

( A C ) 2 = 4 + 3 6

( A C ) 2 = 4 0

A C = 4 0

A C = 2 1 0

Como A B = B C = 2 5   u.c. , segue que o triângulo é isósceles.

b) Considere P A B C e A A B C a medida do perímetro e da área do triângulo ABC, respectivamente.

P A B C = A B + B C + A C =

= 2 5 + 2 5 + 2 1 0 =

= 4 5 + 2 1 0

Como o triângulo é retângulo em B, temos:

A A B C = A B B C 2 = 2 5 2 5 2 =

= 4 5 2 = 1 0

Portanto, o perímetro desse triângulo mede ( 4 5 + 2 1 0 )   u.c. e a área, 10   u.a.

8. Para calcular a medida do comprimento da mediana A M relativa ao lado B C , inicialmente, vamos determinar as coordenadas do ponto médio M de B C . Ao projetarmos o segmento B C sobre o eixo x, o valor 1 divide esta projeção em dois segmentos congruentes. Ao projetarmos o segmento B C sobre o eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto M são ( 1 , 1 ) . Assim:

( A M ) 2 = ( 1 ( 1 ) ) 2 + ( 1 0 ) 2

( A M ) 2 = 4 + 1

( A M ) 2 = 5

A M = 5

Portanto, a medida do comprimento de A M é igual a 5   u.c.

9. Projetando o segmento A B sobre o eixo x, o valor 4 divide esta projeção em dois segmentos congruentes e projetando o segmento A B sobre o eixo y, o valor 3 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto que representa a localização da escola nesse plano cartesiano são ( 4 , 3 ) .

Plano cartesiano sobre uma malha quadriculada contendo os seguintes pontos. Ponto A com coordenadas 2 e menos 1. Ponto B com coordenadas 6 e menos 4.

10. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

A escola em que Mariana estuda fica no ponto médio de A e B. Quais são as coordenadas do ponto que representa a localização da escola nesse plano cartesiano?

Resposta: ( 4 ; 2 , 5 ) .

O que eu estudei?

1. a ) A medida da distância entre os pontos A e B é igual à medida do comprimento do segmento A B . Efetuando os cálculos, temos:

( A B ) 2 = 4 2 + 3 2

( A B ) 2 = 16 + 9

( A B ) 2 = 2 5

A B = 2 5

A B = 5

Portanto, a medida da distância entre os pontos A e B é igual a 5   u.c.

b) A medida da distância entre os pontos A e C é igual à medida do comprimento do segmento A C . Efetuando os cálculos, temos:

( A C ) 2 = 3 2 + 3 2

( A C ) 2 = 9 + 9

( A C ) 2 = 1 8

A C = 1 8

A C = 3 2

Página CI

Portanto, a medida da distância entre os pontos A e C é igual a 3 2   u.c.

2. • Ponto médio de A B : ao considerar as projeções do segmento A B nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 3 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de A B são ( 3 , 1 ) .

Ponto médio de C D : ao considerar as projeções do segmento C D nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 2 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de C D são ( 1 , 2 ) .

Ponto médio de E F : ao considerar as projeções do segmento nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 3 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 3 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de E F são ( 3 , 3 ) .

Ponto médio de G H : para determinar a ordenada do ponto médio desse segmento, basta dividir a medida de seu comprimento por 2.

| 2 0 | 2 = 1

A abscissa do ponto é 4. Nesse caso, as coordenadas do ponto médio de G H são ( 4 , 1 ) .

3. a ) Inicialmente, calculamos a medida do comprimento da diagonal A C .

( A C ) 2 = 5 2 + 4 2

( A C ) 2 = 25 + 1 6

( A C ) 2 = 4 1

A C = 4 1

Agora, calculamos a medida do comprimento da diagonal B D .

( B D ) 2 = 1 2 + 4 2

( B D ) 2 = 1 + 1 6

( B D ) 2 = 1 7

B D = 1 7

Portanto, o comprimento da diagonal A C mede 4 1   u.c. e o da diagonal B D , 1 7   u.c.

b) A medida da área desse paralelogramo é dada por A D h , em que h indica a medida da altura.

A D h = ( 1 ( 2 ) ) ( 5 1 ) = 3 4 = 1 2

Portanto, a medida da área do paralelogramo é igual a 12   u.a.

4. a ) Calculando a medida do comprimento do segmento A B , temos:

( A B ) 2 = 3 2 + 3 2

( A B ) 2 = 9 + 9

( A B ) 2 = 1 8

A B = 1 8

A B = 3 2

Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto B é igual a 3 2   u.c.

b) Calculando a medida do comprimento do segmento A C , temos:

( A C ) 2 = 3 2 + 4 2

( A C ) 2 = 9 + 1 6

( A C ) 2 = 2 5

A C = 2 5

A C = 5

Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto C é igual a 5   u.c.

c) Calculando a medida do comprimento do segmento A D , temos:

A D = | 0 3 | = | 3 | = 3

Portanto, a medida da distância do ponto A até o ponto D é igual a 3   u.c.

5. • Ponto médio de A B : ao considerar as projeções do segmento A B nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 , 5 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 1 , 5 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Logo, as coordenadas do ponto médio de A B são ( 1 , 5 ; 1 , 5 ) .

Ponto médio de A C : ao considerar as projeções do segmento A C nos eixos x e y, segue que: em relação ao eixo x, o valor 1 , 5 divide esta projeção em dois segmentos congruentes; em relação ao eixo y, o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Portanto, as coordenadas do ponto médio de A C são ( 1 , 5 ; 1 ) .

Ponto médio de A D : ao considerar a projeção do segmento A D no eixo x, segue que o valor 1 , 5 divide esta projeção em dois segmentos congruentes. Os pontos A e D têm ordenada igual a 3, assim, o ponto médio do segmento A D também terá ordenada igual a 3 . Logo, as coordenadas do ponto médio de A D são ( 1 , 5 ; 3 ) .

Ponto médio de C D : ao considerar a projeção do segmento CD no eixo y, segue que o valor 1 divide essa projeção em dois segmentos congruentes. Os ponto C e D têm abscissa igual a 0 , assim, o ponto médio do segmento C D também terá abscissa igual a 0 . Portanto, as coordenadas do ponto médio de C D são ( 0 ; 1 ) .