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Resoluções - parte 6
Unidade 11
Grandezas e medidas
Questão 1. Espera-se que os estudantes conheçam os planetas do Sistema Solar. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Questão 2. A medida da distância média aproximada entre Mercúrio e o Sol é de :
Logo, .
A medida da distância média aproximada entre Saturno e o Sol é de , assim:
Ou seja, .
Questão 3. A o realizar uma pesquisa, os estudantes devem verificar que a medida da distância média aproximada entre o Sol e Vênus é de , entre Júpiter e o Sol é de , entre Urano e o Sol é de e entre Netuno e o Sol é de .
Questão 4. A medida da distância média aproximada entre Mercúrio e o Sol, em notação científica, é . Assim, efetuando os cálculos, temos:
Logo, a medida da distância média aproximada entre Mercúrio e o Sol é de .
Questão 5. A medida da distância aproximada da Terra e a estrela Alpha Centauri é de . Como , efetuando os cálculos, temos:
Portanto, a medida da distância aproximada entre a Terra e a estrela Alpha Centauri, em quilômetros, é de .
Atividades
1. a) Temos .
Logo, em notação científica, a medida aproximada da velocidade de luz é .
b) Temos .
Logo, em notação científica, a medida aproximada do planeta anão Éris ao Sol é .
c) Temos .
Logo, em notação científica, a medida aproximada do diâmetro equatorial do planeta Júpiter é .
d) Temos .
Logo, em notação científica, a medida aproximada do diâmetro equatorial do Sol é .
2. a)
Logo, .
b)
Logo, .
c)
Logo, .
d)
Logo, temos .
e)
Logo, temos .
f)
Logo, temos .
g)
Logo, .
h) Como
Logo, temos .
3. a) Efetuando os cálculos para determinar a medida aproximada, em quilômetros, do diâmetro da galáxia do Bode, temos:
Agora, efetuando os cálculos para determinar a medida aproximada, em unidades astronômicas, do diâmetro da galáxia do Bode, temos:
b) Inicialmente, calculamos a medida aproximada da distância entre a Terra e a galáxia do Bode em quilômetros:
Transformando essa medida em unidades astronômicas, temos:
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4. a) Efetuando os cálculos, temos:
Logo, a medida da distância aproximada de Plutão até o Sol é .
b) Efetuando os cálculos, temos:
Logo, a medida aproximada do diâmetro equatorial de Plutão, em metros, é .
c) Temos
Assim, a medida da distância aproximada de Plutão até o Sol, em notação científica, é .
Como , a medida aproximada, em metros, do diâmetro equatorial de Plutão, em notação científica é .
5. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
Em um eclipse lunar, o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Considerando essa situação, com a medida aproximada da distância entre o Sol e a Terra de e entre a Terra e a Lua de , escreva a medida aproximada da distância entre o Sol e a Lua em unidades astronômicas e em anos-luz, usando notação científica.
Resposta: ; .
Questão 6. Temos , assim, em notação científica, a medida do comprimento da bactéria Escherichia coli é .
Questão 7. Efetuando os cálculos, temos:
Logo, a medida do comprimento da bactéria Escherichia coli em micrômetros é .
Atividades
6. Efetuando os cálculos, temos:
a)
b)
c)
d)
7. a)
Logo, .
b)
Logo, .
c)
Portanto, ou .
d) Como
Logo, .
e) Como
Logo, .
f) Como
Logo, .
8. a) Vamos escrever, inicialmente, a medida do diâmetro da célula em metros:
Multiplicando essa medida por 1.000, obtemos .
Portanto, o diâmetro da imagem da célula, quando observada no microscópio óptico, mede .
b) Vamos escrever, inicialmente, a medida do diâmetro da plaqueta em micrômetros:
Logo, a medida do diâmetro da plaqueta é igual a .
Multiplicando essa medida por 500.000, temos:
.
Portanto, o diâmetro da plaqueta, quando observada no microscópio eletrônico, mede .
9. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
Considerando que uma bactéria Helicobacter Pylori tem diâmetro medindo de comprimento e um de seus flagelos medindo de comprimento, determine as medidas do comprimento do diâmetro e do seu flagelo em metros.
Resposta: ; .
Questão 8. O algoritmo a seguir possibilita a conversão de megabaites em quilobaites.
Início
1. Multiplique a quantidade da medida em megabaites por 1.024.
2. O resultado obtido representa a quantidade da medida em quilobaites.
Fim
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Atividades
10. a) Para converter megabaites em baites, multiplicamos a quantidade de medida em megabaites por . Assim:
Portanto, .
b) Para converter gigabaites em terabaites, dividimos a quantidade de medida em gigabaites por 1.024. Assim:
Portanto, .
c) Para converter megabaites em gigabaites, dividimos a quantidade de medida em megabaites por 1.024. Assim:
Portanto, .
d) Para converter megabaites em quilobaites, multiplicamos a quantidade de medida em megabaites por 1.024. Assim:
Portanto, .
11. a) Como corresponde a 1 ciclo por segundo, uma CPU de consegue processar 25 ciclos por segundo.
b) .
Logo, uma CPU de consegue processar 1.500.000 ciclos por segundo.
c)
Logo, uma CPU de consegue processar 250.000.000 ciclos por segundo.
d) Como corresponde a 1 ciclo por segundo, uma CPU de consegue processar 75 ciclos por segundo.
12. a) A medida de capacidade de processamento desse desktop é . Expressando essa medida em hertz, temos:
b) A medida da capacidade de armazenamento de dados do HD desse desktop é igual a .
c) A medida de capacidade de armazenamento da memória RAM é igual a .
13. a) A medida de capacidade de armazenamento do HD de um computador de mesa é grande, então a unidade mais adequada para representar a medida de sua capacidade é o terabaite ().
b) A medida de um arquivo de foto é pequena, então a unidade mais adequada para representar o tamanho de um arquivo de foto é o quilobaite ().
c) A memória interna de um tablet é grande, então a unidade mais adequada para representar a quantidade de memória interna de um tablet é o gigabaite ().
d) O tamanho do arquivo de um vídeo curto é mediano, então a unidade mais adequada para representar esse tipo de arquivo é o megabaite ().
14. a) O computador C tem a maior medida de capacidade de armazenamento de dados no HD, com de medida de capacidade, enquanto os outros tem e .
O computador B tem a maior medida de capacidade de armazenamento na memória RAM, com de capacidade, enquanto os outros têm e .
b) O computador B tem de medida de capacidade de armazenamento de dados em seu HD. Essa medida é igual a .
Como a medida de capacidade de armazenamento de dados no HD do computador A é igual a e , segue que o computador A tem de medida de capacidade de armazenamento de dados no HD a menos que o computador B.
c) O computador B tem de memória RAM e o computador C tem de memória RAM.
Portanto, o computador B tem de memória RAM a mais que o computador C.
d) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que as características dependem do perfil do usuário que fará uso do computador.
15. a) Com 50 funcionários gerando, cada um, de dados mensalmente, por mês serão gerados de dados. Em um ano, a empresa de Marina vai gerar de dados.
Como , Marina precisará contratar um plano que tenha medida de capacidade de armazenamento de dados na nuvem maior do que .
Entre os planos oferecidos pelas empresas A, B e C, o plano de da empresa B é o mais vantajoso, pois tem medida de capacidade de armazenamento de dados na nuvem maior do que e com o menor valor mensal.
b) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respeitem a opinião dos colegas durante a justificativa da resposta.
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes concluam que ao armazenamento em nuvem não ocupa espaço no dispositivo, permite acessar os arquivos por meio de qualquer máquina e de qualquer lugar e os dados estarão seguros, em caso de dano ou de perda do aparelho.
d) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes desenvolvam o senso crítico e a capacidade de argumentação.
16. Como , Márcia tirou 253 fotos.
A medida de capacidade de armazenamento do cartão de memória é igual a . Então:
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Desse modo, restam não ocupados no cartão de memória.
Como , Márcia ainda pode tirar 387 fotos.
17. Resposta no final da seção Resoluções.
18. a) O dispositivo que tem a maior medida de capacidade de armazenamento é o HD portátil, com .
b) Em 15 CDs é possível armazenar de informação. Sendo assim, calculamos:
Portanto, é equivalente a aproximadamente .
c) Um DVD tem medida de capacidade de armazenamento igual a . Convertendo essa medida em megabaites, temos:
Como a capacidade de armazenamento de um CD mede e , são necessários 7 CDs para armazenar a mesma quantidade de informação que é possível de ser armazenada em um DVD.
d) O cartão de memória tem medida de capacidade de armazenamento igual a . Convertendo essa medida em megabaites, temos:
Portanto, a medida de capacidade de armazenamento, em megabaites, de um cartão é memória é igual a .
O DVD tem medida de capacidade de armazenamento igual a . Convertendo essa medida em megabaites, temos:
Portanto, a medida de capacidade de armazenamento, em megabaites, de um DVD é igual a .
19. a) Para converter uma medida de capacidade de armazenamento em quilobaites para gigabaites, temos:
Assim, a quantidade de informação que Giovana deseja armazenar na nuvem é de aproximadamente .
Como essa quantidade é maior do que os de medida de capacidade de armazenamento gratuito na nuvem, Giovana precisará fazer um upgrade no seu plano.
b) Pelo item anterior, dos de medida de capacidade de armazenamento na nuvem, Giovana usará .
Logo, sobrará para o irmão de Giovana usar aproximadamente .
Questão 9. Não. Espera-se que os estudantes percebam que a medida indicada no anúncio não corresponde a uma taxa de transferência de dados, assim como não contribui para distinguir megabites de megabaite.
Atividades
20. a) A taxa de upload é de até 50% de . Como , a taxa máxima de upload é de . Como e que é equivalente a , temos:
e
Portanto, a medida do tempo mínima para fazer o upload de um arquivo de é de aproximadamente .
b) Sabemos que é equivalente a e que é equivalente a . Desse modo, 3 minutos após o início do download, foram baixados do arquivo, pois
Como e concluímos que foram baixados, após o início do download, aproximadamente 9,1% do arquivo.
21. Sabemos que 1 megabaite equivale a 8 megabites, ou ainda, que 1 megabite equivale a 0,125 megabaite. Desse modo, equivale a e equivale a . Convertendo em megabaites, temos:
Como , Lucas levou para fazer esse upload.
Escrevendo essa medida de tempo em horas, minutos e segundos, Lucas levou para fazer esse upload.
Como e , Lucas levou para fazer esse download.
Escrevendo essa medida de tempo em horas, minutos e segundos, Lucas levou para fazer esse download.
22. a) No dia 2, a taxa de transferência de dados era de e no dia 4 era de . Sabendo que 1 megabite equivale a 0,125 megabaite, é equivalente a e é equivalente a .
Como , ou seja, no dia 2 Juliana gastou para fazer o download do vídeo de .
Como , no dia 4, Juliana gastou aproximadamente para fazer o download do vídeo de .
Portanto, no dia 2 foi necessária uma quantidade de tempo menor para concluir o download.
b) No dia 3, a taxa de transferência de dados era de . Como 1 megabite equivale a 0,125 megabaite, é equivalente a .
Como , ou seja, Juliana gastou ou para fazer o download.
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23. a) Como , 2,34 corresponde a 18% de 13.
Portanto, essa alternativa é falsa.
b) Do item a, a taxa máxima de upload da empresa A corresponde a 18% da taxa máxima de download.
Na empresa B, a taxa máxima de upload corresponde a , ou seja, da taxa máxima de download.
Na empresa C, a taxa máxima de upload corresponde a , ou seja, da taxa máxima de download.
Logo, a empresa C apresenta a melhor taxa máxima de upload relativa à taxa máxima de download.
Portanto, essa alternativa é falsa.
c) Do item b, sabemos que a taxa máxima de upload da empresa C é igual a 25% da taxa máxima de download.
Portanto, essa alternativa é falsa.
d) Do item b, verificamos que a taxa máxima de upload da empresa B é igual a 20% da taxa máxima de download.
Portanto, essa alternativa é verdadeira.
e) Na empresa C, temos , isto é, a taxa máxima de download corresponde a 400% da taxa máxima de upload.
Portanto, essa alternativa é falsa.
Questão 10. Resposta pessoal. É provável que os estudantes respondam que sim, pois essa medida de vazão é muito maior do que a de uma torneira, por exemplo.
Questão 11.
a) A pilha B tem 6 cubos de volume medindo .
Logo, a medida do seu volume é .
b) A pilha C tem 8 cubos de volume medindo .
Logo, a medida do seu volume é .
c) A pilha D tem 7 cubos de volume medindo .
Logo, a medida do seu volume é .
Atividades
24. Cada cubo tem a medida do comprimento de suas arestas igual . Logo, o volume de cada cubo mede .
a) Nessa pilha, há 19 cubos.
Portanto, o volume desse empilhamento de cubos mede .
b) Nessa pilha, há 22 cubos.
Portanto, o volume desse empilhamento de cubos mede .
c) Nessa pilha, há 16 cubos.
Portanto, o volume desse empilhamento de cubos mede .
d) Nessa pilha, há 18 cubos.
Portanto, o volume desse empilhamento de cubos mede .
25. Cada cubo tem a medida do comprimento de suas arestas igual a . Logo, o volume de cada cubo mede .
a) A pilha C é formada por 24 cubos.
Portanto, a medida de seu volume é igual a .
b) A pilha de cubos A tem 13 cubos.
Logo, devem ser acrescentados nessa pilha 11 cubos para que sua medida de volume seja .
A pilha de cubos B tem 13 cubos.
Logo, devem ser acrescentados 11 cubos para que sua medida de volume seja .
A pilha de cubos D tem 28 cubos.
Logo, devem ser retirados 4 cubos para que sua medida de volume seja .
Questão 12. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes descubram que Bonaventura Cavalieri nasceu em Milão, na Itália, tendo Galileu Galilei como seu mestre e atuou como professor de Matemática na Universidade de Bolonha de 1629 até sua morte. Espera-se ainda que, em suas pesquisas, os estudantes concluam que Cavalieri deixou uma obra vasta abrangendo Matemática, Óptica e Astronomia.
Atividades
26. a)
Portanto, o volume desse paralelepípedo reto retângulo mede .
b)
Portanto, o volume desse cubo mede .
c) A base desse prisma é um triângulo retângulo cujas medidas do comprimento dos catetos é igual a e . Desse modo:
Logo, a área da base desse prisma mede .
Como a medida da altura desse prisma igual a , temos:
Portanto, o volume desse prisma é igual a .
27. O volume de um cubo cuja aresta mede a é igual a .
Conhecendo o volume V de um cubo, a medida da sua aresta será . Assim:
a) , temos .
Logo, a aresta desse cubo mede .
b) , temos .
Logo, a aresta desse cubo mede .
c) , temos
Logo, a aresta desse cubo mede .
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d) , temos
Logo, a aresta desse cubo mede .
28. a) Cada cubo desse empilhamento tem aresta com medida de comprimento igual a .
Logo, a medida do volume de cada cubo é igual a . Como nesse empilhamento há 85 cubos, o volume mede .
b) Calculando o volume de um paralelepípedo cujas dimensões medem , e , temos:
Logo, a medida do volume de um paralelepípedo com essas dimensões é igual a .
O empilhamento de cubos tem medida de volume igual a . Como , faltam para que a medida do volume do empilhamento seja igual à medida do volume do paralelepípedo.
29. O objeto de madeira é formado por 6 cubos com medidas de volume iguais a e, assim, a medida do seu volume total é igual a .
As medidas das dimensões da caixa são , e . Desse modo:
Logo, a medida do volume da caixa é igual a .
Calculando , obtemos que podem ser colocados, no máximo, 120 objetos de madeira na caixa.
30. Vamos dividir o objeto em dois paralelepípedos retos retângulos e um cubo, indicando-os por , e C.
As medidas das dimensões de são , e , as medidas das dimensões de são , e e as medidas das dimensões de C são , e , conforme a figura a seguir.
Calculando a medida do volume de , temos:
Ou seja, .
Calculando a medida do volume de , temos:
Ou seja, .
Calculando a medida do volume de C, temos:
Ou seja, .
Como a medida do volume do objeto é igual à soma das medidas dos volumes de , e C, a medida do volume do objeto é igual a .
31. A. Essa figura geométrica espacial pode ser dividida em um prisma de base triangular e um paralelepípedo reto retângulo.
O triângulo da base do prisma triangular tem comprimento da base medindo , pois , e altura medindo .
Como , a medida da área desse triângulo é igual a .
A altura do prisma de base triangular mede . Assim, calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
O paralelepípedo reto retângulo tem as medidas das suas dimensões iguais a , e .
Calculando o seu volume, temos:
Ou seja, .
Adicionando as medidas dos volumes do prisma de base triangular e do paralelepípedo reto retângulo, temos:
.
Portanto, o volume da figura geométrica espacial mede .
B. Essa figura geométrica espacial pode ser dividida em dois prismas de base triangular.
O triângulo da base do primeiro prisma tem comprimento da base medindo e altura medindo .
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Como , a medida da área desse triângulo é igual a .
A altura desse prisma de base triangular mede .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
O triângulo da base do segundo prisma apresenta comprimento da base medindo e altura medindo .
Como , a medida da área desse triângulo é igual a .
A altura desse prisma de base triangular mede .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
Adicionando as medidas dos volumes do prisma de base triangular e do paralelepípedo reto retângulo, temos:
Portanto, o volume da figura geométrica espacial mede .
32. a) As dimensões da base do recipiente A medem e a medida da altura da água nesse recipiente é igual a .
Assim, a medida do volume de água nesse recipiente é dada por:
Ou seja, .
Sabendo que equivale a , há de água no recipiente A.
As medidas das dimensões da base do recipiente B são e e a altura da água nesse recipiente mede .
Assim, a medida do volume de água nesse recipiente é dada por:
Ou seja, .
Sabendo que equivale a , há de água no recipiente B.
b) O espaço que não está ocupado por água no recipiente B é um paralelepípedo reto retângulo com dimensões medindo , e .
Calculando o volume desse paralelepípedo, temos:
Ou seja, .
Ao despejarmos a água do recipiente A no recipiente B até enchê-lo, serão retirados da água que está no recipiente A.
Do item anterior, a quantidade de água do recipiente A corresponde a e, como , sobraram de água no recipiente A.
Desse modo, no recipiente A estão em um paralelepípedo reto retângulo cujas medidas das dimensões da base são iguais a .
Assim, para determinar a medida da altura que a água atingiu no recipiente A, temos:
Portanto, a altura atingida pela água que sobrou no recipiente A mede .
33. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
Flávia mergulhou um objeto cujo volume mede em um recipiente como o representado. Calcule a medida da altura aproximada que o nível de água desse recipiente atingiu após ela ter mergulhado o objeto.
Resposta: O nível da água desse recipiente atingiu aproximadamente .
34. Para transformar a escada em uma rampa, precisamos preencher com concreto, do espaço à frente do primeiro degrau até o penúltimo degrau da escada, com prismas de bases triangulares. Como a escada tem 6 degraus e serão necessários 6 prismas de base triangular.
De acordo com as medidas dos degraus da escada, a base e a altura dos triângulos medem, respectivamente, e . Logo:
Portanto, a área das bases de todos os prismas mede .
A altura de todos os prismas mede . Calculando a medida do volume de qualquer um deles, temos:
Ou seja, .
Para transformar a escada em uma rampa, serão necessários 6 prismas de concreto como esse.
Portanto, a medida do volume de concreto necessário para transformar a escada em uma rampa é igual a .
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35. As dimensões da embalagem de sorvete são , e .
Calculando a medida de seu volume, temos:
Ou seja, .
A medida do volume da mistura sabor chocolate colocada na embalagem é igual a . Assim, após essa mistura ficar cremosa, a medida de volume ocupada na embalagem será de , pois .
Como o volume da embalagem mede , temos:
Assim, é a medida do volume máximo de mistura sabor morango após levá-lo ao congelador.
Para determinar a quantidade que após aumentada em 25%, resultará em , calculamos:
Ou seja, .
Logo, a medida de volume máximo da mistura sabor morango que deverá ser colocada na embalagem é .
Portanto, a alternativa c é a correta.
36. Calculando a medida aproximada do volume de cada um dos cilindros de baixo para cima, temos:
, ou seja, .
Calculando
, ou seja, .
E, por fim,
, ou seja, .
A medida do volume do empilhamento é a soma das medidas dos volumes dos três cilindros.
Calculando a medida aproximada do volume do empilhamento, temos:
Ou seja, .
37. Calculando a medida do volume do recipiente com formato cilíndrico, temos:
Ou seja, .
Como , a medida da capacidade aproximada do recipiente é .
38. Calculando a medida do volume do paralelepípedo reto retângulo, temos:
Ou seja, .
Calculando a medida do volume do cilindro em que o comprimento do raio da base mede , e a altura mede , temos:
Ou seja, .
Como , a medida do volume aproximado da peça é .
39. a) A medida da altura do recipiente é igual a e a medida do comprimento do raio da sua base é igual a . Calculando a medida do volume do recipiente, cilíndrico, temos:
Ou seja, .
Como , a medida da capacidade aproximada do recipiente é .
b) A medida da altura que a água atinge no recipiente é igual a . Desse modo:
Ou seja, .
Como , no recipiente há aproximadamente de água.
c) Com o objeto dentro do recipiente com água a medida da altura que a água atingiu foi de . Assim, calculando a medida do volume ocupado pela água com o objeto, temos:
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Ou seja, .
Do item anterior, a medida aproximada do volume de água no recipiente é e, como , a medida do volume do objeto é aproximadamente .
40. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:
O reservatório representado tem o formato de um cilindro. Calcule a medida da capacidade aproximada desse reservatório, em litros, sabendo que as medidas indicadas são internas.
Resposta: A medida da capacidade aproximada do recipiente é .
41. Sabemos que e, consequentemente, . Desse modo, .
Vamos calcular a altura h que a água atinge quando ocupa do volume dessa caixa d'água. Como as arestas da caixa d'água medem , temos , ou ainda, .
Assim, a altura h que a água atinge é igual a , que equivale a .
Portanto, o nível da água baixou quando foram retirados de água da caixa d'água.
42. O recipiente A é um cilindro com altura interna medindo e comprimento do raio interno da base medindo .
Calculando a medida de seu volume, temos:
Ou seja, .
Como , a medida da capacidade do recipiente A é aproximadamente .
O recipiente B é um paralelepípedo reto retângulo com dimensões internas medindo , e .
Calculando a medida de seu volume, temos:
Ou seja, .
Como , a medida da capacidade do recipiente B é aproximadamente .
Agora, vamos calcular a medida do volume do líquido que está na jarra. A altura que o líquido atinge na jarra mede e o comprimento do raio interno da base da jarra mede .
Calculando a medida do volume do líquido que está na jarra, temos:
Ou seja, .
Como , a medida, em mililitros, da quantidade de líquido que está na jarra é aproximadamente .
Adicionando as medidas de capacidade dos recipientes A e B, temos um total de .
Logo, o líquido que está na jarra será suficiente para encher os dois recipientes.
43. Como e, no recipiente cabem, no máximo, de líquido, nesse recipiente podem ser colocados, no máximo, de líquido.
O comprimento do diâmetro interno da base desse recipiente mede , o que significa que a medida do comprimento do raio interno mede .
Desse modo, podemos calcular a medida aproximada da altura interna h desse recipiente resolvendo a equação:
Portanto, a medida aproximada da altura interna do recipiente é .
O que eu estudei?
1. Calculando a medida da distância entre a estrela Barnard e a Terra em quilômetros, temos:
Portanto, a medida da distância entre a estrela Barnard e a Terra, em quilômetros, é aproximadamente .
Calculando a medida da distância entre a estrela Barnard e a Terra em unidades astronômicas, temos:
Portanto, a medida da distância entre a estrela Barnard e a Terra, em unidades astronômicas, é aproximadamente .
2. Inicialmente, vamos calcular a medida da distância entre as estrelas Sirius e Prócion, em quilômetros:
.
Logo, a medida da distância entre as estrelas Sirius e Prócion, em quilômetros, é aproximadamente .
Agora, calculando essa medida de distância em anos-luz, temos:
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Portanto, a medida da distância entre as estrelas Sirius e Prócion, em anos-luz, é aproximadamente .
3. • . Assim:
Logo, a medida da espessura da bactéria H. Pylori, em micrômetros, é igual a .
. Assim:
Logo, a medida da espessura da bactéria H. Pylori, em centímetros, é igual a .
4. a) Para resolver a atividade, calculamos . Assim, são necessários 4 DVDs de para armazenar a mesma quantidade de informações que o HD-DVD de .
b) Temos .
Desse modo, como , são necessários aproximadamente 22 CDs de para armazenar a mesma quantidade de informações que o HD-DVD de .
5. , o que é equivalente a dizer que .
Desse modo, e a diferença entre as frequências de processamento de dados dos dois smartphones, em giga-hertz, é de .
Como um dos smartphones tem um processador de , segue que o processador do outro smartphone é de , pois , ou de , pois .
6. Rogério levou para baixar o arquivo do seu computador, isto é, esse download durou , pois .
Como , .
Desse modo, .
Como , o tamanho máximo do arquivo é de .
7. Convertendo a medida do tamanho do arquivo para quilobaites, temos:
Como , .
Desse modo, .
Como e , a medida de tempo mínima, em minutos, para a transferência do arquivo é de .
8. O comprimento do raio da base da peça roxa no formato cilíndrico mede , o comprimento do seu diâmetro mede e a sua altura mede .
Calculando seu volume, temos:
Ou seja, .
O recipiente tem a medida do comprimento do raio interno da base igual a , pois o comprimento do seu diâmetro interno mede , e a medida da altura interna igual a .
Calculando seu volume, temos:
Ou seja, .
Calculando a diferença entre esses volumes, temos:
.
Portanto, foram colocados aproximadamente de água no recipiente.
9. A medida da área de um triângulo equilátero com comprimento de lado medindo pode ser calculada usando a fórmula .
Um hexágono regular com comprimento de lados medindo é formado por seis triângulos equiláteros com comprimento dos lados medindo . Assim, podemos usar a fórmula para calcular a medida da sua área.
Uma das partes da peça é um prisma de base hexagonal cujo comprimento da aresta da base mede e cuja altura mede .
Calculando a área da base desse prisma, temos:
Ou seja, .
Agora, calculando a medida do seu volume, temos:
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Ou seja, .
A outra parte da peça é um cilindro cuja altura mede e cujo comprimento do raio da base mede , pois o comprimento do seu diâmetro mede .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
Adicionando as medidas dos volumes das duas partes da peça, temos .
Portanto, a medida do volume da peça é igual a .
10. As medidas das dimensões do paralelepípedo reto retângulo são , e .
Calculando a medida de seu volume, temos:
Ou seja, .
O furo feito no paralelepípedo tem o formato de um cilindro cuja altura mede e cujo comprimento de raio da base mede , pois o comprimento do seu diâmetro mede .
Calculando a medida de seu volume, temos:
Ou seja, .
Subtraindo a medida do volume do cilindro da medida do volume do paralelepípedo reto retângulo, temos:
Portanto, o volume aproximado da peça obtida mede .
11. é igual a 1 clico por segundo e .
Logo, o processador de tem medida de capacidade de processamento igual a 1.800.000.000 ciclos por segundo, o processador de tem medida de capacidade de processamento igual a 2.200.000.000 ciclos por segundo e o processador de tem medida de capacidade de processamento igual a 1.400.000.000 ciclos por segundo.
12. Essa figura geométrica é um prisma de base triangular. O comprimento da aresta da base e a altura desse triângulo medem, respectivamente, .
Como , a área da base do prisma mede .
A altura do prisma mede , assim:
Portanto, a medida do volume do prisma é igual a .
13. Inicialmente, calculamos a medida do volume do paralelepípedo reto retângulo de madeira:
Ou seja, .
Após torneá-la e dar acabamento ao paralelepípedo reto retângulo, a peça obtida é formada por três cilindros.
O cilindro que está à esquerda tem a medida do comprimento do raio da base igual a e a medida da altura igual a .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
O cilindro que está no meio tem a medida do comprimento do raio da base igual a , e a medida da altura igual a .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
O cilindro que está à direita tem a medida do comprimento do raio da base igual a , e a medida da altura igual a .
Calculando a medida do seu volume, temos:
Ou seja, .
Adicionando as medidas dos volumes das três partes da peça, temos:
Ou seja, a medida do volume da peça, após o torneamento e o acabamento, é igual a . Subtraindo a medida do volume da peça final da medida do paralelepípedo, temos:
Portanto, foram retirados de madeira do paralelepípedo até obter a peça final.