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Resoluções - parte 7

Unidade 12

Acréscimo, desconto e juro

Questão 1. Inicialmente, calculamos 8% de R$ 1.705,62.

0 , 08 1 . 705 , 62 = 136 , 4 5

Em seguida, adicionamos esse valor ao salário de abril, ou seja:

1 . 705 , 62 + 136 , 45 = 1 . 842 , 0 7

Por fim, calculamos o segundo aumento, ou seja, 8% de R$ 1.842,07, e adicionamos o valor obtido ao salário após o primeiro acréscimo.

0 , 08 1 . 842 , 07 = 147 , 3 7

1 . 842 , 07 + 147 , 37 = 1 . 989 , 4 4

Portanto, o salário de Adriana seria R$ 1.989,44.

Questão 2. Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois acréscimos sucessivos de 8% cada, obtemos 1 , 1 664 x , pois: x ( 1 + 0 , 08 ) ( 1 + 0 , 08 ) = 1 , 1 664 x . Nesse caso, dois acréscimos sucessivos de 8% cada um equivalem a um único acréscimo de 16,64%.

Questão 3. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: O cliente que paga à vista pode receber possíveis descontos, e essa opção de pagamento facilita o planejamento financeiro e reduz o risco de endividamento. A desvantagem é a possibilidade de parcelar o valor à vista e investir o dinheiro das parcelas.

Questão 4. Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois descontos sucessivos de 14% e 5%, respectivamente, obtemos 0 , 817 x , pois: x ( 1 0 , 14 ) ( 1 0 , 05 ) = 0 , 817 x . Assim, esses descontos sucessivos equivalem a um único desconto de 18,3%, pois:

1 0 , 817 = 0 , 183 = 18 , 3 %

Questão 5. Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois descontos sucessivos de 15% e 8%, respectivamente, obtemos 0 , 782 x , pois: x ( 1 0 , 15 ) ( 1 0 , 08 ) = 0 , 782 x . Assim, esses descontos sucessivos equivalem a um único desconto de 21,8%, pois:

1 0 , 782 = 0 , 218 = 21 , 8 %

Portanto, é melhor para o cliente um desconto único de 25%.

Atividades

1. Inicialmente, calculamos o acréscimo, ou seja, 8% de R$ 1.240,00.

0 , 08 1 . 240 , 00 = 99 , 2 0

Em seguida, adicionamos o valor obtido ao aluguel, ou seja:

1 . 240 , 00 + 99 , 20 = 1 . 339 , 2 0

Portanto, caso seja pago com 1 mês de atraso, o aluguel será R$ 1.339,20.

2. O valor do desconto é igual a 15 , 00 8 , 10 = 6 , 9 0 . Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

15

100

6,9

x

15 x = 100 6 , 9 0

15 x = 69 0

x = 690 15

x = 4 6

Portanto, o desconto aplicado é de 46%.

3. Inicialmente, calculamos o desconto aplicado na baixa temporada, ou seja, 25% de R$ 2.230,00.

0 , 25 2 . 230 , 00 = 557 , 5 0

Na sequência, subtraímos o valor obtido do preço da alta temporada, ou seja:

2 . 230 , 00 557 , 50 = 1 . 672 , 5 0

Portanto, um cliente vai pagar R$ 1.672,50 nesse pacote turístico na baixa temporada.

4. O valor do desconto é R$ 6,00, pois:

40 , 00 34 , 00 = 6 , 0 0

Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

40

100

6

x

40 x = 100 6

40 x = 600

x = 600 40

x = 1 5

Portanto, o desconto aplicado foi de 15%.

5. O valor do aumento é R$ 270,00, pois:

2 . 070 , 00 1 . 800 , 00 = 270 , 0 0

Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

1.800

100

270

x

1 . 800 x = 100 27 0

1 . 800 x = 27 . 000

x = 27 . 000 1 . 800

x = 1 5

Portanto, o aumento aplicado foi de 15%.

6. a) Seja x o preço do produto antes do aumento. Nesse caso, temos:

x 1 , 06 = 44 , 5 2

x = 44 , 52 1 , 06

x = 4 2

Portanto, o preço do produto antes do aumento era de R$ 42,00.

b) O valor do desconto é R$ 2,52, pois:

44 , 52 42 , 00 = 2 , 5 2

Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

44,52

100

2,52

x

44 , 52 x = 100 2 , 5 2

44 , 52 x = 25 2

x = 252 44 , 52

x 5 , 6 6

Portanto, foi aplicado desconto de, aproximadamente, 5,66%.

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7. Seja uma taxa de x% aplicada sobre o preço inicial do produto. Nesse caso, temos:

100 ( 1 + x 100 ) ( 1 + x 100 ) = 12 1

( 1 + x 100 ) 2 = 1 , 2 1

Isto significa que 1 + x 100 = 1 , 1 . Consequentemente:

x 100 = 1 , 1 1

x = 0 , 1 10 0

x = 1 0

Portanto, cada um dos aumentos foi de 10%.

8. a) Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois descontos sucessivos de 12% cada, obtemos 0 , 7 744 x , pois: x ( 1 0 , 12 ) ( 1 0 , 12 ) = 0 , 7 744 x . Assim, esses descontos sucessivos equivalem a um desconto único de 22,56%, pois:

1 0 , 7 744 = 0 , 2 256 = 22 , 56 %

b) Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois acréscimos sucessivos de 5% e 7,2%, respectivamente, obtemos 1 , 1 256 x , pois: x ( 1 + 0 , 05 ) ( 1 + 0 , 072 ) = 1 , 1 256 x . Assim, esses acréscimos sucessivos equivalem a um acréscimo único de 12,56%.

c) Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, três descontos sucessivos de 2% cada um, obtemos 0 , 9 412 x , pois: ( 1 0 , 02 ) ( 1 0 , 02 ) ( 1 0 , 02 ) = 0 , 941 2 . Assim, esses descontos sucessivos equivalem a um desconto único de 5,88%, pois:

1 0 , 9 412 = 0 , 0 588 = 5 , 88 %

d) Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, três acréscimos sucessivos de 3% cada um, obtemos 1 , 092 727 x , pois: ( 1 + 0 , 03 ) ( 1 + 0 , 03 ) ( 1 + 0 , 03 ) = 1 , 09 272 7 . Assim, esses acréscimos sucessivos equivalem a um acréscimo único de 9,2727%.

e) Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, doze acréscimos sucessivos de 5% cada um, obtemos 1 , 7 959 x , pois: ( 1 + 0 , 05 ) 1 2 1 , 795 9 . Assim, esses acréscimos sucessivos equivalem a um acréscimo único de 79,59%.

9. Ao aplicarmos, sobre uma quantia x, dois acréscimos sucessivos de 20% e 30%, respectivamente, obtemos 1 , 56 x , pois: x ( 1 + 0 , 20 ) ( 1 + 0 , 30 ) = 1 , 56 x . Portanto, o aumento percentual dessa mercadoria nesse bimestre foi de 56%.

10. Com os dois descontos dados pela loja de Rafael, o jogo passará a custar R$ 207,86, pois:

273 , 50 ( 1 0 , 20 ) ( 1 0 , 05 ) = 207 , 8 6

Com o desconto dado pela loja de Francisco, o jogo passará a custar R$ 209,10, pois:

255 ( 1 0 , 18 ) = 209 , 1 0

Portanto, é mais vantajoso comprar o jogo na loja de Rafael.

11. Com os dois descontos dados pela loja, o preço à vista do smartphone será R$ 1.691,28, pois:

2 . 349 , 00 ( 1 0 , 25 ) ( 1 0 , 04 ) = 1 . 691 , 2 8

12. Com o desconto de 20%, o produto que custava R$ 50,00 passará a custar R$ 40,00, pois:

50 ( 1 0 , 20 ) = 4 0

Com o desconto do cartão fidelidade, o produto custará R$ 36,00, pois:

40 ( 1 0 , 10 ) = 3 6

Portanto, para o cliente que tem o cartão fidelidade, a economia adicional é de R$ 4,00 ( 40 3 6 ). A alternativa correta é a e.

13. Resposta pessoal. Sugestão de resposta:

a) Supondo que foram aplicados dois acréscimos sucessivos de 10% e 15%, respectivamente, qual é o novo preço do caderno?

b) Determine o aumento percentual do preço do caderno, após os dois acréscimos sucessivos.

Resposta: a) R$ 26,57; b) 26,5%.

14. Nessa aplicação foi obtido juro de R$ 585,00, pois:

3 . 250 0 , 03 6 = 58 5

15. O período de 1 ano e 6 meses é equivalente a 18 meses. O montante obtido nessa aplicação é de R$ 2.448,00, pois:

1 . 800 + 1 . 800 0 , 02 18 = 2 . 448

16. a) No regime de juro simples, o rendimento será de R$ 352,00, pois:

2 . 200 0 , 08 2 = 35 2

Agora, calculamos o rendimento no regime de juro composto.

2 . 200 1 , 0 8 2 = 2 . 566 , 0 8

Nesse sistema, o rendimento é de R$ 366,08, pois:

2 . 566 , 08 2 . 200 = 366 , 0 8

Portanto, no sistema de juro simples o rendimento é de R$ 352,00 e no de juro composto, R$ 366,08.

b) A diferença entre os rendimentos dessas duas aplicações é de R$ 14,08, pois:

366 , 08 352 , 00 = 14 , 0 8

17. O montante obtido por Fernanda é igual a R$ 1.500,04, pois:

920 1 , 1 3 4 = 1 . 500 , 0 4

18. O montante pago ao banco é igual a R$ 1.177,58, pois:

1 . 000 1 , 05 6 3 = 1 . 177 , 5 8

19. Para determinar a alternativa correta, vamos calcular o montante obtido por Jaime ao final de cada mês.

Montante obtido ao final do 1º mês de aplicação.

14 . 300 + 14 . 300 0 , 025 = 14 . 657 , 5

Montante obtido ao final do 2º mês de aplicação.

14 . 657 , 5 + 14 . 657 , 5 0 , 025 15 . 023 , 9 4

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Montante obtido ao final do 3º mês de aplicação.

15 . 023 , 94 + 15 . 023 , 94 0 , 025 15 . 399 , 5 4

Montante obtido ao final do 4º mês de aplicação.

15 . 399 , 54 + 15 . 399 , 54 0 , 025 15 . 784 , 5 3

Montante obtido ao final do 5º mês de aplicação.

15 . 784 , 53 + 15 . 784 , 53 0 , 025 = 16 . 178 , 6

Montante obtido ao final do 6º mês de aplicação.

16 . 178 , 6 + 16 . 178 , 6 0 , 025 16 . 583 , 0 7

Montante obtido ao final do 7º mês de aplicação.

16 . 583 , 07 + 16 . 583 , 07 0 , 025 16 . 997 , 5 8

Analisando os montantes, concluímos que Jaime deve deixar a quantia aplicada por seis meses, e sobrarão menos de R$ 100,00. Portanto, a alternativa correta é a d.

20. Utilizando procedimentos semelhantes aos apresentados na seção Instrumentos e softwares, obtemos:

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 14 linhas e 4 colunas. As colunas estão identificadas por A, B, C e D. Linha 1: coluna A está a letra t; coluna B: J; coluna C: M; coluna D: i. Linha 2: coluna A: 0; coluna B: está em branco; coluna C: 2299; coluna D: 0 vírgula 01. Linha 3: coluna A: 1; coluna B: 22,99; coluna C: 2321,99 ; coluna D: em branco. Linha 4: coluna A: 2; coluna B: 23,22; coluna C: 2345,21; coluna D: em branco. Linha 5: coluna A: 3; coluna B: 23,45; coluna C: 2368,66; coluna D: em branco. Linha 6: coluna A: 4; coluna B: 23,69; coluna C: 2392,35; coluna D: em branco. Linha 7: coluna A: 5; coluna B: 23,92; coluna C: 2416,27; coluna D: em branco. Linha 8: coluna A: 6; coluna B: 24,16; coluna C: 2440,43; coluna D: em branco. Linha 9: coluna A: 7; coluna B: 24,40; coluna C: 2464,84; coluna D: em branco. Linha 10: coluna A: 8; coluna B: 24,65; coluna C: 2489,49 s; coluna D: em branco. Linha 11: coluna A: 9; coluna B: 24,89; coluna C: 2514,38; coluna D: em branco. Linha 12: coluna A: 10; coluna B: 25,14; coluna C: 2539,53; coluna D: em branco. Linha 13: coluna A: 11; coluna B: 25,40; coluna C: 2564,92; coluna D: em branco. Linha 14: coluna A: 12; coluna B: 25,65; coluna C: 2590,57; coluna D: em branco.

Portanto, Mariana irá pagar R$ 2.590,57 por esse notebook.

21. Para resolver essa atividade, consideramos, sem perda de generalidade, que Armando vai aplicar R$ 2.299,00. Utilizando procedimentos semelhantes aos apresentados na seção Instrumentos e softwares, determinaremos o montante obtido em cada um dos investimentos.

Investimento A.

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 8 linhas e 3 colunas identificadas por A, B, C. A primeira linha, está representada pelo número 56, coluna A: 53; coluna B: 128,76; coluna C: 6566,71. A segunda linha: está representada pelo número 57, coluna A: 54; coluna B: 131,33; coluna C: 6698 vírgula 05. A terceira linha: está representada pelo número 58, coluna A: 55; coluna B: 133,96; coluna C: 6832 vírgula 01. A quarta linha: está representada pelo número 59, coluna A: 56; coluna B: 136,64; coluna C: 6968,65. A quinta linha: está representada pelo número 60, coluna A: 57; coluna B: 139,37; coluna C: 7108 vírgula 02. A sexta linha: está representada pelo número 61, coluna A: 58; coluna B: 142,16; coluna C: 7250,18. A sétima linha: está representada pelo número 62, coluna A: 59; coluna B: 145 vírgula zero zero; coluna C: 7395,19. A oitava linha: está representada pelo número 63, coluna A: 60; coluna B: 147,90; coluna C: 7543 vírgula 09.

Investimento B.

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 8 linhas e 3 colunas identificadas por A, B, C. A primeira linha, está representada pelo número 16, coluna A: 13; coluna B: 98,33; coluna C: 3376,16. A segunda linha: está representada pelo número 17, coluna A: 14; coluna B: 101,28; coluna C: 3477,44. A terceira linha: está representada pelo número 18, coluna A: 15; coluna B: 104,32; coluna C: 3581,77. A quarta linha: está representada pelo número 19, coluna A: 16; coluna B: 107,45; coluna C: 3689,22. A quinta linha: está representada pelo número 20, coluna A: 17; coluna B: 110,68; coluna C: 3799,90. A sexta linha: está representada pelo número 21, coluna A: 18; coluna B: 114 vírgula zero zero; coluna C: 3913,89. A sétima linha: está representada pelo número 22, coluna A: 19; coluna B: 117,42; coluna C: 4031,31. A oitava linha: está representada pelo número 23, coluna A: 20; coluna B: 120,94; coluna C: 4152,25.

Investimento C.

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 8 linhas e 4 colunas identificadas por A, B, C e D. Na primeira linha, na célula mesclada de A até D, está escrito: 'Investimento C'. segunda linha: coluna A: está a letra t; coluna B: está a letra J; coluna C: letra M; coluna D: letra i. terceira linha: coluna A: 0; coluna B: em branco; coluna C: 2299 vírgula zero zero; coluna D: 0,13. quarta linha: coluna A: 1; coluna B: 298,87; coluna C: 2597,87; coluna D: em branco. quinta linha: coluna A: 2; coluna B: 337,72 coluna C: 2935,59; coluna D: em branco. sexta linha: coluna A: 3; coluna B: 381,63; coluna C: 3317,22; coluna D: em branco. sétima linha: coluna A: 4; coluna B: 431,24; coluna C: 3748,46; coluna D: em branco. oitava linha: coluna A: 5; coluna B: 487,30; coluna C: 4235,76; coluna D: em branco.

Portanto, o investimento A é o mais vantajoso.

22. O valor total pago a prazo é igual a R$ 1.377,27, pois:

200 + 1 . 099 1 , 03 5 2 = 1 . 377 , 2 7

Assim, a diferença entre o valor à vista e o valor total pago a prazo é R$ 78,27, pois:

1 . 377 , 27 1 . 299 , 00 = 78 , 2 7

23. a) Depois do 1º mês, o valor do montante é R$ 105,00, isso representa um aumento de R$ 5,00 sobre o capital de R$ 100,00. Portanto, a taxa de juro é igual a 5% ao mês.

b) No 10º mês, a diferença entre os montantes é R$ 12,89, pois:

162 , 89 150 = 12 , 8 9

c) Resposta pessoal. Sugestão de resposta: Qual será, ao final do 12º mês, o montante obtido no regime de juro simples? E no regime de juro composto? Resposta: R$ 160,00; R$ 179,59.

24. a) O capital aplicado é o valor no tempo 0, isto é, R$ 500,00.

b) Depois do 1º mês, o valor do montante é R$ 515,00, o que representa um aumento de R$ 15,00 sobre o capital de R$ 500,00. Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

500

100

15

x

500 x = 100 1 5

500 x = 1 . 500

x = 1 . 500 500

x = 3

Portanto, a taxa de juro é de 3% ao mês.

c) O montante dessa aplicação ao final do 8º mês é igual a R$ 633,39.

d) O montante dessa aplicação ao final do 11º mês é R$ 692,12, pois:

671 , 96 1 , 03 = 692 , 1 2

25. Pagando R$ 90,00 no ato da compra, faltará pagar R$ 80,00, pois:

170 90 = 8 0

Como depois de um mês, o valor pago será de R$ 90,00, o juro correspondente é de R$ 10,00. Aplicando uma regra de três, temos:

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Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

80

100

10

x

80 x = 100 1 0

80 x = 1 . 000

x = 1 . 000 80

x = 12 , 5

Portanto, a taxa de juro mensal é 12,5%.

26. Sendo x% a taxa de juro, temos:

1 . 000 ( 1 + x 100 ) 2 = 1 . 092

( 1 + x 100 ) 2 = 1 , 09 2

1 + x 100 1 , 04 5

x 4 , 5

Portanto, a taxa de juro mensal é 4,5%.

27. Utilizando procedimentos semelhantes aos apresentados na seção Instrumentos e softwares e adicionando uma coluna que apresenta o juro acumulado recebido, temos:

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 23 linhas e 5 colunas identificadas por A até E. linha 1: coluna A: está a letra t; coluna B: está a letra J; coluna C: letra M; coluna D: letra i; coluna E: está escrito Juro acumulado. Linha 2: na coluna A: 0; coluna B: em branco; coluna C: 1530 vírgula zero zero; coluna D: 0 vírgula 032; coluna E: em branco. Linha 3: na coluna A: 1; coluna B: 48,96; coluna C: 1578,96; coluna D: em branco; coluna E: 48,96. Linha 4: na coluna A: 2; coluna B: 50,53; coluna C: 1629,49; coluna D: em branco; coluna E: 99,49. Linha 5: na coluna A: 3; coluna B: 52,14; coluna C: 1681,63; coluna D: em branco; coluna E: 151,63. Linha 6: na coluna A: 4; coluna B: 53,81; coluna C: 1735,44; coluna D: em branco; coluna E: 205,44. Linha 7: na coluna A: 5; coluna B: 55,53; coluna C: 1790,98; coluna D: em branco; coluna E: 260,98. Linha 8: na coluna A: 6; coluna B: 57,31; coluna C: 1848,29; coluna D: em branco; coluna E: 318,29. Linha 9: na coluna A: 7; coluna B: 59,15; coluna C: 1907,43; coluna D: em branco; coluna E: 377,43. Linha 10: na coluna A: 8; coluna B: 61 vírgula 04; coluna C: 1968,47; coluna D: em branco; coluna E: 438,47. Linha 11: na coluna A: 9; coluna B: 62,99; coluna C: 2031,46; coluna D: em branco; coluna E: 501,46. Linha 12: na coluna A: 10; coluna B: 65 vírgula 01; coluna C: 2096,47; coluna D: em branco; coluna E: 566,47. Linha 13: na coluna A: 11; coluna B: 67 vírgula 09; coluna C: 2163,56; coluna D: em branco; coluna E: 633,56. Linha 14: na coluna A: 12; coluna B: 69,23; coluna C: 2232,79; coluna D: em branco; coluna E: 702,79. Linha 15: na coluna A: 13; coluna B: 71,45; coluna C: 2304,24; coluna D: em branco; coluna E: 774,24. Linha 16: na coluna A: 14; coluna B: 73,74; coluna C: 2377,97; coluna D: em branco; coluna E: 847,97. Linha 17: na coluna A: 15; coluna B: 76,10; coluna C: 2454 vírgula 07; coluna D: em branco; coluna E: 924 vírgula 07. Linha 18: na coluna A: 16; coluna B: 78,53; coluna C:

Portanto, o capital deve ficar aplicado por 20 meses.

28. Utilizando procedimentos semelhantes aos apresentados na seção Instrumentos e softwares e adicionando uma coluna que apresenta o juro acumulado recebido, temos:

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 12 linhas e 5 colunas identificadas por A até E. Linha 1: coluna A: está a letra t; coluna B: está a letra J; coluna C: letra M; coluna D: letra i; coluna E: está escrito 'Juro acumulado'. Segunda linha: identificada por 18: na coluna A: 16; coluna B: 94,21; coluna C: 4804,75; coluna D: em branco; coluna E: 1304,75. Terceira linha: identificada por 19: na coluna A: 17; coluna B: 96 vírgula 09; coluna C: 4900,84; coluna D: em branco; coluna E: 1400,84. quarta linha: identificada por 20: na coluna A: 18; coluna B: 98 vírgula 02; coluna C: 4998,86; coluna D: em branco; coluna E: 1498,86. Quinta linha: identificada por 21: na coluna A: 19; coluna B: 99,98; coluna C: 5098,84; coluna D: em branco; coluna E: 1598,84. Sexta linha: identificada por 22: na coluna A: 20; coluna B: 101,98; coluna C: 5200,82; coluna D: em branco; coluna E: 1700,82. Sétima linha: identificada por 23: na coluna A: 21; coluna B: 104 vírgula 02; coluna C: 5304,83; coluna D: em branco; coluna E: 1804,83. Oitava linha: identificada por 24: na coluna A: 22; coluna B: 106,10; coluna C: 5410,93; coluna D: em branco; coluna E: 1910,93. Nona linha: identificada por 25: na coluna A: 23; coluna B: 108,22; coluna C: 5519,15; coluna D: em branco; coluna E: 2019,15. Décima linha: identificada por 26: na coluna A: 24; coluna B: 110,38; coluna C: 5629,53; coluna D: em branco; coluna E: 2129,53. Décima primeira linha: identificada por 27: na coluna A: 25 coluna B: 112,59; coluna C: 5742,12; coluna D: em branco; coluna E: 2242,12. Décima segunda linha: identificada por 28: na coluna A: 26; coluna B: 114,84; coluna C: 5856,96; coluna D: em branco; coluna E: 2356,96.

Portanto, o capital deve ficar aplicado por 24 meses, ou seja, 2 anos.

O que eu estudei?

1. Seja x o preço do produto. Nesse caso, temos:

x 0 , 92 = x 92 100 = 100 x 92 1 , 087 x > x

Portanto, o preço a prazo apresenta um acréscimo de aproximadamente 8,7%.

2. Nessa compra, Adalberto gastou R$ 600,00, pois: 15 40 = 60 0 . Com o aumento de 20%, o quilograma de carne passou a custar R$ 48,00. Dividindo o valor gasto pelo novo preço do quilograma, obtemos:

600 48 = 12 , 5

Portanto, Adalberto pôde comprar 12 , 5   kg . A alternativa correta é a e.

3. Seja x o preço cobrado pelo livro antes do acréscimo. Assim:

x 1 , 12 = 50 , 4 0

x = 50 , 40 1 , 12

x = 4 5

Portanto, o valor do livro antes do acréscimo era de R$ 45,00.

4. Inicialmente, determinamos a mensalidade que Giovana pagou em cada um dos anos.

1º ano: R$ 250,00.

2º ano: R$ 300,00, pois 250 1 , 2 = 30 0 .

3º ano: R$ 360,00, pois 300 1 , 2 = 36 0 .

4º ano: R$ 432,00, pois 360 1 , 2 = 43 2 .

Desse modo, o total pago por ela é:

12 ( 250 + 300 + 360 + 432 ) = 12 1 . 342 = 16 . 104

A alternativa correta é a d.

5. Com o aumento de 15%, o preço do tênis passou a ser R$ 207,00, pois:

180 1 , 15 = 20 7

Com o desconto de 22%, o tênis custará R$ 161,46, pois:

207 ( 1 0 , 22 ) = 161 , 4 6

6. Com os descontos sucessivos de 20% e 5%, o valor da mensalidade passou a ser R$ 94,24, pois:

124 ( 1 0 , 20 ) ( 1 0 , 05 ) = 94 , 2 4

7. Ao final do 6º mês o montante obtido será R$ 637,83, pois:

550 1 , 02 5 6 = 637 , 8 3

8. Indicando o capital inicial por C e a quantidade de meses transcorridos para a duplicação do capital por x, temos:

C ( 1 + 0 , 04 x ) = 2 C

C + 0 , 04 x C = 2 C

0 , 04 x = 1

x = 2 5

Portanto, para duplicar o capital aplicado deverão ser transcorridos 25 meses ou 2 anos e 1 mês.

Página CXLV

9. Seja x a quantidade de meses que Olívia deixou o capital aplicado. Assim:

5 . 300 ( 1 + 0 , 025 x ) = 6 . 227 , 5 0

1 + 0 , 025 x = 1 , 17 5

x = 7

Portanto, Olívia retirou esse montante ao final do 7º mês.

10. Sendo o valor de entrada 50% do valor à vista, restará pagar os outros 50%, que correspondem a R$ 932,75, pois:

1 . 865 , 5 2 = 932 , 7 5

Como após um mês será pago o valor de R$ 993,38, o juro é de R$ 60,63, pois:

993 , 38 932 , 75 = 60 , 6 3

Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

932,75

100

60,63

x

932 , 75 x = 100 60 , 6 3

932 , 75 x = 6 . 063

x = 6 . 063 932 , 75

x 6 , 5

Portanto, a taxa de juro mensal cobrada na compra a prazo é de aproximadamente 6,5%.

11. O preço a prazo é R$ 1.558,70, pois 10 155 , 87 = 1 . 558 , 7 0 . A diferença entre o preço a prazo e o preço à vista é dada por:

1 . 558 , 70 1 . 199 , 00 = 359 , 7 0

Aplicando uma regra de três, temos:

Regra de três

Quantia (R$)

Porcentagem (%)

1.199

100

359,70

x

1 . 199 x = 100 359 , 7 0

1 . 199 x = 35 . 970

x = 35 . 970 1 . 199

x = 3 0

Portanto, o aumento percentual no preço a prazo, quando comparado ao preço à vista, é de 30%.

12. O rendimento será de R$ 63,41, pois: 500 1 , 0 1 1 2 500 = 63 , 4 1 .

13. a) No investimento A, após o 1º mês, há um juro de R$ 55,00 sobre o capital de R$ 1.000,00. Isto representa uma taxa de juro de 5,5% ao mês. No investimento B, após o 1º mês, há um juro de R$ 60,00 sobre o capital de R$ 1.000,00. Isto representa uma taxa de juro de 6% ao mês.

b) Após 2 meses, o investimento mais rentável é o B. Após 6 meses, o investimento mais rentável é o A.

c) A partir de 5 meses.

d) No 5º mês, a diferença entre os montantes dos investimentos é de R$ 6,96, pois:

1 . 306 , 96 1 . 300 = 6 , 9 6

O que eu aprendi?

1. Resposta no final da seção Resoluções.

2. Em 1   s a luz percorre 3 1 0 5   km , e em 1   min a luz percorre 60 3 1 0 5   km , ou seja, 180 1 0 5   km . Além disso, a distância média entre o Sol e a Terra mede aproximadamente 1 , 5 1 0 8   km .

Esta medida de distância pode ser reescrita como 1 . 500 1 0 5   km . Assim:

1 . 500 1 0 5   km 180 1 0 5   km 8 , 3

Portanto, a luz do Sol demora aproximadamente 8 , 3   min para chegar à Terra.

3. 1   km equivale a 100 . 000   cm . Assim, 304   km equivale a 30 . 400 . 000   cm .

Desse modo, a razão é dada por:

8 3 , 04 1 0 7 = 1 3 . 800 . 000

Portanto a alternativa correta é a e.

4. Inicialmente, devemos obter a medida da hipotenusa do triângulo A B C :

1 6 2 + 1 2 2 = h 2

h 2 = 256 + 14 4

h = 40 0

h = 2 0

Logo, a hipotenusa do triângulo maior mede 20   cm .

A medida do comprimento do lado D C é dada pela subtração da medida do comprimento da base do triângulo maior pela medida do comprimento da base do triângulo menor:

16 8 = 8 .

Analisando os ângulos internos do triângulo menor E B D , notamos que ele é semelhante ao triângulo maior A B C . Assim, considerando em relação ao triângulo menor E B D , a medida da altura como x e hipotenusa como z, e E A como y, temos:

Ilustração de um triângulo retângulo A B C com ângulo reto demarcado no vértice C, medida de A igual e 54 graus e medida de B igual a 36 graus. Medidas de comprimento de A B C: 12 centímetros de altura; 16 centímetros na base; e 20 centímetros na hipotenusa. Entre A e B está o ponto E, e, entre os pontos B e C está o ponto D. Há um segmento perpendicular à base, segmento ED, formando um segundo triângulo retângulo E B D, com ângulo reto demarcado no vértice D, medida do ângulo E igual a 54 graus. Medidas de comprimentos de E D B: x de altura; 8 centímetros na base; e z na hipotenusa. Há ainda as seguintes medidas de comprimento indicadas: A E mede y e C D 8 centímetros.

Assim, utilizando a proporcionalidade temos x 12 = 8 16 = z 20 , em que:

Página CXLVI

x 12 = 1 2

2 x = 1 2

x = 6

z 20 = 1 2

2 z = 2 0

z = 1 0

Logo, a altura menor do quadrilátero mede 6   cm .

Subtraindo a medida da hipotenusa do triângulo maior da medida da hipotenusa do ângulo menor, temos o lado E A do quadrilátero, Assim:

y = 20 10 = 1 0

Calculando a medida do perímetro do quadrilátero A C D E , temos:

12 + 8 + 6 + 10 = 3 6

Portanto, a medida do perímetro do quadrilátero A C D E é 36   cm .

5. ( 3 x + 9 ) ( 3 x 9 ) x 2 9 =

= 9 x 2 27 x + 27 x 81 x 2 9 =

= 9 x 2 81 x 2 9 =

= 9 ( x 2 9 ) x 2 9 = 9

Assim, ao simplificarmos a expressão, obtemos 9 como resultado.

Portanto, a resposta correta é a alternativa d.

6. Inicialmente, devemos calcular a medida do comprimento da altura do triângulo. Assim, como 5 2 = 4 2 + x 2 , temos:

25 = 16 + x 2

25 16 = x 2

x = 9

x = 3

Considerando a medida da base do triângulo A D C como y, temos:

Ilustração de um triângulo retângulo A B C. O ângulo reto no vértice A. Há um segmento A D, traçado formando um ângulo de 90 graus com a hipotenusa B C com a indicação de 3 centímetros. Há ainda as seguintes medidas de comprimento indicadas: A B: 5 centímetros; B D: 4 centímetros; D C mede y; e A C: mede z.

Utilizando uma das relações métricas, temos:

3 2 = 4 y ou y = 9 4

Calculando a medida da área do triângulo, temos:

A = ( 4 + 9 4 ) 3 2

A = ( 16 + 9 4 ) 3 2

A = ( 25 4 ) 3 2

A = 75 4 1 2

A = 75 8

Logo, a área do triângulo A B C mede 75 8   cm 2 .

7. a) As coordenadas dos vértices desse retângulo são A ( 2 ,  2 ) , B ( 2 ,  4 ) , C ( 8 ,  4 ) e D ( 8 ,  2 ) .

b) Como h 2 = 6 2 + 2 2 , temos:

h 2 = 36 + 4

h = 4 0

h = 2 2 1 0

h = 2 1 0

Portanto, a medida do comprimento da diagonal do retângulo é 2 1 0 unidades de comprimento.

8. O ângulo suplementar de 150 ° é 30 ° e o ângulo suplementar de 120 ° é 60 ° .

Além disso, α representa a soma dos ângulos alternos internos dos ângulos suplementares 150 ° e 120 ° . Assim:

α = 30 ° + 60 ° = 90 °

Portanto, o ângulo α mede 90 ° .

9. a) De 1 e 40 existem 20 números ímpares.

Assim, a proporção é dada por 20 50 = 2 5 e a probabilidade é de 2 5 100 = 4 0

Ou seja, 40%.

O desconto será de 5%. Desse modo:

23 5 100 = 115 100 = 1 , 1 5

Logo, calculando quantos reais o estudante vai pagar, temos:

23 1 , 15 = 21 , 8 5

Ou seja, R$ 21,85.

b) 3 estudantes obtiveram um desconto de 5% e 1 estudante não obteve desconto. Assim, como não há reposição, o quinto estudante não poderá sortear os 4 números já sorteados.

Como 50 4 = 4 6 , ele poderá sortear um dos 46 números possíveis.

Além disso, existe apenas 1 número que é par e primo: o número 2. Assim, a proporção será de 1 46 , que pode ser escrita como 1 46 100 2 , 1 7 .

Ou seja, a probabilidade de sortear um número par e primo é de 2,17%.

Página CXLVII

Com um desconto de 50%, o estudante pagará metade da compra, pois:

37 , 50 2 = 18 , 7 5

Portanto o estudante pagará R$ 18,75.

10. Resposta pessoal. Sugestão de resposta: No gráfico de linhas, podemos ter uma noção mais clara da variação dos dados ao verificar a continuidade das linhas e sua tendência de crescimento ou decrescimento, enquanto no gráfico de setores não temos a noção de continuidade, apenas a proporção entre os dados.

11. a) Como y = 7 x 1 4 , então:

7 x + 14 = 0

7 x = + 1 4

x = 14 7

x = 2

b) Como y = 4 x + 8 , então:

4 x + 8 = 0

4 x = 8

x = 8 4

x = 2

c) Como y = 5 x + 1 5 , então:

5 x + 15 = 0

5 x = 1 5

x = 15 5

x = 3

Resoluções referentes à unidade 1.

5. Analisando as posições indicadas na reta com letras, verificamos que A está mais próximo de 1 do que B. Dos números apresentados, o mais próximo de 1 é 1,3. Sendo assim, A = 1 , 3 .

Como 2 1 , 4 1 e a letra B está logo na sequência de A e antes do 2, concluímos que B = 2 .

Como 1 < C < 0 e, dos números apresentados, temos π 5 0 , 6 3 , então C = π 5 .

Além disso, verificamos que 2 < D < 1 e 3 1 , 7 3 . Sendo assim, D = 3 .

Por fim, como 7 2 , 6 5 e 2 < E < 3 , concluímos que E = 7 .

Reta numérica com o pontos menos 2, menos 1, zero, 1, 2 e 3 indicados e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre menos 2 e menos 1, o número menos raiz quadrada de três, entre menos 1 e zero: menos início de fração: numerador: pi; denominador: 5. fim de fração. Entre 1 e 2, há dois pontos: 1,3 e raiz quadrada de 2. Entre 2 e 3: raiz quadrada de 7.

6. Representando os números na forma decimal, verificamos que 3 3 0 , 5 8 , 2 7 0 , 2 0 e π 3 , 1 4 . Usando essa representação, podemos localizá-los com mais facilidade na reta numérica.

Reta numérica com o pontos menos 2, menos 1, zero, 1, 2 e 3 indicados e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre menos 2 e menos 1, o número menos 1,529237 reticências, entre menos 1 e zero: menos início de fração: numerador: raiz quadrada de 2; denominador: 7. fim de fração. Entre 0 e 1, há dois pontos: 0,101001 reticências e início de fração: numerador: raiz quadrada de 3; denominador: 3. fim de fração. Após o ponto três: está o número pi.

Resoluções referentes à seção O que eu estudei? da unidade 1.

4. a) Primeiro, representamos cada número na forma decimal. Assim, temos:

17 2 = 8 , 5 ; 4 7 6 , 9 ; 11 2 10 , 6 .

Em seguida, identificamos a letra correspondente a cada número na reta numérica para substituí-lo.

Reta numérica com os pontos 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 indicados e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre 6 e 7, o número raiz quadrada de 47. Entre 8 e 9: início de fração: numerador: 17; denominador: 2. fim de fração. Entre 10 e 11: raiz quadrada de 112. Após o número 12, está o número 12,3 com um traço acima do número 3.

b) Como apenas um dos números não está representado na forma decimal, fazemos primeiro essa conversão.

6 , 4 231 921 ... 2 3 , 2

Em seguida, identificamos a letra correspondente a cada número na reta numérica para substituí-lo.

Reta numérica com o pontos menos 5, menos 4, menos 3, menos 2, menos 1 e zero, e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre menos 5 e menos 4, o número menos 4,3; entre menos 4 e menos 3: menos início de fração: numerador: 6,4231921 reticências; denominador: 2. fim de fração. Entre menos 3 e menos 2: menos 2,892. Entre menos 1 e zero: menos 0,8.

5. Primeiro, obtemos a representação de cada número na forma decimal.

2 π 3 2 , 1 ; 2 1 , 4 ; π 2 1 , 5 7 ; 7 2 1 , 3 .

Página CXLVIII

Em seguida, identificamos sua localização aproximada na reta numérica.

Reta numérica com o pontos menos 2, menos 1, zero, 1 e 2 indicados e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre menos 2 e menos 1, o número menos início de fração: numerador: pi; denominador: 2. fim de fração e o número menos raiz quadrada de 2. Entre 1 e 2: início de fração: numerador: raiz quadrada de 7; denominador: 2. fim de fração. Após o ponto 2: está o número início de fração: numerador: 2 vezes pi; denominador: 3. fim de fração.

Resoluções referentes à unidade 5.

68. f) Calculando o mmc entre os denominadores da equação: 2 ( x + 1 ) ( 3 x + 1 ) . Assim:

x 2 ( x + 1 ) 2 ( x + 1 ) ( 3 x + 1 ) + x 3 x + 1 2 ( x + 1 ) ( 3 x + 1 ) = 0

3 x 2 + x + 2 x 2 + 2 x = 0

x 2 + 3 x = 0

Resolvendo essa equação obtemos x 1 = 0 e x 2 = 3 .

Como os valores obtidos são diferentes de 1 , as raízes da equação são x 1 = 0 e x 2 = 3 .

g) Calculando o mmc entre os denominadores da equação: x ( x + 1 ) 2 . Assim:

2 x + 1 x ( x + 1 ) 2 3 x x ( x + 1 ) 2 = 2 x ( x + 1 ) 2 x x + 1 x ( x + 1 ) 2

2 x 3 x 3 = 2 x 2 + 2 x x 2

2 x 2 x 2 + 2 x 2 x + 3 x + 3 = 0

x 2 + 3 x + 3 = 0

Essa equação não tem raízes reais.

Resoluções referentes à unidade 9.

51. b)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a 2 vezes x elevado ao quadrado mais 3 vezes x mais 5 que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para cima, não cruza o eixo x e tem coordenadas do vértice entre menos 1 e zero, no eixo x e abaixo do 4, no eixo y.

d)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y é igual a 4 vezes x elevado ao quadrado mais 8 vezes x, que corresponde à parábola com concavidade voltada para cima, com vértice de coordenadas menos 1 e menos 4 e cruza o eixo x em dois pontos: menos 2 e zero; zero e zero.

Página CXLIX

e)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y é igual a 5 vezes x elevado ao quadrado menos 11, que corresponde à parábola com concavidade voltada para cima, com vértice de coordenadas zero e menos 11 e cruza o eixo x em dois pontos: entre menos 2 e menos 1; entre 1 e 2.

f)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y é igual a início de fração: numerador: 1; denominador: 2, fim de fração vezes x elevado ao quadrado, que corresponde à parábola com concavidade voltada para cima, com vértice de coordenadas zero e zero sendo esse o único ponto em que a parábola cruza o eixo x.

g)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a menos 3 vezes x elevado ao quadrado menos 7 vezes x mais 4 à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para baixo. Ela cruza o eixo x em dois pontos: entre menos 3 e menos 2; entre 0 e 1 e tem coordenadas do vértice entre menos 2 e menos 1, no eixo x e pouco acima do 8, no eixo y.

Página CL

h)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a início de fração: numerador: 1; denominador: 3, fim de fração. Vezes x elevado ao quadrado menos 3 vezes x menos 3, que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para cima. Ela cruza o eixo x em dois pontos: entre menos 1 e zero; entre 9 e 10 e tem coordenadas do vértice entre 4 e 5, no eixo x e abaixo de menos 9, no eixo y.

i)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a 2 vezes x elevado ao quadrado menos 8 vezes x mais 10, que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para cima, não cruza o eixo x e tem coordenadas do vértice 2 e 2.

j)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a menos. início de fração: numerador: 1; denominador: 8, fim de fração. vezes x elevado ao quadrado mais x mais 10, que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para baixo. Ela cruza o eixo x em dois pontos: um ponto que não aparece na ilustração da tela; e outro entre 13 e 14 e tem coordenadas do vértice 4 e 12.

Página CLI

k)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual 7 vezes x elevado ao quadrado mais 7 vezes x, que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para cima. Ela cruza o eixo x em dois pontos: menos 1 e zero; e em zero e zero, e tem coordenadas do vértice entre menos 1 e zero, no eixo x e abaixo de menos 1, no eixo y.

l)

Ilustração de tela de um software de geometria. Nele há uma malha quadriculada com um plano cartesiano com uma parábola. Ao lado, na janela de álgebra, há uma informação: y igual a menos. Início de fração: numerador: 4; denominador: 5, fim de fração. Vezes x elevado ao quadrado mais início de fração: numerador: 3; denominador: 16, fim de fração vezes x menos início de fração: numerador: 11; denominador: 7, fim de fração, que corresponde à parábola do gráfico que tem concavidade voltada para baixo e não cruza o eixo x e tem coordenadas do vértice entre zero e um em relação ao eixo x e entre menos 2 e menos 1 em relação ao eixo y.

Resoluções referentes à unidade 10.

Questão 5.

Início

1. Desenhe um segmento A B cujo comprimento mede a.

2. Calcule a medida do ângulo central: med ( A O ˆ B ) = 360 ° 5 = 72 ° .

3. Calcule as medidas dos outros dois ângulos do triângulo A O B : ( A ˆ ) = ( B ˆ ) = 180 ° 72 ° 2 = 54 ° .

4. No sentido anti-horário, construa o ângulo B A ˆ X cuja a medida é 54 ° . No sentido horário, construa o ângulo A B ˆ Y cuja medida é 54 ° .

5. Na interseção das semirretas A X e A Y , marque o ponto O.

6. Trace a circunferência de centro O e raio O A .

7. Desenhe as circunferências de raio A B com centros em A e B e com centros nos novos pontos obtidos sobre a circunferência de centro O.

8. Os pontos marcados sobre a circunferência de centro O são os vértices do polígono. Ligue-os para finalizar a construção.

Fim

Página CLII

Fluxograma com as seguintes informações: Início, dentro de uma forma oval. Seta aponta para: 'Desenhe um segmento A B cujo comprimento mede a.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Calcule a medida do ângulo central: medida do ângulo A O B. igual a. início de fração: numerador: 360 graus; denominador: 5; fim de fração. Igual a. 72 graus.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Calcule as medidas dos outros dois ângulos do triângulo A O B: Ângulo A. igual a. ângulo B. igual a. início de fração: numerador: 180 graus menos 72 graus; denominador: 2; fim de fração. Igual a. 54 graus.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'No sentido anti-horário, construa o ângulo B A X cuja a medida é 54 graus. No sentido horário, construa o ângulo A B Y cuja a medida é 54 graus.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Na interseção das semirretas A X e A Y, marque o ponto O.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Trace a circunferência de centro O e raio O A.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Desenhe as circunferências de raio AB com centros em A e B e com centros nos novos pontos obtidos sobre a circunferência de centro O.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Os pontos marcados sobre a circunferência de centro O são os vértices do polígono. Ligue-os para finalizar a construção.', dentro de um retângulo. Seta aponta para: 'Fim', dentro de uma forma oval.

37. Para construir um hexágono regular com o comprimento do lado medindo 3   cm , siga as etapas a seguir.

1º. Desenhe um segmento A B cujo comprimento mede 3   cm .

2º. Calcule a medida do ângulo central, isto é, med ( A O ˆ B ) = 360 ° 6 = 60 ° .

3º. Calcule as medidas dos dois outros ângulos do triângulo A O B , A ˆ = B ˆ = 180 ° 60 ° 2 = 60 ° .

4º. No sentido anti-horário, construa o ângulo B A ˆ X cuja a medida é 60 ° . No sentido horário, construa o ângulo A B ˆ Y cuja a medida é 60 ° .

5º. Na interseção das semirretas A X e A Y , marque o ponto O.

6º. Em seguida, trace a circunferência de centro O e raio O A .

7º. Desenhe as circunferências de raio A B com centros em A e B e com centros nos novos pontos obtidos sobre a circunferência de centro O.

8º. Os pontos marcados sobre a circunferência de centro O são os vértices do polígono. Por fim, ligue-os para finalizar a construção.

Ilustração de um hexágono regular, com medida do lado igual a 3 centímetros e um deles está indicado por A B. O hexágono está inscrito em uma circunferência de centro O. Dos pontos A e B, saem duas semirretas que passam pelo ponto O. A que sai do ponto A, passa também pelo ponto X e a que sai do ponto B, passa também pelo ponto Y, ambos do prolongamento dessas semirretas após o ponto O. Em cada vértice do hexágono, está o centro de uma nova circunferência com raio do tamanho do lado do hexágono, ficando, portanto, 6 novas circunferências desenhadas. A intersecção dessas circunferências dentro do hexágono, formam uma figura que lembra as pétalas de uma flor.

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Para construir um hexágono regular com lado medindo 3   cm no GeoGebra, execute as etapas a seguir.

1º. Com a ferramenta Segmento com Comprimento Fixo, clique em um ponto da malha e digite a medida do comprimento, ou seja, 3.

2º. Com a ferramenta Polígono Regular, clique nos pontos A e B e digite a quantidade de vértices do polígono, nesse caso, 6.

3º. O polígono construído tem o comprimento do lado medindo 3   cm e 6 vértices.

Ilustração da tela de um software de geometria. Há um hexágono regular com vértices A B C D E F. Há vários ícones de seleção e o ícone polígono regular está selecionado.

Resoluções referentes à unidade 11.

17. Para realizar as conversões das medidas no Calc, devemos executar os passos a seguir.

1º Nas células A1, B1, C1, D1 e E1 do Calc, escreva "Medida em B", "Medida em KB", "Medida em MB", "Medida em GB" e "Medida em TB", respectivamente.

2º Na célula:

A2 digite = C 2 * 1 024 ^ 2 , para converter a medida expressa em megabaites em baites;

D3 digite = C4 / 1 024 , para converter a medida expressa em megabaites em gigabaites;

D4 digite = C4 / 1 024 , para converter a medida expressa em megabaites em gigabaites;

B5 digite = C5 / 1 024 ^ 2 , para converter a medida expressa em megabaites em terabaites;

A6 digite = C6 * 1 024 ^ 2 , para converter a medida expressa em megabaites em baites;

E7 digite = C 2 / 1 024 ^ 2 , para converter a medida expressa em megabaites em terabaites.

3º Por fim, digite os valores em megabaites nas células C2 até C7.

Ilustração de tela de uma tabela em uma planilha. A tabela tem 8 linhas e 5 colunas, identificadas por A, até E. Linha 1: na coluna A está escrito: 'Medida em B'; coluna B: 'Medida em K B'; coluna C: 'Medida em M B'; coluna D: 'Medida em G B'; coluna E: 'Medida em T B'. Linha 2: na coluna A: 3670016; coluna B: em branco; coluna C: 3,5; coluna D: em branco; coluna E: em branco. Linha 3: na coluna A: em branco; coluna B: em branco; coluna C: 2150,4; coluna D: 2,1; coluna E: em branco. Linha 4: na coluna A: em branco; coluna B: em branco; coluna C: 629145,6; coluna D: em branco; coluna E: em branco. Linha 5: na coluna A: em branco; coluna B: 7680; coluna C: 7,5; coluna D: em branco; coluna E: em branco. Linha 6: na coluna A: 262144; coluna B: em branco; coluna C: 0,25; coluna D: em branco; coluna E: em branco. Linha 7: na coluna A: em branco; coluna B: em branco; coluna C: 8074035,2; coluna D: 2,1; coluna E: 7,7. Linha 8: todas as colunas estão em branco.

Assim, obtemos:

a) 3 , 5   MB é igual a 3 . 670 . 016   B .

b) 2 . 150 , 4   MB é igual a 2 , 1   GB .

c) 629 . 145 , 6   MB é igual a 614 , 4   GB .

d) 7 , 5   MB é igual a 7 . 680   KB .

e) 0 , 25   MB é igual a 262 . 144   B .

f) 8 . 074 . 035 , 2   MB é igual a 7 , 7   TB .

Resolução referente à seção O que eu aprendi.

1.

Reta numérica com o pontos menos 3, menos 2, menos 1, zero, 1, 2 e 3 indicados e com distâncias iguais. Outros pontos estão indicados entre eles. Da esquerda para a direita: Entre menos 2 e menos 1, o número menos raiz quadrada de 3. Entre menos 1 e 0: menos 0,7824; entre 1 e 2: raiz quadrada de 2; entre 2 e 3: raiz quadrada de 5.

Analisando a reta numérica, temos: A: 3 ; B: 0 , 782 4 ; C: 2 ; D: 5 .