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UNIDADE

1

Os números reais

Fotografia de um bebê recém-nascido sendo colocado sobre uma balança. A tela da balança mostra a medida da massa de 3,555 quilogramas.
Enfermeira medindo a massa de um bebê recém-nascido.

Agora vamos estudar...

  • o conjunto dos números irracionais;
  • alguns números irracionais;
  • a representação geométrica de um número irracional;
  • o conjunto dos números reais.

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Números irracionais

No ano anterior, estudamos o conjunto dos números racionais. Vimos que a representação decimal de um número racional pode ser finita ou infinita e que, no segundo caso, a representação se dá por meio de dízimas periódicas.

Porém, existem números que têm representações decimais infinitas e não periódicas, os quais são chamados números irracionais.

Analise alguns exemplos.

  • 0 , 01 001 000 100 001
  • 0,790569415
  • 1 , 2 112 111 211 112

Os números irracionais não podem ser escritos na forma a b , com a e b inteiros e b 0 .

Questão 1. Ícone atividade oral. Realize uma pesquisa a respeito do surgimento dos números irracionais. Em seguida, apresente as informações que julgar interessante para a turma.

Resposta pessoal.

Atenção!

A pesquisa proposta na questão 1 pode ser feita em livros, revistas e sites. Mas cuidado! Devemos nos certificar de que as informações sejam pesquisadas em fontes atuais e confiáveis. Para encerrar, uma dica: confira as informações obtidas comparando-as com outras fontes.

O número irracional 2

Acompanhe o que a professora de Fábio está dizendo.

Ilustração de um quadrado cuja área mede 2 centímetros quadrados.
Quadrado cuja área mede 2   cm 2 .
Ilustração de uma professora dizendo: Considere o quadrado cuja área mede 2 centímetros quadrados. Qual é a medida do comprimento do lado dele?

Para responder a essa pergunta, precisamos determinar um número que elevado ao quadrado resulte em 2. Nesse caso, segue que, em centímetros, a medida do comprimento do lado desse quadrado é expressa pelo número "raiz quadrada de 2", que é denotado por 2 .

2 = 1 , 4 142

O número irracional π

O número irracional π (lê-se: pi) é definido como o quociente entre a medida do comprimento da circunferência de um círculo e a medida do comprimento de seu diâmetro.

π = 3 , 1 415

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Representação geométrica

Agora, vamos representar o número irracional 2 na reta numérica. Para isso, executaremos as etapas apresentadas a seguir.

1ª. Construímos um quadrado cujo comprimento do lado mede 2 unidades ( 2   u ).

2ª. Em seguida, realizamos a decomposição desse quadrado em 4 quadrados com o comprimento do lado medindo 1   u , conforme apresentado na imagem a seguir.

Ilustração de um quadrado correspondente a etapa 1, cujo comprimento do lado mede 2 unidades.
Imagem correspondente à etapa 1.
Ilustração de um quadrado correspondente a etapa 2: em que é feito a decomposição do quadrado da etapa 1 traçando 2 seguimentos de reta que se cruzam no centro desse quadrado formando 4 quadrados com o comprimento do lado medindo 1 unidade.
Imagem correspondente à etapa 2.

Cada um dos quadrados obtidos na 2ª etapa tem área medindo 1 unidade.

3ª. Traçamos as diagonais em cada um dos quadrados obtidos.

Ilustração de um quadrado correspondente a etapa 3: em que é traçada a diagonal de cada um dos quadrados formados na etapa 2 que mede 1 unidade. As diagonais traçadas formam triângulos com medida de área de 0,5 unidades. Há um quadrado destacado no interior do quadrado da etapa 1, ele é formado pelos triângulos resultante das diagonais e tem área medindo 2 unidades.

Cada um dos triângulos obtidos (destacados em verde) tem área medindo 0,5 unidade. Consequentemente, o quadrado em verde tem área medindo 2 unidades. Portanto, cada um de seus lados tem comprimento medindo 2   u .

4ª. Com o auxílio de um compasso, transportamos para a reta numérica a medida do comprimento do lado do quadrado em verde.

Ilustração correspondente a etapa 4: uma reta numérica que vai de menos 2 até 3 traçada na base do quadrado da etapa 1 que tem lado medindo 2 unidades. O ponto 0 da reta numérica está no meio da base do quadrado. Há um compasso com a ponta-seca no zero com abertura até o ponto raiz de 2 na reta numérica, há um tracejado saindo deste ponto até o meio da lateral do quadrado.

Questão 2. Junte-se a um colega e, de maneira semelhante à apresentada nesta página, representem na reta numérica o número irracional 8 . Façam essa representação no caderno.

Resposta na seção Resoluções.

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Números reais

Reunindo todos os números racionais e todos os números irracionais, obtém-se o conjunto dos números reais, denotado por R .

Atenção!

Um conjunto é um agrupamento qualquer de objetos distintos.

Ilustração de um professor dizendo: Todos os números que estudamos até o momento são números reais! Na lousa, são apresentados alguns exemplos de números reais.
Ilustração de uma lousa com os números reais: 2,6; 1,2 5 2 6 3 5; menos raiz quadrada de 2; 12; Pi; menos 125; menos, início de fração, numerador: raiz de 3, denominador: 5, fim de fração; 0,5 4 5 8 4, reticências; início de fração, numerador: 2 Pi, denominador:3, fim de fração.

As operações com números reais satisfazem às mesmas propriedades referentes às operações com números racionais. Além disso, os procedimentos de comparação de números racionais se estendem aos números reais.

Podemos representar números reais em uma reta numérica. Analise alguns exemplos.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; menos 3 meios; menos 1; menos 0,8; 0; início de fração, numerador: raiz quadrada de 2, denominador: 2, fim de fração; 1; raiz quadrada de 2; 2; 3; pi.

Podemos estimar a localização do número real 1 , 324 512 na reta numérica.

O número 1 , 324 512 está entre 1,3 e 1,4, porém mais próximo de 1,3. Nesse caso, na reta numérica, indicamos o ponto correspondente ao número 1 , 324 512 entre 1,3 e 1,4, mais próximo de 1,3, conforme apresentado na imagem.

Reta numérica, com graduação de 0,1, com os números da esquerda para a direita: 1; 1,3; um ponto de destaque para 1,3 2 4 5 1 2 reticências; 1,4; 2.

No tópico O número irracional 2 , vimos que 2 = 1 , 4 142 . Agora, vamos ver uma maneira de obter essa representação decimal. Sabemos que 1 < 2 < 4 , então:

1 < 2 < 4 1 < 2 < 2

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Utilizando o mesmo procedimento, obtemos:

1 , 4 2 = 1 , 96 < 2 < 2 , 25 = 1 , 5 2

Sendo assim, verificamos que:

1 , 96 < 2 < 2 , 25 1 , 4 < 2 < 1 , 5

Atenção!

Para determinar o intervalo utilizado, efetuamos:

  • 1 , 1 2 = 1 , 21 ;
  • 1 , 2 2 = 1 , 44 ;
  • 1 , 3 2 = 1 , 69 ;
  • 1 , 4 2 = 1 , 96 ;
  • 1 , 5 2 = 2 , 25 .

Repetindo o procedimento, obtemos:

1 , 41 2 = 1 , 9 881 < 2 < 2 , 0 164 = 1 , 42 2

Logo:

1 , 9 881 < 2 < 2 , 0 164 1 , 41 < 2 < 1 , 42 .

Prosseguindo com esse procedimento, obtemos:

2 = 1 , 4 142

Atenção!

Para determinar o intervalo utilizado, efetuamos:

  • 1 , 41 2 = 1 , 9 881 ;
  • 1 , 42 2 = 2 , 0 164 .

Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Junte-se a um colega e escrevam quais procedimentos vocês utilizariam para representar o número 2 2 na reta numérica. Em seguida, representem esse número na reta.

Resposta na seção Resoluções.

2. Entre os números apresentados a seguir, determine quais são irracionais.

  • 5

  • 2

  • 2,45

  • π 2

  • 3

  • 1.045

  • 5 3

  • 5 , 2

  • π

  • 12,4587

  • 0 , 12 6

  • 25

Resposta: 2 , π 2 , 3 , 5 3 e π .

3. Em seu caderno, obtenha a representação decimal, com 4 casas, do número irracional 3 .

Resposta na seção Resoluções.

4. Qual número é maior: 5 ou 7 3 ?

Resposta: 7 3 .

5. As letras indicadas na reta numérica representam números reais.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; D entre menos 2 e menos 1; menos 1; C entre menos 1 e zero; 0; 1; A entre 1 e 2; B entre A e 2; 2; E entre 2 e 3; 3.

Os números correspondentes a cada uma dessas letras estão representados a seguir.

  • 7

  • 2

  • 1,3

  • 3

  • π 5

Em seu caderno, escreva a letra e o número correspondentes.

Resposta: A = 1 , 3 , B = 2 , C = π 5 , D = 3 e E = 7 .

6. Copie a reta numérica apresentada em seu caderno.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; menos 1; zero; 1; 2; 3.

Em seguida, estime a localização dos números a seguir nessa reta.

  • 1 , 529 237

  • 3 3

  • 0 , 101 001

  • 2 7

  • π

Resposta na seção Resoluções.

Versão adaptada acessível

6. Junte-se a um colega e copiem a reta numérica apresentada.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; menos 1; zero; 1; 2; 3.

Depois, estimem a localização dos números a seguir nessa reta.

  • 1 , 529 237

  • 3 3

  • 0 , 101 001

  • 2 7

  • π

Resposta na seção Resoluções.

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: aproveite que os estudantes estarão organizados em duplas e instigue-os a desenvolver estratégias de estimativa. Se julgar necessário, estime a localização do número 3 3 com eles. Por fim, após todos concluírem a atividade, organize uma roda de conversa para que as estratégias utilizadas sejam compartilhadas.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Copie em um folha de papel avulsa apenas os números irracionais apresentados a seguir.

  • 5

  • 3 2

  • 4

  • 5 , 222

  • 2 3

  • 5 , 72

  • 16

  • 21

Resposta: 3 2 e 21 .

2. Classifique as afirmações a seguir em verdadeira ou falsa. Em seguida, em uma folha de papel avulsa, reescreva as falsas corrigindo-as.

a) O número 2 , 21 adicionado ao número 5 resulta em um número irracional.

Resposta: Falsa. Uma sugestão de correção é: O número 2 , 21 adicionado ao número 5 resulta em um número racional.

b) O comprimento do lado de um quadrado de área medindo 2   cm 2 mede 2   cm .

Resposta: Verdadeira.

c) Um número irracional é um número racional cuja representação decimal é infinita e não periódica.

Resposta: Falsa. Uma sugestão de correção é: Um número irracional é um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica.

d) A representação decimal do número racional 7 é 2 , 6 457 . . . .

Resposta: Falsa: Uma sugestão de correção é: A representação decimal do número irracional 7 é 2 , 6 457 . . . .

e) Os números 13 ; 2; 5,3458; 7 , 12 ; e π são exemplos de números reais.

Resposta: Verdadeira.

3. Copie as sentenças em uma folha de papel avulsa, substituindo cada pelo símbolo < , > ou =

a) 2 4

b) 1 , 3 2 1 , 32 419

c) π 2 2

d) 3 2 7 2

e) 81 10 , 5

f) 3 3 12 5

g) 0 , 1 010 010 001 0 , 15

h) π 3 1

Respostas: a) 2 < 4 ; b) 1 , 3 2 < 1 , 32 419 ; c) π < 2 2 ; d) 3 2 > 7 2 ; e) 81 > 10 , 5 ; f) 3 3 > 12 5 ; g) 0 , 1 010 010 001 < 0 , 15 ; h) π 3 > 1 .

4. Em cada item, determine, entre os números indicados, aqueles correspondentes às letras apresentadas nas retas numéricas.

a) 17 2 , 12 , 3 , 47 e 112 .

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: 6; B que está bem próximo de 7; 7; 8; A entre 8 e 9; 9; 10; C entre 10 e 11; 11; 12; D.

Resposta: A = 17 2 , B = 47 , C = 112 e D = 12 , 3 .

b) 4 , 3 , 0 , 8 , 6 , 4 231 921 2 e 2 , 892 .

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 5; I; menos 4; L; menos 3; K; menos 2; menos 1; J; 0.

Resposta: I = 4 , 3 , J = 0 , 8 , K = 2 , 892 e L = 6 , 4 231 921 2 .

5. Em uma folha de papel avulsa, copie a reta numérica apresentada.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; menos 1; 0; 1; 2.

Em seguida, estime a localização dos seguintes números nessa reta.

  • 2 π 3

  • 2

  • π 2

  • 7 2

Resposta na seção Resoluções.

Versão adaptada acessível

5. Junte-se a um colega e copiem a reta numérica apresentada.

Reta numérica com os números da esquerda para a direita: menos 2; menos 1; 0; 1; 2.

Depois, estimem a localização dos seguintes números nessa reta.

  • 2 π 3

  • 2

  • π 2

  • 7 2

Resposta na seção Resoluções.

6. Em uma folha de papel avulsa, desenhe uma reta numérica. Em seguida, represente, nela, o número irracional 2 8 .

Resposta na seção Resoluções.

Versão adaptada acessível

6. Explique para um colega os procedimentos utilizados por você para representar o número 2 8 em uma reta numérica. Depois, com ele, representem esse número em uma reta numérica.

Resposta na seção Resoluções.