UNIDADE 2 Fatos em foco
As propostas desta unidade foram desenvolvidas em quatro etapas que se completam. Acompanhe!
EU SEI
O que são textos jornalísticos?
Compreender o valor informativo e cultural dos textos publicados em jornal e sua função social.
EU VOU APRENDER
Capítulo 1 – Qual é o fato?
Compreender as características da reportagem e da notícia, o contexto de produção e sua circulação.
Capítulo 2 – Telejornal
Compreender os meios impressos e digitais em que as informações circulam.
EU APRENDI!
Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.
VAMOS COMPARTILHAR
Promover a comunicação com os colegas e a comunidade escolar por meio de um podcast noticioso.
EU SEI
O que são textos jornalísticos?
Os textos jornalísticos têm como objetivo principal a divulgação de informações. Entre os diferentes veículos de comunicação, temos os jornais impressos, digitais ou televisivos. Os dois primeiros são divididos em seções ou cadernos. Cada uma dessas divisões aborda um assunto diferente, como saúde, cotidiano, política, turismo, cultura, lazer, ciência, economia, entre outros. Os jornais abrigam diversos gêneros textuais, com destaque para notícias e reportagens.
De modo geral, tanto a notícia quanto a reportagem situam o leitor ao responder às seguintes questões: “O quê?”; “Quem?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.
1. Que tal folhear um jornal? Escolha um dos jornais que o professor vai disponibilizar.
- Anote no caderno o que você descobriu sobre o jornal. Que cadernos ou seções ele apresenta?
- Observe os elementos verbais e não verbais que aparecem na capa. Como eles estão dispostos?
- Para você, o que mais atrai a atenção do leitor na capa? Por quê?
- Que manchete mais despertou sua atenção, ou seja, qual faria você dedicar um tempo para ler toda a matéria? Por quê?
- Localize e leia a matéria dessa manchete no interior do jornal. O assunto era o que você imaginou? Explique.
- Você costuma se informar? De que maneira?
- Você acha que há diferença entre texto jornalístico escrito e televisionado? Por quê?
5. Compartilhe suas descobertas com a turma e ouça o que os colegas têm a dizer. Há elementos iguais? Há elementos diferentes?
EU VOU APRENDER Capítulo 1
Qual é o fato?
1. Como você e sua família se informam?
▶ Como você acha que seus avós se informavam no passado?
- Comente com os colegas e o professor alguns meios de comunicação que você pode utilizar para se informar.
- Faça uma leitura compartilhada da reportagem sobre videogames. Você costuma jogar videogames? Comente com os colegas.
A reportagem pode ser considerada um aprofundamento de uma notícia, ao apresentar mais detalhes, como dados estatísticos, opiniões de especialistas, resultados de pesquisas etcétera. Ao contrário da notícia, que em geral não tem um autor específico, a reportagem é assinada por um jornalista.
Tecnologia
Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames
Além de brincar, eles mantêm a saúde mental em dia
Por Sabrina Brito, publicado em 9 fevereiro 2022
Não é de hoje que a tecnologia deixou de ser um hobby exclusivo dos jovens. Sessentões, setentões, oitentões – ou até mais do que isso – representam fatias relevantes do consumo de produtos eletrônicos e recebem atenção crescente da indústria, que desenvolve estratégias específicas para despertar o interesse desse público. Foi assim com smartphones, e-readers, tablets e outros gadgets. Agora, a nova fronteira da digitalização que a turma grisalha está desbravando é ainda mais ousada: o mundo dos games.
O setor cresce em ritmo acelerado em todas as faixas etárias, fenômeno que ganhou impulso com o isolamento social imposto pela pandemia. reticências A surpresa vem agora: parte significativa desse público será composta de pessoas da terceira idade.
reticências
O interesse dos veteranos por jogos eletrônicos cresceu de tal maneira que já existem até blogueiros gamers com muitos anos de vida. Um dos melhores exemplos é a japonesa , considerada pelo Guinness a gamer mais velha do planeta. Na casa dos 90 anos, ela conta com pouco mais de 534000 seguidores. reticências
Outros canais para esse público são ainda mais populares. Além de proporcionar diversão e prazer, videogames podem ser especialmente interessantes para os mais velhos em razão dos benefícios à saúde física e mental que eles podem oferecer. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, gamers de 70 a 80 anos de idade são capazes de realizar diversas tarefas com a mesma habilidade de pessoas até 50 anos mais jovens, uma vez que a coordenação motora e a atividade cognitiva exigida pela prática mantêm o cérebro mais jovem. Pesquisas mostraram ainda que o hábito de jogar videogames pode eventualmente desacelerar o surgimento de doenças neurológicas, como o alzaimer. “São benefícios significativos, segundo apontam os estudos”, afirma Venceslau Coelho, médico do Serviço Geriatra do Hospital das Clínicas. “É uma fórma de treinar atenção e memória a partir da diversão que os games oferecem. Os idosos estão protegendo o cérebro ao jogar.”
Isso ocorre porque jogos eletrônicos exigem que a pessoa realize diferentes tarefas em ordens específicas, utilize o raciocínio lógico, planeje suas próximas ações e explore o ambiente ao seu redor – atitudes que certamente estimulam a mente. Em um estudo, voluntários de 55 a 75 anos passaram meia hora jogando o clássico 64 diariamente durante seis meses. Ao final da pesquisa, publicada no periódico científico Plos One, eles apresentaram melhorias na memória de curto prazo e maiores quantidades de matéria cinzenta no cérebro do que aqueles que não tinham o hábito de jogar. Os games também oferecem benefícios sociais. Muitos permitem que os praticantes disputem partidas on-line, interagindo com pessoas em diversas partes do mundo. Embora o envelhecimento seja um destino inevitável, já é possível, com a ajuda da ciência e da medicina, retardar alguns de seus piores efeitos. Se for para trabalhar a mente, por que não fazer isso enquanto a pessoa se diverte? Não há dúvida: está na hora de o vovô e a vovó entrarem no jogo.
BRITO, Sabrina. Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames. Veja, São Paulo, número 2 275, 4 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/3bEeM0. Acesso em: 24 abril 2022.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- O que é relatado, ou seja, qual é o principal fato que gerou essa reportagem? Escreva no caderno a alternativa correta.
- A não recomendação do uso de videogames para idosos, por não trazer benefícios.
- O aumento do uso de videogames por idosos e seus benefícios.
- Quando aconteceu o fato?
- O que comprova, segundo o texto, que gueimers de 70 a 80 anos são capazes de realizar tarefas com a mesma habilidade de pessoas até 50 anos mais jovens? ▶ Por que os idosos, ao jogarem videogame, mantêm essa habilidade dos mais jovens?
- Por que os jogos trazem benefícios para os idosos? Escreva no caderno a alternativa correta.
- Porque jogos eletrônicos exigem que a pessoa realize diferentes tarefas em ordens específicas, utilize o raciocínio lógico, planeje suas próximas ações e explore o ambiente ao seu redor — atitudes que certamente estimulam a mente.
- Porque os jogos eletrônicos permitem que a pessoa se divirta, o que pode contribuir para manter a mente jovem.
- Para você, qual é a principal ideia dessa reportagem?
- Identifique na reportagem a menção sobre a blogueira na casa dos 90 anos.
- Quem é ela? Por que ela foi citada?
- Que reconhecimento ela recebeu?
7. Leia o texto novamente e observe o uso das expressões seguintes.
idosos turma grisalha terceira idade o vovô e a vovó
sessentões, setentões, oitentões veteranos os mais velhos
- Elas têm o mesmo significado no texto?
- Por que você acha que essas diferentes expressões foram usadas no decorrer do texto?
8. Copie o esquema das partes que compõem o texto jornalístico e complete-o com as informações sobre a reportagem lida.
9. Releiam o trecho da reportagem destacado a seguir.
Pesquisas mostraram ainda que o hábito de jogar videogames pode eventualmente desacelerar o surgimento de doenças neurológicas, como o alzaimer. “São benefícios significativos, segundo apontam os estudos”, afirma Venceslau Coelho, médico do Serviço Geriatra do Hospital das Clínicas. “É uma fórma de treinar atenção e memória a partir da diversão que os games oferecem. Os idosos estão protegendo o cérebro ao jogar.”
- Na opinião do médico do Serviço Geriatra do Hospital das Clínicas, por que os videogames podem trazer benefícios aos idosos?
- Como é possível identificar a fala do médico?
- Como você acha que o jornalista ficou sabendo da opinião do médico?
10. O infográfico seguinte faz parte da reportagem que você leu. Observe-o e leia as informações para responder às questões.
BRITO, Sabrina. Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos vídeogueimes. Veja, São Paulo, número 2 275, 4 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/3bEeM0. Acesso em: 24 abril 2022.
- Qual é o título do infográfico?
- Qual é a principal informação que ele traz? Copie-a no caderno.
- Copie também as demais informações que estão representadas no infográfico.
11. Leia o trecho do texto da reportagem e explique como ele se relaciona com as informações do infográfico.
O setor cresce em ritmo acelerado em todas as faixas etárias, fenômeno que ganhou impulso com o isolamento social imposto pela pandemia. reticências A surpresa vem agora: parte significativa desse público será composta de pessoas da terceira idade.
12. Qual é a função desse infográfico na reportagem?
13. Você joga videogame Em caso positivo, comente com os colegas os seguintes assuntos.
- Com quem costuma jogar.
- Qual é o seu jogo preferido.
- Quais foram suas maiores conquistas nos jogos.
Para ampliar
MACHADO, Afonso. O mestre dos games. São Paulo: Ática, 2020.
Cláudio vai passar férias com o avô, mas não larga seu guêimi. Um dia, os dois são rendidos por bandidos. O garoto foge e vai parar em outra dimensão, dentro de um jogo. Nesse lugar virtual, ele encontra ajuda para amadurecer e salvar o avô.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Verbo um
Responda às questões no caderno.
1. Releia a manchete e o título auxiliar da reportagem sobre os idosos.
Mais digitalizados, os idosos descobrem os benefícios dos videogames
Além de brincar, eles mantêm a saúde mental em dia
- Do ponto de vista linguístico, como se classificam as palavras em destaque?
- Qual é a função dessas palavras?
- A quem elas se referem?
- Como elas situam o leitor com relação ao tempo indicado?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a até d.
- Do ponto de vista linguístico, como se classificam as palavras "descobrem" e "mantêm"?
- Qual é a função dessas palavras?
- A quem elas se referem?
- Como elas situam o leitor com relação ao tempo indicado?
Os verbos são palavras que expressam ações, estados, mudança de estado, fenômenos, situando-os no tempo. Assim como os substantivos e os adjetivos, os verbos podem ter sua fórma alterada para mostrar alguns aspectos — por exemplo, pessoa, número, modo e tempo.
2. Releia outro trecho da mesma reportagem para responder às atividades.
O interesse dos veteranos por jogos eletrônicos cresceu de tal maneira que já existem até blogueiros gamers com muitos anos de vida. Um dos melhores exemplos é a japonesa , considerada pelo Guinness a gamer mais velha do planeta. Na casa dos 90 anos, ela conta com pouco mais de 534000 seguidores.
- Quanto ao número (singular e plural), que diferenças apresentam os verbos destacados?
- Por que isso acontece?
- Com relação ao tempo indicado, que diferenças esses verbos apresentam? O que elas indicam para o leitor?
Versão adaptada acessível
Atividade 2, itens a até c.
- Quanto ao número (singular e plural), que diferenças apresentam os verbos "cresceu", "existem", "é" e "conta"?
- Por que isso acontece?
- Com relação ao tempo indicado, que diferenças esses verbos apresentam? O que elas indicam para o leitor?
Os verbos podem se modificar indicando a que pessoa do discurso se referem. As pessoas do discurso são três: quem fala, com quem se fala e de quem ou de que se fala. Por sua vez, elas podem estar tanto no singular quanto no plural.
3. Leia a tirinha para responder às questões.
BECK, Alexandre. Armandinho. abre colchete sem local fecha colchete, 4 dezembro 2015. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/qTZdz0. Acesso em: 24 abril 2022.
- Na sua opinião, por que a garota diz a Armandinho que as pessoas deveriam desaprender muita coisa?
- O verbo “devia” se refere a que expressão? ▶ A qual pessoa do discurso essa expressão se refere?
- Qual é a ideia que a locução verbal “estamos aprendendo” transmite?
Os verbos também podem se modificar para indicar um evento no presente, no passado ou no futuro. Além disso, eles podem sofrer alterações para expressar a atitude do falante em relação àquilo que diz, ou seja, para indicar o modo, que pode ser indicativo, subjuntivo ou imperativo.
4. Agora, leia este trecho de um texto.
Velho demais para jogar? Eles te provam que não
Videogame é coisa de gente mais velha sim! E além de serem um ótimo passatempo, também podem trazer vários benefícios à saúde
Existe um limite máximo de idade para que uma pessoa possa jogar videogame Idosos jogando on-line ou trabalhando com games são estranhos? Se estas perguntas soaram de fórma absurda para você, é porque elas realmente são. Encarados por alguns como profissão e por outros como apenas um passatempo, os games além de divertir também podem estimular o raciocínio, habilidades físicas e socialização. reticências
Vernéqui, Vivi. Velho demais para jogar? Eles te provam que não. Technoblog, São Paulo, 2021. Disponível em: https://oeds.link/ch5tZm. Acesso em: 24 abril 2022.
- Em que tempo está o verbo destacado na manchete? Por que foi usado esse tempo verbal?
- As locuções verbais “podem trazer” e “podem estimular” indicam certeza ou possibilidade?
- Há apenas um verbo no passado nesse trecho de texto. Qual é ele? A que palavra esse verbo se relaciona?
Versão adaptada acessível
Atividade 4, itens a até c.
- Em que tempo está o verbo "provam", na manchete? Por que foi usado esse tempo verbal?
- As locuções verbais “podem trazer” e “podem estimular” indicam certeza ou possibilidade?
- Há apenas um verbo no passado nesse trecho de texto. Qual é ele? A que palavra esse verbo se relaciona?
ORTOGRAFIA
Uso de s/z, de j/g e de x/ch
Responda às questões no caderno.
1. Leiam a tirinha a seguir para responder às atividades.
. O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, 12 abr. 2022. Caderno 2, p. C6.
- Por que, no último quadrinho, Calvin teria dito a Haroldo que agiria com confiança?
- Simulem o diálogo da tira com o colega, relendo-a em voz alta. Prestem atenção ao ler as palavras “realizarão”, “fazer”, “quiser” e “casa”. Como a letra s e a letra z são pronunciadas?
- Nas palavras “coisas” e “seu”, o s é pronunciado da mesma fórma? Expliquem.
- A que conclusões vocês chegam com relação à pronúncia da letra s?
2. Agora leia este trecho do texto “Jenipapo se escreve com jota”. Depois, responda às atividades.
reticências
Jenipapo é uma palavra de origem tupi que significa ‘fruta que serve para pintar’. Em registros linguísticos mais antigos, a palavra aportuguesada era grafada com ‘g’, genipapo. Daí o nome científico de jenipapeiro ser Genipa americana L. reticências Hoje, a norma culta convencionou que para as palavras de origem indígena, africana, exótica ou árabe deve-se usar o ‘j’, como jenipapo, jiló, jequitibá, berinjela.
LEITE, Cris. Jenipapo se escreve com jota. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Programa Nascentes. São Paulo: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/skQxut. Acesso em: 16 abril 2022.
- Você conhece a fruta de que o texto fala? Em caso positivo, o que acha dela?
- Quando a autora diz: “Hoje, a norma culta convencionou que para as palavras de origem indígena, africana, exótica ou árabe deve-se usar o ‘j’”, o que podemos entender dessa afirmação?
- Dê exemplos de outras palavras escritas com j, de origem indígena ou africana. Se necessário, faça uma pesquisa.
3. Copie as palavras seguintes no caderno e complete-as com g ou j. Consulte o dicionário.
tatua
em
eito
pedá
io ti
ela
berin
ela lo
ista
man
ericão sar
eta
en
ibre
fuli
em
4. Leia o trecho a seguir para responder às atividades.
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica reticências.
TANGERINA? Ou mexerica? Uma fruta com nomes e saúde de sobra. , São Paulo, 17 julho 2015. Disponível em: https://oeds.link/lHwo1l. Acesso em: 17 abril 2022.
- Na sua região, como essa fruta é conhecida?
- Releia as palavras destacadas. O ch e o x representam o mesmo som ou sons diferentes?
- Dê exemplos de palavras em que o ch e o x representem o mesmo som.
Versão adaptada acessível
Atividade 4, itens a até c.
- Na sua região, como essa fruta é conhecida?
- Releia as palavras "cheiro" e "mexerica". O ch e o x representam o mesmo som ou sons diferentes?
- Dê exemplos de palavras em que o ch e o x representem o mesmo som.
ESTATUTO DA PESSOA IDOSA
No desenvolvimento desta unidade, exploraremos vários aspectos relacionados aos direitos dos idosos. O Estatuto da Pessoa Idosa (antes nomeado Estatuto do Idoso) entrou em vigor em 1º de outubro de 2003, com a Lei norteº 10 741, para consolidar o avanço da legislação brasileira iniciado em 1988 e ampliar a resposta do Estado e da sociedade às necessidades dessa população.
1. Você conhece o Estatuto da Pessoa Idosa? Converse com os colegas.
ESTATUTO DO IDOSO
Lei nº 10 741
DE 1º DE OUTUBRO DE 2003
Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO um
Disposições Preliminares
Artigo 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a anos.
Artigo 2º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Artigo 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
reticências
Artigo 5º A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.
TÍTULO dois
Dos Direitos Fundamentais
CAPÍTULO um
Do Direito à Vida
Artigo 8º O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.
Artigo 9º É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
reticências
CAPÍTULO cinco
Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer
reticências
Artigo 21º O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
parágrafo 1º Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.
reticências
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Desenvolvimento Social. Estatuto do Idoso 2021. São Paulo: Secretaria de Desenvolvimento Social, 2021. Disponível em: https://oeds.link/k4WYl6. Acesso em: 24 abril 2022.
- Copie no caderno as partes do texto do Estatuto solicitadas.
- Na parte inicial do estatuto, copie o título, o nome, a data e a ementa conforme constam do documento.
- O documento pode ser organizado em blocos, que podem ser denominados por partes ou seções. Escreva o nome das seções que aparecem no texto.
- Copie os títulos dos capítulos que aparecem no documento.
- Releia o trecho do Artigo 9º para responder às questões.
- Que ideia o verbo destacado transmite?
- A qual modo verbal ele pertence?
- Neste trecho do Estatuto, quais palavras ou expressões podem ser usadas com a intenção de generalização?
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a até c.
- Que ideia o verbo "permitam" transmite?
- A qual modo verbal ele pertence?
- Neste trecho do Estatuto, quais palavras ou expressões podem ser usadas com a intenção de generalização?
4. Identifique no texto e copie no caderno uma frase que tenha a função de uma proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação.
EU VOU APRENDER Capítulo 2
Telejornal
- Você sabe o que é um telejornal? O que ele costuma divulgar?
- Você assiste ou já assistiu a um telejornal? Se sim, qual? Conte aos colegas como foi o telejornal e que notícias chamaram mais a sua atenção.
- Que nome recebe o apresentador de um telejornal? Qual é a função que ele desempenha?
- O âncora de telejornais não depende só da memória para falar as notícias, chamar um intervalo etcétera.
- Pesquise e descubra que equipamentos ele tem à disposição para auxiliá-lo.
- Compartilhe suas descobertas com os colegas e o professor.
- Assista a um telejornal com seus familiares em casa. Siga as orientações do professor sobre o que observar e como preencher as fichas seguintes, em uma folha à parte.
Nome do telejornal: |
|
Data em que assistiu: |
|
Apresentador(es): |
|
Público-alvo do telejornal: |
|
Notícia(s) assistida(s) |
Assunto da(s) notícia(s) |
Voz |
Tom de voz: |
a. Alto. |
b. Baixo. |
---|---|---|---|
Ritmo: |
a. Rápido. |
b. Lento. |
|
Pausas ou hesitações: |
a. Sim. |
b. Não. |
|
Postura |
Corpo: |
a. Ereto. |
b. Inclinado. |
Movimentos de braços/mãos: |
a. Sim. |
b. Não. |
|
Gestos (acenar, apontar etc.): |
a. Sim. |
b. Não. |
|
Olhar: |
a. Direto para a câmara. |
||
Expressões faciais: |
a. Sim. |
b. Não. |
|
Posição |
Distância entre os apresentadores: |
a. Perto. |
b. Longe. |
Cenário da gravação: |
a. Ao ar livre. |
b. No estúdio. |
|
Aparência |
Roupas: |
a. Formais. |
b. Informais. |
6. Você vai compartilhar com os colegas os resultados da observação do telejornal.
- Para isso, use as fichas como apoio e, se quiser, faça um cartaz.
- Apresente seus resultados e ouça os dos colegas.
- Os resultados foram semelhantes ou diferentes? Conversem sobre isso.
7. Agora, dê sua opinião sobre o telejornal a que assistiu.
- Como foi a experiência de assistir a um telejornal? Do que você gostou mais? Do que não gostou muito?
- Que notícia ou reportagem mais chamou a sua atenção? Por quê?
- Alguma notícia deixou você alegre ou triste? Qual ou quais?
- Houve entradas de repórter ao vivo, fóra do estúdio? Em caso positivo, conte .
Texto do Infografico
Gire o seu dispositivo para a posição vertical
COMPREENSÃO TEXTUAL
8. Agora, o professor vai exibir uma matéria intitulada “Conectados! Idosos aprendem a usar tecnologia do celular para se comunicar com o mundo”, de Viviane Barbosa, veiculada no programa de tê vê Hoje em dia em 24 de agosto de 2016. Assista com atenção!
Conectados! Idosos aprendem a usar tecnologia do celular para se comunicar com o mundo
- Onde foram gravados o trecho do jornal e a reportagem a que vocês assistiram: só no estúdio ou também fóra dele?
- A reportagem foi previamente gravada ou transmitida ao vivo?
- O que é relatado, ou seja, qual fato gerou essa reportagem?
- Qual é o foco da reportagem?
- Qual foi a mensagem da reportagem para os ouvintes?
- A reportagem dedica-se principalmente a entrevistar idosos que utilizam a tecnologia moderna em seu dia a dia. Escreva no caderno algumas vantagens do uso de smartphones citadas pelos entrevistados.
- Se o jornalista fosse você, que outra manchete ou título daria à reportagem? Escreva-os no caderno.
- Faça uma pesquisa para descobrir se na sua cidade há algum projeto ou curso que pode auxiliar os idosos a conhecerem novas tecnologias. Comente com os colegas o resultado de sua pesquisa.
- Releia o Capítulo cinco do Estatuto do Idoso e localize a parte que fala da relação entre as pessoas idosas e a tecnologia e o que fazer para integrá-las aos dias de hoje.
- Você convive com alguma pessoa idosa? Como ela usa as novas tecnologias? Você acha que pode auxiliá-la de alguma fórma?
- Se você conhece alguma pessoa idosa que utilize ferramentas digitais, pode auxiliá-la lendo para ela esta recomendação:
Cuidados
É necessário ter cuidado com as ameaças nos ambientes virtuais. Como não possuem conhecimento dos métodos de crimes cibernéticos, os idosos, em alguns casos, acabam se tornando vulneráveis a golpes.
Por isso, é importante seguir algumas dicas para navegar na internet com mais segurança:
- evitar compartilhar dados que podem causar problemas pessoais e financeiros na web (número da conta-corrente, senhas de serviços on-line etcétera.)
- ter cuidado com links (desconfie ao receber qualquer informação estranha, não clique em links que recebeu de pessoas desconhecidas);
- preservar a privacidade (não poste todas as suas fotos e evite postagens que indiquem onde você mora).
ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos. Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). Inclusão digital para idosos: benefícios e cuidados com o acesso à internet. Vitória: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, c2022. Disponível em: https://oeds.link/cSPbQr. Acesso em: 20 abril 2022.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Verbo dois (modo indicativo)
1. Leia este trecho de uma matéria e responda às questões no caderno.
Quem é , de 90 anos, a YouTuber de games mais velha do mundo
Com mais de 250 mil inscritos em seu canal, a “vovó gamer” começou a jogar há quase 40 anos e entrou para o livro dos recordes da Guinness
Uma idosa japonesa que construiu uma enorme base de fãs on-line graças ao seu talento e às suas habilidades em videogame foi reconhecida como a mais antiga gamer do YouTube no mundo – aos 90 anos de idade.
reticências
. Quem é , de 90 anos, a YouTuber de games mais velha do mundo. cê êne êne Brasil, Tóquio, 24 maio 2020. Disponível em: https://oeds.link/LLVMmS. Acesso em: 10 abril 2022.
- Você já tinha ouvido falar dessa famosa “vovó gamer”?
- Em que tempo está o verbo destacado na manchete?
- No texto, em que tempo estão os verbos destacados? Que ideia eles transmitem ao leitor?
- Que ideia transmite a locução verbal “começou a jogar”?
- Os fatos expressos pelos verbos do trecho são reais e precisos ou expressam suposição ou hipótese?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a até e.
- Você já tinha ouvido falar dessa famosa “vovó gamer”?
- Em que tempo está o verbo "é", na manchete?
- No texto, em que tempo estão os verbos "construiu" e "foi"? Que ideia eles transmitem ao leitor?
- Que ideia transmite a locução verbal “começou a jogar”?
- Os fatos expressos pelos verbos do trecho são reais e precisos ou expressam suposição ou hipótese?
O modo indicativo geralmente expressa uma atitude objetiva daquele que fala, com relação aos fatos indicados pelo verbo. Ou seja, esses fatos, situados no presente, no passado ou no futuro, são considerados certos, reais e precisos.
2. Leia a tirinha. Depois, responda às atividades.
Minduim. Estadão, São Paulo, 11 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/KhUw1Q. Acesso em: 18 abril 2022.
- Por que o garoto considera seu problema “embaraçoso e humilhante”?
- No primeiro quadrinho, o que indica o verbo “estar” no presente do modo indicativo?
- No terceiro quadrinho, todos os verbos indicam fato certo ou real? Justifique sua resposta.
A depender do modo, os verbos podem expressar diferentes ideias de tempo. No modo indicativo, os principais tempos são: presente, pretérito imperfeito, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
3. Você conhece o personagem Chêrloque Rôlmes?
▶ Leia um trecho da história O cão dos Baskervilles, escrita por Arthur Conan Doyle, o criador desse famoso personagem.
reticências
Chêrloque Rôlmes geralmente levantava muito tarde, só aparecendo no final da manhã, a não ser quando ficava acordado a noite toda, o que não era raro. Ele estava sentado à mesa do café da manhã, enquanto eu, junto à lareira, examinava a bengala que nosso visitante esquecera na noite anterior reticências.
— Então, Uatson, o que lhe diz a bengala?
estava sentado de costas para mim, e eu não lhe dera sinais do que fazia.
— Como soube o que eu estava fazendo? Acho que você tem olhos na nuca.
. O cão dos . segunda edição Tradução de Antonio Carlos Vilela. São Paulo: Melhoramentos, 2009. página 7.
- No fragmento, que atitude de Chêrloque Rôlmes impressiona o assistente? Por quê?
- Em que tempo estão os verbos destacados em verde? Todos eles transmitem a mesma ideia? Por quê?
- Em que tempo estão os verbos destacados em azul? O que indicam? De que outra fórma poderíamos escrevê-los?
- Justifique o uso do presente do indicativo nos verbos destacados em laranja.
- Por que foi usado o pretérito perfeito no verbo destacado em amarelo?
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a até e.
- No fragmento, que atitude de Sherlock Holmes impressiona o assistente? Por quê?
- Em que tempo estão os verbos "levantava", "ficava", "era", "estava", "examinava"? Todos eles transmitem a mesma ideia? Por quê?
- Em que tempo estão os verbos "esquecera" e "dera"? O que indicam? De que outra forma poderíamos escrevê-los?
- Justifique o uso do presente do indicativo nos verbos "diz" e "tem".
- Por que foi usado o pretérito perfeito no verbo "soube"?
VOCÊ É O AUTOR!
Escrita de um texto jornalístico
No dia a dia, presenciamos atos que ferem os direitos dos idosos. Entre esses atos, estão o desrespeito às filas preferenciais, estacionamento por pessoas mais jovens nas vagas destinadas a idosos, demora para atendimento em bancos e hospitais, tratamento de fórma injusta ou desigual, entre outros.
- Reúna-se com dois colegas. Vocês vão criar uma notícia ou reportagem que envolva um idoso sendo desrespeitado em seus direitos. Usem a imaginação!
- Para escrever, revejam as partes que em geral compõem um texto jornalístico, na página 51.
- Selecionem o assunto que vão abordar. Conversem até chegar a um consenso.
- Depois de escolhido o assunto, copiem no caderno o roteiro a seguir. Antes, combinem o que escrever em cada item.
Qual é o fato principal? |
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O que ocasionou o fato? |
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Quem são os envolvidos? |
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Quando aconteceu o fato? |
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Onde o fato aconteceu? |
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Como ele aconteceu? |
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Por que ele aconteceu? |
5. Se possível, utilizem fotografias ou ilustrações que ajudem a situar o fato e escrevam legendas para elas.
- Com tudo pronto, escrevam a primeira versão em uma folha à parte. Utilizem o roteiro para o desenvolvimento do texto. ▶ Caso haja a fala de algum entrevistado, usem aspas para identificá-la.
- Pronta essa primeira versão, troquem o texto com outro grupo para que os colegas façam a revisão, e vice-versa. Utilizem a sugestão de pauta de revisão a seguir e, se necessário, incluam outros aspectos.
Pauta de revisão |
Sim |
Não |
Observações |
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Adequação ao gênero |
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Organização do texto |
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Parágrafos |
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Letras maiúsculas |
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Ortografia |
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Pontuação |
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Acentuação das palavras |
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Uso do dicionário |
- Observem se todos os passos do roteiro foram contemplados.
- Verifiquem se o texto está claro e objetivo.
- Observem se a organização dos parágrafos, a pontuação e a ortografia estão adequadas.
- Façam os ajustes necessários de acordo com o que foi sugerido pelos colegas. Para conferir a ortografia, usem o dicionário.
- Escrevam a versão final do texto usando um editor de texto e imagem. Peçam ajuda ao professor para isso. Ao final, salvem o texto em um arquivo ou enviem-no por e-mail ao professor, pois ele será usado para produzir um podcast.
CRIAR O jôgo E AS INSTRUÇÕES
Você já pensou em criar seu próprio jogo? Sobre o que e como ele seria? Seria digital, em linguagem de programação em blocos ou não? É isto que você planejará agora: um jogo!
- Em grupos, escolham o tema que vocês gostariam para o jogo. Pode ser sobre direitos dos animais, preservação do meio ambiente, times de futebol... Enfim, o tema de que gostarem mais.
- Estabeleçam também o objetivo do jogo, o público-alvo e os meios em que ele circulará.
- Pensem em como poderia ser a estrutura do jogo de vocês.
- Pesquisem os jogos que vocês têm disponíveis na escola e em casa.
- Tentem se lembrar daqueles que já jogaram.
- Decidam se o jogo vai ser de perguntas e respostas, de tabuleiro ou apenas com cartões, por exemplo.
Nesse momento, não se preocupem se o jogo será digital ou não, pois é fácil adaptá-lo mais tarde para a linguagem de programação em blocos.
- Vocês também precisam entender mais sobre o tema do jogo para poder montá-lo e, depois, elaborar as regras.
- Pesquisem na biblioteca da escola ou em uma biblioteca virtual.
- Selecionem as informações que forem interessantes para o jogo.
- Organizem como elas farão parte do jogo. Por exemplo, se o jogo for de perguntas e respostas, qual será o assunto da primeira pergunta, da segunda, e assim por diante.
- Façam um esboço de como vocês imaginam o jogo, com todos os elementos que farão parte dele.
- Desenhem, em cartolina ou papel cráfiti, como ele ficará. Por exemplo, se for um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, como vai ser esse tabuleiro? Terá casas com números e cartões com as perguntas? As perguntas estarão no tabuleiro? Onde ficarão as respostas?
- Imaginem os passos que podem ser dados para chegar ao objetivo.
Usem lápis de cor ou canetinhas hidrocor coloridas para ajudá-los a visualizar melhor o jogo. Vocês também podem fazer colagens!
6. Verifiquem toda a trajetória que o jogador deve fazer para completar o jogo e vejam se há algo que pode ser melhorado, que ainda não está claro ou que pode criar dúvidas durante a partida.
- Comecem a escrever as instruções do jogo. Usem como exemplo as instruções dos jogos que vocês conhecem. Lembrem-se da estrutura e da linguagem utilizadas.
- Troquem as instruções com outro grupo, que deverá fazer a revisão e, se for o caso, dar sugestões para deixá-las mais claras. Usem a pauta de revisão da página 67 para observar se as principais características do gênero estão presentes.
- Digitem a versão final em um processador e editor de texto.
Criar e testar protótipo
10. Construam um protótipo do jogo e, em uma folha à parte, escrevam ou imprimam as instruções.
- Combinem com o professor e os colegas quem serão os voluntários para testar o jogo.
- Orientem os voluntários a ler as instruções e tentar jogar pelo menos uma vez.
- Peça a eles que anotem em uma folha à parte as dificuldades que tiveram para entender o jogo e/ou jogar, ou seja, o que funcionou e o que não funcionou.
- Recolham as anotações, pois elas ajudarão vocês a melhorar o jogo.
- Perguntem aos voluntários o que acharam do jogo.
- Leiam o que os colegas escreveram e verifiquem se há alguma sugestão que vocês podem usar para melhorar o jogo ou as instruções.
- Anotem ou desenhem o que foi apontado pelos colegas.
- Depois, ajustem o que for necessário e montem a versão final do jogo.
Versão digital
Prontos para transformar seu jogo em um jogo digital? Para conseguir essa transformação, temos de usar linguagem de computador. Vocês sabem o que é isso?
A linguagem de computador é um método usado para dar os comandos ao computador, isto é, mostrar o que queremos que ele faça.
13. Para nossa versão digital, vamos usar a linguagem do Scratch.
O Scratch é uma linguagem de programação em blocos desenvolvida para ser usada por crianças e adolescentes. O programa é oferecido de fórma livre e gratuita.
- Para iniciar, você terá de ter o programa. Siga as instruções do professor.
- Na página do Scratch, há exemplos para montar jogos e histórias digitais. Usá-lo é divertido e fácil, pois parece um quebra-cabeça. Ao encaixar as peças, você estará dizendo ao programa o que quer que aconteça na tela. ▶ Veja estes exemplos do que você pode criar.
O Scratch apresenta tutoriais, ou seja, instruções práticas para você montar o jogo ou a história que deseja criar.
16. Selecione, na barra superior da tela, Criar ou, depois do texto, Comece a criar.
17. Surgirá, então, uma tela como esta, com alguns comandos básicos do editor do Scratch.
Por exemplo: escolha movimento
selecione o bloco que indicará ao computador que o ator 1 deve andar dez passos
arraste esse bloco para a área do ator 1.
ORALIDADE
Apresentação de telejornal
Vamos produzir um telejornal da turma com os textos jornalísticos que vocês escreveram. Sigam o roteiro e mãos à obra!
Discussão e preparação
- Em grupos, discutam sobre a produção de um telejornal, seguindo estes itens:
- as etapas de preparação;
- o público-alvo;
- a função do telejornal, ou seja, para que ele é feito;
- os profissionais envolvidos na produção;
- definição do que fará parte da pauta e da produção dos roteiros;
- os meios de comunicação em que o telejornal circulará.
- A próxima rodada de discussão é sobre o que pode compor um telejornal. Por exemplo:
- o início do telejornal com a apresentação das manchetes pelo âncora e a vinheta de abertura;
- as entrevistas, as notícias e as reportagens;
- a previsão do tempo;
- o encerramento e os créditos (a equipe do telejornal) ao final.
- Para vocês, qual é a importância do trabalho em equipe na produção de um telejornal? Por quê? Compartilhem sua opinião com os outros grupos.
Produção
4. Chegou o momento de produzir o telejornal da turma.
- Para isso, ainda em grupos, transformem o texto que escreveram em uma matéria que possa ser transmitida no telejornal.
- Lembrem-se de incluir falas tanto para o âncora quanto para o repórter e para os entrevistados, se houver.
- Combinem com o professor o dia em que vocês apresentarão o telejornal. Convidem outra turma para assistir!
Apresentação
5. Para organizar a apresentação, vejam as sugestões a seguir.
- Definam o papel de cada um dos integrantes na apresentação do telejornal: âncoras, repórteres e entrevistados.
- Se possível, convidem um adulto para ser entrevistado.
- Juntos, montem, em uma folha à parte, o roteiro do telejornal usando a sugestão a seguir.
Pauta para (nome do programa) |
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Página: |
Data: |
Duração: |
Episódio n.: |
Editor(es): |
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Âncora(s): |
Repórter(es): |
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Texto que deve ser falado |
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Vinheta inicial (pode ou não ter som) |
Nome do telejornal |
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Abertura: |
Bom dia/boa tarde, está começando o jornal (nome do jornal). |
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Escalada: |
Âncora apresenta as manchetes das notícias dessa edição. |
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Manchete da primeira matéria |
Fala do âncora. |
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Passagem 1 (para repórter) |
Fala do repórter e dos entrevistados. Colocar o texto que o repórter deve falar e as perguntas, se houver entrevistados. |
||
Fala dos entrevistados, se houver. |
|||
Fala do repórter. |
|||
Volta (para âncora) |
Fala do âncora. Texto para encerrar a notícia ou já apresentar outra. |
||
Encerramento |
Fala do âncora. Agradecimentos e saudação final. |
||
Vinheta final (pode ou não ter som) |
- Ensaiem as falas. Vocês terão o roteiro em mãos, mas não devem ler. Ele servirá apenas de orientação.
- Durante o telejornal, observem o tom de voz, os gestos, as expressões faciais e a postura.
EU APRENDI!
Responda às questões no caderno.
1. Releia este trecho do Estatuto do Idoso e o relacione com a matéria “Conectados! Idosos aprendem a usar tecnologia do celular para se comunicar com o mundo”, projeto do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da úspi de São Carlos, para habilitar idosos a fazerem ligações com os modernos aparelhos, tirar fotos, usar aplicativos e mandar e-mails.
CAPÍTULO cinco
Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Artigo 20º O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
Artigo 21º O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
parágrafo 1º Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.
reticências
- Na sua opinião, o projeto está de acordo com os artigos do Estatuto? Por quê?
- Escreva no caderno o parágrafo do Estatuto que apoia seu argumento.
2. Retome a reportagem do primeiro capítulo e escreva o que sabe sobre . Por que ela se destacou?
- Faça uma pesquisa na internet ou em jornais e revistas sobre o assunto e descubra mais sobre ela.
- Organize as informações respondendo às perguntas do roteiro da página 66, para ver se conta com as informações necessárias para escrever uma notícia sobre a gamer.
- Para escrever a notícia, crie, em uma folha à parte, as partes que a compõem.
3. Leia o trecho seguinte do Estatuto do Idoso e responda às questões.
CAPÍTULO quatro
Do Direito à Saúde
reticências
parágrafo 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. (Incluído pela Lei norteº 13.466, de 2017)
Artigo 16º Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
Parágrafo único: Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.
Artigo 17º Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
- Os verbos destacados em azul encontram-se em que tempo e modo?
- Por que esses verbos foram empregados nesse tempo e nesse modo?
- Os verbos destacados em verde encontram-se em que tempo e modo?
- Por que esses verbos foram empregados nesse tempo e nesse modo?
- Podemos dizer que os verbos destacados em laranja estão no modo indicativo? Por quê?
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a até e.
- O verbo "é" encontra-se em que tempo e modo?
- Por que esses verbos foram empregados nesse tempo e nesse modo?
- Os verbos destacados "terão" e "caberá" encontram-se em que tempo e modo?
- Por que esses verbos foram empregados nesse tempo e nesse modo?
- Podemos dizer que os verbos "esteja" e "for" estão no modo indicativo? Por quê?
VAMOS COMPARTILHAR
Podcast noticioso
Vamos fazer um podcast noticioso? Em grupos, vocês vão planejar e produzir um podcast para publicar em um site ou plataforma.
Para isso, utilizem a notícia que vocês criaram e a pesquisa sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. Assim, vocês já sabem qual será o assunto!
Os podcasts são programas de áudio que podemos ouvir quando e onde quisermos, pois ficam acessíveis em sites ou plataformas. Por meio dessa mídia, podemos transmitir informações e discutir vários assuntos, como cinema, literatura e ciências.
Registrar as ideias
- Pensem na principal estrutura do podcast que vocês vão criar: como vai ser o programa, o público-alvo e em que meio será compartilhado.
- Utilizem papéis de notas coloridos ou recortem pequenos papéis para registrar as ideias do grupo sobre como será a estrutura do podcast (vinhetas, apresentação etcétera.). Coloquem cada ideia em uma nota.
- Organizem as notas na ordem que vocês acharem mais conveniente.
- Revisem para verificar se é necessária alguma mudança.
- Colem a estrutura final em uma folha à parte.
Planejamento e roteiro
- Verifiquem as ferramentas necessárias (microfone, gravador, computador com acesso à internet, software de edição de áudio e som celular etcétera.). Combinem com o professor que adulto vai ajudar o grupo na gravação e na edição do material.
- Combinem o local, ou locais, onde as gravações serão feitas (deve ser um ambiente silencioso).
- Dividam as tarefas entre os membros do grupo e pensem na possibilidade de um colega ajudar o outro quando acabar sua tarefa.
- Para planejar o roteiro do podcast, copiem o modelo a seguir em uma folha à parte, usando a estrutura planejada pelo grupo. Depois, insiram:
- as informações sobre o podcast no cabeçalho;
- os efeitos sonoros na coluna da esquerda e os textos na coluna da direita.
Pauta para (nome do programa) |
Nome do episódio: |
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Página: |
Data: |
Duração: |
Episódio n.: |
Sonoplasta(s): quem seleciona e grava os efeitos sonoros e as trilhas musicais. |
Redator(es): quem escreve os textos que serão lidos pelo apresentador. |
||
Convidado(s): nome do convidado ou do entrevistado. |
Apresentador(es): quem apresenta o programa, faz a entrevista etc. |
||
Sonoplastia (som) |
Áudio (fala) |
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Vinheta de abertura (10 s) |
|||
Trilha sonora de abertura ao fundo |
Apresentação de programa, apresentadores e convidados ou entrevistados. |
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Introdução ao assunto. |
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Entrevista (10 min) |
Perguntas e respostas. |
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Trilha ao fundo (1 min) |
Encerramento do programa ou da entrevista. |
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Trilha ou vinheta de fechamento (10 s) |
Agradecimentos e saudação final. |
- Depois de pronto, revisem o roteiro e façam a versão final em um processador e editor de texto, se possível.
- Chegou o momento de cada grupo gravar seu póde kést! Todos devem estar a postos para desempenhar seu papel na produção e na gravação.
- Verifiquem com os colegas de grupo se está tudo pronto para a gravação.
- O apresentador (ou apresentadores) deve ensaiar os textos antes da gravação.
- Durante a gravação, vocês podem colocar um cartaz com a expressão “no ar”, informando às pessoas que façam silêncio e não entrem no local.
- Depois da gravação, com a ajuda de um adulto, é o momento de cada grupo editar seu póde kést. Nessa etapa, as tarefas são:
- limpar o áudio de ruídos ou sons que não fazem parte do programa;
- verificar se a voz de apresentador ou apresentadores e entrevistado ou entrevistados está clara para os ouvintes;
- cortar partes desnecessárias, como erros durante a fala e pausas longas;
- inserir trilhas e vinhetas.
Divulgação e compartilhamento
11. Com o póde kést pronto, verifiquem, com a ajuda do professor, em que plataforma ou sáite vocês podem publicá-lo (pensem no público-alvo). ▶ Pensem como vão divulgar o póde kést. Pode ser por escrito, por meio de cartazes, convites ou oralmente, de sala em sala ou no pátio na hora do intervalo.