UNIDADE 3 Qual é a opinião?
Nesta unidade, vamos trabalhar alguns gêneros opinativos. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!
EU SEI
Como posso dar opinião?
Explorar textos que possam expressar opinião e sua função social.
EU VOU APRENDER
Capítulo 1 – Carta do leitor
Compreender as características da carta do leitor, o contexto de produção e os meios de circulação.
Capítulo 2 – Resenha crítica de um filme
Reconhecer os meios impressos e digitais em que as resenhas críticas circulam.
EU APRENDI!
Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.
VAMOS COMPARTILHAR
Produção de vlogue
Promover a comunicação com os colegas e a comunidade escolar por meio de um vlogue.
EU SEI
Como posso dar opinião?
- Em que situações você costuma expressar sua opinião? Sobre o quê?
- Em algum momento precisou fazer uma escolha e utilizou a opinião de para decidir?
- Você conhece gêneros textuais que têm a função de expressar opinião sobre algum assunto? Se sim, quais?
Há vários meios de comunicação que podemos utilizar para conhecer o conteúdo de livros, filmes, peças de teatros, revistas e outros. Jornais impressos e digitais, revistas e sites costumam ter seções que exploram as críticas, com argumentos e opiniões sobre os conteúdos, seja pelo olhar de um especialista, seja pelo olhar de um leitor.
4. Nesta unidade, vamos explorar textos que expressam opinião. Copie no caderno este círculo de gêneros textuais opinativos e responda às questões a seguir.
- O que você sabe sobre cada um desses gêneros? Utilize palavras-chave ou frases curtas.
- Você costuma ler textos desses gêneros? Em caso positivo, em quais meios?
- Qual é a função de cada um deles? Explique.
EU VOU APRENDER Capítulo 1
Carta do leitor
- Quando estamos satisfeitos com algo ou com alguém, geralmente elogiamos ou agradecemos. Você acha que podemos fazer o mesmo em relação a um serviço ou produto? Explique.
- Como você imagina que podemos reclamar de um produto quando não estamos satisfeitos?
- E quando queremos compartilhar nossa opinião sobre algum assunto ou produto, elogiando ou criticando, como fazer isso e a quem podemos nos dirigir?
- Leia estas cartas dos leitores, publicadas em uma revista.
FALA AQUI!
O sono dos ursos
Olá, ! cê agá cê Eu adorei o texto Uma soneca por todo inverno. Eu sempre tive a dúvida de como os ursos dormem o inverno todo sem comer ou acordar.
Fiquei impressionada com o texto, principalmente, por saber que outros animais também podem hibernar.
Luíza. reticências. Ribeirão Preto/. São Paulo
Olá, Luíza. Adoramos receber o seu comentário! Descubra outras curiosidades sobre animais navegando em https://oeds.link/myNYyu!
FALA aqui! Ciência Hoje Das Crianças, Rio de Janeiro, número 328, ano 34, dezembro 2021.
Olá, pessoal da cê agá cê!
Gostamos do conteúdo publicado na edição 253, sobre as espécies de plantas ameaçadas de extinção na Amazônia.
Nos chamou a atenção a árvore pau-rosa que tem a madeira cor-de-rosa e a grande castanheira do Pará. É impressionante também a falta de consciência das pessoas que estão destruindo esta floresta tão importante para a preservação da vida. Um grande abraço!
Alunos do 5º ano A. EMEFEI reticências. Regente Feijó/ São Paulo.
Olá, pessoal! A Amazônia guarda grande parte de nosso tesouro ambiental, por isso deve ser protegida. Abraços!
FALA aqui! Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, número 326, ano 34, outubro 2021.
5. Procure no dicionário os significados das seguintes palavras e escreva-os no caderno.
hibernar extinção
▶ Releia os significados que você encontrou. Qual deles se relaciona com os contextos das cartas?
6. Copie no caderno o quadro a seguir e complete-o com o que se pede.
Carta do leitor |
Assunto |
Nome da revista |
Data de publicação |
---|---|---|---|
A |
|||
B |
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- Qual é a função ou o objetivo de uma seção para o leitor em uma publicação?
- A quem se destinaram as cartas do leitor que você leu?
- Escreva como cada uma das cartas começa.
▶ Copie a alternativa correta. Esse início da carta corresponde à:
- despedida.
- saudação.
- Onde essas cartas do leitor circularam? Copie a alternativa correta.
- Em um jornal.
- Em um site.
- Em uma revista.
- As cartas foram veiculadas em que local da revista?
- Quem escreveu a carta do leitor A?
- O que mais chamou a atenção do autor ou da autora da carta no artigo “Uma soneca por todo o inverno”?
- Em que edição da revista essa carta foi veiculada? Como você descobriu?
- Que palavras ou expressões demonstram a opinião de quem escreveu essa carta?
- Leia o artigo que Luíza elogiou publicado no site da revista.
UMA SONECA POR TODO O INVERNO
cê agá cê > Artigo
Se alguém lhe disser: “você dorme como um urso!”, saiba que anda dormindo demais. Afinal, ursos são capazes de dormir por muito, muito tempo. Na verdade, eles hibernam. Passam meses sem acordar para comer, beber água, tomar banho… Mas como é que ursos e outros animais conseguem fazer isso? A resposta é: siga neste texto!
Na hibernação o organismo trabalha muito lentamente. Será que os bichos brasileiros também usam a mesma tática?
reticências
MOREIRA, Daniel C.; . uelker, alecsis efe Uma soneca por todo o inverno. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 25 agosto2021. Disponível em: https://oeds.link/WZFHnN. Acesso em: 15 abril 2022.
▶ Qual o assunto central do artigo?
- Uma carta do leitor também pode ser coletiva, caso da carta B. Qual foi a opinião dos autores da carta sobre o artigo que trata de plantas ameaçadas de extinção na Amazônia? Copie as palavras ou expressões que o ajudaram a identificar a opinião.
- Na carta B, podemos perceber alguma crítica expressa no texto da carta e/ou na resposta da revista? Copie os trechos.
▶ Explique com suas palavras por que a Amazônia deve ser protegida.
- Releia as cartas e copie as expressões utilizadas como despedida.
- Lembre-se do que você já sabe sobre cartas e responda:
a) Quais destes itens geralmente compõem uma carta?
Remetente (assinatura). Local e data. Saudação.
Corpo do texto. Destinatário Despedida.
b. Copie no caderno, na ordem correta, os itens que fazem parte das cartas do leitor que você leu.
12. Agora é a vez de vocês escreverem uma carta do leitor, em uma folha à parte.
- Conversem sobre o possível assunto. Pode ser uma matéria que vocês leram em uma revista ou um jornal, além de algo que aconteceu, esteja acontecendo ou acontecerá em sua cidade.
- Lembrem-se de que a carta pode ser em tom de elogio, crítica, sugestão ou reclamação.
- Anotem as sugestões em notas coloridas e exponham em um mural para que todos possam ler e conhecer as diversas propostas.
- Votem na proposta que acharem mais interessante.
- Se necessário, pesquisem mais sobre o assunto da carta.
- Releiam a carta e façam as melhorias necessárias para produzir a versão final.
- Combinem com o professor quem será o destinatário da carta e como vão encaminhá-la.
Atenção! O texto deve ser curto, em linguagem clara e objetiva. Na carta, devem constar o destinatário e o remetente.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Concordância nominal (artigo e numeral)
Responda às questões no caderno.
1. Releia o primeiro parágrafo da carta do leitor B.
Nos chamou a atenção a árvore pau-rosa que tem a madeira cor-de-rosa e a grande castanheira do Pará. É impressionante também a falta de consciência das pessoas que estão destruindo esta floresta tão importante para a preservação da vida. Um grande abraço!
- No texto, qual é a função das palavras destacadas?
- A que palavras elas se ligam? Como essas palavras se classificam?
- Por que a maioria das palavras destacadas está no feminino e no singular?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a até c.
- No texto, qual é a função das palavras "a" e "um"?
- A que palavras elas se ligam? Como essas palavras se classificam?
- Por que a maioria dessas palavras está no feminino e no singular?
Os artigos são as palavras que se ligam a um substantivo para indicar o gênero e o número, bem como para particularizar ou generalizar esse substantivo.
Quando indicam um substantivo em particular: o, os, a, as são os artigos definidos.
Quando indicam um substantivo de modo vago: um, uns, uma, umas são os artigos indefinidos.
2. Você gosta de anedotas? Junte-se a um colega para ler as anedotas seguintes e responder às questões.
Joãozinho chegou à escola mais uma vez atrasado.
— Joãozinho, que desculpa você vai dar desta vez?
— É que eu estava sonhando com um jogo de futebol, professora.
— Ah, é? E o que isso tem a ver com o seu atraso?
— É que o jogo empatou, teve prorrogação e foi pros pênaltis!
AS 25 melhores piadas de Joãozinho para rir muito com os amigos! Maiores e melhores, sem local. c2022. Disponível em: https://oeds.link/63tycF. Acesso em: 6 julho2022.
- O que causa o humor na anedota?
- Por que houve mudança de artigo em “um jogo” e “o jogo”?
Um gato caminhava por um telhado miando: Miau, miau!
Nisso se aproxima outro gato repetindo: au, au!
Então o primeiro gato lhe diz:
— Olha, por que você late se você é um gato?
E o outro lhe responde:
— Por que não posso aprender idiomas?
MEDINA, Vilma. Piadas de animais para crianças. Guiainfantil ponto com, [ sem local], 16 maio 2018. Disponível em: https://oeds.link/0gmMHh. Acesso em 25 abril 2022.
- O que causa humor nessa anedota?
- Por que, além da troca de artigo de “um gato” para “o gato”, houve também o acréscimo da palavra “primeiro”? Do ponto de vista linguístico, como essa palavra se classifica?
Os numerais são as palavras que indicam a quantidade específica de seres, objetos ou elementos que ocupam em uma sequência. Os numerais se classificam em:
- cardinais: indicam uma quantidade exata;
- ordinais: indicam a posição de um ser em uma sequência;
- multiplicativos: indicam a multiplicação de determinada quantidade;
- fracionários: indicam a divisão de determinada quantidade.
3. Leia a tirinha e, depois, responda às questões a seguir.
. Recruta Zero. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 21 abr. 2022. Caderno 2, p. C6. uólquer mórtchi
- Com que finalidade o Recruta Zero informou a quantidade de batatas que descascou?
- No segundo quadrinho, a resposta do outro personagem confirma que o Recruta Zero alcançou o que pretendia?
- Como se classifica o numeral utilizado pelo Recruta Zero?
- Escreva esse numeral por extenso. A centena foi escrita no masculino ou no feminino? Por quê?
ACENTUAÇÃO
Palavras paroxítonas e proparoxítonas
Responda às questões no caderno.
1. Leia o cartaz para responder às atividades a seguir.
MARINHA DO BRASIL. Campanha Mar Limpo é Vida. Brasil, 202?. Disponível em: https://oeds.link/dJtWgr. Acesso em: 25 abril 2022.
- Esse cartaz faz parte de uma campanha lançada pela Marinha do Brasil. Que campanha é essa?
- Qual é o objetivo da campanha?
- De que maneira o cartaz contribui para esse objetivo?
- Com relação à sílaba tônica, o que as palavras “hoje”, “temos”, “uma”, “tonelada”, “para”, “cada”, “cinco”, “peixes” e “oceanos” têm em comum?
- Na segunda frase do cartaz, próxima aos logotipos, observe as palavras que têm mais de uma sílaba. Quanto à sílaba tônica, a maioria delas se classifica da mesma fórma. Explique essa afirmação.
- Ainda com relação à sílaba tônica, como se classifica a palavra “plástico”?
Com relação à acentuação gráfica, as palavras paroxítonas e as proparoxítonas apresentam particularidades. A regra de acentuação das proparoxítonas é bem simples: por serem pouco numerosas na língua portuguesa, todas recebem acento gráfico na sílaba tônica, ou seja, na antepenúltima sílaba.
2. Retomem as palavras paroxítonas da atividade anterior. Observando suas terminações, a que conclusão podemos chegar sobre a acentuação gráfica dessas palavras?
3. Leiam o trecho da matéria e respondam às questões.
A coleta deste recurso pelas fêmeas adultas requer manipulação das flores, tanto para a retirada do pólen reticências como para acondicioná-lo em estruturas de transporte de fórma a não o perder durante o percurso até o ninho.
Na maioria das espécies de abelhas, a adaptação mais comum para o transporte de pólen é uma escova de pelos chamada escopa, localizada na tíbia das pernas posteriores ou na parte inferior do abdômen.
COMO se alimentam. Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, São Paulo, 19 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/nnzvzF. Acesso em: 25 abril 2022.
- De acordo com o texto, como o pólen é transportado?
- Separe as sílabas das palavras destacadas em verde e indique o que elas têm em comum.
- Quanto à sílaba tônica, como se classifica a palavra destacada em azul?
- A que conclusão vocês chegam sobre a acentuação gráfica das palavras em destaque nas atividades 3 e 4?
Versão adaptada acessível
Atividade 3, itens a até d.
- De acordo com o texto, como o pólen é transportado?
- Separe as sílabas das palavras "fêmeas", "espécies" e "tíbia" e indique o que elas têm em comum.
- Quanto à sílaba tônica, como se classifica a palavra "abdômen?”
- A que conclusão vocês chegam sobre a acentuação gráfica das palavras mencionadas nas atividades 3 e 4?
4. Continuem a leitura de mais um trecho do texto. Nele, algumas palavras tiveram os acentos retirados propositalmente. Reescreva-as no caderno, acentuando-as adequadamente.
As operarias buscam esses alimentos (alem de outros materiais necessarios para a manutenção do ninho ou colonia) nos arredores imediatos do ninho, voando diariamente dentro de uma area de 500 metros a três quilometros de distancia reticências As operarias que têm esse papel em uma colonia são chamadas de forrageiras reticências.
Outro recurso floral produzido por algumas familias de plantas, como a aceroleira, é o oleo. Este recurso é coletado por algumas espécies de abelhas solitárias reticências para ser usado como revestimento das paredes internas e do fechamento das celulas de cria, além de misturado ao pólen para alimentar as larvas. reticências.
COMO se alimentam. Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, São Paulo, 19 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/nnzvzF. Acesso em: 25 abril 2022.
EU VOU APRENDER Capítulo 2
Resenha crítica de um filme
- Você gosta de assistir a filmes? Em caso afirmativo, de que tipo?
- Você se informa sobre os filmes antes de assisti-los? Se sim, em quais meios? Conte aos colegas.
- Como você escolhe um filme para assistir?
- Observe o cartaz de um filme de animação e leia o título. Na sua opinião, qual é o assunto que o filme explora? Escreva sua hipótese para refletir com os colegas e verificar ao final.
5. Faça com os colegas uma leitura compartilhada do texto a seguir, que avalia o filme.
Red: Crescer é uma Fera
A beleza que existe em nossas ‘feras’ internas
por Aline Pereira
Em 2019, a diretora domi shi venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem com Bao, animação da exibida antes de Os Incríveis 2. Na época, a artista já havia mostrado um domínio total da habilidade de falar sobre pressão e relações familiares, mas, agora, com Red Crescer é uma Fera esta sensibilidade atinge um nível excepcional. A animação reúne o que o estúdio tem de melhor e nos presenteia com uma história que vai dos encantos mais infantis aos anseios mais adultos.
Red: Crescer é uma Fera tem como protagonista meilin, uma garota de 13 anos, filha de imigrantes chineses e que lida com a pressão e vigilância constante da mãe, Ming. Seu processo de amadurecimento fica mais complicado graças a uma “maldição” que recai sobre ela: a cada vez que Meilin sente emoções fortes demais (positivas ou negativas), ela se transforma em um panda-vermelho gigante – difícil de esconder.
Família e saúde mental são tema de Red: Crescer é uma Fera
Em 2015, a animação Divertida Mente, uma das melhores produções da Pixar até hoje, trouxe um debate encantador sobre saúde mental e sobre o processo de lidar com as emoções de uma fórma muito interna, quase invisível para os outros. Agora, Red dá sequência ao assunto com uma abordagem mais “exterior”, que diz respeito a como colocamos para fóra nossas aflições, qual é a reação que elas provocam nas outras pessoas e como nos encontramos em meio a esse equilíbrio de pratos.
Para a protagonista meilin, a grande questão é a individualidade: enquanto ela passa pela fase de se sentir mais responsável pelas próprias ações e querer fazer valer suas vontades, a mãe vem como um rolo compressor. Ming não aceita que a filha desvie do caminho que ela traçou para seu sucesso e que, claro, exclui qualquer tipo de válvula de escape. É um problemão para meilin que, além de ser muito sociável, vive também o momento de descobrir interesses românticos e sua fúria adolescente.
A ligação entre e Ming, então, reúne diversas camadas subjetivas, exatamente como são as relações na vida real: choque de gerações, distância entre familiares, pressão pelo sucesso e puberdade, além [de] conflitos culturais. Com todas essas questões, é difícil encontrar alguém que, na vida real, também não vire um panda-vermelho gigante internamente.
reticências
O urso surge na vida de meilin como um monstro, como uma evidência clara de irracionalidade e frustração – e enxergá-lo dessa fórma só o torna ainda mais incontrolável. Ao longo da história, claro, a adolescente vai aprendendo a lidar com a sua fera interior e, em um dos momentos mais tocantes (sem spoilers!), encontra uma fórma não só de conviver com o panda, mas de usá-lo a seu favor, ainda que nem sempre da fórma mais madura.
O que temos, então, é uma reflexão sensível e muito bonita sobre aceitação: esses monstros podem fazer parte de quem somos e até podem tentar assumir o contrôle vez ou outra, mas isso não significa, de fórma alguma, que devemos exorcizá-los a qualquer custo. Muitas vezes, seu surgimento é um sinal de que precisamos olhar para dentro, entender as emoções e o que está na raiz delas – para, aí sim, acalmá-las. Mesmo porque, vale destacar, o panda-vermelho de Red não aparece só nos momentos de raiva, mas também nas expectativas e no êxtase.
A história de meilin também nos faz pensar sobre a fôrça que damos aos “nossos pandas-vermelhos” quando ansiamos demais pela maneira como serão vistos pelo mundo. De fórma geral, somos resistentes, pelos mais diversos motivos, quanto a mostrar vulnerabilidade ao expor nossos lados mais “feios” (entre muitas e muitas aspas aqui), mas a questão é que eles também podem nos aproximar uns dos outros.
Red nos propõe perceber como permitir abrir-se para quem está mais perto de nós; também pode ser um caminho para conexão e entendimento – o próprio e o do outro. Além disso, as reações podem surpreender: é possível que estejamos profundamente ligados a pessoas que se sentem da mesma fórma e isso nunca fique claro porque insistimos em silenciar nossas particularidades.
Animação de Red: Crescer é uma Fera é hipnotizante
Ao longo de décadas de grandes produções, a Disney-Pixar construiu uma identidade inconfundível, de Toy Story ao mais recente Luca, de 2021. Red Crescer é uma Fera acrescenta à fórmula elementos novos que criam um clima hipnotizante. A diretora domi shi, que nasceu na China e cresceu no Canadá (onde se ambienta a história), faz uma grande combinação entre a cultura ocidental e oriental: assim, a “carinha” do estúdio com que já estamos acostumados traz ótimas referências da cultura pop do Oriente.
Quem já conhece algumas obras de animes e mangás famosos vai identificar facilmente o estilo: produções como Sailor Moon e Card Captors, por exemplo, parecem ter sido grande fonte de inspiração. O resultado é uma animação viva, alegre e hipnotizante, que conta ainda com elementos nostálgicos: a história de meilin se passa no início dos anos 2000, auge dos bichinhos virtuais, toca-, revistas com pôsteres e boybands.
A protagonista, aliás, é muito fã de uma banda que a geração dos anos 90 provavelmente vai relacionar a grupos como Backstreet Boys e N’Sync, enquanto os mais novos, sem dúvidas, vão conectá-la aos fenômenos do K-Pop atual.
Vale ressaltar também a presença de personagens coadjuvantes tão encantadores quanto meilin. A personagem tem um grupo de amigas próximas que elevam ainda mais a importância dos dilemas principais: mesmo sem ter histórias aprofundadas, suas características mais evidentes são suficientes para preenchermos as lacunas e entendermos, sem esforço, por que são tão importantes no contexto geral.
reticências
Produções como Soul, Viva – A Vida é Uma Festa, Up – Altas Aventuras, entre tantas outras, tornaram o estúdio uma referência no quesito “histórias para todos”. Crianças e adultos já sabem que vão se envolver com praticamente todas elas. Não é diferente com rédi as nuances mais sutis do debate sobre as emoções requerem, claro, mais maturidade e vão ser capturadas pelos mais velhos, mas o ritmo e o espírito alegre da animação têm tudo para prender a atenção dos pequenos com o “monstro” mais fofo dos últimos tempos.
Red Crescer é uma Fera é a fórmula mágica da piquiçar em seu estado mais cristalino e que se comunica com o que há de mais íntimo e de mais universal ao mesmo tempo.
PEREIRA, Aline. Red Crescer é uma Fera. AdoroCinema, Rio de Janeiro, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/te82hd. Acesso em: 22 abril 2022.
Para ampliar
O site Resenhando: portal de cultura e entretenimento traz a resenha crítica de Divertida Mente, citado na resenha de Red: Crescer é uma Fera. Disponível em: https://oeds.link/LMSGkb. Acesso em: 15 abril 2022.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- A resenha crítica que você leu trata de que filme?
- Onde ela foi publicada e quem a escreveu?
- Considerando onde foi publicada, quem é o público-alvo da resenha?
- Releia o subtítulo da resenha. Por que, na sua opinião, a palavra “fera” está entre aspas?
- Em que parte da resenha é feita a introdução ao filme?
- A resenha traz um resumo da narrativa do filme? Em que parte?
- O que a resenhista achou do filme? Como ela justifica sua opinião?
- Releia os dois últimos parágrafos da página 91.
- Qual é a função da expressão “na vida real” e por que a autora a repete nesse trecho?
- No final do trecho, a autora utiliza a palavra “mas” para introduzir um argumento, uma explicação. Que ideia a palavra transmite nesse contexto?
- Você sabe o significado do termo “spoilers”? Converse com o professor e os colegas.
- Copie do texto as expressões que a autora usa para descrever o panda-vermelho.
- Por que, segundo a autora da resenha, as animações do estúdio Pixar são uma referência no quesito “histórias para todos”? O que isso significa?
- Quem é a protagonista do filme Red: Crescer é uma Fera? E os coadjuvantes?
11. Releia este trecho da resenha e responda às questões.
Ao longo de décadas de grandes produções, a Disney-Pixar construiu uma identidade inconfundível, de Toy Story ao mais recente Luca, de 2021. Red: Crescer é uma Fera acrescenta à fórmula elementos novos que criam um clima hipnotizante. A diretora domi shi, que nasceu na China e cresceu no Canadá (onde se ambienta a história), faz uma grande combinação entre a cultura ocidental e oriental: assim, a “carinha” do estúdio com que já estamos acostumados traz ótimas referências da cultura pop do Oriente.
- Que palavras ou expressões são usadas nesse parágrafo para dar ideia de tempo?
- Que expressão usada nesse trecho comprova que a autora gostou do filme? Copie a frase.
- Segundo a autora da resenha, o que a diretora traz de novo no filme?
- Por que a palavra “carinha” foi destacada entre aspas? Por que foi usado o diminutivo?
- Você já tinha ouvido falar sobre a cultura pop do Oriente? O que sabe sobre isso?
- Volte à página 91 e releia o parágrafo em que a resenhista termina o texto.
- Você considera positivo ou negativo o comentário dela sobre o filme?
- Que palavras e/ou expressões comprovam a opinião dela?
- Observando a estrutura do texto, como a narrativa é composta?
- Na sua opinião, levando em consideração o texto lido, qual é a função de resenhas críticas como essa?
A resenha crítica é um gênero textual que apresenta a avaliação de uma obra (um filme, uma produção teatral, um texto literário, um espetáculo de dança e eventos artístico-culturais em geral). Além de fornecer informações gerais sobre a obra e um resumo dela, o autor de uma resenha crítica dá sua opinião, mostrando pontos positivos e negativos e argumentando sobre eles para tentar convencer o leitor.
Ao final do texto, pode recomendá-la ou não. Uma resenha crítica pode ser publicada em jornais, revistas ou sites, entre outras possibilidades.
LÍNGUA E LINGUAGEM
Concordância nominal - pronomes
Responda às questões no caderno.
1. Releia este trecho da resenha de Red: Crescer é uma Fera.
Para a protagonista Meilin, a grande questão é a individualidade: enquanto ela passa pela fase de se sentir mais responsável pelas próprias ações e querer fazer valer suas vontades, a mãe vem como um rolo compressor. Ming não aceita que a filha desvie do caminho que ela traçou para seu sucesso e que, claro, exclui qualquer tipo de válvula de escape. É um problemão para Meilin que, além de ser muito sociável, vive também o momento de descobrir interesses românticos e sua fúria adolescente.
- Qual é a função das palavras destacadas em azul?
- Por que as palavras destacadas em verde estão em gênero e número diferentes?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a, b.
- Qual é a função da palavra "ela" nas duas aparições no texto?
- Por que as palavras "suas" e "seu" estão em gênero e número diferentes?
Os pronomes são palavras que podem substituir ou acompanhar um substantivo. Quando substituem o substantivo, são chamados de pronomes substantivos. Quando o acompanham, são chamados de pronomes adjetivos.
2. Releia agora este outro trecho da resenha.
A ligação entre Mei e Ming, então, reúne diversas camadas subjetivas, exatamente como são as relações na vida real: choque de gerações, distância entre familiares, pressão pelo sucesso e puberdade, além [de] conflitos culturais. Com todas essas questões, é difícil encontrar alguém que, na vida real, também não vire um panda-vermelho gigante internamente.
- Qual é a função da palavra destacada no trecho?
- Por que ela está no feminino e no plural?
Versão adaptada acessível
Atividade 2, itens a, b.
- Qual é a função da palavra "essas" no trecho?
- Por que ela está no feminino e no plural?
3. Copie o quadro e complete com os pronomes possessivos e demonstrativos.
Pronomes possessivos |
Pronomes demonstrativos |
---|---|
1ª pessoa: meu(s), _____ |
Formas variáveis |
Formas invariáveis |
4. Leia a tirinha e responda às atividades a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho. [] sem local,. 26 fevereiro 2017. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/EoG7cT. Acesso em: 27 abril 2022.
- O humor da tirinha está em uma expressão. Qual é ela?
- Por que essa expressão gera o humor da tirinha?
- Qual é a função do pronome demonstrativo “essa” na fala da mãe?
- Se esse pronome estivesse acompanhando o substantivo “pratos”, como ficaria a fala da mãe?
5. Leia um trecho de um dos poemas mais conhecidos da nossa literatura, de Casimiro de Abreu (1839-1860), e depois responda às atividades.
Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora de minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
reticências
ABREU, Casimiro de. As primaveras. São Paulo: Livraria Editora Martins sociedade anônima, Instituto Nacional do Livro, 1972. página 6-7.
- Do que o eu poético do texto sente saudade?
- Na sua opinião, por que ele teria repetido o pronome “minha” no segundo e no terceiro versos?
- O que o pronome “naquelas” indica em relação ao tempo?
Os pronomes demonstrativos também são empregados para situar temporalmente determinado fato em relação à pessoa que fala.
- e : indicam tempo presente ou muito próximo do momento no qual se fala.
- esse ou esses e essa ou essas: indicam passado relativamente próximo do momento.
- aquele ou aqueles e aquela ou aquelas: indicam um tempo remoto, distante ou vago.
ORALIDADE
Vlogue com resenha crítica
Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.
No início desta unidade, você leu uma resenha crítica sobre Red: Crescer é uma Fera. Agora, você vai assistir vlogues que apresentam resenhas críticas de filmes.
- Antes, conte aos colegas o que você sabe sobre vlogues.
- Você já assistiu a algum vlogue? Em caso afirmativo, qual era o assunto? ▶ O que você achou da experiência? Por quê?
- Assista agora ao vlogue que o professor vai exibir.
- O que você achou do vlogue?
- O conteúdo o ajudou a saber mais sobre o filme?
- O vlogue motivaria você a assistir ao filme? Por quê?
- Compare as opiniões do vlogueiro com as opiniões do autor da resenha crítica do filme. Explique.
- Quais são as justificativas utilizadas pelo vlogueiro para validar as opiniões apresentadas, ou seja, quais argumentos ele utiliza? Cite alguns.
- Qual resenha foi mais convincente para você: a escrita ou a do vlogue? Por quê?
- Faça no caderno um quadro como o do modelo a seguir, comparando as duas resenhas.
Resenha crítica |
Vlogue de resenha crítica |
- Como é a estrutura da resenha crítica apresentada pelo vlogueiro? A sequência é semelhante à da resenha crítica escrita?
- A linguagem utilizada no vlogue é mais formal ou informal? Por quê?
- Qual é o público-alvo desse vlogue?
- Você acha que, antes de gravar o vlogue, houve o planejamento e a escrita da resenha crítica que seria apresentada? Justifique sua opinião.
10. Assista novamente ao vlogue. Desta vez, observe os aspectos não linguísticos (ou não verbais) empregados na resenha, como a voz e os gestos do vlogueiro.
a) Copie o quadro seguinte em uma folha à parte e anote as observações. Há algumas sugestões e espaços para você fazer outras observações.
Voz |
Tom de voz |
( ) alto. |
( ) baixo. |
Ritmo |
( ) rápido. |
( ) lento. |
|
Risos |
( ) sim. |
( ) não. |
|
Pausas ou hesitações |
( ) sim. |
( ) não. |
|
Outros |
|||
Postura |
Corpo |
||
Movimentos de braços/mãos |
|||
Gestos (acenar, apontar etc.) |
|||
Olhar |
|||
Expressões faciais |
|||
Outros |
|||
Posição |
Cenário da gravação |
( ) ao ar livre. |
( ) no estúdio. |
Outros |
|||
Aparência |
Roupas |
( ) formais. |
( ) informais |
Cabelos |
( ) arrumados. |
( ) despojados. |
|
Outros |
b) Troque de folha com um colega. Conversem sobre as anotações que fizeram, verificando semelhanças e diferenças.
11. Observe a estrutura do vlogue. O que há em cada uma das partes?
VOCÊ É O AUTOR!
Planejar um vlogue
Você e os colegas vão produzir resenhas críticas em vídeo para a criação de um vlogue. Nesta seção, vocês vão planejar essa produção. Para começar, conheça mais um vlogue de resenhas.
Discussão e preparação
1. O professor vai reproduzir um vlogue que traz uma resenha crítica sobre um livro intitulado Esquadrão curioso: caçadores de fake news, ou outro que escolherem.
- Preste atenção no modo como o vlogueiro apresenta a resenha, expondo seu ponto de vista e dando seu recado.
- Observe também o formato do vlogue, que é um pouco diferente do vlogue sobre cinema a que você assistiu no início do capítulo.
2. Responda às questões seguintes e depois compartilhe suas respostas com os colegas.
- Quais são as justificativas utilizadas no vídeo para validar as opiniões apresentadas, ou seja, quais argumentos são utilizados? Cite alguns.
- Como é a estrutura da resenha crítica apresentada pelo vlogueiro?
Planejamento
- Em grupos, escolham uma obra (livro, filme, peça de teatro, exposição etcétera) para fazer uma resenha crítica sobre ela. Essa resenha fará parte do vlogue que a turma vai criar.
- Comecem o planejamento da resenha discutindo a obra escolhida.
Pesquisa e produção
- Pesquisem o maior número possível de informações sobre a obra: autor, diretor e roteirista (caso seja um filme), quando e onde foi lançada, qual é o público-alvo, entre outras.
- Leiam a obra ou assistam a ela. Tomem notas que sirvam de consulta para a escrita da resenha crítica.
7. Para escrever a resenha, façam previamente um roteiro em uma folha à parte, como o sugerido a seguir.
Nome da obra |
|
---|---|
Apresentação da obra |
(Quem é o autor/roteirista, quem é o diretor etc.) |
Resumo |
|
Pontos positivos |
|
Pontos negativos |
|
Opinião com argumentos |
(Se gostou, qual é a parte mais interessante, se há relação dessa obra com outras, se alguma parte não estava bem explicada, o que você achou depois de ler a obra ou assistir a ela etc.) |
Recomenda ou rejeita |
Escrita e revisão
- Escrevam o esboço da resenha em outra folha à parte, com base no roteiro feito. Lembrem-se de que a estrutura deve ter introdução, desenvolvimento e encerramento.
- Troquem o esboço da resenha com outro grupo para que façam a revisão uns dos outros. Verifiquem se a estrutura e as principais características da resenha crítica estão presentes no esboço. Utilizem a pauta de revisão.
Pauta de revisão |
Sim |
Não |
Observações |
---|---|---|---|
Adequação ao gênero |
|||
Organização do texto |
|||
Parágrafos |
|||
Ortografia |
|||
Pontuação |
|||
Acentuação das palavras |
|||
Uso do dicionário |
10. Verifiquem os comentários, façam os ajustes e passem a resenha a limpo. Guardem para o momento da gravação do vlogue.
CLUBE DO LIVRO
Nesta unidade, vamos retomar o livro que você leu no bimestre anterior e compartilhar com os colegas. Retome a ficha de leitura com as informações que inseriu.
Relembrar
1. Traga para a escola o livro que você leu e a ficha de leitura preenchida.
▶ Se precisar, folheie o livro, releia alguns trechos, relembre os nomes dos personagens, pois você vai compartilhar a história com os colegas.
Apresentar e avaliar
- Junte-se a um colega e conte sobre o livro que você leu.
- Faça um resumo do enredo, com base nas anotações da ficha de leitura.
- Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia trechos para o colega, a fim de exemplificar alguns aspectos da história.
- Descreva algum trecho de que mais gostou ou que considera divertido.
- Ao final do resumo, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
- Agora é a vez do colega de compartilhar a experiência de leitura.
- Ouça atentamente o resumo do livro que ele leu.
- Se quiser, faça perguntas e peça esclarecimentos sobre os trechos que não ficaram tão claros.
- Para concluir, crie uma avaliação sobre o livro que você leu, explicando ao colega se recomenda ou não a leitura e por quê. ▶ Desenhe, em uma folha à parte, um como o modelo a seguir. Próximo a ele dele, escreva um breve comentário com sua opinião sobre o livro.
Enquete e classificação
5. Com o professor e os colegas, coletem as informações de todos os grupos para uma enquete.
a) Organizem as informações dos livros que cada um leu, recriando o quadro a seguir em um cartaz.
Título do livro |
Quem leu? |
Qual é sua opinião? |
Classificação e recomendação |
---|---|---|---|
- Preencham os dados conforme a classificação dada pelo leitor. Organizem das melhores para as piores avaliações.
- Conversem sobre as melhores avaliações e verifiquem se os colegas de cada grupo concordam com a classificação. Caso tenham alguma dúvida, retomem a ficha de leitura com o resumo e reflitam.
- O professor vai afixar o cartaz no mural para que todos possam ler as informações, o que poderá ajudar na escolha das próximas leituras.
- Se possível, criem uma caixa com as fichas de leituras dos livros, para que todos possam consultá-las.
Próxima leitura
- Escolha seu próximo livro utilizando as informações da enquete. Caso prefira, escolha um livro na biblioteca.
- Você pode pesquisar se há resenhas críticas ou indicações de livros em sites especializados em livros para sua idade. Peça ajuda a um adulto para orientar a pesquisa.
- Leia sempre o resumo e os comentários, seja nas fichas de leitura, seja nos sites.
- Após a leitura, você vai complementar sua ficha com aspectos que aprofundam sua análise, como os utilizados no roteiro para resenha crítica da página 101.
- Aproveite a leitura! E lembre-se de preencher as informações para compartilhar com os colegas ao final do bimestre.
EU APRENDI!
1. Faça uma leitura silenciosa do texto com algumas curiosidades e mistérios sobre os ursos.
UM URSO PELO BRASIL
cê agá cê Seção Que bicho foi esse?
Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente
Ficha Técnica
Nome: Urso-neotropical ou ursinho-da-face-curta ()
Origem: Sul do México ao estado de Minas Gerais, no Brasil
Tamanho: cêrca de 2 metros de comprimento e 1,20 metro de altura
Peso: cêrca de 150 quilos
Época em que viveu: entre 11 mil e 126 mil anos atrás (Períodos: Pleistoceno e Holoceno)
Quando ouvimos a palavra urso, geralmente pensamos naqueles grandes carnívoros que vivem na América do Norte e na Europa ou no famoso e fofo panda-gigante, natural da Ásia. Já passou pela sua cabeça que também existiram ursos no Brasil? É verdade! Os ursos-de-face-curta são um grupo de ursos com pernas longas e focinhos curtos. Viveram por todas as Américas, mas seu maior sucesso foi aqui, na América do Sul, onde uma espécie vive até hoje!
Parentes
O urso-de-óculos ( Tremarctos ornatus) é o único urso-de-face-curta que sobreviveu até os dias atuais. Vive agora somente nas montanhas da Argentina, do Peru, do Equador, da Bolívia, da Colômbia e da Venezuela, onde se alimenta quase só de plantas. É um animal muito dócil e difícil de ser encontrado, por habitar principalmente florestas bem fechadas. É considerado em risco de extinção devido à caça e à destruição de seu abitá.
Mistééério!
O grupo dos ursos-de-face-curta representa dois grandes mistérios para a ciência. O primeiro é sobre seu desaparecimento: com exceção do simpático urso-de-óculos, que vive até hoje, o urso-neotropical vivia em mais lugares que qualquer outro urso dos Neotrópicos e tinha uma alimentação bem variada, o que faz com que os cientistas não tenham pistas do que causou sua extinção. O segundo mistério não é menos estranho: esses ursos encolheram! Como assim? Você já vai entender!
Os seus ancestrais viviam na Patagônia e eram os maiores ursos que já existiram, tendo quase a altura de uma girafa (quatro metros e meio!) quando ficavam em pé, e eram mais pesados que um rinoceronte-negro (chegando a até duas toneladas!). Ao longo do tempo, os ursos-de-face-curta foram diminuindo até o tamanho do urso-neotropical e do urso-de-óculos, pesando no máximo 150 quilos.
Pesquisadores acreditam que essa mudança de tamanho aconteceu após a chegada de muitas novas espécies de carnívoros na Patagônia vindas da América do Norte, o que “forçou” esses ursos a mudarem de grandes predadores, que usavam seu tamanho para roubar as presas caçadas por animais menores, para pequenos animais que comiam, principalmente, plantas e não competiam com tantas outras espécies. Assim, não precisavam mais ser tão grandões.
TUNES, Pedro Henrique. Que bicho foi esse?, Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, número 328, página 20-21, dezembro 2021.
2. Observe as palavras destacadas no texto e responda às questões no caderno.
Versão adaptada acessível
Atividade 2.
Observe o uso de "O primeiro", "O segundo" e "esses" no primeiro parágrafo e responda às questões.
- Por que o autor teria usado as expressões “O primeiro” e “O segundo” no texto? Que classes de palavras compõem essas expressões?
- Como se classifica o pronome “esses”? Qual é a função dele no texto? Por que ele foi usado no plural e no masculino?
3. Reúna-se com um colega. Vocês vão escrever a carta do leitor em uma folha à parte.
- Combinem como será a saudação ao destinatário da carta.
- Lembrem-se de que o texto deve ser curto e objetivo, escrito em uma linguagem mais formal.
- Combinem também como será a despedida.
- Releiam a carta e façam as melhorias necessárias para produzir a versão final.
- Combinem com o professor como vão encaminhar a carta à cê agá cê.
VAMOS COMPARTILHAR
Hora de gravar o vlogue!
Organizar
1. Para compor o roteiro de gravação do vlogue, vocês precisam definir alguns elementos: ▶ o nome do programa; ▶ a presença de vinhetas, efeitos sonoros, músicas ou outros recursos de áudio; ▶ o número de apresentadores (um ou mais de um); ▶ o local onde o vlogue será gravado e se haverá um cenário especialmente criado para a gravação; ▶ as ferramentas que serão utilizadas (microfone, gravador, dispositivo com acesso à internet, software de edição de áudio e vídeo etcétera ponto); ▶ a divisão das tarefas entre os membros do grupo; ▶ o adulto que deverá assessorá-los durante a gravação e a edição do material; ▶ o tempo que deverá durar a gravação, de acordo com o que for combinado com a turma e o professor.
Nem todos esses elementos precisam constar no roteiro do vlogue. Cabe aos integrantes do grupo decidir quais deles vão escolher. Para ajudar, retomem o quadro de observações dos aspectos não linguísticos, da página 99.
2. Para se prepararem para a gravação, revejam o roteiro que produziram com a lista de itens a serem conferidos.
Ensaiar
- Antes da gravação, o apresentador ou vlogueiro deve ensaiar o texto, lendo-o várias vezes em voz alta. Essa prática é importante para que a leitura durante a gravação pareça o mais natural possível. Também deve seguir estas recomendações:
- prestar atenção na entonação e na clareza ao falar as palavras;
- manter uma postura segura e centrada.
- A equipe de gravação também deve ensaiar como se fosse a gravação real, com cada membro desempenhando seu papel. Observem estes aspectos: ▶ a posição em que cada um deve ficar; ▶ o local onde deve ser posicionado o celular ou a câmera para captar a fala do apresentador; ▶ o melhor enquadramento para filmar o apresentador; ▶ a qualidade e o direcionamento da luz.
Gravar e editar
- Iniciem a gravação. Durante a fala do apresentador, façam silêncio total.
- Depois da gravação, com a ajuda de um adulto, o grupo deve editar seu vlogue. Observem as etapas:
- limpar o áudio de ruídos ou sons que não fazem parte do programa;
- verificar se a voz do apresentador está clara para os ouvintes;
- cortar partes desnecessárias, como erros durante a fala e pausas longas;
- inserir as trilhas musicais e as vinhetas.
Compartilhar
7. Com o vlogue pronto, preparem sua postagem.
- Decidam, com a ajuda do professor, em que plataforma ou sáite vocês podem compartilhar os vlogues (pensem no público-alvo).
- Certifiquem-se de ter a autorização de pais ou responsáveis dos apresentadores.
- Deem nomes ou enumerem os vlogues e estabeleçam a melhor ordem para postá-los de acordo com os assuntos.
- Combinem se vão utilizar alguma imagem e/ou um pequeno texto explicando o trabalho de vocês.
Avaliar
8. Roda de conversa! Encerrem a atividade conversando sobre a experiência de gravar um vlogue.