UNIDADE 5  Saúde em cartaz!

Nesta unidade, vamos analisar cartazes de campanhas de conscientização e sua relação com as leis, como a Constituição brasileira. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!

Cartaz. Metade do fundo à esquerda, em amarelo e à direita, em branco. Ao centro, uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos pretos curtos, sorrindo, com a parte esquerda do rosto de máscara cirúrgica branca, tampando o nariz e boca. Ela usa blusa de cor azul com estampas de flores de pétalas em amarelo e rosa. Na parte inferior, texto: SAÚDE MENTAL O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DA SUA? À esquerda, na parte superior, texto: “PRECISAMOS TER MAIS HUMILDADE E AMOR...VAMOS OUVIR MAIS O PRÓXIMO.” ROSILENE BARRETO (SERVIÇOS GERAIS DA SES). Na parte superior, à direita: JANEIRO BRANCO POR TRÁS DE CADA MÁSCARA ESTÃO AS EMOÇÕES. Abaixo, logotipos.

EU SEI

Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização?

Explorar cartazes e informações que nos ajudem a refletir sobre nossos direitos à saúde e ao bem-estar.

Cartaz. Na vertical, fundo em vermelho e à direita, ilustração de duas mãos, uma sobre a outra, de cor verde com pintura de partes em amarelo e, da mesma cor, um olho acima. As pontas dos dedos imitam dentes. Na parte inferior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, logotipo.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Cartazes de campanha

Compreender campanhas de conscientização explorando os elementos e o público-alvo.

Capítulo 2 – Constituição da República Federativa do Brasil

Compreender que é a lei máxima do país que garante os direitos e deveres de todo cidadão.

Cartaz. Cartaz na vertical. Uma pessoa vista da cintura para cima, com o rosto para a direita em tons de azul, cabelos longos escuros, de blusa de mangas compridas, colorida em rosa, azul, preto e amarelo. Atrás das costas, duas mãos em tons de preto, cruzadas para cima. Ao redor dela, ilustração em preto em nuvens, folhas e pássaros sobrevoando. Na parte inferior, site: www.paho.org/pt/dms2022. Na parte superior, logotipos e textos: Nosso planeta Nossa saúde – Dia Mundial da Saúde 2022 Limpe nosso ar, água e comida.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.

Fotografia. Um garoto visto da cintura para cima, de cabelos escuros lisos, de par de óculos de grau, camiseta em branco, com a cabeça para baixo. Ele segura um lápis azul na mão direita, escrevendo sobre uma prancheta em preto, sobre a mão esquerda. Ao fundo, parede de pedras em marrom.

VAMOS COMPARTILHAR

Questionário e campanha de conscientização

Planejar com os colegas e a comunidade escolar a elaboração de um questionário para produzir uma campanha de conscientização sobre saúde e bem-estar.

EU SEI

Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização?

As campanhas de conscientização são o conjunto de iniciativas e ações em prol de determinada causa. Servem para alertar a sociedade sobre temas relevantes e podem ser compostas de uma série de ações preventivas ou não. O objetivo é promover a vida, despertando a consciência da população sobre os cuidados com a saúde do corpo e também do planeta.

Durante uma campanha, podem ser utilizados diversos recursos para deixar claro o objetivo e chamar a atenção para a mensagem. Assim, é comum o uso de estratégia multimodal, como cartazes, vídeos, slogans, jingles e outros.

Cartaz. Metade do fundo à esquerda, em amarelo e à direita, em branco. Ao centro, uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos pretos curtos, sorrindo, com a parte esquerda do rosto de máscara cirúrgica branca, tampando o nariz e boca. Ela usa blusa de cor azul com estampas de flores de pétalas em amarelo e rosa. Na parte inferior, texto: SAÚDE MENTAL O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DA SUA? À esquerda, na parte superior, texto: “PRECISAMOS TER MAIS HUMILDADE E AMOR...VAMOS OUVIR MAIS O PRÓXIMO.” ROSILENE BARRETO (SERVIÇOS GERAIS DA SES). Na parte superior, à direita: JANEIRO BRANCO POR TRÁS DE CADA MÁSCARA ESTÃO AS EMOÇÕES. Abaixo, logotipos.
A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe abriu o ano de 2022 com uma campanha sobre a saúde mental. A cor escolhida foi o branco, considerado “a cor da luz”, uma vez que reflete todas as cores do espectro.
Ilustração. Ao centro, uma esfera terrestre em branco, com continentes em azul. Ao redor, doze fitas, cada uma de uma cor, com as pontas inferiores cruzadas.
As campanhas coloridas de conscientização nasceram com o intuito de alertar a população sobre o perigo de algumas patologias e incentivar a preservação da saúde, bem como a busca do diagnóstico precoce. Sua divulgação se dá por meio das diversas mídias e de instituições públicas e privadas.
Cartaz na horizontal. À direita, uma mulher vista da cintura até os ombros, de blusa de mangas curtas em rosa. Ela está com os braços perto do seio direito, com uma fita sobre a roupa em rosa, com as pontas inferiores cruzadas. À esquerda, texto: CUIDAR DA SUA SAÚDE É MAIS QUE UM DIREITO. É UM DEVER. OUTUBRO ROSA| MÊS DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA. Na parte inferior, logotipos.
A ó á bê (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí promoveu, em outubro de 2021, a campanha “Cuidar da sua saúde é mais que um direito. É um dever”. Diversas ações visaram à conscientização do tratamento precoce, da prevenção do câncer de mama e dos direitos assegurados às mulheres.
Capa de livro. Na parte superior, texto: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo n 186/2008. À esquerda, logotipo: SENADO FEDERAL. Na parte inferior, título: CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. Mais abaixo, ilustração, bandeira do Brasil vista parcialmente em verde, triangular em amarelo e semicírculo em azul.
Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição da República Federativa do Brasil assegura aos cidadãos o exercício dos direitos sociais e individuais.
Ícone atividade oral.
  1. Na sua opinião, qual é a importância das campanhas de conscientização?
  2. Você certamente já deve ter ouvido falar nas campanhas coloridas voltadas à prevenção de doenças e na adesão de toda a comunidade aos diversos temas propostos. Explique o que sabe sobre o assunto.
  3. Você sabe o que garante seus direitos à saúde e ao bem-estar?
  4. Na sua opinião, quais são seus direitos em relação à saúde e ao bem-estar?

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Cartazes de campanha

Ícone atividade oral.

1. Você já deve ter visto e lido vários cartazes. Para você, qual é a função de um cartaz?

▶ Onde você costuma ver cartazes?

2. Observe os cartazes de uma campanha que promove a higienização das mãos.

Cartaz na vertical. Fundo em verde e, ao centro, duas mãos, uma ao lado da outra, em amarelo, com os dedos para frente e os polegares para baixo, com olhos desenhados em amarelo nas unhas. Na parte inferior, desenho de boca com dentes afiados em branco. Na extensão dos dedos, desenhos arredondados como em tentáculos. Na parte inferior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. Com água e sabão, você protege sua saúde. Na parte inferior, logotipo.
Cartaz. Na vertical, fundo em vermelho e à direita, ilustração de duas mãos, uma sobre a outra, de cor verde com pintura de partes em amarelo e, da mesma cor, um olho acima. As pontas dos dedos imitam dentes. Na parte inferior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, logotipo.

[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos]. i saúde ponto nét, [sem local], 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.

  1. Para você, qual é a importância de fazer uma campanha com vários cartazes?
  2. Leia estas informações sobre a campanha divulgada pelos cartazes.

Mãos pintadas representando monstros e animais predadores ilustram a mais nova campanha publicitária “Afaste os bichos, lave as mãos”, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, veiculada pelo Centro Estadual da Vigilância em Saúde . reticências

[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos]. i saúde ponto nét, [sem local], 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.

  1. Qual é o objetivo da campanha publicitária?
  2. Quem promoveu essa campanha?
  3. Quem promoveu a divulgação da campanha?
Cartaz na vertical. Fundo em azul-claro, com duas mãos uma de frente para outra, os quatro dedos para dentro das palmas, os dedos polegares flexionados para cima e os dois dedos mindinhos, um pouco afastados. As mãos são de cor marrom, com desenho de olhos brancos e lilás nas unhas dos polegares; nas juntas dos dedos, dentes afiados, e, nos dedos mindinhos, as pontas em branco. Na parte superior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, à direita, logotipo.
Cartaz na vertical. Fundo em laranja, com uma mão com a palma para cima, na vertical, todos os dedos para dentro da palma, com as pontas de alguns em branco, contornando os dentes; boca em vermelho. Atrás da mão, dois dedos para cima, com as pontas pintadas em branco, formando os olhos. Na parte superior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, à direita, logotipo.

[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos.]. i saúde ponto nét, abre colchetesem localfecha colchete, 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. O que mais chamou sua atenção nos cartazes? Por quê?
  2. Qual é a principal finalidade desses cartazes?
  3. Para você, qual é o público-alvo da campanha? Explique.
  4. Qual é o slogan da campanha, ou seja, a frase que visa motivar as pessoas a aderir à campanha?

▶ Para você, essa frase se refere a uma responsabilidade coletiva ou individual? Explique.

Slogan é uma frase curta, fácil de memorizar, que serve para identificar um produto, serviço ou marca e ajudar a fixar nas pessoas a relação entre a mensagem e o foco da campanha.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Locutor: Slogan e jingle

Locutor: Eles não saem da sua cabeça. Grudam como goma de mascar. E quando você menos espera está repetindo a frase ou cantando a música.

O slogan e o jingle têm esse efeito. Ambos fazem parte de peças publicitárias e têm o objetivo de ajudar a vender um produto ou tornar uma marca ou uma ideia muito conhecida.

Estão na televisão, no rádio ou mesmo nas plataformas das redes sociais. E têm ainda diversos usos: podem ajudar você a se lembrar do número de um candidato na hora da eleição ou mesmo chamar sua atenção para uma importante campanha ligada à saúde e ao bem-estar.

Vamos ver um exemplo de slogan?

Doe leite materno, doe esperança.

Você acabou de ouvir o slogan ‘Doe leite materno, doe esperança’, lançado em 2021, pelo Ministério da Saúde.

Slogan é uma frase curta, fácil de ser lembrada. Busca esclarecer a missão de uma empresa ou campanha, ou reforçar na mente das pessoas um valor que essa empresa tem, ou ainda pôr em evidência a atividade praticada pelo anunciante.

Para criar esse slogan o publicitário tem que pensar no público-alvo da campanha, além de perseguir uma ideia diferente, de grande impacto ou mesmo inédita. Essa ideia deve informar, enfatizar um resultado benéfico, transmitir valor.

No caso de “Doe leite materno, doe esperança”, além de deixar claro que o objetivo da campanha é incentivar as mulheres que estão amamentando a doar o leite excedente, o governo busca sensibilizar as pessoas enfatizando que a doação pode dar esperança a outras famílias.

Agora, ouça comigo um jingle para perceber a diferença em relação a um slogan.

Foi-se o abraço

ficou a saudade de um grande amor ô ô ô

Na família um sentimento maior que a dor

Decisão que muda a vida da gente

Emoção que se vê no olhar

Deixa a vida dar vida

se transformar

esperança que a gente sente

 

Ô ô ô deixa, deixa o mundo todo saber,

para o amor florescer

deixa a vida continuar

Ô ô ô deixa, diz para todo mundo saber

para o amor florescer

deixa a vida continuar

Vamos lembrar de avisar e respeitar, hein? Com a doação de órgãos muitas vidas se transformam. Seja um doador. Converse com sua família. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria amada, Brasil.

Locutor: Nessa campanha de 2021, para doação de órgãos, o Ministério da Saúde optou por esse jingle para sensibilizar a população.

Mas o que é essa palavra: jingle? Esse termo em inglês quer dizer “música curta”, repetitiva e com letra de fácil memorização para divulgar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia. E se você conta com a participação de um artista famoso cantando o jingle, o resultado da campanha pode ser ainda melhor.

No caso da música que acabamos de ouvir, ela é interpretada pela cantora sertaneja Naiara Azevedo. E a frase “Deixa a vida continuar” é repetida algumas vezes para despertar o sentimento de que o doador de órgãos acaba salvando a vida de outra pessoa por meio de seu gesto.

Você se lembra de algum slogan ou jingle que marcou a sua vida?

Locutor: Créditos: Os áudios da Campanha de Doação de Leite Materno e da Campanha de Doação de Órgãos pertencem ao Ministério da Saúde. Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.

  1. Por que os cartazes apresentam letras de tamanhos diferentes? O que tem o maior destaque?
  2. Leia toda a mensagem do cartaz. Qual é a ideia secundária?
Cartaz. Fundo em vermelho, com texto em branco: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, à direita, logotipo.
  1. Por que você acha que foi usada essa frase?
  2. Quem são os bichos que precisam ser afastados?

7. Observe as imagens a seguir e leia a legenda. Depois, reflita se você está tomando os devidos cuidados ao espirrar ou tossir. Se quiser, compartilhe sua reflexão com os colegas.

Fotografia. Duas poses diferentes de uma mulher. À esquerda, em fundo rosa com um símbolo de X em branco. Ela tem cabelos castanhos, penteados para a direita e amarrados para trás, par de óculos de grau, blusa de mangas compridas em azul e calça em cinza. Ela está com a cabeça para baixo, mãos tampando o nariz e boca. À direita, a mesma mulher, em fundo verde, com o símbolo de correto acima. Ela está com o rosto para a direita, sendo tampado pelo braço esquerdo, entre o cotovelo e o antebraço.
Ao tossir ou espirrar, não use as mãos. O correto é cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o cotovelo, para não contaminar as mãos nem pôr em risco as pessoas que estão próximas.

8. Que elementos não verbais foram utilizados nos cartazes da campanha?

▶ Qual foi a intenção ao usar esses elementos?

  1. Releia o slogan da campanha.
    1. Que verbos foram utilizados nas frases? Que ideia eles transmitem?
    2. Em que modo estão esses verbos: no indicativo, no subjuntivo ou no imperativo?
  2. Que outro verbo há no texto do cartaz? Em que modo verbal ele foi usado e o que indica?
  3. Em que locais os cartazes podem ser afixados para que mais pessoas os vejam?
  4. O professor vai exibir o vídeo dessa campanha ou outro para que façam a análise do cartaz e do vídeo.
    1. Antes de assistir, descreva como você acredita que seria um vídeo com esses monstros ou para a campanha que escolheram.
    2. Agora, assista com atenção ao vídeo da campanha e confira se sua hipótese de como seria o vídeo se confirmou ou não.
Cena de filme. Fundo preto e, ao centro, duas mãos, uma ao lado da outra, em amarelo, com os dedos para frente e os polegares para baixo, com olhos desenhados em amarelo nas unhas. Na parte inferior, desenho de boca com dentes afiados em branco. Na extensão dos dedos, desenhos arredondados como em tentáculos.
O filme foi veiculado em canais de televisão locais. A campanha também contemplou o rádio, com a divulgação de um jingle.
  1. O vídeo apresenta momentos diferentes ou partes. Quais são eles?
  2. Explique que cenários ou recursos foram utilizados e com que intenção.
  3. Qual foi a mensagem do vídeo para os espectadores? Ela está de acordo com os cartazes?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Modos subjuntivo e imperativo

Modo subjuntivo

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Leia a seguinte notícia.

Profissional de saúde alerta população para não abandonar hábitos de higiene adquiridos na pandemia

“É importante que a população mantenha os hábitos de higiene adquiridos desde o início da pandemia de covíd-19 para evitar o contágio por outros vírus, a exemplo das gripes e resfriados, doenças que têm lotado as unidades de saúde de João Pessoa”. O alerta é do clínico geral e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bancários, Ellton Lima, ao relatar o registro de, aproximadamente, .4500 atendimentos entre janeiro e fevereiro deste ano por síndromes gripais.

reticências

O diretor técnico da UPA dos Bancários recomenda que, ao lavar as mãos com sabão, as pessoas façam a limpeza profunda entre os dedos, na palma e nas costas da mão. “Esses mesmos cuidados devem ser mantidos quando optarem pela higiene com álcool. Além dos cuidados pessoais, a higienização também deve ser feita nos ambientes de casa e de trabalho para diminuir o contágio, já que materiais como caneta, colhér e outros tipos são potenciais transmissores de doenças”, acrescentou.

reticências

BARROS, Djâne. Profissional de saúde alerta população para não abandonar hábitos de higiene adquiridos na pandemia. Prefeitura de João Pessoa, João Pessoa, 9 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/c5CLMQ. Acesso em: 13 maio 2022.

  1. Segundo o texto, por que é importante manter os hábitos adquiridos durante a pandemia de covíd-19?
  2. O que os verbos destacados têm em comum?
  3. Por que um deles está no singular e dois estão no plural?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. Segundo o texto, por que é importante manter os hábitos adquiridos durante a pandemia de covid-19?
  2. O que os verbos "mantenha", "façam" e "optarem" têm em comum?
  3. Por que um deles está no singular e dois estão no plural?

O modo subjuntivo é utilizado para expressar um fato do qual não se tem certeza. Portanto, esse modo verbal pode indicar dúvida, hipótese, suposição etcétera e costuma aparecer em situações que expressam ordem, desejo, aconselhamento, sugestão etcétera

Ícone atividade em dupla.

2. Observem este cartaz.

Cartaz na vertical. Na parte superior, em laranja e na parte inferior, pequena parte em azul-claro. À direita, duas mãos de uma pessoa, ensaboando com sabão azul. À esquerda, texto: A PROTEÇÃO DE TODOS ESTÁ NAS SUAS MÃOS. Evite a disseminação de infecções no ambiente hospitalar! Higienize sempre as mãos, mesmo quando usar luvas. Na parte inferior, à direita, logotipos.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Inca). Campanha Higiene das mãos. Portal Regional da bê vê ésse, São Paulo, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/GVYAQm. Acesso em: 17 julho 2022.

  1. Qual é o público-alvo dêsse cartaz?
  2. Como vocês chegaram a essa conclusão?
  3. Que verbos foram utilizados no cartaz?
  4. Qual deles está no modo subjuntivo?

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: o presente, o pretérito imperfeito e o futuro. No presente do subjuntivo, a ação é vista como algo possível, uma hipótese ou desejo, no momento em que se fala. Geralmente, o verbo é antecedido da palavra que. No pretérito imperfeito do subjuntivo, a ação é vista como um desejo ou hipótese que não ocorreu até o momento em que se fala. Nesse caso, o verbo geralmente é antecedido da palavra se. No futuro do subjuntivo, a ação é vista como algo possível, uma hipótese ou desejo para o futuro. Geralmente, o verbo é antecedido das palavras quando ou se.

A seguir, apresentamos um modelo de conjugação do modo subjuntivo. Ele será muito útil para compreendermos o modo imperativo, que estudaremos a seguir.

Presente

Pretérito imperfeito

Futuro

(Que) Eu use

(Se) Eu usasse

(Quando) Eu usar

Tu uses

Tu usasses

Tu usares

Ele, ela use

Ele, ela usasse

Ele, ela usar

Nós usemos

Nós usássemos

Nós usarmos

Vós useis

Vós usásseis

Vós usardes

Eles, elas usem

Eles, elas usassem

Eles, elas usarem

Modo imperativo

Ícone atividade oral.

1. Observe novamente um dos cartazes da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos.”

Cartaz na vertical. Fundo em laranja, com uma mão com a palma para cima, na vertical, todos os dedos para dentro da palma, com as pontas de alguns em branco, contornando os dentes; boca em vermelho. Atrás da mão, dois dedos para cima, com as pontas pintadas em branco, formando os olhos. Na parte superior, texto: AFASTE OS BICHOS. LAVE AS MÃOS. COM ÁGUA E SABÃO, VOCÊ PROTEGE SUA SAÚDE. Na parte inferior, à direita, logotipo.
  1. Como vimos, os verbos do slogan estão no modo imperativo e se dirigem às crianças e aos jovens. Que palavra representa essas pessoas?
  2. Por que os verbos do cartaz estão no singular?
  3. Em que modo está o verbo “protege”? Por que ele foi usado nesse modo?
  4. Como os verbos da parte principal do cartaz ficariam no plural?

O modo imperativo é aquele que indica pedido, ordem, convite, sugestão, conselho etcétera Pode ser usado tanto de fórma afirmativa quanto negativa. É muito comum em campanhas de conscientização, receitas, avisos, placas, textos publicitários, entre outros.

2. Agora, observe este outro cartaz.

Cartaz. Composto por seis ilustrações e texto. Ilustração 1. Duas mãos de uma pessoa, com bolhas brancas de sabão e, perto delas, gotas de água em azul. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Passe sabão e molhe com água. Ilustração 2. As mesmas mãos descritas anteriormente, esfregando a palma uma sobre a outra. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Esfregue a palma de cada mão. Ilustração 3. As mãos na vertical, esfregando entre os dedos, onde há bolhas de sabão. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Esfregue entre os dedos. Ilustração 4. O dedo polegar da mão esquerda passando na palma da mão direita, na vertical. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Esfregue o polegar de cada mão. Ilustração 5. A palma da mão direita sobre o dorso da mão esquerda, ensaboando-a. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Lave o dorso de cada mão.  Ilustração 6. Mão esquerda ensaboando o punho da mão direita. Abaixo da ilustração lê-se o texto: Lave os punhos.

COMO lavar as mãos: coronavírus . Biblioteca Virtual de Enfermagem, Brasília, Distrito Federal, 17 março 2020. Disponível em: https://oeds.link/Z4gzKX. Acesso em: 14 maio 2022.

a. Quanto ao seu objetivo, esse cartaz é um pouco diferente do anterior. Por quê?

  1. O que os verbos utilizados no cartaz expressam? Com base no objetivo do cartaz, por que eles teriam sido empregados?
  2. A quem esses verbos fazem referência?
  3. Se esses verbos estivessem relacionados a mais de uma pessoa, como deveriam ser escritos?

O modo imperativo apresenta algumas particularidades quanto à sua formação. A seguir, vamos apresentar um modelo de como conjugar verbos nesse modo. Lembre-se de que existe o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Presente do indicativo

Imperativo afirmativo

Presente do subjuntivo

Eu lavo

(Que) Eu lave

Tu lavas Ilustração. Seta para direita.

Lava (tu)

Tu laves

Ele, ela, você lava

Lave (você)

Ilustração. Seta para esquerda. Ele, ela, você lave

Nós lavamos

Lavemos (nós)

Ilustração. Seta para esquerda. Nós lavemos

Vós lavais Ilustração. Seta para direita.

Lavai (vós)

Vós laveis

Eles, elas, vocês lavam

Lavem (vocês)

Ilustração. Seta para esquerda. Eles, elas, vocês lavem

Como vemos, no imperativo afirmativo, a segunda pessoa do singular e do plural são formadas pelas fórmas correspondentes no presente do indicativo sem o “s” final. Por sua vez, a primeira pessoa do plural e a terceira pessoa do singular e do plural são formadas pelas fórmas correspondentes no presente do subjuntivo, sem alterações.

No imperativo negativo, as fórmas que o compõem são as mesmas do presente do subjuntivo, sem qualquer alteração.

Presente do subjuntivo

Imperativo negativo

(Que) Eu lave

Tu laves

Não laves (tu)

Ele, ela, você lave

Não lave (você)

Nós lavemos

Não lavemos (nós)

Vós laveis

Não laveis (vós)

Eles, elas, vocês lavem

Não lavem (vocês)

3. Leia a tirinha.

Tirinha. Em preto e branco. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens, Calvin, cabelos arrepiados, de camiseta listrada em branco e preto. Mãe de Calvin, mulher de cabelos escuros curtos, de blusa de mangas compridas escuras. As cenas se passam em uma cozinha. Q1 – Calvin sentado de frente para uma mesa e a mãe dele servindo um prato para ele. O menino pergunta: O QUE É ISSO? A mãe responde: EXPERIMENTA. Na mão esquerda segura outro prato. Na mesa há um copo com líquido dentro. Q2 – Calvin sentado, observando o prato com os olhos bem arregalados e corpo um pouco para o alto, pergunta: O QUE É ISSO? LARVAS DE BESOURO? A mãe à direita, vista parcialmente, olhando para ele, responde: EXPERIMENTA. Q3 – Calvin à esquerda, com os olhos fechados, mão sobre o nariz e língua para fora. Ele pergunta: ISSO SIGINIFICA QUE EU VOU ODIAR, NÃO É? A mãe com o rosto para a esquerda, olhos bem abertos, cabelos curtos, exclama: EXPERIMENTA LOGO! Q4 – Foco no rosto de Calvin, olhando para frente, com olhos bem abertos, perto do prato e do copo, diz: ELA FICOU BRAVA PORQUE DECIFREI O CÓDIGO.

uáterson, . O melhor de Calvin. Estadão, São Paulo, 5 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/2L3SaG. Acesso em: 13 maio 2022.

  1. De acordo com o contexto, o verbo utilizado no modo imperativo expressa um pedido ou uma ordem? Por quê?
  2. Como o leitor consegue perceber que a mãe de Calvin ficou nervosa?
  3. Por que a tirinha é engraçada?

4. Observe a placa a seguir, da qual foram retirados os dizeres.

Reprodução de placa. À esquerda, círculo em vermelho com faixa transversal na diagonal sobre uma silhueta de pessoa em preto. À direita, círculo em verde com uma silhueta dentro de uma pessoa de cabelos escuros e roupa escura.
  1. Apenas pelas imagens, é possível saber qual é o objetivo da placa? Explique.
  2. Onde essa placa poderia ser afixada?

c) Escreva no caderno a parte que foi retirada da placa. Para isso, utilize um verbo no imperativo negativo.

5. A alimentação é outra fórma importante de cuidar da saúde. A seguir, acompanhe uma receita saudável, fácil de fazer e muito saborosa.

Coxinha de batata-doce

Ingredientes:

150 gramas de batata-doce;

180 gramas de frango desfiado;

60 gramas de requeijão;

20 gramas de farinha de trigo integral;

uma clara.

Ilustração. Duas coxinhas de cor bege, uma de frente para a outra. A coxinha à direita, está com um pedaço mordido, onde vê-se o frango desfiado com tempero de cor verde.

Modo de preparo:

Primeiro, cozinhe a batata-doce até ela ficar bem macia;

Em seguida, refogue e tempere o frango desfiado conforme a sua preferência;

Então, amasse a batata-doce e misture com o requeijão. Umedeça as mãos para moldar as coxinhas e evitar que a massa grude. Modele, recheie e feche todas as coxinhas;

Depois, passe as coxinhas na farinha de trigo para empanar e leve para assar. Asse em forno preaquecido a 190 graus Célsius por 20 minutos.

LEITE, Patrícia. 10 receitas divertidas e saudáveis para crianças. Mundo Boa fórma, [sem local], 17 março 2021. Disponível em: https://oeds.link/mpzUYb. Acesso em: 15 maio 2022.

  1. Nesse texto, o imperativo é utilizado com qual finalidade?
  2. Copie os verbos das frases no caderno.

Em seguida, refogue e tempere o frango desfiado conforme a sua preferência;

Então, amasse a batata-doce e misture com o requeijão.

c. Reescreva no caderno o modo de preparo da receita, substituindo os verbos no imperativo por verbos no infinitivo.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Constituição da República Federativa do Brasil

Responda às questões no caderno.

  1. O que você sabe sobre a Constituição brasileira? Explique.
  2. Em que ano ela foi criada?
  3. Qual é a importância de um documento como a Constituição brasileira?
  4. Leia as opções a seguir e diga em qual você acha que a Constituição brasileira tem alguma influência em sua vida?
    1. Na sua moradia.
    2. Nos seus direitos e deveres.
    3. Na sua liberdade de ir e vir.
    4. Na sua segurança.
    5. Na sua liberdade de manifestar pensamentos e crenças.
    6. Na sua expressão intelectual, artística, científica e de comunicação.
    7. Na sua vida privada.
    8. Na sua atividade profissional.
    9. Na sua locomoção por todo o território brasileiro.
    10. Na sua educação, saúde e bem-estar.
  5. Observe a fotografia e leia a legenda.
Fotografia. Em preto e branco. Um homem visto do busto para cima, de calvo, com parte do cabelo grisalho atrás, usando camisa de gola clara, gravata escura e por cima, terno. Ele segura na mão direita um livro com o título: CONSTITUIÇÃO.
Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, na sessão solene do Congresso Nacional que promulgou a Constituição da República Federativa do Brasil, em 5 de outubro de 1988.
  1. O que essa fotografia representa?
  2. Quando aconteceu e onde?
  3. Com a orientação do professor, pesquise o papel de uma Assembleia Constituinte e quem são seus membros.

6. Leia alguns trechos da Constituição brasileira.

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Vide Emenda constitucional 91, de 2016

Emendas Constitucionais

Emendas Constitucionais de Revisão

Vide Emenda Constitucional 106, de 2020

Vide Emenda Constitucional 107, de 2020

Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

Atos decorrentes do disposto no parágrafo 3º do Artigo 5º

ÍNDICE TEMÁTICO

Texto compilado

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

TÍTULO um

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Artigo 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

um – a soberania;

dois – a cidadania;

três – a dignidade da pessoa humana;

quatro – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

cinco – o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

reticências

TÍTULO dois

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

CAPÍTULO um

DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

um – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

dois – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

três – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

quatro – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

cinco – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

seis – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na fórma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

sete – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

oito – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

nove – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

dez – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

reticências

Fotografia. Um grupo de dezenas de pessoas uma ao lado da outra, homens, mulheres, pessoas idosas e crianças. Elas olham para frente posando para foto, algumas de braços cruzados e outras com os braços livres.
Todos são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição brasileira.

SEÇÃO dois

DA SAÚDE

Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Artigo 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e contrôle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Artigo 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (Vide a dê pê éfe 672)

um – descentralização, com direção única em cada esfera de govêrno;

dois – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

três – participação da comunidade.

parágrafo 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do Artigo 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para parágrafo 1º pela Emenda Constitucional norteº 29, de 2000)

parágrafo 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional norteº 29, de 2000)

reticências

Artigo 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

um – controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

dois – executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

três – ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

reticências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 9 maio 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.
  1. Explique o que os textos em destaque logo na sequência do título e do ano de publicação do documento apresentam.
  2. Releia o preâmbulo da Constituição.

PREÂMBULO

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

  1. Procure no dicionário o significado da palavra “preâmbulo” e escolha o que se adequa a esse contexto.
  2. O que você compreendeu do preâmbulo da Constituição brasileira? Explique com suas palavras e depois discuta com os colegas.
  1. Nesses trechos da Constituição que você leu, quais são os títulos que aparecem?
  2. Como devem ser lidos a abreviação Artigo e o símbolo parágrafo?
  3. Como o público pode tomar conhecimento de uma lei?
  4. Que seção aparece nos trechos da Constituição que você leu?
  5. Releia o Artigo 196 dessa seção e explique sobre o que ele promulga.

Para ampliar

Constituição para crianças em quadrinhos. Júlio Hidalgo. São Paulo: Editora grégori, 2019.

O autor dessa obra é advogado e professor. Para ele, é fundamental que todos conheçam seus direitos e deveres, de modo a participar da vida em sociedade e contribuir para que ela melhore mais e mais.

Capa de livro. Duas crianças sentadas, uma do lado da outra. À esquerda, menina de cabelos compridos castanhos, com franja e faixa sobre o cabelo, segurando um livro com a mãodireita e à direita, menino com cabelos castanhos, segurando com a mão esquerda a outra parte do livro. Ao fundo, várias almofadas coloridas. O livro que as crianças seguram tem a imagem delas. Na parte superior, título do livro, nome do autor e à direita, logotipo.
  1. Agora, releia o artigo 200 e explique como ele se relaciona com a covid-19.
  2. Leia este trecho de uma entrevista com o advogado e professor Júlio Cesar Hidalgo.

Jornal dos Professores: Por que é preciso ensinar a Constituição às crianças?

Júlio Cesar Hidalgo: Muitos são os benefícios de se ensinar a Constituição nas escolas, mas podemos começar pela importância que a Constituição tem no direito. Ela é a norma mais importante, aquela com que todas devem estar de acordo. Assim, não adianta conhecer uma lei se a pessoa não conhece a Constituição, que é a base de todas as leis do nosso país.

Do artigo 1º ao 4º, por exemplo, nós temos os princípios e fundamentos da República Federativa do Brasil, que são a base de toda a organização política do nosso país, além da base de todos os nossos direitos e deveres. E a grande maioria das pessoas não conhece esses artigos básicos da nossa Constituição. Assim, no meu ponto de vista, não podemos falar em “cidadãos”, se estes não conhecem o funcionamento político e institucional do próprio país.

Do artigo 5º ao 17º, nós temos os nossos direitos e deveres fundamentais, sem dúvida os artigos mais importantes da nossa Constituição. Lá é que nós encontramos assegurados o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade e também os direitos políticos e sociais, entre outros. Mas nada adianta o direito estar na Constituição se as pessoas não conhecem os seus direitos. Sempre resumo isso com uma frase: direito não é o que está escrito, direito é aquilo que você conhece e exige. reticências

A criança e o jovem, ao aprenderem seus direitos e deveres constitucionais, além da organização política e administrativa da República Federativa do Brasil, assumem um papel mais dinâmico e participativo na sociedade. reticências

ARAÚJO, Mônica. Por que é importante ensinar a Constituição às crianças? Centro do Professorado Paulista; O Portal do Professor, São Paulo, 20 março 2019. Disponível em: https://oeds.link/SULeWJ. Acesso em: 9 maio 2022.

  1. Para o entrevistado, qual é a importância do artigo 1º ao 4º?
  2. E do artigo 5º ao 17º?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Linguagem formal e informal

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Releia este trecho da Constituição.

Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Artigo 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e contrôle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  1. Considerando o objetivo desse texto, a linguagem utilizada é mais formal ou menos formal?
  2. Localize no texto elementos que comprovem sua resposta.

No nosso dia a dia, expressamo-nos de diferentes fórmas. Dependendo do contexto, precisamos nos comunicar de maneira mais cuidada e mais respeitosa e utilizamos a linguagem formal. Em outros momentos, podemos nos expressar de modo mais descontraído, principalmente quando estamos em contato com pessoas mais próximas. Nessas situações, utilizamos a linguagem informal.

Ícone atividade em dupla.

2. Leiam esta tirinha.

Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagem Minduim, menino de cabelos pretos finos, de blusa de mangas compridas em marrom, calça preta e par de sapatos em castanho. Uma menina de cabelos loiros, de franja. As cenas se passam em um local com neve branca, de frente para uma casa de parede marrom e com uma árvore. Q1 – Minduim com o corpo para a direita, de frente para a casa onde vê-se parcialmente a menina. Ele segura nas mãos uma folha branca e diz: BOM DIA. GOSTARIA DE COMPRAR UM DESENHO DE PAPAI NOEL FEITO POR MIM? Q2 – Minduim no mesmo local com o corpo um pouco para trás, cabelos sobrevoando para trás, segurando na mão direita a folha e com traços finos atrás do corpo. À direita, onde a menina estava, ouve-se um barulho: SLAM! Q3 – Minduim à esquerda, na mesma posição, com o papel para baixo, fala: PELA SUA REAÇÃO, PRESUMO QUE VOCÊ NÃO ESTEJA INTERESSADA.

chuls , chárlis M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 maio 2022. Caderno 2, página C6.

  1. A fala de Minduim pode ser considerada formal ou informal?
  2. Localizem na tirinha elementos que comprovem sua resposta.
  3. Por que ele teria usado esse tipo de linguagem?
  4. Podemos dizer que a reação da outra personagem está relacionada ao modo como Minduim se dirigiu a ela? Por quê?

3. Observem esta outra tirinha.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens, Calvin, menino pequeno de cabelos arrepiados, com camiseta listrada em preto e branco na horizontal, calça escura e sapatos claros. Mãe de Calvin, mulher de cabelos curtos, escuros, com blusa de mangas compridas escuras, calça e sapatos claros. Pai de Calvin, homem de cabelos escuros, de camisa de gola clara e gravata escura, com par de óculos de grau. As cenas se passam em local com uma mesa e uma cadeira. Q1 – À esquerda, o pai de Calvin sentado de frente para uma mesa, segurando na mão direita uma xícara de café e na esquerda, um jornal. Ao fundo, mãe de Calvin correndo para a direita, com o cenho franzido, braços esticados em direção a Calvin. Este corre para a direita com os braços para o alto, olhos e boca bem abertos. Ele diz: EU NÃO QUERO IR PRA ESCOLA! SOCORRO! Q2- Foco no pai de Calvin que olha para a direita, com as sobrancelhas para cima e ouve Calvin falar: ME LARGA! PARA! VOCÊ NÃO ENTENDE! MEU HORÓSCOPO DIZ QUE HOJE EU ESTOU IRRESISTÍVEL PARA AS MENINAS! VÃO ACONTECER DESDOBRAMENTOS! AAAGHHHH! Q3 – O pai de Calvin, à frente, visto de costas, gira o rosto para a esquerda e ao fundo, vê-se Calvin correndo para a esquerda, de braços esticados e atrás dele, mulher de braços esticados e olhos franzidos. Calvin fala: E SE A SUSI ME BEIJAR? EU NÃO QUERO SABER DE ROMANCE! EU ODEIO A SUSI! LIGA PRA ESCOLA E DIZ QUE EU TÔ DOENTE! Q4 – O pai de Calvin visto de frente, da cintura para cima, com a mão direita perto do queixo. A mãe dele de fora do quadro, fala: MÔ, EU PEGUEI ELE! SEGURA AS PERNAS QUE EU SEGURO OS BRAÇOS! Calvin diz: PELAMOR DEDEUS!!!!!! O pai dele pergunta: SERÁ QUE É MUITO CARO ALUGAR UMA SALINHA NO CENTRO?

uáterson, . O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 abr. 2022. Caderno 2, página C6.

  1. Quem são os personagens da tirinha?
  2. Qual é o contexto retratado?
  3. Por que Calvin não quer ir à escola?
  4. A linguagem utilizada pelos personagens é formal ou informal?
  5. Localizem no texto elementos que comprovem sua resposta anterior.
  6. A linguagem utilizada pelos personagens está de acordo com o contexto?

4. No caderno, façam a correspondência entre as situações seguintes e o tipo de linguagem a ser utilizado em cada uma delas. Utilize 1 para linguagem formal e 2 para linguagem informal.

  1. Telefonema entre amigos.
  2. Conversa com o diretor da escola.
  3. Mensagem de texto enviada para uma loja.
  4. Apresentação de trabalho na escola.
  5. Conversa com parentes em uma festa.
  6. Mensagem de texto enviada para um parente próximo.
  7. Entrevista com uma autoridade.
Ícone atividade em grupos.

5. Reúna-se com os colegas para fazer uma encenação. Sigam estas instruções:

  1. escolham uma situação para apresentar à turma;
  2. em seguida, analisem se, nesse contexto, a linguagem deve ser formal ou informal;
  3. montem um pequeno roteiro da cena a ser apresentada, dividindo as falas entre os componentes do grupo;
  4. no dia combinado com o professor, representem a cena que vocês criaram.

ORALIDADE

Debate

Vamos nos preparar para um debate. O professor estabelecerá os grupos que vão defender a causa, os que vão combatê-la e os que farão o papel de jurados ou mediadores.

Contextualização

1. Faça uma leitura compartilhada da notícia.

Comissão debate recomendações da ônu sobre direito à saúde

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (1º) para discutir as recomendações recebidas pelo Brasil no âmbito da Revisão Periódica Universal sobre direito à saúde. reticências

Recomendações

Entre as recomendações a serem analisadas nesta audiência estão:

– continuar os esforços para desenvolver e implementar políticas de saúde e educação inclusivas que beneficiem todos os setores da sociedade;

– continuar fortalecendo os esforços de promoção de serviços e instituições de saúde acessíveis e de qualidade para reduzir a disparidade na expectativa de vida entre as populações;

– atrair investimentos financeiros e humanos em serviços de saúde e hospitalares com o objetivo de reforçar o sistema de saúde;

– ampliar a abrangência do sistema de saúde, promovendo a inclusão de grupos vulneráveis, em particular mulheres pertencentes a grupos minoritários;

– assegurar a continuidade da efetividade das estratégias de combate ao agá í vê/aidis, principalmente entre jovens e outros grupos particularmente afetados;

– assegurar o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva e sexual abrangentes, sem discriminação, reticências;

– reduzir a morbidade e a mortalidade materna e infantil através da promoção de medidas de assistência durante a gravidez e no momento do parto.

reticências

Fotografia. Um grupo de cinco pessoas sentadas de frente para uma mesa com toalhas de cor laranja. Todas usam máscara tapando o nariz e a boca. À frente, um menino com camiseta de gola alta, branca e à direita, mulher de cabelos escuros até os ombros e camiseta branca.
Entre as recomendações está a promoção de serviços de saúde acessíveis.

COMISSÃO debate recomendações da ônu sobre direito à saúde. Câmara dos Deputados, Brasília, Distrito Federal, 1º dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/isZf8y. Acesso em: 9 maio 2022.

Problematização

2. Vocês vão debater sobre a questão problematizadora:

Se a Constituição brasileira garante que a saúde é direito de todos e um dever do Estado, por que recebemos recomendações da ônu sobre direito à saúde?

Planejamento e pesquisa

  1. Em grupos, organizem-se para a preparação dos argumentos. Sigam as orientações do professor.
  2. Pesquisem sobre leis e documentos que podem ajudar a constatar ou refutar as hipóteses.
  3. Cada grupo deve apresentar aos colegas os novos dados com base nos argumentos que surgiram. Por meio da interação ou com o apoio do professor, devem listar os pontos mais frágeis dos argumentos.
  4. Os grupos devem formular hipóteses, analisar as teorias existentes sobre o tema e estabelecer encaminhamentos para o problema que está sendo apresentado.
  5. Os contra-argumentos devem ser previamente preparados para que possam sustentar seu ponto de vista.

Organização do debate

  1. O debate deve fornecer respostas para a questão problematizadora e produzir novas questões que avancem da concepção inicial para um estágio em que as evidências e os novos dados estejam presentes.
  2. As regras do debate devem ser estipuladas, incluindo o tempo de exposição que cada grupo terá à disposição.
  3. O professor organizará a sala previamente, dando espaço para os grupos de debatedores e os jurados.

Reflexão e avaliação

11. Ao final, reflitam com o professor e os colegas:

  1. Os direitos estão sendo respeitados?
  2. Caso não estejam, quais ações podem ser feitas para mudar a situação e como elas se relacionam com as recomendações da ônu?

VOCÊ É O AUTOR!

Reclamações ou solicitações

Há várias fórmas de reclamarmos, sugerirmos ou mesmo elogiarmos um produto, uma empresa ou um serviço; um exemplo são as cartas de reclamação ou de solicitação. Muitas dessas cartas são enviadas diretamente à pessoa ou à instituição de que estamos reclamando ou em canais próprios de reclamações e solicitações.

Identificação do problema

1. Com o professor e os colegas, pense na escola em que você estuda ou no bairro em que mora.

  1. Identifique algum problema que tenha consequências negativas para a comunidade, como falta de postos de saúde, falta de atendimento médico ou de direitos à saúde, como viram na Constituição.
  2. Listem coletivamente os principais problemas e votem para decidir sobre qual deles será o tema da carta de reclamação ou solicitação a ser enviada aos canais próprios da instituição ou ao órgão público.

Planejamento e escrita

Ícone atividade em dupla.

2. Preparem um roteiro de planejamento.

Ilustração. Painel com listras coloridas na horizontal. Em cada listra uma pergunta. Em azul-escuro: a) A quem se destina a carta? Em azul-claro: b) Qual é o assunto da carta? Em verde-claro: c) Por que esse assunto é um problema para a comunidade? Em amarelo: d) Como ele pode ser resolvido? Em laranja: e) O que se espera com a redação da carta? Em vermelho: f) Como ela será encerrada?

3. Com o planejamento pronto, comecem a escrever a carta de reclamação ou solicitação, observando a estrutura do gênero. Local e data. Destinatário. Cumprimento. Corpo da carta. Despedida. Remetente (assinatura).

Revisão

4. Escrita a primeira versão, troquem o texto com outra dupla para a revisão. Verifiquem se o texto está claro, se a linguagem é formal e se a pontuação e a ortografia estão adequadas. Utilizem a pauta de revisão.

Ícone modelo

Pauta de revisão

Sim

Não

Observações

Adequação ao gênero

Organização do texto

Parágrafos

Diálogos

Letras maiúsculas

Ortografia

Pontuação

Acentuação das palavras

Concordância verbal

Uso do dicionário (dúvidas sobre a escrita)

  1. Façam os ajustes necessários e passem a carta a limpo usando um editor e processador de texto, se possível.
  2. Preencham o envelope para enviá-la ao destinatário ou escolham outro canal digital, como chat, sác (Serviço de atendimento ao consumidor) ou plataformas de reclamação.
Ilustração. Dois envelopes, um ao lado do outro. À esquerda, envelope branco, visto de frente, com contorno em azul e vermelho e à direita, quatro linhas retas na horizontal e abaixo, cinco quadros. Ao lado, o mesmo envelope visto de costas, com quatro linhas e cinco quadros à esquerda.
  1. Escrevam o nome do departamento ou da pessoa a quem a carta é dirigida.
  2. Escrevam o endereço completo, com nome da rua, número e complemento, bairro, cidade, estado e cép.

CLUBE DO LIVRO

Durante este bimestre, trabalhamos com narrativas de aventura, enciclopédias e textos científicos impressos e digitais. Relembre esses gêneros.

Ilustração. Em um local com vegetação verde, de frente para o mar, um homem, um gato e um cachorro. O homem tem cabelos e barba escuros, usando camiseta laranja, calça marrom e pés descalços. Ele segura com as mãos, pedaços de madeiras sobre o ombro direito. À esquerda, plantação de folhas verdes e ao fundo, casa feita com pedaços de madeira na vertical. À direita, sobrevoando no céu, um pássaro de penas pretas em verde e bico em amarelo. No céu, em azul e nuvens brancas.
Nesta aventura, o navio em que Robinson Crusoé viajava naufraga no mar do Caribe e o jovem vai parar em uma ilha deserta. Lá, ele passa exatos 27 anos, 2 meses e 19 dias, precisando se adaptar às condições locais e criar uma nova vida para si.
Ilustração. Um submarino na horizontal de cor marrom, com duas partes acima, similar a duas barbatanas e na parte da direita, uma ponta fina na horizontal. Ao fundo, oceano em azul e na parte inferior, vegetação em verde e partes em vermelho.
Nesta aventura, o escritor Júlio Verne idealiza um submarino ultramoderno para a época (1866), o . Nele, o capitão Nemo e sua tripulação partem para uma aventura marítima, já que para a sobrevivência precisam apenas da eletricidade obtida na imensidão do mar.
Captura de tela. Na parte superior, em azul-escuro com textos e abaixo, texto em preto de artigo: Sistema Único de Saúde, o que é? Criação, como funciona e benefícios. Na linha seguinte lê-se o texto: O Sistema Único de Saúde foi criado em 1990 com base na constituição de 88, a qual garantia o direito de saúde a toda a população brasileira. Mais abaixo, texto e ícones de redes sociais: WhatsApp, Facebook, Twitter e Mensagem. Ilustração. Logotipo, com uma cruz em azul. À esquerda, letras: SUS e à direita: Sistema Único de Saúde. Na sequência, abaixo, o texto: O Sistema Único de Saúde, conhecido também como SUS, é o que dá acesso à saúde aos brasileiros. Dessa forma, é o maior sistema público de saúde do mundo, pois é gratuito, universal e integra toda a população. De antemão, o SUS consegue beneficiar em média 180 milhões de pessoas anualmente e faz mais de 2,8 bilhões de atendimentos. [...]
O verbete da enciclopédia digital explica o que é o sús.

ALVES, Júlia. Sistema Único de Saúde, o que é? Criação, como funciona e benefícios. Conhecimento Científico, [S. l.], 15 dez. 2020. Disponível em: https://oeds.link/Zszi8x. Acesso em: 10 maio 2022.

Agora, vamos conversar sobre o livro que você leu no bimestre anterior e compartilhar as informações com os colegas. Para relembrar, retome a ficha de leitura ou a resenha crítica do livro com os dados que preencheu.

Relembrar

1. Traga para a escola o livro que você leu com a ficha de leitura preenchida ou a resenha crítica que elaborou.

Apresentar e avaliar

2. Converse com um colega sobre o livro que você leu. Apresente o resumo do enredo, baseado na ficha de leitura.

  1. Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia um trecho, para exemplificar alguns aspectos da história.
  2. Ao final de sua apresentação, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
  3. Descreva algum trecho de que mais gostou ou que considera divertido.
  4. Depois, ouça atentamente o resumo do livro que o colega leu. Se quiser, tome notas e peça esclarecimentos com relação ao que não ficou tão claro para você.
  5. Para concluir, faça uma avaliação sobre o livro, informando se recomenda ou não a leitura aos colegas. Faça um breve comentário com sua opinião.

Próxima leitura

  1. Escolha na biblioteca seu próximo livro, utilizando, se desejar, informações de resenhas críticas.
  2. Aproveite a leitura! Lembre-se de preencher as informações para compartilhar com os colegas ao final do bimestre.
  3. Após a leitura do livro escolhido, que tal criar um cartaz publicitário sobre ele, para utilizar na próxima apresentação aos colegas?
    1. Defina a principal finalidade do cartaz.
    2. Crie um slogan para o cartaz, uma frase de convencimento que vise motivar as pessoas a ler esse livro.
    3. Use letras de tamanhos ou cores diferentes, para dar mais ênfase à mensagem.
    4. Se necessário, crie uma frase com a ideia secundária ou que contextualize a ideia principal.
    5. Escolha elementos não verbais para utilizar no cartaz e reforçar a mensagem.

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

1. O Dia Mundial da Saúde é celebrado a cada 7 de abril para comemorar o aniversário da fundação da ó ême ésse (Organização Mundial da Saúde), em 1948. Leia o cartaz e a legenda de uma campanha que se refere a essa data.

Cartaz. Cartaz na vertical. Uma pessoa vista da cintura para cima, com o rosto para a direita em tons de azul, cabelos longos escuros, de blusa de mangas compridas, colorida em rosa, azul, preto e amarelo. Atrás das costas, duas mãos em tons de preto, cruzadas para cima. Ao redor dela, ilustração em preto em nuvens, folhas e pássaros sobrevoando. Na parte inferior, site: www.paho.org/pt/dms2022. Na parte superior, logotipos e textos: Nosso planeta Nossa saúde – Dia Mundial da Saúde 2022 Limpe nosso ar, água e comida.
Este apelo da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de parceiros apresenta uma oportunidade única para uma recuperação verde e saudável da pandemia de covid-19, colocando a saúde das pessoas e do planeta no centro das ações e estimulando um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar.

Dia Mundial da Saúde 2022 – Nosso planeta, nossa saúde. Organização Pan-Americana da Saúde, [sem local] 2022. Disponível em: https://oeds.link/5gSJoZ. Acesso em: 10 maio 2022.

  1. Que data é destacada no cartaz?
  2. Qual é o slogan do cartaz? O que você entendeu dessa mensagem?
  3. Qual é a frase secundária do cartaz?
  4. Que elementos não verbais foram utilizados no cartaz da campanha? Descreva-os.
  5. Por que o cartaz apresenta letras de tamanhos e cores diferentes?
  6. Para você, o que seria necessário para criar um mundo em que ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Explique.
  1. A Constituição brasileira prevê ações econômicas e políticas focadas na saúde e no bem-estar? Volte a ela para responder à questão.
  2. Agora, observe este outro cartaz.
Cartaz. Cartaz na horizontal. Um mosquito preto, com par de antenas para cima, um bico bem fino e na parte inferior do corpo, em vermelho. Do bico dele, um gota de sangue em vermelho, sobre uma esfera com partes em vermelho. Na parte superior, texto: COMBATA O MOSQUITO TODO DIA – COLOQUE AREIA NOS VASOS DE PLANTAS, GUARDE PNEUS EM LUGARES COBERTOS, DEIXE GARRAFAS VIRADAS PARA BAIXO, AMARRE BEM OS SACOS DE LIXO. O fundo em tons de azul-claro e partes em branco.

TELES, Juliano F. Campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha. Prefeitura Municipal de Monte Azul, Saúde, 24 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/adQ7YO. Acesso em: 15 maio 2022.

  1. Qual é o objetivo do cartaz?
  2. Os verbos destacados expressam ação, estado, mudança de estado ou fenômeno?
  3. Com que intenção foram empregados esses verbos no modo em que se encontram?
  4. A que pessoa do discurso esses verbos se referem? Quem essa pessoa representa?
  5. A linguagem utilizada no texto é mais formal ou menos formal? Por que foi escolhido esse tipo de linguagem?

10. Leia a tirinha a seguir.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Calvin, menino de cabelos curtos arrepiados, camiseta com listras em branco e preto na horizontal e calça preta. Haroldo, tigre listrado em preto e branco e focinho pequeno. As cenas se passam de frente para uma caixa de correspondência. Q1 – Haroldo em pé, carregando nos ombros Calvin, este está de frente para uma caixa de correspondência por onde Calvin tira com a mão esquerda, uma revista de dentro. Calvin diz: CARACA! CHEGOU A 'GOMA'! Haroldo pergunta para ele: VOCÊ RECEBE UMA REVISTA? Q2 – Calvin visto da cintura para cima, segurando nas mãos a revista e diz: UAU! OLHA SÓ! 'ARTIGO ESPECIAL SOBRE CHICLETE DIETÉTICO – COMO ESCOLHER O ADOÇANTE ADEQUADO... EXERCÍCIOS LINGUAIS PARA FAZER BOLAS MAIORES... FIGURINOS RADICAIS PARA SAIR E MASCAR... E MAIS! ENTREVISTA COM KIKO BUBALLOO! Q3 – Calvin à esquerda, perto da caixa de correspondência, segurando revista nas mãos, fala: TÁ VENDO? É TUDO MARKETING! OS ANUNCIANTES NÃO PERDEM MAIS TEMPO COM A MASSA. ELES DESCOBREM O SEU INTERESSE ESPECÍFICO E INVESTEM EM CIMA DISSO! À direita, Haroldo, visto da cintura para cima, olhando para frente. Q4 – Haroldo, à esquerda, com o corpo para a direita, fala: COMO SE A PROPAGANDA JÁ NÃO FOSSE INVASIVA O BASTANTE. Calvin à direita, visto da cintura para cima, segurando nas mãos a revista perto dos olhos, diz: UUHH! JÁ SAIU A COLEÇÃO PLOC 2002! EU TENHO QUE IR NA PADARIA!

uáterson, . O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 3 maio 2022. Caderno 2, página C6.

  1. O que seria a “Goma” a que Calvin se refere?
  2. Compare a fala de Calvin no terceiro quadrinho com a do quarto quadrinho. O que a última fala revela sobre o personagem?
  3. Na fala do tigre, no último quadrinho, é utilizado um verbo no modo subjuntivo. Identifique-o e explique seu uso.

VAMOS COMPARTILHAR

Questionário e campanha de conscientização

Ícone atividade em grupos.

Objetivo

1. Você e os colegas vão planejar e produzir cartazes para uma campanha de conscientização sobre saúde e bem-estar para a comunidade escolar ou a comunidade em torno da escola.

Planejamento do questionário

2. Criem um questionário para fazer um levantamento de problemas relacionados à saúde e ao bem-estar na comunidade. Vejam as orientações para formular as perguntas.

O questionário é uma técnica que permite obter informações sobre conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos de dada população (de uma instituição, um bairro, uma cidade, um país etcétera) a partir de uma amostra ou da totalidade de seus indivíduos. Embora não seja um método propriamente dito, é uma ferramenta útil para coletar dados relacionados a um grande conjunto de pessoas.

  1. As questões podem ser abertas ou fechadas.
  2. As questões não podem induzir a resposta ou serem “autorrespondidas”, como em: “Os alunos não lavam as mãos no intervalo?”.
  3. As questões não podem causar constrangimento ou criar uma exposição de informações particulares dos entrevistados.
  4. O questionário não pode ser muito longo ou muito curto. Muito longo pode ser cansativo, desmotivando o entrevistado a responder, e muito curto pode deixar aspectos importantes do problema fóra da análise. Tentem manter em torno de 10 questões.

Aplicação e população-alvo

3. Com o questionário estruturado, é preciso definir a fórma de aplicação (presencial ou virtual), considerando para isso a população-alvo da pesquisa. As respostas a estas questões podem ajudá-los.

  1. O que quero saber?
  2. De quem quero saber?
  3. Quais serão os tópicos principais?
  4. Qual é a sequência ideal das perguntas?

4. Se a aplicação for presencial, escolham o melhor horário e local para encontrar o público. Se for virtual, escolham uma plataforma digital e definam a fórma de comunicar e divulgar o questionário.

Fotografia. Um garoto visto da cintura para cima, de cabelos escuros lisos, de par de óculos de grau, camiseta em branco, com a cabeça para baixo. Ele segura um lápis azul na mão direita, escrevendo sobre uma prancheta em preto, sobre a mão esquerda. Ao fundo, parede de pedras em marrom.
No caso da aplicação presencial, façam um texto de apresentação, de modo a ganhar a confiança e o engajamento do respondente.

Sistematização dos problemas

  1. Após a aplicação do questionário, coletem os dados e reúnam as informações dos problemas listados pela comunidade.
  2. Escolham os assuntos que mais se destacaram nos resultados obtidos. Formem grupos, para que cada problema seja o foco de um cartaz.
  3. Pesquisem, na biblioteca da escola ou em uma biblioteca virtual, informações sobre o que vocês ainda não sabem a respeito dos problemas levantados, para utilizá-las nos cartazes. Com a ajuda do professor, selecionem as informações que podem ser úteis para seu cartaz.

Produção do cartaz

8. Façam um esboço do cartaz, distribuindo bem os textos e as imagens de modo a atrair a atenção do leitor.

Se tiverem dúvidas de ortografia, consultem o dicionário. Revisem o texto e façam as melhorias necessárias.

9. Decidam se a versão final será feita em cartolina, por exemplo, ou no computador, para depois imprimi-la ou divulgar de fórma on-line. Para fazer uma versão digital em um editor e processador de texto e imagem, peçam ajuda a um adulto.

Compartilhar e avaliar

10. Vamos compartilhar! Exponham os cartazes pela comunidade ou no site da escola ou de acesso do público-alvo. Depois, avaliem a repercussão da campanha de conscientização e o processo de produção do questionário e dos cartazes.