UNIDADE 5 Saúde em cartaz!
Nesta unidade, vamos analisar cartazes de campanhas de conscientização e sua relação com as leis, como a Constituição brasileira. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!
EU SEI
Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização?
Explorar cartazes e informações que nos ajudem a refletir sobre nossos direitos à saúde e ao bem-estar.
EU VOU APRENDER
Capítulo 1 – Cartazes de campanha
Compreender campanhas de conscientização explorando os elementos e o público-alvo.
Capítulo 2 – Constituição da República Federativa do Brasil
Compreender que é a lei máxima do país que garante os direitos e deveres de todo cidadão.
EU APRENDI!
Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.
VAMOS COMPARTILHAR
Questionário e campanha de conscientização
Planejar com os colegas e a comunidade escolar a elaboração de um questionário para produzir uma campanha de conscientização sobre saúde e bem-estar.
EU SEI
Meus direitos à saúde e ao bem-estar podem ser foco de campanhas de conscientização?
As campanhas de conscientização são o conjunto de iniciativas e ações em prol de determinada causa. Servem para alertar a sociedade sobre temas relevantes e podem ser compostas de uma série de ações preventivas ou não. O objetivo é promover a vida, despertando a consciência da população sobre os cuidados com a saúde do corpo e também do planeta.
Durante uma campanha, podem ser utilizados diversos recursos para deixar claro o objetivo e chamar a atenção para a mensagem. Assim, é comum o uso de estratégia multimodal, como cartazes, vídeos, slogans, jingles e outros.
- Na sua opinião, qual é a importância das campanhas de conscientização?
- Você certamente já deve ter ouvido falar nas campanhas coloridas voltadas à prevenção de doenças e na adesão de toda a comunidade aos diversos temas propostos. Explique o que sabe sobre o assunto.
- Você sabe o que garante seus direitos à saúde e ao bem-estar?
- Na sua opinião, quais são seus direitos em relação à saúde e ao bem-estar?
EU VOU APRENDER Capítulo 1
Cartazes de campanha
1. Você já deve ter visto e lido vários cartazes. Para você, qual é a função de um cartaz?
▶ Onde você costuma ver cartazes?
2. Observe os cartazes de uma campanha que promove a higienização das mãos.
[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos]. i saúde ponto nét, [ sem local], 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.
- Para você, qual é a importância de fazer uma campanha com vários cartazes?
- Leia estas informações sobre a campanha divulgada pelos cartazes.
Mãos pintadas representando monstros e animais predadores ilustram a mais nova campanha publicitária “Afaste os bichos, lave as mãos”, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, veiculada pelo Centro Estadual da Vigilância em Saúde . reticências
[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos]. i saúde ponto nét, [ sem local], 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.
- Qual é o objetivo da campanha publicitária?
- Quem promoveu essa campanha?
- Quem promoveu a divulgação da campanha?
[CAMPANHA Afaste os bichos. Lave as mãos.]. i saúde ponto nét, abre colchete sem local fecha colchete, 18 março 2010. Disponível em: https://oeds.link/f4MHHA. Acesso em: 5 maio 2022.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- O que mais chamou sua atenção nos cartazes? Por quê?
- Qual é a principal finalidade desses cartazes?
- Para você, qual é o público-alvo da campanha? Explique.
- Qual é o slogan da campanha, ou seja, a frase que visa motivar as pessoas a aderir à campanha?
▶ Para você, essa frase se refere a uma responsabilidade coletiva ou individual? Explique.
Slogan é uma frase curta, fácil de memorizar, que serve para identificar um produto, serviço ou marca e ajudar a fixar nas pessoas a relação entre a mensagem e o foco da campanha.
Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio
Locutor: Slogan e jingle
Locutor: Eles não saem da sua cabeça. Grudam como goma de mascar. E quando você menos espera está repetindo a frase ou cantando a música.
O slogan e o jingle têm esse efeito. Ambos fazem parte de peças publicitárias e têm o objetivo de ajudar a vender um produto ou tornar uma marca ou uma ideia muito conhecida.
Estão na televisão, no rádio ou mesmo nas plataformas das redes sociais. E têm ainda diversos usos: podem ajudar você a se lembrar do número de um candidato na hora da eleição ou mesmo chamar sua atenção para uma importante campanha ligada à saúde e ao bem-estar.
Vamos ver um exemplo de slogan?
Doe leite materno, doe esperança.
Você acabou de ouvir o slogan ‘Doe leite materno, doe esperança’, lançado em 2021, pelo Ministério da Saúde.
Slogan é uma frase curta, fácil de ser lembrada. Busca esclarecer a missão de uma empresa ou campanha, ou reforçar na mente das pessoas um valor que essa empresa tem, ou ainda pôr em evidência a atividade praticada pelo anunciante.
Para criar esse slogan o publicitário tem que pensar no público-alvo da campanha, além de perseguir uma ideia diferente, de grande impacto ou mesmo inédita. Essa ideia deve informar, enfatizar um resultado benéfico, transmitir valor.
No caso de “Doe leite materno, doe esperança”, além de deixar claro que o objetivo da campanha é incentivar as mulheres que estão amamentando a doar o leite excedente, o governo busca sensibilizar as pessoas enfatizando que a doação pode dar esperança a outras famílias.
Agora, ouça comigo um jingle para perceber a diferença em relação a um slogan.
Foi-se o abraço
ficou a saudade de um grande amor ô ô ô
Na família um sentimento maior que a dor
Decisão que muda a vida da gente
Emoção que se vê no olhar
Deixa a vida dar vida
se transformar
esperança que a gente sente
Ô ô ô deixa, deixa o mundo todo saber,
para o amor florescer
deixa a vida continuar
Ô ô ô deixa, diz para todo mundo saber
para o amor florescer
deixa a vida continuar
Vamos lembrar de avisar e respeitar, hein? Com a doação de órgãos muitas vidas se transformam. Seja um doador. Converse com sua família. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria amada, Brasil.
Locutor: Nessa campanha de 2021, para doação de órgãos, o Ministério da Saúde optou por esse jingle para sensibilizar a população.
Mas o que é essa palavra: jingle? Esse termo em inglês quer dizer “música curta”, repetitiva e com letra de fácil memorização para divulgar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia. E se você conta com a participação de um artista famoso cantando o jingle, o resultado da campanha pode ser ainda melhor.
No caso da música que acabamos de ouvir, ela é interpretada pela cantora sertaneja Naiara Azevedo. E a frase “Deixa a vida continuar” é repetida algumas vezes para despertar o sentimento de que o doador de órgãos acaba salvando a vida de outra pessoa por meio de seu gesto.
Você se lembra de algum slogan ou jingle que marcou a sua vida?
Locutor: Créditos: Os áudios da Campanha de Doação de Leite Materno e da Campanha de Doação de Órgãos pertencem ao Ministério da Saúde. Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.
- Por que os cartazes apresentam letras de tamanhos diferentes? O que tem o maior destaque?
- Leia toda a mensagem do cartaz. Qual é a ideia secundária?
- Por que você acha que foi usada essa frase?
- Quem são os bichos que precisam ser afastados?
7. Observe as imagens a seguir e leia a legenda. Depois, reflita se você está tomando os devidos cuidados ao espirrar ou tossir. Se quiser, compartilhe sua reflexão com os colegas.
8. Que elementos não verbais foram utilizados nos cartazes da campanha?
▶ Qual foi a intenção ao usar esses elementos?
- Releia o slogan da campanha.
- Que verbos foram utilizados nas frases? Que ideia eles transmitem?
- Em que modo estão esses verbos: no indicativo, no subjuntivo ou no imperativo?
- Que outro verbo há no texto do cartaz? Em que modo verbal ele foi usado e o que indica?
- Em que locais os cartazes podem ser afixados para que mais pessoas os vejam?
- O professor vai exibir o vídeo dessa campanha ou outro para que façam a análise do cartaz e do vídeo.
- Antes de assistir, descreva como você acredita que seria um vídeo com esses monstros ou para a campanha que escolheram.
- Agora, assista com atenção ao vídeo da campanha e confira se sua hipótese de como seria o vídeo se confirmou ou não.
- O vídeo apresenta momentos diferentes ou partes. Quais são eles?
- Explique que cenários ou recursos foram utilizados e com que intenção.
- Qual foi a mensagem do vídeo para os espectadores? Ela está de acordo com os cartazes?
LÍNGUA E LINGUAGEM
Modos subjuntivo e imperativo
Modo subjuntivo
Responda às questões no caderno.
1. Leia a seguinte notícia.
Profissional de saúde alerta população para não abandonar hábitos de higiene adquiridos na pandemia
“É importante que a população mantenha os hábitos de higiene adquiridos desde o início da pandemia de covíd-19 para evitar o contágio por outros vírus, a exemplo das gripes e resfriados, doenças que têm lotado as unidades de saúde de João Pessoa”. O alerta é do clínico geral e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento ( UPA) Bancários, Ellton Lima, ao relatar o registro de, aproximadamente, .4500 atendimentos entre janeiro e fevereiro deste ano por síndromes gripais.
reticências
O diretor técnico da UPA dos Bancários recomenda que, ao lavar as mãos com sabão, as pessoas façam a limpeza profunda entre os dedos, na palma e nas costas da mão. “Esses mesmos cuidados devem ser mantidos quando optarem pela higiene com álcool. Além dos cuidados pessoais, a higienização também deve ser feita nos ambientes de casa e de trabalho para diminuir o contágio, já que materiais como caneta, colhér e outros tipos são potenciais transmissores de doenças”, acrescentou.
reticências
BARROS, Djâne. Profissional de saúde alerta população para não abandonar hábitos de higiene adquiridos na pandemia. Prefeitura de João Pessoa, João Pessoa, 9 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/c5CLMQ. Acesso em: 13 maio 2022.
- Segundo o texto, por que é importante manter os hábitos adquiridos durante a pandemia de covíd-19?
- O que os verbos destacados têm em comum?
- Por que um deles está no singular e dois estão no plural?
Versão adaptada acessível
Atividade 1, itens a até c.
- Segundo o texto, por que é importante manter os hábitos adquiridos durante a pandemia de covid-19?
- O que os verbos "mantenha", "façam" e "optarem" têm em comum?
- Por que um deles está no singular e dois estão no plural?
O modo subjuntivo é utilizado para expressar um fato do qual não se tem certeza. Portanto, esse modo verbal pode indicar dúvida, hipótese, suposição etcétera e costuma aparecer em situações que expressam ordem, desejo, aconselhamento, sugestão etcétera
2. Observem este cartaz.
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER ( Inca). Campanha Higiene das mãos. Portal Regional da bê vê ésse, São Paulo, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/GVYAQm. Acesso em: 17 julho 2022.
- Qual é o público-alvo dêsse cartaz?
- Como vocês chegaram a essa conclusão?
- Que verbos foram utilizados no cartaz?
- Qual deles está no modo subjuntivo?
O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: o presente, o pretérito imperfeito e o futuro. No presente do subjuntivo, a ação é vista como algo possível, uma hipótese ou desejo, no momento em que se fala. Geralmente, o verbo é antecedido da palavra que. No pretérito imperfeito do subjuntivo, a ação é vista como um desejo ou hipótese que não ocorreu até o momento em que se fala. Nesse caso, o verbo geralmente é antecedido da palavra se. No futuro do subjuntivo, a ação é vista como algo possível, uma hipótese ou desejo para o futuro. Geralmente, o verbo é antecedido das palavras quando ou se.
A seguir, apresentamos um modelo de conjugação do modo subjuntivo. Ele será muito útil para compreendermos o modo imperativo, que estudaremos a seguir.
Presente |
Pretérito imperfeito |
Futuro |
---|---|---|
(Que) Eu use |
(Se) Eu usasse |
(Quando) Eu usar |
Tu uses |
Tu usasses |
Tu usares |
Ele, ela use |
Ele, ela usasse |
Ele, ela usar |
Nós usemos |
Nós usássemos |
Nós usarmos |
Vós useis |
Vós usásseis |
Vós usardes |
Eles, elas usem |
Eles, elas usassem |
Eles, elas usarem |
Modo imperativo
1. Observe novamente um dos cartazes da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos.”
- Como vimos, os verbos do slogan estão no modo imperativo e se dirigem às crianças e aos jovens. Que palavra representa essas pessoas?
- Por que os verbos do cartaz estão no singular?
- Em que modo está o verbo “protege”? Por que ele foi usado nesse modo?
- Como os verbos da parte principal do cartaz ficariam no plural?
O modo imperativo é aquele que indica pedido, ordem, convite, sugestão, conselho etcétera Pode ser usado tanto de fórma afirmativa quanto negativa. É muito comum em campanhas de conscientização, receitas, avisos, placas, textos publicitários, entre outros.
2. Agora, observe este outro cartaz.
COMO lavar as mãos: coronavírus . Biblioteca Virtual de Enfermagem, Brasília, Distrito Federal, 17 março 2020. Disponível em: https://oeds.link/Z4gzKX. Acesso em: 14 maio 2022.
a. Quanto ao seu objetivo, esse cartaz é um pouco diferente do anterior. Por quê?
- O que os verbos utilizados no cartaz expressam? Com base no objetivo do cartaz, por que eles teriam sido empregados?
- A quem esses verbos fazem referência?
- Se esses verbos estivessem relacionados a mais de uma pessoa, como deveriam ser escritos?
O modo imperativo apresenta algumas particularidades quanto à sua formação. A seguir, vamos apresentar um modelo de como conjugar verbos nesse modo. Lembre-se de que existe o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.
Presente do indicativo |
Imperativo afirmativo |
Presente do subjuntivo |
---|---|---|
Eu lavo |
(Que) Eu lave |
|
Tu lavas |
Lava (tu) |
Tu laves |
Ele, ela, você lava |
Lave (você) |
Ele, ela, você lave |
Nós lavamos |
Lavemos (nós) |
Nós lavemos |
Vós lavais |
Lavai (vós) |
Vós laveis |
Eles, elas, vocês lavam |
Lavem (vocês) |
Eles, elas, vocês lavem |
Como vemos, no imperativo afirmativo, a segunda pessoa do singular e do plural são formadas pelas fórmas correspondentes no presente do indicativo sem o “s” final. Por sua vez, a primeira pessoa do plural e a terceira pessoa do singular e do plural são formadas pelas fórmas correspondentes no presente do subjuntivo, sem alterações.
No imperativo negativo, as fórmas que o compõem são as mesmas do presente do subjuntivo, sem qualquer alteração.
Presente do subjuntivo |
Imperativo negativo |
---|---|
(Que) Eu lave |
|
Tu laves |
Não laves (tu) |
Ele, ela, você lave |
Não lave (você) |
Nós lavemos |
Não lavemos (nós) |
Vós laveis |
Não laveis (vós) |
Eles, elas, vocês lavem |
Não lavem (vocês) |
3. Leia a tirinha.
, uáterson . O melhor de Calvin. Estadão, São Paulo, 5 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/2L3SaG. Acesso em: 13 maio 2022.
- De acordo com o contexto, o verbo utilizado no modo imperativo expressa um pedido ou uma ordem? Por quê?
- Como o leitor consegue perceber que a mãe de Calvin ficou nervosa?
- Por que a tirinha é engraçada?
4. Observe a placa a seguir, da qual foram retirados os dizeres.
- Apenas pelas imagens, é possível saber qual é o objetivo da placa? Explique.
- Onde essa placa poderia ser afixada?
c) Escreva no caderno a parte que foi retirada da placa. Para isso, utilize um verbo no imperativo negativo.
5. A alimentação é outra fórma importante de cuidar da saúde. A seguir, acompanhe uma receita saudável, fácil de fazer e muito saborosa.
Coxinha de batata-doce
Ingredientes:
150 gramas de batata-doce;
180 gramas de frango desfiado;
60 gramas de requeijão;
20 gramas de farinha de trigo integral;
uma clara.
Modo de preparo:
Primeiro, cozinhe a batata-doce até ela ficar bem macia;
Em seguida, refogue e tempere o frango desfiado conforme a sua preferência;
Então, amasse a batata-doce e misture com o requeijão. Umedeça as mãos para moldar as coxinhas e evitar que a massa grude. Modele, recheie e feche todas as coxinhas;
Depois, passe as coxinhas na farinha de trigo para empanar e leve para assar. Asse em forno preaquecido a 190 graus Célsius por 20 minutos.
LEITE, Patrícia. 10 receitas divertidas e saudáveis para crianças. Mundo Boa fórma, [ sem local], 17 março 2021. Disponível em: https://oeds.link/mpzUYb. Acesso em: 15 maio 2022.
- Nesse texto, o imperativo é utilizado com qual finalidade?
- Copie os verbos das frases no caderno.
Em seguida, refogue e tempere o frango desfiado conforme a sua preferência;
Então, amasse a batata-doce e misture com o requeijão.
c. Reescreva no caderno o modo de preparo da receita, substituindo os verbos no imperativo por verbos no infinitivo.
EU VOU APRENDER Capítulo 2
Constituição da República Federativa do Brasil
Responda às questões no caderno.
- O que você sabe sobre a Constituição brasileira? Explique.
- Em que ano ela foi criada?
- Qual é a importância de um documento como a Constituição brasileira?
- Leia as opções a seguir e diga em qual você acha que a Constituição brasileira tem alguma influência em sua vida?
- Na sua moradia.
- Nos seus direitos e deveres.
- Na sua liberdade de ir e vir.
- Na sua segurança.
- Na sua liberdade de manifestar pensamentos e crenças.
- Na sua expressão intelectual, artística, científica e de comunicação.
- Na sua vida privada.
- Na sua atividade profissional.
- Na sua locomoção por todo o território brasileiro.
- Na sua educação, saúde e bem-estar.
- Observe a fotografia e leia a legenda.
- O que essa fotografia representa?
- Quando aconteceu e onde?
- Com a orientação do professor, pesquise o papel de uma Assembleia Constituinte e quem são seus membros.
6. Leia alguns trechos da Constituição brasileira.
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Vide Emenda constitucional nº 91, de 2016 |
Emendas Constitucionais |
Emendas Constitucionais de Revisão |
Vide Emenda Constitucional nº 106, de 2020 |
||
Vide Emenda Constitucional nº 107, de 2020 |
Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
Atos decorrentes do disposto no parágrafo 3º do Artigo 5º
ÍNDICE TEMÁTICO
Texto compilado
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
TÍTULO um
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Artigo 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
um – a soberania;
dois – a cidadania;
três – a dignidade da pessoa humana;
quatro – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
cinco – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
reticências
TÍTULO dois
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
CAPÍTULO um
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Artigo 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
um – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
dois – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
três – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
quatro – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
cinco – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
seis – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na fórma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
sete – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
oito – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
nove – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
dez – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
reticências
SEÇÃO dois
DA SAÚDE
Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Artigo 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e contrôle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Artigo 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (Vide a dê pê éfe 672)
um – descentralização, com direção única em cada esfera de govêrno;
dois – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
três – participação da comunidade.
parágrafo 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do Artigo 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para parágrafo 1º pela Emenda Constitucional norteº 29, de 2000)
parágrafo 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional norteº 29, de 2000)
reticências
Artigo 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:
um – controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;
dois – executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;
três – ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;
reticências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, Distrito Federal: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 9 maio 2022.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- Explique o que os textos em destaque logo na sequência do título e do ano de publicação do documento apresentam.
- Releia o preâmbulo da Constituição.
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
- Procure no dicionário o significado da palavra “preâmbulo” e escolha o que se adequa a esse contexto.
- O que você compreendeu do preâmbulo da Constituição brasileira? Explique com suas palavras e depois discuta com os colegas.
- Nesses trechos da Constituição que você leu, quais são os títulos que aparecem?
- Como devem ser lidos a abreviação “ Artigo” e o símbolo “ parágrafo”?
- Como o público pode tomar conhecimento de uma lei?
- Que seção aparece nos trechos da Constituição que você leu?
- Releia o Artigo 196 dessa seção e explique sobre o que ele promulga.
Para ampliar
Constituição para crianças em quadrinhos. Júlio Hidalgo. São Paulo: Editora grégori, 2019.
O autor dessa obra é advogado e professor. Para ele, é fundamental que todos conheçam seus direitos e deveres, de modo a participar da vida em sociedade e contribuir para que ela melhore mais e mais.
- Agora, releia o artigo 200 e explique como ele se relaciona com a covid-19.
- Leia este trecho de uma entrevista com o advogado e professor Júlio Cesar Hidalgo.
Jornal dos Professores: Por que é preciso ensinar a Constituição às crianças?
Júlio Cesar Hidalgo: Muitos são os benefícios de se ensinar a Constituição nas escolas, mas podemos começar pela importância que a Constituição tem no direito. Ela é a norma mais importante, aquela com que todas devem estar de acordo. Assim, não adianta conhecer uma lei se a pessoa não conhece a Constituição, que é a base de todas as leis do nosso país.
Do artigo 1º ao 4º, por exemplo, nós temos os princípios e fundamentos da República Federativa do Brasil, que são a base de toda a organização política do nosso país, além da base de todos os nossos direitos e deveres. E a grande maioria das pessoas não conhece esses artigos básicos da nossa Constituição. Assim, no meu ponto de vista, não podemos falar em “cidadãos”, se estes não conhecem o funcionamento político e institucional do próprio país.
Do artigo 5º ao 17º, nós temos os nossos direitos e deveres fundamentais, sem dúvida os artigos mais importantes da nossa Constituição. Lá é que nós encontramos assegurados o direito à vida, liberdade, igualdade, segurança, propriedade e também os direitos políticos e sociais, entre outros. Mas nada adianta o direito estar na Constituição se as pessoas não conhecem os seus direitos. Sempre resumo isso com uma frase: direito não é o que está escrito, direito é aquilo que você conhece e exige. reticências
A criança e o jovem, ao aprenderem seus direitos e deveres constitucionais, além da organização política e administrativa da República Federativa do Brasil, assumem um papel mais dinâmico e participativo na sociedade. reticências
ARAÚJO, Mônica. Por que é importante ensinar a Constituição às crianças? Centro do Professorado Paulista; O Portal do Professor, São Paulo, 20 março 2019. Disponível em: https://oeds.link/SULeWJ. Acesso em: 9 maio 2022.
- Para o entrevistado, qual é a importância do artigo 1º ao 4º?
- E do artigo 5º ao 17º?
LÍNGUA E LINGUAGEM
Linguagem formal e informal
Responda às questões no caderno.
1. Releia este trecho da Constituição.
Artigo 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Artigo 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e contrôle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
- Considerando o objetivo desse texto, a linguagem utilizada é mais formal ou menos formal?
- Localize no texto elementos que comprovem sua resposta.
No nosso dia a dia, expressamo-nos de diferentes . fórmas Dependendo do contexto, precisamos nos comunicar de maneira mais cuidada e mais respeitosa e utilizamos a linguagem formal. Em outros momentos, podemos nos expressar de modo mais descontraído, principalmente quando estamos em contato com pessoas mais próximas. Nessas situações, utilizamos a linguagem informal.
2. Leiam esta tirinha.
, chuls chárlis M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 maio 2022. Caderno 2, página C6.
- A fala de Minduim pode ser considerada formal ou informal?
- Localizem na tirinha elementos que comprovem sua resposta.
- Por que ele teria usado esse tipo de linguagem?
- Podemos dizer que a reação da outra personagem está relacionada ao modo como Minduim se dirigiu a ela? Por quê?
3. Observem esta outra tirinha.
, uáterson . O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 18 abr. 2022. Caderno 2, página C6.
- Quem são os personagens da tirinha?
- Qual é o contexto retratado?
- Por que Calvin não quer ir à escola?
- A linguagem utilizada pelos personagens é formal ou informal?
- Localizem no texto elementos que comprovem sua resposta anterior.
- A linguagem utilizada pelos personagens está de acordo com o contexto?
4. No caderno, façam a correspondência entre as situações seguintes e o tipo de linguagem a ser utilizado em cada uma delas. Utilize 1 para linguagem formal e 2 para linguagem informal.
- Telefonema entre amigos.
- Conversa com o diretor da escola.
- Mensagem de texto enviada para uma loja.
- Apresentação de trabalho na escola.
- Conversa com parentes em uma festa.
- Mensagem de texto enviada para um parente próximo.
- Entrevista com uma autoridade.
5. Reúna-se com os colegas para fazer uma encenação. Sigam estas instruções:
- escolham uma situação para apresentar à turma;
- em seguida, analisem se, nesse contexto, a linguagem deve ser formal ou informal;
- montem um pequeno roteiro da cena a ser apresentada, dividindo as falas entre os componentes do grupo;
- no dia combinado com o professor, representem a cena que vocês criaram.
ORALIDADE
Debate
Vamos nos preparar para um debate. O professor estabelecerá os grupos que vão defender a causa, os que vão combatê-la e os que farão o papel de jurados ou mediadores.
Contextualização
1. Faça uma leitura compartilhada da notícia.
Comissão debate recomendações da ônu sobre direito à saúde
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (1º) para discutir as recomendações recebidas pelo Brasil no âmbito da Revisão Periódica Universal sobre direito à saúde. reticências
Recomendações
Entre as recomendações a serem analisadas nesta audiência estão:
– continuar os esforços para desenvolver e implementar políticas de saúde e educação inclusivas que beneficiem todos os setores da sociedade;
– continuar fortalecendo os esforços de promoção de serviços e instituições de saúde acessíveis e de qualidade para reduzir a disparidade na expectativa de vida entre as populações;
– atrair investimentos financeiros e humanos em serviços de saúde e hospitalares com o objetivo de reforçar o sistema de saúde;
– ampliar a abrangência do sistema de saúde, promovendo a inclusão de grupos vulneráveis, em particular mulheres pertencentes a grupos minoritários;
– assegurar a continuidade da efetividade das estratégias de combate ao agá í vê/ aidis, principalmente entre jovens e outros grupos particularmente afetados;
– assegurar o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva e sexual abrangentes, sem discriminação, reticências;
– reduzir a morbidade e a mortalidade materna e infantil através da promoção de medidas de assistência durante a gravidez e no momento do parto.
reticências
COMISSÃO debate recomendações da ônu sobre direito à saúde. Câmara dos Deputados, Brasília, Distrito Federal, 1º dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/isZf8y. Acesso em: 9 maio 2022.
Problematização
2. Vocês vão debater sobre a questão problematizadora:
Se a Constituição brasileira garante que a saúde é direito de todos e um dever do Estado, por que recebemos recomendações da ônu sobre direito à saúde?
Planejamento e pesquisa
- Em grupos, organizem-se para a preparação dos argumentos. Sigam as orientações do professor.
- Pesquisem sobre leis e documentos que podem ajudar a constatar ou refutar as hipóteses.
- Cada grupo deve apresentar aos colegas os novos dados com base nos argumentos que surgiram. Por meio da interação ou com o apoio do professor, devem listar os pontos mais frágeis dos argumentos.
- Os grupos devem formular hipóteses, analisar as teorias existentes sobre o tema e estabelecer encaminhamentos para o problema que está sendo apresentado.
- Os contra-argumentos devem ser previamente preparados para que possam sustentar seu ponto de vista.
Organização do debate
- O debate deve fornecer respostas para a questão problematizadora e produzir novas questões que avancem da concepção inicial para um estágio em que as evidências e os novos dados estejam presentes.
- As regras do debate devem ser estipuladas, incluindo o tempo de exposição que cada grupo terá à disposição.
- O professor organizará a sala previamente, dando espaço para os grupos de debatedores e os jurados.
Reflexão e avaliação
11. Ao final, reflitam com o professor e os colegas:
- Os direitos estão sendo respeitados?
- Caso não estejam, quais ações podem ser feitas para mudar a situação e como elas se relacionam com as recomendações da ônu?
VOCÊ É O AUTOR!
Reclamações ou solicitações
Há várias fórmas de reclamarmos, sugerirmos ou mesmo elogiarmos um produto, uma empresa ou um serviço; um exemplo são as cartas de reclamação ou de solicitação. Muitas dessas cartas são enviadas diretamente à pessoa ou à instituição de que estamos reclamando ou em canais próprios de reclamações e solicitações.
Identificação do problema
1. Com o professor e os colegas, pense na escola em que você estuda ou no bairro em que mora.
- Identifique algum problema que tenha consequências negativas para a comunidade, como falta de postos de saúde, falta de atendimento médico ou de direitos à saúde, como viram na Constituição.
- Listem coletivamente os principais problemas e votem para decidir sobre qual deles será o tema da carta de reclamação ou solicitação a ser enviada aos canais próprios da instituição ou ao órgão público.
Planejamento e escrita
2. Preparem um roteiro de planejamento.
3. Com o planejamento pronto, comecem a escrever a carta de reclamação ou solicitação, observando a estrutura do gênero. ▶ Local e data. ▶ Destinatário. ▶ Cumprimento. ▶ Corpo da carta. ▶ Despedida. ▶ Remetente (assinatura).
Revisão
4. Escrita a primeira versão, troquem o texto com outra dupla para a revisão. Verifiquem se o texto está claro, se a linguagem é formal e se a pontuação e a ortografia estão adequadas. Utilizem a pauta de revisão.
Pauta de revisão |
Sim |
Não |
Observações |
---|---|---|---|
Adequação ao gênero |
|||
Organização do texto |
|||
Parágrafos |
|||
Diálogos |
|||
Letras maiúsculas |
|||
Ortografia |
|||
Pontuação |
|||
Acentuação das palavras |
|||
Concordância verbal |
|||
Uso do dicionário (dúvidas sobre a escrita) |
- Façam os ajustes necessários e passem a carta a limpo usando um editor e processador de texto, se possível.
- Preencham o envelope para enviá-la ao destinatário ou escolham outro canal digital, como chat, sác (Serviço de atendimento ao consumidor) ou plataformas de reclamação.
- Escrevam o nome do departamento ou da pessoa a quem a carta é dirigida.
- Escrevam o endereço completo, com nome da rua, número e complemento, bairro, cidade, estado e cép.
CLUBE DO LIVRO
Durante este bimestre, trabalhamos com narrativas de aventura, enciclopédias e textos científicos impressos e digitais. Relembre esses gêneros.
ALVES, Júlia. Sistema Único de Saúde, o que é? Criação, como funciona e benefícios. Conhecimento Científico, [S. l.], 15 dez. 2020. Disponível em: https://oeds.link/Zszi8x. Acesso em: 10 maio 2022.
Agora, vamos conversar sobre o livro que você leu no bimestre anterior e compartilhar as informações com os colegas. Para relembrar, retome a ficha de leitura ou a resenha crítica do livro com os dados que preencheu.
Relembrar
1. Traga para a escola o livro que você leu com a ficha de leitura preenchida ou a resenha crítica que elaborou.
Apresentar e avaliar
2. Converse com um colega sobre o livro que você leu. Apresente o resumo do enredo, baseado na ficha de leitura.
- Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia um trecho, para exemplificar alguns aspectos da história.
- Ao final de sua apresentação, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
- Descreva algum trecho de que mais gostou ou que considera divertido.
- Depois, ouça atentamente o resumo do livro que o colega leu. Se quiser, tome notas e peça esclarecimentos com relação ao que não ficou tão claro para você.
- Para concluir, faça uma avaliação sobre o livro, informando se recomenda ou não a leitura aos colegas. Faça um breve comentário com sua opinião.
Próxima leitura
- Escolha na biblioteca seu próximo livro, utilizando, se desejar, informações de resenhas críticas.
- Aproveite a leitura! Lembre-se de preencher as informações para compartilhar com os colegas ao final do bimestre.
- Após a leitura do livro escolhido, que tal criar um cartaz publicitário sobre ele, para utilizar na próxima apresentação aos colegas?
- Defina a principal finalidade do cartaz.
- Crie um slogan para o cartaz, uma frase de convencimento que vise motivar as pessoas a ler esse livro.
- Use letras de tamanhos ou cores diferentes, para dar mais ênfase à mensagem.
- Se necessário, crie uma frase com a ideia secundária ou que contextualize a ideia principal.
- Escolha elementos não verbais para utilizar no cartaz e reforçar a mensagem.
EU APRENDI!
Responda às questões no caderno.
1. O Dia Mundial da Saúde é celebrado a cada 7 de abril para comemorar o aniversário da fundação da ó ême ésse (Organização Mundial da Saúde), em 1948. Leia o cartaz e a legenda de uma campanha que se refere a essa data.
Dia Mundial da Saúde 2022 – Nosso planeta, nossa saúde. Organização Pan-Americana da Saúde, [ sem local] 2022. Disponível em: https://oeds.link/5gSJoZ. Acesso em: 10 maio 2022.
- Que data é destacada no cartaz?
- Qual é o slogan do cartaz? ▶ O que você entendeu dessa mensagem?
- Qual é a frase secundária do cartaz?
- Que elementos não verbais foram utilizados no cartaz da campanha? Descreva-os.
- Por que o cartaz apresenta letras de tamanhos e cores diferentes?
- Para você, o que seria necessário para criar um mundo em que ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Explique.
- A Constituição brasileira prevê ações econômicas e políticas focadas na saúde e no bem-estar? Volte a ela para responder à questão.
- Agora, observe este outro cartaz.
TELES, Juliano F. Campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha. Prefeitura Municipal de Monte Azul, Saúde, 24 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/adQ7YO. Acesso em: 15 maio 2022.
- Qual é o objetivo do cartaz?
- Os verbos destacados expressam ação, estado, mudança de estado ou fenômeno?
- Com que intenção foram empregados esses verbos no modo em que se encontram?
- A que pessoa do discurso esses verbos se referem? Quem essa pessoa representa?
- A linguagem utilizada no texto é mais formal ou menos formal? Por que foi escolhido esse tipo de linguagem?
10. Leia a tirinha a seguir.
, uáterson . O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 3 maio 2022. Caderno 2, página C6.
- O que seria a “Goma” a que Calvin se refere?
- Compare a fala de Calvin no terceiro quadrinho com a do quarto quadrinho. O que a última fala revela sobre o personagem?
- Na fala do tigre, no último quadrinho, é utilizado um verbo no modo subjuntivo. Identifique-o e explique seu uso.
VAMOS COMPARTILHAR
Questionário e campanha de conscientização
Objetivo
1. Você e os colegas vão planejar e produzir cartazes para uma campanha de conscientização sobre saúde e bem-estar para a comunidade escolar ou a comunidade em torno da escola.
Planejamento do questionário
2. Criem um questionário para fazer um levantamento de problemas relacionados à saúde e ao bem-estar na comunidade. Vejam as orientações para formular as perguntas.
O questionário é uma técnica que permite obter informações sobre conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos de dada população (de uma instituição, um bairro, uma cidade, um país etcétera) a partir de uma amostra ou da totalidade de seus indivíduos. Embora não seja um método propriamente dito, é uma ferramenta útil para coletar dados relacionados a um grande conjunto de pessoas.
- As questões podem ser abertas ou fechadas.
- As questões não podem induzir a resposta ou serem “autorrespondidas”, como em: “Os alunos não lavam as mãos no intervalo?”.
- As questões não podem causar constrangimento ou criar uma exposição de informações particulares dos entrevistados.
- O questionário não pode ser muito longo ou muito curto. Muito longo pode ser cansativo, desmotivando o entrevistado a responder, e muito curto pode deixar aspectos importantes do problema fóra da análise. Tentem manter em torno de 10 questões.
Aplicação e população-alvo
3. Com o questionário estruturado, é preciso definir a fórma de aplicação (presencial ou virtual), considerando para isso a população-alvo da pesquisa. As respostas a estas questões podem ajudá-los.
- O que quero saber?
- De quem quero saber?
- Quais serão os tópicos principais?
- Qual é a sequência ideal das perguntas?
4. Se a aplicação for presencial, escolham o melhor horário e local para encontrar o público. Se for virtual, escolham uma plataforma digital e definam a fórma de comunicar e divulgar o questionário.
Sistematização dos problemas
- Após a aplicação do questionário, coletem os dados e reúnam as informações dos problemas listados pela comunidade.
- Escolham os assuntos que mais se destacaram nos resultados obtidos. Formem grupos, para que cada problema seja o foco de um cartaz.
- Pesquisem, na biblioteca da escola ou em uma biblioteca virtual, informações sobre o que vocês ainda não sabem a respeito dos problemas levantados, para utilizá-las nos cartazes. ▶ Com a ajuda do professor, selecionem as informações que podem ser úteis para seu cartaz.
Produção do cartaz
8. Façam um esboço do cartaz, distribuindo bem os textos e as imagens de modo a atrair a atenção do leitor.
Se tiverem dúvidas de ortografia, consultem o dicionário. Revisem o texto e façam as melhorias necessárias.
9. Decidam se a versão final será feita em cartolina, por exemplo, ou no computador, para depois imprimi-la ou divulgar de fórma on-line. ▶ Para fazer uma versão digital em um editor e processador de texto e imagem, peçam ajuda a um adulto.
Compartilhar e avaliar
10. Vamos compartilhar! Exponham os cartazes pela comunidade ou no site da escola ou de acesso do público-alvo. ▶ Depois, avaliem a repercussão da campanha de conscientização e o processo de produção do questionário e dos cartazes.