UNIDADE 7  Da aventura ao drama!

Nesta unidade vamos explorar os gêneros narrativo e dramático sobre um tema em comum. Acompanhem a história de Piter pã, organizada em quatro etapas que se relacionam.

Ilustração. Vista do alto de local com água do mar em azul-claro, com um pedaço de terra clara ao centro, morros em verde e alguns em marrom. Na parte superior, nuvem branca passando entre as montanhas. Na ponta superior, céu em azul-claro e outras nuvens maiores em branco.

EU SEI

Como os elementos da história são explorados em cada gênero?

A história de Piter pã é conhecida por crianças de diferentes gerações e traz marcas da história de vida de seu autor.

Ilustração. Paisagem em tons de azul-escuro, com céu noturno e vista geral de cidade. À esquerda, torre na vertical, onde vê-se um relógio redondo claro. Ao redor, prédios de tamanhos diferentes, alguns com cúpulas. Na parte superior, céu azul-escuro com nuvens claras. À direita, uma lua redonda branca e perto dela, sombra de uma pessoa sobrevoando com os braços abertos e uma perna esticada para baixo. À direita, uma silhueta menor de uma pessoa segurando com o braço, um guarda-chuva.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Narrativa de aventura

Compreender as características da narrativa de aventura, o contexto de produção e a circulação.

Capítulo 2 – Texto dramático

Compreender a estrutura e as características do texto dramático.

Ilustração. Seis crianças, uma perto da outra, formando uma roda irregular. Na parte inferior, dois meninos de cabelos com franja, ruivos, usando blusa de mangas compridas, gorro e calça em marrom. À direita, vê-se um menino de cabelos lisos pretos, de blusa três-quartos em azul-claro e colete bege. Um menino de cabelos loiros, blusa até os cotovelos em marrom e por cima, colete bege, com o braço esquerdo erguido para cima. À esquerda, menino loiro de cabelos curtos, de blusa branca três quartos com faixa preta sobre a testa e colete comprido em marrom. Perto, um menino de ponta cabeça, de cabelos encaracolados em castanho, com camiseta amarela, bermuda e sapatos verdes.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.

Ilustração. Um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a esquerda. Ele tem cabelos longos encaracolados em azul-escuro, bigode fino em preto de chapéu verde e detalhe em amarelo, sobre a cabeça, com blusa de mangas compridas em verde e detalhes nos ombros, atrás das costas e pulsos em vermelho. Nos pulsos, babado branco de camisa branca por dentro. No lugar da mão esquerda há um ferro, similar a uma ponta de um anzol.

VAMOS COMPARTILHAR

Apresentação dramática

Planejar e produzir a apresentação de um texto dramático para os colegas e a comunidade escolar.

EU SEI

Como os elementos da história são explorados em cada gênero?

Provavelmente você já conhece a história de Piter pã e dos Garotos Perdidos. Suas aventuras nos levam a descobrir personagens, cenários e enredos que fazem nossa imaginação ir longe.

As imagens a seguir, inspiradas na narrativa de aventura de Piter pã, retratam cenas das histórias por meio de silhuetas, selos e ilustrações.

Ilustração. Sete silhuetas em preto e com uma linha reta na vertical abaixo em marrom em cada uma. Da esquerda para a direita: um crocodilo com a boca aberta, onde vê-se os dentes pequenos e rabo longo. Um homem em pé, com o corpo para a direita, usando um chapéu sobre a cabeça, com a mão de ferro em formato de anzol e na outra mão, segura uma espada média. Um jovem de roupa de mangas compridas, saiote curto e par de botas compridas, com as mãos na cintura. Uma mulher sobrevoando com par de asas nas costas e vestido curto, com cabelos penteados para trás. Na ponta da direita, uma mulher de cabelos longos, com vestido comprido e mangas bufantes curtas. À esquerda e à direita dela, duas crianças pequenas.
Estas silhuetas representam os personagens Piter pã, uendi, Miguel, João, Sininho, Capitão Gancho e o crocodilo.
Ilustração. Vista do alto de local com água do mar em azul-claro, com um pedaço de terra clara ao centro, morros em verde e alguns em marrom. Na parte superior, nuvem branca passando entre as montanhas. Na ponta superior, céu em azul-claro e outras nuvens maiores em branco.
A Terra do Nunca é o mundo onde Piter pã vive com os Garotos Perdidos, defendendo-se das investidas do Capitão Gancho.
Selo. Selo na vertical. Ilustração de uma garota pequena à esquerda, sobrevoando com par de asas nas costas em azul-claro. Ela tem cabelos loiros, com coque e franja, usando vestido curto e sapatos em verde. Ela sorri para um menino à frente dela, de tamanho normal, visto do busto para cima. Ele tem orelhas pontudas com cabelos castanhos, usando gorro sobre a cabeça em verde, camiseta da mesma cor e olha para a garota sorrindo para ela. Na parte superior, à esquerda, texto: 41 USA. Ilustração. Selo na horizontal. Ilustração em tons de verde. Ao centro, em um local com água, um animal com a boca aberta, similar a um crocodilo verde mostrando os dentes. Perto dele, à esquerda, um relógio redondo de mesa em vermelho e na parte superior, botões dourados. Na parte superior, à esquerda, silhueta de uma mulher em bege e abaixo, letra em maiúscula: E. Na parte inferior, texto: DAY OF ISSUE. Ilustração. Selo na horizontal. Ilustração em tons de roxo. Foco de um relógio na vertical e na parte superior, um relógio redondo amarelo. Passando sobre ele, três pessoas sobrevoando, vistas de costas: um homem de chapéu sobre a cabeça, com terno e segura na mão esquerda, um guarda-chuva fechado na vertical. Ao lado, garota de mangas compridas para trás, vestes longas e um menino segurando nas mãos um urso de pelúcia. Entre eles, bolinhas pequenas em tons de amarelo-claro. À esquerda, silhueta de um busto de uma mulher e texto: 1 st. Na parte inferior, texto: ISSUE.
Em alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Rússia, foram criados selos comemorativos para homenagear a história e o autor, djei ém bérri.
Ícone atividade oral.

1. O que você sabe sobre a história de Piter pã e de seus personagens? Compartilhe seu conhecimento com os colegas.

Ícone atividade em dupla.

2. Será que a história de Piter pã pode ser contada por outros meios além da narrativa? Junte-se a um colega e formulem hipóteses. Depois, compartilhem suas hipóteses com a turma.

Ícone atividade em grupos.

3. Em grupo, conversem sobre narrativas de aventura que foram significativas para vocês, aquelas de que se lembram até hoje. Essas histórias relatam aventuras incríveis vividas nos mais diferentes lugares. O que caracteriza o protagonista dessas aventuras? Listem algumas hipóteses.

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Narrativa de aventura

1. Comece a leitura pelos recursos de retomada da narrativa. Depois, faça uma leitura compartilhada com os colegas.

Voando com píter

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O que aconteceu

Os dárlin são uma família como tantas outras. O pai é uma pessoa muito séria e, às vezes, nervosa. A mãe, ao contrário, é alegre e sorridente. As três crianças amam sonhar com aventuras fantásticas. Nesses sonhos aparece, com frequência, um personagem misterioso chamado Piter pã.

▶▶

O que vai acontecer...

O senhor e a senhora dárlin são convidados para jantar na casa dos vizinhos e deixam os três filhos em casa sozinhos. A mãe está preocupada porque sente que há algum perigo. O cão Naná também late bem alto. Sim, está para acontecer algo incrível...

Quem você vai encontrar

Ilustração. Um garoto visto da cintura para cima, de chapéu azul sobre a cabeça e blusa de mangas compridas em tons de rosa e azul. Com o nome: JOÃO. Ilustração. Uma garota de cabelos loiros, usando vestido de mangas compridas em azul-claro. Com o nome: WENDY. Ilustração. Um menino de cabelos castanhos, de roupa azul-claro, segurando um urso de pelúcia, com o braço direito esticado para cima. Com o nome: MIGUEL. Ilustração. Uma garota de cabelos loiros, de vestido curto em lilás e com o corpo para baixo e par de asas em branco sobre as costas. Com o nome: SININHO. Ilustração. Um garoto visto da cintura para cima, de cabelos curtos ruivos, de blusa regata e saiote em verde. Ele está com o braço direito para cima e corpo para a direita. Com o nome: PETER PAN.

Piter pã e a fada Sininho entraram no quarto das crianças pela janela à procura da sombra de píter. A fada brilhava com uma luz muito forte e voava rápido pelo quarto. Encontrou a sombra numa gaveta. píter tentou colá-la com sabão em seu corpo, mas não conseguiu. Então, desatou a chorar e acordou uendi, que disse:

— Menino, por que você está chorando? Qual é o seu nome? Onde você mora? — perguntou uendi.

Ele respondeu:

— Eu me chamo Piter pã e moro... virando à direita na segunda estrela e depois seguindo em frente até o amanhecer.

Ilustração. Dentro de um quarto em tons em azul. Ao centro, cama com Wendy, menina loira deitada com cobertor em branco. Sobre o cobertor, Peter Pan sentado, com a cabeça para baixo de braços cruzados e perto dele, vê-se uma sombra. Ela está sobre o cobertor e sobre o chão. No alto, Sininho sobrevoando e em torno do corpo dela, luz em amarelo. Na ponta da direita da cama, um móvel de madeira com objetos em cima.

píter disse que nunca teve uma mãe, mas que não chorava por isso. Ele estava triste porque não conseguia colar de novo sua sombra. Então, uendi costurou-a novamente com agulha e linha.

uendi disse a píter que daria um beijo nele, mas ele não sabia o que era um beijo. Então, píter presenteou uendi com um botão e ela prendeu o botão na sua correntinha. píter não sabia dizer sua idade, porque havia fugido de casa recém-nascido.

Ele não queria crescer. Queria continuar criança para sempre. Por isso, tinha ido morar com as fadas.

píter explicou que as fadas nasceram graças às risadas das crianças. Quando uma criança para de acreditar em fadas, uma fada morre. Depois, uendi viu a pequena fada Sininho.

píter contou que agora ele vivia na Terra do Nunca junto com os Garotos Perdidos.

Então, ele disse:

uendi, venha comigo contar fábulas às outras crianças!

píter explicou que podia ensinar a voar e que na Terra do Nunca viviam sereias.

uendi acordou João e Miguel. Piter pã soprou um pouco de pó de pirlimpimpim e os três irmãozinhos começaram a voar pelo quarto, primeiro com dificuldade, depois com mais facilidade. Enquanto o senhor e a senhora dárlin voltaram para casa, píter e as três crianças iam embora voando pela janela.

“Segunda estrela à direita e depois em frente até o amanhecer!” píter, Sininho, uendi, João e Miguel voavam em direção à Terra do Nunca.

Depois de três dias de voo, as crianças estavam com fome e com sono. Aprenderam então a dormir enquanto voavam, para não cair. Depois, elas viram finalmente, à distância, a Terra do Nunca. Era um lugar que já conheciam em seus sonhos!

reticências

Ilustração. Página dupla de livro. À esquerda, personagens sobrevoando no céu em tons de amarelo. Vê-se João com os braços esticados para cima, Wendy com os braços abertos, Miguel com o braço direito para cima, Sininho e Peter Pan com os braços abertos e pernas para trás. À direita, vista do alto de local com morros e cobertos em verde e à frente, uma embarcação em marrom e velas em bege.

. Piter pã. Adaptação de Carlo scatalhin. Tradução de Francesca Criceli. São Paulo: éfe tê dê; Itália: erriksãn, 2020. página 23-30.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Quem é o narrador da história que você leu?
    1. Um narrador-personagem.
    2. Um narrador-observador.

▶ Como você chegou a essa conclusão?

  1. Qual é o cenário nesse trecho da história? Escreva a alternativa correta.
    1. A Terra do Nunca.
    2. A casa do vizinho.
    3. O quarto das crianças.
  2. Identifique a primeira pista de que algo está prestes a acontecer com as crianças.
  3. Como Piter pã conseguiu entrar na casa?
  4. Quem estava acompanhando o protagonista?
  5. O que Piter pã estava procurando no quarto? Onde encontrou o que procurava?

▶ Escreva, com suas palavras, como Peter recuperou sua sombra.

7. Leia as palavras nesta cruzadinha e crie perguntas para cada uma delas.

Versão adaptada acessível

Atividade 7.

Leia as palavras a seguir e crie perguntas para cada uma delas.

  1. Peter Pan
  2. Wendy
  3. Miguel
  4. Sombra
  5. Sininho
  6. João
Ilustração. Cruzadinha. A – na vertical: PETER-PAN B- na horizontal: WENDY C- na horizontal: MIGUEL D- na horizontal: SOMBRA E – na horizontal: SININHO F- na vertical: JOÃO.
Ilustração. Em uma sala com janela aberta e céu azul estrelado ao fundo, estão Peter Pan, Sininho sobrevoando, Wendy, João, Miguel e outras crianças com fantasias de animais, uma mulher de cabelos longos castanhos e vestido longo em azul com detalhes em vermelho e um homem de cabelos e bigode grisalhos com paleto vermelho, colete azul, gravata verde e calça bege.
  1. Descreva por que píter presenteou uendi com um botão.
  2. píter sabia dizer sua idade? Explique.
  3. Por que ele foi morar com as fadas?
  4. Como as fadas nasceram e como elas morrem, de acordo com Piter pã?
  5. Onde Piter pã vivia e com quem?
    1. Como píter explicou o caminho para chegar à Terra do Nunca?
    2. uendi e os irmãos aceitaram o convite para ir à Terra do Nunca? Como eles iriam até lá? Explique com suas palavras.
  6. Releia este trecho da história e responda às questões.

Enquanto o senhor e a senhora dárlin voltaram para casa, píter e as três crianças iam embora voando pela janela.

“Segunda estrela à direita e depois em frente até o amanhecer!” píter, Sininho, uendi, João e Miguel voavam em direção à Terra do Nunca.

Depois de três dias de voo, as crianças estavam com fome e com sono. Aprenderam então a dormir enquanto voavam, para não cair. Depois, elas viram finalmente, à distância, a Terra do Nunca. Era um lugar que já conheciam em seus sonhos!

Ilustração. Sobrevoando no céu em azul-claro, perto de nuvens e da lua redonda branca, Peter Pan e três crianças. Peter Pan de cabelos escuros com gorro, blusa de mangas compridas e calça em verde. Com a mão direita, ele segura na mão de Wendy, menina loira com cabelos presos para trás, de vestido de mangas curtas, bufantes, sapatos azuis e perto dela, João, garoto de cabelos escuros, de camiseta amarela, calça azul e sapatos vermelhos e na ponta, Miguel, menino de cabelos castanhos, de camiseta verde e macacão laranja.
  1. Onde estavam as crianças, quando os pais voltaram para casa?
  2. Descreva quanto tempo durou a viagem e o que aconteceu durante o percurso.
  3. As crianças já conheciam a Terra do Nunca?
  4. Explique a função das aspas nesse trecho.
  1. O que caracteriza a história de Piter pã como uma narrativa de aventura? Explique utilizando alguns elementos próprios desse gênero textual.
  2. Se os acontecimentos do trecho reproduzido na atividade 13 fossem contados pelos pais das crianças, você acha que a história seria a mesma?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Sujeito e predicado (sintagma nominal e sintagma verbal)

Responda às questões no caderno.

1. Releia este parágrafo da narrativa Voando com píter.

uendi acordou João e Miguel. Piter pã soprou um pouco de pó de pirlimpimpim e os três irmãozinhos começaram a voar pelo quarto, primeiro com dificuldade, depois com mais facilidade. Enquanto o senhor e a senhora dárlin voltaram para casa, píter e as três crianças iam embora voando pela janela.

  1. Quantas orações há nesse trecho?
  2. Identifique e classifique os períodos nele presentes.
  3. A quem se referem os verbos “soprou” e “começaram”? Por que um está no singular e o outro no plural?

As orações, de fórma geral, são compostas de determinadas partes, chamadas de sintagmas. Esses sintagmas se relacionam uns aos outros, dando sentido aos enunciados da língua. Em uma oração, dois deles são mais comuns: o sintagma nominal e o sintagma verbal.

O sintagma nominal é aquele cuja parte mais importante é um substantivo. Já o sintagma verbal é aquele cuja parte mais importante é um verbo.

2. No trecho “Piter pã e a fada Sininho entraram no quarto das crianças pela janela à procura da sombra de píter”, há quantas orações?

▶ Identifique o sintagma nominal e o sintagma verbal presentes no período.

3. Leia a tirinha.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Charlie Brown, menino careca e com um fio de cabelo fino fazendo pequeno topete e vestido com camiseta em amarelo com listra em preto. Snoopy, cachorro de pelos em branco com orelhas e focinho preto. Q1 – Charlie Brown à esquerda, com o corpo para a direita, visto dos ombros para cima, olhando para Snoopy sentado sobre telhado de casinha de cachorro em vermelho. Charlie Brown diz: ACHO QUE VOCÊ ESTÁ ESQUECENDO DE UMA COISA. Q2 – Charlie Brown olhando para frente, visto dos ombros para cima, com o braço direito para cima. Ele fala: NO FINAL DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS O LOBO CAIU NUM CALDEIRÃO DE ÁGUA FERVENDO. Q3 – Charlie Brown com o corpo para a direita, braços abertos, de frente para Snoopy, diz para ele: ENTÃO VOCÊ ESTÁ COM MEDO DO QUÊ? Snoopy olha para baixo para Charlie Brown. Q4 – Snoopy sobre a casinha, olhando para frente com os olhos bem abertos, pensa: OS NETOS DELE PODEM ESTAR QUERENDO VINGANÇA!

chuls, tcharles em. Minduim. Estadão, São Paulo, 18 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/3W1Wq8. Acesso em: 29 maio 2022.

  1. Com que objetivo Chárli relembra ao snúpi o desfecho da história dos três porquinhos?
  2. Por que a resposta do snúpi causa o humor da tirinha?
  3. No segundo quadrinho, qual é o sujeito da oração?
  4. No último quadrinho, identifique o sujeito e o predicado da oração que corresponde à resposta do snúpi.
  5. Por que, nessa oração, o verbo está no plural?

Quando os sintagmas são compostos de mais de um elemento, sempre haverá um de maior importância. No caso do sujeito, geralmente o elemento mais importante é um substantivo. Quando o núcleo do sujeito é um substantivo, temos um sujeito simples. Quando o núcleo do sujeito apresenta mais de um substantivo, temos um sujeito composto. No caso do sintagma verbal, o elemento mais importante é, a princípio, o verbo. No entanto, a classificação do predicado depende de algumas características específicas, que veremos em outro momento.

4. Na notícia a seguir, alguns verbos foram propositalmente extraídos. No caderno, escreva esses verbos, de acordo com as instruções que estão entre parênteses. Não se esqueça de verificar o sujeito com qual esse verbo se relaciona.

Piter pã — O Musical da Broadway” ganha nova temporada em São Paulo

reticências

A produção que fez sua estreia em 2018, no Teatro Alfa, em São Paulo, três asteriscos (retornar, presente do indicativo) ao mesmo palco para uma nova montagem, estrelada por Mateus Ribeiro reticências e com algumas novidades de peso no elenco. Produzido pela Touché Entretenimento e Foco Cultural, o premiado espetáculo reticências três asteriscos (estrear, presente do indicativo) curta temporada nesta sexta, 03.

Para trazer um frescor à conhecida montagem, inspirada na famosa fábula de djei ém bérri, “Piter pã – O Musical da Broadway três asteriscos (contar, presente do indicativo) com Saulo Vasconcelos no papel icônico de Capitão Gancho/Senhor dárlin. Ele, que é considerado um dos maiores nomes do teatro musical brasileiro da chamada “era de ouro” reticências, três asteriscos (fazer, presente do indicativo) deste o seu grande retorno aos palcos, após longo hiato com direito a mudanças de estado e país. 

Pisacane, Grazy. “Piter pã – O Musical da Broadway” ganha nova temporada em São Paulo. A bróduei é aqui, São Paulo, 30 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/impo3V. Acesso em: 6 junho 2022.

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Variação geográfica

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Leia a tirinha.

Tirinha. Composta por dois quadrinhos. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelos e calça em azul e vestido de blusa de mangas compridas em laranja. Uma menina de cabelos escuros emI chuquinha, de blusa de mangas compridas em verde, calça azul e bolsa de lado em cinza. Outra menina, de cabelos ruivos em coque com franja, camiseta branca e calça em lilás. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, vestido de calça em azul-claro e sapatos em cinza. As cenas se passam em um local aberto. Q1 – À esquerda, árvore pequena de cor bege com folhas pequenas em verde e as três crianças à direita, uma ao lado da outra. Pai de Armandinho fala: MACAXERA, MANDIOCA E AIPIM SÃO NOMES DIFERENTES PARA A MESMA PLANTA! Armandinho com o corpo para a esquerda, pergunta olhando para a planta à frente deles: ESSE TOCO AÍ?Q2 – Pai de Armandinho à esquerda, puxando com as mãos a planta de caule bege e raízes abaixo em marrom, faz barulho: PLOCT! As três crianças olhando para o pai do Armandinho, com a cabeça para cima e boca aberta.

BECK, Alexandre. Armandinho. [sem local], 19 julho 2017. tãmbler: tirasarmandinho. Disponível em: https://oeds.link/kXrnR6. Acesso em: 30 maio 2022.

  1. No primeiro quadrinho, o pai do Armandinho informa que a mesma planta tem nomes diferentes. Em sua região, que nome essa planta recebe?
  2. Você conhece outros exemplos semelhantes ao da tirinha? Se sim, compartilhe com os colegas.
  3. Na sua opinião, por que essas diferenças acontecem?

Uma mesma língua assume diferentes características, dependendo da região em que é falada. Essas diferenças podem ser notadas tanto pelo sotaque dos falantes quanto pelo uso de determinadas palavras e expressões. Trata-se da chamada variação geográfica ou regional.

2. Observe as imagens a seguir.

Fotografia. Duas tangerinas na cor laranja com folhas verdes na parte superior e, à frente delas, uma outra, descascada, com os gomos aparentes. Fotografia. Um cesto de cor bege, forrado por dentro em branco e com dezenas de pães de cor creme. Fotografia. Mandioquinhas, legumes de tamanho médio de cor amarela, uma acima da outra. Há também três rodelas cortadas. Fotografia. Duas abóbora na cor laranja, grandes e em formato redondo.
  1. Em sua região, como se chamam esses alimentos?
  2. Você sabia que, em outras regiões, eles recebem nomes diferentes? Se souber, informe esses nomes.

3. Leia esta matéria.

Entenda de vez a polêmica entre biscoito e bolacha

Apesar da infinidade de memes e discussões acaloradas, biscoito e bolacha são sinônimos garantidos por lei. Por mais curioso que possa parecer, a polêmica virou questão política e até mesmo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (anvisa) foi elaborada para explicar a rusga. A briga não é nova, mas não tem uma origem muito definida.

Para o chef consultor e professor do curso de gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (púquiParaná), Vavo Krieck, as duas palavras têm origens diferentes, mas se complementam no final das contas. É mais uma questão de regionalidade mesmo.

“Os cariocas constantemente me diziam: ‘é biscoito, bolacha é um tapaço’. Na verdade, os dois são feitos com massa de farinha de algum cereal, água, açúcar, gordura e fermento. O biscoito tem seus primeiros registros na língua portuguesa em 1317, enquanto bolacha aparece somente em 1543. Nesse quesito, biscoito saiu na frente”, explica.

Há regiões que usam a palavra bolacha, como o Sul e Centro-Oeste e parte do Norte, enquanto estados como Minas Gerais adotam as duas versões. Alguns estados do Nordeste usam biscoito, dispensando totalmente a palavra bolacha.

reticências

Fotografia. Um prato redondo branco com bolachas arredondadas, empilhadas uma sobre a outra e uma à frente na vertical.
Bolacha ou biscoito? A diferença de nome é um exemplo de variação geográfica ou regional.

GRANDI, Guilherme. Entenda de vez a polêmica entre biscoito e bolacha. Gazeta do Povo, Curitiba, 20 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/UynYXo. Acesso em: 30 maio 2022.

  1. Na sua região, como esse alimento é chamado?
  2. No texto, são apresentados exemplos que comprovam que a polêmica entre “biscoito” e “bolacha” é uma variação geográfica. Cite um desses exemplos.
  3. Após a leitura do texto e com base no que você aprendeu nesta seção, é possível dizer que existe uma forma mais ou menos “correta” de denominar esse alimento? Por quê?

EU VOU APRENDER  Capítulo 2

Texto dramático

A cultura se expressa de vários modos, pela literatura, pela música, pela dança, pelas artes plásticas, por meio de produções como livros, quadros, filmes e peças teatrais.

Ícone atividade oral.
  1. Você já assistiu a alguma peça de teatro? Se sim, como foi sua experiência? Se não assistiu, como você imagina que seja? Explique à turma.
  2. Na sua opinião, um texto teatral, que é feito para ser encenado, é diferente de outros textos que você conhece, como narrativas de aventura ou contos? Por quê?
  3. Agora, faça uma leitura compartilhada com os colegas do trecho do texto dramático das aventuras de Piter pã.

Piter pã

djei ém bérri

Adaptação Pamela Pinheiro

Cena 3 – A fuga

(Sininho entra pela janela e começa a mexer no quarto, procurando a sombra de píter. Ela se esconde embaixo da cama. Entra píter)

píter: Sininho... Sino, cadê você? (Sininho aparece) Vamos, saia de baixo dessa cama e me diga de uma vez: descobriu onde eles guardaram a minha sombra?

(Som de sinos, Sininho aponta para o baú. píter vai até o baú e começa a tirar tudo de lá procurando a sombra. Sininho entra no baú para ajudar. píter pega a sombra e esquece Sininho lá dentro. píter espera que a sombra se una a ele, mas isso não acontece. Ele sai de cena e volta com um sabonete. Tenta colar a sombra com um sabonete. Como não consegue, senta-se perto da cama e começa a chorar)

uendi: (Acordando) Menino... Por que você está chorando?

(píter se levanta, faz uma curvatura graciosa, uendi faz o mesmo)

uendi: uendi ângela dárlin. E o seu?

píter: Piter pã.

uendi: Só isso?

píter: Só.

uendi: Desculpe.

píter: Não faz mal.

uendi: Onde você mora?

píter: A segunda à direita, e depois sempre em frente, até de manhã.

uendi: Que endereço engraçado!

píter: Não é não.

uendi: Quer dizer, é assim que se escreve nas cartas?

píter: Não tem carta nenhuma.

uendi: Mas sua mãe recebe cartas, não recebe?

píter: Não tem mãe nenhuma.

uendi: Oh, píter, coitado! Não admira que esteja chorando! (Desce da cama e vai para junto dele)

píter: Estava chorando porque não consigo colar minha sombra. Além do mais, eu não estava chorando...

uendi: (Espantada) Ela descolou?

píter: Descolou.

uendi: Que horror! (Vê que ele estava tentando colar a sombra com o sabonete) Mas você estava colando com o sabonete? Bem coisa de menino mesmo. (Ri) Vai precisar costurar.

píter: O que é costurar?

uendi: Puxa, como você é ignorante!

píter: Não sou não.

uendi: Que gracinha! Eu costuro para você, meu pequeno. (Pega uma caixinha de costura e volta para perto de píter) Pode ser que doa um pouquinho.

píter: Ah, mas eu não chóro.

(uendi começa a costurar, píter aperta os dentes, mas não chora)

Ilustração. Em um local com solo marrom, paredes em marrom-claro, de frente para uma chaminé, Peter Pan à esquerda, sentado e com o pé direito perto de Wendy à frente dele. Ele tem cabelos curtos ruivos, com gorro sobre a cabeça, roupa de mangas até os cotovelos e saiote em verde. Sobre o pescoço, com pingente de cor marrom. Wendy, de frente para ele, sentada, de  cabelos até os ombros, de vestes longas em branco e tem nas mãos agulha e linha, costurando o pé dele. Sobre a chaminé, um vaso de planta em azul e à direita, vaso verde e urso de pelúcia em marrom.

uendi: Era melhor eu ter passado o ferro.

píter: (Começa a andar de um lado para o outro, feliz) Ah, como eu sou esperto. Viva a minha esperteza!

uendi: Seu convencido! Quer dizer que eu não fiz nada?

píter: Fez sim, um pouquinho.

uendi: Um pouquinho? Se não sirvo para nada, então posso muito bem ir embora...

(uendi volta para a cama e coloca a cabeça embaixo das cobertas. píter finge que vai embora, mas mesmo assim ela não olha. Ele vai até a beirada da cama)

píter: uendi, não vá embora. Eu não consigo parar de ser convencido e ficar me gabando quando eu estou feliz, uendi. uendi, uma menina vale mais que vinte meninos.

uendi: (Coloca a cabeça para fóra) Você acha mesmo, píter?

píter: Acho.

uendi: Pois eu acho uma gracinha você dizer isso. E vou me levantar de novo. (Senta-se na cama) Se você quiser, eu posso lhe dar um beijo.

(píter estende a mão, esperando ganhar alguma coisa)

uendi: Você não sabe o que é um beijo?

píter: Vou ficar sabendo assim que você me der.

(uendi dá um dedal para ele)

píter: Agora você quer que eu lhe dê um beijo?

uendi: Se você tiver vontade.

(uendi inclina o rosto em direção a píter, ele dá um botão para ela)

uendi: Vou usar o seu beijo com um cordãozinho em volta do pescoço. (Coloca um cordão no botão e o amarra no pescoço) Quantos anos você tem?

píter: Não sei... Mas ainda sou bem moço. uendi, fugi de casa quando nasci.

(uendi faz um gesto para píter se sentar mais perto)

píter: Foi porque eu ouvi meu pai e minha mãe conversando sobre o que eu ia ser quando crescesse. Eu não quero crescer nunca, quero ficar sempre criança e me divertir muito. Por isso eu fugi para os jardins de Kensington e vivi lá por muito tempo, no meio das fadas.

reticências

uendi: píter, você não vai me dizer que tem uma fada aqui dentro desse quarto!

píter: Ela estava aqui ainda agorinha. Por acaso você não a está ouvindo?

uendi: A única coisa que eu estou ouvindo é uma musiquinha parecida com o som de sinos.

píter: Pois bem, é ela, é Sininho. Essa é a língua das fadas. Acho que também estou ouvindo. (Contente) uendi, acho que tranquei a Sininho no baú.

(píter abre a tampa do baú, Sininho corre pelo quarto, muito brava)

píter: Você não devia ficar falando essas coisas. É claro que eu estou triste por ter trancado você lá dentro, mas como é que eu ia saber que você estava no baú?

uendi: Ah, Se ela parasse quieta um instantinho para eu poder ver...

píter: Elas quase nunca param quietas...

(Sininho senta-se um pouquinho)

uendi: Ah, que amor!

píter: Sino... Esta dama diz que gostaria que você fosse a fadinha dela.

(Sininho apenas mexe a boca enquanto sai um som de sinos)

uendi: Que foi que ela disse, píter?

píter: Ela não é muito educada. Disse que você é uma menina grande e feia, e que ela já é minha fada. (Para Sininho) Você sabe muito bem que não pode ser minha fada, Sino, porque sou um cavalheiro, e você é uma dama.

reticências

uendi: Se você não mora nos jardins de kensinton...

píter: Às vezes ainda moro...

uendi: Mas onde você mora na maior parte do tempo?

píter: Com os meninos perdidos.

uendi: Quem são eles?

píter: São crianças que caem dos carrinhos quando as babás não estão prestando atenção. Se em sete dias ninguém for procurar por eles, eles são mandados para a Terra do Nunca, para diminuir as despesas. Eu sou o chefe.

Ilustração. Dentro de uma nuvem redonda em tons de azul e lilás, uma mulher em tons de cor bege-claro, de cabelos curtos, roupas longas e sobre as costas, par de asas, com o braço direito esticado para frente. Perto dela, estrelas de cor branca e laranja.

uendi: Deve ser divertidíssimo.

píter: E é mesmo... Mas ficamos muito sozinhos, sabe? Não temos companhia feminina.

uendi: Não tem nenhuma menina?

píter: Não. Como você deve saber, as meninas são muito espertas e não caem dos carrinhos.

uendi: Acho lindo o seu jeito de falar nas meninas, píter. O João ali só nos despreza.

(píter vai até a cama onde está João e o empurra. João continua dormindo no chão)

uendi: Devo te lembrar que você não é o chefe aqui. (Ri) Mas eu sei que você só estava querendo ser gentil. Por isso, pode me dar um beijo.

píter: (Tristonho) Bem que eu achei que depois você ia querer ele de volta. (Oferece o dedal para ela)

uendi: (Gentil) Ah, meu Deus! Eu me confundi, não era um beijo que eu queria, era um dedal.

píter: O que é isso?

uendi: É assim. (Dá um beijo nele)

píter: Gozado... E agora? Também te dou um dedal?

(Sininho entra)

uendi: Se você quiser...

(píter dá um beijo em uendi, Sininho puxa o cabelo dela)

uendi: Ai!

píter: O que foi?

uendi: Tive a sensação de que alguém estava puxando o meu cabelo.

píter: Deve ter sido Sininho. Nunca a vi tão malcomportada assim.

reticências

(píter se levanta em um pulo e vai até a janela)

uendi: Aonde você vai?

píter: Contar aos outros meninos.

uendi: Não vá, píter. Eu sei tantas histórias. Ah, tantas histórias que eu poderia contar para os meninos.

(píter segura o seu braço e a puxa em direção da janela)

uendi: Me solte!

píter: uendi, por favor, venha comigo e conte...

uendi: Puxa, eu não posso... Pense só na mamãe, e além do mais eu não sei voar.

píter: Eu te ensino...

uendi: Que maravilha voar!

píter: Então? Eu te ensino a voar montada no vento. E uendi, lá tem sereias...

uendi: Sereias! Com rabos?

píter: Enormes! uendi, nós íamos te respeitar tanto!

uendi: Ah, ver sereias...

píter: uendi, você podia ajeitar nossas cobertas de noite. Nunca nenhum de nós teve ninguém que ajeitasse nossas cobertas de noite.

uendi: Ah... (Estende os braços para ele) É claro que é fascinante. Demais! Você ensina João e Miguel a voar também?

píter: Se você quiser...

(uendi vai até a cama e acorda João e Miguel)

uendi: Acordem! Piter pã está aqui e vai nos ensinar a voar!

Então eu levanto!

(João e Miguel se levantam)

(A píter) Você sabe voar mesmo?

píter: Sei sim!

e : Que maravilha!

uendi: Que amor!

píter: Sou mesmo. Um amor. Um amor.

Explique como a gente tem que fazer.

píter: É só pensar em coisas boas e esses pensamentos gostosos vão te fazer subir no ar.

Agora eu aprendi, uendi!

(João, uendi e Miguel tentam voar pulando das camas, mas só caem)

píter: Primeiro vocês precisam de um pouco de poeira das fadas. (Joga um pouco de glitter nas crianças)

Vamos voar lá fóra?

(João pega a sua cartola e todos saem pela janela. Em seguida entram Senhora dárlin, Senhor dárlin e Naná, mas já era tarde demais)

Ilustração. Paisagem em tons de azul-escuro, com céu noturno e vista geral de cidade. À esquerda, torre na vertical, onde vê-se um relógio redondo claro. Ao redor, prédios de tamanhos diferentes, alguns com cúpulas. Na parte superior, céu azul-escuro com nuvens claras. Ao centro, uma lua redonda branca e à frentedela, sombra de uma pessoa sobrevoando com os braços abertos e uma perna esticada para baixo. À direita, uma silhueta menor de uma pessoa segurando com o braço, um guarda-chuva, também voando.

, Piter pã. Adaptação de Pamela Pinheiro. Oficina de Teatro, centésima 2001-2013. 

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Onde se passa a cena do texto dramático lido?
    1. Como essa informação aparece no texto? Copie o trecho.
    2. Qual é a função do texto entre parênteses?
  2. O que você descobriu sobre o texto? Copie e preencha o quadro com as informações solicitadas.
Ícone modelo
Elementos da cena do texto dramático

Título do texto dramático

Autor

Adaptador

Número da cena e título

Personagens

Cenário

Enredo

  1. Observe os diálogos no texto. A linguagem utilizada é formal ou informal? Como você chegou a essa conclusão?
  2. Copie algumas marcas de oralidade utilizadas no texto dramático.
  3. Como é possível saber de quem é cada fala nos diálogos?
  4. Releia este diálogo entre João e píter.

João: Explique como a gente tem que fazer.

píter: É só pensar em coisas boas e esses pensamentos gostosos vão te fazer subir no ar.

Em um texto narrativo, como ficaria esse diálogo?

7. Que sinais de pontuação são utilizados no texto? Você acha que eles contribuem para a compreensão da história? Por quê?

No texto teatral ou dramático, geralmente, não há narrador, por isso os diálogos são fundamentais, bem como os elementos cenográficos e os efeitos de luz e som. Para identificar as falas, usa-se o nome do personagem antes de cada uma. As marcações ou orientações costumam ser feitas entre parênteses.

  1. Releia o trecho do texto que descreve o momento em que uendi e os irmãos decidem acompanhar Piter pã.
    1. O que motivou uendi a acompanhar Piter pã?
    2. Que argumento levou João a se levantar?
    3. O que as informações entre parênteses, nesse trecho, representam?
  2. Releia este trecho da narrativa de aventura de Piter pã, apresentada no capítulo anterior.

píter explicou que podia ensinar a voar e que na Terra do Nunca viviam sereias.

uendi acordou João e Miguel. Piter pã soprou um pouco de pó de pirlimpimpim e os três irmãozinhos começaram a voar pelo quarto, primeiro com dificuldade, depois com mais facilidade. Enquanto o senhor e a senhora dárlin voltaram para casa, píter e as três crianças iam embora voando pela janela.

Ilustração. Uma menina de cabelos castanhos longos, penteado para o lado, com top e cauda longa de peixe em branco e na parte inferior em rosa-claro. Ela está sentada sobre pedras cinzas empilhadas. Entre elas, folhas em verde e partículas pequenas em amarelo e laranja. Ela olha para trás e, perto dela, bolhas em azul-claro.
Compare-o com o trecho do texto dramático da página 223 para responder às questões.
  1. Os dois trechos exploram a mesma passagem? Explique.
  2. Observe novamente o trecho da narrativa de aventura e descreva sua estrutura.
  3. O que indica a conjunção “enquanto” nesse trecho?
  4. Agora, releia a última marcação da Cena 3 do texto dramático. A chegada dos pais se dá ao mesmo tempo que as crianças saem voando? Justifique sua resposta.
  5. Qual dos textos apresenta mais detalhes desse trecho da história? Que recursos são utilizados para isso?
  6. Descreva a estrutura do texto dramático.
  7. Releia o trecho e indique os diferentes termos usados para se referir aos mesmos personagens. Explique a razão desse recurso.
Ícone atividade oral.

10. Agora, dê sua opinião. De qual texto você mais gostou: do texto narrativo ou do texto dramático? Explique por quê.

Ícone atividade em grupos.

11. Para finalizar, que tal fazer uma leitura dramatizada do texto teatral? Você e os colegas, orientados pelo professor, vão selecionar quem fará o papel de cada personagem. Divirtam-se!

LÍNGUA E LINGUAGEM

Período composto por coordenação

Respondam às questões no caderno.

Ícone atividade em dupla.

1. Releiam este trecho do texto dramático Piter pã.

píter: Sininho... Sino cadê você? (Sininho aparece) Vamos, saia de baixo dessa cama e me diga de uma vez: descobriu onde eles guardaram a minha sombra?

(Som de sinos, Sininho aponta para o baú. píter vai até o baú e começa a tirar tudo de lá procurando a sombra. Sininho entra no baú para ajudar. píter pega a sombra e esquece Sininho lá dentro. píter espera que a sombra se una a ele, mas isso não acontece. Ele sai de cena e volta com um sabonete. Tenta colar a sombra com um sabonete. Como não consegue, senta-se perto da cama e começa a chorar)

uendi: (Acordando) Menino... Por que você está chorando?

(píterse levanta, faz uma curvatura graciosa, uendi faz o mesmo)

  1. Observem a segunda marcação que aparece entre parênteses. Em: “píter pega a sombra e esquece Sininho lá dentro”, há quantas orações?
  2. Essas orações apresentam os elementos básicos que estudamos no capítulo anterior?
  3. Como as orações em questão se ligam para formar o período?

O período composto pode receber diferentes classificações, dependendo da relação que as orações estabelecem entre si. Quando elas são independentes umas das outras, o período é composto por coordenação. Quando as orações são dependentes umas das outras, o período é composto por subordinação.

Para entender melhor o que são orações independentes ou dependentes, observem os seguintes exemplos:

Exemplo 1

Miguel: Vamos voar lá fóra?

(João pega a sua cartola e todos saem pela janela. Em seguida entram Senhora dárlin, Senhor dárlin e Naná, mas já era tarde demais)

Na marcação entre parênteses, temos dois períodos compostos, cada um com duas orações. Todas elas estão completas do ponto de vista sintático, ou seja, têm os termos necessários para sua compreensão. São, portanto, independentes.

Exemplo 2

uendi: Tive a sensação de que alguém estava puxando o meu cabelo.

Nesse caso, o período é composto de duas orações, e a primeira precisa da segunda. Para comprovar isso, basta dividir o período e perceber que ambas precisam uma da outra para formar um todo compreensível. Este é um caso de orações dependentes sintaticamente.

Orações coordenadas assindéticas

2. Retornem ao texto da atividade 1. Na última marcação entre parênteses, as orações são dependentes ou independentes sintaticamente? Como elas estão separadas entre si?

As orações que formam o período composto por coordenação são chamadas de orações coordenadas. Quando unidas por um conectivo (conjunção), elas são chamadas de orações coordenadas sindéticas. Quando não apresentam conectivo (conjunção), elas são chamadas de orações coordenadas assindéticas.

  1. As orações da atividade 2 são classificadas como coordenadas sindéticas ou assindéticas? Por quê?
  2. Observem este cartaz.
Cartaz. Cartaz na vertical. Da metade para cima, fotografia de vagões em tons de cinza e azul, onde se veem portas e janelas. Na parte superior, hastes pretas conectadas a cabos na horizontal. À esquerda, um poste em branco e preto, placa em vermelho, escrito: PARE. Na parte superior, outra placa em preto e texto em laranja e mais acima, farol em vermelho. Na parte inferior, em fundo laranja, texto: PARE, OLHE, ESCUTE, APONTE E FALE. Estes gestos simples garantem a sua segurança ao atravessar uma passagem de nível. Mais abaixo, linha na horizontal com pequenos círculos e mais abaixo, logotipo.

SUPERVIA Trens Urbanos. Pare, olhe, escute, aponte e fale. Rio de Janeiro, 9 dezembro 2019. Facebook: SuperVia. Disponível em: https://oeds.link/y3tmfX. Acesso em: 31 maio 2022.

  1. Qual é o objetivo da campanha?
  2. Partindo desse objetivo, por que os verbos do texto principal do cartaz estão no imperativo?
  3. Quantas orações há nesse texto principal?
  4. Como essas orações se classificam?

A VOZ DO AUTOR

Biografia

1. Leia a biografia do autor de Piter pã.

djeimes méfiu bérri

. (djeimes méfiu bérri), o nono de dez filhos, nasceu na Escócia, em 1860, e faleceu em Londres, em 1937. Formou-se na Universidade de Edimburgo em 1882. Ainda estudante, tornou-se crítico de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates, o que o ajudou a superar a timidez. Após um breve período escrevendo para o Nottingham Journal, mudou-se para Londres, onde passou a publicar artigos e contos, sempre cheios de humor.

Escreveu peças teatrais e livros durante quase toda a vida, a maioria para o público adulto, inclusive a peça The Boy Who Wouldn’t Grow Up [O menino que não queria crescer], de 1904, que deu origem ao personagem Piter pã, sua mais famosa criação. Em 1911, o romance – ou Piter pã – foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos dárlin uendi, João e Miguel – que acompanham Piter pã em uma viagem pela Terra do Nunca, onde enfrentam o Capitão Gancho e seus piratas, além de muitos outros perigos.

GRUPO Autência. djeimes méfiu bérri. Autores, Belo Horizonte, 202?. Disponível em: https://oeds.link/c6Kape. Acesso em: 20 maio 2022.

2. Agora, saiba mais sobre o que o autor de Piter pã fez com seus direitos autorais.

Hospital de Londres detém direitos autorais de Piter pã

Por Marcelo Duarte

26 de julho de 2012

Esta estátua de Piter pã fica na porta de entrada do Great Ormond Street, um hospital em Londres especializado no tratamento de crianças.

Fotografia. Uma estátua de tamanho médio, garoto de cor marrom, cabelos curtos e com saiote em cinza. Ele está com o braço esquerdo para cima e braço direito dobrado, sentado sobre local com folhas verdes. Ao fundo, parte em vidro e contornos em azul.
Estátua de Piter pã, na porta de entrada do Great Ormond Street, um hospital em Londres.

O tema reincidente tem um motivo especial. Apesar de nunca ter tido filhos, djeimes méfiu bérri (1860-1937), o criador da história do Piter pã, sempre gostou de crianças, o que o incentivava a apoiar o Great Ormond Street. Em 1929, ele foi chamado para integrar um comitê formado com o objetivo de recolher recursos para a compra de novas terras ao hospital. recusou o convite, mas prometeu contribuir de outra fórma.

Para a surpresa de todos, dois meses depois, o escritor cedeu todos os direitos de sua mais famosa obra ao hospital. só pediu que o valor arrecadado nunca fosse revelado ao público. Na época, a imprensa inglesa estimou que o presente renderia ao hospital cêrca de oito mil libras por mês.

Ninguém poderia prever que o personagem, então com 25 anos, seria transformado em um ícone infantil. Mais de 100 anos depois de sua criação, Piter pã continua presente na vida das crianças. O menino estrelou pelo menos dez filmes Róliudianos, incluindo os sucessos Hook (1991), com , Em Busca da Terra do Nunca (2004), com djoni dépi, e o clássico de animação da Disney Piter pã (1953).

Em 1987, quando djeimes méfiu bérri completou 50 anos de morte, a história de Piter pã ganhou domínio público no Reino Unido. Por serem os royalties uma importante fonte de renda, o hospital Great Ormond Street entrou com um recurso na justiça e conseguiu, em 1988, a aprovação da manutenção perpétua dos direitos dentro do Reino Unido.

reticências

DUARTE, Marcelo. Hospital de Londres detém direitos autorais de Piter pã. Guia dos curiosos, [sem local], 2012. Disponível em: https://oeds.link/XTuFU8. Acesso em: 21 maio 2022.

  1. Que frase no texto da biografia corresponde a estas datas entre parênteses (1860-1937)? Copie a frase no caderno.
  2. O segundo parágrafo do segundo texto menciona a expressão “tema reincidente”. O que o autor quis dizer com isso?
  3. Que motivo levou djei ém bérri a apoiar o hospital?

PONTUAÇÃO

Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas

Responda às questões no caderno.

1. Leia o cartaz a seguir.

Cartaz. Cartaz na vertical. Ao centro, um cachorro e um gato, um ao lado do outro. O cachorro tem tamanho médio, de pelos em bege-claro, orelhas marrons e focinho preto, coleira cinza e olhando para a frente e com traços finos em amarelo perto do rosto. À direita, gato de tamanho médio de pelos em cinza, partes em cinza-preto e partes em branco no rosto, pescoço e patas. Ele tem olhos amarelos e olha para frente. Abaixo, texto: Não compre, ADOTE! E mais abaixo, texto e logotipo. Mais acima, à direita, logotipo com um cachorro em branco e manchas em marrom, sobre a cabeça, um pássaro em amarelo-claro e gato pequeno em cinza. Na parte inferior, texto em preto: AMIGO FIEL. Fundo da imagem em azul, com um vaso e folhagens dentro e à direita, mesa e porta-retratos.

FLORENÇO, Deivid. Não compre, adote! Prefeitura Municipal Iúna, Iúna, 8 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/D640b1. Acesso em: 1º junho 2022.

  1. Você conhece essa campanha? Em caso afirmativo, informe qual é o objetivo dela.
  2. A imagem do cartaz sensibiliza o público? Por quê?
  3. Na parte verbal do cartaz, o período em destaque apresenta quantas orações? Elas são dependentes ou independentes? Por quê?
  4. Com base na resposta anterior, como se classificam o período e as orações que o compõem?
  5. Por que as orações estão separadas por vírgula?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até e.

  1. Você conhece essa campanha? Em caso afirmativo, informe qual é o objetivo dela.
  2. A imagem do cartaz sensibiliza o público? Por quê?
  3. Na parte verbal do cartaz, o período "Não compre, adote!" apresenta quantas orações? Elas são dependentes ou independentes? Por quê?
  4. Com base na resposta anterior, como se classificam o período e as orações que o compõem?
  5. Por que essas orações são separadas por vírgula?

Como sabemos, o uso da pontuação contribui para a organização do texto, tornando-o mais claro e, em algumas ocasiões, mais expressivo. Com relação à vírgula, ela pode indicar uma pausa breve e serve para separar termos de uma oração e orações de um período.

2. Leia mais um trecho do texto dramático Piter pã.

a. Algumas vírgulas que separam as orações coordenadas assindéticas foram propositalmente excluídas. Identifique essas orações e reescreva-as utilizando adequadamente a vírgula.

Cena 2 – A sombra

(Quarto das crianças. Miguel, uendi, Naná e João em cena. Naná coloca Miguel nas costas.)

Miguel: Eu não vou pra cama! Não não não vou não vou. Naná, ainda não são nem seis horas. Ai, meu Deus do céu, assim eu não gósto mais de você. Já disse que não vou tomar banho não vou não vou e não vou!

(Naná o leva para a coxia. uendi e João estão brincando de ser os seus pais. Sra. dárlin entra)

João: Tenho o grande prazer de informar-lhe, senhora dárlin, que agora a senhora é mãe.

(uendi dança de alegria)

João: Tenho o grande prazer de informar-lhe que novamente a senhora é mãe. E de um menino que será o herdeiro.

(Miguel volta)

Miguel: Quero nascer também.

João: Desculpe-me, mas não queremos mais nenhum filho.

Miguel: Ninguém me quer...

(Sra. dárlin abraça Miguel)

Sra. dárlin: Eu quero eu quero muito um terceiro filho.

, . Piter pã. Adaptação de Pamela Pinheiro. Oficina de Teatro, centésima 2001-2013. 

b. Copie do texto um exemplo de orações coordenadas.

VOCÊ É O AUTOR!

Produção do texto dramático

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.
  1. O que você imagina que seja necessário para realizar uma apresentação teatral? Explique.
  2. Além, é claro, do autor do texto e dos atores, você sabe quem são os profissionais envolvidos na montagem de um espetáculo teatral?
Ícone atividade em grupos.

3. Em grupos, vocês vão elaborar um texto teatral a partir de um outro trecho da narrativa de Piter pã.

a) Leiam o trecho a seguir da aventura e analisem qual é a ideia principal.

Depois de três dias de voo, as crianças estavam com fome e com sono. Aprenderam então a dormir enquanto voavam, para não cair. Depois, elas viram finalmente, à distância, a Terra do Nunca. Era um lugar que já conheciam em seus sonhos!

Porém, píter, Sininho e as três crianças não conseguiam aterrissar. Havia muitíssimos piratas na ilha.

O chefe deles se chamava Capitão Gancho. No lugar da mão, Gancho tinha um gancho de ferro.

De repente, os piratas dispararam tiros de canhão. Ninguém foi atingido, mas píter, Sininho e os três irmãozinhos foram projetados no ar.

. Piter pã. Adaptação de Carlo scatalhin. Tradução de Francesca Criceli. São Paulo: éfe tê dê; Itália: erriksãn, 2020. página 30-31.

  1. Destaquem a caracterização dos personagens na cena.
  2. Localizem a história no tempo (quando acontece) e no espaço (onde acontece).
  3. Identifiquem a sequência dos acontecimentos: situação inicial, desenvolvimento, conflito, desfecho.
  4. Definam o tipo de narrador e observem em que pessoa o texto será escrito.
Ilustração. À frente, uma mesa grande de cor vermelha com cinco crianças ao redor, sentadas. Dois meninos de cabelos castanhos e uma menina ruiva, outra loira e outra de cabelos vermelhas. Sobre a mesa, livros e cadernos abertos. Mais ao fundo, uma estante na vertical com vários livros coloridos. Na parte superior, uma caixa amarela, globo terrestre e um vaso marrom com folhas verdes. À esquerda e à direita, um mural com papéis fixados.
  1. Depois de analisar a narrativa, é hora de adaptá-la a um texto dramático. Vejam esta sugestão de roteiro de produção.
    1. Elementos da narrativa de aventura que serão preservados e os que serão modificados. Como ficará esse texto escrito?
    2. Descrição das cenas. Como o leitor saberá como é a cena?
    3. Marcações de cena ou orientações (sobre cenário, ambientação, iluminação, figurino, gestos, expressões faciais e vozes dos personagens, efeitos sonoros etcétera).
    4. Falas dos personagens. Quais personagens estão envolvidos? Como participarão da cena?
    5. Identificação dos personagens, colocando os nomes antes de cada fala.
  2. Para escrever o texto, é preciso considerar estes itens.
    1. Os fatos são contados por meio das falas dos personagens.
    2. As marcações de cena, colocadas entre parênteses, são fundamentais para situar o leitor.
    3. É desejável indicar efeitos de som, como barulho de sinos tocando se houver fala da Sininho, e outros, como personagem falando em voz alta, gritando etcétera
    4. Os sinais de pontuação devem demonstrar as emoções dos personagens.
  3. Escrevam o texto teatral seguindo o roteiro.
    1. Lembrem-se de conferir a pontuação, a ortografia, a concordância entre as palavras e o tempo verbal.
    2. Nas falas, usem palavras diferentes para se referir ao mesmo personagem ou à mesma situação, como vocês perceberam na narrativa.
    3. Ao final, leiam o texto para conferir se vocês usaram todos os elementos que queriam do texto original.

Se tiverem dúvidas durante a escrita de palavras, consultem o dicionário para conferir a ortografia ou conversem com o professor sobre a estrutura do texto.

  1. Troquem o texto com outro grupo para a revisão. Usem a pauta de revisão que construíram em outras unidades para verificar as características principais do texto teatral, a ortografia, a pontuação e a gramática.
  2. Façam os ajustes necessários, de acordo com o que foi apontado pelos colegas, e escrevam a versão final. Se possível, com a ajuda de um adulto, utilizem um processador e editor de texto.

▶ Leiam o texto antes de entregá-lo ao professor. Caprichem, pois vocês encenarão o texto que produziram!

ORALIDADE

Encenação de texto dramático

Ícone atividade em grupos.

Vocês vão apresentar o texto dramático que escreveram. Para isso, terão que escolher a fórma de teatro que gostariam de fazer: dramatizando, com fantoches ou até com silhuetas para teatro de sombras.

Conversem com o professor e os colegas, formem grupos e escolham como será a apresentação. Sigam as instruções.

Ilustração. Quatro silhuetas em preto de personagens com uma linha fina na vertical, debaixo de cada uma. Da esquerda para a direita: Um homem em pé, de chapéu com pluma, cabelos encaracolados até os ombros, uma espada na mão esquerda e mão direita em formato similar a um anzol. Ao lado, um jacaré com a boca bem aberta e cauda longa, com o corpo para a esquerda. Mais à direita, um garoto de cabelos curtos, um gorro pequeno sobre a cabeça, com as mãos sobre a cintura e par de botas nos pés. Sobrevoando, à direita, menina de cabelos penteados para trás, com par de asas sobre as costas e vestido curto.
As silhuetas e os fantoches podem ser feitos de diversos materiais, como papel, feltro ou meias.

Planejamento da apresentação

  1. Combinem com o professor e a turma:
    1. quando e onde serão as apresentações;
    2. quem será o público (haverá convidados?);
    3. qual será a ordem das apresentações;
    4. se todos usarão o mesmo palco ou cada grupo terá o seu, de acordo com o tipo de teatro escolhido para representar;
    5. se vocês precisarão do trabalho do contrarregra, que deve providenciar o material necessário para produzir a luz, o som e outros recursos durante o espetáculo.
  2. Discutam como será feita a apresentação do teatro: quem fará qual papel, uso ou não de fantasias, como será o cenário e se haverá iluminação e som.

Aqueles que não tiverem um papel ficarão responsáveis por outras atividades, como montar os cenários e cuidar do figurino, da luz, do som etcétera

Confecção de cenários e figurinos

3. Confeccionem os figurinos ou fantoches e produzam os cenários seguindo as instruções.

  1. Como os personagens serão caracterizados? Como será o figurino? Como será a caracterização ou a produção de fantoches ou silhuetas?
  2. Como será o cenário? Providenciem os materiais necessários para compô-lo.

Ensaio

4. Preparem-se para encenar, lendo e estudando o texto. Nesta etapa, todos participam: os atores e a equipe da produção.

  1. Os atores devem marcar suas falas e observar as deixas para começar. Devem também observar a pontuação e as marcações de cena para dar o ritmo certo às falas do personagem.
  2. Os atores também devem ensaiar utilizando os figurinos ou fantoches, para ver qual é a marca de cena de cada um e como podem se movimentar em harmonia com os outros personagens que participam da cena.
Fotografia. Uma menina vista dos ombros para cima, olhando para frente sorrindo. Ela tem cabelos loiros divididos ao meio e penteados para trás, usando roupa de mangas curtas em branco e laranja. A menina segura nas mãos dois fantoches em enquadramento, de papel sobre uma vareta pequena na vertical. O fantoche à esquerda é uma menina de olhos fechados, sorrindo, de blusa azul-claro, saia longa em bege e com uma coroa sobre a cabeça. À direita, o fantoche é um menino de cabelos castanhos, com roupa de farda em cinza-claro, olhos fechados, rindo e com coroa dourada sobre a cabeça. Nas laterais do enquadramento há uma cortina em rosa-claro, acopladas e na parte superior, bandeiras pequenas coloridas.
No caso do teatro de fantoches, lembrem-se de posicioná-los de modo que só eles apareçam para o público.
  1. A equipe de apoio deve trabalhar com os atores para que tudo fique harmônico, principalmente a iluminação e o som.
  2. Se optaram por um teatro de sombra com as silhuetas, será preciso ambientar o espaço, garantindo que fique escuro e que haja uma fonte de luz e um anteparo adequados para criar as sombras.

Organização da apresentação

  1. Combinem com o professor e a turma:
    1. a elaboração dos convites com a data e o local das apresentações;
    2. definição de quem será o público: outras classes da comunidade escolar, familiares e outras pessoas da comunidade em torno da escola, convidados ligados ao teatro;
    3. qual será a ordem das apresentações e se acontecerão todas no mesmo dia.
  2. Encaminhem os convites e criem cartazes sobre as apresentações para distribuir na escola e na comunidade, se for o caso.
  3. Em uma folha à parte, escrevam os nomes dos componentes do grupo e a função de cada um na peça, para distribuir ou expor na apresentação.
  4. Ensaiem e se preparem para compartilhar!

CLUBE DO LIVRO

Durante este bimestre trabalhamos com cartazes publicitários, campanhas de conscientização, documentos e leis, relatos pessoais, biografias e autobiografias, encontrados em meios impressos e digitais.

Agora, chegou o momento de retomar o livro que você leu no bimestre anterior e compartilhar suas impressões com os colegas. Para isso, retome a ficha de leitura ou a resenha crítica com as informações sobre o livro, para ajudá-lo a relembrar.

Cartaz. Metade do fundo à esquerda, em amarelo e à direita, em branco. Ao centro, uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos pretos curtos, sorrindo, com a parte esquerda do rosto com máscara cirúrgica branca, tampando o nariz e boca. Ela usa blusa de cor azul com estampas de flores de pétalas em amarelo e rosa. Na parte inferior, texto: SAÚDE MENTAL O QUE VOCÊ PARA CUIDAR DA SUA? À esquerda, na parte superior, texto: “PRECISAMOS TER MAIS HUMILDADE E AMOR...VAMOS OUVIR MAIS O PRÓXIMO.” ROSILENE BARRETO (SERVIÇOS GERAIS DA SES). Na parte superior, à direita: JANEIRO BRANCO POR TRÁS DE CADA MÁSCARA ESTÃO AS EMOÇÕES. Abaixo, logotipos.
Campanha da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, lançada no início 2022, sobre cuidados com a saúde mental.
Capa de livro. Fundo em marrom, com onze pessoas abaixo, umas próximas das outras. Há pessoas negras, brancas, pardas, asiáticas. Um dos homens usa um turbante branco sobre a cabeça e barba; há crianças, adultos e idosos. Na parte superior, o título do livro: Valentes - Histórias de pessoas refugiadas no Brasil; o nome dos autores: Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, e o nome da ilustradora: Rafaela Villela.
O livro reúne histórias de vida emocionantes, de pessoas de mais de quinze nacionalidades, que vieram para o nosso país pelos mais variados motivos.

Relembrar

1. Traga para a escola o livro que você leu e a ficha de leitura preenchida.

▶ Se precisar, folheie o livro, releia alguns trechos ou relembre o nome dos personagens.

Apresentar e avaliar

Ícone atividade em dupla.

2. Junte-se a um colega e conte sobre o livro que leu. Faça um resumo do enredo, baseado na ficha de leitura, e use o cartaz publicitário que criou para apresentá-lo.

  1. Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia trechos para o colega, para exemplificar alguns aspectos da história.
  2. Ao final de sua apresentação, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
  3. Descreva algum trecho de que mais gostou ou que considera divertido.
  4. Agora, troque com o colega e ouça atentamente o resumo do livro que ele leu. Se quiser, faça notas e peça esclarecimentos sobre o que não ficou claro.

3. Para concluir, crie uma avaliação sobre o livro, recomendando ou não a leitura, desta vez para toda a turma. Faça um breve comentário com a sua opinião e mostre o cartaz que você fez sobre a obra.

Próxima leitura

4. Escolha seu próximo livro utilizando as informações dos colegas e os cartazes apresentados. Se preferir, escolha um livro na biblioteca.

  1. Lembre-se de que pode pesquisar resenhas críticas ou indicações de livros em sites especializados em livros para sua idade. Peça ajuda a um adulto para identificar as fontes e orientar a pesquisa.
  2. Leia sempre o resumo e os comentários sobre a obra, seja nas fichas de leitura, seja nos sites.

Montagem de esquete

5. Você sabe o que é um esquete? Após a leitura, que tal criar um esquete de um trecho do livro que leu?

Esquete é um termo utilizado para caracterizar uma cena de curta duração, de caráter geralmente cômico, realizada por um número pequeno de atores, que podem ou não utilizar o improviso. Costuma ser apresentado no teatro, no rádio ou na televisão, sobre temas variados, mas geralmente inclui paródias sobre política, cultura e sociedade.

  1. Escolha uma cena, um acontecimento ou um diálogo do livro para utilizar na montagem da dramatização.
  2. Escolha os colegas que vão ajudá-lo a planejar e criar o esquete, seja como atores, seja apoiando a produção.
  3. Escolha o trecho do livro ou o diálogo que possa ser utilizado e transformado em um texto dramático.
  4. Se necessário, retome as orientações e o roteiro que utilizamos na criação do texto dramático, na seção Você é o autor!.
  1. Ensaiem os esquetes. Em um primeiro momento, eles serão apresentados em sala de aula. No final do ano, durante uma feira do livro, na qual serão expostos todos os materiais produzidos nesta seção, serão apresentados à comunidade escolar e aos familiares.
  2. Aproveite a leitura do novo livro que você escolheu!

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

1. Você vai escrever mais uma parte da narrativa de aventura de Piter pã, baseada nos Garotos Perdidos. Observe a imagem e leia a legenda.

Ícone atividade em grupos.
Pesquisem em diferentes fontes documentais informações sobre os Garotos Perdidos e suas aventuras: filmes, livros, textos teatrais, programas de televisão, fotografias e ilustrações.
Ilustração. Seis crianças, uma perto da outra, formando uma roda irregular. Na parte inferior, dois meninos de cabelos com franja, ruivos, usando blusa de mangas compridas, gorro e calça em marrom. À direita, vê-se um menino de cabelos lisos pretos, de blusa três-quartos em azul-claro e colete bege. Um menino de cabelos loiros, blusa até os cotovelos em marrom e por cima, colete bege, com o braço esquerdo erguido para cima. À esquerda, menino loiro de cabelos curtos, de blusa branca três quartos com faixa preta sobre a testa e colete comprido em marrom. Perto, um menino de ponta cabeça, de cabelos encaracolados em castanho, com camiseta amarela, bermuda e sapatos verdes.
Os Garotos Perdidos eram os fiéis e bagunceiros seguidores de Piter pã. Para eles, o mundo era um eterno parque de diversões e imaginação!

2. Leia e preencha o roteiro para organizar a escrita desse episódio da narrativa de aventura.

Ícone modelo
Roteiro da narrativa de aventura

Quais são os personagens e como eles são apresentados?

Qual é a situação inicial?

Onde e quando a história acontece?

Qual é o conflito?

Como a história se desenvolve?

Qual é o desfecho deste episódio?

Há diálogos?

Qual é o tipo de narrador?

Será narrado em que pessoa do discurso?

3. Reúna todas as ideias e escreva esse episódio da narrativa de aventura.

  1. Lembre-se de usar adjetivos para descrever personagens e cenários, marcar o tempo, usar advérbios e locuções adverbiais para mostrar as circunstâncias e caracterizar o espaço onde .
  2. Observe a pontuação e o uso de parágrafos.
  3. Não se esqueça de criar um título para a sua produção.

4. Leia mais um trecho do texto dramático das aventuras de Piter pã, continuação do trecho que você leu na página 229.

uendi: O que aconteceu, pai querido?

Senhor dárlin: (Berrando) Que foi que aconteceu? Esta gravata... O nó, não quer dar nó. Pelo menos não em volta do meu pescoço. Em volta do pé da cama, sim. Já experimentei, para treinar, já consegui mais de vinte vezes. Mas em volta do meu pescoço, ah, isso não! De jeito nenhum! Ela pede desculpas, mas se recusa... (Para senhora Darling) Vou lhe avisar uma coisa, senhora mãe, se essa gravata não ficar direitinha no meu pescoço, nós não vamos ao jantar essa noite. E se eu não for ao jantar essa noite, nunca mais vou ao escritório. E se eu não for mais ao escritório, você e eu vamos morrer de fome e nossos filhos vão ser jogados na rua.

Senhora dárlin: Deixa eu experimentar, querido. (Dá um nó na gravata)

(Naná entra e esbarra no Sr. Darling, a Sra. Darling pega uma escova e começa a limpar a calça dele)

Senhor dárlin: É um erro termos uma cachorra como babá.

Senhora dárlin: djêordji, Naná é um tesouro.

BARRIE, J. M. Peter Pan. AdaptaНЛo de Pamela Pinheiro. Oficina de Teatro, c 2001-2013.

  1. Identifique o sujeito e o predicado das orações: “você e eu vamos morrer de fome e nossos filhos vão ser jogados na rua”.
  2. Por que os verbos dessas orações estão no plural?
  3. Na última marcação entre parênteses, quantas orações há no período?
  4. O período é composto por coordenação ou por subordinação? Por quê?
  5. Quantas orações sindéticas e assindéticas há nesse período?
  6. Na oração “Naná é um tesouro”, quais são os dois principais sintagmas que a compõem? Qual corresponde ao sujeito e qual corresponde ao predicado?

VAMOS COMPARTILHAR

Apresentação dramática

Antes do espetáculo

1. No dia da apresentação, verifiquem se vocês têm tudo de que precisam para a interpretação.

  1. Confiram se o cenário e os acessórios estão organizados.
  2. Testem o som e a luz, ajustando-os de acordo com o ambiente e a quantidade de pessoas que assistirão ao espetáculo.
  3. Organizem os cartazes que apresentam os componentes do grupo e suas funções na apresentação: atores, diretores, contrarregras e outros.
  4. Organizem os figurinos e adereços ou os fantoches e silhuetas conforme a participação da cena e a ordem das falas.
  5. Façam atividades de concentração com todos os participantes do grupo. Preparem-se com aquecimento do corpo e da voz, bem como das emoções, para representar com mais desembaraço e naturalidade.

Na hora do espetáculo

  1. Observem a impostação de voz adequada para que todos os espectadores possam ouvir com clareza as falas.
  2. Caprichem nas expressões faciais e corporais. O ator também “conta” a história por meio de suas expressões, entonações e gestos.
Fotografia. Um menino visto da cintura para cima, de roupa com listras na horizontal em branco e azul, de lenço vermelho na cabeça, com cabelos longos escuros, finos e no lugar da mão direita um ferro, similar a um anzol. Ilustração. Um homem visto da cintura para cima, com o corpo para a esquerda. Ele tem cabelos longos encaracolados em azul-escuro, bigode fino em preto com chapéu verde e detalhe em amarelo, sobre a cabeça, com blusa de mangas compridas em verde e detalhes nos ombros, atrás das costas e pulsos em vermelho. Nos pulsos, babado branco de camisa branca por dentro. No lugar da mão esquerda há um ferro, similar a uma ponta de um anzol.
A caracterização do personagem pode ser feita com recursos simples, mas a postura, as expressões e a entonação de voz nos fazem acreditar e nos envolver com o personagem.
  1. Não fique parado no lugar ou deixe o fantoche parado. Movimente-se pelo palco, de acordo com a história que está sendo encenada.
  2. Divirtam-se! Encenar um texto teatral é criar um mundo novo e carregá-lo de sentimentos e emoções que envolvam a plateia, trazendo-a para dentro do texto encenado.

Lembrem-se de se posicionar virados para o público ou de posicionar bem os fantoches para que só eles apareçam. No caso das silhuetas, criem adequadamente as sombras.

Após o espetáculo

Fotografia. Em um local aberto, com um banco de madeira clara à frente, e com toalhas brancas sobre ele. Atrás, seis crianças em pé, fantasiadas, com os braços para o alto, uma ao lado da outra. Vee-se três meninos e três meninas. Da esquerda para a direita: menino de chapéu e blusa em vermelho, de camisa branca por dentro e bermuda em azul. Ao lado, um menino de cabelos pretos encaracolados, par de óculos de grau, camisa jeans três-quartos e bermuda em azul-claro, ao lado um menino de cabelos pretos, de chapéu verde sobre a cabeça, um nariz redondo em vermelho, camisa em rosa e bermuda branca. Mais à direita, uma menina de cabelos longos para a direita, jardineira em azul-claro, lenço de onça-pintada em branco e amarelo, uma menina de cabelos castanhos, nariz de palhaço em vermelho, lenço em branco e vermelho sobre ela, de blusa branca, bermuda em azul. Na ponta extrema, menina de cabelos encaracolados loiros, de vestes longas em rosa. Ao fundo, local com vegetação.
Além de receber as palmas do público, aproveitem para receber um feedback do espetáculo e sugestões de aprimoramento.

6. Ao final do evento, distribuam aos espectadores uma ficha de avaliação como a do modelo a seguir, para que possam dar opiniões sobre as apresentações e fazer sugestões. Oriente-os a usar os emojis para os itens de avaliação e a dar sugestões para eventuais melhorias.

Ícone modelo

Comentários da dramatização
Imagem dos seguintes emojis: feliz; neutro; e triste.

Apresentações dos textos dramáticos

Dramatização de atores ou apresentação com fantoches e silhuetas

Cenários e ambientações

Produção, som e iluminação

Sugestões de melhorias

Avaliação

7. Reúnam-se para conversar sobre a apresentação, avaliando os pontos positivos e negativos e o que pode ser mudado em uma próxima vez.

  1. Todos participaram, desempenhando sua função?
  2. Cada um respeitou a função do outro durante o ensaio e o espetáculo?
  3. Houve problemas entre os colegas? Se sim, como vocês resolveram?
  4. O espetáculo saiu como vocês queriam? Expliquem.
  5. Vocês gostariam de encenar outra peça de teatro? Por quê?