UNIDADE 8  O ofício do poema à agá quê!

Nesta unidade, vamos explorar poemas e histórias em quadrinhos. Acompanhem essa trajetória, organizada em quatro etapas que se relacionam.

Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, de cabelos brancos e um pouco calvo na frente, de sobrancelhas grossas pretas, bigode grisalho e usa par de óculos de grau em laranja. Ele olha para frente sorrindo e vestido com camisa branca de gola em listras finas em azul. Ao fundo, estantes com livros desfocados.

EU SEI

O que são poemas e agá quê?

Explorar e pesquisar poetas e cartunistas que se destacam no cenário brasileiro.

Pintura. Releitura de obra de arte. Personagem de Mauricio de Sousa em pé, com cabelos pretos lisos penteados para a direita, olhos grandes, camiseta rosada com manga curta, calça branca até a panturrilha, pés descalços. Ele está sobre local com terra de cor marrom-escuro, olha para a direita e segura na mão direita uma enxada. Em segundo plano, solo marrom-claro, com plantações em verde. Mais ao fundo, à direita, morros. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Poema

Compreender as características dos poemas, sua estrutura e métrica.

Capítulo 2 – História em quadrinhos

Compreender a estrutura da agá quê, gênero textual que se caracteriza pelo uso de linguagem verbal e não verbal.

Fotografia. Um menino sentado de frente para uma mesa de cor bege-claro, comendo macarrão bege e molho vermelho. Ele tem cabelos castanhos, com camisa de mangas curtas e azul, de bolinhas brancas, segurando na mão, um garfo com macarrão perto da boca. O menino está com o corpo um pouco inclinado e cabeça um pouco para baixo com a boca bem aberta. Ao fundo, pia e utensílios de cozinha em parede de bloco marrom.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.

Ilustração. Nove jovens um próximo ao outro, vistos da cintura para cima, cada um segurando um livro na mão. Da esquerda para a direita: um jovem de cabelos castanhos de camisa de mangas curtas e gola, com livro de capa cinza e preto. Ele segura um livro de capa em verde e preto no alto, para uma garoto que o segura também. Esta tem cabelos longos escuros, de camiseta azul e calça preta. À direita, menina de cabelos castanhos para trás, com o livro aberto sobre mesa, mão direita sobre livro e mão esquerda sobre o rosto. Ao fundo dela, garoto de cabelos pretos com blusa de mangas compridas em amarelo, visto de costas, com o braço esquerdo para cima e na mão direita, segura um livro de capa marrom-escuro. Perto dele, uma pessoa de cabelos longos azuis, par de óculos de grau e segurando nas mãos, livro de capa laranja e preto. Em segundo plano, um menino de cabelos preto     gorro bege e blusa de mangas compridas em verde e partes em preto, com a mão esquerda sobre o livro marrom do menino de blusa amarela. Na ponta da direita, uma menina sentada com o corpo para a esquerda, de cabelos até os ombros castanhos, com blusa regata em azul e calça preta, com pulseiras na mão esquerda, segurando um livro de capa azul e com a outra mão erguida, tenta pegar o livro marrom do menino de roupa amarela. Próximo a ela, sobre a mesa, livros empilhados. Um homem de cabelos e barba escuros, com blusa de mangas compridas em vermelho com listras finas na vertical, segurando nas mãos livros empilhados. Ao fundo, um homem de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em bege e calça marrom, segurando nas mãos, um livro de capa em azul-claro e partes em branco.

VAMOS COMPARTILHAR

Feira do livro

Planejar e produzir uma feira do livro, na qual serão expostos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, e participar de avaliação coletiva.

EU SEI

O que são poemas e agá quê?

Ao ler um poema, principalmente em voz alta, conseguimos perceber as escolhas das palavras feitas pelo poeta para criar o ritmo e a melodia do texto. Ou seja, um poema não reúne apenas letras e palavras: ele também tem sonoridade.

Ícone atividade oral.
  1. Você conhece algum poema ou tem um favorito? Se sim, recite-o para os colegas.
  2. Observe as imagens a seguir. Você conhece alguma ou algumas dessas pessoas? O que elas têm em comum?
Fotografia. Uma senhora de cabelos brancos penteados para a direita, usando blusa laranja e casaco preto com estampas em amarelo, azul e rosa-claro. Ela olha para frente com leve sorriso, posando para foto. Ao fundo, vegetação e folhas verdes.
Cora Coralina.
Fotografia. Um homem calvo, com um pouco de cabelos grisalhos de lado, sobrancelhas pretas e camisa de gola em rosa-claro. Ele segura com as mãos, livro de capa laranja visto parcialmente, ilustração e texto em branco.
Elias José.
Fotografia. Uma mulher em pé, vista da cintura para cima. Ela tem cabelos pretos curtos, um par de óculos de grau e usando camisa de mangas compridas colorida em preto, laranja e branco. Ao fundo, estante de madeira com vários livros na vertical.
Henriqueta Lisboa.
Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, de cabelos brancos e um pouco calvo na frente, de sobrancelhas grossas pretas, bigode grisalho e usa par de óculos de grau em laranja. Ele olha para frente sorrindo e vestido com camisa branca de gola em listras finas em azul. Ao fundo, estantes com livros desfocados.
Manoel de Barros.
Fotografia. Uma mulher vista dos ombros para cima, cabelos curtos crespos em grisalho, com blusa preta e um lenço no pescoço em branco e preto. Ela olha para frente sorrindo. Ao fundo, desfocado, casas com paredes em branco e céu noturno escuro.
Conceição Evaristo.
Fotografia. Um senhor de rugas finas, de cabelos brancos para a direita, com sobrancelhas ralas, blusa de gola branca e blusa por cima em preto. Ele olha para a direita, sorrindo.
Mario Quintana.
Ícone atividade em grupos.
  1. Forme um grupo com alguns colegas. Cada grupo será responsável por pesquisar um desses autores para conhecer um pouco de sua vida e obra.
  2. Terminada a pesquisa, compartilhem suas descobertas com os demais grupos.

História em quadrinhos – ou agá quê – é o gênero utilizado para narrar histórias por meio de desenhos e textos em sequência. Apresenta os elementos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo e lugar.

Nas agá quês, em geral, o texto verbal vem dentro de balões.

Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, de cabelos escuros com alguns fios grisalhos, barba rala e camiseta cinza. Ele olha para frente sorrindo. Em segundo plano, uma estante com livros na vertical.
Alexandre Beck.
Fotografia. Um homem visto da cintura para cima. Ele tem cabelos grisalhos, sobrancelhas grossas, rosto um pouco arredondado, olhando para frente, sorrindo, vestido de camisa de gola azul. Ao fundo, um quadro grande com o personagem Cebolinha, menino de olhos grandes, chapéu sobre a cabeça em preto, dourado e partes em vermelho. Ele usa blusa de mangas compridas pretas, calça vermelha e sapatos em branco e preto, segurando nas mãos uma flauta, em preto na horizontal.
Mauricio de Sousa.
Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, calvo, cabelos brancos, de sobrancelhas grossas, nariz fino e com a mão esquerda para frente. Ele usa camisa branca por dentro e por cima, terno preto. Ao fundo, vista parcial de pessoas em pé.
Ziraldo.
  1. Você costuma ler histórias em quadrinhos? Se sim, quais?
  2. Você tem um personagem de agá quê favorito? Conte aos colegas.
  3. As imagens referem-se a cartunistas brasileiros voltados para o público infantojuvenil. O que você sabe sobre cada um deles?
Ícone atividade em dupla.

6. Você e um colega vão fazer uma pesquisa sobre um cartunistas e expor os achados por meio de um pequeno cartaz, com as informações mais relevantes.

▶ Comparem seu cartaz com os cartazes das outras duplas, apontando semelhanças e diferenças.

EU VOU APRENDER  Capítulo 1

Poema

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.
  1. Você já ouviu falar em Sérgio Capparelli ou leu algum poema dele? Se sim, conte aos colegas.
  2. Leia as informações que a Editora Projeto publicou sobre o autor, com uma pequena entrevista.

Sérgio Capparelli

Escritor

Cidade em que nasceu: Uberlândia, Minas Gerais.

Cidade onde mora: Parte do ano em San Vito al Talhiamento, no norte da Itália, parte em São Paulo, capital.

Data de nascimento: onze de julho de mil novecentos e quarenta e sete.

Livros que escreveu para a Projeto: A árvore que dava sorvete, 1999, e A lua dentro do coco, 2010. Tem participação nos livros Poesia fóra da estante, 1995, e Balaio de ideias, 2007.

Primeiro livro publicado/ano: 1973.

reticências

Como você trabalha/qual sua rotina?

No cotidiano, não tenho uma rotina ao escrever. A não ser em meio a um trabalho. Nesse caso escrevo de manhã. Na medida em que me jógo, passo a trabalhar dez, às vezes quinze horas por dia. Com frequência, a essas longas jornadas soma-se o fato de acordar de repente, no meio da noite, e escrever até o nascer do dia. Parece caos, mas não é. Ou melhor, é um caos organizado, com objetivos muito claros. Depois de tudo, a calmaria: momentos em que sobra tempo, mas não tenho o que escrever, momentos que falta tempo, mas sobram ideias.

Trabalha em outra área além dos livros?

Atualmente não. Durante muito tempo fui professor universitário. Estou aposentado. Disponho do tempo como me apetece.

Fotografia. Um homem visto dos ombros para cima, com rugas, calvo na frente, com cabelos, bigode e barba grisalhos, usando camisa de gola em amarelo-claro. Ele olha para frente com leve sorrindo. Ao fundo, vegetação de folhas em verde.
Jornalista e escritor Sérgio Capparelli.

EDITORA PROJETO. Sérgio Capparelli. Autores, Porto Alegre, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/KCMwCv. Acesso em: 27 maio 2022.

3. Leia silenciosamente este poema de Sérgio Capparelli. Depois, faça uma leitura compartilhada com os colegas.

O trabalho e o lavrador

O que disse o pão ao padeiro?

 

Antes de pão, eu fui farinha,

Farinha que o moinho moía

Debaixo do olhar do moleiro.

  

O que disse a farinha ao moleiro?

  

Um dia fui grão de trigo

Que o lavrador ia colhendo

E empilhando no celeiro.

  

O que disse o grão ao lavrador?

 

Antes do trigo, fui semente,

Que tuas mãos semearam

Até que me fizesse em flor.

 

O que disse o lavrador às suas mãos?

 

Com vocês, lavro essa terra,

Semeio o trigo, colho o grão,

Moo a farinha e faço o pão.

 

E a isso tudo eu chamo trabalho.

Ilustração. Forma de uma mão com letras em preto da palavra TRABALHO contornando.

CAPPARELLI, Sérgio. O trabalho e o lavrador. In: CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: Ele e Pê ême, 2019. página 22.

Para ampliar

111 poemas para crianças. Sérgio Capparelli. Porto Alegre: Ele e Pê ême, 2019.

Para comemorar vinte anos da publicação de seu primeiro livro de poemas infantis, Boi da cara preta, Sérgio Capparelli reuniu nesse livro os 111 poemas para crianças que considera suas melhores produções. Todos os poemas são ilustrados por Ana Cláudia Gruzínsqui.

Capa de livro. Fundo com esferas coloridas em laranja, vermelho, amarelo, verde, lilás, azul e ao centro, texto: 111 poemas para crianças. Na parte inferior, nome do autor e logotipo.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Escreva estas informações sobre o poema lido.
    1. Título.
    2. Nome do autor.
    3. Nome da obra que traz o poema.
  2. Do que o poema trata?
  3. Você desconhece alguma palavra do poema? Em caso positivo, procure no dicionário o significado que mais se adequa ao contexto.

Vamos relembrar? Verso: cada uma das linhas de um poema. Estrofe: conjunto de versos. Entre as estrofes há um espaço maior do que entre os versos.

  1. Como o poema é dividido?
    1. Quantos versos ele apresenta?
    2. Quantas estrofes há no total?
  2. Liste os elementos e os profissionais envolvidos em cada etapa da produção do pão.
  3. Para você, qual mensagem o poema transmite?
  4. Na sua opinião, como a disposição das questões pode ajudar na compreensão do poema?
  5. No poema, que verso representa explicitamente a voz do eu lírico?
  6. Observe a imagem que ilustra o poema.
    1. O que ela representa?
    2. Como ela foi formada?
    3. Na sua opinião, qual foi a intenção do autor ao usar essa imagem para ilustrar o poema?
Ilustração. Forma de uma mão com letras em preto da palavra TRABALHO contornando.

10. Releia o poema em voz baixa, percebendo as rimas.

  1. Copie as palavras do poema que rimam.
  2. Destaque as letras que compõem as rimas. Onde elas estão nas palavras?
  3. Em que versos as rimas aparecem?

11. Releia este verso e responda às questões.

O que disse o lavrador às suas mãos?

 

Com vocês, lavro essa terra,

Semeio o trigo, colho o grão,

Moo a farinha e faço o pão.

  1. No que esse verso se destaca dos demais no poema?
  2. Na sua opinião, por que o autor dá tanto destaque às mãos? Explique.

12. Observe esta obra de arte de Candido Portinari.

Pintura. Um homem em pé, de cabelos pretos, com camiseta rosada com manga enrolada, calça branca enrolada até a panturrilha, pés descalços. Ele está sobre local com terra de cor marrom-escuro, olha para a direita e segura na mão direita uma enxada. Em segundo plano, solo marrom-claro, com plantações em verde. Mais ao fundo, à direita, morros. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.
O lavrador de café (1934), de Candido Portinari.
  1. Na sua opinião, a obra tem alguma relação com o poema de Sérgio Capparelli? Explique.
  2. Observe a pintura e descreva os elementos que chamam a sua atenção.
  3. Na sua opinião, qual foi a intenção do pintor ao representar a obra?

13. Agora, observe a releitura da obra de arte feita por Mauricio de Sousa.

Pintura. Releitura de obra de arte. Personagem de Mauricio de Sousa em pé, com cabelos pretos lisos penteados para a direita, olhos grandes, camiseta rosada com manga curta, calça branca até a panturrilha, pés descalços. Ele está sobre local com terra de cor marrom-escuro, olha para a direita e segura na mão direita uma enxada. Em segundo plano, solo marrom-claro, com plantações em verde. Mais ao fundo, à direita, morros. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.
Chico lavrador de café (1989), de Mauricio de Sousa.
  1. O que está representado no quadro? Quem é esse personagem?
  2. Por que o cartunista escolheu o personagem Chico Bento?
  3. Na sua opinião, qual foi a intenção de Mauricio de Sousa em fazer esse quadro?

14. Reflita, com os colegas e o professor, sobre o poema e os dois quadros e como eles se relacionam com o trabalho e as condições de vida do trabalhador rural brasileiro.

▶ Seria interessante pesquisar um pouco mais as condições de trabalho do lavrador brasileiro para apoiar a discussão.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Figuras de linguagem

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Observe o cartaz.

Cartaz. Cartaz na vertical, em tons de azul de fundo. À direita, mão de uma pessoa na vertical com uma luva da mesma cor, segurando na vertical uma máscara cirúrgica da mesma cor com alça branca pendurada no dedo indicador. À esquerda, texto: A batalha ainda não acabou!

govêrno Municipal lança nova campanha para uso de máscara e cuidados contra covíd-19. Prefeitura Municipal de Águas Frias, Águas Frias, 1º julho2020.

  1. Embora não se mencione no cartaz diretamente quem é o alvo da batalha, é possível identificá-lo. Quem é ele? Justifique sua resposta com elementos do cartaz.
  2. Qual é o objetivo dessa campanha? Como você chegou a essa conclusão, já que a parte verbal do cartaz não faz nenhum apelo diretamente ao público?
  3. A palavra “batalha” foi utilizada no sentido literal ou no sentido figurado? Por quê?
  4. Com que objetivo o autor do cartaz teria utilizado a palavra nesse sentido?

Quando utilizamos uma palavra em seu sentido principal ou convencional, dizemos que ela está em sentido literal. Nesse caso, ocorre denotação. Quando utilizamos uma palavra em sentido diferente do convencional, dizemos que ela está em sentido figurado. Nesse caso, ocorre conotação. As figuras de linguagem são fórmas de explorar o sentido conotativo de palavras ou expressões.

Ícone atividade em dupla.

2. Leiam o poema e respondam às questões no caderno.

Cavalo branco

No meu sonho tinha um cavalo,

cavalo branco, que nem marfim,

ele corria na noite clara,

louco, na noite sem fim.

 

No meu sonho tinha um cavalo,

cavalo branco, que nem marfim,

por gineteglossário , o vento leste,

e legiões de querubins.

 

No meu sonho tinha um cavalo,

cavalo branco, que nem marfim,

cheirava à macegaglossário branda,

triturada com alecrim.

 

No meu sonho tinha um cavalo,

cavalo branco, que nem marfim,

fremiaglossário em um buçalglossário de prata,

a galope dentro de mim.

Fotografia. Um cavalo visto de frente, de cor branca, com crina em marrom, patas dianteiras em marrom, com o corpo para a direita, galopando.

CAPPARELLI, Sérgio. Cavalo branco. : CAPPARELLI, Sérgio. Poemas para jovens inquietos: manual do professor. primeira edição Porto Alegre: Buqui, 2021. página 18.

  1. Do que trata o poema?
  2. Como o eu lírico descreve o cavalo?
  3. Nessa descrição, a que o eu lírico compara a cor do cavalo? Identifique no poema o verso em que essa comparação ocorre.
  4. Na sua opinião, por que os dois primeiros versos de cada estrofe se repetem ao longo de todo o poema?

A comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos. Por meio dela, atribuímos características de um desses elementos ao outro.

Ícone atividade em dupla.

3. Leiam a seguinte tirinha.

Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagem: Armandinho, menino de cabelos e bermuda em azul, de camiseta em branco. Pai de Armandinho, homem de calça em azul-claro, com sapatos em azul-escuro. Um sapinho de cor verde de olhos pretos e com sorriso. Q1 – à esquerda, Armandinho sujo de terra marrom com o corpo para a direita, olhando para cima e sobre a cabeça dele, sapinho. Ele fala: ANFÍBIOS SÃO INDICADORES AMBIENTAIS. À direita, o pai dele. Q2 – Foco em Armandinho na mesma posição, diz: A PRESENÇA DELES É SINAL QUE O LOCAL NÃO ESTÁ POLUÍDO! Q3 – à esquerda, Armandinho ainda com o sapinho sobre a cabeça, olhando para o pai com a boca fechada. O pai à direita, fala: POR FAVOR, FILHO... VÁ PARA O BANHO...

 BECK, Alexandre. Armandinho. [sem local], 27 março 2017. Tumblr: tirasarmandinho. Disponível em: https://oeds.link/hBYZnR. Acesso em: 14 julho 2022.

  1. Vocês sabem o que são indicadores ambientais? Caso não saibam, peçam auxílio ao professor.
  2. Como Armandinho justifica a afirmação feita no primeiro quadrinho?
  3. Considerando essa fala de Armandinho, podemos dizer que o pai se convenceu do argumento usado pelo garoto?
  4. Ao afirmar que os anfíbios são indicadores ambientais, Armandinho faz uma comparação direta ou indireta? Por quê?

A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra com sentido diferente do seu significado mais comum. Esse processo resulta de uma comparação indireta entre determinadas características presentes em dois elementos, uma relação de semelhança entre dois elementos.

Ícone atividade em dupla.

4. Observem este outro cartaz.

Cartaz. Cartaz na horizontal com fundo em preto. À direita, mulher vista dos cotovelos para cima, corpo para a esquerda, com as mãos sobre o rosto, cabelos presos penteados para trás e blusa de mangas compridas em branco. À esquerda, texto: É preciso mais respeito por quem tem o dever de salvar vidas. Denúncia: @sismuc.org.br. Na parte superior, à esquerda, logotipo: SISMUC. Ao centro, texto: A SAÚDE PEDE SOCORRO.

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CURITIBA. SISMUC lança campanha “A Saúde pede socorro”. Curitiba: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba, 18 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/EiKTRq. Acesso em: 3 junho 2022.

  1. Qual é o objetivo desse cartaz?
  2. Como vocês chegaram a essa conclusão?
  3. Na frase principal do cartaz, há uma expressão utilizada para sensibilizar o público. Qual é essa expressão?
  4. De que maneira essa expressão auxilia no objetivo do cartaz e, consequentemente, da campanha?
  5. O ato de pedir socorro é algo relacionado aos seres humanos. No cartaz, porém, essa expressão é utilizada em relação à “Saúde”. Que efeito de sentido esse uso produz em relação à mensagem veiculada?

A personificação, também chamada de prosopopeia, é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a seres inanimados características próprias de seres animados. Além disso, pode atribuir características humanas a seres não humanos.

5. As frases de para-choque de caminhão são conhecidas por trazerem reflexões sobre diversos temas. Muitas vezes, elas apresentam figuras de linguagem, pois esse recurso contribui para aumentar a expressividade dos enunciados. Vejam estas duas frases.

Ilustração. Vista parcial da traseira de um caminhão. Na parte inferior, no para-choque, uma placa na horizontal branca com texto: FELICIDADE É UMA VIAGEM, E NÃO UM DESTINO. Ilustração. Vista parcial da traseira de um caminhão. Na parte inferior, no para-choque, uma placa na horizontal branca com texto: SAUDADE NÃO TEM BRAÇOS, MAS APERTA.
Discuta com o colega o significado de cada uma dessas frases e identifique a figura de linguagem predominante nelas.

ORTOGRAFIA

Palavras derivadas, prefixos e sufixos

Responda às questões no caderno.

1. Leia a tirinha.

Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagem: Jones, sapo de cor verde, com os olhos azuis, detalhes na cabeça em amarelo de blusa de mangas compridas em roxo, calça branca e par de botas pretas. Minja sapo verde, detalhes em amarelo na cabeça e olhos pretos, com o mesmo tipo de roupa. As cenas se passam em uma cidade com prédio cinza e branco e mais ao fundo, outros em marrom claro, com céu em azul-claro. Q1 – Minja à esquerda, de frente para Jones, fala: O QUE TÁ FAZENDO TIRANDO XEROX DE TIRINHA ANTIGA, MINJA? À direita, Minja com duas folhas brancas com textos e ilustrações brancas, perto de máquina de xerox. Q2 – Foco em Minja que o responde: UÉ...HOJE NÃO E O DIA DE REPUBLICAR? Ele olha para a esquerda, segurando nas mãos, duas folhas brancas com texto e ilustrações em preto. Q3 – Jones à esquerda, com o cenho franzido, mãos para cima, exclama: É O FERIADO DA REPÚPLICA, MINJA! REPÚPLICA!!!

DOURADO Rafael. Sapo bróders. Disponível em: https://oeds.link/b9YGfW. Acesso em: 9 julho 2022.

  1. O que leva o amigo de Minja a fazer a pergunta do primeiro quadrinho?
  2. O que a resposta de Minja revela?
  3. O que gera o humor na tirinha?

O substantivo “República”, que aparece na tirinha, é uma palavra primitiva, ou seja, que dá origem a outras palavras, como republicano. Já o verbo “republicar” é uma palavra originada do verbo “publicar”, ou seja, é uma palavra derivada. A derivação é um processo que fórma palavras novas a partir de uma palavra já existente.

No caso da palavra “republicar”, houve acréscimo da partícula re-, que, no contexto, indica repetição. Essa partícula é denominada prefixo. Se considerarmos o verbo “publicar”, ele poderia se transformar em um substantivo, por meio do acréscimo da partícula -ção, dando origem à palavra “publicação”. Essa partícula recebe o nome de sufixo. Na derivação prefixal, surge uma palavra nova por meio do acréscimo de prefixo à palavra primitiva. Na derivação sufixal, surge uma palavra nova por meio de acréscimo de sufixo à palavra primitiva.

2. Forme outras palavras utilizando o prefixo re- e o sufixo -ção. Siga o modelo seguinte.

Palavra primitiva: fazer.

Sufixo: re-

Palavra derivada: refazer.

Palavra primitiva: reparar

Sufixo: -ção

Palavra derivada: reparação.

Em alguns casos, um mesmo prefixo ou sufixo pode ter significados complementares ou até mesmo diferentes. O sufixo -oso, por exemplo, pode dar a ideia de quantidade ou de presença. Já o prefixo in- pode indicar, além de negação, a ideia de falta, inclusão ou movimento para dentro.

Além disso, alguns prefixos e sufixos podem gerar dúvidas quanto à escrita, sobretudo aqueles que têm pronúncia igual em algumas situações. Por exemplo: en- ou in-, -ês ou -ez.

O prefixo en- indica introdução, mudança de estado etcétera: enriquecer. O sufixo -ês é utilizado para formar adjetivos a partir de substantivos: Portugal – português. O mesmo vale para o feminino desses adjetivos: portuguesa. Por fim, o sufixo -ez é utilizado para formar substantivos a partir de adjetivos: polido – polidez. O mesmo vale para palavras no feminino: áspero – aspereza.

3. Escreva no caderno as palavras a seguir, completando-as com um dos prefixos e sufixos indicados nos quadros.

in-                en-                -oso                -ês                -esa                -ez                -eza

Atividade. Formada por 29 palavras para completar. <espaço para completar>quieto, <espaço para completar>scrito, Cort<espaço para completar>,  Dificult<espaço para completar>, <espaço para completar>tardecer, <espaço para completar>terrar, Pequen<espaço para completar>, <espaço para completar>color, <espaço para completar> sinar, Graci<espaço para completar>, Pequin<espaço para completar>, <espaço para completar> velhecer, <espaço para completar>desejado, Sabor<espaço para completar>, Delicad<espaço para completar>, <espaço para completar>vernizar, Gener<espaço para completar>, Escass<espaço para completar>,  Maci<espaço para completar>, <espaço para completar>quadrar, Noruegu<espaço para completar>, Fregu<espaço para completar>, Gas<espaço para completar>, <espaço para completar>aceitável, Gentil<espaço para completar>, Burgu<espaço para completar>, Polid<espaço para completar>, Sabor<espaço para completar>, Fri<espaço para completar>. Ilustração. Uma menina vista da cintura para cima, de cabelos longos em tons de azul, usando blusa de mangas compridas em rosa. Ela segura na mão direita, um livro de capa azul e a mão esquerda sobre a cabeça. Perto da cabeça dela, um balão de fala branco com um ponto de interrogação dentro e linhas finas ao redor do balão.
Consulte o dicionário para conferir se você escreveu corretamente todas as palavras. Reescreva as que você não acertou.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

História em quadrinhos

Ícone atividade oral.
  1. Como você escolhe o que vai comprar? Conte aos colegas.
  2. Leia a agá quê a seguir, em que a Mônica e a Magali estão em uma loja.
História em quadrinhos. História em quadrinhos composta por seis quadros. Apresenta como personagens: Mônica, menina de cabelos pretos penteados para o lado direito com vestido de mangas curtas em vermelho. Magali, menina de cabelos pretos, usando vestido de mangas curtas em amarelo. Ambas estão descalças. As cenas se passam em uma loja de brinquedos. Q1 – Texto: Turma da Mônica. Meu bolso Feliz. Iniciativa: SPC Brasil. meubolsofeliz.com.br Dentro da loja, perto de brinquedos e um ursinho de pelúcia médio em marrom e uma bola verde. À esquerda, Mônica caminhando para a direita, com os braços para frente e olhos bem arregalados, fala: OLHA O PREÇO, MAGALI! À direita, perto do urso de pelúcia, Magali de olhos fechados, mãos dadas, caminhando para frente e com um coração vermelho perto do rosto, fala: AI! QUE URSINHO MAIS FOFO! Q2 – Mônica olhando para a esquerda, com o braço esticado apontando com dedo indicador para a mesma direção. Perto dela, um berço pequeno de cor amarela com um coração vermelho e fala: EU GOSTEI DESSE BERCINHO DE BONECA! À direita, Magali, olhando para a esquerda, com olhos e boca abertos, ela afirma: OLHA O PREÇO, MÔNICA! Q3 – Mônica e Magali caminhando para a direita, de olhos fechados, sorrindo, apontando para frente. Perto do corpo delas, à direita, uma casinha de telhado vermelho, paredes lilás e ao redor, parte em amarelo contornando. Na parte superior, à direita, um pássaro pendurado de penas verdes. As meninas falam: OLHA O PREÇO! HÊ, HÊ, HÊ.. Q4 – Mônica à esquerda e Magali caminhando para frente. Perto delas, uma mulher em pé, próximo de três caixas coloridas. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, blusa de mangas curtas e sapatos lilás, com saia em preto. A mulher está com o corpo inclinado para frente e pergunta: E AÍ, MENINAS? GOSTARAM DE ALGUMA COISA? Elas respondem: DE TUDO! Q5 – Fundo em laranja. À esquerda, Mônica e Magali vistas dos ombros para cima, de olhos fechados. Mônica fala: MAS NÃO VAMOS LEVAR NADA! Magali, diz: ESTAMOS PESQUISANDO PREÇOS! À direita, mulher de cabelos pretos penteados para trás, com o dedo indicador sobre o queixo, olha para frente com os olhos bem abertos e sobre a cabeça dela, balão de fala de ponto de interrogação. Q6- Perto da porta da loja, Mônica e Magali caminhando para a direita, olhando para a esquerda, em direção à mulher de cabelos pretos para trás. Mônica fala: MAS, PROVAVELMENTE, VAMOS VOLTAR COM OS NOSSOS PAIS! Magali à direita, comenta: A SUA LOJA É A QUE TEM OS PREÇOS MAIS EM CONTA ATÉ AGORA! Perto da mulher, balão de fala com ponto de exclamação dentro. Em segundo plano, brinquedos e três homens dentro da loja caminhando. Texto: FIM.

SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica: Revistas especiais, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/dmRTf7. Acesso em: 27 maio 2022.

  1. Imagine que você recebeu algum dinheiro e um dos seus familiares quer saber o que você vai fazer com ele. Escolha uma das atitudes e explique aos colegas o porquê dessa decisão.
    1. Poupar o dinheiro.
    2. Gastar o dinheiro de imediato.
    3. Planejar como gastar o dinheiro a médio prazo.
  2. Agora, leia a agá quê do Cascão indo às compras com o pai.
História em quadrinhos. História em quadrinhos composta por sete quadros. Apresenta como personagens: Cascão, menino de cabelos crespos pretos, usando camiseta amarela, jardineira em vermelho, com traços pretos sobre as bochechas. Pai de Cascão, de cabelos crespos e bigode pretos, com camiseta de gola azul-claro e borda em branco, calça e sapatos pretos. As cenas se passam em local com vitrines de lojas. Q1 – Texto: Turma da Mônica. Meu bolso Feliz. Iniciativa: SPC Brasil. meubolsofeliz.com.br O pai do Cascão à esquerda, caminhando para a direita, com a mão esquerda sobre a boca, olhos bem abertos. Cascão à frente dele, caminhando e com o braço esquerdo esticado, apontando com o dedo indicador para uma vitrine de sapatos com etiquetas, diz: É ESSE O TÊNIS QUE EU QUERO, PAI! O pai do Cascão, diz: HUM? TUDO BEM! VOU COMPRAR! Q2 – Pai de Cascão com o corpo para a esquerda, de olhos fechados, boca aberta, com o dedo indicador da mão direita para cima, de olhos fechados, fala: MAS VAMOS PRA OUTRA LOJA DE CALÇADOS! À direita, Cascão com o corpo para a direita, olhos e boca bem abertos, com o braço esquerdo para frente, pergunta: POR QUÊ? Q3 – Pai de Cascão à esquerda, visto da cintura para cima, braços para a esquerda, olhando para a direita, responde Cascão: VOCÊ VIU O PREÇO DAQUELE TÊNIS? É TODO O DINHEIRO QUE EU TENHO! À direita, Cascão visto dos ombros para cima, com os olhos fechados, braços abertos e com o dedo indicador da mão direita, para cima, fala: É QUE ELE É DE MARCA! Q4 – Pai de Cascão caminhando para a esquerda, de frente para uma outra vitrine de loja de sapatos. Ele está com o dedo indicador para a vitrine e fala: OLHA AÍ, O MESMO TÊNIS! E ESTÁ BEM MAIS BARATO! À direita, Cascão caminhando à esquerda, com a mão direita de frente para boca, fala: É MESMO! Q5 – O pai entra na loja, vê-se a perna e o pé dele. À direita, Cascão caminhando para a esquerda, com olhos bem abertos olhando para a esquerda. O pai do Cascão fala: PESQUISANDO PREÇOS, FAZEMOS BONS NEGÓCIOS, FILHO! Perto do rosto de Cascão, balão de fala com o sinal de exclamação dentro. Q6 – À esquerda, a loja vista parcialmente com vitrine. O pai dentro da loja, não visto, fala: E AÍ, GOSTOU DO SEU TÊNIS NOVO? Cascão sai para a direita, calçado com par de sapatos em cinza, olhando para eles, responde: SIM, PAI! Q7 – À esquerda, pai de Cascão caminhando para a direita, segurando na mão direita, uma sacola em bege-claro. Ao lado dele, Cascão caminhando para a direita, olhando para o par de tênis em branco e vermelho nos pés do pai e comenta: MAS EU TAMBÉM GOSTEI DO SEU! Mais ao fundo, à direita, silhueta de uma casa em preto. Texto: Fim.

SOUSA, Mauricio de. Turma da Mônica: Revistas especiais, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/dmRTf7. Acesso em: 27 maio 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Qual é o assunto dessas duas histórias em quadrinhos?
  2. Releia a primeira agá quê apresentada.
    1. O que a Mônica e a Magali estão fazendo?
    2. Elas compraram algum brinquedo?
    3. Copie as falas do quadrinho que explica o que elas estão fazendo.
    4. Explique com as suas palavras o que significa “pesquisar preços”.
  3. A Mônica e a Magali ainda pretendem comprar algum brinquedo? Identifique o quadrinho que explica a decisão delas.
  4. Releia a última fala da Magali. O que significa a expressão “mais em conta”?
    1. Que os preços da loja estão em uma conta.
    2. Que os preços da loja estão mais baixos que os de outras lojas.
    3. Que a vendedora da loja sabe fazer conta.
  5. Com essa atitude, a Mônica e a Magali demonstram que:
    1. são consumidoras conscientes.
    2. não se importam de pagar mais por um produto de que gostaram.
  6. Vamos agora analisar a agá quê do Cascão. O que ele e seu pai estão fazendo na loja?
  7. Qual foi a atitude do pai do Cascão na primeira loja?
    1. Entrar na loja e comprar o tênis de que o filho gostou.
    2. Dar o dinheiro para o Cascão comprar o tênis em qualquer loja.
    3. Dar meia-volta e ir para outra loja de calçados.
  8. Como podemos deduzir que o pai do Cascão deu meia-volta?
  9. Reproduza o argumento que explica por que o pai do Cascão não comprou na primeira loja. Releia a resposta do Cascão para o pai. O argumento utilizado por ele seria suficiente ou não para você comprar? Explique a sua resposta.
  1. Qual foi o conselho que o pai do Cascão deu a ele?
  2. Releia os dois últimos quadrinhos. Cascão finalmente encontrou um tênis!
História em quadrinhos. Os dois últimos quadrinhos descritos anteriormente: Q6 – À esquerda, a loja vista parcialmente com vitrine. O pai dentro da loja, não visto, fala: E AÍ, GOSTOU DO SEU TÊNIS NOVO? Cascão sai para a direita, calçado com par de sapatos em cinza, olhando para eles, responde: SIM, PAI! Q7 – À esquerda, pai de Cascão caminhando para a direita, segurando na mão direita, uma sacola em bege-claro. Ao lado dele, Cascão caminhando para a direita, olhando para o par de tênis em branco e vermelho nos pés do pai e comenta: MAS EU TAMBÉM GOSTEI DO SEU! Mais ao fundo, à direita, silhueta de uma casa em preto. Texto: Fim.
  1. Que recursos não verbais reforçam a fala do personagem de que gostou do tênis novo?
  2. Eles compraram mais alguma coisa? Como você descobriu?
  3. Que mensagem você depreende desses quadrinhos?

12. Volte ao primeiro quadrinho das duas agá quês e descubra o slogan das histórias.

  1. Que mensagem ele transmite?
  2. Crie um novo slogan para essas histórias. Depois, compartilhe-o com os colegas.

Educação financeira

  1. Quais destes ditados podem ser relacionados ao uso consciente do dinheiro? Converse com os colegas.
    1. De grão em grão, a galinha enche o papo.
    2. Quem come e guarda, duas vezes põe a mesa.
    3. Não conte com o ovo dentro da galinha.
    4. Quem tem cem, mas deve cem, pouco tem.
  2. Escolha um dos ditados e explique por escrito como ele se relaciona com o uso consciente do dinheiro.
    1. Mostre sua explicação a um colega e leia a que ele escreveu. Verifiquem se vocês concordam ou não com o argumento da explicação dada por cada um.
    2. Agora, compartilhe com os colegas e o professor.
  3. Pesquise como cada colega administra o seu dinheiro e quais atitudes costuma ter ao comprar. Siga as orientações do professor.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Polissemia, homonímia, sinonímia e antonímia

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Leia o poema para responder às questões.

O cobrador

A cobra foi cobrar as contas

Que ela tinha de cobrar.

 

Eram tantas, tantas contas,

Todas contas de um colar.

 

Mas para cobrar essas contas,

As contas tinha de contar.

 

Contas e contas contou,

Nenhuma sem descontar.

 

E bem tonta, afinal de contas,

A cobra começou a errar.

 

Contava errado, descontava,

Contava de novo, somava.

 

E então, como num conto,

Rompeu-se o fio do colar.

 

E as contas todas, de repente,

Caíram, sem conta, a rolar.

 

E a cobra, assim, tonta, tonta,

Tonta, tonta, se pôs a chorar.

Ilustração. Uma cobra de cor verde e amarela, com o corpo na vertical, olhos amarelos com detalhes em marrom, língua em preto para fora e cauda longa.

CAPPARELLI, Sérgio. O cobrador. : CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: Ele e Pê ême, 2019. página 99.

  1. De acordo com o texto, o que teria levado a cobra a chorar?
  2. O autor faz um jôgo com a palavra “conta”, aproveitando que ela tem mais de um significado. Quais significados dessa palavra são trabalhados no poema?

Uma mesma palavra pode ter diferentes significados, tal como vimos no poema. A esse fenômeno damos o nome de polissemia.

  1. Partindo dessa definição, cite outras palavras polissêmicas que você conhece.
  2. Observe este cartaz.
Cartaz. Ao centro, uma placa de formato de um losango amarelo, com texto e ilustração em preto: No trânsito os maiores cuidam dos menores. Na parte inferior, silhuetas de um ônibus, carros, moto, bicicleta e pessoa andando. Ao fundo, imagem desfocada de uma cidade com prédios e ruas.

QUEM requer maior cuidado no trânsito? Respeite os pedestres, ciclistas e motoqueiros. Prefeitura de Itajaí, Itajaí, 22 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/4St4hY. Acesso em: 4 junho 2022.

  1. Qual é o objetivo do cartaz?
  2. Como podemos saber a quem se referem os termos “maiores” e “menores” citados na parte superior do cartaz?
  3. Nesse contexto, as palavras “maiores” e “menores” estabelecem que relação de significado?

Os antônimos são palavras que, em determinado contexto, expressam significados opostos. Já os sinônimos são palavras de sentido aproximado que, em determinado contexto, podem ser substituídas umas pelas outras.

  1. Indique um sinônimo para o verbo “cuidar” utilizado no cartaz da atividade 3.
  2. Leia a tirinha.
Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho de cabelos e bermuda em azul. Pai de Cascão, visto da cintura para baixo, de calça em azul-claro, sapatos em cinza. Um sapinho de cor verde, olhos pretos, com um sorriso. Q1 – Texto: ADORAMOS CESTAS... Armandinho, com camiseta laranja, sentado dentro de uma cesta com o sapinho de frente para ele. Q2 – Texto: ADORAMOS SESTAS... Armandinho ao lado do sapinho deitados, com o corpo estirado em um sofá rosa-claro. Armandinho de boca aberta. Q3 – Texto: ...ADORAMOS SEXTAS! À esquerda, Armandinho com o corpo para a direita, com roupa de piscina, par de óculos no rosto, bermuda vermelha e boia laranja na cintura. Sobre a cabeça dele, sapinho com chapéu bege sobre a cabeça. À direita, pernas do pai, para a direita.

BECK, Alexandre. Armandinho, Santa Maria, 4 dezembro 2015. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/0EgH7d. Acesso em: 4 junho 2022.

  1. Qual é o humor da tirinha?
  2. Leia as palavras “cestas” e “sextas” em voz alta. Elas apresentam alguma diferença na pronúncia?

6. As palavras destacadas na atividade anterior são homônimas? Como elas se classificam?

VOCÊ É O AUTOR!

Poema visual

  1. Você sabe ou imagina o que é um poema visual? O que pode haver de diferente nesse poema?
  2. Você conhece algum poema visual? Em caso afirmativo, qual?
  3. Observe um poema visual de Sérgio Capparelli.
Poema visual. Fundo em amarelo, em formato de trapézio. Dentro, em linha preta de formato de um corpo para a direita, sentado em um trapézio invertido. A linha do trapézio é feita com a palavra TRAPÉZIO em preto. Abaixo desse trapézio, está a metade superior de um trapézio em branco; a linha do trapézio é feita com a palavra TRAPÉZIO em branco e invertida. Na parte superior, texto: O TRAPÉZIO E O TRAPEZISTA. Em cada ponta, um fio do trapézio desenhado.

CAPPARELLI, Sérgio; Gruzínsqui, Ana Cláudia. O trapézio e o trapezista. In: CAPPARELLI, Sérgio; Gruzínsqui, Ana Cláudia. A casa de Euclides: elementos de geometria poética. Porto Alegre: Ele e Pê ême, 2013. página 41.

A poesia visual explora a criação de imagens nos poemas, priorizando o efeito visual por meio da disposição de letras e palavras na página, entre outros elementos, como uso de cores. Em um poema visual, imagem e linguagem verbal se complementam para a criação dos sentidos do texto.

Escolha do tema

  1. Agora, o poeta será você! Selecione um ofício ou uma profissão do seu interesse para criar seu poema visual.
  2. Escreva uma lista de palavras que se relacionam com o tema. Não esqueça que algumas palavras podem rimar.

Seleção de imagens

6. Escolha imagens em livros, revistas ou sites que combinam com o tema escolhido.

  1. Selecione, entre as imagens escolhidas, aquelas que melhor representam o ofício.
  2. Pense em movimentos e sons que se relacionam ao tema.
  3. A partir daí, combine a imagem, a repetição do movimento ou do som e algumas das palavras que rimam. Deixe a criatividade ajudar nesse trabalho, no qual a linguagem se apoia na imagem, na sonoridade e na rima.

Escrita do poema visual

  1. Escreva seu poema visual em uma folha à parte e verifique alguns pontos.
    1. Escreveu todas as palavras de fórma adequada e respeitando a estrutura da imagem escolhida?
    2. Organizou o texto com o formato gráfico de acordo com a escolha do tema?
    3. A imagem e o texto do poema visual estão relacionados com o tema que você escolheu?
  2. Reescreva ou acrescente o que achar necessário.

Preparo da apresentação

9. Você e os colegas vão organizar uma apresentação dos poemas visuais para outra turma da escola. Combinem com o professor o dia da exposição e quem será convidado.

a) Lembre-se de providenciar uma cópia com a imagem do poema para expor no dia da apresentação.

Apresentação

10. Na exposição, apresente o seu poema visual para os convidados e explique o tema que escolheu.

ORALIDADE

Sarau poético

1. Com os colegas, façam uma leitura coletiva do poema de José De Nicola. Cuidem da entonação da voz e do ritmo para recitar o poema de fórma expressiva.

Ofícios

Andando um dia pela mata

me surpreendi com a bicharada [agitada.

Cada um fazia um comício

em defesa de seu ofício:

 

“Marceneiro ou carpinteiro

para mim é tudo igual”

– diz o ocupado Pica-pau –

“trabalho bem qualquer madeira.”

(Mas desconfio que, de verdade,

a sua especialidade

é só fazer peneira!)

 

“Eu faço buraco sem fim,

fininho, fininho assim!”

– grita, coberto de pó, o Cupim.

 

“Construo o meu próprio teto,

sou pedreiro e arquiteto.

Minha casa é redonda

e não tem janela

mas a porta está sempre aberta.

E mais: nela não se passa fome”

avisa o João-de-barro

transportando a matéria-prima

na cor,

   no bico,

      no nome.

“Aproveito a noite sem sono

e protejo a mata em seu abandono.

 

Enquanto todos dormem,

sou guarda-noturno:

fico de ôlho no fogo,

na bruxa

e, principalmente, no bicho-homem”

– fala, cansada, a Coruja.

 

E assim, todos fazem seu comício.

Menos um.

Pendurado em um canto,

paralisado como que por encanto,

um bicho tem ofício

muito estranho:

só enche a linguiça

esse danado do

Bicho-preguiça.

Ilustração. Uma estrutura com o formato redondo em marrom e dentro, vê-se um ninho em marrom e perto, à direita, dois pássaros vistos de costas, um de tamanho grande de penas em laranja-claro e partes em vermelho na cabeça e no rabo. Em seu ombro esquerdo, um pássaro de penas em azul. Ao fundo, um tronco de árvore em marrom e de frente para ele, um pássaro pica-pau de penas em vermelho no dorso da cabeça, cara em branco, bico fino preto e corpo com penas em branco e preto, fazendo um furo no tronco. Em segundo plano, galhos marrons e árvores em verde.

DE NICOLA, José. Ofícios. : DE NICOLA, José. Entre ecos e outros trecos. São Paulo: Moderna, 2002. página 38-39.

Organização do sarau

  1. Que tal organizar a apresentação do sarau com os colegas e o professor? Para isso, conversem sobre os seguintes itens:
    1. quem serão os convidados e como será feito o convite;
    2. o dia, o horário e o local do sarau;
    3. a disposição das cadeiras no local (em círculo ou semicírculo, por exemplo);
    4. o material necessário para realizar o sarau;
    5. a divisão das tarefas na organização e no dia do evento;
    6. a ordem de apresentação dos poemas;
    7. quem fará a introdução e o fechamento do sarau.

Escolha o seu poema

3. Agora, é hora de escolher alguns poemas para recitar. Com a turma e o professor, visite a biblioteca.

  1. Folheie os livros de poemas disponíveis e leia alguns.
  2. Escolha aquele de que você gostou mais. Se ficar na dúvida entre dois ou três, observe qual deles transmite a mensagem ou os sentimentos que você quer passar aos convidados.

Ensaio

4. Para recitar o poema, você precisa ensaiar. No sarau, você não deve ler o poema, por isso o ensaio é importante.

  1. Escreva o poema em uma folha à parte para a apresentação. Lembre-se: é apenas um apoio, não é para ler.
  2. Durante o ensaio, observe a entonação, a postura, a interpretação e o ritmo mais adequados para recitar o poema que você escolheu.
  3. Use um tom de voz audível a todos.
  4. Articule bem as palavras.
  5. Preste atenção em seus gestos e suas expressões faciais e corporais.

Se todos recitarem, revezem-se nas tarefas de ensaiar e orientar os ensaios, fazendo observações e dando sugestões.

5. Quando estiver recitando o poema, olhe para todos da plateia e não apenas para uma pessoa ou um lugar. Recite o poema da maneira mais natural possível, lembrando que você estará ao mesmo tempo expressando sentimentos e emoções.

CLUBE DO LIVRO

Durante este bimestre trabalhamos com narrativa de aventura, com texto dramático, poemas e histórias em quadrinhos, encontrados em meios impressos e digitais.

Ilustração. Paisagem em tons de azul-escuro, com céu noturno e vista geral de cidade. À esquerda, torre na vertical, onde vê-se um relógio redondo claro. Ao redor, prédios de tamanhos diferentes, alguns com cúpulas. Na parte superior, céu azul-escuro com nuvens claras. À direita, uma lua redonda branca e perto dela, sombra de uma pessoa sobrevoando com os braços abertos e uma perna esticada para baixo. À direita, uma silhueta menor de uma pessoa segurando com o braço, um guarda-chuva, voando também.
As aventuras de Piter pã e seus personagens nos encantaram com as narrativas e o texto dramático.
Cena de videopoema. Local com hastes em marrom na vertical e outras na horizontal, de forma arredondada. Ao centro, forma branca com duas partes compridas na vertical. Na parte inferior, faixa em amarelo, onde está escrito: UNHAR. Mais abaixo, texto: as UNHAS são cascos da gente – Unhar quando lutar – servem pra pintar quando enfeitar.
O videopoema é mais um gênero gravado pelo menos parcialmente em vídeo e divulgado em meio digital. Conheça o videopoema “Cascos”. Disponível em: https://oeds.link/CKF163. Acesso em: 28 maio 2022.

Chegamos ao fim do último bimestre do ano! É hora de compartilhar com os colegas as informações e avaliações do livro que você leu. Retome a ficha de leitura que você preencheu, para ajudá-lo a relembrar os itens importantes.

Relembrar

  1. Traga para a escola o livro que você leu com a ficha de leitura preenchida. Se precisar, folheie o livro, releia alguns trechos, relembre os nomes dos personagens.
  2. Lembre-se de que logo mais vamos organizar uma feira do livro, na qual poderemos expor tudo o que lemos e produzimos ao longo do ano. Haverá também grupos apresentando esquetes, o sarau poético e a exposição dos poemas visuais.

Apresentar e avaliar

Ícone atividade em dupla.

3. Junte-se a um colega e conte sobre o livro que leu. Faça um resumo do enredo, baseado na ficha de leitura e no esquete que criou para apresentá-lo.

  1. Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia trechos para o colega, para exemplificar alguns aspectos da história.
  2. Ao final de sua exposição, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
  3. Em seguida, ouça atentamente o resumo do livro que o colega leu. Se quiser, faça notas e peça esclarecimentos para os trechos que não ficaram tão claros.
  4. Para concluir, crie uma avaliação para o livro que você leu e explique aos colegas se recomenda ou não a leitura e por quê. Faça um breve comentário com a sua opinião.

Lembrem-se de registrar o tempo de apresentação de cada esquete, para ajudar na organização do dia da apresentação.

Preparação da feira do livro

  1. Você criou o seu esquete de um trecho do livro que leu. Chegou o momento de ensaiar para apresentá-lo à comunidade escolar e aos familiares.
    1. Apresente-o aos colegas da turma, como se fosse o dia da feira.
    2. Depois, ouça os comentários e as contribuições dos colegas.
    3. Faça as melhorias que considerar necessárias.
      Ícone atividade em grupos.
  2. Combinem com o professor o dia e o local da escola em que a feira do livro será realizada.
  3. Criem o convite e cartazes para comunicar o evento à comunidade escolar e aos familiares.
  4. Façam uma lista do que será preciso providenciar, como:
    1. mesas, murais ou locais de exposição dos livros, das poesias visuais, dos cartazes de publicidade e dos materiais produzidos no clube do livro;
    2. espaço para o sarau poético e a apresentação dos esquetes, com cadeiras; pode ser na biblioteca ou em um local aberto, mas que tenha um ambiente agradável, propício para as apresentações;
    3. aparelho de som e microfones.

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

1. Leia o poema “Macarronada”.

Macarronada

Macarrão, macarronada,

Nada

De tão bom, na panela,

Nela

A fome se consome,

Some

E depois se transforma,

fórma

Macarrão, macarronada.

Fotografia. Um menino sentado de frente para uma mesa de cor bege-claro, comendo macarrão bege e molho vermelho. Ele tem cabelos castanhos, com camisa de mangas curtas e azul, de bolinhas brancas, segurando na mão, um garfo com macarrão perto da boca. O menino está com o corpo um pouco inclinado e cabeça um pouco para baixo com a boca bem aberta. Ao fundo, pia e utensílios de cozinha em parede de bloco marrom.
De origem incerta, o macarrão teria chegado ao Ocidente no século treze, trazido da China por Marco Polo. No Brasil, chegou com os imigrantes que vinham da Itália no século dezenove e logo se popularizou.

CAPPARELLI, Sérgio. Macarronada. ín: CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto Alegre: Ele e Pê ême, 2019. página 24.

  1. Qual é o assunto ou tema do poema?
  2. Observe os versos e copie as palavras que rimam.
  3. O que essas palavras têm em comum?

2. Observe as palavras seguintes e identifique a relação de derivação em cada dupla.

a)

macarrão  – macarronada

b)

forma – transforma

c)

some – consome

  1. Quais são as características de uma história em quadrinhos?
    1. Costuma ter um título.
    2. As imagens dos personagens podem expressar emoções e as situações que estão vivendo.
    3. Os balões podem trazer textos, imagens e onomatopeias.
    4. Há a presença de recursos não verbais.
  2. Leia a tirinha.
Tirinha. Tirinha em preto e branco. Composta por três quadros. Apresenta como personagens: Calvin, menino de cabelos arrepiados, vestindo camiseta com listras na horizontal, calça de cor escura e Haroldo, tigre com listras em branco e preto e focinho escuro. As cenas se passam em local aberto. Q1 – Haroldo em pé, de frente para Calvin. Ele pergunta: JÁ TEVE ALGUMA IDEIA PARA A SUA HISTÓRIA? À direita, Calvin ajoelhado em cercado de areia, olhando para trás em direção a Haroldo, fala: AINDA NÃO. ESTOU ESPERANDO A INSPIRAÇÃO. Perto dele, na areia: carrinhos. Q2 – Foco em Calvin, sobre areia, com um caminhão de brinquedo à direita dele. Ele olha para frente, com os olhos bem abertos e diz: NÃO DÁ PRA LIGAR A CRIATIVIDADE COMO SE FOSSE UMA TORNEIRA. VOCÊ TEM QUE ESTAR NO CLIMA... Q3 – Dentro de terreno com areia e cerca, Haroldo sentado para a direita, segurando nas mãos, um caminhão de brinquedo e pergunta para ele: E QUE CLIMA É ESSE? À direita, Calvin, sobre areia, com o corpo para frente, com o carrinho nas mãos. Ele fala: O DA PRESSÃO DE ÚLTIMA HORA. Ao fundo, vista parcial de duas árvores e folhas na parte superior.

WATTERSON, Bill. O melhor de Calvin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 maio 2022. Caderno 2, página C6.

  1. Para justificar o fato de ainda não ter uma ideia para sua história, Calvin se vale de uma comparação. Retire do texto o trecho em que essa figura de linguagem ocorre.
  2. Por que a tirinha é engraçada?
  3. A palavra “ligar”, utilizada no segundo quadrinho, é polissêmica. Com qual sentido ela foi utilizada nesse contexto? Qual outro significado dessa palavra você conhece?

5. Leia esta outra tirinha.

Tirinha. Composta por um quadro. Ao centro, dois homens um do lado do outro. O da esquerda usa chapéu pequeno cinza e preto sobre a cabeça, de casaco de mangas compridas em vermelho, de camisa por dentro em amarelo e na parte inferior, calça e sapatos em preto. Ao lado dele, com o corpo na mesma direção, com chapéu verde sobre a cabeça, blusa branca por dentro, casaco verde por cima e calça em xadrez em azul. O homem de chapéu cinza, segura com a mão direita, uma banana amarela em um cacho. Perto, um caixote com verduras e acima, título: HORTIFRÚTI. À direita, texto: POR QUE AS BANANAS ESTÃO SEMPRE VERDES OU MADURAS, MAS NUNCA NO PONTO?

Teivis, bóbi. Frenc end Érnest. Estadão, São Paulo, 4 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/8KKlRu. Acesso em: 4 junho 2022.

  1. Onde se passa a situação retratada na tirinha?
  2. De que maneira a parte visual da tirinha se liga à reflexão de um dos personagens?
  3. Que relação as palavras “verdes” e “maduras” estabelecem entre si nesse contexto? Partindo dessa relação, como elas podem ser classificadas?

VAMOS COMPARTILHAR

Feira do livro

Organização

  1. Durante o bimestre, algumas atividades foram elaboradas para serem apresentadas no final do ano. São elas:
    1. O esquete do Clube do livro e todas as propostas desenvolvidas nele para uma exposição, como os livros lidos pela turma, as fichas de leitura, as resenhas críticas, os cartazes e outros materiais que considerarem interessantes.
    2. Os poemas visuais produzidos na seção Você é o autor!, para apresentarem e exporem na feira do livro.
    3. O sarau poético com os poemas que vocês escolheram para declamar, em uma leitura expressiva.
  2. Vocês trabalharam muito e agora poderão mostrar à comunidade escolar e aos familiares como progrediram durante o ano!
  3. Distribuam o convite e os cartazes que criaram para comunicar o evento à comunidade escolar e aos familiares.
  4. Durante a feira, tenham em mãos a programação das apresentações e a definição dos locais dos eventos para informar aos convidados.

Montagem da feira

5. Uma vez definidos os ambientes na escola para as exposições e apresentações, sigam estas orientações para a montagem da feira.

  1. Para expor os livros que vocês leram no decorrer do ano, utilizem um ambiente com mesas e/ou estantes. Pode ser um espaço da biblioteca, por exemplo.
  2. Para as apresentações dos esquetes e do sarau poético, o espaço deverá ter cadeiras para que as pessoas possam se acomodar.
  3. Verifiquem o funcionamento do aparelho de som e dos microfones.
Ilustração. Nove jovens um próximo ao outro, vistos da cintura para cima, cada um segurando um livro na mão. Da esquerda para a direita: um jovem de cabelos castanhos de camisa de mangas curtas e gola, com livro de capa cinza e preto. Ele segura um livro de capa em verde e preto no alto, para uma garoto que o segura também. Esta tem cabelos longos escuros, de camiseta azul e calça preta. À direita, menina de cabelos castanhos para trás, com o livro aberto sobre mesa, mão direita sobre livro e mão esquerda sobre o rosto. Ao fundo dela, garoto de cabelos pretos com blusa de mangas compridas em amarelo, visto de costas, com o braço esquerdo para cima e na mão direita, segura um livro de capa marrom-escuro. Perto dele, uma pessoa de cabelos longos azuis, par de óculos de grau e segurando nas mãos, livro de capa laranja e preto. Em segundo plano, um menino de cabelos preto     gorro bege e blusa de mangas compridas em verde e partes em preto, com a mão esquerda sobre o livro marrom do menino de blusa amarela. Na ponta da direita, uma menina sentada com o corpo para a esquerda, de cabelos até os ombros castanhos, com blusa regata em azul e calça preta, com pulseiras na mão esquerda, segurando um livro de capa azul e com a outra mão erguida, tenta pegar o livro marrom do menino de roupa amarela. Próximo a ela, sobre a mesa, livros empilhados. Um homem de cabelos e barba escuros, com blusa de mangas compridas em vermelho com listras finas na vertical, segurando nas mãos livros empilhados. Ao fundo, um homem de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em bege e calça marrom, segurando nas mãos, um livro de capa em azul-claro e partes em branco.

6. Vamos organizar cada espaço pensando na sua funcionalidade e usos, começando pelo Clube do livro!

  1. Os materiais do Clube do livro são um convite para os colegas e familiares acompanharem toda a produção do ano e como compartilharam as leituras.
  2. Organizem as produções por bimestre, para mostrarem sua evolução e os gêneros textuais que foram explorados.
  3. Uma fórma de convidar as pessoas à leitura é criar um cantinho aconchegante para conhecer os livros que vocês leram, acompanhados das fichas de leitura, das resenhas críticas, dos cartazes publicitários.

Sarau poético

7. O espaço para o sarau poético pode ser o mesmo dos esquetes, mas façam uma ambientação diferente para cada apresentação, para o público compreender a diferença de clima!

  1. Se for possível, tragam para esse momento os livros de poesia que pesquisaram para escolher os poemas que vão declamar. Novamente, as pessoas podem ser convidadas a ler depois das apresentações.
  2. Para o sarau, fiquem atentos à entonação, à postura, à interpretação e ao ritmo mais adequado para recitar o poema.
  3. Levem a folha em que escreveram o poema para servir de apoio. Não é para ler!
  4. Recitem o poema da maneira mais natural possível, lembrando que vocês estarão ao mesmo tempo expressando sentimentos e emoções.
  5. Organizem no espaço as poesias visuais que vocês produziram. Não se esqueçam de identificar com etiquetas os nomes dos autores.

Relatos e avaliações

  1. Depois da feira do livro, chegou o momento de avaliar o evento.
    1. Relate aos colegas e ao professor como foi sua experiência. Avalie sua participação na organização e nas apresentações, apontando eventuais falhas e sucessos.
    2. Ouça o relato de experiência dos colegas, para saber se conseguiram apresentar o que prepararam.
  2. Conversem sobre como foi a participação da comunidade, bem como a reação da plateia.
  3. Para finalizar, apontem o que poderia ser melhorado em uma próxima ocasião. Quem sabe no 7º ano...

Glossário

buçal
: arreio colocado na cabeça e pescoço do cavalo.
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fremir
: fazer muito ruído; rugir.
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ginete
: cavaleiro que andava armado de lança e adaga.
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macega
: tipo de erva daninha que nasce em terras cultivadas.
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