UNIDADE 3  Qual é a opinião?

Nesta unidade, vamos trabalhar alguns gêneros opinativos. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!

Fotografia. Uma mulher sentada em uma poltrona vermelha, de cabelos curtos escuros com franja e blusa de mangas compridas em azul-escuro e blusa por dentro em preto. A mão direita perto do rosto e na mão esquerda, folha de cor branca. Ao redor, outras poltronas vermelhas e parede ao fundo em preto.

EU SEI

Como posso dar opinião?

Explorar textos que possam expressar opinião e sua função social.

Fotografia. Um menino sentado de frente para uma mesa de madeira. Ele tem cabelos escuros e crespos, de camisa de mangas compridas em xadrez em azul, branco e cinza, com um fone externo sobre a cabeça em branco e azul. Ele olha para frente, em direção a um computador portátil em cinza e na mão esquerda, segurando uma caneta e escreve sobre caderno aberto em bege-claro. Ao fundo, estantes em branco com prateleiras e gavetas.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Carta do leitor

Compreender as características da carta do leitor, o contexto de produção e os meios de circulação.

Capítulo 2 – Resenha crítica de um filme

Reconhecer os meios impressos e digitais em que as resenhas críticas circulam.

Respostas e comentários

UNIDADE 3

Qual é a opinião?

Introdução

Os gêneros textuais abordados nesta unidade são a carta do leitor e a resenha crítica. Além disso, por meio do estudo de vlogues de críticas de filmes, os estudantes vão compreender o que são e como estão estruturados os vlogues, para que possam criar seu próprio programa.

Serão também abordadas diferentes situações de concordância nominal e a acentuação de palavras paroxítonas e proparoxítonas.

No Clube do Livro, os estudantes deverão compartilhar suas experiências de leitura com os colegas e utilizar o conhecimento adquirido na unidade sobre resenhas críticas para avaliar o livro lido por eles.

Competências gerais da Educação Básica

  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  2. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de fórma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de fórma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Ilustração. Em um local aberto. Na parte inferior, grama e vegetação verde. À esquerda, um tronco de árvore marrom. Sobre ela, um urso de pelos de cor marrom, pendurado sobre o tronco e à direita, um tigre-dentes-de-sabre com a pata à esquerda sobre o tronco, olhando para o urso. Ele tem pelos em amarelo e partes em castanhos. Ao fundo, morros e vegetação. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua, sistematização e ampliação da aprendizagem.

Fotografia. Uma pessoa segurando um suporte na vertical em preto onde há acoplado um celular na horizontal. Pelo celular, vê-se a imagem de uma mulher à frente. Ela tem cabelos crespos escuros, usando uma blusa regata de gola em amarelo, com detalhes nas mangas em preto. Ela olha para frente, com a boca um pouco aberta. Ao fundo, um automóvel passando visto parcialmente em branco e azul.

VAMOS COMPARTILHAR

Produção de vlogue

Promover a comunicação com os colegas e a comunidade escolar por meio de um vlogue.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Solicite aos estudantes que pesquisem em revistas impressas ou digitais a seção Carta do leitor e selecionem uma delas. Proponha que observem as características dos textos publicados nessa seção, conforme sugestão:
  • Os textos analisados são curtos ou longos?
  • A linguagem empregada é predominantemente formal ou informal?
  • A quem são direcionadas as cartas?
  • Compare-as com textos de outras seções. Existe um formato-padrão entre eles com relação à estrutura? Se sim, qual?
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Peça aos estudantes que abram o livro e leiam apenas o título da unidade, observando as imagens representadas. Com base no que foi observado e por meio dos conhecimentos pré-adquiridos, incentive-os a criar uma hipótese sobre o que será esta unidade e o que já conhecem sobre o assunto.
  • Em seguida, retorne para o livro indicando e questionando sobre o que acreditam ser cada uma das etapas que serão desenvolvidas na unidade, explicando o que trabalharão em cada uma delas.

Competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

3. Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

7. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as fórmas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

Temas Contemporâneos Transversais

  • Educação ambiental.
  • Educação para o consumo.
  • Tecnologia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • 12 – Consumo e produção responsáveis.
  • 14 – Vida na água.

EU SEI

Como posso dar opinião?

Ícone atividade oral.
  1. Em que situações você costuma expressar sua opinião? Sobre o quê?
  2. Em algum momento precisou fazer uma escolha e utilizou a opinião de para decidir?
  3. Você conhece gêneros textuais que têm a função de expressar opinião sobre algum assunto? Se sim, quais?

Há vários meios de comunicação que podemos utilizar para conhecer o conteúdo de livros, filmes, peças de teatros, revistas e outros. Jornais impressos e digitais, revistas e sites costumam ter seções que exploram as críticas, com argumentos e opiniões sobre os conteúdos, seja pelo olhar de um especialista, seja pelo olhar de um leitor.

Fotografia. Uma mulher sentada em uma poltrona vermelha, de cabelos curtos escuros com franja e blusa de mangas compridas em azul-escuro e blusa por dentro em preto. A mão direita perto do rosto e na mão esquerda, folha de cor branca. Ao redor, outras poltronas vermelhas e parede ao fundo em preto.
O crítico de cinema e teatro é um profissional da área jornalística. Sua função é analisar e avaliar espetáculos e filmes, dando indicações ao público do que podem esperar deles.
Fotografia. Um homem sentado, de frente para uma mesa branca com notebook cinza e perto, um celular na horizontal sobre um pedestal. O homem tem cabelos, bigode e barba escuros, de camiseta em roxo, com um fone de ouvido e relógio no braço esquerdo, com as mãos entrelaçadas. Ao fundo, vista parcial de parede em azul-claro e branco e mais à direita, folhas verdes.
Atualmente, há muitos “críticos” em vários blogues e redes sociais que comentam filmes, séries de televisão etcétera Trata-se de uma atividade profissional, e não só de lazer ou um hobby de cinéfilos.
Respostas e comentários

1, 2 e 3. Respostas pessoais.

Eu sei

Como posso dar opinião?

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Se possível, reserve a sala de informática e leve os estudantes. Acesse um ou mais sáites de venda de produtos ou serviços adequados para a faixa etária ou de uso essencial para a escola.
  • Selecione algum produto e localize o campo em que os clientes dão a sua opinião. Peça aos estudantes que analisem como estão organizadas essas seções em diferentes sites – às vezes, apenas com os comentários dos clientes; outras, com avaliações gerais ou específicas por meio de estrelas ou pontuações, por exemplo.
  • Depois, discuta com a turma sobre o que puderam analisar a respeito dos comentários de clientes nos diferentes sites.
  • Estas atividades permitem desenvolver aspectos sobre Temas Contemporâneos Transversais : Educação ambiental, Educação para o consumo, Tecnologia e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável : 12 – Consumo e produção responsáveis.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Pergunte aos estudantes se eles ou seus familiares já fizeram alguma avaliação de produto/serviço adquirido. Peça a eles que contem um pouco da sua experiência: se foi positiva ou negativa, em que meio fizeram essa avaliação e se voltariam a comprar/contratar o produto ou serviço.
  2. Investigue com os estudantes se eles costumam ler os comentários de outros clientes para tomar a decisão sobre adquirir algum produto/serviço, se veem a avaliação ou se pesquisam sobre a credibilidade da empresa que estão contratando ou da qual estão comprando. Comente que existem plataformas específicas que permitem conferir se a empresa é ou não confiável, com base em depoimentos e experiências de outros clientes.
  3. Se possível, selecione antecipadamente alguns exemplos de links para mostrar aos estudantes as seções de elogios e comentários e leve mídias como jornais e revistas para exemplificar como estão dispostas essas informações nos meios impressos.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero quatro

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

ê éfe seis sete éle pê um seis

Fotografia. Uma menina sentada com as pernas cruzadas. Ela está com um notebook sobre as pernas de cor azul-claro aberto e mão esquerda com o dedo indicador para cima. A menina tem cabelos longos castanhos, de par de óculos de grau, de camiseta branca e calça azul e meia branca. Na cintura, roupa quadriculada em branco e preto. Mais à direita, um livro aberto com páginas em bege-claro, uma maçã vermelha e mochila em rosa e detalhes em amarelo.
Os leitores também podem ter voz! Em geral, jornais, revistas e sites costumam ter uma seção para publicar cartas dos leitores, que têm, assim, a oportunidade de expressar sua opinião sobre alguma notícia, tema atual ou artigo publicado.

4. Nesta unidade, vamos explorar textos que expressam opinião. Copie no caderno este círculo de gêneros textuais opinativos e responda às questões a seguir.

  1. O que você sabe sobre cada um desses gêneros? Utilize palavras-chave ou frases curtas.
  2. Você costuma ler textos desses gêneros? Em caso positivo, em quais meios?
  3. Qual é a função de cada um deles? Explique.
Ilustração. Três círculos entrelaçados em azul, verde e rosa-escuro. Textos: Carta do leitor, Resenha crítica e Vlogue.
Respostas e comentários

4. Respostas pessoais.

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

4. Incentive os estudantes a expressar suas opiniões a respeito dos gêneros textuais citados. Peça a eles que compartilhem oralmente seus conhecimentos prévios sobre esses textos. Em seguida, se possível, mostre para a turma um exemplo de cada um dos gêneros opinativos mencionados.

  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • Nesta unidade, exploramos o trabalho dos críticos de filmes, porém existem outras carreiras que têm a função de avaliar determinado segmento, como livros, restaurantes, exposições, moda, política, peças ou espetáculos, lugares e shows.
  • Divida a turma em grupos e, em seguida, atribua a cada um deles um desses ou outros segmentos para que possam pesquisar uma crítica feita por um jornal ou revista da cidade em que vivem.
  • Permita que os estudantes pesquisem tanto em jornais e revistas impressos quanto em opções digitais, levando-os à sala de informática de sua escola, se possível.
  • Depois de encontrada a crítica, o grupo se sentará em roda para discutir a avaliação do crítico: se foi positiva ou negativa; se os faria ver, ler, assistir ou visitar aquilo que é analisado pelo autor do texto; e por que o fariam ou não.
  • Para finalizar, cada grupo compartilhará com o restante da turma a crítica encontrada por ele e os aspectos que foram observados no texto.

Para ampliar

Para explorar mais a carreira de crítico de cinema com os estudantes, sugerimos acessar o link a seguir, que detalha desde o que faz esse profissional até as escolas nas quais estudar e fornece dicas de como se tornar um crítico de cinema. Disponível em: https://oeds.link/f8nShI. Acesso em: 10 junho 2022.

EU VOU APRENDER  Capítulo 1

Carta do leitor

Ícone atividade oral.
  1. Quando estamos satisfeitos com algo ou com alguém, geralmente elogiamos ou agradecemos. Você acha que podemos fazer o mesmo em relação a um serviço ou produto? Explique.
  2. Como você imagina que podemos reclamar de um produto quando não estamos satisfeitos?
  3. E quando queremos compartilhar nossa opinião sobre algum assunto ou produto, elogiando ou criticando, como fazer isso e a quem podemos nos dirigir?
  4. Leia estas cartas dos leitores, publicadas em uma revista.

FALA AQUI!

O sono dos ursos

Olá, cê agá cê! Eu adorei o texto Uma soneca por todo inverno. Eu sempre tive a dúvida de como os ursos dormem o inverno todo sem comer ou acordar.

Fiquei impressionada com o texto, principalmente, por saber que outros animais também podem hibernar.

Capa de Revista. Na parte superior, fundo em branco com texto e título: chc - Ciência Hoje das Crianças. Abaixo, outros textos. Na parte inferior, ilustração com uma árvore de tronco em marrom com folhas em amarelo e marrom. No tronco, pendurados, uma menina e um macaco. Ela tem cabelos longos em marrom, com duas tranças, de camiseta em roxo e bermuda em amarelo. Ela olha para a direita, onde há um macaco em rosa-escuro e rosto em bege-claro, com os braços para baixo. Ao fundo, céu em azul e nuvens em branco.

Luíza. reticências. Ribeirão Preto/São Paulo.

Olá, Luíza. Adoramos receber o seu comentário! Descubra outras curiosidades sobre animais navegando em https://oeds.link/myNYyu!

Fotografia. Um urso grande de pelos em marrom-escuro, com o focinho em marrom-claro e orelhas pequenas. Ao fundo, caverna em marrom coberta por neve branca.
O urso-negro, espécie nativa da América do Norte, costuma hibernar em cavernas durante o inverno.

FALA aqui! Ciência Hoje Das Crianças, Rio de Janeiro, número 328, ano 34, dezembro 2021.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que podem e têm o direito de elogiar ou reclamar de produtos e serviços que utilizam.

2. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que podem reclamar diretamente com o produtor ou o prestador de serviços, como também com os órgãos e/ou entidades que atuam como intermediadores entre quem reclama e de quem ou do que se reclama.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que podem utilizar as seções de jornais, revistas e sites que dão voz ao leitor, enviando carta ou e-mail.

Eu vou aprender

Carta do leitor

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Antes de iniciar a aula, se possível, disponibilize aos estudantes vários jornais e/ou revistas direcionados ao público jovem para que possam folhear. Em seguida, chame a atenção para o espaço reservado para o leitor, no qual são publicadas as cartas do leitor. Dependendo do veículo de comunicação, pode vir com o nome “Carta do leitor” ou outro, ­como “Fala aqui!”.
  • Peça aos estudantes que explorem esse espaço dedicado aos comentários dos leitores, observando: como é a diagramação, quais são as informações do remetente que são publicadas, como o remetente se dirige ao veículo de comunicação etcétera Veja se eles percebem os assuntos que são recorrentes nessas cartas: elogiar uma matéria ou a revista/jornal ou sugerir uma matéria sobre determinado assunto.
  • Pergunte a eles onde mais podemos encontrar cartas do leitor, além de jornais e revistas, e qual é o público-alvo.
  • No caso de cartas de reclamação, é importante que os estudantes compreendam sua função e as situações comunicativas em que elas circulam. Por meio dessas cartas, as pessoas podem exercer sua cidadania, manifestando insatisfação com alguma situação, tentando resolver um problema em relação a um produto ou serviço, entre outros. Esse gênero de carta pode ser enviado diretamente ao responsável pelo problema, geralmente empresa ou órgão público, ou pode ser publicado em jornais e revistas, em seções destinadas a esses textos, ou em sites de reclamação.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1 a 3. Têm o objetivo de averiguar o que os estudantes sabem a respeito dos meios que os cidadãos têm para exercer alguns de seus direitos. Converse com eles sobre os gêneros de reclamação: pessoal, como no caso da compra de um produto com defeito; e social, como sobre um buraco na rua. Pergunte-lhes quais são os meios em que eles podem fazer reclamações.

Em geral, os meios de comunicação, como jornais, revistas e sites, reservam uma seção para que os leitores expressem suas opiniões sobre uma reportagem, uma notícia publicada ou mesmo sobre assuntos da atualidade. Isso se dá por meio da carta do leitor; ou seja, o leitor envia uma carta a determinado meio de comunicação para elogiar, criticar, sugerir algo ou fazer uma reclamação, expondo seu ponto de vista.

Habilidades da Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero quatro

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

Olá, pessoal da cê agá cê!

Gostamos do conteúdo publicado na edição 253, sobre as espécies de plantas ameaçadas de extinção na Amazônia.

Nos chamou a atenção a árvore pau-rosa que tem a madeira cor-de-rosa e a grande castanheira do Pará. É impressionante também a falta de consciência das pessoas que estão destruindo esta floresta tão importante para a preservação da vida. Um grande abraço!

Alunos do 5º ano A. EMEFEI reticências. Regente Feijó/São Paulo.

Olá, pessoal! A Amazônia guarda grande parte de nosso tesouro ambiental, por isso deve ser protegida. Abraços!

Fotografia. Um tronco de árvore com casca marrom, por dentro em bege-claro e ao centro, parte arredondada em tons de roxo-escuro. Ao fundo, árvores de troncos finos e folhas em verde e mata densa.
A árvore pau-rosa produz um óleo que é utilizado na composição de diversos perfumes. Para extrair esse óleo, a árvore é derrubada ou tem seu tronco cortado em pedacinhos, o que levou essa espécie a entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Fotografia. Vista geral de local com solo em marrom, vegetação rasteira rasa em verde-claro e árvores de troncos finos na vertical, de folhas em verde. Ao fundo, local com solo com vegetação rasteira baixa e à esquerda, folhas em verde-escuro.
As castanheiras-do-pará chegam a viver 500 anos e podem atingir até 50 metros, o que corresponde à altura de um prédio de 16 andares. Essa árvore nos fornece a amêndoa conhecida como castanha-do-pará. O desmatamento colocou-a na categoria de espécie ameaçada de extinção.

FALA aqui! Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, número 326, ano 34, outubro 2021.

5. Procure no dicionário os significados das seguintes palavras e escreva-os no caderno.

hibernar          extinção

▶ Releia os significados que você encontrou. Qual deles se relaciona com os contextos das cartas?

6. Copie no caderno o quadro a seguir e complete-o com o que se pede.

Ícone modelo

Carta do leitor

Assunto

Nome da revista

Data de publicação

A

B

Respostas e comentários

5. Respostas pessoais.

6. A: Dizer que aprecia a revista e que gostou, em especial, de uma matéria sobre animais que hibernam; Ciência Hoje das Crianças; dezembro de 2021. B: Expressar a opinião da turma sobre a matéria das espécies de plantas ameaçadas de extinção na Amazônia; Ciência Hoje das Crianças; outubro de 2021.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Em geral, os meios de comunicação, como jornais, revistas e sites, reservam uma seção para que os leitores expressem suas opiniões sobre uma reportagem, uma notícia publicada ou mesmo sobre assuntos da atualidade. Isso se dá por meio da carta do leitor; ou seja, o leitor envia uma carta a determinado meio de comunicação para elogiar, criticar, sugerir algo ou fazer uma reclamação, expondo seu ponto de vista.
  1. Leia com os estudantes as cartas dos leitores. Tente levá-los a perceber a função social desses textos, o que motiva os leitores a escrevê-los e qual é a importância de eles avaliarem se as matérias publicadas são interessantes ou não para o público-alvo. 
  2. Disponibilize dicionários ou permita que os estudantes pesquisem em meios digitais os significados das palavras destacadas. Oriente-os a ler todos os significados e definir qual deles se enquadra melhor no contexto do texto. As palavras da língua portuguesa podem conter dois ou mais significados, a depender do contexto no qual estão inseridas.
  3. Espera-se que os estudantes consigam compreender e identificar as informações solicitadas no quadro. Se julgar necessário, proponha a eles que realizem a atividade em duplas, se possível, reunindo aqueles que apresentam entendimento mais amplo do conteúdo com aqueles que sentem mais dificuldade. Desse modo, é possível equilibrar os diferentes níveis de aprendizado, permitindo a ambos os estudantes a troca de conhecimentos.
  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR
  • Sugerimos a leitura do artigo “Uma soneca por todo o inverno”, disponível no link: https://oeds.link/WZFHnN. Acesso em: 10 junho 2022.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê um seis

ê éfe seis sete éle pê um sete

ê éfe seis sete éle pê um oito

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Qual é a função ou o objetivo de uma seção para o leitor em uma publicação?
  2. A quem se destinaram as cartas do leitor que você leu?
  3. Escreva como cada uma das cartas começa.

▶ Copie a alternativa correta. Esse início da carta corresponde à:

  1. despedida.
  2. saudação.
  1. Onde essas cartas do leitor circularam? Copie a alternativa correta.
    1. Em um jornal.
    2. Em um site.
    3. Em uma revista.
  2. As cartas foram veiculadas em que local da revista?
  3. Quem escreveu a carta do leitor A?
    1. O que mais chamou a atenção do autor ou da autora da carta no artigo “Uma soneca por todo o inverno”?
    2. Em que edição da revista essa carta foi veiculada? Como você descobriu?
    3. Que palavras ou expressões demonstram a opinião de quem escreveu essa carta?
  4. Leia o artigo que Luíza elogiou publicado no site da revista.

UMA SONECA POR TODO O INVERNO

cê agá cê > Artigo

Se alguém lhe disser: “você dorme como um urso!”, saiba que anda dormindo demais. Afinal, ursos são capazes de dormir por muito, muito tempo. Na verdade, eles hibernam. Passam meses sem acordar para comer, beber água, tomar banho… Mas como é que ursos e outros animais conseguem fazer isso? A resposta é: siga neste texto!

Na hibernação o organismo trabalha muito lentamente. Será que os bichos brasileiros também usam a mesma tática?

reticências

MOREIRA, Daniel C.; uelker, alecsis efe. Uma soneca por todo o inverno. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, 25 agosto2021. Disponível em: https://oeds.link/WZFHnN. Acesso em: 15 abril 2022.

▶ Qual o assunto central do artigo?

Respostas e comentários

1. A seção tem o objetivo de receber uma opinião, uma solicitação ou mesmo uma reclamação dos leitores.

2. À equipe da revista Ciência Hoje das Crianças .

3. Olá, cê agá cê!; Olá, pessoal da cê agá cê!

3. Resposta: alternativa b).

4. Alternativa c).

5. Na seção Fala aqui!.

6. Luíza, uma leitora da revista.

6.a) Saber que outros animais, além do urso, também podem hibernar.

6.b) Na edição número 328. Pela leitura dos créditos, inseridos depois do texto reproduzido.

6.c) “Eu adorei” (o texto); “Fiquei impressionada” (com o texto).

7.O assunto central do artigo é a hibernação.

Compreensão textual

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

  1. Pergunte aos estudantes a qual objetivo visavam os leitores que escreveram as cartas A e B. Observe se conseguem notar que a carta A se trata de um elogio, enquanto a carta B traz uma reflexão e uma opinião sobre o assunto presente na matéria.
  2. Investigue com os estudantes o que os fez identificar o destinatário das cartas.
  3. Peça aos estudantes que observem a saudação da própria revista para seus leitores, identificados ao final de suas respectivas cartas.

4 e 5. Pergunte aos estudantes, o que os fez identificar o meio e a seção das cartas do leitor. Aproveite para propor que façam uma breve análise de como são a formatação e a estruturação de uma revista, com base nas imagens presentes no Livro do Estudante, que tornam possível sua fácil identificação.

  1. Pergunte aos estudantes se eles sabiam que existem outros animais que hibernam, além do urso. Proponha uma pesquisa para que encontrem alguns desses animais que não estão contemplados na matéria da Ciência Hoje das Crianças.
  2. Aproveite para explicar aos estudantes o processo de hibernação, que ocorre como uma fórma de defesa dos animais. No período do inverno, como as temperaturas são mais baixas e os alimentos escassos, os animais hibernantes, para se assegurarem dentro de seu abrigo, mantêm-se em um estado de profunda dormência, causado pela diminuição do seu metabolismo, dos seus batimentos cardíacos e até da sua respiração.

Aproveite para explorar com os estudantes a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica, como outros recursos como remissão a conceitos, notas de rodapés e o uso de boxes.

8. O artigo “Plantas ameaçadas de extinção” foi publicado em janeiro/fevereiro de 2014. Em Para ampliar disponibilizamos um link com as espécies em extinção atualmente.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero quatro

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

ê éfe seis sete éle pê um seis

ê éfe seis sete éle pê um sete

ê éfe seis sete éle pê um oito

  1. Uma carta do leitor também pode ser coletiva, caso da carta B. Qual foi a opinião dos autores da carta sobre o artigo que trata de plantas ameaçadas de extinção na Amazônia? Copie as palavras ou expressões que o ajudaram a identificar a opinião.
  2. Na carta B, podemos perceber alguma crítica expressa no texto da carta e/ou na resposta da revista? Copie os trechos.

▶ Explique com suas palavras por que a Amazônia deve ser protegida.

  1. Releia as cartas e copie as expressões utilizadas como despedida.
  2. Lembre-se do que você já sabe sobre cartas e responda:

a) Quais destes itens geralmente compõem uma carta?

Remetente (assinatura).     Local e data.     Saudação.

Corpo do texto.     Destinatário     Despedida.

b. Copie no caderno, na ordem correta, os itens que fazem parte das cartas do leitor que você leu.

Ícone atividade em grupos.

12. Agora é a vez de vocês escreverem uma carta do leitor, em uma folha à parte.

  1. Conversem sobre o possível assunto. Pode ser uma matéria que vocês leram em uma revista ou um jornal, além de algo que aconteceu, esteja acontecendo ou acontecerá em sua cidade.
  2. Lembrem-se de que a carta pode ser em tom de elogio, crítica, sugestão ou reclamação.
  3. Anotem as sugestões em notas coloridas e exponham em um mural para que todos possam ler e conhecer as diversas propostas.
  4. Votem na proposta que acharem mais interessante.
  5. Se necessário, pesquisem mais sobre o assunto da carta.
  6. Releiam a carta e façam as melhorias necessárias para produzir a versão final.
  7. Combinem com o professor quem será o destinatário da carta e como vão encaminhá-la.

Atenção! O texto deve ser curto, em linguagem clara e objetiva. Na carta, devem constar o destinatário e o remetente.

Fotografia. Um menino sentado de frente para uma mesa de madeira. Ele tem cabelos escuros e crespos, de camisa de mangas compridas em xadrez em azul, branco e cinza, com um fone externo sobre a cabeça em branco e azul. Ele olha para frente, em direção a um computador portátil em cinza e na mão esquerda, segurando uma caneta e escreve sobre caderno aberto em bege-claro. Ao fundo, estantes em branco com prateleiras e gavetas.
Ao escrever uma carta do leitor, os meios digitais podem facilitar o envio.
Respostas e comentários

8. “Gostamos do conteúdo publicado”; “Nos chamou a atenção a reticências”.

9. Sim. Na carta: “É impressionante também a falta de consciência das pessoas que estão destruindo esta floresta tão importante para a preservação da vida”. Na resposta da revista: “A Amazônia guarda grande parte de nosso tesouro ambiental, por isso deve ser protegida”.

9. Resposta pessoal.

10. “Um grande abraço!”; “Abraços!”.

11.a) Todos os itens.

11.b) Saudação, destinatário, corpo do texto, despedida, remetente (assinatura).

12. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Esta página permite o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal da Bê êne cê cê: Educação Ambiental.
  1. Informe os estudantes sobre o recente avanço do desmatamento na Amazônia. Segundo os dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2021, o desmatamento teve um aumento de 29%, se comparado ao ano anterior. Isso equivale a 10 362 quilômetros quadrados de mata nativa ou à metade do estado de Sergipe.
  2. Pergunte aos estudantes como eles costumam se despedir de seus amigos e familiares. Quando estão falando com algum conhecido com quem não têm muita proximidade, existe alguma diferença? Se sim, como costumam realizar a despedida?
  3. Verifique os conhecimentos dos estudantes quanto à estrutura de uma carta e à sua organização. É importante que saibam reconhecer e identificar a ordem de cada um dos itens. Caso necessário, auxilie aqueles que tiverem dificuldade ou explique os itens em que apresentarem dúvidas.
  4. Separe um tempo para que os estudantes façam a atividade em sala de aula ou em casa. Se tiverem dúvidas, dê o apoio necessário e permita que conversem com seus colegas ou familiares. Para a votação, identifique no mural cada carta com um número usando um bloco de notas autoadesivas. Cada estudante escreverá em um papel o número escolhido e o colocará em uma urna separada por você. Assim que todos tiverem votado, conte os votos em sala de aula e anuncie a carta mais votada.
  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR
  • Proponha aos estudantes que criem uma campanha de conscientização sobre o desmatamento. A turma terá de realizar uma pesquisa para descobrir dados sobre o desmatamento no Brasil e quais são as ações que estão ao nosso alcance e auxiliam no impedimento ou na diminuição de sua expansão.
  • Divida os estudantes em grupos, separando os dados que serão utilizados. Os grupos deverão fazer uma arte digital, se possível, para divulgar a campanha de fórma on-line.
  • Analise com os estudantes se alguma das ações pesquisadas pode ser implementada na escola e, em caso afirmativo, proponha-lhes que a coloquem em prática.

Para ampliar

Para ter acesso às espécies de plantas ameaçadas de extinção acesse o link: https://oeds.link/xU814l. ­Acesso em: 10 junho 2022.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Concordância nominal (artigo e numeral)

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Releia o primeiro parágrafo da carta do leitor B.

Nos chamou a atenção a árvore pau-rosa que tem a madeira cor-de-rosa e a grande castanheira do Pará. É impressionante também a falta de consciência das pessoas que estão destruindo esta floresta tão importante para a preservação da vida. Um grande abraço!

  1. No texto, qual é a função das palavras destacadas?
  2. A que palavras elas se ligam? Como essas palavras se classificam?
  3. Por que a maioria das palavras destacadas está no feminino e no singular?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. No texto, qual é a função das palavras "a" e "um"?
  2. A que palavras elas se ligam? Como essas palavras se classificam?
  3. Por que a maioria dessas palavras está no feminino e no singular?

Os artigos são as palavras que se ligam a um substantivo para indicar o gênero e o número, bem como para particularizar ou generalizar esse substantivo.

Quando indicam um substantivo em particular: o, os, a, as são os artigos definidos.

Quando indicam um substantivo de modo vago: um, uns, uma, umas são os artigos indefinidos.

Ícone atividade em dupla.

2. Você gosta de anedotas? Junte-se a um colega para ler as anedotas seguintes e responder às questões.

Joãozinho chegou à escola mais uma vez atrasado.

Joãozinho, que desculpa você vai dar desta vez?

É que eu estava sonhando com um jogo de futebol, professora.

Ah, é? E o que isso tem a ver com o seu atraso?

É que o jogo empatou, teve prorrogação e foi pros pênaltis!

Ilustração. Menino de cabelos em laranja, olhos verdes, sorridente, camiseta verde, braço direito levantado com um relógio no pulso. Ele aponta com a mão esquerda o relógio.

AS 25 melhores piadas de Joãozinho para rir muito com os amigos! Maiores e melhores, sem local. c2022. Disponível em: https://oeds.link/63tycF. Acesso em: 6 julho2022.

  1. O que causa o humor na anedota?
  2. Por que houve mudança de artigo em um jogo e o jogo?
Respostas e comentários

1.a) De modo geral, particularizar os substantivos a que se ligam ou quantificá-los.

1.b) Pela ordem: a – árvore; a – madeira; a – castanheira; a – falta; a – preservação; um – abraço. Classificam-se como substantivos.

1.c) Justamente porque se ligam a substantivos que estão no feminino e no singular, ou seja, concordam com eles.

2.a) O fato de Joãozinho dizer à professora que o atraso se deu em virtude de estar sonhando com um jogo de futebol e que o jogo demorou porque foi para os pênaltis.

2.b) No primeiro caso, o artigo “um” introduz um elemento novo no texto. Na sequência, quando esse elemento é retomado, usa-se o artigo definido, justamente para mostrar que já foi mencionado anteriormente.

Língua e linguagem

Concordância nominal (artigo e numeral)

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Proponha a brincadeira “João foi à Lua e levoureticências”, fazendo três ou quatro rodadas para que todos participem. Para isso, sente-se no chão, em roda, com os estudantes.
  • O primeiro participante deverá falar, por exemplo, “Fui à Lua e reticências uma maçã”; o segundo poderá complementar com “João e eu fomos à Lua e levamos uma maçã e reticências um kit de primeiros socorros”; e assim sucessivamente, adicionando o nome do estudante e o que levou para a Lua na ordem correta.
  • Quando um dos estudantes errar, ele pagará uma prenda, como dançar imitando uma galinha, e a brincadeira será reiniciada.
  • O objetivo da brincadeira é que os estudantes percebam a concordância numeral quando apenas o nome do primeiro participante é citado e, depois, quando há a inclusão do nome de mais participantes. Eles também devem atentar aos artigos, que devem concordar com o item mencionado ao qual se referem.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1. Ressalte para os estudantes que as palavras que sucedem aquelas em destaque são, em quase todas as ocasiões, substantivos. Nas únicas duas exceções, que são “a grande castanheira-do-pará” e “um grande abraço”, apesar de haver um adjetivo entre as duas palavras, o artigo e o numeral continuam fazendo referência ao substantivo.

Ao ler o boxe-conceito com a turma, destaque que algumas palavras podem se ligar aos substantivos para particularizá-los, generalizá-los, indicar o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular e plural) e quantificá-los ou colocá-los em determinada ordem.

2b. Comente com os estudantes que esse recurso é muito comum tanto na fala quanto na escrita. Se não houvesse mudança no artigo, poderia haver confusão quanto ao elemento referenciado. Nesse caso, poderia dar a entender que outra criança teria entrado na história. O mesmo ocorre na segunda anedota, em que se utiliza “primeiro” para marcar a referência ao gato em questão.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe zero seis éle pê zero seis

ê éfe seis sete éle pê dois cinco

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

Um gato caminhava por um telhado miando: Miau, miau!

Nisso se aproxima outro gato repetindo: au, au!

Então o primeiro gato lhe diz:

— Olha, por que você late se você é um gato?

E o outro lhe responde:

— Por que não posso aprender idiomas?

Ilustração. Dois gatos um ao lado do outro. O da esquerda, de tamanho pequeno, pelos de cor cinza-claro com partes em cinza-escuro e rabo para cima. A cara dele está para a direita, de frente para o outro gato, grande e gordo. Ele tem pelos de cor marrom, orelhas pequenas e está sentado.

MEDINA, Vilma. Piadas de animais para crianças. Guiainfantil ponto com, [sem local], 16 maio 2018. Disponível em: https://oeds.link/0gmMHh. Acesso em 25 abril 2022.

  1. O que causa humor nessa anedota?
  2. Por que, além da troca de artigo de “um gato” para “o gato”, houve também o acréscimo da palavra “primeiro”? Do ponto de vista linguístico, como essa palavra se classifica?

Os numerais são as palavras que indicam a quantidade específica de seres, objetos ou elementos que ocupam em uma sequência. Os numerais se classificam em:

  • cardinais: indicam uma quantidade exata;
  • ordinais: indicam a posição de um ser em uma sequência;
  • multiplicativos: indicam a multiplicação de determinada quantidade;
  • fracionários: indicam a divisão de determinada quantidade.

3. Leia a tirinha e, depois, responda às questões a seguir.

Tirinha. Composta por dois quadros. Apresenta como personagem Recruta Zero, homem de nariz arredondado, de cabelos finos e preto, de camiseta de cor verde, avental em branco na cintura e chapéu sobre a cabeça da mesma cor. Um outro homem com cabelos pretos, com par de óculos de grau, camiseta e calça em verde e cinto em marrom. Q1 – Recruta Zero à esquerda, de frente para mesa de prato retangular em azul-claro, colocando comida amarela com utensílio na mão. Ele diz: SABE QUANTAS BATATAS EU TIVE QUE DESCASCAR PRA FAZER ESSE PURÊ? À direita, de frente para ele, o homem de óculos responde: NÂO. Q2 – Recruta Zero com os braços erguidos para cima, boca aberta, fala: 523. O homem com o par de óculos de grau segurando o prato com comida, fala: MUITO OBRIGADO! AGORA ME SINTO CULPADO DEMAIS PRA COMER!

uólquer mórtchi. Recruta Zero. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 21 abr. 2022. Caderno 2, p. C6.

  1. Com que finalidade o Recruta Zero informou a quantidade de batatas que descascou?
  2. No segundo quadrinho, a resposta do outro personagem confirma que o Recruta Zero alcançou o que pretendia?
  3. Como se classifica o numeral utilizado pelo Recruta Zero?
  4. Escreva esse numeral por extenso. A centena foi escrita no masculino ou no feminino? Por quê?
Respostas e comentários

2.c) O fato de um dos gatos latir em vez de miar e dizer que estava aprendendo idiomas.

2.d) Como foram mencionados dois gatos, apenas mudar o artigo não seria suficiente para explicar ao leitor qual deles faz a pergunta. Por isso, utilizou-se o numeral “primeiro” para marcar a ordem de referência dos elementos.

3.a) Provavelmente para impressionar o colega.

3.b) De certa fórma, sim, pois o personagem afirma se sentir culpado demais para comer.

3.c) Numeral cardinal.

3.d) Quinhentas e vinte e três. A centena deve estar no feminino, pois concorda com “batatas”.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

3a. Diga aos estudantes que, do ponto de vista argumentativo, os números sempre são convincentes. É o que acontece na tirinha apresentada.

3d. Explique que o numeral, nesse caso, concorda com o substantivo “batatas”, que é feminino. Isso porque, a partir do número duzentos, as centenas devem concordar em gênero com os substantivos a que se referem.

Para observar e avaliar

Após ler o boxe-conceito sobre os numerais com os estudantes, observe se eles compreenderam as definições e peça-lhes que escrevam frases que envolvam situações reais ou hipotéticas para colocar em prática esse entendimento. Por exemplo: “Hoje é meu primeiro dia nesta escola”; “Minha irmã tem doze anos e está no 7º ano”. Depois disso, reserve um momento para o compartilhamento dos exemplos com a turma.

ACENTUAÇÃO

Palavras paroxítonas e proparoxítonas

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Leia o cartaz para responder às atividades a seguir.

Cartaz. Cartaz na horizontal. Mão de uma pessoa puxando com os dedos para cima local com mar de água em azul e perto, embalagens de plástico. À esquerda, texto: HOJE TEMOS 1 TONELADA DE PLÁSTICO PARA CADA 5 TONELADAS DE PEIXES NOS OCEANOS. Ao fundo, céu em azul-claro e nuvens em branco. Na parte inferior, texto e logotipos.

MARINHA DO BRASIL. Campanha Mar Limpo é Vida. Brasil, 202?. Disponível em: https://oeds.link/dJtWgr. Acesso em: 25 abril 2022.

  1. Esse cartaz faz parte de uma campanha lançada pela Marinha do Brasil. Que campanha é essa?
  2. Qual é o objetivo da campanha?
  3. De que maneira o cartaz contribui para esse objetivo?
  4. Com relação à sílaba tônica, o que as palavras “hoje”, “temos”, “uma”, “tonelada”, “para”, “cada”, “cinco”, “peixes” e “oceanos” têm em comum?
  5. Na segunda frase do cartaz, próxima aos logotipos, observe as palavras que têm mais de uma sílaba. Quanto à sílaba tônica, a maioria delas se classifica da mesma fórma. Explique essa afirmação.
  6. Ainda com relação à sílaba tônica, como se classifica a palavra “plástico”?

Com relação à acentuação gráfica, as palavras paroxítonas e as proparoxítonas apresentam particularidades. A regra de acentuação das proparoxítonas é bem simples: por serem pouco numerosas na língua portuguesa, todas recebem acento gráfico na sílaba tônica, ou seja, na antepenúltima sílaba.

Ícone atividade em dupla.

2. Retomem as palavras paroxítonas da atividade anterior. Observando suas terminações, a que conclusão podemos chegar sobre a acentuação gráfica dessas palavras?

Respostas e comentários

1.a) “Mar Limpo é Vida”.

1.b) Pelo nome, deduz-se que o objetivo é limpar os mares.

1.c) Mostrando à população a grande quantidade de lixo que há nos oceanos, em comparação com a quantidade de peixes.

1.d) São todas paroxítonas, ou seja, a sílaba tônica recai na penúltima sílaba.

1.e) Todas as palavras são paroxítonas, com exceção da palavra aqui, que é oxítona.

1.f) Proparoxítona.

2. A de que as paroxítonas terminadas em a ou as, ê ou ês, o ou os não são acentuadas graficamente.

Acentuação: palavras paroxítonas e proparoxítonas

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Esta página permite o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal da Bê êne cê cê: Educação para o Consumo. Também trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável : Consumo e produção responsáveis e Vida na água. É uma boa oportunidade para propor a reflexão acerca do uso excessivo de plásticos descartáveis e da importância da reciclagem.
  • Peça aos estudantes que dividam uma folha de caderno em três colunas e, no topo de cada uma delas, escrevam “oxítonas”, “paroxítonas” e “proparoxítonas”, respectivamente. Em seguida, escreva várias palavras com acentuação ou sem acentuação no quadro de giz.
  • Os estudantes deverão categorizar cada uma das palavras escolhidas por você. Permita um tempo para que façam a atividade e, depois, pergunte a dois ou três estudantes quais foram as suas respostas, pedindo a opinião da turma.
  • Para finalizar, indique a resposta correta para os estudantes e pergunte a eles que outras palavras podem ser adicionadas em cada uma das categorias.
  • Sugestão de palavras:
    • Oxítonas: jabuti, guarani, Paraná, abacaxi, metrô.
    • Paroxítonas: fênix, voo, jiboia, papagaio, ímpar.
    • Proparoxítonas: sílaba, romântico, pássaro, xícara, próximo.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1a. Acesse o link em Para ampliar, para obter mais detalhes sobre a campanha. A campanha permite explorar com os estudantes aspectos importantes sobre a preservação do ambiente marinho, atitudes sustentáveis e consumo responsável. Explore o objetivo da campanha e quem são os responsáveis por ela. Pergunte a eles de quem é a responsabilidade da grande quantidade de plásticos no oceano, se existem leis que estão sendo desrespeitadas e quais atitudes podem colaborar para evitar essa situação.

1b e 1c. Retome a importância dos números nesse contexto, que servem para gerar impacto e persuadir o leitor a não poluir os mares.

1d. Os estudantes também podem dizer que, além do fato de serem paroxítonas, nenhuma delas tem acento gráfico na sílaba tônica.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê três dois

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe seis nove éle pê dois quatro

3. Leiam o trecho da matéria e respondam às questões.

A coleta deste recurso pelas fêmeas adultas requer manipulação das flores, tanto para a retirada do pólen reticências como para acondicioná-lo em estruturas de transporte de fórma a não o perder durante o percurso até o ninho.

Na maioria das espécies de abelhas, a adaptação mais comum para o transporte de pólen é uma escova de pelos chamada escopa, localizada na tíbia das pernas posteriores ou na parte inferior do abdômen.

Ilustração. Uma abelha sobrevoando em amarelo, com partes em preto, corpo à direita, de frente para flores de pétalas em branco e tubos em laranja ao centro.
As abelhas fêmeas adultas retiram o pólen das flores para transportar até o ninho.

COMO se alimentam. Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, São Paulo, 19 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/nnzvzF. Acesso em: 25 abril 2022.

  1. De acordo com o texto, como o pólen é transportado?
  2. Separe as sílabas das palavras destacadas em verde e indique o que elas têm em comum.
  3. Quanto à sílaba tônica, como se classifica a palavra destacada em azul?
  4. A que conclusão vocês chegam sobre a acentuação gráfica das palavras em destaque nas atividades 3 e 4?
Versão adaptada acessível

Atividade 3, itens a até d.

  1. De acordo com o texto, como o pólen é transportado?
  2. Separe as sílabas das palavras "fêmeas", "espécies" e "tíbia" e indique o que elas têm em comum.
  3. Quanto à sílaba tônica, como se classifica a palavra "abdômen?”
  4. A que conclusão vocês chegam sobre a acentuação gráfica das palavras mencionadas nas atividades 3 e 4?

4. Continuem a leitura de mais um trecho do texto. Nele, algumas palavras tiveram os acentos retirados propositalmente. Reescreva-as no caderno, acentuando-as adequadamente.

As operarias buscam esses alimentos (alem de outros materiais necessarios para a manutenção do ninho ou colonia) nos arredores imediatos do ninho, voando diariamente dentro de uma area de 500 metros a três quilometros de distancia reticências As operarias que têm esse papel em uma colonia são chamadas de forrageiras reticências.

Outro recurso floral produzido por algumas familias de plantas, como a aceroleira, é o oleo. Este recurso é coletado por algumas espécies de abelhas solitárias reticências para ser usado como revestimento das paredes internas e do fechamento das celulas de cria, além de misturado ao pólen para alimentar as larvas. reticências.

COMO se alimentam. Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, São Paulo, 19 agosto 2020. Disponível em: https://oeds.link/nnzvzF. Acesso em: 25 abril 2022.

Respostas e comentários

3.a) Por meio da escopa, uma escova de pelos localizada na tíbia das pernas posteriores ou na parte inferior do abdômen das abelhas.

3.b) Fê-meas; Es-pé-cies; tí-bia. Todas são paroxítonas terminadas em ditongo.

3.c) Paroxítona.

3.d) As paroxítonas terminadas em -n (pólen, abdômen), em -r (néctar) e em ditongo (lipídeos, fêmeas, espécies, tíbia) são acentuadas.

4. Palavras a serem reescritas: operárias, além, necessários, colônia, área, quilômetros, distância, famílias, óleo, células.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1e. O objetivo aqui é levar os estudantes a perceber que a maioria das palavras são . Para tanto, pergunte a eles se notaram que, nesse pequeno texto, a quantidade de palavras é bem maior que a das demais. É importante ressaltar que, no caso das desse trecho, nenhuma delas contém acento na sílaba tônica.

1f. Chame a atenção para o fato de que, das palavras com mais de duas sílabas, essa é a única que recebe acento gráfico.

2. Ressalte que as palavras paroxítonas são a maioria no nosso léxico. Portanto, a lógica seria a de não acentuar a maioria, e, sim, os casos com menor recorrência.

3 e 4. Proponha aos estudantes a realização dessas atividades em duplas.

3. Mais uma vez, os estudantes poderão dizer que todas são acentuadas, o que é relevante para a construção da regra de acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo.

3b. Ao separar as sílabas, é possível que alguns estudantes façam o seguinte: fê-me-as, tí-bi-a e es-pé-ci-es. Nesse caso, diga a eles que existe essa possibilidade porque tais palavras apresentam flexibilidade na pronúncia. Se forem separadas dessa forma, o acento gráfico se justifica por serem proparoxítonas.

Pergunte aos estudantes se já descobriram algumas regras de acentuação das paroxítonas. Além dos casos trabalhados, são acentuadas as paroxítonas terminadas em , -us, -um, -uns, -x, -l, ã ou ãs, ão ou ãos e -ps.

  • Aproveite para relembrar que os ditongos são um tipo de encontro vocálico (ou seja, dois sons vocálicos presentes na mesma sílaba) composto de uma vogal + uma semivogal, isto é, um som vocálico mais forte + um som vocálico mais fraco.
  • Se os estudantes questionarem o fato de as palavras apresentadas serem paroxítonas e receberem acento “terminando em ê ou ês ou a ou as”, informe que, nesse caso, elas não terminam nessas vogais, mas em ditongos. Por isso, solicitamos aos estudantes que separem as palavras em sílabas.
  • Após realizada a atividade 4, peça aos estudantes que classifiquem cada uma delas em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR
  • Proponha uma pesquisa sobre o tempo de decomposição do plástico no solo e na água. Em seguida, oriente os estudantes a discutir sobre o tema e criar e promover uma campanha de redução do uso de plásticos descartáveis na escola – propondo ações como a substituição de copos descartáveis por copos reutilizáveis – ou campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e a importância da reciclagem.

Para ampliar

Leia os artigos Tempo de decomposição do plástico e Por que o plástico demora tanto para desaparecer na natureza? Disponíveis em: https://oeds.link/MKIcNa e https://oeds.link/tp8327. Acessos em: 11 junho 2022.

EU VOU APRENDER  Capítulo 2

Resenha crítica de um filme

Ícone atividade oral.
  1. Você gosta de assistir a filmes? Em caso afirmativo, de que tipo?
  2. Você se informa sobre os filmes antes de assisti-los? Se sim, em quais meios? Conte aos colegas.
  3. Como você escolhe um filme para assistir?
  4. Observe o cartaz de um filme de animação e leia o título. Na sua opinião, qual é o assunto que o filme explora? Escreva sua hipótese para refletir com os colegas e verificar ao final.
Cartaz. Cartaz na vertical. Um animal à frente, de pelos laranja, orelhas pequenas em bege-claro, olhos escuros, similar a um urso de pelúcia. Ele olha para frente, com a pata direita, com dedo do meio e indicador para cima, olhando para frente sorrindo. Sobre a cabeça dele, uma menina de cabelos em castanho com franja, faixa e roupa em lilás. Ao lado, outra menina de cabelos longos e encaracolados castanhos e blusa de mangas compridas em amarelo. À direita, menina de cabelos encaracolados em marrom e faixa e blusa de mangas compridas em verde. Na parte inferior, à direita, logotipo e título do filme.
Cartaz do filme Red: Crescer é uma Fera, da Disney-Pixar, 2022.

5. Faça com os colegas uma leitura compartilhada do texto a seguir, que avalia o filme.

Red: Crescer é uma Fera

A beleza que existe em nossas ‘feras’ internas

por Aline Pereira

Em 2019, a diretora domi shi venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem com Bao, animação da exibida antes de Os Incríveis 2. Na época, a artista já havia mostrado um domínio total da habilidade de falar sobre pressão e relações familiares, mas, agora, com Red Crescer é uma Fera esta sensibilidade atinge um nível excepcional. A animação reúne o que o estúdio tem de melhor e nos presenteia com uma história que vai dos encantos mais infantis aos anseios mais adultos.

Red: Crescer é uma Fera tem como protagonista meilin, uma garota de 13 anos, filha de imigrantes chineses e que lida com a pressão e vigilância constante da mãe, Ming. Seu processo de amadurecimento fica mais complicado graças a uma “maldição” que recai sobre ela: a cada vez que Meilin sente emoções fortes demais (positivas ou negativas), ela se transforma em um panda-vermelho gigante – difícil de esconder.

Respostas e comentários

1, 2 e 3. Respostas pessoais.

Eu vou aprender

Resenha crítica de um filme

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Estas atividades permitem desenvolver aspectos sobre Temas Contemporâneos Transversais : Educação para o Consumo e Tecnologia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável : 12 – Consumo e produção responsáveis.

  • Peça aos estudantes que observem a dupla de páginas e identifiquem seus principais elementos, em um momento de pré-leitura. Pergunte se conhecem as personagens presentes nas imagens e de onde são. Depois, solicite a eles que leiam apenas o título do capítulo e pergunte: Como podemos relacionar o título às imagens? Espera-se que, assim, os estudantes concluam que as imagens são de um filme, caso não o conheçam. Verifique se eles sabem o que significa a palavra “resenha”.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1 a 4. Pergunte aos estudantes se eles gostam de assistir a filmes e de quais gêneros. Converse sobre onde podemos ver um filme, como na tê vê, em dispositivo eletrônico móvel, como tablet ou ­smartphone, no cinema etcétera Os filmes podem ser longos (longas-metragens) ou curtos (curtas-metragens ou pequenas séries). É possível conseguir informações sobre um filme por meio de relatos de amigos; trailers; resenhas em revistas, jornais e internet etcétera

5. Apresente o texto que avalia o filme de animação Red: Crescer é uma Fera. Peça aos estudantes que façam primeiro uma leitura silenciosa e que, se tiverem dúvida sobre alguma palavra, procurem o significado no dicionário. Depois, proponha uma leitura compartilhada, durante a qual você poderá ajudá-los a criar hipóteses e a fazer inferências sobre o texto. Comece pelo título e, em seguida, analise o título auxiliar, que traz o ponto de vista da crítica, o qual será explicado ao longo do texto. Chame a atenção deles para a primeira parte da resenha, na qual a autora explica a produção e conta a trama do filme. Explique que, em seguida, há a relação com outro filme e a opinião da autora quanto à trama, aos personagens e à relação com situações cotidianas, que é exposta em uma tentativa de levar o leitor a concordar com ela.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

ê éfe seis sete éle pê dois seis

ê éfe seis sete éle pê dois sete

ê éfe seis nove éle pê quatro cinco

Família e saúde mental são tema de Red: Crescer é uma Fera

Em 2015, a animação Divertida Mente, uma das melhores produções da Pixar até hoje, trouxe um debate encantador sobre saúde mental e sobre o processo de lidar com as emoções de uma fórma muito interna, quase invisível para os outros. Agora, Red dá sequência ao assunto com uma abordagem mais “exterior”, que diz respeito a como colocamos para fóra nossas aflições, qual é a reação que elas provocam nas outras pessoas e como nos encontramos em meio a esse equilíbrio de pratos.

Para a protagonista meilin, a grande questão é a individualidade: enquanto ela passa pela fase de se sentir mais responsável pelas próprias ações e querer fazer valer suas vontades, a mãe vem como um rolo compressor. Ming não aceita que a filha desvie do caminho que ela traçou para seu sucesso e que, claro, exclui qualquer tipo de válvula de escape. É um problemão para meilin que, além de ser muito sociável, vive também o momento de descobrir interesses românticos e sua fúria adolescente.

Reprodução de cena de filme. Menina vista da cintura para cima, com o corpo para a direita. Ela tem cabelos curtos escuros e presilha azul na parte esquerda, com par de óculos de grau. A menina usa blusa de mangas compridas em vermelho e saia azul, de boca aberta com a língua para fora, olho esquerdo bem aberto e mão esquerda sobre o rosto, com dedo indicador e do meio esticados. Em segundo plano, cidade com prédios uns próximos aos outros, uma torre fina e na parte superior, céu azul e nuvens brancas.
Cena da personagem meilin do filme Red: Crescer é uma Fera, Disney-Pixar, 2022.

A ligação entre e Ming, então, reúne diversas camadas subjetivas, exatamente como são as relações na vida real: choque de gerações, distância entre familiares, pressão pelo sucesso e puberdade, além [de] conflitos culturais. Com todas essas questões, é difícil encontrar alguém que, na vida real, também não vire um panda-vermelho gigante internamente.

reticências

O urso surge na vida de meilin como um monstro, como uma evidência clara de irracionalidade e frustração – e enxergá-lo dessa fórma só o torna ainda mais incontrolável. Ao longo da história, claro, a adolescente vai aprendendo a lidar com a sua fera interior e, em um dos momentos mais tocantes (sem spoilers!), encontra uma fórma não só de conviver com o panda, mas de usá-lo a seu favor, ainda que nem sempre da fórma mais madura.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Verifique se os estudantes percebem as diferentes acepções da palavra “crítica”.
  • Explore com eles alguns pontos do texto fazendo perguntas como: “O texto diz que ‘o urso surge reticências como um monstro, como uma evidência clara de irracionalidade e frustração’. O que significa isso?”. Explore a relação entre o urso e o monstro – um externo e o outro interno –, referente ao sentimento de frustração tratado no filme.
  • A autora da resenha afirma que “isso não significa que reticências devemos exorcizá-los a qualquer custo”. Pergunte aos estudantes o que eles entendem por “exorcizar esses monstros” e leve-os a perceber a relação entre exorcizar os monstros e controlar as emoções.

Para ampliar

Daniel gôlman: um bate-papo sobre inteligência emocional, seus desafios e futuro na educação. Entrevista durante o 2º Congresso cinquenta e quatro Virtual, conduzida pelo idealizador e diretor do cinquenta e quatro, Caio . Daniel gôlman falou sobre o conceito de inteligência emocional.

Disponível em: https://oeds.link/5nrVPf. Acesso em: 5 julho 2022.

O que temos, então, é uma reflexão sensível e muito bonita sobre aceitação: esses monstros podem fazer parte de quem somos e até podem tentar assumir o contrôle vez ou outra, mas isso não significa, de fórma alguma, que devemos exorcizá-los a qualquer custo. Muitas vezes, seu surgimento é um sinal de que precisamos olhar para dentro, entender as emoções e o que está na raiz delas – para, aí sim, acalmá-las. Mesmo porque, vale destacar, o panda-vermelho de Red não aparece só nos momentos de raiva, mas também nas expectativas e no êxtase.

A história de meilin também nos faz pensar sobre a fôrça que damos aos “nossos pandas-vermelhos” quando ansiamos demais pela maneira como serão vistos pelo mundo. De fórma geral, somos resistentes, pelos mais diversos motivos, quanto a mostrar vulnerabilidade ao expor nossos lados mais “feios” (entre muitas e muitas aspas aqui), mas a questão é que eles também podem nos aproximar uns dos outros.

Red nos propõe perceber como permitir abrir-se para quem está mais perto de nós; também pode ser um caminho para conexão e entendimento – o próprio e o do outro. Além disso, as reações podem surpreender: é possível que estejamos profundamente ligados a pessoas que se sentem da mesma fórma e isso nunca fique claro porque insistimos em silenciar nossas particularidades.

Animação de Red: Crescer é uma Fera é hipnotizante

Ao longo de décadas de grandes produções, a Disney-Pixar construiu uma identidade inconfundível, de Toy Story ao mais recente Luca, de 2021. Red Crescer é uma Fera acrescenta à fórmula elementos novos que criam um clima hipnotizante. A diretora domi shi, que nasceu na China e cresceu no Canadá (onde se ambienta a história), faz uma grande combinação entre a cultura ocidental e oriental: assim, a “carinha” do estúdio com que já estamos acostumados traz ótimas referências da cultura pop do Oriente.

Quem já conhece algumas obras de animes e mangás famosos vai identificar facilmente o estilo: produções como Sailor Moon e Card Captors, por exemplo, parecem ter sido grande fonte de inspiração. O resultado é uma animação viva, alegre e hipnotizante, que conta ainda com elementos nostálgicos: a história de meilin se passa no início dos anos 2000, auge dos bichinhos virtuais, toca-, revistas com pôsteres e boybands.

Reprodução de cena de filme. Quatro garotas personagens do filme uma ao lado da outra, todas sorridentes com os braços para cima.  Em segundo plano, cidade com estabelecimentos com janelas, árvore e carro estacionado na rua.
Cena do filme Red: Crescer é uma Fera, Disney-Pixar, 2022.
Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Explore a relação entre a diretora Domee , que nasceu na China, o filme rédi e os animes e mangás chineses, com sua linguagem oriental. Aproveite também para debater fenômenos de márquetin musical, como a banda bóis e os atuais grupos de kêi póp, que têm o público jovem como alvo.
  • Ao longo do texto, faça pausas para interagir com os estudantes, perguntando se está clara a leitura e se surgiu alguma dúvida até determinado ponto, de modo que seja possível fazer comentários que os ajudem a compreender melhor o conteúdo. Se achar interessante, reveze a leitura com algum estudante que se voluntarie a continuar.

Para ampliar

Quem é domi shi, a primeira mulher a dirigir uma animação da Pixar?

Disponível em: https://oeds.link/S4nyth. Acesso em: 5 julho 2022.

Respostas e comentários

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

ê éfe seis sete éle pê dois seis

ê éfe seis sete éle pê dois sete

ê éfe seis nove éle pê quatro cinco

A protagonista, aliás, é muito fã de uma banda que a geração dos anos 90 provavelmente vai relacionar a grupos como Backstreet Boys e N’Sync, enquanto os mais novos, sem dúvidas, vão conectá-la aos fenômenos do K-Pop atual.

Vale ressaltar também a presença de personagens coadjuvantes tão encantadores quanto meilin. A personagem tem um grupo de amigas próximas que elevam ainda mais a importância dos dilemas principais: mesmo sem ter histórias aprofundadas, suas características mais evidentes são suficientes para preenchermos as lacunas e entendermos, sem esforço, por que são tão importantes no contexto geral.

reticências

Produções como Soul, Viva – A Vida é Uma Festa, Up Altas Aventuras, entre tantas outras, tornaram o estúdio uma referência no quesito “histórias para todos”. Crianças e adultos já sabem que vão se envolver com praticamente todas elas. Não é diferente com rédi as nuances mais sutis do debate sobre as emoções requerem, claro, mais maturidade e vão ser capturadas pelos mais velhos, mas o ritmo e o espírito alegre da animação têm tudo para prender a atenção dos pequenos com o “monstro” mais fofo dos últimos tempos.

Red Crescer é uma Fera é a fórmula mágica da piquiçar em seu estado mais cristalino e que se comunica com o que há de mais íntimo e de mais universal ao mesmo tempo.

Reprodução de cena de filme. Dentro de um local de parede de cor verde, com uma janela com cortina em cor bege-claro. À esquerda, três crianças uma ao lado da outra: menina de cabelos longos castanhos, faixa e blusa em lilás, a outra de roupa verde e mais ao fundo, menina de cabelos castanhos, blusa amarela e calça marrom. À direita, o panda três vezes maior que as meninas, olhando-as, com cenho franzido e patas sobre a boca.
Cena de meilin com as amigas, do filme Red Crescer é uma Fera, Disney-Pixar, 2022.

PEREIRA, Aline. Red Crescer é uma Fera. AdoroCinema, Rio de Janeiro, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/te82hd. Acesso em: 22 abril 2022.

Para ampliar

O site Resenhando: portal de cultura e entretenimento traz a resenha crítica de Divertida Mente, citado na resenha de Red: Crescer é uma Fera. Disponível em: https://oeds.link/LMSGkb. Acesso em: 15 abril 2022.

Cartaz. Cartaz de filme na vertical. Ilustração em fundo azul de cinco personagens um ao lado do outro. Da esquerda para a direita: uma menina baixa de cabelos para a esquerda, de pele e cabelos em azul, blusa de mangas compridas em branco, par de óculos de grau, olhando para cima. Ao lado, um personagem fino de pele lilás, olhos arregalados, de blusa cinza e vestes em xadrez em marrom e branco. Uma mulher de cabelos curtos em azul e blusa regata em amarelo. Um personagem baixo de cabeça quadrada, pele vermelha, camisa em branco e calça marrom. Ele olha para frente com o cenho franzido. À direita, menina de pele e cabelos verdes, curtos, com vestido regata, calça da mesma cor, olhando para frente e de braços cruzados. Na parte superior, à esquerda, texto.
Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Esta página apresenta o desfecho da resenha. Chame a atenção dos estudantes para essa parte do texto. Incentive-os a observar como o encerramento é feito, levando-os a compreender se a autora recomenda ou não ao leitor que assista ao filme.
  • Aproveite para conversar com eles sobre a proposta contida na seção Para ampliar do Livro do Estudante. Pergunte quem já assistiu ao filme sugerido nessa seção e permita que comentem brevemente o enredo e os personagens dessa animação.

Para observar e avaliar

Aproveite para observar se os estudantes percebem que o filme é uma narrativa de aventura e que deve ter a estrutura de uma narrativa, que tem começo, meio e fim. Caso apresentem dificuldade, ofereça-lhes mais oportunidades de leitura desse gênero textual.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. A resenha crítica que você leu trata de que filme?
  2. Onde ela foi publicada e quem a escreveu?
  3. Considerando onde foi publicada, quem é o público-alvo da resenha?
  4. Releia o subtítulo da resenha. Por que, na sua opinião, a palavra “fera” está entre aspas?
  5. Em que parte da resenha é feita a introdução ao filme?
  6. A resenha traz um resumo da narrativa do filme? Em que parte?
  7. O que a resenhista achou do filme? Como ela justifica sua opinião?
  8. Releia os dois últimos parágrafos da página 91.
    1. Qual é a função da expressão “na vida real” e por que a autora a repete nesse trecho?
    2. No final do trecho, a autora utiliza a palavra “mas” para introduzir um argumento, uma explicação. Que ideia a palavra transmite nesse contexto?
    3. Você sabe o significado do termo “spoilers”? Converse com o professor e os colegas.
    4. Copie do texto as expressões que a autora usa para descrever o panda-vermelho.
  9. Por que, segundo a autora da resenha, as animações do estúdio Pixar são uma referência no quesito “histórias para todos”? O que isso significa?
  10. Quem é a protagonista do filme Red: Crescer é uma Fera? E os coadjuvantes?
Reprodução de cena de filme. Cena de filme. Panda visto dos ombros para cima, de pelos em laranja, olhos bem arregalados e boca aberta, com as patas para cima. Ao fundo, céu em azul e nuvens brancas.
Red, o panda-vermelho.
Respostas e comentários

1. Do filme Red Crescer é uma Fera.

2. Foi publicada no site AdoroCinema, por Aline Pereira.

3. Pessoas interessadas em saber quais filmes são bons para assistir e/ou quais são os lançamentos recentes.

4. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que se trata de um recurso para indicar que a palavra está sendo utilizada no sentido figurado.

5. No primeiro parágrafo, explorando os outros sucessos da diretora domi shi e sua sensibilidade ao tratar de relações familiares.

6. Sim. O segundo parágrafo resume a trama e indica a personagem principal e seus conflitos.

7. Ela considerou uma narrativa sensível e uma reflexão bonita sobre a aceitação dos nossos conflitos e desafios. Destaca o fato de que o filme nos propõe perceber que nos abrirmos para quem está mais perto de nós também pode ser um caminho para conexão e entendimento – de nós e dos outros.

8.a) A expressão destaca como a trama do filme conseguiu se aproximar da realidade das relações familiares e de conflitos de gerações, o que é reforçado ao destacar que as pessoas, no dia a dia, também podem ter seus momentos de fúria.

8.b) De explicação ou acréscimo: a adolescente encontra uma fórma de conviver com sua fera interior e utilizá-la a seu favor.

8.c) Resposta pessoal. Ver as orientações didáticas.

8.d) “Monstro”, “evidência clara de irracionalidade e frustração”, “incontrolável”, “fera interior”.

9. Para a autora, essas produções não são apenas para crianças, mas também para adultos, uma vez que tratam de um debate sobre as emoções.

10. A protagonista é a garota meilin, e os coadjuvantes são suas amigas e seus familiares.

Compreensão textual

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Separe a turma em duplas para que os estudantes possam debater sobre as perguntas e as respostas. Motive-os a se manifestar quando não estiverem de acordo com alguma resposta e a justificar por que concordam ou por que não concordam com ela.

1 e 2. Os estudantes devem indicar do que trata o texto lido e identificar que é uma resenha crítica, escrita por Aline Pereira e publicada no site Adoro Cinema.

  1. Os estudantes devem responder que o público-alvo são pessoas que gostam de cinema ou que são fãs do estúdio Pixar.
  2. Ressalte o uso de aspas; nesse caso, elas servem para indicar um sentido figurado.
  3. Os estudantes devem responder que a introdução ao filme é feita no primeiro parágrafo, explorando outros sucessos da diretora Domee Shi e sua sensibilidade ao tratar de relações familiares. Trabalhe com a turma a ordem dos parágrafos e como eles são organizados na resenha: início, desenvolvimento e fechamento.
  4. O resumo da narrativa é feito no segundo parágrafo, que sintetiza qual é a trama (ou o enredo) e qual é o personagem central.
  5. Espera-se que os estudantes percebam que a resenhista faz uma crítica positiva sobre o filme, que considerou uma narrativa sensível e uma reflexão bonita sobre a aceitação dos nossos conflitos e desafios. Ela destaca o fato de que o filme propõe que percebamos como nos abrir para quem está mais perto de nós também pode ser um caminho para a conexão e o entendimento – o próprio e o do outro.

8a. A atividade requer a análise de algumas expressões e palavras usadas no texto. A expressão destaca como a trama do filme conseguiu se aproximar da realidade das relações familiares e dos conflitos de gerações, o que é reforçado pela indicação de que as pessoas, no dia a dia, também podem ter seus momentos de fúria.

8b. A palavra mas transmite a ideia de explicação ou acréscimo: a adolescente encontra uma fórma de conviver com sua fera interior e utilizá-la a seu favor.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê dois oito

ê éfe seis nove éle pê quatro cinco

ê éfe seis nove éle pê quatro seis

ê éfe seis nove éle pê quatro nove

11. Releia este trecho da resenha e responda às questões.

Ao longo de décadas de grandes produções, a Disney-Pixar construiu uma identidade inconfundível, de Toy Story ao mais recente Luca, de 2021. Red: Crescer é uma Fera acrescenta à fórmula elementos novos que criam um clima hipnotizante. A diretora domi shi, que nasceu na China e cresceu no Canadá (onde se ambienta a história), faz uma grande combinação entre a cultura ocidental e oriental: assim, a “carinha” do estúdio com que já estamos acostumados traz ótimas referências da cultura pop do Oriente.

Fotografia. Uma mulher vista da cintura para cima, de cabelos lisos pretos, penteados para a esquerda, olhando para frente sorrindo. Ela tem olhos pequenos, puxados, com batom vermelho e blusa de cor branca. A mulher olha para frente sorrindo. Ao fundo, à esquerda, parede em branco com logotipo do filme RED.
domi shi foi a primeira mulher a dirigir uma animação da Pixar. Ganhou um Oscar de melhor curta de animação por Bao, em 2019.
  1. Que palavras ou expressões são usadas nesse parágrafo para dar ideia de tempo?
  2. Que expressão usada nesse trecho comprova que a autora gostou do filme? Copie a frase.
  3. Segundo a autora da resenha, o que a diretora traz de novo no filme?
  4. Por que a palavra “carinha” foi destacada entre aspas? Por que foi usado o diminutivo?
  5. Você já tinha ouvido falar sobre a cultura pop do Oriente? O que sabe sobre isso?
  1. Volte à página 91 e releia o parágrafo em que a resenhista termina o texto.
    1. Você considera positivo ou negativo o comentário dela sobre o filme?
    2. Que palavras e/ou expressões comprovam a opinião dela?
  2. Observando a estrutura do texto, como a narrativa é composta?
  3. Na sua opinião, levando em consideração o texto lido, qual é a função de resenhas críticas como essa?

A resenha crítica é um gênero textual que apresenta a avaliação de uma obra (um filme, uma produção teatral, um texto literário, um espetáculo de dança e eventos artístico-culturais em geral). Além de fornecer informações gerais sobre a obra e um resumo dela, o autor de uma resenha crítica dá sua opinião, mostrando pontos positivos e negativos e argumentando sobre eles para tentar convencer o leitor.

Ao final do texto, pode recomendá-la ou não. Uma resenha crítica pode ser publicada em jornais, revistas ou sites, entre outras possibilidades.

Respostas e comentários

11.a) “Ao longo de décadas”; “mais recente”; “2021”.

11.b) A expressão é “hipnotizante”. “Red: Crescer é uma Fera acrescenta à fórmula elementos novos que criam um clima hipnotizante.”

11.c) A diretora domi shi faz uma grande combinação entre a cultura ocidental e a oriental.

11.d) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que a palavra foi usada no sentido figurado, representando o jeito, a identidade das grandes produções do estúdio. Está no diminutivo porque as produções do estúdio são voltadas principalmente ao público infantil.

11.e) Resposta pessoal.

12.a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes o considerem positivo.

12.b) “Fórmula mágica”; “íntimo e universal”

13. Apresenta introdução, desenvolvimento e fechamento (final).

14. Resposta pessoal.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

8c. Spoiler significa a revelação antecipada de uma informação importante sobre um filme, série, livro, jogo ou qualquer obra. Essa expressão é originária do verbo em inglês spoil, que, em português, significa “estragar”. O spoiler costuma estragar uma surpresa, antes que a pessoa tenha a oportunidade de assistir ou ler o conteúdo. Disponível em: https://oeds.link/D50GMl. Acesso em: 11 junho 2022.

8d. Os estudantes devem reler o texto e encontrar as palavras que se referem ao panda-vermelho.

  1. Explique a importância de adequar o conteúdo infantil para outras faixas etárias, ampliando o público que consome as produções da Pixar.
  2. Explique a diferença entre protagonista e coadjuvantes.
  3. As atividades se referem a expressões usadas no texto. No item 11e, sugira uma breve pesquisa sobre a cultura pop oriental.

12 a 14. Ressalte que resenhas críticas podem trazer opiniões positivas ou negativas sobre um filme, mas que devem também considerar uma estrutura básica: citar a trama, os personagens e a produção.

Proponha uma leitura em voz alta com os estudantes do conceito sobre resenha crítica e verifique se compreenderam o gênero textual e quais características conseguiram identificar na resenha que leram.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Concordância nominal - pronomes

Responda às questões no caderno.

Ícone atividade oral.

1. Releia este trecho da resenha de Red: Crescer é uma Fera.

Para a protagonista Meilin, a grande questão é a individualidade: enquanto ela passa pela fase de se sentir mais responsável pelas próprias ações e querer fazer valer suas vontades, a mãe vem como um rolo compressor. Ming não aceita que a filha desvie do caminho que ela traçou para seu sucesso e que, claro, exclui qualquer tipo de válvula de escape. É um problemão para Meilin que, além de ser muito sociável, vive também o momento de descobrir interesses românticos e sua fúria adolescente.

  1. Qual é a função das palavras destacadas em azul?
  2. Por que as palavras destacadas em verde estão em gênero e número diferentes?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a, b.

  1. Qual é a função da palavra "ela" nas duas aparições no texto?
  2. Por que as palavras "suas" e "seu" estão em gênero e número diferentes?

Os pronomes são palavras que podem substituir ou acompanhar um substantivo. Quando substituem o substantivo, são chamados de pronomes substantivos. Quando o acompanham, são chamados de pronomes adjetivos.

2. Releia agora este outro trecho da resenha.

A ligação entre Mei e Ming, então, reúne diversas camadas subjetivas, exatamente como são as relações na vida real: choque de gerações, distância entre familiares, pressão pelo sucesso e puberdade, além [de] conflitos culturais. Com todas essas questões, é difícil encontrar alguém que, na vida real, também não vire um panda-vermelho gigante internamente.

  1. Qual é a função da palavra destacada no trecho?
  2. Por que ela está no feminino e no plural?
Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a, b.

  1. Qual é a função da palavra "essas" no trecho?
  2. Por que ela está no feminino e no plural?

3. Copie o quadro e complete com os pronomes possessivos e demonstrativos.

Ícone modelo

Pronomes possessivos

Pronomes demonstrativos

1ª pessoa: meu(s), _____
2ª pessoa: _____
3ª pessoa: _____

Formas variáveis
Este(s), _____

Formas invariáveis
Isto,
_____

Respostas e comentários

1.a) Substituir/retomar outras palavras e/ou expressões ditas anteriormente. No caso, o primeiro “ela” retoma/substitui a protagonista Meilin; o segundo “ela” retoma/substitui Ming.

1.b) A palavra “suas” está no feminino plural porque acompanha o substantivo “vontades”. A palavra “seu” está no masculino singular porque acompanha o substantivo “sucesso”.

2.a) Situar o leitor quanto às questões anteriormente citadas. No caso, “choque de gerações, distância entre familiares, pressão pelo sucesso e puberdade, além [de] conflitos culturais”.

2.b) Porque acompanha o substantivo “questões”.

3. Ver respostas nas orientações didáticas.

Língua e linguagem

Concordância nominal – pronomes

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Convide os estudantes a observar a dupla de páginas e peça a eles que leiam o nome da seção Língua e linguagem, de modo que o relacionem à leitura e compreendam que o foco não é a interpretação de texto, mas a análise gramatical.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1a. Comente com os estudantes que esses pronomes são muito importantes, principalmente nos textos escritos, para evitar a repetição excessiva dos substantivos.

1b. Mencione que esses pronomes concordam em gênero e em número com o substantivo ao qual se ligam.

  • Leia com os estudantes o boxe-conceito. Relacione o conceito ao trecho lido anteriormente. No caso, ela é pronome substantivo; suas e seu são pronomes adjetivos.
  • Após a atividade 2, leia para os estudantes o boxe-conceito a seguir e construa com a turma um quadro com os pronomes possessivos e demonstrativos. Em seguida, peça aos estudantes que copiem o quadro no caderno.

PRONOMES POSSESSIVOS

1ª pessoa: , , , ; 2ª pessoa: , , , ; 3ª pessoa: seu ou seus, sua ou suas

Ao montar este primeiro quadro, comente que, em algumas regiões, é mais comum usar as fórmas e . Mencione que, no português brasileiro, as fórmas e são pouco comuns.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS

Formas variáveis: , esse ou esses , essa ou essas aquele ou aqueles, aquela ou aquelas

Formas invariáveis: isto – isso – aquilo

3. Os pronomes possessivos e os pronomes demonstrativos geralmente exercem a função de pronomes adjetivos, ou seja, acompanham um substantivo. Por essa razão, devem concordar com ele em gênero e número. Os pronomes possessivos se referem às pessoas do discurso e geralmente expressam algo que pertence a elas. Os pronomes demonstrativos indicam a posição de um ser no espaço, no tempo ou no próprio texto.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe zero seis éle pê zero quatro

ê éfe zero seis éle pê zero seis

ê éfe seis sete éle pê dois cinco

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

ê éfe seis nove éle pê quatro oito

4. Leia a tirinha e responda às atividades a seguir.

Tirinha. Composta por dois quadros. Apresenta como personagem Armandinho, menino de cabelos azuis, com camiseta em laranja, bermuda em vermelho e sapatos em marrom. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, de calça em azul-claro, com sapatos cinzas. Um sapo pequeno de cor verde, olhos pretos e grande sorriso. Q1 – À esquerda, Armandinho com o corpo para a direita, olhando para o pai sorrindo. O pai dele, diz: ...QUANDO UMA MOÇA INTELIGENTE CHAMOU MINHA ATENÇÃO...ERA SUA MÃE! O sapo olha para cima em direção para o pai de Armandinho. Este fala: ISSO FAZ MUITOS ANOS, E... A mãe de Armandinho, fora do quadro, diz: QUERIDO... E ESSA LOUÇA NA PIA? Q2 – Armandinho, ainda à esquerda, com a boca aberta, fala: E ELA CHAMA SUA ATENÇÃO ATÉ HOJE, HEIN? O pai de Armandinho com o corpo para a direita e perto de Armandinho, o sapo olhando para o pai sorrindo.

BECK, Alexandre. Armandinho. [sem local],. 26 fevereiro 2017. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/EoG7cT. Acesso em: 27 abril 2022.

  1. O humor da tirinha está em uma expressão. Qual é ela?
  2. Por que essa expressão gera o humor da tirinha?
  3. Qual é a função do pronome demonstrativo “essa” na fala da mãe?
  4. Se esse pronome estivesse acompanhando o substantivo “pratos”, como ficaria a fala da mãe?

5. Leia um trecho de um dos poemas mais conhecidos da nossa literatura, de Casimiro de Abreu (1839-1860), e depois responda às atividades.

Meus oito anos

Oh! que saudades que tenho

Da aurora de minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais!

reticências

ABREU, Casimiro de. As primaveras. São Paulo: Livraria Editora Martins sociedade anônima, Instituto Nacional do Livro, 1972. página 6-7.

  1. Do que o eu poético do texto sente saudade?
  2. Na sua opinião, por que ele teria repetido o pronome “minha” no segundo e no terceiro versos?
  3. O que o pronome “naquelas” indica em relação ao tempo?

Os pronomes demonstrativos também são empregados para situar temporalmente determinado fato em relação à pessoa que fala.

  • e : indicam tempo presente ou muito próximo do momento no qual se fala.
  • esse ou esses e essa ou essas: indicam passado relativamente próximo do momento.
  • aquele ou aqueles e aquela ou aquelas: indicam um tempo remoto, distante ou vago.
Respostas e comentários

4.a) “Chamar a atenção”.

4.b) Porque o pai utiliza a expressão no sentido de atrair a atenção, ou seja, a mãe de Armandinho o conquistou. Já o filho entende a expressão no sentido de repreender; a esposa repreende o marido por ainda não ter lavado a louça.

4.c) O pronome tem a função de situar o substantivo “louça”. No caso, a louça estava próxima ao interlocutor, ou seja, ao pai.

4.d) “Querido... e esses pratos na pia?”

5.a) De sua infância.

5.b) Resposta pessoal.

5.c) Que se trata de um tempo distante, longínquo.

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

4. Optamos por não trabalhar o pronome isso, presente na tirinha, pois ele não desempenha a função de pronome adjetivo, mas de substantivo. Entretanto, vale a pena comentar com os estudantes que os pronomes demonstrativos desempenham com certa frequência o papel de pronome substantivo. No caso em questão, o pronome “isso” retoma a declaração anterior do pai e não está acompanhando nenhum outro substantivo.

4c. Nesta atividade, trabalha-se uma das funções dos pronomes demonstrativos: a de indicar a posição de algo com relação aos interlocutores. Informe aos estudantes que:

  • quando o ser/objeto está próximo de quem fala, utilizam-se: , , isto;
  • quando o ser/objeto está próximo de quem ouve, utilizam-se: esse ou esses , essa ou essas, isso;
  • quando o ser/objeto está distante dos interlocutores, utilizam-se: aquele ou aqueles, aquela ou aquelas, aquilo.
  • Comente que, na língua falada, muitas vezes utilizamos mais “esse” (e seus correlatos), em vez de “este” (e seus correlatos).

5a. Informe aos estudantes que a palavra fagueiras, presente em “tardes fagueiras”, significa “meigas, suaves, agradáveis”.

5b. Apesar de a resposta ser pessoal, comente que a repetição pode ser para enfatizar aspectos da vida do eu poético que lhe pertenciam em um tempo distante.

5c. Aqui se trabalha mais uma função dos pronomes demonstrativos: situar temporalmente determinado fato em relação à pessoa que fala.

Comente que, no caso em questão, o pronome aparece em sua fórma contraída com a preposição “em”, ou seja, em + aquelas: naquelas.

ORALIDADE

Vlogue com resenha crítica

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

No início desta unidade, você leu uma resenha crítica sobre Red: Crescer é uma Fera. Agora, você vai assistir vlogues que apresentam resenhas críticas de filmes.

  1. Antes, conte aos colegas o que você sabe sobre vlogues.
  2. Você já assistiu a algum vlogue? Em caso afirmativo, qual era o assunto? O que você achou da experiência? Por quê?
  3. Assista agora ao vlogue que o professor vai exibir.
    1. O que você achou do vlogue?
    2. O conteúdo o ajudou a saber mais sobre o filme?
  4. O vlogue motivaria você a assistir ao filme? Por quê? 
  5. Compare as opiniões do vlogueiro com as opiniões do autor da resenha crítica do filme. Explique.
    1. Quais são as justificativas utilizadas pelo vlogueiro para validar as opiniões apresentadas, ou seja, quais argumentos ele utiliza? Cite alguns.
    2. Qual resenha foi mais convincente para você: a escrita ou a do vlogue? Por quê?
    3. Faça no caderno um quadro como o do modelo a seguir, comparando as duas resenhas.
      Ícone modelo
Quadro comparativo

Resenha crítica

Vlogue de resenha crítica

  1. Como é a estrutura da resenha crítica apresentada pelo vlogueiro? A sequência é semelhante à da resenha crítica escrita?
  2. A linguagem utilizada no vlogue é mais formal ou informal? Por quê?
  3. Qual é o público-alvo desse vlogue?
  4. Você acha que, antes de gravar o vlogue, houve o planejamento e a escrita da resenha crítica que seria apresentada? Justifique sua opinião.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Explique aos estudantes que vlogue (vídeo + blogue) é um blogue apresentado em vídeo.

2. Respostas pessoais.

3. Respostas pessoais.

4. Respostas pessoais.

5.a) e b) Respostas pessoais.

5.c) Ver respostas nas orientações didáticas.

6. Sim, pois é composta da apresentação do filme, seguida de um resumo, da indicação de pontos positivos e negativos e da opinião do vlogueiro, com as justificativas.

7. É mais informal, porque tenta se aproximar do espectador.

8. Provavelmente, pessoas interessadas em cinema ou eventos culturais em geral e fãs da Disney-Pixar

9. Resposta pessoal.

Oralidade

Vlogue com resenha crítica

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Providencie os recursos necessários, como smartphone, computador, tablet, projetor etcétera, para apresentar aos estudantes um vlogue.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1 e 2. Permita aos estudantes que contem o que sabem sobre vlogues, se já assistiram a algum e como foi essa experiência. Verifique se há necessidade de explicar a eles o que é um vlogue, pois muitas pessoas têm o costume de assistir a vlogues, mas não conhecem essa palavra.

3. Apresente aos estudantes o vídeo do vlogue, que apresenta uma crítica do filme Red: Crescer é uma Fera. Disponível em: https://oeds.link/8fHDNh. Acesso em: 11 junho 2022.

Caso não seja possível fazer isso, peça aos estudantes que assistam a esse vídeo em casa. Converse com os pais ou responsáveis por eles para saber se há a ­possibilidade de eles ajudarem os estudantes nessa tarefa. Depois de assistirem ao vlogue, peça-lhes que contem o que acharam desse formato de crítica, se o vlogue os ajudou com informações sobre o filme etcétera

  1. Os estudantes podem conversar e avaliar o que viram no vlogue considerando se este teve ou não influência na sua decisão de ver ou não o filme.
  2. Peça aos estudantes que leiam a resenha do início do Capítulo 2 mais uma vez. Proponha uma comparação entre as opiniões da resenhista e do vlogueiro: As opiniões se assemelham com relação à produção, à trama e à opinião? Talvez os estudantes precisem assistir outras vezes ao vlogue para poder fazer a atividade. Ofereça essa opção a eles. Depois, oriente-os a comparar o resumo, a indicação de pontos positivos e negativos do filme e as opiniões dos resenhistas com suas justificativas.

Peça aos estudantes que verifiquem se o vlogueiro usa algum marcador argumentativo (palavras que introduzem ou reforçam um argumento relacionando as ideias apresentadas) que já conhecem.

6 a 8. Aborde características do vlogue relacionadas à estrutura, à linguagem – que é informal, de modo a se aproximar de quem assiste a ele – e ao público-alvo, que pode ser formado por pessoas interessadas em cinema ou eventos culturais em geral e por fãs dos estúdios Disney-Pixar.

9. Espera-se que os estudantes percebam que, assim como na entrevista e no podcast, há sempre a definição do tema/assunto e o planejamento e a elaboração do texto que será narrado, antes da gravação.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê zero nove

ê éfe seis sete éle pê um um

ê éfe seis nove éle pê um zero

ê éfe seis nove éle pê um dois

ê éfe seis nove éle pê dois oito

ê éfe seis nove éle pê três seis

ê éfe seis nove éle pê três sete

ê éfe seis nove éle pê cinco seis

10. Assista novamente ao vlogue. Desta vez, observe os aspectos não linguísticos (ou não verbais) empregados na resenha, como a voz e os gestos do vlogueiro.

a) Copie o quadro seguinte em uma folha à parte e anote as observações. Há algumas sugestões e espaços para você fazer outras observações.

Ícone modelo
Observações dos aspectos não linguísticos

Voz

Tom de voz

( ) alto.

( ) baixo.

Ritmo

( ) rápido.

( ) lento.

Risos

( ) sim.

( ) não.

Pausas ou hesitações

( ) sim.

( ) não.

Outros

Postura

Corpo

Movimentos de braços/mãos

Gestos (acenar, apontar etc.)

Olhar

Expressões faciais

Outros

Posição

Cenário da gravação

( ) ao ar livre.

( ) no estúdio.

Outros

Aparência

Roupas

( ) formais.

( ) informais

Cabelos

( ) arrumados.

( ) despojados.

Outros

Ícone atividade em dupla.

b) Troque de folha com um colega. Conversem sobre as anotações que fizeram, verificando semelhanças e diferenças.

11. Observe a estrutura do vlogue. O que há em cada uma das partes?

Esquema. Coluna na vertical com textos: Estrutura do vlogue: Início Desenvolvimento Encerramento
Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, de cabelos longos castanhos com blusa de mangas compridas em preto. Ela olha para frente sorrindo, de frente para um celular na horizontal sobre um pedestal.
Resenhas críticas podem ser feitas em formato audiovisual.
Respostas e comentários

10. Respostas pessoais.

11. Respostas pessoais.

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

  1. A atividade pede a análise dos elementos não verbais do vídeo. Oriente os estudantes sobre como preencher o quadro. Além disso, há espaço para “outros”, nos quais podem ser acrescentados novos itens.
  2. Para finalizar, a atividade oferece mais um elemento para ser usado na análise da estrutura do vlogue. Oriente os estudantes a observar o que há nessa estrutura; por exemplo, apresentação do canal e do apresentador, vinhetas e efeitos sonoros, bem como os momentos em que são utilizados – se no início, no desenvolvimento ou no final do vídeo.
  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR
  • Peça aos estudantes que escrevam um texto abordando os modos de fazer crítica a uma obra por meio de texto escrito e de texto falado, incluindo imagem (vídeo), comparando essas fórmas e destacando vantagens e desvantagens de cada uma delas.

VOCÊ É O AUTOR!

Planejar um vlogue

Você e os colegas vão produzir resenhas críticas em vídeo para a criação de um vlogue. Nesta seção, vocês vão planejar essa produção. Para começar, conheça mais um vlogue de resenhas.

Discussão e preparação

1. O professor vai reproduzir um vlogue que traz uma resenha crítica sobre um livro intitulado Esquadrão curioso: caçadores de fake news, ou outro que escolherem.

Capa de livro. Na parte superior, fundo em verde-claro e título do livro e autor. Na parte inferior, quatro crianças uma ao lado do outra: um menino de cabelos castanhos, blusa azul, um cachorro em branco e bege, uma menina decabelos longos castanhos, de blusa em rosa-escuro e par de óculos de grau preto. Ao lado, menina de cabelos curtos pretos e blusa de mangas curtas em lilás e na ponta da direita, um menino de cabelos escuros com boné em branco e azul e blusa em azul. Sobre a mesa, de frente para elas, um notebook aberto cinza.
Capa do livro Esquadrão curioso: caçadores de fake news, de Marcelo Duarte (São Paulo: Panda Books, 2018).
  1. Preste atenção no modo como o vlogueiro apresenta a resenha, expondo seu ponto de vista e dando seu recado.
  2. Observe também o formato do vlogue, que é um pouco diferente do vlogue sobre cinema a que você assistiu no início do capítulo.

2. Responda às questões seguintes e depois compartilhe suas respostas com os colegas.

  1. Quais são as justificativas utilizadas no vídeo para validar as opiniões apresentadas, ou seja, quais argumentos são utilizados? Cite alguns.
  2. Como é a estrutura da resenha crítica apresentada pelo vlogueiro?

Planejamento

  1. Em grupos, escolham uma obra (livro, filme, peça de teatro, exposição etcétera) para fazer uma resenha crítica sobre ela. Essa resenha fará parte do vlogue que a turma vai criar.
  2. Comecem o planejamento da resenha discutindo a obra escolhida.

Pesquisa e produção

  1. Pesquisem o maior número possível de informações sobre a obra: autor, diretor e roteirista (caso seja um filme), quando e onde foi lançada, qual é o público-alvo, entre outras.
  2. Leiam a obra ou assistam a ela. Tomem notas que sirvam de consulta para a escrita da resenha crítica.
Respostas e comentários

2.a) Respostas pessoais. Opções de respostas: ajuda as crianças a lidarem com fake news o livro pode levar a discussão de fake news para a escola e para casa, com os adultos.

2.b) Sugestão de resposta: início (ela apresenta o autor e a capa do livro), desenvolvimento (o autor apresenta o enredo da obra) e o encerramento (apresenta justificativas para a leitura e sua opinião sobre o livro).

Você é o autor!

Planejar um vlogue

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Providencie os recursos necessários, como smartphone, computador, tablet ou projetor, para apresentar aos estudantes um vlogue.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Esta página permite o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal da Bê êne cê cê: Tecnologia.
  1. Apresente o vídeo aos estudantes. Depois, pergunte: Vocês conhecem esse vlogue ou canal? Conhecem esse livro ou seu autor? O que são fakenews? E spoiler? Permita a eles que vejam o vídeo novamente, mas dessa vez observando melhor os detalhes propostos: conteúdo, modo como a vlogueira fala etcétera O vídeo pode ser visto em: ZIZI TV. Esquadrão curioso, caçadores de fake news – Marcelo Duarte. abre colchetesem local, sem nome 26 novembro 2019. 1 vídeo (9minutos30segundos). Disponível em: https://oeds.link/z0yaVx. Acesso em: 11 junho 2022.
  2. Promova um breve debate sobre fake news e suas consequências. Depois, explore a estrutura do vlogue.
  3. Os grupos deverão escolher uma obra para fazer a resenha em vídeo. Eles podem, por exemplo, escolher um livro na biblioteca ou em outra fonte disponível.
  4. No planejamento da resenha, os estudantes podem considerar todos os pontos que aprenderam em atividades anteriores sobre o gênero textual resenha.
  5. Os estudantes devem pesquisar mais detalhes sobre a obra, pois eles são importantes para a criação da resenha.
  6. É pedido que os estudantes leiam a obra ou assistam a ela. É importante que todos os estudantes façam isso a tempo, de modo que essa tarefa possa contribuir para a escrita da resenha. Antes de a escreverem, eles podem observar o roteiro presente na etapa 7.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê um zero

ê éfe seis sete éle pê três zero

ê éfe seis sete éle pê três dois

ê éfe seis sete éle pê três três

7. Para escrever a resenha, façam previamente um roteiro em uma folha à parte, como o sugerido a seguir.

Ícone modelo
Roteiro – resenha crítica

Nome da obra

Apresentação da obra

(Quem é o autor/roteirista, quem é o diretor etc.)

Resumo

Pontos positivos

Pontos negativos

Opinião com argumentos

(Se gostou, qual é a parte mais interessante, se há relação dessa obra com outras, se alguma parte não estava bem explicada, o que você achou depois de ler a obra ou assistir a ela etc.)

Recomenda ou rejeita

Escrita e revisão

  1. Escrevam o esboço da resenha em outra folha à parte, com base no roteiro feito. Lembrem-se de que a estrutura deve ter introdução, desenvolvimento e encerramento.
  2. Troquem o esboço da resenha com outro grupo para que façam a revisão uns dos outros. Verifiquem se a estrutura e as principais características da resenha crítica estão presentes no esboço. Utilizem a pauta de revisão.
    Ícone modelo

Pauta de revisão

Sim

Não

Observações

Adequação ao gênero

Organização do texto

Parágrafos

Ortografia

Pontuação

Acentuação das palavras

Uso do dicionário
(dúvidas sobre a escrita)

10. Verifiquem os comentários, façam os ajustes e passem a resenha a limpo. Guardem para o momento da gravação do vlogue.

Respostas e comentários

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

  1. No esboço da resenha, verifique se os estudantes estão atentos à pontuação, às regras ortográficas, às concordâncias nominal e verbal etcétera
  2. Esse é o momento de os grupos trocarem os textos uns com os outros, de modo que se ajudem mutuamente em sua revisão para que sejam feitos os ajustes na etapa 10.
  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR
  • Proponha aos estudantes que façam uma pesquisa sobre o autor que viram no vídeo da Zizi: Marcelo Duarte. Peça a eles que escrevam um texto com essas informações e acrescentem outras; por exemplo, se já conheciam os livros desse autor e quais são essas obras.

Para ampliar

  • O livro Esquadrão curioso: caçadores de fake news, de Marcelo Duarte, ganha agora uma versão em podcast. Nela, Isabella, Leo, Débora e Pudim entrevistam jornalistas e especialistas no combate às fake news. Disponível em: https://oeds.link/eMYQxi. Acesso em: 11 junho 2022.
  • DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2005. Esse livro traz informações sobre temas diversos, como religião, natureza, esportes etcétera

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis nove éle pê zero sete

ê éfe seis nove éle pê zero oito

ê éfe seis nove éle pê quatro nove

ê éfe seis nove éle pê cinco seis

CLUBE DO LIVRO

Nesta unidade, vamos retomar o livro que você leu no bimestre anterior e compartilhar com os colegas. Retome a ficha de leitura com as informações que inseriu.

Ilustração. Três crianças uma ao lado da outra, sentadas de frente para uma mesa marrom. Menina de cabelos castanhos, de blusa em vermelho, segurando nas mãos um livro de capa em rosa-escuro, aberto. À direita, uma menina de cabelos castanhos com franja e penteado para trás, blusa de mangas curtas em branco, segurando nas mãos um livro de capa em azul. Perto delas, acima, uma nuvem de imaginação com ilustração de duas mulheres, uma delas está de vestido longo e chapéu de ponta em azul-claro com estampa de estrelas brancas, com duas asas translúcidas, na mão esquerda ela tem uma varinha de condão levantada. Ela está de frente para uma mulher de vestido longo vermelho, e em segundo plano, vista parcial de castelo em bege e céu em tons de roxo. À direita, menino de cabelos castanhos, com blusa em branco e listras em preto e livro de capa vermelha, aberto. Perto da cabeça dele, nuvem de imaginação com cena de um cavaleiro sobre cavalo branco. Ele usa armadura cinza e uma espada na mão. Ao fundo, vegetação e na parte superior, céu em azul-claro e nuvens. Na mesa, outros livros.

Relembrar

1. Traga para a escola o livro que você leu e a ficha de leitura preenchida.

▶ Se precisar, folheie o livro, releia alguns trechos, relembre os nomes dos personagens, pois você vai compartilhar a história com os colegas.

Apresentar e avaliar

Ícone atividade em dupla.
  1. Junte-se a um colega e conte sobre o livro que você leu.
    1. Faça um resumo do enredo, com base nas anotações da ficha de leitura.
    2. Caso considere interessante, mostre algumas imagens ou leia trechos para o colega, a fim de exemplificar alguns aspectos da história.
    3. Descreva algum trecho de que mais gostou ou que considera divertido.
    4. Ao final do resumo, dê sua opinião sobre o livro, explorando os pontos positivos e negativos.
  2. Agora é a vez do colega de compartilhar a experiência de leitura.
    1. Ouça atentamente o resumo do livro que ele leu.
    2. Se quiser, faça perguntas e peça esclarecimentos sobre os trechos que não ficaram tão claros.
  3. Para concluir, crie uma avaliação sobre o livro que você leu, explicando ao colega se recomenda ou não a leitura e por quê. Desenhe, em uma folha à parte, um como o modelo a seguir. Próximo a ele dele, escreva um breve comentário com sua opinião sobre o livro.
Ilustração. Um arco para cima, com partes coloridas. Da esquerda para a direita: verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho. Na parte inferior, um ponteiro em preto na vertical. Na parte inferior, cinco emojis: Emoji em verde com a boa em arco totalmente para cima. Emoji em verde-claro com a boca em arco para cima. Emoji em amarelo com a boca reta. Emoji em laranja com a boca em arco para baixo. Emoji em vermelho com a boca totalmente em arco para baixo.
Respostas e comentários

Clube do Livro

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Nesta seção, os estudantes são convidados a compartilhar suas experiências sobre o livro lido no bimestre anterior. Retome a ficha de leitura, pois eles a usarão para escrever uma avaliação sobre o livro.
  • Providencie os dispositivos eletrônicos necessários às apresentações dos estudantes.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Ressalte a importância de os estudantes terem feito a ficha ao final da leitura, pois assim podem retomar os elementos da história para criar uma avaliação.
  2. Na escrita do resumo do enredo, peça aos estudantes que atentem às questões linguísticas e gramaticais, observando as concordâncias verbal e nominal, a pontuação, a referenciação, a organização em parágrafos etcétera É interessante selecionar figuras para ilustrar a apresentação, se possível. Os materiais utilizados na apresentação podem ser impressos ou digitais, exibidos por meio de projeção ou da tela de um computador ou uma tê vê.
  3. Na apresentação, enfatize a importância de os estudantes ouvirem os colegas, fazendo perguntas quando necessário e esperando o seu turno de fala para interagir. Também relembre com eles a maneira adequada de falar nesse gênero de exposição oral.
  4. A avaliação final deve conter um breve resumo, informações claras e a opinião sobre a obra. Encerre o Clube do Livro com uma conversa entre os estudantes, de modo que possam compreender o processo para aprender com ele. Faça a mediação por meio de perguntas como: O que vocês acharam mais interessante? Do que não gostaram tanto assim? O que fariam de fórma diferente em uma próxima vez?
  5. Organize os estudantes para decidir quem vai fazer a enquete, organizar as informações e tabular os resultados, reproduzindo o quadro do livro em um grande cartaz. Decidam qual será a fórma de classificação, com emôjis ou com estrelas.

5c. Proponha uma roda de conversa sobre as avaliações e pergunte aos estudantes se eles concordam com a classificação, orientando-os a respeitar as diferentes opiniões.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê dois oito

ê éfe seis nove éle pê quatro seis

ê éfe seis nove éle pê quatro nove

ê éfe seis nove éle pê cinco três

Enquete e classificação

Ícone atividade em grupos.

5. Com o professor e os colegas, coletem as informações de todos os grupos para uma enquete.

a) Organizem as informações dos livros que cada um leu, recriando o quadro a seguir em um cartaz.

Ícone modelo
Livros Preferidos do Bimestre

Título do livro

Quem leu?

Qual é sua opinião?

Classificação e recomendação

  1. Preencham os dados conforme a classificação dada pelo leitor. Organizem das melhores para as piores avaliações.
  2. Conversem sobre as melhores avaliações e verifiquem se os colegas de cada grupo concordam com a classificação. Caso tenham alguma dúvida, retomem a ficha de leitura com o resumo e reflitam.
  3. O professor vai afixar o cartaz no mural para que todos possam ler as informações, o que poderá ajudar na escolha das próximas leituras.
  4. Se possível, criem uma caixa com as fichas de leituras dos livros, para que todos possam consultá-las.

Próxima leitura

  1. Escolha seu próximo livro utilizando as informações da enquete. Caso prefira, escolha um livro na biblioteca.
    1. Você pode pesquisar se há resenhas críticas ou indicações de livros em sites especializados em livros para sua idade. Peça ajuda a um adulto para orientar a pesquisa.
    2. Leia sempre o resumo e os comentários, seja nas fichas de leitura, seja nos sites.
  2. Após a leitura, você vai complementar sua ficha com aspectos que aprofundam sua análise, como os utilizados no roteiro para resenha crítica da página 101.
  3. Aproveite a leitura! E lembre-se de preencher as informações para compartilhar com os colegas ao final do bimestre.
Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, com o corpo para a direita, segurando nas mãos, um livro aberto, com papéis em 3D de castelos e personagens. Na parte superior, um gato de cor azul-escuro sobre a estrutura e ao redor, estrelas em amarelo. Sobre as costas do menino, um rato pequeno em cinza-claro, de roupa em amarelo pendurado sobre uma corda fina amarela.
Respostas e comentários

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

5d. Valorize a criação do cartaz como fonte de informações valiosas para os estudantes escolherem os próximos livros que vão ler. Qual importância eles dão para a opinião dos outros? Por que é interessante ouvir as avaliações de quem já leu?

5e. A caixa com as fichas de leitura serve de fonte de informações mais detalhadas sobre os livros; elas podem ser consultadas por estudantes indecisos sobre qual livro ler. Esse método também encoraja os estudantes a ler mais livros, dada a quantidade de opções reunidas na caixa de fichas de leitura.

  1. Proponha mais pesquisas na internet para conhecerem novos títulos através da leitura de outras resenhas e vlogues literários sobre livros indicados para a faixa etária da turma.
  2. Retome o processo de escrita de resenhas da página 99 e da ficha de leitura para agregar à caixa de fichas.
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • Proponha aos estudantes a criação de uma seção em mídia digital de sua preferência para inserir as avaliações, as resenhas e os vlogues produzidos nesta unidade. Eles podem ser organizados em formato de texto ou de vídeo.
  • Com o término do bimestre, é o momento de os estudantes conversarem sobre o livro que leram e preencherem a ficha de leitura.
  • Faça uma roda de leitura e proporcione o compartilhamento das histórias, pedindo a cada estudante que diga o título da obra que escolheu, quem é o autor e que conte, de fórma resumida, a história aos colegas.
  • Durante esse processo, explique aos estudantes que eles devem observar a sequência da narrativa, as concordâncias verbais e nominais, o emprego de substituições lexicais e pronominais, entre outros elementos que considerar ­importante.

Para observar e avaliar

Use os parâmetros citados para avaliar como eles narram a história e as soluções léxico‑gramaticais que encontraram para fazer essa narração de fórma clara aos colegas. Com os resultados dessa avaliação, você poderá revisar conteúdos para que eles se tornem cada vez mais proficientes.

Observe também como eles se posicionam, como articulam as palavras, o tom de voz, como se direcionam ao público, a desenvoltura etcétera

EU APRENDI!

1. Faça uma leitura silenciosa do texto com algumas curiosidades e mistérios sobre os ursos.

UM URSO PELO BRASIL

cê agá cê Seção Que bicho foi esse?

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Ilustração. Em um local aberto. Na parte inferior, grama e vegetação verde. À esquerda, um tronco de árvore marrom. Sobre ela, um urso de pelos de cor marrom, pendurado sobre o tronco e à direita, uma onça com a pata à esquerda sobre o tronco, olhando para o urso. Ela tem pelos em amarelo e partes em castanhos. Ao fundo, morros e vegetação. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas.
Há milhares de anos, o urso-neotropical tinha que defender seu alimento (neste caso, um porco-do-mato) de predadores ainda maiores, como o tigre-dentes-de-sabre.

Ficha Técnica

Nome: Urso-neotropical ou ursinho-da-face-curta ()

Origem: Sul do México ao estado de Minas Gerais, no Brasil

Tamanho: cêrca de 2 metros de comprimento e 1,20 metro de altura

Peso: cêrca de 150 quilos

Época em que viveu: entre 11 mil e 126 mil anos atrás (Períodos: Pleistoceno e Holoceno)

Quando ouvimos a palavra urso, geralmente pensamos naqueles grandes carnívoros que vivem na América do Norte e na Europa ou no famoso e fofo panda-gigante, natural da Ásia. Já passou pela sua cabeça que também existiram ursos no Brasil? É verdade! Os ursos-de-face-curta são um grupo de ursos com pernas longas e focinhos curtos. Viveram por todas as Américas, mas seu maior sucesso foi aqui, na América do Sul, onde uma espécie vive até hoje!

Parentes

O urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) é o único urso-de-face-curta que sobreviveu até os dias atuais. Vive agora somente nas montanhas da Argentina, do Peru, do Equador, da Bolívia, da Colômbia e da Venezuela, onde se alimenta quase só de plantas. É um animal muito dócil e difícil de ser encontrado, por habitar principalmente florestas bem fechadas. É considerado em risco de extinção devido à caça e à destruição de seu abitá.

Respostas e comentários

Eu aprendi!

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Estas atividades permitem desenvolver aspectos sobre o Tema Contemporâneo Transversal Educação ambiental.
  • Reúna os estudantes em uma roda de conversa para que contem suas experiências com os aprendizados nesta unidade e ao longo do volume. Converse com eles também sobre como as atividades feitas podem ter colaborado em aprendizados de competências emocionais.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1. Peça aos estudantes que façam a leitura e identifiquem os vários elementos do texto: ficha técnica, título e subtítulo, introdução, desenvolvimento e conclusão, além da fonte em que o texto foi publicado.

Aproveite para explorar com os estudantes a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica, como outros recursos como remissão a conceitos, notas de rodapés e o uso de boxes.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe zero seis éle pê zero seis

ê éfe seis sete éle pê zero cinco

ê éfe seis sete éle pê zero sete

ê éfe seis sete éle pê um seis

ê éfe seis sete éle pê um sete

ê éfe seis sete éle pê dois cinco

ê éfe seis sete éle pê dois seis

ê éfe seis sete éle pê dois oito

ê éfe seis sete éle pê três dois

Mistééério!

O grupo dos ursos-de-face-curta representa dois grandes mistérios para a ciência. O primeiro é sobre seu desaparecimento: com exceção do simpático urso-de-óculos, que vive até hoje, o urso-neotropical vivia em mais lugares que qualquer outro urso dos Neotrópicos e tinha uma alimentação bem variada, o que faz com que os cientistas não tenham pistas do que causou sua extinção. O segundo mistério não é menos estranho: esses ursos encolheram! Como assim? Você já vai entender!

Os seus ancestrais viviam na Patagônia e eram os maiores ursos que já existiram, tendo quase a altura de uma girafa (quatro metros e meio!) quando ficavam em pé, e eram mais pesados que um rinoceronte-negro (chegando a até duas toneladas!). Ao longo do tempo, os ursos-de-face-curta foram diminuindo até o tamanho do urso-neotropical e do urso-de-óculos, pesando no máximo 150 quilos.

Pesquisadores acreditam que essa mudança de tamanho aconteceu após a chegada de muitas novas espécies de carnívoros na Patagônia vindas da América do Norte, o que “forçou” esses ursos a mudarem de grandes predadores, que usavam seu tamanho para roubar as presas caçadas por animais menores, para pequenos animais que comiam, principalmente, plantas e não competiam com tantas outras espécies. Assim, não precisavam mais ser tão grandões.

TUNES, Pedro Henrique. Que bicho foi esse?, Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, número 328, página 20-21, dezembro 2021.

2. Observe as palavras destacadas no texto e responda às questões no caderno.

Versão adaptada acessível

Atividade 2.

Observe o uso de "O primeiro", "O segundo" e "esses" no primeiro parágrafo e responda às questões.

  1. Por que o autor teria usado as expressões “O primeiro” e “O segundo” no texto? Que classes de palavras compõem essas expressões?
  2. Como se classifica o pronome “esses”? Qual é a função dele no texto? Por que ele foi usado no plural e no masculino?

3. Reúna-se com um colega. Vocês vão escrever a carta do leitor em uma folha à parte.

  1. Combinem como será a saudação ao destinatário da carta.
  2. Lembrem-se de que o texto deve ser curto e objetivo, escrito em uma linguagem mais formal.
  3. Combinem também como será a despedida.
  4. Releiam a carta e façam as melhorias necessárias para produzir a versão final.
  5. Combinem com o professor como vão encaminhar a carta à cê agá cê.
Respostas e comentários

2.a) Para delimitar os dois mistérios que menciona no começo do texto, situando o leitor sobre cada um deles. As expressões são compostas de artigo definido e numeral ordinal.

2.b) Pronome demonstrativo. A função dele é a de situar algo que foi dito anteriormente no texto. Foi usado no plural e no masculino porque acompanha o substantivo “ursos”.

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

  1. Os estudantes deverão identificar as palavras, bem como seus usos. Caso perceba dificuldades na identificação, retome os conceitos dessas classes gramaticais, estudados em aulas anteriores, e proponha atividades adicionais para casa.
  2. Explique aos estudantes que eles podem elogiar a matéria, dizendo, por exemplo, do que mais gostaram. Também podem, se acharem que é o caso, criticar ou sugerir alguma alteração.

Para observar e avaliar

  • Proponha aos estudantes retomar o esquema da página 81 com os gêneros textuais e pedir que retomem o que explicaram para cada gênero estudados nesta Unidade: resenha crítica, carta do leitor e vlogue. Eles devem listar as principais características desses gêneros textuais, usando palavras-chave ou breves exemplos, e escrevê-los no esquema circular.
  • Pergunte a eles com o que a imagem se parece. Eles poderão perceber três círculos interligados. Explore que o elemento que liga os círculos é o fato de todos eles serem gêneros textuais que podem expor opiniões.
  • Caso os estudantes mostrem dificuldade, retomem as atividades que exploramos as características dos gêneros textuais (carta ao leitor nas páginas 84 e 85, resenha crítica nas páginas 94 e 95, vlogue nas páginas 98 a 101), proponha uma leitura compartilhada de alguns aspectos e reflita com os estudantes ajudando-os a retomar os aspectos principais.

VAMOS COMPARTILHAR

Hora de gravar o vlogue!

Organizar

1. Para compor o roteiro de gravação do vlogue, vocês precisam definir alguns elementos: o nome do programa; a presença de vinhetas, efeitos sonoros, músicas ou outros recursos de áudio; o número de apresentadores (um ou mais de um); o local onde o vlogue será gravado e se haverá um cenário especialmente criado para a gravação; as ferramentas que serão utilizadas (microfone, gravador, dispositivo com acesso à internet, software de edição de áudio e vídeo etcéteraponto); a divisão das tarefas entre os membros do grupo; o adulto que deverá assessorá-los durante a gravação e a edição do material; o tempo que deverá durar a gravação, de acordo com o que for combinado com a turma e o professor.

Nem todos esses elementos precisam constar no roteiro do vlogue. Cabe aos integrantes do grupo decidir quais deles vão escolher. Para ajudar, retomem o quadro de observações dos aspectos não linguísticos, da página 99.

2. Para se prepararem para a gravação, revejam o roteiro que produziram com a lista de itens a serem conferidos.

Esquema. Coluna na vertical com textos: Estrutura do vlogue: Início Desenvolvimento Encerramento
Fotografia. Uma pessoa segurando um suporte na vertical em preto onde há acoplado um celular na horizontal. Pelo celular, vê-se a imagem de uma mulher à frente. Ela tem cabelos crespos escuros, usando uma blusa regata de gola em amarelo, com detalhes nas mangas em preto. Ela olha para frente, com a boca um pouco aberta. Ao fundo, um automóvel passando visto parcialmente em branco e azul.
A gravação de um vlogue deve ser feita em ambientes livres de ruídos e barulhos indesejáveis. Caso ocorram, eles podem ser eliminados posteriormente por meio de ferramentas de edição.
Respostas e comentários

Vamos compartilhar

Hora de gravar o vlogue!

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Nesta seção, os grupos vão gravar os vídeos. Providencie para isso os materiais necessários, como smartphone ou câmera, tripé ou outro tipo de apoio e dispositivo eletrônico para fazer a edição do vídeo, que pode ser um computador.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Os estudantes devem formar grupos e observar os itens do roteiro de gravação do vídeo. Se não houver as ferramentas básicas necessárias para a gravação do vídeo, eles podem simular a ação. É importante que o nome do programa tenha relação com o conteúdo proposto. Pode-se solicitar aos estudantes que elaborem um roteiro com o passo a passo da produção, como separação dos materiais e ferramentas necessários, divisão das tarefas e prazos para que cada um faça a sua parte. Algumas tarefas podem ser feitas em casa, como a seleção das músicas e dos efeitos sonoros, a criação das vinhetas etcétera Eles podem dividir as funções, decidindo quem ficará responsável por qual parte e qual será o prazo para fazer determinada tarefa.

2. Proponha uma lista de itens que devem ser conferidos na preparação da gravação. Peça aos estudantes que façam alterações nos itens, caso seja necessário.

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis sete éle pê dois um

ê éfe seis sete éle pê dois três

ê éfe seis sete éle pê dois quatro

ê éfe seis nove éle pê três três

Ensaiar

  1. Antes da gravação, o apresentador ou vlogueiro deve ensaiar o texto, lendo-o várias vezes em voz alta. Essa prática é importante para que a leitura durante a gravação pareça o mais natural possível. Também deve seguir estas recomendações:
    1. prestar atenção na entonação e na clareza ao falar as palavras;
    2. manter uma postura segura e centrada.
  2. A equipe de gravação também deve ensaiar como se fosse a gravação real, com cada membro desempenhando seu papel. Observem estes aspectos: a posição em que cada um deve ficar; o local onde deve ser posicionado o celular ou a câmera para captar a fala do apresentador; o melhor enquadramento para filmar o apresentador; a qualidade e o direcionamento da luz.

Gravar e editar

  1. Iniciem a gravação. Durante a fala do apresentador, façam silêncio total.
  2. Depois da gravação, com a ajuda de um adulto, o grupo deve editar seu vlogue. Observem as etapas:
    1. limpar o áudio de ruídos ou sons que não fazem parte do programa;
    2. verificar se a voz do apresentador está clara para os ouvintes;
    3. cortar partes desnecessárias, como erros durante a fala e pausas longas;
    4. inserir as trilhas musicais e as vinhetas.

Compartilhar

7. Com o vlogue pronto, preparem sua postagem.

  1. Decidam, com a ajuda do professor, em que plataforma ou sáite vocês podem compartilhar os vlogues (pensem no público-alvo).
  2. Certifiquem-se de ter a autorização de pais ou responsáveis dos apresentadores.
  3. Deem nomes ou enumerem os vlogues e estabeleçam a melhor ordem para postá-los de acordo com os assuntos.
  4. Combinem se vão utilizar alguma imagem e/ou um pequeno texto explicando o trabalho de vocês.

Avaliar

Ícone atividade oral.

8. Roda de conversa! Encerrem a atividade conversando sobre a experiência de gravar um vlogue.

Respostas e comentários

• ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

  1. Este é o momento de o apresentador ensaiar as falas, mas também a oportunidade para a equipe de gravação preparar o espaço, compreender se o enquadramento está bom etcétera É importante que a câmera esteja posicionada em local fixo, para que a imagem não fique tremida. Explique aos estudantes que eles devem cuidar da empostação e do tom da voz, da clareza na pronúncia e da observação das pausas indicadas pela pontuação. Lembre-os de que o apresentador está se dirigindo ao público que o assiste, então deve interagir com ele por meio do olhar, dos gestos, do sorriso etcétera
  2. O momento de ensaiar para a gravação deve ser respeitado da mesma pois os estudantes precisam fazer silêncio, aguardar sua vez e trabalhar em equipe.
  3. A gravação do vídeo será feita em etapas, respeitando as falas e a organização da equipe.
  4. Há alguns programas de edição de vídeo que são gratuitos, como o sugerido no boxe Para ampliar desta página. Auxilie os estudantes a editar, respeitando o roteiro.
  5. O compartilhamento do vídeo deve ser feito na mídia digital que vocês escolherem. É importante que os vídeos apareçam no mesmo lugar, de modo a compor um vlogue. Pergunte aos estudantes como eles podem divulgar o vlogue da turma para a comunidade escolar. Pode-se enviar esse material de divulgação em aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites ligados à escola.
  6. Proponha uma roda de conversa para destacar os aspectos que deram certo e os que precisam ser melhorados, bem como valorizar os esforços e as vivências.
  • Sobre a apresentação, proponha aos estudantes algumas questões autoavaliativas para serem respondidas no caderno, conforme sugestões: a) Do que você mais gostou e do que não gostou ao fazer o vlogue? b) Como foi o resultado da divulgação entre os familiares e a comunidade escolar? c) Após a vivência e o compartilhamento, o que você faria diferente? d) Qual parte você mais aproveitou? Por quê?
  • Em outro momento, possibilite o compartilhamento das respostas para discussão em grupos.

Para ampliar

O MovieMaker Online é um software de edição de vídeos de fácil utilização. Disponível em: https://oeds.link/PISiOa. Acesso em: 11 junho 2022.

Respostas e comentários

Habilidades Bê êne cê cê

ê éfe seis nove éle pê três oito

ê éfe seis nove éle pê quatro zero

ê éfe seis nove éle pê quatro um

ê éfe seis nove éle pê quatro cinco