UNIDADE 4 Campanhas e charges
As propostas desta unidade foram desenvolvidas em quatro etapas que se completam. Acompanhe!
EU SEI
Como usar recursos persuasivos em campanhas?
Compreender o uso de recursos persuasivos em campanhas e sua influência nas tomadas de decisão das pessoas.
EU VOU APRENDER
Capítulo 1 – Campanha de conscientização
Compreender o contexto de produção e a circulação de cartazes de campanhas de conscientização.
Capítulo 2 – Charges
Compreender as características e a circulação da charge.
EU APRENDI!
Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e ampliação da aprendizagem.
VAMOS COMPARTILHAR
bãner
Promover a interação com os colegas e com a comunidade escolar por meio da divulgação de banners produzidos.
EU SEI
Como usar recursos persuasivos em campanhas?
Para fazer com que as pessoas se mobilizem a favor de uma campanha social ou de conscientização, por exemplo, os publicitários têm de lançar mão de vários recursos, textuais e/ou imagéticos, e usar de muita criatividade para persuadir o público-alvo.
- Você se lembra de alguma campanha publicitária que chamou a sua atenção? Em caso afirmativo, conte aos colegas que campanha é essa. ▶ Nessa campanha, o que mais chamou a sua atenção? Você se identificou com o que estava sendo anunciado? Por quê?
- Observe estes cartazes utilizados em diferentes campanhas de conscientização.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Trabalho infantil. Se você cala, não para. Recife, 2019. : feicibúk Agência Um. Disponível em: https://oeds.link/uw8Uv8. Acesso em: 16 junho 2022.
INSTITUTO AKATU. Você precisa mesmo comprar mais uma camiseta? abre colchete sem local fecha colchete, 13 outubro 2017. Instagram: arrobainstitutoakatu. Disponível em: https://oeds.link/FOfTAw. Acesso em: 16 junho 2022.
CAMPANHA doação de sangue. Mônica Guerretta, Chapecó, 2016. Disponível em: https://oeds.link/SkrLiM. Acesso em: 16 junho 2022.
- Você sabe o que é uma campanha de conscientização? Em caso afirmativo, explique.
- Identifique os slogans em cada um dos cartazes.
EU VOU APRENDER Capítulo 1
Campanha de conscientização
1. Leia o texto e o cartaz sobre a campanha Fome Zero para 2030.
Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora
Postado em 16/10/2018 | fonte – ái kakíri com rãfpôst Brasil | fáo
Já parou para pensar em quantas pessoas poderiam ser alimentadas com os alimentos que você descartou no lixo nos últimos dias? Todos os anos, cêrca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas em todo o mundo. E neste mesmo mundo, segundo dados da ônu, 16 países convivem com sérios problemas de alimentação, dos quais oito enfrentam crise ou emergências que afetam um quarto ou mais da população. O caso mais preocupante é o do Iêmen, onde 60% dos habitantes (17 milhões de pessoas) sofrem fome severa, seguido do Sudão do Sul, com 45% da população (4,8 milhões) em situação semelhante.
E o que você tem a ver com isso? Hoje (16), Dia Mundial da Alimentação, a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, faz um convite à reflexão e à tomada de ações para combater o desperdício de alimentos. A entidade realiza em sua séde em Roma evento especial com o objetivo de chamar a atenção para o tema e somar esforços contra a fome e a desnutrição.
Este ano a campanha tem o lema central "Nossas ações são nosso futuro. Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 é possível" e se inspira no princípio da FAO segundo o qual todas as instituições e pessoas desempenham um papel na meta de conseguir a Fome Zero, para a qual devem trabalhar juntas.
reticências
UM MUNDO rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora. , São Paulo, 16 outubro 2018. Disponível em: https://oeds.link/sETsl8. Acesso em: 16 junho 2022.
2. Agora, faça uma leitura em voz alta do texto e de cartaz de outra campanha contra o desperdício de alimentos.
O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares
23/09/2021
A histórica Cúpula de Sistemas Alimentares daaconteceu na quinta-feira, 23 de setembro, com a participação de mais de 80 chefes de Estado e de ônu , incluindo o Brasil, que apresentaram compromissos para desenvolver estratégias nacionais para sistemas alimentares mais inclusivos, govêrno resilientesglossário e sustentáveis. A Cúpula, que ocorreu durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da , foi resultado de um processo que durou 18 meses em que 148 países promoveram diálogos nacionais com atores-chave em todas as etapas do sistema alimentar. ônu reticências
Na mesma data, o Programa Mundial de Alimentos ( dáblio éfe pê) lançou sua campanha anual rréchitégui (cerquilha, sustenido)ZeraroDesperdício, que visa reduzir o desperdício de alimentos e convidar as pessoas a ajudar a acabar com a fome. A redução do desperdício de alimentos foi identificada pelo dáblio éfe pê como uma das cinco principais prioridades para erradicar a fome e construir e manter um sistema alimentar resiliente. Os dados são chocantes: produzimos hoje no mundo comida suficiente para alimentar 7 bilhões de pessoas, mas 811 milhões de pessoas ainda passam fome todos os dias. reticências
Para nos ajudar a alcançar o maior número possível de pessoas com essas mensagens e convidá-las a agir, o dáblio éfe pê desenvolveu uma campanha apoiada por tchéfs, embaixadores e influenciadores globais e locais para convidar as pessoas a repensarem seus hábitos.
reticências
O COMBATE ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares. dáblio éfe pê — Programa Mundial de Alimentos, Brasília, Distrito Federal, 23 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/HveG1E. Acesso em: 16 junho 2022.
COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- Além desses, você já deve ter visto e lido vários outros cartazes. Para você, qual é a função de um cartaz? ▶ Onde os cartazes costumam ser divulgados?
- O que mais chamou a sua atenção no cartaz que acompanha a matéria “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora”?
- Qual é a principal finalidade dêsse cartaz?
- Que elementos não verbais reforçam a ideia de que o cartaz é sobre o combate à fome? Explique.
- Justifique o uso dos textos verbais com tamanhos e cores diferentes.
- Segundo o texto “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora”, a quem essa campanha é dirigida?
- O lema central da campanha foi inspirado em um princípio da fáo. Que princípio é esse? Transcreva-o.
- Para sensibilizar o leitor, o autor do texto dirige-se especificamente a ele em dois momentos. Identifique esses momentos e escreva-os.
- Agora, observe novamente o cartaz que acompanha o texto “O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares”.
- Qual é o objetivo dessa campanha?
- O que essa campanha tem em comum com a campanha “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030”?
- Que elementos não verbais foram utilizados no cartaz?
- Como esses elementos estão dispostos no cartaz? O que essa disposição indica?
- Que modo verbal é utilizado nos textos do cartaz? O que ele expressa no contexto do cartaz?
- Ao olhar de relance o cartaz, que palavra se destaca? Por que foi dado esse destaque?
Versão adaptada acessível
Atividade 4, item f.
Num primeiro contato com o cartaz, que palavra se destaca? Por que foi dado esse destaque?
- Segundo o texto “O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares”, por que o dáblio éfe pê lançou a campanha rréchitégui (cerquilha, sustenido)ZeraroDesperdício?
- Qual foi a estratégia de lançamento da campanha? Por quê?
- Quantos chefes de Estado e de govêrno participaram da cúpula? Quantos países se envolveram no evento?
- Que recurso o dáblio éfe pê utilizou para mobilizar o maior número de pessoas e convidá-las a agir?
- No Brasil, só no primeiro ano da pandemia de covid-19, a insegurança alimentar deu um salto. Observe esta manchete e o bãner
A fome no Brasil
Em pouco mais de um ano, são 14 milhões de novos famintos no Brasil
O BRASIL sem fome é delas. Brasil sem fome, Rio de Janeiro, centésima2021. Disponível em: https://oeds.link/WjB9jp. Acesso em: 16 junho 2022.
- Na sua opinião, que relação pode-se estabelecer entre a pandemia e o agravamento da situação de fome no país?
- O que você entendeu da frase: a fome tem gênero?
LÍNGUA E LINGUAGEM
Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos)
Responda às questões no caderno.
1. Releia o islôgam do cartaz do Instituto Akatu.
- Quantos verbos há nesse período?
- Do ponto de vista do significado, esses verbos podem ser classificados como verbos de ligação ou como verbos significativos? Por quê?
Na Unidade 2, vimos que o predicado pode receber algumas classificações. O primeiro que estudamos foi o predicado nominal, que apresenta um verbo de ligação e um predicativo do sujeito que funciona como núcleo. Quando o predicado de uma oração apresenta um verbo significativo e esse verbo é o seu núcleo, trata-se de predicado verbal.
2. Observe novamente este cartaz.
- Que diferença você notou nessa versão, se comparada à da página 111?
- Essa diferença provocou alguma dificuldade para o entendimento?
Os verbos significativos geralmente expressam ações e fenômenos naturais, ao contrário dos verbos de ligação, cuja função, como já sabemos, é ligar o sujeito a uma característica a ele relacionada, chamada predicativo do sujeito. No entanto, vale lembrar que os verbos significativos se dividem em dois grupos, relacionados à necessidade ou não de algum complemento: o dos verbos transitivos e o dos verbos intransitivos.
Os verbos transitivos são aqueles que necessitam de algum complemento, pois não têm sentido completo. Já os verbos intransitivos não precisam de complemento, uma vez que têm sentido completo.
3. Leiam a tirinha.
SCHULZ, Charles M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 abril 2022. Caderno 2, página C6.
- Observem o verbo empregado pela garota nos primeiro e terceiro quadrinhos. O que ele expressa?
- Quanto à transitividade, como esse verbo se classifica? Por quê?
- Se a garota tivesse dito, por exemplo, “Está chovendo hoje” ou “Está chovendo muito”, a transitividade do verbo “chover” mudaria? Por quê?
- No último quadrinho, qual termo complementa o sentido do verbo “acreditar”? Por que esse complemento é iniciado com uma preposição?
- Em que consiste o humor da tirinha?
Os verbos transitivos, por sua vez, recebem diferentes classificações, dependendo do complemento que exigem.
- Os verbos transitivos diretos são aqueles que exigem complemento sem preposição.
- Os verbos transitivos indiretos são aqueles que exigem complemento com preposição.
- Os verbos transitivos diretos e indiretos ou bitransitivos são aqueles que exigem complemento sem e com preposição.
4. Na tirinha, o verbo “acreditar” pode ser classificado como verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto? Expliquem.
As preposições são palavras cuja finalidade é ligar os termos de uma oração, criando uma relação entre eles. No quadro a seguir, apresentamos uma lista das principais preposições, chamadas de essenciais.
a |
ante |
após |
até |
com |
contra |
de |
desde |
em |
entre |
para |
per |
perante |
por |
sem |
sob |
sobre |
trás |
Do ponto de vista semântico, as preposições podem estabelecer diferentes significados aos enunciados, como mostrado nos seguintes exemplos:
Falei para você ontem.
Falei de você ontem.
No primeiro exemplo, a preposição indica a pessoa para quem se falou, ou seja, o destinatário. No segundo exemplo, ela indica que a pessoa foi o assunto sobre o qual se falou.
- No caderno, identifique as preposições presentes nas orações.
- Os professores chegaram cedo para aplicar as avaliações.
- Ontem, falamos com seu pai sobre o ocorrido.
- O programa começa após o noticiário.
- A advogada se posicionou contra os argumentos do promotor.
- Desde aquele dia, nunca mais o vi por aqui.
- Antes de sair, deixei os livros sobre a mesa.
- Eles não se conformavam com o resultado do teste.
- O homem manteve-se em silêncio perante o juiz.
- Daqui a duas semanas, iremos a Salvador para ver nossa família.
6. Leiam estes quadrinhos.
DOURADO, Rafael. Resoluções de ano novo para 2019. Sapo bróders, sem local, 2019. Disponível em: https://oeds.link/sfuqJj. Acesso em: 24 junho 2022.
- A tirinha ironiza algo que frequentemente acontece no início do ano. O que seria?
- No primeiro quadrinho, o personagem utiliza uma série de verbos significativos que expressam as resoluções por ele tomadas. Por que ele se valeu dêsse tipo de verbo? Quanto à transitividade, como esses verbos se classificam?
- Observem a fala do sapo no segundo quadrinho. Nela, o personagem utiliza dois verbos: “postar” e “usar”. Nesse contexto, como eles se classificam quanto à transitividade?
- O que a fala do personagem do segundo quadrinho provoca no homem? Como podemos chegar a essa conclusão?
- O que provoca o humor na tirinha?
ACENTUAÇÃO
Acento diferencial
Responda às questões no caderno.
1. Leia a tirinha.
BECK, Alexandre. Armandinho. abre colchete sem local fecha colchete, 10 junho 2016. feicibúk: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/9Vfy42. Acesso em: 24 junho 2022.
- O que causa o humor na tirinha?
- Na fala de Armandinho no primeiro quadrinho e na resposta de Fê no segundo quadrinho há um mesmo verbo, porém escrito de fórmas diferentes. Que verbo é esse?
- Leia essas fórmas verbais em voz alta. Você notou alguma diferença na pronúncia?
- Você sabe por que ocorre essa diferença? Explique.
Na tirinha, observamos que o verbo “ter”, quando conjugado na 3ª pessoa, foi escrito de duas , uma com acento circunflexo e a outra sem. O acento é usado justamente para diferenciar o fórmas singular do plural, já que, na pronúncia, essas palavras são iguais. Nesse caso, utilizamos um acento diferencial para mostrar ao leitor a que fórma estamos nos referindo.
O acento circunflexo constitui um acento diferencial quando é utilizado para fazer uma distinção entre palavras que apresentam a mesma pronúncia ou a mesma grafia.
O verbo vir também apresenta acento diferencial na 3ª pessoa.
Verbo TER |
Verbo VIR |
---|---|
Eu tenho |
Eu venho |
Tu tens |
Tu vens |
Ele/Ela tem |
Ele/Ela vem |
Nós temos |
Nós vimos |
Vós tendes |
Vós vindes |
Eles/Elas têm |
Eles/Elas vêm |
O acento diferencial também é usado nos seguintes casos:
• Nas fórmas pode/pôde, para diferenciar o presente do indicativo e o pretérito perfeito do indicativo. Por exemplo:
Ele não pode vir agora. (presente do indicativo)
Ela não pôde vir ontem. (pretérito perfeito do indicativo)
• Nas palavras por/pôr, para diferenciar o verbo e a preposição. Por exemplo:
Você precisa pôr as compras em cima da mesa. (verbo)
Você não precisa passar por ali. (preposição)
2. Nas manchetes, o acento diferencial foi excluído propositalmente. Reescreva-as e coloque o acento diferencial onde for necessário.
A
Salvador e principais saídas da cidade tem fluxo leve de veículos na noite de São João
gê um Bahia. Salvador e principais saídas da cidade tem fluxo leve de veículos na noite de São João. Salvador, 24 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Z84VsG. Acesso em: 24 junho 2022.
B
Especialistas nacionais vem a Corumbá discutir turismo responsável no Pantanal
ESPECIALISTAS nacionais vem a Corumbá discutir turismo responsável no Pantanal. Jornal Diário Corumbaense, Corumbá, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/T4Isos. Acesso em: 24 junho 2022.
C
Capital tem manhã com sol e temperaturas em elevação
SÃO PAULO. Capital tem manhã com sol e temperaturas em elevação. Secom, Prefeitura de São Paulo, 25 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/oqxkwW. Acesso em: 24 junho 2022.
D
O frio chegou; veja dicas de como por fim ao mofo em roupas e armários
MARINA, Anna. O frio chegou; veja dicas de como por fim ao mofo em roupas e armários. Estado de Minas, Belo Horizonte, 21 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/9BzAnE. Acesso em: 24 junho 2022.
E
Fenômeno raro, alinhamento de 5 planetas pode ser visto de MS durante a madrugada
ORUÊ, Fábio. Fenômeno raro, alinhamento de 5 planetas pode ser visto de MS durante a madrugada. Jornal , uól, São Paulo, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/1XgctR. Acesso em 24 junho 2022.
▶ Em uma dessas manchetes, podem-se usar as duas fórmas verbais, com ou sem acento diferencial, pois não é possível precisar o contexto. Identifique-a pela letra que a precede.
EU VOU APRENDER Capítulo 2
Charges
Neste capítulo, o tema são as charges. Você, certamente, já leu alguma charge. Então, vamos ver o que você pode dizer sobre as características dêsse gênero textual.
- Conte aos colegas o que você sabe sobre charge e suas características principais.
- Observe as charges a seguir e converse com os colegas e o professor a respeito do que você descobriu sobre esse gênero.
BENETT, Alberto. Mapa da fome. Um Brasil, São Paulo, 25 maio 2020. Disponível em: https://oeds.link/DDsCnX. Acesso em: 16 junho 2022.
JOTA A. Confira a charge de Jota A publicada nesta quinta-feira no jornal O Dia. Portalodia.com, Teresina, 28 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/yE9agC. Acesso em: 16 junho 2022.
CAZO. rréchitégui (cerquilha, sustenido)Charge: número de brasileiros com fome dispara. Blog do , abre colchete sem local fecha colchete, 16 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Y0sBFU. Acesso em: 16 junho 2022.
ARIONAURO. Charge fome. Arionauro cartuns, abre colchete sem local fecha colchete, 11 abril 2016. Disponível em: https://oeds.link/8mSszd. Acesso em: 16 junho 2022.
▶ O que essas charges têm em comum?COMPREENSÃO TEXTUAL
Responda às questões no caderno.
- Quais destas características são encontradas nas charges lidas? Escreva no caderno as alternativas adequadas.
- Todas retratam fatos da atualidade.
- Todas utilizam o humor e fazem críticas ao mesmo tempo.
- Ser composta de textos verbais e não verbais.
- A linguagem não verbal ajudou você a compreender as charges? Por quê?
- Nas charges que você leu, o tema é atual? Por quê?
- Observe a charge A e explique o que você entendeu.
- Essa charge tem elementos verbais e não verbais?
- Na sua opinião, qual foi a intenção do chargista ao usar a representação do mapa do Brasil?
- A charge B é composta apenas de linguagem não verbal. Você conseguiu entendê-la mesmo assim? Explique.
- Descreva os elementos que a compõem.
- Explique com suas palavras qual é a crítica presente nessa charge.
- Observe o personagem dessa charge. Como você o descreveria?
- Observe as charges A e B. Como elas se relacionam? Explique.
- Na sua opinião, qual das duas charges conseguiu transmitir melhor o humor e a crítica? Explique.
- Se você fosse criar uma fala para cada personagem da charge, como seria o texto?
7. Copie esta definição de charge e complete-a com as palavras correspondentes que faltam.
A charge é um gênero textual *** que faz *** a acontecimentos ***, como situações do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, artes, consumo etcétera Pode ser composta apenas de linguagem *** ou usar também a linguagem ***. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de ***. As charges costumam ser publicadas em ***, revistas e *** na internet.
- Leia a charge C e explique o humor nela contido.
- O texto é contado por alguém, ou seja, há um narrador?
- Qual é a função da frase acima da charge?
- Que linguagem o autor da charge utiliza para passar sua mensagem?
- Observe os balões de fala da charge. Que recurso foi utilizado nos textos que eles contêm?
- Qual é a intenção do autor ao usar esse recurso?
- Agora observe a charge D e explique o humor e a crítica que ela contém.
- Nessa charge, há também uma onomatopeia. Identifique-a e explique o uso dêsse recurso.
- Na sua opinião, sem os balões de fala conseguiríamos compreender a charge?
- Os balões de fala dos dois personagens não são iguais. Explique a diferença entre eles.
- Observe os elementos não verbais da charge D. Que recursos foram utilizados? ▶ Que efeito de sentido esses recursos produzem?
- Analise novamente as charges lidas.
- Em que veículos de comunicação elas podem circular?
- Qual pode ser o seu público-alvo?
LÍNGUA E LINGUAGEM
Objeto direto e objeto indireto
Responda às questões no caderno.
- Observe esta charge.
- Na charge, Hércules comenta seus feitos e, para isso, utiliza dois verbos. Quais são eles?
- Esses verbos são transitivos diretos ou indiretos? Por quê?
- Ao saber de sua nova missão, o herói manifesta que tipo de reação?
- Considerando o personagem retratado e sua reação diante do novo desafio, o que a charge critica?
, Adão. Os treze trabalhos de Hércules. Um Brasil, São Paulo, 14 outubro 2019. Disponível em: https://oeds.link/CcMGDy. Acesso em: 25 junho 2022.
Como vimos no capítulo anterior, os verbos transitivos são aqueles que exigem um complemento, ao qual damos o nome de objeto. Os verbos transitivos diretos exigem um complemento sem preposição, ou seja, um objeto direto. Os verbos transitivos indiretos exigem um complemento com preposição, ou seja, um objeto indireto. Os verbos transitivos diretos e indiretos ou bitransitivos exigem, como complemento, um objeto direto e um objeto indireto.
2. Agora, observe esta tirinha.
dãmer, André. Não há nada acontecendo. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/5lwYUa. Acesso em: 24 junho 2022.
- Com qual objetivo o homem teria dito que o restaurante tem “um clima bem brasileiro”?
- Qual é a crítica presente na charge? Como você chegou a essa conclusão?
- Qual é o objeto do verbo “ter”, presente na fala do homem? Esse objeto é direto ou indireto?
- Como se classifica, quanto à transitividade, o verbo “haver”, presente na fala da mulher?
3. Faça uma leitura compartilhada deste trecho de uma notícia.
Ação da Cidadania lança mobilização para o Pacto pelos 15% com Fome
A Ação da Cidadania, em parceria com outras instituições, lançou hoje (23) o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade para a luta contra a insegurança alimentar. O objetivo é mobilizar empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, cidadãos, instituições e organizações não governamentais para que façam parte do movimento, apoiando campanhas e projetos de entidades que atuarão junto ao pacto, seja fazendo doações ou até mesmo dedicando tempo ao voluntariado reticências.
O lançamento da plataforma ocorreu ao final do Encontro Nacional Contra a Fome, no Rio de Janeiro, que debateu propostas para a solução da fome no Brasil durante três dias. A nova edição da Agenda Betinho também foi um dos destaques do evento. Este ano, o documento apresenta noventa e duas propostas para o país e suas cinco regiões, com o objetivo de contribuir com a garantia, o desenvolvimento e o fortalecimento das políticas públicas estaduais e nacionais de segurança alimentar reticências.
CAMPOS, Ana Cristina. Ação da Cidadania lança mobilização para o Pacto pelos 15% com Fome. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/q8mT7T. Acesso em: 25 junho 2022.
- Na manchete, há um verbo transitivo direto. Qual é o seu objeto? Por que ele é importante para a compreensão do tema da notícia?
- Onde ocorreu o lançamento da plataforma? Que outro fato mereceu destaque na ocasião?
- Ao mencionar o objetivo da Agenda Betinho, a autora utilizou um verbo transitivo direto ou indireto? Qual é o objeto dêsse verbo?
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Vamos refletir sobre esse problema e descobrir como colaborar com um meio ambiente ecologicamente saudável para o planeta e parar de desperdiçar alimentos, a fim de reduzir a situação de insegurança alimentar de milhões de pessoas?
Os textos a seguir vão nos ajudar nessa reflexão.
1. Durante a leitura, utilizem notas adesivas para escrever as ideias e informações que descobriram nos textos.
Versão adaptada acessível
Atividade 1.
Durante a leitura, anotem as ideias e informações que descobriram nos textos.
- Nessa fase, não descartem nenhuma ideia, pois todas têm valor.
- As notas servirão de fonte de consulta para a pesquisa que será proposta e para a apresentação que vocês farão na seção Oralidade.
2. Faça uma leitura silenciosa deste texto sobre desperdício de alimentos.
Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?
31 de março de 2021
Colocar comida em excesso no prato e jogá-la no lixo; descartar cascas de frutas e legumes, fontes ricas em fibras; ou armazenar de fórma errada os ingredientes. Essas são apenas algumas ações que contribuem para que cêrca de um terço dos alimentos produzidos no planeta seja desperdiçado a cada ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura ( fáo, na sigla em inglês).
Do plantio à mesa das famílias, 1,3 bilhão de toneladas de comida recebem o mesmo destino: o lixo. Por outro lado, 795 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, sendo que 3,4 milhões são brasileiras. Já um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ( pê nádi) indicou que há 52 milhões em situação de insegurança alimentar – sem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e quantidade suficientes – no Brasil. No país são descartadas 15 milhões de toneladas por ano, o que alimentaria toda a população brasileira por 47 dias, conforme estimou o Instituto Akatu.
. Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso? Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B, Pacajus, 30 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/fNKB0z. Acesso em: 16 junho 2022.
3. Agora, leia o Relatório da ônusobre o aumento mundial da fome. Lembre-se de registrar nas notas as informações novas.
Relatório da ONU: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo
A África registrou o aumento mais significativo. É um momento crítico para o mundo, que precisa de ações urgentes para uma reversão até 2030
Roma/Nova Iorque, 12 de julho de 2021 – Houve um agravamento dramático da fome mundial em 2020, as Nações Unidas disseram hoje – muito provavelmente relacionado às consequências da Covid-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, um relatório de várias agências estima que cêrca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – enfrentaram a fome no ano passado. O número sugere que será necessário um tremendo esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.
reticências
Os números em detalhes
Já em meados da década de 2010, a fome havia começado a aumentar, destruindo as esperanças de um declínio irreversível. Perturbadoramente, em 2020 a fome disparou em termos absolutos e proporcionais, ultrapassando o crescimento populacional: estima-se que cêrca de 9,9% de todas as pessoas tenham sido afetadas no ano passado, ante 8,4% em 2019.
Mais da metade de todas as pessoas enfrentando a fome (418 milhões) vive na Ásia; mais de um terço (282 milhões) na África; e uma proporção menor (60 milhões) na América Latina e no Caribe. Mas o aumento mais acentuado da fome foi na África, onde a prevalência estimada – em 21% da população – é mais do que o dobro de qualquer outra região.
Também em outras medições, o ano de 2020 foi sombrio. No geral, mais de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tinham acesso a alimentação adequada durante todo o ano: esse indicador – conhecido como prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave – saltou em um ano tanto quanto nos cinco anos anteriores combinados. reticências
O que pode (ainda) ser feito
Conforme descrito no relatório do ano passado, transformar os sistemas alimentares é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar dietas saudáveis ao alcance de todos. A edição deste ano vai além, delineando seis “caminhos de transformação”. reticências
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA — unicéfi. Relatório da ônu: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo. Roma/Nova Iorque, 12 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/aax8qk. Acesso em: 16 junho 2022.
VOCÊ É O AUTOR!
Criação de uma charge
Pode até parecer fácil identificar o humor e a crítica presentes em uma charge e mesmo recontar algumas delas. Mas você já parou para pensar em como deve ser criar uma charge?
1. Nesta seção, você e seu grupo vão criar uma charge para ser utilizada em uma apresentação oral. O tema da charge será a pergunta problematizadora da primeira reportagem que vocês acabaram de ler:
Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?
2. Façam um roteiro seguindo o modelo abaixo. Se quiserem, acrescentem outros itens.
1. Quem será o público-alvo? |
A turma da sala de aula. |
2. Onde ela vai circular? |
|
3. Qual será o tema ou assunto? |
|
4. Que linguagem será utilizada: não verbal ou verbal e não verbal? |
▶ Relembre a definição de charge para apoiar a sua criação e contemplar as características necessárias.
A charge é um gênero textual humorístico que faz críticas a acontecimentos atuais, como situações do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, artes, consumo etcétera Pode ser composta apenas de linguagem verbal ou usar também a linguagem não verbal. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricatura. As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas e sáites.
3. Terminado o roteiro, que é a parte de planejamento, é hora de criar a charge. Sigam as orientações.
- Façam um esboço da charge, criando a ilustração e, se assim foi decidido pelo grupo, o texto verbal.
- Vocês podem fazer o esboço coletiva ou individualmente, para depois o grupo selecionar o material que vai ser utilizado.
- Se preferirem, podem criar várias charges e selecionar as que vão ser finalizadas e utilizadas na apresentação.
- Troquem a ou as com outro grupo para apreciação e revisão.
- Façam as anotações e sugestões com notas coloridas ou em uma folha à parte, para não rabiscar a produção dos colegas.
- Verifiquem se a charge segue as características do gênero e se a linguagem está adequada à pergunta problematizadora.
- Analisem as sugestões e os comentários dos colegas e façam as alterações que considerarem necessárias.
- A versão final da charge pode ser feita em um programa de computador. Assim, se vocês quiserem, podem publicá-la depois no blogue da turma ou da escola. Além disso, vocês podem exibi-la digitalmente nas apresentações orais.
ORALIDADE
Pesquisa e apresentação oral
1. Você, os colegas e o professor vão organizar uma apresentação oral, para tentar responder à pergunta problematizadora proposta na seção anterior:
Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?
Organização da pesquisa
- Primeiro, pesquisem mais dados que possam ajudá-los no contexto da questão.
- Encontrem fontes bibliográficas confiáveis. Busquem, em plataformas digitais ou em bibliotecas, termos ou palavras-chave correspondentes ao tema da pesquisa.
- As referências confiáveis podem ser encontradas em revistas científicas, artigos científicos, livros, banco de teses e dissertações ou similares.
- Em seguida, listem pelo menos dez referências pertinentes e que mais se aproximam do tema pesquisado.
- Façam uma revisão bibliográfica do material encontrado, a fim de identificar e agrupar as principais ideias que os ajudarão a responder à pergunta problematizadora da proposta.
A revisão bibliográfica consiste no mapeamento de estudos e informações, em desenvolvimento ou já finalizados, acerca de um tema escolhido. É uma etapa fundamental do método científico, utilizada para conduzir e desenvolver pesquisas. Antes de explorar um tema, é preciso saber o que já foi feito até o momento. Por isso, a função da revisão bibliográfica é facilitar a identificação dos principais autores, teorias e outras fontes de leituras e embasar argumentos que comprovam a hipótese de pesquisa.
- Para ajudar na compreensão dos textos, enquanto estiverem realizando a leitura, tenham em mãos um bloco de notas (digital ou físico) e descrevam os principais pontos abordados pelo ou pela autor ou autora.
- A intenção é identificar a ideia central, objetivo de pesquisa, fonte e informações, resultados e considerações.
- Tomem nota, também, de comentários pessoais e marcações de trechos relevantes que possam ajudá-los a responder à pergunta problematizadora ou serem usados como apoio na apresentação oral, como argumentos e justificativas da sua escolha.
Apresentação oral
- Elaborem a exposição oral, organizando as informações que pesquisaram.
- Para isso, tentem responder à questão, dividindo as informações apoiadas pelas perguntas básicas: O quê?, Quem?, Como?, Onde?, Quando?, Por quê?.
- Revejam as notas que fizeram durante a leitura dos textos pesquisados e as principais fontes bibliográficas utilizadas.
- Com as informações em mãos, planejem como vocês vão fazer a apresentação e que materiais de apoio usarão: as charges que criaram, gráficos, infográficos, tabelas etcétera
- Façam um roteiro, com os itens a seguir, para ajudá-los durante a apresentação.
- Introdução (saudação ao público e apresentação da pergunta problematizadora).
- Desenvolvimento (tópicos que serão abordados).
- Fechamento (conclusão a que chegaram para responder à pergunta problematizadora e agradecimento ao público).
- Combinem se a apresentação será só oral ou se vocês vão usar outros recursos de apoio, como painéis, cartazes, as charges que criaram, fotografias, apresentação de isláidis ou vídeos, entre outros.
Ensaiem a apresentação, lembrando que vocês não devem ler o material de apoio; ele deve servir apenas para orientá-los durante a exposição.
No dia da apresentação
- Organizem a sala e vejam se todos os materiais necessários estão disponíveis e funcionando.
- Durante a apresentação, lembrem-se de se dirigir a todos, e não a uma única pessoa. Com relação ao comportamento, atentem aos gestos e às expressões faciais e corporais, por exemplo.
- Ouçam com atenção e respeito as apresentações dos colegas e, ao final, façam comentários de fórma respeitosa e gentil.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Variação geográfica
Quando falamos de variação linguística, não podemos nos esquecer de que, do ponto de vista da fala, o português também apresenta diferenças, que conhecemos como sotaque. Ou seja, cada falante pronuncia as palavras de acôrdo com algumas características particulares de determinada região.
1. Faça uma leitura em voz alta do texto a seguir.
Você sabe o que é sotaque?
O sotaque, como você já deve saber, está relacionado à nossa fala, ou seja, à maneira como falamos e pronunciamos as palavras. O Brasil é um país com dimensões continentais, somos um povo rico culturalmente, o que se deve à contribuição dos diversos povos que para cá vieram através das correntes imigratórias durante nossa História. Como somos diferentes, apesar de sermos todos brasileiros, é natural que nosso modo de falar as palavras mude conforme a região do país. Mas você sabia que os diversos sotaques brasileiros podem ser explicados por meio da História?
Na região Sul, por exemplo, que recebeu grande número de imigrantes italianos, alemães e povos do leste europeu, o português brasileiro sofreu influência dos idiomas falados nesses países não apenas no sotaque, mas também no uso de algumas expressões particulares dessa região. Em São Paulo, cuja imigração italiana foi intensa, o sotaque lembra muito a prosódia (estudo da correta emissão das palavras) do idioma italiano. No Rio de Janeiro, encontramos o sotaque que mais se assemelha com o sotaque do português de Portugal, já que a cidade foi séde da côrte portuguesa entre 1808 e 1821. Na região Norte, que recebeu menos imigrantes em virtude de questões geográficas, o sotaque está mais próximo das línguas indígenas, com as quais o português estabeleceu seu primeiro contato linguístico em terras brasileiras.
Quando viajamos pelo país, nossa sensibilidade aos sotaques fica ainda mais aguçada, pois as diferenças nos falares ficam mais evidentes quando estamos deslocados de nossa cultura regional. reticências Apesar das diferenças, é importante observar que não existe um sotaque melhor ou pior, nem mesmo um jeito de falar que seja mais bonito ou mais feio: os sotaques fazem parte de nossa identidade e é um dos fatores que tornam o povo brasileiro tão expressivo e rico culturalmente.
CASTRO, Luana. Você sabe o que é sotaque? Escola Kids, abre colchete sem local fecha colchete, 2022. centésima Disponível em: https://oeds.link/f9xOUO. Acesso em: 16 julho 2022.
- Responda às questões a seguir.
- De que maneira a autora utiliza a História para explicar alguns dos sotaques brasileiros?
- Por que, segundo o texto, percebemos mais os sotaques quando estamos fóra do local em que vivemos?
- Como você entende o seguinte trecho: “os sotaques fazem parte de nossa identidade”? Por quê?
Vamos pesquisar?
- Agora que estudamos um pouco mais sobre os sotaques, vamos fazer uma pesquisa sociolinguística sobre o assunto. Para isso, siga os passos abaixo.
- Inicialmente, você deve escolher uma região para pesquisar. Feita a escolha, procure pessoas oriundas dessa localidade e apresente seu projeto sobre sotaques.
- Uma vez selecionados os participantes, é hora de coletar o material necessário.
- Para recolher os dados, você pode propor uma entrevista com essas pessoas ou fornecer uma pequena quantidade de texto e pedir a elas que o leiam em voz alta. Lembre-se de que você precisará gravar o que os entrevistados falaram para, depois, analisar o que encontrou.
- Coletados os dados, ouça os exemplos e, com base na sua variedade, estabeleça um comparativo das falas. Baseie-se em critérios como:
▶ a maneira como as vogais são pronunciadas (mais abertas ou mais fechadas);
▶ se o s final das palavras é pronunciado como /s/ ou como /x/;
▶ como se pronuncia o r no final de sílabas, entre outros aspectos que você julgar importantes para seu trabalho.
e. No dia marcado pelo professor, apresente à turma os resultados de sua pesquisa e discuta com os colegas as semelhanças e as diferenças dos sotaques no Brasil.
EU APRENDI
Responda às questões no caderno.
- Observe a charge.
- Podemos dizer que o assunto da charge é atual? Por quê?
- Há uma quebra de expectativa nessa cena? Por quê?
SILVÉRIO, A. Charge. A voz da Serra, Nova Friburgo, 20 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/ZnVEJR. Acesso em: 17 junho 2022.
2. Observe agora o cartaz de uma campanha de conscientização.
CAMPANHA do Agasalho 2022: Tire a Solidariedade do armário. Prefeitura Nova Serrana, Nova Serrana, 18 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/sUtsQm. Acesso em: 17 junho 2022.
- A que campanha ele se refere?
- Esse cartaz e a charge da atividade 1 têm alguma relação? Qual?
- Que palavra há em comum nas duas peças? O que ela significa nesse contexto?
- Como se classifica o verbo “tirar” presente no cartaz, quanto à transitividade? Como você chegou a essa classificação?
3. Leia esta outra charge.
, Adão. Um Brasil, São Paulo, 9 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/q3xk2e. Acesso em: 27 junho 2022.
- Que problema social a charge critica?
- Ao dizer que o Brasil é o “país do futuro”, o que o chargista ironiza?
- Como os verbos “crescer” e “demorar” se classificam quanto à transitividade?
- O verbo “reclamar” é transitivo direto ou indireto? Por quê?
4. Agora, observe este outro cartaz.
JACUIZINHO. Campanha do Agasalho. Prefeitura Municipal de Jacuizinho, Jacuizinho Rio Grande do Sul, 2022.
- Qual é o objetivo dessa campanha?
- Os verbos utilizados na parte superior do cartaz são transitivos diretos ou indiretos? Quais são os seus objetos?
- Qual é a importância dêsses objetos, considerando o objetivo do cartaz?
VAMOS COMPARTILHAR
bãner
- Você já leu um bãner publicitário ou de propaganda? Em caso positivo, qual?
- Descreva o bãner e comente sobre o que ele trata.
- Onde ele estava afixado ou onde foi veiculado?
- Observe este bãner.
CUNHA, Silvia. Sinditest lança campanha solidária “Quem tem fome, tem pressa”. Sinditest- Paraná, Curitiba, 7 maio, 2021. Disponível em: https://oeds.link/WqE02O. Acesso em: 18 julho 2022.
Os banners, assim como outras peças publicitárias, são utilizados com o objetivo de incentivar as pessoas a participarem de campanhas.
- Qual é a mensagem do bãner?
- Descreva a imagem e o efeito que ela provoca no leitor.
- Qual é o islôgam dessa campanha?
- Ao observar o bãner, você identificou a qual campanha ele está vinculado? Como?
O bãner é um recurso publicitário usado na fórma impressa e/ou digital. É também utilizado em apresentações, palestras e eventos afins. Compõe-se, geralmente, de linguagem verbal e não verbal.
Proposta
3. Em grupos, vocês vão criar um bãner sobre o tema “desperdício de alimentos” para uma campanha de conscientização. Para isso, podem utilizar as informações que colheram nas pesquisas da seção Oralidade.
Planejamento
4. Planejem a produção do bãner com base neste roteiro. ▶ Decidam se vão produzi-lo de fórma impressa ou digital. O ideal seria utilizar as duas fórmas, para evidenciar as diferenças nos meios de divulgação. ▶ Especifiquem os recursos necessários, tanto para o modo impresso quanto para o digital. ▶ Pensem nas imagens que serão utilizadas, bem como nos textos verbais. ▶ Combinem com o professor onde os banners serão afixados, no caso dos impressos, e qual será o veículo de divulgação, no caso dos digitais. ▶ Definam o público-alvo.
Elaboração, produção e edição
- Com tudo definido, façam um esboço do bãner.
- Fiquem atentos para não fugir do tema.
- Verifiquem se as informações selecionadas estão adequadas ao espaço previsto. Lembrem-se de que “menos é mais”!
- Utilizem recursos para atrair a atenção do leitor e estimulá-lo a aderir à campanha.
- Revisem o esboço para fazer os ajustes necessários.
- Lembrem-se de considerar os destaques para a mensagem principal, que podem ser feitos utilizando-se o recurso de tamanho da fonte e cor das letras, para provocar o efeito de sentido esperado.
- Finalizem o bãner e, depois, façam a edição, com a ajuda do professor. Na edição, podem ser usados recursos e programas tecnológicos especializados para criação de banners.
Divulgação e avaliação
- Combinem coletivamente como será feita a divulgação para o público-alvo e dentro da comunidade escolar.
- Ao final, façam uma roda de conversa para analisar como foi a produção dos banners.
Glossário
- resiliente
- : que apresenta habilidade para reagir e se adaptar a mudanças ou a situações adversas.
- Voltar para o texto