UNIDADE 4  Campanhas e charges

As propostas desta unidade foram desenvolvidas em quatro etapas que se completam. Acompanhe!

Cartaz na vertical. Fotografia da vista parcial de um cabideiro onde há roupas penduradas em cabides de madeira. As roupas são coloridas em: verde, laranja, violeta e azul-claro. Acima das roupas, ilustração de uma pessoa de cabelos curtos toda em branco com contorno em preto, usando uma camiseta em azul-claro, mochila nas costas e uma bermuda. À esquerda, texto: VOCÊ PRECISA MESMO COMPRAR MAIS UMA CAMISETA? Na parte superior, logotipo do Metrô. Mais abaixo, texto em branco: Nas etapas desde o plantio de algodão até chegar às lojas, a produção de uma camiseta gera 1,4 kg de gases causadores do efeito estufa. Isso é equivalente às emissões provocadas pela locomoção de uma pessoa indo de metrô para o trabalho ou escola por uma semana.

EU SEI

Como usar recursos persuasivos em campanhas?

Compreender o uso de recursos persuasivos em campanhas e sua influência nas tomadas de decisão das pessoas.

Cartaz na horizontal em preto. À direita, um círculo por onde veem-se restos de comida e vegetais, um sobre o outro. À esquerda, texto: UM MUNDO #FOMEZERO PARA 2030 – sem desperdício de alimentos.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Campanha de conscientização

Compreender o contexto de produção e a circulação de cartazes de campanhas de conscientização.

Capítulo 2 – Charges

Compreender as características e a circulação da charge.

Charge na vertical. À frente, um termômetro cinza na vertical, com tela na horizontal onde se indica: FRIO. Na parte superior, rosto com olhos fechados, boca para baixo, gorro sobre a cabeça em amarelo e na parte inferior, um cachecol; mais abaixo, mãos seguram uma placa na horizontal, com texto: SOLIDARIEDADE. Ao fundo, em segundo plano, cidade com prédios cinza e mais ao fundo, morros verdes. No alto, céu noturno em preto e estrelas brancas pequenas.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e ampliação da aprendizagem.

Banner na horizontal. À esquerda, mãos de uma pessoa segurando um prato redondo e branco. Perto dele, listras finas em vermelho. Texto: QUEM TEM FOME, TEM PRESSA. Sinditest.pr na luta pela dignidade humana. DOE: Alimentos Máscara e álcool gel Produtos de Higiene e Limpeza Gás de cozinha Postos de coleta: Sede Administrativa Sinditest (todas as quartas-feiras, das 13h às 19h); Portaria do Anexo B e Portaria Central do Hospital de Clínicas. Na parte inferior, logotipo.

VAMOS COMPARTILHAR

bãner

Promover a interação com os colegas e com a comunidade escolar por meio da divulgação de banners produzidos.

EU SEI

Como usar recursos persuasivos em campanhas?

Para fazer com que as pessoas se mobilizem a favor de uma campanha social ou de conscientização, por exemplo, os publicitários têm de lançar mão de vários recursos, textuais e/ou imagéticos, e usar de muita criatividade para persuadir o público-alvo.

Ícone. Atividade oral.
  1. Você se lembra de alguma campanha publicitária que chamou a sua atenção? Em caso afirmativo, conte aos colegas que campanha é essa. Nessa campanha, o que mais chamou a sua atenção? Você se identificou com o que estava sendo anunciado? Por quê?
  2. Observe estes cartazes utilizados em diferentes campanhas de conscientização.
Cartaz na vertical. Fotografia da cabeça de uma criança vista do nariz para baixo. Sobre a boca dela, ilustração de uma criança de cabelos castanhos, com camiseta azul-claro e de bermuda em bege-claro, com o braço esquerdo para cima, carregando sobre a cabeça um cesto na horizontal com objetos dentro de cor cinza-escuro. Na parte inferior, texto em branco: Trabalho infantil. Se você cala, não para. Mais abaixo, logotipo do MPT.
Cartaz de campanha do Ministério Público do Trabalho, do govêrno Federal, sobre o trabalho infantil.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Trabalho infantil. Se você cala, não para. Recife, 2019. feicibúk: Agência Um. Disponível em: https://oeds.link/uw8Uv8. Acesso em: 16 junho 2022.

Cartaz na vertical. Fotografia da vista parcial de um cabideiro onde há roupas penduradas em cabides de madeira. As roupas são coloridas em: verde, laranja, violeta e azul-claro. Acima das roupas, ilustração de uma pessoa de cabelos curtos toda em branco com contorno em preto, usando uma camiseta em azul-claro, mochila nas costas e uma bermuda. À esquerda, texto: VOCÊ PRECISA MESMO COMPRAR MAIS UMA CAMISETA? Na parte superior, logotipo do Metrô. Mais abaixo, texto em branco: Nas etapas desde o plantio de algodão até chegar às lojas, a produção de uma camiseta gera 1,4 kg de gases causadores do efeito estufa. Isso é equivalente às emissões provocadas pela locomoção de uma pessoa indo de metrô para o trabalho ou escola por uma semana.
Cartaz do Instituto Akatu sobre consumo consciente, 2017.

INSTITUTO AKATU. Você precisa mesmo comprar mais uma camiseta? abre colchetesem localfecha colchete, 13 outubro 2017. Instagram: arrobainstitutoakatu. Disponível em: https://oeds.link/FOfTAw. Acesso em: 16 junho 2022.

Cartaz na vertical. Fundo em branco. Na parte superior, texto em laranja e partes em cinza: SUA AJUDA É O QUE FALTA PARA O BANCO DE SANGUE DO HEMOSC. Na parte inferior, à esquerda, uma folha branca onde está escrito: POSITIVO OU NEGATIVO, VOCÊ FAZ O NOSSO TIPO. Deixe seu contato e seja um doador. Até 30 de junho, no 2° piso. Na ponta da direita, dois logotipos."
Cartaz de campanha de doação de sangue, realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (hemosqui).

CAMPANHA doação de sangue. Mônica Guerretta, Chapecó, 2016. Disponível em: https://oeds.link/SkrLiM. Acesso em: 16 junho 2022.

  1. Você sabe o que é uma campanha de conscientização? Em caso afirmativo, explique.
  2. Identifique os slogans em cada um dos cartazes.

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Campanha de conscientização

1. Leia o texto e o cartaz sobre a campanha Fome Zero para 2030.

Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora

Postado em 16/10/2018 | fonte – ái kakíri com rãfpôst Brasil | fáo

Cartaz na horizontal em preto. À direita, um círculo por onde veem-se restos de comida e vegetais, um sobre o outro. À esquerda, texto: UM MUNDO #FOMEZERO PARA 2030 – sem desperdício de alimentos.

Já parou para pensar em quantas pessoas poderiam ser alimentadas com os alimentos que você descartou no lixo nos últimos dias? Todos os anos, cêrca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas ou perdidas em todo o mundo. E neste mesmo mundo, segundo dados da ônu, 16 países convivem com sérios problemas de alimentação, dos quais oito enfrentam crise ou emergências que afetam um quarto ou mais da população. O caso mais preocupante é o do Iêmen, onde 60% dos habitantes (17 milhões de pessoas) sofrem fome severa, seguido do Sudão do Sul, com 45% da população (4,8 milhões) em situação semelhante.

E o que você tem a ver com isso? Hoje (16), Dia Mundial da Alimentação, a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, faz um convite à reflexão e à tomada de ações para combater o desperdício de alimentos. A entidade realiza em sua séde em Roma evento especial com o objetivo de chamar a atenção para o tema e somar esforços contra a fome e a desnutrição.

Este ano a campanha tem o lema central "Nossas ações são nosso futuro. Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 é possível" e se inspira no princípio da FAO segundo o qual todas as instituições e pessoas desempenham um papel na meta de conseguir a Fome Zero, para a qual devem trabalhar juntas.

reticências

UM MUNDO rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora. , São Paulo, 16 outubro 2018. Disponível em: https://oeds.link/sETsl8. Acesso em: 16 junho 2022.

2. Agora, faça uma leitura em voz alta do texto e de cartaz de outra campanha contra o desperdício de alimentos.

O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares

23/09/2021

Cartaz. Fundo em bege, representando papel amassado. À esquerda, texto: ZERAR O DESPERDÍCIO. À direita, esquema de um ciclo. Da esquerda para a direita: Reduza o desperdício, um x sobre uma lixeira com muitos dejetos; economize, um cofre no formato de um porco com um cifrão na barriga; ajude a acabar com a fome, uma vasilha arredondada onde está escrito: WFP, com folhas e frutas dentro. Na ponta da direita, logotipo da UN WFP. No centro, a frase: Ajude a acabar com a fome reduzindo o desperdício de alimentos, em que a palavra DESPERDÍCIO aparece em tamanho maior.

A histórica Cúpula de Sistemas Alimentares daônuaconteceu na quinta-feira, 23 de setembro, com a participação de mais de 80 chefes de Estado e de govêrno, incluindo o Brasil, que apresentaram compromissos para desenvolver estratégias nacionais para sistemas alimentares mais inclusivos, resilientesglossário e sustentáveis. A Cúpula, que ocorreu durante a semana de alto nível da Assembleia Geral da ônu, foi resultado de um processo que durou 18 meses em que 148 países promoveram diálogos nacionais com atores-chave em todas as etapas do sistema alimentar. reticências

Na mesma data, o Programa Mundial de Alimentos (dáblio éfe pê) lançou sua campanha anual rréchitégui (cerquilha, sustenido)ZeraroDesperdício, que visa reduzir o desperdício de alimentos e convidar as pessoas a ajudar a acabar com a fome. A redução do desperdício de alimentos foi identificada pelo dáblio éfe pê como uma das cinco principais prioridades para erradicar a fome e construir e manter um sistema alimentar resiliente. Os dados são chocantes: produzimos hoje no mundo comida suficiente para alimentar 7 bilhões de pessoas, mas 811 milhões de pessoas ainda passam fome todos os dias. reticências

Para nos ajudar a alcançar o maior número possível de pessoas com essas mensagens e convidá-las a agir, o dáblio éfe pê desenvolveu uma campanha apoiada por tchéfs, embaixadores e influenciadores globais e locais para convidar as pessoas a repensarem seus hábitos.

reticências

O COMBATE ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares. dáblio éfe pê — Programa Mundial de Alimentos, Brasília, Distrito Federal, 23 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/HveG1E. Acesso em: 16 junho 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Além desses, você já deve ter visto e lido vários outros cartazes. Para você, qual é a função de um cartaz? Onde os cartazes costumam ser divulgados?
  2. O que mais chamou a sua atenção no cartaz que acompanha a matéria “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora”?
    1. Qual é a principal finalidade dêsse cartaz?
    2. Que elementos não verbais reforçam a ideia de que o cartaz é sobre o combate à fome? Explique.
    3. Justifique o uso dos textos verbais com tamanhos e cores diferentes.
  3. Segundo o texto “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030 começa agora”, a quem essa campanha é dirigida?
    1. O lema central da campanha foi inspirado em um princípio da fáo. Que princípio é esse? Transcreva-o.
    2. Para sensibilizar o leitor, o autor do texto dirige-se especificamente a ele em dois momentos. Identifique esses momentos e escreva-os.
Fotografia. Vista geral de um lugar com solo marrom, com vegetação ao redor e ao fundo, uma casa pequena construída com pedaços de madeira e lona por cima. À frente, uma mulher agachada, negra, de cabelos pretos, usando um vestido regata de cor rosa e sobre o colo dela, uma criança negra, bem magra, de camiseta de cor marrom. De frente para eles, perto do chão, uma panela redonda de cor cinza. No alto, vista do céu em cinza-claro.
Muitas crianças no Sudão do Sul só conseguem fazer uma refeição por dia.
  1. Agora, observe novamente o cartaz que acompanha o texto “O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares”.
    1. Qual é o objetivo dessa campanha?
    2. O que essa campanha tem em comum com a campanha “Um mundo rréchitégui (cerquilha, sustenido)FomeZero para 2030”?
  1. Que elementos não verbais foram utilizados no cartaz?
  2. Como esses elementos estão dispostos no cartaz? O que essa disposição indica?
  3. Que modo verbal é utilizado nos textos do cartaz? O que ele expressa no contexto do cartaz?
  4. Ao olhar de relance o cartaz, que palavra se destaca? Por que foi dado esse destaque?
Versão adaptada acessível

Atividade 4, item f.

Num primeiro contato com o cartaz, que palavra se destaca? Por que foi dado esse destaque?

  1. Segundo o texto “O combate ao desperdício como uma fórma de mudar os sistemas alimentares”, por que o dáblio éfe pê lançou a campanha rréchitégui (cerquilha, sustenido)ZeraroDesperdício?
    1. Qual foi a estratégia de lançamento da campanha? Por quê?
    2. Quantos chefes de Estado e de govêrno participaram da cúpula? Quantos países se envolveram no evento?
    3. Que recurso o dáblio éfe pê utilizou para mobilizar o maior número de pessoas e convidá-las a agir?
  2. No Brasil, só no primeiro ano da pandemia de covid-19, a insegurança alimentar deu um salto. Observe esta manchete e o bãner

A fome no Brasil

Em pouco mais de um ano, são 14 milhões de novos famintos no Brasil

Banner na horizontal. À esquerda, dez silhuetas de mulheres em pé, quatro delas com o corpo sem estar preenchido. À direita, texto: A FOME TEM GÊNERO. Hoje, 6 em cada 10 domicílios liderados por mulheres estão em algum grau de insegurança alimentar. Mais abaixo, texto. Em segundo plano, ao fundo, silhueta de dois rostos de crianças, uma ao lado da outra.

O BRASIL sem fome é delas. Brasil sem fome, Rio de Janeiro, centésima2021. Disponível em: https://oeds.link/WjB9jp. Acesso em: 16 junho 2022.

  1. Na sua opinião, que relação pode-se estabelecer entre a pandemia e o agravamento da situação de fome no país?
  2. O que você entendeu da frase: a fome tem gênero?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Predicado verbal e predicação verbal (verbos transitivos e intransitivos)

Responda às questões no caderno.

1. Releia o islôgam do cartaz do Instituto Akatu.

Cartaz, vista parcial. Fundo em cinza e texto: VOCÊ PRECISA MESMO COMPRAR MAIS UMA CAMISETA?
  1. Quantos verbos há nesse período?
  2. Do ponto de vista do significado, esses verbos podem ser classificados como verbos de ligação ou como verbos significativos? Por quê?

Na Unidade 2, vimos que o predicado pode receber algumas classificações. O primeiro que estudamos foi o predicado nominal, que apresenta um verbo de ligação e um predicativo do sujeito que funciona como núcleo. Quando o predicado de uma oração apresenta um verbo significativo e esse verbo é o seu núcleo, trata-se de predicado verbal.

2. Observe novamente este cartaz.

Cartaz. Fundo em bege, representando papel amassado. À esquerda, texto: ZERAR O DESPERDÍCIO. À direita, esquema de um ciclo. Da esquerda para a direita: Reduza, um x sobre uma lixeira com muitos dejetos; economize, um cofre no formato de um porco com um cifrão na barriga; ajude, uma vasilha arredondada onde está escrito: WFP, com folhas e frutas dentro. Na ponta da direita, logotipo da UN WFP. No centro, a frase: Ajude a acabar reduzindo.
  1. Que diferença você notou nessa versão, se comparada à da página 111?
  2. Essa diferença provocou alguma dificuldade para o entendimento?

Os verbos significativos geralmente expressam ações e fenômenos naturais, ao contrário dos verbos de ligação, cuja função, como já sabemos, é ligar o sujeito a uma característica a ele relacionada, chamada predicativo do sujeito. No entanto, vale lembrar que os verbos significativos se dividem em dois grupos, relacionados à necessidade ou não de algum complemento: o dos verbos transitivos e o dos verbos intransitivos.

Os verbos transitivos são aqueles que necessitam de algum complemento, pois não têm sentido completo. Já os verbos intransitivos não precisam de complemento, uma vez que têm sentido completo.

Ícone. Atividade em dupla.

3. Leiam a tirinha.

Tirinha. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Charlie Brown, menino com um fio de cabelo na parte superior, camiseta amarela, com listra e bermuda em preto e sapatos em marrom. Lucy, menina de cabelos pretos, curtos, de vestido de mangas curtas em branco e tênis em branco e preto. As cenas se passam em local aberto com vegetação rasteira verde e acima, céu em azul-claro, com nuvens brancas.
Q1 – Lucy em pé, para a direita, segurando nas mãos uma mangueira por onde sai um jato de água para a direita. Ela diz: TÁ CHOVENDO!
Q2 – Lucy ergue a mangueira sobre a cabeça dela, ainda saindo água para a direita, diz: AS NUVENS ESTÃO SE ABRINDO E A CHUVA ESTÁ CAINDO.
Q3 – Atrás dela, Charlie Brown à esquerda e Lucy segurando a mangueira com água, diz: TÁ CHOVENDO. TÁ CHOVENDO. TÁ CHOVENDO!
Q4 – Lucy olha para Charlie Brown e fala: A GRAMA ACREDITA EM QUALQUER COISA QUE A GENTE DIGA PRA ELA!"

SCHULZ, Charles M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 abril 2022. Caderno 2, página C6.

  1. Observem o verbo empregado pela garota nos primeiro e terceiro quadrinhos. O que ele expressa?
  2. Quanto à transitividade, como esse verbo se classifica? Por quê?
  3. Se a garota tivesse dito, por exemplo, “Está chovendo hoje” ou “Está chovendo muito”, a transitividade do verbo “chover” mudaria? Por quê?
  4. No último quadrinho, qual termo complementa o sentido do verbo “acreditar”? Por que esse complemento é iniciado com uma preposição?
  5. Em que consiste o humor da tirinha?

Os verbos transitivos, por sua vez, recebem diferentes classificações, dependendo do complemento que exigem.

  • Os verbos transitivos diretos são aqueles que exigem complemento sem preposição.
  • Os verbos transitivos indiretos são aqueles que exigem complemento com preposição.
  • Os verbos transitivos diretos e indiretos ou bitransitivos são aqueles que exigem complemento sem e com preposição.

4. Na tirinha, o verbo “acreditar” pode ser classificado como verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto? Expliquem.

Tirinha. Quadro descrito anteriormente.
Q4 – Lucy olha para Charlie Brown e fala: A GRAMA ACREDITA EM QUALQUER COISA QUE A GENTE DIGA PRA ELA!

As preposições são palavras cuja finalidade é ligar os termos de uma oração, criando uma relação entre eles. No quadro a seguir, apresentamos uma lista das principais preposições, chamadas de essenciais.

PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS

a

ante

após

até

com

contra

de

desde

em

entre

para

per

perante

por

sem

sob

sobre

trás

Do ponto de vista semântico, as preposições podem estabelecer diferentes significados aos enunciados, como mostrado nos seguintes exemplos:

Falei para você ontem.

Falei de você ontem.

No primeiro exemplo, a preposição indica a pessoa para quem se falou, ou seja, o destinatário. No segundo exemplo, ela indica que a pessoa foi o assunto sobre o qual se falou.

  1. No caderno, identifique as preposições presentes nas orações.
    1. Os professores chegaram cedo para aplicar as avaliações.
    2. Ontem, falamos com seu pai sobre o ocorrido.
    3. O programa começa após o noticiário.
    4. A advogada se posicionou contra os argumentos do promotor.
    5. Desde aquele dia, nunca mais o vi por aqui.
    6. Antes de sair, deixei os livros sobre a mesa.
    7. Eles não se conformavam com o resultado do teste.
    8. O homem manteve-se em silêncio perante o juiz.
    9. Daqui a duas semanas, iremos a Salvador para ver nossa família.

6. Leiam estes quadrinhos.

História em quadrinhos. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens, dois sapos de cor verde com detalhes em amarelo na cabeça. Um deles tem olhos azuis, usando casaco de mangas compridas e sapatos em preto e calça azul. Outro sapo tem olhos pretos, com camiseta em amarelo, calça cinza e sapatos marrons. Um homem de cabelos escuros pretos, com camiseta em verde, calça em cinza-escuro e sapatos em cinza-claro.
Q1 – À esquerda, os dois sapos um ao lado do outro, olhando para a direita, onde está o homem que fala: MINHAS RESOLUÇÕES DE ANO NOVO SÃO: PRODUZIR TIRINHAS NOVAS TODOS OS DIAS! NÃO REPETIR PIADA! POSTAR SEMPRE PONTUALMENTE!
Q2 – À esquerda, o sapo de olhos azuis, com o cenho franzido diz, apontando para o homem à direita: HOJE É O PRIMEIRO DIA DO ANO... E VOCÊ JÁ POSTOU ATRASADO... E USOU UMA IDEIA REPETIDA DE ANOS ANTERIORES!
Q3 – O sapo de olhos azuis, à esquerda, com traços finos ao redor da cabeça e no corpo, olhos bem arregalados, desaparecendo. Ao lado, o sapo de olhos pretos o observa. Mais à direita, o homem segurando um computador portátil cinza, olha para tela com cenho franzido, fazendo barulho: TLEC e perto dele, frases: DELETA, DELETA.
Q4 – À esquerda, o sapo de olhos azuis desaparece e fica com o contorno do corpo tracejado. Ao lado, o sapo de olhos pretos fala: JÁ CONSIDEROU TENTAR SER UMA PESSOA MENOS RANCOROSA COMO RESOLUÇÃO DE ANO NOVO? O homem continua de frente para o computador, nariz sobre ele e com o cenho franzido.

DOURADO, Rafael. Resoluções de ano novo para 2019. Sapo bróders, sem local, 2019. Disponível em: https://oeds.link/sfuqJj. Acesso em: 24 junho 2022.

  1. A tirinha ironiza algo que frequentemente acontece no início do ano. O que seria?
  2. No primeiro quadrinho, o personagem utiliza uma série de verbos significativos que expressam as resoluções por ele tomadas. Por que ele se valeu dêsse tipo de verbo? Quanto à transitividade, como esses verbos se classificam?
  3. Observem a fala do sapo no segundo quadrinho. Nela, o personagem utiliza dois verbos: “postar” e “usar”. Nesse contexto, como eles se classificam quanto à transitividade?
  4. O que a fala do personagem do segundo quadrinho provoca no homem? Como podemos chegar a essa conclusão?
  5. O que provoca o humor na tirinha?

ACENTUAÇÃO

Acento diferencial

Responda às questões no caderno.

1. Leia a tirinha.

Tirinha. Composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelos e bermuda em azul, camiseta em branco e com mochila vermelha sobre as costas; e Fê, menina ruiva de cabelos em coque, de presilha amarela, usando camiseta branca e bermuda azul, com mochila verde sobre as costas. Um sapinho verde com olhos e boca em preto.
Q1 – A menina ruiva, com o corpo para a direita, de frente para Armandinho, fala olhando para baixo: OS SEUS PÉS, DINHO... O menino à frente dela, pergunta: O QUE TÊM ELES, FÊ?
Q2- Ela olhando para ele o responde: ACHO QUE VOCÊ TEM OS PÉS CHATOS! Armandinho comenta com o cenho franzido: EU NÃO ACHO!
Q3 – Armandinho com uma perna para frente, olhando para baixo, fala: TÊM UM POUCO DE CHULÉ... MAS DE RESTO, SÃO BEM LEGAIS! À direita, o sapinho verde os observa, atrás de Armandinho.

BECK, Alexandre. Armandinho. abre colchetesem localfecha colchete, 10 junho 2016. feicibúk: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/9Vfy42. Acesso em: 24 junho 2022.

  1. O que causa o humor na tirinha?
  2. Na fala de Armandinho no primeiro quadrinho e na resposta de Fê no segundo quadrinho há um mesmo verbo, porém escrito de fórmas diferentes. Que verbo é esse?
  3. Leia essas fórmas verbais em voz alta. Você notou alguma diferença na pronúncia?
  4. Você sabe por que ocorre essa diferença? Explique.

Na tirinha, observamos que o verbo “ter”, quando conjugado na 3ª pessoa, foi escrito de duas fórmas, uma com acento circunflexo e a outra sem. O acento é usado justamente para diferenciar o singular do plural, já que, na pronúncia, essas palavras são iguais. Nesse caso, utilizamos um acento diferencial para mostrar ao leitor a que fórma estamos nos referindo.

O acento circunflexo constitui um acento diferencial quando é utilizado para fazer uma distinção entre palavras que apresentam a mesma pronúncia ou a mesma grafia.

O verbo vir também apresenta acento diferencial na 3ª pessoa.

Verbo TER

Verbo VIR

Eu tenho

Eu venho

Tu tens

Tu vens

Ele/Ela tem

Ele/Ela vem

Nós temos

Nós vimos

Vós tendes

Vós vindes

Eles/Elas têm

Eles/Elas vêm

O acento diferencial também é usado nos seguintes casos:

Nas fórmas pode/pôde, para diferenciar o presente do indicativo e o pretérito perfeito do indicativo. Por exemplo:

Ele não pode vir agora. (presente do indicativo)

Ela não pôde vir ontem. (pretérito perfeito do indicativo)

Nas palavras por/pôr, para diferenciar o verbo e a preposição. Por exemplo:

Você precisa pôr as compras em cima da mesa. (verbo)

Você não precisa passar por ali. (preposição)

2. Nas manchetes, o acento diferencial foi excluído propositalmente. Reescreva-as e coloque o acento diferencial onde for necessário.

A

Salvador e principais saídas da cidade tem fluxo leve de veículos na noite de São João

gê um Bahia. Salvador e principais saídas da cidade tem fluxo leve de veículos na noite de São João. Salvador, 24 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Z84VsG. Acesso em: 24 junho 2022.

B

Especialistas nacionais vem a Corumbá discutir turismo responsável no Pantanal

ESPECIALISTAS nacionais vem a Corumbá discutir turismo responsável no Pantanal. Jornal Diário Corumbaense, Corumbá, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/T4Isos. Acesso em: 24 junho 2022.

C

Capital tem manhã com sol e temperaturas em elevação

SÃO PAULO. Capital tem manhã com sol e temperaturas em elevação. Secom, Prefeitura de São Paulo, 25 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/oqxkwW. Acesso em: 24 junho 2022.

D

O frio chegou; veja dicas de como por fim ao mofo em roupas e armários

MARINA, Anna. O frio chegou; veja dicas de como por fim ao mofo em roupas e armários. Estado de Minas, Belo Horizonte, 21 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/9BzAnE. Acesso em: 24 junho 2022.

E

Fenômeno raro, alinhamento de 5 planetas pode ser visto de MS durante a madrugada

ORUÊ, Fábio. Fenômeno raro, alinhamento de 5 planetas pode ser visto de MS durante a madrugada. Jornal , uól, São Paulo, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/1XgctR. Acesso em 24 junho 2022.

Em uma dessas manchetes, podem-se usar as duas fórmas verbais, com ou sem acento diferencial, pois não é possível precisar o contexto. Identifique-a pela letra que a precede.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Charges

Neste capítulo, o tema são as charges. Você, certamente, já leu alguma charge. Então, vamos ver o que você pode dizer sobre as características dêsse gênero textual.

Ícone. Atividade oral.
  1. Conte aos colegas o que você sabe sobre charge e suas características principais.
  2. Observe as charges a seguir e converse com os colegas e o professor a respeito do que você descobriu sobre esse gênero.
Charge A. Texto: MAPA DA FOME. Na parte inferior, ilustração de um homem à esquerda, visto de costas em tons de cinza. Ele está de roupa rasgada na ponta inferior, descalço e um saco grande sobre o ombro à esquerda comendo um pedaço de papel amarelo, retirado do papel a frente dele. Este papel é grande, esticado na vertical com ilustração do mapa do Brasil em verde. Na parte inferior, à direita, assinatura: BENETT.

BENETT, Alberto. Mapa da fome. Um Brasil, São Paulo, 25 maio 2020. Disponível em: https://oeds.link/DDsCnX. Acesso em: 16 junho 2022.

Charge B. Um homem sentado de frente para uma mesa. Ele é visto da cintura para cima, de olhos arregalados e nariz grande, observando um prato azul-claro, à frente com um osso branco sobre ele. Ele segura nas mãos talheres, à esquerda faca e à direita, um garfo. Debaixo do prato, a mesa tem a ilustração da bandeira do Brasil, um quadrado verde, um losango em amarelo e ao centro o prato redondo.

JOTA A. Confira a charge de Jota A publicada nesta quinta-feira no jornal O Dia. Portalodia.com, Teresina, 28 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/yE9agC. Acesso em: 16 junho 2022.

Charge C. Texto: NÚMEROS DE BRASILEIROS COM FOME DISPARA... Q1 - Um homem à esquerda, de cabelos castanhos encaracolados, de camiseta branca, calça cinza e sapatos em cinza-escuro, segura nas mãos um jornal branco com texto. Ele fala: 33 MILHÕES PASSAM FOME. À direita dele, um homem mais baixo, sem camiseta, descalço e de bermuda laranja, diz: 33 MILHÕES PASSAM FOME... 33 MILHÕES PASSAM FOME... 33 MILHÕES PASSAM FOME... Q2 – O homem à esquerda, com o jornal está com o corpo para a direita, segurando nas mãos, o jornal, diz: SERÁ QUE DÁ PRA VOCÊ PARAR DE FICAR REPETINDO O QUE EU DISSE? O homem descalço à direita, com a mão esquerda sobre o estômago fala: NÃO SOU EU, É O MEU ESTÔMAGO QUE FICA FAZENDO ECO!

CAZO. rréchitégui (cerquilha, sustenido)Charge: número de brasileiros com fome dispara. Blog do , abre colchetesem localfecha colchete, 16 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Y0sBFU. Acesso em: 16 junho 2022.

Charge D. Em uma cidade, sobre uma calçada de cor cinza, com um garoto à esquerda. Ele tem cabelos castanhos, com um fone de ouvido externo, cinza, usando camiseta azul, blusa regata verde por cima, relógio de pulso em laranja no braço esquerdo, par de tênis em laranja e branco. Ele segura um celular cinza nas mãos e diz: EU TENHO UM IPHONE, E VOCÊ? À frente dele, um senhor de cabelos grisalhos, rugas no rosto, corpo bem magro e pés descalços, usando bermuda azul rasgada com remendos em amarelo. Ele tem gotas de suor no rosto e mãos no estômago que faz barulho de: RONC! Ao lado do corpo, traços que indicam corpo trêmulo. Ele diz: EU TENHO IFOME! À direita dele, uma tigela e colher cinza, vazia e um jornal cinza esticado no chão.

ARIONAURO. Charge fome. Arionauro cartuns, abre colchetesem localfecha colchete, 11 abril 2016. Disponível em: https://oeds.link/8mSszd. Acesso em: 16 junho 2022.

O que essas charges têm em comum?

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. Quais destas características são encontradas nas charges lidas? Escreva no caderno as alternativas adequadas.
    1. Todas retratam fatos da atualidade.
    2. Todas utilizam o humor e fazem críticas ao mesmo tempo.
    3. Ser composta de textos verbais e não verbais.
  2. A linguagem não verbal ajudou você a compreender as charges? Por quê?
  3. Nas charges que você leu, o tema é atual? Por quê?
  4. Observe a charge A e explique o que você entendeu.
    1. Essa charge tem elementos verbais e não verbais?
    2. Na sua opinião, qual foi a intenção do chargista ao usar a representação do mapa do Brasil?
  5. A charge B é composta apenas de linguagem não verbal. Você conseguiu entendê-la mesmo assim? Explique.
    1. Descreva os elementos que a compõem.
    2. Explique com suas palavras qual é a crítica presente nessa charge.
    3. Observe o personagem dessa charge. Como você o descreveria?
  6. Observe as charges A e B. Como elas se relacionam? Explique.
Ilustração A. Charge.  
Texto: MAPA DA FOME. Na parte inferior, ilustração de um homem à esquerda, visto de costas em tons de cinza. Ele está de roupa rasgada na ponta inferior, descalço e um saco grande sobre o ombro à esquerda comendo um pedaço de papel amarelo, retirado do papel a frente dele. Este papel é grande, esticado na vertical com ilustração do mapa do Brasil em verde. Na parte inferior, à direita, assinatura: BENETT. 
Ilustração B. Charge. Um homem sentado de frente para uma mesa. Ele é visto da cintura para cima, de olhos arregalados e nariz grande, observando um prato azul-claro, à frente com um osso branco sobre ele. Ele segura nas mãos talheres, à esquerda faca e à direita, um garfo. Debaixo do prato, a mesa tem a ilustração da bandeira do Brasil, um quadrado verde, um losango em amarelo e ao centro o prato redondo.
  1. Na sua opinião, qual das duas charges conseguiu transmitir melhor o humor e a crítica? Explique.
  2. Se você fosse criar uma fala para cada personagem da charge, como seria o texto?

7. Copie esta definição de charge e complete-a com as palavras correspondentes que faltam.

A charge é um gênero textual *** que faz *** a acontecimentos ***, como situações do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, artes, consumo etcétera Pode ser composta apenas de linguagem *** ou usar também a linguagem ***. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de ***. As charges costumam ser publicadas em ***, revistas e *** na internet.

  1. Leia a charge C e explique o humor nela contido.
    1. O texto é contado por alguém, ou seja, há um narrador?
    2. Qual é a função da frase acima da charge?
    3. Que linguagem o autor da charge utiliza para passar sua mensagem?
    4. Observe os balões de fala da charge. Que recurso foi utilizado nos textos que eles contêm?
    5. Qual é a intenção do autor ao usar esse recurso?
  2. Agora observe a charge D e explique o humor e a crítica que ela contém.
    1. Nessa charge, há também uma onomatopeia. Identifique-a e explique o uso dêsse recurso.
    2. Na sua opinião, sem os balões de fala conseguiríamos compreender a charge?
    3. Os balões de fala dos dois personagens não são iguais. Explique a diferença entre eles.
  3. Observe os elementos não verbais da charge D. Que recursos foram utilizados? Que efeito de sentido esses recursos produzem?
  4. Analise novamente as charges lidas.
    1. Em que veículos de comunicação elas podem circular?
    2. Qual pode ser o seu público-alvo?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Objeto direto e objeto indireto

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. Observe esta charge.
    1. Na charge, Hércules comenta seus feitos e, para isso, utiliza dois verbos. Quais são eles?
    2. Esses verbos são transitivos diretos ou indiretos? Por quê?
    3. Ao saber de sua nova missão, o herói manifesta que tipo de reação?
    4. Considerando o personagem retratado e sua reação diante do novo desafio, o que a charge critica?
Charge. Composta por três quadros.
Q1 – Texto: OS TREZE TABALHOS DE HÉRCULES.
Um homem em pé, visto de costas, de cabelos loiros, com músculos nos braços, erguidos para o alto, braceletes nos pulsos. Ele usa blusa regata e sandálias de cor marrom, de saiote em cinza. Ele está de frente para local com pedras e colunas na vertical, antigas em marrom. Ele diz: JÁ ENFRENTEI O LEÃO DE NEMEIA, A HIDRA DE LERNA, O CÉRBERO, LIMPEI UM ESTÁBULO...
Q2 – O homem visto de costas, vista dos joelhos para cima, ainda com os braços erguidos para cima, boca aberta, se pergunta: E AGORA?
Q3 – À esquerda, o homem com capa vermelha sobre as costas, em um morro, de frente para o Pão de Açúcar em marrom, com a estátua do Cristo Redentor. Acima, céu em azul-claro, com nuvens brancas e sol amarelo. Perto do homem, alguém fora do quadro diz: VAI SER EMPREENDEDOR NO BRASIL!!!

, Adão. Os treze trabalhos de Hércules. Um Brasil, São Paulo, 14 outubro 2019. Disponível em: https://oeds.link/CcMGDy. Acesso em: 25 junho 2022.

Como vimos no capítulo anterior, os verbos transitivos são aqueles que exigem um complemento, ao qual damos o nome de objeto. Os verbos transitivos diretos exigem um complemento sem preposição, ou seja, um objeto direto. Os verbos transitivos indiretos exigem um complemento com preposição, ou seja, um objeto indireto. Os verbos transitivos diretos e indiretos ou bitransitivos exigem, como complemento, um objeto direto e um objeto indireto.

2. Agora, observe esta tirinha.

Tirinha. Duas pessoas vistas uma de frente para outra, sentadas, e ao centro, uma mesa redonda com prato, talheres e duas taças. À esquerda, homem careca, de cabelos curtos, com um par de óculos de grau e blusa de mangas compridas, de gola. Ele diz: ESSE RESTAURANTE TEM UM CLIMA BEM BRASILEIRO. À direita, uma mulher de cabelos curtos, de par de óculos de grau e diz: QUER DIZER QUE NÃO HAVERÁ COMIDA PARA TODOS?!

dãmer, André. Não há nada acontecendo. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/5lwYUa. Acesso em: 24 junho 2022.

  1. Com qual objetivo o homem teria dito que o restaurante tem “um clima bem brasileiro”?
  2. Qual é a crítica presente na charge? Como você chegou a essa conclusão?
  3. Qual é o objeto do verbo “ter”, presente na fala do homem? Esse objeto é direto ou indireto?
  4. Como se classifica, quanto à transitividade, o verbo “haver”, presente na fala da mulher?

3. Faça uma leitura compartilhada deste trecho de uma notícia.

Ação da Cidadania lança mobilização para o Pacto pelos 15% com Fome

A Ação da Cidadania, em parceria com outras instituições, lançou hoje (23) o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade para a luta contra a insegurança alimentar. O objetivo é mobilizar empresas, grupos de mídia, agências de comunicação e publicidade, cidadãos, instituições e organizações não governamentais para que façam parte do movimento, apoiando campanhas e projetos de entidades que atuarão junto ao pacto, seja fazendo doações ou até mesmo dedicando tempo ao voluntariado reticências.

O lançamento da plataforma ocorreu ao final do Encontro Nacional Contra a Fome, no Rio de Janeiro, que debateu propostas para a solução da fome no Brasil durante três dias. A nova edição da Agenda Betinho também foi um dos destaques do evento. Este ano, o documento apresenta noventa e duas propostas para o país e suas cinco regiões, com o objetivo de contribuir com a garantia, o desenvolvimento e o fortalecimento das políticas públicas estaduais e nacionais de segurança alimentar reticências.

CAMPOS, Ana Cristina. Ação da Cidadania lança mobilização para o Pacto pelos 15% com Fome. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 23 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/q8mT7T. Acesso em: 25 junho 2022.

  1. Na manchete, há um verbo transitivo direto. Qual é o seu objeto? Por que ele é importante para a compreensão do tema da notícia?
  2. Onde ocorreu o lançamento da plataforma? Que outro fato mereceu destaque na ocasião?
  3. Ao mencionar o objetivo da Agenda Betinho, a autora utilizou um verbo transitivo direto ou indireto? Qual é o objeto dêsse verbo?

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Vamos refletir sobre esse problema e descobrir como colaborar com um meio ambiente ecologicamente saudável para o planeta e parar de desperdiçar alimentos, a fim de reduzir a situação de insegurança alimentar de milhões de pessoas?

Os textos a seguir vão nos ajudar nessa reflexão.

Cartaz na vertical em verde. Ilustração de duas mãos uma de frente para a outra, segurando metade da esfera terrestre em azul, com os continentes em verde. Da metade para cima, alimentos: vegetais, verduras, um pão em marrom, um pote de vidro, pimentões e uma berinjela. Na parte superior, texto em branco: SALVE O NOSSO MUNDO.

1. Durante a leitura, utilizem notas adesivas para escrever as ideias e informações que descobriram nos textos.

Versão adaptada acessível

Atividade 1.

Durante a leitura, anotem as ideias e informações que descobriram nos textos.

  1. Nessa fase, não descartem nenhuma ideia, pois todas têm valor.
  2. As notas servirão de fonte de consulta para a pesquisa que será proposta e para a apresentação que vocês farão na seção Oralidade.

2. Faça uma leitura silenciosa deste texto sobre desperdício de alimentos.

Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?

31 de março de 2021

Colocar comida em excesso no prato e jogá-la no lixo; descartar cascas de frutas e legumes, fontes ricas em fibras; ou armazenar de fórma errada os ingredientes. Essas são apenas algumas ações que contribuem para que cêrca de um terço dos alimentos produzidos no planeta seja desperdiçado a cada ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (fáo, na sigla em inglês).

Do plantio à mesa das famílias, 1,3 bilhão de toneladas de comida recebem o mesmo destino: o lixo. Por outro lado, 795 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo, sendo que 3,4 milhões são brasileiras. Já um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (pê nádi) indicou que há 52 milhões em situação de insegurança alimentar – sem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e quantidade suficientes – no Brasil. No país são descartadas 15 milhões de toneladas por ano, o que alimentaria toda a população brasileira por 47 dias, conforme estimou o Instituto Akatu.

. Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso? Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B, Pacajus, 30 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/fNKB0z. Acesso em: 16 junho 2022.

3. Agora, leia o Relatório daônusobre o aumento mundial da fome. Lembre-se de registrar nas notas as informações novas.

Relatório da ONU: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo

A África registrou o aumento mais significativo. É um momento crítico para o mundo, que precisa de ações urgentes para uma reversão até 2030

Roma/Nova Iorque, 12 de julho de 2021 – Houve um agravamento dramático da fome mundial em 2020, as Nações Unidas disseram hoje – muito provavelmente relacionado às consequências da Covid-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, um relatório de várias agências estima que cêrca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – enfrentaram a fome no ano passado. O número sugere que será necessário um tremendo esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.

reticências

Os números em detalhes

Já em meados da década de 2010, a fome havia começado a aumentar, destruindo as esperanças de um declínio irreversível. Perturbadoramente, em 2020 a fome disparou em termos absolutos e proporcionais, ultrapassando o crescimento populacional: estima-se que cêrca de 9,9% de todas as pessoas tenham sido afetadas no ano passado, ante 8,4% em 2019.

Mais da metade de todas as pessoas enfrentando a fome (418 milhões) vive na Ásia; mais de um terço (282 milhões) na África; e uma proporção menor (60 milhões) na América Latina e no Caribe. Mas o aumento mais acentuado da fome foi na África, onde a prevalência estimada – em 21% da população – é mais do que o dobro de qualquer outra região.

Também em outras medições, o ano de 2020 foi sombrio. No geral, mais de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tinham acesso a alimentação adequada durante todo o ano: esse indicador – conhecido como prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave – saltou em um ano tanto quanto nos cinco anos anteriores combinados. reticências

O que pode (ainda) ser feito

Conforme descrito no relatório do ano passado, transformar os sistemas alimentares é essencial para alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e colocar dietas saudáveis ao alcance de todos. A edição deste ano vai além, delineando seis “caminhos de transformação”. reticências

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA — unicéfi. Relatório da ônu: ano pandêmico marcado por aumento da fome no mundo. Roma/Nova Iorque, 12 julho 2021. Disponível em: https://oeds.link/aax8qk. Acesso em: 16 junho 2022.

VOCÊ É O AUTOR!

Criação de uma charge

Pode até parecer fácil identificar o humor e a crítica presentes em uma charge e mesmo recontar algumas delas. Mas você já parou para pensar em como deve ser criar uma charge?

1. Nesta seção, você e seu grupo vão criar uma charge para ser utilizada em uma apresentação oral. O tema da charge será a pergunta problematizadora da primeira reportagem que vocês acabaram de ler:

Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?

Ícone. Atividade em grupos.

2. Façam um roteiro seguindo o modelo abaixo. Se quiserem, acrescentem outros itens.

Ícone modelo.
Roteiro de elaboração da charge

1. Quem será o público-alvo?

Caixa de seleção para a opção: A turma da sala de aula.
Caixa de seleção para a opção: Colegas de outras turmas da escola.
Caixa de seleção para a opção: A comunidade escolar.
Caixa de seleção para a opção: Outros.

2. Onde ela vai circular?

3. Qual será o tema ou assunto?

4. Que linguagem será utilizada: não verbal ou verbal e não verbal?

 

Relembre a definição de charge para apoiar a sua criação e contemplar as características necessárias.

A charge é um gênero textual humorístico que faz críticas a acontecimentos atuais, como situações do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, artes, consumo etcétera Pode ser composta apenas de linguagem verbal ou usar também a linguagem não verbal. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricatura. As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas e sáites.

3. Terminado o roteiro, que é a parte de planejamento, é hora de criar a charge. Sigam as orientações.

Fotografia. Vista do alto para baixo de nove pessoas sentadas, cada uma em uma cadeira verde. Elas estão uma de frente para outra, com os braços esticados para frente, com uma mão sobre a outra. Ao centro, entre elas, mesa bege-claro, com livros e tablets.
No trabalho em grupo, cada um tem sua tarefa, mas o objetivo é o mesmo para todos: concluir a tarefa com êxito.
  1. Façam um esboço da charge, criando a ilustração e, se assim foi decidido pelo grupo, o texto verbal.
  2. Vocês podem fazer o esboço coletiva ou individualmente, para depois o grupo selecionar o material que vai ser utilizado.
  3. Se preferirem, podem criar várias charges e selecionar as que vão ser finalizadas e utilizadas na apresentação.
  1. Troquem a ou as com outro grupo para apreciação e revisão.
    1. Façam as anotações e sugestões com notas coloridas ou em uma folha à parte, para não rabiscar a produção dos colegas.
    2. Verifiquem se a charge segue as características do gênero e se a linguagem está adequada à pergunta problematizadora.
  2. Analisem as sugestões e os comentários dos colegas e façam as alterações que considerarem necessárias.
  3. A versão final da charge pode ser feita em um programa de computador. Assim, se vocês quiserem, podem publicá-la depois no blogue da turma ou da escola. Além disso, vocês podem exibi-la digitalmente nas apresentações orais.

ORALIDADE

Pesquisa e apresentação oral

1. Você, os colegas e o professor vão organizar uma apresentação oral, para tentar responder à pergunta problematizadora proposta na seção anterior:

Desperdício de comida: o que eu tenho a ver com isso?

Composição de fotografias. Um ponto de interrogação composto por alimentos: legumes, frutas e verduras. Na parte inferior, outros alimentos espalhados.
O Brasil continua sendo um país muito desigual. Uma parcela considerável da população encontra-se em situação de vulnerabilidade, enfrentando níveis de insegurança alimentar de moderada a grave.

Organização da pesquisa

  1. Primeiro, pesquisem mais dados que possam ajudá-los no contexto da questão.
  2. Encontrem fontes bibliográficas confiáveis. Busquem, em plataformas digitais ou em bibliotecas, termos ou palavras-chave correspondentes ao tema da pesquisa.
    1. As referências confiáveis podem ser encontradas em revistas científicas, artigos científicos, livros, banco de teses e dissertações ou similares.
    2. Em seguida, listem pelo menos dez referências pertinentes e que mais se aproximam do tema pesquisado.
  3. Façam uma revisão bibliográfica do material encontrado, a fim de identificar e agrupar as principais ideias que os ajudarão a responder à pergunta problematizadora da proposta.

A revisão bibliográfica consiste no mapeamento de estudos e informações, em desenvolvimento ou já finalizados, acerca de um tema escolhido. É uma etapa fundamental do método científico, utilizada para conduzir e desenvolver pesquisas. Antes de explorar um tema, é preciso saber o que já foi feito até o momento. Por isso, a função da revisão bibliográfica é facilitar a identificação dos principais autores, teorias e outras fontes de leituras e embasar argumentos que comprovam a hipótese de pesquisa.

  1. Para ajudar na compreensão dos textos, enquanto estiverem realizando a leitura, tenham em mãos um bloco de notas (digital ou físico) e descrevam os principais pontos abordados pelo ou pela autor ou autora.
    1. A intenção é identificar a ideia central, objetivo de pesquisa, fonte e informações, resultados e considerações.
    2. Tomem nota, também, de comentários pessoais e marcações de trechos relevantes que possam ajudá-los a responder à pergunta problematizadora ou serem usados como apoio na apresentação oral, como argumentos e justificativas da sua escolha.

Apresentação oral

  1. Elaborem a exposição oral, organizando as informações que pesquisaram.
    1. Para isso, tentem responder à questão, dividindo as informações apoiadas pelas perguntas básicas: O quê?, Quem?, Como?, Onde?, Quando?, Por quê?.
    2. Revejam as notas que fizeram durante a leitura dos textos pesquisados e as principais fontes bibliográficas utilizadas.
  2. Com as informações em mãos, planejem como vocês vão fazer a apresentação e que materiais de apoio usarão: as charges que criaram, gráficos, infográficos, tabelas etcétera
  3. Façam um roteiro, com os itens a seguir, para ajudá-los durante a apresentação.
    1. Introdução (saudação ao público e apresentação da pergunta problematizadora).
    2. Desenvolvimento (tópicos que serão abordados).
    3. Fechamento (conclusão a que chegaram para responder à pergunta problematizadora e agradecimento ao público).
  4. Combinem se a apresentação será só oral ou se vocês vão usar outros recursos de apoio, como painéis, cartazes, as charges que criaram, fotografias, apresentação de isláidis ou vídeos, entre outros.

Ensaiem a apresentação, lembrando que vocês não devem ler o material de apoio; ele deve servir apenas para orientá-los durante a exposição.

No dia da apresentação

  1. Organizem a sala e vejam se todos os materiais necessários estão disponíveis e funcionando.
  2. Durante a apresentação, lembrem-se de se dirigir a todos, e não a uma única pessoa. Com relação ao comportamento, atentem aos gestos e às expressões faciais e corporais, por exemplo.
  3. Ouçam com atenção e respeito as apresentações dos colegas e, ao final, façam comentários de fórma respeitosa e gentil.

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Variação geográfica

Quando falamos de variação linguística, não podemos nos esquecer de que, do ponto de vista da fala, o português também apresenta diferenças, que conhecemos como sotaque. Ou seja, cada falante pronuncia as palavras de acôrdo com algumas características particulares de determinada região.

1. Faça uma leitura em voz alta do texto a seguir.

Você sabe o que é sotaque?

O sotaque, como você já deve saber, está relacionado à nossa fala, ou seja, à maneira como falamos e pronunciamos as palavras. O Brasil é um país com dimensões continentais, somos um povo rico culturalmente, o que se deve à contribuição dos diversos povos que para cá vieram através das correntes imigratórias durante nossa História. Como somos diferentes, apesar de sermos todos brasileiros, é natural que nosso modo de falar as palavras mude conforme a região do país. Mas você sabia que os diversos sotaques brasileiros podem ser explicados por meio da História?

Na região Sul, por exemplo, que recebeu grande número de imigrantes italianos, alemães e povos do leste europeu, o português brasileiro sofreu influência dos idiomas falados nesses países não apenas no sotaque, mas também no uso de algumas expressões particulares dessa região. Em São Paulo, cuja imigração italiana foi intensa, o sotaque lembra muito a prosódia (estudo da correta emissão das palavras) do idioma italiano. No Rio de Janeiro, encontramos o sotaque que mais se assemelha com o sotaque do português de Portugal, já que a cidade foi séde da côrte portuguesa entre 1808 e 1821. Na região Norte, que recebeu menos imigrantes em virtude de questões geográficas, o sotaque está mais próximo das línguas indígenas, com as quais o português estabeleceu seu primeiro contato linguístico em terras brasileiras.

Quando viajamos pelo país, nossa sensibilidade aos sotaques fica ainda mais aguçada, pois as diferenças nos falares ficam mais evidentes quando estamos deslocados de nossa cultura regional. reticências Apesar das diferenças, é importante observar que não existe um sotaque melhor ou pior, nem mesmo um jeito de falar que seja mais bonito ou mais feio: os sotaques fazem parte de nossa identidade e é um dos fatores que tornam o povo brasileiro tão expressivo e rico culturalmente.

CASTRO, Luana. Você sabe o que é sotaque? Escola Kids, abre colchetesem localfecha colchete, centésima2022. Disponível em: https://oeds.link/f9xOUO. Acesso em: 16 julho 2022.

  1. Responda às questões a seguir.
    1. De que maneira a autora utiliza a História para explicar alguns dos sotaques brasileiros?
    2. Por que, segundo o texto, percebemos mais os sotaques quando estamos fóra do local em que vivemos?
    3. Como você entende o seguinte trecho: “os sotaques fazem parte de nossa identidade”? Por quê?
Ilustração. Vista geral de mapa do Brasil, com vegetação, rios e edificações que representam diversas regiões do país, como: MASP, em São Paulo, edificação com duas partes em vermelho na parte superior; Congresso Nacional, em Brasília, dois prédios compridos em cinza ao lado de uma semiesfera; Jardim Botânico, em Curitiba, com estrutura de metal e vidro; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro;  Teatro Amazonas, em Manaus, edificação em rosa.
O Brasil é o maior país da América do Sul.

Vamos pesquisar?

  1. Agora que estudamos um pouco mais sobre os sotaques, vamos fazer uma pesquisa sociolinguística sobre o assunto. Para isso, siga os passos abaixo.
    1. Inicialmente, você deve escolher uma região para pesquisar. Feita a escolha, procure pessoas oriundas dessa localidade e apresente seu projeto sobre sotaques.
    2. Uma vez selecionados os participantes, é hora de coletar o material necessário.
    3. Para recolher os dados, você pode propor uma entrevista com essas pessoas ou fornecer uma pequena quantidade de texto e pedir a elas que o leiam em voz alta. Lembre-se de que você precisará gravar o que os entrevistados falaram para, depois, analisar o que encontrou.
    4. Coletados os dados, ouça os exemplos e, com base na sua variedade, estabeleça um comparativo das falas. Baseie-se em critérios como:

a maneira como as vogais são pronunciadas (mais abertas ou mais fechadas);

se o s final das palavras é pronunciado como /s/ ou como /x/;

como se pronuncia o r no final de sílabas, entre outros aspectos que você julgar importantes para seu trabalho.

e. No dia marcado pelo professor, apresente à turma os resultados de sua pesquisa e discuta com os colegas as semelhanças e as diferenças dos sotaques no Brasil.

EU APRENDI

Responda às questões no caderno.

  1. Observe a charge.
    1. Podemos dizer que o assunto da charge é atual? Por quê?
    2. Há uma quebra de expectativa nessa cena? Por quê?
Charge na vertical. À frente, um termômetro cinza na vertical, com tela na horizontal onde se indica: FRIO. Na parte superior, rosto com olhos fechados, boca para baixo, gorro sobre a cabeça em amarelo e na parte inferior, um cachecol; mais abaixo, mãos seguram uma placa na horizontal, com texto: SOLIDARIEDADE. Ao fundo, em segundo plano, cidade com prédios cinza e mais ao fundo, morros verdes. No alto, céu noturno em preto e estrelas brancas pequenas.

SILVÉRIO, A. Charge. A voz da Serra, Nova Friburgo, 20 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/ZnVEJR. Acesso em: 17 junho 2022.

2. Observe agora o cartaz de uma campanha de conscientização.

Cartaz na horizontal com fundo em cinza. Texto: CAMPANHA DO AGASALHO 2022. Tire a solidariedade do armário. Na ponta inferior da letra A de agasalho, ilustração de um cachecol vermelho com detalhes em branco, na horizontal. No final do texto, ilustração de um coração vermelho, com uma ponta na horizontal.

CAMPANHA do Agasalho 2022: Tire a Solidariedade do armário. Prefeitura Nova Serrana, Nova Serrana, 18 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/sUtsQm. Acesso em: 17 junho 2022.

  1. A que campanha ele se refere?
  2. Esse cartaz e a charge da atividade 1 têm alguma relação? Qual?
  3. Que palavra há em comum nas duas peças? O que ela significa nesse contexto?
  4. Como se classifica o verbo “tirar” presente no cartaz, quanto à transitividade? Como você chegou a essa classificação?

3. Leia esta outra charge.

Charge. Composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: um homem careca, de camisa de gola branca por dentro, com terno em azul.
Q1 – O homem à esquerda, com os olhos fechados, de frente para um púlpito de cor marrom, com um microfone cinza. Ele discursa para pessoas e diz: O PAÍS VOLTARÁ A CRESCER! As pessoas em tons de azul, olham para ele sorrindo e dizem: EEE!! VIVA!!
Q2 – O homem com olhos bem abertos, dedo indicador da mão esquerda para cima, fala: MAS VAI DEMORAR ALGUMAS DÉCADAS! À frente, as pessoas olham para o homem com cenho franzido e falam: BUUU!!!
Q3 – O homem com o cenho franzido, olhos bem abertos e mão esquerda esticada para frente, pergunta às pessoas: ESTÃO RECLAMANDO DO QUÊ??? As pessoas, à frente dele, o observam, com a boca fechada.
Q4 – O homem com olhos mais abertos ainda, rosto mais corado e braços abertos, fala para as pessoas à frente: O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO!!! Mais à direita, as pessoas estão com a boca para baixo.

, Adão. Um Brasil, São Paulo, 9 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/q3xk2e. Acesso em: 27 junho 2022.

  1. Que problema social a charge critica?
  2. Ao dizer que o Brasil é o “país do futuro”, o que o chargista ironiza?
  3. Como os verbos “crescer” e “demorar” se classificam quanto à transitividade?
  4. O verbo “reclamar” é transitivo direto ou indireto? Por quê?

4. Agora, observe este outro cartaz.

Cartaz. Na vertical, fundo em vermelho-escuro. À esquerda, uma menina de cabelos pretos, divididos em duas tranças. Ela usa um gorro sobre a cabeça em bege, um cachecol marrom no pescoço, blusa de mangas compridas em amarelo, calça e sapatos em laranja. À direita, texto: DOE CALOR, RECEBA AMOR. Sobre a letra R de calor, um gorro de cor azul e marrom. Ajude a aquecer o inverno de alguém. Doe agasalhos e roupas de frio. Mais abaixo, dois logotipos.

JACUIZINHO. Campanha do Agasalho. Prefeitura Municipal de Jacuizinho, Jacuizinho Rio Grande do Sul, 2022.

  1. Qual é o objetivo dessa campanha?
  2. Os verbos utilizados na parte superior do cartaz são transitivos diretos ou indiretos? Quais são os seus objetos?
  3. Qual é a importância dêsses objetos, considerando o objetivo do cartaz?

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bãner

  1. Você já leu um bãner publicitário ou de propaganda? Em caso positivo, qual?
    1. Descreva o bãner e comente sobre o que ele trata.
    2. Onde ele estava afixado ou onde foi veiculado?
  2. Observe este bãner.
Banner na horizontal. À esquerda, mãos de uma pessoa segurando um prato redondo e branco. Perto dele, listras finas em vermelho. Texto: QUEM TEM FOME, TEM PRESSA. Sinditest.pr na luta pela dignidade humana. DOE: Alimentos Máscara e álcool gel Produtos de Higiene e Limpeza Gás de cozinha Postos de coleta: Sede Administrativa Sinditest (todas as quartas-feiras, das 13h às 19h); Portaria do Anexo B e Portaria Central do Hospital de Clínicas. Na parte inferior, logotipo.

CUNHA, Silvia. Sinditest lança campanha solidária “Quem tem fome, tem pressa”. Sinditest-Paraná, Curitiba, 7 maio, 2021. Disponível em: https://oeds.link/WqE02O. Acesso em: 18 julho 2022.

Os banners, assim como outras peças publicitárias, são utilizados com o objetivo de incentivar as pessoas a participarem de campanhas.

  1. Qual é a mensagem do bãner?
  2. Descreva a imagem e o efeito que ela provoca no leitor.
  3. Qual é o islôgam dessa campanha?
  4. Ao observar o bãner, você identificou a qual campanha ele está vinculado? Como?

O bãner é um recurso publicitário usado na fórma impressa e/ou digital. É também utilizado em apresentações, palestras e eventos afins. Compõe-se, geralmente, de linguagem verbal e não verbal.

Proposta

3. Em grupos, vocês vão criar um bãner sobre o tema “desperdício de alimentos” para uma campanha de conscientização. Para isso, podem utilizar as informações que colheram nas pesquisas da seção Oralidade.

Planejamento

4. Planejem a produção do bãner com base neste roteiro. Decidam se vão produzi-lo de fórma impressa ou digital. O ideal seria utilizar as duas fórmas, para evidenciar as diferenças nos meios de divulgação. Especifiquem os recursos necessários, tanto para o modo impresso quanto para o digital. Pensem nas imagens que serão utilizadas, bem como nos textos verbais. Combinem com o professor onde os banners serão afixados, no caso dos impressos, e qual será o veículo de divulgação, no caso dos digitais. Definam o público-alvo.

Elaboração, produção e edição

  1. Com tudo definido, façam um esboço do bãner.
    1. Fiquem atentos para não fugir do tema.
    2. Verifiquem se as informações selecionadas estão adequadas ao espaço previsto. Lembrem-se de que “menos é mais”!
    3. Utilizem recursos para atrair a atenção do leitor e estimulá-lo a aderir à campanha.
  2. Revisem o esboço para fazer os ajustes necessários.
  3. Lembrem-se de considerar os destaques para a mensagem principal, que podem ser feitos utilizando-se o recurso de tamanho da fonte e cor das letras, para provocar o efeito de sentido esperado.
  4. Finalizem o bãner e, depois, façam a edição, com a ajuda do professor. Na edição, podem ser usados recursos e programas tecnológicos especializados para criação de banners.

Divulgação e avaliação

  1. Combinem coletivamente como será feita a divulgação para o público-alvo e dentro da comunidade escolar.
  2. Ao final, façam uma roda de conversa para analisar como foi a produção dos banners.

Glossário

resiliente
: que apresenta habilidade para reagir e se adaptar a mudanças ou a situações adversas.
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