UNIDADE 2  Textos jornalísticos: carta do editor e  reportagem

As propostas desta unidade foram desenvolvidas em quatro etapas que se completam. Acompanhe!

Reprodução de página de jornal. Página dupla de revista, com fotografia à esquerda, mulher sentada em banco de praça com um cãozinho na coleira. À direita, texto.

EU SEI

Você lê mais jornais ou revistas?

Analisar textos jornalísticos, de modo a proporcionar reflexões, formulação de hipóteses e resgate do conhecimento prévio.

Fotografia. Em local com gelo em branco, um urso polar de pelos brancos, grande e um filhote sobre o dorso dele. O urso grande, olha para trás, em direção ao filhote. Ao fundo, lugar com mais solo em gelo branco.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Carta do editor

Compreender as características, o contexto de produção e os meios de circulação do gênero textual.

Capítulo 2 – Reportagem

Compreender a estrutura e os meios impressos e digitais em que as informações circulam.

Fotografia. Vista geral de local aberto. À frente, rua em cinza com partes em marrom. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes, algumas médias e outras altas. Em segundo plano, vista parcial de uma igreja, com torres em marrom-claro e uma cúpula ao centro. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens.

EU APRENDI

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem, reflexão e ampliação da aprendizagem.

Cartaz. Cartaz com fundo branco. Texto em tons de azul: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Ilustração. Fundo em vermelho. Texto: 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA. Ilustração de silhueta em branco de quatro adultos de mãos dadas para duas crianças. O adulto da esquerda está de bengala. Ilustração. Fundo em marrom, texto: 2 - ERRADICAÇÃO DA FOME. Ilustração em branco de prato e fumaça saindo dele. Ilustração. Fundo em verde, texto: 3 - SAÚDE DE QUALIDADE Ilustração em branco de linha na horizontal de batimento cardíaco, com um pequeno coração na ponta da direita. Ilustração. Fundo em vermelho-escuro, texto: 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Ilustração em branco de um livro aberto e um lápis na vertical. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 5 - IGUALDADE DE GÊNERO Ilustração em branco de círculo, com flecha para cima a direita e cruz para baixo. Ilustração. Fundo em azul-claro, texto: 6 - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO Ilustração, copo com água com flecha para baixo. Ilustração. Fundo em amarelo, texto: 7 - ENERGIAS RENOVAVÉIS. Ilustração em branco de um botão de ligar e desligar em formato de sol, com raios solares ao redor. Ilustração. Fundo em roxo, texto: 8 - EMPREGOS DIGNOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO. Ilustração em branco de um gráfico em barras na vertical e flecha na horizontal. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 9 - INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA. Ilustração em branco de cubos. Ilustração. Fundo em rosa-escuro, texto: 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. Ilustração em branco de um sinal de igual e linha circular sobre ele. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. Ilustração em branco de prédios e uma casa de telhado triangular à esquerda. Ilustração. Fundo em marrom, texto: 12 - CONSUMO RESPONSÁVEL Ilustração em branco de uma flecha na horizontal de infinito. Ilustração. Fundo em verde, texto: 13 - COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Ilustração em branco de um olho e dentro da íris, silhueta de árvores. Ilustração. Fundo em azul-claro, texto: 14 - VIDA DEBAIXO DA ÁGUA. Ilustração em branco com peixe à direita e mar. Ilustração. Fundo em verde-claro, texto: 15 - VIDA SOBRE A TERRA. Ilustração em branco de uma árvore, solo e três pássaros sobrevoando. Ilustração. Fundo em azul, texto: 16 - PAZ E JUSTIÇA Ilustração em branco de um pássaro para a direita, com folha fina no bico, pousado sobre um martelo na horizontal. Ilustração. Fundo em azul-escuro, texto: 17 - PARCEIRAS PELAS METAS. Ilustração em branco de cinco círculos entrelaçados. Ilustração. Um círculo com várias faixas coloridas.

VAMOS COMPARTILHAR

Meio ambiente

Discutir educação ambiental, observando, durante o processo, a manutenção da ética e do respeito ao outro.

EU SEI

Você lê mais jornais ou revistas?

Na esfera jornalística, circulam vários gêneros textuais, como notícias, cartas do leitor, infográficos, entrevistas, charges, editoriais e reportagens, publicados ou veiculados nos diferentes meios de comunicação.

Cada um desses gêneros tem características próprias, bem como objetivos e função social. Será que nós, leitores, conseguimos observar esses elementos ao ler ou ouvir algum texto desses gêneros?

Observe estas reproduções de matérias publicadas em jornais impressos e digitais.

Reprodução de páginas de jornal. À esquerda, editorial de jornal com o título: Data especial. Do texto, uma flecha em verde aponta para a direita, em que se vê uma página dupla de revista com uma reportagem. Na parte superior, o título: PORTO ALEGRE MINIMALISTA. Abaixo, fotografia de mulher sentada em banco de praça com um cãozinho na coleira. À direita, texto. Há um boxe em destaque que faz referência aos 250 anos da cidade de Porto Alegre.
Captura de tela. Na vertical, na ponta superior, fundo em vermelho e texto em branco: G1 – MEIO AMBIENTE. Mais abaixo, quatro fotografias e títulos: Fotografia. Local com água em azul-claro e entre ele, pedras em cinza-escuro. O primeiro título: Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática. Deste título, sai uma flecha em verde para outra tela. Captura de tela. Nessa outra tela, na parte superior, fundo em vermelho, texto: Meio Ambiente – Aquecimento Global. Mais abaixo, texto: Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática. A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana. Mais abaixo, fotografia. Vista do alto de local com solo em gelo e acima, céu em azul, com nuvens brancas. Texto: A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana – os extremos da Terra apresentaram um calor pelo menos 30°C maior do que a média para esta época do ano. O cenário, segundo climatologistas, é inédito, apesar de ser previsto pelos cientistas como uma das consequências da atual 'era' de emergência climática.

Você costuma ler jornais e revistas, impressos ou on-line, ou sites noticiosos?

  1. Ao observar as imagens, você conseguiu perceber alguma relação entre elas?
  2. Os textos são produzidos com um objetivo, têm uma intencionalidade. Você percebe qual a relevância dos assuntos das reportagens para que eles façam parte da edição desses jornais?
  3. Para você, qual é a função social da carta do editor e da reportagem? Registre a resposta no caderno para, ao final da unidade, verificar se a hipótese se confirmou ou não.

Pesquisa!

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco. Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

Observem em jornais e revistas, impressos e on-line, e em sites noticiosos como a capa, as manchetes e as imagens estão dispostas na página. Depois, respondam às perguntas indicadas pelo professor.

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Carta do editor

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você já leu alguma carta do editor? Em caso positivo, qual foi sua impressão?
  2. Sobre o que você imagina que esse gênero textual trata? Formule hipóteses e anote-as para conferir depois.
  3. Consulte novamente os jornais e as revistas utilizados na abertura da unidade. Todos os que vocês consultaram têm cartas do editor? Dos que têm, onde ela se localiza na publicação e como é esse texto?
  4. Leia esta carta do editor. Comece por analisar o título. Quais informações ele traz? O que podemos inferir a partir dele?

19 DE MARÇO DE 2022  CARTA DA EDITORA                             Dione cun

Data especial

Em março de 2021, quando vivíamos o auge da pandemia e as atenções estavam todas voltadas para a crise sanitária, sabíamos que era necessário olhar para o futuro próximo, com a perspectiva de que o cenário melhoraria no Estado e no país. Se nos 249 anos de Porto Alegre não havia clima para comemorações na Capital, não tínhamos dúvida de que algo muito especial precisava ser preparado para os 250.

Naquele mesmo mês demos início à contagem regressiva para a grande data, que será comemorada no próximo sábado, dia 26. Batizado como Porto Alegre Ano 250, o projeto previa, a cada mês, a publicação em e de conteúdos relacionados a aspectos fundamentais da cidade, na tentativa de entender a formação da identidade porto-alegrense.

O coordenador do projeto, o editor Leandro Fontoura, destaca o resultado desse trabalho:

— Esse passeio pelas ruas, pela cultura, pelo empreendedorismo e pela história formou um raro mosaicoglossário de uma comunidade orgulhosa de sua trajetória. Quem acompanhou a série conheceu a história do Cais Mauá e o drama da enchente de 1941, apreciou tesouros da arquitetura local, descortinou a Capital descrita na literatura desde o século 19, mergulhou em mistérios que cercam pontos da cidade, caminhou pelos antigos territórios negros e pelas ruas temáticas dos armarinhosglossário , dos antiquários e dos instrumentos musicais e soube da feira internacional que na década de 1930 lançou o Parque da Redenção tal como é conhecido hoje.

Não tínhamos dúvida de que algo muito especial precisava ser preparado para os 250.

E os conteúdos não param por aqui. No caderno DOC desta edição, você vai conhecer as curiosidades da “Porto Alegre mínima”, locais que se caracterizam pelo pouco espaço ocupado, uma barbearia, uma pizzaria, uma praça, uma rua e um lar.

Também vamos mostrar, ao longo da próxima semana, uma radiografia das obras fundamentais que, no passado e no presente, representaram a solução de problemas e permitiram a melhoria da qualidade de vida da população. Teremos um especial em áudio, vídeo e texto que vai contar histórias de seis igrejas da cidade.

Na véspera do aniversário, vai publicar um caderno especial digital reunindo as principais reportagens da série Porto Alegre Ano 250. E, na superedição de ZH de 26 e 27 de março, fim de semana do aniversário, mostraremos o renascimento da vida urbana da Capital após dois anos de pandemia, com a volta da agitação noturna, das atividades culturais, de grupos esportivos e de tudo que apaixona os porto-alegrenses.

E, por fim, preparamos também uma surpresa para nossos leitores e que envolve um dos cartões-postais da nossa cidade: o pôr do sol.

Parabéns, Porto Alegre!

Fotografia. Vista geral de local com ruas, rodovias, partes com grama verde. À esquerda, dois prédios altos. À direita, vários prédios de tamanho médio. No alto, céu em azul-claro, nuvens brancas e à esquerda, sol de cor amarela se pondo. Ao fundo, um rio.
Pôr do sol em Porto Alegre com o Rio Guaíba ao fundo.
Fotografia. Vista geral de local com um rio à esquerda, e à direita, solo arenoso em bege. Ao fundo, sobre uma canoa, um homem em pé, segurando nas mãos, um remo fino. Sobre o rio, reflexo do céu em tons de rosa, azul e nuvens em branco.
Anoitecer no Rio Guaíba, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

cun, Dione. Data especial. Zero Hora, Carta da editora, página 6, 19 março 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. As hipóteses que vocês formularam sobre o texto com base no título se confirmaram? Expliquem.
  2. Onde a carta do editor foi publicada?
  3. Qual é o público leitor desse jornal?
  4. Em qual parte da edição está localizada a carta do editor? Copiem a alternativa correta.
    1. No início.
    2. No meio.
    3. No fim.

Como você chegou a essa conclusão?

  1. Qual é o principal assunto da carta? Escrevam a alternativa adequada.
    1. A edição de um caderno especial sobre a cidade.
    2. A falta de comemoração dos 249 anos de Porto Alegre.
    3. A comemoração do aniversário de 250 anos de Porto Alegre.
    4. Os resultados do trabalho do projeto Porto Alegre 250 anos.
  2. Qual é a opinião que a editora expressa sobre o assunto?
  3. Quem assina a carta da editora? Qual é a função dessa pessoa no jornal?
  4. No início da carta, a editora define a data em que a ideia surgiu.
    1. Por que começar por essa data é importante na carta?
    2. Por que o mês de março?
  5. O texto se atém aos fatos ou evidencia alguma opinião?
  6. Vocês identificaram alguma opinião explícita? Em caso positivo, citem ao menos uma.
  7. Segundo a editora, o que torna tão especiais as comemorações dos 250 anos da capital porto-alegrense?
  8. Como a editora finaliza a carta?
    1. A finalização da carta motiva o leitor a ler as publicações que estão sendo preparadas para comemorar o aniversário da cidade? Por quê?

b. Como vocês terminariam essa carta? Como persuadiriam o leitor a acompanhar os conteúdos sobre a cidade?

Reescrevam o final no caderno e expliquem suas escolhas (palavras, expressões, pontuação .) como recursos de persuasão.

  1. Observando a opinião da editora e os argumentos construídos para sustentá-la, vocês acham que houve um planejamento? O texto teve uma intenção? Expliquem ao professor e aos colegas.
  2. Vamos analisar alguns trechos da carta do editor para entender melhor os recursos persuasivos utilizados.

Em março de 2021, quando vivíamos o auge da pandemia e as atenções estavam todas voltadas para a crise sanitária, sabíamos que era necessário olhar para o futuro próximo reticências. Se nos 249 anos de Porto Alegre não havia clima para comemorações na Capital, não tínhamos dúvida de que algo muito especial precisava ser preparado para os 250.

Naquele mesmo mês demos início à contagem regressiva para a grande data, que será comemorada no próximo sábado, dia 26.

reticências No caderno DOC desta edição, você vai conhecer as curiosidades da “Porto Alegre mínima” reticências.

Também vamos mostrar, ao longo da próxima semana, uma radiografia das obras fundamentais que, no passado e no presente, representaram a solução de problemas e permitiram a melhoria da qualidade de vida da população. reticências

  1. Observem os termos destacados. Reflitam sobre o sentido deles no texto e os efeitos que produzem.
  2. As partes destacadas “vamos mostrar” e você vai conhecer expressam o presente ou algo que ainda vai acontecer?
  3. Considerando o contexto do texto lido, expliquem o efeito de sentido dos termos:

“necessário”;

radiografia”;

“contagem regressiva”.

  1. O que os termos destacados em verde têm em comum?
  2. Quais outros recursos persuasivos vocês identificam no trecho?

15. No desenvolvimento do texto, a autora cita a fala do coordenador do projeto.

O coordenador do projeto, o editor Leandro Fontoura, destaca o resultado desse trabalho:

— Esse passeio pelas ruas, pela cultura, pelo empreendedorismo e pela história formou um raro mosaico de uma comunidade orgulhosa de sua trajetória. Quem acompanhou a série conheceu a história do Cais Mauá e o drama da enchente de 1941, apreciou tesouros da arquitetura local, descortinou a Capital descrita na literatura desde o século 19, mergulhou em mistérios que cercam pontos da cidade, caminhou pelos antigos territórios negros e pelas ruas temáticas dos armarinhos, dos antiquários e dos instrumentos musicais e soube da feira internacional que na década de 1930 lançou o Parque da Redenção tal como é conhecido hoje.

Fotografia. Vista geral de cidade. À esquerda, quarteirões em cinza, com prédios altos e outros médios. À direita, rio em marrom, com um barco velejando. No alto, céu em azul-claro.
Projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre, apresentado em 2021.
Fotografia. Vista geral de local com solo em marrom, partes em verde, com árvores e folhas verdes. À frente, uma construção similar a dois arcos em parede de cor bege. Em segundo plano, cidade com dezenas de prédios. No alto, céu em azul-claro.
O Parque da Redenção, em Porto Alegre, nasceu da Exposição do Centenário Farroupilha, em 1935, e hoje é parte da identidade cultural da cidade.
  1. Ao inserir a fala do coordenador do projeto como discurso direto, qual teria sido a intenção da autora do texto? Que efeito de sentido essa citação causa no leitor?
  2. Vocês acham que esse recurso argumentativo funcionou? Expliquem.
  1. Observem a palavra em negrito nesse trecho. Vocês acham que se a autora tivesse utilizado outro verbo que não “destacar” o sentido seria o mesmo? Expliquem.
  2. Que outro verbo poderia ter sido usado sem perder a fôrça argumentativa?
  3. Logo no início da fala, o editor Leandro escolhe os termos “passeio” e “raro mosaico”. A que classe gramatical esses termos pertencem?

Qual é o efeito de sentido que essas escolhas provocam no leitor?

Ao produzir um texto, escolhemos o vocabulário de fórma a adequá-lo às nossas intenções, uma vez que a seleção lexical é uma estratégia de argumentação quando bem adequada ao destinatário, ao tema, aos propósitos do texto e à situação em que ele vai circular.

16. Leiam o trecho a seguir, no qual a autora descreve o que está acontecendo na capital.

reticências mostraremos o renascimento da vida urbana da Capital após dois anos de pandemia, com a volta da agitação noturna, das atividades culturais, de grupos esportivos e de tudo que apaixona os porto-alegrenses.

  1. Na opinião de vocês, qual foi a intenção da autora ao utilizar o termo “renascimento”? Como ela justifica isso?
  2. Há alguma outra palavra que possa ser utilizada no lugar de “renascimento” mantendo o mesmo efeito de sentido? Analisem as sugestões a seguir. Vocês acham que elas cumprem esse papel? Expliquem.

ressurgir

reaparecer

ressuscitar

  1. Observem a formação da palavra “renascimento”. O que dá a ela o sentido de algo que nasceu de novo?
  2. Citem outras palavras formadas pelo mesmo processo de derivação.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Termos da oração: sujeito e modificadores (adjuntos adnominais)

Responda às questões no caderno.

1. Releia este trecho da carta do editor.

Em março de 2021, quando vivíamos o auge da pandemia e as atenções estavam todas voltadas para a crise sanitária, sabíamos que era necessário olhar para o futuro próximo, com a perspectiva de que o cenário melhoraria no Estado e no país. Se nos 249 anos de Porto Alegre não havia clima para comemorações na Capital, não tínhamos dúvida de que algo muito especial precisava ser preparado para os 250.

Naquele mesmo mês demos início à contagem regressiva para a grande data, que será comemorada no próximo sábado, dia 26.

  1. Segundo a autora, o que seria necessário preparar para os 250 anos de Porto Alegre? Por quê?
  2. Que palavra caracteriza aquilo que precisava ser preparado? A que classe gramatical ela pertence?
  3. A que parte da oração a locução verbal “será comemorada” se refere? Que palavras compõem essa parte da oração?
  4. Que papel desempenham as palavras “a” e “grande” nessa parte da oração?
Cartaz. Cartaz quadrado com fundo azul-claro. Na parte de cima, texto: Dia mundial da água – Uso consciente nos condomínios faz toda diferença! No centro, uma gota arredondada, na qual há ilustração de uma casa pequena, com quatro pessoas de mãos dadas: dois adultos e duas crianças. Na parte superior da gota, à esquerda, uma torneira cinza por onde saem gotas. Acima, céu com nuvens e, abaixo, metade da esfera terrestre com continentes. Na parte inferior, à direita, logotipo Secovi Rio.

SECOVI RIO. Dia Mundial da Água. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://oeds.link/8NXJnc Acesso em: 12 abril 2022.

  1. Observe o cartaz.
    1. Qual é o objetivo do cartaz?
    2. Que termo da oração expressa o objetivo do cartaz? A que outro termo ele se refere?
    3. A que classe de palavras pertencem os termos que você citou na resposta anterior?

3. Leia este fragmento de notícia.

Mudanças climáticas no Brasil podem transformar café e laranja em produtos de luxo no mundo

Geadas e secas prolongadas fizeram preços de exportação dos produtos disparar nos últimos meses

Ana Carolina Peliz

O café da manhã de muitos brasileiros e da maioria dos europeus, com o tradicional cafezinho e o suco de laranja, poderia virar uma refeição de luxo. Os preços de dois dos principais produtos de exportação do Brasil, quase símbolos nacionais, o café e a laranja, dispararam nos últimos meses devido a eventos climáticos como geadas ou secas prolongadas que afetaram as lavouras reticências.

Para a meteorologista e pesquisadora do Centro de pesquisas meteorológicas aplicadas à agricultura, o Cepagri, da , Ana Ávila, a relação entre mudanças climáticas e problemas nas colheitas existe, ainda que seja um desafio entendê-la. reticências

O ano de 2021 foi duplamente impactado devido a dois eventos climáticos, o frio e a sêca prolongada, que levaram a uma ‘confusão’ nas culturas, como explica Ávila. ‘As mudanças climáticas tendem a ter esse impacto exatamente por conta dessa bagunça naquilo que a gente conhece como sendo o normal do clima para produzir do jeito que a gente vem produzindo.’ reticências

PELIZ, Ana Carolina. Mudanças climáticas no Brasil podem transformar café e laranja em produtos de luxo no mundo. 10 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/l8A7SH. Acesso em: 20 abril 2023.

a. No título da notícia, há um adjunto adnominal relacionado ao sujeito da oração.

Qual é esse adjunto adnominal?

Por que ele está no feminino e no plural?

Que função ele desempenha no texto?

  1. No primeiro parágrafo, a jornalista menciona o café da manhã, especificando-o. Como ela faz isso? Com qual finalidade?
  2. Segundo o texto, dois fatores impactaram o cultivo do café e da laranja. Para especificar um desses fatores, a autora utilizou um adjunto adnominal. Qual é esse adjunto adnominal e por que ele é necessário no contexto?
  3. Caso a jornalista quisesse se referir a ambos os fatores utilizando o mesmo adjunto adnominal, como ela deveria flexioná-lo?

ORTOGRAFIA

Mais e mas

Responda às questões no caderno.

1. Leia esta tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagem: Armandinho de cabelos azuis, de camiseta laranja, em bermuda em vermelho. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, calça em azul-claro e sapatos em azul-escuro. Um sapinho verde, olhos e boca em preto. Q1 – O pai de Armandinho à esquerda, diz: VOCÊ NÃO PODE ATRAVESSAR A RUA SOZINHO, FILHO! À direita, Armandinho com o corpo para a esquerda, fala: ESTOU COM O SAPO! O sapinho ao centro, olhando para Armandinho. Q2 – O pai fora do quadro, diz: PRECISA ESTAR COM ALGUÉM MAIS VELHO! Armandinho, com o corpo para a esquerda, fala: O SAPO É MAIS VELHO! O sapinho olhando para a direita. Q3 – O pai à esquerda, fala: MAS O SAPO NÃO CONTA! À direita, Armandinho ainda com o corpo para a esquerda, diz: EU SEI, ELE NÃO É FOFOQUEIRO! Entre os dois, sapinho olhando para a direita.

BECK, Alexandre. Armandinho. abre colchetesem localfecha colchete, 10 novembro 2014. Facebook. Disponível em: https://oeds.link/Gjb6aC. Acesso em: 11 abr. 2022.

  1. Por que a justificativa de Armandinho não é aceita pelo pai?
  2. O que gera o humor no último quadrinho?
  3. Qual é a função das palavras destacadas na tirinha?

2. Leia a seguinte notícia. Alguns termos foram substituídos por .

É de comer? Veja bordado 3D que parece comida, é arte

Artista faz bordados que são idênticos a frutas, pipoca e até um menu completo de café da manhã. ‘Espero que um dia possa exibir todos em uma mostra’, disse ela.

Por gê um

Atualizado há duas semanas

A artista desenvolveu uma técnica em que usa o bordado 3 dê para recriar a textura de alimentos.

Os trabalhos dela parecem refeições saborosas, as comidas são falsas reticências.

Em entrevista para a agência de notícias dóitche véle, a artista, que mora em Bristol, na Inglaterra, disse que quer despertar em seu público diversos sentimentos por meio dessas ilusões de óptica.

“Essas linhas são delicadas, então consigo emular os detalhes”, explicou. “Quero fazer trabalhos de arte e espero que um dia possa exibir todos em uma mostra.”

Os bordados de são variados, incluindo frutas, pipoca e até um menu completo de café da manhã.

gê um. É de comer? Veja bordado 3 dê que parece comida, mas é arte. abre colchetesem localfecha colchete, 2 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/YXa6pq Acesso em: 19 abril 2022.

No caderno, reescreva o texto substituindo os trechos com por mas ou mais. Na sequência, informe o sentido que cada uma dessas palavras desempenha no contexto.

Este, esse e aquele

1. Leia estes trechos da carta da editora.

Naquele mesmo mês demos início à contagem regressiva para a grande data, que será comemorada no próximo sábado, dia 26. reticências

O coordenador do projeto, o editor Leandro Fontoura, destaca o resultado desse trabalho:

Esse passeio pelas ruas, pela cultura, pelo empreendedorismo e pela história formou um raro mosaico de uma comunidade orgulhosa de sua trajetória reticências.

  1. Do ponto de vista linguístico, como se classificam as palavras destacadas?
  2. Quais funções elas desempenham no texto?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a, b.

  1. Do ponto de vista linguístico, como se classificam as palavras “naquele”, “desse” e “esse”?
  2. Quais funções elas desempenham no texto?

2. Leia esta tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Linus, menino de cabelos pretos finos, camiseta vermelha, listras na horizontal em preto, bermuda preta e sapatos em vermelho. Snoopy, cachorro de pelos branco, orelhas e focinho preto, com par de óculos escuros e boina bege sobre a cabeça. As cenas se passam em local aberto. Q1 – Snoopy caminhando para a direita, com uma folha branca na pata dianteira em direção a Linus. Este com a mão direita para frente, pergunta: O QUE É ISTO? Ao fundo, local com vegetação rasteira. A palavra ISTO está destacada. Q2 – Linus visto dos ombros para cima, segurando nas mãos, uma folha branca e lê: 'CARO LINUS, QUE PENA QUE VOCÊ NÃO PÔDE ESTAR AQUI CONOSCO HOJE. SNOOPY E EU FIZEMOS UM BELO PIQUENIQUE NO VELHO CELEIRO. COM AMOR, TRUFA'. Ao fundo, céu em rosa. Q3 – Linus à esquerda, com o corpo para a direita, segurando na mão a folha branca, boca aberta, olhos arregalados, duas gotas de suor, exclama: VOCÊ FOI VER A TRUFA E NÃO ME LEVOU!! SEU DUAS CARAS!!! À direita, Snoopy, caminhando para a direita, de costas para Linus. Q4 – À esquerda, Linus, visto do pescoço para cima, de boca aberta, com gotas de choro ao redor. Ele diz: FALSO! VIGARISTA! TRAIDOR! À direita, sobre o telhado de casinha de cachorro em vermelho, Snoopy deitado, com as orelhas para baixo. Ele pensa: ESTE LUGAR ESTÁ CADA DIA MAIS BARULHENTO! A palavra ESTE está destacada. Ao fundo, céu em azul-claro.

SCHULZ, Charles M. Minduim. Estadão, São Paulo, 8 abril 2022. Cultura.

  1. Quais aspectos gráficos e linguísticos da tirinha mostram que Linus ficou zangado depois de ler a carta? Por que ele teve essa reação?
  2. No contexto, o que as palavras destacadas indicam?
Versão adaptada acessível

Atividade 2, itens a, b.

  1. Quais aspectos gráficos e linguísticos da tirinha mostram que Linus ficou zangado depois de ler a carta? Por que ele teve essa reação?
  2. No contexto, o que indicam as palavras “isto” e “este”?

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Reportagem

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. A manchete da reportagem a seguir refere-se a recordes de calor nos polos. Que calor é esse a que ela se refere? Será que o sentido de calor para os polos é o mesmo que para nós no auge do verão em cidades como o Rio de Janeiro ou Fortaleza?
  2. O que pode acontecer no planeta se as temperaturas nos polos passarem a ser mais altas? Você já imaginou isso?
  3. Analise a manchete da reportagem. Que informações ela nos traz? Ela incentiva o leitor a ler a reportagem? Por quê?
  4. Agora, leia a reportagem.
Captura de tela. Na vertical, na ponta superior, fundo em vermelho e texto em branco: G1 – MEIO AMBIENTE. Aquecimento global.

Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática

A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana.

Por Carolina Dantas, gê um 05h06 quinhentos e seis reais

Fotografia. Vista aérea de local com solo branco, neve, com edificações em preto e vermelho.
Base franco-italiana Concordia, instalada na Cúpula C, na Antártica.

A Antártica e o Ártico registraram recordes de temperatura na mesma semana – os extremos da Terra apresentaram um calor pelo menos 30 ºC maior do que a média para esta época do ano. O cenário, segundo climatologistasglossário , é inédito, apesar de ser previsto pelos cientistas como uma das consequências da atual “era” de emergência climática.

As duas regiões do planeta têm características próprias e, portanto, reagem às mudanças do clima de fórma diferente. O Ártico é um oceano coberto por uma camada de gelo marinho, cercado por três continentes – Ásia, América do Norte e Europa. Já a Antártica é um continente por si só, cercado pelo oceano.

  • Relatório do faz alerta sobre impacto desigual da crise do clima e põe Brasil entre vulneráveis; veja 5 pontos
  • Mudanças recentes no clima causadas pelo homem não têm precedentes, aponta relatório da ONU
Infográfico. Infográfico na vertical. Texto: Ártico x Antártica Veja abaixo as diferenças geográficas Ártico O que tem ao redor: Cercado por terra: são 3 continentes, a Europa, a Ásia e a América do Norte. Características: É um oceano coberto por uma fina camada de gelo marinho. Ao centro, globo terrestre, com massa em branco ao centro e ao redor, continentes em marrom. A massa em branco: Ártico. Área: 16.500.000 Km2 Mais abaixo, ilustração de mapa. No canto superior direito: Ásia. Ao centro, Oceano Ártico com mar de Beaufort. À esquerda, América do Norte e à direita, Europa. Antártica O que tem ao redor: Cercado pelo Oceano Antártico. Características: É um continente coberto por uma camada de gelo espessa. Área: 14.200.000 km2 Mais abaixo, ilustração de mapa. No canto superior direito: Oceano Atlântico. Ao centro: Dronning Maud, Oeste Antarctica, Leste Antarctica.

Na Antártica, o recorde recente foi registrado na sexta-feira (18) na base de pesquisa franco-italiana Concordia, instalada na Cúpula C, ou Domo C, uma região inóspitaglossário e com mais de 3 quilômetros de altitude. A temperatura registrada foi de 11,5 ºC (ou seja, 11,5 ºC negativos), sendo que o esperado para essa época do ano é pelo menos 50 ºC (50 ºC negativos), em média. É considerada, por alguns cientistas, a região mais fria da Terra.

Além disso, segundo a plataforma Climate Reanalyzer, da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, todo o continente antártico estava, em média, 4,8 ºC mais quente do que a temperatura de referência registrada entre os anos de 1979 e 2000.

“Imagina um platôglossário polar que está a 3 mil metros de altura, que deveria estar a 50 ºC, 45 ºC, e de repente vai a 11 ºC. E esse 11 ºC nunca foi visto, pelo menos não desde 1957, 1958, quando passamos a ter estação naquela região”, afirma o pesquisador Francisco Eliseu Aquino, o Chico Geleira, que já esteve 18 vezes na Antártica. Ele é integrante do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Segundo Geleira, o recorde na Antártica é inédito e, mais do que isso, o fato de a temperatura variar tanto quase “no fim do mundo” surpreendeu os pesquisadores. Para ele, a chegada de uma onda de calor à região congelante por natureza é um sinal dos impactos da emergência climática.

“Nós estamos indo do outono em direção ao inverno, que lá é muito pronunciado. Nós não esperamos onda de calor por lá nem no verão”, explicou.

“Para isso acontecer, a circulação atmosférica precisou se organizar de uma fórma muito intensa, induzindo um ciclone extratropical para levar ar quente e úmido da região tropical até o interior da Antártica. É como se você tivesse um rio voador de umidade indo para o interior do platô polar”, completou.

Mapa. Texto: Cúpula C Região registrou temperatura 30 °C mais alta. Na parte superior, à esquerda, em cinza-claro, com ponta em vermelho. Mais na parte inferior, mapa-múndi. À esquerda, continente: Américas. Ao centro, África e à direita, Austrália. Mais abaixo, Antártica e ponto circular em vermelho. Escala: 0 – 1000 km
Cúpula C, região da Antártica.

Recorde no Ártico

Em medições pontuais em estações do Ártico, incluindo recordes na Noruega e na Groenlândia, alertaram temperaturas até 30 ºC mais altas do que o previsto para essa época do ano. Na sexta-feira, toda a região estava em média 3,3 ºC mais quente do que o período de 1979 a 2000, de acordo com a Climate Reanalyzer.

Por ser um oceano coberto por uma camada de gelo e apresentar outra dinâmica, esse extremo do planeta já tem registrado ondas de calor há algumas décadas – apesar da recorrência, isso não significa que o fenômeno é inócuoglossário e não possa ter consequências da crise climática.

“Em alguns anos, durante o verão, a extensão do gelo caiu mais de 40% do que seria a média esperada. Nós estamos vendo o desaparecimento no auge do verão, isso é setembro, de grande parte do oceano Ártico. Ou seja: a cobertura de gelo do oceano Ártico está cada vez menor”, explica Jefferson Simões, coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera.

Simões explica que, com as mudanças do clima, o mar congelado do Ártico desaparece e o oceano fica na superfície, que é mais escura, e assim absorve mais energia solar, além da circulação natural do oceano.

“Aquece, derrete o gelo, gera mais energia do oceano, e absorve mais energia do sol, e derrete mais gelo, e assim por diante. Esse processo que está acelerando as mudanças do clima no Ártico”, detalha.

Além disso, Geleira acrescenta que a situação atual do Ártico induz a ondas de calor no sul da Europa, na Ásia e na América do Norte, como as que foram vistas em 2021.

reticências

Fotografia. Em local com gelo em branco, um urso polar de pelos brancos, grande e um filhote sobre o dorso dele. O urso grande, olha para trás, em direção ao filhote. Ao fundo, lugar com mais solo em gelo branco.
Os ursos-polares ou ursos-brancos vivem nas geleiras do Ártico. O derretimento delas devido ao aquecimento global é uma das causas que levaram esses ursos a entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção.

DANTAS, Carolina. Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática. gê um, São Paulo, 23 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/iFigwB Acesso em: 19 abril 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Antes de ler o texto, você formulou hipóteses com base na manchete. Elas se confirmaram? Explique ao professor e aos colegas.
  2. Agora que você terminou a leitura, responda às questões a seguir no caderno.
    1. Quais foram as primeiras impressões que você teve sobre o texto?
    2. Você gostou da fórma como ele foi apresentado? Por quê?
    3. Você achou o assunto interessante? Por quê?
    4. A reportagem trouxe informações novas para você? Quais?
    5. Você sabia qual era a temperatura nos polos? Você consegue imaginar como é a vida lá?
  3. Na manchete, há um sinal de pontuação. Que sinal é esse? Qual efeito de sentido ele produz nesse contexto?
  1. Ainda sobre a manchete, nela é utilizada a palavra “recorde”.
    1. Qual é o significado dessa palavra nesse contexto?
    2. Pronuncie a palavra em voz alta, mas sem atrapalhar os colegas.

Compare sua pronúncia com a de outros colegas. Há diferença? Se houver, como você pode explicar essa diferença?

  1. Logo após a manchete, vem o título auxiliar. Você acha que ele complementa a informação dada na manchete? Explique.
  2. Releia o primeiro parágrafo. Que relações podemos estabelecer entre ele, a manchete e o título auxiliar?
  3. No primeiro parágrafo, há uma citação. Identifique-a e explique por que ela foi utilizada.
  4. Ainda nesse primeiro parágrafo, por que há o emprego de aspas?
Versão adaptada acessível

Atividade 8.

Ainda nesse primeiro parágrafo, por que há o emprego de aspas no termo “era”?

9. No segundo parágrafo, há trechos em destaque. Por quê?

Versão adaptada acessível

Atividade 9.

No segundo parágrafo, os trechos "Ártico é um oceano coberto por uma camada de gelo marinho" e "Antártica é um continente por si só, cercado pelo oceano" estão em destaque. Por quê?

Fotografia. À direita, uma grande parte de gelo branco, onde há quatro pinguins em pé e outros dois saltando para baixo, em direção ao oceano em azul. Eles têm o dorso em preto e na parte inferior, em branco.
Os pinguins-de-adélia são alguns dos habitantes da Antártica ameaçados pelo aquecimento global.
  1. Ao longo de toda a reportagem, há a disposição de outros títulos, em vermelho, que aparecem com destaque gráfico diferente. O que eles representam? Explique.
  2. Em que outras partes aparecem os hiperlinks?
  3. Em que meio de comunicação foi veiculada a reportagem que você leu? Em quais outros suportes é possível haver hipertextos e hiperlinks?
  4. A reportagem é assinada? Por quem?
  5. Quando ela foi publicada? Quando o fato aconteceu? O que as datas podem nos informar?
  6. Quem você considera o público-alvo desse jornal? Você acredita que o fato apresentado nessa reportagem é de interesse do público leitor desse jornal? E da seção ou do caderno “Meio Ambiente”?
  7. Após ler a reportagem, você achou que a repórter aprofunda o assunto de fórma clara e objetiva, levando o leitor a entender o fato e tudo o que está relacionado a ele? Explique.
  8. Para dar embasamento científico à reportagem, a autora introduz vozes de vários especialistas. Como ela deixa isso claro para o leitor?
  9. Além dos textos, hipertextos e hiperlinks, a reportagem também traz outros recursos. Quais? Qual é a função deles?
  10. Qual é a função do infográfico “Ártico x Antártica”?
  11. Com base nas explicações, qual é a principal diferença entre o Ártico e a Antártica?
  12. Qual é a explicação dada para esse aumento na temperatura?
  13. Por que essa mudança brusca nas temperaturas é considerada inédita pelos cientistas?

Para ampliar

Guia para cuidar bem do planeta. Patrícia Engel Secco e Jamile Balaguer Cruz. São Paulo: Melhoramentos, 2014.  

O livro apresenta vários questionamentos sobre o futuro da Terra e coloca em pauta o que os jovens de hoje vão enfrentar devido às mudanças ambientais causadas pela ação humana. No entanto, o guia também apresenta ao leitor como ações do dia a dia e cooperação podem ajudar a preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Capa de livro. Várias imagens sobrepostas de lugares diferentes. De cima para baixo: local com hélices de energia eólica, em tons de azul. À direita, usinas em bege, com fumaça azul para o céu, nuvem em bege e sol à esquerda, visto parcialmente em verde. Mais abaixo, silhueta de duas pessoas em cinza, um rio em azul e navio pequeno em azul. Ao centro, título do livro e nome dos autores.

Reportagens sobre o mesmo tema

23. Leia este trecho de outra reportagem sobre o mesmo assunto.

ANTÁRTICA E ÁRTICO VIVEM ‘ESTRANHAS’ ONDAS DE CALOR SIMULTÂNEAS

O comportamento incomum dos polos surpreendeu os cientistas: “Não é um bom sinal quando você vê esse tipo de coisa acontecer”

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli     

Na última sexta-feira, 18, as temperaturas na Antártica chegaram a bater pouco mais de 12ºdoze reais Celsius – o que representa um aumento de 40 ºC em relação à média da região. O número foi considerado um recorde por especialistas, que estranharam a medição visto que a estação no local é o outono. 

Ao mesmo tempo, no lado oposto do globo, os pesquisadores do Ártico registravam temperaturas de 30ºtrinta reais Celsius mais quentes que a média, o que torna a situação ainda mais atípica. 

“São estações opostas. Você não vê os polos norte e sul derretendo ao mesmo tempo. É definitivamente uma ocorrência incomum”, explicou o cientista  à Associated Press.

[...]

BRUNATO, Ingredi. Antártica e Ártico vivem ‘estranhas’ ondas de calor simultâneas. UOL, AH, São Paulo, 19 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/HB3mh5 Acesso em: 19 abril 2022.

  1. Onde essa reportagem circulou e quando?
  2. Analise a manchete. Como ela apresenta a reportagem ao leitor? A estratégia utilizada chama a atenção para a leitura?
  3. No caderno, faça um quadro comparativo entre o início das duas reportagens, mostrando como as informações são apresentadas.
Ícone. Modelo.

Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática

Antártica e Ártico vivem ‘estranhas’ ondas de calor simultâneas

d. O que você observou durante a comparação?

Reportagens pagas

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

24. Observem as manchetes a seguir.

Captura de tela. Na parte superior, retângulo em marrom e texto: Conteúdo Publicitário. Título: 5 razões para curtir a programação de Páscoa de Gramado Subtítulo: A data movimenta a cidade e traz opções para a família toda, iniciando no dia 25 de março. 28/02/2022 – 14h00min Mais abaixo, texto: RBS BRAND STUDDIO para Páscoa de Gramado Enviar E-mail.

5 razões para curtir a programação de Páscoa de Gramado. GZH, RBS Brand Studio, Porto Alegre, 25 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/qFhhNL Acesso em: 19 abril 2022.

Captura de tela. Na parte superior, retângulo em rosa-claro e texto: Conteúdo de responsabilidade do anunciante. Casa Suíça apresenta suas novidades para a Páscoa do reencontro Novos sabores de Pascoattone vão tornar ainda mais gostosos os momentos em família. Na parte inferior, texto: 09 de abril de 2022| 08:00 Por Casa Suíça, Estadão Blue Studio Na parte direita, ilustração de dois balões de fala em marrom.

Casa Suíça apresenta suas novidades para a Páscoa do reencontro. O Estado de São Paulo, Estadão Blue Studio, São Paulo, 9 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/nxiD4m Acesso em: 19 abril 2022.

  1. O que elas têm em comum?
  2. Qual é o público-alvo dessas matérias?
  3. Qual é o apelo dessas matérias para persuadir o leitor?
  4. Vocês se interessariam pela leitura dessas matérias? Por quê?
  5. O que vocês acham de ter conteúdos pagos nesses suportes? Vocês acham que eles são confiáveis? Expliquem.

Pesquisa!

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. Pesquisem em jornais e revistas, impressos ou digitais, ou em sáites noticiosos como a publicidade aparece. Sigam a orientação do professor.
    1. Para vocês, a publicidade ajuda ou atrapalha a leitura? Por quê?
    2. Vocês acham que esses suportes são locais adequados para a publicidade? Expliquem.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Termos da oração: verbos e modificadores (adjuntos adverbiais)

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

1. Leiam este trecho da reportagem de abertura do capítulo.

Na Antártica, o recorde recente foi registrado na sexta-feira (18) na base de pesquisa franco-italiana Concordia, instalada na Cúpula C, ou Domo C, uma região inóspita e com mais de 3 quilômetros de altitude. A temperatura registrada foi de 11,5 ºC (ou seja, 11,5 ºC negativos), sendo que o esperado para essa época do ano é pelo menos 50 ºC (50 ºC negativos), em média. É considerada, por alguns cientistas, a região mais fria da Terra.

  1. Que circunstâncias as expressões destacadas indicam?
  2. A que termo da oração essas expressões se referem?
  3. A que classe gramatical essas expressões pertencem e que nome recebem?
  4. Por que essas palavras são importantes no texto?

2. Agora, analisem mais um trecho da mesma reportagem.

Simões explica que, com as mudanças do clima, o mar congelado do Ártico desaparece e o oceano fica na superfície, que é mais escura, e assim absorve mais energia solar, além da circulação natural do oceano.

“Aquece, derrete o gelo, gera mais energia do oceano, e absorve mais energia do sol, e derrete mais gelo, e assim por diante. Esse processo que está acelerando as mudanças do clima no Ártico”, detalha.

  1. Quanto à estrutura, o que as expressões em verde têm em comum?
  2. Sintaticamente, essas expressões desempenham a mesma função? Por quê?
  3. Sobre a expressão destacada em azul, reflitam:

Que função ela desempenha no texto?

Que ideia ela transmite?

A que termo ela se relaciona?

Fotografia. Imagem feita por satélite de local com água à esquerda em azul-escuro e à direita, solo em gelo branco, com pedaços em formato de pedras.
Foto de satélite mostra o derretimento do gelo no polo Norte, onde está localizado o Ártico.

3. Leia este trecho de notícia.

Mudanças climáticas já afetam portos brasileiros, aponta estudo

Vendavais são o maior risco para 7 terminais, entre eles o de Santos, aponta levantamento conjunto de entidades brasileira e alemã

Amanda Pupo, O Estado de São Paulo

23 de novembro de 2021 |

Preocupação crescente no mundo, os efeitos das mudanças climáticas já podem ser percebidos no setor portuário brasileiro, que precisará se tornar mais resiliente para evitar uma série de prejuízos aos usuários e para a economia no futuro. 

A conclusão é de um estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da agência de fomento alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, que mapeou as principais ameaças climáticas e os impactos da mudança do clima em 21 portos públicos brasileiros. Com o resultado, a agência pretende subsidiar a construção de políticas públicas, além de construir uma regulação que incentive a adaptação dessas infraestruturas.

O documento, divulgado ontem, apontou os vendavais como a principal ameaça climática para o setor. Maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos (São Paulo) está entre as sete estruturas que já correm risco alto em razão dessa intempérie, junto dos portos de Imbituba (Santa Catarina), Recife (Pernambuco), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Salvador (Bahia), Paranaguá (Paraná) e Itaguaí (Rio de Janeiro). Esse número pode chegar a 16 em 2050, aponta o estudo, considerando riscos altos e muito altos reticências.

Maior risco

Entender e preparar os espaços para as mudanças climáticas são medidas cruciais para o setor portuário, principalmente em razão da relevância desse mercado para a economia brasileira e global. Segundo a Antaq, os portos são responsáveis por movimentar uma média anual de R$ 293 bilhõesduzentos e noventa e três reais, representando 14,2% do PIB nacional. Além disso, 95% do comércio exterior do Brasil, em peso, passa pela infraestrutura portuária.

Fotografia. Vista geral de local com água à direita e nas extremidades à esquerda e à direita, porto com estruturas de ferro na vertical e com hastes. Ao redor, cidade com ruas e moradias. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.
O porto de Santos está entre as sete estruturas que já correm risco, em razão dos vendavais.

PUPO, Amanda. Mudanças climáticas já afetam portos brasileiros, aponta estudo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 novembro 2021. página B11.

Fotografia. Vista geral de local com água escura à esquerda e à direita, porto com plataforma e à frente, embarcações. Perto delas, hastes de ferro na vertical e na horizontal. Mais ao fundo, cidade com  construções. Mais ao fundo, continuação do rio. No alto, céu em azul-claro, com nuvens esparsas em branco.
O porto de Paranaguá (Paraná), cuja estrutura está em risco, é o maior porto exportador de produtos agrícolas do país.
  1. Qual é o objetivo do estudo mencionado na notícia?
  2. De acordo com o texto, por que é necessário preparar os portos para as mudanças climáticas?
  3. No primeiro parágrafo, a autora utiliza um adjunto adverbial para situar o setor que é tema da notícia. Qual é esse adjunto adverbial e como ele se classifica?
  4. Ao longo do texto, a autora busca situar o leitor com relação a fatos que ocorreram, que estão ocorrendo e que ocorrerão. Dê exemplos de adjuntos adverbiais utilizados para isso e indique a que fatos se referem.
  5. Volte ao texto e observe os adjuntos adverbais em destaque. Considerando o contexto, informe quais circunstâncias eles expressam.
Versão adaptada acessível

Atividade 3, itens a até e.

  1. Qual é o objetivo do estudo mencionado na notícia?
  2. De acordo com o texto, por que é necessário preparar os portos para as mudanças climáticas?
  3. No primeiro parágrafo, a autora utiliza um adjunto adverbial para situar o setor que é tema da notícia. Qual é esse adjunto adverbial e como ele se classifica?
  4. Ao longo do texto, a autora busca situar o leitor com relação a fatos que ocorreram, que estão ocorrendo e que ocorrerão. Dê exemplos de adjuntos adverbiais utilizados para isso e indique a que fatos se referem.
  5. Volte ao texto e observe o emprego dos seguintes adjuntos adverbais: “Com o resultado”, “em razão dessa intempérie”, “junto dos portos de Imbituba (SC), Recife (PE), Rio Grande (RS), Salvador (BA), Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ)” e “principalmente”. Considerando o contexto, informe quais circunstâncias eles expressam.

Os adjuntos adverbiais podem estar em diferentes lugares na oração. Quando estão no começo ou no meio da oração, geralmente são separados por vírgula. Isso ocorre sobretudo com as locuções adverbiais. No caso de advérbios simples, nem sempre é necessária a vírgula. Observe:

Um estudo sobre mudanças climáticas foi divulgado ontem.

Ontem, um estudo sobre mudanças climáticas foi divulgado.

Ontem um estudo sobre mudanças climáticas foi divulgado.

Um estudo sobre mudanças climáticas foi divulgado na semana passada.

Na semana passada, um estudo sobre mudanças climáticas foi divulgado.

Um estudo sobre mudanças climáticas foi, na semana passada, divulgado.

4. Leia a tirinha a seguir.

Tirinha em preto e branco. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: Calvin, menino de cabelos arrepiados, de camiseta listrada na horizontal em branco e preto. Pai de Calvin, com um capacete sobre a cabeça, camiseta, bermuda e sapatos claros. Mãe de Calvin, cabelos escuros curtos, de camiseta de gola. As cenas se passam em casa e local externo. Q1 – O pai em pé, à esquerda, com o corpo para a direita, com a mão direita para frente, dedo polegar para trás e mão esquerda segurando garrafa. Ele diz: VOU DAR UMA VOLTA DE BICICLETA. A mãe de Calvin sentada de frente para uma mesa, com a cabeça para trás para o homem, sorrindo. Q2 – O pai de Calvin, visto da cintura para cima, pergunta para a mulher: QUAL É A GRAÇA? À direita, a mãe de Calvin, sentada, com a mão direita para cima e a esquerda sobre a boca, diz: NENHUMA. DIVIRTA-SE. Q3 – Calvin à direita, visto dos ombros para cima com o braço direito esticado para cima, pergunta para ele: EI, PAI! COMO É QUE VOCÊ ENTALOU A CABEÇA EM UMA BOLA DE BOLICHE? O pai de Calvin, visto dos joelhos para cima, corpo para frente, braços abertos, diz: OLHA AQUI, NÃO FUI EU QUE CRIEI ESTE TRAJE. ELE É PRÁTICO. Q4 – Pai de Calvin visto de costas, sobre uma bicicleta em local com vegetação e cercado à direita. Ele fala: DA PRÓXIMA VEZ, EU ESPIRRO ÁGUA NOS DOIS, COM A MINHA GARRAFINHA.

uáterson, Bill. O melhor de Calvin. O Estado de São Paulo, São Paulo, 8 abril 2022. Cultura.

  1. A roupa do pai de Calvin está adequada ao passeio que pretende dar?
  2. Leia a fala do primeiro quadrinho. Que adjunto adverbial indica o meio de transporte a ser utilizado pelo pai?
  3. De que modo a fala de Calvin confirma a reação da mãe ao olhar o traje do pai? Como o uso de um adjunto adverbial de lugar contribui para o humor contido na fala do garoto?
  4. No último quadrinho, o pai utiliza um adjunto adverbial de tempo. Qual? A que tempo esse termo se refere?
  5. Esse adjunto adverbial poderia estar em outro lugar da oração. Reescreva-a, mudando a posição.
  6. A fala do pai no último quadrinho também provoca humor. Um adjunto adverbial contribui para isso. Qual é esse adjunto adverbial e que ideia ele transmite?
  1. Crie no caderno frases que contenham advérbios e/ou locuções adverbiais expressando as seguintes circunstâncias:
    1. tempo;
    2. companhia;
    3. lugar;
    4. causa;
    5. modo.
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

6. Mostre a um colega o que você produziu na atividade anterior. Conversem sobre as frases, verificando se estão corretas ou não. Na dúvida, peçam ajuda ao professor.

VOCÊ É O AUTOR!

Reportagem

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Em grupos, vocês vão planejar, produzir, editar e publicar uma reportagem, que será veiculada em um jornal on-line. Antes de começar, selecionem algumas reportagens e observem como elas foram dispostas na página do jornal ou revista, tanto o texto quanto as imagens e os elementos multissemióticos, como infográficos, gráficos, tabelas .

Relembrem as características e a estrutura da reportagem. Se acharem interessante, façam um roteiro, que poderá ser usado na etapa de planejamento.

1. Na etapa de planejamento, comecem definindo o tema que vão abordar. Troquem ideias, expressem livremente seus pontos de vista, até chegarem a um consenso.

Fotografia. Vista geral de sala de aula. À esquerda, menino visto de costas, da cintura para cima, de cabelos em castanho, vestido de blusa listrada em branco e verde. Ao fundo, uma menina de cabelos pretos presos em coque, vestida de camisa de gola em azul-claro, sorrindo. Ao lado dela, menina loira com cabelos para trás, de camisa em xadrez preto e rosa. Ela usa par de óculos de grau, e olha para a direita, sorrindo. Mais ao lado, um menino de cabelos castanhos, de camisa xadrez em vermelho e preto. Na ponta, uma menina vista dos cotovelos para cima, de cabelos castanhos, de blusa clara, com caneta na mão direita, para frente. Ao fundo, lousa branca com contorno em bege.
Expressem seus pontos de vista para, conversando, chegarem a um assunto que agrade a todos.
  1. Levem em consideração o público-alvo e por que a reportagem deve ser interessante ou ajudar o leitor.
  2. Definam onde a reportagem será publicada (no blogue da escola ou da turma, por exemplo).
  3. Decidam se haverá imagens e elementos multissemióticos e quais serão utilizados.
  1. Façam uma pesquisa sobre o tema escolhido, seja na biblioteca da escola, seja on-line. Selecionem as informações que acharem importantes para a reportagem que vão escrever.
  2. Façam um roteiro com a estrutura da reportagem, descrevendo em detalhes os itens da atividade 1.
  3. Se forem realizar alguma entrevista com especialistas, estabeleçam um roteiro de perguntas em uma folha à parte.
  4. No roteiro da reportagem, organizem as informações em tópicos para desenvolvê-las depois, quando forem escrever o texto.

Se a entrevista for gravada, vocês deverão transcrevê-la e reescrever o texto, eliminando as marcas de oralidade, como , , hein?, bom, ah, antes de inseri-la na reportagem.

  1. Finalizado o roteiro, iniciem a etapa de produção do texto.
    1. Lembrem-se de que a linguagem da reportagem deve ser clara, objetiva e, geralmente, na 3ª pessoa. Levem também em consideração a estrutura e as características desse gênero textual.
    2. Observem como utilizar adequadamente os recursos linguísticos e gramaticais disponíveis.
    3. Sigam o roteiro da reportagem para não esquecerem nenhum tópico. Reflitam sobre a sequência de ideias e quais orga nizadores textuais podem ser utilizados para dar coesão e auxiliar na construção de sentidos.
    4. A manchete deve ser atrativa, bem como o título auxiliar, se houver.
  2. Pronta a primeira versão, comecem a etapa de revisão e edição.
    1. Troquem com outro grupo o roteiro e a reportagem, para que os colegas os leiam e façam sugestões.

Combinem antes como serão feitas as sugestões, por exemplo, nas margens. Conversem também sobre o respeito que temos de ter com os colegas, fazendo os apontamentos de fórma cordial.

  1. Verifiquem as sugestões apontadas pelos colegas e façam as alterações necessárias.
  2. Após os ajustes, releiam o texto e façam a edição que for necessária.
  3. Para a revisão, atualizem com o professor a pauta de revisão, listando os itens que devem ser conferidos durante a leitura, como pontuação, ortografia, coesão e coerência, a sequência textual (expositiva, narrativa, descritiva), a organização do texto, as características e estrutura do gênero, entre outros.
  1. Concluam a versão final da reportagem.
    1. Digitem o texto utilizando um editor e processador de textos.
    2. Depois de digitar o texto final, se houver elementos multissemióticos, vejam em que local da página ficariam mais atrativos para o leitor. Lembrem-se de que esses elementos estão relacionados a algum parágrafo do texto e, por isso, devem ficar perto dele.
    3. Escrevam legendas para as imagens e títulos para gráficos, infográficos Lembrem-se de que as legendas devem ser explicativas, mas curtas.
  2. Para a publicação, conversem com o professor e os demais colegas para definir qual é a melhor mídia para publicar o jornal on-line com as reportagens.
  3. Pensem em como divulgar o trabalho de vocês para a comunidade escolar. Coletivamente, escolham um título para o jornal.

ORALIDADE

Reportagem em vídeo

Que tal produzir uma reportagem em vídeo para ser apresentada com a reportagem impressa do jornal on-line? Com o grupo, você vai planejar e produzir o vídeo.

Você já imaginou como as reportagens apresentadas nos telejornais, por exemplo, são produzidas? Ou como transformar uma reportagem impressa em vídeo? Quantos profissionais e recursos estão envolvidos?

Uma ideia leva a outra

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. Em grupos, discutam como passar a reportagem do papel para o audiovisual. Se preciso, façam pesquisas.
    1. Depois, apresentem a proposta aos demais grupos. Analisem as propostas apresentadas e vejam se a de vocês pode ser melhorada.
    2. Com base na proposta, produzam um roteiro para vídeo da reportagem de Você é o autor!

Ao produzir o roteiro, lembrem-se de incluir o público-alvo e onde a reportagem em vídeo vai circular, bem como as falas do âncora, do repórter e do entrevistado, se houver.

Pré-gravação

  1. Assistam ao trecho de uma reportagem de um jornal televisivo que o professor vai mostrar.
    1. Observem como os elementos verbais e não verbais se complementam, por exemplo, a postura, os gestos e as expressões faciais do repórter ou , o tom e o ritmo da voz, a música de fundo, os sons do ambiente e as imagens presentes no vídeo.
    2. Definam quais desses elementos podem ser incorporados à reportagem de vocês e quais os recursos necessários para essa produção.
  2. Ainda nesta etapa de pré-gravação, montem uma lista para ajudá-los a conferir se vocês têm todo o material necessário para a gravação da reportagem.
  3. Elaborem o roteiro de edição, seguindo as orientações do professor. Há vários modelos de roteiro, porém o importante é ter claro o que é áudio e o que é vídeo, de quem é a vez de falar, quando entra a sonoplastia ou a vinheta, por exemplo.

Nas reportagens audiovisuais, as falas também podem ser em off. Isso quer dizer que o âncora ou o repórter fala o texto sem aparecer, deixando espaço só para as imagens, por exemplo.

5. Definam o papel de cada um para a gravação da reportagem, como âncora, repórter, entrevistado, câmera, editor e diretor.

Lembrem-se de que todos devem ensaiar para que, na hora da gravação, cada um saiba o que vai fazer. Vocês terão o roteiro em mãos, mas não devem ler. Ele servirá apenas para orientação.

Fotografia. À esquerda, uma câmera preta pequena. Ao fundo, uma menina vista da cintura para cima, de cabelos curtos castanhos, usando blusa de mangas compridas em amarelo. Ela segura nas mãos, uma placa de filme em branco e preto, sorrindo.
Na produção da reportagem em vídeo, há vários profissionais envolvidos além dos que vemos, como os câmeras e os contrarregras.

Gravação

  1. Durante a gravação:
    1. não se preocupem com ruídos ou pausas muito longas durante a fala, por exemplo, pois isso pode ser retirado na edição;
    2. dirijam o olhar para a câmera e falem em tom de voz audível, tanto para a gravação do áudio quanto para as pessoas que estiverem assistindo;
    3. observem o tom de voz, os gestos, as expressões faciais e a postura;
    4. prestem atenção ao vocabulário utilizado e ao modo de falar, que devem ser mais formais, sem gírias, por exemplo.

Edição e divulgação

  1. Depois da gravação, utilizem ferramentas de edição de vídeo e áudio para finalizar a reportagem. Observem algumas sugestões:
    1. limpar o áudio de ruídos ou sons que não fazem parte da reportagem;
    2. cortar partes do vídeo que não ficaram boas;
    3. verificar se a voz do âncora (se houver) e do repórter está clara para os ouvintes;
    4. cortar as partes desnecessárias, como erros durante a fala, marcas de oralidade e pausas longas;
    5. inserir as trilhas musicais e as vinhetas;
    6. incluir as legendas necessárias, como o nome de algum entrevistado, e os créditos de quem produziu e editou a reportagem e das imagens utilizadas.
  2. Com o vídeo pronto, é o momento de postá-lo com a reportagem correspondente no jornal on-line.

Certifiquem-se de que há autorização de uso de imagens e vídeos antes da postagem.

EU APRENDI!

1. Agora, no caderno, elabore um quadro com o que você descobriu sobre a carta do editor. Veja este exemplo.

Ícone. Modelo.
Gênero textual carta do editor – síntese

Características

Contexto de produção e circulação

Autoria

Organização composicional

Tema

Função comunicativa

Público leitor

2. Leia o trecho de uma reportagem.

19 DE MARÇO DE 2022                                                                                                                                                             REPORTAGEM

Porto Alegre minimalista

Nos 495 quilômetros quadrados da capital gaúcha, há lugares onde cada centímetro de chão importa. GZH visitou cinco pontos nos quais o espaço precisa ser usado com sabedoria, criatividade e um bom humor inversamente proporcional à área ocupada.

Textos Jéssica Rebeca Vêber

A minipraça do bairro Petrópolis

Em poucos minutos de ócio, dá para contar tudo o que há na Praça Doutor Leônidas Xausa. São 13 árvores, um poste de luz, dois bancos, uma lixeira – só o poste, na verdade, a cesta foi arrancada. Para atravessá-la, são 15 passos.

A Leônidas Xausa é a menor praça urbanizada de Porto Alegre, segundo a prefeitura. reticências

Vêber, Jéssica Rebeca. Porto Alegre minimalista. Zero Hora, DOC, página 6-7, 19-20 março 2022.

  1. A manchete e o título auxiliar dão uma ideia sobre o assunto da reportagem? Explique.
  2. Qual seria a relação dessa reportagem com a carta do editor “Data especial”?
Fotografia. Vista geral de local aberto. À frente, rua em cinza com partes em marrom. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes, algumas médias e outras altas. Em segundo plano, vista parcial de uma igreja, com torres em marrom-claro e uma cúpula ao centro. No alto, céu em azul-claro, sem nuvens.
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a cidade tem mais de seiscentas praças.
  1. No título auxiliar, há um adjunto adverbial de modo que se refere à fórma como o espaço precisa ser usado. Qual é esse adjunto adverbial?
  2. Qual é a importância do adjunto adnominal “minimalista” na manchete da reportagem?
  3. Ao fim do trecho, utiliza-se um adjunto adverbial de conformidade. Qual é ele? Que função desempenha no texto?

3. Com base em seu conhecimento, termine de completar este esquema sobre reportagem no caderno.

Esquema. Um círculo colorido, com textos conectados por flechas em sentido horário: Linguagem, Assunto, Função, Autoria, Desenvolvimento. Ao centro, título: Reportagem.

VAMOS COMPARTILHAR

Meio ambiente em discussão

Educação ambiental

Você já parou para pensar como a mudança de algumas ações do nosso dia a dia pode ajudar na preservação do meio ambiente?

Clique no play e acompanhe as informações do vídeo.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Em uma das reportagens foi dito que vivemos hoje uma crise ambiental devido às mudanças climáticas. O que você entende por mudanças climáticas? Qual seria a causa delas?
  2. Leia o cartaz a seguir.
Ilustração. Cartaz na horizontal em tons de verde-claro. À esquerda, um homem em pé, de cabelos castanhos, de máscara branca, blusa de mangas compridas em amarelo, calça e par de botas em preto. Ele está com a mão direita cintura e na mão esquerda, segura uma pá. Próximo dele, uma árvore pequena de folhas verdes. À direita, um menino regando o solo. Ele tem cabelos escuros, de camiseta em vermelho, calça e sapatos em preto.
Texto: 3 de Junho
DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PRESERVE O MEIO AMBIENTE PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES
Na parte inferior, Texto: SEMANA DO MEIO AMBIENTE. À direita, logotipo e texto: Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região.

Conforme a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999): “Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

SINDICATO DOS BORRACHEIROS DA GRANDE SÃO PAULO E REGIÃO. Dia Nacional da Educação Ambiental. São Paulo, 3 junho 2021. Disponível em: https://oeds.link/vdu2rd Acesso em: 19 abril 2022.

3. Você acha que as agendas sobre meio ambiente, mudança climática, água limpa e potável, por exemplo, são discussões que devem ser feitas apenas onde vivemos, no nosso país ou globalmente? Explique sua opinião.

Reunindo fôrças

Para unir fôrças e combater os desafios que enfrentamos no mundo contemporâneo, entre eles as questões ambientais, em 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) e os países-membros criaram uma agenda mundial para os próximos 15 anos. O resultado foi a Agenda 2030, composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ó dê ésse).

Cartaz. Cartaz com fundo branco. Texto em tons de azul: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Ilustração. Fundo em vermelho. Texto: 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA. Ilustração de silhueta em branco de quatro adultos de mãos dadas para duas crianças. O adulto da esquerda está de bengala. Ilustração. Fundo em marrom, texto: 2 - ERRADICAÇÃO DA FOME. Ilustração em branco de prato e fumaça saindo dele. Ilustração. Fundo em verde, texto: 3 - SAÚDE DE QUALIDADE Ilustração em branco de linha na horizontal de batimento cardíaco, com um pequeno coração na ponta da direita. Ilustração. Fundo em vermelho-escuro, texto: 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Ilustração em branco de um livro aberto e um lápis na vertical. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 5 - IGUALDADE DE GÊNERO Ilustração em branco de círculo, com flecha para cima a direita e cruz para baixo. Ilustração. Fundo em azul-claro, texto: 6 - ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO Ilustração, copo com água com flecha para baixo. Ilustração. Fundo em amarelo, texto: 7 - ENERGIAS RENOVAVÉIS. Ilustração em branco de um botão de ligar e desligar em formato de sol, com raios solares ao redor. Ilustração. Fundo em roxo, texto: 8 - EMPREGOS DIGNOS E CRESCIMENTO ECONÔMICO. Ilustração em branco de um gráfico em barras na vertical e flecha na horizontal. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 9 - INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA. Ilustração em branco de cubos. Ilustração. Fundo em rosa-escuro, texto: 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. Ilustração em branco de um sinal de igual e linha circular sobre ele. Ilustração. Fundo em laranja, texto: 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. Ilustração em branco de prédios e uma casa de telhado triangular à esquerda. Ilustração. Fundo em marrom, texto: 12 - CONSUMO RESPONSÁVEL Ilustração em branco de uma flecha na horizontal de infinito. Ilustração. Fundo em verde, texto: 13 - COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Ilustração em branco de um olho e dentro da íris, silhueta de árvores. Ilustração. Fundo em azul-claro, texto: 14 - VIDA DEBAIXO DA ÁGUA. Ilustração em branco com peixe à direita e mar. Ilustração. Fundo em verde-claro, texto: 15 - VIDA SOBRE A TERRA. Ilustração em branco de uma árvore, solo e três pássaros sobrevoando. Ilustração. Fundo em azul, texto: 16 - PAZ E JUSTIÇA Ilustração em branco de um pássaro para a direita, com folha fina no bico, pousado sobre um martelo na horizontal. Ilustração. Fundo em azul-escuro, texto: 17 - PARCEIRAS PELAS METAS. Ilustração em branco de cinco círculos entrelaçados. Ilustração. Um círculo com várias faixas coloridas.

Veja os ó dê és 13, 14 e 15 e suas relações com os direitos humanos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Direitos Humanos relacionados

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
As metas incluem o fortalecimento da resiliência e adaptação à mudança climática e aos desastres naturais, inclusive em comunidades marginalizadas; além da implementação do Fundo Verde para o Clima.

Direito à saúde incluindo o direito a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 12; CRC art. 24; CEDAW art. 12; CMW art. 28].
Direito à alimentação adequada e direito à água potável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 11].
Direito de todos os povos de dispor livremente de sua riqueza natural e recursos [PIDCP, PIDESC art. 1 (2)].

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
As metas incluem reduzir a poluição marinha; conservar os ecossistemas e áreas marinhas costeiras, além do estoque de peixes; garantir acesso ao mercado para pescadores de pequena escala; proteger a biodiversidade marinha.

Direito à saúde incluindo o direito a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 12; CDC art. 24; CEDAW art. 12; CMW art. 28].
Direito à alimentação adequada e à água potável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 11].
Direito de todos os povos de dispor livremente de sua riqueza natural e recursos [PIDCP, PIDESC art. 1 (2)].

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
As metas incluem o manejo sustentável de água doce, ecossistemas de montanha e florestas; combater a desertificação; impedir a perda de biodiversidade; combater a caça ilegal e o tráfico de espécies protegidas.

Direito à saúde incluindo o direito a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 12; CDC art. 24; CEDAW art. 12; CMW art. 28].
Direito à alimentação adequada e direito à água potável [DUDH art. 25 (1); PIDESC art. 11].
Direito de todos os povos de dispor livremente de sua riqueza natural e recursos [PIDCP, PIDESC art. 1 (2)].

UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Brasília, Distrito Federal, 2020. página30-31. Disponível em: https://oeds.link/ejG47Q Acesso em: 26 abril 2022.

  1. Para você, os ó dê és são importantes para a promoção de uma ação conjunta em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação da vida? Por quê?
  2. Você concorda que os ó dê és estão relacionados aos direitos humanos, como indicado no quadro? Explique.

Discutindo o assunto

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

6. Em grupos, pesquisem sobre como a preservação do meio ambiente pode ajudar a diminuir os impactos provocados pela mudança climática.

Apresentem a proposta de vocês à turma. Depois, abram um espaço para discussão.

Se a pesquisa for on-line, utilizem fontes confiáveis.

Glossário

armarinho
: loja dedicada à venda de tecidos, materiais de costura e outras miudezas.
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mosaico
: conjunto de elementos distintos que se combinam e formam um todo harmônico.
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climatologista
: pessoa especializada em climatologia, ciência que estuda o clima e seus fenômenos.
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inóspito
: que não serve para ser habitado, que não acolhe ou protege.
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platô
: extensão da superfície do terreno plano ou levemente ondulado, entrecortada por vales.
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inócuo
: inofensivo.
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