UNIDADE 5 A Ciência e nós

Nesta unidade, propomos a análise de algumas reportagens e texto de divulgação científica. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!

Fotografia. Foco em mão de pessoa, com um mosquito acima em tons de marrom-escuro, de patas longas e finas. Ao fundo, paisagem desfocada em verde.

EU SEI

A Ciência está no meu cotidiano?

Perceber como a Ciência faz parte do cotidiano e também pode ser encontrada na arte.

Fotografia. Vista geral de local com solo marrom, com vários círculos em branco espalhados pelo local. À direita, uma estrada fina no local em marrom e segundo plano, morros. No alto, céu em azul e na ponta inferior em branco.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Ciência em ação

Compreender as características e a estrutura do gênero textual reportagem de divulgação científica.

Capítulo 2 – Ciência além da Terra

Compreender o gênero textual reportagem de divulgação científica, observando contexto de produção e circulação.

Fotografia de satélite. Céu em tons de azul-escuro com centenas de esferas pequenas em branco ao redor. Ao centro, uma nuvem de poeira circular em tons de azul-claro e ao centro, em amarelo.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Reprodução de imagem em 3d. Vista do alto de local com vegetação verde e ao centro, grandes partes em marrom-claro e à esquerda, uma parte retangular em marrom-escuro. Ao fundo, parte com um curso em azul claro.

VAMOS COMPARTILHAR

A Ciência nas descobertas históricas

Refletir sobre a contribuição da Ciência e os vários usos da tecnologia em descobertas históricas, pesquisar e apresentar os resultados.

EU SEI

A Ciência está no meu cotidiano?

Você consegue perceber a Ciência como parte do seu cotidiano? Pois é, ela está presente, mesmo quando não percebemos. Até nas coisas mais simples do nosso dia a dia, lá está ela: no sabonete para lavar as mãos, no porquê de lavarmos as mãos e mantermos hábitos de higiene; no palito de fósforo para acendermos o fogão; na lâmpada

O UOL, portal de notícias da internet, publicou a seguinte matéria: “10 explicações da ciência para as coisas mais banais do seu dia a dia”. Dessas dez, selecionamos quatro. Tente responder às questões seguintes sem fazer nenhuma pesquisa. Apenas formule hipóteses!

Fotografia. Vista do alto de dezenas de latas uma ao lado da outra. Na parte superior, forma arredondada de cor cinza e abaixo, em tons de laranja, amarelo, cinza-claro, verde e azul.

1. Como gelar uma latinha de bebida em 2 minutos?

Fotografia. Duas mãos de uma pessoa, com a mão esquerda segurando uma colher pequena cinza sobre xícara branca com café dentro. A mão direita segurando alça da xícara. Debaixo dela, pires branco, sobre mesa de madeira em marrom.

2. Qual é o jeito certo de misturar o café?

Fotografia. Uma menina deitada em uma cama, vista dos ombros para cima, com a cabeça sobre travesseiro branco. Ela tem cabelos crespos, pretos e pijama de cor cinza, com cobertor branco sobre o corpo. A menina está com os olhos fechados, com o braço esquerdo para frente.

7. Por que sonhamos – e por que os sonhos se repetem?

Fotografia. Foco em mão de pessoa, com um mosquito acima em tons de marrom-escuro, de patas longas e finas. Ao fundo, paisagem desfocada em verde.

9. Por que as picadas de insetos coçam?

10 explicações da ciência para as coisas mais banais do seu dia a dia. UOL, São Paulo, 28 dezembro 2017. Disponível em: https://oeds.link/9G0788 Acesso em: 12 maio 2022.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você soube responder às questões ou conseguiu formular hipóteses? Compartilhe suas respostas com os colegas.
  2. Quais respostas lhe parecem mais apropriadas? Por quê?
  3. Em que outras situações a Ciência está presente em nosso dia a dia?
Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Pesquisa!

  1. Em grupos, organizem as respostas semelhantes. Depois, analisem se elas fazem sentido e o que ainda precisa ser melhorado com novas informações.
  2. Façam uma pesquisa na biblioteca da escola ou on-line para verificar se as respostas ou hipóteses estão adequadas ou se precisam de ajustes.
  3. Vocês também podem pesquisar outros produtos ou fatos do nosso dia a dia em que a Ciência está presente.
  4. Em uma roda, exponham aos outros grupos o que vocês descobriram e ouçam as descobertas deles.

Ao final, discutam: A Ciência está no meu cotidiano?

EU VOU APRENDER  Capítulo 1

Ciência em ação

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você costuma ouvir música em volume alto? Em quais ocasiões?
  2. Você costuma usar fone de ouvido? Com que frequência?
  3. Em algum momento, alguém já pediu a você para diminuir o volume ou o aconselhou a ouvir música em um tom mais baixo?
  4. Leia a manchete da matéria a seguir. Qual será o assunto do texto?
  5. Agora, leia o título auxiliar. Que relação se pode estabelecer entre ele e o título principal?

Abaixe essa música, meu filho!

Sons demasiadamente altos comprometem estruturas do ouvido e podem resultar em perda parcial ou total da audição

Téo Scalioni

A relação direta entre sons em volume alto e problemas auditivos sempre permeou os discursos do senso comum, com base em certa antiga correlação: excesso de barulho prejudica o funcionamento dos ouvidos. Há séculos, muitos são os pais que, mesmo sem conhecimento científico de causa, imploram para que seus filhos adolescentes abaixem a música que ouvem no dia a dia, pois, certamente, os “estrondos” trarão problemas a seus ouvidos!

reticências

Para entender um pouco mais sobre o assunto, Luciana Macedo de Resende, fonoaudióloga e professora adjunta de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participa de grupos de pesquisas que buscam analisar o padrão audiológicoglossário de adultos jovens expostos a níveis de pressão sonoras elevadas. reticências

“Pôde-se verificar que, em um primeiro momento, a acuidadeglossário auditiva não é comprometida. A perda da sensibilidade parece vir posteriormente”, explica. Ou seja, mesmo após finda a absorção de sons intensos, os problemas ligados à audição podem aparecer depois, pelo fato de o sistema auditivo já se encontrar comprometido.

Ilustração. Um fone de ouvido em tons de amarelo, com partes e detalhes em azul e rosa-claro. Ao fundo, rabiscos na vertical em azul e na horizontal em rosa-claro.

A pesquisadora também passou a observar que, no dia a dia, em sua clínica, muitas pessoas traziam queixas auditivas, com ênfase na dificuldade de compreender o entendimento da fala em locais ruidosos, apesar de apresentarem audiometrias com resultados normais. “Tais exames verificam o quanto a pessoa ouve, mas não avaliam a percepção da fala. Comecei a pensar se aqueles relatos já não seriam pistas de alteração retrococlearglossário , à qual chamamos de ‘sinaptopatia adquirida’”, explica. reticências

Cuidados

Independentemente se a música é boa ou ruim, o som em alto volume pode, sim, afetar a audição. Segundo Luciana Resende, ruídos intensos tendem a lesar as células ciliadas da cóclea e, também, como já se sabe, os neurônios do nervo auditivo, o que compromete a percepção e a acuidade. Segundo ela, tais sistemas têm estruturas e funções protetoras que entram em fadiga quando a exposição é constante. “No início, a perda auditiva pode ser temporária, mas ela tende a se tornar permanente, caso a pessoa continue exposta ao barulho”, alerta. reticências

No ver da pesquisadora, não é necessário deixar de ir a shows ou usar gadgets. O importante é realizar as atividades com consciência da quantidade de exposição. O ideal? Preferir volume de sons em intensidade não prejudicial e buscar intervalos maiores entre as apresentações. reticências

País barulhento?

Como identificar, afinal, que o barulho passou dos limites, a ponto de prejudicar a audição humana? Conforme explica a pesquisadora, as normas regulamentadoras da saúde do trabalhador determinam que existe relação entre a intensidade e o tempo de exposição. Diante de um som de 90 decibéisglossário glossário (Dê bê), por exemplo, a pessoa deve ficar exposta pelo período máximo de duas horas.

No Brasil, existe legislação específica para contrôle de ruídos. No entanto, os limites não são observados. Em Belo Horizonte, por exemplo, já houve ampla discussão sobre tais níveis de tolerância. “Infelizmente, não foram muitos os resultados”, explica Luciana Resende, para quem o setor mais negligenciado é o das escolas.

Segundo ela, não há projetos de tratamento acústico para instituições de ensino, nem propostas de prevenção ou educação sobre os riscos ambientais e à saúde decorrentes do excesso de ruídos. reticências

SCALIONI, Téo. Abaixe essa música, meu filho! Minas faz Ciências, número 84, Belo Horizonte, dezembro 2020- 2021. página 41-43.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. O que você achou da reportagem de divulgação científica?
  2. Qual é o principal assunto tratado nessa matéria?
  3. Ela trouxe informações novas para você? Quais?
  4. Você desconhecia algum termo técnico usado na matéria? Se sim, qual ou quais?

Foi possível compreender pelo contexto ou exigirá uma pesquisa no dicionário?

5. Ao longo do texto, houve algum termo ou expressão que o autor tenha explicado ao leitor? Se sim, qual?

Com base nisso, quem o autor presume que sejam seus leitores em potencial?

  1. Onde essa reportagem pode ter circulado?
  2. Qual é o público-alvo da reportagem?
  3. Volte à manchete. Qual foi a intenção do autor ao usar essa frase como título?
  4. No título auxiliar, o autor usa o advérbio “demasiadamente” como um modalizador de intensificação, de modo a dar ao leitor a noção de quão alto são esses sons.

Em que outros momentos do texto ele utiliza advérbios como modalizadores? Identifique-os.

10. A percepção da relação entre sons em volume alto e problemas auditivos está apenas no senso comum? Explique.

A fonoaudióloga Luciana Resende, ao ser questionada sobre essa relação, responde que primeiro não se nota nada, mas com o tempo a perda auditiva pode acontecer. Segundo o texto, o que isso significa?

Fotomontagem. Seis pessoas, vistas uma ao lado do outro, em tons diferentes: 1 – Em tons de amarelo. Uma moça vista dos ombros para cima, corpo virado para o lado direito. Ela tem cabelos trançados para trás, com um fone sobre a cabeça, com a mão direita sobre o fone, olhos fechados e mão esquerda sobre o peito. 2 – Em tons de verde. Um jovem visto dos ombros para cima, corpo virado para o lado direito, de cabelos escuros, camiseta preta, com fone de ouvido sobre a cabeça. Ele está de olhos fechados e mãos unidas na frente do peito. 3 – Em tons de roxo. Jovem vista dos ombros para cima, com o rosto virado ligeiramente para o lado direito. Ela tem cabelos escuros penteados para trás, mãos sobre os fones de ouvidos sobre a cabeça, de par de óculos de sol escuros e camiseta preta. 4 – Em tons de vermelho e azul. Jovem visto de ombros para cima, com o rosto virado ligeiramente para o lado direito. Ele tem cabelos pretos curtos, com as mãos sobre os fones de ouvido sobre a cabeça e blusa de mangas compridas em amarelo. Ele está de olhos fechados, sorrindo. 5 – Em tons de roxo. Jovem vista dos ombros para cima, com o rosto virado para o lado direito. Ela tem  cabelos pretos em coque no alto, de blusa rosa de gola, com mãos sobre fone de ouvido sobre a cabeça. Ela está de olhos fechados e sorrindo. 6 – Em tons de vermelho e azul. Jovem visto dos ombros para cima, com o rosto virado ligeiramente para o lado direito. Ele tem cabelos pretos curtos, com um fone branco sobre a cabeça, com camiseta branca. Ele está de olhos fechados.
Ao ouvir música com fones de ouvido, use uma altura de som moderada.
  1. Para você, o fato de não haver uma consequência imediata favorece o “não dar importância” a isso para muitos jovens, que continuam ouvindo sons altos?
  2. O que a entrevista acrescenta à reportagem?

Como a voz da entrevistada é identificada no texto?

13. Releia este trecho da reportagem.

“Pôde-se verificar que, em um primeiro momento, a acuidade auditiva não é comprometida. A perda da sensibilidade parece vir posteriormente”, explica. Ou seja, reticências.

  1. Qual é a função da expressão “ou seja”?
  2. Que recurso linguístico o autor usou para fazer essa explicação?

14. O autor inicia um dos parágrafos desta forma:

Independentemente se a música é boa ou ruim, o som em alto volume pode, sim, afetar a audição.

Que recurso ele usa para validar sua afirmação?

15. No trecho a seguir, como o autor introduz a voz da pesquisadora de fórma indireta?

Conforme explica a pesquisadora, as normas regulamentadoras da saúde do trabalhador reticências.

  1. Segundo o texto, como podemos identificar quando o barulho prejudica a audição humana?
  2. Quais recursos o autor utilizou para dar embasamento científico ao texto?

As reportagens de divulgação científica geralmente são escritas por um jornalista, mas, às vezes, também são escritas por cientistas e acadêmicos. Por ser uma reportagem, encontramos nelas recursos próprios de textos jornalísticos, como as citações diretas ou indiretas da opinião de especialistas no tema.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Apesar de haver uma legislação específica para contrôle de ruídos e discussões sobre o assunto, em Belo Horizonte, nada se definiu quanto aos níveis de tolerância. Pense na sua região e responda:
    1. Como é na cidade em que você mora? Há níveis de tolerância? Eles são respeitados?
    2. Há algum projeto em relação ao barulho excessivo?
    3. Há alguma proposta de prevenção ou educação sobre os riscos ambientais e à saúde por causa do excesso de ruídos?
    4. Você acha que o barulho em excesso também prejudica o ambiente e os animais? Explique.
  2. Leia, na página a seguir, a explicação sobre o que é poluição sonora publicada na revista Mundo Estranho.

Antes, observe a ilustração. O que ela mostra?

  1. Segundo o texto, todo desconforto acústico pode ser considerado poluição sonora? Por quê?
  2. Quais são os principais males resultantes da exposição a ruídos muito altos?
  3. A poluição sonora é algo que podemos ver? Então, como ela é medida?
  4. De acordo com o texto, o limite seguro para os níveis de ruídos é de 80 . Ao observar algumas cenas urbanas no infográfico ilustrado, há alguma que está abaixo desse nível?
  5. Você acha que a ilustração ajudou você a compreender melhor o texto? Por quê? .

Os textos de divulgação científica têm a finalidade de divulgar ao público em geral o conhecimento ou o resultado de estudos e pesquisas científicas. Sua função é compartilhar com a população saberes que podem ajudá-la a compreender melhor o mundo em que está inserida.

Em muitos textos de divulgação científica, como as reportagens, há imagens, gráficos ou infográficos, por exemplo, que acrescentam informações ao texto escrito, para facilitar a compreensão do leitor ou, até mesmo, resumir algum assunto do texto.

Para ampliar

Invivo. Portal de divulgação científica da Fiocruz. Disponível em:

https://oeds.link/SjDmwM Acesso em: 12 maio 2022.

Ilustração. Cartaz na vertical. Vista geral de uma cidade, com vários elementos. Texto: O que é poluição sonora? É todo ruido que pode causar danos à saúde humana ou animal. Existem diversas situações que causam desconforto acústico, como uma pessoa falando alto ao celular e um indivíduo ouvindo música sem fones. Mas, se não tiver potencial para causar dano, não é poluição sonora. Embora não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, ela é considerada um dos principais problemas ambientais das grandes cidades e uma questão de saúde pública. Uma pessoa exposta a ruídos muito altos pode sofrer de insônia, depressão, perda de memória, gastrite, doenças cardíacas e, claro, surdez. Por isso, existem leis e normas para evitar altos níveis de ruídos. Entre os especialistas, o consenso é que o limite seguro é de 80 dB. Texto: Luiza Sahd Ilustra: Magenta King Texto: INIMIGOS DO OUVIDO Conheça algumas das fontes mais nocivas ao seu redor. Texto: TOCADOR DE MÚSICA Os aparelhos mais populares passam de 100 dB. O recomendável é não usar fones em volume mais alto do que a metade da capacidade do player 15 minutos ouvindo música a mais de 110 dB bastam para causar um trauma acústico. E as células da audição não se regeneram, ou seja, o dano aos ouvidos é irreversível. Na parte superior, prédios em silhuetas em azul. Perto deles, fogos de artifício em tons de verde e rosa. Texto: Fogos de artifício 125 dB. Ao lado, à direita, um avião branco com detalhes em azul e vermelho, sobrevoando perto de prédios. Texto: Avião decolando 140 dB. À direita, um prédio de paredes em tons de verde, com várias janelas em cada andar, com pessoas fazendo ações diferentes. De cima para baixo: No quarto e último andar: uma mulher vista da cintura para cima de cabelos pretos curtos, de camiseta amarela. À esquerda, um balcão com eletrodomésticos e utensílios de cozinha. Entre eles, um liquidificador de cor cinza com líquido amarelo dentro. Texto: Liquidificador 85 dB. No terceiro andar: uma pessoa vista sentada, de cabelos curtos pretos, com blusa de mangas compridas em cinza, calça em cinza-escuro, com uma guitarra nas mãos em azul. Mais atrás, uma pessoa sentada de frente de bateria, vista parcialmente, com blusa verde. Texto: Banda de rock 100 dB. No segundo andar: Uma criança à esquerda, sentada, de cabelos escuros, camiseta de cor bege-claro, bermuda em verde, chorando, com a mão esquerda  perto do rosto. Perto dele, no chão, pedaços de objeto branco quebrado. À frente dele, uma mulher de cabelos pretos compridos, de camiseta em azul e vestido azul-claro. Ela está com o braço esquerdo e com dedo indicador para frente. Ao fundo, uma televisão em cinza-escuro, vista parcialmente sobre um móvel. Texto: Bronca 84 dB. No primeiro andar: Uma mulher vista de costas, da cintura para cima de cabelos curtos marrons para trás e blusa de mangas curtas em azul-claro, segurando um secador preto na mão esquerda sobre o cabelo. De frente para ela, pia e um espelho mostrando a sua imagem. Texto: Secador de cabelos 95 dB. Texto: O Congresso brasileiro estuda aprovar uma lei que obrigue os locadores a mostrar o volume em decibéis. Na parte inferior, rua cinza com vários elementos. Da direita para a esquerda: Grupo de pessoas fantasiadas, com bandeiras e uma pessoa à frente de  cabelos curtos loiros, com um instrumento sobre a boca, como um funil amarelo, blusa rosa, saia e botas em branco. Texto: Trios elétricos 110 dB. Dois cachorros, um perto do outro, um de pelo azul sentado, visto de costas e outro de pelos em laranja. Texto: Latidos 95 dB. À esquerda, uma feira com várias barracas, com telhado em azul-claro e faixas em vermelho. Dentro delas, vendedores vestidos com avental branco. À frente delas, pessoas e crianças em pé. Uma barraca, os vendedores de camiseta verde e na outra, de camiseta em azul. Texto: Feira livre 90 dB. À esquerda, uma mulher de cabelos curtos em castanho e blusa de alça em verde. À direita, uma pessoa de cabelos ruivos, de fone vermelho sobre a cabeça, blusa de mangas compridas em amarelo e calça em cinza. Ele segura na mão direita um celular. Mais à direita, um homem de  cabelos ruivos, com um gato de pelos azuis sobre o rosto e pescoço dele, de camiseta verde, calça azul e sapatos cinzas. Ao fundo, uma outra rua, com obras, dois homens de capacete amarelo, um de blusa azul e calça amarela e outro, com conjunto amarelo, luvas pretas, segurando uma máquina na vertical em cinza sobre a rua. Texto: Avenida em obras com britadeiras 120 dB. Na rua, um ônibus e dois carros pequenos em azul claro e luz em amarelo. Texto: Trânsito congestionado 80 a 90 dB. Mais atrás, local com placa azul-escuro. Texto: METRO. Texto: Metrô 90dB.

, Luiza. O que é poluição sonora? Mundo Estranho, fevereiro 2014, página 54. Disponível em: https://oeds.link/JywHuq Acesso em: 14 maio 2022.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Preposições e regência nominal

Preposições

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Releia este trecho da matéria “Abaixe essa música, meu filho!” e observe as palavras destacadas.

Versão adaptada acessível

Atividade 1.

Releia este trecho da matéria “Abaixe essa música, meu filho!” e observe as palavras “para”, “de”, “em”, “sobre”, “para” e “das”.

No Brasil, existe legislação específica para contrôle de ruídos. No entanto, os limites não são observados. Em Belo Horizonte, por exemplo, já houve ampla discussão sobre tais níveis de tolerância. “Infelizmente, não foram muitos os resultados”, explica Luciana Resende, para quem o setor mais negligenciado é o das escolas.

  1. Que papel as palavras destacadas desempenham no texto?
  2. A que classe gramatical essas palavras pertencem?
  3. Que ideia cada uma dessas palavras transmite, de acordo com o contexto?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. Que papel essas palavras desempenham no texto?
  2. A que classe gramatical essas palavras pertencem?
  3. Que ideia cada uma dessas palavras transmite, de acordo com o contexto?

Como sabemos, as preposições são palavras que ligam dois termos da oração, estabelecendo relações sintáticas e semânticas entre eles. De acordo com o contexto, elas podem estabelecer diferentes relações de sentido. Além das preposições essenciais, já estudadas no 7º ano, existem as preposições acidentais e as locuções prepositivas.

A seguir, vamos relembrar as preposições que já estudamos e conhecer outras.

Preposições essenciais

a

até

de

entre

perante

sob

ante

com

desde

para

por

sobre

após

contra

em

per

sem

trás

Algumas preposições acidentais

Algumas locuções prepositivas

como

exceto

menos

além de

de acordo com

para com

conforme

fora

segundo

apesar de

diante de

perto de

durante

mediante

senão

a respeito de

em vez de

por causa de

As preposições acidentais são aquelas que, embora não sejam preposições propriamente ditas, funcionam como tal. Já as locuções prepositivas são duas ou mais palavras que, no texto, desempenham o papel de preposições.

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

2. Releiam este outro trecho da mesma matéria.

Segundo ela, não há projetos de tratamento acústico para instituições de ensino, nem propostas de prevenção ou educação sobre os riscos ambientais e à saúde decorrentes do excesso de ruídos.

  1. Identifiquem no trecho uma preposição acidental.
  2. Reescrevam o trecho em que há uma preposição acidental, substituindo-a por uma preposição essencial.
  3. Que ideia transmitem as preposições destacadas no texto?
  4. Qual é a função sintática da expressão “do excesso de ruídos”? A que termo ela se liga?

Quanto aos valores semânticos, as preposições podem indicar: adição, ausência, causa, companhia, comparação, conformidade, conteúdo, especificação, instrumento, lugar, meio, modo, oposição, posse, entre outros. Para saber o valor indicado por uma preposição, precisamos recorrer ao contexto em que ela foi utilizada.

3. Observem o seguinte cartaz.

Cartaz. Cartaz na horizontal com fundo cinza claro. Texto: Você sabia que poluição sonora, além de desrespeito... Ao centro, um círculo em amarelo e texto: É CRIME. Ao fundo, caixas de som em preto e cinza de formato redondo. Na parte inferior, texto: Som excessivo, em horário indevido e sem licença para isso, causa transtornos como: Irritabilidade, Surdez temporária ou permanente, Insônia e Aumento de pressão.

CLARK, Glaucia Melo. Você sabia que poluição sonora, além de desrespeito... é crime. Folha de Sabará, 26 junho 2015.

  1. Qual é o objetivo desse cartaz?
  2. A que nos remetem as imagens nele presentes?
  3. Qual é o valor semântico da locução prepositiva “além de”?
  4. Por que ela foi usada no texto do cartaz?
  5. No trecho “em horário indevido e sem licença para isso”, como se classificam as preposições? Qual é o valor semântico de cada uma delas?

Regência nominal

4. Leia um trecho da seguinte matéria para responder às questões.

Dia do Silêncio alerta sobre impacto da poluição sonora na saúde; veja como aliviar efeitos do barulho excessivo

reticências

Para muitos, é difícil encontrar um momento de silêncio no dia a dia. A trilha sonora de muitas rotinas é composta por buzinas de carros, celulares que nunca param de tocar, ambientes de trabalho ou escolares barulhentos, e uma infinidade de outros ruídos.

No entanto, essa poluição sonora causa impactos na saúde mental e física da população. Por isso, a Organização Mundial da Saúde ó ême ésse criou o Dia Mundial do Silêncio, comemorado neste sábado (7). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os males causados pelo ruído na qualidade de vida das pessoas.

reticências

Ilustração. Fundo em vermelho. Ao centro, silhueta de uma pessoa com o corpo para a esquerda, dos ombros para cima. Ele está com o dedo indicador da mão esquerda, de frente para boca.
Em 7 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Silêncio.

CARAMORI, Iana. Dia do Silêncio alerta sobre impacto da poluição sonora na saúde; veja como aliviar efeitos do barulho excessivo. gê um, Brasília Distrito Federal , 7 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/wA1GJs Acesso em: 16 maio 2022.

  1. Você conhecia a data comemorativa mencionada no texto? Em caso positivo, como ficou sabendo?
  2. De acordo com a matéria, por que essa data foi criada?
  3. Na oração “Dia do silêncio alerta sobre o impacto da poluição sonora na saúde”, as preposições destacadas ligam quais termos?
  4. Com base em sua resposta anterior, é possível dizer que essas preposições ligam apenas termos que pertencem à mesma classe de palavras?
Versão adaptada acessível

Atividade 4, itens a até d.

  1. Você conhecia a data comemorativa mencionada no texto? Em caso positivo, como ficou sabendo?
  2. De acordo com a matéria, por que essa data foi criada?
  3. Na oração “Dia do silêncio alerta sobre o impacto da poluição sonora na saúde”, as preposições “do”, “sobre” e “na” ligam quais termos?
  4. Com base em sua resposta anterior, é possível dizer que essas preposições ligam apenas termos que pertencem à mesma classe de palavras?

A regência é a relação de dependência existente entre os elementos que compõem um enunciado. Ela se dá entre um elemento que “comanda”, chamado de termo regente, e um elemento que serve de complemento, chamado de termo regido. Quando essa relação se dá entre um nome e um elemento que o complementa, ela é chamada de regência nominal.

5. No trecho: “A trilha sonora de muitas rotinas é composta por buzinas de carros, celulares que nunca param de tocar, ambientes de trabalho ou escolares barulhentos, e uma infinidade de outros ruídos”, a preposição em destaque poderia ser substituída por qual outra?

Versão adaptada acessível

Atividade 5.

No trecho: “A trilha sonora de muitas rotinas é composta por buzinas de carros, celulares que nunca param de tocar, ambientes de trabalho ou escolares barulhentos, e uma infinidade de outros ruídos”, a preposição “por” poderia ser substituída por qual outra?

6. Observe este trecho:

No entanto, se uma pessoa já está adaptada ao barulho, a dica é evitar ficar em um mesmo ambiente por muito tempo.

  1. Indique os termos regente e regido ligados pela preposição em destaque.
  2. Qual é a função sintática do termo “ao barulho”?
Versão adaptada acessível

Atividade 6, itens a, b.

  1. Indique os termos regente e regido ligados pela preposição "a" presente na contração "ao".
  2. Qual é a função sintática do termo “ao barulho”?

A relação entre um termo regente e um termo regido se dá por meio de uma preposição. No caso da regência nominal, algumas preposições são frequentemente usadas para estabelecer relações entre os nomes e seus complementos.

7. Neste outro trecho da matéria sobre o Dia do Silêncio, algumas preposições foram omitidas do texto de propósito. Leia com atenção e descubra quais são essas preposições.

O médico Júnior alerta que crianças idade escolar e pessoas a partir de 65 anos devem ter acompanhamento anual um médico otorrinolaringologista.

“Nos casos trabalhadores que estão expostos ruídos, devem seguir as normas regulamentadoras sendo, então, submetidos exames audiológicos regulares, consultas regulares o médico otorrinolaringologista e o mais importante: usar os equipamentos proteção individual”, aponta o especialista.

ORTOGRAFIA

Paroxítonas e proparoxítonas

Responda às questões no caderno.

1. Leia um trecho de outra matéria sobre poluição sonora.

Árvores ajudam a reduzir impacto da poluição sonora

reticências

Se você mora em uma rua movimentada, já deve ter sofrido com ruídos indesejados. As árvores, benéficas em diversas situações, também são capazes de atenuar o som, interceptando as ondas sonoras e alterando seu comportamento.

Diferentes partes da planta reduzem o ruído absorvendo, desviando ou refratando as ondas sonoras, dependendo de suas características físicas. As barreiras sonoras das árvores também podem criar seus próprios sons ou atrair visitantes da vida selvagem para mascarar sons não naturais.

reticências

Fotografia. Vista geral de local com uma rua ao centro de cor cinza, com linha dupla contínua ao centro em amarelo, linha dupla branca seccionada e duas setas do lado esquerdo, linha simples branca seccionada do lado direito. À esquerda e à direita, árvores de folhas em verde. Em segundo plano, cidade com vários prédios cinzas. No alto, céu em tons de azul-claro.
As árvores podem contribuir para a redução dos impactos da poluição sonora.

AMA – AGENTES DO MEIO AMBIENTE. Árvores ajudam a reduzir impacto da poluição sonora. Ibiruba (RS), 23 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/lIy1Ev Acesso em: 19 maio 2022.

  1. De acordo com o texto, como as árvores podem contribuir para minimizar a poluição sonora?
  2. Do ponto de vista gráfico, o que as palavras destacadas no texto têm em comum?
  3. Como se classificam as palavras destacadas no texto quanto à sílaba tônica?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. De acordo com o texto, como as árvores podem contribuir para minimizar a poluição sonora?
  2. Do ponto de vista gráfico, o que as palavras “ruídos”, “benéficas”, “físicas” e “próprios” têm em comum?
  3. Quanto à sílaba tônica, como essas palavras se classificam?

Como já sabemos, a acentuação de determinadas palavras obedece a algumas convenções. No caso das proparoxítonas, ou seja, as palavras cuja sílaba tônica recai sobre a antepenúltima sílaba, todas são acentuadas. Com relação às paroxítonas, isto é, as palavras cuja sílaba tônica recai sobre a penúltima sílaba, acentuam-se as terminadas em , -us, , , -um, -uns, -om, -on, -ons, -r, -x, -n, -l, -ps e em ditongos orais.

  1. As paroxítonas mencionadas na atividade anterior se enquadram na mesma regra?
  2. Observe estas palavras.

saída    ruína    juízo    bainha

moinho    tainha    feiura    Boiuna

  1. Com relação à tonicidade, o que essas palavras têm em comum?
  2. Todas elas se enquadram nas regras apresentadas anteriormente? Por quê?

Em alguns casos, a acentuação de determinadas palavras depende da presença de hiatos. Quando isso ocorre, as regras relacionadas à terminação não se aplicam, como em algumas das palavras da atividade anterior. Para saber quando ou não acentuar os hiatos, é preciso conhecer estas orientações:

  • quando as letras i e u formarem hiato com a vogal anterior e estiverem sozinhas na sílaba, seguidas ou não de s, elas serão acentuadas. É o caso de saída e saúde;
  • quando essas letras estiverem sozinhas na sílaba, mas vierem seguidas de nh, elas não receberão acento. É o caso de moinho e tainha;
  • quando essas letras estiverem sozinhas na sílaba, mas, antes delas, houver um ditongo ou uma vogal igual, elas também não serão acentuadas. É o caso de feiura, Boiuna e xiita.

4. Agora, vamos continuar a leitura do texto que abre esta seção. Observe que algumas palavras estão propositalmente sem acento. Reescreva-as no caderno acentuando adequadamente, de acordo com as regras estudadas.

Versão adaptada acessível

Atividade 4.

Agora, vamos continuar a leitura do texto que abre esta seção. Reescreva o trecho a seguir, acentuando as palavras adequadamente, de acordo com as regras estudadas.

A estrutura de uma arvore, incluindo altura, estrutura de ramificação, forma e densidade da folha, textura da casca e densidade da madeira, determina a eficacia da absorção do som. Para aumentar os beneficios da redução de ruido das arvores é necessario escolher especies que apresentam folhagem espessa e densa e que podem ser plantadas juntas. Plantar duas ou três fileiras de plantas que absorvem o som pode efetivamente reduzir os niveis de ruido em mais de sete decibéis.

reticências

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Ciência além da Terra

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você já teve a oportunidade de olhar para o céu por um telescópio? Em caso positivo, comente a experiência.
  2. Você já ouviu falar de “buraco negro”? O que você acha que é?
  3. Leia a manchete da reportagem científica a seguir. Ela dá uma ideia geral sobre o que o texto vai tratar? Explique.
  4. Leia agora a reportagem, seguindo as orientações do professor.

Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas

Imagem do Event Horizon Telescope mostra pela primeira vez o Sagitário A*, buraco negro supermassivo a mais de 26 mil anos-luz da Terra.

Por Roberto Peixoto, gê um

Um consórcio internacional de cientistas divulgou nesta quinta-feira (12) a primeira foto de um buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea (veja imagem a seguir).

A imagem do Sagitário A*, um buraco negro supermassivo a cêrca de ­26 mil anos-luz da Terra, é mais um importante marco para a ciência encabeçado pelo Event Horizon Telescope, uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.

  • O que são buracos negros, como o Sagitário A*, da foto do Event Horizon Telescope?
  • ‘A astronomia une e mostra que conseguimos funcionar em conjunto’, diz astrônomo da foto do buraco negro da Via Láctea.
Fotografia. Fundo em preto, com luz circular em tons de laranja incandescente e ao redor, parte em marrom.
Imagem do Event Horizon Telescope mostra pela primeira vez o Sagitário A*, buraco negro supermassivo a mais de 26 mil anos-luz da Terra. — Foto: EHT

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de ainstain”, disse o cientista do Projeto , , do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia.”

Os resultados da equipe do estão sendo publicados hoje na revista científica The Astrophysical Journal Letters.

Infográfico. Imagem na vertical, em fundo preto, com uma nuvem arredondada de cor azul-claro (Via Láctea), texto: Nosso Sistema Solar. 26 mil anos luz. Ao centro, luz amarela dentro. Texto: Sgr A* está no centro da Via Láctea. Na parte superior da nuvem, texto: Via Láctea. Círculo na parte superior direita, com três linhas de semicírculos internamente Texto: Descoberto em 1974 Um círculo Sgr A*. À esquerda, sol. Texto: 4 milhões de vezes mais massivo que o Sol À esquerda, vista parcial de um Sol. À direita, círculos pequenos na diagonal, Terra. Texto: Está a 26 mil anos-luz da Terra G1 Fonte: Nasa.gov Infográfico elaborado em: 10/05/2022
Veja localização do buraco negro — Foto: NASA

O grupo de mais de 350 pesquisadores apresentou a descoberta em coletivas de imprensa realizadas simultaneamente nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, México, Japão, China e taiuã.

Os observatórios do Event Horizon, que estão distribuídos em 8 locais diferentes da Terra, são operados em conjunto.

“A astronomia une e mostra que conseguimos funcionar em conjunto”, disse o astrônomo português Hugo Messias, do Observatório ALMA, ao responder uma pergunta do gê um na conferência de imprensa virtual.

Essa característica é fundamental para que o projeto funcione, pois seus radiotelescópios, que estão instalados em lugares desde o Havaí até a Antártica, quando operados de forma simultânea, aumentam o campo de visão do conjunto e, consequentemente, a resolução das imagens captadas.

Fotografia. Vista geral de local com solo marrom, com vários círculos em branco espalhados pelo local. À direita, uma estrada fina no local em marrom e segundo plano, morros. No alto, céu em azul e na ponta inferior em branco.
O ALMA, rádio-observatório de 66 antenas que fica no deserto do Atacama, no Chile, faz parte do Event Horizon. — Foto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

reticências

O que é um buraco negro?

Um buraco negro é uma espécie de abismo cósmico que atrai para si tudo o que se aproxima – a uma determinada distância – dele.

Nem mesmo a luz escapa de ser atraída por esses objetos. Por isso que os buracos negros são, de fato, negros.

E isso acontece porque a atração gravitacional desses corpos é extremamente forte.

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Quais são os tipos de buracos negros?

Existem três tipos catalogados pelos astrônomos: buracos negros estelares, buracos negros intermediários e buracos negros supermassivos.

Os buracos negros estelares são os menores. Eles são formados quando uma estrela massiva morre, numa explosão chamada de supernova. Uma estrela massiva geralmente tem uma massa (a quantidade de matéria de um objeto) entre 10 e 100 vezes maior que o Sol.

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Já os intermediários – entre 100 e 100 mil vezes a massa do Sol – não são muito comuns. É tão difícil encontrá-los que alguns cientistas questionam se esses de fato existem. Mas, no ano passado, um grupo de pesquisadores apresentou um trabalho sobre a descoberta de um deles.

Por fim, os supermassivos habitam o centro da maioria das galáxias do Universo, e geralmente surgem após a formação de suas galáxias, engolindo tudo o que veem pela frente. Como o próprio nome sugere, eles são um dos objetos mais pesados do espaço, com massas que variam de milhões a bilhões de massas solares.

O que há dentro do buraco negro?

Esse é um dos grandes mistérios da ciência. Nas palavras da cientista Andrea Gehz – que investiga buracos negros e foi uma das vencedoras do Nobel de Física de 2020 pelo seu trabalho – ninguém sabe.

“Não temos nenhuma ideia do que há dentro do buraco negro – eles são o colapso do entendimento das leis da física”, declarou Gehz.

O astrofísico explica que muitas coisas permanecem desconhecidas quando o assunto é buraco negro. Um campo de estudo ativo, por exemplo, é o que investiga o que acontece com um material quando ele cai num buraco negro: como é, quais são suas propriedades e por que parte desse material é lançado para o espaço na forma de jatos.

“De fato, esses processos que acontecem perto do horizonte de eventos são difíceis de observar e, portanto, pouco compreendidos”, observa o pesquisador.

O que é o Sagittarius A* e onde ele está?

O Sgr A* é um buraco negro supermassivo, 4 milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Ele também tem um diâmetro cêrca de 18 vezes maior do que a nossa estrela (veja infográfico anterior).

Ele está estacionado na constelação de Sagitário, que é visível nos hemisférios norte e sul (a constelação, não o buraco negro).

Sua descoberta foi revelada para a comunidade científica pelos astrônomos e Robert L. bróun, nos anos 1970, inicialmente como uma fonte de rádio brilhante no centro da Via Láctea.

reticências

PEIXOTO, Roberto. Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas. gê um, abre colchetesem localfecha colchete, 12 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/Bs9ubI Acesso em: 15 maio 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. O que você achou dessa reportagem de divulgação científica? Explique.
  2. Você já conhecia algo sobre o assunto ou a reportagem trouxe informações novas? Elas o deixaram curioso para saber mais sobre o assunto?
  3. Na sua opinião, esse tipo de reportagem é importante para a sociedade? Por quê?
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Que fato motivou a reportagem?
  2. Logo no início da reportagem, o autor usa recursos de coesão referencial para se referir à “foto inédita”. Quais são esses recursos? E por que o autor os utiliza?
  3. Nessa parte inicial, o leitor já fica sabendo detalhes sobre o fato? Explique.
  4. No trecho “localizado no centro da nossa galáxia”, o uso do pronome possessivo acrescenta algum significado ao texto? Qual?
  5. Ao longo da reportagem, há vários trechos com destaques. Quais são esses destaques e qual foi a intenção do autor ao utilizá-los?
  6. De acordo com o texto, o que é o Event Horizon Telescope? Como ele funciona?
  7. No primeiro parágrafo, por que o autor se refere a um “consórcio internacional de cientistas” em vez de apenas a “cientistas”? Como esse consórcio é referido mais adiante no texto?
  8. Releia o trecho a seguir.

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de ainstain”, disse o cientista do Projeto , , do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.

  1. Quem ficou surpreso?
  2. O que o termo “surpreso” indica ao leitor?
  3. Como a voz do cientista foi introduzida ao texto? Qual foi a intenção do autor ao usá-la?
  1. Segundo o cientista, por que essas observações são tão importantes?
  2. No trecho seguinte, que sentido os termos destacados atribuem ao texto?
Versão adaptada acessível

Atividade 13.

No trecho seguinte, que sentido os termos “Essa característica”, “pois”, “quando” e “consequentemente” atribuem ao texto?

Essa característica é fundamental para que o projeto funcione, pois seus radiotelescópios, que estão instalados em lugares desde o Havaí até a Antártica, quando operados de forma simultânea aumentam o campo de visão do conjunto e, consequentemente, a resolução das imagens captadas.

  1. Identifique as citações presentes no texto, separando-as em diretas e indiretas.
  2. Essa reportagem pode ser considerada um hipertexto, tendo em vista sua estrutura e a presença de hiperlinks? Explique.
  3. Na reportagem, o repórter incluiu fotos e infográfico. Com que intenção ele fez isso?
  4. Observe novamente o infográfico de localização do Sgr A*.
Infográfico. Imagem na vertical, em fundo preto, com uma nuvem arredondada de cor azul-claro (Via Láctea), texto: Nosso Sistema Solar. 26 mil anos luz. Ao centro, luz amarela dentro. Texto: Sgr A* está no centro da Via Láctea. Na parte superior da nuvem, texto: Via Láctea. Círculo na parte superior direita, com três linhas de semicírculos internamente Texto: Descoberto em 1974 Um círculo Sgr A*. À esquerda, sol. Texto: 4 milhões de vezes mais massivo que o Sol À esquerda, vista parcial de um Sol. À direita, círculos pequenos na diagonal, Terra. Texto: Está a 26 mil anos-luz da Terra G1 Fonte: Nasa.gov Infográfico elaborado em: 10/05/2022
  1. Que informações ele acrescenta ao texto?
  2. Identifique, no texto, outros dados apresentados pelo repórter.
  3. Com a ajuda do professor e dos colegas, pesquise on-line outras fontes confiáveis sobre o assunto. Comparem os dados da reportagem lida com os que vocês encontraram, levando em consideração o contexto de produção. Os dados são os mesmos? Há contradições ou imprecisões?
  4. Na opinião de vocês, o que encontraram valida os dados apresentados na reportagem? Por quê?
Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

18. Agora, em grupos, vocês vão selecionar alguns dos materiais consultados para a atividade 17 e fazer no caderno uma resenha temática com base em marginálias, notas, grifos ou esquemas feitos durante as leituras.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Regência verbal

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Releia esta fala do cientista , da reportagem “Foto inédita de buraco negro no centro da Via Láctea é divulgada por cientistas”.

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia.”

  1. Os verbos destacados se referem a que termos da oração?
  2. Quanto à transitividade, como esses verbos se classificam?
  3. Como você chegou à resposta anterior?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. Os verbos “aumentaram” e “interagem” se referem a que termos da oração?
  2. Quanto à transitividade, como esses verbos se classificam?
  3. Como você chegou à resposta anterior?

A relação de dependência entre um verbo e seus complementos é chamada de regência verbal. Para conhecer essa relação, devemos ter em mente o conceito de transitividade verbal e, consequentemente, reconhecer os objetos, que complementam os verbos transitivos. No caso da regência verbal, o verbo é o termo regente e o objeto é o termo regido.

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Identifiquem o termo regente e o termo regido em relação aos termos destacados no texto da atividade 1.
  2. No trecho “Um buraco negro é uma espécie de abismo cósmico que atrai para si tudo o que se aproxima – a uma determinada distância – dele”, da mesma reportagem, como se classificam os verbos destacados quanto à transitividade?
Versão adaptada acessível

Atividade 3

No trecho “Um buraco negro é uma espécie de abismo cósmico que atrai para si tudo o que se aproxima – a uma determinada distância – dele”, da mesma reportagem, como se classificam os verbos “atrai” e “se aproxima” quanto à transitividade?

4. Leia a tirinha a seguir.

Tirinha. Tirinha composta por dois quadros. Apresenta como personagens, Recruta Zero: homem de cabelos finos pretos, com chapéu, camisa e calça de farda em azul e botas laranjas. Um homem um pouco forte, de farda em verde, chapéu, camisa de gola com distintivos, calça e botas laranjas. Um senhor de cabelos brancos, par de óculos de grau, com farda verde, distintivos e botas laranjas. Q1 – Recruta Zero, visto dos ombros para cima, com o corpo para a esquerda, com o chapéu, tampando os olhos e mãos unidas em frente ao corpo. Ele diz: POR FAVOR, PERDOE TODOS OS MEUS PECADOS... Q2 – À esquerda, o homem de farda verde, um pouco forte, em pé, olhando para a direita, com as mãos sobre a cintura, olhando para o Recruta Zero ajoelhado de mãos atadas, diz para ele: NUNCA! Mais à direita, o senhor de cabelos brancos, acrescenta, atrás do Recruta Zero: ELE NÃO ESTÁ PEDINDO PRA VOCÊ, SARGENTO. Mais à direita, ao fundo, vista parcial de local com paredes em branco e telhado preto. WALKER, Mort. Recruta Zero. Estadão, São Paulo, 10 maio 2022.

Recruta Zero. Estadão, São Paulo, 10 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/w3cK0h Acesso em: 19 maio 2022.

  1. Explique o humor presente na tirinha.
  2. No caso da tirinha, como se classifica o verbo “perdoar” quanto à regência?

Ainda com relação à regência verbal, é importante prestar atenção nos complementos, sobretudo quando são representados por pronomes oblíquos. Dependendo do verbo, eles podem mudar de função sintática. Em outros casos, esses pronomes têm função fixa.

No quadro a seguir, apresentamos os pronomes oblíquos e suas possíveis funções como complementos verbais.

Pronomes oblíquos

Funções exercidas como complemento

Exemplos

o(s), a(s)

Exercem sempre a função de objeto direto.

Todos a admiram muito.
a: objeto direto

lhe(s)

Exercem sempre a função de objeto indireto.

Apresento-lhes minha nova casa.
lhes: objeto indireto.

me, nos, te, vos, se

Podem exercer função de objeto direto ou de objeto indireto.

Espero-te na entrada do cinema.
te: objeto direto.

Ela me disse a verdade.
me: objeto indireto

5. Leia esta outra tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens, Armandinho, menino de cabelo azul-escuro e bermuda azul-clara, com camiseta laranja. Menina de cabelos ruivos, amarrados, com presilha amarela, de camiseta branca e bermuda verde. Um sapinho verde de olhos e boca em preto. Q1 – Armandinho à esquerda, com o corpo para a direita, diz: CLARO QUE É MINHA MÃE DE VERDADE! À direita, a menina ruiva, olhando sorrindo para ele. Q2 – Armandinho com a cabeça para baixo, braços para frente, fala: ELA CUIDA DE MIM, ME AMA, ME ENSINA ME EDUCA... A menina ruiva de frente para ele, olha um pouco para baixo. Q3 – Armandinho olhando para a menina à frente dele, fala: SE EU CRESCI NA BARRIGA DELA OU NÃO... ... PRA MIM NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA! BECK, Alexandre. Armandinho [S.I.], 25 maio 2017.

BECK, Alexandre. Armandinho. abre colchetesem localfecha colchete, 25 maio 2017. Facebook: @tirasarmandinho. Disponível em: https://oeds.link/xCxwSG. Acesso em: 18 maio 2022.

  1. No primeiro quadrinho, Armandinho responde a uma pergunta que não está explícita na tirinha. No entanto, pelo contexto, é possível imaginá-la. Qual seria essa pergunta?
  2. Que mensagem a tirinha pretende transmitir ao público leitor?
  3. Na fala do segundo quadrinho, Armandinho utiliza o pronome oblíquo “me”. Como vimos, ele pode desempenhar tanto a função de objeto direto quanto de objeto indireto. Nesse caso, que função esse pronome desempenha?

Alguns verbos merecem atenção quanto à regência, principalmente em situações nas quais precisamos nos comunicar de fórma mais próxima à norma-padrão. Na sequência, apresentamos alguns desses verbos.

Verbo

Regência

Exemplo

Agradar

No sentido de “fazer carinho”, é transitivo direto.
No sentido de “satisfazer”, é
transitivo indireto.

A avó agradou o neto.
A fala da avó não agradou
ao neto.

Agradecer

Verbo transitivo direto e indireto.

A mãe agradeceu ao filho o presente recebido.

Assistir

No sentido de “ver”, é transitivo indireto.
No sentido de “dar assistência”, é
transitivo direto.

Amanhã, assistiremos ao novo filme.
O enfermeiro assistiu
o paciente.

Esquecer/lembrar

Quando usados sem pronome, são transitivos diretos.
Quando usados com pronome (esquecer-se, lembrar-se), são
transitivos indiretos.

Eu esqueci a data de seu aniversário.
Eu me esqueci
da data de seu aniversário.

Informar

Verbo transitivo direto e indireto.

Os professores informaram a decisão aos alunos.
ou
Os professores informaram os alunos da decisão.

Obedecer/ desobedecer

Ambos são transitivos indiretos.

Devemos obedecer aos mais velhos.
Para realizar o jogo, não se poder desobedecer
às regras.

Pagar

Verbo transitivo direto e indireto.

Vocês pagaram a encomenda ao entregador?

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

6. Que tal elaborar um jogo para aprender mais sobre regência? Acompanhe este passo a passo e divirta-se com os colegas.

Jogo das regências

Material necessário

  • Uma cartolina de qualquer cor, cortada ao meio.
  • Lápis de cor.
  • Um dado.
  • Pinos coloridos para representar os jogadores (para fazê-los, é possível utilizar tampas de garrafa, por exemplo).

Modo de montar o jogo

Na cartolina, elaborem uma trilha dividida em segmentos para ser o tabuleiro. Não se esqueçam de marcar a partida e a chegada. Em cada um dos segmentos, escrevam uma frase a ser completada com algum dos verbos ou nomes estudados com relação às regências verbal e nominal.

Intercale as frases com pequenos desafios a serem respondidos ou executados pelos jogadores. Por exemplo: fazer uma mímica, falar um trava-língua (que deve estar escrito no tabuleiro)

Nas frases a serem completadas, insira alguma instrução para o caso de o jogador errar. Por exemplo: se errar, volte uma casa; se acertar, avance uma casa. Além disso, ao longo do percurso, além das frases e dos desafios, insiram comandos como “avance uma casa”, “volte duas casas”.

Feito o tabuleiro, elaborem os pinos, que representarão os jogadores. Caso utilizem tampas de garrafa, decorem-nas de modo diferente ou numerem-nas para identificar cada jogador. O ideal é que o jogo seja executado por até seis participantes.

Modo de jogar

Inicialmente, cada jogador lança o dado uma vez. Aquele que tirar um número maior começa a rodada.

Em seguida, o jogador lança novamente o dado para andar o número de casas correspondentes. Chegando à casa, deve responder à pergunta, executar o desafio ou obedecer ao comando. Caso erre a resposta, deverá retornar determinado número de casas ou ficar uma rodada sem jogar.

O jogo se desenvolve dessa fórma, até que um jogador complete todo o percurso, chegando ao fim da trilha.

JOGO DIGITAL

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Você já pensou em criar um jogo digital? Já usou linguagem de computador em algum momento?

Linguagem de computador são comandos utilizados para definir o que queremos que o computador faça. Dentro dessa linguagem, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts , uma universidade dos Estados Unidos, criou o projeto scrétch, uma linguagem de programação em blocos desenvolvida para ser usada por qualquer pessoa de fórma gratuita.

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

2. Em grupos, pensem em como vocês podem transformar o jogo das regências em um jogo digital e planejem os passos. Depois, comecem a usar o Scratch.

Se precisar, acessem um dos tutoriais do próprio Scratch para entender como usá-lo.

3. Vocês têm duas opções: usar o programa on-line ou baixá-lo no computador. Na tela inicial, como na imagem a seguir, selecionem Criar ou Comece a criar para acessar a próxima tela.

Captura de tela. Na parte superior, texto: SCRATCH, Criar, Ideias, Acerca, Aderir ao Scratch, Entrar. À esquerda, em fundo de cor azul, texto: Crie estórias, jogos e animações – Partilhe com os outros em todo o mundo. Menus: Comece a Criar Junte-se À direita, uma tela na horizontal em cinza-escuro, com símbolo de play, triângulo branco para a direita. Ao redor, elementos diversos: um pincel de cor laranja, com tinta em vermelho, fitas na horizontal na cor laranja e roxo, e um pequeno tambor vermelho e branco com baquetas laranjas. Mais abaixo, à direita, mão de cor azul, com dedo indicador sobre parte em amarelo. Menus: Acerca do Scratch; Para os Pais; Para Educadores.
Tela inicial do Scratch.

4. Observem a imagem a seguir. Nela, há alguns comandos básicos do editor do Scratch e legendas explicativas de como funciona o programa.

Captura de tela. Editor do Scratch. Na parte superior, faixa em azul, enumerada em 1 e 2. À direita, um quadrado branco com animal quadrúpede similar a um gato em pé de pelos laranja e branco, caminhando para a direita, ponto 3. Mais abaixo, quadrado em azul-claro, menus: 4, 5 e 6. À esquerda, coluna, com menus em azul e ponto 7. Ao centro, quadrado na cor cinza claro, menu 8.

1. Ícone para selecionar a língua desejada: português brasileiro. 2. Na lâmpada, há tutoriais para ajudá-lo. 3. Área em que aparece tudo o que for inserido no jogo, como um cenário. 4. Na mascote do Scratch, você escolhe o ator ou atores (personagens). 5. Área em que os atores selecionados aparecem. Aqui também se escolhem os comandos para eles, como tamanho de cada um e a direção do olhar. 6. No ícone da paisagem, selecionem o cenário. 7. Local em que se encontram os códigos que podem ser usados, como os de movimento e som. Selecionem o código desejado e o arrastem até a área do ator (item 8). Vocês podem combinar vários códigos, inclusive os de cores diferentes. 8. Área para a inserção dos códigos dos atores (selecionados no item 7) ou comandos para indicar ao computador o que os atores devem fazer, quando e por quanto tempo, as falas Se vocês quiserem fazer com que seu ator ande 10 passos, devem selecionar movimento, escolher o bloco anda 10 passos e arrastar esse bloco para a área do ator 1.

Agora, é criar o jogo e se divertir!

A CIÊNCIA A SERVIÇO DA ARTE

Exposição imersiva Van Gogh

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
Titulo do carrossel
Imagem meramente ilustrativa

Gire o seu dispositivo para a posição vertical

  1. Você já ouviu falar de Van Gogh? Em caso positivo, conte o que sabe sobre ele.
  2. Você conhece alguma de suas obras? Comente.
  3. Você já imaginou caminhar pelas obras de um artista? Como isso seria possível? Compartilhe suas hipóteses com os colegas.
  4. Leia a matéria publicada em uma revista de arte sobre uma exposição da obra de Van Gogh.

Exposição imersiva da obra de Van Gogh chega ao Brasil em 2022

Ao longo de uma carreira surpreendentemente curta, víncent van gógui criou uma obra tão deslumbrante que o passar dos anos somente aumentou sua importância e magnitude. BeyondVan Gogh é uma viagem envolvente, um misto de luz, arte, cor, música e fórmas, projetadas no chão e nas paredes, dando ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor.

Em uma enorme instalação moderna, que abraça e acolhe o espectador de todas as idades, as cores e as emoções impressas nas obras de Vícent vengóg serão apresentadas de uma maneira pop e sensorial, em um pavilhão de mais de 2.000 metros quadrados reticências.

Vivida por milhões de pessoas ao redor do mundo, a experiência BeyondVan Gogh usa tecnologia de projeção de ponta para criar uma viagem sensorial extraordinária, apresentando mais de trezentas obras-primas do pintor que, livres de molduras, ganham vida, aparecem e desaparecem, fluem por múltiplas superfícies, projetadas no chão e nas paredes que se envolvem em luz, cor e fórmas para revelar flores, cafés, paisagens.

Fotografia. Vista geral de local com grandes painéis, dois na vertical e outros três na horizontal, com projeções de quadro com imagens similares a paisagem em tons de azul-escuro, azul-claro, amarelo e branco. No chão, projeções nos mesmos tons e dezenas de pessoas em pé, observando um local. No alto, telhado arredondado em marrom. Exposição da obra de Van Gogh.
O visitante, ao caminhar pela exposição, fica imerso na obra do pintor Van Gogh.

Para isso, a configuração de projeção brilha por meio de 332.000 lumens – que determina a intensidade da luz – de 40 projetores, cada um classificado para 10.000 lumens. Cada projetor, por sua vez, se conecta a um dos 12 computadores com monitores utilizando a premiada tecnologia “Watchout” de várias telas. O sofisticado equipamento utiliza três distribuições completas que ultrapassam 100 amperes com 1.000 metros de cabos e mais de 400 metros de estrutura suspensa e 500 metros quadrados de tecidos espalhados por todo o pavilhão, para transformá-lo em uma grande tela móvel.

Embalada por uma trilha sonora contemporânea e usando os sonhos, pensamentos e palavras do artista, a exposição leva a uma nova apreciação do trabalho impressionante do gênio holandês, BeyondVan Gogh celebra a obra do grande mestre e traz uma reflexão de como o artista continua influenciando e se relacionando com amantes da arte no mundo e no Brasil. reticências

EXPOSIÇÃO imersiva da obra de Van Gogh chega ao Brasil em 2022. Revista Dasartes [on-line], 9 dezembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/RUMV5N Acesso em: 16 maio 2022.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. Em grupos, respondam às perguntas a seguir. Vocês terão de discutir e chegar a um consenso. Use o que você já aprendeu sobre modalizadores e operadores argumentativos para expor seu ponto de vista e defender sua ideia.
    1. Suas hipóteses se confirmaram? Comentem.
    2. Segundo o texto, em que consiste essa experiência de exposição imersiva?
    3. Como foi possível realizar essa exposição com projeção de imagens para uma viagem sensorial?
    4. Que outros recursos são utilizados para proporcionar uma imersão completa no trabalho do artista?
    5. Ao ler a matéria, vocês acham que foi feita uma avaliação que leva o leitor a ter vontade de ver a exposição e, ao mesmo tempo, salienta a importância da obra do artista como patrimônio cultural da humanidade?
    6. Vocês acham importante exposições como essas?
    7. Para vocês, a obra de Van Gogh deve ser valorizada artística e culturalmente pelas novas gerações? Por quê?
  2. Conversem com os outros grupos sobre o que discutiram.

VOCÊ É O AUTOR!

Reportagem científica

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Em grupos, vocês vão planejar, produzir e publicar uma reportagem de divulgação científica para ser veiculada on-line.

Fotografia. Cinco jovens de frente para uma mesa. Da esquerda para a direita: um menino visto parcialmente, de cabelos escuros, blusa em azul, com lápis de escrever na mão direita. Ao fundo, uma jovem em pé, de cabelos longos castanhos divididos ao meio, de blusa branca, camisa por cima xadrez em azul e linhas em marrom, segurando um lápis cinza na mão direita sobre caderno, olhando para baixo e sorrindo. Mais à direita, uma jovem de cabelos longos loiros divididos ao meio, de blusa em vermelho-escuro e casaco em cinza, até os cotovelos, de caneta na mão direita, olhando para baixo e sorrindo. À direita, jovem de cabelos crespos castanhos, de camiseta branca com bolso e detalhes em azul, com lápis na mão direita. Ao lado, menina vista parcialmente, de cabelos longos em marrom, de blusa em azul-claro, de lápis na mão direita. Ao fundo, estante branca, com objetos pendurados. Ao centro da mesa há três livros abertos, um estojo laranja e quatro canetas na cor preta, roxa, laranja, amarela e azul.
O trabalho em grupo é uma oportunidade de desenvolvermos a empatia e o saber ouvir o outro.
  1. Para o planejamento, discutam alguns pontos, como:
    1. Qual será a temática? O que sabemos e não sabemos sobre esse tema? O que precisamos pesquisar sobre o tema para complementar o que sabemos e validar a reportagem como científica?
    2. Como faremos a pesquisa, a seleção e a curadoria das informações? Quais são as fontes confiáveis para a pesquisa? Como percebemos a qualidade do texto escolhido? Como vamos utilizar essas fontes e organizá-las para, depois, usá-las e referenciá-las na reportagem?
    3. Quem são os especialistas na área que podem ser entrevistados?
    4. Quais serão os recursos utilizados para introduzir a voz do entrevistado ou de outros textos na reportagem: citação direta ou indireta, paráfrase, referenciação, entre outros?
    5. A reportagem terá recursos não verbais, como gráficos e infográficos? Eles serão retirados de alguma fonte ou serão produzidos pelo grupo com base nos dados e informações pesquisados?
  1. Façam um roteiro da reportagem, com a estrutura e os tópicos de cada parágrafo, além das imagens, gráficos, infográficos, se houver.
  2. Para a entrevista, produzam um roteiro com as questões que podem ser feitas aos entrevistados, com base nas informações que vocês já conseguiram com a pesquisa, de modo a aprofundá-las ou buscar esclarecimentos. Depois, convidem o ou os entrevistado ou entrevistados e agendem data e horário da entrevista.

Caso a entrevista seja gravada, transcrevam o texto. Para a reescrita, eliminem as marcas de oralidade, como repetições, antes de inseri-lo na reportagem.

  1. Com base no roteiro da reportagem e levando em conta o que foi discutido no planejamento, comecem a produção textual.
    1. Observem a linguagem, que deve ser clara e objetiva e adequada ao público-alvo.
    2. Ao escreverem, observem onde e quando usar os modos de introdução de outras vozes no texto ou de introdução da posição do autor e outros autores citados (segundo ou de acordo com tal autor, por exemplo).
    3. Observem também a progressão do tema e como o texto será organizado para que tenha uma sequência.
    4. Com relação a imagens, gráficos ou infográficos, estabeleçam uma relação clara entre eles e o texto verbal. Coloquem títulos e/ou legendas perto do parágrafo a que se referem.
    5. Leiam novamente o texto e vejam se há algo a ajustar antes da revisão.
  2. Após a escrita, passem à revisão e à edição do texto.
    1. Troquem a reportagem com outro grupo, para que eles a revisem. Utilizem a pauta de revisão que vocês estão construindo desde a Unidade 1.
    2. Combinem como serão feitas as marcas de revisão, os comentários e as sugestões no texto.
    3. Analisem o que foi apontado pelos colegas, façam os ajustes necessários e editem o texto.
    4. Digitem o texto em um processador e editor de texto. Feito isso, analisem a melhor posição de texto e imagem, fazendo uma pré-diagramação.
  3. Conversem com o professor e os outros grupos para definir onde a reportagem on-line será publicada e como poderá ser divulgada para a comunidade escolar.

ORALIDADE

Vlogue científico

Agora, você e seu grupo vão transformar a reportagem de divulgação científica em um vlogue. Para entenderem melhor esse gênero textual, vocês vão assistir a um vlogue científico que o professor vai exibir.

Você sabe a origem do termo vlog? Ele vem da palavra inglesa videoblog, que, abreviada, virou vlog. Em português, ficou vlogue.

Observação

  1. Depois de terem assistido ao vlogue, sigam as orientações seguintes.
    1. Analisem os aspectos verbais e não verbais. Para isso, façam um roteiro com alguns itens como: postura corporal, expressão facial, gestos, tom de voz, ritmo de fala, direção do olhar para a câmera, cenário, vinhetas, sonoplastia, apresentação ou início do vlogue, desenvolvimento do tema, encerramento, entre outros.
    2. Discutam entre vocês o que descobriram e, depois, compartilhem com a turma. Ao final, produzam um mural com a estrutura e as características do vlogue, para servir de apoio ao que vocês irão produzir.

Planejamento e elaboração

  1. Usem o roteiro de análise do vogue para ajudá-los a decidir as partes que vocês querem incluir no vlogue, as que precisam constar dele e a inclusão de outros itens, se acharem necessário.
  2. No planejamento, discutam o que pode fazer parte do vlogue, como: nome do episódio; número de apresentadores; presença ou não de entrevistado ou entrevistados ; local da gravação e eventual cenário; recursos tecnológicos necessários (microfone, gravador, computador com acesso à internet, programa de edição de áudio e vídeo ); divisão das tarefas no grupo; tempo de duração do vlogue.

Lembrem-se de incluir o tempo ao lado dos elementos que serão incorporados ao vídeo, como as falas, vinhetas de abertura ou fechamento , para que o vlogue se mantenha dentro do tempo máximo combinado com a turma.

4. Elaborem o roteiro do vídeo, que pode ser bem simples, em duas colunas, como o modelo sugerido a seguir.

Roteiro de vídeo

Áudio

Vídeo e efeitos

Fala do apresentador(es), convidados e entrevistados.

Descrição da cena, cenário, movimentos da câmera, sonoplastia.

Gravação, edição e divulgação

5. Antes da gravação, o ensaio! O vlogueiro deve ensaiar suas falas lendo-as várias vezes e observando o tom e a empostação da voz, para que sua fala pareça o mais natural possível no vídeo, como se estivesse conversando com o público. Durante a gravação, peçam silêncio. Os encarregados da gravação também devem ensaiar, observando onde cada um deve ficar, onde posicionar o celular ou a câmera, o melhor enquadramento para filmar, a qualidade e o direcionamento da luz.

Ilustração. Ao centro, um pedestal com um celular na horizontal com contornos em preto e câmera ligada. Ao centro, silhueta de uma pessoa vista dos ombros para cima. À esquerda e à direita, cada um com pedestal, luzes arredondadas. Texto nas cores vermelha e branca: LIVE
  1. Na edição, limpem o áudio de ruídos ou sons indesejáveis; verifiquem se a voz dos participantes está clara; cortem partes desnecessárias, como erros durante a fala; insiram a sonoplastia e as vinhetas.
  2. Conversem com a turma e o professor para decidirem como farão a postagem e a divulgação dos vlogues.
Fotografia. De frente para uma mesa em bege, um menino sentado de frente. Ele tem cabelos crespos pretos e mechas em loiro. Ele olha para frente, sorrindo, com fone de ouvido na cor preta sobre a cabeça, com a mão direita para cima, vestido de camiseta branca e camisa por cima xadrez de manga comprida em bege e preto. Sobre a mesa, à frente, um celular na horizontal sobre um pedestal em pé. À direita, um notebook visto parcialmente, na cor cinza, e um mouse na cor branca. Em segundo plano, móveis do lar.
A posição da câmera em relação à luz é importante para não causar sombra no vídeo.

VOCÊ, BOOKTUBER

Booktubes

No segundo bimestre, você continuou com sua tarefa de booktuber, lendo e elaborando conteúdo literário sobre o livro escolhido para produzir o booktube. Agora, vamos começar compartilhando essa produção com os colegas.

Conforme você for assistindo aos booktubes, analise as indicações e decida por qual você se interessa mais. Isso porque, desta vez, você vai ler um dos livros indicados e, ao final, produzir o seu booktube e esclarecer se a indicação foi útil ou não.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Assistindo aos booktubes.
    1. Com os colegas, organize a sala para as apresentações.
    2. Combine com o professor qual será a ordem de apresentação e dos comentários.
    3. Tome nota do que achar mais interessante e que possa ajudá-lo a tomar uma decisão ou a interagir com os colegas.
    4. Com base nas suas anotações, elabore perguntas aos booktubers que o ajudem a tomar uma decisão.
    5. Analise todas as suas anotações e as discussões após as apresentações para escolher seu próximo livro.
  2. Elaboração da resenha
    1. Organize suas anotações e acrescente outros itens, como nome do autor ou organizador do livro, do ilustrador, da editora, a data de publicação
    2. Elabore um roteiro, como o sugerido no modelo a seguir e, com base nele, faça a primeira versão da resenha.
Ícone. Modelo.
Roteiro – resenha crítica

Nome da obra

Apresentação da obra

(Quem é o autor, ilustrador etc.)

Resumo

Pontos positivos

Pontos negativos

Opinião com argumentos

(Se gostou, qual é a parte mais interessante, se há relação dessa obra com outras, se alguma parte não estava bem explicada, o que você achou depois de ler a obra etc.)

c. Ao final, leia, revise e edite o texto. Você pode usar a pauta de revisão para ajudá-lo. Lembre-se do que já aprendeu sobre como introduzir outras vozes ao texto, pois talvez você possa utilizar esse recurso em algum momento.

Além da resenha, dê outras dicas de leitura, comente outros canais, proponha rodas literárias ou bate-papos com autores ou fãs.

  1. Gravação do vídeo
    1. Elabore o roteiro de vídeo, como o sugerido na seção Oralidade. Antes da gravação, ensaie para que sua fala pareça o mais natural possível, como se você estivesse conversando com o público. Caso a gravação não seja possível, siga as orientações do professor.
    2. No dia da gravação, procure um local silencioso para realizá-la. Lembre-se de verificar o melhor enquadramento para a filmagem e a qualidade e o direcionamento da luz.
    3. Após a gravação, edite o vídeo, eliminando os ruídos e fazendo os córtes necessários.
  2. Apresentação e avaliação
    1. Pronto! Apresente o vídeo aos colegas e poste no canal escolhido.
Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Depois, faça com o professor e os colegas uma enquete para saber quais livros foram mais bem classificados pelos booktubers! Verifiquem a classificação dos livros de acordo com cada booktuber.
  2. Na enquete, deve constar o nome do booktuber, o título do livro, a classificação e a recomendação. Vocês podem criar símbolos para representar a classificação: por exemplo, cinco estrelas representa um livro fantástico!
  3. Tabulem os dados e façam a classificação partindo dos mais votados para os menos votados.
  4. Elaborem um cartaz com o resultado para publicar com os booktubes no canal.
  5. Para finalizar, façam uma roda e conversem sobre a experiência, apontando aspectos positivos e negativos e o que mudariam em uma próxima vez.
Ilustração. Oito jovens um ao lado do outro, meninos e meninas conversando entre si. Sobre a cabeça deles, balões de fala. Eles são negros, loiros e ruivos, com roupas de cores e estilos diferentes. Alguns, estão com mochila sobre as costas.

EU APRENDI!

1. Leia o texto e responda às questões no caderno.

Imagem histórica de buraco negro central da Via Láctea é só o começo

Flávia Correia

Na semana passada, um feito científico histórico foi divulgado ao público: a captação da primeira imagem real do buraco negro supermassivo Sagitário A*, que fica no coração da Via Láctea.

Agora, o Event Horizon Telescope  está pronto para dar seus próximos passos nas observações de buracos negros, fazendo vídeos que possam mostrar gases fluindo violentamente nessas misteriosas regiões do espaço-tempo.

Os buracos negros estão constantemente se agitando à medida que as órbitas de gás fluem ao seu redor, no chamado horizonte de eventos. No entanto, nunca foram registradas imagens em movimento capazes de mostrar toda essa turbulência.

Filmes produzidos por imagens repetidas dos buracos negros ao longo de meses e anos são um sonho para a comunidade científica astronômica. Os pesquisadores esperam que tais filmes mostrem a evolução dos discos de acreçãoglossário conforme o gás flui em seu entorno e como os campos magnéticos dentro do disco ficam emaranhados e se findam enquanto são arrastados pelos buracos negros.

De acordo com , cientista da computação do Instituto de Tecnologia da Califórnia Caltech, já houve tentativas de fazer um filme. “Nós tentamos isso com dados de 2017. Desenvolvemos algoritmos que nos permitiram fazer filmes e aplicamos isso aos dados”, acrescentou. “Vimos que, embora houvesse algo interessante lá, os dados que temos atualmente não são o suficiente para fazer algo realmente confiante.”

Fotografia de satélite. Céu em tons de azul-escuro com centenas de esferas pequenas em branco ao redor. Ao centro, uma nuvem de poeira circular em tons de azul-claro e ao centro, em amarelo.
A Via Láctea tem bilhões de estrelas.

Assim, os cientistas precisam de mais dados antes que um vídeo seja viável. No entanto, capturar esses dados leva muito tempo, e os telescópios que compõem o projeto têm outros programas de observação para completar. reticências

CORREIA, Flávia. Imagem histórica de buraco negro central da Via Láctea é só o começo. Olhar digital [on-line], 16 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/cxqtKj Acesso em: 19 maio 2022.

O que o título desse texto sugere ao leitor?
  1. O vocabulário utilizado no texto mostra que ele trata de um tema específico, relacionado à Ciência. Identifique fragmentos que comprovem essa afirmação.
  2. Qual é a função do advérbio “agora”, utilizado no começo do segundo parágrafo?
  3. Ainda no segundo parágrafo, evidencia-se o fato de que existe uma possibilidade de o telescópio mostrar os gases fluindo nos buracos negros. Em que trecho se verifica isso?
  4. Segundo o texto, por que os filmes representam um avanço na pesquisa dos buracos negros?
  5. De acordo com o texto, o que impede a produção desses filmes?
  6. Que expressão é utilizada para introduzir a fala da cientista ? Qual é a função dessa expressão?
  7. Do ponto de vista gramatical, como essa expressão se classifica?
  8. Observe a oração: “Assim, os cientistas precisam de mais dados antes que um vídeo seja viável.”.
    1. Quant o à regência, qual é o termo regido em relação ao verbo destacado?
    2. Qual é a função sintática desse termo?
  9. No trecho “Filmes produzidos por imagens repetidas dos buracos negros ao longo de meses e anos são um sonho para a comunidade científica astronômica”, qual é o valor semântico da preposição destacada?
  10. Identifique, no texto, três palavras: proparoxítonas, paroxítonas não acentuadas e paroxítonas terminadas em ditongo.

VAMOS COMPARTILHAR

A Ciência nas descobertas históricas

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Como você imagina que os avanços científicos e tecnológicos podem ser aliados em descobertas históricas?
  2. Leia a reportagem a seguir. Pelo título, do que trata o texto?

Arqueólogos encontram mais antigo e grandioso monumento da civilização maia

Construção foi redescoberta por uma equipe internacional graças a sobrevoos e escavações na área

Reinaldo José Lopes                                                                                                                                                                 3 junho 2020 

SÃO CARLOS São Paulo cêrca de 3.000 anos, indígenas que viviam no sul do atual México usaram argila e terra batida para construir uma plataforma de 1,5 quilômetros de comprimento, cuidadosamente disposta para permitir a observação do Sol nascente no início do verão e do inverno.

reticências

Os achados na localidade de Aguada Fénix, assim como outras descobertas impactantes sobre os maias nos últimos anos, só se tornaram possíveis graças ao emprego mais frequente da tecnologia designada pela sigla Lidar (em inglês, algo como “detecção e mapeamento por luz”).

Os aparelhos de Lidar usam pulsos de laser, emitidos por aviões ou drones que sobrevoam determinada área, para “enxergar” detalhes topográficos que normalmente ficam ocultos pela vegetação densa – o que é justamente o caso da mata tropical predominante nos antigos territórios maias.

Reprodução de imagem em 3d. Vista do alto de local com vegetação verde e ao centro, grandes partes em marrom-claro e à esquerda, uma parte retangular em marrom-escuro. Ao fundo, parte com um curso em azul claro.
Imagem em 3-D de Aguada Fénix.

Mais ou menos como acontece no caso dos ecos sonoros, os pulsos de laser são lançados do alto, “batem” no solo e são captados por detectores nos aviões. A velocidade desse processo corresponde, de maneira precisa, às áreas com elevações e depressões no chão. Assim, é possível montar um mapa topográfico do que está embaixo da floresta sem derrubar uma única árvore.

reticências

LOPES, Reinaldo José. Arqueólogos encontram mais antigo e grandioso monumento da civilização maia. Folha de São Paulo, São Carlos São Paulo, 3 junho 2020. Disponível em: https://oeds.link/udSo6S Acesso em: 16 maio 2022.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. De acordo com o texto, como esses achados se tornaram possíveis?
  2. Como esses aparelhos funcionam?

Pesquisa!

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. Em grupos, vocês vão elaborar uma apresentação sobre a civilização maia, suas contribuições astronômicas e tecnológicas para a humanidade e como a Ciência e a tecnologia contribuíram para as descobertas desses sítios arqueológicos.
  2. Para isso, pesquisem, na biblioteca da escola ou on-line, informações e dados em diversas fontes, como livros, revistas e artigos científicos impressos e digitais, documentários.
  3. Selecionem, com a ajuda do professor, as informações e os dados que considerarem pertinentes para a apresentação. Confiram a qualidade e a veracidade desse material e lembrem-se de referenciar de onde a informação ou o dado foi retirado.
  4. Organizem o material e façam anotações das partes que vão usar, que podem ser quadros, esquemas, grifos ou tomada de notas.
  5. Planejem a apresentação usando slides. Pensem no título e no conteúdo de cada isláidi, dando uma sequência lógica. Insiram também introdução e encerramento.
  6. Criem um roteiro de apresentação, que poderá servir de apoio também na apresentação oral.
  7. No dia combinado, façam a apresentação.

Para ampliar

VEIGA, Edison. Mapeamento a laser revela mais de 60 mil construções maias escondidas em floresta da Guatemala. BBC News Brasil, São Paulo, 28 setembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/wOyAEu. Acesso em: 16 maio 2022.

Glossário

audiológico
: referente à audição.
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acuidade
: grau de sensibilidade de um sentido, como o auditivo.
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alteração retrococlear
: alteração na estrutura situada após a cóclea, que é o órgão da audição, provocando comprometimento auditivo.
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decibéis
: Para que se tenha ideia de tais medidas, a intensidade da fala humana é de, aproximadamente, 60 . Já um motor de caminhão está em torno de 80 .
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disco de acreção
: estrutura formada por materiais difusos que orbitam um corpo central, que pode ser uma estrela jovem, uma protoestrela, um buraco negro
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