UNIDADE 7  Participe desta campanha!

Nesta unidade, convidamos você a explorar alguns textos publicitários. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!

Fotografia. Vista geral de um local, com céu em azul-escuro, sem estrelas e, ao centro, uma estátua do Cristo Redentor, na horizontal, em tons de azul. Homem em pé, de cabelos até os ombros e braços abertos. Na parte inferior, ao centro, caminho em azul e estruturas da mesma cor à esquerda e à direita.

EU SEI

Sou influenciado por propagandas?

Compreender a diferença entre publicidade e propaganda e se posicionar em relação à influência desses textos nas tomadas de decisão das pessoas.

Banner. Banner na vertical. Na parte superior, esfera terrestre de cor azul-claro, continentes em tons de marrom e verde e, acima dele, fitas com a ponta inferior cruzada em laranja, azul e verde. Ao redor da esfera, nuvens em branco. Mais abaixo, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! Na ponta da direita, um balão de fala de cor verde, com texto em roxo: 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, logotipos.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Abrace esta ideia!

Compreender o contexto de produção e circulação de propagandas de campanhas de conscientização.

Capítulo 2 – Sua voz vale muito!

Analisar propagandas em diferentes formatos, como cartaz e audiovisual.

Cartum. Cartum em formato de página de história em quadrinhos. Em um local aberto, de vegetação rasteira em verde, arbustos ao redor, árvore à esquerda, de tronco em marrom e folhas verdes. À frente, três crianças, em pé, uma perto da outra. À esquerda, André, menino de cabelos pretos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul, com detalhes em branco. Ele está com o braço direito para trás, olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: AH, EU ADORO MELANCIA! AH, EU ADORO MELANCIA... ...AH, EU ADORO MELANCIA... À direita, Cebolinha, menino de cabelos finos pretos e arrepiados, de camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, com o corpo para a esquerda, fala: O QUE DEU NO ANDLÉ? SELÁ QUE ELE ESTÁ VILANDO A MAGALI? À direita, Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a esquerda, vestido de mangas curtas em vermelho, pálpebras um pouco baixas, com o dedo indicador da mão direita sobre a boca. Ela fala: NÃO CEBOLINHA! O ANDRÉ É AUTISTA E, MUITOS DELES TÊM ECOLALIA, QUE É O HÁBITO DE REPETIR UMA FRASE DIVERSAS VEZES! Na parte inferior, assinatura de Maurício de Souza.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Ilustração. À esquerda, uma mulher em pé, de costas, de cabelos longos pretos, camiseta amarela, saia longa em azul, par de tênis em amarelo e segura na mão direita, uma lupa redonda. Perto dela, um olho azul e uma engrenagem em azul. Mais à direita, gráfico em barras na vertical em tons de amarelo e rosa. À direita, próximo do gráfico, um homem em pé, de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em azul, calça amarela e sapatos em verde e preto. Ele está sobre uma esteira e com o dedo indicador da mão direita sobre o gráfico em barras. À direita dele, uma engrenagem e um quadrado com uma mão com o polegar levantado.

VAMOS COMPARTILHAR

Avaliação do consumidor

Analisar estratégias de marketing por trás da avaliação do consumidor.

EU SEI

Sou influenciado por propagandas?

Para vender um produto ou fazer com que as pessoas se mobilizem a favor de uma campanha social ou de conscientização, por exemplo, os publicitários têm de lançar mão de vários recursos, textuais e/ou imagéticos, e usar de muita criatividade para persuadir o público-alvo.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você se lembra de alguma campanha publicitária que chamou a sua atenção? Se sim, conte aos colegas.
  2. Nessa campanha, o que realmente chamou a sua atenção e o levou a gostar do que estava sendo anunciado? Por quê?
  3. Você se considera uma pessoa influenciável por anúncios publicitários ou propagandas? Por quê?
  4. Na sua opinião, os consumidores são influenciados a ponto de comprar produtos de que não precisam? Explique.
  5. Quanto às campanhas sociais, você acha que elas influenciam as pessoas a aderir à ideia ou à causa em questão? Por quê?

Pesquisa e discussão

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. O anúncio publicitário é diferente de uma propaganda, embora ambos visem persuadir o interlocutor.
    1. Em grupos, formulem hipóteses e discutam sobre qual é essa diferença.
    2. Depois, pesquisem na biblioteca da escola ou on-line para verificar se suas hipóteses se confirmam ou não. Lembrem-se de tomar notas das informações levantadas.
    3. Compartilhem com os outros grupos o que descobriram e conversem sobre os achados.
    4. Ao final, produzam um mural explicando a diferença entre anúncio publicitário e propaganda e dando exemplos retirados de revistas, jornais ou outras publicações.

7. Observe esta foto da estátua do Cristo Redentor, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Fotografia. Vista geral de um local, com céu em azul-escuro, sem estrelas e, ao centro, uma estátua do Cristo Redentor, na horizontal, em tons de azul. Homem em pé, de cabelos até os ombros e braços abertos. Na parte inferior, ao centro, caminho em azul e estruturas da mesma cor à esquerda e à direita.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É um cartão-postal do Rio de Janeiro, conhecido no mundo todo.
  1. O que mais chama a sua atenção nessa foto? Por quê?
  2. Na foto, a iluminação especial do Cristo Redentor faz parte da ação de uma campanha. Ela leva você a se lembrar de algo? Se sim, o quê?

Caso não se lembre de nada, leia a tirinha para ajudá-lo.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Cebolinha, menino de cabelos finos pretos, com camiseta de gola verde, bermuda preta e sapatos marrons. Cascão, menino de cabelos pretos, crespos, com manchas pretas nas bochechas, camiseta em amarelo, macacão vermelho de uma alça, pés descalços. André, menino de cabelos pretos lisos penteados para frente, camiseta em vermelho, bermuda e sapatos em azul. As cenas se passam de noite, céu em preto com várias estrelas amarelas, de frente para a estátua do Cristo Redentor, em azul. Q1 – À esquerda, Cebolinha, visto da cintura para cima, olhando para a direita, com os olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: CASCÃO, TEMOS UMA MISSÃO AQUI NO LIO DE JANEILO! DESCOBLIR QUEM DEIXOU O CLISTO LEDENTOR TODO AZUL! Q2 – Ao centro, André, sentado, segurando com as mãos, um livro de capa em azul. À direita, Cascão, com a mão esquerda para trás e braço direito para frente. Ele diz: É POR CAUSA DO ANDRÉ E MAIS UM MONTE DE GENTE QUE TAMBÉM É AUTISTA! Cebolinha, à esquerda, de braços abertos, faz a pergunta: COMO ASSIM? Ao fundo, céu em lilás. Q3 – Cebolinha, visto da cintura para cima, olhando para trás, onde há o André sentado, lendo e diz: PARA A CONSCIENTIZAÇÃO! Cascão, à frente, completa, olhando para frente, com pálpebra para baixo: É QUE, HOJE, É 2 DE ABRIL, O DIA MUNDIAL DO AUTISMO! É QUANDO MUITOS MONUMENTOS DO MUNDO TODO SE ILUMINAM DE AZUL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO! PAIVA JR., Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, [S.I.], 29 mar. 2019.

PAIVA Júnior, Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 29 março 2019. Disponível em: https://oeds.link/HGpR2Vo/. Acesso em: 11 julho 2022.

c. Quais são os recursos utilizados na tirinha para chamar a atenção do leitor para uma causa social? Que efeitos de sentido eles produzem?

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Abrace essa ideia!

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

Você acabou de observar duas ações de marketing que fazem parte de uma campanha: a iluminação azul que o Cristo Redentor recebeu em 2017 e uma tirinha de Mauricio de Sousa sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criada em 2019.

1. Agora, observe estas propagandas da campanha de 2022. Qual é a principal mensagem que elas transmitem?

Letra a.

Cartaz do Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2022

Cartaz. Cartaz vertical em tons de azul. À esquerda, André, criança de joelhos, de cabelos pretos lisos para frente, de camiseta vermelha, bermuda e par de tênis em azul-claro, com detalhes e cadarço em branco. Ele está com o braço esquerdo para frente, segurando uma fita rosa com a ponta inferior cruzada. À direita, esfera terrestre em tons de azul, com fitas de pontas cruzadas, coloridas em azul, verde, laranja, amarelo e roxo. Na parte superior, balão de fala em verde e texto: 02 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! #AutistaEmTodoLugar Logotipos diversos.
Cartaz oficial da campanha nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Letra b.

Banner da Campanha de Conscientização do Autismo 2022

Banner. Banner na vertical. Na parte superior, esfera terrestre de cor azul-claro, continentes em tons de marrom e verde e, acima dele, fitas com a ponta inferior cruzada em laranja, azul e verde. Ao redor da esfera, nuvens em branco. Mais abaixo, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! Na ponta da direita, um balão de fala de cor verde, com texto em roxo: 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, logotipos.

CAMPANHA Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 2022. Disponível em: https://oeds.link/RjCtOX Acesso em: 16 junho 2022.

A campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing planejadas para atingir um objetivo. Há vários tipos de campanha, como a de conscientização. Toda campanha parte de um tema estabelecido pela equipe de criação da agência de publicidade a partir de um briefing apresentado pelo cliente. Como o tema serve para unificar a campanha, ele tem de estar presente em todo o material de comunicação.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Sua hipótese sobre a mensagem transmitida pelas propagandas se confirmou?
  2. Qual é a mensagem?
  3. Na sua opinião, qual é o objetivo dessa campanha?
  4. Você acha que a campanha é necessária? Por quê?
  5. Observe novamente as duas propagandas.
    1. O objetivo da campanha fica claro em ambas? Por quê?
    2. Que elemento, ou elementos, você acha que unifica as propagandas para que elas transmitam a mesma mensagem? Explique.
  6. O título, geralmente, é escrito com tamanho de fonte maior e tem a função de chamar a atenção do leitor.

Você acha que “Lugar de autista é em todo lugar!” pode ser considerado o título dessas propagandas? Por quê?

  1. Observe as cores predominantes nas propagandas. Que impressões elas despertam no leitor?
  2. No cartaz, que relações podemos construir entre a imagem e o texto verbal?

Que recursos gráficos foram utilizados para destacar o título?

  1. No banner, que relações podemos construir entre a imagem e o texto verbal?
  2. Como a campanha é marcada nas redes sociais? No que isso ajuda a ação?
  3. Quem assina as duas propagandas?

As propagandas podem apresentar elementos imagéticos, como fotografias e ilustrações; elementos verbais, geralmente compostos de título, corpo do texto, slogan e assinatura; ou elementos híbridos, ao mesclar o verbal com o não verbal.

A variação na composição das propagandas está relacionada aos objetivos e às estratégias de comunicação estabelecidos por quem anuncia. As propagandas podem ter formatos estáticos, como cartazes e banners, ou ter movimento, como audiovisuais

Já a campanha publicitária é direcionada a determinados públicos-alvo e, de acordo com eles e com o objetivo, irá adaptar o tipo de linguagem, as estratégias persuasivas e escolher os meios e os veículos de comunicação em que as peças irão circular.

Outras campanhas de conscientização

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

12. Leia a tirinha a seguir.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelo azul escuro, de camiseta e bermuda azul claro. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, de calça azul e sapatos em cinza. Q1 – À esquerda, Armandinho com o corpo para a direita, cabeça para cima, pergunta: PAI, EU JÁ POSSO DOAR SANGUE? À direita, pai de Armandinho, visto parcialmente, de costas para ele. Q2 – À esquerda, Armandinho com a cabeça para cima, boca fechada, observando o pai à frente dele. Este diz: CLARO QUE NÃO, FILHO! SÓ COM DEZESSEIS ANOS! Q3 – À esquerda, Armandinho com a cabeça para cima, braço esquerdo para frente, fala: ENTÃO EXPLICA ISSO PROS MOSQUISTOS LÁ DO QUARTO!

BECK, Alexandre. Armandinho Três. Florianópolis: Edição do autor, 2014. página 94.

  1. O que produz humor na tirinha?
  2. De fórma bem-humorada, para o que a tirinha chama a atenção?
  1. Você já viu alguma propaganda de doação de sangue? Em caso positivo, qual?
  2. Na sua opinião, doar sangue é importante? Por quê?

15. Observe este cartaz para responder às questões de compreensão.

Cartaz. Cartaz na vertical. Dividido ao meio, à esquerda em verde e à direita em azul. À esquerda, mão de uma pessoa negra e, à direita, de pessoa branca, uma de frente para outra fazendo o desenho de coração. Abaixo das mãos, um tubo fino na horizontal por onde passa sangue e, na ponta da direita, um adesivo redondo em bege-claro. Na parte superior, à esquerda, texto: DISQUE SAÚDE 136 À direita, logotipos de redes sociais. #DoeSangue. Abaixo, texto: DOE SANGUE REGULARMENTE Com a nossa união, a vida se completa Vamos restabelecer os estoques de sangue do País e salvar a vida de milhares de brasileiros. Informe-se em um hemocentro e saiba como doar em segurança durante a pandemia. Na parte inferior direita, logotipos diversos. Na parte inferior esquerda, texto: Saiba mais em gov.br/saude

BRASIL. Ministério da Saúde. Campanha de Doação de Sangue. Brasília, 2021.

TEXTUAL

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

Respondam às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Qual é a mensagem do cartaz?
  2. Analisando o cartaz, vocês diriam que a mensagem conseguiu atingir seus objetivos, ou seja, apenas lendo o cartaz vocês doariam sangue, se tivessem a idade e as condições físicas necessárias para isso? Por quê?
  3. As propagandas apresentam determinados elementos verbais em sua composição. No entanto, não há uma estrutura rígida, ou seja, nem todas as propagandas apresentam todos eles.

Em relação ao cartaz sobre doação de sangue, identifiquem:

Ícone. Modelo.

Título

Corpo do texto

Slogan

Assinatura

  1. Onde esse cartaz pode ter circulado?
  2. Qual é o público-alvo dessa campanha?
  3. As cores predominantes nesse anúncio despertam alguma impressão no leitor? Qual?
  4. Que estratégias de persuasão o autor utilizou para “vender” a ideia de doar sangue?
  5. Como o uso do modo imperativo pode ajudar na persuasão?
  6. Além do chamamento à ação de doar sangue, o cartaz apresenta outros textos, em corpo menor. Qual é o objetivo desses textos?
  7. Quais são os canais apresentados para que o possível doador se informe?
  8. Como a campanha é marcada nas redes sociais?

Para ampliar

O Canal Autismo apresenta conteúdo jornalístico sobre o transtorno do espectro autista. Disponível em: https://oeds.link/u4r882 Acesso em: 12 junho 2022.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Aposto e vocativo

Responda às questões no caderno.

  1. Releia a tirinha da seção Eu sei, página 229.
    1. No primeiro quadrinho, como sabemos a quem Cebolinha se dirige?
    2. Considerando que a tirinha retrata uma conversa, com qual finalidade essa palavra foi utilizada?

O vocativo é um termo utilizado pelo falante para chamar diretamente o interlocutor. Esse termo pode ser um nome, um apelido, uma característica, uma profissão

2. Você sabe por que o azul é um dos símbolos do transtorno do espectro autista (TEA)? O texto a seguir explica a razão. Acompanhe-o.

Cor azul

A relação da cor azul com o autismo se originou com a Associação de Defesa do Autismo (cuja cor primária é o azul), conhecida como Autism Speaks, já que sua campanha Light it Up Blue (Ilumine em Azul) pede que as pessoas usem azul no dia 2 de abril Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Além disso, essa cor está associada a um sentimento de calma e aceitação em um mundo barulhento e agitado para pessoas do espectro.

Ademais, a cor azul busca representar a maior incidência do TEA no sexo masculino, já que para cada 4 meninos, existe uma menina no espectro.

reticências

AUGUSTO, Verdadeiro. Símbolos do Transtorno do Espectro Autista: visibilidade e inclusão. Click inclusão, abre colchetesem localfecha colchete, 4 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/FKUEAV. Acesso em: 10 junho 2022.

  1. No texto, há um trecho que traz uma informação complementar sobre a Associação de Defesa do Autismo, relacionada ao seu nome em inglês. Identifique-o.
  2. Segundo a autora, além da relação entre a cor e a associação, que outras razões levaram à escolha do azul para representar o autismo?

O aposto é um termo da oração que se liga a um nome anterior com a finalidade de explicar, esclarecer ou identificar esse nome. Dependendo da finalidade, o aposto pode ser classificado em: explicativo, enumerativo, resumidor, especificador, entre outros.

3. Leia o trecho de um artigo a seguir.

Arteterapia, uma possibilidade para o tratamento do autismo

reticências

Existe atualmente uma gama de terapias para serem tratadas as pessoas autistas, embasadas e comprovadas cientificamente. Atendendo às motivações em defesa da diversidade das pessoas que possuem o diagnóstico de autismo, trago uma reflexão sobre os benefícios e a importância da arteterapia também para pessoas autistas.

reticências

A arteterapia é um acompanhamento terapêutico realizado por meio da arte, para todos, em todas as idades, individualmente ou em grupo. Nas expressões artísticas espontâneas, autênticas e livres, a pessoa vivencia suas emoções e sentimentos, proporcionando dessa forma um novo olhar para si, reconhecendo e transformando seus anseios, propiciando autoconhecimento, estimulando a autoestima e a autoconfiança, adquirindo, assim, mais equilíbrio em seu desenvolvimento.

reticências

Fotografia. Vista geral de uma criança, com blusa de mangas compridas em amarelo, com as mãos unidas, cobertas com tintas em azul, vermelho e tons de amarelo. Ao fundo, papeis brancos com marca de uma mão em tons de vermelho, amarelo e verde.
A arteterapia pode trazer benefícios para pessoas com autismo.

, Patrícia F. E. Arteterapia, uma possibilidade para o tratamento do autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 15 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/OKxgnr Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Já no título do artigo, localizamos um aposto. Identifique-o e indique qual é a sua finalidade.
  2. No primeiro parágrafo, a autora menciona as terapias utilizadas para o tratamento de pessoas com autismo. Que termos ela usa para identificar essas terapias?
  3. De acordo com o texto, quais são os benefícios da arteterapia? Explique com suas palavras.

ORTOGRAFIA

Vírgulas em apostos e vocativos

Responda às questões no caderno.

1. Leia a agá quê para responder às questões.

História em quadrinhos. História em quadrinhos composta por três quadros. Apresenta como personagem: André, menino de cabelos pretos lisos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul. Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a direita e vestido em vermelho. Magali, menina de cabelos curtos pretos e vestido em amarelo. Cebolinha, menino de cabelos pretos finos e arrepiados, com camiseta de gola em verde. Cascão, menino de cabelos crespos pretos, com camiseta amarela e macacão em vermelho. Título: ANDRÉ em SEM SURPRESAS. Na parte superior, dois logotipos. Q1 – André sentado sobre sofá de cor azul-claro, segurando com as mãos um tablet cinza. Do tablet, um balão de fala: ESTE ISOLAMENTO SOCIAL NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL, NÃO! Outro balão de fala: MAS TEM ALGUMA COISA DE QUE VOCÊS ESTEJAM GOSTANDO? Q2 – Foco nas mãos de André, segurando tablet cinza. Na tela, quatro imagens de pessoas diferentes falando, vistas dos ombros para cima: Na ponta superior esquerda, Mônica olhando para a direita, diz: DIZ AÍ, MAGALI! Na ponta superior direita, Magali, com o corpo para a esquerda e com a língua para fora, diz: ESTOU COMENDO MAIS COISAS GOSTOSAS QUE A MINHA MÃE FAZ! Na ponta inferior esquerda, Cebolinha, olhando para frente sorrindo, diz: ESTOU TENDO TEMPO PLA PENSAR EM VÁLIOS PLANOS! Na ponta inferior direita, Cascão, olhando para frente sorrindo, diz: E VOCÊ, ANDRÉ? Na ponta inferior à direita, imagem pequena de André olhando para frente, sorrindo. Q3 – À esquerda, André olhando para frente e, ao redor dele, um círculo contornando em azul com borda em laranja. Ele diz: COMO EU NÃO GOSTO DE SURPRESAS, ESTÁ SENDO BOM, POIS NINGUÉM MAIS VEM AQUI EM CASA SEM AVISAR! À direita, a tela do tablet com a imagem dos quatros amigos de olhos fechados, rindo: HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! FIM.

INSTITUTO MAURICIO DE SOUSA; REVISTA AUTISMO. André em Sem surpresas. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 22 junho 2020. Disponível em: https://oeds.link/IbMwXP Acesso em: 16 junho 2022.

  1. Sobre o que os personagens estão conversando?
  2. Como os personagens estão se comunicando? Por quê?
  1. Qual aspecto positivo do isolamento é citado por cada personagem?
  2. Quais são os vocativos presentes na agá quê?
  3. Que sinal de pontuação é utilizado para separar o vocativo?

O vocativo é um termo isolado, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado da oração. Por isso, ele deve ser separado por vírgula.

2. Leia esta notícia.

Junho Vermelho incentiva a doação de sangue em todo o país

Já ouviu falar da doença Talassemia? A enfermidade hereditária é uma espécie de anemia crônica.

A forma grave obriga o paciente a receber transfusões de sangue, a cada 15 dias, e a cura só vem por um transplante de medula óssea, indicado apenas para crianças e adolescentes. reticências

Neste mês, chamado de Junho Vermelho, a Associação Brasileira de Talassemia promove uma ação para incentivar a doação de sangue em todo o país.

Com o lema Doe sangue. Salve pessoas!, a campanha acontece em onze estados, entre eles Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. reticências

Eduardo Froes, presidente da Associação, alerta que estamos próximos ao inverno, período de baixa nos estoques dos bancos de sangue de todo o país. Por isso, ele faz um apelo por mais doações de sangue. Para ser um doador a recomendação é ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um horário, para evitar aglomerações.

COSTA, Karine. Junho Vermelho incentiva a doação de sangue em todo o país. Agência Brasil, Brasília, Distrito Federal, 3 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/GrCxJq Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Você já conhecia a doença mencionada na notícia?
  2. Qual é a relação entre a talassemia e a doação de sangue?
  3. Identifique os apostos presentes no segundo e terceiro parágrafos. A que termos eles se referem.
  4. Em que trecho aparece um aposto enumerativo? A que termo ele se refere?

O aposto geralmente é separado do termo a que se refere por algum sinal de pontuação, principalmente por vírgula. É o caso do aposto explicativo, por exemplo, que aparece algumas vezes no texto lido.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Sua voz vale muito!

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você já assistiu a algum vídeo ou leu um blogue, por exemplo, com a avaliação ou indicação de algum produto? Comente com a turma.
  2. Leia e analise o cartaz a seguir, publicado no Portal Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

Cartaz. Cartaz na vertical. Texto: O INFLUENCIADOR RESPONSÁVEL É TRANSPARENTE. Ao centro, um homem visto da cintura para cima, de frente para uma arquibancada, com um celular na mão direita e um computador na mão esquerda, mostrando-os para uma câmera fotográfica que está a frente. Na tela do celular, fundo azul, e na tela do computador, fundo branco com texto: #publicidade #publi #publipost. O homem tem cabelos escuros penteados para a direita, vestido com camisa branca de gola. Ele olha para frente sorrindo, em direção a uma câmera preta de filmagem. Ao fundo, armário branco e uma pia com utensílios de cozinha, em parede cinza-escuro. Na parte inferior, logotipos do Mercosul, secretaria do consumidor, ministério da justiça e segurança pública e da república federativa do Brasil.

CONSUMIDOR | Fique atento. Escola Nacional de Defesa do Consumidor, Brasília, Distrito Federal, 19 outubro 2021.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Para você, qual é a mensagem dessa propaganda?

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Nessa peça, há todos os elementos composicionais de uma propaganda? Quais estão presentes?
  2. Qual é o público-alvo?
  3. Tendo em vista o público-alvo e o título do cartaz, onde ele pode ter circulado?
  4. Como vocês acham que ficaria esse cartaz, que é uma peça estática, se fosse veiculada na TV? Que recursos poderiam ser utilizados para trazer movimento à peça?
  5. Vocês acham que a imagem associada ao título pode ser considerada previsível? Por quê?
  6. Na opinião de vocês, a imagem tem a fôrça necessária para persuadir o público-alvo?
  7. Vocês concordam com o título da propaganda, ou seja, que o influenciador digital tem o dever de informar de que se trata de um conteúdo patrocinado, um anúncio publicitário? Por quê?
  8. Dentro do contexto da propaganda, qual é o significado de “transparente”? Expliquem.
  9. Vocês acham que há uma relação entre “responsável” e “transparente”? Qual?
  10. Se vocês tivessem de criar uma peça publicitária alertando os seguidores sobre a publicidade feita por influenciadores digitais, como fariam?
    1. Levem em consideração o público-alvo e onde a peça irá circular.
    2. Apresentem a peça aos colegas.

No texto publicitário, exploram-se a pluralidade de significados, os jogos de palavras, a sonoridade A linguagem é simples e curta e a escolha lexical é importante para a produção de sentido, pois, muitas vezes, as palavras são usadas fora de seu uso denotativo e mais comum, passando a ter significados diferentes que surpreendem o leitor.

Peças audiovisuais

12. As cenas a seguir foram retiradas de uma propaganda audiovisual, um filme de 30 segundos produzido pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Analise as cenas e as legendas.

Cena número 1. Uma senhora de cabelos grisalhos penteados para trás, de vestido vermelho e par de luvas grandes da mesma cor, com óculos de grau no rosto e batom vermelho nos lábios. Ela está sentada de pernas cruzadas em um divã de cor bege, com um animal similar a um gambá no colo de pelos pretos e em branco do dorso. Perto dela, à direita, uma manta preta. Ao fundo, um vitrô grande. Na parte inferior, texto: A paixão da minha vida: a Fifi. Cena número 2. Foco no colo da senhora com animal, cabeça à esquerda e boca aberta com dentes pequenos afiados, focinho pequeno e olhos pretos. Na parte inferior, texto: Minha cadelinha que eu encontrei na rua. Cena número 3. A senhora em um local aberto com vegetação rasteira e árvores de folhas verdes. Ela está sentada sobre um banco marrom, com o corpo para a esquerda, braço esquerdo para cima, segurando com a mão direita a coleira do animal que está na grama. Atrás dele, há uma fumaça verde. Mais ao fundo, à esquerda, outras pessoas sentadas na grama. Na parte inferior, texto: A Fifi adora brincar. Cena número 4. Foco no rosto de um cachorro de tamanho médio, pelos em marrom claro, com parte em branco, focinho fino, olhos pretos e aumentados por efeitos especiais. Ao fundo, grama verde. Na parte inferior, texto: com outros cachorros, Cena número 5. Em um local com prédios de paredes de cor cinza claro, janelas compridas em verde, na vertical e, mais à esquerda, porta em marrom. Um homem de cabelos pretos  e macacão azul está caindo de um andaime. Abaixo, a senhora caminhando para a direita, com a coleira na mão sobre o animal. Este está caminhando sobre um muro, para frente. Uma fumaça verde está entre o animal e o homem. Na parte inferior, texto: passear pelo bairro. Cena número 6. À frente, a senhora vista da cintura para cima, segurando no colo o animal. Ao fundo, vista parcial de um estabelecimento de portas em vermelho, com vidro à esquerda, onde está escrito: PET SHOP. Mais abaixo, à esquerda, um cachorro de pelos em branco e preto. Na parte inferior, texto: o que ela mais detesta é
Cena número 7. Três pessoas vistas da cintura para cima, em local com paredes brancas, onde está escrito: BANHO E TOSA. As pessoas estão vestidas com roupas de mangas compridas em amarelo, máscara de oxigênio sobre o rosto, luvas nas mãos da mesma cor. Eles estão lavando o animal em um recipiente com água e muitas bolhas de sabão. Na parte inferior, texto: tomar banho. Cena número 8. Vista geral de um prédio antigo de paredes brancas, três andares, janelas compridas, com uma entrada ao centro, com uma escada que leva a uma grande porta. Na fachada, texto: Escola primária. Ao fundo, local com árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro. Na parte inferior, texto: E a coisa que ela mais adora. Cena número 9. A mesma imagem descrita anteriormente, agora com uma fumaça verde saindo de uma das janelas. Na parte inferior, texto: é criança. Cena número 10. A senhora à esquerda, sentada segurando o animal com as mãos e olhando para frente sorrindo. Ao fundo, mesa com utensílios e, mais ao fundo, uma televisão exibe um desenho animado de um gambá. Ao redor da televisão, objetos de decoração e, à direita, um guarda-chuva dourado na vertical. Na parte inferior, texto: Ela é um amor! Cena número 11. À esquerda, a senhora no mesmo local, vista de costas, olhando para baixo e acariciando o animal com a mão direita. Ao fundo, na televisão, mensagem do logotipo do Conar. Na parte inferior, texto: Quem cria nem sempre vê o que há de errado, Cena número 12. Foco na televisão e tela branca com o logotipo do Conar. 35 anos de ética na prática HYPERLINK 'http://www.conar.org.br'www.conar.org.br. Na parte inferior, texto: por isso a propaganda precisa do CONAR.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Observando as cenas e lendo as legendas da propaganda audiovisual, na sua opinião, qual é a ideia transmitida?
  2. Quem é o público-alvo dessa propaganda? Onde ela pode ter circulado?
  3. Agora, o professor irá mostrar a propaganda audiovisual. Preste atenção nas cenas e nos elementos que as compõem, bem como na fala da personagem.
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. O que mais chamou a atenção de vocês nesse audiovisual? Por quê?
  2. Vocês acham que as falas da personagem acompanham bem as imagens que as complementam? Expliquem.
  3. Analisem como a personagem é caracterizada. A fórma como ela é apresentada é coerente com a maneira de agir de alguém que não percebe qual é seu animal de estimação? Justifiquem a resposta.
  4. Vocês acham que a atuação da personagem ajuda a convencer o espectador de que ela pode não ter notado o tipo de animal de estimação que possui?
  5. O que confere humor a essa peça?
  6. Vocês acharam uma boa sacada de quem teve a ideia para esse audiovisual? Por quê?
  7. O que significa a fumaça verde que aparece em algumas cenas? Expliquem.
  8. Em que cena é reforçado o fedor exalado pelo gambá? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  9. As cenas seguem uma sequência lógica que leva o espectador a entender a propaganda? Expliquem.
  10. Há uma trilha sonora ao fundo. Ela colabora para persuadir o leitor?
  11. Há alguma figura de linguagem utilizada nesse filme como recurso expressivo? Expliquem.
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Em algumas cenas, o espectador pode perceber as reações dos personagens ao que está acontecendo.
    1. Citem algumas.
    2. As expressões faciais ajudam na compreensão das cenas e do texto falado? Por quê?
  2. Como a linguagem verbal dialoga com a linguagem não verbal nessa propaganda? Expliquem.
  3. Como são as cores do vídeo e como elas favorecem a persuasão?
  4. Quem assina essa propaganda?
  5. Em uma propaganda, um dos objetivos é levar o leitor/espectador a aderir a uma ideia. Para isso, usam-se argumentos, mesmo que não sejam explícitos, como ocorre com a inclusão de dados e estatísticas em um artigo de opinião.

Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?

9. Como vocês sabem, uma campanha publicitária pode ser composta de várias peças em diversos formatos. Se vocês tivessem de passar essa propaganda audiovisual para um formato estático, como fariam? Expliquem.

Como seriam o título, o corpo do texto, o slogan e a assinatura?

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

10. Vocês já ouviram falar em propaganda enganosa? Em grupos, leiam o cartum a seguir e discutam o assunto.

Cartum. Cartum na horizontal. Fundo em cinza-claro. Texto: O CRIME DE PROPAGANDA ENGANOSA É AQUELE CAPAZ DE LEVAR O CONSUMIDOR A ERRO, PROMETENDO ALGO QUE, NA REALIDADE, NÃO VAI OCORRER. Na parte inferior, à esquerda, uma televisão cinza, pequena, sobre uma mesa marrom, onde há uma imagem de um coelho rosa e texto ao lado: coelho feliz. À direita, de frente para a televisão, uma menina ruiva, de franja, cabelos em chuquinha, de vestido em amarelo e detalhes na gola e cintura em laranja, sapatos da mesma cor. Ela chora de olhos fechados, com as mãos sobre o rosto e diz: ESSE COELHO É DIFERENTE DA PROPAGANDA! Ao lado dela, uma mulher com a mão direita sobre a cabeça dela, com olhar para baixo. Esta tem cabelos curtos ruivos, e está usando camisa de gola em vermelho, saia da mesma cor, blusa branca por dentro e mão esquerda na cintura. No chão, uma caixa azul-claro aberta com a etiqueta: coelho feliz. Perto, um coelho branco de pelúcia, com os dentes para fora. Na parte inferior, logotipo do TJDFT.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS . Propaganda enganosa ou abusiva. tê jóta dê éfe tê, Brasília, Distrito Federal, 2016. Disponível em: https://oeds.link/zvTdfJ Acesso em: 10 junho 2022.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco. Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Leiam o poema a seguir e respondam às questões.

COPO D’ÁGUA NO SERENO

O copo no peitorilglossário

convoca os eflúviosglossário da noite.

 

Vem o frio nevoso

da serra.

Vêm os perfumes brandos

do mato dormindo.

Vem o gosto delicado

da brisa.

 

E pousam na água.

Ilustração. Três partes com linhas finas em preto e ponta enrolada, para o lado direito, como movimento do vento.

ANDRADE, Carlos Drumôn de. Copo d’água no sereno. In: ANDRADE, Carlos Drumôn de. Nova reunião: 23 livros de poesia. volume 2. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. página 321.

  1. O que esse poema retrata?
  2. A cena descrita se passa em um ambiente urbano ou mais interiorano? Justifiquem com elementos do texto.
  3. Os elementos presentes no texto transmitem que tipo de sensação no leitor? Justifiquem a resposta com palavras extraídas do poema.
  4. Nos versos “Vem o gosto delicado / da brisa”, o autor estimula duas percepções sensoriais diferentes. Quais são elas?

A sinestesia é uma figura de linguagem que se vale do uso de palavras que mobilizam diferentes sensações relacionadas aos sentidos. No caso, esses sentidos são combinados, de modo a provocar algum efeito no leitor, fazendo com que o texto se torne mais expressivo.

Responda às questões no caderno.

2. Nos últimos anos, muitas campanhas publicitárias têm explorado a sinestesia como fórma de persuadir o público. O texto a seguir trata desse assunto. Leia-o.

Sentimentos, percepções dos clientes e o marketing sinestésico

As pessoas estão dando maior espaço aos seus sonhos e a uma busca de melhoria da qualidade de vida. Isto está refletindo nas estratégias de marketing

As pessoas já vinham ficando mais conscientes da importância de levarem uma vida com mais qualidade. Depois da pandemia esse desejo se fortaleceu e fez com que mudassem bastante os seus comportamentos e percepções da vida. Isso vem refletindo cada vez mais no marketing, levando as empresas a terem ainda maior cuidado no tratamento de seus ambientes físicos e digitais.

A resposta do marketing a esses novos comportamentos e exigências dos clientes está na chamada sinestesia. Um nome um tanto estranho, mas fácil de explicar. Cada vez mais é preciso explorar todos os sentidos do ser humano. Provocar os cinco sentidos, o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. O marketing sinestésico é isso. Uma proposta de oferecimento de ambientes e momentos que possam tocar os sentidos das pessoas reticências.

Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, dentro de tela de celular. Ela tem cabelos pretos lisos, amarrados em coque, para trás, com jaqueta em azul, com blusa branca por dentro. Ela olha para frente, com a boca bem aberta, mãos perto da boca, óculos de sol preto pendurado na gola, mochila azul com detalhes em marrom nas costas.
As empresas têm investido cada vez mais no chamado marketing sinestésico.

TOBIAS, Rogério. Sentimentos, percepções dos clientes e o marketing sinestésico. Estado de Minas, Belo Horizonte, 21 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/9iVGGj Acesso em: 6 junho 2022.

  1. De acordo com o texto, em que medida a pandemia alterou as estratégias de marketing?
  2. Como o colunista define o marketing sinestésico?
  3. O texto trata do uso da sinestesia nas campanhas publicitárias. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, por que as figuras de linguagem são importantes no texto publicitário?

3. Leia este texto e responda às questões.

Rio de Janeiro: 456 anos de um “caso de amor” com o turismo!

Palco de cenários naturais únicos e repleta de atrativos, a Cidade Maravilhosa faz aniversário e segue cativando visitantes nacionais e estrangeiros

Esta segunda-feira (1º de março) marca a passagem do aniversário de um dos mais importantes ícones da história brasileira – e também do turismo nacional. A cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida por seus atrativos naturais e culturais inigualáveis (como o samba, é claro) completa 456 anos de uma rica trajetória na construção do país e do mercado de viagens local, atraindo brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer suas belezas únicas.

Alguns pontos turísticos cariocas ajudam a entender a fama da Cidade Maravilhosa. É o caso do Pão de Açúcar, cartão-postal em que o visitante, a bordo de teleféricos, tem uma vista espetacular da Baía de Guanabara. Igualmente imponente, o Cristo Redentor, do alto do Morro do Corcovado, também permite visualizar o esplendor do Rio. Não à toa, em 2007, o local, símbolo da cidade e do Brasil, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

reticências

Fotografia. Vista geral de local com mar à frente em azul e, ao redor, cidade com prédios em cinza. Em segundo plano, morros entre as águas do mar. No alto, céu azul-claro.
Vista do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.

MARTINS, André. Rio de Janeiro: 456 anos de um “caso de amor” com o turismo! Ministério do Turismo, Brasília, Distrito Federal, 1º março 2021. Disponível em: https://oeds.link/sj0Ytn. Acesso em: 25 abr. 2023.

  1. Qual é o objetivo do texto?
  2. Que argumento o autor utiliza para justificar o título de Cidade Maravilhosa atribuído ao Rio de Janeiro?
  3. O texto contribui para divulgar a cidade e, consequentemente, incentivar o turismo? Por quê?
  4. Você conhece alguma cidade que, assim como o Rio de Janeiro, seja designada por uma expressão? Em caso afirmativo, informe qual é essa expressão.

A perífrase é uma figura de linguagem que consiste em substituir uma ou mais palavras por uma expressão. Para isso, utiliza-se alguma característica mais evidente do termo ao qual a expressão está relacionada. Quando essa expressão se refere especificamente a pessoas, a figura de linguagem recebe o nome de antonomásia.

4. O texto a seguir trata de um importante nome da música popular brasileira, nascido no Rio de Janeiro. Leia-o.

O Poeta da Vila: 85 anos sem Noel Rosa

Há 85 anos, o Brasil perdia um dos seus importantes artistas: o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa. No dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, o artista faleceu prematuramente em razão de uma tuberculose, deixando trezentas e quarenta e seis obras musicais, setenta e uma gravações com sua participação e ainda um total de gravações de suas obras musicais, incluindo aquelas com sua participação e feitas por outros intérpretes.

Nascido em 11 de dezembro de 1910, Noel Rosa é um dos maiores nomes da música nacional até os dias atuais. Ele teve participação ativa e fundamental na consagração do samba de morro e também entre as classes médias.

Nascido em Vila Isabel, o cantor e compositor possui um monumento em sua homenagem no início da Boulevard 28 de Setembro, principal rua do bairro. A estátua foi inaugurada em 1996, mas, desde então, tem sido alvo de vandalismo e precisou ser restaurada algumas vezes. No fim do ano de 2021, a escultura foi reinaugurada no dia em que Noel completaria 111 anos. reticências

Fotografia em tons de sépia. Um homem magro, sentado com um violão nas mãos. Ele tem cabelos escuros penteados para trás, com terno em branco, camisa de gola por dentro e gravata. Ele olha para a direita e está tocando um violão.
O carioca Noel Rosa é um dos mais importantes artistas do Brasil.

O POETA da Vila: 85 anos sem Noel Rosa. , Rio de Janeiro, 5 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/d2jeVC Acesso em: 7 junho 2022.

  1. Que fato motivou a escrita desse texto?
  2. Além de trazer dados biográficos de Noel Rosa, o texto denuncia um problema. Qual?
  3. Para se referir ao artista, o texto se vale de uma antonomásia. Cite-a.
  4. Você conhece outras antonomásias? Em caso afirmativo, informe-as.

variação linguística

Variação situacional

1. Observe a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Snoopy, cachorrinho de pelos brancos, com coleira, orelhas e focinho preto. As cenas se passam em local aberto com grama verde, céu azul-claro e uma casinha de cachorro em vermelho. Q1 – Texto: Caro Colaborador, À esquerda, Snoopy com o corpo para a direita, segurando uma folha branca nas mãos. Mais à direita, uma caixa de carta aberta de cor verde. Q2 – Texto: Lamentamos informar que sua história não atende aos nossos requisitos para publicação. Snoopy em pé, caminhando para a direita, segurando a folha branca com a pata esquerda. Q3 – Texto: Ou melhor... Snoopy à esquerda, com o corpo para a direita, segurando a folha branca nas mãos. Mais à direita, a casinha de cachorro vermelha e, acima dela, uma máquina de escrever em cinza. Q4 – Texto: Na verdade, não lamentamos nem um pouco. Vista do alto da casinha, Snoopy sentado de frente para a máquina de escrever, olhando para cima, com a folha branca na mão esquerda.

chuls , Charles M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 27 abr. 2022. Caderno 2, p. C6.

  1. Que situação é retratada na tirinha?
  2. O registro empregado pelo remetente é formal ou informal? Justifique com elementos do próprio texto.
  3. Esse registro corresponde ao contexto?
  4. No último quadrinho, ocorre algo que quebra as expectativas do leitor e, por consequência, gera o humor da tirinha. O que acontece?
  5. Ainda de acordo com o contexto retratado na tirinha, esse desfecho foi adequado? Ele condiz com a mensagem anterior? Justifique sua resposta.
  6. Se você fosse o remetente, como finalizaria a carta enviada?

As situações de comunicação exigem determinados usos da língua. Por essa razão, não nos dirigimos a uma pessoa mais velha do mesmo modo como falamos com uma pessoa de idade igual à nossa e com quem temos mais intimidade. Também não costumamos pedir uma informação a um desconhecido da mesma fórma que pedimos a um parente próximo.

Esses são apenas alguns exemplos que comprovam a capacidade que temos de empregar diferentes registros em diversas situações de comunicação. Desse modo, podemos dizer que a língua também varia de acordo com o contexto. A esse tipo de variação chamamos variação situacional. Assim, a variação situacional é aquela que ocorre de acordo com a situação de comunicação, que pode ser, por exemplo, formal ou informal.

2. Leia esta outra tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Armandinho, menino de cabelos em azul-escuro, camiseta verde, bermuda em azul-claro. Mãe de Armandinho, vista da cintura para baixo, de saia cinza até os joelhos, meia calça em azul e sapatos em cinza. Q1 – Armandinho em pé, com o corpo para a direita, diz: MÃE, TÔ COM FOME! FAZ UM SANDUBA? Q2 – Armandinho ainda na mesma posição, de boca fechada. Alguém fora do quadro, diz: QUAL É A PALAVRINHA MÁGICA? Q3 – À esquerda, Armandinho com a cabeça agachada, com a mão esquerda perto da boca. Q4 – A mãe de Armandinho, com o corpo para a direita e alguém fora do quadro diz: ABRA CADABRA! BECK, Alexandre. Armandinho. Facebook: Armandinho, [S.I.], 9 abr. 2022.

BECK, Alexandre. Armandinho. Facebook: Armandinho, abre colchetesem localfecha colchete, 9 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/b2zLH7. Acesso em: 8 junho 2022.

  1. Quem são os personagens que participam da situação de comunicação retratada na tirinha?
  2. O que causa o humor na tirinha?
  3. Levando em conta o contexto, a fala de Armandinho pode ser considerada inadequada? Por quê?
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Na Unidade 4, na página 135, vocês escreveram dois textos, adequando-os aos diferentes públicos de uma campanha. Agora, é a hora de treinar a oralidade!
    1. Em grupos, reproduzam as cenas retratadas nas tirinhas das atividades 1 e 2. Para isso, criem novos contextos e, com base neles, reproduzam as possíveis falas dos personagens envolvidos. Ao criar esses contextos, tenham em mente:

a idade dos personagens;

o objetivo da comunicação entre eles;

o papel social desempenhado por cada um deles.

  1. Após acertar os detalhes, expliquem à turma o contexto que vocês imaginaram e, em seguida, façam sua apresentação.
  2. Ao fim da apresentação, discutam com os colegas se a interação entre os personagens cumpriu sua função comunicativa, se mudariam alguma coisa ou diriam algo diferente no contexto em questão.

VOCÊ É O AUTOR!

Propaganda

Agora é a sua vez de criar uma peça publicitária para uma companha de conscientização na escola. Para definir o tema, você e os colegas irão fazer uma enquete, orientados pelo professor.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Definição do tema

  1. Em grupos, identifiquem e anotem prioridades e problemas da comunidade escolar ou local que possam ser os temas da campanha de conscientização.
  1. Discutam para selecionar um ou dois temas e elaborem argumentos convincentes para defender sua escolha na hora de apresentá-la à turma.
  2. Apresentem seu tema aos demais grupos e tentem convencer aqueles que têm temas diferentes de que o de vocês deve ser o escolhido.
  3. Um voluntário ou o professor escreverá os temas na lousa. Serão selecionados os três mais citados.

Enquete

  1. Para o planejamento da enquete, discutam com os outros grupos como vocês irão realizá-la. Considerem os seguintes itens.
  1. Formato: impresso ou on-line (há ferramentas gratuitas para criar questionários).
  2. Público-alvo (a comunidade escolar, a comunidade do entorno ).
  3. Objetivo da enquete: escolher o tema da campanha de conscientização.
  1. Os três temas selecionados deverão compor as opções de resposta para a pergunta fechada ou itens a serem avaliados em uma pergunta de escala.
  2. Tabulem os dados da enquete para saber qual foi o tema escolhido. A peça publicitária deve se basear nele.

A enquete é uma ferramenta de sondagem para a escolha de um produto ou tema sem um contrôle da amostra. Esse formato permite ampliar o público respondente.

Planejamento e produção de peça publicitária

  1. Você e seu grupo irão criar uma propaganda em formato estático, como um cartaz, a partir do tema escolhido na enquete.
  1. Definam: público-alvo e circulação; formato da peça; o que vocês precisam pesquisar sobre o tema; presença de textos verbais e imagéticos; os recursos necessários para produzir a peça (computador e programas ou papel, cartolina, lápis e lápis de cor ).
  2. Anotem tudo de fórma organizada, para que essas anotações sirvam de roteiro para vocês.
  3. Em uma folha de papel sulfite, desenhem um esboço da peça, analisando como dispor na página o título, o corpo do texto, o slogan, a assinatura e as imagens, se houver, para que ela seja atraente e convença o leitor a aderir à ideia de vocês.
  4. Feito o esboço, troquem a peça com outro grupo para a revisão. Utilizem a pauta de revisão que vocês estão construindo desde a Unidade 1. Façam os ajustes necessários e a edição do material.
  5. Após os ajustes de revisão e edição, produzam a peça definitiva. Quando ela estiver pronta, revisem-na novamente para ver se está tudo de acordo com o esboço.

Usem estratégias de persuasão, tanto explícitas quanto implícitas, para convencer o leitor. Escolham bem as palavras e a pontuação, as cores, as imagens para produzir o efeito de sentido desejado.

Ilustração. Dentro de uma sala de aula, de piso em marrom, parede em tons de branco e partes em marrom, com uma porta da mesma cor à esquerda, um mural com folhas coloridas afixadas. À direita, uma estante em marrom com livros na vertical e um vaso cinza com plantas de folhas verdes. Ao centro, uma mesa redonda laranja, com livros empilhados um sobre o outro. Atrás da mesa, três pessoas sentadas na cadeira. Da esquerda para a direita: um homem de cabelos pretos encaracolados, com blusa de mangas compridas em cinza, calça e sapatos pretos, afixando uma folha amarela no mural com a mão esquerda. Ao lado, uma mulher de cabelos pretos, longos, de blusa de mangas compridas e sapatos em azul, calça laranja, mão direita sobre o rosto e lápis na mão esquerda sobre folha branca. Mais à direita, uma menina de cabelos longos pretos, com blusa de mangas compridas em laranja, calça em marrom e sapatos em azul. Ela está com as mãos digitando no teclado de um computador.

6. Conversem com os colegas e o professor para definir a melhor maneira de divulgar as propagandas.

ORALIDADE

Spot

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Você já ouviu um anúncio publicitário ou propaganda no rádio? Em caso positivo, qual?

Você se lembra de como ele era? Comente.

Ilustração. À esquerda, um rádio amarelo na horizontal, com detalhes em preto e dois botões em cinza. Ao fundo, à direita, microfone na vertical em cinza, sobre pedestal em cinza-escuro. Na parte superior, linhas finas em lilás.

2. Agora, o professor irá mostrar alguns spots.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Locutora: A importância da doação de sangue

Locutor: “As pessoas são diferentes, únicas. Ser humano é isso, certo?

E hoje eu quero te falar sobre dois tipos de pessoas: as que precisam de sangue e os heróis que podem ajudar a salvar vidas.

Tem sempre alguém precisando da sua doação. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa.

Informe-se no hemocentro e saiba como doar em segurança. Saiba mais em gov.br/saude. Ministério da Saúde, Governo Federal.”

Locutora: Esse áudio que você acabou de ouvir é a campanha de 2021 do Ministério da Saúde incentivando a doação de sangue.

Apesar de ser um ato rápido e com poucas restrições, grande parte dos bancos de sangue no Brasil sofre com falta de doadores.

De acordo com informações da Fundação Pró-Sangue, do Governo do Estado de São Paulo, isso acontece porque culturalmente o brasileiro não teve a experiência de passar por guerras ou catástrofes. Em países europeus, por exemplo, que passaram pelas duas Grandes Guerras, a população está mais acostumada a se mobilizar para ajudar ao próximo doando sangue voluntariamente.

As bolsas coletadas nas doações são destinadas normalmente a pessoas que se submeteram a transplantes, passaram por emergências em que houve muita perda de sangue ou por cirurgias de grande porte e tratamentos contra o câncer. Com apenas uma bolsa, quatro pessoas diferentes podem ser beneficiadas.

É comum vermos nas redes sociais usuários pedindo a conhecidos que doem sangue para parentes ou amigos que estão hospitalizados. Essa é a chamada doação vinculada ou de reposição.

O sangue coletado nesse procedimento pode ir tanto diretamente para o paciente quanto para repor o estoque do hospital.

Já na doação voluntária, o doador contribui com o estoque do banco de sangue, que fornece essas bolsas para diferentes hospitais.

Os mais diferentes tipos de pessoas podem se tornar doadores.

Alguns dos principais requisitos para que isso aconteça são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, ter dormido bem na noite anterior e estar alimentado, sem ter ingerido álcool ou comidas muito gordurosas.

A exceção fica por conta de quem passou por cirurgias ou esteve doente recentemente, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que tiveram o corpo tatuado, fizeram maquiagem definitiva ou micropigmentação no último ano.

Algumas doenças contraídas ao longo da vida também podem se tornar empecilhos.

Por isso, vale a pena acessar o site do banco de sangue da sua região para confirmar se você está apto a doar.

Todo o processo de doação dura cerca de 40 minutos, ou seja, é rápido. E para os que trabalham em regime CLT, com carteira assinada, a ausência no trabalho para doar sangue não é descontada.

Ah! E doar sangue não faz mal, viu? Não engorda nem emagrece, não transmite doenças nem faz o sangue ficar mais fino. A única coisa que doar sangue faz é trazer a satisfação de saber que você está ajudando alguém que precisa.

Locutora: Créditos: O áudio da Campanha de Doação de Sangue pertence ao Ministério da Saúde.

  1. Como é a voz do locutor?
  2. Há trilha sonora? Se houver, que sensação ela transmite ao ouvinte? Explique.
  3. Que informações estão presentes no texto oral?
  4. Essas informações estão de acordo com o tema da campanha e acompanham outras peças publicitárias? Explique.
  5. Quanto tempo durou o spot?
  6. Ao ouvir o spot, você identificou a qual campanha ele está vinculado? Como?

O spot é um anúncio comum em rádios. Ele é composto de um áudio em que um locutor interpreta o texto verbal e pode ou não ter trilha ou efeito sonoros. A mensagem desse texto tem de ser atraente e prender a atenção do ouvinte para que haja o convencimento. O formato dos spots, geralmente, é de 15, 30 ou 45 segundos.

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Proposta

3. Em grupos, vocês irão transformar a peça publicitária que criaram em Você é o autor! em um spot.

▶ Lembrem-se de que o spot será mais uma peça da mesma campanha de conscientização.

Planejamento

4. Elaborem um roteiro com todos os itens que vocês irão precisar para produzir o spot, como:

▶ especificar os recursos tecnológicos necessários;

transpor a mensagem da propaganda para um texto escrito;

definir o locutor;

escolher a trilha ou o efeito sonoro (não é obrigatório);

definir o tempo de duração do spot (15, 30 ou 45 segundos);

analisar onde o spot irá circular e quem será o público-alvo;

escolher o meio de divulgação.

Elaboração, revisão, gravação e edição

  1. Com tudo definido, comecem a elaborar o texto escrito.
    1. Procurem passar a mesma mensagem e não fugir do tema.
    2. Identifiquem as informações primordiais que devem estar contidas no spot, adequadas ao tempo previsto. Utilizem recursos argumentativos para atrair a atenção do ouvinte e fazê-lo abraçar a ideia proposta.
  2. Releiam e revisem o texto para fazer os ajustes necessários, observando os aspectos linguístico-gramaticais e o gênero em questão. Usem a pauta de revisão.
  3. O locutor deve ensaiar sua interpretação do texto, prestando atenção no ritmo, na entonação e na melodia da voz para produzir os efeitos desejados. Deve também observar quando fazer pausas, o tempo dessas pausas , para provocar o sentido esperado.
  4. Gravem o áudio e, depois, editem. Na edição, além de tirar ruídos, incluam a trilha sonora ou efeitos sonoros.

Divulgação e avaliação

  1. Conversem com os colegas e o professor para fazer a divulgação.
  2. Ao final, façam uma roda de discussão para analisar como foi a produção das peças publicitárias.

VOCÊ, BOOKTUBER

Entrevista com leitores

Este é o terceiro momento em que você irá se reunir com os outros booktubers para assistir aos programas e compartilhar o que você achou da sua leitura.

Na última vez, você considerou a opinião dos outros booktubers para escolher o livro que iria ler no terceiro bimestre.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

Essa indicação valeu a pena? Por quê?

Você gostou do livro indicado? Por quê?

  1. Assistindo aos booktubers
    1. Assista aos booktubes conforme a ordem combinada e deixe os comentários para o final.
    2. Durante os vídeos, tome nota dos pontos mais interessantes, das dúvidas e das perguntas que queira fazer ao booktuber.
    3. Converse com a turma sobre a experiência de tomar uma decisão baseada na indicação de um colega.
  2. Escolha da próxima leitura (4º bimestre)
    1. A próxima leitura será a última do ano e fará parte do evento final, que apresentará o trabalho que vocês fizeram durante todo o ano.
    2. As etapas são as mesmas:

escolher o livro;

▶ tomar notas durante a leitura;

elaborar, revisar e editar a resenha;

▶ gravar e editar o booktube.

c. A diferença é que, além da resenha, você deverá entrevistar alguém que já tenha lido o livro ou que seja fã do autor.

Fotografia. À esquerda, uma mulher vista dos ombros para cima, de costas, com cabeça para a direita. Ela tem cabelos longos castanhos, está com camiseta azul e com um fone de ouvido branco sobre a cabeça e fio preto na parte inferior. De frente para ela, um microfone preto na vertical em pedestal. Ao fundo, um homem visto da cintura para cima, de cabelos pretos, com camisa de gola em azul-claro, de frente para um microfone preto em pedestal. Ele olha para frente sorrindo.
A entrevista pode ser descontraída e engraçada.
  1. A entrevista
    1. Convide a pessoa a ser entrevistada e combine dia, horário e local com ela.
    2. Elabore um roteiro de perguntas com base no objetivo da entrevista, no público-alvo e na circulação do booktube.
    3. Como você já leu o livro e fez uma pesquisa prévia sobre o autor e o contexto de produção e circulação da obra, veja se precisa de mais alguma informação para elaborar as perguntas.
    4. Ao fazer as perguntas, ou quando estiver interagindo com o entrevistado, utilize modalizações e linguagem clara.
  1. Antes de iniciar a entrevista, peça ao entrevistado autorização para a gravação e divulgação do booktube e avise-o quanto tempo ele terá para cada resposta e qual é o tempo total reservado para a entrevista.
    1. Durante a gravação, lembre-se de introduzir o entrevistado e o objetivo da entrevista, além de fazer o encerramento e agradecer a participação do entrevistado.
    2. A entrevista pode entrar antes ou depois da resenha; você decide na hora da edição do vídeo.

4. Apresentação e divulgação do booktube

A apresentação desse booktube será feita antes do evento de encerramento no final do 4º bimestre.

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

  1. Elabore, em uma folha à parte, um infográfico mostrando a estrutura de composição de uma propaganda em formato de cartaz.
  2. Em qual destas frases há um aposto e em qual há um vocativo?
    1. André, personagem da Turma da Mônica, está no espectro autista.
    2. Você, Mônica, é muito rápida!
  3. Observe o cartum com os personagens André, Cebolinha e Mônica.
Cartum. Cartum em formato de página de história em quadrinhos. Em um local aberto, de vegetação rasteira em verde, arbustos ao redor, árvore à esquerda, de tronco em marrom e folhas verdes. À frente, três crianças, em pé, uma perto da outra. À esquerda, André, menino de cabelos pretos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul, com detalhes em branco. Ele está com o braço direito para trás, olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: AH, EU ADORO MELANCIA! AH, EU ADORO MELANCIA... ...AH, EU ADORO MELANCIA... À direita, Cebolinha, menino de cabelos finos pretos e arrepiados, de camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, com o corpo para a esquerda, fala: O QUE DEU NO ANDLÉ? SELÁ QUE ELE ESTÁ VILANDO A MAGALI? À direita, Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a esquerda, vestido de mangas curtas em vermelho, pálpebras um pouco baixas, com o dedo indicador da mão direita sobre a boca. Ela fala: NÃO CEBOLINHA! O ANDRÉ É AUTISTA E, MUITOS DELES TÊM ECOLALIA, QUE É O HÁBITO DE REPETIR UMA FRASE DIVERSAS VEZES! Na parte inferior, assinatura de Maurício de Souza.

PAIVA Júnior, Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 29 março 2019.

  1. Nesse cartum, Mônica utiliza um vocativo. Identifique-o.
  2. Caso Cebolinha quisesse perguntar diretamente a André o que estava acontecendo, como ele poderia fazer isso?

4. Leia as manchetes e títulos auxiliares a seguir e identifique a perífrase ou a antonomásia neles presente.

Letra a.

Pelé faz 81 anos, ganha boinas de presente e sonha com Copa no Qatar

Rei do futebol faz tratamento contra o câncer em São Paulo e recebe convites de organizadores do Mundial reticências

SABINO, Alex. Pelé faz 81 anos, ganha boinas de presente e sonha com Copa no Qatar. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/M5fStZ Acesso em: 8 junho 2022.

Letra b.

Aniversário do Recife: o pioneirismo da capital que completa 485 anos neste sábado, 12 de março

Para celebrar a data, o Sistema Jornal do comércio de Comunicação preparou uma homenagem multimídia que contará as histórias curiosas e pontos turísticos da Veneza brasileira, expondo seu pioneirismo cultural no país reticências

MORAES, Katarina; VITORIANO, Agnes. Aniversário do Recife: o pioneirismo da capital que completa 485 anos neste sábado, 12 de março. Jornal do comércio, Recife, 12 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/GjI8bx Acesso em: 8 junho 2022.

5. Leia estes versos de Carlos Drumôn de Andrade.

JANELA

Tarde dominga tarde

pacificada como os atos definitivos.

Algumas folhas da amendoeira expiram em degradado vermelho.

Outras estão apenas nascendo,

verde polido onde a luz estala.

reticências

ANDRADE, Carlos Drumôn de. Janela. In: ANDRADE, Carlos Drumôn de. Nova reunião: 23 livros de poesia. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. página 89.

Identifique a sinestesia presente no trecho e indique quais sentidos a figura de linguagem mobiliza.

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Avaliação do consumidor

Você já parou para pensar qual é o real papel das avaliações do consumidor em sites e plataformas de vendas de produtos e serviços? Será que elas são divulgadas porque as experiências alheias auxiliam outros consumidores na compra de um produto ou serviço, ou existem outros objetivos?

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. A proposta: em grupos, vocês irão analisar o produto livro em sites ou plataformas de vendas. Após as análises, vocês irão produzir um cartaz informativo.
  2. A escolha do livro: façam uma enquete na sala de aula para levantar os títulos dos livros que vocês gostariam de analisar. Vejam quais são os mais citados e distribuam entre os grupos.
  3. A pesquisa: usando um buscador da internet, digitem apenas o título do livro e verifiquem o resultado da busca ou utilizem os endereços de sites que o professor disponibilizar.

Nos sites, procurem pelo título do livro e observem as informações e avaliações disponíveis para o consumidor sobre o produto que possam atraí-lo ou ajudá-lo a se decidir.

  1. Análise das informações: após observarem as páginas do produto, extraiam as informações disponíveis para a análise posterior. Por exemplo:
    1. informações sobre o produto: imagem (capa, contracapa, dê uma olhada ); preço e prazo de entrega; formato disponível (impresso ou e-book); sinopse e informações sobre o autor; dados bibliográficos do livro; avaliação dos compradores.
    2. avaliações dos compradores/consumidores: comparem as notas (likes, dislikes e neutros) atribuídas e os comentários; pelos comentários, verifiquem se o direcionamento das avaliações é para o conteúdo, a qualidade do produto ou o serviço do site.
    3. Após analisarem, discutam:

Os consumidores ou estudantes da escola comprariam esse produto com base nas avaliações lidas?

Que informações sobre o produto na página do site e que aspectos nas avaliações estimulariam o consumidor a comprar ou não o produto?

5. Experimento! Ainda em grupos, façam estes experimentos.

Ilustração. À esquerda, uma mulher em pé, de costas, de cabelos longos pretos, camiseta amarela, saia longa em azul, par de tênis em amarelo e segura na mão direita, uma lupa redonda. Perto dela, um olho azul e uma engrenagem em azul. Mais à direita, gráfico em barras na vertical em tons de amarelo e rosa. À direita, próximo do gráfico, um homem em pé, de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em azul, calça amarela e sapatos em verde e preto. Ele está sobre uma esteira e com o dedo indicador da mão direita sobre o gráfico em barras. À direita dele, uma engrenagem e um quadrado com uma mão com o polegar levantado.
  1. Monitoramento: abram novamente o buscador da internet e digitem o mesmo texto da busca anterior. Observem a página com o resultado da busca. Quais elementos vocês perceberam que apareceram na segunda busca? Discutam e comentem.
  2. Marketing de conteúdo: agora, vocês vão descobrir as palavras-chave ou termos mais pesquisados na internet sobre o livro da primeira busca. Para isso, utilizem uma ferramenta de busca de palavras-chave ou ferramentas de SEO Search Engine Optimization, que otimiza a busca de um site, colocando-o no topo das páginas de resultado.

Digitem o título do livro e extraiam as primeiras palavras-chave ou termos que aparecem.

  1. Discussão: Há correlação entre as palavras mais usadas e as avaliações? Comentem.

6. Avaliação com a turma.

▶ Vocês acham que essas palavras-chave poderiam ajudar na elaboração de um slogan para aumentar a venda do produto? Por quê?

▶ As avaliações do consumidor em sites de vendas de produtos e serviços auxilia outros consumidores ou só servem para monitorar as buscas e fornecer dados sobre as necessidades, hábitos e costumes de compras para as empresas? Por quê?

Glossário

eflúvio
: emanação imperceptível que exala de algum fluido; aroma agradável.
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peitoril
: superfície horizontal localizada na parte inferior de uma janela.
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