UNIDADE 7  Participe desta campanha!

Nesta unidade, convidamos você a explorar alguns textos publicitários. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam. Acompanhe!

Fotografia. Vista geral de um local, com céu em azul-escuro, sem estrelas e, ao centro, uma estátua do Cristo Redentor, na horizontal, em tons de azul. Homem em pé, de cabelos até os ombros e braços abertos. Na parte inferior, ao centro, caminho em azul e estruturas da mesma cor à esquerda e à direita.

EU SEI

Sou influenciado por propagandas?

Compreender a diferença entre publicidade e propaganda e se posicionar em relação à influência desses textos nas tomadas de decisão das pessoas.

Banner. Banner na vertical. Na parte superior, esfera terrestre de cor azul-claro, continentes em tons de marrom e verde e, acima dele, fitas com a ponta inferior cruzada em laranja, azul e verde. Ao redor da esfera, nuvens em branco. Mais abaixo, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! Na ponta da direita, um balão de fala de cor verde, com texto em roxo: 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, logotipos.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Abrace esta ideia!

Compreender o contexto de produção e circulação de propagandas de campanhas de conscientização.

Capítulo 2 – Sua voz vale muito!

Analisar propagandas em diferentes formatos, como cartaz e audiovisual.

Respostas e comentários

UNIDADE 7

Participe desta campanha!

Introdução

Esta unidade tem como foco os textos publicitários, mais especificamente a propaganda, enfatizando as características composicionais, a função social e os contextos de produção e circulação, bem como a análise da influência desses textos para a tomada de decisão das pessoas. Para as análises, os formatos das propagandas escolhidas foram cartaz, banner, audiovisual e spot para que os estudantes possam analisar propagandas estáticas e em movimento.

Nas atividades de compreensão textual, os estudantes são convidados a refletir sobre e analisar a linguagem contida nesses gêneros textuais, bem como as estratégias de marketing utilizadas para que a mensagem desejada seja transmitida ao público-alvo.

Na seção Língua e linguagem, são estudados vocativo e aposto e o uso de vírgulas nesses termos da oração. Além disso, são apresentadas as figuras de linguagem sinestesia e perífrase.

Outro tema contemplado nesta unidade é a variação linguística situacional, cuja análise será realizada de fórma contextualizada permitindo aos estudantes compreender que o uso da língua varia de acordo com o contexto.

Em produção textual, os estudantes são convidados a produzir peças publicitárias de campanhas de conscientização na escola, utilizando todas as informações obtidas ao longo da unidade, além da produção de um spot em Oralidade.

Caso os estudantes apresentem dificuldades em relação aos objetivos pedagógicos da unidade, incentive a leitura e análise de outras propagandas. Retome e ofereça mais atividades de análise linguística, além de propor atividades em duplas ou em pequenos grupos, de modo a possibilitar interação e troca de conhecimento para o desenvolvimento das habilidades esperadas.

Competências gerais da Educação Básica

  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
  1. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  2. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental

3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.

Cartum. Cartum em formato de página de história em quadrinhos. Em um local aberto, de vegetação rasteira em verde, arbustos ao redor, árvore à esquerda, de tronco em marrom e folhas verdes. À frente, três crianças, em pé, uma perto da outra. À esquerda, André, menino de cabelos pretos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul, com detalhes em branco. Ele está com o braço direito para trás, olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: AH, EU ADORO MELANCIA! AH, EU ADORO MELANCIA... ...AH, EU ADORO MELANCIA... À direita, Cebolinha, menino de cabelos finos pretos e arrepiados, de camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, com o corpo para a esquerda, fala: O QUE DEU NO ANDLÉ? SELÁ QUE ELE ESTÁ VILANDO A MAGALI? À direita, Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a esquerda, vestido de mangas curtas em vermelho, pálpebras um pouco baixas, com o dedo indicador da mão direita sobre a boca. Ela fala: NÃO CEBOLINHA! O ANDRÉ É AUTISTA E, MUITOS DELES TÊM ECOLALIA, QUE É O HÁBITO DE REPETIR UMA FRASE DIVERSAS VEZES! Na parte inferior, assinatura de Maurício de Souza.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Ilustração. À esquerda, uma mulher em pé, de costas, de cabelos longos pretos, camiseta amarela, saia longa em azul, par de tênis em amarelo e segura na mão direita, uma lupa redonda. Perto dela, um olho azul e uma engrenagem em azul. Mais à direita, gráfico em barras na vertical em tons de amarelo e rosa. À direita, próximo do gráfico, um homem em pé, de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em azul, calça amarela e sapatos em verde e preto. Ele está sobre uma esteira e com o dedo indicador da mão direita sobre o gráfico em barras. À direita dele, uma engrenagem e um quadrado com uma mão com o polegar levantado.

VAMOS COMPARTILHAR

Avaliação do consumidor

Analisar estratégias de marketing por trás da avaliação do consumidor.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Para introduzir o tópico que será estudado, traga exemplos de propagandas e textos publicitários apropriados para a faixa etária e os exiba para os estudantes.
  • Em seguida, apresente a abertura da unidade a eles e proponha que observem as imagens. Convide-os a explorar os textos verbais e não verbais e possibilite que se expressem livremente comentando o que veem. Depois, peça-lhes que leiam o título da unidade e tentem relacioná-lo às imagens.
  • Eles deverão analisar tanto o material trazido por você quanto as imagens da abertura para levantar hipóteses sobre o que é uma propaganda e o que é um anúncio publicitário, além de observar se há diferenças entre os dois gêneros textuais. No entanto, deixe claro que o foco da unidade será nas propagandas.
  • Após a análise e o levantamento de hipóteses, explique que no decorrer da unidade eles terão a chance de confirmá-las ou não, por isso devem anotá-las. Questione-os em relação à escolha das palavras e outras estratégias utilizadas pela equipe de criação das agências publicitárias para persuadir o leitor/consumidor. Esses questionamentos não objetivam chegar a uma resposta neste momento, mas a levar os estudantes à reflexão.

Competências específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental

  1. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
  1. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao interlocutor ou aos interlocutores e ao gênero do discurso/gênero textual.

10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as fórmas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

Temas Contemporâneos Transversais

  • Saúde.
  • Diversidade cultural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  1. Saúde e bem-estar.
  2. Educação de qualidade.

EU SEI

Sou influenciado por propagandas?

Para vender um produto ou fazer com que as pessoas se mobilizem a favor de uma campanha social ou de conscientização, por exemplo, os publicitários têm de lançar mão de vários recursos, textuais e/ou imagéticos, e usar de muita criatividade para persuadir o público-alvo.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você se lembra de alguma campanha publicitária que chamou a sua atenção? Se sim, conte aos colegas.
  2. Nessa campanha, o que realmente chamou a sua atenção e o levou a gostar do que estava sendo anunciado? Por quê?
  3. Você se considera uma pessoa influenciável por anúncios publicitários ou propagandas? Por quê?
  4. Na sua opinião, os consumidores são influenciados a ponto de comprar produtos de que não precisam? Explique.
  5. Quanto às campanhas sociais, você acha que elas influenciam as pessoas a aderir à ideia ou à causa em questão? Por quê?

Pesquisa e discussão

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. O anúncio publicitário é diferente de uma propaganda, embora ambos visem persuadir o interlocutor.
    1. Em grupos, formulem hipóteses e discutam sobre qual é essa diferença.
    2. Depois, pesquisem na biblioteca da escola ou on-line para verificar se suas hipóteses se confirmam ou não. Lembrem-se de tomar notas das informações levantadas.
    3. Compartilhem com os outros grupos o que descobriram e conversem sobre os achados.
    4. Ao final, produzam um mural explicando a diferença entre anúncio publicitário e propaganda e dando exemplos retirados de revistas, jornais ou outras publicações.
Respostas e comentários

1 e 2. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes, baseados em suas experiências como consumidores, seja de um produto, seja de uma ideia, possam compartilhar o que mais lhes chamou a atenção, isto é, o recurso persuasivo que ficou na memória.

3 a 5. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes, de fórma reflexiva e crítica, pensem na influência de anúncios publicitários nos atos de consumo ou mesmo das propagandas para a adesão ou mobilização em prol de uma ideia ou causa.

6. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Eu sei

Sou influenciado por propagandas?

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Os anúncios publicitários ou de propaganda aqui apresentados têm propósito exclusivamente didático. De acordo com o Parecer Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica número 15/2000: “o uso didático de imagens comerciais identificadas pode ser pertinente desde que faça parte de um contexto pedagógico mais amplo, conducente à apropriação crítica das múltiplas fórmas de linguagens presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira, com comparecimento módico e variado”. Disponível em: https://oeds.link/STf9wn. Acesso em: 29 maio 2022.

1 a 5. Caso sinta que os estudantes encontram alguma dificuldade em estabelecer as relações intertextuais necessárias para identificar uma campanha e descrever o que mais chamou a atenção, conte uma situação que tenha causado algum impacto em você, contando sua experiência, ou pergunte sobre alguma campanha que esteja em vigor e que será mais fácil de os estudantes lembrarem. Adapte as perguntas para que eles percebam o que mais chama a atenção deles na campanha em vigor, qual o tipo de campanha, se é um anúncio publicitário ou uma propaganda, se causa influência ou não nos atos de consumo das pessoas ou se consegue “vender” a ideia, no caso das propagandas.

Em grupos de três a quatro integrantes, convide-os a pesquisar o assunto para verificar se as hipóteses levantadas na leitura das páginas de abertura se confirmam ou não. Eles deverão levantar considerações e problematizações pertinentes durante as aulas e, posteriormente, durante uma apresentação oral.

6a. Os estudantes devem tecer considerações e problematizações em momentos oportunos. Espera-se que eles concluam que a diferença está basicamente na finalidade dos gêneros. O anúncio publicitário tenta persuadir o consumidor a adquirir algo (bem ou serviço) e, para isso, utiliza-se de recursos visuais e linguísticos para estimular desejos e criar necessidades. A propaganda, por sua vez, defende uma causa ou ideia, estimula a adesão a uma ideologia , sem vínculo comercial. Para isso, usa recursos visuais e linguísticos como estratégias argumentativas para persuadir o público-alvo.

Ambos os gêneros textuais podem ser veiculados em diversos meios: TV, rádio, redes sociais , e, geralmente, têm texto curto e caráter argumentativo visual-verbal.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

ê éfe seis nove éle pê três dois

ê éfe oito nove éle pê dois quatro

ê éfe oito nove éle pê dois cinco

ê éfe oito nove éle pê dois sete

7. Observe esta foto da estátua do Cristo Redentor, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Fotografia. Vista geral de um local, com céu em azul-escuro, sem estrelas e, ao centro, uma estátua do Cristo Redentor, na horizontal, em tons de azul. Homem em pé, de cabelos até os ombros e braços abertos. Na parte inferior, ao centro, caminho em azul e estruturas da mesma cor à esquerda e à direita.
Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É um cartão-postal do Rio de Janeiro, conhecido no mundo todo.
  1. O que mais chama a sua atenção nessa foto? Por quê?
  2. Na foto, a iluminação especial do Cristo Redentor faz parte da ação de uma campanha. Ela leva você a se lembrar de algo? Se sim, o quê?

Caso não se lembre de nada, leia a tirinha para ajudá-lo.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Cebolinha, menino de cabelos finos pretos, com camiseta de gola verde, bermuda preta e sapatos marrons. Cascão, menino de cabelos pretos, crespos, com manchas pretas nas bochechas, camiseta em amarelo, macacão vermelho de uma alça, pés descalços. André, menino de cabelos pretos lisos penteados para frente, camiseta em vermelho, bermuda e sapatos em azul. As cenas se passam de noite, céu em preto com várias estrelas amarelas, de frente para a estátua do Cristo Redentor, em azul. Q1 – À esquerda, Cebolinha, visto da cintura para cima, olhando para a direita, com os olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: CASCÃO, TEMOS UMA MISSÃO AQUI NO LIO DE JANEILO! DESCOBLIR QUEM DEIXOU O CLISTO LEDENTOR TODO AZUL! Q2 – Ao centro, André, sentado, segurando com as mãos, um livro de capa em azul. À direita, Cascão, com a mão esquerda para trás e braço direito para frente. Ele diz: É POR CAUSA DO ANDRÉ E MAIS UM MONTE DE GENTE QUE TAMBÉM É AUTISTA! Cebolinha, à esquerda, de braços abertos, faz a pergunta: COMO ASSIM? Ao fundo, céu em lilás. Q3 – Cebolinha, visto da cintura para cima, olhando para trás, onde há o André sentado, lendo e diz: PARA A CONSCIENTIZAÇÃO! Cascão, à frente, completa, olhando para frente, com pálpebra para baixo: É QUE, HOJE, É 2 DE ABRIL, O DIA MUNDIAL DO AUTISMO! É QUANDO MUITOS MONUMENTOS DO MUNDO TODO SE ILUMINAM DE AZUL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO! PAIVA JR., Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, [S.I.], 29 mar. 2019.

PAIVA Júnior, Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 29 março 2019. Disponível em: https://oeds.link/HGpR2Vo/. Acesso em: 11 julho 2022.

c. Quais são os recursos utilizados na tirinha para chamar a atenção do leitor para uma causa social? Que efeitos de sentido eles produzem?

Respostas e comentários

7.a) e b) Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes relacionem a iluminação da estátua como uma ação de marketing da campanha “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

7.c) Recursos não verbais, como as cores, os cenários e as expressões faciais e gestuais dos personagens, e verbais, que começam por chamar a atenção para a cor do Cristo, seguindo-se a explicação do Cascão e terminando com a repetição por André de “para a conscientização”.

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

6b. Os estudantes devem selecionar informações com base em fontes confiáveis e organizar, com seu auxílio, as informações necessárias em quadros, tabelas ou gráficos.

6d. Para a produção do mural, oriente os estudantes na seleção dos exemplos, garantindo adequação à faixa etária. Para isso, pré-selecione as fontes de pesquisa.

  • Após a confecção do mural, organize uma apresentação oral dos dados obtidos. Os estudantes devem fazer anotações e ensaiar a apresentação previamente para divulgar o resultado de suas pesquisas.
  1. Espera-se que eles se lembrem do autismo, pois já leram um texto sobre o abril azul na unidade 3. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, vários cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul. Na mesma linha se destaca o cartum criado por Mauricio de Sousa, ao introduzir o personagem André, que se inclui no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os estudantes devem identificar a ideia central do que estão lendo, inferir e justificar o efeito de humor apresentado na tirinha para informar de fórma descontraída o Dia Mundial do Autismo.

Explique aos estudantes que um dos aspectos do TEA é a ecolalia, fenômeno persistente que se caracteriza como um distúrbio de linguagem, definida como a repetição em eco da fala do outro.

EU VOU APRENDER Capítulo 1

Abrace essa ideia!

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

Você acabou de observar duas ações de marketing que fazem parte de uma campanha: a iluminação azul que o Cristo Redentor recebeu em 2017 e uma tirinha de Mauricio de Sousa sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criada em 2019.

1. Agora, observe estas propagandas da campanha de 2022. Qual é a principal mensagem que elas transmitem?

Letra a.

Cartaz do Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2022

Cartaz. Cartaz vertical em tons de azul. À esquerda, André, criança de joelhos, de cabelos pretos lisos para frente, de camiseta vermelha, bermuda e par de tênis em azul-claro, com detalhes e cadarço em branco. Ele está com o braço esquerdo para frente, segurando uma fita rosa com a ponta inferior cruzada. À direita, esfera terrestre em tons de azul, com fitas de pontas cruzadas, coloridas em azul, verde, laranja, amarelo e roxo. Na parte superior, balão de fala em verde e texto: 02 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! #AutistaEmTodoLugar Logotipos diversos.
Cartaz oficial da campanha nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal.

Eu vou aprender

Abrace esta ideia!

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Após observar duas ações de marketing da campanha: a iluminação em azul do Cristo Redentor e a tirinha de Mauricio de Sousa sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, os estudantes são convidados a pensar sobre a mensagem que as propagandas da campanha de 2022 transmitem. Para isso, foram selecionadas duas peças: cartaz e banner.
  1. Explique para os estudantes que todos os anos o tema da campanha muda. De acordo com o site da Revista Autismo, “em 2020/2021 o tema foi: ‘Respeito para todo o espectro — hashtag RESPECTRO’”. Converse a respeito do tema da campanha de 2022: “Lugar de autista é em todo lugar!“, que nas peças também servem como título.

Converse com os estudantes a respeito do significado das cores e por que elas podem ter sido escolhidas para compor as peças, os tipos de fonte, as ilustrações que compõem tanto o cartaz quanto o banner. Veja o que mais chama a atenção deles nessas peças e se eles se interessaram pelo assunto após ler essas peças.

Para ampliar

ONU declarou todo 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade. Canal Autismo. Disponível em: https://oeds.link/nn5hSK. Acesso em: 16 julho 2022.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe oito nove éle pê um seis

Letra b.

Banner da Campanha de Conscientização do Autismo 2022

Banner. Banner na vertical. Na parte superior, esfera terrestre de cor azul-claro, continentes em tons de marrom e verde e, acima dele, fitas com a ponta inferior cruzada em laranja, azul e verde. Ao redor da esfera, nuvens em branco. Mais abaixo, texto: LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR! Na ponta da direita, um balão de fala de cor verde, com texto em roxo: 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na parte inferior, logotipos.

CAMPANHA Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 2022. Disponível em: https://oeds.link/RjCtOX Acesso em: 16 junho 2022.

A campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing planejadas para atingir um objetivo. Há vários tipos de campanha, como a de conscientização. Toda campanha parte de um tema estabelecido pela equipe de criação da agência de publicidade a partir de um briefing apresentado pelo cliente. Como o tema serve para unificar a campanha, ele tem de estar presente em todo o material de comunicação.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Ao realizar a explicação do boxe-conceito, retome com os estudantes que a campanha publicitária pode ser utilizada para informar o público sobre uma ideia, uma marca ou um produto. Em uma campanha, pode haver várias peças publicitárias que serão veiculadas nos meios de comunicação tradicionais ou digitais. Há vários tipos de campanhas publicitárias, como a campanha promocional (para vender um produto ou serviço), a campanha social e educativa e a campanha de conscientização. Toda campanha deve ter um tema estabelecido, que serve para unificar a mensagem e, portanto, deve estar presente em todo o material de comunicação. Essa unificação facilita a identificação da campanha pelo público-alvo, pois há uma repetição em todas as peças.
  • O tema da campanha é apresentado para a agência de publicidade com base em um briefing apresentado pelo cliente. O briefing é o documento que servirá como guia para a execução da campanha. Ele contém várias informações, como: dados sobre a empresa, mercado de atuação, público-alvo, objetivos da campanha. Ele é redigido de fórma sucinta e objetiva, servindo como material de consulta e base para as estratégias e tomadas de decisão.
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • Com os estudantes separados em grupos, peça-lhes que elaborem um briefing de uma campanha publicitária de conscientização. Definam o tema para a campanha e as informações básicas que devem estar no briefing além das complementares. Você já pode relacionar esta atividade com a de produção textual, dando sentido à produção do briefing.
  • Para produzir o briefing de uma campanha publicitária, os estudantes devem antes conversar para saber qual será o tema da campanha, o público-alvo, onde as peças circularão, quais serão os formatos Sugira que pensem em algo que possa ser significativo para a comunidade escolar ou que a comunidade transforme a ideia em algo que possa ser posto em prática e tenha uma função social clara.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Sua hipótese sobre a mensagem transmitida pelas propagandas se confirmou?
  2. Qual é a mensagem?
  3. Na sua opinião, qual é o objetivo dessa campanha?
  4. Você acha que a campanha é necessária? Por quê?
  5. Observe novamente as duas propagandas.
    1. O objetivo da campanha fica claro em ambas? Por quê?
    2. Que elemento, ou elementos, você acha que unifica as propagandas para que elas transmitam a mesma mensagem? Explique.
  6. O título, geralmente, é escrito com tamanho de fonte maior e tem a função de chamar a atenção do leitor.

Você acha que “Lugar de autista é em todo lugar!” pode ser considerado o título dessas propagandas? Por quê?

  1. Observe as cores predominantes nas propagandas. Que impressões elas despertam no leitor?
  2. No cartaz, que relações podemos construir entre a imagem e o texto verbal?

Que recursos gráficos foram utilizados para destacar o título?

  1. No banner, que relações podemos construir entre a imagem e o texto verbal?
  2. Como a campanha é marcada nas redes sociais? No que isso ajuda a ação?
  3. Quem assina as duas propagandas?

As propagandas podem apresentar elementos imagéticos, como fotografias e ilustrações; elementos verbais, geralmente compostos de título, corpo do texto, slogan e assinatura; ou elementos híbridos, ao mesclar o verbal com o não verbal.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal.

2. A mensagem transmitida é que o autista não deve ser excluído do convívio social.

3. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre o autismo, mostrando que os autistas têm o direito de ser incluídos em todos os locais, contextos e aspectos da sociedade.

4. Respostas pessoais.

5.a) Sim, tanto que o texto que chama a atenção do leitor é o mesmo, criando uma identidade.

5.b) O texto em letras grandes e em destaque é igual (título), criando uma identidade. O texto sobre o dia mundial também se repete, além de outros elementos, como o laço, símbolo de apoio à campanha.

6. Sim, porque ele chama a atenção do leitor pelas letras maiores e com cores diferentes

7. Ver resposta nas orientações didáticas.

8. Ver resposta nas orientações didáticas.

8.• Em cada parte do título foi utilizada uma letra ou efeito de sombra diferente, com destaque para as palavras “autista” e “lugar”.

9. Ver resposta nas orientações didáticas.

10. Com a hashtag AutistaEmTodoLugar, que ajuda a impulsionar a campanha nas redes sociais a cada marcação.

11. O Instituto Mauricio de Sousa e a Revista Autismo.

Compreensão textual

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Espera-se que os estudantes conectem as hipóteses que levantaram previamente às confirmações (ou não) delas, conseguindo compreender por que esta confirmação aconteceu ou não.
  1. Espera-se que os estudantes consigam explicar por que acreditam que a campanha é necessária ou não. É importante pedir a eles que expliquem o porquê das respostas que estão dando.
  1. Comente que, muitas vezes, o título se funde ao corpo do texto. Diga também que não são todas as peças publicitárias que possuem slogans. No caso dessa propaganda, poderíamos considerar “Autista em todo o lugar” (utilizado na hashtag) como slogan, é uma frase curta, de efeito e fácil de memorizar.
  2. Nas duas peças, elas remetem à cor símbolo do autismo, o azul; explore o significado da cor com o texto da página 236. No cartaz, para contrastar com o azul escuro de fundo, os outros elementos textuais e imagéticos apresentam cores fortes, como o vermelho e o amarelo. No banner, o azul-claro lembra o céu e remete ao espaço em que a Terra circula; a faixa de fundo preto que traz o título ganha destaque em contraste com o azul de fundo.
  3. A imagem mostra o André colocando a fita do autismo na representação do planeta, reforçando a ideia de que lugar de autista é em todo lugar. O texto do Dia Mundial de Conscientização do Autismo lembra um balão de fala, como se André estivesse informando a data. As linhas em azul-claro simbolizando as conexões feitas por meio não só das redes sociais, mas pelas ações mundiais que acontecem nesse dia.
  4. A diversidade das cores e a presença das fitas do autismo em todos os continentes reforçam a ideia da inclusão e de que todo lugar é lugar de autista. A informação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo lembra também um balão de fala, agora como complemento do título. Nessa peça, o mundo é representado como um arranjo de feixes que, combinados, formam o globo, trazendo mais luz e brilho.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe zero oito éle pê zero quatro

A variação na composição das propagandas está relacionada aos objetivos e às estratégias de comunicação estabelecidos por quem anuncia. As propagandas podem ter formatos estáticos, como cartazes e banners, ou ter movimento, como audiovisuais

Já a campanha publicitária é direcionada a determinados públicos-alvo e, de acordo com eles e com o objetivo, irá adaptar o tipo de linguagem, as estratégias persuasivas e escolher os meios e os veículos de comunicação em que as peças irão circular.

Outras campanhas de conscientização

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

12. Leia a tirinha a seguir.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelo azul escuro, de camiseta e bermuda azul claro. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, de calça azul e sapatos em cinza. Q1 – À esquerda, Armandinho com o corpo para a direita, cabeça para cima, pergunta: PAI, EU JÁ POSSO DOAR SANGUE? À direita, pai de Armandinho, visto parcialmente, de costas para ele. Q2 – À esquerda, Armandinho com a cabeça para cima, boca fechada, observando o pai à frente dele. Este diz: CLARO QUE NÃO, FILHO! SÓ COM DEZESSEIS ANOS! Q3 – À esquerda, Armandinho com a cabeça para cima, braço esquerdo para frente, fala: ENTÃO EXPLICA ISSO PROS MOSQUISTOS LÁ DO QUARTO!

BECK, Alexandre. Armandinho Três. Florianópolis: Edição do autor, 2014. página 94.

  1. O que produz humor na tirinha?
  2. De fórma bem-humorada, para o que a tirinha chama a atenção?
  1. Você já viu alguma propaganda de doação de sangue? Em caso positivo, qual?
  2. Na sua opinião, doar sangue é importante? Por quê?
Respostas e comentários

12.a) A associação entre doar sangue e as picadas dos mosquitos que sugam o sangue.

12.b) A tirinha pode ter duas leituras: uma diz respeito à crítica quanto à proliferação de mosquito e a outra chama a atenção para o ato de doar sangue e esclarece quem está apto para a doação.

13. Respostas pessoais.

14. Respostas pessoais.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Explique o boxe-conceito e, ao final, pergunte aos estudantes o que eles acham que diferencia meio e veículo de comunicação. Ouça as resposta e complemente-as, se for necessário, ou proponha uma pesquisa para verificar se as hipóteses levantadas se confirmam ou não.

Outras campanhas de conscientização

  1. Explore com os estudantes os aspectos verbais e não verbais da tirinha, como as cores monocromáticas e os contornos em preto, a expressão facial e os gestos de Armandinho, por que só aparecem as pernas do pai, por que Armandinho está sempre olhando para cima

Aproveite para perguntar a função das vírgulas após “pai” (primeiro quadrinho) e antes de “filho” (segundo quadrinho), chamando a atenção deles para o vocativo.

Para observar e avaliar

Ao longo da realização das atividades, circule entre os estudantes para observar o desenvolvimento individual deles. Caso perceba dificuldades, permita que trabalhem em duplas, de modo que um possa apoiar o outro na busca das informações e na compreensão das propagandas.

15. Observe este cartaz para responder às questões de compreensão.

Cartaz. Cartaz na vertical. Dividido ao meio, à esquerda em verde e à direita em azul. À esquerda, mão de uma pessoa negra e, à direita, de pessoa branca, uma de frente para outra fazendo o desenho de coração. Abaixo das mãos, um tubo fino na horizontal por onde passa sangue e, na ponta da direita, um adesivo redondo em bege-claro. Na parte superior, à esquerda, texto: DISQUE SAÚDE 136 À direita, logotipos de redes sociais. #DoeSangue. Abaixo, texto: DOE SANGUE REGULARMENTE Com a nossa união, a vida se completa Vamos restabelecer os estoques de sangue do País e salvar a vida de milhares de brasileiros. Informe-se em um hemocentro e saiba como doar em segurança durante a pandemia. Na parte inferior direita, logotipos diversos. Na parte inferior esquerda, texto: Saiba mais em gov.br/saude

BRASIL. Ministério da Saúde. Campanha de Doação de Sangue. Brasília, 2021.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Convide os estudantes a analisar o cartaz e comentar o que eles gostaram mais e por quê. Promova um ambiente acolhedor que possibilite a cada um se expressar à sua maneira, orientando-os a respeitar os turnos de fala.

Pergunte o que eles acharam da escolha das cores e o que elas podem significar. Explore as sensações que essas cores transmitem aos estudantes. Depois, questione sobre a imagem das mãos, por que aparece a imagem de mãos de pessoas diferentes e o que isso pode significar Faça perguntas que os ajudem a formular hipóteses que podem ser comprovadas ou não, tanto com as atividades de compreensão textual, quanto ao final do estudo.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe zero oito éle pê zero quatro

TEXTUAL

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.

Respondam às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Qual é a mensagem do cartaz?
  2. Analisando o cartaz, vocês diriam que a mensagem conseguiu atingir seus objetivos, ou seja, apenas lendo o cartaz vocês doariam sangue, se tivessem a idade e as condições físicas necessárias para isso? Por quê?
  3. As propagandas apresentam determinados elementos verbais em sua composição. No entanto, não há uma estrutura rígida, ou seja, nem todas as propagandas apresentam todos eles.

Em relação ao cartaz sobre doação de sangue, identifiquem:

Ícone. Modelo.

Título

Corpo do texto

Slogan

Assinatura

  1. Onde esse cartaz pode ter circulado?
  2. Qual é o público-alvo dessa campanha?
  3. As cores predominantes nesse anúncio despertam alguma impressão no leitor? Qual?
  4. Que estratégias de persuasão o autor utilizou para “vender” a ideia de doar sangue?
  5. Como o uso do modo imperativo pode ajudar na persuasão?
  6. Além do chamamento à ação de doar sangue, o cartaz apresenta outros textos, em corpo menor. Qual é o objetivo desses textos?
  7. Quais são os canais apresentados para que o possível doador se informe?
  8. Como a campanha é marcada nas redes sociais?

Para ampliar

O Canal Autismo apresenta conteúdo jornalístico sobre o transtorno do espectro autista. Disponível em: https://oeds.link/u4r882 Acesso em: 12 junho 2022.

Respostas e comentários

1. Doar sangue é uma ação que salva vidas.

2. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes façam uma análise reflexiva e digam se o cartaz tem fôrça de persuasão ou não, de acordo com o ponto de vista deles.

3. Título: “Doe sangue regularmente”; corpo do texto: “Vamos restabelecer reticências brasileiros” e “Informe-se em reticências a pandemia”; slogan: “Com a nossa união, a vida se completa”; assinatura: SUS, Ministério da Saúde, Governo Federal.

4. Em vários veículos, como revistas, jornais, sites de notícia, blogs , e em lugares de grande circulação de pessoas.

5. A população jovem acima de 16 anos e adultos que estejam dentro dos critérios para doar sangue.

6. As cores verde e azul lembram as cores da bandeira nacional, remetendo a um dos textos que fala em “estoques de sangue do País” e enfatizando que se trata de uma campanha nacional.

7. Ver resposta nas orientações didáticas.

8. O imperativo chama o interlocutor a uma ação, no caso, para responder a um pedido, um convite. Ou seja, é um modo verbal que envolve o interlocutor.

9. No texto primeiro texto, o objetivo é chamar a atenção para o fato de que doar sangue gera o restabelecimento dos estoques de sangue e, com isso, salvam-se vidas. O segundo texto orienta o possível doador a se informar antes para poder doar com segurança.

10. Disque saúde 136, saiba mais em gov.br/saúde e redes sociais do Ministério da Saúde.

11. DoeSangue

Compreensão textual

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Estas páginas permitem o desenvolvimento do Tema Contemporâneo Transversal Saúde e do ó dê és 3 – Saúde e bem-estar.
  • As atividades a seguir podem ser feitas pelos estudantes de fórma individual ou em duplas.
  1. Esta é uma oportunidade de os estudantes demonstrarem o entendimento sobre o objetivo da campanha e o que é a fôrça de persuasão, percebendo qual estratégia persuasiva funcionou mais ou menos com eles. Permita que se expressem oralmente; depois, peça a eles que respondam no caderno como fórma de registro do entendimento obtido.
  1. Fale sobre as possiblidades de circulação desses textos. Convide os estudantes a comentar se já viram cartazes semelhantes e em quais locais físicos ou em quais sites.
  2. Ao tratar do público-alvo para a campanha de doação de sangue, os estudantes devem inferir que menores de 16 anos, o que inclui crianças e adolescentes até essa idade, não estão contemplados, já que somente pessoas acima de 16 anos são autorizadas a realizar essa ação. Esta afirmação também pode ser resgatada no diálogo apresentado na tirinha do Armandinho, em que o pai do personagem afirma: “Só com dezesseis anos”.
  1. Além das cores e dos diferentes tipos e tamanhos de letras, foram utilizados imagens e textos verbais impactantes. As imagens retratam um coração formado pelas mãos de duas pessoas, representando a união de todos. Logo a seguir, o tubo por onde passa o sangue na transfusão liga as palavras “doe” e “sangue”, terminando no curativo adesivo. Chame a atenção para os recursos linguísticos e semióticos apresentados no cartaz, como o destaque das palavras “Doe sangue”, bem como o apelo sobre a possibilidade de salvar vidas com essa ação.
  2. No título, o verbo “doar”, usado no imperativo, é reforçado pelo advérbio “regularmente”, esclarecendo ao público-alvo que a doação deve fazer parte da agenda do doador. Nos textos seguintes, para reforçar a união, são utilizados pronomes possessivos e a terceira pessoa do plural: “nossa”, “vamos”. Em outros momentos também é empregado o imperativo: “informe-se”, “saiba” e “disque”.
  1. Se possível, mostre aos estudantes outros exemplos de campanhas que indicam os canais para o leitor contatar o anunciante.
  2. Discuta com os estudantes como as campanhas podem ser impulsionadas de acordo com a quantidade de reproduções das pelos compartilhamentos.

Para ampliar

Fundação Pró-Sangue. Hemocentro de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/WYE5hZ. Acesso em: 27 junho 2022.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Aposto e vocativo

Responda às questões no caderno.

  1. Releia a tirinha da seção Eu sei, página 229.
    1. No primeiro quadrinho, como sabemos a quem Cebolinha se dirige?
    2. Considerando que a tirinha retrata uma conversa, com qual finalidade essa palavra foi utilizada?

O vocativo é um termo utilizado pelo falante para chamar diretamente o interlocutor. Esse termo pode ser um nome, um apelido, uma característica, uma profissão

2. Você sabe por que o azul é um dos símbolos do transtorno do espectro autista (TEA)? O texto a seguir explica a razão. Acompanhe-o.

Cor azul

A relação da cor azul com o autismo se originou com a Associação de Defesa do Autismo (cuja cor primária é o azul), conhecida como Autism Speaks, já que sua campanha Light it Up Blue (Ilumine em Azul) pede que as pessoas usem azul no dia 2 de abril Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Além disso, essa cor está associada a um sentimento de calma e aceitação em um mundo barulhento e agitado para pessoas do espectro.

Ademais, a cor azul busca representar a maior incidência do TEA no sexo masculino, já que para cada 4 meninos, existe uma menina no espectro.

reticências

AUGUSTO, Verdadeiro. Símbolos do Transtorno do Espectro Autista: visibilidade e inclusão. Click inclusão, abre colchetesem localfecha colchete, 4 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/FKUEAV. Acesso em: 10 junho 2022.

  1. No texto, há um trecho que traz uma informação complementar sobre a Associação de Defesa do Autismo, relacionada ao seu nome em inglês. Identifique-o.
  2. Segundo a autora, além da relação entre a cor e a associação, que outras razões levaram à escolha do azul para representar o autismo?
Respostas e comentários

1.a) Por meio da palavra “Cascão”, que inicia a fala do personagem.

1.b) Para chamar o interlocutor.

2. Resposta pessoal.

2.a) O trecho é: “conhecida como Autism Speaks”.

2.b) O sentimento de calma transmitido pela cor, bem como a representação da maior incidência do TEA entre meninos.

Língua e linguagem

Aposto e vocativo

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Convide os estudantes a refletir sobre o uso do vocativo no cotidiano, como quando somos chamados por nossos familiares ou amigos por algum motivo, por exemplo: “Marina, o almoço está pronto”.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1a. Conforme o exemplo apresentado na atividade preparatória, na tirinha Cascão é chamado por Cebolinha para falar sobre a missão que ambos têm no Rio de Janeiro.

1b. Destaque que o vocativo tem a função de chamamento. Se julgar necessário, convide os estudantes a buscar outros exemplos em gibis, ou na internet, para que fique mais claro o entendimento sobre o uso do vocativo.

  • Ao explicar o boxe-conceito, comente que o vocativo não tem relação sintática com os outros termos da oração, ou seja, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.

2. Esta atividade traz uma curiosidade sobre a cor azul, utilizada como símbolo do TEA. Se preferir, convide alguns voluntários para fazer a leitura do texto citado e motive a turma a comentar o entendimento sobre o texto.

2a. Incentive os estudantes a encontrar pistas no texto que os ajudem a chegar à compreensão leitora e, consequentemente, à resposta. Nessa pergunta, talvez seja um pouco difícil localizar o nome em inglês devido a esse trecho vir após outra explicação em parênteses. No entanto, comente que, por estar em outra língua e para dar destaque, o autor colocou o nome em itálico. Eles perceberão que há dois nomes em itálico, no entanto o que se refere ao nome da Associação é o primeiro:Autism Speaks. Chame a atenção para a tradução do segundo nome entre parênteses, bem como a vírgula entre colchetes, indicando que ela não faz parte do texto original.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê dois nove

ê éfe zero oito éle pê zero quatro

O aposto é um termo da oração que se liga a um nome anterior com a finalidade de explicar, esclarecer ou identificar esse nome. Dependendo da finalidade, o aposto pode ser classificado em: explicativo, enumerativo, resumidor, especificador, entre outros.

3. Leia o trecho de um artigo a seguir.

Arteterapia, uma possibilidade para o tratamento do autismo

reticências

Existe atualmente uma gama de terapias para serem tratadas as pessoas autistas, embasadas e comprovadas cientificamente. Atendendo às motivações em defesa da diversidade das pessoas que possuem o diagnóstico de autismo, trago uma reflexão sobre os benefícios e a importância da arteterapia também para pessoas autistas.

reticências

A arteterapia é um acompanhamento terapêutico realizado por meio da arte, para todos, em todas as idades, individualmente ou em grupo. Nas expressões artísticas espontâneas, autênticas e livres, a pessoa vivencia suas emoções e sentimentos, proporcionando dessa forma um novo olhar para si, reconhecendo e transformando seus anseios, propiciando autoconhecimento, estimulando a autoestima e a autoconfiança, adquirindo, assim, mais equilíbrio em seu desenvolvimento.

reticências

Fotografia. Vista geral de uma criança, com blusa de mangas compridas em amarelo, com as mãos unidas, cobertas com tintas em azul, vermelho e tons de amarelo. Ao fundo, papeis brancos com marca de uma mão em tons de vermelho, amarelo e verde.
A arteterapia pode trazer benefícios para pessoas com autismo.

, Patrícia F. E. Arteterapia, uma possibilidade para o tratamento do autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 15 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/OKxgnr Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Já no título do artigo, localizamos um aposto. Identifique-o e indique qual é a sua finalidade.
  2. No primeiro parágrafo, a autora menciona as terapias utilizadas para o tratamento de pessoas com autismo. Que termos ela usa para identificar essas terapias?
  3. De acordo com o texto, quais são os benefícios da arteterapia? Explique com suas palavras.
Respostas e comentários

3.a) O aposto é: “uma possibilidade para o tratamento do autismo”. A sua finalidade é esclarecer o termo arteterapia, situando-a no contexto das pessoas com autismo.

3.b) A autora utiliza os termos embasadas e comprovadas cientificamente.

3.c) Resposta pessoal. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Aproveite o boxe-conceito e apresente as seguintes definições aos estudantes, com seus respectivos exemplos:

Aposto explicativo: é aquele que explica ou esclarece um termo anterior. Na atividade 2, o trecho conhecida como Autism Speaks é um aposto explicativo.

Aposto enumerativo ou enumerador: é aquele cuja função é estabelecer uma sequência de termos, a fim de especificar um termo anterior. Por exemplo: Fui ao mercado e comprei todos os produtos de limpeza faltantes: detergente, sabão em pó, sabão em barra e água sanitária.

Aposto resumidor ou recapitulativo: é aquele que resume um termo anterior. Por exemplo: Comprei detergente, sabão em pó, sabão em pedra, água sanitária, tudo que estava faltando.

Aposto especificativo ou especificador: é aquele que especifica um nome genérico. Geralmente é um substantivo próprio e não vem separado por vírgulas. Por exemplo: Nasci na cidade de Salvador.

  • Há ainda outros tipos de aposto, entretanto julgamos os aqui apresentados como os mais comuns.

3. Leve os estudantes a refletir sobre os textos de divulgação científica e os elementos composicionais e as marcas linguísticas características desses textos.

3c. Opção de resposta: Os benefícios são descritos neste trecho: “Nas expressões artísticas espontâneas, autênticas e livres, a pessoa vivencia suas emoções e seus sentimentos, proporcionando dessa fórma um novo olhar para si, reconhecendo e transformando seus anseios, propiciando autoconhecimento, estimulando a autoestima e a autoconfiança, adquirindo, assim, mais equilíbrio em seu desenvolvimento”.

ORTOGRAFIA

Vírgulas em apostos e vocativos

Responda às questões no caderno.

1. Leia a agá quê para responder às questões.

História em quadrinhos. História em quadrinhos composta por três quadros. Apresenta como personagem: André, menino de cabelos pretos lisos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul. Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a direita e vestido em vermelho. Magali, menina de cabelos curtos pretos e vestido em amarelo. Cebolinha, menino de cabelos pretos finos e arrepiados, com camiseta de gola em verde. Cascão, menino de cabelos crespos pretos, com camiseta amarela e macacão em vermelho. Título: ANDRÉ em SEM SURPRESAS. Na parte superior, dois logotipos. Q1 – André sentado sobre sofá de cor azul-claro, segurando com as mãos um tablet cinza. Do tablet, um balão de fala: ESTE ISOLAMENTO SOCIAL NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL, NÃO! Outro balão de fala: MAS TEM ALGUMA COISA DE QUE VOCÊS ESTEJAM GOSTANDO? Q2 – Foco nas mãos de André, segurando tablet cinza. Na tela, quatro imagens de pessoas diferentes falando, vistas dos ombros para cima: Na ponta superior esquerda, Mônica olhando para a direita, diz: DIZ AÍ, MAGALI! Na ponta superior direita, Magali, com o corpo para a esquerda e com a língua para fora, diz: ESTOU COMENDO MAIS COISAS GOSTOSAS QUE A MINHA MÃE FAZ! Na ponta inferior esquerda, Cebolinha, olhando para frente sorrindo, diz: ESTOU TENDO TEMPO PLA PENSAR EM VÁLIOS PLANOS! Na ponta inferior direita, Cascão, olhando para frente sorrindo, diz: E VOCÊ, ANDRÉ? Na ponta inferior à direita, imagem pequena de André olhando para frente, sorrindo. Q3 – À esquerda, André olhando para frente e, ao redor dele, um círculo contornando em azul com borda em laranja. Ele diz: COMO EU NÃO GOSTO DE SURPRESAS, ESTÁ SENDO BOM, POIS NINGUÉM MAIS VEM AQUI EM CASA SEM AVISAR! À direita, a tela do tablet com a imagem dos quatros amigos de olhos fechados, rindo: HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! HÁ! FIM.

INSTITUTO MAURICIO DE SOUSA; REVISTA AUTISMO. André em Sem surpresas. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 22 junho 2020. Disponível em: https://oeds.link/IbMwXP Acesso em: 16 junho 2022.

  1. Sobre o que os personagens estão conversando?
  2. Como os personagens estão se comunicando? Por quê?
Respostas e comentários

1.a) Sobre o isolamento social.

1.b) Estão se comunicando por uma videochamada pela internet, em virtude do isolamento social, cena retratada na agá quê.

Ortografia

Vírgulas em apostos e vocativos

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1. Leia a agá quê com a turma e faça perguntas sobre as características e a estrutura do gênero textual. Converse a respeito do título e seu significado; dos tipos de balões (Por que os balões de fala são dessa fórma?); as sequência das cenas retratadas nos quadrinhos; as cores utilizadas; a onomatopeia

1a. Talvez os estudantes não lembrem do período de isolamento devido à pandemia de Covid-19 por serem muito pequenos na época. Se acontecer isso, comece explicando o que é uma pandemia e, depois, o que foi esse período e por que as pessoas precisaram ficar em isolamento.

1b. Se perceber dificuldades no entendimento sobre a fórma como os personagens estão se comunicando, peça a eles que observem que, no primeiro quadrinho, André aparece sentado em um sofá sozinho e, no segundo, a imagem foca em suas mãos segurando um tablet, no qual se pode ver os amigos dele e o que cada um está falando; com isso, pode-se concluir que o encontro é virtual.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe zero oito éle pê zero quatro

  1. Qual aspecto positivo do isolamento é citado por cada personagem?
  2. Quais são os vocativos presentes na agá quê?
  3. Que sinal de pontuação é utilizado para separar o vocativo?

O vocativo é um termo isolado, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado da oração. Por isso, ele deve ser separado por vírgula.

2. Leia esta notícia.

Junho Vermelho incentiva a doação de sangue em todo o país

Já ouviu falar da doença Talassemia? A enfermidade hereditária é uma espécie de anemia crônica.

A forma grave obriga o paciente a receber transfusões de sangue, a cada 15 dias, e a cura só vem por um transplante de medula óssea, indicado apenas para crianças e adolescentes. reticências

Neste mês, chamado de Junho Vermelho, a Associação Brasileira de Talassemia promove uma ação para incentivar a doação de sangue em todo o país.

Com o lema Doe sangue. Salve pessoas!, a campanha acontece em onze estados, entre eles Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. reticências

Eduardo Froes, presidente da Associação, alerta que estamos próximos ao inverno, período de baixa nos estoques dos bancos de sangue de todo o país. Por isso, ele faz um apelo por mais doações de sangue. Para ser um doador a recomendação é ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um horário, para evitar aglomerações.

COSTA, Karine. Junho Vermelho incentiva a doação de sangue em todo o país. Agência Brasil, Brasília, Distrito Federal, 3 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/GrCxJq Acesso em: 5 junho 2022.

  1. Você já conhecia a doença mencionada na notícia?
  2. Qual é a relação entre a talassemia e a doação de sangue?
  3. Identifique os apostos presentes no segundo e terceiro parágrafos. A que termos eles se referem.
  4. Em que trecho aparece um aposto enumerativo? A que termo ele se refere?

O aposto geralmente é separado do termo a que se refere por algum sinal de pontuação, principalmente por vírgula. É o caso do aposto explicativo, por exemplo, que aparece algumas vezes no texto lido.

Respostas e comentários

1.c) Magali diz que está comendo mais coisas gostosas preparadas por sua mãe; Cebolinha diz que está tendo tempo para pensar em vários planos; André diz que ninguém tem ido à sua casa sem avisar, e ele não gosta de surpresas.

1.d) Os vocativos são: “Magali” e “André”.

1.e) A vírgula.

2.a) Resposta pessoal.

2.b) Alguns talassêmicos necessitam de transfusão de sangue a cada 15 dias. Por isso, a Associação Brasileira de Talassemia promove uma ação para incentivar a doação de sangue.

2.c) Segundo parágrafo: “indicado apenas para crianças e adolescentes”; refere-se a “transplante de medula óssea”. Terceiro parágrafo: “chamado de Junho Vermelho”; refere-se a “Neste mês”.

2.d) Aparece em: “entre eles Amazonas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo”. Refere-se ao termo “estados”, mencionado anteriormente.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Explique, ao ler o boxe-conceito, que o vocativo pode vir no começo, no meio ou no fim da oração e mostre como deve ser virgulado nesses casos. Por exemplo:
  • André, fale como tem sido a sua experiência no isolamento social.
  • Fale como tem sido a sua experiência no isolamento social, André.
  • Fale, André, como tem sido a sua experiência no isolamento social.
  • Sinalize que, além da vírgula, é possível utilizar ponto de exclamação com o vocativo, a fim de dar mais ênfase. Por exemplo: Menino! Veja o que você fez!

1c. Aproveite a oportunidade para ouvir os comentários dos estudantes sobre a opinião deles com relação ao isolamento.

1e. Dê mais alguns exemplos de virgulação no vocativo e, depois, peça que eles citem outros. Coloque-os na lousa para que os estudantes possam observá-los e copiá-los.

2d. Espera-se que os estudantes localizem o aposto enumerativo. Se necessário, convide-os a pesquisar outros exemplos desse tipo de aposto ou mesmo que criem em seus cadernos para reforçar o entendimento desse conceito.

Após a realização dos exercícios, comente com os estudantes que há, no texto, outros apostos. Por exemplo: “presidente da Associação” e “período de baixa nos estoques dos bancos de sangue de todo o país”. É importante enfatizar que alguns apostos podem ser precedidos de dois pontos, como é o caso do enumerador. Outros, como o especificativo, não são precedidos de nenhum sinal de pontuação, como já dito anteriormente.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Sua voz vale muito!

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Você já assistiu a algum vídeo ou leu um blogue, por exemplo, com a avaliação ou indicação de algum produto? Comente com a turma.
  2. Leia e analise o cartaz a seguir, publicado no Portal Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

Cartaz. Cartaz na vertical. Texto: O INFLUENCIADOR RESPONSÁVEL É TRANSPARENTE. Ao centro, um homem visto da cintura para cima, de frente para uma arquibancada, com um celular na mão direita e um computador na mão esquerda, mostrando-os para uma câmera fotográfica que está a frente. Na tela do celular, fundo azul, e na tela do computador, fundo branco com texto: #publicidade #publi #publipost. O homem tem cabelos escuros penteados para a direita, vestido com camisa branca de gola. Ele olha para frente sorrindo, em direção a uma câmera preta de filmagem. Ao fundo, armário branco e uma pia com utensílios de cozinha, em parede cinza-escuro. Na parte inferior, logotipos do Mercosul, secretaria do consumidor, ministério da justiça e segurança pública e da república federativa do Brasil.

CONSUMIDOR | Fique atento. Escola Nacional de Defesa do Consumidor, Brasília, Distrito Federal, 19 outubro 2021.

Respostas e comentários

1 e 2. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Eu vou aprender

Sua voz vale muito!

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Pergunte aos estudantes se eles conhecem algum influenciador e se, por acaso, eles já demonstraram interesse em comprar algo que o influenciador mostrou no blogue, vlogue , como um livro, um perfume, uma roupa Chame a atenção para a publicidade não explícita, como aquelas que são feitas como produtos que o influenciador ganhou de alguma empresa e posta para agradecer, por exemplo. Depois, comece a relacionar a publicidade explícita que é o assunto do cartaz.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1 e 2. Incentive uma discussão para que os estudantes percebam o que há por trás de um comentário simples que, aparentemente, não é considerado publicidade, mas que tem a intenção de apresentar/avaliar um produto/serviço. Leve-os a perceber as diferentes posições e interesses que estão em jogo.

  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • Separe os estudantes em duplas ou trios e distribua outros cartazes com temas variados para que eles identifiquem e analisem a mensagem, os elementos composicionais Depois, peça a eles que escolham um para transformar em uma peça audiovisual. Essa atividade pode ser feita por meio de storyboard. Explique a eles o que é um storyboard (uma série de desenhos ou imagens coladas que mostram a sequência de cenas de um filme, animação ) e a sua função. Combine um dia para que eles apresentem o que produziram.

Para ampliar

O que é um storyboard? . Disponível em: https://oeds.link/7O4NHr. Acesso em: 10 agosto 2022.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero três

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe oito nove éle pê um um

ê éfe oito nove éle pê dois dois

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Para você, qual é a mensagem dessa propaganda?

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Nessa peça, há todos os elementos composicionais de uma propaganda? Quais estão presentes?
  2. Qual é o público-alvo?
  3. Tendo em vista o público-alvo e o título do cartaz, onde ele pode ter circulado?
  4. Como vocês acham que ficaria esse cartaz, que é uma peça estática, se fosse veiculada na TV? Que recursos poderiam ser utilizados para trazer movimento à peça?
  5. Vocês acham que a imagem associada ao título pode ser considerada previsível? Por quê?
  6. Na opinião de vocês, a imagem tem a fôrça necessária para persuadir o público-alvo?
  7. Vocês concordam com o título da propaganda, ou seja, que o influenciador digital tem o dever de informar de que se trata de um conteúdo patrocinado, um anúncio publicitário? Por quê?
  8. Dentro do contexto da propaganda, qual é o significado de “transparente”? Expliquem.
  9. Vocês acham que há uma relação entre “responsável” e “transparente”? Qual?
  10. Se vocês tivessem de criar uma peça publicitária alertando os seguidores sobre a publicidade feita por influenciadores digitais, como fariam?
    1. Levem em consideração o público-alvo e onde a peça irá circular.
    2. Apresentem a peça aos colegas.

No texto publicitário, exploram-se a pluralidade de significados, os jogos de palavras, a sonoridade A linguagem é simples e curta e a escolha lexical é importante para a produção de sentido, pois, muitas vezes, as palavras são usadas fora de seu uso denotativo e mais comum, passando a ter significados diferentes que surpreendem o leitor.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que é alertar o influenciador de que ele precisa ser transparente, claro, com os seguidores quando estiver fazendo publicidade de algum produto ou serviço.

2. Não, falta o slogan. Há o título “O influenciador responsável é transparente”; o corpo do texto, que é a informação do que deve constar na página do influenciador quando for publicidade: “publicidade; publi; publipost”; e a assinatura.

3. Provavelmente um público mais jovem, formado por influenciadores e seus seguidores.

4. Provavelmente nas redes sociais.

5. Resposta pessoal. Ver orientações didáticas.

6. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes percebam que sim, pois a imagem retrata exatamente um influenciador comentando sobre produtos (celular e notebook), sendo que na tela do notebook estão inseridas as hashtags referentes à propaganda.

7. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reflitam sobre como a imagem pode ou não influenciar o público-alvo e reforçar o texto verbal.

8. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

9. O termo é usado de fórma conotativa, em sentido figurado, ou seja, é algo que não se oculta, que não é escondido.

10. Respostas pessoais. Resposta possível: Ao indicar que se trata de publicidade, o influenciador está sendo transparente, não está escondendo nada, o que reforça o ato de ser responsável.

11. Ver orientações didáticas.

Compreensão textual

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Se julgar apropriado, as atividades de 2 a 11 podem ser feitas em duplas.
  1. Para responder a esta atividade, convide os estudantes a rever o cartaz. Permita que releiam o texto, observando todos os elementos verbais e não verbais, de modo que possam compreender que mensagem se pretende transmitir neste texto.
  2. Comente sobre essa possibilidade de a propaganda nem sempre contemplar todos os elementos que a caracterizam. No entanto, reforce que algumas características são essenciais, como título, corpo do texto e assinatura, por exemplo.
  1. Espera-se que os estudantes apontem recursos que enfatizem o movimento e possam contribuir com os elementos persuasivos já existentes na peça, como sua transposição para um vídeo, em que o personagem fala sobre a transparência que deve haver na interação entre influenciador e seguidores, uma trilha sonora ao fundo, a fala do influenciador com ritmo e melodia que reforcem o que ele está dizendo.
  1. Aproveite o momento para abrir uma discussão. Proponha aos estudantes que discutam primeiro em duplas, depois que exponham aos colegas o que discutiram abrindo espaço para um debate. Chame a atenção dos estudantes para o que se chama de “marketing de influência”, que, de fórma “humanizada”, usa a relação de confiança entre influenciador e seguidores como uma estratégia de argumentação para a divulgação de produtos e serviços.

11. Partindo das orientações da atividade, os estudantes devem criar a peça usando os recursos persuasivos necessários para compor a peça e persuadir o leitor. Devem observar a linguagem e perceber a importância da escolha lexical, bem como dos elementos imagéticos, se tiver. Esta é uma boa oportunidade para trabalhar parcialmente a habilidade . Oriente cada dupla (ou grupo) a produzir uma peça publicitária dentro do mesmo tema. Para isso, terão de pensar como um grande time sobre a companha, qual será o slogan, as cores , para que ela tenha unidade e possa ser facilmente identificada nas diversas peças.

Peças audiovisuais

12. As cenas a seguir foram retiradas de uma propaganda audiovisual, um filme de 30 segundos produzido pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Analise as cenas e as legendas.

Cena número 1. Uma senhora de cabelos grisalhos penteados para trás, de vestido vermelho e par de luvas grandes da mesma cor, com óculos de grau no rosto e batom vermelho nos lábios. Ela está sentada de pernas cruzadas em um divã de cor bege, com um animal similar a um gambá no colo de pelos pretos e em branco do dorso. Perto dela, à direita, uma manta preta. Ao fundo, um vitrô grande. Na parte inferior, texto: A paixão da minha vida: a Fifi. Cena número 2. Foco no colo da senhora com animal, cabeça à esquerda e boca aberta com dentes pequenos afiados, focinho pequeno e olhos pretos. Na parte inferior, texto: Minha cadelinha que eu encontrei na rua. Cena número 3. A senhora em um local aberto com vegetação rasteira e árvores de folhas verdes. Ela está sentada sobre um banco marrom, com o corpo para a esquerda, braço esquerdo para cima, segurando com a mão direita a coleira do animal que está na grama. Atrás dele, há uma fumaça verde. Mais ao fundo, à esquerda, outras pessoas sentadas na grama. Na parte inferior, texto: A Fifi adora brincar. Cena número 4. Foco no rosto de um cachorro de tamanho médio, pelos em marrom claro, com parte em branco, focinho fino, olhos pretos e aumentados por efeitos especiais. Ao fundo, grama verde. Na parte inferior, texto: com outros cachorros, Cena número 5. Em um local com prédios de paredes de cor cinza claro, janelas compridas em verde, na vertical e, mais à esquerda, porta em marrom. Um homem de cabelos pretos  e macacão azul está caindo de um andaime. Abaixo, a senhora caminhando para a direita, com a coleira na mão sobre o animal. Este está caminhando sobre um muro, para frente. Uma fumaça verde está entre o animal e o homem. Na parte inferior, texto: passear pelo bairro. Cena número 6. À frente, a senhora vista da cintura para cima, segurando no colo o animal. Ao fundo, vista parcial de um estabelecimento de portas em vermelho, com vidro à esquerda, onde está escrito: PET SHOP. Mais abaixo, à esquerda, um cachorro de pelos em branco e preto. Na parte inferior, texto: o que ela mais detesta é
Respostas e comentários

Peças audiovisuais

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Para as Atividades preparatórias, sugerimos que você utilize o laboratório de informática ou proponha uma sala de aula invertida, para que os estudantes possam visitar os sites indicados em casa e continuar a conversa sobre o Conar na próxima aula.
  • Inicie perguntando quem conhece ou ouviu falar do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Caso nenhum estudante se manifeste, escreva o nome do órgão por extenso na lousa e faça perguntas como: Lendo o nome desse órgão, o que vocês imaginam que ele regulamenta? Coloque as hipóteses também na lousa. Depois, peça a eles que pesquisem a respeito para confirmar as hipóteses ou ajustá-las. Essa atividade pode ser feita em duplas ou grupos de até quatro integrantes. Veja, a seguir, algumas indicações de sites.

12. Garanta que os estudantes entendam a sequência das imagens para a leitura. Para a análise, eles precisam ler tanto legenda quanto imagem. Proponha que eles façam a leitura em duplas para que haja troca de impressões a cada cena e como um todo ao final. Depois, cada dupla pode comentar com toda a turma o que descobriu com a análise.

Para ampliar

CONAR: Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em: https://oeds.link/wAUjjK.

PEZZOTTI, Renato. Como funciona o Conar? Para que serve? Como denunciar uma publicidade? São Paulo, Uol, 29 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/W5HODU. Acessos em: 10 agosto 2022.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe oito nove éle pê um sete

Cena número 7. Três pessoas vistas da cintura para cima, em local com paredes brancas, onde está escrito: BANHO E TOSA. As pessoas estão vestidas com roupas de mangas compridas em amarelo, máscara de oxigênio sobre o rosto, luvas nas mãos da mesma cor. Eles estão lavando o animal em um recipiente com água e muitas bolhas de sabão. Na parte inferior, texto: tomar banho. Cena número 8. Vista geral de um prédio antigo de paredes brancas, três andares, janelas compridas, com uma entrada ao centro, com uma escada que leva a uma grande porta. Na fachada, texto: Escola primária. Ao fundo, local com árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro. Na parte inferior, texto: E a coisa que ela mais adora. Cena número 9. A mesma imagem descrita anteriormente, agora com uma fumaça verde saindo de uma das janelas. Na parte inferior, texto: é criança. Cena número 10. A senhora à esquerda, sentada segurando o animal com as mãos e olhando para frente sorrindo. Ao fundo, mesa com utensílios e, mais ao fundo, uma televisão exibe um desenho animado de um gambá. Ao redor da televisão, objetos de decoração e, à direita, um guarda-chuva dourado na vertical. Na parte inferior, texto: Ela é um amor! Cena número 11. À esquerda, a senhora no mesmo local, vista de costas, olhando para baixo e acariciando o animal com a mão direita. Ao fundo, na televisão, mensagem do logotipo do Conar. Na parte inferior, texto: Quem cria nem sempre vê o que há de errado, Cena número 12. Foco na televisão e tela branca com o logotipo do Conar. 35 anos de ética na prática HYPERLINK 'http://www.conar.org.br'www.conar.org.br. Na parte inferior, texto: por isso a propaganda precisa do CONAR.
Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Se achar interessante, após a troca de impressões, proponha uma nova leitura para identificar aspectos que não haviam sido percebidos antes e foram apresentados durante a conversa. Ao analisar as cenas, chame a atenção aos aspectos imagéticos, a locação das cenas, as cores, os elementos de cena, a expressão facial e gestos dos personagens secundários; analise a sequência das imagens com a narrativa escrita Incentive a participação de todos e valorize as contribuições.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.
  1. Observando as cenas e lendo as legendas da propaganda audiovisual, na sua opinião, qual é a ideia transmitida?
  2. Quem é o público-alvo dessa propaganda? Onde ela pode ter circulado?
  3. Agora, o professor irá mostrar a propaganda audiovisual. Preste atenção nas cenas e nos elementos que as compõem, bem como na fala da personagem.
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. O que mais chamou a atenção de vocês nesse audiovisual? Por quê?
  2. Vocês acham que as falas da personagem acompanham bem as imagens que as complementam? Expliquem.
  3. Analisem como a personagem é caracterizada. A fórma como ela é apresentada é coerente com a maneira de agir de alguém que não percebe qual é seu animal de estimação? Justifiquem a resposta.
  4. Vocês acham que a atuação da personagem ajuda a convencer o espectador de que ela pode não ter notado o tipo de animal de estimação que possui?
  5. O que confere humor a essa peça?
  6. Vocês acharam uma boa sacada de quem teve a ideia para esse audiovisual? Por quê?
  7. O que significa a fumaça verde que aparece em algumas cenas? Expliquem.
  8. Em que cena é reforçado o fedor exalado pelo gambá? Como vocês chegaram a essa conclusão?
  9. As cenas seguem uma sequência lógica que leva o espectador a entender a propaganda? Expliquem.
  10. Há uma trilha sonora ao fundo. Ela colabora para persuadir o leitor?
  11. Há alguma figura de linguagem utilizada nesse filme como recurso expressivo? Expliquem.
Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Ver orientação didática.

2. Provavelmente, as pessoas em geral, pois é uma propaganda de interesse comum a qualquer consumidor. Pode ter circulado na TV ou em sites e plataformas que disponibilizam vídeos.

3.a) e b) Resposta pessoal.

3.c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que, pela fala e expressão facial, a personagem passa a impressão de ser uma pessoa totalmente desligada.

3.d) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes possam refletir e expor suas opiniões com argumentos válidos.

3.e) O fato de a personagem confundir um gambá com um cachorro e não perceber isso.

3.f) Resposta pessoal.

3.g) Representa o momento em que o gambá expele o líquido fétido.

3.h) Na cena do banho, pois as pessoas estão usando máscaras e roupas de proteção.

3.i) Sim, as cenas acompanham a narrativa contada pela personagem e transmite a mensagem esperada para que o espectador entenda a mensagem.

3.j) Sim, ela dá mais fôrça à fala da personagem e às cenas que aparecem.

3.k) Há uma metáfora explícita para mostrar que nem sempre percebemos quando algo está errado, o que é feito ao se utilizar o gambá no lugar do cachorro.

Compreensão textual

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Espera-se que os estudantes mencionem que o Conar fiscaliza os anúncios publicitários e as propagandas para que estejam sempre dentro dos regulamentos estabelecidos e de acordo com princípios éticos, sem violar o direito do consumidor nem demonstrar algum tipo de preconceito ou utilizar estereótipos.
  1. Para esta atividade, disponibilize os recursos necessários para mostrar a propaganda e organize a sala de aula ou o local de exibição em um formato que todos possam assistir ao vídeo confortavelmente e tenham uma boa visão, o que é importante para a análise. O vídeo está disponível em: https://oeds.link/ijWH3H. Acesso em: 26 julho 2022. Se achar necessário, exiba o vídeo da propaganda mais de uma vez para que os estudantes possam analisar vários aspectos, como as imagens em movimento, a fala, as expressões faciais, os gestos, o tom e o ritmo da voz

As questões de 3 a 9 poderão ser feitas em duplas.

3a e 3b. Espera-se que os estudantes exponham suas opiniões de fórma clara, respeitando o turno de fala e as opiniões diversas.

3e. Nesta atividade, peça aos estudantes que retomem as imagens que permitem interpretar que se trata de um gambá e não de um cachorro, como as cenas 2, 5, 6 e 7. Pergunte a eles como é possível perceber que a tutora do animal faz essa confusão. Nesse caso, eles devem observar a fórma de tratamento nos cuidados, incluindo o passeio com o animal encoleirado, típico de se fazer com cachorros.

3g. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que o gambá do anúncio é o gambá listrado, nativo da América do Norte, que expele um líquido fétido de suas glândulas anais quando se sente ameaçado.

3k. Se necessário, retome o conceito de metáfora com os estudantes, mostrando a comparação feita entre dois elementos de fórma implícita, sem o uso de conectivos de comparação. Essa é a diferença entre a metáfora e comparação. Metáfora: “Você é um doce”. Comparação: “Você é como um doce”.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero quatro

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero três

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe oito nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê dois dois

ê éfe oito nove éle pê três sete

Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Em algumas cenas, o espectador pode perceber as reações dos personagens ao que está acontecendo.
    1. Citem algumas.
    2. As expressões faciais ajudam na compreensão das cenas e do texto falado? Por quê?
  2. Como a linguagem verbal dialoga com a linguagem não verbal nessa propaganda? Expliquem.
  3. Como são as cores do vídeo e como elas favorecem a persuasão?
  4. Quem assina essa propaganda?
  5. Em uma propaganda, um dos objetivos é levar o leitor/espectador a aderir a uma ideia. Para isso, usam-se argumentos, mesmo que não sejam explícitos, como ocorre com a inclusão de dados e estatísticas em um artigo de opinião.

Vocês concordam com essa afirmação? Por quê?

9. Como vocês sabem, uma campanha publicitária pode ser composta de várias peças em diversos formatos. Se vocês tivessem de passar essa propaganda audiovisual para um formato estático, como fariam? Expliquem.

Como seriam o título, o corpo do texto, o slogan e a assinatura?

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

10. Vocês já ouviram falar em propaganda enganosa? Em grupos, leiam o cartum a seguir e discutam o assunto.

Cartum. Cartum na horizontal. Fundo em cinza-claro. Texto: O CRIME DE PROPAGANDA ENGANOSA É AQUELE CAPAZ DE LEVAR O CONSUMIDOR A ERRO, PROMETENDO ALGO QUE, NA REALIDADE, NÃO VAI OCORRER. Na parte inferior, à esquerda, uma televisão cinza, pequena, sobre uma mesa marrom, onde há uma imagem de um coelho rosa e texto ao lado: coelho feliz. À direita, de frente para a televisão, uma menina ruiva, de franja, cabelos em chuquinha, de vestido em amarelo e detalhes na gola e cintura em laranja, sapatos da mesma cor. Ela chora de olhos fechados, com as mãos sobre o rosto e diz: ESSE COELHO É DIFERENTE DA PROPAGANDA! Ao lado dela, uma mulher com a mão direita sobre a cabeça dela, com olhar para baixo. Esta tem cabelos curtos ruivos, e está usando camisa de gola em vermelho, saia da mesma cor, blusa branca por dentro e mão esquerda na cintura. No chão, uma caixa azul-claro aberta com a etiqueta: coelho feliz. Perto, um coelho branco de pelúcia, com os dentes para fora. Na parte inferior, logotipo do TJDFT.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS . Propaganda enganosa ou abusiva. tê jóta dê éfe tê, Brasília, Distrito Federal, 2016. Disponível em: https://oeds.link/zvTdfJ Acesso em: 10 junho 2022.

Respostas e comentários

4.a) Sugestões de respostas: o momento em que o cachorro arregala os olhos e olha fixamente; o trabalhador caindo do prédio; as crianças saindo correndo da escola.

4.b) Sim, elas complementam tanto o texto verbal quanto o não verbal, criando relações que podem ser “lidas” pelo espectador, como quando os cachorros sentem o cheiro do gambá e arregalam os olhos, acrescentando mais humor à cena.

5. Ver resposta nas orientações didáticas.

6. Ver resposta nas orientações didáticas.

7. O Conar.

8. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes percebam que há argumentos implícitos, ou seja, vários dados e estatísticas utilizados na elaboração da propaganda de fórma implícita, na mescla entre texto e imagem.

9. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. As cenas procuram levar o espectador, pelo humor, a perceber a importância do Conar para que as propagandas funcionem de acordo com as regras. Para isso, apresenta-se uma história curta que simboliza o quanto quem produz uma propaganda ou anúncio publicitário pode se enganar e achar que está fazendo certo. Ao final, a cena com o Conar na televisão garante que há um órgão de olho no que está sendo produzido. Para direcionar essa sequência, há o texto verbal da fala da personagem, dialogando com as cenas.
  2. Cores intensas, que complementam as cenas e as falas. Por exemplo: o verde indica o fedor expelido pelo gambá; o vermelho da roupa da personagem mostra sofisticação e a destaca nas cenas em que aparece. As cores são usadas para atrair a atenção do espectador para os detalhes. Na cena do parque ou na frente do pet shop, por exemplo, a personagem, de vermelho, se destaca dos outros elementos que compõem essas cenas.
  3. Esta informação pode ser obtida tanto no fim do vídeo, com a marca reproduzida na tela do televisor, quanto no nome do canal na plataforma de streaming.
  1. Os estudantes podem usar apenas uma cena para servir de elemento imagético, partes da fala da personagem para transformá-las em texto da peça impressa, por exemplo. O importante é que tentem transmitir em uma peça estática a mesma mensagem de uma peça em movimento, com outros tipos de recursos disponíveis.
  2. Deixe que os estudantes levantem hipóteses com base no nome “propaganda enganosa”, que já caracteriza o tipo de propaganda, sem se preocuparem com certo ou errado. Complemente as respostas, se necessário, e conte para a turma um ou dois casos de propagandas enganosas que possam ter ocorrido recentemente.

Oriente a discussão, propondo algum ponto de partida comum, como os danos ao consumidor; qual o papel do consumidor nesse contexto; qual o papel do responsável pela propaganda enganosa. Durante a discussão, incentive-os a se posicionarem de fórma clara e crítica, emitindo opiniões e respeitando opiniões diversas. Lembre-os de que toda discussão deve se pautar em um comportamento ético e respeitoso, mesmo quando não concordam com a opinião do outro. Devemos ouvir, analisar e argumentar a favor ou contra mantendo sempre um clima favorável e aberto para o diálogo.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco. Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Leiam o poema a seguir e respondam às questões.

COPO D’ÁGUA NO SERENO

O copo no peitorilglossário

convoca os eflúviosglossário da noite.

 

Vem o frio nevoso

da serra.

Vêm os perfumes brandos

do mato dormindo.

Vem o gosto delicado

da brisa.

 

E pousam na água.

Ilustração. Três partes com linhas finas em preto e ponta enrolada, para o lado direito, como movimento do vento.

ANDRADE, Carlos Drumôn de. Copo d’água no sereno. In: ANDRADE, Carlos Drumôn de. Nova reunião: 23 livros de poesia. volume 2. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. página 321.

  1. O que esse poema retrata?
  2. A cena descrita se passa em um ambiente urbano ou mais interiorano? Justifiquem com elementos do texto.
  3. Os elementos presentes no texto transmitem que tipo de sensação no leitor? Justifiquem a resposta com palavras extraídas do poema.
  4. Nos versos “Vem o gosto delicado / da brisa”, o autor estimula duas percepções sensoriais diferentes. Quais são elas?

A sinestesia é uma figura de linguagem que se vale do uso de palavras que mobilizam diferentes sensações relacionadas aos sentidos. No caso, esses sentidos são combinados, de modo a provocar algum efeito no leitor, fazendo com que o texto se torne mais expressivo.

Respostas e comentários

1.a) Retrata um copo d’água deixado no peitoril de uma janela à noite.

1.b) Em um ambiente mais interiorano: “vem o frio nevoso/da serra”; “vêm os perfumes brandos/do mato dormindo”.

1.c) Transmitem uma ideia de paz, de tranquilidade, típica de uma noite em uma cidade do interior. São exemplos possíveis: “eflúvios”, “perfumes brandos”, “gosto delicado da brisa”.

1.d) O gosto remete ao paladar. Já os termos “delicado” e “brisa” remetem a sensações táteis, ou seja, que podem ser sentidas por meio do toque.

Língua e linguagem

Figuras de linguagem: sinestesia e perífrase

  • ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
  • Introduza o estudo de Língua e linguagem perguntando aos estudantes que sensação as palavras “frio nervoso” provoca neles? Em que pensam ao ouvir esses termos? Espera-se que comentem que remete à ideia de muito frio. Explique que a seguir será apresentada uma figura de linguagem responsável por transmitir ideias relacionadas aos sentidos, que é a sinestesia.
  • Estas páginas permitem desenvolver o ó dê és 4 – Educação de qualidade, já que os estudantes poderão ampliar o conhecimento linguístico deles, favorecendo a compreensão global dos textos lidos.
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Nestas atividades de desenvolvimento, os estudantes são convidados a analisar um poema e três matérias, a partir das quais serão trabalhadas as figuras de linguagem sinestesia (quando utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido) e perífrase (substituição de uma ou mais palavras por outra expressão).

1a. Espera-se que os estudantes compreendam a mensagem transmitida pelo poema. Chame a atenção deles para o glossário, disponível ao fim do texto.

1c. Se julgar apropriado, convide os estudantes a citar outros exemplos em que tenham notado o uso da sinestesia, como em músicas, trechos de filmes, desenhos, entre outras possibilidades. Permita que compartilhem os exemplos e faça comentários que os ajudem a compreender mais essa figura de linguagem.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe seis nove éle pê quatro oito

ê éfe oito nove éle pê zero quatro

ê éfe oito nove éle pê três três

ê éfe oito nove éle pê três sete

Responda às questões no caderno.

2. Nos últimos anos, muitas campanhas publicitárias têm explorado a sinestesia como fórma de persuadir o público. O texto a seguir trata desse assunto. Leia-o.

Sentimentos, percepções dos clientes e o marketing sinestésico

As pessoas estão dando maior espaço aos seus sonhos e a uma busca de melhoria da qualidade de vida. Isto está refletindo nas estratégias de marketing

As pessoas já vinham ficando mais conscientes da importância de levarem uma vida com mais qualidade. Depois da pandemia esse desejo se fortaleceu e fez com que mudassem bastante os seus comportamentos e percepções da vida. Isso vem refletindo cada vez mais no marketing, levando as empresas a terem ainda maior cuidado no tratamento de seus ambientes físicos e digitais.

A resposta do marketing a esses novos comportamentos e exigências dos clientes está na chamada sinestesia. Um nome um tanto estranho, mas fácil de explicar. Cada vez mais é preciso explorar todos os sentidos do ser humano. Provocar os cinco sentidos, o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. O marketing sinestésico é isso. Uma proposta de oferecimento de ambientes e momentos que possam tocar os sentidos das pessoas reticências.

Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, dentro de tela de celular. Ela tem cabelos pretos lisos, amarrados em coque, para trás, com jaqueta em azul, com blusa branca por dentro. Ela olha para frente, com a boca bem aberta, mãos perto da boca, óculos de sol preto pendurado na gola, mochila azul com detalhes em marrom nas costas.
As empresas têm investido cada vez mais no chamado marketing sinestésico.

TOBIAS, Rogério. Sentimentos, percepções dos clientes e o marketing sinestésico. Estado de Minas, Belo Horizonte, 21 novembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/9iVGGj Acesso em: 6 junho 2022.

  1. De acordo com o texto, em que medida a pandemia alterou as estratégias de marketing?
  2. Como o colunista define o marketing sinestésico?
  3. O texto trata do uso da sinestesia nas campanhas publicitárias. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, por que as figuras de linguagem são importantes no texto publicitário?
Respostas e comentários

2.a) A pandemia deixou as pessoas ainda mais conscientes da importância de levar uma vida com mais qualidade. Com isso, as empresas passaram a ter mais cuidado no tratamento de seus ambientes físicos e digitais.

2.b) Para o colunista, o marketing sinestésico é “Uma proposta de oferecimento de ambientes e momentos que possam tocar os sentidos das pessoas”.

2.c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que as figuras de linguagem tornam a mensagem mais expressiva. Consequentemente, a campanha se torna mais persuasiva, gerando maior adesão por parte do público-alvo.

2. Permita que os estudantes façam uma primeira leitura silenciosa do texto. Em seguida, convide algum estudante de fórma voluntária para realizar a leitura em voz alta, enquanto os demais acompanham em silêncio. Terminada a leitura, incentive-os a comentar o que compreenderam do texto. Complemente as respostas, se necessário. Em seguida, peça que respondam às atividades no caderno.

2a. Veja em Para ampliar uma sugestão de leitura sobre o marketing sinestésico.

Para ampliar

HERMOSO, Marília Ceriolli; ANDRADE, Lisandra. Dos cheiros ao marketing: como eles podem diferenciar um projeto de design por meio de respostas sinestésicas. Fourth International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation, IDEMi 2015, Florianópolis, 7-10 outubro 2015. Disponível em: https://oeds.link/UjVo8R. Acesso em: 17 julho 2022.

3. Leia este texto e responda às questões.

Rio de Janeiro: 456 anos de um “caso de amor” com o turismo!

Palco de cenários naturais únicos e repleta de atrativos, a Cidade Maravilhosa faz aniversário e segue cativando visitantes nacionais e estrangeiros

Esta segunda-feira (1º de março) marca a passagem do aniversário de um dos mais importantes ícones da história brasileira – e também do turismo nacional. A cidade do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida por seus atrativos naturais e culturais inigualáveis (como o samba, é claro) completa 456 anos de uma rica trajetória na construção do país e do mercado de viagens local, atraindo brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer suas belezas únicas.

Alguns pontos turísticos cariocas ajudam a entender a fama da Cidade Maravilhosa. É o caso do Pão de Açúcar, cartão-postal em que o visitante, a bordo de teleféricos, tem uma vista espetacular da Baía de Guanabara. Igualmente imponente, o Cristo Redentor, do alto do Morro do Corcovado, também permite visualizar o esplendor do Rio. Não à toa, em 2007, o local, símbolo da cidade e do Brasil, entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

reticências

Fotografia. Vista geral de local com mar à frente em azul e, ao redor, cidade com prédios em cinza. Em segundo plano, morros entre as águas do mar. No alto, céu azul-claro.
Vista do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.

MARTINS, André. Rio de Janeiro: 456 anos de um “caso de amor” com o turismo! Ministério do Turismo, Brasília, Distrito Federal, 1º março 2021. Disponível em: https://oeds.link/sj0Ytn. Acesso em: 25 abr. 2023.

  1. Qual é o objetivo do texto?
  2. Que argumento o autor utiliza para justificar o título de Cidade Maravilhosa atribuído ao Rio de Janeiro?
  3. O texto contribui para divulgar a cidade e, consequentemente, incentivar o turismo? Por quê?
  4. Você conhece alguma cidade que, assim como o Rio de Janeiro, seja designada por uma expressão? Em caso afirmativo, informe qual é essa expressão.
Respostas e comentários

3.a) Apresentar a importância do Rio de Janeiro para o turismo e para a história do Brasil, destacando alguns de seus aspectos, em comemoração dos 456 anos da cidade.

3.b) Os pontos turísticos da cidade.

3.c) Sim, pois enaltece os atrativos naturais e culturais do lugar.

3.d) Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. Explore o título do texto com os estudantes. Permita que levantem hipóteses sobre o conteúdo que será abordado. Faça alguns registros na lousa para posterior comparação entre as hipóteses, possibilitando aos estudantes refletir acerca do que se confirmou ou não após a leitura.

Estas páginas permitem abordar o Tema Contemporâneo Transversal Diversidade cultural, ao tratar dos aspectos culturais e dos atrativos naturais da cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma oportunidade para os estudantes comentarem um pouco sobre seus lugares de origem ou de seus familiares. Oriente-os a serem respeitosos com os colegas. Também é possível abordar o ó dê és 4 – Educação de qualidade ao promover oportunidades de aprendizados sobre aspectos culturais e geográficos do Brasil, além de aprofundar o entendimento do que é língua e linguagem com as figuras de linguagem trabalhadas.

3a. Espera-se que os estudantes compreendam que o texto busca levantar as características positivas da cidade do Rio de Janeiro.

3b. Além dos pontos turísticos, o texto trata de aspectos culturais como o samba e o multiculturalismo proporcionado pela atração de brasileiros e estrangeiros à cidade. Se possível, mostre fotos ou vídeos de alguns dos pontos ou aspectos culturais aos estudantes para que eles percebam a diversidade cultural presente em nosso país. Você pode envolver os professores de Arte, História e Geografia transformando a atividade em um pequeno projeto, por exemplo.

3d. Caso os estudantes não se lembrem de nenhuma perífrase, dê exemplos mais comuns como “Veneza brasileira” para o Recife, “Capital da alegria”, para Salvador, “Terra da garoa”, para São Paulo.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê três três

ê éfe oito nove éle pê três sete

A perífrase é uma figura de linguagem que consiste em substituir uma ou mais palavras por uma expressão. Para isso, utiliza-se alguma característica mais evidente do termo ao qual a expressão está relacionada. Quando essa expressão se refere especificamente a pessoas, a figura de linguagem recebe o nome de antonomásia.

4. O texto a seguir trata de um importante nome da música popular brasileira, nascido no Rio de Janeiro. Leia-o.

O Poeta da Vila: 85 anos sem Noel Rosa

Há 85 anos, o Brasil perdia um dos seus importantes artistas: o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa. No dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, o artista faleceu prematuramente em razão de uma tuberculose, deixando trezentas e quarenta e seis obras musicais, setenta e uma gravações com sua participação e ainda um total de gravações de suas obras musicais, incluindo aquelas com sua participação e feitas por outros intérpretes.

Nascido em 11 de dezembro de 1910, Noel Rosa é um dos maiores nomes da música nacional até os dias atuais. Ele teve participação ativa e fundamental na consagração do samba de morro e também entre as classes médias.

Nascido em Vila Isabel, o cantor e compositor possui um monumento em sua homenagem no início da Boulevard 28 de Setembro, principal rua do bairro. A estátua foi inaugurada em 1996, mas, desde então, tem sido alvo de vandalismo e precisou ser restaurada algumas vezes. No fim do ano de 2021, a escultura foi reinaugurada no dia em que Noel completaria 111 anos. reticências

Fotografia em tons de sépia. Um homem magro, sentado com um violão nas mãos. Ele tem cabelos escuros penteados para trás, com terno em branco, camisa de gola por dentro e gravata. Ele olha para a direita e está tocando um violão.
O carioca Noel Rosa é um dos mais importantes artistas do Brasil.

O POETA da Vila: 85 anos sem Noel Rosa. , Rio de Janeiro, 5 maio 2022. Disponível em: https://oeds.link/d2jeVC Acesso em: 7 junho 2022.

  1. Que fato motivou a escrita desse texto?
  2. Além de trazer dados biográficos de Noel Rosa, o texto denuncia um problema. Qual?
  3. Para se referir ao artista, o texto se vale de uma antonomásia. Cite-a.
  4. Você conhece outras antonomásias? Em caso afirmativo, informe-as.
Respostas e comentários

4.a) Os 85 anos da morte de Noel Rosa.

4.b) Os atos de vandalismo que o monumento de Noel Rosa vem sofrendo desde sua inauguração, em 1996.

4.c) A antonomásia é “O poeta da vila”.

4.d) Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Ao explicar o boxe-conceito, enfatize que, quando a expressão se refere a pessoas, o nome da figura de linguagem é antonomásia.

4a. Mostre aos estudantes que é comum a criação de textos para marcar alguma data importante com relação a pessoas famosas, como acontece em centenários. Veja um exemplo em Para ampliar.

4d. Sugestões de respostas: “O rei do futebol”: Pelé; “O rei do rock”: Elvis Presley; “O rei”: Roberto Carlos; “A dama de ferro”: Margaret Thatcher; “A rainha do pop”: Madonna

Para ampliar

Academia Brasileira de Letras. Centenário de Machado de Assis. Disponível em: https://oeds.link/VfNsS1. Acesso em: 17 julho 2022.

variação linguística

Variação situacional

1. Observe a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Snoopy, cachorrinho de pelos brancos, com coleira, orelhas e focinho preto. As cenas se passam em local aberto com grama verde, céu azul-claro e uma casinha de cachorro em vermelho. Q1 – Texto: Caro Colaborador, À esquerda, Snoopy com o corpo para a direita, segurando uma folha branca nas mãos. Mais à direita, uma caixa de carta aberta de cor verde. Q2 – Texto: Lamentamos informar que sua história não atende aos nossos requisitos para publicação. Snoopy em pé, caminhando para a direita, segurando a folha branca com a pata esquerda. Q3 – Texto: Ou melhor... Snoopy à esquerda, com o corpo para a direita, segurando a folha branca nas mãos. Mais à direita, a casinha de cachorro vermelha e, acima dela, uma máquina de escrever em cinza. Q4 – Texto: Na verdade, não lamentamos nem um pouco. Vista do alto da casinha, Snoopy sentado de frente para a máquina de escrever, olhando para cima, com a folha branca na mão esquerda.

chuls , Charles M. Minduim. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 27 abr. 2022. Caderno 2, p. C6.

  1. Que situação é retratada na tirinha?
  2. O registro empregado pelo remetente é formal ou informal? Justifique com elementos do próprio texto.
  3. Esse registro corresponde ao contexto?
  4. No último quadrinho, ocorre algo que quebra as expectativas do leitor e, por consequência, gera o humor da tirinha. O que acontece?
  5. Ainda de acordo com o contexto retratado na tirinha, esse desfecho foi adequado? Ele condiz com a mensagem anterior? Justifique sua resposta.
  6. Se você fosse o remetente, como finalizaria a carta enviada?

As situações de comunicação exigem determinados usos da língua. Por essa razão, não nos dirigimos a uma pessoa mais velha do mesmo modo como falamos com uma pessoa de idade igual à nossa e com quem temos mais intimidade. Também não costumamos pedir uma informação a um desconhecido da mesma fórma que pedimos a um parente próximo.

Esses são apenas alguns exemplos que comprovam a capacidade que temos de empregar diferentes registros em diversas situações de comunicação. Desse modo, podemos dizer que a língua também varia de acordo com o contexto. A esse tipo de variação chamamos variação situacional. Assim, a variação situacional é aquela que ocorre de acordo com a situação de comunicação, que pode ser, por exemplo, formal ou informal.

Respostas e comentários

1.a) snúpi recebe uma carta. Por meio dela, uma instituição avisa que se recusa a publicar a história por ele enviada.

1.b) O registro é formal. Exemplos: “Caro colaborador”, “Lamentamos informar”

1.c) Sim, pois se trata de uma instituição (provavelmente uma editora) que está se recusando a publicar um texto original.

1.d) O remetente se corrige dizendo que, na verdade, não lamentava nem um pouco.

1.e) Não, pois o remetente muda o tom da mensagem. Ao confessar que não lamentava nem um pouco, ele acaba se tornando descortês, algo que não deveria acontecer em uma situação que exige um registro mais formal, como uma carta enviada por uma editora.

1.f) Resposta pessoal. Ver orientações didáticas.

Variação linguística

Variação situacional

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1e. Convide os estudantes a refletir sobre adequação da linguagem ao contexto e imaginar que tipo de situação não corresponderia, como ser demasiado formal em uma situação que demandaria coloquialidade.

Não basta apenas escolher palavras mais próximas da norma-padrão. O modo como se dizem determinadas coisas também é de grande relevância em uma situação discursiva na qual se exige uma linguagem mais formal e, consequentemente, polida. Mostre aos estudantes que o remetente não deixou de usar o registro formal, entretanto foi descortês com sua sinceridade.

1f. Verifique se os estudantes empregam o registro formal, bem como se utilizam alguns elementos do gênero textual, por exemplo, despedida, assinatura

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

ê éfe seis nove éle pê cinco zero

ê éfe seis nove éle pê cinco dois

ê éfe seis nove éle pê cinco cinco

ê éfe seis nove éle pê cinco seis

ê éfe oito nove éle pê três quatro

2. Leia esta outra tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Armandinho, menino de cabelos em azul-escuro, camiseta verde, bermuda em azul-claro. Mãe de Armandinho, vista da cintura para baixo, de saia cinza até os joelhos, meia calça em azul e sapatos em cinza. Q1 – Armandinho em pé, com o corpo para a direita, diz: MÃE, TÔ COM FOME! FAZ UM SANDUBA? Q2 – Armandinho ainda na mesma posição, de boca fechada. Alguém fora do quadro, diz: QUAL É A PALAVRINHA MÁGICA? Q3 – À esquerda, Armandinho com a cabeça agachada, com a mão esquerda perto da boca. Q4 – A mãe de Armandinho, com o corpo para a direita e alguém fora do quadro diz: ABRA CADABRA! BECK, Alexandre. Armandinho. Facebook: Armandinho, [S.I.], 9 abr. 2022.

BECK, Alexandre. Armandinho. Facebook: Armandinho, abre colchetesem localfecha colchete, 9 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/b2zLH7. Acesso em: 8 junho 2022.

  1. Quem são os personagens que participam da situação de comunicação retratada na tirinha?
  2. O que causa o humor na tirinha?
  3. Levando em conta o contexto, a fala de Armandinho pode ser considerada inadequada? Por quê?
Ilustração. Ícone. Duas silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, um balão de fala quadrado.
  1. Na Unidade 4, na página 135, vocês escreveram dois textos, adequando-os aos diferentes públicos de uma campanha. Agora, é a hora de treinar a oralidade!
    1. Em grupos, reproduzam as cenas retratadas nas tirinhas das atividades 1 e 2. Para isso, criem novos contextos e, com base neles, reproduzam as possíveis falas dos personagens envolvidos. Ao criar esses contextos, tenham em mente:

a idade dos personagens;

o objetivo da comunicação entre eles;

o papel social desempenhado por cada um deles.

  1. Após acertar os detalhes, expliquem à turma o contexto que vocês imaginaram e, em seguida, façam sua apresentação.
  2. Ao fim da apresentação, discutam com os colegas se a interação entre os personagens cumpriu sua função comunicativa, se mudariam alguma coisa ou diriam algo diferente no contexto em questão.
Respostas e comentários

2.a) Armandinho e sua mãe.

2.b) O fato de a mãe pedir a Armandinho que diga a “palavrinha mágica”, e o garoto, em vez de “por favor”, dizer “Abracadabra”.

2.c) Não. Embora o menino tenha se esquecido de dizer “por favor”, ele usou um registro informal, que condiz com a situação. No entanto, deixou de utilizar uma expressão que tornasse sua fala mais polida, haja vista as relações estabelecidas entre ele e a interlocutora (sua mãe).

3. Ver orientações didáticas.

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Enfatize que, no continuum formalidade/informalidade, existem diferentes graus. Assim, a questão da polidez não é privilégio do registro formal. Por essa razão, a fala de Armandinho não é inadequada, embora ele pudesse ter sido mais educado ao fazer o pedido para a sua mãe, considerando o fato de ela ser mais velha.

3a. Esta atividade não requer um preparo muito extenso. Os estudantes deverão pensar em alguma situação e apresentar aos colegas. Embora seja solicitado que em grupos elaborem situações diferentes para as tirinhas, fica a seu critério definir as cenas a serem reproduzidas ou permitir que os grupos escolham uma delas.

Oriente-os a elaborar um pequeno roteiro a partir das tirinhas conforme orientação da atividade 3. Diga que eles podem pensar em algo como uma esquete. Para isso, retome com os estudantes os conteúdos vistos em anos anteriores sobre o texto teatral: estrutura e características, para que eles possam adaptar para a elaboração do roteiro da esquete. Combine com eles o tempo que cada esquete deve ter.

VOCÊ É O AUTOR!

Propaganda

Agora é a sua vez de criar uma peça publicitária para uma companha de conscientização na escola. Para definir o tema, você e os colegas irão fazer uma enquete, orientados pelo professor.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Definição do tema

  1. Em grupos, identifiquem e anotem prioridades e problemas da comunidade escolar ou local que possam ser os temas da campanha de conscientização.
  1. Discutam para selecionar um ou dois temas e elaborem argumentos convincentes para defender sua escolha na hora de apresentá-la à turma.
  2. Apresentem seu tema aos demais grupos e tentem convencer aqueles que têm temas diferentes de que o de vocês deve ser o escolhido.
  3. Um voluntário ou o professor escreverá os temas na lousa. Serão selecionados os três mais citados.

Enquete

  1. Para o planejamento da enquete, discutam com os outros grupos como vocês irão realizá-la. Considerem os seguintes itens.
  1. Formato: impresso ou on-line (há ferramentas gratuitas para criar questionários).
  2. Público-alvo (a comunidade escolar, a comunidade do entorno ).
  3. Objetivo da enquete: escolher o tema da campanha de conscientização.
  1. Os três temas selecionados deverão compor as opções de resposta para a pergunta fechada ou itens a serem avaliados em uma pergunta de escala.
  2. Tabulem os dados da enquete para saber qual foi o tema escolhido. A peça publicitária deve se basear nele.

A enquete é uma ferramenta de sondagem para a escolha de um produto ou tema sem um contrôle da amostra. Esse formato permite ampliar o público respondente.

Respostas e comentários

1 a 6. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Você é o autor!

Propaganda

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1 a 6. Estas atividades devem ser realizadas em grupos.

  • Relembre com os estudantes o que é o gênero textual enquete, frisando que é algo breve e que não há contrôle da amostra (o entrevistado não é identificado).
  • Oriente os estudantes a fazer uma ou duas perguntas fechadas ou de escala para que a enquete seja objetiva e responda o que eles querem saber: qual problema da comunidade (escolar ou local) eles consideram prioridade para que haja uma campanha de conscientização.
  • Se a opção for fazer a enquete on-line, reserve o laboratório de informática ou disponibilize os recursos necessários para que os estudantes acessem uma das ferramentas gratuitas para elaborar o questionário. Combine com a turma qual será a ferramenta utilizada e procure algum tutorial que oriente a como usá-la e os tipos de questões disponíveis.
  • Outro ponto importante é definir para quem esses formulários de pesquisa on-line serão enviados e como obter os e-mails dos respondentes sem interferir na privacidade alheia. Para isso, consulte a direção da escola para saber as regras e diretrizes utilizadas pela instituição.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero seis

ê éfe seis nove éle pê zero sete

ê éfe seis nove éle pê zero oito

ê éfe seis nove éle pê zero nove

ê éfe seis nove éle pê um três

ê éfe seis nove éle pê um sete

ê éfe oito nove éle pê zero seis

ê éfe oito nove éle pê um um

ê éfe oito nove éle pê dois um

ê éfe oito nove éle pê dois dois

ê éfe oito nove éle pê dois sete

Planejamento e produção de peça publicitária

  1. Você e seu grupo irão criar uma propaganda em formato estático, como um cartaz, a partir do tema escolhido na enquete.
  1. Definam: público-alvo e circulação; formato da peça; o que vocês precisam pesquisar sobre o tema; presença de textos verbais e imagéticos; os recursos necessários para produzir a peça (computador e programas ou papel, cartolina, lápis e lápis de cor ).
  2. Anotem tudo de fórma organizada, para que essas anotações sirvam de roteiro para vocês.
  3. Em uma folha de papel sulfite, desenhem um esboço da peça, analisando como dispor na página o título, o corpo do texto, o slogan, a assinatura e as imagens, se houver, para que ela seja atraente e convença o leitor a aderir à ideia de vocês.
  4. Feito o esboço, troquem a peça com outro grupo para a revisão. Utilizem a pauta de revisão que vocês estão construindo desde a Unidade 1. Façam os ajustes necessários e a edição do material.
  5. Após os ajustes de revisão e edição, produzam a peça definitiva. Quando ela estiver pronta, revisem-na novamente para ver se está tudo de acordo com o esboço.

Usem estratégias de persuasão, tanto explícitas quanto implícitas, para convencer o leitor. Escolham bem as palavras e a pontuação, as cores, as imagens para produzir o efeito de sentido desejado.

Ilustração. Dentro de uma sala de aula, de piso em marrom, parede em tons de branco e partes em marrom, com uma porta da mesma cor à esquerda, um mural com folhas coloridas afixadas. À direita, uma estante em marrom com livros na vertical e um vaso cinza com plantas de folhas verdes. Ao centro, uma mesa redonda laranja, com livros empilhados um sobre o outro. Atrás da mesa, três pessoas sentadas na cadeira. Da esquerda para a direita: um homem de cabelos pretos encaracolados, com blusa de mangas compridas em cinza, calça e sapatos pretos, afixando uma folha amarela no mural com a mão esquerda. Ao lado, uma mulher de cabelos pretos, longos, de blusa de mangas compridas e sapatos em azul, calça laranja, mão direita sobre o rosto e lápis na mão esquerda sobre folha branca. Mais à direita, uma menina de cabelos longos pretos, com blusa de mangas compridas em laranja, calça em marrom e sapatos em azul. Ela está com as mãos digitando no teclado de um computador.

6. Conversem com os colegas e o professor para definir a melhor maneira de divulgar as propagandas.

Respostas e comentários
  • Os estudantes devem analisar o uso de recursos persuasivos nas peças publicitárias produzidas e os efeitos de sentido, bem como levar em conta o contexto de produção e circulação das peças. Caso tenham dificuldades em perceber as estratégias de persuasão, principalmente as implícitas, peça-lhes que tragam para a próxima aula várias propagandas ou mesmo anúncios publicitários. Analise com eles duas ou três propagandas para que eles possam perceber esses recursos, como a apresentação de dados estatísticos e gráficos, ou algum texto baseado em dados estatísticos (mostrando a referência implícita). Depois, reúna-os em grupos para que analisem mais algumas propagandas ou anúncios publicitários seguindo o modelo de análise que fizeram com você.
  • Chame a atenção dos estudantes para o fato de que são denominadas peças publicitárias porque podem ser realizadas tanto em fórma de cartaz quanto de banner, ou outro formato, desde que seja estático.
  • Oriente os estudantes a definir: o público-alvo, a circulação, o formato da peça, o que será necessário pesquisar, se haverá textos verbais e imagéticos, os recursos necessários para a produção da peça. Oriente-os a anotar todas as informações importantes de fórma organizada, para que possam ser usadas como roteiro posteriormente.
  • Circule pelos grupos durante o desenho do esboço para identificar se precisam de ajuda e se entenderam como utilizar o espaço da página para fazer a diagramação da peça, mesclando os textos verbais e não verbais de fórma harmoniosa e persuasiva, que atraia a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, consiga persuadi-lo a abraçar a ideia.
  • Durante a revisão, incentive-os a usar a pauta de revisão atualizada. Para isso, recorde com eles os conteúdos abordados nesta unidade e decidam como eles entrarão na pauta. Combine também como serão as marcas de revisão e onde elas deverão ser feitas.
  • Para a divulgação, vocês podem usar canais que já utilizaram antes para postar outras produções ou escolher uma nova. A escolha de onde a peça será divulgada deve fazer parte desde o planejamento para que atinja o público-alvo previsto.

ORALIDADE

Spot

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

1. Você já ouviu um anúncio publicitário ou propaganda no rádio? Em caso positivo, qual?

Você se lembra de como ele era? Comente.

Ilustração. À esquerda, um rádio amarelo na horizontal, com detalhes em preto e dois botões em cinza. Ao fundo, à direita, microfone na vertical em cinza, sobre pedestal em cinza-escuro. Na parte superior, linhas finas em lilás.

2. Agora, o professor irá mostrar alguns spots.

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Locutora: A importância da doação de sangue

Locutor: “As pessoas são diferentes, únicas. Ser humano é isso, certo?

E hoje eu quero te falar sobre dois tipos de pessoas: as que precisam de sangue e os heróis que podem ajudar a salvar vidas.

Tem sempre alguém precisando da sua doação. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa.

Informe-se no hemocentro e saiba como doar em segurança. Saiba mais em gov.br/saude. Ministério da Saúde, Governo Federal.”

Locutora: Esse áudio que você acabou de ouvir é a campanha de 2021 do Ministério da Saúde incentivando a doação de sangue.

Apesar de ser um ato rápido e com poucas restrições, grande parte dos bancos de sangue no Brasil sofre com falta de doadores.

De acordo com informações da Fundação Pró-Sangue, do Governo do Estado de São Paulo, isso acontece porque culturalmente o brasileiro não teve a experiência de passar por guerras ou catástrofes. Em países europeus, por exemplo, que passaram pelas duas Grandes Guerras, a população está mais acostumada a se mobilizar para ajudar ao próximo doando sangue voluntariamente.

As bolsas coletadas nas doações são destinadas normalmente a pessoas que se submeteram a transplantes, passaram por emergências em que houve muita perda de sangue ou por cirurgias de grande porte e tratamentos contra o câncer. Com apenas uma bolsa, quatro pessoas diferentes podem ser beneficiadas.

É comum vermos nas redes sociais usuários pedindo a conhecidos que doem sangue para parentes ou amigos que estão hospitalizados. Essa é a chamada doação vinculada ou de reposição.

O sangue coletado nesse procedimento pode ir tanto diretamente para o paciente quanto para repor o estoque do hospital.

Já na doação voluntária, o doador contribui com o estoque do banco de sangue, que fornece essas bolsas para diferentes hospitais.

Os mais diferentes tipos de pessoas podem se tornar doadores.

Alguns dos principais requisitos para que isso aconteça são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, ter dormido bem na noite anterior e estar alimentado, sem ter ingerido álcool ou comidas muito gordurosas.

A exceção fica por conta de quem passou por cirurgias ou esteve doente recentemente, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que tiveram o corpo tatuado, fizeram maquiagem definitiva ou micropigmentação no último ano.

Algumas doenças contraídas ao longo da vida também podem se tornar empecilhos.

Por isso, vale a pena acessar o site do banco de sangue da sua região para confirmar se você está apto a doar.

Todo o processo de doação dura cerca de 40 minutos, ou seja, é rápido. E para os que trabalham em regime CLT, com carteira assinada, a ausência no trabalho para doar sangue não é descontada.

Ah! E doar sangue não faz mal, viu? Não engorda nem emagrece, não transmite doenças nem faz o sangue ficar mais fino. A única coisa que doar sangue faz é trazer a satisfação de saber que você está ajudando alguém que precisa.

Locutora: Créditos: O áudio da Campanha de Doação de Sangue pertence ao Ministério da Saúde.

  1. Como é a voz do locutor?
  2. Há trilha sonora? Se houver, que sensação ela transmite ao ouvinte? Explique.
  3. Que informações estão presentes no texto oral?
  4. Essas informações estão de acordo com o tema da campanha e acompanham outras peças publicitárias? Explique.
  5. Quanto tempo durou o spot?
  6. Ao ouvir o spot, você identificou a qual campanha ele está vinculado? Como?

O spot é um anúncio comum em rádios. Ele é composto de um áudio em que um locutor interpreta o texto verbal e pode ou não ter trilha ou efeito sonoros. A mensagem desse texto tem de ser atraente e prender a atenção do ouvinte para que haja o convencimento. O formato dos spots, geralmente, é de 15, 30 ou 45 segundos.

Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.

Proposta

3. Em grupos, vocês irão transformar a peça publicitária que criaram em Você é o autor! em um spot.

▶ Lembrem-se de que o spot será mais uma peça da mesma campanha de conscientização.

Respostas e comentários

1 a 10. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Oralidade

Spot

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  1. É possível que os estudantes misturem spot com vinhetas ou jingles. Ouça as respostas e as complemente, se for necessário. O objetivo é que eles percebam o formato do spot, que é um tipo de anúncio comum nas rádios.
  2. Para esta atividade, mostre algum spot que esteja relacionado também a uma peça estática, como um cartaz, para que os estudantes possam perceber como o texto escrito foi transformado em um texto oral sem perder a identidade (conceito) da campanha publicitária de que faz parte. Sugestão é o spot que faz parte da campanha de doação de sangue disponível em: https://oeds.link/pvV1A3. Acesso em: 12 junho 2022.

Espera-se que os estudantes analisem os elementos que compõem o spot e verifiquem se a mensagem transmitida é a mesma de outras peças, mantendo a identidade e o tema da campanha. Por isso, é importante que eles tenham acesso a outro material da campanha.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero seis

ê éfe seis nove éle pê zero sete

ê éfe seis nove éle pê zero oito

ê éfe seis nove éle pê zero nove

ê éfe seis nove éle pê um dois

ê éfe oito nove éle pê zero sete

ê éfe oito nove éle pê um um

Planejamento

4. Elaborem um roteiro com todos os itens que vocês irão precisar para produzir o spot, como:

▶ especificar os recursos tecnológicos necessários;

transpor a mensagem da propaganda para um texto escrito;

definir o locutor;

escolher a trilha ou o efeito sonoro (não é obrigatório);

definir o tempo de duração do spot (15, 30 ou 45 segundos);

analisar onde o spot irá circular e quem será o público-alvo;

escolher o meio de divulgação.

Elaboração, revisão, gravação e edição

  1. Com tudo definido, comecem a elaborar o texto escrito.
    1. Procurem passar a mesma mensagem e não fugir do tema.
    2. Identifiquem as informações primordiais que devem estar contidas no spot, adequadas ao tempo previsto. Utilizem recursos argumentativos para atrair a atenção do ouvinte e fazê-lo abraçar a ideia proposta.
  2. Releiam e revisem o texto para fazer os ajustes necessários, observando os aspectos linguístico-gramaticais e o gênero em questão. Usem a pauta de revisão.
  3. O locutor deve ensaiar sua interpretação do texto, prestando atenção no ritmo, na entonação e na melodia da voz para produzir os efeitos desejados. Deve também observar quando fazer pausas, o tempo dessas pausas , para provocar o sentido esperado.
  4. Gravem o áudio e, depois, editem. Na edição, além de tirar ruídos, incluam a trilha sonora ou efeitos sonoros.

Divulgação e avaliação

  1. Conversem com os colegas e o professor para fazer a divulgação.
  2. Ao final, façam uma roda de discussão para analisar como foi a produção das peças publicitárias.
Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Em muitos segmentos, acabamos ouvindo esse termo, spot, mas nem sempre conseguimos decifrar do que realmente se trata ou como funciona. Esta é uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre o termo. Converse com os estudantes após ler o boxe-conceito e veja de quais spots eles lembram.
  • No planejamento, ajude os estudantes a montar um roteiro para produzir o spot, levando em consideração o tempo de duração, que é bem curto. Por isso, a mensagem deve ser clara e objetiva.
  • Na elaboração, circule pelos grupos para ver o que estão produzindo e se precisam de alguma ajuda. Dê dicas e oriente-os, mas sem dar a resposta de fórma direta, leve-os a refletir. Diga a eles que estão, na verdade, produzindo um roteiro para o spot, o qual será lido pelo locutor. Nesse roteiro, devem também ser inseridas as indicações para o locutor, sonoplasta e diretor de gravação. Por exemplo, para o locutor: (faça uma pausa), (dê enfase na palavra “tal”) Essas informações devem vir entre colchetes ou parênteses para não ser confundidas com o texto que deve ser lido. Para o sonoplasta, a mesma coisa: (entra vinheta), (entra música de fundo) Por isso, sugira que eles dividam o roteiro em duas colunas, uma para o áudio e outra para as indicações.
  • A etapa de revisão e edição do texto é muito importante. É nesse momento que eles têm a oportunidade de melhorar o texto. Leve-os a perceber se o efeito persuasivo da peça estática se mantém no spot correspondente e se a identidade da campanha permanece a mesma, ou seja, se, ao ouvir o spot, o ouvinte consegue relacioná-lo com a peça estática.
  • O locutor deve ensaiar várias vezes a leitura do texto e, em alguns ensaios, deve fazer isso com a equipe de produção responsável por dirigir, gravar e editar o spot.

VOCÊ, BOOKTUBER

Entrevista com leitores

Este é o terceiro momento em que você irá se reunir com os outros booktubers para assistir aos programas e compartilhar o que você achou da sua leitura.

Na última vez, você considerou a opinião dos outros booktubers para escolher o livro que iria ler no terceiro bimestre.

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco.

Essa indicação valeu a pena? Por quê?

Você gostou do livro indicado? Por quê?

  1. Assistindo aos booktubers
    1. Assista aos booktubes conforme a ordem combinada e deixe os comentários para o final.
    2. Durante os vídeos, tome nota dos pontos mais interessantes, das dúvidas e das perguntas que queira fazer ao booktuber.
    3. Converse com a turma sobre a experiência de tomar uma decisão baseada na indicação de um colega.
  2. Escolha da próxima leitura (4º bimestre)
    1. A próxima leitura será a última do ano e fará parte do evento final, que apresentará o trabalho que vocês fizeram durante todo o ano.
    2. As etapas são as mesmas:

escolher o livro;

▶ tomar notas durante a leitura;

elaborar, revisar e editar a resenha;

▶ gravar e editar o booktube.

c. A diferença é que, além da resenha, você deverá entrevistar alguém que já tenha lido o livro ou que seja fã do autor.

Respostas e comentários

Você, booktuber • Respostas pessoais.

1 a 4. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Você, booktuber

Entrevista com leitores

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Reforce com os estudantes os termos: “booktube (o vídeo) e “booktuber (quem fez o vídeo).
  • Organize a sala de aula para que os estudantes possam conversar sobre a experiência entre o que chamou a atenção na indicação e os levou a escolher o livro e o que eles acharam ao realmente ler o livro; se a indicação valeu a pena ou não. Se a leitura não correspondeu às expectativas, por que isso aconteceu? Leve-os a refletir que nem sempre o que parece bom para um é para a outra pessoa, isso não invalida a opinião de quem gostou; traz apenas uma nova perspectiva.

Para observar e avaliar

Esta é uma oportunidade de observar os argumentos utilizados pelos estudantes sobre a leitura realizada, bem como analisar as escolhas realizadas para a próxima leitura. Oriente-os a seguir as etapas propostas na página e faça intervenções, quando julgar necessário.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê dois seis

ê éfe seis nove éle pê quatro cinco

ê éfe seis nove éle pê quatro seis

ê éfe seis nove éle pê quatro sete

ê éfe seis nove éle pê quatro nove

ê éfe seis nove éle pê cinco seis

ê éfe oito nove éle pê um três

ê éfe oito nove éle pê dois seis

ê éfe zero oito éle pê um quatro

Fotografia. À esquerda, uma mulher vista dos ombros para cima, de costas, com cabeça para a direita. Ela tem cabelos longos castanhos, está com camiseta azul e com um fone de ouvido branco sobre a cabeça e fio preto na parte inferior. De frente para ela, um microfone preto na vertical em pedestal. Ao fundo, um homem visto da cintura para cima, de cabelos pretos, com camisa de gola em azul-claro, de frente para um microfone preto em pedestal. Ele olha para frente sorrindo.
A entrevista pode ser descontraída e engraçada.
  1. A entrevista
    1. Convide a pessoa a ser entrevistada e combine dia, horário e local com ela.
    2. Elabore um roteiro de perguntas com base no objetivo da entrevista, no público-alvo e na circulação do booktube.
    3. Como você já leu o livro e fez uma pesquisa prévia sobre o autor e o contexto de produção e circulação da obra, veja se precisa de mais alguma informação para elaborar as perguntas.
    4. Ao fazer as perguntas, ou quando estiver interagindo com o entrevistado, utilize modalizações e linguagem clara.
  1. Antes de iniciar a entrevista, peça ao entrevistado autorização para a gravação e divulgação do booktube e avise-o quanto tempo ele terá para cada resposta e qual é o tempo total reservado para a entrevista.
    1. Durante a gravação, lembre-se de introduzir o entrevistado e o objetivo da entrevista, além de fazer o encerramento e agradecer a participação do entrevistado.
    2. A entrevista pode entrar antes ou depois da resenha; você decide na hora da edição do vídeo.

4. Apresentação e divulgação do booktube

A apresentação desse booktube será feita antes do evento de encerramento no final do 4º bimestre.

Respostas e comentários
  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Retome com os estudantes o gênero textual entrevista e liste na lousa a estrutura e as características. Eles podem usar essa listagem como fonte de consulta.
  • Combine com eles como será o roteiro de perguntas, dando um exemplo, se achar necessário. É importante que, para formular as perguntas, os estudantes conheçam o livro e o autor da obra. Com isso, provavelmente, haverá uma etapa de pesquisa, seleção e curadoria de informações antes do planejamento e da produção do roteiro.
  • Também é importante escolher e convidar o entrevistado com antecedência para que tanto entrevistado quanto entrevistador se preparem. Lembre-os de combinar com o entrevistado onde será realizada a entrevista e verificar quais os recursos tecnológicos necessários para a gravação dessa parte do booktube.
  • Oriente-os quanto à edição do booktube, pois desta vez há elementos extras a serem incorporados à gravação, como a entrevista.
  • Como essa produção será apresentada antes da atividade de encerramento do Você, booktuber no último bimestre, o cronograma para o planejamento e a realização da resenha, da entrevista e do booktube pode ser feita ao longo desse período. Monte com eles esse cronograma de acordo com as outras atividades do bimestre.

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

  1. Elabore, em uma folha à parte, um infográfico mostrando a estrutura de composição de uma propaganda em formato de cartaz.
  2. Em qual destas frases há um aposto e em qual há um vocativo?
    1. André, personagem da Turma da Mônica, está no espectro autista.
    2. Você, Mônica, é muito rápida!
  3. Observe o cartum com os personagens André, Cebolinha e Mônica.
Cartum. Cartum em formato de página de história em quadrinhos. Em um local aberto, de vegetação rasteira em verde, arbustos ao redor, árvore à esquerda, de tronco em marrom e folhas verdes. À frente, três crianças, em pé, uma perto da outra. À esquerda, André, menino de cabelos pretos penteados para frente, camiseta vermelha, bermuda e sapatos em azul, com detalhes em branco. Ele está com o braço direito para trás, olhos e boca bem abertos e dedo indicador da mão esquerda para cima. Ele diz: AH, EU ADORO MELANCIA! AH, EU ADORO MELANCIA... ...AH, EU ADORO MELANCIA... À direita, Cebolinha, menino de cabelos finos pretos e arrepiados, de camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons, com o corpo para a esquerda, fala: O QUE DEU NO ANDLÉ? SELÁ QUE ELE ESTÁ VILANDO A MAGALI? À direita, Mônica, menina de cabelos pretos penteados para a esquerda, vestido de mangas curtas em vermelho, pálpebras um pouco baixas, com o dedo indicador da mão direita sobre a boca. Ela fala: NÃO CEBOLINHA! O ANDRÉ É AUTISTA E, MUITOS DELES TÊM ECOLALIA, QUE É O HÁBITO DE REPETIR UMA FRASE DIVERSAS VEZES! Na parte inferior, assinatura de Maurício de Souza.

PAIVA Júnior, Francisco. Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita e vídeos para comemorar o Dia Mundial do Autismo. Canal Autismo, abre colchetesem localfecha colchete, 29 março 2019.

Respostas e comentários

1. Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifiquem: título, corpo do texto, slogan (se houver) e assinatura. A base do infográfico pode ser feita de diversas fórmas, por exemplo, com desenho ou colagem em cima de um cartaz.

2.a) Aposto.

2.b) Vocativo.

Eu aprendi!

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

1. Retome com os estudantes o que é um infográfico e como ele pode ser produzido para mostrar a estrutura de composição de um cartaz de propaganda. Pergunte como eles acham que poderia ser para verificar se estão no caminho certo ou precisam ver alguns exemplos de infográficos e rever como ele é construído.

2a e 2b. Estas atividades permitem que os estudantes recuperem o aprendizado sobre os termos da oração aposto e vocativo. Caso ainda perceba dificuldades, proponha pesquisas adicionais.

  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • Organize os estudantes em grupos e peça a eles que desenhem no caderno um quadro dividido em duas colunas e cinco linhas. O título da primeira coluna deve ser Aposto e o título da segunda coluna deve ser Vocativo. Depois de desenhado o quadro, os estudantes devem recortar os exemplos encontrados em revistas ou jornais impressos, ou mesmo extraídos da internet, e colar em cada linha à qual correspondem os exemplos. Feito isso, combine um dia para que compartilhem suas descobertas com a turma.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê zero três

ê éfe seis nove éle pê zero cinco

ê éfe seis nove éle pê quatro oito

ê éfe oito nove éle pê três sete

ê éfe zero oito éle pê zero quatro

  1. Nesse cartum, Mônica utiliza um vocativo. Identifique-o.
  2. Caso Cebolinha quisesse perguntar diretamente a André o que estava acontecendo, como ele poderia fazer isso?

4. Leia as manchetes e títulos auxiliares a seguir e identifique a perífrase ou a antonomásia neles presente.

Letra a.

Pelé faz 81 anos, ganha boinas de presente e sonha com Copa no Qatar

Rei do futebol faz tratamento contra o câncer em São Paulo e recebe convites de organizadores do Mundial reticências

SABINO, Alex. Pelé faz 81 anos, ganha boinas de presente e sonha com Copa no Qatar. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/M5fStZ Acesso em: 8 junho 2022.

Letra b.

Aniversário do Recife: o pioneirismo da capital que completa 485 anos neste sábado, 12 de março

Para celebrar a data, o Sistema Jornal do comércio de Comunicação preparou uma homenagem multimídia que contará as histórias curiosas e pontos turísticos da Veneza brasileira, expondo seu pioneirismo cultural no país reticências

MORAES, Katarina; VITORIANO, Agnes. Aniversário do Recife: o pioneirismo da capital que completa 485 anos neste sábado, 12 de março. Jornal do comércio, Recife, 12 março 2022. Disponível em: https://oeds.link/GjI8bx Acesso em: 8 junho 2022.

5. Leia estes versos de Carlos Drumôn de Andrade.

JANELA

Tarde dominga tarde

pacificada como os atos definitivos.

Algumas folhas da amendoeira expiram em degradado vermelho.

Outras estão apenas nascendo,

verde polido onde a luz estala.

reticências

ANDRADE, Carlos Drumôn de. Janela. In: ANDRADE, Carlos Drumôn de. Nova reunião: 23 livros de poesia. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. página 89.

Identifique a sinestesia presente no trecho e indique quais sentidos a figura de linguagem mobiliza.

Respostas e comentários

3.a) O vocativo é “Cebolinha”.

3.b) Resposta pessoal. Sugestões: André, o que está acontecendo? O que está acontecendo, André? Você está virando a Magali, André? André, você está virando a Magali?

4.A) Antonomásia: “Rei do futebol”.

4.B) Perífrase: “Veneza brasileira”.

5.• “Verde polido onde a luz estala”. Visão (luz) e audição (estala).

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

3a. Espera-se que os estudantes percebam que, nesse caso, trata-se de vocativo, uma vez que a Mônica está fazendo referência, chamando o Cebolinha, identificando a pessoa a quem ela está se dirigindo.

3b. Espera-se que os estudantes percebam que, caso Cebolinha quisesse falar diretamente com André, ele precisaria utilizar o vocativo.

4A. É esperado que os estudantes percebam a utilização de antonomásia, uma vez que o nome “Pelé” está sendo substituído por “rei do futebol”.

4B. É esperado que os estudantes percebam o uso da perífrase, uma vez que a referência a “Recife” se dá como “a Veneza brasileira”, e a perífrase acontece quando uma expressão, que reúne características ou qualidades da palavra sobre a qual se quer falar, substitui tal palavra.

5. Os estudantes devem perceber a utilização da figura de linguagem sinestesia no verso “Verde polido onde a luz estala”. Aqui, pode-se notar que os sentidos “visão” e “audição” são acionados, respectivamente, ao observar os termos “luz” e “estala”.

COMPARTILHAR

Avaliação do consumidor

Você já parou para pensar qual é o real papel das avaliações do consumidor em sites e plataformas de vendas de produtos e serviços? Será que elas são divulgadas porque as experiências alheias auxiliam outros consumidores na compra de um produto ou serviço, ou existem outros objetivos?

Ilustração. Ícone. Dois balões de falas sobrepostos, o de baixo em rosa e o de cima em branco. Ícone. Três silhuetas de pessoas em branco e rosa e próximo delas, dois balões de fala quadrados, um em rosa e outro branco.
  1. A proposta: em grupos, vocês irão analisar o produto livro em sites ou plataformas de vendas. Após as análises, vocês irão produzir um cartaz informativo.
  2. A escolha do livro: façam uma enquete na sala de aula para levantar os títulos dos livros que vocês gostariam de analisar. Vejam quais são os mais citados e distribuam entre os grupos.
  3. A pesquisa: usando um buscador da internet, digitem apenas o título do livro e verifiquem o resultado da busca ou utilizem os endereços de sites que o professor disponibilizar.

Nos sites, procurem pelo título do livro e observem as informações e avaliações disponíveis para o consumidor sobre o produto que possam atraí-lo ou ajudá-lo a se decidir.

  1. Análise das informações: após observarem as páginas do produto, extraiam as informações disponíveis para a análise posterior. Por exemplo:
    1. informações sobre o produto: imagem (capa, contracapa, dê uma olhada ); preço e prazo de entrega; formato disponível (impresso ou e-book); sinopse e informações sobre o autor; dados bibliográficos do livro; avaliação dos compradores.
    2. avaliações dos compradores/consumidores: comparem as notas (likes, dislikes e neutros) atribuídas e os comentários; pelos comentários, verifiquem se o direcionamento das avaliações é para o conteúdo, a qualidade do produto ou o serviço do site.
    3. Após analisarem, discutam:

Os consumidores ou estudantes da escola comprariam esse produto com base nas avaliações lidas?

Que informações sobre o produto na página do site e que aspectos nas avaliações estimulariam o consumidor a comprar ou não o produto?

Respostas e comentários

1 a 6. Respostas pessoais. Ver orientações didáticas.

Vamos compartilhar

Avaliação do consumidor

  • ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO
  • Para a realização destas atividades, será preciso utilizar computadores com acesso à internet. Você pode, por exemplo, reservar a sala de informática. Caso isso não seja possível, selecione o material necessário previamente, imprima-o e o distribua para os grupos.
  1. Oriente os estudantes para que façam a busca em um site ou em uma plataforma de venda de livros. Sugira alguns endereços e, durante a atividade, certifique-se de que não aparece nenhum tipo de publicidade inapropriada. Deixe claro aos estudantes que as consultas a sites e plataformas de vendas é apenas para fins didáticos e não para o incentivo ao consumo. É para que eles entendam as ferramentas e estratégias de marketing por trás de uma simples consulta de preço ou compra. Converse com eles sobre o acesso a sites confiáveis e ao tipo de informações pessoais que será compartilhado em uma compra, por exemplo, e como essas informações podem ser vazadas ou utilizadas por pessoas de má fé. Explique também que os anúncios publicitários que aparecem nas páginas de alguns sites e de plataformas utilizam algoritmos para mostrar ao leitor artigos que sejam de interesse dele com base em suas últimas pesquisas de produtos.

3. Para a pesquisa, oriente os estudantes para que obtenham dados de dois ou três sites sobre o mesmo produto.

Habilidades BNCC

ê éfe seis nove éle pê dois cinco

ê éfe seis nove éle pê dois seis

ê éfe oito nove éle pê zero dois

ê éfe oito nove éle pê zero três

ê éfe oito nove éle pê zero seis

5. Experimento! Ainda em grupos, façam estes experimentos.

Ilustração. À esquerda, uma mulher em pé, de costas, de cabelos longos pretos, camiseta amarela, saia longa em azul, par de tênis em amarelo e segura na mão direita, uma lupa redonda. Perto dela, um olho azul e uma engrenagem em azul. Mais à direita, gráfico em barras na vertical em tons de amarelo e rosa. À direita, próximo do gráfico, um homem em pé, de cabelos pretos, blusa de mangas compridas em azul, calça amarela e sapatos em verde e preto. Ele está sobre uma esteira e com o dedo indicador da mão direita sobre o gráfico em barras. À direita dele, uma engrenagem e um quadrado com uma mão com o polegar levantado.
  1. Monitoramento: abram novamente o buscador da internet e digitem o mesmo texto da busca anterior. Observem a página com o resultado da busca. Quais elementos vocês perceberam que apareceram na segunda busca? Discutam e comentem.
  2. Marketing de conteúdo: agora, vocês vão descobrir as palavras-chave ou termos mais pesquisados na internet sobre o livro da primeira busca. Para isso, utilizem uma ferramenta de busca de palavras-chave ou ferramentas de SEO Search Engine Optimization, que otimiza a busca de um site, colocando-o no topo das páginas de resultado.

Digitem o título do livro e extraiam as primeiras palavras-chave ou termos que aparecem.

  1. Discussão: Há correlação entre as palavras mais usadas e as avaliações? Comentem.

6. Avaliação com a turma.

▶ Vocês acham que essas palavras-chave poderiam ajudar na elaboração de um slogan para aumentar a venda do produto? Por quê?

▶ As avaliações do consumidor em sites de vendas de produtos e serviços auxilia outros consumidores ou só servem para monitorar as buscas e fornecer dados sobre as necessidades, hábitos e costumes de compras para as empresas? Por quê?

Respostas e comentários

ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO

4c. Oriente os estudantes a tomar notas dos pontos que considerarem mais importantes como fórma de registro para consultas posteriores.

5a. O objetivo é que os estudantes percebam que toda intenção de compra ou efetivação da compra é acompanhada (monitorada), desde o primeiro contato do consumidor com o buscador da internet, registrada a busca que passa a ser lembrada a cada novo acesso à internet. Isso é feito pelos sistemas de Inteligência Artificial . Alguns sites também utilizam para ofertar outros produtos semelhantes com base nas necessidades, nos hábitos e nos costumes indicados na intenção ou na compra do produto. As avaliações também são ferramentas importantes para o marketing e o relacionamento com o cliente, os likes e dislikes alimentam a qualificação do produto vendido e o serviço oferecido pela empresa. Existe hoje um movimento nas empresas de implantação de data lake, repositório de armazenamento de dados estruturados ou não, oferecendo diversos tipos de análise e processamento de big data; também possibilitam o cruzamento de dados internos da empresa com informações do mercado, oferecendo melhor experiência de compra e maior assertividade para os negócios.

5c. Espera-se que os estudantes percebam que as empresas de marketing utilizam essas informações para produzir conteúdos e elaborar campanhas de publicidade.

6. A avaliação com a turma deverá ser feita com todo o grupo. Organize os estudantes em uma roda de conversa para que os pontos sugeridos sejam debatidos, hipóteses sejam levantadas e depois verificadas quanto a sua pertinência.

Glossário

eflúvio
: emanação imperceptível que exala de algum fluido; aroma agradável.
Voltar para o texto
peitoril
: superfície horizontal localizada na parte inferior de uma janela.
Voltar para o texto