UNIDADE 2  Informação ou publicidade

Nesta unidade, convidamos você a analisar os espaços, nos meios de comunicação, dedicados à informação e à publicidade e propaganda.

Fotografia. Bolso de calça jeans em azul-claro e no bolso, vista parcial de celular preto. Na tela em azul, vê-se ilustração de um microfone branco e texto acima: PODCAST.

EU SEI

Como você se informa?

Perceber as novas tecnologias como aliadas na divulgação dinâmica e rápida de informações e, ao mesmo tempo, facilitadoras da inserção de publicidade e propaganda.

Captura de tela. Vista de céu noturno em preto e, ao centro, lua redonda em bege. Na parte inferior, texto: SUPERLUA DE MORANGO É VISTA EM TODO O BRASIL – FENÔMENO FAZ SATÉLITE PARECER MAIOR E MAIS BRILHANTE.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – O espaço da notícia

Compreender o espaço da notícia e da publicidade e propaganda em alguns meios de comunicação.

Capítulo 2 – Notícias

Compreender o contexto de produção e circulação de notícias e os diferentes enfoques sobre o mesmo assunto.

Cartaz. Cartaz na vertical. Na ponta inferior, um menino visto dos ombros para cima, de cabelos crespos escuros, de camiseta branca. Ele olha para frente, sorrindo e com os braços para cima, de punhos fechados. Na parte superior, em fundo em verde e rosa-escuro e texto: Comida de verdade é direito de crianças e adolescentes. O consumo de alimentos ultraprocessados está associado ao surgimento de cárie, obesidade, diabetes e outras doenças. Em casa e na escola, é preciso facilitar a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na parte inferior, à direita, um carimbo redondo em branco e texto: COM A SAÚDE DAS CRIANÇAS NÃO SE BRINCA. Ilustração no carimbo de um garfo e uma faca em branco. Mais abaixo, logotipo colorido.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Publicação em rede social. À esquerda, pintura digitalizada de uma mulher vista dos ombros para cima e corpo para a esquerda. Ela usa roupa de mangas compridas em marrom e por dentro, camisa de gola em branco. Ela olha para frente, com um par de brincos de pérola em bege-claro. Sobre a cabeça, um lenço em azul e na ponta, em amarelo. Perto dela, um balão de fala com texto: COMPRAR OUTRO BRINCO PRA QUÊ? Na parte inferior, à direita, um emoji de cabeça amarela, chorando de rir. 
À direita, texto da publicação: institutoakatu: Aprender a dizer não é um desafio. Mas o consumidor consciente procura entender o impacto de suas escolhas para si próprio, o meio ambiente, a sociedade e a economia antes de tomar uma decisão. Então, pense bem antes de adquirir um novo brinco – ou qualquer outro produto – e questione a real necessidade dessa compra.
Lembre-se que deixar de comprar o que você não precisa evita o desperdício de recursos naturais usados na produção, no transporte e no armazenamento desse novo produto. Vamos refletir mais sobre os impactos dos nossos hábitos.
Na parte inferior, ícones para curtir, comentar e compartilhar. Na ponta da direita, salvar.

VAMOS COMPARTILHAR

Entrevista: Educação para o consumo

Planejar uma entrevista sobre educação para o consumo para um podcast.

EU SEI

Como você se informa?

Com as novas tecnologias, a informação está cada vez mais ao nosso alcance. Basta acessar um jornal, uma revista digital ou um portal de notícias pelo celular ou tablet. E, o melhor, de qualquer lugar! Outra boa notícia é a rapidez e o dinamismo com que as informações chegam até os leitores ou ouvintes.

1. Observe estas imagens, leia as legendas e reflita sobre as novas tecnologias a serviço da informação.

Fotografia. Mãos de uma pessoa segurando na mão esquerda, um celular na vertical, em um site com uma imagem e texto longo. Em segundo plano, um notebook aberto, sobre uma mesa. Na tela dele, desfocado, um site com imagens e texto. Em segundo plano, entra luz solar em tons de amarelo.
Fotografia. Bolso de calça jeans em azul-claro e no bolso, vista parcial de celular preto. Na tela em azul, vê-se ilustração de um microfone branco e texto acima: PODCAST.
Os jornais e revistas impressos tiveram de se reinventar e se adequar às novas tecnologias. Uma das estratégias foi transformar algumas das matérias em podcasts, facilitando o acesso do leitor/ouvinte à informação.
Fotografia. Um tablet retangular preto, sobre uma base marrom. Sobre o tablet, mão de uma pessoa com o dedo indicador clicando sobre foto de uma capa de revista. Ao redor, outras duas colunas na vertical com capas diversas.
Com um clique, você escolhe o que quer ler e onde quer ler.
Ícone. Atividade oral.
  1. Agora, discuta com os colegas. Tome notas para servir de apoio!
    1. Como você costuma se informar? Por quê?
    2. Você tem preferência por algum jornal ou revista? Por quê?
    3. O que leva você a escolher uma matéria para ler?
    4. Ao mesmo tempo que as novas tecnologias dão agilidade e rapidez ao que é noticiado, será que os fatos são checados com a mesma velocidade antes da publicação? Comente.
    5. Essa rapidez na transmissão das informações permite um tratamento mais profundo sobre o assunto ou acaba tornando-o superficial? Por quê?
    6. Muitos jornais televisivos incorporaram as novas tecnologias em suas edições diárias, dando voz ao público. Você acha que essa é uma boa estratégia para deixar o noticiário mais interativo e participativo? Comente.
    7. Os sites de jornais e revistas dividem o espaço entre matéria informativa e anúncios publicitários pagos. Os interesses por trás dessa relação podem impactar na escolha do que será destaque ou na fórma como o assunto será abordado? Reflita e comente.

EU VOU APRENDER Capítulo 1

O espaço da notícia

Ícone. Atividade oral.
  1. Nos jornais, revistas e sites de notícias que costuma ler, você já reparou:
    1. Como as matérias, os anúncios publicitários e as propagandas são dispostos nas páginas?
    2. Qual é o tema da matéria e sobre o que trata a publicidade ou a propaganda quando o espaço é compartilhado?
    3. Quais são os interesses e as intenções por trás dessas publicações?
    4. Como você sabe quando uma matéria é paga?
Ícone. Atividade oral.

2. Reflita, formule hipóteses e discuta com os colegas sobre as questões da atividade 1.

Ícone. Atividade em grupos.
  1. Em grupos, vocês irão fazer uma pesquisa sobre o tema “Espaço da notícia e da publicidade e propaganda no jornalismo”. O objetivo geral da pesquisa é responder à pergunta: O espaço da notícia fica em segundo plano se comparado ao da publicidade e propaganda?
    1. Com o professor, definam quanto tempo terão para a pesquisa e quando e como devem apresentar os resultados aos colegas.
Fotografia. De frente para uma mesa marrom com várias folhas brancas em cima. Ao redor da mesa, sete jovens em pé, vistos um ao lado do outro, da cintura para cima e parcialmente as pernas em baixo da mesa. Da esquerda para a direita: um garoto segurando uma folha branca, com o corpo inclinado para frente, de cabelos castanhos, de blusa de frio cinza, com gorro e mangas até os cotovelos. Perto dele, menino visto parcialmente de cabelos castanhos, de blusa de moletom branca e braço esquerdo para frente. Ao centro, uma menina de cabelos curtos encaracolados e escuros, de camiseta rosa. À direita, um homem de cabelos escuros com camiseta branca e camisa por cima de mangas compridas em cinza, xadrez. Ele olha rindo, com o braço direito esticado para frente. Mais à direita, uma menina de cabelos longos castanhos, de blusa de mangas compridas em preto e cinza, com o braço direito esticado para frente. Uma menina vista parcialmente, loira, de camisa em xadrez em tons de bege e marrom. Na ponta, um menino loiro, camiseta preta e calça jeans em azul-claro, com o corpo inclinado para frente. Em segundo plano, paredes em cinza-claro, detalhe em azul e janelas. Ao fundo, à esquerda, estante com livros.
Dividam as tarefas entre os membros do grupo e agendem encontros para discutir as informações que conseguiram.

Combinem previamente que publicações serão analisadas para que não haja repetições. Alguns grupos podem escolher publicações locais.

  1. Decidam se irão analisar um jornal ou uma revista.
  2. No planejamento, elaborem um roteiro de análise estabelecendo os critérios que devem ser seguidos por todos, de modo a definir um parâmetro. Dividam as tarefas e montem um cronograma.
  3. Na página inicial, analisem a disposição das notícias, das imagens e da publicidade ou propaganda, os destaques, as manchetes.
  4. Façam a mesma análise na parte interna da publicação, comparando o espaço dado à informação ao espaço dado à publicidade e à propaganda.
  5. Observem a linha editorial e a linguagem usada e se esses elementos combinam com o público-alvo e o local de circulação do jornal ou revista.
  6. Utilizem as questões da atividade 1 para ajudar na análise e verifiquem se as hipóteses formuladas na atividade 2 podem ser aplicadas ao jornal ou revista que vocês analisaram.

4. Preparem a apresentação. Pode ser apenas oral ou com o apoio de slides, cartazes, imagens e vídeos.

Fotografia. Dentro de uma sala de aula. Seis jovens, vistos de costas, sentados sobre cadeira e uma professora à direita, em pé. Ao fundo, uma menina em pé, de cabelos longos castanhos, par de óculos de grau e usando um vestido de mangas compridas, de cor azul jeans. Ela olha para frente, sorrindo. Em segundo plano, cartaz branco com textos e lousa branca na parede. Ao redor, carteiras escolares cinza, vistas parcialmente.
Lembrem-se de ensaiar a apresentação.

5. Ao final das apresentações, conversem sobre o que vocês encontraram na pesquisa e como responderam ao questionamento.

6. Observe a página de um jornal impresso reproduzida a seguir.

Reprodução de página de jornal impresso. Na parte superior, à esquerda, texto: Folha de S.Paulo. Na ponta da direita, texto: saúde. Mais abaixo, título: Ultraprocessados trazem riscos para jovens. Chance de obesidade é 45% maior entre adolescentes que comem muito esses produtos, aponta pesquisa da USP. Ao centro, uma imagem com um prato transparente com quatro partes separadas e salgadinhos de cor amarela, de formatos diferentes, uns circulares e outros compridos. Ao redor, texto longo, divididos em colunas. Na parte inferior da página, fundo em vermelho e ao centro, texto em branco: Eu, coração doar. Dentro do coração, texto: PRÓ SANGUE HEMOCENTRO DE SÃO PAULO. Ao centro e ao redor, gotas de sangue. Texto: A Fundação Pró-Sangue precisa do seu apoio. Doe sangue e ajude a salvar uma vida. Agende sua doação de sangue online: prosangue.hubglobe.com Utilizando a ferramenta de agendamento online, sua doação é mais rápida. Você economiza tempo na triagem e evita aglomerações nos postos. Use sempre máscara e fique tranquilo, a Fundação Pró-Sangue toma todas as medidas de distanciamento e higiene necessárias para você realizar a sua doação de sangue com segurança. Acesse o site e verifique os dias disponíveis e os horários de funcionamento de cada posto. Na parte da direita, um QRCODE em preto. Mais à direita, ícones em branco de gota, coração, palma da mão para cima e outro coração. (11) 4573-7800/ HYPERLINK http://www.prosangue.sp.gov.br/www.prosangue.sp.gov.br/ logotipo de redes sociais: Instagram e facebook @prosangue. Na parte inferior, à direita, logotipo da Folha de S.Paulo.

TOLEDO, Karina. Ultraprocessados trazem riscos para jovens. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 março 2022. página B5.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. Ao observar essa página, qual foi sua primeira impressão? Explique.
  2. O que atraiu mais a sua atenção? Por quê?
Ícone. Atividade em dupla.
  1. Em que jornal e em que formato a página foi publicada?
  2. Em que caderno ou seção ela foi publicada?
  3. Qual é o tema da matéria?
  4. Em que a matéria se baseou para tratar desse tema? Ela tem fundamento científico?
  5. Ao observar a matéria, o que chama mais a atenção de vocês?
  6. A imagem está de acordo com o tema abordado?
  7. Agora, observem o que vem após a matéria. É uma propaganda ou um anúncio publicitário? Por quê?
  8. Na opinião de vocês, esse é um local adequado para vincular o cartaz?
  9. Qual é a mensagem desse cartaz?
  10. Para vocês, essa propaganda atingiu seu objetivo, ou seja, vocês doariam sangue se tivessem a idade e as condições físicas necessárias para isso? Por quê?
  11. O que mais se destaca nessa peça publicitária, na opinião de vocês?
  12. Que elementos foram usados para atrair a atenção do leitor e persuadi-lo a doar sangue?
  13. O que vocês acharam da escolha lexical, ou seja, das palavras que compõem os textos da propaganda? Expliquem.
  14. Quem é o apoiador dessa campanha?
  15. O espaço maior da página é ocupado pela propaganda. O que isso pode significar?
  16. Para vocês, qual é o interesse da Folha em apoiar essa campanha?

Outras propagandas

19. Observe esta propaganda publicada em um jornal em 2022 para responder às próximas questões.

Cartaz. Cartaz na vertical. Fundo em cinza-claro. Mão de uma criança segurando uma colher prata com iogurte nela. Perto da mão, um pote de iogurte, pequeno, arredondado, de embalagem em azul e ao centro, fotografia de um morango, sobre iogurte em rosa. Texto: E se o rótulo alertasse você sobre a quantidade de açúcar no iogurte? Não seria bom entender logo de cara os rótulos dos alimentos? Saber quando um produto tem excesso de gordura, sódio ou açúcar? A boa notícia é que a partir de outubro deste ano, os produtos receberão a nova rotulagem e esta mudança será muito importante para você saber direitinho o que está consumindo. À esquerda, um QRCODE. Fotografia de embalagens de alimentos. Sites: Acesse deolhonosrotulos.org.br À direita, texto: idec Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – IDEC. E se o rótulo alertasse sobre a quantidade de açúcar no iogurte? Folha de São Paulo, São Paulo, 11 junho 2022. página A5.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. Qual é a mensagem dessa propaganda?
  2. O que atraiu mais a sua atenção na propaganda? Por quê?
Ícone. Atividade em dupla.

3. Como vocês já estudaram, as propagandas são compostas de determinados elementos verbais, sem, no entanto, obedecer a uma estrutura rígida. Em relação ao cartaz do Idec, identifiquem:

Ícone modelo.

Título

Corpo do texto

Slogan

Assinatura

  1. Qual é a intenção dessa peça publicitária?
  2. Onde ela pode ter circulado?
  3. Qual é o público-alvo?
  4. Na opinião de vocês, a propaganda é atraente para o público-alvo? Por quê?

Na propaganda, a pluralidade de significados das palavras, das expressões e até mesmo das frases proporciona novos sentidos, que podem ser ainda mais expressivos ao mesclar o texto verbal com o não verbal.

  1. Quais estratégias persuasivas foram utilizadas nessa peça publicitária para atrair a atenção do leitor?
  2. Junto ao slogan, há a representação de uma lupa envolvendo alguns produtos. Que efeito imagético isso produz no leitor?
  3. Se essa propaganda fosse veiculada na TV como um vídeo, o que vocês acham que seria necessário manter para produzir o mesmo efeito no telespectador? Que recursos poderiam ser utilizados para proporcionar movimento à peça?
  4. Vocês conhecem a nova rotulagem? Já a observaram em algum produto? Que tal fazer uma pesquisa de campo? Combinem com o professor.

Mais propagandas

Ícone. Atividade oral.

12. Observe esta página de jornal por alguns minutos.

  1. Que sensação ela transmitiu a você? Por quê?
  2. Agora, leia a propaganda. A percepção que você teve ao observar a página do jornal foi complementada ou mudou completamente de sentido? Explique.
Reprodução de página de jornal impresso. Página de jornal impresso com anúncio publicitário na vertical. Fundo em branco. Na parte superior e à esquerda, texto: Folha de S.Paulo. À direita, texto: Terça-Feira, 7 de junho de 2022. Na parte inferior, à direita, texto: Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece e democracia. Dia nacional da LIBERDADE DE IMPRENSA Uma campanha do consórcio de veículos de imprensa. Na parte inferior, logotipos.

CONSÓRCIO DE VEÍCULOS DE IMPRENSA. Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Folha de São Paulo, São Paulo, 7 junho 2022. página A11.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. Ao analisar essa página, que mensagem ela transmite a você?
  2. O que mais atraiu sua atenção nessa página? Por quê?
Ícone. Atividade em dupla.
  1. Vocês acham que a diagramação da página, a escolha lexical para o texto verbal, o espaço em branco como texto não verbal e as cores usadas (o preto e o branco) atraem o leitor? Por quê?
  2. Qual é a mensagem dessa propaganda?
  3. O que inspirou o tema dessa peça publicitária?
  4. De acordo com a propaganda, a imprensa fórma a opinião do leitor? Explique.
  5. Observe a escolha lexical para compor o texto verbal. Você acha que a escolha das palavras foi aleatória ou foi intencional? Por quê?
  6. Que mensagem a frase “Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia” pretende transmitir ao leitor?
Ícone. Atividade em grupos.

9. Em grupos, discutam o que entendem por liberdade de expressão e se há algum limite para tal, lembrando que a diversidade de opiniões faz parte de uma sociedade democrática, na qual os posicionamentos diferentes devem ser respeitados.

▶ Há um limite entre liberdade de expressão e discurso de ódio?

Publieditorial

Ícone. Atividade em grupos.
  1. Vocês já ouviram falar em “publieditorial”? Sabem o que significa?
  2. Em grupos, vocês deverão procurar matérias pagas em revistas e/ou jornais impressos e escolher uma delas para analisar.
    1. Analisem o meio em que a matéria foi publicada, onde circulou, qual é o público-alvo, se há alguma indicação de que é paga, como é composta, entre outros elementos que acharem interessantes.
    2. Explicitem a mensagem que a matéria pretende transmitir.
    3. Observem os elementos que a tornam atrativa, justificando o uso.
    4. Em alguma parte do material em análise há referência de que seja um projeto de marketing, um caderno especial de algum segmento?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Função e estrutura sintática

Responda às questões no caderno.

1. Observe este cartaz.

Cartaz. Cartaz na vertical com fundo em cinza. Na parte superior, texto: CULPADA: Contém 37 gramas de açúcar. ANVISA, JÁ SÃO 6 ANOS ESPERANDO. QUEREMOS JÁ OS TRIÂNGULOS NAS EMBALAGENS. Ao centro, uma lata na vertical com a parte superior em vermelho, ao centro, texto em branco REFRI, e na parte inferior, detalhes em branco. Em segundo plano, linhas na horizontal em preto, na ponta da esquerda e da direita aparecem números; na primeira linha, de cima, 0,15; na linha de baixo, 0,14; e vai decrescendo até 0,05 embaixo. Mais abaixo, dois logotipos: Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

IDEC pressiona Anvisa por clareza em rótulos de alimentos. Uol, São Paulo, 28 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/20sNpy. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Qual é o objetivo desse cartaz?
  2. O que a parte visual do cartaz mostra? Como ela dialoga com a parte textual?
  3. Você sabe a que se refere o triângulo mencionado? Em caso afirmativo, explique.
  4. A presença de alguns termos faz com que a linguagem do cartaz se aproxime mais da oralidade. Dê exemplos de alguns desses termos, indicando sua função sintática.
  5. Reescreva as duas orações presentes no cartaz, tornando-as mais próximas da língua escrita e dando-lhes um tom mais formal.

Como já sabemos, para nos comunicarmos, selecionamos as palavras de nossa língua de acordo com o contexto. Em seguida, essas palavras são ordenadas e combinadas, estabelecendo relações entre si. Nesse processo, elas formam sintagmas, isto é, palavras ou grupos de palavras, geralmente organizados em torno de um núcleo. Os termos da oração desempenham determinados papéis, ou seja, determinadas funções sintáticas.

2. Agora, leia esta notícia.

Idec pressiona Anvisa por clareza em rótulos de alimentos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2020 14horas39

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançam nesta semana uma campanha que pede a atualização da rotulagem de alimentos no Brasil.

As entidades tentam, desde 2014, aprovar um modelo com advertência nutricional na parte da frente das embalagens de alimentos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prometeu discutir o assunto numa próxima reunião, dia 6 de outubro.

A proposta do Idec propõe a aplicação de triângulos de advertência sobre o excesso de nutrientes prejudiciais à saúde na parte da frente das embalagens dos alimentos. A campanha criada pela agência Repense contará com anúncios em sites, mídia exterior e um comercial para canais de TV a cabo.

IDEC pressiona Anvisa por clareza em rótulos de alimentos. Uol, São Paulo, 28 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/20sNpy. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Qual é a relação da notícia com o cartaz da atividade 1?
  2. Releia a manchete da notícia e, em seguida, compare-a às duas orações do cartaz. Elas confirmam o que é afirmado na manchete? Explique.
  3. Qual é a função sintática dos termos “Idec” e “Anvisa”, presentes na manchete? Caso o autor do texto quisesse enfatizar a Anvisa, como a manchete deveria ser escrita?
  4. Nesse caso, o termo “Anvisa” assume qual função sintática?

3. Releia o primeiro parágrafo da notícia.

Versão adaptada acessível

Atividade 3, item a.

Qual é a função sintática do termo “nesta semana”? O que ele indica?

  1. Qual é a função sintática do termo destacado? O que ele indica?
  2. Se quiséssemos destacar a informação contida nesse termo, como poderíamos reestruturar o período em questão?
  3. Na sua opinião, por que o autor optou por não destacar essa informação no primeiro parágrafo?
  4. Qual é a proposta do Idec? Você a considera importante?

4. Releia este trecho.

A campanha criada pela agência Repense contará com anúncios em sites, mídia exterior e um comercial para canais de TV a cabo.

Versão adaptada acessível

Atividade 4, itens a até c.

  1. A forma verbal “contará” revela que aspecto temporal das ações realizadas?
  2. Ainda sobre essa forma verbal, o autor optou por utilizar uma forma simples, mais comum na linguagem formal. Se essa frase fosse dita em um contexto mais informal, que forma verbal seria usada?
  3. Do ponto de vista sintático, como se classifica o verbo “contará”?
  1. A fórma verbal utilizada revela que aspecto temporal das ações realizadas?
  2. Ainda sobre essa fórma verbal, o autor optou por utilizar uma fórma simples, mais comum na linguagem formal. Se essa frase fosse dita em um contexto mais informal, que fórma verbal seria usada?
  3. Do ponto de vista sintático, como se classifica o verbo em destaque?
Reprodução de trecho de rótulo. Vista parcial de rótulo de cor branca e tabela de cor preta. Texto: Informação Nutricional Porção de 25g (3 quadrados) Quantidade por porção % VD(*) Valor energético 142 Kcal = 596 K – 7% VD(*) Carboidratos 10g 3% VD(*) Proteínas 2,2g 3% VD(*) Gorduras totais 9,5g 17% VD(*) Gorduras saturadas 5,9g 27% VD(*) Gorduras trans 0g ** VD(*) Fibra alimentar 0,6 2% VD(*) 30 mg 1% Na parte inferior, vista parcial de texto.
A rotulagem é fundamental para informar o consumidor sobre a composição dos alimentos.

Quando falamos de orações, referimo-nos também a estruturas sintáticas, que obedecem a alguns critérios gramaticais. Por exemplo, em português, a estrutura sintática mais comum é formada pela sequência Sujeito – Verbo – Objeto (). Entretanto, é possível acrescentar outros termos a essa estrutura, bem como invertê-la em algumas situações, dependendo do contexto e da intencionalidade do falante. Em um período, essas orações se relacionam de diversas maneiras, em níveis de complexidade que variam de acordo com os objetivos da comunicação.

5. Analise a charge a seguir.

Charge. Composta por um quadro. Apresenta como personagens: um homem de nariz grande, de cabelos grisalhos de camiseta em verde, calça azul e sapatos cinza. Outro homem de cabelos grisalhos, de camiseta de gola em azul-claro, calça jeans e sapatos cinza, com rabo de jacaré atrás do corpo. As cenas se passam em local aberto com rua cinza, muro bege e mais ao fundo, à direita, local com vegetação e casa e prédios. No alto, céu azul-claro e um sol pequeno amarelo, à direita. À esquerda, o homem de camiseta verde, com um jornal cinza nas mãos, diz: SOJA TRANSGÊNICA PREOCUPA A POPULAÇÃO! À direita, o homem com rabo verde, diz: EU COMI A SOJA TRANSGÊNICA E NÃO ACONTECEU NADA!

ARIONAURO. Charge soja transgênica. Arionauro Cartuns, [sem local], 14 setembro 2021. Disponível em: https://oeds.link/v3Kjbl. Acesso em: 30 setembro 2022.

  1. Qual é a crítica presente na charge?
  2. De que maneira a linguagem não verbal da charge contribui para a crítica pretendida?
  3. O personagem da esquerda provavelmente está lendo qual parte da notícia? Como você chegou a essa conclusão?
  4. Ainda na fala desse personagem, qual é a função sintática do termo “a população”?
  5. O personagem da direita dá uma resposta sintaticamente organizada em torno de um período. Quantas orações o compõem? Como se classifica esse período?
  6. Qual palavra funciona como conectivo entre essas orações? Que ideia ela transmite?

ORTOGRAFIA

Crase

Responda às questões no caderno.

1. Leia a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de cabelos e bermuda em azul, de camiseta em laranja, chapéu sobre a cabeça em verde. Pai de Armandinho, visto da cintura para baixo, de calça em azul-claro e sapatos em azul-escuro. Um sapinho verde, de olhos e boca pretos. Q1 – À esquerda, o pai de Armandinho para a direita, diz para Armandinho: NÃO É PRECONCEITO, FILHO... SAPOS NÃO PODEM IR À PRAIA... À direita, Armandinho, com o corpo de frente para o pai, o observando. Entre os dois, sapinho, olhando para cima, em direção ao pai. Q2 – À esquerda, sapinho com o corpo para a direita de frente para Armandinho, este olha para baixo. Fora do quadrinho, o pai diz: O SAL E O SOL FAZEM MAL A ELES. Q3 – À esquerda, o pai de Armandinho para a direita, ao centro o sapinho olhando para ele e com boca para baixo. Mais à direita, Armandinho com a boca aberta e braço direito para frente, fala: E SE ELE USAR PROTETOR SOLAR?

BECK, Alexandre. Armandinho, [sem local], 27 janeiro 2017. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/74JrQG. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Pela resposta dada pelo pai no primeiro quadrinho, o que Armandinho teria dito antes?
  2. A resposta dada pelo garoto revela que traços de sua personalidade?
  3. Como esses traços contribuem para o humor da tirinha?
  4. Na oração “Sapos não podem ir à praia”, o que indica o acento colocado sobre a letra a?
  5. Na oração “O sal e o Sol fazem mal a eles”, notamos que o a não é acentuado. Na sua opinião, por que isso ocorre?

A crase é um fenômeno que indica a fusão ou contração de duas vogais semelhantes. Para representá-la na escrita, utilizamos o chamado acento grave ( ` ). Com relação ao emprego do acento indicativo da crase, a regra geral é utilizá-lo sempre que o termo regente exigir a preposição a e o termo regido admitir o artigo definido a ou as.

Para entender melhor a regra geral, observe os seguintes exemplos:

Esquema Frase: Amanhã nós iremos à praia. Amanhã nós iremos a + a praia. Iremos = termo regente Praia = termo regido A = preposição A = artigo definido Frase: Entreguei o bilhete à professora. Entreguei o bilhete a + a professora. Entreguei = termo regente Professora = termo regido A = preposição A = artigo definido

2. Leia a charge a seguir.

Charge. Charge composta por quatro quadros. Apresenta como personagens: uma menina de cabelos curtos, pretos e camiseta em branco. Um homem de cabelos pretos, camiseta branca, calça azul e chapéu sobre a cabeça em bege. As cenas se passam em local aberto. Texto: ACESSO À EDUCAÇÃO Q1 – A menina em pé, de frente para uma base retangular de cor bege e braços em cima, com o corpo para a direita. Q2 – Braço esquerdo, debaixo do queixo, olhando para frente, com as pálpebras para baixo. Q3 – A menina com a cabeça sobre a base, olhos fechados, sobre os braços cruzados. Q4 – Sobre um rio de cor azul-claro, com uma canoa de cor bege, onde há o homem, segurando manivela do motor com a mão direita e a outra mão para frente. Ele diz: CHEGAMOS. Perto dele, a menina. Em segundo plano, vegetação com folhas verdes e árvores. Mais ao fundo, outras canoas paradas e mais ao fundo, local com vegetação e uma casa de cor marrom, com o telhado da mesma cor.

GALVÃO, Jean. Um Brasil, São Paulo, 15 janeiro 2018. Disponível em: https://oeds.link/EroF8i. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Qual é a impressão passada ao leitor nos três primeiros quadrinhos?
  2. Além do cenário retratado nesses quadrinhos, que outro aspecto da charge leva o leitor a ter essa primeira impressão?
  3. No quarto quadrinho, há uma quebra nessa expectativa e dela decorre a crítica da charge. Em que consiste essa crítica?
  4. Por que, na frase “Acesso à educação”, o a recebeu acento indicativo de crase?
  1. Leia as frases a seguir e reescreva aquelas que necessitem do acento indicador de crase.
    1. Precisamos de um projeto que atenda as nossas necessidades.
    2. Meu irmão conseguiu vender a cômoda de madeira.
    3. Chegaremos a ilha de Itamaracá ao meio-dia.
    4. Daqui já conseguimos ver a praia.
    5. Dei o presente a irmã de minha amiga.
    6. Um dia ainda voltarei a Fortaleza!
    7. Achei a carteira que estava procurando desde ontem.
    8. Depois de dez anos, voltei a casa onde passei minha infância.
    9. Chegamos pela manhã a Salvador e agora iremos a praia de Itapuã.
    10. Minha mãe comprou um carro a gás.

EU VOU APRENDER  Capítulo 2

Notícias

Ícone. Atividade oral.
  1. Você acha que notícias sobre o mesmo fato publicadas em diferentes veículos têm abordagens iguais ou não? Por quê?
  2. Você já ouviu falar em “superlua de morango”? Se sim, comente. Se não, formule hipóteses sobre a que fenômeno o termo se refere.
  3. Leia as notícias a seguir, produzidas e publicadas em jornais diferentes.

“Superlua de morango” é vista no céu do Brasil. Veja imagens!

Fenômeno acontece quando a lua cheia ou a lua nova coincidem com o momento em que o astro está mais próximo da Terra

Redação Folha Vitória

14 de junho de 2022

Fotografia. Captura de tela. Vista de céu noturno em preto e, ao centro, lua redonda em bege.

A “Superlua de morango”, como foi apelidada, já pode ser vista em todo o Brasil. O evento começou às 18horas desta terça-feira (14). 

Esta eventualidade acontece de duas a três vezes no ano. Segundo pesquisadores, neste ano acontece em junho e julho. Depois, somente em 2023.

O fato está previsto para durar até as 6h de quarta-feira (15). O recomendável é observar durante a primeira hora após o nascimento, pois a lua pode mostrar variações de tonalidade amarelada, alaranjada ou avermelhada. reticências

LEIA TAMBÉM: >> “Lua de Sangue”: veja fotos do eclipse lunar total no Espírito Santo

FOLHA VITÓRIA. “Superlua de morango” é vista no céu do Brasil. Veja imagens! Vitória, 14 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/Ahxduo. Acesso em: 22 junho 2022.

“Superlua de Morango”: Fenômeno poderá ser visto do Brasil nesta 3ª feira

Em sua fase cheia, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra; entenda o evento

Brasil por: SBT Brasil  14/06/2022

Quem olhou para o céu, na madrugada desta 3ª feira (14 junho), durante o nascer do Sol, recebeu uma grata surpresa: a Superlua, maior e mais brilhante do que em outros dias do ano. O fenômeno, que começou pouco antes das 5 horas da manhã, poderá ser observado no Brasil até a madrugada de 4ª feira (15 junho), sendo ainda mais visível no pôr do Sol.

Batizado de “Superlua de Morango”, o evento reúne dois acontecimentos astronômicos: a fase cheia da Lua e o ponto mais próximo do astro de sua órbita ao redor da Terra, conhecido como Perigeu. Segundo meteorologistas, nesta 3ª feira, a Lua estará 14% maior e 30% mais brilhante no horizonte.

Já o nome do fenômeno se refere ao período do ano em que ele ocorre, o mês de junho, no qual, segundo a tradição do Hemisfério Norte, povos originários dos Estados Unidos e do Canadá realizariam a colheita dos morangos. Então, apesar da referência à fruta, não há mudança na cor da Lua, como ocorre na famosa “Lua de Sangue”.

Ainda ao longo de junho, os céus brasileiros serão agraciados com outros dois eventos: a conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que já pode ser observada a olho nu; e no dia 24, ápice do fenômeno, o alinhamento da Lua aos 5 planetas.

Quem perder a Superlua desta 3ª feira, vale já se programar para a próxima, prevista para 13 de julho.

** Com informações da Agência Brasil

Captura de tela. Vista de céu noturno em preto e, ao centro, lua redonda em bege. Na parte inferior, texto: SUPERLUA DE MORANGO É VISTA EM TODO O BRASIL – FENÔMENO FAZ SATÉLITE PARECER MAIOR E MAIS BRILHANTE.

SBT BRASIL. “Superlua de Morango”: Fenômeno poderá ser visto do Brasil nesta terça feira. SBT News, [sem local], 14 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/bxeRuK. Acesso em: 22 junho 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. O que você achou das notícias? Por quê?
  2. Você acha que os textos apresentaram a notícia da mesma fórma? Por quê?
Ícone. Atividade em dupla.
  1. Qual é o assunto principal das duas notícias?
  2. Quando e onde elas circularam?
  3. Quem assina as notícias?
  4. Vocês consideram esse fenômeno importante a ponto de ser noticiado? Por quê?
  5. Observem as manchetes.
    1. Elas foram compostas da mesma maneira? Expliquem.
    2. Na manchete do texto 2, por que foi utilizado “nesta” e não “nessa”?
  6. Analisem as linhas finas, ou seja, os títulos auxiliares.
    1. Elas complementam a informação dos títulos ou não?
    2. Como elas se referem à superlua de morango?
  7. Agora, analisem o corpo dos textos. Como os autores se referem à superlua de morango e à Lua? Qual é a intenção ao não repetir os termos?
  8. Como as duas notícias explicam o nome “superlua de morango”?
  9. Que fenômenos astronômicos esse evento reúne?
  10. Nas duas notícias, há a inserção de outras vozes no texto. Quando isso acontece? Que efeito produz no texto?
  11. No trecho “Depois, somente em 2023.”, do texto 1, o que o termo destacado reforça?

Para ampliar

Desvendando o Universo: tudo o que você precisa saber para viajar pelo tempo e pelo espaço.  e Istiven Rauquim. São Paulo: Seguinte, 2021.

Esse livro ajuda os leitores a desvendar os segredos do Universo respondendo a questionamentos como: Do que nosso planeta é feito? Afinal, existe vida em algum outro lugar do Universo?

Capa de livro. Ilustração. À esquerda, silhueta de duas pessoas vistas em pé, com uma pessoa à direita, braço esticado para frente. Perto deles, uma nuvem preta onde vê-se o céu com estrelas e três planetas perto um do outro. À esquerda, planeta azul e à direita, planeta redondo em verde e planeta em vermelho com anéis azuis em volto. Ao centro, nome do livro e autor.

14. Releiam este trecho do texto 1.

O recomendável é observar durante a primeira hora após o nascimento, pois a lua pode mostrar variações de tonalidade amarelada, alaranjada ou avermelhada.

  1. Qual é a função de “recomendável”?
  2. Qual é a função do operador argumentativo “pois”?
  1. No final do texto 1, há um texto destacado em azul. O que ele indica?
  2. Releiam este trecho do texto 2.

Quem olhou para o céu, reticências recebeu uma grata surpresa: a Superlua, maior e mais brilhante do que em outros dias do ano.

  1. Qual é o efeito de sentido atribuído ao texto pelos termos em azul?
  2. Qual é a função do operador argumentativo “maior/mais ... do que”?
  1. Vocês já observaram que há diferença na abordagem do fato nas duas notícias.
    1. Agora, pesquisem na internet outros veículos de informação que também noticiaram esse fato e analisem como cada um fez a cobertura.
    2. Para isso, façam uma lista com palavras-chave que possam ajudá-los a refinar a busca.
    3. Provavelmente, vocês encontrarão vários resultados. Criem critérios para selecionar qual material consultar, verificando se as fontes e as referências são confiáveis e se as informações são fidedignas.
    4. Para confirmar a fidedignidade, usem ferramentas de verificação.
  2. O que vocês descobriram? Quais são as semelhanças e diferenças entre as informações noticiadas nos jornais ou sites noticiosos, na TV ou no rádio? Como são a linguagem, as escolhas lexicais, as modalizações ? Todas as informações foram checadas e se confirmaram?
Fotografia. Vista de céu noturno em preto e, ao centro, lua redonda em bege. Na ponta inferior, à direita, sombra de ponta de telhado de formato triangular, em preto, sobre a lua.
“Superlua de morango” pôde ser vista entre os prédios em Belo Horizonte, 2022.

Meme

Ícone. Atividade oral.
  1. Para você, o que é um meme de internet?
  2. Na sua opinião, qual é a intenção por trás do meme? Explique.
  3. Leia este trecho de um texto para descobrir como surgiu o termo “meme”.

De onde surgiu a palavra “meme”?

Paulo, Macapá, AP

É criação do biólogo britânico Richard Dawkins, no livro O Gene Egoísta. A intenção era batizar uma unidade de informação cultural – assim como gene é uma unidade de informação genética. Exemplos: uma melodia assobiada que se espalha pelo escritório, um jeito de usar boné que vira moda na escola ou aquele vídeo que você e mais meio milhão curtiram e compartilharam [...]. Na busca por uma palavra que lembrasse gene, o autor reduziu o termo grego mimesis (imitação).

DE ONDE SURGIU a palavra “meme”? Superinteressante, São Paulo, edição 370, página 71, jan. 2017.

  1. A palavra “meme” pode ser considerada um trocadilho. Por quê?
  2. Qual foi o uso original dessa palavra?

22. Observe o meme a seguir.

Meme. Fotografia de homem visto da cintura para cima, sentado, careca, com blusa de mangas compridas em detalhe em verde e resto em vermelho-escuro. Ele olha para frente, com o braço direito e dedo indicador para cima. Texto em branco: SOLICITANTE: JÁ REINICIEI MIL VEZES O PC E NÃO FUNCIONA! EU: É SÓ LIGAR O MONITOR.
  1. Você achou esse meme engraçado? Por quê?
  2. Nesse meme, há uma referência da cultura pop que complementa o texto verbal, produzindo sentido. Qual é e como isso acontece?
  1. Quem produz os memes? Onde eles circulam e qual é o público-alvo?
  2. Agora, leia este trecho de uma matéria do Museu de Memes, da Universidade Federal Fluminense.

O que são memes

reticências

De modo bem objetivo, compreendemos atualmente os memes como uma linguagem ou um gênero comunicativo próprio do ambiente digital, e que costuma ser materializado na fórma de uma imagem legendada, um vídeo viral, um bordão engraçado, ou uma animação extravagante. Além disso, grande parte da riqueza dos memes está expressa em sua característica intertextual. Eles frequentemente trazem referências à cultura pop, uma novela, uma série de tevê, um reality, ou o último acontecimento político do noticiário. Próprios do universo das comunidades on-line, os memes são geralmente lidos como conteúdos efêmeros, vulgarmente encarados como “besteirol” ou “cultura inútil”, fruto de sua interpenetração com a linguagem do humor. Mas precisam, sim, que os levemos a sério! reticências

O QUE são memes. Museu de Memes. Rio de Janeiro, cê dois mil e vinte e dois. Disponível em: https://oeds.link/MnlKIy. Acesso em: 23 junho 2022.

  1. Você concorda com a explicação dada nesse trecho sobre o que é meme? Por quê?
  2. Você concorda que “os memes são geralmente lidos como conteúdos efêmeros, vulgarmente encarados como ‘besteirol’ reticências”? Explique.
  3. No final do parágrafo, o autor afirma: “Mas precisam, sim, que os levemos a sério!”. Você concorda? Por quê?

25. Que tal criar um meme e fazer uma exposição de memes da turma? Siga as orientações do professor.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Predicado nominal e relações semânticas dos verbos de ligação

1. Leia este trecho de notícia e responda às questões no caderno.

Superlua de Morango: Lua estará maior e mais brilhante nesta noite

Fenômeno acontece quando o satélite natural está no perigeu, ponto de sua órbita que fica mais próximo da Terra

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, uma superlua acontece quando o satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita está no ponto mais próximo da Terra, que é chamado de perigeu.

reticências

O astrônomo e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, ainda explica que o acontecimento é frequente e que, astronomicamente, é chamado de lua cheia de perigeu.

CUNHA, Maria. Superlua de Morango: Lua estará maior e mais brilhante nesta noite. Notícias R7, Tecnologia e Ciência, 14 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/XIuXsJ. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Quais aspectos da Superlua são destacados na manchete?
  2. A que classe de palavras pertencem os termos “maior” e “brilhante”?
  3. O verbo “estar” encontra-se presente tanto na manchete quanto no título auxiliar (linha fina). Sintaticamente, podemos classificá-los da mesma fórma? Por quê?
  4. Na oração “sua órbita está no ponto mais próximo da Terra”, como se classifica a parte em destaque?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, item d.

Na oração “sua órbita está no ponto mais próximo da Terra”, como se classifica o termo “no ponto mais próximo da Terra”?

  1. O verbo “estar”, presente nessa oração, pode ser classificado como verbo de ligação? Por quê?
  2. De acordo com o professor da Unesp, com que frequência esse fenômeno ocorre?
  3. Para dar essa informação, o professor utiliza uma oração com predicado nominal. Por que ele se vale de uma oração com esse tipo de predicado?
  4. Do ponto de vista semântico, em que diferem os verbos “ser” e “estar”?

Como já sabemos, o predicado nominal é composto de um verbo de ligação e um predicativo do sujeito. O verbo de ligação é aquele cuja função é unir o sujeito a um predicativo. Esse verbo se diferencia dos verbos significativos porque, sozinho, não informa nada a respeito do sujeito, ou seja, não indica ações, mas estado ou mudança de estado. Já o predicativo do sujeito é o termo da oração que desempenha a função de informar algo sobre o sujeito.

2. Observe o cartaz.

Cartaz. Cartaz na vertical em amarelo. Na parte superior, à esquerda, mosquito de corpo alongado em preto e listras em branco, com par de asas sobre as costas e patas longas. Texto: O CORONAVÍRUS É UMA REALIDADE. A DENGUE TAMBÉM! O MOSQUITO NÃO ENTRA EM QUARENTENA. FAÇA SUA PARTE E ELIMINE OS CRIADOUROS! Carimbo e texto: JUNTOS CONTRA DENGUE. Na parte inferior, à direita, um logotipo.

O AEDES aegypti não entra em quarentena. Prefeitura de Nova Candelária, 29 outubro 2020. Disponível em: https://oeds.link/SqOji1. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. No cartaz, há um alerta à população. Para fazer esse alerta, foi utilizada uma oração com verbo de ligação. Identifique essa oração, o verbo de ligação e o predicativo do sujeito.
  2. O que o autor do cartaz quis dizer com a oração “O mosquito não entra em quarentena”? De que maneira essa oração reforça a mensagem contida na parte superior do cartaz?

Embora digamos que os verbos de ligação não tenham um significado próprio, não devemos nos esquecer de que eles são responsáveis por estabelecer uma relação entre o sujeito e o predicativo do sujeito. Essa relação não é somente sintática, mas também semântica.

No quadro a seguir, apresentamos alguns verbos de ligação, destacando as relações semânticas por eles estabelecidas.

Verbo

Relação semântica estabelecida

Exemplo

ser

Estabelece uma relação de estado permanente, ou seja, que não se altera ao longo do tempo.

O Rio Amazonas é o mais extenso do mundo.

estar

Estabelece uma relação de estado ocasional, ou seja, que pode se alterar ao longo do tempo.

O shopping estava cheio em razão do feriado.

parecer

Estabelece uma relação de estado aparente, isto é, algo que parece ser ou estar de determinada forma.

Quando chegou do trabalho, minha mãe parecia exausta.

permanecer

Estabelece uma relação de estado contínuo, ou seja, que se mantém ao longo do tempo.

Ao chegarem à sala da diretora, todos os estudantes permaneceram calados.

ficar

Estabelece uma relação de mudança de estado.

A avó ficou feliz com a notícia.

3. Leia a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por seis quadros. Dois ratos, um de cor azul-claro e outro em lilás e rabo de tamanho médio. Eles são vistos de costas, sobre um morro em cinza claro. Ambos estão de frente para o céu noturno preto com estrelas brancas. Q1 – À esquerda, o rato azul-claro, ao lado do outro, diz: PERTO DOS ELEFANTES SOMOS PEQUENOS! Q2 – À direita, o rato lilás, fala: PERTO DAS BACTÉRIAS SOMOS GRANDES! Q3 – À esquerda, o rato azul-claro, diz: PERTO DAS ESTRELAS SOMOS MINÚSCULOS! Q4 – À direita, o rato lilás, afirma: PERTO DAS PARTÍCULAS SUB-ATÔMICAS SOMOS IMENSOS! Q5 – À esquerda, o rato azul-claro, fala: PERTO DO UNIVERSO SOMOS NADA! Q6 – À direita, o rato lilás, pergunta: ISSO É UM JOGO OU O QUÊ?

GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/bj2Ht4. Acesso em: 1º julho 2022.

  1. Nos cinco primeiros quadrinhos, os personagens usam um verbo de ligação. Que relação semântica esse verbo estabelece?
  2. Por que é utilizado esse verbo?
  3. Qual é o sujeito das orações desses cinco quadrinhos?
  4. Quais são os predicativos do sujeito presentes nas orações dos quatro primeiros quadrinhos?
  5. Na sua opinião, qual era o objetivo dos personagens nos cinco primeiros quadrinhos?
  6. Em que consiste o humor da tirinha?

4. Agora, analise este meme.

Meme.  Montagem com um retrato de um homem, visto da cintura para cima. Ele tem nariz fino e cabelos longos encaracolados em castanho. Ele usa camisa por dentro de gola em branco e casaca por cima em marrom. Texto em branco: PRINCÍPIO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON: TODO CORPO PERMANECE INERTE E EM REPOUSO SE FOR DOMINGO.
  1. Você já o viu em alguma rede social? Se sim, em qual?
  2. Você sabe quem é a pessoa que aparece no meme? Em caso afirmativo, conte o que sabe sobre ela.
  3. Considerando que a primeira lei de Niutom diz que um objeto em repouso ou em movimento retilíneo tende a permanecer nesse estado se a fôrça resultante sobre ele for nula, em que consiste o humor do meme?
  4. Que relação semântica o verbo “permanecer” estabelece entre o sujeito e seu predicativo?

VOCÊ É O AUTOR!

Campanha na escola

Você e os colegas irão criar uma campanha de conscientização na escola. Sigam as orientações.

Ícone. Atividade oral.
  1. Façam um brainstorming sobre os problemas ou as questões importantes para a escola ou comunidade. Pensem sobre isso por cinco minutos e anotem cada tema em uma nota adesiva.
    1. Organizem as notas por temas e observem quais são os mais mencionados.
    2. Discutam para selecionar três temas. Elabore argumentos convincentes para defender sua escolha, tentando convencer os colegas de que a ideia que você abraçou é a que vale a pena ser selecionada.
  2. Planejem a enquete definindo alguns itens, como os sugeridos a seguir.
    1. Qual será o formato? Vocês usarão ferramentas gratuitas para a criação de questionários? Ele será impresso ou on-line?
    2. Quem será o público-alvo? Qual é o objetivo da enquete?
    3. As opções de resposta para a pergunta fechada ou os itens a serem avaliados em uma pergunta de escala são os três temas.
    4. Tabulem as respostas para saber qual foi o tema escolhido.

Há várias ferramentas de sondagem, sendo a enquete uma delas. Por meio de uma enquete, pode-se escolher um produto, uma ideia ou tema sem um contrôle da amostra, o que possibilita ampliar o público respondente.

3. Uma campanha publicitária é composta de várias peças, estáticas ou não, que giram em torno do tema. Cada grupo irá escolher a peça publicitária a ser produzida: cartaz, banner, spot, jingle, fôlder Pensem que vocês são uma agência de publicidade. Ainda coletivamente, para conferir unidade à campanha, definam o título, o slogan, as cores principais e as fontes das letras.

As estratégias utilizadas no campo publicitário objetivam alcançar o público-alvo, conquistando-o. Dentro dessas estratégias, que são usadas de acordo com a intenção do anunciante, há a de convencimento, movida pela razão e objetividade, ou seja, há o apelo à razão ou à consciência do público-alvo, levando-o a tomar como verdadeiro o que está sendo afirmado; e a estratégia de persuasão, pensada para transmitir emoção e sensibilizar o público, motivando-o a fazer a ação desejada pelo anunciante.

Ilustração. Vista do alto para baixo: uma mesa retangular em marrom. Sobre ela, cadernos e livros de capas coloridas e ao redor dela, seis jovens sentados de frente, segurando tablet, livros e outros aparelhos. À esquerda, menina com cabelos pretos penteados para trás, de blusa de mangas compridas em lilás. Ao centro, menino de cabelos castanhos e camiseta verde. Uma menina de cabelos em coque em roxo e camiseta em vermelho. Na ponta da direita, um menino de cabelos castanhos, de blusa de mangas compridas em azul. Perto, uma menina de cabelos pretos e blusa três quartos em cinza. Ao lado, menino ruivo e camiseta amarela.

Planejamento e elaboração de peças publicitárias

Ícone. Atividade oral.
Ícone. Atividade em grupos.
  1. Para criar a peça publicitária, elaborem uma lista sobre o que vocês já sabem sobre o tema e o que precisam saber, de modo a direcionar a pesquisa e a curadoria das informações que precisam ser adquiridas.
    1. Definidos o público-alvo e o objetivo da campanha, combinem onde a peça irá circular.
    2. Sabendo o formato da peça, decidam como serão os textos verbais e não verbais; as cores, os recursos necessários para sua produção (computador e programas de edição de texto, áudio e vídeo; ou papel, cartolina, lápis e lápis de cor ).
    3. Organizem as anotações como um roteiro para ser usado depois como apoio.
    4. Elaborem o corpo do texto usando recursos persuasivos que produzam o efeito desejado. Escolham bem as palavras, a pontuação, as imagens.
    5. Se for uma peça estática, façam um esboço de como dispor os elementos verbais e não verbais, para torná-la atrativa e convencer o leitor a aderir à ideia. Se for um vídeo ou spot, façam um roteiro indicando a entrada das falas, da sonoplastia
    6. Troquem o esboço com outro grupo para a revisão. Lembrem-se de utilizar a pauta de revisão. Vejam o que foi apontado pelos colegas e façam os ajustes necessários e a edição do material.
    7. Produzam a peça definitiva que irá compor a campanha de conscientização da turma para divulgá-la.

ORALIDADE

Apresentação das peças publicitárias

Ícone. Atividade oral.
  1. A proposta. Você e seu grupo elaboraram uma peça publicitária para a campanha de conscientização. Agora, é o momento de apresentá-la ao resto da equipe e analisar se todas estão dentro do tema e passam a ideia de unidade que uma campanha precisa ter.
    1. Combinem com o professor e a turma quando será a apresentação e o tempo que cada grupo terá para apresentar sua peça e ouvir os comentários dos colegas.
    2. Tenham em mente que esta é uma prévia da campanha, antes de ser divulgada para o público-alvo. Por isso, ao assistirem às apresentações, tomem nota do que acharam interessante, o que poderia ser melhorado, se a peça segue o tema, entre outros aspectos.

Para ajudá-los, elaborem um roteiro com os critérios que devem ser avaliados por todos. Assim, haverá uma unidade na avaliação. Lembrem-se de que há diferentes peças, como as estáticas e as em movimento.

Ícone. Atividade em grupos.
  1. Planejem no grupo como será a apresentação, ou melhor, quais recursos vocês irão utilizar para realizá-la. Tenham em mente que estão “vendendo” um produto, a peça publicitária que produziram.
    1. Qual será a melhor estratégia de persuasão a ser utilizada, de acordo com o público, para alcançar o objetivo desejado?
    2. Que tipo de apresentação pode provocar o efeito desejado?
    3. Que recursos tecnológicos e ferramentas de apoio serão necessários?
    4. Que argumentos podem ser utilizados para convencer o público de que a peça é essencial à campanha?
    5. Quem do grupo fará a apresentação: apenas um, todos?
    6. Ensaiem a apresentação para que ela fique o mais natural possível.
Fotografia. Sala de paredes brancas, com quatro jovens vistos de costas, sentados, dos ombros para cima de frente para uma mesa branca e uma tela na horizontal de bordas pretas. Perto da tela, à esquerda, um jovem em pé, de cabelos pretos de camiseta em rosa-escuro e calça preta, com o braço direito para frente e mão esquerda sobre a tela. Ele olha para a tela, onde há quatro círculos coloridos se conectando.
Durante a apresentação, fale com voz clara e em tom audível a todos.
  1. Apresentação. Elaborem um roteiro com todos os itens que vocês terão de expor sobre a peça publicitária, para servir de apoio.
    1. Para conquistar o público, sorriam e sejam gentis durante a apresentação. Transmitam confiança e segurança no que falam e dirijam-se a todos da plateia. Observem também seus gestos e suas expressões faciais para ajudar a passar a mensagem certa.
    2. Falem em um tom audível a todos do auditório e pronunciem as palavras de fórma clara e em um ritmo calmo.
    3. Cumprimentem a plateia e apresentem o grupo e a ideia principal da peça que vocês criaram. Ao final, agradeçam e se despeçam.
    4. No momento de interação com o público, anotem as sugestões e observações em relação à peça para deixá-la ainda melhor.
  2. Revisão e edição. Façam as alterações necessárias e editem a peça para produzir a versão final, deixando-a pronta para ser divulgada.
  3. Divulgação. Conversem com os colegas e o professor sobre a divulgação da campanha para o público-alvo.
  4. Avaliação. Em uma roda de conversa, analisem como foi produzir a campanha, os pontos positivos e negativos e o que pode ser feito de fórma diferente em uma próxima vez.

EU APRENDI!

Responda às questões no caderno.

  1. Elabore, em uma folha à parte, um mapa mental sobre os gêneros textuais estudados na unidade.
  2. Leia este cartaz.
Cartaz. Cartaz na vertical. Na ponta inferior, um menino visto dos ombros para cima, de cabelos crespos escuros, de camiseta branca. Ele olha para frente, sorrindo e com os braços para cima, de punhos fechados. Na parte superior, em fundo em verde e rosa-escuro e texto: Comida de verdade é direito de crianças e adolescentes. O consumo de alimentos ultraprocessados está associado ao surgimento de cárie, obesidade, diabetes e outras doenças. Em casa e na escola, é preciso facilitar a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Na parte inferior, à direita, um carimbo redondo em branco e texto: COM A SAÚDE DAS CRIANÇAS NÃO SE BRINCA. Ilustração no carimbo de um garfo e uma faca em branco. Mais abaixo, logotipo colorido.

ALIANÇA PELA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL. Com a saúde de criança não se brinca, [sem local], cê dois mil e vinte e dois. Disponível em: https://oeds.link/r0bZkO. Acesso em: 1º julho 2022.

  1. Quem é o responsável pela campanha?
  2. Qual é o objetivo desse cartaz?
  3. Na parte superior do cartaz, utiliza-se o verbo “ser”, que é um verbo de ligação. Que relação de sentido ele estabelece entre o sujeito e seu predicativo?
  4. Por que esse verbo é utilizado?
  5. Qual é o predicativo dessa oração? Informe o núcleo do predicativo, indicando a que classe gramatical esse núcleo pertence.

3. Releia esta oração do cartaz.

O consumo de alimentos ultraprocessados está associado ao surgimento de cárie, obesidade, diabetes e outras doenças.

  1. Informe o sujeito dela e destaque seu núcleo.
  2. Caso o autor do cartaz tivesse utilizado o termo “ocorrência” em vez de “surgimento”, como essa parte da oração deveria ser escrita?
Versão adaptada acessível

Atividade 3, item c.

No período “Em casa e na escola, é preciso facilitar a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, qual é a função sintática dos termos “Em casa e na escola” e “desde a infância”? Que circunstâncias expressam?

  1. No período “Em casa e na escola, é preciso facilitar a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, qual é a função sintática dos termos em destaque? Que circunstâncias expressam?
  2. Por que o autor do cartaz teria utilizado “em casa e na escola” no início do período?
  1. Reescreva as orações seguintes e empregue o sinal indicativo de crase quando necessário.
    1. É preciso melhorar o acesso a educação de muitas crianças e de muitos adolescentes.
    2. Avistei a garota de longe.
    3. Chegamos a casa de Rafael depois do almoço.
    4. No próximo mês, iremos a São Luís para visitar nossos primos.

VAMOS COMPARTILHAR

Entrevista: Somos educados para o consumo

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio

Locutora: Consumo consciente

Locutora: Você já parou para pensar na forma como consome os produtos que usa no seu dia a dia?

Segundo dados do Instituto Akatu uma organização não governamental, em 2013, um bilhão de pessoas eram responsáveis por quase 80% de todos os produtos consumidos no mundo.

E o que era consumido já representava 50% a mais de recursos naturais renováveis do que o planeta consegue repor ou regenerar. Ou seja, estamos retirando os elementos da natureza de forma muito mais acelerada do que ela consegue repor.

Pensando em maneiras de tentar diminuir esse consumo acelerado, foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente o “Dia do Consumo Consciente”, celebrado em 15 de outubro.

Mas o que estamos querendo dizer com “consumo consciente”?

Nós vivemos em sociedades baseadas no consumo e, por muito tempo, acreditava-se que a natureza se regeneraria de forma inesgotável. O que, com o tempo, provou não ser verdade.

No esforço de repensar a forma como estávamos vivendo, surgiu o conceito de “consumo consciente”, ou seja, um consumo socialmente mais justo e mais equilibrado ambientalmente.

E essa nova forma de encarar o consumo passa por vários aspectos do nosso cotidiano: desde a forma como descartamos o lixo, passando pela quantidade de água e de energia que usamos e chegando até mesmo no mundo da moda, por exemplo.

De acordo com o movimento “Menos um lixo”, a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, perdendo apenas para o setor de agronegócios. Ela utiliza 4% da captação mundial de água doce em suas produções, o que totaliza cerca de noventa e três trilhões de litros de água por ano!

Pensando nisso, surgiu o movimento de moda circular, para incentivar um consumo mais sustentável, desenvolvendo técnicas para prolongar a vida útil de cada peça, incentivando a troca de peças que as pessoas deixam de usar e a compra em lojas que tenham certificados ambientais ou até mesmo em brechós.

Em relação ao lixo, ou melhor, aos resíduos que nós Akatu geramos, o Instituto A em sua cartilha Primeiros passos, nos faz um alerta: “Não existe ‘fora’. Tudo vai parar em algum lugar do planeta.”.

Então, o que fazer?

No mesmo documento, são listados dez passos para começarmos a repensar nossas atitudes, como escolher produtos que usem menos embalagens, separar o lixo e destiná-lo à reciclagem, fazer compostagem com os resíduos orgânicos e optar por materiais que não usem microplásticos em sua composição, entre outras dicas.

Neste podcast já falamos sobre a quantidade de água utilizada na indústria da moda. Mas esse não é o único ponto preocupante.

É claro que fábricas de diversos setores consomem milhares de litros de água por ano.

Mas e nós? Qual é a nossa responsabilidade?

Além de escolher consumir de empresas que tenham compromisso com a redução e o reúso de água, nós podemos mudar pequenas atitudes no nosso cotidiano.

Que tal diminuir o tempo no banho, não usar mangueira para lavar o quintal ou os veículos e consertar os vazamentos em casa?

Pode parecer difícil começar a pensar em formas de consumir o que precisamos de um jeito que gere menos impacto, mas você pode escolher uma causa para se engajar.

Você pode se interessar por causas como a proteção dos animais e repensar o uso de produtos testados neles; ou olhar para os resíduos que você gera na escola e em sua casa.

Será que é possível reciclar algumas embalagens? E o desperdício de água? Você já ouviu falar em pegada hídrica?

Você conseguiria mudar algum desses hábitos?

Dessa forma, juntos, poderemos caminhar para uma sociedade que esteja em maior equilíbrio com a natureza. Você concorda?

Locutora: Créditos: Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Filmmusic.io.

Ícone. Atividade oral.
  1. Você já pensou em quanto você e/ou a sua família consomem em um mês, por exemplo? Formule uma hipótese por unidades de saco de lixo descartados.
  2. Você acha que precisamos de tudo o que compramos? Por quê?
  3. Observe o post a seguir, do Instituto Akatu, publicado em uma rede social.
Publicação em rede social. À esquerda, pintura digitalizada de uma mulher vista dos ombros para cima e corpo para a esquerda. Ela usa roupa de mangas compridas em marrom e por dentro, camisa de gola em branco. Ela olha para frente, com um par de brincos de pérola em bege-claro. Sobre a cabeça, um lenço em azul e na ponta, em amarelo. Perto dela, um balão de fala com texto: COMPRAR OUTRO BRINCO PRA QUÊ? Na parte inferior, à direita, um emoji de cabeça amarela, chorando de rir. 
À direita, texto da publicação: institutoakatu: Aprender a dizer não é um desafio. Mas o consumidor consciente procura entender o impacto de suas escolhas para si próprio, o meio ambiente, a sociedade e a economia antes de tomar uma decisão. Então, pense bem antes de adquirir um novo brinco – ou qualquer outro produto – e questione a real necessidade dessa compra.
Lembre-se que deixar de comprar o que você não precisa evita o desperdício de recursos naturais usados na produção, no transporte e no armazenamento desse novo produto. Vamos refletir mais sobre os impactos dos nossos hábitos.
Na parte inferior, ícones para curtir, comentar e compartilhar. Na ponta da direita, salvar.

INSTITUTO AKATU. Comprar outro brinco pra quê? Instagram: letra á contornada por uma linha curvainstitutoakatu. [sem local], 30 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/L8udX9. Acesso em: 3 julho 2022.

institutoakatu Aprender a dizer não é um desafio. Mas o consumidor consciente procura entender o impacto de suas escolhas para si próprio, o meio ambiente, a sociedade e a economia antes de tomar uma decisão. Então, pense bem antes de adquirir um novo brinco — ou qualquer outro produto — e questione a real necessidade dessa compra.

Lembre-se que deixar de comprar o que você não precisa evita o desperdício de recursos naturais usados na produção, no transporte e no armazenamento desse novo produto. Vamos refletir mais sobre os impactos dos nossos hábitos? Conheça as 6 Perguntas do Consumo Consciente no link da bio. PinturasConscientes

  1. O que você achou do cartaz desse post? Por quê?
  2. Quando você compra um acessório, uma roupa, um sapato, costuma doar o item antigo ou o deixa guardado, mesmo sem usar? Por quê?
  3. Na sua opinião, nosso consumismo acaba prejudicando o meio ambiente, como diz o post? Por quê?
    Ícone. Atividade em grupos.
  1. A proposta é que vocês, em grupos, façam uma entrevista com um especialista sobre o tema Consumo e consumismo, para produzir um podcast.
    1. Dentro desse tema, com a ajuda do professor, estabeleçam coletivamente subtemas para que não haja repetições entre os grupos. Por exemplo: educação para o consumo; consumo consciente; consumo e meio ambiente.
    2. Conversem sobre o objetivo da entrevista, o público-alvo do podcast e quem serão os entrevistados.
    3. Verifiquem o que vocês sabem sobre o tema e o que precisam saber, para direcionar a pesquisa que servirá de base para formular as perguntas da entrevista e conversar com o entrevistado.
    4. Pesquisem em fontes confiáveis e chequem sempre os dados quando fizerem a curadoria, além de observar a qualidade do texto escolhido. Organizem as informações de fórma que fiquem fáceis de consultar.
    5. Elaborem um roteiro de perguntas para o entrevistado com base nas informações obtidas na pesquisa e combinem com ele o tempo total do episódio. Monitorem o tempo das respostas e aproveitem as pausas nos turnos de fala para introduzir uma nova pergunta ou aprofundar a anterior, sem perder a continuidade temática, produzindo informações relevantes.
    6. No dia e horário combinados com o entrevistado, gravem o podcast com a entrevista.
    7. Lembrem-se de apresentar o episódio, os entrevistadores e o entrevistado e de saudar os ouvintes. Ao final, agradeçam ao entrevistado e façam o encerramento.
    8. Editem o material usando ferramentas de edição de áudio. Decidam se irão ou não incluir trilha sonora e/ou vinhetas.
    9. Conversem com o professor para combinar onde os podcasts serão postados e como será feita a divulgação.