UNIDADE 3 Informação ao alcance

Nesta unidade, convidamos você a explorar as reportagens nos meios digitais e a refletir sobre fake news. As propostas foram desenvolvidas em quatro etapas que se relacionam.

Composição de fotografia e ilustrações.  Vista parcial de um jovem de blusa branca e blusa por cima preta, segurando um celular preto na mão direita. Sobressaindo do celular, ícones de emojis: corações em contorno em vermelho, um rosto em amarelo com caretas diferentes, uma mão branca com o polegar para cima etc. Ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente, com celulares nas mãos e ícones de emojis sobre eles.

EU SEI

Você confia nas redes sociais?

Reconhecer a dinâmica das redes sociais, os interesses que as movem e a necessidade de apuração das informações que ali circulam.

Ilustração. Uma mesa na horizontal em tons de laranja. À esquerda, um microscópio amarelo com detalhes em preto. À direita, uma base preta e tubos de ensaio transparentes dentro com líquidos de cores diferentes. À frente, dois frascos com líquidos dentro. Mais ao fundo, de frente para a mesa, uma pessoa vista dos ombros para baixo de blusa de mangas compridas em branco, blusa por dentro em vermelho. A pessoa está segurando um tubo de ensaio em cada mão com líquido dentro.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – Reportagens em rede

Compreender o contexto de produção e circulação de reportagens nas redes sociais.

Capítulo 2 – Não caia nessa, é fake!

Compreender o fenômeno das fake news e conhecer ferramentas de checagem de fatos.

Publicação de rede social. À esquerda, texto: Sensacionalista
Mistério: homem está girando pilha fraca de controle remoto há 12 anos e ele continua funcionando.
Na parte inferior, fotografia de uma tela na horizontal em preto com imagem desfocada e de frente, mão de pessoa segurando um controle remoto preto com vários botões. 
Mais à direita, parte de comentários apagados. Acima, texto de publicação: jornal sensacionalista: Tecnologia brasileira pode equipar os carros da Tesla.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Publicação de rede social. À esquerda, vista geral de local com vegetação verde rasteira com três animais bovinos. Ao centro, boi de cabeça branca, par de chifres em marrom acima, com corpo em marrom. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas. Texto: NOVA ZELÂNDIA QUER COBRAR PELO ARROTO DO GADO PARA COMBATER AQUECIMENTO GLOBAL. Na parte inferior, logotipo. À direita, texto da publicação: Fatos desconhecidos: O país tem um pouco mais de 5 milhões de pessoas, e cerca de 10 milhões de bovinos e 26 milhões de ovelhas. Dessa maneira, por quase metade das emissões totais de gases de efeito estufa do país ser de agricultura, o plano é taxar os gases que esses animais produzem. Se a ideia se concretizar, agricultores já começam a pagá-la a partir de 2025, o que faria a Nova Zelândia o primeiro país do mundo a propor algo parecido na luta contra o crescente aquecimento global. O dinheiro arrecadado pelas taxas será investido em pesquisa, desenvolvimento e consultoria para agricultores, garante o Ministério do Meio Ambiente do país. O gás metano, presente no arroto do gado, é intrinsecamente responsável pelo aumento de temperatura do planeta. Na parte inferior, ícones de rede social: like, comentários, compartilhar e à direita, salvar. Mais abaixo, parte para: Adicione um comentário.

VAMOS COMPARTILHAR

Fato ou boato, você sabe identificar?

Discussão sobre o tema e proposta de checagem.

EU SEI

Você confia nas redes sociais?

Você já parou para pensar por que as redes sociais fazem tanto sucesso? Juntas elas já registram mais de 4 bilhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que esse número chegue a cêrca de 170 milhões. Governos, empresas, instituições não governamentais, institutos, fundações, imprensa, jovens, adultos, idosos e robôs (estes responsáveis por milhares de perfis falsos), ninguém escapa às redes.

Elas ganharam espaço na vida das pessoas – muitas vezes até maior do que deveriam – e atendem a diversas finalidades, como entretenimento, informação, marketing, negócios, relacionamentos, facilitando contatos e processos, mas também trazendo algumas preocupações. Notícias falsas, vazamento de dados, golpes e clonagem de perfis são alguns exemplos que podem ser citados.

Ícone. Atividade oral.
  1. Você tem acesso a redes sociais ou gostaria de ter? Por quê?
  2. Que redes sociais você conhece? Tem preferência por alguma delas? Qual?
  3. Que benefícios você vê no uso das redes sociais?
  4. Vê algum prejuízo também? Em caso positivo, qual ou quais?
Composição de fotografia e ilustrações.  Vista parcial de um jovem de blusa branca e blusa por cima preta, segurando um celular preto na mão direita. Sobressaindo do celular, ícones de emojis: corações em contorno em vermelho, um rosto em amarelo com caretas diferentes, uma mão branca com o polegar para cima etc. Ao fundo, outras pessoas vistas parcialmente, com celulares nas mãos e ícones de emojis sobre eles.
Fotografia. Mãos de uma pessoa segurando um celular na vertical de cor branca e tela preta. Ao fundo, linhas finas indo para diversas direções em tons de azul, com esferas da mesma cor e esferas em laranja.
Muitos usuários acessam as redes sociais por meio dos smartphones, em qualquer hora e local.
Fotografia. Um celular de contorno preto, formato retangular. Na tela, título em branco em fundo vermelho, escrito: FAKE NEWS. Mais abaixo, imagem de um vírus redondo com protuberâncias em vermelho ao redor. À direita, texto: Coronavírus.
Fotografia. Vista parcial de uma pessoa segurando um celular preto. Na tela, na parte superior, à esquerda, texto branco sobre fundo em verde: FAKE NEWS. Abaixo, imagem de um frasco transparente na horizontal, sobre mesa.
Também é por meio dos smartphones que, normalmente, as fake news são compartilhadas.

Nunca foi tão fácil ter acesso a informações do mundo inteiro em um só clique. Mal um fato ocorre de um lado do planeta e o outro lado já fica sabendo. Essa facilidade, no entanto, tem feito aumentar a circulação de notícias pouco ou nada confiáveis. Em contrapartida, também tem impulsionado o surgimento de uma série de ferramentas de combate a elas.

  1. Você vê alguma vantagem em se informar por meio das redes sociais? Se sim, qual?
  2. Acha seguro informar-se utilizando esse meio? Por quê?
  3. O que você acredita que deve ser feito para verificar a confiabilidade das informações que circulam nas redes sociais?
  4. Você, ou alguém da sua família, já compartilhou uma notícia e depois descobriu que era falsa? Conte como foi.

Na sua opinião, como os usuários das redes sociais devem agir nesse caso?

EU VOU APRENDER  Capítulo 1

Reportagens em rede

Ícone. Atividade oral.
  1. Você sabe o que é streaming?
  2. Conhece alguma plataforma de streaming? Se sim, qual ou quais?
  3. Você vê benefícios nessa tecnologia? Em caso afirmativo, quais?
  4. Leia agora um post publicado em uma rede social sobre esse tema.
Post de rede social. À esquerda, na parte superior, texto: FOLHA DE S.PAULO ilustrada. Abaixo, imagem de cena de filme com várias pessoas vistas de costas caminhando para um local com abertura e luz em amarelo e laranja, com estruturas finas, similar a tentáculos.
Na parte inferior, texto: Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo? 
À direita, texto da publicação.
Na parte inferior, ícones para: curtir, comentar, compartilhar e à direita, salvar. 
Mais abaixo, local para comentário, texto: Adicione um comentário...

UM RETORNO? | Um pacote que te dá direito a um conjunto de canais, que vão da programação mais genérica à mais de nichoglossário , com filmes, séries e programas esportivos, interrompida vez ou outra por anúncios. Parece a descrição de uma assinatura de televisão a cabo, mas é para isso que caminha, hoje, o mercado de streaming. Pois é. Aqueles serviços que tomaram o audiovisual de assalto por exibirem conteúdo de fórma ininterrupta, por preços comparativamente baixos e para todos os gostos, estão promovendo um retorno parcial à era da TV tradicional. reticências Leia em letra á contornada por uma linha curvafolhailustrada reticências

FOLHA DE São Paulo. Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo? São Paulo, 14 junho 2022. Instagram: letra á contornada por uma linha curvafolhadespaulo. Disponível em: https://oeds.link/tYx9ZY. Acesso em: 5 julho 2022.

O streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet que possibilita o acesso a filmes, vídeos, áudios e jogos, sem a necessidade de baixar o conteúdo no computador, tablet ou smartphone, ocupando espaço na memória desses dispositivos.

Ícone. Atividade oral.
  1. Você sabe qual é a principal diferença entre a TV a cabo e o streaming?
  2. O que mais lhe chamou a atenção no post e por quê?
Versão adaptada acessível

Atividade 7.

Observe a pergunta feita em caixa alta (letras maiúsculas) no início da mensagem: “UM RETORNO?”. O que ela sugere ao leitor?

  1. Observe a pergunta feita em caixa alta (letras maiúsculas) no início da mensagem. O que ela sugere ao leitor?
  2. Para você, qual é a intenção do jornal ao fazer uma postagem como essa?
  3. Que vantagens você vê, para os jornais e revistas, na divulgação de informações por meio das mídias sociais?
  4. Que informação do texto evidencia que essa discussão sobre os serviços de streaming não se resume ao que foi apresentado no post?
  5. Leia agora um trecho da reportagem que deu origem à postagem do jornal.

Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo?

reticências

Leonardo Sanchez

Um pacote que te dá direito a um conjunto de canais, que vão da programação mais genérica à mais de nicho, com filmes, séries e programas esportivos, interrompida vez ou outra por anúncios. Parece a descrição de uma assinatura de televisão a cabo, mas é para isso que caminha, hoje, o mercado de streaming.

Pois é. Aqueles serviços que tomaram o audiovisual de assalto por exibirem conteúdo de fórma ininterrupta, por preços comparativamente baixos e para todos os gostos estão promovendo um retorno parcial à era da TV tradicional. reticências

Não é como se streaming e televisão paga fossem virar a mesma coisa – mas o primeiro tem, definitivamente, estudado e posto em prática algumas fórmulas que se provaram bem-sucedidas na segunda.

“Na América Latina nós estamos repetindo um ciclo similar ao de mercados mais avançados, em que os serviços por assinatura puxaram a primeira onda de crescimento do setor. Com a penetração de TVs conectadas [televisores com acesso à internet] para além dos domicílios de alta renda, agora haverá um crescimento de serviços baseados em publicidade”, explica Rafael Pallares, diretor latino-americano da Magnite, plataforma de venda de mídia digital.

De acordo com ele, em mercados como os Estados Unidos, as grandes empresas de streaming já perceberam que podem lucrar mais ao diversificar sua oferta de assinaturas

Pallares cita o levantamento “CTV: Além do Futuro”, estudo em que a Magnite ouviu .4049 latino-americanos com acesso à internet, entre 18 e 64 anos, para entender os caminhos que o sob demanda deve trilhar. Nele, descobriu que 79% dos brasileiros entrevistados trocariam sua assinatura atual de streaming por uma mais barata, com anúncios, enquanto 71% gostariam de ter mais serviços à disposição, além dos que já assinam.

“O streaming tem muito a aprender com a TV linear, especialmente no que diz respeito à experiência do anúncio”, diz Pallares.

reticências

Não há dúvidas de que o streaming caminha para isso, com o grande diferencial de que, assim como os algoritmos ajudam os estúdios a criar e distribuir seus filmes e séries de acordo com o perfil de seu público, eles também podem ajudar anunciantes a falar diretamente com seu cliente em potencial. Ou seja, cada espectador verá propagandas que sejam mais adequadas a seu perfil de compra.

reticências

Fotografia. Uma mulher vista parcialmente, de costas, de cabelos longos pretos e roupas em branco. Ela segura na mão esquerda, um tablet na horizontal em preto, com o dedo indicador da mão direita sobre a tela.
Filmes e séries com anúncios têm sido a opção oferecida pelas plataformas de streaming para o acesso dos usuários a preços mais baixos.

“Pense nesse mercado como um shopping center. Você tem ali uma loja-âncora, com roupas para todo mundo, mas também lojas só para quem gosta de esportes de aventura. No streaming é a mesma coisa. Todo mundo oferece um pouco de tudo e ninguém é especialista em nada, então é preciso encontrar maneiras de agradar quem procura conteúdo de nicho”, explica Fabio Lima, fundador da Sofa Digital.

reticências

Ele diz que no mercado americano esse movimento em direção aos combos de assinatura já está mais consolidado. É um negócio interessante para os “super-streamings” que hospedam esses canais, porque eles atraem mais público e recebem um percentual da assinatura, e para os canais em si, porque não precisam desenvolver um aplicativo, contratar uma plataforma de cobrança, ter um serviço de segurança

Lima diz ainda que no passado, com a TV a cabo, havia uma grande oferta de conteúdo pago à qual poucos tinham acesso – por questões monetárias, já que era preciso, às vezes, contratar mais do que realmente se queria – e logísticasglossário – porque era necessário passar um cabo pelo endereço do espectador e chamar um técnico para fazer a instalação. Com a internet, tudo ficou mais prático.

“Ainda estamos num momento de tentativa e erro, porque o mercado ainda está testando o que funciona. Mas certamente caminhamos para um modelo parecido com o da TV por assinatura, com o diferencial de que mais gente pode participar.”

Para além das questões financeiras desse mercado, é interessante notar como o streaming tem se aproximado da lógica testada pela televisão em outros campos. reticências

As políticas de tolerância zero para o compartilhamento de senhas, também, devem voltar a individualizar o acesso à programação, como as maquininhas de TV a cabo faziam. Em relação a conteúdo, novelas têm virado a aposta de vários serviços no Brasil, que também investem em programação esportiva transmitida ao vivo.

Pegando emprestado algumas das fórmulas consagradas da televisão linear, o streaming tenta abocanhar uma fatia maior do mercado de audiovisual. Parece exagerado pensar que, em países como o Brasil, ele vai substituir a TV aberta, mas a TV a cabo, por sua vez, pode sofrer diante de uma máquina que se mostra disposta a aperfeiçoar as suas crias.

SANCHEZ, Leonardo. Combos de assinatura e comerciais: o streaming está virando a antiga TV a cabo? Folha de São Paulo, São Paulo, 14 junho 2022. 

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade em dupla.
  1. Comparem o post lido inicialmente com a reportagem publicada no jornal. Qual é a principal diferença entre eles?
  2. O uso de uma pergunta no título da matéria gera a expectativa de que ela seja respondida ao longo do texto. Qual é a resposta do autor a essa pergunta?
  3. Para confirmar a aproximação entre o streaming e a TV a cabo, o autor cita o depoimento de algumas pessoas. Quem são elas?
  4. Que recursos são utilizados para introduzir as vozes dessas pessoas no texto?
  5. De acordo com o texto, como o uso da publicidade altera a proposta original dos serviços de streaming, aproximando-os da TV a cabo?
  6. O que os dados da pesquisa “CTV: Além do Futuro” apontaram em relação aos serviços de streaming?
  7. Na condição de assinante de uma plataforma de streaming, vocês trocariam suas assinaturas por uma mais barata, com anúncios? Por quê?

Pesquisa!

Ícone. Atividade oral.
Ícone. Atividade em grupos.
  1. Realizem uma enquete para saber se as pessoas do local onde vocês vivem se importariam de assistir a anúncios publicitários em troca do benefício de pagar menos por uma assinatura dos serviços de streaming.
    1. Elaborem a pergunta a ser feita na enquete, definam o público que participará da pesquisa e quantas pessoas cada um de vocês irá entrevistar.
    2. Após a coleta de dados, contabilizem em sala de aula o resultado e o comparem com o obtido pelo levantamento da “CTV: Além do Futuro”, apresentado na reportagem.
  1. Ao longo do texto há uma série de hiperlinks que remetem a outras publicações do próprio jornal. Qual é a importância desses recursos para a discussão do tema?
  2. Você sabe o que são algoritmos e como eles agem na seleção de conteúdos que são oferecidos aos internautas?
  3. De acordo com o texto, de que fórma os algoritmos ajudariam os anunciantes a falar diretamente com seus clientes nos serviços de streaming?
  4. Explique a comparação feita no texto entre o mercado de streaming e um shopping center.
  5. O que são os “super-streamings” e qual é a vantagem deles, segundo o texto?
  6. Você vê vantagens dos “super-streamings” também para o público? Por quê?
  7. O texto cita o surgimento de práticas na oferta do streaming que também o aproxima da TV a cabo. Que práticas são essas?
  8. Para o autor da reportagem, “parece exagerado pensar que, em países como o Brasil, ele [streaming] vai substituir a TV aberta”. Ao restringir sua observação a “países como o Brasil”, o que o autor sugere?

A reportagem é um gênero textual do campo jornalístico que pode ser veiculada por jornais e revistas, impressos ou digitais, e por meio do rádio e da televisão. Ela visa a abordar um tema de modo detalhado, esclarecendo causas e consequências, diferentes interpretações sobre o fato e mesmo diferentes pontos de vista. Isso pode ser feito por meio da citação de especialistas, entrevistas, dados estatísticos, exemplos do cotidiano, entre outros recursos que ajudam a ampliar a discussão.

Fotografia. Mão de uma pessoa segurando um controle remoto preto com vários botões. Ao fundo, tela de TV na horizontal em preto com imagens embaçadas.
Os anúncios publicitários estão ganhando cada vez mais espaço nas plataformas de streaming.

A reportagem pode ser informativa, quando se atém a fatos que descrevem e explicam o tema, e opinativa, quando acrescenta aos fatos um juízo de valor.

A estrutura desse gênero textual não é fixa, mas geralmente há título (ou manchete); título adicional (ou título auxiliar); parágrafo inicial (ou lide), que revela a temática abordada; o corpo do texto, com o desenvolvimento do assunto e recursos gráficos, como fotografias e infográficos; e fechamento, com a retomada do tema central ou alguma proposta de reflexão.

17. Releia este trecho da reportagem.

Pois é. Aqueles serviços que tomaram o audiovisual de assalto por exibirem conteúdo de fórma ininterrupta, por preços comparativamente baixos e para todos os gostos estão promovendo um retorno parcial à era da TV tradicional. reticências

Não é como se streaming e televisão paga fossem virar a mesma coisa – mas o primeiro tem, definitivamente, estudado e posto em prática algumas fórmulas que se provaram bem-sucedidas na segunda.

  1. Que efeito de sentido o uso da expressão “pois é” produz no texto?
  2. Que outro termo cumpre função semelhante à da expressão “pois é” no trecho?
  3. A expressão “Aqueles serviços” é empregada em referência a que serviços? Como é possível identificar isso?
  4. O termo “TV tradicional” é empregado no texto em referência a que tipo de serviço de TV?
  5. Identifique que outra expressão o autor utiliza no trecho para se referir ao serviço de “TV a cabo”.
  6. Observe o uso dos termos “o primeiro” e “a segunda”. Que nomes eles retomam e que importância tem o uso desse recurso na construção do texto?
Ilustração em preto e branco. Silhuetas de seis pessoas, uma ao lado da outra conectadas por contorno, cada uma segurando um celular na mão direita. Veem-se mulheres e homens, com celular de frente para o rosto.

18. Releia outro trecho da reportagem.

“O streaming tem muito a aprender com a TV linear, especialmente no que diz respeito à experiência do anúncio”, diz Pallares. reticências

Não há dúvidas de que o streaming caminha para isso, com o grande diferencial de que, assim como os algoritmos ajudam os estúdios a criar e distribuir seus filmes e séries de acordo com o perfil de seu público, eles também podem ajudar anunciantes a falar diretamente com seu cliente em potencial. Ou seja, cada espectador verá propagandas que sejam mais adequadas a seu perfil de compra.

  1. Identifique no trecho a expressão empregada para se referir à TV aberta ou a cabo.
  2. Que efeito de sentido a expressão “Não há dúvidas” produz?
  3. Que informação é recuperada pelo uso do pronome “isso”?
  4. O trecho apresenta uma comparação. Que termo introduz essa comparação?
  5. Observe o uso da expressão “ou seja”. Qual é a função dela nesse contexto?

19. Leia a manchete a seguir e compare-a ao que é expresso na reportagem.

Afinal, o streaming vai substituir a TV paga?

Dados indicam que nos próximos cinco anos, 25% das pessoas pretendem pagar apenas pelos serviços de vídeo online

PORTAL DO NERD. Afinal, o streaming vai substituir a TV paga? Metrópoles, [], 23 novembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/dNor2j. Acesso em: 24 junho 2022.

  1. Que semelhanças você observa entre o título da reportagem e essa manchete?
  2. Aparentemente, qual é a posição dessa matéria em relação à substituição da TV paga pelo streaming? Que elementos do texto justificam sua resposta?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Colocação pronominal

Responda às questões no caderno.

1. Releia este trecho da reportagem sobre streaming.

Um pacote que te dá direito a um conjunto de canais, que vão da programação mais genérica à mais de nicho, com filmes, séries e programas esportivos, interrompida vez ou outra por anúncios. Parece a descrição de uma assinatura de televisão a cabo, mas é para isso que caminha, hoje, o mercado de streaming.

reticências

“Na América Latina nós estamos repetindo um ciclo similar ao de mercados mais avançados, em que os serviços por assinatura puxaram a primeira onda de crescimento do setor. Com a penetração de TVs conectadas [televisores com acesso à internet] para além dos domicílios de alta renda, agora haverá um crescimento de serviços baseados em publicidade”, explica Rafael Pallares, diretor latino-americano da Magnite, plataforma de venda de mídia digital.

De acordo com ele, em mercados como os Estados Unidos, as grandes empresas de streaming já perceberam que podem lucrar mais ao diversificar sua oferta de assinaturas

Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens a até c.

  1. A que classe de palavras pertencem os termos “te”, “nós” e “ele”?
  2. Na classe em que estão inseridos, como se classificam esses termos?
  3. A quem se referem esses termos?
  1. A que classe de palavras pertencem os termos destacados?
  2. Na classe em que estão inseridos, como se classificam esses termos?
  3. A quem se referem esses termos?

Como já sabemos, os pronomes pessoais referem-se às três pessoas do discurso (1ª, 2ª e 3ª pessoa) e, de acordo com a sua função sintática, eles se classificam em pronomes retos e pronomes oblíquos. No quadro a seguir, vamos relembrar esses pronomes e suas funções.

PRONOMES PESSOAIS

Retos

Oblíquos

Desempenham a função sintática de sujeito.

Desempenham a função sintática de objeto.

Eu

Me, mim, comigo

Tu

Te, ti, contigo

Ele, ela

O, a, lhe, se, si, consigo

Nós

Nos, conosco

Vós

Vos, convosco

Eles, elas

Os, as, lhes, se, si, consigo

2. Leia esta tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por dois quadros. Apresenta dois personagens: um sapo bípede, verde, com detalhes em amarelo na cabeça, olhos azuis, blusa de mangas compridas em laranja, calça azul e sapatos em amarelo e laranja. Um menino de cabelos lisos pretos, de blusa de mangas compridas e sapatos cinzas, calça azul e avental branco. As cenas se passam em cozinha. Q1 – Sapo em pé, à esquerda, segurando nas patas, um pastel amarelo, comendo, diz: EI! EU PEDI UM PASTEL SABOR PIZZA!!! MAS VOCÊ ME DEU UM DE CALABRESA! Q2- O menino, segurando na mão direita um utensílio cinza com um pastel, e abaixo uma panela larga, cinza sobre fogareiro com fogo aceso, ao lado um botijão de gás pequeno. À direita, balcão cinza na horizontal com diversas gavetas. O menino, olhando para o sapo à direita, diz: UÊ... PASTEL SABOR PIZZA DE CALABRESA! Do outro lado do balcão, à direita, o sapo verde, comendo o pastel.

DOURADO, Rafael. Sapo Brothers, abre colchetefecha colchete, cê dois mil e vinte e dois. Disponível em: https://oeds.link/0VXCMO. Acesso em: 2 julho 2022.

  1. O que o sapo tinha em mente quando pediu um pastel de pizza?
  2. Em que consiste o humor da tirinha?
  3. Na oração “Eu pedi um pastel sabor pizza”, seria possível inserir dois pronomes oblíquos, relacionados a quem o sapo tinha feito o pedido. Quais seriam esses pronomes?
Versão adaptada acessível

Atividade 2, item d.

Na oração “Mas você me deu um de calabresa”, que função sintática desempenha o pronome “me”?

d. Na oração “Mas você me deu um de calabresa”, que função sintática desempenha o pronome em destaque?

Os pronomes oblíquos dividem-se em tônicos (mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, conosco, convosco) e átonos (me, te, o ou os a ou as, lhe ou lhes, se, nos, vos). Os pronomes oblíquos átonos sempre se ligam a um verbo na organização sintática das orações e podem aparecer em três posições: antes do verbo, no meio do verbo e após o verbo. No quadro a seguir, vamos entender melhor essas posições.

Designação

Posição do pronome

Exemplo

Próclise

antes do verbo

Nunca me contaram os verdadeiros motivos de sua desistência.

Mesóclise

no meio do verbo

Mandar-te-ei os documentos na próxima semana.

Ênclise

após o verbo

Disseram-me coisas muito boas a seu respeito.

3. Leia esta notícia.

Senha do cartão vai acabar: prepare-se para os meios de pagamento do futuro

A rápida evolução dos meios de pagamento deve matar em breve as senhas alfanuméricas – aquele conjunto de números (e às vezes letras) que você precisa usar com o cartão ou com outras fórmas de pagamento. Você vive esquecendo a sua?

Elas serão substituídas por sistemas de biovalidação, como padrão de voz, rosto, impressão digital e até a pulsação, que poderá ser transformada em assinatura. A previsão é de Hiago Kin, presidente da Abraseci (Associação Brasileira de Segurança Cibernética).

reticências

O celular tende a virar a carteira da maioria das pessoas. Então, o professor de segurança digital Vinícius Garcia, da Universidade Federal de Pernambuco (ú éfe pê é), alerta: “Não empreste nem deixe ele na mão de qualquer um com a tela aberta. Ali estão todos os seus aplicativos de pagamentos e contas”.

reticências

Criminosos se aproveitam de locais com aglomerações para observar quem está usando o celular, para furtar o aparelho com a tela desbloqueada. Isso dá acesso instantâneo a vários aplicativos, que pode reunir inúmeras informações pessoais sem necessariamente exigir senha.

reticências

VASCONCELLOS, Rosália. Senha do cartão vai acabar: prepare-se para os meios de pagamento do futuro. Tilt UOL, Recife, 15 abril 2022. Disponível em: https://oeds.link/Z4IjJw. Acesso em: 2 julho 2022.

  1. Qual é o tema dessa notícia?
  2. Na manchete da notícia, observa-se um pronome átono. Que posição ele ocupa em relação ao verbo?
  3. Segundo o texto, devemos tomar alguns cuidados em relação ao celular. Quais são eles e por que devemos tomá-los?
  4. De acordo com a notícia, por que os criminosos preferem furtar os aparelhos com a tela desbloqueada?
  5. No período “Criminosos se aproveitam de locais com aglomerações para observar quem está usando o celular, para furtar o aparelho com a tela desbloqueada”, que posição ocupa o pronome “se” em relação ao verbo? Que nome se dá a esse caso?

A norma-padrão determina alguns princípios que orientam a colocação pronominal. Conheça os principais no quadro a seguir.

Próclise

Palavras de valor negativo
Advérbio
Conjunção subordinativa
Pronome indefinido
Pronome relativo

Nunca me disseram nada a respeito.
Aqui se come muito bem!
Quando te vi, fiquei feliz.
Nada se compara ao seu sorriso.
Achei o livro
que me indicaram.

Mesóclise

Verbo no futuro do presente ou no futuro do pretérito

Se achar o cartão, enviar-te-ei.
Se tivesse encontrado o cartão, enviar-te-
ia.

Ênclise

Verbo no início da oração
Verbo no imperativo afirmativo
Verbo no gerúndio
Verbo no infinitivo impessoal

Fala-se muito desse assunto atualmente.
Senhores clientes,
mantenham-se em fila.

Abriu a garrafa, deixando-a destampada.
Limpe as toalhas antes de
devolvê-las.

4. Observe o cartaz.

Cartaz. Cartaz na vertical. Na parte superior, rosto de uma mulher vista dos ombros para cima, de cabelos castanhos com coque. Ela usa blusa em amarelo e sobre o rosto, máscara cirúrgica tapando o nariz e boca em cinza-claro. À esquerda, fundo em tons de azul, verde e texto em branco: A folia está CANCELADA, mas o cuidado à sua saúde NÃO. Projeta-se contra o CORONAVÍRUS. Na parte inferior, imagens e textos: Ilustração. Uma garrafa em azul e tampa na parte superior em laranja. Texto: NÃO COMPARTILHE OBJETOS Ilustração. Mão de uma pessoa com gota de água em azul. Texto: LAVE AS MÃOS COM FREQUÊNCIA Ilustração. Três pessoas vistas de costas, da cintura para cima, de braços dados. Texto: EVITE AGLOMERAÇÃO Ilustração. Uma menina vista dos ombros para cima, de cabelos longos pretos, de camisa branca de gola, blusa de cor rosa por cima e sobre o rosto, máscara cirúrgica sobre o nariz e a boca. Texto: USE MÁSCARA SEMPRE. Na parte inferior, à direita, dois logotipos diferentes: Secretaria de Saúde e Cururupu.

CURURUPU. Prefeitura Municipal de Cururupu. Secretaria Municipal de Saúde. Novo Decreto da Prefeitura de Cururupu suspende a realização do Carnaval de 2021. Prefeitura Municipal de Cururupu: , 11 fevereiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/PK3FzR. Acesso em: 30 junho 2022.

  1. Qual é o objetivo dele?
  2. A maioria dos verbos nele presentes encontra-se em que modo?
  3. Por que esse modo é predominante?
  4. Em “Proteja-se”, qual dos princípios de colocação pronominal foi seguido?

ORTOGRAFIA

Crase dois

Responda às questões no caderno.

1. Leia esta notícia.

á pê pê transforma passos na vida real em movimentação nos jogos

Um desenvolvedor de apps está trabalhando em uma ferramenta bastante interessante para gamers que desejam manter a fórma enquanto curtem seus jogos favoritos. reticências

O app, intitulado STEPL, vem sendo produzido por um único devglossário e funciona da seguinte maneira: com o celular no bolso, o jogador pode simular uma caminhada (mesmo sem sair do lugar) e essa ação é convertida em movimentação no game. Assim, ao “andar” na sala, o personagem na tela da TV replica os passos dados e anda pelo cenário do jogo.

reticências

No site oficial do aplicativo, o dev independente explica que a intenção é entregar uma ferramenta que permita aos jogadores manterem uma vida mais saudável enquanto curtem seus momentos de diversão virtual. reticências

Além da óbvia aplicação com foco no aspecto “vida saudável”, a ideia também parece combinar bastante com dispositivos de realidade virtual Aliado a aparelhos semelhantes, o STEPL e outras iniciativas similares têm o potencial de entregar uma experiência ainda mais imersiva para gamers – ou ao menos àqueles que não se limitarem a simplesmente sacudir o telefone para simular uma caminhada.

ESTEVAM, Rodrigo. App transforma passos na vida real em movimentação nos jogos. Tecmundo, [sem local], 28 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/xFHcOs. Acesso em: 2 julho 2022.

  1. Segundo o texto, qual é o objetivo do aplicativo em questão? Como ele funciona?
  2. Além da questão da vida saudável, o aplicativo pode contribuir em qual outro aspecto?
  3. No trecho “reticências o STEPL e outras iniciativas similares têm o potencial de entregar uma experiência ainda mais imersiva para gamers – ou ao menos àqueles que não se limitarem a simplesmente sacudir o telefone para simular uma caminhada”, por que há um acento grave na palavra “aqueles”?

Como já sabemos, a crase é a fusão de uma preposição com o artigo definido a. Entretanto, ela também pode ocorrer quando há:

  • Fusão da preposição a + a inicial dos pronomes demonstrativos aquele ou aqueles, aquela ou aquelas, aquilo. Exemplo: Entregue, por favor, este bilhete àquele rapaz ali.
  • Fusão da preposição a + a do pronome relativo a qual ou as quais. Exemplo: A obra à qual me refiro é de Leonardo da Vinci.
  • Fusão da preposição a + pronome demonstrativo a ou as. Exemplo: Minha blusa é igual à de sua mãe.

2. Leia a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino com cabelos e bermuda em tons de azul, camiseta em branco, de mochila vermelha sobre as costas. Menina ruiva com cabelos presos, com presilha amarela, camiseta branca, com mochila e bermuda em azul. Sapinho verde com olhos e boca em preto. Q1 – À esquerda, menina em pé com o corpo para a direita, olhando para Armandinho, à direita. Ele diz: EU SEI! ELE DISSE TUDO AQUILO SÓ PRA ME OFENDER! Ao centro, o sapinho sorrindo, olhando para cima. Q2 – A menina e o sapo estão na mesma posição, Armandinho com o rosto para a direita e fala: MAS NÃO DEU CERTO, COITADO... Q3 – A menina e o sapo estão na mesma posição,Armandinho olhando novamente para a menina, acrescenta: O QUE ME OFENDE OU NÃO, SOU EU QUEM DECIDE!

BECK, Alexandre. Armandinho. [sem local], 26 agosto 2015. Tumblr: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/3zHnBb. Acesso em: 2 julho 2022.

  1. Que mensagem a tirinha pretende transmitir?
  2. O que a atitude de Armandinho revela sobre sua personalidade?
  3. Por que, no primeiro quadrinho, o pronome demonstrativo não tem acento indicador de crase?
  1. Reescreva as frases e coloque o acento indicador de crase quando necessário.
    1. Emprestei meu livro aquela aluna nova, pois ela não tinha como fazer a atividade.
    2. Esta caneta é igual a que perdi na semana passada.
    3. A opinião de papai era completamente oposta a de mamãe nesse sentido.
    4. Aquelas flores ficariam lindas no novo vaso que comprei aquele dia.
    5. O ônibus que você está esperando passa na rua perpendicular a avenida principal.
    6. A dúvida a qual respondi não foi suficiente para que todos conseguissem terminar as atividades propostas.
    7. Não me refiro aquele garoto; refiro-me a este.
    8. A novela a qual assistíamos terminou na semana passada.
    9. Aquele presente que eu lhe dei foi comprado em Fortaleza.

EU VOU APRENDER Capítulo 2

Não caia nessa, é fake!

Titulo do Infografico

Texto do Infografico

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    1. Leia a reportagem a seguir sobre fake news.

    Isso é fake news

    Em pesquisa realizada pelo Centro para a Inovação em Governança Internacional, 86% das pessoas consultadas admitiram ter acreditado em notícias falsas

    reticências

    Uma pesquisa publicada pelo Centro para a Inovação em Governança Internacional, em junho de 2019, mostrou que as notícias falsas já foram ditas como verdadeiras por 86% dos usuários de internet entrevistados. Além disso, têm 70% mais chance de serem compartilhadas do que as verdadeiras. A comprovação veio nas eleições presidenciais brasileiras de 2018: boatos foram compartilhados pelo menos 3,84 milhões de vezes nos quatro meses que antecederam a votação, conforme a agência de checagem Aos Fatos. 

    Apesar de ser corriqueiramente entendida como notícia falsa, a definição de fake news é incompleta e ambíguaglossário . “Se analisarmos a noção de fake news que a mídia e a sociedade em geral costumam utilizar, encontramos ali um caldeirão de diversos fenômenos sociais e comunicativos diferentes”, pontua o professor de Jornalismo na Universidade Franciscana (), , mestre em Comunicação Midiática pela ú éfe ésse ême. Para ele, a explicação mais adequada é a do dicionário inglês Kênbridi, que entende as fake news como “histórias falsas que parecem ser notícias e são difundidas na internet ou em outros meios, criadas para influenciar opiniões políticas ou como piada”.

    As informações falsas existem desde que os humanos passaram a usar a linguagem formal para se comunicar. Já as notícias deliberadamente falsas, difundidas para fins de influência política e manipulação, são mais recentes – ainda que datem de séculos atrás. Entretanto, foi com a expansão da internet e, em especial, com redes sociais, que as fake news passaram a se disseminar com velocidade e tomaram proporções mundiais. reticências

    Captura de tela. à direita, no canto superior, duas ilustrações de captura de tela, com quadro de imagem à esquerda e linhas de textos à direita. Abaixo, texto: TIPOS DE NOTÍCIAS FALSAS Junk news: termo usado para designar informações de baixa qualidade, sem interesse público e com teor sensacionalista. Desinformação: produção e difusão proposital de informações falsas, com uma intenção por trás da ação deliberada. Misinformation: difusão de informações falsas por engano ou ingenuidade, sem a intenção de causar desinformação. Sátira ou paródia: trabalho crítico sobre algo ou alguém por meio da ironia, da ridicularização. A sátira se faz desde a antiguidade e, geralmente, tem elementos que deixam clara a sua intenção de exagerar ou inventar fatos, embora muita gente não consiga identificar esses elementos. Hoax: informação falsa, fabricada, que tenta usar técnicas para encobrir a falsidade e se passar por verdade, como, por exemplo, as montagens fotográficas. Ao contrário da desinformação, o hoax geralmente não tem intenção de influência ou manipulação política. Um exemplo de aplicação de hoax são as brincadeiras de 1o de abril. Deepfake: é uma técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em inteligência artificial. É usada para combinar uma fala a um vídeo existente. As deepfake são usadas para fazer montagem com famosos e políticos, substituindo rostos e vozes em vídeos realistas.

    reticências

    Checagem de fatos

    O cenário de popularização das fake news e da crescente desinformação fez com que, dentro do jornalismo, alternativas fossem pensadas para transformar a situação. Assim, começaram a surgir agências e plataformas de checagem. No contexto brasileiro, são três as organizações signatárias do Internacional Fact-checking Network (IFCN), rede internacional de checadores: Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. reticências

    No Laboratório de Experimentação em Jornalismo (), o combate às fake news também passou a ser discutido. O trabalho começou a ser testado em 2016, a partir de um método de checagem de informações. Para o jornalista e técnico-administrativo em educação do Laboratório, Lucas Durr Missau, o modelo proposto tem um objetivo pedagógico ao possibilitar a experiência da checagem aos alunos do curso de Jornalismo da ú éfe ésse ême e, ao mesmo tempo, suscitar reflexões teóricas sobre os métodos praticados pelas agências de checagem no Brasil e no mundo.

    Passo a passo da fact-checking

    Composição de textos e ilustração. À esquerda texto com fundo vermelho em letras brancas. À direita ilustração. Texto: (1) a escolha do discurso a ser analisado; (2) a busca das fontes com informações referentes ao tema tratado; (3) a reconstrução do contexto do discurso contrastado ou corroborado pelas informações obtidas junto às fontes; (4) a classificação do discurso de acordo com as categorias elaboradas - por exemplo, verdadeiro, falso, impreciso, exagerado, entre outras; (5) a representação gráfica da checagem. Ilustração: Uma mesa na horizontal em tons de laranja. À esquerda, um microscópio amarelo com detalhes em preto. À direita, uma base preta e tubos de ensaio transparentes com líquidos de cores diferentes dentro. À frente, dois frascos com líquidos dentro. Mais ao fundo, de frente para a mesa, uma pessoa vista dos ombros para baixo de blusa de mangas compridas em branco, blusa por dentro em vermelho. A pessoa está segurando um tubo de ensaio em cada mão com líquido dentro.

    Mitômetro

    O trabalho metodológico realizado pelo foi posto em prática em uma parceria junto à Revista Arco. Assim surgiu o Mitômetro: método de checagem voltado à divulgação científica. “Nesse caso, acreditamos que é um tipo de conteúdo com um apelo distinto, que sensibiliza o leitor pelo caráter inusitado dado à informação, muitas vezes brincando com o senso comumglossário ”, afirma Lucas. No caso da Arco, o tratamento gráfico dado ao material também contribui para isso.

    No entanto, é preciso ressaltar que é inviável checar todo e qualquer tipo de informação. Isso porque o fact-checking se restringe a verificar partes de discursos públicos. Ou seja, que circulam em jornais, revistas, redes sociais e outros meios de comunicação, nos mais distintos formatos, como áudio, texto, foto, imagem e vídeo. E, para o jornalista, checar discurso é uma tarefa bastante . “Por isso, é necessário a utilização de critérios para que uma informação possa ser checada”, lembra.

    Por esse motivo, entre os principais materiais checados estão: frases de políticos, programas de partidos políticos e de governo, vídeos publicitários, vídeos e declarações com amplo alcance de público em redes sociais, além de entrevistas de personalidades nos meios de comunicação hegemônicosglossário ou alternativos, frases de senso comum enunciadas em situações do cotidiano, entre tantas outras possibilidades. “O enfoque está na relevância e na viabilidade de checagem da declaração ou da informação citada pela fonte original”, explica Lucas.

    reticências

    Ilustração. Uma estrutura tubular na vertical. Na ponta superior, uma esfera com rosto de uma pessoa. Ela tem cabelos longos, grisalhos, com um gorro roxo sobre a cabeça, e um bastão perto, na vertical, com círculo rosa e detalhe em azul. Ao redor, três esferas em azul e abaixo, nuvem em azul-claro. A estrutura tem partes coloridas em azul, roxo, vermelho, laranja e verde. Na ponta inferior, forma circular de um estetoscópio com rosto de uma pessoa dentro, vista dos ombros para cima, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas bege e par de óculos redondos sobre o rosto. Ela tem a mão direita, segurando um frasco com fumaça em verde-claro. À esquerda, retângulos coloridos com texto acompanhando a estrutura. De baixo para cima: Mito, Improvável, Depende, É possível, comprovado.

    MOTTER, Andressa; CRUBER, Leandra. Isso é fake news. Revista Arco, Universidade Federal de Santa Maria, número 11, março/julho 2020. página 24-27.

    COMPREENSÃO TEXTUAL

    Responda às questões no caderno.

    1. Na sua opinião, o que leva as pessoas a acreditar em notícias falsas e compartilhá-las?
    2. Por que o texto afirma que “a definição de fake news é incompleta e ambígua”?
    3. De acordo com o texto, qual é a definição mais adequada para fake news?
    4. Para o autor, junk news, desinformação, misinformation, sátira ou paródia, hoax e deepfake são o mesmo que fake news? Explique.
    5. Que fator o texto aponta como o principal causador da ampliação do fenômeno das fake news?
    6. Para discutir o tema, em que dados o autor se apoia na primeira parte do texto?
    7. Que recursos foram criados pelo jornalismo para combater as fake news?
    8. Você costuma checar se uma informação é verdadeira ou não? Em caso afirmativo, como faz a checagem?
    9. Observe os dois quadros que aparecem na página 101 (Tipos de notícias falsas e Passo a passo do fact-checking). Eles poderiam ser excluídos da reportagem sem prejuízos ao texto? Por quê?
    10. O que é o Mitômetro, de acordo com o texto?
    11. Analise agora a ilustração da página 102. O que ela revela em relação à checagem dos fatos? Explique os diferentes níveis de classificação dos fatos.
    12. O texto afirma que “é inviável checar todo e qualquer tipo de informação”. Na sua opinião, qual é a razão disso?
    13. Leia agora um infográfico criado pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas () para orientar os estudantes a identificar notícias falsas.

    Como identificar notícias falsas

    A Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas () é o principal órgão internacional que representa os interesses de bibliotecas e serviços de informação e seus usuários. A fez este infográfico com oito etapas simples para descobrir a verificabilidade de uma determinada notícia à sua frente.

    Cartaz. Cartaz na vertical em branco e na parte superior, em cinza. Texto: COMO IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS. Ilustração. Silhueta em vermelho, com o braço direito perto do rosto e um círculo com ponto de interrogação dentro. Texto: CONSIDERE A FONTE – Clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato. Ilustração. Em vermelho, uma caneta de pena vermelha, na diagonal, fazendo um traço na horizontal. Texto: VERIFIQUE O AUTOR – Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo? Ilustração. Em vermelho, calendário de formato quadrado. Texto: VERIFIQUE A DATA – Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente. Ilustração. Em vermelho, uma balança, com a parte da esquerda, mais pesada e a da direita para cima. Texto: É PRECONCEITO? Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. Ilustração. Em vermelho, linhas finas na horizontal e sobre elas, uma lupa. Texto: LEIA MAIS – Títulos chamam a atenção para obter cliques. Qual é a história completa? Ilustração. Em vermelho, jornais na vertical com linhas na horizontal. Texto: FONTES DE APOIO? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história. Ilustração. Em vermelho, uma máscara de teatro, com o olho esquerdo piscando e o outro olho aberto, com a boca aberta. Texto: ISSO É UMA PIADA? Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. Ilustração. Em vermelho, cabeça de uma coruja com um chapéu de formatura sobre a cabeça e olhos bem arregalados. Texto: CONSULTE ESPECIALISTAS. Pergunte a um bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito. Na parte inferior, texto e logotipo. Ilustração. Triângulos um ao lado do outro em preto e vermelho.

    FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES DE BIBLIOTECAS (). Como identificar notícias falsas. Facebook: Biblioteca da Escola de Engenharia – ú éfe ême gê, Belo Horizonte, 31 março 2021. Disponível em: https://oeds.link/lLx9HO. Acesso em: 5 julho 2022.

    COMPREENSÃO TEXTUAL

    Responda às questões no caderno.

    Pesquisa!

    Ícone. Atividade em dupla.

    1. No infográfico, foram utilizadas algumas imagens. Pesquisem o que simbolizam os ícones a seguir e expliquem como eles se relacionam com o que é dito no texto.

    a.

    Ilustração. Em vermelho, uma balança, com a parte da esquerda, mais pesada e a da direita para cima.

    b.

    Ilustração. Em vermelho, uma máscara de teatro, com o olho esquerdo piscando e o outro olho aberto, com a boca aberta.

    c.

    Ilustração. Em vermelho, cabeça de uma coruja com um chapéu de formatura sobre a cabeça e olhos bem arregalados.
    1. O que é uma “sátira”? Por que as sátiras podem ser confundidas com fake news?
    2. A imagem a seguir foi publicada em uma rede social e viralizou. Considerando os passos indicados no infográfico, avaliem se ela é verdadeira ou não.
    Fotografia. Em um local quadrado com grade de cor cinza e dentro, caixas de papelão de cor marrom, desmontadas e dobradas. À frente, uma placa com texto: Caixa VAZIA 1,00 Cada.
    Essa imagem, publicada em uma rede social em 5 de junho de 2022, recebeu mais de 130 mil curtidas e foi compartilhada 14 mil vezes em 2 dias.
    1. Considerando a escala do Mitômetro, como vocês classificariam essa postagem? Justifiquem a resposta.
    2. Na opinião de vocês, qual teria sido o impacto da postagem para o supermercado?

    LÍNGUA E LINGUAGEM

    Colocação pronominal: norma-padrão versus uso coloquial

    Responda às questões no caderno.

    1. Leia a tirinha a seguir.

    Tirinha. Tirinha composta por um quadro. Apresenta como personagens, dois homens com chapéu cinza e faixa preta com blusa de cor laranja. Outro homem, Ernie, também de chapéu cinza sobre a cabeça, com camiseta branca, camisa de mangas compridas em verde e calça azul. As cenas se passam em local com rua cinza e à direita, vista parcial de grama verde. O homem de blusa laranja, em um carro azul, com a cabeça para a direita, diz: ERNIE, ME FALA SE A SETA DA ESQUERDA ACENDE. O de camisa verde, responde: SIM – NÃO – SIM, NÃO – SIM.

    THAVES, Bob. Frank & Ernest. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 abr. 2022. Caderno 2, página C6.

    1. Qual é a cena retratada na tirinha?
    2. De acordo com esse contexto, que tipo de registro é utilizado pelos personagens?
    3. Qual é o humor da tirinha?
    4. Na fala de Frank, há uma ocorrência de colocação pronominal. Identifique essa ocorrência e classifique-a.
    5. Com base em sua experiência como falante do português brasileiro, esse caso de colocação pronominal é mais ou menos comum no dia a dia?

    Como vimos no capítulo anterior, há uma série de princípios que regem a colocação pronominal de acordo com a norma-padrão. No entanto, já sabemos que nem sempre os falantes seguem essas regras, sobretudo em situações mais informais, nas quais se exige menos monitoramento na fala ou na escrita. Isso também ocorre na colocação pronominal.

    No caso da tirinha, Frank se dirige a Ernest, pedindo que diga se a seta está funcionando. Para isso, ele utiliza a construção “Me fala”, colocando o pronome antes do verbo. Embora esse uso seja desaconselhado pela gramática normativa, pois se trata de uma oração iniciada com verbo no imperativo, ele é muito comum no português brasileiro, principalmente na língua falada. Para comprovar isso, basta observar como nós construímos essas orações em nosso dia a dia, quando vamos pedir a alguém que nos dê algo, por exemplo. Entretanto, é preciso sempre levar em conta o contexto comunicativo. Em situações que exigem um registro mais formal, sobretudo escrito, devemos considerar as regras aprendidas no capítulo anterior.

    2. Observe o cartaz a seguir.

    Cartaz. Cartaz na vertical, fundo em preto. Na parte inferior, silhuetas de corpo de pessoas com os braços erguidos para cima. Texto: Se Liga 16 Suas escolhas mudam o futuro. Se você tem 16 anos, já pode tirar seu título e participar das próximas eleições. Mas se ainda tem alguma dúvida, a gente ajuda a esclarecer. De 11 a 30 de abril, a campanha Se Liga 16 vai até as Escolas Estaduais de Jundiaí para mostrar a importância do seu voto e participação no processo eleitoral. Participe! Informações e programação, acesse: estacaojuventude.jundiai.sp.gov.br Na parte inferior, três logotipos. Da esquerda para a direita: Conselho Municipal da Juventude, Coordenadoria da Juventude e Prefeitura de Jundiaí – Cuidar da cidade é cuidar das pessoas.

    JUNDIAÍ. Prefeitura Municipal de Jundiaí. Secretaria de Desenvolvimento Regional. Conselho inicia campanha 'Se liga 16' nesta terça (12). Jundiaí: , 11 abril 2016. Disponível em: https://oeds.link/ANb7GS. Acesso em: 2 julho 2022.

    1. Qual é o público-alvo dessa campanha?
    2. Na sua opinião, essa campanha é importante? Por quê?
    3. Considerando o público-alvo da campanha, podemos dizer que o cartaz emprega uma linguagem mais próxima ou mais distante desse público? Justifique sua resposta com elementos do texto.
    4. O que significa a expressão que dá nome à campanha? Em que contextos ela é utilizada?
    5. Com relação ao slogan da campanha, de que maneira ele se relaciona ao público-alvo?
    6. Considerando o contexto em que essa expressão costuma ser proferida, por qual razão ocorre próclise?

    VOCÊ É O AUTOR!

    Reportagem

    Agora é a sua vez de escrever uma reportagem!

    Em grupos, você e seus colegas vão planejar, produzir, editar, revisar e publicar uma reportagem, para ser veiculada em uma revista on-line, e criar um post a respeito dela, para compartilhar em redes sociais, chamando a atenção para a leitura do texto completo.

    Ícone. Atividade oral.

    1. Antes de iniciar a produção, leia as manchetes a seguir:

    16 mitos e verdades sobre as vacinas

    É grande a quantidade de fatos desencontrados sobre o tema. Descubra o que é mito e o que é verdade sobre as vacinas para não cair em fake news na Internet

    BIERNATH, André. 16 mitos e verdades sobre as vacinas. Veja Saúde, [], 30 julho 2019. Disponível em: https://oeds.link/u4y5BQ. Acesso em: 26 junho 2022.

    Mitos e verdades sobre o aquecimento global

    Entenda mais sobre esse assunto e como o problema ambiental pode afetar o nosso dia a dia

    MARIANO, Thaís. Mitos e verdades sobre o aquecimento global. Recreio, [], 8 outubro 2021. Disponível em: https://oeds.link/d1cybg. Acesso em: 26 junho 2022.

    Estudos desmentem fake news sobre 5G ser prejudicial à saúde

    UE faz alerta para a necessidade de combater as notícias falsas.

    MONITOR MERCANTIL. Estudos desmentem fake news sobre 5G ser prejudicial à saúde. Monitor Mercantil, [], 8 julho 2020. Disponível em: https://oeds.link/JywLL1. Acesso em: 26 junho 2022.

    Ilustração. Ao centro, um notebook preto, com tela aberta, onde há ilustração de uma esfera terrestre com a parte superior rachada, onde está escrito: FAKE NEWS. Mais abaixo, à esquerda, balão de fala branco com linhas pretas dentro. Na parte inferior, à direita, uma mulher vista da cintura para cima de cabelos longos brancos, de blusa de cor rosa e saia azul, segurando na mão direita, microfone. Ao redor do notebook, outros balões de fala. À frente do notebook, um homem em pé, carregando em carrinho um celular grande preto, onde está escrito: NEWS. Ele tem cabelos pretos, de blusa de mangas compridas em amarelo, calça marrom e sapatos pretos. Na ponta da esquerda, uma pessoa correndo para a direita, de cabelos castanhos, de blusa de cor cinza, calça cinza, sapatos pretos, segurando nos braços um jornal cinza. Na ponta da direita, uma mulher em pé, de cabelos em coque preto, de blusa de mangas compridas em vermelho, calça azul e sapatos pretos, com um aparelho em pé para cima, sobre parede ao fundo de cor lilás, com silhuetas de continentes.
    1. Qual é o tema abordado em cada manchete?
    2. O que elas têm em comum?
    3. Considerando os títulos, o que se pode esperar do desenvolvimento desses textos?

    Antes de iniciar a produção do texto, é importante definir, em consenso com os demais grupos, onde as reportagens serão publicadas e a que público se destinam, pois isso irá determinar a fórma como o texto será produzido, especialmente em relação à linguagem a ser adotada. É preciso definir, ainda, a quantidade mínima e máxima de páginas de cada reportagem e o padrão de apresentação dos textos, incluindo margens, espaçamento entrelinhas, fontes (tamanhos e tipos), entre outros aspectos.

    Ícone. Atividade em grupos.
    1. No planejamento, vocês devem começar pela definição do tema a ser tratado. Escolham uma temática atual e que tenha sido alvo de fake news, como aquecimento global, tecnologia 5G, vacinas ou outras questões ligadas ao meio ambiente, às novas tecnologias ou à saúde.
    2. Pesquisem, em fontes confiáveis, informações que esclareçam o tema. Registrem as que considerarem mais pertinentes para a reportagem.
    3. Se optarem por entrevistar um especialista no assunto, façam o convite, agendem a entrevista e preparem o roteiro da entrevista e os equipamentos necessário para gravá-la.
    4. Por fim, elaborem um roteiro do que pretendem incluir na reportagem, com a definição de tópicos para orientar a produção escrita.
    5. Para a produção, considerem o roteiro elaborado, o meio em que o texto será publicado e a linguagem mais adequada para alcançar o público-alvo. Usem os recursos linguísticos necessários para garantir a progressão temática e os efeitos de sentido desejados, e atentem para as normas de edição estabelecidas.
    6. Uma vez finalizada a primeira versão, troquem as reportagens entre os grupos, para a revisão. De fórma ética e colaborativa, cada grupo deverá avaliar se o texto recebido está dentro das normas predeterminadas e indicar o que precisa ser ajustado. Usem a pauta de revisão.
    7. Avaliem as indicações dos colegas, corrijam o que for necessário e façam a revisão final, observando aspectos relacionados à adequação da linguagem.
    8. Concluída a versão final, produzam um post para as redes sociais, com imagem e título bem atrativos, que convidem o público para a leitura da reportagem.
    9. Para a publicação, tanto da reportagem quanto do post, sigam as orientações do professor.

    ORALIDADE

    Telejornal – reportagem

    Ícone. Atividade em grupos.

    Que tal produzir um telejornal para apresentar as reportagens produzidas? Observem os passos a seguir e as orientações do professor.

    1. Comecem definindo um nome para o telejornal.
    2. Façam uma reunião de pauta para determinar o que será apresentado. A base do telejornal serão as reportagens já produzidas, mas podem ser incluídas notícias sobre acontecimentos locais, informações sobre o tempo, divulgação de eventos culturais e esportivos
    3. Elaborem um roteiro, determinando:
      1. as funções e responsabilidades de cada um: os apresentadores, os repórteres, um grupo para providenciar as locações e os equipamentos, outro para cuidar das gravações, uma equipe de edição e um pessoal de apoio para o que for necessário;
      2. a ordem de apresentação das reportagens e das notícias produzidas. Ordenem por editoria: meio ambiente, tecnologia, saúde, política ;
      3. quando e onde serão feitas as gravações, pois isso influenciará na definição dos materiais e equipamentos necessários.
    4. Preocupem-se, também, com a retextualização das reportagens produzidas. Isso envolve selecionar o que será transposto para a oralidade e ajustar o texto para que ele fique mais próximo dessa modalidade.

    A retextualização de um texto da modalidade escrita para a oral envolve a produção de um novo texto, que considere características da modalidade oral, de modo a garantir mais fluência e naturalidade ao discurso.

    1. Para a gravação de cada reportagem, é importante que os grupos elaborem também um roteiro. Esse roteiro ajudará tanto na gravação quanto na edição final. Ele deve conter as indicações:
      1. de áudio, como as marcações de falas de todos os envolvidos e outros recursos sonoros que deverão compor a matéria;
      2. de vídeo, como os planos de gravação, a inclusão de imagens estáticas ou animações, entre outros recursos visuais.
    1. Antes de realizar a gravação, é necessário ensaiar muito, tanto os apresentadores quanto os repórteres, de fórma a passar confiança ao público, com clareza e naturalidade.
    2. Quando tudo estiver pronto, procedam à gravação.
      1. Confiram se o cenário, os figurinos, a locação e os equipamentos estão preparados.
      2. Nas gravações em locações externas, é preciso garantir a qualidade do áudio. Caso haja muito barulho no local, o grupo pode optar por coletar apenas as imagens e gravar o áudio em off.
      3. A gravação da fala dos apresentadores deve ser feita em um ambiente fechado, semelhante ao que se vê nos telejornais.
      4. Fiquem atentos ao tom, ao volume da voz e à velocidade da fala.
      5. Não se preocupem com eventuais erros ou hesitações durante a gravação. Corrijam, se necessário, e continuem falando. A edição fará os ajustes.
    Fotografia. À esquerda, uma jovem sentada, vista de costas, de cabelos crespos escuros, de moletom roxo, com gorro. De frente para ela, uma menina vista dos joelhos para cima, de cabelos pretos, crespos, presos para trás. Ela usa blusa de mangas compridas em amarelo e calça bege, com microfone preto e cinza na mão direita. Mais à direita, dois jovens visto dos joelhos para cima, perto de uma câmera preta, gravando em pedestal. À esquerda, jovem de cabelos pretos, blusa de frio em verde-claro e verde-escuro e calça preta, segurando uma prancheta marrom. À direita, de frente para a câmera, um menino de cabelos lisos castanhos com fone de ouvido sobre a cabeça, blusa de mangas compridas em cinza e preto e calça bege. Ao fundo, parede coloridas e duas portas de cor laranja com contornos em cinza.
    Lembrem-se de que uma boa edição depende de uma boa gravação, com imagem e áudio de qualidade. Portanto, caprichem!
    1. Na edição, todas as gravações feitas, incluindo as entrevistas realizadas para as reportagens, entram em jogo. Agora é preciso:
      1. reunir todos os vídeos, ordenando-os conforme previsto inicialmente;
      2. fazer os córtes e as inclusões dos recursos gráficos necessários;
      3. remover ruídos e outros sons que interfiram na clareza do áudio;
      4. inserir trilhas, vinhetas e legendas.
    2. Após a finalização do vídeo, é o momento de divulgá-lo. Sigam as orientações do professor.

    VOCÊ, BOOKTUBER

    Leitor & crítico & booktuber

    Neste primeiro bimestre, você leu o livro escolhido, produziu o primeiro episódio do seu booktube e, depois, compartilhou-o na rede social escolhida.

    Agora, é o momento de compartilhar o booktube e sua experiência com a turma, conforme combinado com o professor. Veja se alguma das indicações apresentadas pelos booktubers desperta em você o interesse para ler o livro abordado. Afinal, esse foi o objetivo do primeiro vídeo.

    Ícone. Atividade oral.
    1. Antes de assistir aos vídeos dos colegas, conversem brevemente sobre a escolha do nome do booktube. Existem referências literárias ou de outras áreas da cultura? Reflitam sobre como os nomes contemplam a subjetividade de quem o cria.
    2. Assista às apresentações, anote o que você achou interessante e também as dúvidas, caso queira perguntar algo depois ao seu colega.

    Chegou o momento de encaminhar nossas próximas produções. A partir de agora, estamos finalizando o Ensino Fundamental e iniciando a transição para o Ensino Médio. Assim, as produções começam a ganhar complexidade.

    No 8º ano, você produziu uma resenha para o seu booktube; agora, você produzirá uma crítica literária. Você sabe a diferença entre esses dois gêneros?

    3. Pesquise as diferenças entre resenha e crítica literária. Esquematize as características dos gêneros, seus pontos de contato e suas divergências. A principal diferença entre esses gêneros textuais está na intenção de cada um.

    Fotografia. Uma moça vista da cintura para cima de cabelos pretos trançados para trás, de blusa de mangas compridas em amarelo. Ela está de frente para mesa, onde há um computador portátil, escrevendo com caneta sobre folha. Ao fundo, outro homem de frente para a mesa, sentado, outra pessoa em pé. Em segundo plano, estante com livros.
    A crítica literária é um estudo sobre o texto lido. Ela vai além do comentário de cunho pessoal, analisando também os elementos internos e externos que compõem a obra.
    1. Escolha do próximo livro. Analise suas anotações e as eventuais respostas dos booktubers para ver se sentiu interesse por algum dos livros apresentados pelos colegas. Explore outras listas de indicações, como resenhas, blogues, fanpages, entre outros canais, para selecionar o seu próximo livro.
    2. Cronograma. Reestruture o cronograma bimestral, organizando as datas para cada etapa de execução do seu projeto: leitura, análise da obra, organização do texto de gravação, ensaio, gravação, edição do vídeo e compartilhamento com os colegas.
    3. Produção da crítica e gravação do booktube. Organize um roteiro da sua crítica literária para auxiliá-lo no momento de escrever o texto que será gravado.
      1. Para sua crítica literária, lembre-se de organizar os elementos que compõem o texto. Contemple também sua opinião sobre as escolhas desses elementos.
      2. Se for uma narrativa, analise os personagens, o narrador, o tempo, o espaço e o enredo da história. Verifique sua complexidade e o quanto o espaço impacta o percurso da história. Analise se há flashbacks ou se o tempo é cronológico, por exemplo.
      3. Se for um texto em versos, dê atenção ao ritmo, à métrica dos versos, à presença (ou ausência) de rimas e sua frequência. Explore a subjetividade presente no texto e analise as figuras de linguagem.
      4. Organize também os elementos extratextuais, como dados sobre o autor, o momento histórico em que a obra foi escrita/publicada e demais informações que você julgar pertinente.
      5. Produza um roteiro para sua gravação. Lembre-se da vinheta, dos recursos sonoros e demais elementos complementares que você queira usar.
      6. Adeque sua linguagem ao público-alvo e ensaie antes da gravação, para que o vídeo fique o mais natural possível.
      7. Grave e edite o vídeo, com foco no que você considera essencial no seu texto.
    4. Apresentação e avaliação. Com o material pronto, é o momento de publicar o seu vídeo na plataforma de veiculação combinada.

    Leia por diversão!

    Aproveite as próximas férias para se deliciar com a leitura. Que você leia por prazer, por diversão, sem obrigação! Aproveite esse momento para fazer aquela leitura que vem sendo adiada frequentemente, aquele livro que você queria muito ler, mas sempre deixava para depois. Caso queira, compartilhe depois com os colegas suas impressões de leitura!

    EU APRENDI!

    Responda às questões no caderno.

    1. Recrie o esquema a seguir, incluindo as principais características das reportagens e dos posts de redes sociais, tendo em vista sua função, estrutura e linguagem. Evidencie também a conexão que pode existir entre esses dois gêneros textuais.

    Esquema. Flecha em verde para a direita. Texto: Reportagem: função, estrutura e linguagem. Esquema. Flecha em azul para a direita. Texto: Post: função, estrutura e linguagem.
    1. Elabore uma síntese dos passos que podem ser seguidos para identificar se uma informação é verdadeira ou não.
    2. Você viu, ao longo da unidade, que nem toda notícia falsa pode ser caracterizada como fake news. Avalie o caso a seguir. Trata-se de fake news? Por quê?
    Publicação de rede social. À esquerda, texto: Sensacionalista
Mistério: homem está girando pilha fraca de controle remoto há 12 anos e ele continua funcionando.
Na parte inferior, fotografia de uma tela na horizontal em preto com imagem desfocada e de frente, mão de pessoa segurando um controle remoto preto com vários botões. 
Mais à direita, parte de comentários apagados. Acima, texto de publicação: jornal sensacionalista: Tecnologia brasileira pode equipar os carros da Tesla.

    4. Observe este cartaz.

    Cartaz. Cartaz na vertical, com fundo em azul. Na parte superior, texto: NÃO VACILE, VACINE-SE! CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA Mais abaixo, ilustração de uma injeção na horizontal de cor cinza e ponta fina à direita. Na parte inferior, à esquerda e à direita, mão de uma pessoa com luva segurando uma injeção sobre as pessoas nas extremidades. À esquerda, homem de cabelos castanhos, camiseta azul, com a manga direita para cima e mão aplicando injeção no braço direito. Ao centro, mulher vista da cintura para cima, de cabelos longos ruivos e ondulados, de blusa amarela. À direita, uma criança pequena com cabelos castanhos, olhos fechados e boca aberta, camiseta roxa, com a manga esquerda para cima. Sobre o braço esquerdo, seringa e mão aplicando a injeção. Na parte inferior, logotipo de POTIM.

    POTIM. Prefeitura Municipal de Potim. Secretaria Municipal de Saúde. Saúde registra baixa procura por vacina contra a gripe. Potim: , 26 abril 2021. Disponível em: https://oeds.link/lgzXDg. Acesso em: 2 julho 2022.

    1. Qual é o objetivo da campanha?
    2. O que a parte visual do cartaz sugere?
    3. Explique o jogo de palavras existente na parte superior do cartaz.
    4. Na segunda oração da parte superior do cartaz, como se classifica o caso de colocação pronominal nela presente? Por que ocorre esse caso?
    5. Caso esse cartaz fosse destinado especificamente a um público mais jovem e, para isso, fosse necessário utilizar uma linguagem mais informal, que outra possibilidade de colocação pronominal seria possível nessa oração?
    1. Reescreva as orações a seguir, empregando o acento indicativo de crase quando necessário.
      1. Mostrei toda a escola aquela aluna nova.
      2. Essas botas são semelhantes as que usei na última festa.
      3. Esta foi a passagem do texto a qual me referi no seminário da semana passada.
      4. Aqueles dois prédios foram construídos recentemente.
      5. Certamente voltaremos aquela linda cidade.
      6. Essa praça é muito semelhante a que visitamos na última viagem.

    VAMOS COMPARTILHAR

    Fato ou boato: você sabe identificar?

    Diante de tantas fake news, fica cada dia mais difícil acreditar nas informações que circulam na internet.

    Ícone. Atividade oral.

    1. Leia o post a seguir. Você o compartilharia sem checar se a informação é verdadeira ou não?

    Publicação de rede social. À esquerda, vista geral de local com vegetação verde rasteira com três animais bovinos. Ao centro, boi de cabeça branca, par de chifres em marrom acima, com corpo em marrom. Na parte superior, céu em azul-claro e nuvens brancas. Texto: NOVA ZELÂNDIA QUER COBRAR PELO ARROTO DO GADO PARA COMBATER AQUECIMENTO GLOBAL. Na parte inferior, logotipo. À direita, texto da publicação: Fatos desconhecidos: O país tem um pouco mais de 5 milhões de pessoas, e cerca de 10 milhões de bovinos e 26 milhões de ovelhas. Dessa maneira, por quase metade das emissões totais de gases de efeito estufa do país ser de agricultura, o plano é taxar os gases que esses animais produzem. Se a ideia se concretizar, agricultores já começam a pagá-la a partir de 2025, o que faria a Nova Zelândia o primeiro país do mundo a propor algo parecido na luta contra o crescente aquecimento global. O dinheiro arrecadado pelas taxas será investido em pesquisa, desenvolvimento e consultoria para agricultores, garante o Ministério do Meio Ambiente do país. O gás metano, presente no arroto do gado, é intrinsecamente responsável pelo aumento de temperatura do planeta. Na parte inferior, ícones de rede social: like, comentários, compartilhar e à direita, salvar. Mais abaixo, parte para: Adicione um comentário.

    Fatosdesconhecidos O país tem um pouco mais de 5 milhões de pessoas, e cêrca de 10 milhões de bovinos e 26 milhões de ovelhas. Dessa maneira, por quase metade das emissões totais de gases de efeito estufa do país ser da agricultura, o plano é taxar os gases que esses animais produzem.

    Se a ideia se concretizar, agricultores já começam a pagá-la a partir de 2025, o que faria a Nova Zelândia o primeiro país do mundo a propor algo parecido na luta contra o crescente aquecimento global. O dinheiro arrecadado pelas taxas será investido em pesquisa, desenvolvimento e consultoria para agricultores, garante o Ministério do Meio Ambiente do país.

    O gás metano, presente no arroto do gado, é intrinsecamenteglossário responsável pelo aumento de temperatura do planeta.

    Você sabia que os gases emitidos pelos rebanhos são responsáveis por cêrca de 25% do efeito estufa e são, em escala, mais nocivos para o aquecimento global do que o dióxido de carbono? Sabia que mais de 70% do metano gerado no Brasil provém dos rebanhos e a maior parte desse gás é liberada pela boca dos animais, como se fosse um arroto?

    1. Na sua opinião, o que poderia ser feito para reduzir essas emissões de gás metano, que tantos prejuízos têm causado ao meio ambiente?
    2. Você acha viável “cobrar pelo arroto do gado” para combater o aquecimento global? Como isso poderia ser feito?

    Pesquisa!

    Ícone. Atividade em dupla.
    1. Para checar se a informação do post é confiável, consultem jornais e revistas, impressos ou digitais, ou sites noticiosos que abordam esse tema e o que dizem a respeito dele.
    2. Afinal, a informação é verdadeira ou não? Que fontes vocês consultaram, de quando são as publicações e o que elas dizem a respeito desse assunto?
      Ícone. Atividade em grupos.
    3. Em grupos, pesquisem posts em redes sociais que apresentem informações atuais curiosas, estranhas ou duvidosas e verifiquem se elas são verdadeiras ou não.
    4. Após a pesquisa, selecionem as que considerarem mais interessantes para apresentar aos demais grupos e desafiá-los a descobrir se são verdadeiras ou não.
    5. Ao final, definam coletivamente uma fórma de compartilhar os posts e as informações checadas.

    Para ampliar

    Turma da Mônica Jovem em FakeNews: Uma história sobre verdades e mentiras. Mauricio de Sousa. São Paulo: Nova Fronteira, 2021.

    Nessa obra, Mônica, Cebola, Magali e Cascão se unem em um projeto para combater as fakes news.

    Capa de livro. Fundo em verde e à frente, quatro jovens, um perto do outro. À direita, à frente, menina de cabelos curtos castanhos para esquerda, de camiseta bege e detalhes na gola em laranja e segundo um celular amarela na mão direita. Ao fundo, à esquerda, três jovens vistos da cintura para cima, um menino de cabelos pretos, segurando na mão direita em cinza. Ao lado, menino de cabelos escuros longos e mão esquerda perto da bochecha. Ambos estão vestidos de camiseta em bege e detalhes na gola e manga em laranja. Mais à direita, uma mulher vista parcialmente, de cabelos longos castanhos, de par de óculos de grau redondos, blusa verde e casaco por cima em azul. Na parte superior, título do livro. Abaixo, à direita, logotipo.

    Glossário

    nicho
    : mercado especializado que oferece oportunidades de negócio.
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    logística
    : planejamento, execução e acompanhamento de qualquer tipo de operação comercial.
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    dev
    : abreviação do termo em inglês developer, que significa desenvolvedor.
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    ambíguo
    : que tem ou pode ter mais de um sentido.
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    senso comum
    : conjunto de ideias e opiniões que são aceitas pela maioria das pessoas de determinado contexto social.
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    hegemônico
    : que tem poder ou domínio sobre outras coisas ou pessoas.
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    intrínseco
    : que constitui a essência de algo, que é próprio de algo.
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