UNIDADE 5  Suas opiniões

Nesta unidade, convidamos você a explorar dois gêneros argumentativos escritos e orais: artigos de opinião e debate regrado. As propostas foram organizadas em quatro etapas que se completam.

Ilustração. Dez silhuetas de pessoas em pé, de diversas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, rosa, rosa-claro. Cinco pessoas segurando um balão de fala.

EU SEI

Sei defender minha opinião?

Perceber como expressa opiniões e ouve as dos outros, abrindo espaço para o diálogo respeitoso.

Ilustração. Vista geral de cinco prateleiras de supermercado. Na parte superior, caixas de ovos, potes de iogurtes, e, mais abaixo, embutidos, caixas de sucos, molhos, carnes. Mais à direita, uma lupa grande em cinza e preto e ao centro, texto: ALTO EM AÇÚCAR ADICIONADO, GORDURA SATURADA, SÓDIO.

EU VOU APRENDER

Capítulo 1 – De olho nos rótulos

Compreender o contexto de produção e circulação do artigo de opinião.

Capítulo 2 – Monitoramento nas redes sociais

Compreender o contexto de produção e circulação do debate regrado.

Cartaz. Cartaz na horizontal de cor azul. À esquerda, uma silhueta branca, com braços para frente, jogando uma folha de papel branca numa lixeira preta. À direita, texto: Não deixe que o lixo se torne um problema em sua vida. Lixo tem lugar certo. Na parte inferior, texto e símbolo de check de seleção. Não jogue lixo na rua. Não faça de terrenos lixões. Coloque o lixo em sacos plásticos. Respeite o horário de coleta.

EU APRENDI!

Atividades de compreensão textual, reflexão e análise da língua e da linguagem e ampliação da aprendizagem.

Ilustração. Fundo em laranja. Na parte superior, texto e ilustração em branco: 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS. Na parte inferior, um flecha na horizontal, com o formato do infinito.

VAMOS COMPARTILHAR

Mural: reciclagem em ação

Pesquisa, elaboração de artigo de opinião e composição de mural.

EU SEI

Sei defender minha opinião?

Nossa opinião é importante, e saber expressá-la é fundamental, seja em uma conversa em família ou entre amigos, sobre um assunto mais sério ou mesmo do cotidiano, como o esporte de que mais gostamos. Temos de estar abertos para o novo e também para mudar de opinião, caso consideremos que vale a pena.

Você já parou para pensar em como se posiciona durante uma discussão? Vamos conversar um pouco sobre isso?

Ícone. Atividade oral.
  1. Quando você concorda com algo, na sala de aula, você expõe sua posição aos colegas? Como e por quê?
  2. De que fórma você procura colocar seu ponto de vista quando discorda do que está sendo falado pelos demais?
  3. Como você defende sua opinião quando alguém expõe outra com a qual você não concorda?
  4. Você acredita que podemos mudar nossa opinião? Por quê?
  5. Quando alguém discorda de você, você abre espaço para a pessoa defender a posição? Explique.
  6. Para você, devemos tentar mudar a opinião das pessoas quando elas não pensam como nós? Por quê? Como fazer isso?
  7. Você acredita que, se todos pensassem da mesma fórma, tudo seria mais fácil? Por quê?
  8. Você já discutiu sobre liberdade de expressão. Na sua opinião, devemos tomar cuidado ao nos posicionarmos para não ferir a liberdade do outro? Explique.
  9. Diante de algumas situações polêmicas ou que geram conflitos, como você acredita que deve ser nosso posicionamento?
Ícone. Atividade em grupos.

10. Em grupos, observem as imagens a seguir.

Ilustração. Duas mãos uma de frente para a outra, dentro de círculo colorido. À esquerda, círculo em azul, mão com o contorno em branco e polegar para cima. À direita, círculo em rosa, mão com o contorno em branco e polegar para baixo.
Nossa opinião é importante e deve ser compartilhada.
Ilustração. Dez silhuetas de pessoas em pé, de diversas cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, rosa, rosa-claro. Cinco pessoas segurando um balão de fala.
Ilustração. Vários balões de falas, uns redondos e outros quadros de cores variadas, juntos formando um só balão de fala.
Quando expressamos uma opinião, seja em um ambiente físico ou virtual, devemos nos utilizar de estratégias para defender nosso ponto de vista, com bons e sólidos argumentos.
  1. Qual é a ideia transmitida pelas imagens? Discutam sobre o que vocês consideram opinião e a importância de expô-la de fórma clara e com argumentos que a sustentem, mas sem desrespeitar as opiniões diferentes.
  2. Compartilhem com os outros grupos o que vocês discutiram e ouçam as conclusões a que eles chegaram.
    1. Há diferenças entre as conclusões? Em caso positivo, quais?
    2. Há semelhanças? Se sim, quais?
  3. Discutam coletivamente para chegar a um ponto comum entre todos os grupos sobre a importância de expor as opiniões e respeitar os pontos de vista diferentes.

EU VOU APRENDER  Capítulo 1

De olho nos rótulos

Ícone. Atividade oral.

1. Observe os selos de rotulagem que entraram em vigor em 2022.

Ilustração. Três selos de rotulagem em preto e branco.
Da esquerda para a direita. Primeiro selo. Ilustração. Uma pequena lupa.
Texto: 
ALTO EM
Açúcar adicionado
Gordura saturada
Sódio
Segundo selo. Ilustração. Uma pequena lupa.
Texto:
ALTO EM
Gordura saturada
Açúcar adicionado
Sódio
Terceiro selo. Ilustração. Uma pequena lupa.
Texto:
ALTO EM
 Açúcar adicionado
Gordura saturada
Sódio.

▶ Você acha importante que os rótulos tragam informações nutricionais dos produtos? Por quê?

2. Lendo o título do artigo de opinião apresentado a seguir, composto de uma pergunta e uma resposta, o que você imagina encontrar no texto? Formule hipóteses. Depois, leia o artigo.

Observe o ano em que foi escrito o artigo e compare com o ano em que foi aprovado e implementado o novo modelo de rotulagem. Será que isso é importante para a sua compreensão do texto?

O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado?

Não Selo pode ser ineficaz

Advertência não traz informações suficientes ao consumidor

João Dornellas – Presidente-executivo da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos)

Nos últimos anos, rótulos dos alimentos ganham novas abordagens em todo o mundo. Mais de 40 países já adotaram a rotulagem nutricional frontal como estratégia para facilitar a utilização das informações nutricionais pelos consumidores.

Trata-se de um modelo que traz para a parte da frente das embalagens as principais informações nutricionais do alimento, de maneira a complementar a tabela nutricional. Não existe um padrão para esse modelo, e cada um leva em conta as características de seu país, como nível educacional, cultura e padrões alimentares.

Define-se, agora, o melhor modelo para o Brasil. Desde 2014 a Anvisa conduz um processo para alterar a legislação vigente, e após anos de debates com o setor produtivo e organizações da sociedade civilglossário , foi aberta consulta pública sobre o tema.

O modelo eleito pela Anvisa é o de advertência, inspirado no canadense. O design usa o formato de lupa para sinalizar altos teores de nutrientes – açúcares adicionados, gordura saturada e sódio – na porção de 100 gramas ou 100 mililitros de alimentos e bebidas.

A Rede Rotulagem, formada por 20 entidades do setor, acredita que um modelo informativo de rotulagem nutricional é o que melhor oferece ao consumidor as informações necessárias para fazer escolhas alimentares com autonomia e consciência, de acordo com suas características, preferências individuais e no contexto de uma dieta equilibrada.

Nesse sentido, há possibilidades de melhorias no modelo apresentado pela Anvisa. Colocar advertências em alimentos não é efetivo para mudança de hábitos de consumo, conforme admitido pelo ex-ministro da Saúde do Chile Jaime Mañalich. Lá, os rótulos dos alimentos recebem um selo de advertência no formato de um octógono preto. Mañalich, ao comentar a malsucedida experiência em seu país, declarou que o “uso massivoglossário de selos diminuiu a sensibilidade do consumidor”. Se tudo tem selo, que diferença faz?

Outro ponto de atenção é com relação à base de declaração da rotulagem, que deveria ser por porção consumida. Mais de 90% das porções regulamentadas pela própria Anvisa são menores do que 100 gramas ou 100 mililitros. Ao adotar esse critério, a proposta corre o risco de levar o consumidor ao engano. Por exemplo: uma barra de cereal de 30 gramas pode receber um rótulo dizendo que seu conteúdo é alto em açúcar, quando seria alto, de fato, em 100 gramas, e não em 30 gramas.

O modelo de advertência não traz informações suficientes para auxiliar o consumidor a avaliar e comparar os alimentos e fazer as melhores escolhas de acordo com suas necessidades pessoais e familiares. O que contribui para uma dieta equilibrada é a informação. Em vez de apenas um alerta “alto em”, defendemos o modelo com os avisos “baixo” (verde), “médio” (amarelo) ou “alto” (vermelho) – uma referência às cores do semáforo e com o percentual de (valor diário de quantidades de nutrientes que devemos consumir para uma alimentação saudável) para que o consumidor conheça a presença daquele nutriente na porção do alimento ou da bebida.

A indústria participa ativamente dos debates desde o início, pois a mudança no rótulo, com todas as informações essenciais na frente da embalagem e disponibilizadas de fórma prática e rápida, vem ao encontro de valores importantes para o setor (transparência e diálogo), além de beneficiar o maior interessado em todo esse processo: o consumidor brasileiro.

DORNELLAS, João. O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado? Não Selo pode ser ineficaz. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 outubro 2019.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.
  1. O assunto que você imaginou com base no título foi tratado no texto? Suas hipóteses se concretizaram? Explique.
  2. Na sua opinião, o posicionamento do autor ficou claro? Comente.
  3. Você considera esse assunto relevante para a sociedade? Por quê?

Os artigos de opinião, criados a partir de um fato noticiado, giram em torno de problemáticas sociais ou questões que sejam de interesse e relevantes para a sociedade. As discussões nos artigos de opinião são consideradas polêmicas porque, geralmente, há pontos de vista divergentes a respeito do assunto.

  1. Quem é o autor do artigo que você leu? Você acredita que ele tem credibilidade para falar do assunto?
  2. Qual é a posição (tese) do autor apresentada no artigo de opinião?
  3. Que tipo de linguagem é usada no artigo?
  4. Segundo o artigo, o que é levado em conta para elaborar um rótulo de alimentos?
  5. Por que, para o ex-ministro da Saúde do Chile, o sistema de selos não funcionou?
  6. No trecho “Se tudo tem selo, que diferença faz?”:
    1. O que o autor quis dizer com isso?
    2. Por que o selo é tão importante?
  7. Do ponto de vista do colunista, esse modelo de rotulação é falho e, para direcionar o leitor de fórma a fazer a leitura nesse sentido, ele utiliza argumentos que embasam seu ponto de vista. Identifique alguns desses argumentos.
Ilustração. Vista geral de cinco prateleiras de supermercado. Na parte superior, caixas de ovos, potes de iogurtes, e, mais abaixo, embutidos, caixas de sucos, molhos, carnes. Mais à direita, uma lupa grande em cinza e preto e ao centro, texto: ALTO EM AÇÚCAR ADICIONADO, GORDURA SATURADA, SÓDIO.
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabeleceu regras novas para a rotulagem nutricional dos alimentos embalados.

Para validar ou defender nosso posicionamento (tese), temos de usar argumentos, os quais criamos por meio de movimentos argumentativos. São eles:

  • sustentação – o autor apresenta argumentos alinhados à tese, ou seja, defende seu ponto de vista. Eles são construídos em um processo de adesão ao posicionamento defendido no texto;
  • refutação – o autor rejeita ou discorda das ideias contrárias às que defende, desqualificando o que é contrário; funciona como contra-argumentos à ideia defendida. São apresentados com a intenção de serem refutados ou invalidados pelo autor;
  • negociação – há um diálogo entre os argumentos, apresentando posições a favor e contrárias à tese. Ao apresentar esse argumento, o autor o considera válido, mas insuficiente, e tenta enfraquecê-lo.
  1. Qual desses movimentos argumentativos você acha que o autor utilizou no artigo?
  2. Releia este trecho do artigo.

Nesse sentido, há possibilidades de melhorias no modelo apresentado pela Anvisa. Colocar advertências em alimentos não é efetivo para mudança de hábitos de consumo, conforme admitido pelo ex-ministro da Saúde do Chile Jaime Mañalich.

  1. O que a expressão “nesse sentido” introduz?
  2. Qual é a função do termo “conforme”?
  1. Ao introduzir a voz do ex-ministro do Chile, o autor usa um tipo de argumento. Qual?
  2. Identifique, no artigo de opinião, outros operadores argumentativos como “nesse sentido” e anote-os.
  3. Para finalizar o artigo, o autor defende um modelo de rotulação. Qual seria esse modelo e por quê?
  4. Como o autor articula a conclusão do artigo à introdução?

O artigo de opinião é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, há a apresentação da tese, com a contextualização do assunto e o ponto de vista do articulista. No desenvolvimento, são apresentados os argumentos que sustentam a tese e os contra-argumentos, reforçados pelos movimentos e estratégias argumentativas. Na conclusão, o articulista confirma seu ponto de vista.

17. Você acredita que o autor concluiu o texto de fórma a convencer o leitor de seu posicionamento?

Outra opinião

18. Leia o artigo a seguir. Antes, analise a manchete e o título auxiliar: você acha que a posição dos autores é a mesma do autor do primeiro artigo de opinião? Por quê?

A poucos passos de um Brasil mais saudável

Modelo de rotulagem nutricional contribui diretamente na prevenção de doenças

Maria Edna de Melo

Mario Kehdi Carra

30 outubro 2019

O Brasil, desde 2006, tornou obrigatória a existência de informações nutricionais em embalagens de alimentos. Agora, temos a oportunidade de possibilitar à população mais esclarecimento a respeito do que ela está consumindo: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu uma consulta pública para decidir qual será o modelo de rotulagem nutricional a ser adotado no país.

O debate tem duas faces muito bem definidas: profissionais de saúde e organizações da sociedade civil, como a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), e, de outro lado, a indústria de alimentos. O modelo defendido pelo primeiro grupo consiste na presença de triângulos pretos que se destacam nos rótulos e informam com nitidez o excesso de ingredientes nocivos presentes em determinado produto.

Como organização de profissionais de saúde envolvidos no estudo da obesidade, é nosso dever participar ativamente desse processo. Rótulos mais adequados contribuem diretamente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (), que são hoje a principal causa de morte dos brasileiros e estão associadas ao consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada, açúcares ou sódio, como bolos industrializados, macarrão instantâneo, biscoitos recheados e muitos outros alimentos ultraprocessadosglossário .

Composição de fotografia e ilustrações.  Uma caixa de suco em laranja, com imagem de pedaços de laranja, com tampa redonda em branco. Acima, título: Suco Natural. Abaixo, uma caixa na horizontal em laranja, com título: Lasanha Bolonhesa. Na parte inferior, outras caixas, uma marrom de bolo caseiro, outra em branco de Biscoito salgado, uma vista parcialmente de cereal e na ponta da direita, um pote de iogurte de fruta com imagem de morangos. Em todas embalagens, um triângulo. Na parte superior, à direita, detalhe de três etiquetas com formato de um triângulo preto e texto: 
1 – Alto em sódio, Ministério da Saúde. 
2 – Alto em açúcar, Ministério da Saúde. 
3 – Alto em gorduras totais, Ministério da Saúde.
Rótulos aplicados em produtos conforme proposto pelo Idec e seguindo o modelo chileno.

É importante ressaltar que o modelo de advertência em formato de triângulos foi desenvolvido com base não em impressões vagas ou interesses comerciais, mas sim em evidências científicas e experiências internacionais, tendo como norte o interesse público. Diversos estudos comprovam, sucessivamente, a superioridade do modelo. Um deles mostrou que voluntários acertaram os ingredientes presentes em altas quantidades 75,7% das vezes ao serem apresentados à rotulagem com alertas em triângulos, contra apenas 35,4% de acertos quando consultaram a rotulagem defendida pela indústria.

Esse resultado é corroboradoglossário na prática no Chile, país percussor na adoção da rotulagem nutricional de advertência no mundo. Uma pesquisa conduzida pela Universidade do Chile descobriu que a nova fórma de apresentar as informações nutricionais trouxe mudanças expressivas nos hábitos alimentares da população. Metade das mães relataram usar as informações para saber se um alimento é saudável ou não e foi constatada uma diminuição substancial na compra de produtos altos em açúcar, como 25% de queda na compra de bebidas adoçadas e 14% na de cereais matinais. Acertadamente, por lá, produtos com alertas não podem sequer ser comercializados em escolas.

Não é questão de condenar os produtos industrializados, já que nem todos esses alimentos são ruins para a sua saúde. Praticamente todos os alimentos que consumimos são processados de alguma fórma, e contamos com eles para termos uma dieta saudável.

Frente ao corpo de evidências científicas indiscutivelmente favorável e a necessidade urgente de medidas populacionais para frear o avanço das , a nossa expectativa é grande pela implementação da rotulagem frontal no formato de triângulos, permitindo que o brasileiro possa fazer escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e sustentáveis.

O momento é um divisor de águas para a saúde no país. A consulta pública estará aberta até o dia 6 de novembro. A Anvisa sugere um modelo nunca testado no Brasil, nem comparado ao modelo de advertência – ou seja, fraco em evidência científica!

O que está em discussão aqui é o futuro da saúde de todos os brasileiros, e a informação é nossa maior aposta no combate ao avanço das .

MELO, Maria Edna de; CARRA, Mario Kehdi. A poucos passos de um Brasil mais saudável. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 outubro 2019. Disponível em: https://oeds.link/5QDdwa. Acesso em: 21 junho 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões no caderno.

  1. No título, qual é a contribuição da expressão “a poucos passos” na construção de sentidos?
  2. Quais figuras de linguagem podemos perceber no título?
  3. O título está adequado ao que é discutido e defendido ao longo do artigo? Por quê?
  4. Identifique a apresentação do assunto e a tese dos autores.
  5. No segundo parágrafo, que expressão é utilizada para introduzir quem defende a tese contrária?
  6. Desde o início, os autores deixam claro quem são os atores desse debate a favor e contra a nova rotulagem. Você acha que isso é intencional? Por quê?
  7. Na tese, é dito que o modelo é defendido pelo primeiro grupo. A quem os autores se referem?
  8. Qual é o argumento que fortalece a ideia de que os triângulos pretos ajudariam na prevenção de doenças crônicas?
  9. A diminuição na compra de produtos com alto teor de açúcar está diretamente ligada a qual argumento?
  10. Cite dois argumentos que mostram a eficiência da rotulagem defendida.
  11. Os autores começam o segundo parágrafo com uma inversão. Podemos dizer que isso fortalece o que eles irão apresentar depois como argumento? Por quê?
  12. Ainda sobre esse parágrafo, os articulistas lançam mão de alguns modalizadores. Quais?
  13. Nesse parágrafo, podemos dizer que os articulistas introduzem um argumento de sustentação?
Versão adaptada acessível

Atividade 14.

O que o termo “como” introduz no trecho seguinte?

14. O que o termo destacado introduz no trecho seguinte?

reticências estão associadas ao consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada, açúcares ou sódio, como bolos industrializados, macarrão instantâneo reticências

Versão adaptada acessível

Atividade 15.

Observe as expressões “É importante ressaltar que” e “mas sim” neste trecho.

15. Observe as expressões destacadas neste trecho.

É importante ressaltar que o modelo de advertência em formato de triângulos foi desenvolvido com base não em impressões vagas ou interesses comerciais, mas sim em evidências científicas e experiências internacionais,

  1. O que a primeira expressão indica?
  2. A expressão “mas sim” introduz qual movimento argumentativo?

16. Releia este outro trecho.

Diversos estudos comprovam, sucessivamente, a superioridade do modelo. Um deles mostrou que voluntários acertaram os ingredientes presentes em altas quantidades 75,7% das vezes ao serem apresentados à rotulagem com alertas em triângulos, contra apenas 35,4% de acertos quando consultaram a rotulagem defendida pela indústria.

  1. Na sua opinião, por que os articulistas resolveram apresentar dados estatísticos de um estudo sobre o modelo em formato de triângulos?
  2. Leia o quadro a seguir.

As argumentações podem ser construídas de diversas fórmas.

Argumento de autoridade: quando se usa o prestígio e a notoriedade de algum autor ou especialista no assunto para sustentar a argumentação.

Argumento de causa e efeito: tem o objetivo de ilustrar as consequências advindas de determinado fato.

Argumento de exemplificação: por meio de fatos ou acontecimentos pessoais, exemplifica ou ilustra o argumento defendido.

Argumento de comparação: fundamenta o ponto de vista a partir da comparação de ideias diferentes, apresentando semelhanças e diferenças.

Argumento de provas: apresenta provas difíceis de contestar, como dados estatísticos e fatos históricos, para comprovar o argumento.

▶ Em que tipo de argumento se enquadram os dados estatísticos?

17. Os dois artigos de opinião apresentados nesta seção utilizam a mesma experiência para embasar um de seus argumentos, mas com enfoques diferentes. Qual é ela? Que tipo de argumento é usado em cada caso?

LÍNGUA E LINGUAGEM

Orações subordinadas substantivas

Responda às questões no caderno.

1. Releia este trecho do artigo “O novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos industrializados é adequado?”.

A Rede Rotulagem, formada por 20 entidades do setor, acredita que um modelo informativo de rotulagem nutricional é o que melhor oferece ao consumidor as informações necessárias para fazer escolhas alimentares com autonomia e consciência, de acordo com suas características, preferências individuais e no contexto de uma dieta equilibrada.

Nesse sentido, há possibilidades de melhorias no modelo apresentado pela Anvisa. Colocar advertências em alimentos não é efetivo para mudança de hábitos de consumo, conforme admitido pelo ex-ministro da Saúde do Chile Jaime Mañalich. Lá, os rótulos dos alimentos recebem um selo de advertência no formato de um octógono preto. Mañalich, ao comentar a malsucedida experiência em seu país, declarou que o “uso massivo de selos diminuiu a sensibilidade do consumidor”. Se tudo tem selo, que diferença faz?

Versão adaptada acessível

Atividade 1, item a.

Considere os seguintes verbos do trecho: “acredita”, “colocar”, “recebem”, “comentar” e “declarou”. Com relação à significação, o que eles têm em comum?

  1. Observe os verbos destacados. Com relação à significação, o que eles têm em comum?
  2. Com relação à transitividade, como esses verbos se classificam?
  3. Como você chegou a essa classificação?

Como já sabemos, no período composto por subordinação, as orações estabelecem entre si relações de dependência sintática. Os verbos destacados na atividade anterior exigem algum tipo de complemento, pois têm uma significação incompleta. Em todos os casos, o termo que funciona como complemento não é um substantivo ou uma palavra substantivada, mas sim uma oração que desempenha a função de substantivo. Para entender melhor, observe os exemplos a seguir.

A menina disse toda a verdade.

A menina disse que a festa do colégio foi adiada.

No primeiro caso, o sintagma nominal “toda a verdade” funciona como objeto direto do verbo “dizer”. Trata-se, portanto, de um período simples, organizado em torno de apenas um verbo. Já no segundo exemplo, temos duas orações, cada uma estruturada em torno de um verbo. Logo, temos um período composto por subordinação, pois a segunda oração – “a festa do colégio foi adiada” – funciona como objeto direto do verbo “dizer”. Assim, essa oração exerce a função que um sintagma nominal (cujo núcleo é sempre um substantivo) exerceria em um período simples. Vale lembrar que, nesse período, a oração à qual se associa a oração subordinada é chamada de oração principal.

As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de um termo cujo núcleo é um substantivo.

2. Leia esta tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por dois quadros. Apresenta como personagens: um general, senhor calvo, com partes de cabelos brancos e bigode da mesma cor, com camisa de gola branca, gravata e blusa de mangas compridas em verde. A mulher dele, senhora de cabelos encaracolados brancos, de blusa de mangas compridas em azul e detalhes na gola e mangas em vermelho, com óculos de grau. Uma mulher de cabelos curtos loiros, de blusa regata em preto e colar em pérolas brancas. Q1 – O general visto da cintura para cima, segurando na mão direita uma caneca em azul com uma estrela. Ele diz: ACHO QUE VOU ME APOSENTAR. À direita, a mulher olhando para ele, diz: NEM PENSE EM FICAR DENTRO DE CASA ME ATORMENTANDO O TEMPO TODO! Ao fundo, à direita, vista parcialmente em marrom e vidro azul. Q2 – A mulher loira, de frente para a mesa marrom, faz uma pergunta para o general, que está sentado atrás da mesa: VAI PEDIR PRA CONTINUAR NA ATIVA? O general, escrevendo com caneta preta na mão direita, responde: SIM, PRA MANTER A SANIDADE.

WALKER, Mort. Recruta Zero. Estadão, São Paulo, 29 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/3E0Xkk. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. Por que a fala do general deixou sua esposa incomodada?
  2. O que causa o humor da tirinha?
  3. No primeiro quadrinho, o verbo “achar” é transitivo direto ou indireto? Qual é seu complemento?
  4. Ainda no primeiro quadrinho, como se classifica, quanto à transitividade, o verbo “pensar” utilizado pela mulher do general?
  5. No segundo quadrinho, a secretária utiliza o verbo “pedir” em sua pergunta ao coronel. Nesse caso, o verbo é transitivo direto. Que trecho exerce a função de complemento, ou seja, de objeto direto desse verbo?

De modo geral, as orações subordinadas substantivas podem desempenhar seis funções sintáticas: de sujeito, de objeto direto, de objeto indireto, de predicativo, de complemento nominal e de aposto.

Vamos conhecer melhor a estrutura dessas orações.

a. Oração subordinada substantiva subjetiva: exerce a função de sujeito da oração principal.

Esquema. Frase: É necessário que você chegue cedo.
É: verbo de ligação
Necessário: predicativo do sujeito
que você chegue cedo: oração subordinada substantiva subjetiva
Esquema. Frase: Ficou decidido que todos colaborariam com alguma coisa.
Decidido: verbo na voz passiva
que todos colaborariam com alguma coisa: oração subordinada substantiva subjetiva
Esquema. Frase: Convém que você chegue cedo.
Verbo unipessoal: Convém
oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue cedo.

b. Oração subordinada substantiva objetiva direta: exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.

Esquema. Frase: Ele finalmente assumiu que estava apaixonado.
verbo transitivo direto: assumiu
oração subordinada substantiva objetiva direta: que estava apaixonado.

c. Oração subordinada substantiva objetiva indireta: exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal.

Esquema. Frase: A diretora não gostava de que a interrompessem.
verbo transitivo indireto: gostava
oração subordinada substantiva objetiva indireta: que a interrompessem.

d. Oração subordinada substantiva completiva nominal: exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.

Esquema. Frase: Aninha tinha certeza de que venceria.
nome (substantivo): certeza
oração subordinada completiva nominal: que venceria.

e. Oração subordinada substantiva predicativa: exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.

Esquema. Frase: A exigência dos clientes era que o gerente fosse recontratado.
Sujeito: A exigência dos clientes
verbo de ligação: era
oração subordinada substantiva predicativa: que o gerente fosse recontratado.

f. Oração subordinada substantiva apositiva: exerce a função de aposto de algum nome presente na oração principal.

Esquema. Frase: Antes de se mudar, fez um apelo: que cuidassem de seu jardim.
oração subordinada substantiva apositiva: que cuidassem de seu jardim.
Ícone. Atividade em dupla.

3. Leiam o seguinte cartaz.

Cartaz. Fundo em tons de rosa e símbolos diversos. Uma menina de cabelos curtos em azul, penteados em chuquinha. Ela usa blusa de mangas compridas em amarelo e bolinhas brancas, com bermuda listrada e meias brancas, de sapatos pretos. Ela olha para frente, sorrindo, com o braços para a esquerda, perna esquerda levantada. Na parte superior, balão de fala branco com texto dentro: VOCÊ SABIA QUE? 
Abaixo, à direita, texto: Profissionais da assistência social têm um papel essencial na prevenção e resposta à violência? Por isso, é importante que eles e elas comuniquem ao Conselho Tutelar sempre que souberem ou suspeitarem de casos de violência contra crianças e adolescentes.
Ponta inferior esquerda: ECA - BRASIL

UNICEF. Campanha Estatuto da Criança e do Adolescente 30 anos. Brasília, Distrito Federal, 202?. Disponível em: https://oeds.link/nVQAty. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. Vocês tinham conhecimento da informação veiculada no cartaz?
  2. Onde ele pode ser encontrado ou compartilhado?
  3. Com qual finalidade ele foi produzido?
  4. O título do cartaz apresenta um verbo que precisa de complemento, ou seja, um verbo transitivo. Qual oração do texto tem a função de complementá-lo? Como ela se classifica?
  5. Considerando o objetivo do cartaz, por que os autores teriam optado por iniciá-lo com uma oração sintaticamente dependente de outra, no formato “Você sabia”?
  6. No trecho “Por isso, é importante que eles e elas comuniquem ao Conselho Tutelar”, que função a oração subordinada exerce em relação à oração principal?

4. Analisem esta charge.

Charge. Charge composta por dois quadros. Apresenta como personagens: menino de cabelos em cinza, de camiseta azul e detalhes em laranja, de bermuda verde e sapatos laranjas. A mãe, uma mulher de cabelos curtos em laranja, de regata e sapatos em rosa e saia até os joelhos em lilás. O pai, um homem de cabelos grisalhos, com camiseta verde, calça lilás e sapatos em cinza. As cenas se passam em locais diferentes. Q1 – À esquerda, o menino sentado sobre a cama marrom, colchão e travesseiro brancos, olhando para seu pai e sua mãe, triste, com as mãos sobre os joelhos. Perto dele, a mãe olhando para ele, nervosa e dedo indicador da mão direita para cima, diz: ESTOU ENVERGONHADA. NOSSO FILHO COLOU NA PROVA! O pai à direita, nervoso, segurando na mão direita uma folha branca, texto em preto e xis em vermelho. Ele fala: VOCÊ ACHA QUE É ESPERTO? SER DESONESTO É COISA DE MALANDRO! Q2 – A mulher e o homem dentro de um carro amarelo. O homem no banco de motorista, diz: EU SOU DEMAIS! CONSEGUI ENROLAR O GUARDA DE TRÂNSITO E CANCELAR A MULTA POR ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO! Ele olha para a mulher sorrindo e ela também, diz: ESTOU ORGULHOSA, QUERIDO. VOCÊ É MUITO ESPERTO! Ao fundo, à direita, um homem visto da cintura para cima, de costas, de cabelos e bigode grisalhos, com farda, chapéu sobre a cabeça e camiseta em azul. Ele segura uma folha branca na mão direita. Perto dele, muro rosa e vista ao fundo, cidade com grama verde e prédios um perto do outro. No alto, céu em azul-claro.

ARIONAURO. Charge Honestidade. Arionauro Cartuns. [sem local], 8 novembro 2018. Disponível em: https://oeds.link/PaeHDw. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. No primeiro quadrinho, o que as falas dos pais do garoto revelam?
  2. Ainda nesse quadrinho, qual é a função sintática da oração que complementa o sentido do verbo “achar”?
  3. Ao perguntar ao filho “Você acha que é esperto?”, o que o pai pretende?
  4. No segundo quadrinho, é possível compreender a crítica presente na charge. Qual seria essa crítica?

5. Leia a notícia a seguir.

Dormir pouco leva adolescentes a consumir mais açúcar, mostra estudo

Um estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, concluiu que dormir pouco impacta negativamente a alimentação dos adolescentes.

Nos dias em que dormiram por seis horas e meia, os indivíduos consumiram mais alimentos ricos em carboidratos e adição de açúcar, menos frutas e legumes e mais bebidas açucaradas do que ao manter um padrão de sono saudável.

reticências

“O que é interessante é que dormir menos não fez com que os adolescentes comessem mais do que seus pares que dormiram saudavelmente, mas dormir menos fez com que os adolescentes comessem mais porcarias”, afirma a autora principal do estudo, Kara Duraccio.

Os pesquisadores estimam que, em um ano letivo, adolescentes que dormem pouco consomem 2 quilogramas a mais de açúcar do que se dormissem o recomendado de 8 a 10 horas. São 12 gramas extras por dia, considerando um ano letivo de 180 dias.

reticências

Fotografia. Um menino deitado sobre uma cama com a cabeça sobre travesseiros brancos e lençol da mesma cor sobre o corpo. Ele é visto da cintura para cima, de cabelos e sobrancelhas em preto, olhos fechados e de camiseta azul.
O sono pode impactar na alimentação dos adolescentes. Por isso, dormir bem é fundamental.

BETTONI, Natalie Vanz. Dormir pouco leva adolescentes a consumir mais açúcar, mostra estudo. Tecmundo. [sem local], 20 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/pcYgdo. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. Qual é o objetivo dessa notícia?
  2. Como se classifica a oração subordinada presente no primeiro parágrafo? Por que a autora teria utilizado essa oração?
  3. No terceiro parágrafo, a autora faz uma comparação e, ao mesmo tempo, uma apreciação da descoberta. Para tanto, utilizou uma oração subordinada. Qual é essa oração e como se classifica?

EU VOU APRENDER  Capítulo 2

Monitoramento nas redes sociais

Ícone. Atividade oral.
  1. Na sua opinião, o que é um debate regrado?
  2. Para você, há assuntos específicos que podem ser temas de um debate?
  3. Em que situações você acha que acontecem debates regrados?
  4. Em que meio eles são veiculados?
  5. Como você acha que é a organização de um debate para que todos os debatedores tenham a palavra e exponham e defendam suas opiniões?

Sendo um gênero argumentativo oral, o debate acontece por meio da fala durante a interação dos participantes. Ele é regrado quando segue regras preestabelecidas que devem ser respeitadas por todos para garantir a exposição das argumentações e contra-argumentações, como o tempo de fala de cada um e o direito a réplica.

6. Leia um trecho transcrito do debate regrado realizado na Olimpíada de Língua Portuguesa CENPEC, em 2014.

Moderador: O tema que vamos debater será: “A fórma de monitoramento das empresas implanta tendências, gostos e comportamentos de jovens nas redes sociais. Isso é nocivo?” reticências Pessoal do não, vocês têm três minutos para a resposta àquela nossa questão.

Dupla de debatedores um: As redes sociais são uma realidade reticências, elas existem e a maioria de nós utiliza. As empresas de marketing, publicidade e propaganda se adaptam ao mercado, e o mercado atual somos nós Elas utilizam nossos dados nas redes sociais para informar o produto que atenda às nossas necessidades, é claro que elas querem aumentar as vendas, reticências elas querem atrair mais clientes, elas querem aumentar a quantidade de clientes, mas isso é claro, é o mundo em que nós vivemos atualmente Se elas sabem quais as nossas tendências, quais os nossos gostos, quais as nossas vontades, é muito mais fácil elas oferecerem um produto adequado a cada um de nós. Quando nós entramos nas redes sociais, existe uma coisa chamada termos de uso; a gente clica lá, li e concordo, ninguém lê e todo mundo concorda, porque a gente precisa disso para fazer parte da rede social. Lá é previsto que utilizem nossos dados como fórma de monitoramento para empresas de marketing. A responsabilidade então é nossa e não das empresas do que nós publicamos.

reticências Se as empresas veem alguma menção negativa sobre os produtos, elas vão procurar, vão estudar, fazer melhorias para que possam melhor atender aos seus clientes. reticências

Moderador: Agora é o pessoal do sim que vai ter a réplica, com dois minutos.

Dupla de debatedores dois: reticências nós acreditamos que realmente, sim, é prejudicial porque a equipe anterior acabou de falar que as empresas não interferem na questão do consumo Esses dias uma amiga minha foi procurar uma televisão na internet e procurou a televisão e encontrou a televisão, ok! Comprou a televisão. No outro dia vários anúncios em blogues que ela entrava apareciam outras televisões, ou seja, no outro dia que ela foi navegar na internet apareciam várias janelas ao mesmo tempo oferecendo um produto que ela já tinha comprado, então você não tem a liberdade de comprar o produto que você quer, você acaba sendo influenciado por uma rede que quer simplesmente vender, vender e vender E vender causa o quê? Consumismo. Consumismo é bom ou ruim?

reticências

O consumo é o motivo da crise, a inadimplência vai gerar crise, a crise econômica do nosso sistema reticências; a rede social hoje nada mais serve do que instrumento de manutenção desse sistema reticências, o sistema precisa de gente consumindo, precisa de propaganda, gente aderindo que consumir é bom Eu acho assim que a gente está inserido no sistema e a gente tem que ter consciência de que o consumismo está sim presente nas redes sociais. reticências

Ilustração. Dois jovens em pé, um perto do outro, cada um de frente para um púlpito marrom, com um pequeno microfone. À esquerda, um homem de cabelos pretos para a direita, de camiseta em branco, com gravata azul, calça cinza e sapatos da mesma cor. Ele está com a mão esquerda para cima. Ao lado, um jovem de cabelos encaracolados em marrom, de camisa branca e gravata em laranja, calça e sapatos em cinza. No púlpito esquerdo, etiqueta e microfone em azul e, no púlpito direito, etiqueta e microfone em laranja.

OLIMPIADALP CENPEC. Debate – 2º Bloco. YouTube. [sem local]. 26 novembro 2014. Disponível em: https://oeds.link/5n2Avy. Acesso em: 25 junho 2022.

COMPREENSÃO TEXTUAL

Responda às questões do caderno.

  1. Para você, o tema desse debate regrado é polêmico? Por quê?
  2. Na sua opinião, os debatedores se prepararam antes para o debate? Explique.
  3. Com base na transcrição do debate, qual é a faixa etária dos participantes? Formule hipóteses.
  4. Pelo que você leu do debate, ele foi conduzido de fórma respeitosa?

No debate regrado, devem ser preservados o respeito pelo outro debatedor, o direito de ele expor sua opinião, assim como de replicar, aguardando os turnos de fala.

Como os participantes têm de defender seu ponto de vista, expor suas opiniões, precisam argumentar e contra-argumentar, o que requer conhecimento do assunto e a escolha do tipo de argumento mais adequado. Os envolvidos buscam estratégias para defender seus posicionamentos e convencer quem os escuta de que estão com a razão.

  1. O grau de formalidade ou informalidade de um debate depende da situação em que ele se dá. No debate em estudo, a situação parece ser formal ou informal? Justifique.
  2. Qual é o público do debate em questão?

O público ou a audiência em um debate regrado depende de alguns elementos, como o tema, quem são os debatedores e a relação deles com o assunto a ser debatido.

  1. Quais são os argumentos utilizados pelos debatedores a favor das redes sociais e quais são usados contra?
  2. Na sua opinião, o debatedor citar o caso de uma amiga é um argumento convincente? Por quê? Qual é o tipo de argumento usado?
  3. Para quem acredita que o monitoramento das empresas na rede social:
    1. é nocivo, o argumento de que o objetivo é “vender, vender e vender” é válido? Justifique.

b. não é nocivo, o argumento de que se as redes não conhecem as tendências, os gostos e as vontades dos jovens, não podem oferecer um produto adequado a cada um é bom? Justifique.

No debate regrado, expressar-se de maneira correta é fundamental. Por isso, a fala deve ser clara. Além disso, deve haver harmonia entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal (gestos, expressões faciais e corporais). Outro ponto importante é escolher bem as palavras, os tempos verbais, os operadores argumentativos, os movimentos de argumentação, os tipos de argumentos, ou seja, tudo o que for necessário para estabelecer a estratégia argumentativa de modo a persuadir o público.

10. Quando o debatedor utiliza o argumento de que todos nós damos liberdade às empresas de marketing, publicidade e propaganda para que acessem nossos dados, por meio de termos de consentimento, você acredita que isso já torna as redes nocivas? Justifique.

O debate regrado é composto pelo mediador (ou moderador), que apresenta as regras, explica os turnos dos participantes e direciona a vez de cada debatedor. Cabe também a ele intervir para que um participante não interrompa o outro, preservar a ordem e os limites e permitir ou não a participação do público.

Os debatedores são os que têm a participação mais ativa, expondo suas posições sobre o tema dentro do tempo estipulado e utilizando estratégias argumentativas.

O público ouve ou assiste ao debate e, dependendo das regras, pode ou não dirigir perguntas aos debatedores.

Ilustração. À frente, pessoas vistas de costas, sentadas de frente para um palco azul e, nele, uma mesa branca com seis pessoas sentadas de frente para ela e microfones. Três homens e três mulheres sentados próximos uns aos outros. Da esquerda para a direita, um homem de cabelos e bigode castanhos e camiseta branca; uma mulher de cabelos em coque, castanhos e blusa de cor cinza. Um homem de cabelos castanhos e blusa de mangas compridas em marrom; uma mulher de cabelos castanhos e blusa cinza; um homem de cabelos e barba castanhos e blusa cinza de manga comprida; mulher de cabelos castanhos presos em rabo de cavalo, de blusa cinza de mangas compridas. Ao fundo, cenário de cor azul-claro e silhuetas de continentes.

LÍNGUA E LINGUAGEM

Pronome relativo

Responda às questões no caderno.

Ícone. Atividade oral.

1. Observe este cartaz.

Cartaz. Cartaz na horizontal. Ao redor, peças de roupas espalhadas. Na parte superior, casacos, calças em cinza. Mais abaixo, calça à esquerda em azul e, à direita, calça bege. Mais abaixo, à esquerda, cobertor em cinza e, à direita, casaco em preto. Ao centro, texto: GENTE BOA DOA ROUPA BOA QUE TAL DOAR ROUPAS QUE REALMENTE FAÇAM A DIFERENÇA NO INVERNO DE ALGUÉM? DOE ROUPAS, CALÇADOS E COBERTORES QUENTES E EM BOM ESTADO! CAMPANHA DO AGASALHO 2017

SAPIRANGA. SOLIDARIEDADE – Sapiranga lança nesta sexta-feira a campanha Gente Boa Doa Roupa Boa. Prefeitura Municipal de Sapiranga, Sapiranga, 27 março 2017. Disponível em: https://oeds.link/VKnuJw. Acesso em: 3 julho 2022.

  1. Na parte central do cartaz, há uma informação em destaque, indicando que merece mais atenção. Considerando o objetivo da campanha, o que se pode supor em relação a essa informação?
  2. Relacione essa informação ao slogan da campanha, que aparece na parte superior do cartaz.
  3. Na oração “que realmente façam a diferença no inverno de alguém”, qual é a função da palavra em destaque? A que classe gramatical ela pertence?
  4. Na oração “Doe roupas, calçados e cobertores quentes e em bom estado”, como se classifica morfologicamente o termo em destaque?
  5. Se quiséssemos substituir esse termo por uma oração de igual valor semântico, como deveríamos reescrever esse trecho?
Versão adaptada acessível

Atividade 1, itens c até e.

  1. Na oração “que realmente façam a diferença no inverno de alguém”, qual é a função da palavra “que”? A que classe gramatical ela pertence?
  2. Na oração “Doe roupas, calçados e cobertores quentes e em bom estado”, como se classifica morfologicamente o termo “em bom estado”?
  3. Se quiséssemos substituir esse termo por uma oração de igual valor semântico, como deveríamos reescrever esse trecho?

Como já sabemos, os pronomes são palavras cuja função é representar ou acompanhar o substantivo, mostrando sua posição com relação às pessoas do discurso. Além disso, os pronomes podem situar esse substantivo no espaço e no tempo.

Voltando ao cartaz analisado na atividade anterior, verificamos que a oração em destaque é iniciada por um pronome relativo. Para entender melhor a sua função, vamos reler novamente o período:

Esquema. Frase: Que tal doar roupas que realmente façam a diferença no inverno de alguém?
Flecha de: que, para: roupas.

Analisando a segunda oração, poderíamos nos perguntar quem é o sujeito de “façam”, ou seja, quem ou o que faz a diferença no inverno de alguém. A resposta certamente seria o termo “roupas”, porém é preciso ter em mente que, nessa oração, ele está representado pelo pronome relativo que, cuja função é retomar o substantivo citado na oração anterior. Caso ele não tivesse sido utilizado, o período ficaria mais ou menos desta fórma:

Que tal doar roupas e que essas roupas façam a diferença no inverno de alguém?

Embora o período seja perfeitamente compreensível, a repetição do substantivo “roupas” seria desnecessária, uma vez que o termo pode ser substituído pelo pronome relativo que. Assim, ele foi um recurso utilizado para garantir a coesão do texto, tornando-o menos repetitivo. Para entender melhor, observe este outro exemplo:

Eu achei o livro. Você deixou o livro em cima da mesa.

Nesse outro caso, ambas as orações são perfeitamente compreensíveis. No entanto, elas poderiam ser unificadas em um período, eliminando a repetição do substantivo “livros”. Desse modo, teríamos a seguinte estrutura:

Esquema. Frase: Eu achei o livro que você deixou em cima da mesa.
Flecha de: que, para: livro.

Os pronomes relativos podem ser sintetizados no quadro a seguir. Existem pronomes relativos variáveis, ou seja, que admitem algum tipo de flexão, e pronomes relativos invariáveis, isto é, que têm fórma fixa.

Variáveis

Invariáveis

o/a qual, o(s)/a(s) quais
cujo(s), cuja(s)
quanto(s), quanta(s)

que
quem
onde, aonde

2. Leia a notícia.

Gaia apresentará mapa sem igual da Via Láctea na próxima segunda-feira

reticências

A missão Gaia, cujo observatório espacial desenvolveu um detalhado mapa tridimensional da Via Láctea, apresenta nesta segunda-feira (11) uma nova versão com informações sobre a localização, trajetórias e características de cérca de 2 bilhões de objetos.

A comunidade de astrônomos poderá mergulhar, a partir das 7horas00 (horário de Brasília) de segunda-feira, no terceiro catálogo de dados coletados pelo instrumento, além de 50 artigos científicos sobre uma série de objetos celestes.

As informações vão desde mais de 150 000 asteroides do Sistema Solar, “cujas órbitas foram calculadas com uma precisão incomparável”, passando por dados de 1,5 bilhão de estrelas na Via Láctea, até aqueles relativos a outras galáxias e quasares, disse à á éfe pê François Mignard, um dos coordenadores do projeto da Agência Espacial Europeia (ESA).

O observatório Gaia, em operação desde 2013, está localizado no ponto Lagrange 2 (L2), onde, devido às influências gravitacionais dos diferentes corpos, permanece em equilíbrio orbital a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

reticências

Fotografia. Observatório espacial de Gaia. Em um local com nuvens escuras na parte superior, em tons de azul e partes em roxo. À esquerda, partes em marrom-claro. À direita, objeto de tamanho médio, de formato arredondado e, ao centro, forma tubular na vertical.
Observatório espacial Gaia.

á éfe pê. Gaia apresentará mapa sem igual da Via Láctea na próxima segunda-feira. Tilt UOL, Paris, 11 junho 2022. Disponível em: https://oeds.link/3rwgRO. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Do que trata a notícia lida?
  2. De acordo com o texto, quais são as novidades trazidas no catálogo e nos 50 artigos científicos que serão divulgados?
  3. No primeiro e no terceiro parágrafos, há dois pronomes relativos. Quais são eles, a quem se referem e que relação estabelecem entre os substantivos aos quais se ligam?
  4. No quarto parágrafo, é utilizado outro pronome relativo. Qual é ele e a que se refere?

3. Leia a tirinha.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Dois elefantes de tamanho médio, de cor cinza, ambos com presas de marfim em branco e tromba média. E outros personagens, dois meninos e uma menina. Q1 – À esquerda, os dois elefantes com o corpo para a direita, da cabeça para cima. Um dos elefantes, diz: LEMBRA A BAGUNÇA QUE A GENTE FEZ NO JARDIM DA INFÂNCIA? Q2 – À esquerda, os dois elefantes na mesma posição, um dos elefantes fala: PARECE QUE FOI ONTEM! O outro elefante, acrescenta: E FOI! Q3 – Texto: ONTEM. À frente, três rostos de crianças vistas parcialmente, uma ao lado da outra. Da esquerda para a direita: um menino de cabelos loiros; uma menina de cabelos castanhos, com um laço preto sobre a cabeça. À direita, um menino de cabelos curtos e bochechas cheias. Ao fundo, à esquerda, uma balança de playground em cinza, uma escada, brinquedos e, à direita, os dois elefantes com as trombas para cima, em meio aos brinquedos. À direita, um escorregador verde, desmontado, outra casa pequena cinza, de telhado marrom, entre outros brinquedos espalhados.

GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 fevereiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/Q86rxL. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. O que provoca o humor na tirinha?
  2. Em que medida a ilustração do terceiro quadrinho contribui para o humor da tirinha?
  3. Na tirinha, observamos que o termo “que” foi utilizado duas vezes. Em qual delas ele funciona como pronome relativo? A que termo se refere?
  4. Que função sintática esse pronome desempenha na oração em que aparece?
  5. Na outra ocorrência, o “que” foi utilizado com qual finalidade?
  1. Faça a junção das orações utilizando pronomes relativos.
    1. Fiquei emocionado ao ver a biblioteca. Eu estudava na biblioteca quando pequeno.
    2. Nós iremos ao clube na próxima semana. Você conhece o clube?
    3. Essa é a professora de História. Eu falei da professora de História.
    4. A garota viu a sacola. A moça esqueceu a sacola no banco.
    5. Essa é minha tia. O livro de minha tia foi premiado no ano passado.
    6. O menino olhava com emoção o avião. O avião passava pelo quintal de sua casa.

VOCÊ É O AUTOR!

Artigo de opinião

Em artigos de opinião, geralmente encontramos questões de importância para boa parte da população sobre as quais a sociedade necessita discutir. Ao depararmos com o pensamento e a opinião do outro, podemos revisitar nossos conceitos e mudá-los se estivermos na direção errada.

Ícone. Atividade em grupos.
  1. Proposta: produzir, em grupos, um artigo de opinião para ser publicado no jornal da turma sobre o tema “A eficácia da rotulagem de produtos alimentícios”, tendo como público-alvo a comunidade escolar.
  2. Para o planejamento, estabeleçam alguns critérios, como os sugeridos a seguir.
    1. Pensem no recorte que farão do tema.
    2. Decidam se irão se posicionar a favor ou contra.
    3. Identifiquem o que já sabem sobre o tema e o que precisam saber. Com base nisso, pesquisem na biblioteca ou on-line as informações necessárias. Ao fazerem as consultas, chequem os fatos e verifiquem a qualidade das informações.
    4. Selecionem as informações que serão utilizadas e as organizem em fichários, por exemplo, colocando também a fonte de onde foram retiradas para o caso de citações.
    5. Grifem ou deixem destacadas as partes que poderão servir de argumentos.
    6. Definam qual será a tese de vocês.

Para ampliar

Crie o hábito de ler os rótulos. Drauzio Varella.

Neste vídeo, Drauzio Varella vai ajudá-lo a entender por que devemos ler os rótulos de produtos que são comercializados. Disponível em: https://oeds.link/5DXfIu. Acesso em: 25 junho 2022.

Ilustração. Na parte superior, uma nuvem de cor azul e, dentro, duas peças de quebra-cabeça. À esquerda e à direita, duas pessoas de cabelos azuis, vestidas de blusa de mangas compridas em roxo e calça em azul-marinho. O da esquerda está com o braço esquerdo para cima, perto da peça dentro da nuvem. O da direita, segura uma peça de quebra-cabeça em amarelo com a mão esquerda. Na parte inferior, peças de quebra-cabeça em amarelo, azul e verde.

3. Elaboração: esbocem os argumentos que vocês podem usar a favor da tese para sustentá-la; alguns que podem ser usados em uma negociação e os que podem ser usados para refutar algum argumento do adversário. Levem em conta a estrutura do artigo de opinião. Vejam o modelo sugerido.

Ícone modelo.

Introdução

Contextualização

Apresentação da tese

Desenvolvimento

Apresentação de argumentos I

Apresentação de argumentos II

Apresentação de argumentos III

Conclusão

  1. Pensem na ordem em que os argumentos serão apresentados, nos movimentos argumentativos que serão utilizados, nos modalizadores e nos operadores argumentativos, bem como na escolha das palavras, nos modos e tempos verbais, entre outros.
  2. Criem um título atrativo para o leitor e coerente com o texto produzido.
  3. Ao terminarem, leiam o texto produzido em voz alta para que todos do grupo percebam se as ideias ficaram claras e se é necessário algum ajuste.
  1. Revisão e edição: utilizando a pauta de revisão, troquem o artigo com outro grupo para revisar. Combinem como e onde devem ser feitos os comentários e as sugestões.
    1. Leiam as observações dos colegas e façam os ajustes que considerarem pertinentes.
    2. Digitem o artigo utilizando um processador e editor de texto, etapa necessária para a publicação digital. Lembrem-se de assinar o texto.
  2. Publicação: com os colegas e o professor, produzam o jornal digital da turma para ser publicado na plataforma que vocês escolherem. Depois, divulguem a produção!

ORALIDADE

Debate regrado!

Ícone. Atividade oral.
Ícone. Atividade em grupos.
  1. Para participar de um debate, você acha que é preciso se preparar? O que poderia ajudar você na preparação?
  2. Proposta: em grupos, vocês irão preparar um debate regrado sobre o tema “A importância da reciclagem e como conscientizar quem não recicla”, tendo como público-alvo outras turmas do 9º ano da escola.
  3. Preparação: leia o trecho a seguir, individualmente. Depois, discuta-o com os colegas e o professor.

A importância da reciclagem e os benefícios para o cidadão e o meio ambiente

19 de setembro, 2020

FAÇA TAMBÉM A SUA PARTE: RECICLE

A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra fórma seriam jogados como lixo, mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

reticências

Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras. A produção de alguns materiais, como o plástico, resulta em grande emissão de fumaça que polui o ar. Muitos produtos químicos utilizados pelas indústrias são nocivos e seus rejeitos são despejados na natureza acabando por poluir a água e o solo.

reticências

A IMPORTÂNCIA da reciclagem e os benefícios para o cidadão e o meio ambiente. Superintendência de Água e Esgoto – SAE, Ourinhos, 19 setembro 2020. Disponível em: https://oeds.link/aaHHxY. Acesso em: 21 junho 2022.

  1. Segundo o texto, o que é reciclagem? Explique.
  2. Cite alguns benefícios da reciclagem apresentados no trecho.
  1. Planejamento: estabeleçam as regras do debate.
    1. Quem serão o mediador e os debatedores?
    2. Quanto tempo cada debatedor terá para expor seu ponto de vista?
    3. Os debatedores terão ou não direito a réplica ou tréplica?
  1. Será permitida a participação da plateia? Em caso afirmativo, como será essa participação?
  2. Definam previamente a questão que cada grupo deve debater e procurem organizar os grupos de modo que haja posições a favor e contra para promover a discussão.
  3. Estabeleçam as regras de conduta para um debate ético e com respeito.
  1. Elaboração dos argumentos: em grupos, pesquisem, na biblioteca ou on-line, as informações que vocês ainda precisam saber para o debate. Organizem as informações e comecem a elaborar os argumentos. Lembrem-se de utilizar o que aprenderam nesta unidade sobre argumentação.
  2. Realização do debate.
    1. Sigam as regras preestabelecidas e respeitem o tempo de fala de cada debatedor, de acordo com as orientações do mediador.
    2. Ouçam com atenção os demais debatedores e suas respostas na réplica e na tréplica.
    3. Apresentem seus argumentos e contra-argumentos com clareza, observando a coesão e a coerência textual e usando expressões e operadores argumentativos adequados para produzir o efeito de sentido desejado, por exemplo, “discordo plenamente”, “discordo totalmente”, “discordo parcialmente”
    4. Pensem no público-alvo e no local de circulação do debate para escolher a linguagem mais adequada à situação.
    5. Levem as anotações para consultas rápidas durante o debate, se for necessário.
    6. Durante o debate, observem os aspectos não verbais que também fazem parte da argumentação, tanto as do grupo quanto as dos outros debatedores, como postura, gestos e expressões faciais.
    7. Respeitem e preservem os direitos alheios e não fomentem discursos que incitem atitudes que fogem à ética.
  3. Ao final, façam uma avaliação coletiva da experiência.

Para ampliar

O grande desafio (2007). Direção: denzêl uóchinton. Produção: Harpo Studios (estados unidos).

O filme retrata um professor brilhante e amante das palavras. Ele tem suas próprias convicções, mas aposta nos seus estudantes para formar um grupo de debatedores. O enredo é inspirado em uma história real.

Cartaz de filme. Na parte superior, um homem visto da cintura para cima, de cabelos pretos, com camisa de gola branca por dentro, gravata em marrom e, por cima, terno em cinza.  Na parte inferior, quatro pessoas vistas da cintura para cima, três homens de smoking escuro e uma mulher de cabelos castanhos, roupa preta e camisa branca por dentro. Ao fundo, vista parcial de cidade com prédios de paredes em tons de marrom.

VOCÊ, BOOKTUBER

No bimestre anterior, você leu um livro de sua escolha para produzir seu episódio do booktube e lhe foi sugerida também uma leitura por deleite, por prazer, durante as férias. Vamos conversar sobre isso?

Que a leitura tem um papel fundamental na nossa vida é fato, mas quantas vezes você leu um livro porque quis, por prazer, diversão, e quantas vezes você leu um livro porque foi solicitado?

Antes de tratarmos sobre os booktubes que vocês produziram, que tal conversarmos sobre leituras voluntárias, recreativas?

Cada experiência de leitura é única! Isso significa que cada leitor experimenta a obra de uma fórma, com base em suas vivências pessoais. Assim, um mesmo livro toca as pessoas de modos muito diferentes.

Ícone. Atividade oral.
Ícone. Atividade em grupos.
  1. Vocês já ouviram a expressão “fruição literária”? E “ler por ler”? Em grupos, discutam:
    1. O que vocês entendem por “fruição literária”? Façam uma pesquisa rápida para ajudá-los a responder à questão.
    2. Façam o mesmo em relação a “ler por ler”.
    3. Compartilhem com os demais grupos suas conclusões, de modo a chegar a uma explicação em comum.
    4. Agora, vocês vão compartilhar suas experiências. Conversem sobre as leituras feitas por iniciativa própria.
  2. Chegou o momento de tratar dos booktubes. Apresentem os trabalhos produzidos.
  3. Depois de assistirem aos booktubes, debatam sobre a complexidade de elaboração.
    1. Vocês sentiram diferenças da produção do primeiro para a do segundo bimestre? Qual vocês preferiram?
    2. Discutam também se houve mudanças do primeiro para o segundo vídeo, se vocês estruturaram algo de modo diferente ou se arrumaram algo que não deu muito certo na primeira experiência.
  1. Escolha do livro
    1. Para a atividade do próximo bimestre, escolha um livro. Para auxiliá-lo na escolha, converse com os colegas sobre títulos que eles já leram e dos quais gostaram muito. Aproveite as indicações de leitura do primeiro bimestre e veja se algum lhe interessa.
    2. Busque resenhas, blogues e booktubes para nortear sua escolha.
  2. A leitura
    1. Organize o cronograma das etapas das atividades.
    2. Agora que você aprendeu a fazer uma análise mais técnica do texto, sua leitura será mais minuciosa.
    3. Leia sempre com um caderno ao lado para fazer suas anotações e orientá-lo na produção do seu booktube.
  3. Compartilhamento da leitura e gravação do booktube
    1. Organize o roteiro de gravação.
    2. Elabore um texto analisando elementos técnicos e o conteúdo do livro e costure a análise com suas impressões de leitura. Não se esqueça de exibir o livro durante o vídeo. Esse é um recurso muito importante!
    3. Ensaie o texto para a gravação ser fluida e natural.
    4. Grave, edite e compartilhe seu booktube no canal combinado.
Ilustração. Dez jovens segurando um livro nas mãos. Três jovens sentados sobre o chão, três sentados no banco e quatro em pé. São três mulheres e sete homens, de diferentes tons de pele, roupas de cores diversas.

EU APRENDI!

1. Leia o artigo a seguir e responda às questões no caderno.

Um tsunami de plásticos e a luz no fim do túnel

Novos mandatários têm o compromisso de incentivar redução e reciclagem

Elisabeth

Marcelo Montenegro

O Brasil vive um tsunami de produtos plásticos. O país ostentaglossário o nada orgulhoso título de quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo, com 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano.

E os números não melhoram quando olhamos para a reciclagem. Do total de resíduo plástico produzido, apenas 1,28%, ou 145 mil toneladas, é reciclado; 2,4 milhões de toneladas de plásticos estão sendo descartadas de fórma irregular; e 7,7 milhões de toneladas acabam em aterros sanitários. A falta de soluções para o problema causa uma perda de R$ 5,7 bilhõescinco reais e setenta centavos por ano. Os dados estão no Atlas do Plástico, da Fundação Heinrich Böll, que apresenta um raio-X da cadeia. reticências

O principal desafio é estancarglossário a produção de plásticos descartáveis, ainda que recicláveis. A reciclagem envolve consumo de energia e de substâncias químicas, que gera resíduos em seu processo de transformação. Não é uma solução mágica.

Parte da sociedade, principalmente a nova geração engajada, está cada vez mais ativa na busca de soluções que alterem os padrões de produção e consumo. De que lado estarão os novos mandatáriosglossário ? E as empresas, estarão dispostas a acompanhar essa mudança de cultura?

, Elisabeth; MONTENEGRO, Marcelo. Um tsunami de plásticos e a luz no fim do túnel. Folha de São Paulo, São Paulo, 3 fevereiro 2021. Disponível em: https://oeds.link/FLWudo. Acesso em: 22 junho 2022.

  1. Qual é a tese defendida pelos autores do artigo?
  2. Que argumento os autores utilizam para defender sua tese?
  3. Que ação de fato será necessária para que as soluções surjam?
  4. Quais são os argumentos que indicam que o plástico é danoso ao meio ambiente?
  5. Qual é o argumento que indica que a falta de soluções é danosa financeiramente?
  1. Na sua opinião, qual é o melhor argumento usado pelos autores para defender seu ponto de vista?

2. Leia o terceiro e o quarto parágrafos do artigo.

Versão adaptada acessível

Atividade 2, item a.

De acordo com o papel que desempenham no texto, a que classe gramatical pertencem as palavras "que" nos trechos "que gera resíduos em seu processo de transformação" e "que alterem os padrões de produção e consumo"? Como essas palavras se classificam?

  1. De acordo com o papel que desempenham no texto, a que classe gramatical pertencem as palavras em destaque e como se classificam?
  2. Que termos essas palavras retomam no contexto?
  3. Que função sintática essas palavras desempenham nas orações em que estão inseridas?

3. Leia o cartaz.

Cartaz. Cartaz na horizontal de cor azul. À esquerda, uma silhueta branca, com braços para frente, jogando uma folha de papel branca numa lixeira preta. À direita, texto: Não deixe que o lixo se torne um problema em sua vida. Lixo tem lugar certo. Na parte inferior, texto e símbolo de check de seleção. Não jogue lixo na rua. Não faça de terrenos lixões. Coloque o lixo em sacos plásticos. Respeite o horário de coleta.

RIO NOVO DO SUL (Espírito Santo). Campanha de conscientização do lixo, pedimos o apoio da população para a organização de nossa cidade. Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul, 2 abril 2018. Disponível em: https://oeds.link/TgYEiY. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Qual é o objetivo da campanha veiculada no cartaz?
  2. Na parte superior do cartaz, há um período composto por subordinação. Identifique a oração principal e a oração subordinada, classificando-a.
  3. Por que razão o autor teria utilizado um período composto por subordinação nessa parte do cartaz?
  1. Junte as orações a seguir em um só período. Para isso, utilize os pronomes relativos estudados.
    1. Passei pelas ruas. As ruas eram movimentadas.
    2. Os estudantes estavam na sala da coordenação. Os pais dos estudantes foram convocados.
    3. As chuvas pararam. As chuvas castigaram o estado.
    4. Minha sobrinha brincava no parque. O parque fechou.

VAMOS COMPARTILHAR

Mural: reciclagem em ação

Responda às questões no caderno.

1. Leia a tirinha do Armandinho.

Tirinha. Tirinha composta por três quadros. Apresenta como personagens: Armandinho, menino de bermuda em azul, de camiseta branca. Sapinho de cor verde, com olhos e boca em preto. Mãe de Armandinho, vista da cintura para baixo, de camiseta em azul, calça em azul-claro e sapatos cinzas. Q1 – À esquerda, sapinho com o corpo para a direita, perto de Armandinho, este com o corpo para a direita, cabeça para cima, segurando no braço um objeto redondo laranja. A mãe dele, fora do quadrinho, diz: NÃO É SÓ POR CAUSA DA CHUVA, FILHO... Q2 – O sapinho e Armandinho, à esquerda e olhando para a mãe. Ela diz: NÃO IREMOS À PRAIA PORQUE O MAR ESTÁ POLUÍDO! Q3 – À esquerda, Armandinho com a cabeça para cima e boca aberta, diz: RÁ! QUE PIADA! POLUÍDO? O MAR?! IMPOSSÍVEL!!

BECK, Alexandre. Armandinho. Santa Maria, 22 janeiro 2016. Facebook: Armandinho. Disponível em: https://oeds.link/tv5Iry. Acesso em: 4 julho 2022.

  1. Por que para Armandinho é uma piada o mar estar poluído? Formule hipóteses.
  2. O que gera o humor na tirinha?
  3. Para você também é impossível o mar estar poluído? Por quê?
  4. Qual seria a solução para que diminuísse a poluição dos mares?

2. Proposta: individualmente, você irá escrever mais um artigo de opinião para ser publicado em uma segunda edição do jornal digital da turma, agora sobre o tema “Por que fazer a reciclagem”; em grupo, a produção será um cartaz sobre o mesmo tema para ser exposto em um mural. Para isso, você irá precisar:

▶ informar-se sobre os dados atuais de reciclagem no seu bairro, município e estado;

▶ analisar os danos causados pela falta de reciclagem;

▶ compreender como toda essa sujeira chega aos mares;

▶ verificar o que tem sido feito para que o problema seja solucionado.

  1. Faça um quadro, um esquema, para verificar o que você já sabe e o que ainda precisa pesquisar sobre o assunto.
  2. Após a pesquisa, selecione e organize as informações que irá utilizar para elaborar os argumentos do seu artigo de opinião.
  1. Siga as orientações.
    1. Escreva argumentos a favor da tese e os que podem ser usados contra. Verifique quais movimentos de argumentação você utilizará em cada argumento e qual será a fôrça argumentativa que dará a eles. Para isso, escolha modalizadores e operadores argumentativos que produzam o efeito que você desejar.
    2. Planeje o artigo partindo da estrutura: introdução (contextualização e apresentação da tese), desenvolvimento (apresentação de argumentos a favor e contra a tese) e conclusão.
    3. Crie um título atrativo e coerente com o texto.
    4. Troque a primeira versão com um colega para a revisão. Use a pauta de revisão como orientação para o que deve ser verificado. Depois, faça os ajustes necessários e digite o artigo de opinião em um processador e editor de texto.
    5. Com a orientação do professor, postem a segunda edição do jornal digital da turma na plataforma escolhida.
  2. Reúna-se com quatro ou cinco colegas para a produção do cartaz. Utilizem os dados pesquisados sobre o assunto de maneira sucinta e objetiva, de modo a persuadir os leitores a aderir à reciclagem. Variem as cores e as letras dos textos e, se possível, acrescentem imagens atrativas.

▶ Com a ajuda do professor e dos colegas, montem o mural em um espaço coletivo da escola.

7. Em uma roda de conversa com toda a turma, avaliem a produção do artigo de opinião e dos cartazes e o que as pesquisas acrescentaram ao conhecimento de vocês sobre reciclagem.

Para ampliar

ó dê ésse número doze: Consumo e produção responsáveis – IBGE

Explica.

Consumo e produção responsáveis: 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável proposto para a Agenda 2030 da ONU. O í bê gê É produziu uma série especial para explicar cada ó dê ésse. Assista! Disponível em: https://oeds.link/iFNqrh. Acesso em: 21 junho 2022.

Ilustração. Fundo em laranja. Na parte superior, texto e ilustração em branco: 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS. Na parte inferior, um flecha na horizontal, com o formato do infinito.

Glossário

sociedade civil
: conjunto de organizações e instituições privadas que prestam serviços sociais, sem visar lucro.
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massivo
: em quantidade excessiva.
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ultraprocessado
: referente a alimento que passou por mais etapas para ser produzido e que contém, em geral, excesso de açúcares e gordura, substâncias sintetizadas em laboratório e conservantes.
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corroborado
: cuja verdade foi atestada, confirmada.
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ostentar
: exibir, mostrar-se.
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estancar
: pôr fim a algo.
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mandatário
: pessoa que recebe a tarefa de executar algo.
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