Começo de conversa
Responda em uma folha avulsa.
Que tal pensar um pouco no que você já aprendeu em história antes de chegar ao 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!
- Copie as frases e escreva, ao lado de cada uma, a letra correspondente.
N – Povos nômades. S – Povos sedentários.
- Praticam a agricultura e a criação de animais.
- Conseguem seus alimentos caçando, pescando e coletando vegetais.
- Deslocam-se constantemente em busca de novas fontes de alimento.
- Constituem núcleos de povoamento fixos e não precisam mudar de lugar constantemente.
- Explique por que as civilizações mais antigas que conhecemos se formaram perto de grandes rios, como o Rio Nilo, no Egito, e o Rio Amarelo, na China.
- Analise as duas imagens, leia as legendas e depois responda às questões.
- Quais são as semelhanças entre as paisagens mostradas nas duas imagens?
- Quais são as diferenças entre elas?
- Qual registro fotográfico é antigo? Qual é atual? O que você pensou para dar essas respostas?
- Essas fotografias podem ser consideradas fontes para o estudo da história da cidade do Rio de Janeiro? Por quê?
4. O texto a seguir reproduz o depoimento do Senhor Amadeu, nascido em 1906, na cidade de São Paulo. Leia-o com atenção e depois responda às questões.
“As escolas eram poucas, a maior parte das crianças tinha pouco estudo. Não podiam ter a educação de hoje. [....] Meus irmãos mais velhos estudaram na [escola] Regina Margherita. Minha irmã mais velha, a Anita, estudou até o diploma, e depois foi costureira. Ela me ajudava a fazer as lições. Naquele tempo, quem tirava o diploma do quarto ano já não ia mais na escola, era o fim.”
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. página 131.
- Qual é o assunto desse depoimento?
- Por que a maior parte das crianças tinha pouco estudo?
- Quais diferenças você pode notar entre a vida das crianças na época do Senhor Amadeu e atualmente?
- O Senhor Amadeu contou sua história para uma pesquisadora, que gravou a entrevista e depois a transcreveu em um livro. Como é classificado esse tipo de fonte histórica: documento escrito, fonte de memória oral, fonte da cultura material ou documento visual?
5. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.
“ eca, com letra maiúscula, é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº .8069, publicada em 13 de julho de 1990! [...]
O eca surgiu da consciência de que as crianças e adolescentes merecem proteção integral, isto é, condições completas para seu bom desenvolvimento. É um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores [de 18 anos] à vida, saúde, convivência familiar, educação… e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de fórma democrática, com a participação do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e de vários movimentos populares.
Por meio do eca, as crianças e adolescentes passaram a ser encaradas como dignos de direitos, independentemente de suas idades, etnias, condições sociais, etcétera”
Câmara dos Deputados. eca ilustrado para crianças. Plenarinho, 3 julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/Epp82Udo-adolescente/. Acesso em: 14 janeiro 2022.
- De acordo com o texto, o que é o eca?
- Há quanto tempo ele foi aprovado?
- O que significa a afirmação “foi elaborado de fórma democrática”?
- Explique com suas palavras o último parágrafo do texto.
- De origem nordestina, o forró faz muito sucesso em todo o Brasil, animando festas que reúnem pessoas de todas as idades, para ouvir a música, dançar e se divertir. No dia 12 de dezembro de 2021, o forró foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( ifãn). Copie a alternativa que apresenta uma explicação correta para patrimônio imaterial.
- Fósseis e registros rupestres fazem parte do patrimônio imaterial da cultura brasileira.
- Os monumentos públicos das cidades brasileiras integram o patrimônio imaterial da nossa cultura.
- Música, dança, práticas artesanais e culinárias são exemplos do patrimônio imaterial brasileiro.
- Paisagens naturais, como Foz do Iguaçu e a Floresta Amazônica, fazem parte do patrimônio imaterial.
7. O texto a seguir é um trecho de uma notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 13 de janeiro de 2022. Leia-o com atenção, analise a imagem e depois responda às questões.
“Um desmoronamento de terra no Morro da Forca atingiu ao menos dois casarões no centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 13. Segundo a prefeitura, o entorno estava isolado e a população havia sido retirada preventivamente do local.
Os dois imóveis atingidos eram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( ifãn), de acordo com informação da Defesa Civil, e estavam desocupados, segundo a Prefeitura. O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura ( unêsco), em 1980.”
MENGUE, P. Desmoronamento atinge casarões históricos em Ouro Preto. O Estado de São Paulo, 13 janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/3BemBW. Acesso em: 14 janeiro 2022. Adaptado.
- A cidade de Ouro Preto se formou há cêrca de 300 anos e preserva, até hoje, seu casario, as igrejas e o traçado das ruas daquela época. A destruição dos casarões representou alguma perda para a memória e para a história do nosso país? Justifique.
- Qual é a responsabilidade do ifãn sobre os bens históricos, culturais e artísticos brasileiros?
- O que significa “tombar” um bem histórico e cultural?
- Identifique e copie a frase do texto que indica a importância do conjunto arquitetônico de Ouro Preto do ponto de vista internacional.
8. Na imagem a seguir, é possível identificar uma espécie de desenho escavado no solo, no formato de um retângulo.
- Na sua opinião, esse desenho é resultado da ação da natureza ou do trabalho de seres humanos? O que você pensou para dar essa resposta?
9. Leia com atenção o texto e responda às questões.
Misteriosas construções foram descobertas no estado do Acre, em Rondônia e no sudoeste do Amazonas, a partir da década de 1970. Nessa época trechos da floresta foram derrubados para dar lugar a plantações e à criação de gado. A derrubada da mata revelou a existência dos geoglifos, palavra que significa: desenho sobre a terra.
Esses desenhos são formados por valas escavadas no solo, geralmente com formato arredondado, quadrado ou retangular. São protegidos por muretas de terra e apresentam aberturas para entrada e saída. Muitos estão situados em locais um pouco elevados e próximos dos rios. Alguns geoglifos são interligados por caminhos de terra. De acordo com os pesquisadores, essas construções foram feitas pelos grupos indígenas que habitaram a Amazônia entre .2500 e 700 anos atrás.
Atualmente já foram identificados mais de 500 geoglifos na região amazônica. Os pesquisadores descobriram que eles foram ocupados por muito tempo, abandonados e, depois, reformados e reutilizados. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o uso e a função dessas construções: seriam locais de cerimônias religiosas? Serviram de moradia? Tinham função de defesa?
Texto elaborado pelos autores.
- Há quantos anos os geoglifos da Amazônia foram descobertos? E há quantas décadas?
- Você considera essas construções muito antigas? Por quê?
- Quais foram os povos que construíram os geoglifos da Amazônia?
- Quais são as dúvidas dos pesquisadores sobre o uso e a função dos geoglifos?
- Na sua opinião, qual seria o uso mais provável? Por quê?
- Para fazer uma construção semelhante a um geoglifo hoje em dia, quais técnicas seriam utilizadas?
- O tempo para a construção dele seria maior ou menor em relação ao que os povos descritos no texto gastavam nesse processo? Por quê?
10. Analise o mapa para responder às questões.
Planisfério político – 2022
FONTE: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. página 8-9.
- Escreva o nome dos continentes identificados pelas letras a, B, C, D e ê.
- Em qual desses continentes o Brasil está localizado?
- Escreva, usando as letras dos continentes, os locais onde viveram os:
- povos sedentários.
- povos nômades.
- egípcios antigos.
- chineses antigos.
d. Elabore uma hipótese para explicar por que a Antártida, que é um continente, não apareceu nesse mapa com uma letra, mas sim com seu nome inteiro.