Começo de conversa

Responda em uma folha avulsa.

Que tal pensar um pouco no que você já aprendeu em história antes de chegar ao 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!

  1. Copie as frases e escreva, ao lado de cada uma, a letra correspondente. N – Povos nômades.         S – Povos sedentários.
    1. Praticam a agricultura e a criação de animais.
    2. Conseguem seus alimentos caçando, pescando e coletando vegetais.
    3. Deslocam-se constantemente em busca de novas fontes de alimento.
    4. Constituem núcleos de povoamento fixos e não precisam mudar de lugar constantemente.
  2. Explique por que as civilizações mais antigas que conhecemos se formaram perto de grandes rios, como o Rio Nilo, no Egito, e o Rio Amarelo, na China.
  3. Analise as duas imagens, leia as legendas e depois responda às questões.
Fotografia colorizada. Vista de praia com faixa de areia extensa e alguns barcos no mar. Ao fundo, montanhas e, no canto direito, uma avenida larga, com pequenas árvores no canteiro central. Na parte superior, à direita, poucas construções térreas. Fotografia desgastada com cores desbotadas.
Avenida Beira Mar, na praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
Fotografia. Vista de praia com faixa de areia extensa e alguns barcos no mar. Ao fundo, montanhas e, no canto direito, uma avenida larga, com grandes árvores no canteiro central, e automóveis circulando. Na parte superior, à direita, diversas construções e prédios altos. Fotografia digital com cores vivas.
Avenida Beira Mar, na praia de Botafogo, Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
  1. Quais são as semelhanças entre as paisagens mostradas nas duas imagens?
  2. Quais são as diferenças entre elas?
  3. Qual registro fotográfico é antigo? Qual é atual? O que você pensou para dar essas respostas?
  4. Essas fotografias podem ser consideradas fontes para o estudo da história da cidade do Rio de Janeiro? Por quê?

4. O texto a seguir reproduz o depoimento do Senhor Amadeu, nascido em 1906, na cidade de São Paulo. Leia-o com atenção e depois responda às questões.

“As escolas eram poucas, a maior parte das crianças tinha pouco estudo. Não podiam ter a educação de hoje. [....] Meus irmãos mais velhos estudaram na [escola] Regina Margherita. Minha irmã mais velha, a Anita, estudou até o diploma, e depois foi costureira. Ela me ajudava a fazer as lições. Naquele tempo, quem tirava o diploma do quarto ano já não ia mais na escola, era o fim.”

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. página 131.

  1. Qual é o assunto desse depoimento?
  2. Por que a maior parte das crianças tinha pouco estudo?
  3. Quais diferenças você pode notar entre a vida das crianças na época do Senhor Amadeu e atualmente?
  4. O Senhor Amadeu contou sua história para uma pesquisadora, que gravou a entrevista e depois a transcreveu em um livro. Como é classificado esse tipo de fonte histórica: documento escrito, fonte de memória oral, fonte da cultura material ou documento visual?

5. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

eca, com letra maiúscula, é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº .8069, publicada em 13 de julho de 1990! [...]

O eca surgiu da consciência de que as crianças e adolescentes merecem proteção integral, isto é, condições completas para seu bom desenvolvimento. É um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores [de 18 anos] à vida, saúde, convivência familiar, educação… e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de fórma democrática, com a participação do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e de vários movimentos populares.

Por meio do eca, as crianças e adolescentes passaram a ser encaradas como dignos de direitos, independentemente de suas idades, etnias, condições sociais, etcétera

Câmara dos Deputados. eca ilustrado para crianças. Plenarinho, 3 julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/Epp82Udo-adolescente/. Acesso em: 14 janeiro 2022.

  1. De acordo com o texto, o que é o eca?
  2. Há quanto tempo ele foi aprovado?
  3. O que significa a afirmação “foi elaborado de fórma democrática”?
  4. Explique com suas palavras o último parágrafo do texto.
  1. De origem nordestina, o forró faz muito sucesso em todo o Brasil, animando festas que reúnem pessoas de todas as idades, para ouvir a música, dançar e se divertir. No dia 12 de dezembro de 2021, o forró foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn). Copie a alternativa que apresenta uma explicação correta para patrimônio imaterial.
    1. Fósseis e registros rupestres fazem parte do patrimônio imaterial da cultura brasileira.
    2. Os monumentos públicos das cidades brasileiras integram o patrimônio imaterial da nossa cultura.
    3. Música, dança, práticas artesanais e culinárias são exemplos do patrimônio imaterial brasileiro.
    4. Paisagens naturais, como Foz do Iguaçu e a Floresta Amazônica, fazem parte do patrimônio imaterial.

7. O texto a seguir é um trecho de uma notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 13 de janeiro de 2022. Leia-o com atenção, analise a imagem e depois responda às questões.

“Um desmoronamento de terra no Morro da Forca atingiu ao menos dois casarões no centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 13. Segundo a prefeitura, o entorno estava isolado e a população havia sido retirada preventivamente do local.

Os dois imóveis atingidos eram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn), de acordo com informação da Defesa Civil, e estavam desocupados, segundo a Prefeitura. O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (unêsco), em 1980.”

MENGUE, P. Desmoronamento atinge casarões históricos em Ouro Preto. O Estado de São Paulo, 13janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/3BemBW. Acesso em: 14 janeiro 2022. Adaptado.

Fotografia. Ao fundo, um morro com vegetação baixa e trechos de terra exposta. Ao pé do morro, do lado direito, uma casa de paredes brancas, porta e janela azuis e, do lado esquerdo, restos de um desmoronamento.
Desmoronamento do Morro da Forca, em Ouro Preto (Minas Gerais), ocorrido no dia 13 de janeiro de 2022.
  1. A cidade de Ouro Preto se formou há cêrca de 300 anos e preserva, até hoje, seu casario, as igrejas e o traçado das ruas daquela época. A destruição dos casarões representou alguma perda para a memória e para a história do nosso país? Justifique.
  2. Qual é a responsabilidade do ifãn sobre os bens históricos, culturais e artísticos brasileiros?
  3. O que significa “tombar” um bem histórico e cultural?
  4. Identifique e copie a frase do texto que indica a importância do conjunto arquitetônico de Ouro Preto do ponto de vista internacional.

8. Na imagem a seguir, é possível identificar uma espécie de desenho escavado no solo, no formato de um retângulo.

Fotografia. Vista aérea de um campo gramado com sulcos formando um polígono de quatro lados.
Vista aérea do geoglifo Sapucaia, em Senador guimár (Acre). Foto de 2016.
  • Na sua opinião, esse desenho é resultado da ação da natureza ou do trabalho de seres humanos? O que você pensou para dar essa resposta?

9. Leia com atenção o texto e responda às questões.

Misteriosas construções foram descobertas no estado do Acre, em Rondônia e no sudoeste do Amazonas, a partir da década de 1970. Nessa época trechos da floresta foram derrubados para dar lugar a plantações e à criação de gado. A derrubada da mata revelou a existência dos geoglifos, palavra que significa: desenho sobre a terra.

Esses desenhos são formados por valas escavadas no solo, geralmente com formato arredondado, quadrado ou retangular. São protegidos por muretas de terra e apresentam aberturas para entrada e saída. Muitos estão situados em locais um pouco elevados e próximos dos rios. Alguns geoglifos são interligados por caminhos de terra. De acordo com os pesquisadores, essas construções foram feitas pelos grupos indígenas que habitaram a Amazônia entre .2500 e 700 anos atrás.

Atualmente já foram identificados mais de 500 geoglifos na região amazônica. Os pesquisadores descobriram que eles foram ocupados por muito tempo, abandonados e, depois, reformados e reutilizados. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o uso e a função dessas construções: seriam locais de cerimônias religiosas? Serviram de moradia? Tinham função de defesa?

Texto elaborado pelos autores.

  1. Há quantos anos os geoglifos da Amazônia foram descobertos? E há quantas décadas?
  2. Você considera essas construções muito antigas? Por quê?
  3. Quais foram os povos que construíram os geoglifos da Amazônia?
  4. Quais são as dúvidas dos pesquisadores sobre o uso e a função dos geoglifos?
  5. Na sua opinião, qual seria o uso mais provável? Por quê?
  6. Para fazer uma construção semelhante a um geoglifo hoje em dia, quais técnicas seriam utilizadas?
  7. O tempo para a construção dele seria maior ou menor em relação ao que os povos descritos no texto gastavam nesse processo? Por quê?

10. Analise o mapa para responder às questões.

Planisfério político – 2022

Mapa. Planisfério político – 2022. Apresenta a divisão da Terra em continentes e a divisão política entre os países de cada continente. Cada continente está representado por uma cor e identificado por uma letra. Continente em rosa, identificado pela letra A: continente atravessado pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio. Continente em lilás, identificado pela letra B: único continente localizado inteiramente no hemisfério norte. Continente em laranja, identificado pela letra C: continente atravessado pelo Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio e banhado pelos Oceanos Atlântico e Índico. Continente em amarelo, identificado pela letra D: continente banhado pelo Oceano Índico ao sul e pelo Oceano Pacífico no litoral leste e sudeste. Continente em verde-claro, identificado pela letra E: continente banhado a oeste, noroeste e sudoeste pelo Oceano Índico e a nordeste, leste e sudeste pelo Oceano Pacífico. No mapa, a Antártida está representada na cor branca. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 3.710 quilômetros.

FONTE: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. página 8-9.

  1. Escreva o nome dos continentes identificados pelas letras a, B, C, D e ê.
  2. Em qual desses continentes o Brasil está localizado?
  3. Escreva, usando as letras dos continentes, os locais onde viveram os:
    • povos sedentários.
    • povos nômades.
    • egípcios antigos.
    • chineses antigos.

d. Elabore uma hipótese para explicar por que a Antártida, que é um continente, não apareceu nesse mapa com uma letra, mas sim com seu nome inteiro.