Começo de conversa

Responda em uma folha avulsa.

Que tal pensar um pouco no que você já aprendeu em história antes de chegar ao 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!

  1. Copie as frases e escreva, ao lado de cada uma, a letra correspondente. N – Povos nômades.         S – Povos sedentários.
    1. Praticam a agricultura e a criação de animais.
    2. Conseguem seus alimentos caçando, pescando e coletando vegetais.
    3. Deslocam-se constantemente em busca de novas fontes de alimento.
    4. Constituem núcleos de povoamento fixos e não precisam mudar de lugar constantemente.
  2. Explique por que as civilizações mais antigas que conhecemos se formaram perto de grandes rios, como o Rio Nilo, no Egito, e o Rio Amarelo, na China.
  3. Analise as duas imagens, leia as legendas e depois responda às questões.
Fotografia colorizada. Vista de praia com faixa de areia extensa e alguns barcos no mar. Ao fundo, montanhas e, no canto direito, uma avenida larga, com pequenas árvores no canteiro central. Na parte superior, à direita, poucas construções térreas. Fotografia desgastada com cores desbotadas.
Avenida Beira Mar, na praia de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
Fotografia. Vista de praia com faixa de areia extensa e alguns barcos no mar. Ao fundo, montanhas e, no canto direito, uma avenida larga, com grandes árvores no canteiro central, e automóveis circulando. Na parte superior, à direita, diversas construções e prédios altos. Fotografia digital com cores vivas.
Avenida Beira Mar, na praia de Botafogo, Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
  1. Quais são as semelhanças entre as paisagens mostradas nas duas imagens?
  2. Quais são as diferenças entre elas?
  3. Qual registro fotográfico é antigo? Qual é atual? O que você pensou para dar essas respostas?
  4. Essas fotografias podem ser consideradas fontes para o estudo da história da cidade do Rio de Janeiro? Por quê?

4. O texto a seguir reproduz o depoimento do Senhor Amadeu, nascido em 1906, na cidade de São Paulo. Leia-o com atenção e depois responda às questões.

“As escolas eram poucas, a maior parte das crianças tinha pouco estudo. Não podiam ter a educação de hoje. [....] Meus irmãos mais velhos estudaram na [escola] Regina Margherita. Minha irmã mais velha, a Anita, estudou até o diploma, e depois foi costureira. Ela me ajudava a fazer as lições. Naquele tempo, quem tirava o diploma do quarto ano já não ia mais na escola, era o fim.”

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. página 131.

Respostas e comentários

A fotografia desgastada e com cores desbotadas retratando a Avenida Beira Mar é do início do século XX.

A fotografia digital com cores vivas retratando a Avenida Beira Mar é de 2018.

comêço de conversa

Neste primeiro contato com os estudantes do 6º ano, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar qual é o domínio deles de leitura de imagens e de textos informativos, sua compreensão dos enunciados das atividades e a elaboração de respostas (discursivas, de múltipla escolha etcétera). Além disso, avaliam-se alguns conteúdos desenvolvidos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Atividade 1

Objetivo de aprendizagem

Avaliar os conceitos de nomadismo e sedentarismo.

Expectativa de respostas

a) S;b) N;c) N;d) Sul.

Superação de defasagens

Incentive os estudantes que apresentaram dificuldades a elencar as características das atividades extrativas (quando se esgotam as reservas vegetais e animais, o grupo é obrigado a se deslocar em busca de novas reservas) e de prática da agricultura (que exigem permanecer mais tempo no mesmo lugar).

Atividade 2

Objetivo de aprendizagem

Verificar o conhecimento dos estudantes sobre a importância dos rios na formação das civilizações da Antiguidade.

Expectativa de resposta

Os rios eram importantes para garantir água potável, para a irrigação, para a pesca e como meios de transporte.

Superação de defasagem

Como alguns estudantes podem ter dificuldades para abstrair localizações geográficas, apresentar um mapa-múndi em sala de aula e solicitar para a turma que procure localizar os rios citados na atividade.

Atividade 3

Objetivo de aprendizagem

Avaliar a competência dos estudantes na leitura de imagens; verificar como identificam as mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo. A foto da esquerda é do início do século XX; a foto da direita é de 2018.

Expectativas de respostas

a) As fotografias mostram o mesmo lugar. Ambas foram tiradas a distância, permitindo uma visão geral da enseada e dos arredores.

b) Na primeira foto há poucas construções e poucas embarcações. As árvores ao longo da avenida são pequenas. Na segunda, existem mais construções (prédios altos), automóveis percorrem a avenida etcétera

c) A primeira é o registro mais antigo, pois na segunda foto é mostrado o local ocupado com muitas construções, o crescimento das árvores e os tipos de veículos.

d) Sim, pois mostram as permanências e as mudanças ocorridas em um mesmo local.

Superação de defasagens

Propor aos estudantes que façam oralmente a descrição das imagens. Esse procedimento antecede e facilita a identificação das semelhanças e das diferenças.

  1. Qual é o assunto desse depoimento?
  2. Por que a maior parte das crianças tinha pouco estudo?
  3. Quais diferenças você pode notar entre a vida das crianças na época do Senhor Amadeu e atualmente?
  4. O Senhor Amadeu contou sua história para uma pesquisadora, que gravou a entrevista e depois a transcreveu em um livro. Como é classificado esse tipo de fonte histórica: documento escrito, fonte de memória oral, fonte da cultura material ou documento visual?

5. Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões.

eca, com letra maiúscula, é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº .8069, publicada em 13 de julho de 1990! [...]

O eca surgiu da consciência de que as crianças e adolescentes merecem proteção integral, isto é, condições completas para seu bom desenvolvimento. É um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores [de 18 anos] à vida, saúde, convivência familiar, educação… e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de fórma democrática, com a participação do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e de vários movimentos populares.

Por meio do eca, as crianças e adolescentes passaram a ser encaradas como dignos de direitos, independentemente de suas idades, etnias, condições sociais, etcétera

Câmara dos Deputados. eca ilustrado para crianças. Plenarinho, 3 julho 2018. Disponível em: https://oeds.link/Epp82Udo-adolescente/. Acesso em: 14 janeiro 2022.

  1. De acordo com o texto, o que é o eca?
  2. Há quanto tempo ele foi aprovado?
  3. O que significa a afirmação “foi elaborado de fórma democrática”?
  4. Explique com suas palavras o último parágrafo do texto.
  1. De origem nordestina, o forró faz muito sucesso em todo o Brasil, animando festas que reúnem pessoas de todas as idades, para ouvir a música, dançar e se divertir. No dia 12 de dezembro de 2021, o forró foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn). Copie a alternativa que apresenta uma explicação correta para patrimônio imaterial.
    1. Fósseis e registros rupestres fazem parte do patrimônio imaterial da cultura brasileira.
    2. Os monumentos públicos das cidades brasileiras integram o patrimônio imaterial da nossa cultura.
    3. Música, dança, práticas artesanais e culinárias são exemplos do patrimônio imaterial brasileiro.
    4. Paisagens naturais, como Foz do Iguaçu e a Floresta Amazônica, fazem parte do patrimônio imaterial.
Respostas e comentários

Atividade 4

Objetivo de aprendizagem

Avaliar a competência leitora, o reconhecimento de registros de memória oral e a percepção das mudanças e permanências na educação das crianças.

Expectativas de respostas

a) O Senhor Amadeu descreve aspectos da vida das crianças da cidade de São Paulo, no tempo de sua infância.

b) Porque não existiam muitas escolas e havia crianças que começavam a trabalhar muito cedo.

c) A maior parte das crianças estudavam até o 4º ano e depois iam trabalhar. Atualmente as leis brasileiras proíbem o trabalho para os menores de 14 anos.

d) Fonte de memória oral.

Superação de defasagens

Promover a leitura compartilhada do texto. Retomar a noção de “fonte histórica” e sua diversidade.

Atividade 5

Objetivo de aprendizagem

Avaliar a competência leitora e verificar o conhecimento de noções iniciais sobre a organização atual do Estado brasileiro, o regime democrático e os direitos de cidadania.

Expectativas de respostas

a) É um conjunto de regras que estabelece os direitos dos menores de 18 anos e seus deveres dentro da sociedade.

b) Há mais de 30 anos.

c) Que o eca não foi imposto, e sim discutido pelos cidadãos e por seus representantes.

d) Além de reconhecer os direitos das crianças e dos adolescentes, o eca considera que todos são igualmente portadores desses direitos, ou seja, não faz distinções de idade, classe social, origem étnica ou gênero. A igualdade de direitos é fundamental nos regimes democráticos.

Superação de defasagens

Retomar com a turma os conceitos de direitos e deveres, solicitando aos estudantes que forneçam exemplos simples desses conceitos ligados à sua vida cotidiana. Retomar o conceito de democracia representativa. Reforçar que a igualdade de direitos e a igualdade perante a lei são características importantes dos regimes democráticos.

Atividade 6

Objetivo de aprendizagem

Verificar o conceito de patrimônio cultural e os diferentes tipos de patrimônio.

Expectativa de resposta

Alternativa c.

Superação de defasagem

Conversar com a turma sobre o significado da palavra “imaterial”, que está relacionado a práticas e saberes tradicionais. Orientá-los a identificar os equívocos das alternativas incorretas: nos itens a e b, são patrimônios materiais, enquanto no item d é natural.

7. O texto a seguir é um trecho de uma notícia publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 13 de janeiro de 2022. Leia-o com atenção, analise a imagem e depois responda às questões.

“Um desmoronamento de terra no Morro da Forca atingiu ao menos dois casarões no centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 13. Segundo a prefeitura, o entorno estava isolado e a população havia sido retirada preventivamente do local.

Os dois imóveis atingidos eram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ifãn), de acordo com informação da Defesa Civil, e estavam desocupados, segundo a Prefeitura. O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (unêsco), em 1980.”

MENGUE, P. Desmoronamento atinge casarões históricos em Ouro Preto. O Estado de São Paulo, 13janeiro 2022. Disponível em: https://oeds.link/3BemBW. Acesso em: 14 janeiro 2022. Adaptado.

Fotografia. Ao fundo, um morro com vegetação baixa e trechos de terra exposta. Ao pé do morro, do lado direito, uma casa de paredes brancas, porta e janela azuis e, do lado esquerdo, restos de um desmoronamento.
Desmoronamento do Morro da Forca, em Ouro Preto (Minas Gerais), ocorrido no dia 13 de janeiro de 2022.
  1. A cidade de Ouro Preto se formou há cêrca de 300 anos e preserva, até hoje, seu casario, as igrejas e o traçado das ruas daquela época. A destruição dos casarões representou alguma perda para a memória e para a história do nosso país? Justifique.
  2. Qual é a responsabilidade do ifãn sobre os bens históricos, culturais e artísticos brasileiros?
  3. O que significa “tombar” um bem histórico e cultural?
  4. Identifique e copie a frase do texto que indica a importância do conjunto arquitetônico de Ouro Preto do ponto de vista internacional.

8. Na imagem a seguir, é possível identificar uma espécie de desenho escavado no solo, no formato de um retângulo.

Fotografia. Vista aérea de um campo gramado com sulcos formando um polígono de quatro lados.
Vista aérea do geoglifo Sapucaia, em Senador guimár (Acre). Foto de 2016.
  • Na sua opinião, esse desenho é resultado da ação da natureza ou do trabalho de seres humanos? O que você pensou para dar essa resposta?

9. Leia com atenção o texto e responda às questões.

Misteriosas construções foram descobertas no estado do Acre, em Rondônia e no sudoeste do Amazonas, a partir da década de 1970. Nessa época trechos da floresta foram derrubados para dar lugar a plantações e à criação de gado. A derrubada da mata revelou a existência dos geoglifos, palavra que significa: desenho sobre a terra.

Respostas e comentários

Atividade 7

Objetivo de aprendizagem

Avaliar a competência leitora, a localização de informações no texto, noções sobre as atribuições do ifãn.

Expectativas de respostas

a) Os estudantes devem reconhecer o valor histórico, artístico e cultural do conjunto arquitetônico existente em Ouro Preto. As dicas para a resposta estão presentes na pergunta e na expressão “centro histórico” presente no texto.

b) O ifãn é a instituição encarregada de identificar esses bens e cuidar da preservação deles.

c) Significa que ele será cuidado e preservado.

d) “O centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (unêsco), em 1980”.

Superação de defasagens

Conversar com os estudantes sobre o papel da memória para a construção de identidades. Incentivá-los a elencar exemplos da vida pessoal ou familiar relacionados à memória da localidade onde vivem.

Atividade 8

Objetivo de aprendizagem

Verificar se os estudantes identificam as intervenções humanas na paisagem.

Expectativa de resposta

Os estudantes devem identificar o desenho escavado no solo como resultado da ação de seres humanos, pois ele reproduz precisamente uma figura geométrica.

Superação de defasagem

Caso os estudantes tenham dúvida sobre a resposta, analisar novamente a fotografia com eles, direcionando-os, por meio de questionamentos coletivos, para que entendam que a ação natural não poderia ter feito o desenho com tamanha precisão de fórma.

Esses desenhos são formados por valas escavadas no solo, geralmente com formato arredondado, quadrado ou retangular. São protegidos por muretas de terra e apresentam aberturas para entrada e saída. Muitos estão situados em locais um pouco elevados e próximos dos rios. Alguns geoglifos são interligados por caminhos de terra. De acordo com os pesquisadores, essas construções foram feitas pelos grupos indígenas que habitaram a Amazônia entre .2500 e 700 anos atrás.

Atualmente já foram identificados mais de 500 geoglifos na região amazônica. Os pesquisadores descobriram que eles foram ocupados por muito tempo, abandonados e, depois, reformados e reutilizados. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o uso e a função dessas construções: seriam locais de cerimônias religiosas? Serviram de moradia? Tinham função de defesa?

Texto elaborado pelos autores.

  1. Há quantos anos os geoglifos da Amazônia foram descobertos? E há quantas décadas?
  2. Você considera essas construções muito antigas? Por quê?
  3. Quais foram os povos que construíram os geoglifos da Amazônia?
  4. Quais são as dúvidas dos pesquisadores sobre o uso e a função dos geoglifos?
  5. Na sua opinião, qual seria o uso mais provável? Por quê?
  6. Para fazer uma construção semelhante a um geoglifo hoje em dia, quais técnicas seriam utilizadas?
  7. O tempo para a construção dele seria maior ou menor em relação ao que os povos descritos no texto gastavam nesse processo? Por quê?

10. Analise o mapa para responder às questões.

Planisfério político – 2022

Mapa. Planisfério político – 2022. Apresenta a divisão da Terra em continentes e a divisão política entre os países de cada continente. Cada continente está representado por uma cor e identificado por uma letra. Continente em rosa, identificado pela letra A: continente atravessado pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio. Continente em lilás, identificado pela letra B: único continente localizado inteiramente no hemisfério norte. Continente em laranja, identificado pela letra C: continente atravessado pelo Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio e banhado pelos Oceanos Atlântico e Índico. Continente em amarelo, identificado pela letra D: continente banhado pelo Oceano Índico ao sul e pelo Oceano Pacífico no litoral leste e sudeste. Continente em verde-claro, identificado pela letra E: continente banhado a oeste, noroeste e sudoeste pelo Oceano Índico e a nordeste, leste e sudeste pelo Oceano Pacífico. No mapa, a Antártida está representada na cor branca. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 3.710 quilômetros.

FONTE: FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 2019. página 8-9.

  1. Escreva o nome dos continentes identificados pelas letras a, B, C, D e ê.
  2. Em qual desses continentes o Brasil está localizado?
  3. Escreva, usando as letras dos continentes, os locais onde viveram os:
    • povos sedentários.
    • povos nômades.
    • egípcios antigos.
    • chineses antigos.

d. Elabore uma hipótese para explicar por que a Antártida, que é um continente, não apareceu nesse mapa com uma letra, mas sim com seu nome inteiro.

Respostas e comentários

Atividade 9

Objetivo de aprendizagem

Avaliar processos cognitivos como a capacidade dos estudantes em dimensionar a passagem do tempo, em explorar textos de terceiros e em elaborar hipóteses plausíveis. Além disso, a atividade visa verificar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários das Américas.

Expectativas de respostas

a) Os geoglifos começaram a ser descobertos há cêrca de 50 anos, ou seja, há 5 décadas.

b) Datas estimadas de sua construção: entre 2500 e 700 anos atrás.

c) Os geoglifos foram construídos por grupos indígenas que viveram na Amazônia.

d) Os pesquisadores divergem quanto ao uso e à função dos geoglifos, que poderiam ser centros cerimoniais, locais de moradia ou locais de defesa.

e) Alguns exemplos: um geoglifo localizado em lugar elevado poderia estar relacionado à defesa, pois permitiria uma boa visão dos arredores e da aproximação de inimigos; a proximidade dos rios pode indicar a permanência do grupo por um tempo mais longo no local etcétera

f) Seriam utilizadas técnicas que empregam maquinários agrícolas.

g) Com os maquinários atuais, poucas pessoas poderiam realizar esse trabalho em um tempo muito menor do que aquele levado por muitas pessoas para realizar o mesmo trabalho quando não dispunham desse tipo de equipamento.

Superação de defasagem

Caso perceba estudantes com dificuldade para responder às questões a e b, pode-se recuperar com a turma o conceito de década. Sondar a turma sobre outros conceitos relacionados à medição do tempo, como milênio e século. Para aqueles com dificuldades para responder às questões c e d, pedir que voltem ao texto do enunciado da questão e, coletivamente, releiam-no para localizar as respostas. Na resposta da questão ê, é importante verificar se eles aproveitam elementos do texto para justificar suas suposições. Por fim, àqueles que encontrarem dificuldades em responder às questões f e g, abordar brevemente o desenvolvimento tecnológico agrícola. Assim, eles poderão comparar os diferentes tempos.

Atividade 10

Objetivo de aprendizagem

Avaliar o domínio de leitura cartográfica dos estudantes, iniciando com questões mais simples, de identificação, e terminando com as mais complexas, de levantamento de hipóteses.

Expectativas de respostas

a) A: América; B: Europa; C: África; D: Ásia; E: Oceania.

b) Letra a.

c) Povos sedentários: todas as letras. Povos nômades: todas as letras. Egípcios antigos: C. Chineses antigos: D.

d) A expectativa é que os estudantes saibam que a Antártida é um continente não povoado por seres humanos. Com base nesse raciocínio, devem apontar que não possibilitar a sobrevivência humana foi o critério usado para que ele não fosse intitulado com uma letra.

Superação de defasagem

As questões a, b e c demandam uma localização simples dos estudantes. Assim, se muitos deles apresentarem dificuldades nessa leitura cartográfica, a sugestão é pedir que vejam o planisfério disponível no final deste volume e ir retomando com eles algumas localizações geográficas que serão importantes para o estudo, como a do Brasil em relação ao mundo. Na alternativa c, eles podem apresentar dificuldades para compreender que em todos os continentes habitados pelos seres humanos houve ou há grupos nômades e sedentários. Assim lembre-os de que grupos humanos no período da história antes da escrita atravessaram todos os continentes. Para aqueles que não conseguirem resolver a questão d, proponha que, coletivamente, elenquem as características da Antártida e, depois, comparem-nas com as dos demais continentes.