Começo de conversa
Responda em uma folha avulsa.
Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!
1. Analise o mapa e depois faça o que se pede.
Os possíveis caminhos do ser humano para a América
FONTE: , G. dubí Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 14-15.
Associe cada frase a seguir a uma das letras indicadas no mapa e depois transcreva a relação correta.
- Passagem utilizada pelos grupos humanos que migraram da Ásia para o continente americano, há mais de 12 mil anos.
- Nesse continente foram encontrados os vestígios mais antigos de ancestrais do . Omo sápiens
- Localidades onde foram encontrados os vestígios mais antigos da prática da agricultura.
- Os primeiros núcleos urbanos se formaram em uma região do Oriente Médio conhecida como Crescente Fértil.
2. As civilizações egípcia e mesopotâmica estão entre as mais antigas que se conhecem. Escolha a alternativa que apresenta uma semelhança entre elas.
- Os egípcios e os povos da Mesopotâmia eram monoteístas, ou seja, acreditavam em um único deus assim como os hebreus.
- O poder político era exercido pelos faraós, considerados deuses pelo seu povo.
- A sociedade era rigidamente hierarquizada e os camponeses formavam a maioria da população.
- As duas civilizações desenvolveram o sistema de escrita cuneiforme, com sinais traçados sobre tabletes de argila.
3. As imagens a seguir representam objetos encontrados em sítios arqueológicos na região do atual estado do Rio Grande do Sul. Analise-as, leia as legendas e depois faça o que se pede.
- Quais são a matéria-prima e a técnica empregadas na fabricação desses objetos?
- Para que esses objetos poderiam ser utilizados?
- Grande quantidade de objetos semelhantes, datados de 12 mil a 500 anos atrás, foram encontrados no atual território brasileiro. O que esses achados indicam sobre o modo de vida dos povos que os confeccionaram? Justifique sua resposta.
- Outro tipo de vestígio arqueológico foi encontrado, em grande quantidade, na região amazônica. Analise a imagem a seguir e depois responda: o que achados como esse indicam sobre o modo de vida dos povos que os fabricaram? Justifique sua resposta.
- Em uma folha avulsa, classifique as frases a seguir sobre a Roma antiga em verdadeiras ou falsas.
- Um dos resultados da expansão territorial romana foi o aumento expressivo do número de pessoas escravizadas.
- Ao longo de sua história, os romanos antigos tiveram três sistemas diferentes de governo: a monarquia, a república e o império.
- No mundo romano antigo, as mulheres eram consideradas cidadãs, podiam ser proprietárias de terras e ocupar cargos públicos.
- Leia com atenção o texto a seguir e depois responda às questões.
“Em Atenas reticências cada decisão importante era tomada pelo conjunto dos cidadãos, que participava da Assembleia reticências. Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a pólis reticências.
A democracia exigia uma participação ativa de seus cidadãos. reticências A democracia ateniense só foi possível porque havia uma forte consciência coletiva, ao menos em grande parte dos cidadãos, de que a melhor fórma de governar o destino da cidade seria por intermédio de um sistema em que o poder repousasse na maioria e não nas mãos de um rei ou de um tirano. reticências A democracia implicava igualdade de direitos políticos entre os cidadãos.”
REDE, M. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. página 26. (Coleção Que história é esta?).
- Qual era a função da Assembleia na democracia ateniense?
- Todos os cidadãos podiam participar da Assembleia?
- Havia pessoas que não podiam participar da Assembleia?
- Todas as cidades gregas adotaram a democracia? Dê um exemplo e explique.
- Entre os povos antigos do continente americano, os maias, os astecas e os incas estão entre os mais conhecidos na atualidade. Apesar das diferenças entre eles, havia várias semelhanças também. Classifique as frases de acordo com os itens a seguir, transcrevendo as associações corretas.
- Incas.
- Maias.
- Astecas.
- Incas, maias e astecas.
- Formaram cidades que foram abandonadas antes de os primeiros europeus chegarem às Américas.
- Dominaram um vasto império cuja capital, Tenochtitlán, era uma das maiores cidades de seu tempo.
- Desenvolveram a técnica da agricultura em terraços, que possibilitou o cultivo em áreas montanhosas.
- Tinham conhecimento de técnicas de construção sofisticadas, com o uso da pedra, para erguer pirâmides, templos e palácios.
- Analise o mapa e depois faça o que se pede.
Reinos germânicos – séculos cinco- seis
FONTE: ríguelmân, W.; quínder, H. Atlas historique. Paris: Perrin, 1992. página 112.
- Por que o Império Romano do Ocidente não está representado no mapa?
- Aponte e explique duas mudanças que ocorriam na Europa Ocidental durante a época da formação dos reinos germânicos.
- Aponte e explique duas características da cultura romana que permaneceram vivas na Europa após a formação dos reinos germânicos.
- Aponte e explique duas características do Império Romano do Oriente.
- O cristianismo e o islamismo estão entre as religiões que possuem o maior número de seguidores na atualidade. Assim como o judaísmo, são religiões monoteístas, isto é, acreditam na existência de um único deus.
- Escreva o nome das três religiões em ordem cronológica, isto é, da mais antiga para a mais recente.
- Qual é o lugar de origem de cada uma delas?
- Qual é o nome do livro sagrado de cada uma das três religiões monoteístas?
- Analise as imagens, leia as legendas e depois faça o que se pede.
- Explique o que é uma mesquita.
- Muitas mesquitas foram erguidas no norte da África e na região do Sael no mesmo período. Por que isso ocorreu?
- Na época da expansão do islã pelo norte da África, existiam reinos poderosos, como o de Mali e o de Gana. Relacione a riqueza desses reinos com a segunda imagem.
10. Analise a imagem a seguir. Ela representa uma unidade produtiva comum no Ocidente europeu medieval: o manso senhorial.
- Quem eram os habitantes dos castelos e que posição eles ocupavam na sociedade medieval?
- Indique quem eram os trabalhadores representados na imagem e as suas obrigações nesse sistema.
- A partir do século dez, várias mudanças ocorreram na Europa feudal. A esse respeito, explique.
- O que favoreceu o crescimento da população europeia, a partir dessa época?
- Quais eram as categoriais sociais e as ocupações das pessoas que moravam nas cidades?
- Uma grande crise se abateu sobre o mundo europeu durante o século catorze. Quais foram seus motivos e os impactos na sociedade da época?