Começo de conversa

Responda em uma folha avulsa.

Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!

1. Analise o mapa e depois faça o que se pede.

Os possíveis caminhos do ser humano para a América

Mapa. Os possíveis caminhos do ser humano para a América. Apresenta o planisfério com a representação dos continentes. As possíveis rotas humanas são representadas por setas vermelhas. As rotas terrestres são acompanhadas pela silhueta de uma pessoa caminhando. As rotas marítimas são acompanhadas pela silhueta de duas pessoas em uma embarcação. Sem legenda. 
No mapa, uma rota terrestre parte do centro da África em direção ao norte do continente, passando pelo deserto do Saara. A partir daí há duas ramificações: uma rota vai para a Europa, na região da atual França e depois segue para a região da atual Escandinávia; a outra segue para a Ásia onde se ramifica em outras duas rotas. A primeira segue até a Sibéria, avança pelo Estreito de Bering, passa pelo Alasca até chegar à América do Norte e, na sequência, à América do Sul. A segunda rota segue por terra até o leste da Ásia, depois avança pelo mar, contornando a costa leste asiática pelo Oceano Pacífico, chegando ao Golfo do Alasca, à costa oeste da América do Norte e da América do Sul. Outras rotas marítimas partem da região da atual Tailândia e da Indonésia para a Oceania.
No mapa há a indicação de letras nas seguintes localizações:
Letra A - Em três pontos: na região da Mesopotâmia, no leste da Ásia e no México.
Letra B - No centro da África.
Letra C - No Estreito de Bering.
Letra D - Na Península do Sinai.
No canto inferior direito, a rosa dos ventos e escala de 0 a 2.410 quilômetros.

FONTE: dubí, G. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 14-15.

Associe cada frase a seguir a uma das letras indicadas no mapa e depois transcreva a relação correta.

  1. Passagem utilizada pelos grupos humanos que migraram da Ásia para o continente americano, há mais de 12 mil anos.
  2. Nesse continente foram encontrados os vestígios mais antigos de ancestrais do Omo sápiens.
  3. Localidades onde foram encontrados os vestígios mais antigos da prática da agricultura.
  4. Os primeiros núcleos urbanos se formaram em uma região do Oriente Médio conhecida como Crescente Fértil.

2. As civilizações egípcia e mesopotâmica estão entre as mais antigas que se conhecem. Escolha a alternativa que apresenta uma semelhança entre elas.

  1. Os egípcios e os povos da Mesopotâmia eram monoteístas, ou seja, acreditavam em um único deus assim como os hebreus.
  2. O poder político era exercido pelos faraós, considerados deuses pelo seu povo.
  3. A sociedade era rigidamente hierarquizada e os camponeses formavam a maioria da população.
  4. As duas civilizações desenvolveram o sistema de escrita cuneiforme, com sinais traçados sobre tabletes de argila.

3. As imagens a seguir representam objetos encontrados em sítios arqueológicos na região do atual estado do Rio Grande do Sul. Analise-as, leia as legendas e depois faça o que se pede.

Fotografia 1. Objeto de pedra bege visto de frente e verso. Tem formato oval irregular e entalhes na face frontal.
Faca, com datação entre 13 e 10 mil anos, encontrada no sítio arqueológico Laranjito, no Rio Grande do Sul.
Fotografia 2. Três objetos de pedra entalhada, sendo os dois das laterais em formato triangular com base quadrada e tons predominantemente marrom claros, e o do centro semelhante a uma lasca pontiaguda, em tom marrom escuro.
Pontas de flecha ou dardo, com datação entre 11 e 9 mil anos, encontradas no sítio arqueológico Garivaldino, no Rio Grande do Sul.
  1. Quais são a matéria-prima e a técnica empregadas na fabricação desses objetos?
  2. Para que esses objetos poderiam ser utilizados?
  3. Grande quantidade de objetos semelhantes, datados de 12 mil a 500 anos atrás, foram encontrados no atual território brasileiro. O que esses achados indicam sobre o modo de vida dos povos que os confeccionaram? Justifique sua resposta.
  4. Outro tipo de vestígio arqueológico foi encontrado, em grande quantidade, na região amazônica. Analise a imagem a seguir e depois responda: o que achados como esse indicam sobre o modo de vida dos povos que os fabricaram? Justifique sua resposta.
Fotografia. Objeto cerâmico de base estreita, corpo mais largo em dois níveis na parte central e boca larga. Conta com tons de laranja e desenhos e detalhes em alto relevo na parte central.
Urna de cerâmica marajoara produzida entre 400 e 1350, encontrada na Ilha de Marajó (Pará).
  1. Em uma folha avulsa, classifique as frases a seguir sobre a Roma antiga em verdadeiras ou falsas.
    1. Um dos resultados da expansão territorial romana foi o aumento expressivo do número de pessoas escravizadas.
    2. Ao longo de sua história, os romanos antigos tiveram três sistemas diferentes de governo: a monarquia, a república e o império.
    3. No mundo romano antigo, as mulheres eram consideradas cidadãs, podiam ser proprietárias de terras e ocupar cargos públicos.
  2. Leia com atenção o texto a seguir e depois responda às questões.

“Em Atenas reticências cada decisão importante era tomada pelo conjunto dos cidadãos, que participava da Assembleia reticências. Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a pólis reticências.

A democracia exigia uma participação ativa de seus cidadãos. reticências A democracia ateniense só foi possível porque havia uma forte consciência coletiva, ao menos em grande parte dos cidadãos, de que a melhor fórma de governar o destino da cidade seria por intermédio de um sistema em que o poder repousasse na maioria e não nas mãos de um rei ou de um tirano. reticências A democracia implicava igualdade de direitos políticos entre os cidadãos.”

REDE, M. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. página 26. (Coleção Que história é esta?).

  1. Qual era a função da Assembleia na democracia ateniense?
  2. Todos os cidadãos podiam participar da Assembleia?
  3. Havia pessoas que não podiam participar da Assembleia?
  4. Todas as cidades gregas adotaram a democracia? Dê um exemplo e explique.
  1. Entre os povos antigos do continente americano, os maias, os astecas e os incas estão entre os mais conhecidos na atualidade. Apesar das diferenças entre eles, havia várias semelhanças também. Classifique as frases de acordo com os itens a seguir, transcrevendo as associações corretas.
    1. Incas.
    2. Maias.
    3. Astecas.
    4. Incas, maias e astecas.
    1. Formaram cidades que foram abandonadas antes de os primeiros europeus chegarem às Américas.
    2. Dominaram um vasto império cuja capital, Tenochtitlán, era uma das maiores cidades de seu tempo.
    3. Desenvolveram a técnica da agricultura em terraços, que possibilitou o cultivo em áreas montanhosas.
    4. Tinham conhecimento de técnicas de construção sofisticadas, com o uso da pedra, para erguer pirâmides, templos e palácios.
  2. Analise o mapa e depois faça o que se pede.

Reinos germânicos – séculos cinco-seis

Mapa. Reinos germânicos - séculos cinco e seis. No centro, o Mar Mediterrâneo. Ao norte, parte da Europa. Ao sul, parte do norte da África. A leste, parte da Ásia. A oeste, o Oceano Atlântico. Legenda: Rosa: Reino dos francos em 486. Rosa com linhas inclinadas em preto: Reino dos francos em 511. No mapa, em rosa, "Reino dos francos em 486", no norte da Europa, com destaque para as cidades de Reims, Cambrai e Tournai. Em rosa com linhas inclinadas em preto, "Reino dos francos em 511", abrangendo desde a cidade de Toulouse até a região a leste do Rio Reno. Fazendo fronteira com os Saxões, os Lombardos e o Reino dos Turíngios, a leste; o Reino dos Burgúndios, em cor laranja, ao sul e o Reino dos Ostrogodos, ao sul. A oeste, o Oceano Atlântico. Destacados em roxo, Reino dos Visigodos e o Reino dos Ostrogodos, abrangendo as regiões da Península Ibérica, a costa mediterrânica do território que hoje corresponde à França, a Península Itálica e parte dos Bálcãs. A cidade de Toledo está destacada no Reino dos Visigodos. As cidades de Verona, Ravena, Roma e Siracusa estão destacadas no Reino dos Ostrogodos. No noroeste da Península Ibérica, e dentro dos limites ocupados pelos visigodos, destaca-se em marrom, o Reino dos Suevos, com destaque para as cidades de Lugo e Braga. A leste do Reino dos Francos, destacado em amarelo, o Reino dos Turíngios. A leste do Reino dos Ostrogodos, destacado na cor verde claro, o Reino dos Gépidas, às margens do Rio Danúbio. No norte da África, na costa mediterrânica em torno do Cabo Bon, incluindo as Ilhas Baleares, a Córsega e a Sardenha, destacado em verde escuro, o Reino dos Vândalos, incluindo a cidade de Cartago. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos com escala de 0 a 300 quilômetros.

FONTE: ríguelmân, W.; quínder, H. Atlas historique. Paris: Perrin, 1992. página 112.

  1. Por que o Império Romano do Ocidente não está representado no mapa?
  2. Aponte e explique duas mudanças que ocorriam na Europa Ocidental durante a época da formação dos reinos germânicos.
  3. Aponte e explique duas características da cultura romana que permaneceram vivas na Europa após a formação dos reinos germânicos.
  4. Aponte e explique duas características do Império Romano do Oriente.
  1. O cristianismo e o islamismo estão entre as religiões que possuem o maior número de seguidores na atualidade. Assim como o judaísmo, são religiões monoteístas, isto é, acreditam na existência de um único deus.
    1. Escreva o nome das três religiões em ordem cronológica, isto é, da mais antiga para a mais recente.
    2. Qual é o lugar de origem de cada uma delas?
    3. Qual é o nome do livro sagrado de cada uma das três religiões monoteístas?
  2. Analise as imagens, leia as legendas e depois faça o que se pede.
Fotografia. Construção larga e retangular, em tons de marrom, com três torres pontiagudas que se sobressaem em um muro, que também conta com parte superior pontiaguda.
A Grande Mesquita de Djenné, situada no Mali. Foto de 2019. A mesquita localiza-se na região do continente africano conhecida como Sael e foi declarada Patrimônio Mundial pela unêsco. Construída no século treze, com tijolos de terra crua, sua conservação exige cuidados constantes.
Fotografia. Camelos caminham em uma área de aspecto seco, com terra marrom e pequenos e poucos arbustos e uma árvore sem folhas. Alguns animais carregam pacotes. À frente, um homem com calça azul, camisa roxa e um tecido cobrindo a cabeça está montado em um camelo, guiando o grupo.
Caravana de camelos no Níger. Foto de 2020. Caravanas de camelos percorrem as rotas transaarianas desde a Antiguidade. Até o presente, esse tipo de transporte é considerado um dos mais adequados para as condições da região.
  1. Explique o que é uma mesquita.
  2. Muitas mesquitas foram erguidas no norte da África e na região do Sael no mesmo período. Por que isso ocorreu?
  3. Na época da expansão do islã pelo norte da África, existiam reinos poderosos, como o de Mali e o de Gana. Relacione a riqueza desses reinos com a segunda imagem.

10. Analise a imagem a seguir. Ela representa uma unidade produtiva comum no Ocidente europeu medieval: o manso senhorial.

Gravura. Ao fundo, um grande castelo predominantemente branco cercado por muralha, com diversas torres pontiagudas. Em primeiro plano, homens e mulheres fazendo uma colheita de frutos arroxeados em uma plantação verde. À direita, um carro de bois levando dois cestos grandes com os frutos. Ao centro, dois burros carregando no lombo sacos com os frutos.
Gravura representando o mês de setembro presente no livro As riquíssimas horas do Duque de béri, 1410.
  1. Quem eram os habitantes dos castelos e que posição eles ocupavam na sociedade medieval?
  2. Indique quem eram os trabalhadores representados na imagem e as suas obrigações nesse sistema.
  1. A partir do século dez, várias mudanças ocorreram na Europa feudal. A esse respeito, explique.
    1. O que favoreceu o crescimento da população europeia, a partir dessa época?
    2. Quais eram as categoriais sociais e as ocupações das pessoas que moravam nas cidades?
    3. Uma grande crise se abateu sobre o mundo europeu durante o século catorze. Quais foram seus motivos e os impactos na sociedade da época?