CAPÍTULO 2 Renascimento cultural e Humanismo
Entre os séculos quinze e , navegantes europeus atravessaram o Oceano Atlântico e chegaram a terras de outros continentes, onde entraram em contato com diferentes espaços naturais e culturas. dezesseis
No mesmo período, o comércio se expandiu, as cidades cresceram rapidamente e os horizontes se ampliaram, modificando a visão de mundo de várias sociedades. Muitas pessoas queriam compreender o universo e também buscavam explicações para o funcionamento do corpo humano.
Essas e outras transformações na fórma de os seres humanos se relacionarem consigo mesmos, com o conhecimento, com a sociedade e com Deus ocorreram no período da história chamado Idade Moderna.
Responda oralmente.
- Qual é o tema do desenho de Leonardo da vinti?
- Em que ele é diferente dos temas medievais?
- Na visão de mundo da modernidade, o homem se tornou o centro das atenções. Qual é a relação entre o desenho Homem vitruviano e essa afirmação?
O Renascimento
Embora algumas caraterísticas já pudessem ser vistas no século , o processo de transformação ocorrido na Europa entre o século catorze quinze e o fim do século dezesseis ficou conhecido como Renascimento, e foi marcado pela revalorização da cultura greco-romana e dos saberes no campo da arte, da ciência e da filosofia.
Nesse contexto, o termo renascimento começou a ser associado à ideia de renascer ou de recuperar o universo cultural greco-romano, após uma suposta morte dessa cultura na Idade Média. Por isso, dizia-se que a arte antiga estava renascendo.
Hoje, é evidente que na Idade Média foram criadas expressões culturais diferentes das greco-romanas embora dialogassem com elas: cidades italianas lucraram com atividades comerciais, universidades foram fundadas e o direito romano foi reinterpretado. Nos séculos quinze e dezesseis, porém, não se pensava assim.
Imagens em contexto!
Neste a afrescoglossário que se encontra em uma das salas do Palácio do Vaticano, Rafael , um dos principais artistas do Renascimento, representou vários pensadores da Grécia antiga, como os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles e o matemático Pitágoras. Sãnzio
A matemática Hipátia, o médico Averróis e o imperador da Macedônia, Alexandre Magno, personagens que você conheceu no 6º ano, também foram representados.
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O Humanismo
O Humanismo foi um movimento cultural que começou na Península Itálica no fim da Idade Média e chegou ao auge no Renascimento. Para os humanistas, o homem era a mais perfeita criação de Deus, capaz de desenvolver conhecimento sobre tudo a seu redor.
O Humanismo apresentava três características principais: o individualismo, o antropocentrismo e o racionalismo. A escultura a seguir, de miquelângelo buonarôti, foi produzida com base nessas características.
O individualismo fundava-se na crença cada vez maior no indivíduo e em sua capacidade criativa, o que lhe permitia ser autor de suas obras. No detalhe da pietá, por exemplo, há a inscrição (em latim): “Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez”.
O antropocentrismo ( antrôpo = “homem”), por sua vez, era a ideia de que o homem, e não Deus, ocupava o centro do Universo. Opunha-se, portanto, ao teocentrismo ( téo = “deus”) da Idade Média. É importante destacar o fato de que a menção ao homem na visão antropocêntrica designava apenas uma pessoa do gênero masculino. Essa ideia estava atrelada à percepção da época de que o homem era um ser racional e a mulher era um ser de natureza inferior.
O racionalismo era a valorização da razão para conhecer e compreender o mundo natural e cultural.
Imagens em contexto!
Ao esculpir a mãe de Jesus amparando o corpo do filho morto, Miquelângelo combinou três elementos valorizados pelos renascentistas: o ideal de beleza da Antiguidade, a temática cristã e o naturalismo. A escultura foi idealizada no formato triangular, pois os renascentistas buscavam especialmente na geometria as referências para representar a harmonia das fórmas.
Vamos pensar juntos?
O termo renascimento foi empregado pela primeira vez, no século dezesseis, pelo humanista italiano djôrdjo vasári para nomear um movimento artístico e cultural que estava ocorrendo nas cidades italianas. vazári percebeu que os integrantes desse movimento não seguiam as tradições da arte bizantina. Em vez disso, valorizavam a arquitetura, a escultura, a matemática e as obras filosóficas do mundo antigo.
O uso dessa palavra para definir a cultura europeia entre os séculos quinze e dezesseis só se popularizou no século dezenove, quando o historiador iácôb burcrrart retomou o conceito e o utilizou para designar o que ele considerava o momento da compreensão do homem sobre seu potencial no mundo.
Esse conceito, porém, desvalorizava o que foi produzido entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Além disso, o Renascimento não foi uma cópia da arte e da filosofia da Antiguidade. Nos séculos quinze e dezesseis, outras técnicas foram criadas e colocadas em diálogo com as práticas artísticas medievais.
As culturas bizantina, islâmica, judaica, indiana e chinesa também foram muito importantes para as atividades eruditas no Ocidente medieval. O impacto da expansão marítima e do contato dos europeus com outros povos e com outras fórmas de vida também incentivou a criação de obras humanistas e renascentistas.
Alguns historiadores destacaram a presença de características do que se denomina cultura renascentista já no século treze. Em 1204, por exemplo, quando os cruzados saquearam Constantinopla, artistas bizantinos fugiram para a Península Itálica, influenciando a arte local e despertando o interesse de parte da população pela língua grega e pelas obras clássicas.
Com base nessas constatações, compreende-se que as práticas culturais do Renascimento não significaram uma ruptura com o período medieval. Em vez disso, houve permanências que aos poucos foram transformadas e ressignificadas.
Responda no caderno.
- Explique como o termo renascimento foi criado.
- Qual foi o papel de iácôb burcrrart na definição do conceito de renascimento?
- Por que o uso do termo renascimento para designar a cultura europeia entre os séculos quinze e dezesseis é problemático? Explique.
- Com base na informação de que historiadores identificaram características da cultura renascentista no século treze, o que se pode concluir sobre as relações entre a cultura medieval e o Renascimento?
O Renascimento na Península Itálica
O movimento renascentista teve início na Península Itálica em razão do grande movimento de comerciantes do Ocidente e do Oriente no local. O trânsito de pessoas e de mercadorias, além da concentração de riquezas na região, contribuiu para a produção e o financiamento das manifestações artísticas.
Muitos dos pintores renascentistas eram patrocinados pelos chamados mecenas, que eram ricos comerciantes, famílias aristocratas e até mesmo representantes do clero. A contratação de um artista para produzir obras exclusivamente para uma família ou instituição era uma demonstração do poder econômico e político do mecenas. A família Médici, por exemplo, foi responsável pelo financiamento de grande parte dos artistas em Florença nos séculos quinze e dezesseis.
Imagens em contexto!
Na imagem, foi reproduzida apenas a parte central do afresco O juízo final, que tem mais de 12 metros de altura. No centro, Jesus Cristo foi representado sem barba, com o braço levantado, dirigindo o julgamento. Ao lado dele está Maria, sua mãe. Em torno deles foram representados os santos e os eleitos da Igreja. Entre eles, São Pedro, no lado direito segurando as chaves do Paraíso, e São Bartolomeu, logo abaixo, que aparece segurando a própria pele.
Os anos 1300
Durante a Idade Média, o latim foi usado como principal idioma em textos científicos, religiosos e literários. No século catorze, porém, o florentino Dante aliguéri rompeu essa tradição ao escrever o poema épico A Divina Comédia em um dialeto italiano (o toscano). Na história, que apresenta temas e personagens bíblicos, o personagem principal, acompanhado do poeta romano Virgílio, atravessa o inferno, passa pelo purgatório e chega ao céu à procura de sua amada Beatriz. No poema, são propostas reflexões sobre a vida e a morte, o certo e o errado.
No campo das artes visuais, o pintor florentino djôto di Bondone ficou conhecido por reinterpretar e transformar a arte bizantina. djôto desenvolveu estudos matemáticos para representar, nas pinturas, o espaço de maneira mais parecida com a real; por isso, ele é considerado um dos principais precursores do Renascimento.
Ao pintar a Capella degli Scrovegni, na cidade italiana de Pádua, djôto representou, com volume e cores, a cena bíblica da retirada do corpo de Jesus da cruz, reproduzida a seguir.
Imagens em contexto!
Na obra Lamentação, verifica-se a expressão de sofrimento de Maria, segurando a cabeça do filho, e de Maria Madalena, que segura os pés de Jesus. No céu, os anjos representados parecem sentir dor e consternaçãoglossário . Diferentemente das figuras bizantinas, os personagens de djôto têm expressão mais humana, com traços semelhantes aos reais.
Os anos 1400
O quattrocento, como é chamado o movimento artístico do Renascimento italiano, foi marcado pelo mecenatoglossário da família Médici, atuando na cidade de Florença.
No campo da escultura, destacou-se o artista florentino donatélo, que retomou a nudez em obras de arte. Durante a Idade Média, na maioria das esculturas e pinturas, os personagens eram representados vestidos, pois um corpo nu podia ser associado, do ponto de vista cristão daquela época, ao pecado. No Renascimento, porém, os temas religiosos podiam ser associados à nudez, pois o corpo humano era considerado belo e sua exposição já não era relacionada ao mal.
Sandro Botitcheli foi um importante pintor renascentista. Patrocinado por lorendzo de Médici, conhecido como O Magnífico, ele produziu algumas das mais expressivas obras do período, como O nascimento de Vênus ou A Primavera. Em suas pinturas, o artista recuperou temas pagãos e da mitologia greco-romana e também explorou a nudez distante dos temas bíblicos em que isso era possível (como em Adão e Eva). A anatomia dos seres retratados revela bastante conhecimento do corpo humano e seus movimentos, mas, ainda assim, Botitcheli parece dar a suas pinturas uma sensação de leveza, quase como se não tocassem o chão ou flutuassem logo acima dele.
A arquitetura renascentista
As principais obras de arquitetura renascentista foram produzidas entre os séculos catorze e dezesseis. Nelas, eram valorizadas a proporção, a simetria e a regularidade, ou seja, os arquitetos procuravam criar construções em que os ângulos visuais de todas as partes eram proporcionais.
O escultor e engenheiro florentino Filippo Brunelêsqui é reconhecido como um dos principais arquitetos do quattrocento. Ele realizou o estudo da perspectiva, no qual usou o conhecimento matemático para criar fórmas harmônicas.
Após estudar as ruínas de Roma, Brunelêsqui retomou os ideais greco-romanos e os aplicou em construções da cidade de Florença. Um de seus mais importantes projetos foi o da cúpulaglossário da catedral Santa Maria del Fiore. Outro foi o da Capela , considerada uma das obras-primas da arquitetura renascentista. pádzi
É interessante observar que Brunelêsqui lia as obras de Dante aliguéri, estudava matemática e geometria e apreciava as obras de pintores como djôto di Bondone. Isso indica que havia circulação de valores, conhecimentos e diálogo entre os renascentistas.
Imagens em contexto!
Andréa pádzi, membro de uma rica família de banqueiros, ordenou o início da construção da Capela pádzi em cêrca de 1429, mas as obras só começaram por volta de 1441, sendo completadas na década de 1460. O artista projetou o edifício para ocupar porções simétricas: cada lado da capela é composto de 3 colunas que apresentam os mesmos tamanhos, a mesma distância entre si e uma massa idêntica ao peso que sustentam; ou seja, o edifício apresenta proporção, harmonia e correspondência entre as partes da composição.
Cruzando fronteiras
No Renascimento, o diálogo entre os conhecimentos científicos era valorizado. Para construir uma obra de arte simétrica, os artistas recorriam à matemática. Para misturar as cores das tintas, buscavam na química as fórmulas que julgavam perfeitas. A botânica estava na escolha consciente, pelos artistas, dos elementos naturais que representariam. A poesia aliava-se à história, e assim por diante.
Analise a obra renascentista Santíssima Trindade, pintada por Masaccio em uma das paredes da Igreja de Santa Maria novelia, situada em Florença, na Itália. Esse foi um dos primeiros murais produzidos com base nas regras matemáticas elaboradas pelo arquiteto italiano Filipo Brunelesqui.
No centro da imagem Santíssima Trindade, destaca-se a representação de Cristo crucificado. Sobre a cabeça dele, o Espírito Santo é representado em fórma de pomba. Acima deles, está Deus Pai, formando a Santíssima Trindade da fé cristã.
Na pintura, mazátchio usou uma técnica denominada perspectiva para criar a impressão de profundidade e de volume. A obra apresenta, assim, a impressão de realidade tridimensional.
Analise novamente o desenho de Leonardo da , vinti chamado Homem vitruviano, na página 30. Por meio da ciência e da arte, Da vinti desenhou o corpo do homem de acordo com as proporções geométricas.
De posse dessas informações, faça as atividades a seguir.
Imagens em contexto!
Nessa obra, o artista utilizou o conceito de proporção áurea, uma fórmula matemática usada na Antiguidade para a construção, por exemplo, do pártenôn, em Atenas, Grécia. A proporção áurea garante o equilíbrio das fórmas dos elementos representados.
Responda no caderno.
- Descreva as figuras geométricas usadas por mazátchio na pintura Santíssima Trindade, explicando como elas garantem a simetria da obra.
- Em Homem vitruviano:
- indique o local do desenho em que a simetria está mais evidente;
- encontre três fórmas geométricas que Da vinti usou para obter a simetria.
- Com base nas duas obras, o que é possível concluir sobre a relação dos artistas renascentistas com a matemática?
Os anos 1500
Três dos principais artistas do Renascimento italiano atingiram o auge produtivo na passagem do século quinze ao dezesseis: Leonardo da , vinti miquelângelo buonarôti e Rafael Sãnzio. O período foi marcado pelo uso intenso da perspectiva e da matemática para criar a ilusão de profundidade nos quadros e nas esculturas.
Miquelângelo produziu esculturas bastante conhecidas, como Davi, em 1501, e Moisés, em 1515. Quando jovem, conheceu as técnicas dos escultores antigos que estavam na coleção da poderosa família Médici, de Florença. Além disso, trabalhou na pintura da Capela Sistina.
Rafael Sãnzio, o mais jovem dos três, morreu aos 37 anos. Deixou uma importante produção de pinturas com cores vibrantes e claras. Suas madonas (cenas de Maria, normalmente com Jesus) são muito conhecidas.
Leonardo da vinti é considerado um modelo de artista da Renascença: era pintor, escultor, arquiteto, inventor, engenheiro e estudioso de botânica, anatomia e geologia! Em suas obras, dava destaque ao mundo natural.
Nas pinturas de Da vinti é possível notar a importância das cores e da sombra, para dar a ideia de profundidade, e da luz, para destacar o centro da ação do quadro. A técnica que ele usou para obter esses efeitos é conhecida como chiaroscuro (“claro escuro”).
As obras de Da vinti são valorizadas até hoje. Analise a reprodução do quadro Mona Lisa, pintado entre 1503 e 1506. A obra tem cinco séculos de história e mantém-se popular, sendo uma das mais visitadas no Museu do Louvre, em Paris, na França. Por sua popularidade, artistas de diferentes nacionalidades, tempos e lugares produziram releituras dela.
Agora é com você!
Responda no caderno.
- O que foi o Humanismo? Aponte suas principais características.
- Descreva as principais características do Renascimento.
- Caracterize as fases do Renascimento e cite exemplos de cada uma delas.
As artistas do Renascimento
O número de mulheres artistas na Europa, entre os séculos quinze e dezesseis, era muito baixo por causa dos preconceitos sociais. Não se aceitava que as mulheres trabalhassem fóra de casa, estudassem com mestres pintores desde jovens, nem se mudassem para a casa ou a oficina deles, como era normal para os artistas do gênero masculino.
A italiana Sofonisba Anguissola, porém, conseguiu driblar o preconceito e se tornou pintora profissional. Ela nasceu em Cremona, na Península Itálica, e era de família nobre. Trabalhou na Espanha, servindo a esposa do rei Filipe segundo, Isabel de Valois, e também em Gênova e na Sicília.
Sofonisba pintou muitos autorretratos, temas familiares, cotidianos e religiosos. Seu talento foi reconhecido na época, e Miquelângelo, vazári e antôn van deic estudaram sua obra e a homenagearam.
Artistas como ela foram exceções, não por falta de talento, mas por falta de oportunidades. Seu exemplo e sua obra influenciaram outras mulheres e abriram caminho para pintoras renascentistas de outras gerações, como Lavinia Fontana, Barbara longui, Fede galídzia e artemísia dgentilesqui.
Imagens em contexto!
A obra da artista Lavinia Fontana é uma representação da passagem bíblica sobre o momento em que Maria Madalena reconheceu Jesus, depois de ele ressuscitar. Elementos da religiosidade cristã estiveram presentes em diferentes obras de Fontana. Já o quadro de Sofonisba Anguissola apresenta a imagem que a artista tinha dela mesma. Ao representar-se pintando uma obra, ela se afirmou como mulher e como artista profissional.
O Renascimento e o Humanismo se espalham pela Europa
O Renascimento, iniciado na Península Itálica, espalhou-se para outras partes da Europa. Isso ocorreu porque os ideais renascentistas foram divulgados por artistas patrocinados por mecenas estrangeiros. Leonardo da Vinci, por exemplo, trabalhou para a côrtefrancesa. Com o tempo, artistas de outros locais adotaram as técnicas utilizadas por ele.
Muitos artistas das monarquias nacionais europeias tinham aprendido seu ofício nos ateliês do sul da Península Itálica. Em razão disso, suas obras apresentavam marcas do diálogo entre as tradições italianas e as particularidades da cultura de origem.
No Sacro Império Romano-Germânico e nos Países Baixos, por exemplo, os artistas incorporaram as técnicas renascentistas a suas obras e também os temas ligados à Reforma Protestante (tema do próximo capítulo), ao retorno aos antigos valores cristãos e à revolta contra a autoridade da Igreja Católica.
Imagens em contexto!
Lucas cránar trabalhou para as cortes do Sacro Império Romano-Germânico durante o Renascimento. Na tela Descanso da Virgem durante a fuga para o Egito, ele retrata uma cena bíblica usando os princípios da arte renascentista italiana. A temática religiosa presente nessa pintura, porém, foi influenciada pela Reforma Protestante. A gravura de Albrechi Durrár também está ligada a uma temática religiosa. Esse artista despertou admiração tanto no norte quanto no sul da Europa. Ele vendia suas obras para nobres e burgueses, ansiosos pela aquisição de imagens com a recém-desenvolvida técnica da xilogravura, uma fórma de gravura feita em um suporte em madeira, como uma espécie de carimbo.
Renascimento na literatura
O início da expansão marítima europeia produziu mudanças profundas na Península Ibérica. Com a chegada à América e a descoberta de caminhos alternativos para o comércio com as Índias, Portugal e Espanha (e, mais tarde, os Países Baixos) passaram a ter mais importância econômica que as cidades da Península Itálica, que dominavam o comércio no Mediterrâneo. O Renascimento e o Humanismo também se estabeleceram nesses países. O poeta português Luís de Camões publicou, em 1572, Os lusíadas, poema mencionado no capítulo anterior.
O espanhol Miguel de Cervantes, por sua vez, tornou-se símbolo do Humanismo ao publicar, em 1605, a obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, sobre um homem que decidiu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Para lutar contra inimigos imaginários, Dom Quixote providencia uma armadura, um cavalo (Rocinante) e um escudeiro (Sancho Pança). Nessa obra, Cervantes estabeleceu um diálogo com as fórmas narrativas da Idade Média e inovou ao usar a língua nacional (espanhol) e a paródiaglossário .
As obras Utopia, de Tômas Morus, lançada em 1516, e Elogio da loucura, de Erasmo de Roterdã, publicada em 1511, usaram a ironia para criticar a sociedade daquele tempo. Na Inglaterra, entre 1599 e 1607, Uilian Xêiquispíer escreveu Rãmlet, Rei Lear e Macbéf. Nessas e em outras peças sobre traição, vingança e corrupção, ele promoveu reflexões sobre a moral e as relações humanas. Na França, o escritor frrãnçoá rabelé narrou a história de dois gigantes comilões, em Gargântua e Pantagruel, promovendo uma crítica à Igreja e aos poderes da época.
O Renascimento científico
No período renascentista, iniciou-se o experimentalismo – o estudo do mundo natural por experimentos. A palavra experiência era entendida em seus vários significados: podia designar a vivência mística de um santo ou as aventuras dos navegadores na América. Podia, também, dizer respeito a provas matemáticas e experimentos práticos para testar hipóteses e compreender o mundo.
A matematização da experiência deu origem a diferentes fórmas de produzir ciência. Hipóteses foram formuladas sobre o que havia de mais amplo, como o universo, e de mais estrito, como o corpo humano.
Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Iorranes képler destacaram-se na astronomia. Copérnico concluiu que o Sol ocupava o centro do antigo sistema de pitolomeu e os planetas giravam ao seu redor. Essa concepção heliocêntrica rompeu com o geocentrismo defendido pela Igreja, segundo o qual a Terra ( géo) era o centro desse sistema, e os corpos celestes giravam ao redor dela.
Galileu levou os estudos de Copérnico adiante e atraiu a atenção da Inquisição, que o ameaçou de morte. Para se salvar, ele teve de silenciar-se a respeito de suas descobertas.
Já o astrônomo e matemático alemão Iorranes képler elaborou leis fundamentais sobre o movimento dos planetas, como a descrição de suas órbitas elípticas em torno de um sol.
Leonardo da vinti registrou projetos de submarinos e de máquinas voadoras. Na anatomia, deixou descrições de estruturas musculares e do esqueleto humano. Ele foi o primeiro a descrever os nervos ópticos e a desenhar os ventrículos do coração.
Anatomistas como Andreas Vesálio, Uilian Rrárvi e Miguel servêt fizeram descobertas sobre o funcionamento do corpo e da circulação sanguínea. Seus estudos de anatomia baseavam-se na dissecação de cadáveres e na observação das estruturas do corpo. Paracelso destacou-se no estudo de drogas medicinais e âmbroáse parrê criou a técnica de ligamento de artérias para estancar hemorragias.
Apesar do desenvolvimento científico humanista, crenças como a astrologia e a feitiçaria continuaram sendo comuns.
Responda no caderno.
Se liga no espaço!
Analise a gravura. Ela representa a teoria heliocêntrica ou a geocêntrica? Explique.
A imprensa
As ideias humanistas e científicas espalharam-se rapidamente pela Europa graças ao desenvolvimento de uma técnica por Iorranes Gutembergue, em 1439. Ele criou moldes de ouro e prata para montar a prensa – um móvel para impressão tipográfica. As letras, feitas de chumbo fundido, eram combinadas uma a uma para realizar impressões em papel. O primeiro livro impresso foi a Bíblia.
A tipografiaglossário de Gutembergue barateava a produção e tornava o livro mais acessível. Grande parte da população europeia, porém, era iletrada ou não tinha dinheiro para comprar livros, que continuaram restritos à elite.
As novidades da expansão marítima europeia, do Renascimento e do Humanismo chegaram, graças à imprensa, a essa elite letrada, propagando o chamado Renascimento científico.
Agora é com você!
Responda no caderno.
- Explique por que existem poucas informações sobre as artistas e as cientistas do período do Renascimento.
- Qual foi o papel da imprensa para o Humanismo e para o Renascimento científico?
- Quais são as características do Renascimento científico? Apresente dois avanços ocorridos no período.
Atividades
Responda no caderno.
Organize suas ideias
- Analise as informações a seguir e, no caderno, identifique as afirmativas falsas e as verdadeiras. Corrija as que estiverem incorretas.
- Os pintores renascentistas rejeitavam o uso de técnicas que se baseavam no conhecimento matemático e geométrico para a elaboração de suas obras.
- A perspectiva foi uma das principais técnicas utilizadas pelos artistas do Renascimento para criar a impressão de profundidade e de volume nas obras de arte.
- No Renascimento, os temas religiosos não podiam ser associados à nudez, pois o corpo nu era vinculado ao pecado.
- O ideal de beleza da Antiguidade, a temática cristã e o naturalismo eram três elementos valorizados pelos artistas renascentistas.
- No caderno, relacione corretamente os nomes às invenções, descobertas e teorias.
- Nicolau Copérnico.
- Galileu Galilei.
- Leonardo da vinti.
- âmbroáse parrê.
- Por meio de suas observações astronômicas, defendeu a teoria heliocêntrica. Seus estudos serviram de base para vários conceitos da física moderna.
- Esboçou projetos de submarinos e de máquinas voadoras, além de produzir desenhos e descrições de estruturas musculares e do esqueleto humano.
- Criou a técnica de ligamento de artérias para estancar hemorragias.
- Concluiu, em seus estudos, que os planetas giravam ao redor do Sol, o que contribuiu para o rompimento com o geocentrismo, defendido pela Igreja Católica.
- Neste capítulo, você estudou acontecimentos históricos relacionados ao início da Idade Moderna. Identifique, no caderno, as alternativas corretas sobre as características e os significados da modernidade.
- A expansão marítima instigou a curiosidade dos europeus e contribuiu para que eles mudassem sua visão de mundo após ter contato com outros povos e ambientes naturais.
- Por meio da razão, da experiência e da observação, alguns indivíduos puderam confirmar hipóteses e produzir conhecimentos, desafiando dogmas religiosos.
- Na Idade Moderna, as representações religiosas foram abandonadas pelos artistas, a cultura preservada pelos copistas medievais foi ignorada e a astrologia foi desprezada como sistema de conhecimento.
- No campo filosófico, marcado pelo Humanismo e pelo Renascimento, os saberes da Antiguidade, assim como os de povos não europeus, foram recriados e integrados aos saberes cristãos.
- A modernidade foi fortemente marcada pela crença no indivíduo e na capacidade humana de inovar e modificar a natureza.
Aprofundando
4. A expansão marítima europeia marcou o início da mundialização e da modernidade. Naquele período, os europeus fizeram uma série de representações de si mesmos e dos povos e locais com os quais tiveram contato. Analise o mapa e, na sequência, responda às questões.
- Qual é o continente representado no mapa?
- Qual era a intenção de Sebastian Münster ao representá-lo com esse formato?
- Como a arte e a ciência renascentistas contribuíram para o reforço da ideia de “rainha Europa”?
5. Tômas Morus é considerado um dos principais humanistas do Renascimento. Em seu livro Utopia, ele descreveu uma sociedade ideal e justa. Leia a seguir a análise realizada pelo historiador grégori cleis sobre a ideia de utopia explorada por mórus.
“Desde a publicação da obra, a palavra ‘utopia’ tornou-se sinônimo de paraíso, o ideal, o irrealista e inatingível. reticências Contudo, a tradição estabelecida pelo texto, reticências na verdade representa não a sociedade perfeita, mas apenas uma sociedade radicalmente melhorada.”
cleis, G. Utopia: a história de uma ideia. São Paulo: Edições Sésqui, 2013. página 59.
Agora, escreva um texto dissertativo sobre o que você considera uma escola ideal, apontando os possíveis problemas existentes no local em que estuda e as propostas para solucioná-los. Lembre-se de que o texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.Glossário
- Afresco
- : arte ou técnica de pintura mural que consiste em aplicar tintas diluídas em água sobre um revestimento de argamassa ainda fresco.
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- Consternação
- : tristeza profunda.
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- Mecenato
- : prática de incentivo e patrocínio de obras de artistas e literatos.
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- Cúpula
- : parte superior de construções e edifícios com a fórma de semiesfera.
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- Paródia
- : obra que imita outra obra ou estilo artístico com objetivo satírico.
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- Tipografia
- : técnica de compor e imprimir com o uso de tipos, também conhecidos como fontes ou letras.
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