Começo de conversa
Responda em uma folha avulsa.
Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 6º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!
1. Analise o mapa e depois faça o que se pede.
Os possíveis caminhos do ser humano para a América
FONTE: , G. dubí Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 14-15.
Associe cada frase a seguir a uma das letras indicadas no mapa e depois transcreva a relação correta.
- Passagem utilizada pelos grupos humanos que migraram da Ásia para o continente americano, há mais de 12 mil anos.
- Nesse continente foram encontrados os vestígios mais antigos de ancestrais do . Omo sápiens
- Localidades onde foram encontrados os vestígios mais antigos da prática da agricultura.
- Os primeiros núcleos urbanos se formaram em uma região do Oriente Médio conhecida como Crescente Fértil.
2. As civilizações egípcia e mesopotâmica estão entre as mais antigas que se conhecem. Escolha a alternativa que apresenta uma semelhança entre elas.
- Os egípcios e os povos da Mesopotâmia eram monoteístas, ou seja, acreditavam em um único deus assim como os hebreus.
- O poder político era exercido pelos faraós, considerados deuses pelo seu povo.
- A sociedade era rigidamente hierarquizada e os camponeses formavam a maioria da população.
- As duas civilizações desenvolveram o sistema de escrita cuneiforme, com sinais traçados sobre tabletes de argila.
Respostas e comentários
comêço de conversa
Neste primeiro contato com os estudantes do 7º ano, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar qual é o domínio deles de leitura de imagens, de mapas e de textos, a compreensão dos enunciados das atividades e a elaboração de respostas (discursivas, de múltipla escolha etcétera). Além disso, a avaliação também permite sondar algumas noções aprendidas no 6º ano para que seja possível verificar qual domínio os estudantes têm sobre o conteúdo trabalhado.
Atividade 1
Objetivo de aprendizagem
Avaliar conhecimentos relacionados à origem da humanidade, seus deslocamentos pelo planeta, o início da agricultura e a formação dos primeiros núcleos urbanos.
Expectativa de respostas
um. C; dois. B; três. A; quatro. D.
Superação de defasagens
Retome a leitura do mapa-múndi com os estudantes. Solicite a identificação do tema geral da questão: origens da humanidade, práticas agrícolas, formação das primeiras cidades e povoamento do continente americano. Pontue a existência de uma sequência, histórica e cronológica, na ordenação dos processos indicados nas frases.
Atividade 2
Objetivo de aprendizagem
Avaliar conhecimentos gerais sobre as sociedades antigas do Crescente Fértil.
Expectativa de resposta
Alternativa c.
Superação de defasagens
Retome com os estudantes os significados de monoteísmo e de politeísmo, os sistemas de escrita da Mesopotâmia (cuneiforme) e do Egito (hieroglífica) e as diferenças históricas e de organização política entre esses povos. Destaque a base agrária dessas sociedades e retome os conceitos de hierarquia social e estratificação social.
3. As imagens a seguir representam objetos encontrados em sítios arqueológicos na região do atual estado do Rio Grande do Sul. Analise-as, leia as legendas e depois faça o que se pede.
- Quais são a matéria-prima e a técnica empregadas na fabricação desses objetos?
- Para que esses objetos poderiam ser utilizados?
- Grande quantidade de objetos semelhantes, datados de 12 mil a 500 anos atrás, foram encontrados no atual território brasileiro. O que esses achados indicam sobre o modo de vida dos povos que os confeccionaram? Justifique sua resposta.
- Outro tipo de vestígio arqueológico foi encontrado, em grande quantidade, na região amazônica. Analise a imagem a seguir e depois responda: o que achados como esse indicam sobre o modo de vida dos povos que os fabricaram? Justifique sua resposta.
- Em uma folha avulsa, classifique as frases a seguir sobre a Roma antiga em verdadeiras ou falsas.
- Um dos resultados da expansão territorial romana foi o aumento expressivo do número de pessoas escravizadas.
- Ao longo de sua história, os romanos antigos tiveram três sistemas diferentes de governo: a monarquia, a república e o império.
- No mundo romano antigo, as mulheres eram consideradas cidadãs, podiam ser proprietárias de terras e ocupar cargos públicos.
- Leia com atenção o texto a seguir e depois responda às questões.
“Em Atenas reticências cada decisão importante era tomada pelo conjunto dos cidadãos, que participava da Assembleia reticências. Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a pólis reticências.
A democracia exigia uma participação ativa de seus cidadãos. reticências A democracia ateniense só foi possível porque havia uma forte consciência coletiva, ao menos em grande parte dos cidadãos, de que a melhor fórma de governar o destino da cidade seria por intermédio de um sistema em que o poder repousasse na maioria e não nas mãos de um rei ou de um tirano. reticências A democracia implicava igualdade de direitos políticos entre os cidadãos.”
REDE, M. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. página 26. (Coleção Que história é esta?).
- Qual era a função da Assembleia na democracia ateniense?
- Todos os cidadãos podiam participar da Assembleia?
- Havia pessoas que não podiam participar da Assembleia?
- Todas as cidades gregas adotaram a democracia? Dê um exemplo e explique.
Respostas e comentários
Atividade 3
Objetivo de aprendizagem
Avaliar a leitura de imagens e a produção do saber histórico a partir de vestígios da cultura material, ou seja, a elaboração de hipóteses explicativas para os achados arqueológicos referentes aos habitantes mais antigos do atual território brasileiro.
Expectativa de respostas
a) Os objetos foram feitos de pedra lascada, ou seja, a partir da fricção de uma pedra em outra.
b) As pontas de lança e de flechas provavelmente eram utilizadas em atividades de sobrevivência, como a caça e a pesca. A faca poderia ser utilizada na coleta de vegetais, para alimentação e obtenção de matérias-primas para confecção de outros utensílios.
c) Os achados provavelmente indicam que esses povos eram caçadores-coletores.
d) Espera-se que os estudantes relacionem a cerâmica à agricultura, considerando que as vasilhas poderiam ser utilizadas para armazenar e transportar alimentos.
Superação de defasagens
Oriente a releitura do enunciado da questão, retomando o significado dos termos: cultura material e sítio arqueológico. Promova a troca de ideias a partir da observação dos objetos líticos representados. Incentive o compartilhamento de hipóteses sobre o modo de vida dos povos que fabricaram os artefatos encontrados no Rio Grande do Sul e a cerâmica encontrada no Pará, relacionando, respectivamente, à caça e coleta e à agricultura.
Atividade 4
Objetivo de aprendizagem
Identificar algumas características da sociedade romana e de sua organização política.
Expectativa de respostas
a) V; b) V; c) F.
Superação de defasagens
Retome com os estudantes os efeitos resultantes da expansão territorial romana, bem como as diferentes organizações políticas vivenciadas por eles ao longo da história. Quanto à condição das mulheres romanas: estavam submetidas à autoridade masculina (de seus pais ou maridos) e não tinham os privilégios da cidadania romana.
Atividade 5
Objetivo de aprendizagem
Avaliar a competência leitora e os conhecimentos dos estudantes sobre a democracia e a cidadania atenienses.
Expectativa de respostas
a) Reunir os cidadãos, estabelecer votação e deferir as decisões votadas coletivamente.
b) Todos os cidadãos podiam participar da Assembleia, sem distinção de riqueza ou prestígio social.
c) As mulheres, os escravos, os estrangeiros e as crianças não eram considerados cidadãos, portanto não podiam participar da Assembleia.
d) Não. Esparta, por exemplo, era uma diarquia e o domínio político era exercido pela aristocracia espartana.
Superação de defasagens
Retome os seguintes conceitos: democracia, aristocracia e cidadania entre os povos citados na atividade. Estabeleça as diferenças entre a democracia ateniense e o regime político espartano.
- Entre os povos antigos do continente americano, os maias, os astecas e os incas estão entre os mais conhecidos na atualidade. Apesar das diferenças entre eles, havia várias semelhanças também. Classifique as frases de acordo com os itens a seguir, transcrevendo as associações corretas.
- Incas.
- Maias.
- Astecas.
- Incas, maias e astecas.
- Formaram cidades que foram abandonadas antes de os primeiros europeus chegarem às Américas.
- Dominaram um vasto império cuja capital, Tenochtitlán, era uma das maiores cidades de seu tempo.
- Desenvolveram a técnica da agricultura em terraços, que possibilitou o cultivo em áreas montanhosas.
- Tinham conhecimento de técnicas de construção sofisticadas, com o uso da pedra, para erguer pirâmides, templos e palácios.
- Analise o mapa e depois faça o que se pede.
Reinos germânicos – séculos cinco- seis
FONTE: ríguelmân, W.; quínder, H. Atlas historique. Paris: Perrin, 1992. página 112.
- Por que o Império Romano do Ocidente não está representado no mapa?
- Aponte e explique duas mudanças que ocorriam na Europa Ocidental durante a época da formação dos reinos germânicos.
- Aponte e explique duas características da cultura romana que permaneceram vivas na Europa após a formação dos reinos germânicos.
- Aponte e explique duas características do Império Romano do Oriente.
Respostas e comentários
Atividade 6
Objetivo de aprendizagem
Avaliar os conhecimentos gerais sobre as chamadas civilizações pré-colombianas.
Expectativa de respostas
a) ; dois b) ; três c) ; um d) . quatro
Superação de defasagens
Incentive o reconhecimento das pistas presentes em cada frase, procedimento que facilita a identificação das características culturais dos maias, astecas e incas.
Atividade 7
Objetivo de aprendizagem
Avaliar a compreensão cartográfica associada à crise do Império Romano, as mudanças e as permanências políticas e culturais decorrentes desse processo e as características do mundo bizantino.
Expectativa de respostas
a) O mapa representa a configuração política da Europa ocidental após a desintegração do Império Romano do Ocidente.
b) O fim da unidade política e administrativa romana, resultando na fragmentação do império; a crise do sistema escravista devido à diminuição das guerras de conquista, impactando na produção agrícola.
c) A língua latina e a religião cristã foram apropriadas e misturadas por vários reinos germânicos, influenciando a formação das atuais línguas europeias e a manifestação religiosa do continente.
d) Manutenção da unidade política, intensas atividades comerciais e desenvolvimento do chamado cristianismo ortodoxo.
Superação de defasagens
Promova o compartilhamento das respostas entre os estudantes, garantindo que registrem informações complementares e ajustem as suas resoluções.
- O cristianismo e o islamismo estão entre as religiões que possuem o maior número de seguidores na atualidade. Assim como o judaísmo, são religiões monoteístas, isto é, acreditam na existência de um único deus.
- Escreva o nome das três religiões em ordem cronológica, isto é, da mais antiga para a mais recente.
- Qual é o lugar de origem de cada uma delas?
- Qual é o nome do livro sagrado de cada uma das três religiões monoteístas?
- Analise as imagens, leia as legendas e depois faça o que se pede.
- Explique o que é uma mesquita.
- Muitas mesquitas foram erguidas no norte da África e na região do Sael no mesmo período. Por que isso ocorreu?
- Na época da expansão do islã pelo norte da África, existiam reinos poderosos, como o de Mali e o de Gana. Relacione a riqueza desses reinos com a segunda imagem.
10. Analise a imagem a seguir. Ela representa uma unidade produtiva comum no Ocidente europeu medieval: o manso senhorial.
- Quem eram os habitantes dos castelos e que posição eles ocupavam na sociedade medieval?
- Indique quem eram os trabalhadores representados na imagem e as suas obrigações nesse sistema.
- A partir do século dez, várias mudanças ocorreram na Europa feudal. A esse respeito, explique.
- O que favoreceu o crescimento da população europeia, a partir dessa época?
- Quais eram as categoriais sociais e as ocupações das pessoas que moravam nas cidades?
- Uma grande crise se abateu sobre o mundo europeu durante o século catorze. Quais foram seus motivos e os impactos na sociedade da época?
Respostas e comentários
Atividade 8
Objetivo de aprendizagem
Verificar a compreensão de algumas das principais características das três religiões monoteístas.
Expectativa de respostas
a) Judaísmo – cristianismo – islamismo.
b) Todas se originaram no Oriente Médio. O judaísmo e o cristianismo, na região da Palestina, e o islamismo, na Península Arábica.
c) A Torá é o livro sagrado dos judeus, a Bíblia, o dos cristãos e o Alcorão, o dos muçulmanos.
Superação de defasagens
Retome a localização geográfica e a composição geral das sociedades que habitaram o chamado Oriente Médio. Aproveite para enfatizar a longa duração das tradições religiosas monoteístas.
Atividade 9
Objetivo de aprendizagem
Interpretar imagens relacionadas aos reinos africanos do Sael e à expansão do islã na região.
Expectativa de respostas
a) É o nome dos templos religiosos muçulmanos.
b) O Império Islâmico se expandiu rapidamente a partir do século sete, atingindo todo o norte da África e influenciando a cultura da região.
c) A base da riqueza desses reinos eram as caravanas que comercializavam mercadorias valiosas.
Superação de defasagens
Identificar em um mapa físico da África paisagens naturais como o deserto do Saara e o Sael. Rememorar as civilizações africanas antigas e a islâmica, estudadas no 6º ano.
Atividade 10
Objetivo de aprendizagem
Interpretar a imagem relacionando-a à estrutura da sociedade feudal.
Expectativa de respostas
a) De modo geral, o castelo era habitado pela nobreza, que exercia poder militar, administrativo e judicial.
b) Os servos. Eles tinham a obrigação de cultivar as terras exclusivas do nobre e pagar-lhe diversos tributos.
Superação de defasagens
Solicite aos estudantes que façam a descrição detalhada da gravura e enfatize o caráter das relações sociais que se estabeleceram na Europa feudal, marcadas por laços de dependência pessoal.
Atividade 11
Objetivo de aprendizagem
Contextualizar a expansão feudal e identificar os fatores e os impactos da grande crise do século catorze.
Expectativa de respostas
a) Ausência de novas invasões no Ocidente europeu associada às melhorias nas técnicas agrícolas, impactando na queda da mortalidade e no aumento da população.
b) Os habitantes das cidades eram chamados genericamente de burgueses. Eram comerciantes, artesãos, trabalhadores assalariados, banqueiros, professores, estudantes etcétera
c) A disseminação da peste negra e a Guerra dos Cem Anos resultaram num período marcado pela fome e por grande mortalidade, ocasionando declínio demográfico acentuado e prejuízos para o comércio e para o artesanato.
Superação de defasagens
Compartilhe as respostas dos estudantes e registre-as na lousa, para que todos tenham uma visão de conjunto e possam fazer os ajustes em suas respostas.