Começo de conversa

Responda em uma folha avulsa.

Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 7º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!

1. Leia com atenção o texto a seguir e, depois, responda às atividades.

“Jamais um grupo de homens conheceu tantas coisas novas sobre a Terra, em tão pouco tempo, como na chamada era dos grandes descobrimentos marítimos. Nos séculos quinze e dezesseis, os europeus, tendo à frente portugueses e espanhóis, se lançaram em pequeninas embarcações aos oceanos, aos ‘mares nunca dantes navegados’. Eles descobriram, visitaram ou conquistaram quatro imensos continentes – África, Ásia, América e Oceania –, conheceram centenas de povos e os colocaram em contato entre si.

Depois disso, a Terra não continuou a mesma: cada ser vivo e cada coisa existente no planeta, de alguma maneira, foram afetados pelas consequências dos grandes descobrimentos. O conhecimento e a compreensão que os homens tinham do mundo não somente aumentou, como mudou. Começou um novo tempo na história da humanidade reticências.”

AMADO, J.; GARCIA, L. F. Navegar é preciso: grandes descobrimentos marítimos europeus. São Paulo: Atual, 1989. página 2.

  1. Qual é o tema do texto?
  2. Explique quais eram os interesses dos europeus na descoberta e na conquista de novas terras.
  3. Quais foram as consequências da chegada dos europeus para os povos originários da América?
  4. Identifique e transcreva a frase que indica o início de um processo de mundialização.
  5. Explique o que você entende por “mundialização”, na Idade Moderna, e dê, pelo menos, dois exemplos.
  1. Simultaneamente à expansão marítima e comercial europeia, outra grande mudança ocorria na Europa Ocidental: a Reforma Protestante, que provocou uma nova ruptura no cristianismo. Sobre esse tema, identifique quais alternativas são verdadeiras e quais são falsas.
    1. Os movimentos reformadores aceitavam o papa como líder religioso incontestável.
    2. Para os protestantes, a prática de boas obras era uma fórma de salvação das almas.
    3. Na Inglaterra, a reforma resultou na formação da Igreja Anglicana, cujo líder máximo era o monarca.
    4. Líderes reformadores, como Lutero e Calvino, defendiam que os fiéis pudessem ler livremente os textos sagrados.
    5. O Concílio de Trento reafirmou os dogmas da Igreja Católica e definiu regras para a formação dos sacerdotes.
  2. Na pintura a seguir, o artista representou a primavera utilizando personagens da mitologia clássica greco-romana: a figura central é Vênus, deusa do amor e da beleza. Analise a imagem e, depois, responda às atividades.
Pintura. Diversas mulheres em um bosque, representando personagens da cultura clássica. Ao fundo, árvores de folhagem em verde-escuro com frutos arredondados em laranja. O chão, também em verde-escuro, está repleto de flores coloridas. No centro do jardim, um pouco mais ao fundo do que os demais personagens, há uma mulher, representada com formas simétricas e traços realistas. Ela está em pé, tem cabelos claros, e usa um vestido claro e um manto vermelho. Sua mão direita está espalmada e voltada para o lado esquerdo; a outra mão segura o manto na altura da coxa esquerda. Ela está com a cabeça levemente inclinada para o lado. Acima dela, um cupido aponta uma flecha para um grupo de três mulheres, à esquerda, também representadas com simetria e realismo. Elas têm cabelos claros, vestes longas e transparentes. Elas formam um círculo e parecem dançar; duas delas unem as mãos no alto, ao centro do círculo. Mais à esquerda,  um rapaz de cabelo escuro e cacheado, com a musculatura definida, usa uma túnica vermelha e carrega uma espada na cintura. Ele olha para cima, na direção dos frutos de uma árvore. À direita da pintura, outras duas mulheres, semelhantes às demais. Têm cabelos claros. Uma delas usa um vestido claro decorado com figuras escuras, e está com as mãos sobre a barriga. Ao seu lado, apoiada sobre ela, há uma outra mulher de vestes transparentes e cabelos claros. Ela observa e parece fugir de uma figura acinzentada com feições humanas, à direita, que sobrevoa por entre as árvores. Essa figura cinza tem as mãos sobre a mulher que olha para ela.
A primavera, pintura de Sandro Botitcheli, 1482.
  1. Descreva a pintura.
  2. Indique as características do Renascimento italiano que você reconhece nessa obra. Justifique sua resposta.
  1. A imprensa de tipos móveis, desenvolvida por gutembérgui no século quinze, foi uma novidade do início da Idade Moderna.
    1. Como eram reproduzidos os livros antes dessa invenção?
    2. Muitos estudiosos consideram que essa nova tecnologia representou uma verdadeira revolução. Você concorda com essa ideia? Por quê?
  2. O trecho a seguir faz parte de um discurso proferido pelo rei da França, Luís quinze, em 1766. Leia o texto com atenção e, depois, faça o que se pede.

“É somente na minha pessoa que reside o poder soberanoreticências é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade reticências permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o Poder Legislativo, sem dependência nem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei reticências; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação reticências estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos”.

FREITAS, G. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1976. volume dois, página 201.

  1. O que o discurso revela sobre o poder do rei francês? Na Idade Moderna, outros reis fariam discurso semelhante a esse?
  2. Para fortalecer seu poder, os reis precisavam de recursos financeiros. Com esse objetivo, adotaram várias medidas para garantir a riqueza de seus reinos, que ficaram conhecidas como mercantilismo. Explique as características dessa política econômica.
  1. Leia com atenção as seguintes frases sobre a colonização espanhola na América e identifique as que apresentam informações corretas.
    1. A posição social dos indivíduos obedecia a critérios étnicos: no topo da pirâmide social estavam os nascidos na Espanha e, na base, mestiços, indígenas e negros, a maioria da população.
    2. As principais atividades econômicas desenvolvidas pelos colonizadores espanhóis foram a agricultura e a criação de gado, destinados à subsistência dos moradores.
    3. Os indígenas foram submetidos a fórmas de trabalho compulsório, como a mita e a encomienda, sistemas que garantiam o pagamento de salários aos trabalhadores.
    4. Os territórios coloniais foram divididos em vice-reinos e capitanias, que deveriam se submeter às decisões do Conselho das Índias.
  2. Analise o mapa e, a seguir, faça o que se pede.

Atividades econômicas na América portuguesa – século dezoito

Mapa. Atividades econômicas na América portuguesa – século dezoito. Apresenta uma parte da América do Sul, em especial as terras que hoje formam o Brasil. Legenda: Verde - A Laranja - B Lilás - C Amarelo - D Rosa - E Cachimbo com fumaça - Tabaco Flor branca com haste - Algodão No mapa, a atividade A abrange uma faixa que vai do leste de São Paulo até Salvador e avança sobre um pequeno trecho próximo ao litoral nordestino, entre o norte de São Cristóvão e o noroeste de Olinda. Avança também para Minas Gerais e pelo interior da Bahia. A atividade B localiza-se em diversas faixas litorâneas: uma próxima a Iguape e a Santos, no litoral paulista; outra próxima ao Rio de Janeiro e a Campos dos Goitacases, no litoral fluminense; outra próxima a Vitória, no litoral do Espírito Santo; outra próxima a Porto Seguro, Santa Cruz e Ilhéus, no litoral baiano, além da área que vai do sul de Salvador ao norte de Natal, passando por Salvador, São Cristóvão, Alagoa do Sul, Recife, Olinda, Paraíba e Natal, no litoral nordestino. A atividade C desenvolve-se no interior do atual estado do Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai e na porção noroeste e central do atual Uruguai. Desenvolve-se também nas proximidades de Laguna, Curitiba, Sorocaba, em um pequeno trecho no interior de São Paulo, no interior de Minas Gerais, inclusive acompanhando o curso do Rio Paranaíba, em várias áreas da atual Região Centro-Oeste, acompanhando o leito dos rios Negro, Taquari e Cuiabá, da atual Região Nordeste, no vale dos rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba e, na atual Região Norte do país, em um pequeno trecho do vale do Rio Branco. A atividade D localiza-se em área próxima à região de Vila Bela e no entorno de Cuiabá, na atual Região Centro-Oeste; em áreas próximas a Jacobina, na atual região Nordeste; na região de Sabará e Vila do Ribeiro do Carmo, em Minas Gerais; próximo a Cananeia, em São Paulo; além de áreas próximas a Desterro e no sul do atual estado do Rio Grande do Sul, na atual Região Sul. A atividade E localiza-se em uma grande área da Bacia Amazônica, tendo como eixo o Rio Amazonas e seus afluentes: os rios Japurá, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Negro e Branco, incluindo as localidades de Barcelos, Olivença, Borba, Barra do Rio Negro, Santarém, Óbitos e Macapá. O tabaco localiza-se na atual Região Sudeste, entre São Paulo e Rio de Janeiro; na atual Região Nordeste, a oeste de Salvador, ao norte de São Cristóvão, a oeste de Natal e ao sul de Alcântara, no Maranhão. Na atual Região Norte, ao sul de Belém. O algodão localiza-se ao norte de Campos dos Goitacases, na atual Região Sudeste; a oeste da Paraíba, a nordeste de Pombal, ao sul de São Luís e ao sul de Belém, na atual Região Nordeste. No canto inferior direito, rosa dos ventos e a escala indicando 380 quilômetros.

FONTE: CAMPOS, F.; dounicóf, M. Atlas: História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993. página 15.

a. Relacione cada item da legenda à respectiva atividade econômica.

  1. Cultivo de cana e produção de açúcar.
  2. Extração de pau-brasil.
  3. Extração das drogas do sertão.
  4. Mineração.
  5. Criação de gado.

b. Entre essas atividades, qual era destinada prioritariamente ao mercado interno?

8. Leia com atenção o texto a seguir e, depois, responda às atividades.

reticências Nesse processo [de colonização] os portugueses acionaram todos os recursos disponíveis para utilizar os índios na viabilização dos seus projetos, empregando-os nas mais variadas tarefas.”

GARCIA, E. F. Trocas, guerras e alianças na formação da sociedade colonial. ín FRAGOSO, J.; GOUVEIA, M. de F. (organizador). O Brasil colonial (1443-1580). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. volume 1, página 317.

  1. Que tarefas desempenhadas pelos indígenas viabilizavam o projeto colonial português?
  2. Quais foram as relações de trabalho estabelecidas?

9. A frase a seguir foi escrita em 1711 por um jesuíta que viveu em Salvador, na Bahia. Leia com atenção e, depois, faça o que se pede.

“O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”.

ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: êduspi, 1982. página 75.

  1. Você concorda com essa afirmação? Justifique com base em seus estudos.
  2. Cite as instalações presentes em um engenho colonial.
  1. Sobre a mineração na região das Minas Gerais na época colonial, identifique a alternativa que apresenta uma frase correta.
    1. A Coroa criou a Intendência das Minas para controlar as atividades mineradoras, distribuir os lotes a serem explorados, cobrar impostos e resolver conflitos locais.
    2. As cidades que se formaram na região mineradora eram independentes do restante da colônia, praticavam o autogoverno e tinham uma economia autossuficiente.
    3. A mineração permitiu a formação de uma sociedade igualitária na colônia, com grandes chances de mobilidade social para todos os que se dispusessem a trabalhar.
    4. Os escravizados formavam a minoria da população nas regiões mineradoras, onde predominou o trabalho de garimpeiros autônomos.
  2. Milhões de africanos foram transportados para as Américas na condição de escravizados, sendo a maior parte deles dirigida para a América portuguesa.
    1. Diferencie a escravidão na Idade Moderna daquela na Antiguidade greco-romana.
    2. Identifique e explique duas heranças do sistema escravocrata para a sociedade brasileira.
  3. Identifique a alternativa que apresenta uma frase correta sobre a colonização inglesa na América do Norte.
    1. Em 1620, um grupo de puritanos ingleses fundou a colônia de Massachussetts, onde se cultivavam tabaco e algodão no sistema de plantation.
    2. As colônias do sul assemelhavam-se àquelas do nordeste da América portuguesa, de economia agroexportadora, latifundiária, monocultora e escravista.
    3. O feriado estadunidense de Ação de Graças (Thanksgiving) rememora o sucesso dos colonos no lucrativo comércio triangular.
    4. Desde o início da colonização, os ingleses ocuparam todo o território que hoje corresponde aos Estados Unidos da América.