Começo de conversa
Responda em uma folha avulsa.
Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 7º ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!
1. Leia com atenção o texto a seguir e, depois, responda às atividades.
“Jamais um grupo de homens conheceu tantas coisas novas sobre a Terra, em tão pouco tempo, como na chamada era dos grandes descobrimentos marítimos. Nos séculos quinze e dezesseis, os europeus, tendo à frente portugueses e espanhóis, se lançaram em pequeninas embarcações aos oceanos, aos ‘mares nunca dantes navegados’. Eles descobriram, visitaram ou conquistaram quatro imensos continentes – África, Ásia, América e Oceania –, conheceram centenas de povos e os colocaram em contato entre si.
Depois disso, a Terra não continuou a mesma: cada ser vivo e cada coisa existente no planeta, de alguma maneira, foram afetados pelas consequências dos grandes descobrimentos. O conhecimento e a compreensão que os homens tinham do mundo não somente aumentou, como mudou. Começou um novo tempo na história da humanidade reticências.”
AMADO, J.; GARCIA, L. F. Navegar é preciso: grandes descobrimentos marítimos europeus. São Paulo: Atual, 1989. página 2.
- Qual é o tema do texto?
- Explique quais eram os interesses dos europeus na descoberta e na conquista de novas terras.
- Quais foram as consequências da chegada dos europeus para os povos originários da América?
- Identifique e transcreva a frase que indica o início de um processo de mundialização.
- Explique o que você entende por “mundialização”, na Idade Moderna, e dê, pelo menos, dois exemplos.
- Simultaneamente à expansão marítima e comercial europeia, outra grande mudança ocorria na Europa Ocidental: a Reforma Protestante, que provocou uma nova ruptura no cristianismo. Sobre esse tema, identifique quais alternativas são verdadeiras e quais são falsas.
- Os movimentos reformadores aceitavam o papa como líder religioso incontestável.
- Para os protestantes, a prática de boas obras era uma fórma de salvação das almas.
- Na Inglaterra, a reforma resultou na formação da Igreja Anglicana, cujo líder máximo era o monarca.
- Líderes reformadores, como Lutero e Calvino, defendiam que os fiéis pudessem ler livremente os textos sagrados.
- O Concílio de Trento reafirmou os dogmas da Igreja Católica e definiu regras para a formação dos sacerdotes.
- Na pintura a seguir, o artista representou a primavera utilizando personagens da mitologia clássica greco-romana: a figura central é Vênus, deusa do amor e da beleza. Analise a imagem e, depois, responda às atividades.
Respostas e comentários
comêço de conversa
Neste primeiro contato com os estudantes do 8º ano, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar qual é o domínio deles de leitura de imagens, de mapas e de textos, a compreensão dos enunciados das atividades e a elaboração de respostas. Além disso, por meio dessa avaliação, é possível sondar algumas noções desenvolvidas pelos estudantes no 7º ano.
Atividade 1
Objetivo de aprendizagem
Avaliar a competência leitora e os conhecimentos sobre a expansão marítima e comercial europeia.
Expectativas de respostas
a) O tema é a expansão marítima e comercial europeia dos séculos quinze e dezesseis.
b) A burguesia mercantil tinha interesse em expandir o comércio; a nobreza esperava conquistar terras, títulos e prestígio; os monarcas, ampliar seu poder e riqueza; a Igreja Católica desejava expandir-se por novos territórios.
c) Houve queda demográfica em decorrência dos massacres e da disseminação de doenças. Muitos povos perderam territórios e foram submetidos aos colonizadores.
d) “Eles [os europeus] descobriram, visitaram ou conquistaram quatro imensos continentes – África, Ásia, América e Oceania –, conheceram centenas de povos e os colocaram em contato entre si.”
e) Trata-se de um processo iniciado com as grandes navegações que conectou todos os continentes por meio do comércio marítimo. Os estudantes podem mencionar as mercadorias transportadas e a difusão de línguas europeias e do cristianismo no continente americano.
Superação de defasagens
Promover a leitura coletiva do texto. Se necessário, usar um mapa-múndi para identificar as rotas transoceânicas que interligaram os continentes a partir dos séculos quinze e dezesseis.
Atividade 2
Objetivo de aprendizagem
Verificar conhecimentos sobre os reformadores, as ideias defendidas por eles e as especificidades da Igreja Anglicana.
Expectativas de respostas
a) b) V; c) V; d) V; e) V.
Superação de defasagens
Promover o debate sobre cada uma das frases apresentadas, destacando as principais críticas feitas pelos reformadores às práticas e aos dogmas da Igreja Católica.
- Descreva a pintura.
- Indique as características do Renascimento italiano que você reconhece nessa obra. Justifique sua resposta.
- A imprensa de tipos móveis, desenvolvida por gutembérgui no século quinze, foi uma novidade do início da Idade Moderna.
- Como eram reproduzidos os livros antes dessa invenção?
- Muitos estudiosos consideram que essa nova tecnologia representou uma verdadeira revolução. Você concorda com essa ideia? Por quê?
- O trecho a seguir faz parte de um discurso proferido pelo rei da França, Luís quinze, em 1766. Leia o texto com atenção e, depois, faça o que se pede.
“É somente na minha pessoa que reside o poder soberano reticências é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade reticências permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o Poder Legislativo, sem dependência nem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registro, à publicação, à execução da lei reticências; toda a ordem pública emana de mim, e os direitos e interesses da nação reticências estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente em minhas mãos”.
FREITAS, G. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1976. volume dois, página 201.
- O que o discurso revela sobre o poder do rei francês? Na Idade Moderna, outros reis fariam discurso semelhante a esse?
- Para fortalecer seu poder, os reis precisavam de recursos financeiros. Com esse objetivo, adotaram várias medidas para garantir a riqueza de seus reinos, que ficaram conhecidas como mercantilismo. Explique as características dessa política econômica.
Respostas e comentários
Atividade 3
Objetivo de aprendizagem
Reconhecer as características da arte do Renascimento.
Expectativas de respostas
a) Os personagens se encontram em um bosque. À esquerda, três moças parecem dançar. Mais à esquerda, um rapaz colhe um fruto. À direita, temos duas moças. Uma delas foge de um personagem cinzento. No alto, está o Cupido. O chão está salpicado de flores e as árvores carregadas de frutos.
b) A pintura representa personagens da mitologia clássica, tradição valorizada pelos renascentistas. As figuras humanas são representadas com realismo, obedecendo a um ideal estético em que se destaca a simetria. A técnica da perspectiva dá profundidade a cena.
Superação de defasagens
Perguntar quais são as impressões e os sentimentos evocados pela pintura. Identificar os personagens (da esquerda para a direita): Mercúrio (o mensageiro, deus do comércio), as Três Graças (deusas do encantamento, da beleza e da prosperidade), Vênus (deusa do amor e da beleza), Cupido (deus do amor), Flora (primavera na tradição romana), Clóris (primavera na tradição grega) e Zéfiro (o vento do oeste, que ocorre na primavera).
Atividade 4
Objetivo de aprendizagem
Identificar a importância da prensa de tipos móveis para a circulação de ideias na Idade Moderna, comparando a produção de livros antes e depois da prensa.
Expectativas de respostas
a) Os livros eram copiados e ilustrados à mão. Essa tarefa demorada cabia aos monges copistas.
b) Com a imprensa, a quantidade de livros disponíveis aumentou bastante e seu preço caiu. Portanto, a prensa facilitou a circulação de ideias.
Superação de defasagens
Ressaltar a importância da prensa para tornar o conhecimento acessível para um número maior de pessoas.
Atividade 5
Objetivo de aprendizagem
Identificar características do Estado absolutista.
Expectativas de respostas
a) O rei controlava todos os poderes. Na Idade Moderna, outros reis absolutistas poderiam fazer um discurso semelhante.
b) As práticas mercantilistas visavam acumular metais preciosos, manter a balança comercial favorável e estabelecer o protecionismo alfandegário.
Superação de defasagens
Promover a leitura coletiva, identificar o autor do discurso e a época em que foi feito. Retomar o processo de formação das monarquias nacionais e de fortalecimento do poder real. Destacar a centralidade das atividades comerciais na economia do período, relacionando-as às medidas mercantilistas.
- Leia com atenção as seguintes frases sobre a colonização espanhola na América e identifique as que apresentam informações corretas.
- A posição social dos indivíduos obedecia a critérios étnicos: no topo da pirâmide social estavam os nascidos na Espanha e, na base, mestiços, indígenas e negros, a maioria da população.
- As principais atividades econômicas desenvolvidas pelos colonizadores espanhóis foram a agricultura e a criação de gado, destinados à subsistência dos moradores.
- Os indígenas foram submetidos a fórmas de trabalho compulsório, como a mita e a encomienda, sistemas que garantiam o pagamento de salários aos trabalhadores.
- Os territórios coloniais foram divididos em vice-reinos e capitanias, que deveriam se submeter às decisões do Conselho das Índias.
- Analise o mapa e, a seguir, faça o que se pede.
Atividades econômicas na América portuguesa – século dezoito
FONTE: CAMPOS, F.; dounicóf, M. Atlas: História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993. página 15.
a. Relacione cada item da legenda à respectiva atividade econômica.
- Cultivo de cana e produção de açúcar.
- Extração de pau-brasil.
- Extração das drogas do sertão.
- Mineração.
- Criação de gado.
b. Entre essas atividades, qual era destinada prioritariamente ao mercado interno?
Respostas e comentários
Atividade 6
Objetivo de aprendizagem
Avaliar aspectos administrativos, econômicos e sociais da colonização espanhola na América.
Expectativa de resposta
Alternativas a e d.
Superação de defasagens
Formar pequenos grupos para que releiam cada frase, procurando encontrar as incoerências. Sugerir pesquisas sobre os conceitos apresentados.
Atividade 7
Objetivo de aprendizagem
Verificar as habilidades de leitura de mapas e a identificação das regiões produtoras dos gêneros coloniais e das atividades destinadas ao mercado interno e ao externo.
Expectativas de respostas
a) um - B; dois - três - quatro - D; cinco - C.
b) A criação de gado, que era utilizado para alimentação, fabricação de artigos de couro, fôrça de tração e transporte.
Superação de defasagens
Com base no mapa, diferenciar as atividades que se desenvolveram no litoral (extração de pau-brasil e produção de açúcar) e no interior do território (criação de gado, mineração, extração das drogas do sertão). Identificar as atividades destinadas ao mercado interno e as destinadas à exportação.
8. Leia com atenção o texto a seguir e, depois, responda às atividades.
“ reticências Nesse processo [de colonização] os portugueses acionaram todos os recursos disponíveis para utilizar os índios na viabilização dos seus projetos, empregando-os nas mais variadas tarefas.”
GARCIA, E. F. Trocas, guerras e alianças na formação da sociedade colonial. ín FRAGOSO, J.; GOUVEIA, M. de F. ( organizador). O Brasil colonial (1443-1580). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. volume 1, página 317.
- Que tarefas desempenhadas pelos indígenas viabilizavam o projeto colonial português?
- Quais foram as relações de trabalho estabelecidas?
9. A frase a seguir foi escrita em 1711 por um jesuíta que viveu em Salvador, na Bahia. Leia com atenção e, depois, faça o que se pede.
“O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”.
ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: êduspi, 1982. página 75.
- Você concorda com essa afirmação? Justifique com base em seus estudos.
- Cite as instalações presentes em um engenho colonial.
- Sobre a mineração na região das Minas Gerais na época colonial, identifique a alternativa que apresenta uma frase correta.
- A Coroa criou a Intendência das Minas para controlar as atividades mineradoras, distribuir os lotes a serem explorados, cobrar impostos e resolver conflitos locais.
- As cidades que se formaram na região mineradora eram independentes do restante da colônia, praticavam o autogoverno e tinham uma economia autossuficiente.
- A mineração permitiu a formação de uma sociedade igualitária na colônia, com grandes chances de mobilidade social para todos os que se dispusessem a trabalhar.
- Os escravizados formavam a minoria da população nas regiões mineradoras, onde predominou o trabalho de garimpeiros autônomos.
- Milhões de africanos foram transportados para as Américas na condição de escravizados, sendo a maior parte deles dirigida para a América portuguesa.
- Diferencie a escravidão na Idade Moderna daquela na Antiguidade greco-romana.
- Identifique e explique duas heranças do sistema escravocrata para a sociedade brasileira.
- Identifique a alternativa que apresenta uma frase correta sobre a colonização inglesa na América do Norte.
- Em 1620, um grupo de puritanos ingleses fundou a colônia de Massachussetts, onde se cultivavam tabaco e algodão no sistema de plantation.
- As colônias do sul assemelhavam-se àquelas do nordeste da América portuguesa, de economia agroexportadora, latifundiária, monocultora e escravista.
- O feriado estadunidense de Ação de Graças (Thanksgiving) rememora o sucesso dos colonos no lucrativo comércio triangular.
- Desde o início da colonização, os ingleses ocuparam todo o território que hoje corresponde aos Estados Unidos da América.
Respostas e comentários
Atividade 8
Objetivo de aprendizagem
Analisar os primeiros contatos entre indígenas e portugueses.
Expectativas de respostas
a) O convívio com os indígenas possibilitou aos portugueses o aprendizado sobre o aproveitamento dos recursos da terra e o trabalho dos indígenas foi explorado pelos colonizadores.
b) Os portugueses utilizaram a mão de obra indígena na exploração do pau-brasil no sistema de escambo. Os indígenas também foram escravizados e enviados nas expedições ao interior do território (bandeiras, entradas, monções) como guias, carregadores e intérpretes.
Superação de defasagens
Identificar as diferenças entre o sistema de escambo e o escravista. Destacar a importância dos conhecimentos dos povos indígenas e retomar as relações estabelecidas entre eles e os colonizadores.
Atividade 9
Objetivo de aprendizagem
Caracterizar a sociedade açucareira e as relações de poder que nela se desenvolveram.
Expectativas de respostas
a) Os estudantes podem mencionar que o açúcar era um produto valorizado na Europa, garantindo bons lucros aos senhores de engenho, que exerciam autoridade sobre sua família e todos os que estavam a seu serviço, inclusive, por meio da violência.
b) No engenho colonial encontravam-se: as plantações de cana, as instalações necessárias para a fabricação do açúcar (moenda, casa das fornalhas etcétera) e as lavouras destinadas à subsistência dos moradores. A séde da propriedade era a casa-grande, onde habitavam o senhor de engenho e seus familiares. Os escravos habitavam as senzalas. Nas grandes fazendas era comum haver uma capela.
Superação de defasagens
Apresentar imagens que retratam os engenhos e identificar as áreas de cultivo e as edificações. Retomar o conceito de família patriarcal, enfatizando a extensão dos poderes dos senhores de engenho.
Atividade 10
Objetivo de aprendizagem
Identificar aspectos da economia e da sociedade da região mineradora.
Expectativa de resposta
Alternativa a.
Superação de defasagens
Propor a releitura das alternativas, auxiliando a identificação de incoerências por meio de perguntas, como: “As cidades tinham governos autônomos?”, “Existia igualdade social?”, “Qual era a condição da mão de obra empregada na mineração?”.
Atividade 11
Objetivo de aprendizagem
Identificar especificidades da escravidão na Idade Moderna e seus impactos na formação da sociedade brasileira.
Expectativas de respostas
a) Na Antiguidade era comum a escravização de prisioneiros de guerra e de pessoas endividadas. Na Idade Moderna, a escravidão foi racializada e praticada contra os povos africanos e seus descendentes em uma escala comercial sem precedentes.
b) A maior parte da população brasileira é composta de afrodescendentes e as heranças africanas são fundamentais na cultura do país. A persistência do racismo pode ser destacada.
Superação de defasagens
Estabelecer relações entre o tráfico de pessoas escravizadas e o mercantilismo. Discutir as manifestações de racismo na atualidade e as heranças culturais africanas.
Atividade 12
Objetivo de aprendizagem
Identificar aspectos da colonização inglesa na América do Norte, estabelecendo comparações com a colonização da América portuguesa.
Expectativa de resposta
Alternativa b.
Superação de defasagens
Explorar cada uma das alternativas, destacando as passagens incorretas. Com o apoio de um mapa da América do Norte, situar a região onde se desenvolveram as Treze Colônias, diferenciando as colônias do norte e as do sul.