CAPÍTULO 9 NACIONALISMOS, INDUSTRIALIZAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX
No capítulo 2, você estudou a primeira fase da Revolução Industrial, iniciada na Grã-Bretanha no século . Agora, conhecerá as mudanças provocadas pela chamada Segunda Revolução Industrial, iniciada no século dezoito . dezenove
Você já deve ter experimentado alimentos industrializados com sabor artificial similar ao natural, como balas, bolachas e salgadinhos. A possibilidade de produzir sabores artificiais foi descoberta no século dezenove, por meio de pesquisas com os materiais utilizados nas indústrias. Esse é um exemplo dos avanços da indústria desse período, decorrentes de descobertas e inventos na área da ciência e da tecnologia. Diante desses avanços tecnológicos, científicos e industriais, muitas pessoas passaram a acreditar que as possibilidades humanas seriam ilimitadas.
Imagens em contexto!
No cartaz, no sentido anti-horário, estão escritos, de cima para baixo, os aromas e sabores dos extratos comercializados: limão, canela, salsão, noz-moscada, rosa, pêssego, licor, baunilha, pimentão, amêndoa, gengibre, laranja.
Responda oralmente.
- Qual é a relação da imagem desta página com a Segunda Revolução Industrial?
- Cite outros inventos ou descobertas científicas realizados no final do século dezenove.
- Em sua opinião, a maioria das pessoas ainda acredita que não há limites para as ações humanas impulsionadas por descobertas científicas e tecnológicas?
Respostas e comentários
Abertura
Na abertura do capítulo, pretende-se destacar as mudanças promovidas durante a Segunda Revolução Industrial em diferentes campos da vida humana e o protagonismo assumido pela indústria e pelas ciências nas utopias relacionadas ao futuro. Esse protagonismo foi questionado posteriormente, diante dos conflitos mundiais, dos efeitos do imperialismo e das desigualdades sociais, mas no século dezenove a fé no progresso gerado pela ciência e pela indústria era praticamente irrefutável.
Por meio de um exemplo do cotidiano – o uso de aromatizantes na produção de alimentos industrializados –, propõe-se uma reflexão sobre o impacto, na sociedade atual, da Segunda Revolução Industrial e dos conhecimentos científicos por ela impulsionados.
Atividades
1. A imagem apresenta um anúncio de extratos de sabores produzidos artificialmente. Os sabores artificiais foram registrados em 1851, em Londres, sendo sintetizados em laboratórios químicos. Estavam, portanto, diretamente relacionados ao contexto de avanço do conhecimento científico da Segunda Revolução Industrial.
2. Há várias possibilidades de resposta: expansão do conhecimento e do método científicos, desenvolvimento de vacinas, invenção da energia elétrica, do motor a explosão, de carros etcétera. A Segunda Revolução Industrial está diretamente relacionada a uma série de objetos, conhecimentos e invenções muito importantes no mundo atual, mas também à acentuação das desigualdades e dos problemas sociais, contribuindo para o aumento de focos de conflito nos ambientes urbanos.
3. Trata-se de um debate complexo. O avanço tecnológico expandiu as áreas de atuação e ingerência humanas. O ser humano foi capaz de chegar à Lua; de conhecer, por meio da invenção do microscópio, organismos que até então eram invisíveis; de controlar e de erradicar doenças; de se comunicar em tempo real com diferentes partes do globo terrestre. Esse grande salto tecnológico gerou otimismo na ciência e na capacidade humana. Em contrapartida, produziu mazelas sociais e catástrofes ambientais. No 9º ano, esse conteúdo será retomado no estudo das guerras mundiais e da Guerra Fria. Por ora, é interessante que os estudantes se posicionem de maneira crítica a respeito do tema, compreendendo toda a violência do discurso do progresso associado à noção de que não há limites para as descobertas humanas.
A França e as ondas revolucionárias de 1830
No Congresso de Viena, foram restabelecidos os poderes e estruturas sociais que vigoravam na Europa antes da Revolução Francesa. Para garantir a permanência da família real no poder, era preciso impedir a disseminação das ideias liberais e nacionalistas.
O desafio das monarquias era conciliar o absolutismo com as demandas políticas e sociais. Na França, por exemplo, quando Luís dezoito foi conduzido ao trono, restaurando o poder na família burbôm, foi instituída a liberdade religiosa e de imprensa (antiga demanda liberal).
As medidas conciliatórias do rei, porém, foram insuficientes para barrar as contestações à monarquia absolutista. Além disso, nem todos os burbôm concordavam com a construção de novos pactos políticos. Com a morte de Luís dezoito, em 1824, Carlos décimo assumiu o trono ocupado por seu irmão. O novo monarca estabeleceu restrições à liberdade de imprensa e, em 1830, determinou a dissolução da Câmara dos Deputados, órgão legislativo criado no governo anterior.
Imagens em contexto!
Na imagem de 1825, o pintor recorreu aos símbolos da nobreza e da monarquia absolutista, como a coroa, o cetro e o robe de coroação, para representar o poder do rei. A retomada do absolutismo nos moldes anteriores à Revolução Francesa, porém, não estava alinhada com o contexto político, cultural e social pós-revolucionário.
A resposta da população às determinações de Carlos décimo demonstrou que não havia mais espaço para a manutenção de métodos autoritários sem contestação: entre os dias 27 e 29 de julho de 1830, franceses de diferentes grupos sociais iniciaram uma revolta contra Carlos . Esse movimento ficou conhecido como os Três Dias Gloriosos ou Revoluções de Julho. décimo
Como resposta à movimentação popular, o duque de Orleans, Luís Filipe, com apoio da burguesia francesa, assumiu o trono e adotou o modelo da monarquia constitucional, impedindo a instalação de uma república, como queriam os revolucionários. Ainda assim, as manifestações abalaram a Europa ao demonstrar que os ideais liberais e nacionalistas continuavam fortes e inspiravam outras revoltas.
Em 25 de agosto de 1830, iniciou-se o movimento por meio do qual a Bélgica se tornou independente do Reino Unido dos Países Baixos, que, desde o Congresso de Viena, tentava impor a cultura holandesa à população local. Houve rebeliões também em locais como Espanha, Península Itálica, Reino Unido e Estados Germânicos.
Imagens em contexto!
No desenho de 1830, Carlos décimo, seu filho e sua esposa são representados, amparados por um serviçal, observando as bandeiras francesas hasteadas na região da Catalunha, na Espanha. As revoltas de 1830 não se limitaram à França, incentivando movimentos em outras regiões.
Respostas e comentários
Objetivos do capítulo
• Demonstrar as especificidades dos movimentos liberais de 1830 e 1848.
• Contextualizar a Segunda República Francesa e a formação dos Estados da Itália e da Alemanha como resultado dos discursos liberais da segunda metade do século dezenove.
• Problematizar a função de monumentos e de outros suportes materiais e imateriais na formação da memória histórica.
• Demonstrar as especificidades da Segunda Revolução Industrial e compará-la com a Primeira Revolução Industrial.
• Caracterizar os movimentos sociais no contexto da segunda metade do século dezenove.
Justificativa
Os objetivos apresentados neste capítulo são relevantes na medida em que demonstram como a difusão das ideias liberais e nacionalistas, na primeira metade do século dezenove, está articulada à formação dos Estados nacionais, ressaltando a importância que a invenção de uma história e um passado em um comum têm nesse processo. Almeja-se, assim, incentivar o desenvolvimento dos processos de comparação, caracterizando a Segunda Revolução Industrial em contraponto à Primeira Revolução Industrial, e de contextualização, demonstrando de que modo as inovações tecnológicas e científicas ocasionaram transformações culturais e sociais, tais como a produção da ideia de uma evolução linear e constante para as sociedades e o desenvolvimento de movimentos sociais na segunda metade do século dezenove, os quais contestaram as desigualdades e explorações advindas da industrialização.
• O desenho de 1830 relaciona-se ao contexto das Revoluções de Julho, apresentando o caráter continental do movimento, isto é, a onda revolucionária que, iniciada na França, atravessou fronteiras. A ordem internacional do Congresso de Viena era contestada em quase toda a Europa Ocidental, marcando a emergência de movimentos nacionalistas cujos participantes viam a soberania popular como parte importante da estruturação da nova ordem política.
A Primavera dos Povos
Em 1848, outros movimentos em defesa da instauração de repúblicas ocorreram em diversas regiões do continente europeu. Cada movimento teve suas especificidades, mas, em todos, os manifestantes exigiam a instauração de governos amparados por códigos civis (Constituição) e com estrutura democrática. Ampliava-se, assim, a busca dos cidadãos por representatividade e não se aceitava mais a existência de governos com autoridade absoluta e inquestionável.
As pessoas se sentiam cada vez mais pertencentes a uma nação, vinculadas a uma pátria, ao solo em que nasceram ou em que viviam. Como consequência, ganhavam fôrça a ideia de independência do domínio estrangeiro e a noção de que os habitantes de um local que compartilhavam uma história e tradições culturais reconheciam-se como povo e deviam reger-se livremente.
Após a Primavera dos Povos, o nacionalismo se tornou um fenô- meno político relevante. Foram realizados movimentos de unificação de territórios – nos Estados alemães e italianos – e pelo fim da dominação de outros países – na Irlanda (contra o Reino Unido) e na Polônia (contra a Prússia). O Império Austro-Húngaro enfrentou a revolta dos tchecos, dos italianos e dos húngaros.
Apesar das especificidades de cada um dos movimentos citados, eles tiveram como resultado comum o enfraquecimento do absolutismo monárquico e o aumento do poder da burguesia liberal.
Imagens em contexto!
A obra do artista francês Eugêne Delacroá se tornou modelo de representação dos movimentos liberais do século dezenove. Fazendo alusão à Revolução de 1830 na França, o artista representou marriâne, no centro da imagem, simbolizando a liberdade e a nacionalidade francesa. marriâne era a alegoria da república desde o século dezoito.
Respostas e comentários
• É interessante relembrar os estudantes que, em 1820, ocorreram revoltas de cunho liberal e nacionalista na Espanha, na Grécia e em Nápoles, onde a industrialização se iniciava. Dessas revoltas, a grega, com o apoio de grupos liberais da França, do Reino Unido e da Rússia, foi a mais bem-sucedida, impulsionando o processo de independência do território em relação ao Império Otomano.
• Ao analisar a obra de Eugêne Delacroá com os estudantes, destaque o fato de que marriâne é uma alegoria feminina consagrada pela Revolução Francesa que se tornou símbolo da república. Apesar de a república ter um rosto feminino, porém, a percepção das mulheres como cidadãs e, portanto, detentoras de direitos plenos demorou para tornar-se realidade no contexto político francês.
• No contexto de 1830, marriâne faz referência ao passado revolucionário e aos símbolos da república e, assim, opõe-se à monarquia absolutista restaurada. Além disso, no quadro, delacroá busca expressar o nacionalismo por meio da representação da mobilização de diferentes segmentos sociais, enfatizando a revolta popular. A união do povo francês, sob a liderança da Liberdade, em marcha triunfal, foi um dos símbolos mais importantes da nação francesa no século dezenove.
Ampliando
No texto a seguir, o historiador Eric róbisbáum trata das revoluções das décadas de 1830 e 1840.
“Poucas vezes a incapacidade dos governos em conter o curso da história foi demonstrada de fórma mais decisiva do que na geração pós-1815. Evitar uma segunda Revolução Francesa, ou ainda a catástrofe pior de uma revolução europeia generalizada tendo como modelo a francesa, foi o objetivo supremo de todas as potências que tinham gasto mais de vinte anos para derrotar a primeira E, ainda assim, nunca na história da Europa e poucas vezes em qualquer outro lugar, o revolucionarismo foi tão endêmico, tão geral, tão capaz de se espalhar por propaganda deliberada como por contágio espontâneo.
Houve três ondas revolucionárias principais no mundo ocidental entre 1815 e 1848. reticências A primeira ocorreu em 1820-1824. reticências
A segunda onda revolucionária ocorreu em 1829-1834, e afetou toda a Europa a oeste da Rússia e o continente norte-americano
A terceira e maior das ondas revolucionárias, a de 1848, foi o produto desta crise. Quase que simultaneamente, a revolução explodiu e venceu (temporariamente) na França, em toda a Itália, nos Estados alemães, na maior parte do Império dos rábisburgo e na Suíça (1847). reticências O que em 1789 fôra o levante de uma só nação era agora, assim parecia, ‘primavera dos povos’ de todo um continente.”
róbisbáum, E. A era das revoluções: 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012. página 183-187.
Europa: as revoluções de 1848
FONTE: dubí, G. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. página 231-232.
Se liga no espaço!
Responda no caderno.
O mapa apresenta os locais de eclosão das revoltas liberais de 1848. Analise-o e explique a razão pela qual é possível afirmar que os movimentos e as revoluções liberais se alastraram pela Europa.
A França de 1848
Com a inflação e a alta dos preços dos alimentos e outros suprimentos, em 1848, a França foi palco de revoltas populares contra a monarquia constitucional representada por Luís Filipe, que foi obrigado a abdicar, sendo instaurada a Segunda República Francesa nesse mesmo ano.
A constituição do novo governo foi debatida entre republicanos, socialistas, monarquistas e integrantes de outros grupos políticos. Apesar das diferentes propostas colocadas em discussão, decidiu-se instaurar um sistema de governo constituído da Assembleia, do Conselho de Estado e da Presidência da República.
A Assembleia era formada por homens eleitos para o cargo por três anos. Eles escolhiam os membros do chamado Conselho de Estado, que se mantinham no cargo por seis anos e tinham a função de propor leis e assessorar o presidente da república e seus ministros.
O presidente da república, por sua vez, exercia o Poder Executivo, com mandato de quatro anos. Apesar de as leis serem elaboradas pelo Conselho de Estado, elas eram aprovadas na Assembleia.
Tinha-se, portanto, o estabelecimento de um regime representativo, pois se baseava no sufrágio universal masculino, ou seja, podiam votar todos os homens independentemente de posses, credos ou títulos. As mulheres e os homens menores de idade eram excluídos do processo.
Respostas e comentários
Resposta do “Se liga no espaço!”: Por meio da análise do mapa, percebe-se que as revoluções liberais estiveram de fórma simultânea presentes na França, em Estados que comporiam a Itália e a Alemanha, e no Império Austríaco. A extensão dos movimentos liberais tornou-os conhecidos como a Primavera dos Povos.
Bê êne cê cê
Ao tratar do conceito de nacionalismo e da criação de Estados-nação, mobiliza-se a habilidade . Por envolver a discussão dos impactos da Revolução Francesa no tempo e no espaço e a análise de um mapa, o conteúdo contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero seis , ê éfe zero oito agá ih zero quatro assim como das Competências Específicas de Ciências Humanas nº 5 e nº 7 e da Competência Específica de História nº 5.
• Comente com os estudantes que, além de reforçar a ascensão dos movimentos nacionalistas iniciados na década de 1830, a chamada Primavera dos Povos trouxe novidades como o republicanismo militante e a fôrça dos socialistas amparada no movimento operário. Um dos textos políticos mais famosos do mundo, o Manifesto comunista, foi publicado em 1848, embora sua popularidade tenha sido alcançada depois. Nessa obra, cál marcs e fréderique ênguels se posicionaram contra as propostas anarquistas predominantes no movimento dos trabalhadores, que encontravam em O que é a propriedade?, publicado em 1840 por piérre jôzéf prudôn, uma referência fundamental. Esses exemplos demonstram que o período em questão marcou a emergência das críticas ao capitalismo. Pode-se dizer que uma parte dos ideais e do vocabulário político contemporâneo, incluindo as fórmas mais reformistas de “humanização” do capitalismo, foi elaborada na década de 1840.
Curadoria
O Jovem cál marcs (Filme)
Direção: raúl péqui. Alemanha, Bélgica e França, 2017. Duração: 118 minutos
O filme narra a história do jovem cál marcs e de sua esposa, djênni, especialmente durante o tempo que viveram na Paris de 1844, quando conhecem fréderique ênguels, cuja amizade irá gerar o Manifesto comunista. Por meio do filme entra-se em contato, portanto, com o cenário europeu – e francês – explorado pelo capítulo.
Vamos pensar juntos?
O sufrágio universal, ou seja, a possibilidade de participação de todos na vida política de uma nação, é fundamental para a construção da cidadania. Para a professora françúaze tebô, a cidadania é o exercício dos direitos reconhecidos pelo Estado.
O Estado pode atuar para assegurar a construção da cidadania plena, na qual todos têm os mesmos direitos e deveres (nos campos político, econômico, social e cultural), ou negar direitos e deveres aos habitantes do território. A cidadania, portanto, resulta de lutas sociais pelo estabelecimento dos direitos dos cidadãos.
Durante boa parte da história republicana, porém, só os homens foram considerados cidadãos. Como você estudou no capítulo 4, os direitos apresentados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada em 1789, durante a Revolução Francesa, por exemplo, não se aplicavam às mulheres.
Isso não significa que as mulheres não lutaram na revolução. Muitas participaram ativamente da organização dos exércitos e dos clubes de discussão política. Em 1791, Olamp de Gúge, por exemplo, escreveu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Como você analisou no capítulo 4, a luta dessas mulheres provocou duras reações dos homens, que ordenaram o fechamento de clubes e executaram Olamp de Gúge na guilhotina.
Respostas e comentários
Vamos pensar juntos?
Nessa seção, propõe-se a reflexão sobre o conceito de cidadania, a questão de gênero na Constituição da Segunda República Francesa e o direito ao voto feminino tardio, que ocorreu apenas no século vinte. A professora francesa françúaze tebô constrói, no texto citado, uma análise dos debates de gênero nos movimentos políticos liberais franceses.
Ampliando
Para contrapor-se à exclusão das mulheres da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, Olamp de Gúge publicou, em 1791, a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, já citada no capítulo 4 deste volume. A seguir, é reproduzido o “Preâmbulo” desse documento.
“As mães, as filhas, as irmãs, representantes da nação, reivindicam constituírem-se em Assembleia Nacional.
Considerando que a ignorância, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolveram expor, em uma declaração solene, os direitos naturais inalienáveis e sagrados da mulher. Assim, que esta declaração, constantemente presente a todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar os seus direitos e os seus deveres; que, sendo mais respeitados, os atos do poder das mulheres e os atos do poder dos homens possam ser a cada instante comparados com o objetivo de toda instituição política; e que as reivindicações das cidadãs, fundamentadas doravante em princípios simples e incontestáveis, sempre respeitem a constituição, os bons costumes e a felicidade de todos.
Consequentemente, o sexo superior em beleza e em coragem, em meio aos sofrimentos maternais, reconhece e declara, na presença e sob a proteção do Ser Supremo, os seguintes Direitos da Mulher e da Cidadã.
Gúge, O. de. Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. Revista Internacional Interdisciplinar intertésis, Florianópolis, volume 4, número 1, janeiro até junho 2007. Disponível em: https://oeds.link/aOVLUv. Acesso em: 13 maio 2022.
Nos movimentos de 1830 não foi diferente. A Constituição de 1830 e o modelo de Estado geralmente são destacados como importantes conquistas sociais baseadas no sufrágio universal masculino, mas pouco se reflete sobre a manutenção das desigualdades de gênero.
De acordo com a historiadora françúaze tebô:
no momento da Revolução, as mulheres não são consideradas como verdadeiros indivíduos, mas identificadas à comunidade familiar, o que o Código Civil de 1804 concretiza ao submetê-las à tutela no interior do casamento; as cidadãs são mães de cidadãos. Por outro lado, a emergência do individualismo e de uma sociedade masculina de indivíduos iguais é um tipo de ruptura que só é culturalmente aceitável porque é compensada com manutenção de uma família-comunidade e com a separação entre o espaço público e o espaço familiar.
A exclusão das mulheres da cidadania política é utilizada, no século dezenove, como prova do seu estatuto de menores e como argumento para justificar sua proteção específica, por parte do Estado. reticências
Condição da paz social na França após a Revolução de 1848, a instauração do sufrágio universal masculino está largamente na frente dos costumes Como, a cada tremor revolucionário do século (1830, 1848, 1871), mulheres fazem aparição pública e coletiva e reivindicam ser associadas à gestão da cidade, elas só encontram zombarias, são derrotadas e às vezes condenadas ao exílio”.
Tebô, F. Mulheres, cidadania e Estado na França do século vinte. Tempo, Rio de Janeiro, número 10, 2000, página 5-6.
As mulheres ativas no mercado de trabalho, em clubes de discussão de livros ou outros espaços culturais, que lutavam por representatividade política, eram frequentemente acusadas de ser péssimas mães ou esposas. Não ocorreram, portanto, mudanças no discurso político oficial sobre gênero e cidadania entre o Antigo Regime e a organização dos Estados liberais, durante o século dezenove, na Europa.
Ainda assim, apesar dos obstáculos encontrados, as mulheres continuaram lutando por direitos e conquistaram o direito ao voto no século vinte.
Responda no caderno.
- Explique como françúaze tebô define cidadania.
- Descreva a participação de mulheres nos movimentos revolucionários do final do século dezoito e do século dezenove.
- De acordo com françúaze tebô, por que a cidadania das mulheres não foi reconhecida pelo Estado no século dezenove?
- Por que se pode afirmar que a política do Antigo Regime e a dos movimentos liberais sobre a questão de gênero foram as mesmas?
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Por envolver a reflexão sobre os limites do processo revolucionário francês, a seção favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero quatro.
Tema Contemporâneo Transversal
Ao tratar da luta das mulheres por igualdade de direitos, o conteúdo mobiliza o Tema Contemporâneo Transversal Educação em direitos humanos.
Atividades
1. De acordo com a professora françúaze tebô, cidadania é o exercício dos direitos reconhecidos pelo Estado. Para ser plena, deve ser exercida em diferentes campos da vida em sociedade: no da política, no da economia e no da cultura, entre outros.
2. Durante a Revolução Francesa, as mulheres se organizaram para participar do exército e de clubes de discussão política. Lançaram a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, escrita por Olamp de Gúge em 1791, e faziam aparição pública e coletiva para reivindicar a associação à gestão da cidade.
3. Porque havia a intenção de mantê-las em um patamar inferior ao dos homens, sob a tutela do casamento. Além disso, segundo o texto, a emergência do individualismo e de uma sociedade masculina de indivíduos iguais só era culturalmente aceitável porque havia uma compensação, dada pela manutenção de uma família-comunidade e da separação entre o espaço público e o espaço familiar. Portanto, não era conferido à mulher o acesso ao espaço público, e as condenações morais a elas nesses espaços serviam como dispositivos de poder e de fortalecimento da exclusão.
4. Porque o discurso político oficial sobre gênero e cidadania no Antigo Regime se manteve praticamente intacto na política liberal europeia.
• Se achar conveniente, converse com os estudantes sobre gênero e sexualidade. Pergunte a eles: “Quais são as atuais reivindicações das mulheres?”. Também chame a atenção deles para o tema da transexualidade, ressaltando a importância do reconhecimento das identidades e das necessidades dos transexuais enquanto possuidores dos mesmos direitos de todos os outros cidadãos. Debata com os estudantes aspectos como a violência e o preconceito com que são tratados os transexuais, ressaltando que o Brasil é o país com o maior índice de assassinato de pessoas trans e travestis em todo o mundo, e que o reconhecimento de seus direitos é fundamental para a sua sobrevivência.
Segundo Império Francês
Apesar da nova constituição, três anos mais tarde, Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonaparte, que havia vencido as eleições para a Presidência da República, proclamou-se imperador francês. Assumindo o título de Napoleão terceiro, ele iniciou o Segundo Império Francês.
A experiência republicana foi breve no país. Quando Napoleão terceiro deu o golpe de Estado, teve apoio das elites francesas, interessadas nos favorecimentos econômicos que Napoleão lhes daria em troca. Napoleão terceiro tinha traçado um projeto político de continuidade da dinastia Bonaparte, mas era evidente a oposição da classe trabalhadora, formada por socialistas, anarquistas e republicanos, e de grupos de intelectuais franceses a seu governo.
Quando Bonaparte terceiro assumiu o poder, a França estava marcada por profunda desigualdade social. Entre 1846 e 1870, a população de Paris passou de 1 milhão para quase 2 milhões de pessoas. Muitas foram atraídas pela oportunidade de trabalho nos canteiros de obras abertos pelas reformas urbanas promovidas pelo governo. Porém, os salários eram baixos e faltava moradia digna para os trabalhadores.
A situação francesa piorou com a decisão de Napoleão terceiro de declarar guerra à Prússia em 1870, pois o embate direto causou o caos social na França. Além disso, Napoleão terceiro, interessado nas relações com a América, havia apoiado a ascensão de Maximiliano como imperador do México. Nos embates em solo mexicano, o exército de Maximiliano foi vencido e o imperador, executado, o que desgastou ainda mais a figura de Napoleão terceiro.
Imagens em contexto!
Durante o Segundo Império, a circulação de caricaturas parecidas com essa, que ridicularizavam Napoleão terceiro, era comum. Todas elas ressaltavam o imperador como “o Pequeno”.
Respostas e comentários
Dados numéricos sobre a população francesa entre 1846 e 1870 foram retirados de: A PARIS de ausmân: 1853-1882. polegada: PANERAI, P.; CASTEX, J.; depôl, J.-C. fórmas urbanas: a dissolução da quadra. Porto Alegre: Bookman, 2013. página 5-42.
• A valorização da ideia de nação, de vontade popular e de limitação dos privilégios e dos poderes reais tornava-se cada vez mais fortalecida na Europa. A Revolução Francesa foi um exemplo concreto dos questionamentos ao absolutismo; por isso, sua existência histórica e seus ideais tornavam-se um assombro para as monarquias restauradas, que tinham motivo para temer a perda de poder: movimentos revoltosos e ondas liberais se espalharam pela Europa ao longo do século dezenove. Novamente, em 1830, a França se tornou um epicentro de revoltas contra o absolutismo restaurado.
Ampliando
No texto a seguir, djôn mériman descreve a cidade de Paris no século dezenove.
“O centro e o leste de Paris formavam, de acordo com um observador, ‘uma cidade gótica, preta, sombria, infestada de fezes e febre, um lugar de escuridão, desordem, violência, sujeira, miséria e sangue’. Um cheiro horrível emanava de ‘becos pavorosos, casas cor de lama’ e de águas estagnadas, pútridas. Paris, assim como outras grandes cidades, era um lugar insalubre onde todo ano morria mais gente do que nascia. Apenas mais ou menos um quinto dos prédios tinha água corrente. Afastar invernos congelantes era um desafio perpétuo.”
mériman, J. A comuna de Paris: 1871: origens e massacre. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2015. E-book.
O nacionalismo como fenômeno
Durante as revoluções do século dezenove, o amor pela nação foi incentivado por meio de hinos e símbolos pátrios, como as bandeiras. Naquela época, a ideia de nação, uma entidade abstrata, colocada acima dos indivíduos, do rei e do governo, ganhou fórma e conteúdo político. Os movimentos nacionalistas, que defendiam a soberania de um povo que compartilhasse uma identidade cultural e fosse regido por um Estado, se espalharam pela Europa e pela América, difundindo a crença na importância fundamental da nação para o espírito humano.
Nacionalismo e história
Para construir a identidade das diferentes nações, foi necessário produzir sua história, ou seja, um conhecimento que desse sentido a elas e justificasse sua existência. Criou-se, então, uma narrativa sobre o Estado nacional, considerado uma espécie de organismo vivo que conectava os indivíduos do presente ao passado, projetando ainda o futuro da nação. Com isso, os historiadores passaram a contar principalmente a história dos países, dando menos atenção, por exemplo, às dinastias reais.
Esse exercício de imaginação política, de invenção de tradições compartilhadas, de um passado e de traços culturais comuns fez parte de um processo violento, comandado pelo Estado, de imposição de uma língua e de uma cultura oficiais.
Para apagar as diferenças em nome da igualdade nacional, foram suprimidos ou proibidos línguas e dialetos regionais e identidades étnicas e religiosas que estavam em desacordo com o projeto de nação imaginado. Foi nesse contexto político amplo que ocorreu a unificação dos Estados da Itália e dos que formaram a Alemanha.
Imagens em contexto!
Ao longo dos séculos dezenove e vinte, construiu-se uma ideia de que existem aspectos que são característicos do povo brasileiro e, portanto, do Estado-nação Brasil. Algumas dessas características estão representadas por paixões compartilhadas por grandes grupos de pessoas, como futebol, samba e frevo. Essas manifestações culturais são consideradas fundamentais para a cultura brasileira tanto por parte da elite intelectual, que ajudou a construir a ideia desses elementos da cultura como característicos do país, quanto pelos estrangeiros quando pensam no Brasil. Mas isso está correto? Será que todo brasileiro gosta dessas coisas? Definir o que é a cultura de “um povo” é bastante difícil, como você pode notar.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Ao analisar o nacionalismo, estabelecendo paralelos entre esse fenômeno e os símbolos nacionais brasileiros, o conteúdo favorece o desenvolvimento da habilidade , ê éfe zero oito agá ih zero seis da Competência Específica de História nº 1 e das Competências Específicas de Ciências Humanas nº 1 nº 5.
• Retome com os estudantes a definição de Estado presente na Europa até o século dezoito, que era baseada no conceito de legitimidade dinástica: para existir, um Estado tinha de ser governado por uma realeza, reconhecida por outros reinos e legitimada por Deus e pela tradição, diferentemente da ideia de povo-nação presente no nacionalismo do século dezenove.
• Considere comentar com os estudantes um dos efeitos dos projetos de Estado-nação: a integração de áreas cujos habitantes desejam autonomia. Como exemplo, é possível citar a região da Catalunha, que pertence à Espanha e mantém-se nas notícias da contemporaneidade pela constante luta dos catalães por independência. Os movimentos separatistas e nacionalistas na região não são novidade histórica.
Ampliando
Para que o nacionalismo ocorresse foi preciso imaginar comunidades ampliadas, no formato de nações: os Estados-nação. Segundo Bênedict Êndersan, essas “comunidades imaginadas” foram constituídas mediante as três condições definidas no texto a seguir.
“Imagina-se a nação limitada porque mesmo a maior delas, que agregue, digamos, um bilhão de habitantes, possui fronteiras finitas, ainda que elásticas, para além das quais existem outras nações. Nenhuma delas imagina ter a mesma extensão da humanidade.
Imagina-se a nação soberana porque o conceito nasceu na época em que o iluminismo e a Revolução estavam destruindo a legitimidade do reino dinástico hierárquico de ordem divina. reticências
E, por último, ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da exploração efetivas que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda camaradagem horizontal.
Ânderson, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. página 32-34.
A Itália como Estado-nação
Até meados do século dezenove, a Península Itálica dividia-se em vários reinos: Lombardia-Veneza, Parma, Módena e Toscana, sob domínio da Áustria; Piemonte-Sardenha, comandado pelo rei Carlos Alberto, da casa de Savoia; o Reino das Duas Sicílias, controlado pela família burbôm; os Estados da Igreja Católica, sob o comando do papa.
Com o avanço dos movimentos liberais e das críticas às monarquias absolutistas, propostas de unificação desses territórios para a formação de uma nação italiana foram se fortalecendo. Já nas primeiras décadas após o Congresso de Viena, organizações, como a dos carbonários, tornaram-se árduas defensoras da construção de uma Itália unificada. Essas organizações eram clandestinas, pois seus ideais contrapunham-se aos do regime vigente. Para elas, a unificação era fundamental para o fortalecimento econômico e político do território.
De acordo com essa percepção, que não era consensual em todo o território italiano, uma nação conseguiria ter mais fôrça de negociação no cenário internacional e, assim, teria mais chances de um futuro promissor.
Imagens em contexto!
Giuseppe Garibaldi foi membro da Sociedade Secreta dos Carbonários, cujas ações voltavam-se para a efetivação da unificação italiana. Ele associou-se a essa organização em 1834 e participou de uma insurreição em Gênova. Em razão dessa ação, foi condenado à morte nessa cidade e, por isso, fugiu, refugiando-se na França, na Tunísia e, por fim, no Brasil, onde chegou em 1835.
O processo de unificação da Itália – século dezenove
FONTES: dubí, G. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. 134; ATLAS da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de São Paulo, 1995. página 213.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Ao tratar da construção da nação italiana, incluindo a ideia de unificação territorial, o conteúdo contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero seis e da Competência Específica de Ciências Humanas nº 7.
• Ressalte os interesses da burguesia na unificação dos Estados. O nacionalismo não significou apenas a adoção da mesma língua e a definição da ideia de povo, mas também a unificação dos mercados – e, consequentemente, das moedas, dos pesos e das medidas –, vinculando-se, portanto, à expansão do capitalismo industrial.
• A separação entre Igreja e Estado, a defesa da diferenciação entre fé pessoal e vida pública pela burguesia e o cientificismo provocaram fissuras no poder católico no Ocidente. Diante disso, a Igreja partiu para uma ofensiva ideológica contra a modernidade. Entre outras ações, o papado publicou, em 1868, o documento quanta cura, no qual afirmava que o racionalismo, o ensino laico, o socialismo e a liberdade de culto, entre outras ideias modernas, eram equivocados. No Concílio Vaticano ih, realizado em 1869 e 1870, essa posição foi ratificada, sendo reafirmada a infalibilidade do papa. Dessa maneira, a Igreja distanciou-se muito do pensamento científico, que estava florescendo no período.
• A maioria dos italianos, além da língua oficial, que antes da unificação era o idioma usado na cidade de Florença, fala o dialeto da região onde vive. Muitos dos idosos, ainda hoje, usam apenas o dialeto regional para se comunicar, e não o italiano oficial. Isso demonstra que no processo de unificação foi deixada em segundo plano uma série de regionalismos que caracterizam o país até os dias de hoje. O dialeto siciliano, por exemplo, expressa a influência que essa região sofreu desde sua ocupação na Antiguidade, apresentando palavras e expressões de origem grega, bizantina, árabe etcétera.
Curadoria
O Leopardo (Filme)
Direção: Luquino Visconti. Itália, 1963. Duração: 185 minutos
Esse clássico do cinema é uma adaptação do romance de mesmo nome de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, que narra a história de dom Fabrizo Salina, um membro da nobreza siciliana que testemunha não só a decadência de sua camada social, mas também o processo de unificação italiano.
A unificação da Itália
As propostas de unificação eram apoiadas pelas pequena e média burguesias e por alguns nobres do norte, mas não pelos nobres e pelos grandes burgueses do sul da Península Itálica.
O norte era mais industrializado e os burgueses que lá viviam estavam interessados em uma política de Estado centrada na valorização de seus negócios, na unificação de pesos e medidas e na atenção aos impostos. Em contrapartida, os nobres do sul temiam perder seus poderes, que tinham como base a exploração da terra e dos camponeses, com a criação de uma nova estrutura de governo. Essas diferenças de interesse tornaram o processo de unificação violento.
A partir da Primavera dos Povos, em 1848, o movimento nacionalista italiano se fortaleceu, ganhando o apoio do rei do Piemonte e Sardenha, Vítor Emanuel segundo, que nomeu como primeiro-ministro Camilo de Cavúr, um partidário da unificação. A região do Piemonte era uma das mais industrializadas da Península Itálica. Em razão disso e por contar com exércitos fortalecidos, esses reinos do norte deram início ao processo militar de unificação dos territórios da Lombardia, da Toscana, de Parma e de Módena.
Depois, teve início o processo de unificação do sul da península, que foi marcado pela liderança de Giuseppe Garibaldi, que havia participado da Revolução Farroupilha, no Brasil, durante seu exílio. Inspirado pela unificação do norte, Garibaldi organizou um exército chamado Os Mil de Garibaldi, com o qual tomou o Reino das Duas Sicílias, que foi incorporado ao Reino de Piemonte.
Em 1861, Vítor Emanuel segundo foi declarado o rei do território e, portanto, da Itália. Veneza foi incorporada ao Estado-nação somente em 1866. Houve dificuldades na anexação das regiões controladas pela Igreja, como a de Roma, então sob domínio do papa, que foi declarada capital da nação italiana em 1870. As disputas por territórios com a Igreja foram resolvidas apenas em 1929, com a assinatura do Tratado de Latrão. Por meio dele, o governo da Itália reconheceu a autonomia do Vaticano e o território católico passou a ser governado pelo papa.
Agora é com você!
Responda no caderno.
- Por que ocorreram as Revoluções de Julho de 1830? Quais foram suas consequências?
- Explique duas características da Segunda República Francesa.
- Como ocorreu a unificação da Itália?
Respostas e comentários
Orientação para as atividades
Ao propor as atividades do boxe “Agora é com você!”, oriente os estudantes a:
• reler as seções do capítulo referentes às questões, localizando e anotando as informações necessárias;
• sistematizar as respostas no caderno, se possível trocando-as com as de um colega para conversar sobre possibilidades de correção dos dois textos;
• reescrever as respostas.
Nessas atividades, demandam-se apenas a identificação e a descrição simples, mas é possível, com base nelas, promover discussões a respeito de questões contemporâneas sobre a amplitude da participação política.
Agora é com você!
1. Após a restauração das monarquias europeias, realizada pelo Congresso de Viena, os reis absolutistas enfrentaram a resistência dos interesses da burguesia para recompor as estruturas políticas do Antigo Regime. Alguns monarcas tentaram uma reconciliação com os liberais ao propor, por exemplo, a liberdade religiosa e a de imprensa, mas o cenário era bastante tenso. Quando Carlos décimo assumiu o poder na França, implantou projetos da monarquia absolutista, impondo restrições à liberdade de imprensa e determinando a dissolução da Câmara dos Deputados. Essas medidas tornaram-se o gatilho para o início de movimentações sociais. As Revoluções de Julho indicaram a tensão social diante da restauração. Como resposta à movimentação popular, o duque de Orleans, Luís Filipe, com apoio da burguesia francesa, assumiu o trono e adotou o modelo da monarquia constitucional.
2. Três características podem ser citadas pelos estudantes. A primeira relacionava-se à Constituição da Segunda República, que foi debatida entre republicanos, socialistas, monarquistas e integrantes de outros grupos políticos formados na França. Nela, foram estabelecidos o voto universal masculino e a estrutura de uma república para a nação. Outra característica era o voto masculino universal – os homens maiores de idade, independentemente das propriedades que possuíssem, podiam participar da vida política da nação. Por último, a estrutura republicana, que devia garantir a existência de uma Assembleia, de um Conselho de Estado e da Presidência da República, sendo os integrantes da Assembleia e da Presidência escolhidos por meio de voto universal masculino.
3. O processo de unificação da Itália foi violento. A partir de 1848, o movimento nacionalista ganhou fôrça no norte da península com o apoio do rei da Sardenha, Vítor Emanuel segundo, e do primeiro-ministro, Camilo de . O movimento no sul foi marcado pela ação de Giuseppe Garibaldi, que organizou um exército e tomou o Reino das Duas Sicílias. Em 1861, Vítor Emanuel segundo foi declarado rei do território. Mais tarde, em 1866, a nação incorporou Veneza e, em 1870, Roma foi declarada a capital da Itália.
Versões em diálogo
As imagens desta página são representações de Anita Garibaldi. Nascida em Laguna, no Rio Grande do Sul, em 1821, ela participou da Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845. Os participantes do movimento, entre outras bandeiras, lutavam pela independência do Rio Grande do Sul do restante do império brasileiro.
Durante a revolução, Anita conheceu Giuseppe Garibaldi, com quem se casou e, posteriormente, mudou-se para a Itália, onde, com o marido, participou da luta pela unificação nacional. Por sua participação ativa em dois movimentos liberais e militares, foi reconhecida como heroína dos “dois mundos”.
Responda no caderno.
- Por que Anita Garibaldi foi reconhecida como heroína de “dois mundos”?
- Descreva as duas representações de Anita Garibaldi. Quais são as características comuns a elas?
- Qual é a função da estátua e do selo de Anita Garibaldi? Em sua opinião, como cada um desses suportes materiais contribui para essa finalidade?
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Por envolver a análise de fontes históricas, com a discussão dos sentidos delas e de seu papel na construção da memória histórica, a seção contribui para o desenvolvimento das Competências Específicas de História nº 3 e nº 6, da Competência Específica de Ciências Humanas nº 7 e da Competência Geral da Educação Básica nº 3.
Versões em diálogo
Com base na reprodução de dois documentos históricos – o selo do bicentenário de Anita Garibaldi e o monumento funerário em homenagem a ela, na cidade de Roma –, é proposta uma reflexão sobre as representações femininas na história e a função de estátuas e selos na construção e na manutenção das memórias históricas.
Atividades
1. Por ter participado de movimentos liberais em dois continentes: na América e na Europa.
2. No selo, Anita Garibaldi é representada de pé, segurando uma rosa em sua mão direita e uma bandeira na esquerda. Já na estátua, ela é representada montando um cavalo, empunhando uma pistola na mão direita e segurando um bebê no braço esquerdo. É interessante notar que, apesar de as duas representações apresentarem elementos que remetem ao feminino (a rosa e o bebê), Anita Garibaldi é representada em posição de batalha, montada a cavalo e segurando uma bandeira, o que destoa da maneira como outras mulheres do período eram representadas.
3. Espera-se que os estudantes reconheçam que a estátua e o selo comemorativo são construções materiais. Os dois têm como finalidade celebrar a memória de Anita Garibaldi. Esses suportes materiais comemorativos são produzidos com base em decisões políticas sobre as memórias que não devem ser esquecidas e, assim, sinalizam as balizas morais de determinadas sociedades. Assim, ambos suportes contribuem para celebrar a característica combativa de Anita, ao mesmo tempo em que destacam a feminilidade de sua figura. Trata-se de um simbolismo que demonstra o modo pelo qual a sociedade atual pensa o papel das mulheres, comunicando o sentido de que, para serem homenageadas, essas necessitam também serem femininas.
A Alemanha como Estado-nação
A Confederação Germânica foi definida no Congresso de Viena, sendo composta de 38 estados, sob o domínio da Áustria e da Prússia.
A Prússia era o Estado mais desenvolvido economicamente, com um sistema bancário e industrial mais expressivo. Assim, para ampliar sua área de influência na confederação, liderou, em 1834, o estabelecimento de um acordo de cooperação econômica, chamado Zollverein. Por questões de disputa política, a Áustria foi excluída do acordo, por meio do qual foram unificados o sistema de pesos e medidas e a moeda nos diversos Estados participantes, facilitando a circulação de mercadorias e o crescimento da economia.
O Zollverein foi a primeira etapa do processo de unificação do território que se tornaria a Alemanha, gerando o fortalecimento gradual dos Estados participantes, principalmente da Prússia, que já apresentava um parque industrial consolidado e tornou-se militarmente organizada e poderosa.
Em 1862, o kaiserglossário prussiano Guilherme primeiro nomeou o nobre Otto vón Bismarquecomo chanceler. bísmarc passou a defender a formação de um Estado-nação alemão, valorizando, por exemplo, a existência de uma língua que destacasse os laços do povo alemão.
Nesse contexto, a Áustria e a Prússia lutaram juntas contra a Dinamarca em 1864. Em 1866, porém, as duas potências passaram a disputar os Estados conquistados, na Guerra das Sete Semanas, vencida pela Prússia. Os prussianos, então, dissolveram a confederação estabelecida no Congresso de Viena e, em 1867, estabeleceram a Confederação Germânica do Norte, da qual excluíram novamente a Áustria. Essa confederação existiu por quatro anos, sendo desfeita em 1871 com o estabelecimento do Império Alemão.
O processo de unificação da Alemanha – século dezenove
FONTE: Atlas historique: de l’apparition de l’homme sur la terre à l’ère atomiqueParis: Perrin, 1992. página 350.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Ao tratar da construção da Alemanha como Estado-nação, o conteúdo contribui para o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero seis. Ao apresentar o mapa do processo de unificação da Alemanha, mobiliza a Competência Específica de Ciências Humanas nº 7.
• Em 1834, a Prússia liderou a criação de um acordo de cooperação econômica e de unificação alfandegária chamado de Zollverein. Esse acordo foi a primeira etapa do processo de unificação do território que se tornaria a Alemanha e gerou o fortalecimento gradual dos estados participantes, principalmente da Prússia, que já apresentava um parque industrial consolidado e tornou-se militarmente organizada e poderosa.
• Em 1862, o cáizer prussiano Guilherme primeiro nomeou o nobre Otto vón Bismarque como chanceler prussiano, que liderou as tropas para a construção do que denominava “grande nação” do povo alemão. Em 1871, estava formado o Estado alemão, fundado em janeiro de 1871 em um ato político no palácio de Versalhes sob a direção do imperador Guilherme primeiro.
A Guerra Franco-Prussiana e a unificação da Alemanha
Em 1870, com o objetivo de anexar os territórios ao sul, bísmarc provocou a França a declarar um conflito: a Guerra Franco-Prussiana. A causa imediata da guerra foi a possibilidade de o príncipe prussiano Leopoldo de roôrrênzolêndo (que era primo do cáizer da Prússia) assumir o trono espanhol, o que poderia deixar o território da França entre os territórios de Estados alemães e de aliados dela.
A diplomacia francesa conseguiu reverter a intenção de Leopoldo de roôrrênzolêndo candidatar-se ao trono da Espanha, mas bísmarc publicou um documento no qual dava a entender que Guilherme primeiro não receberia embaixadores franceses para futuras conversas. Por causa desse documento, Napoleão terceiro declarou guerra a sua vizinha.
Com um exército fortalecido, bísmarc saiu vitorioso do conflito. Dessa maneira, os prussianos concluíram o processo de unificação dos Estados germânicos com a anexação da Alsácia e da Lorena. Em janeiro de 1871, foi fundado o Segundo Império Alemão, sob a direção do imperador Guilherme primeiro.
Imagens em contexto!
A fundação do Império Alemão, em Versalhes, foi entendida pelos alemães como uma grande vitória e, por isso, essa ação esteve vinculada a vários produtos. A gravura de 1871, por exemplo, acompanha um anúncio publicitário de extrato de carne. Ela fez parte de uma série de materiais de propaganda com elogios a bísmarc e ao Estado alemão. O Segundo Reich (“império”) funcionou como sistema de governo na região até o fim da Primeira Guerra Mundial e a criação da República de Vaimar, em 1919.
Respostas e comentários
• Converse com os estudantes sobre o uso da propaganda para criar determinadas memórias históricas ou a construção do sentimento de pertencimento cultural. Nesse caso, produtos “alemães” se constituíam ao mesmo tempo que o próprio império.
Ampliando
No texto a seguir, Eric róbisbáum trata da relação de Otto com a política e com a democracia.
“De modo geral, na maioria dos países europeus de Constituição limitada e restrições ao direito de voto, a predominância política da burguesia liberal na metade do século reticências caiu por terra no decorrer da década de 1870, se não por outras razões, como resultado secundário da Grande Depressão: na Bélgica em 1870, na Alemanha e na Áustria, em 1879 Na medida em que problemas insolúveis e os desafios básicos reticências puderam ser mantidos fóra da política parlamentar, os estadistas poderiam iludir as maiorias parlamentares com coalizões mutáveis entre aqueles que não pretendiam ameaçar o Estado e a ordem social. reticências
Na Alemanha, a fraqueza de [membros do Parlamento] permitiu a bísmarc controlar as coisas bastante bem na década de 1880
reticências Ao confrontar-se com o surgimento de fôrças aparentemente irreconciliáveis na política, o primeiro instinto dos governos era com frequência a coerção. bísmarc, mestre em manipular uma política de sufrágio restrito, sentia-se perplexo, na década de 1870, ao enfrentar o que ele considerava uma massa organizada de católicos leais a um Vaticano reacionário ‘além das montanhas’ (daí o termo ‘ultramontano’); e declarou uma guerra anticlerical contra eles (a assim chamada Kulturkampf ou luta cultural da década de 1870). Confrontado com a ascensão dos social-democratas, ele declarou o partido fóra da lei em 1879. Desde que o retorno ao puro absolutismo parecia impossível e de fato impensável – uma vez que era permitido aos social-democratas banidos apresentar candidatos às eleições – ele malogrou em ambos os casos. Mais cedo ou mais tarde – no caso dos socialistas, após sua queda em 1889 – os governos precisaram conviver com os novos movimentos de massas.”
róbisbáum, E. J. A era dos impérios: 1875-1914. São Paulo: Paz e Terra, 2012. página 144-146.
A Segunda Revolução Industrial
Questões econômicas relacionadas com a burguesia e o desejo de expandir a industrialização pautaram os movimentos nacionalistas na Itália e na Alemanha. Assim, esses movimentos estão relacionados com o avanço da Revolução Industrial pela Europa.
A Revolução Industrial teve início na Grã-Bretanha no final do século dezoito. Em curto intervalo de tempo, o processo de industrialização se acelerou. Com isso, na segunda metade do século dezenove, além do Reino Unido, países europeus, como a França e a Bélgica, e territórios italianos e alemães começaram a se industrializar.
Inicialmente, o setor têxtil foi o principal responsável pela expansão das indústrias. Já a partir de meados do século dezenove, o desenvolvimento da malha ferroviária foi um importante elemento para a disseminação das atividades industriais.
Do Reino Unido saíram o carvão mineral, matriz energética das indústrias, as máquinas, as ferramentas e o conhecimento técnico que favoreceram a propagação da industrialização na Europa.
A exploração do ferro também foi crucial para o desenvolvimento da industrialização europeia. Com esse material eram produzidos os trens, maquinários, estruturas de prédios, ferramentas e muitos outros artefatos relacionados às indústrias.
A partir da segunda metade do século dezenove, as indústrias siderúrgica, petrolífera e química ganharam importância. Essa fase, marcada sobretudo pela utilização do conhecimento científico na indústria e pela aproximação entre a fábrica e o laboratório, ficou conhecida como Segunda Revolução Industrial.
Imagens em contexto!
O sistema ferroviário é muito importante para o deslocamento de pessoas e mercadorias no continente europeu. De trem, é possível viajar com rapidez e baixo custo. Além disso, o sistema ferroviário facilita o abastecimento de mercadorias importantes para o desenvolvimento industrial de muitos países.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Ao tratar das características da Segunda Revolução Industrial, destacando a importância da rapidez no deslocamento de mercadorias e da integração de mercados, o conteúdo favorece o desenvolvimento da habilidade ê éfe zero oito agá ih zero três e da Competência Específica de História nº 5.
• Embora de maneira desigual, o transporte ferroviário distribuiu-se geograficamente pelo mundo. Entre 1845 e 1875, as linhas férreas já tinham ultrapassado a fronteira da Europa e atingido países como Brasil, Argentina, Peru, México, Estados Unidos, Egito, Argélia, Ceilão, Japão e Java.
• A ciência foi determinante para a industrialização. Na indústria siderúrgica, por exemplo, o processo de béssemer, desenvolvido por Enri béssemer em 1856, que consistia na injeção de ar frio para a remoção das impurezas do minério de ferro em fusão, e o alto-forno, projetado por carl uíl-ráim símens em 1864, baratearam a produção do aço utilizado para a fabricação de ferramentas e maquinários.
• Na segunda metade do século dezenove, o Reino Unido já era um país industrial. A exploração do ferro foi fundamental para o desenvolvimento da industrialização europeia. Com o ferro eram produzidos trens, dormentes, maquinários, estruturas de prédios, ferramentas e vários outros artefatos relacionados às indústrias. A partir da segunda metade do século dezenove, foram ganhando importância as indústrias siderúrgica, petrolífera e química, bem como o aproveitamento comercial da eletricidade. Essa fase, marcada sobretudo pela utilização do conhecimento científico na indústria e pela aproximação entre a fábrica e o laboratório, ficou conhecida como Segunda Revolução Industrial.
A ciência e as indústrias
Países da Europa, Estados Unidos e Japão, a partir da segunda metade do século dezenove, passaram a investir em pesquisas científicas para gerar inovações tecnológicas e, assim, aprimorar os processos industriais.
Entre as muitas inovações, o aproveitamento da eletricidade tornou-se um marco do século dezenove. Pesquisas científicas na área do eletromagnetismo possibilitaram o desenvolvimento do dínamo. Esse gerador, que transformava energia mecânica em energia elétrica, mudou radicalmente a vida cotidiana das pessoas na Europa e fôra dela. Com a utilização do dínamo, a energia elétrica pôde ser facilmente convertida em movimento, luz, calor e som. No final do século dezenove, além de favorecer a atividade fabril, ela foi empregada na iluminação pública e de moradias e no desenvolvimento da tração de trens e bondes elétricos.
Além disso, a energia elétrica, combinada com o aperfeiçoamento dos telégrafos, possibilitou a comunicação intercontinental. Pouco tempo depois de sua invenção, na década de 1830, os cabos telegráficos foram estendidos seguindo o curso dos trilhos dos trens. Em meados do século dezenove, milhares de quilômetros de cabos de telégrafos interligavam a Europa, possibilitando a troca de mensagens.
Na década de 1870, as redes telegráficas instaladas por cabos submarinos possibilitavam a interconexão da Europa com o continente asiático e o americano.
Imagens em contexto!
Inventado em 1831 pelo físico britânico Maicou Faraday, o dínamo precisa da energia mecânica para produzir a elétrica. Por isso, no início, esses aparelhos eram equipados com manivelas. Com o desenvolvimento de técnicas que melhoraram seu desempenho, o dínamo passou a ser movido por outras máquinas e seu tamanho aumentou muito para ser capaz, por exemplo, de gerar energia para uma indústria. A iluminação de ambientes externos com o uso de energia elétrica foi tão impactante que luminárias de rua eram destacadas nas obras de arte do período. Na pintura de Degá, a cantora emíl becá é representada em frente ao Café dos Embaixadores, em Paris, próximo a uma rua iluminada por postes de luz elétrica.
Respostas e comentários
• Uma das marcas do entusiasmo científico era a impressão de que a natureza seria dominada. Com base nessa ideia, o corpo humano, os animais e a sociedade foram observados, dissecados e perscrutados. Gregór Mendel, na genética, Luí Pastér, na microbiologia, e Chárles Dárvin, na biologia, tomaram a cena do debate público e alteraram os rumos do pensamento científico.
• A descoberta das aplicações industriais do petróleo em 1859, nos Estados Unidos, foi outra importante inovação do período. Utilizado inicialmente como fonte geradora de energia para iluminação pública e para movimentação do maquinário das fábricas, a partir da década de 1870, o óleo passou a ser empregado como combustível para os meios de transporte. Esse feito foi possível graças ao desenvolvimento do motor a combustão interna e às pesquisas que resultaram na produção de derivados, como o gás natural, a gasolina e o óleo diesel.
• O movimento de confiança na ciência gerou um refluxo: certa idealização do campo e da vida pastoril. Livros do período como A cidade e as serras, de Eça de Queiroz, publicado em 1901, apresentavam uma narrativa de supervalorização da vida do campo em oposição à urbana.
Curadoria
Frankenstein (Livro)
Méuri Chélei. Barueri: Darkside Books, 2017.
Esse clássico da ficção científica, que inspirou diversas séries e filmes, foi publicado pela primeira vez em 1818, quando Méuri Chélei tinha apenas 19 anos. Trata-se de um romance em que o pesquisador Victor franquenstain utiliza conhecimentos científicos do campo da eletricidade para dar vida a uma criatura inanimada. Fortemente influenciado pelos avanços e pelos debates da ciência, o livro revela o fascínio que o conhecimento científico causava nas pessoas da época.
As reformas urbanas e as desigualdades sociais
Pode-se dizer que o século dezenove foi marcado pelo chamado cientificismo, ou seja, a crença no desenvolvimento da ciência, com base na qual se afirmava a superioridade do conhecimento científico em relação às demais fórmas de compreensão da realidade – a religiosa, por exemplo.
Essa crença estimulou a divulgação da ideia de que a humanidade estava em um progresso inabalávelglossário rumo a um futuro melhor e mais desenvolvido e as cidades seriam as grandes vitrines desse processo.
Os burgueses e aristocratas esperavam que as grandes cidades se consolidassem como os espaços da atividade que eles consideravam civilizatória. Para isso, as cidades deviam renovar sua aparência, tornando-se locais de celebração do desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural. Dessa fórma, seria necessário um planejamento urbano para implementar os ideais de modernidade desejados pelas elites europeias.
A reforma urbana de Paris, ocorrida entre 1853 e 1870, é considerada o marco inaugural desse processo. Seu projeto se baseou em três objetivos: retirar do espaço urbano tudo o que pudesse provocar confusão, perigo ou doenças; favorecer o contrôle da circulação de veículos e pessoas; inserir elementos ligados ao lazer e à vida burguesa na cidade, como praças, mercados, vias amplas e arborizadas, jardins e passeios públicos.
Imagens em contexto!
A reforma de Paris foi baseada na reorganização do espaço urbano como um tabuleiro de xadrez, com largas avenidas para facilitar a circulação do ar e a entrada de luz. Para isso, foram retirados todos os cortiços do centro da cidade. Com a remodelação e o aumento dos preços das habitações nas áreas reformadas, os trabalhadores foram deslocados para a periferia. As grandes avenidas ao redor do Arco do Triunfo foram construídas no fim do século dezenove, quando a cidade se tornou um modelo de civilização na Europa. Posteriormente, esse modelo foi usado como referência para a reforma de cidades em outros continentes, como a do Rio de Janeiro, no início do século vinte.
Respostas e comentários
• O imperialismo será discutido em outro capítulo, mas é interessante destacar aos estudantes que, com base na lógica de valorização do conhecimento científico, foram elaborados discursos racializados – e supostamente científicos – sobre a existência de estágios civilizacionais entre os seres humanos para legitimar a dominação territorial e outras fórmas de violência na África e na Ásia.
• A partir da segunda metade do século dezenove, as cidades foram se consolidando como espaços da atividade civilizatória. Os grupos mais abastados compreendiam as cidades como locais privilegiados para usufruir do conforto proporcionado pelas inovações do período. Portanto, a fim de acompanhar as facetas do progresso material, os ambientes urbanos deveriam renovar sua aparência, tornando-se templos de celebração do desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural. Nesse contexto, a reforma de Paris e de outras capitais foi implementada, gerando cenários urbanos espetaculares para as classes abastadas, mas também construindo periferias e aprofundando desigualdades sociais.
• Paris seria conhecida como cidade luz a partir das reformas urbanas implementadas na segunda metade do século dezenove. O imperador Napoleão Bonaparte indicou o barão Giórgi Eugêne Osmán para modernizar a capital francesa. Haussmann instalou em toda a cidade aproximadamente 20 mil lâmpadas a gás, que substituíram as lâmpadas a óleo e logo seriam substituídas pelas elétricas, levando as descobertas científicas e industriais para o cotidiano da cidade.
• A estratégia utilizada na reforma estava vinculada à intenção de afastar da capital a fama de cidade da revolução e apagar o fantasma das barricadas. A concepção urbanística implantada facilitava a ação de fôrças de repressão e o deslocamento de tropas em casos de revolta.
A Comuna de Paris
Desde a derrota na Guerra Franco-Prussiana e da deposição de Napoleão terceiro em 1870, Paris sofria com o cerco do exército de Otto . Para resistir aos alemães, formou-se um governo provisório sob a liderança do político Em 1871, Tiér tentou negociar com bísmarc uma rendição. Temendo revoltas populares em decorrência dessa negociação, ele usou as tropas francesas para tentar se apossar dos canhões da Guarda Nacional. A Guarda Nacional era uma milícia não subordinada ao exército, formada majoritariamente por trabalhadores e profissionais liberais.
Essa ação de Tiér enfureceu a população, gerando uma guerra campal. Os habitantes das regiões de Montmartre, Belleville e Buttes-Chaumontem Paris, formaram uma comuna, declarando autonomia econômica e política. O projeto dos revoltosos era transformar a comuna em um espaço organizado e dividido entre os trabalhadores.
O movimento, formado por homens, mulheres e crianças que trabalhavam em Paris, conseguiu expulsar o governo de Tiér para Versalhes e governar a cidade por dez semanas, quando foi massacrado pelo exército francês, muito superior em número de combatentes e armamentos. Apesar da derrota, a Comuna de Paris tornou-se símbolo da luta de trabalhadores por participação nas decisões políticas e por condições de vida mais justas.
Teorias sociais, o movimento operário e a luta das mulheres
No século dezenove, as desigualdades sociais incentivaram alguns intelectuais a pensar em propostas para modificar as estruturas das sociedades industriais. Assim, desenvolveram-se reflexões sobre a luta dos trabalhadores, que foram a base para o desenvolvimento do pensamento socialista e anarquista.
Além disso, o século dezenove foi marcado pelo crescimento da luta operária por melhores condições de vida e trabalho e pela ascensão do movimento feminista.
Respostas e comentários
Ampliando
No texto a seguir, djôn mériman descreve Paris no momento anterior à formação da Comuna.
“Paris era uma cidade ascendente de grandes contrastes sociais e contradições durante o Segundo Império (1852-1870) de Napoleão terceiro. Por um lado, a capital liderava uma economia francesa em rápido crescimento. A indústria continuava dominada por artesãos em pequenas oficinas que produziam os artigos de Paris – luvas de alta qualidade e outras mercadorias de luxo que vieram a simbolizar a manufatura francesa. Instituições financeiras imperiais ajudavam a impulsionar a produção industrial dentro e em torno de Paris, trazendo uma prosperidade sem paralelo para as pessoas de recursos. Elas participavam de luxuosos eventos sociais do Império e de apresentações teatrais, transitando pela cidade e pelo Bois de Boulogne em carruagens, enquanto as pessoas comuns iam a pé para o trabalho. Trens poderosos, locomotivas vomitando vapor, levavam passageiros ricos da florescente capital para dôvíe e outras cidades cada vez mais elegantes da costa normanda.”
mériman, J. A comuna de Paris: 1871: origens e massacre. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2015. E-book.
Curadoria
Os miseráveis (Livro)
Victor Hugo. São Paulo: Ele e Pê ême, 2012 (Coleção Clássicos da literatura em quadrinhos).
Com roteiro de daniel bardê e ilustrado por bernár capô, essa versão do clássico da literatura francesa publicado em 1862 é apresentada em quadrinhos. O romance é ambientado na França, em um período situado entre a derrota francesa na Batalha de Waterloo, em 1815, e as barricadas da Revolução de 1830. Com enredo estimulante, a narrativa conta a história de Jan Valján, que reinicia a vida após quase vinte anos de prisão e trabalhos forçados. A obra é uma janela para a sociedade francesa das primeiras décadas do século dezenove.
O socialismo utópico
Desde o século dezoito, alguns nobres e burgueses planejaram a implementação de sociedades que pudessem superar as graves desigualdades provocadas pela industrialização. No século dezenove, por valorizarem a questão social, esses pensadores e agitadores políticos foram denominados socialistas, termo que incluía diversas e diferentes propostas para resolver as desigualdades geradas pelo capitalismo industrial.
Os integrantes do grupo que propunha a implantação de sociedades alternativas ficaram conhecidos como socialistas utópicos, ou seja, foram nomeados pejorativamente por imaginarem uma sociedade que dificilmente se concretizaria: uma utopiaglossário .
Apesar de pouco eficazes, as propostas dos socialistas utópicos ajudaram a formular as primeiras críticas ao mundo industrial, incentivando as ideias de outros pensadores. Leia a seguir as principais propostas de três dos chamados socialistas utópicos.
Respostas e comentários
• No item “O socialismo utópico”, são apresentadas propostas de superação das desigualdades sociais por meio da construção de sociedades pautadas na fraternidade (como a defendida pelo Conde de sãn simôn), em escolhas profissionais e em divisão dos bens (como a concebida por chárles furriê) e em sistemas de gestão cooperativos das fábricas (como defendida por Róbert Ôuen).
• O Falanstério do Saí, ou Colônia Industrial do Saí, foi uma comunidade experimental no Brasil inspirada nos ideais de chárles furriê. Foi fundado em 1841 por colonos franceses, na Península do Saí, em Santa Catarina. Porém, por conta de divergências entre os moradores, foi extinto em 1864. Essa é considerada uma das primeiras influências concretas do socialismo utópico no Brasil. A experiência do falanstério em Santa Catariana foi pesquisada por Gisele Maria da Silva, que registrou suas descobertas no artigo: Falanstério do Saí: uma experiência utópica em Santa Catarina. Santa Catarina em História, Florianópolis, volume 1, número 1, página 70-85, 2007. Sobre esse tema, é interessante destacar o protagonismo da jornalista luíze bachelê na divulgação das ideias de Fourier na América do Sul.
Curadoria
Germinal (Filme)
Direção: clôd bêrrí. Bélgica, França e Itália, 1993. Duração: 160 minutos
Nesse filme, baseado no romance homônimo de êmíl zolá, publicado em 1885, são discutidas as condições de vida e de trabalho, bem como a gestação de movimentos grevistas, entre os operários franceses empregados nas minas de carvão no século dezenove. O filme é indicado para maiores de 14 anos; portanto, não é adequado à faixa etária dos estudantes.
O socialismo científico
Na Alemanha, dois filósofos, carl márks e fréderique ênguels, desenvolveram as propostas socialistas que deram origem ao chamado pensamento marquicísta. Essas ideias tiveram profundo impacto social a partir do século dezenove, influenciando associações de trabalhadores em diferentes partes do planeta.
Em linhas gerais, a teoria formulada por márks e ênguels, denominada socialismo científico, previa o estabelecimento de uma economia coletivizada. De acordo com os pensadores, a sociedade industrial está dividida em dois grandes grupos: o dos burgueses – que detêm os meios de produção (fábricas, maquinários e outros) e enriquecem com a exploração do trabalho – e o dos proletários – aqueles que possuem apenas a fôrça de trabalho para garantir seu sustento.
Em 1847, márks e ênguels se empenharam na fundação da Liga dos Comunistas, primeira organização internacional focada nos preceitos do socialismo científico. Porém, a organização foi dissolvida em 1852 em razão de divergências internas. No contexto dessa organização, em 1848, os pensadores publicaram o Manifesto do Partido Comunista, que, mais tarde, se tornaria um referencial para partidos políticos em todo o mundo.
De maneira geral, márks e ênguels entendiam que os burgueses enriqueceram explorando a chamada mais-valiaglossário dos trabalhadores. Segundo eles, para que a exploração dos trabalhadores e a desigualdade social tivessem fim, os proletários de todo o mundo deveriam se unir em uma revolução e tomar os meios de produção. Para esses filósofos, essa seria uma etapa para que a sociedade fosse organizada em bases coletivas, sem classes sociais ou propriedade privada.
márks e ênguels buscavam associar o desenvolvimento de suas teorias às práticas que eles acreditavam que poderiam transformar a sociedade. Eles foram os principais dirigentes da Associação Internacional dos Trabalhores ( a i tê), fundada em 1864 com objetivo de auxiliar na organização dos trabalhadores.
Respostas e comentários
• Ao conceber a sociedade dividida entre os proprietários dos meios de produção e os que detinham a fôrça de trabalho, e fréderique ênguels ideializaram o socialismo científico, propondo a formulação de uma economia coletivizada, inicialmente controlada pelo Estado e, em seguida, autogerida após o fim das classes sociais.
Atividade complementar
Muitas demandas de transformação social partem das experiências de sujeitos e grupos. Para despertar a sensibilidade e a empatia da turma para as condições e os lugares sociais dos trabalhadores e dos burgueses durante o capitalismo industrial, organize os estudantes em seis grupos. Atribua a cada grupo um dos seguintes papéis sociais: mulheres operárias; homens operários; crianças operárias; mulheres burguesas; homens burgueses; crianças burguesas. É possível adicionar outras variáveis de acordo com o trabalho realizado em sala de aula, como etnia e nacionalidade. Proponha a cada equipe que realize uma pesquisa sobre a sociedade capitalista do século dezenove para reconstituir um dia na vida de um indivíduo do grupo que lhe foi atribuído. Depois disso, peça aos estudantes que apresentem para a turma os resultados da pesquisa na fórma de uma página de diário – relatando os acontecimentos presenciados pelo indivíduo representado – ou de agenda – marcando os compromissos desse indivíduo. Na discussão coletiva, procure estabelecer as diferenças e as semelhanças entre o cotidiano dos operários e o dos burgueses.
O anarquismo
No senso comum, o termo anarquia é considerado sinônimo de bagunça. Isso porque o termo, traduzido de fórma livre do grego, significa “sem governo”.
A ausência de um poder central é a principal proposta do movimento anarquista. Por isso, há quem acredite que a implementação de uma proposta anarquista conduza a sociedade sem regras ou leis. Essa ideia, porém, não é correta.
O movimento anarquista teve início no século , durante a Segunda Revolução Industrial, como dezenove fórma de criticar o capitalismo e suas desigualdades sociais. Os principais pensadores anarquistas foram os russos micaíl bakunín e Piôtri Craprotquim e o francês . piérre jôzéf prudôn
Eles defendiam a construção de uma sociedade livre dos princípios coercitivosglossário de poder presentes no capitalismo, sobretudo a tutela do Estado. A sociedade imaginada por eles seria organizada com base na representatividade política direta, ou seja, todos participariam das decisões da vida da comunidade em um sistema cooperativo e sem hierarquias.
As propostas anarquistas atraíram milhares de operários, de diversas partes do mundo, que eram submetidos a difíceis condições de trabalho e abusos de poder. Essas ideias foram trazidas ao Brasil, sobretudo pelos imigrantes italianos e espanhóis, que formavam a mão de obra operária de cidades como São Paulo, no início do século vinte.
Imagens em contexto!
Os trabalhadores que aparecem na imagem participaram da primeira greve geral realizada no Brasil, que durou trinta dias. Eles reivindicaram melhores condições de trabalho e o direito de livre organização. Tomaram parte ativamente dessa ação anarquistas europeus que imigraram para o Brasil em busca de trabalho.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Por abordar as características dos movimentos operários na Segunda Revolução Industrial, destacando as vertentes filosóficas e políticas, o conteúdo do capítulo mobiliza a habilidade , ê éfe zero oito agá ih zero três as Competências Específicas de História nº 1 e nº 4, a Competência Específica de Ciências Humanas nº 5 e a Competência Geral da Educação Básica nº 6.
• A greve geral de 1917, em São Paulo, reconhecida como a primeira paralisação de operários no Brasil, foi realizada por negros libertos, imigrantes, anarquistas e comunistas. As reivindicações dos participantes do movimento estavam ligadas à sobrevivência dos trabalhadores. Entre outras pautas, os grevistas solicitavam: a abolição do trabalho de menores de 14 anos, a proibição do trabalho noturno para crianças e mulheres, aumento salarial entre 25% e 35%, bem como jornada de trabalho de oito horas. De forte influência anarquista, os operários pretendiam tomar os espaços de trabalho por meio da ação direta. A greve, centrada em São Paulo, mas com focos no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, durou trinta dias, e os patrões foram obrigados a negociar com os trabalhadores. A conquista imediata importante dos grevistas foi o aumento salarial.
• Os anarquistas defendem uma sociedade livre de princípios coercitivos e, sobretudo, da tutela do Estado. Assim, as comunidades anarquistas são organizadas por meio da representatividade política direta, ou seja, todos participam das decisões da vida comunitária, em um sistema cooperativo e sem hierarquias.
O sindicalismo
No final do século dezoito, os operários britânicos começaram a se organizar para lutar por melhores condições de vida. Além de experiências pontuais, como a do ludismo e a do cartismo, que você estudou no capítulo 2, os operários se reuniram em associações chamadas trade unions, que depois passaram a ser conhecidas como sindicatos. A principal característica dos sindicatos é a organização de operários para reivindicar direitos.
Durante a Segunda Revolução Industrial, as propostas dos trabalhadores se fortaleceram em diversas regiões do planeta, formando o sindicalismo revolucionário, que articulava princípios anarquistas e socialistas.
Para os sindicalistas revolucionários, os partidos políticos eram organizações formadas por burgueses cuja influência sobre os trabalhadores devia ser extinta, pois levava ao conformismo.
De acordo com eles, os sindicatos constituíam a fórma autêntica e legítima para a condução do movimento operário. Defendiam ações diretas, como ataques às fábricas e greves. Essas eram suas estratégias na busca por melhores condições de trabalho e na luta pelo fim do Estado burguês, o principal responsável pela situação de pobreza em que viviam os trabalhadores.
O sindicalismo transformou suas pautas com o tempo, concentrando-se nas reivindicações por melhores condições de vida para os trabalhadores. Tornou-se expressivo no século vinte, estando na base de grande parte dos movimentos operários e greves em diferentes países.
Respostas e comentários
• No fim do século dezoito, os operários ingleses buscavam fórmas de se unir no combate às condições de vida e de trabalho degradadas pelo processo da Revolução Industrial. Experiências como o ludismo e o cartismo conviveram com os chamados trade unions ou sindicatos. A principal característica dos sindicatos é a organização de operários para reivindicar o atendimento de interesses e direitos de uma categoria específica ou da classe trabalhadora como um todo.
• Comente com os estudantes que, nesse estágio da industrialização, as jornadas de trabalho eram extenuantes, podendo chegar a dezesseis horas por dia. Além disso, com a organização das fábricas não se pretendia apenas otimizar a produção, mas também controlar os trabalhadores. Assim, gerentes e donos de fábricas criavam regulamentos disciplinares, valiam-se de um rígido ordenamento do espaço de trabalho e até vigiavam os operários. Mulheres e crianças trabalhavam em iguais condições de exploração, mas recebiam salários bem mais baixos que os dos homens adultos.
O feminismo e o movimento sufragista
No final do século dezoito, teve início a primeira onda do feminismo. A escritora britânica méri uôlstônecréft é considerada uma das pioneiras desse movimento. No livro Uma defesa dos direitos da mulher, publicado em 1792, ela reivindicou o direito à educação formal, instrumento que poderia libertar as mulheres da dependência dos pais, dos maridos e dos irmãos. Os escritos de uôlstônecréft inspiraram a organização do movimento na França e nos Estados Unidos.
No Reino Unido, o movimento feminista lutou pelos direitos políticos das mulheres. Para suas líderes, era evidente que a ampliação dos direitos políticos e trabalhistas dos homens tinha ocorrido mediante pressões parlamentares. Assim, as sufragistas (mulheres que participavam do movimento pelo direito de voto feminino) entendiam que somente conquistariam melhores condições de trabalho e romperiam as desigualdades sociais se os políticos fossem obrigados a prestar contas ao eleitorado feminino. Nesse sentido, a conquista do direito ao voto era um meio para atingir mudanças sociais mais amplas.
Diante das sucessivas reprovações por parte do Parlamento britânico às petições de sufrágio feminino enviadas durante o século dezenove, elas organizaram, em 1897, a União Nacional pelo Sufrágio Feminino. , uma das responsáveis pela fundação do grupo, ajudou a fundar, em 1871, o Newnham College, em Cambridge, no Reino Unido, para favorecer o acesso das mulheres à educação superior.
Em 1903, sob a liderança de , foi fundada a União Política e Social das Mulheres com o intuito de pressionar o Parlamento a conceder direito de voto às mulheres. Apenas após as reformas eleitorais de 1918 e 1928, as mulheres obtiveram o direito ao voto no Reino Unido. No Brasil, elas puderam votar a partir de 1932. Na França, esse direito foi conquistado apenas em 1944. Até os dias de hoje, o voto feminino sofre restrições em algumas nações, como a Arábia Saudita, em que as mulheres conquistaram parcialmente o direito ao voto em 2011.
Agora é com você!
Responda no caderno.
- O que foi o Zollverein? Qual foi sua importância para a unificação da Alemanha?
- Como as relações entre ciência e indústria contribuíram para o desenvolvimento do cientificismo no século dezenove?
- O que foi a Comuna de Paris?
Dica
LIVRO
Para educar crianças feministas, de chimamanda nigôzi adíchiê. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
O livro apresenta de fórma didática algumas ideias fundamentais para compreender o feminismo como movimento de luta pela construção de uma sociedade mais justa para todos.
Respostas e comentários
Orientação para as atividades
É provável que os estudantes não encontrem dificuldades para realizar as atividades propostas no boxe “Agora é com você!”, principalmente, se seguirem os procedimentos de estudo do texto-base e registro das informações já praticados. Com base nessas atividades, é possível realizar extrapolações interessantes na discussão sobre os nacionalismos contemporâneos, a luta contra a desigualdade econômica e social e a relação entre economia e conhecimento. Talvez seja interessante enfatizar a presença, na vida das pessoas, da tecnologia, que implica a desigualdade na produção e na apropriação econômica do conhecimento.
Agora é com você!
1. O Zollverein foi um acordo de cooperação econômica e unificação alfandegária liderado pela Prússia. Esse acordo constituiu a primeira etapa de unificação do território que se tornaria a Alemanha, pois por meio dele se unificou o sistema de pesos e medidas, e os diversos Estados participantes adotaram a mesma moeda. Essas medidas facilitaram a circulação de mercadorias e o crescimento da economia desse bloco.
2. A Segunda Revolução Industrial foi marcada pela relação constante entre as pesquisas científicas e os avanços tecnológicos, incentivados pela indústria e empregados nessa. Houve então uma aproximação entre a fábrica e o laboratório e, com base nessa relação entre ciência, tecnologia e sociedade, construiu-se a crença de que a humanidade estava em um progresso inabalável rumo a um futuro supostamente melhor e mais desenvolvido.
3. A Comuna de Paris foi a organização, com autonomia política e econômica, dos habitantes das regiões parisienses de Montmartre, Belleville e Buttes-Chaumont, em reação às ações do governo provisório francês, que, em março de 1871 tentou se apoderar das armas da Guarda Nacional. Os revoltosos pretendiam transformar a comuna em um espaço dividido entre os trabalhadores, mas, após dez semanas de ações violentas do Estado, eles acabaram desmobilizados. A Comuna de Paris tornou-se um símbolo da luta popular contra as desigualdades sociais e contra as ações desmedidas do Estado Francês.
Atividades
Responda no caderno.
Organize suas ideias
- Sobre a Primavera dos Povos, registre no caderno a afirmação correta.
- É o nome dado ao conjunto de movimentos sociais que eclodiu, em 1848, em toda a Europa, em defesa da manutenção das decisões do Congresso de Viena e da Restauração.
- Refere-se aos movimentos sociais que eclodiram, em 1848, buscando a instauração da cidadania plena para homens e mulheres, a justiça social e a instalação de repúblicas.
- Designa um conjunto de movimentos liberais ocorrido na Europa, em 1848, pela instauração de governos amparados por códigos civis e com estrutura democrática.
- Refere-se ao movimento dos monarquistas, em toda a Europa, em 1848, em defesa do absolutismo, da Igreja e da sociedade de côrte.
- No caderno, identifique as informações verdadeiras e as falsas a respeito do nacionalismo europeu do século dezenove.
- O movimento não contou com apoio dos liberais, pois não havia interesse em alavancar os mercados e economias nacionais diante da economia internacional.
- Os nacionalistas valorizavam a ideia de nação acima do indivíduo e usavam símbolos, como a bandeira e hinos, como fórma de propaganda da nação.
- Os nacionalistas estimularam movimentos de unificação de territórios, como o da Itália e o da Alemanha, no século dezenove.
- As lutas pela unificação da Itália e da Alemanha contaram com amplo apoio popular e dos nobres nacionalistas em oposição aos burgueses.
- Copie e preencha o quadro a seguir comparando a primeira fase da Revolução Industrial à segunda.
Primeira fase (século XVIII) |
Segunda fase (século XIX) |
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Países |
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Principal fonte energética |
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Setor industrial predominante |
- No caderno, relacione as teorias e os movimentos sociais do século dezenove com suas respectivas propostas.
- Socialismo utópico.
- Socialismo científico.
- Anarquismo.
- Sindicato.
- Movimento feminista.
- Movimento sufragista.
- Movimento de defesa da igualdade de direitos e condições de trabalho entre homens e mulheres.
- Organização trabalhista que reivindicava direitos por meio de ações como greves.
- Seus idealizadores propunham uma sociedade sem hierarquias e poderes de um indivíduo ou organização sobre outros.
- Seus idealizadores propunham fórmas distintas de organização social e gestão do trabalho, como as cooperativas.
- Reivindicava a representatividade política e o direito de voto às mulheres.
- De acordo com seus idealizadores, a sociedade é dividida em duas classes: a dos detentores dos meios de produção e a dos que possuem a fôrça de trabalho.
Respostas e comentários
Bê êne cê cê
Por envolver a realização de uma pesquisa por meio da qual os estudantes podem compreender seus hábitos alimentares e refletir sobre eles, a atividade 7 contribui para o desenvolvimento das Competências Gerais da Educação Básica nº 4, nº 8 e nº 9.
Tema Contemporâneo Transversal
Por envolver a proposta de uma pesquisa e de avaliação de hábitos alimentares, discutindo a relação entre a ingestão de alimentos ultraprocessados e os riscos à saúde, a atividade 7 mobliliza o Tema Contemporâneo Transversal Educação alimentar e nutricional.
Interdisciplinaridade
A atividade 7 contribui para repensar hábitos alimentares, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do componente curricular ciências ê éfe zero cinco cê ih zero oito – “Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etcétera) para a manutenção da saúde do organismo” – e ê éfe zero cinco cê ih zero nove – “Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etcétera) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etcétera)”.
Atividades
Organize suas ideias
1. Alternativa c.
2. a) ; b) V; c) V; d) .
3. Países:
Primeira fase (século dezoito): Grã-Bretanha.
Segunda fase (século dezenove): alguns países europeus, Estados Unidos e Japão.
Principal fonte energética:
Primeira fase (século dezoito): vapor.
Segunda fase (século dezenove): eletricidade.
Setor industrial predominante:
Primeira fase (século dezoito): têxtil.
Segunda fase (século dezenove): produção diversificada.
4. a) cinco; b) quatro; c) três; d) um; seis; f) dois.
Aprofundando
5. Leia o texto do historiador Jaques Le Gófi e, em seguida, responda às questões.
“O período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente com o grande ‘boom’ econômico e industrial do Ocidente”.
, J. História e memória. Campinas: Editora da unicâmpi, 1990, página 259.
- Em que período o autor identifica um forte crescimento econômico e o triunfo da ideologia do progresso?
- Como a relação entre as ciências e a indústria contribuiu para o desenvolvimento econômico e industrial do Ocidente no século dezenove? Justifique sua resposta.
- De acordo com o que você estudou, o que seria a “ideologia do progresso” que o autor cita em seu texto? Qual é a relação desse ideário com o desenvolvimento científico do período?
6. O movimento sufragista, desde o início, enfrentou forte resistência de amplos setores da sociedade. O uso de cartazes de propaganda favoráveis e contrários ao voto das mulheres foi uma estratégia fundamental na divulgação do movimento em um período no qual as taxas de analfabetismo na população mundial eram altas. Analise duas imagens da época, produzidas, respectivamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos.
- Como a mulher é representada no cartaz britânico de 1918? Qual é a importância dessa representação?
- Qual é o significado da ausência da mulher adulta no outro cartaz? Que concepção do papel feminino na sociedade é transmitida na imagem?
- Nas imagens estão escritas as frases “Votos para as trabalhadoras” e “Votos para as mulheres”, mas com objetivos diferentes. Que objetivos são esses?
- Como você estudou, a Segunda Revolução Industrial marcou a aproximação entre a ciência e o desenvolvimento de processos de fabricação de vários produtos, como os alimentícios. Isso aumentou a disponibilidade e a variedade de alimentos para o comércio e para o consumo. Com o tempo, o desenvolvimento científico e tecnológico envolvido no preparo e na conservação de produtos possibilitou a fabricação de alimentos ultraprocessados. Sobre o assunto, faça uma pesquisa, em livros, jornais e revistas impressos e na internet, para responder às questões a seguir.
- Qual é a diferença entre alimentos in natúra, processados e ultraprocessados?
- Você consome alimentos ultraprocessados? Com que frequência?
- Que tipo de risco esse tipo de alimento pode provocar à saúde?
- Como é possível reduzir o consumo desses alimentos?
Respostas e comentários
Aprofundando
5. a) Entre 1840 e 1890.
b) O desenvolvimento industrial do século dezenove teve uma relação muito próxima com o desenvolvimento científico. Os novos conhecimentos e técnicas permitiram o aperfeiçoamento das máquinas e fórmas de produzir, permitindo o crescimento das atividades econômicas, Um exemplo é o aproveitamento industrial da eletricidade, que decorreu de pesquisas no campo da física para transformar energia mecânica em energia elétrica.
c) Seria a crença de que a humanidade estaria em um progresso constante e inabalável. Essa concepção estava vinculada à expectativa de que o desenvolvimento científico seria capaz de proporcionar um futuro melhor e melhores condições de vida a todos.
6. a) A imagem reforça o papel produtivo das mulheres, como agentes econômicas e trabalhadoras. Destaca, dessa maneira, a importância do trabalho feminino, justificando a reivindicação do direito ao voto. É interessante destacar o fato de que a mulher é representada de modo individual, sem compor a imagem com outras mulheres, filhos ou marido. A fôrça do voto, portanto, é localizada na potência feminina individual.
b) A ausência da mulher adulta na imagem reforça a ideia de lar abandonado e de suposto desleixo da sufragista com a casa e a família. Essa imagem, elaborada por um simpatizante do movimento antissufragista, restringe a lógica da ação e do trabalho femininos à esfera do lar.
c) No cartaz de 1918, o pedido de voto é relacionado ao importante papel desempenhado pelas mulheres como trabalhadoras da indústria têxtil. O voto apenas indicaria o reconhecimento social do importante papel já desempenhado por elas. No outro cartaz, a frase está relacionada ao descuido com o lar, indicando a ideia de que uma mulher sufragista, preocupada com questões políticas, é incapaz de cuidar da casa, dos filhos e do marido. Além de restringir a ação feminina ao ambiente doméstico, a segunda imagem, por meio da lógica da mulher ausente, foi usada para diminuir e descaracterizar o movimento. Portanto, ela se fundamenta em um discurso patriarcal a respeito do papel feminino.
7. Pretende-se, com essa atividade, incentivar os estudantes, por meio de uma pesquisa, a refletir sobre seus hábitos alimentares. Para ajudar os estudantes no levantamento das informações, proponha-lhes a leitura do Guia alimentar para a população brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde. Disponível em: https://oeds.link/l9zZ0I. Acesso em: 14 maio 2022. De maneira geral, espera-se que os estudantes reconheçam que alimentos in natúra são os de origem vegetal ou animal que não sofreram processamento. Entre os alimentos processados estão os minimamente processados, ou seja, alimentos in natúra que sofreram interferências mínimas, como secagem, moagem e pasteurização. Os processados, por sua vez, são produtos que sofreram a adição de sal, açúcar, vinagre e óleo. Por fim, os ultraprocessados têm alto teor de sódio e de açúcar, óleos e gorduras, além de substâncias aromatizantes, corantes e realçadoras de sabor sintetizadas em laboratório. É importante que os estudantes compreendam que o consumo de ultraprocessados está associado ao ganho excessivo de peso e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras. Conduza a atividade com cuidado, sem condenar hábitos alimentares nem gerar constrangimento entre os estudantes. Entretanto, forneça a eles elementos que contribuam para a tomada de decisões conscientes e, se possível, para a redução da ingestão de alimentos ultraprocessados. Vale a pena destacar a importância de verificar os rótulos das embalagens desses alimentos, que geralmente apresentam mais de cinco ingredientes, entre os quais os espessantes, os corantes, os aromatizantes e a gordura vegetal hidrogenada.
Glossário
- : título usado pelos imperadores alemães. A palavra é derivada do latim caézar (césar).
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- Inabalável
- : constante, sem nenhum tipo de perturbação.
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- Utopia
- : nesse caso, algo não atingível, uma ideia de sociedade que não tem possibilidade de ser efetivada na prática.
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- Mais-valia
- : em linhas gerais, é a diferença entre a riqueza gerada pelo trabalho da classe operária aos burgueses capitalistas e os baixos salários recebidos pelos trabalhadores.
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- Coercitivo
- : repressor, autoritário.
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