Começo de conversa

Responda em uma folha avulsa.

Que tal pensar um pouco no que você aprendeu em história no 8o ano? Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue quando terminar. Bom trabalho!

1. Leia com atenção o trecho a seguir sobre as novas ideias, liberais e iluministas, que se desenvolveram na Europa entre os séculos dezessete e dezoito, e depois faça o que se pede.

Entrava em cena uma transformação importante: o conceito de súdito dava lugar ao de cidadão. Um súdito estava submetido à autoridade monárquica: o rei representava o reino como se tudo fosse uma extensão dele (as leis, as terras, os cargos etcétera). A soberania de um Estado, ou seja, o poder de tomar decisões, estava nas mãos do monarca. Isso mudou com a ideia de cidadania, de acordo com a qual todos os cidadãos tinham os mesmos direitos e deveres. Ao invés de representar uma propriedade do monarca, o Estado passou a pertencer aos cidadãos. A soberania partia do povo, que a transferia ao governante, como um representante da sociedade.

Texto elaborado pelos autores.

  1. De acordo com o texto, qual é a diferença entre o súdito e o cidadão?
  2. Cite e explique duas contribuições dos pensadores iluministas relacionadas aos direitos dos cidadãos.
  3. Cite e explique duas contribuições dos pensadores iluministas relacionadas à organização do Estado.
  1. Leia as frases a seguir sobre a Revolução Industrial e classifique-as de acordo com o número romano correspondente. Transcreva a resposta correta na folha avulsa.
    1. Produção de mercadorias em larga escala.
    2. Formação de grandes aglomerações urbanas.
    3. Reunião de muitos operários e de máquinas nas fábricas.
    4. Uso da eletricidade e do petróleo como fontes de energia.
    5. Industrialização da Alemanha, do Japão e dos Estados Unidos.
    6. Desenvolvimento da indústria siderúrgica, petrolífera e química.
    7. Restringiu-se à Inglaterra e a poucos países da Europa Ocidental.
    8. Emprego de homens, mulheres e crianças como trabalhadores assalariados.
    1. Característica da Primeira Revolução Industrial.
    2. Característica da Segunda Revolução Industrial.
    3. Característica comum à Primeira e à Segunda Revolução Industrial.
  2. A frase a seguir está relacionada à Revolução Francesa de 1789. Leia-a com atenção e depois faça o que se pede.

“Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Ser alguma coisa...”

, E. J. Qu’est-ce que le Tiers État? In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2008. página 19.

Respostas e comentários

comêço de conversa

Neste primeiro contato com os estudantes do 9º ano, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar qual é o domínio deles de leitura de imagens, de mapas e de textos, a compreensão dos enunciados das atividades e a elaboração de respostas. Além disso, por meio dessa avaliação, é possível sondar algumas noções desenvolvidas pelos estudantes no 8º ano.

Atividade 1

Objetivo de aprendizagem

Avaliar a competência leitora e a compreensão dos conceitos de súdito e cidadão, associando-os, respectivamente, ao Estado absolutista e às contribuições do iluminismo.

Expectativas de respostas

a) O súdito estava submetido à autoridade do rei, que detinha o poder de tomar decisões. Os cidadãos têm direitos e deveres e os governantes são seus representantes.

b) Podem ser citadas: a defesa das liberdades de pensamento e de expressão e a crítica aos privilégios da nobreza e do clero.

c) Podem ser citadas: as ideias de contrato social, segundo a qual os cidadãos delegam o poder ao governante, que o exerce em nome do povo e da soberania popular, segundo a qual o poder pertence ao conjunto de cidadãos.

Superação de defasagens

Retome o significado de iluminismo e as condições dos súditos das monarquias absolutistas.

Atividade 2

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sobre a Revolução Industrial, suas fases e características.

Expectativas de respostas

a) três; b) três; c) três; d) dois; e) dois; f) dois; g) um; h) três.

Superação de defasagens

Retome as transformações no processo produtivo e nas relações de produção que ocorreram com a Revolução Industrial, distinguindo as características da Primeira e da Segunda Revolução Industrial.

  1. Explique a afirmação do Abade Siés no contexto da França pré-revolucionária.
  2. Qual é a diferença entre uma revolta e uma revolução?
  3. Identifique e explique três mudanças ocorridas na França entre 1789 e 1799.
  1. Na América portuguesa, no fim do século dezoito, a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana e a Conjuração do Rio de Janeiro tiveram em comum:
    1. o predomínio da liderança das classes populares urbanas, a condenação da escravidão e a influência das ideias iluministas.
    2. a influência das ideias iluministas, a defesa do fim da escravidão e a proposição de uma república com base no sufrágio direto e universal.
    3. a contestação ao domínio metropolitano, a defesa da república, a condenação da escravidão e o reconhecimento dos direitos dos povos originários.
    4. a influência das ideias iluministas que circulavam na colônia e o impacto das notícias sobre a independência dos Estados Unidos e sobre a Revolução Francesa.
  2. Leia as frases a seguir sobre as lutas pela independência na América hispânica e, na folha avulsa, identifique as verdadeiras e as falsas.
    1. Os países que se formaram na América espanhola após a independência adotaram a monarquia parlamentar como sistema de govêrno.
    2. As primeiras lutas pela independência do México foram lideradas pelos padres Hidalgo e Morélos, que defendiam o fim da escravidão e dos trabalhos forçados.
    3. As elites hispano-americanas condenaram o exemplo do Haiti, cuja independência resultou da sublevação generalizada de africanos e afrodescendentes, livres e escravizados.
    4. Simôn Bolívar defendeu a formação de uma confederação panamericana integrada pelas novas nações formadas no continente, para garantir a paz na região e a defesa contra agressões externas.
  3. Leia o texto a seguir sobre a independência do Brasil e, depois, responda às questões na folha avulsa.

“A independência foi, desse modo, ruptura e continuidade. Ruptura com a metrópole, separação do Império Português, que resultou em complexo processo de construção do Estado e da nação. Continuidade de algumas das características herdadas do período colonial. Continuidade relativa, pois, no decorrer do século dezenove, alguns desses elementos também sofreram transformações.”

dounicóf, M. História do Brasil Império. São Paulo: Contexto, 2017. página 9.

  1. Quais características econômicas e sociais da época colonial permaneceram após a independência?
  2. Quais elementos apontados na resposta anterior sofreram transformações ao longo do império?

7. A primeira Constituição do Brasil, outorgada em 1824, estabeleceu um govêrno monárquico e hereditário, com grande concentração de poderes nas mãos do imperador. Explique de que fórma isso foi possível.

Fotografia. Estojo dourado em formato circular. Em uma face inscrições na borda e o busto de perfil de Dom Pedro I. Na outra face, inscrições.
Estojo gravado com a figura de dom Pedro primeiro, contendo um exemplar da Constituição de 1824.
Respostas e comentários

Atividade 3

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sobre o Antigo Regime, o conceito de revolução e a Revolução Francesa.

Expectativas de respostas

a) Siés afirma que o terceiro estado é “tudo” por englobar a maior parte da população produtora de riqueza.

b) Uma revolta é um episódio pontual, motivado pela insatisfação com um govêrno ou um evento. Uma revolução provoca alterações profundas na sociedade.

c) Podem ser indicadas: a abolição das obrigações feudais, a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a separação entre o Estado e a Igreja.

Superação de defasagens

Retome o conceito de revolução e proponha a formação de pequenos grupos para compartilhar as respostas, favorecendo a troca de ideias.

Atividade 4

Objetivo de aprendizagem

Avaliar conhecimentos sobre a influência das ideias iluministas na América portuguesa e as características dos movimentos de contestação ao domínio colonial.

Expectativa de resposta

Alternativa d.

Superação de defasagens

Discuta os equívocos das frases incorretas. A crítica à escravidão não era unanimidade, não predominou a liderança das classes populares e as conjurações não defendiam os direitos dos povos originários.

Atividade 5

Objetivo de aprendizagem

Avaliar conhecimentos sobre as independências das colônias espanholas na América, suas lideranças e propostas e as características políticas dos países que se formaram.

Expectativas de respostas

a) ; b) V; c) V; d) V.

Superação de defasagens

Discuta cada afirmativa e retome os temas em pauta: a Revolução Haitiana, o caráter popular da luta de Miguel Hidalgo e José Maria Morélos, as propostas de Simôn Bolívar para a América e a fragmentação da América hispânica em várias repúblicas.

Atividade 6

Objetivo de aprendizagem

Comparar a sociedade do período colonial com a do monárquico, identificando continuidades e rupturas.

Expectativas de respostas

a) A economia permaneceu monocultora, latifundiária e agroexportadora, com mão de obra escravizada e concentração do poder por grandes proprietários.

b) No decorrer do século dezenove, a mão de obra imigrante europeia somou-se à mão de obra escravizada e, no final do império, a escravidão foi abolida.

Superação de defasagens

Peça aos estudantes que se organizem em grupos para compartilhar as respostas. Depois, peça que façam, individualmente, os ajustes necessários.

Atividade 7

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sobre as especificidades da monarquia constitucional brasileira estabelecidas na Constituição de 1824.

Expectativa de resposta

A Constituição de 1824 instituiu o Poder Moderador. O imperador podia dissolver a Câmara dos Deputados, escolher senadores e juízes e vetar leis.

Superação de defasagens

Converse sobre o papel das constituições na definição das regras de um Estado e as funções do Poder Moderador.

  1. Dom Pedro de Alcântara teve sua maioridade antecipada para que pudesse ser aclamado imperador do Brasil, como dom Pedro segundo, com apenas 14 anos de idade. Esse fato, conhecido como “Golpe da Maioridade”, relacionou-se à:
    1. boa formação do jovem herdeiro, educado em escolas europeias e no convívio com a nobreza.
    2. promulgação da Lei de Terras, que reservou o acesso aos lotes públicos somente por meio de compra.
    3. necessidade de liderança reconhecida para organizar as forças militares durante a guerra do Paraguai.
    4. intensa propaganda republicana que circulava na imprensa, no clube militar e nas classes médias urbanas.
    5. preocupação das elites com as agitações e rebeliões que ocorriam nas províncias, durante o período regencial.
  2. Identifique a alternativa que apresenta uma afirmação FALSA sobre o abolicionismo e o fim da escravidão no Brasil.
    1. A condenação à escravidão ganhou fôrça entre os militares após o fim da Guerra do Paraguai.
    2. A promulgação da Lei do Ventre Livre e da Lei dos Sexagenários impulsionou os episódios de fugas de escravizados e formação de quilombos.
    3. A Lei Áurea determinou o fim da escravidão, a indenização dos proprietários de escravizados e a distribuição de lotes de terras aos libertos.
    4. A luta pelo fim da escravidão contou com a participação de negros livres, com destaque para a atuação de André Rebouças, José do Patrocínio e Luís Gama.
  3. Analise o mapa com atenção e identifique a alternativa que apresenta um resultado do processo representado.

Formação dos Estados Unidos – séculos dezoito e dezenove

Mapa. Formação dos Estados Unidos, séculos dezoito e dezenove. Destaque para o atual território dos Estados Unidos. Legenda: 1ª fase. Verde: Treze Colônias (1775). Verde claro: Cedido pela Grã-Bretanha (1783). 2ª fase. Laranja claro: Comprado da França (1803). Marrom: Comprado da Espanha (1812 a 1819). Lilás: Incorporado (1818). 3ª fase. Amarelo: Anexado do México (1845). Rosa escuro: Cedido pela Grã-Bretanha (1846). Rosa claro: Anexado do México (1848). Roxo: Comprado do México (1853). 4ª fase. Cinza: Comprado da Rússia (1867). Laranja escuro: Anexado (1898). Linha cinza: Atual divisão dos estados. No mapa. 1ª fase: Treze Colônias (1775): Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Virgínia, Virgínia Ocidental, Maryland, Delaware, Pensilvânia, Nova Jersey, Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Nova York, Nova Hampshire, Vermont e Maine. Cedido pela Grã-Bretanha (1783): Mississípi, Alabama, Tennessee, Kentucky, Illinois, Indiana, Ohio, Michigan, Wisconsin e Minnesota. 2ª fase: Comprado da França (1803): Arkansas, Oklahoma, Missouri, Louisiana, Kansas, Colorado, Nebraska, Iowa, Dakota do Sul, Wyoming, Minnesota, Montana e Dakota do Norte. Comprado da Espanha (1812-1819): Flórida e trechos de Alabama, Mississípi e Louisiana. Incorporado (1818): Norte de Dakota do Norte. 3ª fase: Anexado do México (1845): Texas, leste do Novo México, sul do Colorado e pequenos trechos de Wyoming, Kansas e Oklahoma. Cedido pela Grã-Bretanha (1846): Washington, Oregon, Idaho e trechos de Montana e de Wyoming. Anexado do México (1848): outra metade do Novo México, Arizona, Utah, parte do Colorado, Nevada, Califórnia e pequeno trecho do Wyoming. Comprado do México (1853): sul do Arizona e pequeno trecho do Novo México. 4ª fase Comprado da Rússia (1867): Alasca. Anexado (1898): Havaí. No canto direito, destaque com os territórios do Alasca e do Havaí. No canto inferior esquerdo, rosa dos ventos e escala de 0 a 360 quilômetros.

FONTE: ATLAS histórico escolar. oitava edição Rio de Janeiro: fei , 1991. página 70.

a. O movimento sufragista, que resultou na aprovação do voto feminino nos Estados Unidos.

Respostas e comentários

Atividade 8

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sobre o contexto conflituoso da antecipação da maioridade de dom Pedro segundo.

Expectativa de resposta

Alternativa ê.

Superação de defasagens

Retome os conflitos que marcaram o período das regências, as disputas relacionadas à autonomia das províncias, a ocorrência de revoltas e os riscos para a integridade territorial e a continuidade do regime monárquico.

Atividade 9

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sobre a participação de diversos grupos no movimento abolicionista, destacando a atuação dos negros livres e escravizados.

Expectativa de resposta

Alternativa c.

Superação de defasagens

Enfatize as decorrências da Lei Áurea: diante da falta de indenização, os proprietários de escravizados retiraram seu apôio ao regime monárquico e os libertos não tiveram suporte para inserir-se no mercado de trabalho e permaneceram sem acesso à terra.

  1. A aprovação da 13ª Emenda à Constituição, que determinou o fim da escravidão nos Estados Unidos.
  2. A guerra civil estadunidense, deflagrada após a Confederação formada pelos estados do sul separar-se da União.
  3. A Doutrina Mônrou, cujo objetivo era impedir tentativas de recolonização do continente pelas potências europeias.

11. Os impactos decorrentes da Revolução Francesa e da Revolução Industrial se estenderam ao longo de todo o século dezenove. Sobre esse tema, transcreva o texto abaixo, completando-o com a lista de palavras apresentada a seguir, de maneira que forme um texto coerente do ponto de vista da história.

direitos  sindicatos  nacionalidade  Itália  classe operária  socialistas        Alemanha  mulheres  sociedade capitalista  anarquistas  ideias liberais

O século dezenove foi marcado por grande efervescência social, política e cultural na Europa. Em 1830 e 1848, novas ondas revolucionárias ocorreram em vários países, propondo reformas inspiradas nas lacuna. O sentimento de lacuna se fortalecia, formando o cenário em que ocorreu a unificação da lacuna e da lacuna. A lacuna organizava-se em lacuna, com o objetivo de melhorar os salários e condições de trabalho. As desigualdades sociais existentes levaram à formulação de críticas à lacuna e à elaboração de novos projetos de sociedade, em que não haveria classes sociais nem a propriedade privada. Essas ideias foram defendidas por lacuna e lacuna. As passaram a apresentar projetos próprios de luta política, com o objetivo de obter os mesmos lacuna que os homens.

12. Analise a imagem e depois faça o que se pede.

Charge. Cabeça grande de homem no mar. Tem o rosto largo e nariz fino, e usa cartola. Tem diversos braços, como tentáculos de um polvo, que estão sobre territórios ao redor. Sob o queixo da referida cabeça, a palavra England. Cada um dos territórios traz um nome em inglês: Egypt, India, Canada, Jamaica, Ireland, Cyprus, Cape Colony, Gibraltar, Boersland, Australia, Helgoland e Malta. Todos os braços do homem-polvo estão pousados sobre os referidos territórios, com exceção de um deles, que está se preparando para segurar o território no qual está escrito Egypt.
O polvo nas águas egípcias, charge de 1882 que representa o Reino Unido estendendo tentáculos sobre diversos territórios.
  1. Qual é o tema da charge? Descreva a imagem representada.
  2. Identifique e explique o contexto internacional relacionado a essa imagem.
  3. Como os povos dos outros continentes eram vistos pela maioria dos europeus nessa época? Quais ideias sustentavam esse ponto de vista?
Respostas e comentários

Atividade 10

Objetivo de aprendizagem

Verificar as habilidades de leitura e interpretação de mapas e a compreensão das decorrências da expansão territorial estadunidense.

Expectativa de resposta

Alternativa d.

Superação de defasagens

Promover a leitura compartilhada do mapa, orientando a identificação do território ocupado pelas Treze Colônias, as várias etapas da expansão e a configuração atual das fronteiras.

Atividade 11

Objetivo de aprendizagem

Verificar conhecimentos sôbre os movimentos e as ideologias que se desenvolveram na Europa no século dezenove.

Expectativa de resposta

Sequência de palavras: ideias liberais; nacionalidade; Itália; Alemanha; classe operária; sindicatos; sociedade capitalista; anarquistas; socialistas; mulheres; direitos.

Superação de defasagens

Discuta os conceitos de nação, nacionalidade e nacionalismo e incentive os estudantes a rememorar o que estudaram a respeito das condições de vida, de trabalho e de organização política da classe operária no século dezenove. Retome as teorias críticas à sociedade capitalista, diferenciando o socialismo utópico do científico e do anarquismo.

Atividade 12

Objetivo de aprendizagem

Avaliar as habilidades de leitura e de interpretação de imagens e os conhecimentos sôbre aexpansão imperialista no fim do século dezenove.

Expectativas de respostas

a) A charge satiriza o Império Britânico, representado por um polvo com cabeça humana e tentáculos que se estendem a todas as direções, representando a vasta dominação britânica. É possível identificar o nome de lugares que integravam o império: Egito, Índia, Canadá, Jamaica etcétera.

b) A charge faz alusão ao imperialismo (ou neocolonialismo), movimento de expansão promovido pelas potências industrializadas, no fim do século dezenove, em busca de matérias-primas e mercados consumidores.

c) Os europeus consideravam os povos dos outros continentes inferiores, selvagens e incivilizados. Teorias racistas pseudocientíficas eram utilizadas para sustentar esse ponto de vista.

Superação de defasagens

Promova a leitura compartilhada da charge, incentivando a identificação da crítica. Retome o conceito de darvinísmo social e a distinção entre raças humanas, em voga na época e hoje contestados.