Práticas na Escola – Geografia
Gabrielle Cifelli
Proposta pedagógica
- Apresenta práticas pedagógicas inovadoras que podem ser aplicadas nas aulas de Geografia visando fomentar a aprendizagem ativa e colaborativa.
- Estabelece conexão entre teoria e formas de aplicação do conhecimento geográfico para a compreensão da realidade socioespacial e a resolução de problemas cotidianos.
- Propõe o diálogo entre docentes para fomentar o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que estimulem a participação da comunidade.
- Propõe o uso de tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem ativa e criativa.
- Contempla metodologias como o estudo do meio, estudo de caso, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, jogos pedagógicos e sala de aula invertida.
- Sugere estratégias de ensino que podem ser adaptadas pelo professor para o desenvolvimento do tema de pesquisa.
- Apresenta atividades e modos de avaliação que propiciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, procedimentais e socioemocionais.
- Aborda temáticas atuais de relevância para a Geografia e para as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
Código da Coleção: 0262P21053
Código do Obra: 0262P21053130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 5
Apresentação – p. 6
Contexto inicial – p. 7
Estrutura do livro – p. 9
Mapa das vivências e atividades – p. 13
Referências bibliográficas – p. 18
CAPÍTULO 1 – As metodologias ativas como estratégias de ensino e aprendizagem – p. 32
Reflexões sobre a educação para o século XXI – p. 33
A importância das inovações metodológicas para a realização pessoal e profissional do professor – p. 43
Metodologias ativas e práticas interdisciplinares – p. 46
A perspectiva da avaliação nas metodologias ativas – p. 48
CAPÍTULO 2 – O ensino da Geografia com as metodologias ativas – p. 52
Metodologias ativas no ensino de Geografia – p. 58
CAPÍTULO 3 – A produção do conhecimento geográfico nos estudos do meio – p. 68
Ensinar e aprender com o estudo do meio – p. 71
O que motiva e inspira o professor a desenvolver projetos de estudo do meio? – p. 72
Propósitos e desafios do estudo do meio – p. 72
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 73
Definição do tema de pesquisa – p. 73
Objetos de conhecimento – p. 73
Objetivos – p. 73
Justificativa – p. 74
Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 75
Habilidades – p. 75
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 75
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 76
Materiais de apoio – p. 76
Procedimentos metodológicos – p. 76
O processo avaliativo nos estudos do meio – p. 82
CAPÍTULO 4 – O estudo de caso aplicado ao ensino de Geografia – p. 86
Ensinar e aprender com o estudo de caso – p. 90
O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a metodologia do estudo de caso? – p. 90
Propósitos e desafios do estudo de caso – p. 90
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 91
Definição e contextualização do problema de pesquisa – p. 91
Objetos de conhecimento – p. 92
Objetivos – p. 92
Justificativa – p. 92
Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 93
Habilidades – p. 93
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 94
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 94
Materiais de apoio – p. 94
Procedimentos metodológicos – p. 94
O processo avaliativo nos estudos de caso – p. 103
CAPÍTULO 5 – O papel da Aprendizagem Baseada em Problemas nas aulas de Geografia – p. 104
Ensinar e aprender com a Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 108
O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas? – p. 108
Propósitos e desafios da Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 109
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 109
Definição e contextualização do problema de pesquisa – p. 109
Objetos de conhecimento – p. 110
Objetivo – p. 110
Justificativa – p. 111
Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 113
Habilidades – p. 113
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 113
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 114
Materiais de apoio – p. 114
Procedimentos metodológicos – p. 114
O processo avaliativo na Aprendizagem Baseada em Problemas – p. 120
CAPÍTULO 6 – O papel dos jogos como recursos pedagógicos na aprendizagem geográfica – p. 122
Ensinar e aprender por meio dos jogos – p. 126
O que motiva e inspira o professor a trabalhar com os jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem? – p. 126
Propósitos e desafios dos jogos como ferramenta de ensino e aprendizagem – p. 127
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 127
Definição do tema de estudos – p. 128
Objetos de conhecimento – p. 128
Objetivos – p. 128
Justificativa – p. 129
Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 130
Habilidades – p. 130
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 130
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 130
Materiais de apoio – p. 130
Procedimentos metodológicos – p. 131
O processo avaliativo nos jogos – p. 136
CAPÍTULO 7 – A sala de aula invertida no ensino de Geografia – p. 138
Ensinar e aprender com a sala de aula invertida – p. 142
O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a sala de aula invertida? – p. 143
Propósitos e desafios da sala de aula invertida – p. 144
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 144
Definição do tema de estudos – p. 145
Objetos de conhecimento – p. 145
Objetivos – p. 146
Justificativa – p. 146
Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 147
Habilidades – p. 147
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 148
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 148
Materiais de apoio – p. 149
Procedimentos metodológicos – p. 149
O processo avaliativo na sala de aula invertida – p. 158
CAPÍTULO 8 – A contribuição da Geografia para o desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos de fomento à cultura – p. 162
Ensinar e aprender com a Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 166
O que motiva e inspira o professor a trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Projetos? – p. 167
Propósitos e desafios da Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 168
Laboratório de ensino e aprendizagem – p. 168
Definição do tema e problema do projeto – p. 168
Objetos de conhecimento – p. 169
Objetivos – p. 170
Justificativa – p. 170
Competência específica de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 171
Habilidades – p. 171
Modos de desenvolvimento das competências e das habilidades – p. 172
Sugestões de tempo para as atividades propostas – p. 172
Materiais de apoio – p. 172
Procedimentos metodológicos – p. 172
O processo avaliativo na Aprendizagem Baseada em Projetos – p. 180
Compartilhar: